OS PRINCÍPIOS DO ENDURO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS PRINCÍPIOS DO ENDURO"

Transcrição

1 OS PRINCÍPIOS DO ENDURO Uma prova divide-se em roteiro e navegação, sendo: Roteiro: Seguir corretamente o trajeto estabelecido pela organização; Navegação: Percorrer o caminho no tempo e média horária pré-determinados; Durante a competição, o piloto se orienta através de 04 informações básicas contidas no que chamamos de referência. São elas: Distância percorrida em KM e centésimo de KM; Desenho da referência; Velocidade média no trecho; Tempo acumulado na referência; Todas estas informações são apresentadas na planilha de prova que é impressa em bobinas de papel. DESENHO MÉDIA HORÁRIA DISTÂNCIA Nº DO TRECHO TEMPO ACUM

2 DISTÂNCIAS / QUILOMETRAGEM Distância percorrida desde o início de prova ou último zeramento;: Para medir a distância percorrida é usado o hodômetro digital ou mecânico; A indicação dos hodômetros digitais é em quilômetros com 2 casas após a vírgula, ou seja, possuem precisão de 10 metros. Exemplo: 6,32 quilômetros é o mesmo que metros. 6,33 quilômetros é o mesmo que metros. Os hodômetros originais das motos geralmente possuem precisão de 100 metros, exemplo: 6,3 quilômetros = metros; :

3 DESENHO / TULIPA A simbologia desenhada na Planilha segue um padrão adotado para praticamente todas as provas. Além de seguir este padrão, o organizador deve ser o mais fiel possível nos desenhos, procurando ser o mais próximo da realidade, como os ângulos das curvas, posição de árvores, etc. A tulipa deve respeitar sempre a marcação do hodômetro, ou seja, a quilometragem do ponto deve ser a da primeira referência física do desenho; Um desenho mal feito é mal interpretado e dá margem a recursos por parte dos pilotos; A bolinha indica a posição do piloto e a seta a direção a ser seguida. A linha em zigue-zague indica trilha.

4 EXEMPLOS DE SIMBOLOGIA

5 EXEMPLOS DE SIMBOLOGIA

6 AVISOS DE PERIGO ATENÇÃO CUIDADO PERIGO MATA BURRO MATA BURRO C/ VÃO CENTRAL MATA BURRO LONGITUDINAL MATA BURRO LONGITUDINAL C/VÃO CENTRAL ÁRVORE CAÍDA TRONCO NA ALTURA DA CABEÇA CONTORNE

7 ZERE NA ESQUINA, PASSE ENTRE A IGREJA E A PRAÇA E VIRE À ESQUERDA QUANDO O HODÔMETRO MARCAR 0,06, OU SEJA, 60 M, HAVERÁ UMA ENTRADA À ESQ. SIGA EM FRENTE NO QUILÔMETRO 0.10, OU SEJA, 100M, VIRE À DIREITA NO QUILÔMETRO 0.33, OU SEJA, 330M, CURVA À DIREITA COM ENTRADA À ESQUERDA NO QUILÔMETRO 0.40, OU SEJA, 400M, ENTRADA À DIREITA, SEGUIDA DE ENTRADA À ESQUERDA. SIGA EM FRENTE NO QUILÔMETRO 0.45, OU SEJA, 450M, ENTRE À DIREITA NO MURO NA REFERÊNCIA 0.54 HAVERÁ UMA ENTRADA À DIREITA. SIGA EM FRENTE NA REFERÊNCIA 0.62, NO FINAL DA RUA (TRILHA) VIRE À ESQUERDA

8 NA REF 0.72, ENTRADA À DIREITA SEGUIDA DE ENTRADA À ESQUERDA. SIGA EM FRENTE NA REF 0.84, SIGA EM FRENTE, ENTRADAS À DIREITA E ESQUERDA NA REF. 0.91, PERIGO, OBSERVE AO ENTRAR NA VIA À ESQUERDA NA REF. 1.02, ENTRADA À ESQUERDA E POSTO À DIREITA NA REF. 1.11, CRUZAMENTO E ENTRADA À ESQUERDA NA REF. 1.37, ENTRADA À ESQUERDA E DROGARIA NA REF. 1.44, ENTRE NA AVENIDA COM CANTEIROS

9 VELOCIDADE MÉDIA O conceito de ENDURO DE REGULARIDADE baseou-se no sistema métrico básico para distância e tempo. Como sabemos, velocidade é igual a distância sobre tempo, ou seja, V=D/T. Sendo assim, optou-se por médias múltiplas de 30, no intuito de se estabelecer uma relação matemática de fácil cálculo, já que não existiam os navegadores de hoje (Totem, Winner, Compass...) e os pilotos faziam todo o cálculo de cabeça Ex: Para velocidade de 30km/h, você divide por 3 e multiplica por 50 e obtem o resultado de 500m/min, que significa que a uma velocidade de 30km/h o piloto sabe que a cada minuto ele deve percorrer 500m. Veja a tabela ao lado:

10 ZERE NA SAIDA DO POSTO SIGA SENTIDO NOVA LIMA 0,00 0:00:00 30 TEMPO ACUMULADO DE PROVA Indica o tempo de prova (desde a largada) de cada piloto; A largada pode ser de 30 em 30 ou 20 em 20 segundos, de acordo com a organização do evento; A planilha pode ou não conter a tempo acumulado em todas as referências; Seguem alguns exemplos: SIGA P/ VILA DEL REY 0,50 TREVO 0:01: ,00 0:02: ,50 LARGO 0:03: ,00 0:04:00 30

11 A PLANILHA E OS TIPOS DE TRECHO Na planilha do regularidade você pode encontrar vários tipos de trechos que definem o andamento da prova. São eles: Zeramento (0.00); Deslocamento (D); Neutralizado (N); Velocidade (V). Além disso, a planilha pode conter informações da prova observações, avisos de perigo e dicas que facilitam ao piloto interpretar os desenhos mais facilmente. A seguir vamos estudar separadamente cada um destes casos.

12 ZERAMENTO (0,00) Sempre acontece no início da prova e ao longo dela quando o organizador achar necessário que haja uma zerada.

13 DESLOCAMENTO (D) Trecho com tempo pré-determinado para ser cumprido, pode acontecer em qualquer momento da prova desde que o organizador julgue necessário. Utilizado para dar início e final à prova, percorrer regiões habitadas e trafegar em estradas. Durante o trecho de deslocamento não pode haver PC.

14 NEUTRALIZADO (D) Momento da prova reservado para os pilotos descansarem, transporem obstáculos, se alimentarem e/ou executarem manutenção do equipamento. Pode acontecer em qualquer momento da prova.

15 VELOCIDADE (V) Trecho em que a organização imprime um ritmo, média horária, compatível com cada categoria. Trecho aonde o piloto é medido através dos Postos de Controle (PC s)

16 EXEMPLO DE PLANILHA

17 CRIANDO UMA PROVA DE ENDURO DE REGULARIDADE Viabilizar a prova; Fazer o levantamento: Percorrer o trajeto anotando todas as referências, sugestões de médias horárias e PC s, além de obter o track log da prova; Elaborar a planilha via Programa Totem. Fazer a conferência: Percorrer novamente o trajeto corrigindo possíveis erros de desenho, mudanças de trajeto, médias e posicionamento de PC,s; Executada o mais próximo da prova para evitar mudanças de percurso no dia da prova. Fazer simulado se necessário para ajustes finais. Enviar todos os dados para a apuração e executar a impressão das planilhas; Ajustar necessidade e colocação de GT s, Diretores de Neutro, Equipe Médica, entre outros.

18 CÁLCULO de LARGADA Largada de 20 em 20 segundos:((n -1)/3) + hora do 1 (EX: INDEPENDÊNCIA); Largada de 30 em 30 segundos: ((N -1)/2) + hora do 1 ; Normalmente a organização fornece o horário oficial de largada. HORA IDEAL e RELÓGIO Horário padrão: igual e sincronizado; Hoje a maioria usa o horário de GPS; Ajustar hora ideal no equipamento. de navegação ou ajustar hora ideal no relógio oficial de prova; Verificar se haverá rodízio, no caso das provas de 2 dias ou mais; AFERIÇÃO Depois do relógio, o hodômetro exerce a função mais importante p/ a navegação; A aferição deverá ser feita na maior distância possível; Só é possível instantaneamente aos equipamentos digitais aferíveis; Aos hodômetros mecânicos, resta a calibragem dos pneus.

19 VISTORIA e LARGADA Vistoria até, no máximo, 15 minutos antes do horário ideal de largada do 1 piloto; Verificação dos equipamentos de segurança; Verifique e inspecione o jaleco, adesivos e aplicação dos mesmos; Confira seu relógio com o da organização; Alongamentos; Momentos antes da largada, concentre-se no que tem a fazer; Exemplo de largada no site da TOTEM. ROTEIRANDO Na teoria, tudo o que você precisa está na planilha; Hodômetro = proximidade. Nem sempre é preciso; Tulipa/Referência: atenha-se ao desenho; Interprete o desenho. Conte as pernas. Observe as indicações e compare-as c/ a situação real; Uma referência de cada vez. Concentre-se apenas na próxima; Erros comuns: olhar a tulipa errada e/ou seguir outro piloto; Planilhe segundo sua própria interpretação; Se não há referência, siga sempre a principal, a mais batida.

20 BALAIO Também conhecido por alça e laço, o balaio representa uma situação em que o piloto passará várias vezes pelo mesmo ponto/trajeto, num curto espaço de tempo; Podem ou não ocorrer, serem simples ou altamente complexos, ficando a critério do organizador; Testa bem a habilidade do piloto, principalmente no quesito roteiro, pois sair de um balaio zerado é tabu para muita gente boa de roda... É muito importante o piloto atentar para uma situação de erro em um balaio, pois ao procurar corrigir, se colocará às vezes em contra-mão do sentido da prova, e isto poderá acarretar em sérios acidentes, Um simples balaio poderá determinar a vitória ou derrota numa prova; Exemplo no site TOTEM Rally Virtual.

21

22 NAVEGANDO Navegação = roteiro + controle de tempo; Se você já: - grifou os itens importantes; - calculou as referências críticas; - acertou seu relógio de prova; - aferiu seu hodômetro; Basta agora seguir uma referência de cada vez; Não esqueça que, em toda referência (ou fora dela) pode haver PC; Procure manter o seu hodômetro marcando em cima da referência; Navegar s/ máquina = cronômetro + tabela (cálculo mental); - Compara-se o tempo do relógio com o da planilha já calculada; - Dispara-se o cronômetro 2 no segundo exato de cada mudança de média; -Seguindo a tabela, a cada minuto, uma metragem deve ser percorrida.

23 PC: Os Postos de Controle (PC s) são a alma da prova, eles medem e definem o resultado dos pilotos. São colocados em locais estratégicos, desconhecidos dos pilotos, podendo estar nas referências, ou não, conforme o regulamento. Antes, o PC era físico, ou seja, uma pessoa ficava na trilha e anotava a passagem de todo piloto. Já hoje, os PC s são virtuais, são coletores de dados, que registram ao longo de todo percurso, o tempo, velocidade e localização do piloto. A organização pré-define a localização dos PC s informando o track log e os waypoints dos mesmos. Sem dúvida este é o maior avanço nos sistemas de auditoria e rastreamento de provas Outdoor: o competidor a partir de agora sabe porquê e onde foi penalizado.

24 PONTUAÇÃO Depende do Regulamento de cada Campeonato, mas via de regra, para cada segundo que o piloto passa atrasado pelo PC, perde 1 ponto e para cada segundo que ele passa adiantado, perde 3 pontos. Existe uma tolerância de 5 segundos para atrasado e adiantado. Por exemplo, se o piloto passa pelo PC no tempo 11:25:07 segundos e o tempo ideal (que aparece na planilha) é de 11:25:00, ele perderá 2 pontos (descontados os 5 segundos de tolerância). Já se ele passasse com 11:24:53, ou seja, 7 segundos adiantado, perderia 2 X 3 = 6 pontos (descontados os 3 s de tolerância). A não passagem por um PC acarreta na perda de 1800 pontos. PC de Roteiro: visa apenas verificar a passagem do piloto e não o seu tempo, ou seja, se o piloto passar por este PC não perde nenhum ponto. Se não passar, perde 1800 pontos.

25 APURAÇÃO / RESULTADO Terminada a prova, é apurado o tempo de passagem de cada piloto em cada PC. O tempo de passagem real é comparado com o tempo ideal e a diferença vai somando pontos para cada piloto. Quanto mais fora do tempo o piloto estiver, mais pontos ele somará. Dessa forma, ao final da apuração, será vencedor o piloto que perdeu menos pontos na somatória de todos os PCs. Cada piloto carrega 2 GPS s (1 de back up) e deve entregá-los ao final da prova na apuração. O resultado individual é impresso e entregue ao piloto em torno de 15 segundos. Vídeo resultado rápido (

26 ESTRATÉGIA O Enduro é um jogo de resistência e conquista. Você mesmo tem as suas estratégias. Assim como se ganha por uma estratégia bem sucedida, tudo pode vir abaixo após a próxima curva. O grande mal do malandro é achar que os outros não o são; Todo diretor de prova é um estrategista; Tente saber como um organizador pensa; Quando o momento for crítico, pense sempre que um piloto normal estaria desistindo nesta hora, mas que você não é um piloto normal e por não desistir neste momento, acabou de ganhar uma ou mais posições. PÓS-PROVA Onde e porque errei; Critério e Dedicação.

REGULAMENTO RALLY DE REGULARIDADE CATEGORIAS: CARROS: GRADUADO TURISMO CIDADE MOTOS: GRADUADO

REGULAMENTO RALLY DE REGULARIDADE CATEGORIAS: CARROS: GRADUADO TURISMO CIDADE MOTOS: GRADUADO REGULAMENTO RALLY DE REGULARIDADE CATEGORIAS: CARROS: GRADUADO TURISMO CIDADE MOTOS: GRADUADO - INTRODUÇÃO: O Rally de Regularidade consiste em percorrer um determinado caminho demarcado pela planilha

Leia mais

Manual de Instruções Nav Totem

Manual de Instruções Nav Totem Manual de Instruções Nav Totem Navegação comparada 1. Apresentação...2 2. Como funciona a navegação usando um NAV Totem...2 3. Aplicativos...2 4. Histórico das versões...2 5. Acessando Menu de Funções...3

Leia mais

Rally de Regularidade Navegação por Velocímetro

Rally de Regularidade Navegação por Velocímetro Rally de Regularidade Navegação por Velocímetro Tutorial Básico Paulo Blauth Menezes Navegação por Velocímetro 1 Introdução 2 Preparação para o Rally 3 Estudo da Planilha 4 Deslocamentos 5 Largada 6 Manutenção

Leia mais

GPS Rastro TOTEM. Índice. FAQ (Perguntas mais frequentes)

GPS Rastro TOTEM. Índice. FAQ (Perguntas mais frequentes) GPS Rastro TOTEM Elaboramos este documento para apresentar as dúvidas mais frequentes sobre o GPS Rastro e as vantagens e desvantagens desta novo sistema de apuração quando comparado com sistema de apuração

Leia mais

Informações aos pilotos

Informações aos pilotos EXTRA OFICIAL FALTA COMPLEMENTAÇÃO E MAPAS 28 ENDURO das MONTANHAS 2013 Informações aos pilotos Largadas : Sábado UTVs e QUADs 8:00 hs Shopping Serrazul Rodovia dos Bandeirantes km 72 Itupeva Nos fundos

Leia mais

Totem Completa Integração entre sistemas ( Programas e Equipamentos)

Totem Completa Integração entre sistemas ( Programas e Equipamentos) Totem Completa Integração entre sistemas ( Programas e Equipamentos) Elaboramos este documento para apresentar de forma gráfica a interação entre os vários sistemas e equipamentos da Totem. Soluções Totem

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA PROVAS DE RALLY - 2011

REGULAMENTO GERAL PARA PROVAS DE RALLY - 2011 REGULAMENTO GERAL PARA PROVAS DE RALLY - 2011 Art. 1 Da Organização O Classic Car Club - RS organiza as seguintes provas de rally durante o ano de 2011: IX Rally da Meia-Noite: 08 de abril X Rally da Serra:

Leia mais

Apresentação: CEFEGO. Conceitos Gerais. Aula de Navegação. Dicas de Navegação. Dicas de Participação. O que é Rally de Regularidade?

Apresentação: CEFEGO. Conceitos Gerais. Aula de Navegação. Dicas de Navegação. Dicas de Participação. O que é Rally de Regularidade? Apresentação: CEFEGO Coord. Técnica: Conceitos Gerais. Aula de Navegação. Dicas de Navegação. Dicas de Participação. Supervisão: O que é Rally de Regularidade? O rallye (originalmente em francês) ou rally

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

www.totemonline.com.br Estudo comparativo de uso da Bobina Térmica x Impressão convencional

www.totemonline.com.br Estudo comparativo de uso da Bobina Térmica x Impressão convencional Estudo comparativo de uso da Bobina Térmica x Impressão convencional O programa Totem Planilha permite que você imprima a planilha de moto em Rolos de papel térmico. Vamos apresentar neste documento as

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Cronometragem TOTEM Provas de Regularidade. Rede de Parceiros Segurança para seu evento

Cronometragem TOTEM Provas de Regularidade. Rede de Parceiros Segurança para seu evento Cronometragem TOTEM Provas de Regularidade Apresentamos a seguir os equipamentos e programas utilizados em nossos sistemas de cronometragem Além disso divulgamos característica de nossa estrutura e dos

Leia mais

www.totemonline.com.br

www.totemonline.com.br Apresentação da Nova Linha Colosso Enduro - 2006 Em Outubro de 1999 apresentamos o Colosso no Salão Duas Rodas. Durante todos estes 6 anos o Colosso não sofreu alterações para o uso em moto e em 2004 o

Leia mais

DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES

DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES O Rallye da Independência, que terá em 2014 sua 25ª edição, é uma prova de regularidade absoluta com médias de velocidades preestabelecidas, passando por percurso desconhecido,

Leia mais

RELATÓRIOS GERENCIAIS

RELATÓRIOS GERENCIAIS RELATÓRIOS GERENCIAIS Neste treinamento vamos abordar o funcionamento dos seguintes relatórios gerenciais do SisMoura: Curva ABC Fluxo de Caixa Semanal Análise de Lucratividade Análise Financeira o Ponto

Leia mais

Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas

Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Texto pode ser anulado pelos corretores mesmo que apresente conteúdo relacionado ao tema proposto. A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve

Leia mais

Manual de Instruções Aplicativo Nav Totem Sensor. Modo Navegador com hodômetro por Sensor Blue Estilo Colosso EVO

Manual de Instruções Aplicativo Nav Totem Sensor. Modo Navegador com hodômetro por Sensor Blue Estilo Colosso EVO Manual de Instruções Aplicativo Nav Totem Sensor Modo Navegador com hodômetro por Sensor Blue Estilo Colosso EVO 1. NavTotemSensor Aplicativo que executa várias funções...2 2. Apresentação Nav Totem NAVEGADOR

Leia mais

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular Alu Tracker Monitoramento Veicular Manual do cliente Manual do Cliente Alu Tracker Monitoramento Veicular Introdução Este manual faz parte do contrato de prestação de serviços. Obrigado por escolher a

Leia mais

NORMA 07 ANEXO I MEDIÇÃO DE PERCURSOS PARA PROVAS DE RUA

NORMA 07 ANEXO I MEDIÇÃO DE PERCURSOS PARA PROVAS DE RUA NORMA 07 ANEXO I MEDIÇÃO DE PERCURSOS PARA PROVAS DE RUA Art. 1º - Todas as provas de rua (corridas de rua ou provas de marcha) para serem reconhecidas pela CBAt devem ter o seu percurso medido e certificado

Leia mais

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal Organização pessoal Os cursos de graduação exigem que os alunos cursem diversas disciplinas ao mesmo tempo e em alguns semestres a carga horária é grande. Em geral o aluno de ensino a distância tem outras

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS 2015 ABMN Escrito por Julian Romero jromero@abmn.org.br Revisão: 8 March 2015 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA O ACESSO É ATRAVÉS DE LOGIN

Leia mais

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIS Como vimos no módulo 1, para que nós possamos extrair dos dados estatísticos de que dispomos a correta análise e interpretação, o primeiro passo deverá ser a correta

Leia mais

Os gráficos estão na vida

Os gráficos estão na vida Os gráficos estão na vida A UUL AL A Nas Aulas 8, 9 e 28 deste curso você já se familiarizou com o estudo de gráficos. A Aula 8 introduziu essa importante ferramenta da Matemática. A Aula 9 foi dedicada

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Curso Integrado em Agropecuária Professora: Jamille Silva Madureira Disciplina: Informática Como fazer um jogo usando o editor

Leia mais

Bem vindos ao Trekking de Regularidade!! Apostila

Bem vindos ao Trekking de Regularidade!! Apostila Amigos e Amigas, Bem vindos ao Trekking de Regularidade!! Apostila O Trekking de Regularidade é uma modalidade esportiva agradável e de esforço moderado. As provas acontecem todo mês e o contato com a

Leia mais

65 Siga a 250º. 1a Prova Centro Histórico 04/06/2015 GERAL DICAS DA PROVA. Legenda Campo/Quadra Poste TRECHO 200º 195º 210º.

65 Siga a 250º. 1a Prova Centro Histórico 04/06/2015 GERAL DICAS DA PROVA. Legenda Campo/Quadra Poste TRECHO 200º 195º 210º. DICAS DA PROVA Para uma boa Prova, Sempre respeite as orientações da Planilha e do pessoal da Organização. Legenda Distância Referência Campo/Quadra Poste Casa, Galpão Bambuzal 01 Teto Redondo Árvore Seca

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

DE LOCALIZAÇÃO POR SATÉLITE SEU SERVIÇO

DE LOCALIZAÇÃO POR SATÉLITE SEU SERVIÇO SHADDAI SEGURANÇA DE LOCALIZAÇÃO POR SATÉLITE SEU SERVIÇO MANUAL DEL USUARIO VEÍCULO TRACKER GSM / GPRS / GPS LOCALIZAÇÃO INDIVIDUAL Você pode ligar de qualquer telefone celular rastreador, ele irá responder

Leia mais

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 7º Passo

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 7º Passo INSTRUTOR Zeh Blackie CURSO DE GUITARRA Nível Básico 7º Passo Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos

Leia mais

UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa. Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa. Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Instruções para gerenciamento dos sites em Joomla (versão 1.5.3) Níveis: Editor e Administrador Junho/2008 Í N D I C E Usuários

Leia mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

FERRAMENTAS DA QUALIDADE FERRAMENTAS DA QUALIDADE Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

Cotagem de elementos

Cotagem de elementos Cotagem de elementos Introdução Na aula anterior você estudou algumas regras para cotagem e aprendeu como indicar as cotas básicas da peça. Mas, só com essas cotas, não é possível produzir peças que tenham

Leia mais

Método decadactilar ou digitação

Método decadactilar ou digitação Escola Secundária de Paços de Ferreira 2008/2009 Método decadactilar ou digitação Trabalho realizado por: Tânia Leão n.º19 Digitação Desenvolve a habilidade de digitar textos com mais rapidez e eficiência

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MITSUBISHI CUP 2014 REGULAMENTO DESPORTIVO 2014

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MITSUBISHI CUP 2014 REGULAMENTO DESPORTIVO 2014 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY MITSUBISHI CUP 2014 REGULAMENTO DESPORTIVO 2014 ARTIGO 1 - DEFINIÇÃO... 2 ARTIGO 2 - PERCURSO DAS PROVAS... 2 ARTIGO 3 - CATEGORIAS...

Leia mais

Escalas. Antes de representar objetos, modelos, peças, A U L A. Nossa aula. O que é escala

Escalas. Antes de representar objetos, modelos, peças, A U L A. Nossa aula. O que é escala Escalas Introdução Antes de representar objetos, modelos, peças, etc. deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas

Leia mais

PRINCIPAIS FUNÇÕES NA EQUIPE

PRINCIPAIS FUNÇÕES NA EQUIPE Trekking é uma caminhada com uma boa dose de aventura na qual os praticantes não andam com guia, mas fazem o percurso com o auxílio de uma planilha de navegação. A prova de Trekking de Regularidade se

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

1. CATEGORIAS 2. INSCRIÇÕES CONSIDERAÇÕES

1. CATEGORIAS 2. INSCRIÇÕES CONSIDERAÇÕES REGULAMENTO VISITE: www.lojadomotoqueiro.com.br www.compassnet.com.br www.imsracing.com.br CONSIDERAÇÕES Uma ideia concretizada, assim podemos definir a COPA COMPASS-IMS DE REGULARIDADE, com bastante planejamento,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Painel de Mensagens TXT 010556 TXT 010764 TXT 020764. Manual do Usuário

Painel de Mensagens TXT 010556 TXT 010764 TXT 020764. Manual do Usuário Painel de Mensagens TXT 010556 TXT 010764 TXT 020764 Manual do Usuário A GPTRONICS está capacitada a fabricar produtos de excelente qualidade e oferecer todo o suporte técnico necessário, tendo como objetivo

Leia mais

COMO PROGRAMAR SEU TIME

COMO PROGRAMAR SEU TIME COMO PROGRAMAR SEU TIME 1) INSTALAÇÃO: Instale o simulador da categoria SIMUROSOT da FIRA. O simulador é gratuito e está disponível para download no site da FIRA (www.fira.net) ou no site da competição

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

O GPS Data Logger Rastro Totem Desenvolvido e fabricado no Brasil

O GPS Data Logger Rastro Totem Desenvolvido e fabricado no Brasil Apresentação do Sistema O Rastro GPS Totem é um sistema de rastreamento e auditoria de provas outdoor (Rally, Enduro, Corrida de Aventura) pós processado que utiliza tecnologia GPS. Em cada veículo é instalado

Leia mais

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Minirrotatória Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Introdução A minirrotatória é um dispositivo de segurança utilizado em cruzamento não muito movimentado, para organizar a circulação

Leia mais

Guia de Acesso ao AVA. Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho

Guia de Acesso ao AVA. Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho Guia de Acesso ao AVA Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho Introdução Este guia apresenta os procedimentos iniciais para acessar o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que será utilizado para as disciplinas

Leia mais

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações Tamanho da arte O site disponibiliza para download os Arquivos padrão, que são arquivos modelo para auxiliar a confecção do seu material. Eles possuem margens predefinidas e tamanho adequado ao tipo de

Leia mais

VOLLEYBALL Voleibol. Escola Dr. Costa Matos 2013/14. Ana Fernandes 8ºD

VOLLEYBALL Voleibol. Escola Dr. Costa Matos 2013/14. Ana Fernandes 8ºD VOLLEYBALL Voleibol Escola Dr. Costa Matos 2013/14 Ana Fernandes 8ºD REFERÊNCIAS HISTÓRICAS Origem REFERÊNCIAS HISTÓRICAS Origem Criado por William Morgan (Professor EF do Springfield College of the YMCA

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1 1. Introdução Avaliação de Usabilidade Página 1 Os procedimentos da Avaliação Heurística correspondem às quatro fases abaixo e no final é apresentado como resultado, uma lista de problemas de usabilidade,

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

ACIDENTES NO TRABALHO

ACIDENTES NO TRABALHO PALESTRA SOBRE INCIDENTES ACIDENTES NO TRABALHO ALEXANDRE ROGERIO ROQUE Alexandre.roque@ig.com.br Clique na figura e veja o filme VAMOS VER UM EXEMPLO DE ACIDENTE POR QUE OCORRE ACIDENTES? Todo Acidente

Leia mais

Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010

Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010 9. Velocidade e distância de parada Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Ilustração do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN A velocidade é um dos maiores fatores de risco

Leia mais

A Matemática do ENEM em Bizus

A Matemática do ENEM em Bizus A Matemática do ENEM em Bizus Neste primeiro artigo sobre a Matemática do ENEM, eu quero abordar a estratégia do conteúdo, tendo por base as provas anteriores e as tendências de abordagem. Quando confrontamos

Leia mais

Guia de Procedimentos

Guia de Procedimentos Guia de Procedimentos Documento Guia de Procedimentos Arquivo BOP15_GuiadeProcedimentos_GestãodaColaboração_NetTeacher_FASIPE.docx Projeto Semear Cliente Faculdade FASIPE Data 27/1/2012 Autoria Luciano

Leia mais

DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO

DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO DICAS PARA VOCÊ PILOTAR MOTO COM MAIS SEGURANÇA E PERDER O MEDO #1 ATENÇÃO Essa é a dica mais importante, parece clichê mas não é! Não mesmo! Atenção é tudo no trânsito quando estamos pilotando. Pelo Método

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. REGULAMENTO DE BURACO 1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. 2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de

Leia mais

Regulamento Enduro a Pé Ano referência: Set/2015

Regulamento Enduro a Pé Ano referência: Set/2015 Regulamento Enduro a Pé Ano referência: Set/2015 Artigo 1º - Definição 1.1 - Prova de Trekking de Regularidade (Enduro a Pé) específicas para Equipes de no mínimo 2 ( Dois ) e no máximo 6 (Seis) pessoas.

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2014 NOTA AULA PRÁTICA No. 04 VETORES - 20 A 26 DE MARÇO PROF. ANGELO BATTISTINI NOME RA TURMA NOTA Objetivos do experimento: Nesta aula você deverá aprender (ou recordar) a representação

Leia mais

1) Cadastros/ Clientes

1) Cadastros/ Clientes Pagina 2 Fone: (17) 3426-5560 www.megaonline.com.br/hoken Segue um passo a passo do que foi alterado/acrescentado na versão 2.2 da Agenda Hoken. 1) Cadastros/ Clientes a. Relatório de CLIENTES sem Agendamento

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEMARCADOR RODOVIÁRIO

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEMARCADOR RODOVIÁRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES DEMARCADOR RODOVIÁRIO MDMR-3P/III 1 Equipamento Fabricado por: SENSORES INDUSTRIAIS MAKSEN LTDA Rua José Alves, 388 Mogi Guaçu - SP CNPJ 04.871.530/0001-66 I.E. 455.095.131.110 www.maksen.com.br

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

"SISTEMAS DE COTAGEM"

SISTEMAS DE COTAGEM AULA 6T "SISTEMAS DE COTAGEM" Embora não existam regras fixas de cotagem, a escolha da maneira de dispor as cotas no desenho técnico depende de alguns critérios. A cotagem do desenho técnico deve tornar

Leia mais

Histórico das Versões Aplicativo NavTotemSensorGPS

Histórico das Versões Aplicativo NavTotemSensorGPS Histórico das Versões Aplicativo NavTotemSensorGPS [ versão 56 B ] 10/05/2015 (Beta)...1 Abre arquivos formato *.SIT... 1 Alteração do formato de gravação da configuração... 2 [ versão 54 C ] 10/05/2015

Leia mais

Regulamento ART. 1º - DEFINIÇÃO

Regulamento ART. 1º - DEFINIÇÃO Regulamento ART. 1º - DEFINIÇÃO O 1 Rally KAYO DE REGULARIDADE 2014 é uma competição promovida pelo AUTOMÓVEL CLUBE DE JOINVILLE, dia 12 de Abril de 2014, com programação que será posteriormente divulgada,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE QUALIDADE GRUPO C&M GUIA RÁPIDO SOBRE PRINCIPAIS FUNÇÕES DO APLICATIVO ME APPEGO.

DEPARTAMENTO DE QUALIDADE GRUPO C&M GUIA RÁPIDO SOBRE PRINCIPAIS FUNÇÕES DO APLICATIVO ME APPEGO. 1-Recursos da Tela Principal: Visão geral e funcionalidades. Gostaríamos primeiramente de apresentar a tela inicial do aplicativo Me Appego. Posição atual do dispositivo. Ícones da Tela. Menu de opções.

Leia mais

3 - CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS

3 - CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS 3 - CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS Introdução É o conjunto de todos os números que estão ou podem ser colocados em forma de fração. Fração Quando dividimos um todo em partes iguais e queremos representar

Leia mais

SISTEMA BRENA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

SISTEMA BRENA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL SISTEMA BRENA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL VERSÃO 359 U N I P A C K NOTA FISCAL ELETRÔNICA CONTENDO ITENS COM CFOP S DISTINTOS RIO DE JANEIRO 25 DE JULHO DE 2013 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO... 03 2- MOTIVAÇÃO... 03

Leia mais

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Escola Técnica Estadual de Avaré ETE-AVARÉ CURSO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA NÚCLEO DE APOIO Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina

Leia mais

SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SIMULADO DO TESTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPOSTA Este simulado é um material de apoio para você se preparar para o Teste de Resolução de Problemas, com o objetivo de: 1. Compartilhar dicas e normas

Leia mais

Controle e execute tudo o que está relacionado com Pessoal e Salários com um software eficaz e preparado para completar todas as tarefas nesta área

Controle e execute tudo o que está relacionado com Pessoal e Salários com um software eficaz e preparado para completar todas as tarefas nesta área Descritivo completo Pessoal 2008 Controle e execute tudo o que está relacionado com Pessoal e Salários com um software eficaz e preparado para completar todas as tarefas nesta área Benefícios Solução completa;

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Tutorial Windows Live Movie Maker Editando um vídeo e Publicando no Youtube! Como editar vídeos e publicá-los no YouTube Com o Movie Maker que veio no novo pacote Live da Microsoft é fácil fazer vídeos

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos Aula 9 ESCALA GRÁFICA META Apresentar as formas de medição da proporcionalidade entre o mundo real e os mapas através das escalas gráficas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: estabelecer formas

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO TETROS MOTO V2. N de Homologação: 1702-09-2791. Versão 1.00

MANUAL DE INSTALAÇÃO TETROS MOTO V2. N de Homologação: 1702-09-2791. Versão 1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO TETROS MOTO V2 N de Homologação: 1702-09-2791 Versão 1.00 Manual de Instalação TETROS MOTO V2 2 Índice 1. Introdução... 3 2. Especificações técnicas... 3 3. Conhecendo o equipamento...

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Notas de Cálculo Numérico

Notas de Cálculo Numérico Notas de Cálculo Numérico Túlio Carvalho 6 de novembro de 2002 2 Cálculo Numérico Capítulo 1 Elementos sobre erros numéricos Neste primeiro capítulo, vamos falar de uma limitação importante do cálculo

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso!

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso! GUIA DO ALUNO Olá! Seja bem-vindo novamente! Este guia apresenta algumas informações e orientações para auxiliá-lo na sua participação e aprendizagem. Também lhe ajudará a organizar seu estudo no decorrer

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

QUINTA TUTORIAL LUIZ ANTÔNIO DA COSTA E SILVA ELSON MENESES

QUINTA TUTORIAL LUIZ ANTÔNIO DA COSTA E SILVA ELSON MENESES QUINTA TUTORIAL LUIZ ANTÔNIO DA COSTA E SILVA ELSON MENESES ON KO TÔ ON KO VÔ??? NAVEGAR É PRECISO NAVEGAÇÃO É A ARTE DE CONDUZIR COM SEGURANÇA, DIRIGIR E CONTROLAR OS MOVIMENTOS DE UM VEÍCULO DESDE O

Leia mais

DA PROVA DO PERCURSO DAS EQUIPES. 23. As equipes serão constituídas conforme as seguintes categorias: QUARTETO MASCULINO QUARTETO FEMININO

DA PROVA DO PERCURSO DAS EQUIPES. 23. As equipes serão constituídas conforme as seguintes categorias: QUARTETO MASCULINO QUARTETO FEMININO REGULAMENTO A CORRIDA DE REVEZAMENTO ENTRE PARQUES tem por objetivo estimular e impulsionar a prática de provas de pedestrianismo, bem como divulgar os ambientes naturais de interesses turísticos da cidade

Leia mais

Organização de tarefas e rotina doméstica

Organização de tarefas e rotina doméstica Organização de tarefas e rotina doméstica Tudo em nossas vidas hoje é muito corrido, os compromissos estão aumentando, precisamos administrar o nosso tempo com cuidado para dar conta das prioridades. Felizmente,

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

Bom trabalho. Módulo Contabilidade Caixa e Contas Bancárias

Bom trabalho. Módulo Contabilidade Caixa e Contas Bancárias Sistema Pastoral Tecnologia a Serviço das Comunidades Help on line - acione a tecla F1 quando tiver dúvida. Este roteiro foi elaborado para servir de auxílio às pessoas que estão iniciando a utilização

Leia mais

Corte total. Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- A U L A

Corte total. Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- A U L A A U L A 11 11 Corte total Introdução Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- tro de gaveta, como o que é mostrado a seguir, sabe que se trata de uma peça complexa, com muitos elementos internos. Se

Leia mais

LASERTECK LTA450 MANUAL DE USO

LASERTECK LTA450 MANUAL DE USO LASERTECK LTA450 MANUAL DE USO 2014 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 3 3 CALIBRAGEM DOS MÓDULOS LASER (AFERIÇÃO E TEMPORIZAÇÃO)... 3 3.1 AFERIÇÃO DO LASER PONTO LONGITUDINAL...3 3.2

Leia mais