Configurador do Price Scan v2.30

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Configurador do Price Scan v2.30"

Transcrição

1 Configurador do Price Scan v2.30 Configurador do Price Scan v Configurando o Navegador Internet Explorer 2 2. Senha de Acesso Alterando a senha de acesso 6 3. Identificando o Terminal 7 4. Reiniciando o Price Scan 7 5. Desligando o Price Scan 8 6. Configurações de Rede Rede Ethernet (cabeada) Tipo de configuração de IP Rede Wireless Tipo de configuração de IP - Wireless Configurando a Segurança Wireless Nome da Rede Wireless (ESSID) Autenticação na Rede Criptografia dos dados Chave de Segurança Configurando o DNS Idioma Comunicando com o Servidor Ativando a leitura de código de barras (Protocolo de comunicação) Tempo de resposta com o servidor Áudio do Preço Tipo de Visualização (Monitor ou Display) Configurando Price Scan Vídeo (Monitor 15") Tela Imagem de topo Informações do produto Exibição de Imagens e de Vídeos Ativando e configurando a exibição de imagens Ativando a exibição de vídeos Área de mensagem Editando as mensagens do vídeo 28

2 12. Gerenciamento de imagens (Price Scan Monitor) Inserindo uma imagem (via browser) Visualizando uma imagem inserida Removendo uma imagem inserida Avançando e recuando na lista de imagens Inserindo vídeos (Price Scan Monitor) Gerenciamento de arquivos de marketing Configurando Price Scan Display (LCD 20x2) Configurando as mensagens do Display Reinicialização da aplicação Atualização da aplicação Configuração do leitor de código de barras Configurando o Navegador 1.1 Internet Explorer Antes de começar a configuração do Price Scan, vá ao menu Ferramentas > Opções de Internet.

3 Abrirá a janela de Opções de Internet. Na aba Geral, em Histórico de Navegação clique em Configurações.

4 Abrirá a janela de Configurações de Arquivos de Internet Temporários e de Histórico. Selecione a opção Sempre que eu visitar a página da Web, e clique em OK em todas as janelas até voltar ao Navegador.

5 O Navegador Internet Explorer está preparado para executar o Configurador do Price Scan. 2. Senha de Acesso Todo Price Scan vem com uma senha padrão para poder acessar a área de configuração. Senha de Acesso: compex (letras minúsculas)

6 Após colocar a senha e clicar em OK, a tela mudará e aparecerá um Menu superior e a frase: Bem-vindo no centro da página. 2.1 Alterando a senha de acesso Na área de Configuração do Price Scan, direcione o ponteiro do mouse para o menu Sistema. Descerá um menu, nele selecione Alteração de senha de acesso. Digite uma nova senha na área Nova senha de acesso e digite-a novamente em Confirme senha de acesso. Obs.: A senha deve ter no mínimo 5 caracteres e no máximo 8 caracteres

7 3. Identificando o Terminal Para facilitar a localização de cada terminal, pode-se acrescentar uma identificação ao terminal. Quando se possui uma grande quantidade de Price Scans, esta função mostrase de grande importância. Na área de Configuração do Price Scan, direcione o ponteiro do mouse para o menu Sistema. Descerá um menu, nele selecione Identificação do terminal. Coloque o nome que desejar na área Identificação do terminal. No exemplo abaixo o nome dado foi Checador Brinquedos. 4. Reiniciando o Price Scan

8 O Price Scan é reiniciado diretamente da área de configuração. Toda vez que houver uma alteração nas configurações de rede, segurança e DNS deve-se reiniciá-lo. Não é necessária nenhuma intervenção física para a reinicialização do terminal. Para reinicializar deve-se direcionar o ponteiro do mouse para o menu Sistema. Descerá um menu, nele selecione Reinicialização. Aparecerá uma tela para a confirmação da reinicialização do sistema, confirme pressionando OK. 5. Desligando o Price Scan Caso seja necessário o desligamento do Price Scan, faça diretamente pela Área de Configuração. Direcione o ponteiro do mouse para o menu Sistema, depois selecione a opção Desativação. Aparecerá uma tela para a confirmação do desligamento do sistema, confirme pressionando OK. Obs.: Para ligá-lo novamente deve-se retirar o equipamento da fonte de energia e colocá-lo novamente. 6. Configurações de Rede O Price Scan pode ser configurado para 2 (dois) tipos de conexão: Ethernet Conexão de rede via cabo Wireless Conexão de rede sem necessidades de cabo (Tecnologia )

9 6.1 Rede Ethernet (cabeada) O Price Scan vem com esta configuração habilitada de fábrica. Para fazer as alterações necessárias deve-se direcionar o mouse para o menu Rede, descerá um menu, nele selecione Configuração Ethernet. Obs.: Para conseguir usar a rede Ethernet a caixa Habilitada deve estar selecionada. E na Configuração Wireless/IP esta mesma caixa NÃO pode estar selecionada. IMPORTANTE: Para as alterações feitas nesta área serem efetivas e funcionais, deverá se REINICIAR o Price Scan (vide capítulo 4. Reiniciando o Price Scan) Tipo de configuração de IP Pode-se utilizar 2 (dois) tipos de conexão: IP Fixo Quem escolhe o número IP do verificador é o usuário. Obs.: É obrigatório configurar os itens Endereço IP e Máscara da rede. IP Dinâmico (DHCP) O número IP que o verificador irá receber é aleatório, o servidor que irá decidir. Obs.: Ativada esta opção não se deve configurar os itens: Endereço IP; Máscara de rede; Gateway. Na tela de configuração da Rede Ethernet, preste atenção nos campos configuráveis: Habilitada: Sempre que for usar a Rede Ethernet (cabeada), habilite esta opção. Verificar se a opção Wireless/IP está DESABILITADA.

10 Tipo de configuração do IP: Escolha entre IP fixo ou dinâmico. Endereço IP: Defina o IP que deseja usar (esta opção só é funcional caso o Tipo de configuração do IP esteja selecionado em fixo). Máscara de rede: Defina a máscara que a rede está trabalhando (esta opção só é funcional caso o Tipo de configuração do IP esteja selecionado em fixo). Gateway: Caso a rede utilize Gateway, insira nesta área (esta opção só é funcional caso o Tipo de configuração do IP esteja selecionado em fixo). 6.2 Rede Wireless IMPORTANTE: Quando habilitada a rede Wireless, deve-se configurar sua parte de segurança, vide 6.3 Configurando a Segurança Wireless O Price Scan vem preparado para ser utilizado em redes sem-fio (Wireless), facilitando muito a instalação do equipamento, pois será necessário apenas um ponto de energia para o funcionamento. Para fazer as alterações necessárias deve-se direcionar o mouse para o menu Rede, descerá um menu, nele selecione Configuração Wireless/IP.

11 IMPORTANTE: Para as alterações feitas nesta área serem efetivas e funcionais, deverá se REINICIAR o Price Scan (vide capítulo 4. Reiniciando o Price Scan) Tipo de configuração de IP - Wireless Pode-se utilizar 2 (dois) tipos de conexão: IP Fixo Quem escolhe o número IP do verificador é o usuário. Obs.: É obrigatório configurar os itens Endereço IP e Máscara da rede. IP Dinâmico (DHCP) O número IP que o verificador irá receber é aleatório, o servidor que irá decidir. Obs.: Ativada esta opção não se deve configurar os itens: Endereço IP; Máscara de rede; Gateway. Na tela de configuração da Rede Wireless/IP, preste atenção nos campos configuráveis: Habilitada: Sempre que for usar a Rede Wireless, habilite esta opção. Verificar se a opção Ethernet está DESABILITADA. Tipo de configuração do IP: Escolha entre IP fixo ou dinâmico. Endereço IP: Defina o IP que deseja usar (esta opção só é funcional caso o Tipo de configuração do IP esteja selecionado em fixo). Máscara de rede: Defina a máscara que a rede está trabalhando (esta opção só é

12 funcional caso o Tipo de configuração do IP esteja selecionado em fixo). Gateway: Caso a rede utilize Gateway, insira nesta área (esta opção só é funcional caso o Tipo de configuração do IP esteja selecionado em fixo). 6.3 Configurando a Segurança Wireless Para fazer as alterações necessárias deve-se direcionar o mouse para o menu Rede, descerá um menu, nele selecione Configuração Wireless/Segurança. Obs.: Chave de criptografia WEP deve ter 5 ou 13 caracteres ASCII ou 10 ou 26 dígitos hexadecimais.

13 IMPORTANTE: Para as alterações feitas nesta área serem efetivas e funcionais, deverá se REINICIAR o Price Scan (vide item 4. Reiniciando o Price Scan) Nome da Rede Wireless (ESSID) Para que o Price Scan se comunique com a Rede Wireless, ele deve estar com o mesmo nome (ESSID) da rede em que ele for instalado Autenticação na Rede Pode-se utilizar 4 (quatro) tipos de conexão: Aberta Compartilhada. WPAPSK (Pre-Shared key) WPA2PSK (Pre-Shared key) Obs.: Estas configurações serão definidas pelo tipo de Segurança que sua rede está utilizando.

14 6.3.3 Criptografia dos dados Para aumentar a segurança de uma rede Wireless, utiliza-se a criptografia de dados. No Price Scan pode-se configurar ela em 4 (quatro) tipos: Desabilitada WEP TKIP AES Chave de Segurança IMPORTANTE: A chave de criptografia WEP deve ter 5 ou 13 caracteres ASCII ou 10 ou 26 dígitos hexadecimais. Alguns tipos de criptografia de dados permitem uma chave de acesso, insira a chave de acesso, caso necessário, na área indicada

15 6.4 Configurando o DNS O Price Scan vem preparado para ser utilizado com servidores DNS. Para fazer as alterações necessárias deve-se direcionar o mouse para o menu Rede, descerá um menu, nele selecione Servidores DNS. Quando houver um servidor DNS, deve-se inserir o IP dele na área reservada a ele. Se houver um IP secundário, deve-se colocar na área destinada a ele: Quando a configuração do IP for de IP fixo e/ou não há um servidor DNS na rede, será necessário configurar o arquivo de hosts. A configuração do arquivo de hosts deve seguir o padrão: IP_servidor_DNS_primario nome_do_computador. Observe que o IP do servidor DNS primário é separado pelo nome do computador por um espaço. O nome do computador pode ser obtido indo em Propriedades do Meu computador no computador em que o servidor do Price Scan estiver rodando. Se for necessário configurar mais de um IP no arquivo de hosts, utilize a barra vertical para separar os diferentes IPs.

16 7. Idioma A área de configuração e os menus do Price Scan podem ser visualizados em dois idiomas: Português Brasil ou Inglês. Vá para Aplicação > Idioma para selecionar o idioma desejado. Selecione en para Inglês ou pt para Português Brasil. 8. Comunicando com o Servidor A comunicação com o servidor é uma das configurações mais importantes do Price Scan, se houver um erro nesta área, o equipamento não comunicará. Para fazer as alterações necessárias deve-se direcionar o mouse para o menu Aplicação, descerá um menu, nele selecione Comunicação com Servidor.

17 Na área Endereço IP, deve-se inserir o IP do computador em que está instalado o Servidor. A porta TPC/IP deve ser inserida na área Porta TCP/IP, o padrão dela é 5000.

18 8.1 Ativando a leitura de código de barras (Protocolo de comunicação) Os protocolos de comunicação existentes são: Compex_Multi: Ativa a leitura de códigos de barras e a comunicação com servidor (associação de imagens e de vídeos) O protocolo Compex_Multi permite a associação de vídeo com os códigos consultados. Antes da visualização do vídeo associado, é apresentada na tela uma imagem indicando que o vídeo está sendo carregado do servidor de vídeos. Se não desejar que o Price Scan apresente esse aviso na tela, acesse o Price Scan via FTP. O usuário é compex e a senha é a mesma utilizada para o acesso ao Price Scan via browser. Entre no diretório /home/compex/image_load_video/ e apague o arquivo loading_video_default.gif. Caso deseje alterar a imagem de aviso que aparece na tela, crie um arquivo com a extensão do tipo *.GIF, renomeie para loading_video_default.gif e salve na pasta /home/compex/image_load_video/ do Price Scan. Observação: O protocolo Compex_Multi é compatível com a versão 2.30 ou superior do PServer servidor do Price Scan. Compex_Padrao: Ativa a leitura de códigos de barras e a comunicação com servidor Compex_Teste1: Apenas ativa a leitura dos códigos de barras para testar a comunicação do leitor Emulacao_01 Emulacao_ Tempo de resposta com o servidor

19 O tempo de resposta com o servidor é essencial para um bom funcionamento do equipamento. Está configurado com o padrão de 5000 ms (mili segundos). Caso todas as configurações da rede estejam corretas e mesmo assim o equipamento não esteja conectando, ou com dificuldades de conexão, aumente o tempo na área Timeout de conexão (ms) e em Timeout de resposta (ms): 9. Áudio do Preço Os terminais de consulta Price Scan possuem a opção de reproduzir o áudio do preço. Vá para Aplicação > Áudio do Preço para habilitar ou desabilitar essa opção. O áudio do preço pode ser reproduzido em dois idiomas: Português Brasil e Inglês. Em Idioma selecione pt para Português Brasil ou selecione en para Inglês.

20 Para aplicar as novas alterações, deve-se reiniciar a aplicação (veja mais a frente no capítulo 16.Reinicialização da aplicação) 10. Tipo de Visualização (Monitor ou Display) O software do Price Scan já está preparado para as duas versões do Price Scan (Monitor ou Display). Por esta razão há como configurar os dois modelos neste software. Para fazer as alterações necessárias deve-se direcionar o mouse para o menu Aplicação, descerá um menu, nele selecione Tipo de visualização.

21 Selecione o modelo do Price Scan que está sendo configurado: Display: Selecione se seu Price Scan é o modelo display LCD de 20 caracteres por 2 linhas Vídeo: Selecione se seu Price Scan é o modelo monitor de 15 polegadas Após a escolha do tipo de visualização, deve-se reiniciar a aplicação (veja mais a frente no capítulo 16.Reinicialização da aplicação) 11. Configurando Price Scan Vídeo (Monitor 15") As áreas configuráveis no Price Scan Monitor são: Tela Informações do produto Exibição de imagens Área de mensagem Para fazer as alterações necessárias deve-se direcionar o mouse para o menu Aplicação, descerá um menu, nele selecione Visualização no vídeo.

22 IMPORTANTE: Qualquer configuração alterada nesta área deverá se reiniciar a aplicação (veja mais a frente no capítulo 16. Reinicialização da aplicação) 11.1 Tela Nesta área pode-se escolher entre 16 cores pré-definidas para a cor de fundo, basta selecionar uma delas no menu deslizante

23 Imagem de topo Pode-se inserir uma imagem de topo na tela. Para ativar esta opção deve-se selecionar a área Exibe imagem no topo. Para escolher a imagem desejada, direcione o mouse para o botão Arquivo... e o pressione, abrirá uma janela em que poderá se escolher a imagem.

24 Esta janela abrirá quando clicado o botão Arquivo... na imagem acima A imagem de topo poderá ter as seguintes extensões: JPG, BMP, GIF ou PNG. A imagem do topo deverá ter um tamanho padrão, não podendo ultrapassar as medidas de 1024 pixels de largura e 200 pixels de altura Caso a medida da largura exceda 1024 pixels, a imagem será cortada e centralizada. A altura recomendada para a imagem de topo é de 200 pixels, imagens maiores irão dificultar a visualização na tela Informações do produto

25 Ao ler um código de barras de um produto, as informações referentes a esse produto aparecerão na tela. Essas informações podem ser configuradas em 16 cores diferentes e em tamanho. O tamanho da fonte poderá ser determinado com valores de 2 até 120 pontos. Fontes grandes podem ocupar muito espaço. Existem quatro categorias de informações do produto: descrição, preço, campo extra e campos adicionais Exibição de Imagens e de Vídeos O Price Scan Monitor tem a capacidade de exibir imagens enquanto não se passar nenhum produto para checar o preço. Os formatos suportados de imagens são: BMP, JPG, GIF e PNG. O Price Scan Monitor também tem a capacidade de exibir vídeos enquanto não se passar nenhum produto para checar o preço. Os formatos suportados de vídeos são: MPG, MP4, FLV, MOV, WMV e AVI. As características de vídeo recomendadas são: Tipo de Arquivo de Vídeo: Mpeg I Bit Rate: Máx 900 Kbps Frame Rate: Máx 30 fps Tamanho Máximo: 320x240 pixels Compressão do Áudio: mp2 Audio Bit Rate: Máx 128 Kbps Audio Sample Rate: Máx Hz Ativando e configurando a exibição de imagens

26 Para ativar a exibição de imagens, a opção Habilita exibição (que está no menu Aplicação > Visualização no vídeo) deverá estar selecionada. Existem duas configurações de tempo nesta área: Intervalo Inicial (ms): Controla o tempo em que a imagem com a descrição do produto e o preço serão mostrados antes de voltar a rodar as imagens armazenadas. Intervalo de exibição (ms): Controla o tempo em que as imagens são trocadas quando não se utiliza a checagem de um produto pelo código de barras. Para aumentar o desempenho do Price Scan, há a opção de inserir as imagens de exibição na memória, obtendo uma velocidade maior. Basta inserir o número desejado de imagens que irão ser inseridas na memória no campo, Número máximo de imagens em memória. Pode-se colocar no máximo 100 imagens em memória Ativando a exibição de vídeos Para ativar a exibição de vídeos, a opção Permite exibição de vídeos (performance é reduzida) deverá estar selecionada. IMPORTANTE: Ao ativar ou desativar a exibição de vídeos, será necessário reinicializar o sistema do Price Scan para que as alterações

27 sejam efetivadas. Para maiores informações vá para o capítulo 4. Reiniciando o Price Scan Área de mensagem Esta área se destina ao texto que irá deslizar na parte inferior da tela do Price Scan Monitor.. Esta mensagem pode ser configurada em 16 cores diferentes e em tamanho. O tamanho da fonte poderá ser determinado com valores de 2 até 120 pontos. Fontes grandes podem ocupar muito espaço. Existem dois tipos de mensagens, que são configuráveis separadamente: Mensagem Normal: Aparece sempre que a conexão com o Servidor está estabelecida. Mensagem de erro de conectividade: Aparece quando não há conexão ou há uma queda no Servidor As duas mensagens utilizam o mesmo tamanho de fonte, porém o texto e as cores são configuráveis. Para configurar as mensagens, preste atenção nos campos configuráveis: Estilo: Há dois tipos de estilo para a área de mensagem: Horizontal e Vertical. Se a exibição de vídeos estiver habilitada, é aconselhável a utilização do estilo Vertical, pois a exibição de vídeos comprometerá a velocidade no estilo Horizontal. Ao selecionar o estilo Horizontal, configure a Velocidade horizontal (1 a 5) também. Ao selecionar o estilo Vertical, configure o Intervalo de deslocamento vertical (ms). Tamanho da fonte: Configura o tamanho que o texto ficará Cor normal: Cor do texto que será utilizada na Mensagem Normal Cor de fundo normal: Configura a cor fixa no fundo em que aparecerá a Mensagem Normal Cor para erro: Cor do texto que será utilizada na Mensagem de erro de conectividade Cor de fundo para erro: Configura a cor fica no fundo em que aparecerá a Mensagem de erro de conectividade Velocidade horizontal (1 a 5): Há 5 níveis de velocidade em que o texto irá deslizar pela tela no estilo Horizontal. Ambas as mensagens (Mensagem Normal e Mensagem de erro de conectividade) irão deslizar na mesma velocidade. Intervalo de deslocamento vertical (ms): Configura o tempo em que as mensagens serão disponibilizadas na área de mensagem quando o estilo selecionado for Vertical. Ambas as mensagens (Mensagem Normal e Mensagem de erro de conectividade) irão ser disponibilizadas no mesmo intervalo.

28 Editando as mensagens do vídeo Anteriormente, foi mencionado que há dois tipos de mensagens, a Mensagem Normal e a Mensagem de erro de conectividade. Estas mensagens são editáveis, para editar, selecione a caixa de texto aonde se encontra cada texto e altere conforme desejar.

29 IMPORTANTE: Para as alterações feitas no capítulo 11 serem efetivas e funcionais, deverá se REINICIAR a Aplicação (vide capítulo 16. Reinicialização da aplicação) 12. Gerenciamento de imagens (Price Scan Monitor) O Price Scan monitor é capaz de armazenar em sua memória mais de 3000 imagens (média de 65kb por imagem). No capítulo 11.3 Exibição de Imagens e de Vídeos, viu-se como se habilita a exibição das imagens. Este capítulo destina-se à inserção das imagens. Para fazer as alterações necessárias deve-se direcionar o mouse para o menu Aplicação, descerá um menu, nele selecione Gerenciamento de imagens.

30 As imagens a serem inseridas não poderão ultrapassar a largura de 1024 pixels, pois acima disto elas serão cortadas. Em relação á altura, dependerá muito do tamanho do texto (vide capítulo 11.4 Área de mensagem) e do tamanho da imagem de topo (vide capítulo Imagem de topo). Caso exceda muito a altura de 550 pixels (média estabelecida utilizando-se 200 pixels de altura na Imagem de topo e tamanho 40 no texto da Área de mensagem), a imagem será cortada. Caso a imagem for menor que o tamanho da área utilizável, ela ficará centralizada automaticamente.

31 As imagens poderão ter 4 tipos de extensões diferentes: BMP, JPG, GIF e PNG. Deixando à escolha do cliente qual extensão utilizar. A extensão GIF, aceita a utilização de fundo transparente. Os nomes dos arquivos das imagens devem conter a extensão do arquivo para que as imagens possam ser visualizadas no Price Scan Monitor Inserindo uma imagem (via browser) Para inserir uma imagem basta pressionar o botão Arquivo... no Gerenciamento de Imagens (capítulo 12) que abrirá uma janela do seu sistema operacional, procure aonde se encontra a imagem no seu computador e a selecione.

32 Poderá se inserir apenas uma imagem de cada vez. Toda vez que inserir uma imagem, ela aparecerá na lista de imagens armazenadas. Esta janela se abrirá após clicar no botão Arquivo...

33 Visualizando uma imagem inserida Para visualizar a imagem inserida, clique no nome da imagem que está aparecendo na lista de imagens. Abrirá outra janela no seu browser com a imagem.

34 Removendo uma imagem inserida Para remover uma imagem inserida, selecione a caixa que está na lista com o nome Exclui e pressione o botão OK. Selecione todas as imagens que deseja excluir de uma vez antes de pressionar o OK.

35 Avançando e recuando na lista de imagens Para avançar e recuar a lista há botões situados no canto inferior direito, a imagem abaixo ilustra o que cada um faz quando se têm uma lista grande com muitas imagens armazenadas no Price Scan Monitor. 13. Inserindo vídeos (Price Scan Monitor) Se a exibição de vídeos estiver habilitada, será possível visualizar vídeos no Price Scan Monitor. Em Aplicação > Gerenciamento de imagens, será possível visualizar e/ou excluir todos os vídeos armazenados no Price Scan. Os nomes dos arquivos dos vídeos devem conter a extensão do arquivo para que os vídeos sejam exibidos no Price Scan Monitor. Os formatos suportados de vídeos são: MPG, MP4, FLV, MOV, WMV e AVI. As características de vídeo recomendadas são: Tipo de Arquivo de Vídeo: Mpeg I Bit Rate: Máx 900 Kbps Frame Rate: Máx 30 fps Tamanho Máximo: 320x240 pixels

36 Compressão do Áudio: mp2 Audio Bit Rate: Máx 128 Kbps Audio Sample Rate: Máx Hz Os vídeos devem ser enviados via FTP para o Price Scan. Utilize um programa de FTP. Esse programa pedirá para configurar o host que deve ser o IP do Price Scan. Para acessar o Price Scan via FTP existe uma autenticação (login e senha). O usuário é compex. A senha deve ser a mesma utilizada para acessar a área de configuração do Price Scan via browser. A senha padrão é compex. A senha para ser utilizada no acesso via FTP deve ser a mesma senha que é utilizada para o acesso ao Price Scan via browser. Após conectar-se com o Price Scan, vá para a pasta images_show. Esta é a pasta que deve ser utilizada para salvas os vídeos que serão exibidos no Price Scan. Observação: Para o acesso ao Price Scan via FTP é necessário que o servidor DNS esteja configurado corretamente. Os arquivos de vídeos possuem a opção do envio do arquivo de configuração de vídeo individual. O nome desse arquivo deve conter o nome do arquivo de vídeo acrescido de.conf. Por exemplo: O nome do arquivo de vídeo é Video1.mpg. Logo o arquivo de configuração de vídeo individual deve ser Video1.mpg.conf. Observe que o Price Scan diferencia letra maiúscula de minúscula, logo o início do arquivo deve ser exatamente igual ao nome do arquivo de vídeo. O arquivo de configuração pode ser criado utilizando o próprio bloco de notas. As configurações mais utilizadas são os associados ao modo de visualização do vídeo tais como xy e fs. xy é um comando que multiplica o tamanho da tela pelo fator configurado, ou seja, se o arquivo de configuração for xy=2 o vídeo será apresentado com o dobro do seu tamanho original. fs é o comando que habilita o modo tela cheia. Para habilitar esse modo o arquivo de configuração deve conter a linha fs=true. xy e fs são comandos que não devem ser utilizados ao mesmo tempo em um mesmo arquivo de configuração. O arquivo de configuração individual do vídeo deve ser enviado da mesma forma que os arquivos de vídeos. 14. Gerenciamento de arquivos de marketing O gerenciamento de arquivos de marketing é uma área para se visualizar se existem arquivos de marketing sendo veiculados no Price Scan. Vá para Aplicação > Gerenciamento de arquivos de marketing para acessar essa área.

37 Essa área listará todos os arquivos de marketing e a o período de marketing restante em que esses arquivos estarão rodando no monitor do terminal de consulta. 15. Configurando Price Scan Display (LCD 20x2) Existem 5 (cinco) áreas configuráveis no Price Scan Display:

38 Contraste (1 a 9): Há 9 níveis de contraste em que o display pode ficar. Tempo de exibição (ms): Controla o tempo em que a descrição e o preço do produto ficarão expostos no display antes de voltar à mensagem normal (padrão). Velocidade horizontal: Após 20 caracteres de texto, é ativado o modo de deslizamento do texto. Esta área controla a velocidade que o texto irá deslizar no display. Mensagem normal: Aparece sempre que a conexão com o Servidor está estabelecida. Mensagem de erro de conectividade: Aparece quando não há conexão ou há uma queda no Servidor Para fazer as alterações necessárias deve-se direcionar o mouse para o menu Aplicação, descerá um menu, nele selecione Visualização no display.

39 IMPORTANTE: Qualquer configuração alterada nesta área deverá se reiniciar a aplicação (veja mais a frente no capítulo 16. Reinicialização da aplicação) 15.1 Configurando as mensagens do Display No Price Scan Display, há duas linhas com 20 caracteres cada uma. Caso qualquer texto passe desta quantia de caracteres, automaticamente se iniciará o deslizamento do texto. Existem dois tipos de mensagens, que são configuráveis separadamente: Mensagem Normal: Aparece sempre que a conexão com o Servidor está estabelecida. Mensagem de erro de conectividade: Aparece quando não há conexão ou há uma queda no Servidor Há um método padrão para a inserção de texto em ambas as mensagens. A primeira frase escrita sempre ficará na primeira linha do Display, caso queria trocar de linha, deverá se inserir uma barra lateral ( ).O que for escrito após a barra lateral, ficará na segunda linha do Display.

40 16. Reinicialização da aplicação Para qualquer alteração feita nas áreas de configuração do Price Scan (ambos os modelos), se deve reiniciar a aplicação. Para reiniciar a aplicação deve-se direcionar o mouse para o menu Aplicação, descerá um menu, nele selecione Reinicialização da aplicação.

41 A tela mudará e aparecerá uma confirmação para a reinicialização, pressione OK que o Price Scan irá reiniciar a aplicação automaticamente. Depois de pressionado o botão OK, aparecerá uma tela confirmando que a reinicialização da aplicação foi bem sucedida. 17. Atualização da aplicação

42 Esta área é destina a possíveis alterações no software de configuração que possam ocorrer no futuro. Será enviado um arquivo de extensão.bin que será carregado via browser. Para atualizar a aplicação deve-se direcionar o mouse para o menu Aplicação, descerá um menu, nele selecione Atualização da aplicação. Na tela de Atualização da aplicação, pressione o botão Arquivo... para abrir uma janela do seu sistema operacional. Procure aonde foi salvo o arquivo BIN em seu computador e o selecione. Depois de carregada a aplicação, aparecerá uma confirmação que a aplicação foi instalada com sucesso.

43 18. Configuração do leitor de código de barras Vá para Aplicação > Leitor de código de barras para acessar a área de configurações do leitor de código de barras. O Price Scan possui as seguintes configurações para o leitor de código de barras: Converte UPC-A para EAN-13: Todos os códigos do tipo UPC-A terão um zero acrescentado no início do código antes de ser enviado para o servidor (0XXXXXXXXXXXX) Converte UPC-E / EAN-8 para EAN-13: Todos os códigos do tipo UPC-E e EAN-8 terão cinco zeros acrescentados no início do código antes de ser enviado para o servidor (00000XXXXXXXX)

44

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i Terminal de Consulta de Preço Linha Vader Modelo TT300 e TT1000i Índice 1. Conhecendo o Terminal de Consulta 03 1.1 Configurando o endereço IP no terminal 04 2. Conhecendo o Software TTSocket 06 3. Instalando

Leia mais

Manual de utilização do módulo NSE METH 3E4RL

Manual de utilização do módulo NSE METH 3E4RL INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

SquidCacheAux para BrazilFW

SquidCacheAux para BrazilFW SquidCacheAux para BrazilFW ÍNDICE Índice Pág. 1 O que é o SquidCacheAux Pág. 2 SquidCacheAux e a inicialização do sistema Pág. 2 SquidCacheAux e a finalização do sistema Pág. 2 Tela principal do SquidCacheaux

Leia mais

VERSÃO: 1.3 TÍTULO: GUIA DE INÍCIO RÁPIDO CLIENTE: FUNCEF

VERSÃO: 1.3 TÍTULO: GUIA DE INÍCIO RÁPIDO CLIENTE: FUNCEF Objetivo: Esse guia tem por objetivo auxiliar a instalação e configuração dos dispositivos a serem utilizados para monitoramento com o Olho Digital. Os acessos poderão ser feitos de 3 maneiras: 1- Por

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

CENTRAL GERENCIADORA DE BOLICHE PS 2009

CENTRAL GERENCIADORA DE BOLICHE PS 2009 CENTRAL GERENCIADORA DE BOLICHE PS 2009 MANUAL DE INSTRUÇÕES VERSÃO 1.10 Prezado Cliente, Preparamos este manual para que você possa conhecer cada detalhe deste produto, e assim utilizá-lo de maneira correta

Leia mais

Figura 1: Interface 3G Identech

Figura 1: Interface 3G Identech Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Manual do usuário. Viewer

Manual do usuário. Viewer Manual do usuário Viewer Outubro / 2010 Manual do Heron Viewer Índice Heron Viewer... 2 Instalação... 2 Configuração... 5 Configurando o servidor (Computador que acompanha o aparelho Heron)... 5 Configurando

Leia mais

Instalação do Sirius sem estações. O primeiro passo é instalar o Firebird 1.5, ele se encontra no CD de instalação do Sirius na pasta Firebird.

Instalação do Sirius sem estações. O primeiro passo é instalar o Firebird 1.5, ele se encontra no CD de instalação do Sirius na pasta Firebird. Instalação do Sirius sem estações 1. Instalando o Firebird...1 2. Instalando o Sirius...7 3. Configurações do Sirius:...11 Configuração dos arquivos do Sirius e Firebird...12 Firebird:...12 Sirius:...13

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal.

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Introdução Esse tutorial mostrará as funções básicas da ferramenta de Blog do Portal Educacional Clickideia. Ele foi elaborado pensando em diferentes níveis de usuários

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Enviar imagens para um serviço da Web registrado

Enviar imagens para um serviço da Web registrado Observe que, neste documento, as páginas no manual Wi-Fi do produto são referenciadas. Consulte o site da Canon para baixar o PDF completo. O procedimento geral para enviar imagens para um serviço da Web

Leia mais

Procedimentos de Configuração Técnica SEGDVR04N, SEGDVR08N e SEGDVR16N www.greatek.com.br

Procedimentos de Configuração Técnica SEGDVR04N, SEGDVR08N e SEGDVR16N www.greatek.com.br de Configuração Técnica SEGDVR04N, SEGDVR08N e SEGDVR16N www.greatek.com.br Imagens meramente ilustrativas. Índice Clique no procedimento que deseja consultar: 1- Procedimento de Login... 2 2- Procedimento

Leia mais

Brainloop Secure Dataroom versão 8.30 App QR Code Scanner para ios e Android Guia rápido

Brainloop Secure Dataroom versão 8.30 App QR Code Scanner para ios e Android Guia rápido Guia rápido Brainloop Secure Dataroom Versão 8.30 Direitos autorais Brainloop AG, 2004-2016. Todos os direitos reservados. Versão do documento 1.3. Todas as marcas registradas, citadas neste documento

Leia mais

Manual do Usuário DISCADOR GSM. MAN0065 - Versão: 1.4. Copyright 2011 Digivoice Eletrônica

Manual do Usuário DISCADOR GSM. MAN0065 - Versão: 1.4. Copyright 2011 Digivoice Eletrônica Manual do Usuário DISCADOR GSM MAN0065 - Versão: 1.4 Conteúdo Bem Vindo 4. Introdução 5. Requisitos Mínimos 6. Instalação 21. Funcionalidades 21. 28. 33. Tela Principal Configuracoes Avançadas Relatórios

Leia mais

Pessoal, abaixo fiz um passo-a-passo de como configurar o DVR para acessar a internet, neste caso utilizei os seguintes itens:

Pessoal, abaixo fiz um passo-a-passo de como configurar o DVR para acessar a internet, neste caso utilizei os seguintes itens: Pessoal, abaixo fiz um passo-a-passo de como configurar o DVR para acessar a internet, neste caso utilizei os seguintes itens: - Modem T580 v2. - DVR Penttaxy 8 canais - 5 metros de cabo UTP pra ligar

Leia mais

Manual do Usuário Publicador

Manual do Usuário Publicador Manual do Usuário Publicador Portal STN SERPRO Superintendência de Desenvolvimento SUPDE Setor de Desenvolvimento de Sítios e Portais DEDS2 Versão 1.1 Fevereiro 2014 Sumário Sobre o Manual... 3 Objetivo...

Leia mais

Software Planejamento Tributário

Software Planejamento Tributário Software Planejamento Tributário Bem vindo ao segundo manual de instalação do software de Planejamento Tributário, este irá lhe mostrar os passos para o término da instalação e configuração do software

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

Fiery Driver Configurator

Fiery Driver Configurator 2015 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 16 de novembro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo Fiery Driver Configurator...5

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO

PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO PEDIDOS WEB MANUAL DO USUÁRIO CONTEÚDO Sobre o site... 2 Segurança -Trocar Senha... 4 Segurança Cadastrarusuários... 5 Configurações Preços... 6 Configurações Dados de Contato... 7 Configurações Assinatura

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

1.Roteador Re054 e RE108

1.Roteador Re054 e RE108 Guia rápido - Roteador 1.Roteador Re054 e RE108 1. Instalação e Conexão de cabos. Instalação 2. Não consigo acessar a http (não conseguiu começar a configurar), o que deve ser ou o que devo fazer? Instalação

Leia mais

Programa Acessa Escola Atualização do Sistema das salas Etapa Final

Programa Acessa Escola Atualização do Sistema das salas Etapa Final Programa Acessa Escola Atualização do Sistema das salas Etapa Final As informações contidas neste documento devem ser seguidas para o completo funcionamento dos computadores da Sala do Acessa Escola. LEIA

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Capítulo 13 Pastas e Arquivos

Capítulo 13 Pastas e Arquivos Capítulo 13 Pastas e Arquivos À medida que a tecnologia avança, os dispositivos móveis vão ganhando cada vez mais funções e características que antes só pertenciam aos computadores pessoais. Com a expansão

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular Alu Tracker Monitoramento Veicular Manual do cliente Manual do Cliente Alu Tracker Monitoramento Veicular Introdução Este manual faz parte do contrato de prestação de serviços. Obrigado por escolher a

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Núcleo de Tecnologia da Informação Gerenciamento do Conteúdo de Sítios Institucionais Versão 1.4 Atualizado em: 8/10/2015 Sumário Sumário................................................

Leia mais

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012 MANUAL DA DIPAM A Versão de 10/05/2012 1 Índice Geral... 3 Configuração Mínima... 3 Instalação... 4 Procedimento pós-instalação para sistemas com Vista ou Windows 7... 8 Uso do Programa DIPAM-A... 10 DIPAM

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito

Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Diagrama lógico da rede da empresa Fácil Credito Tabela de endereçamento da rede IP da rede: Mascara Broadcast 192.168.1.0 255.255.255.192 192.168.1.63 Distribuição de IP S na rede Hosts IP Configuração

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0)

PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0) Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRAMENTO NECESSÁRIO PARA UTILIZAR O PANDION...

Leia mais

OPL9815 Inventário Configurável

OPL9815 Inventário Configurável OPL9815 Inventário Configurável Versão: PXOINCG (OPL9815) 30/09/2015: Revisão 01 Opticon Latin America Versão: INCG - Página 1 1. Funcionalidades... 3 2. Teclas... 3 3. Estrutura de Menus... 4 3. 1. Coleta...

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6 SUMÁRIO 1. Instalação... 1 2. Operações... 3 2.1 Comunicação... 4 2.1.1 Modo... 4 2.1.2 Ethernet... 5 2.1.3 Serial... 6 2.1.4 Configurações da placa de rede... 6 2.2 Edição base... 7 2.2.1 Produto... 7

Leia mais

GUIA DE CONFIGURAÇÃO BALANÇA TOPMAX S & URANO INTEGRA

GUIA DE CONFIGURAÇÃO BALANÇA TOPMAX S & URANO INTEGRA GUIA DE CONFIGURAÇÃO BALANÇA TOPMAX S & URANO INTEGRA Abaixo seguem os passos necessários para que você possa cadastrar um Equipamento do tipo Balança Topmax S no Software Urano Integra. Passo 1: Acessar

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo :

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : MANUAL DA SUA CX DE EMAIL ( ROUNDCUBE ) Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : 1. No centro da tela temos a lista de mensagens. Nesta lista serão exibidas as mensagens das pastas

Leia mais

COMO CONFIGURAR UM ROTEADOR

COMO CONFIGURAR UM ROTEADOR COMO CONFIGURAR UM ROTEADOR Os equipamentos de sua conexão (computador, modem, roteador, etc.) são muito sensíveis às oscilações de energia. Por isso, sempre que possível, mantenha os ligados a um estabilizador

Leia mais

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS Introdução Os vírus de computador que infectam os pendrives sempre se infiltram pela raiz do mesmo, que é a primeira área onde o pendrive começa a ser utilizado,

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Insight Teacher Quickstart Guide

Insight Teacher Quickstart Guide 1 2 Site de Internet: www.faronics.com E-mail: sales@faronics.com Telefone: (+1) 800-943-6422 ou (+1) 604-637-3333 Fax: (+1) 800-943-6488 ou (+1) 604-637-8188 Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br MANUAL WEBDRIVE webdrive.whirlpool.com.br 1 Sumário 1. O Webdrive p. 04 2. Acessando o sistema p. 04 2.1 Esqueci minha senha 2.2 Página principal 2.3 Efetuar logoff 2.4 Criar e alterar Usuários 2.5 Criar

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

W-R1000nL Guia de instalação

W-R1000nL Guia de instalação W-R1000nL Guia de instalação 1 Sumário Configurando seu Computador...3 Configuração de Roteamento...4 Configurando repetição de sinal...8 2 Configurando seu Computador Esta configuração pode variar dependendo

Leia mais

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem 2015 Manual de utilização do EAD SINPEEM EaD Sinpeem 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR UM CURSO... 3 3. COMO ALTERAR MINHA SENHA... 5 4. COMO EDITAR MEU PERFIL... 5 5. COMO ACESSAR O CURSO...

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito GUIA RÁPIDO DARUMA Viva de um novo jeito Dicas e Soluções para IPA210 Leia atentamente as dicas a seguir para configurar seu IPA210. Siga todos os tópicos para que seja feita a configuração básica para

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok Microsoft P ow erp oint Apresentação Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um data

Leia mais

MANUAL MOODLE - PROFESSORES

MANUAL MOODLE - PROFESSORES MANUAL MOODLE - PROFESSORES VERSÃO 2.5 Faculdades Projeção FACULDADE PROJEÇÃO Prof. Oswaldo Luiz Saenger Presidente Prof.ª Catarina Fontoura Costa Diretora Geral das Unidades Educacionais Prof. José Sérgio

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

2. Cadastrar Cargo de Funcionário: Gestão> Cadastro> RH> Cargo Cadastro auxiliar necessário quando for preciso cadastrar os funcionários da loja.

2. Cadastrar Cargo de Funcionário: Gestão> Cadastro> RH> Cargo Cadastro auxiliar necessário quando for preciso cadastrar os funcionários da loja. ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO CTRL HORÁRIO A. PREPARATIVO CONTROLE DE HORARIO Antes de fazer a instalação e configuração do Controle de Horário, é necessário que previamente seja

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

Relatórios. Manual. Pergamum

Relatórios. Manual. Pergamum Relatórios Manual Pergamum Manual PER-MAN-005 Estatísticas Circulação de Materiais - Geral Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 1-4 1.1 PESQUISANDO ESTATÍSITICAS E RELATÓRIOS... 1-10 1.2 UTILIZANDO O MÓDULO RELATÓRIOS...

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário GuiaRápido SistemadeCobrança-Beneficiário GR SistemadeCobrança Beneficiário Índice 1 Introdução... 4 2 Público Alvo... 4 3 Pré-Requisitos... 4 4 Acessando o Sistema de Cobrança... 5 5 Cadastro... 6 5.1

Leia mais

UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa. Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa. Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Instruções para gerenciamento dos sites em Joomla (versão 1.5.3) Níveis: Editor e Administrador Junho/2008 Í N D I C E Usuários

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P

Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P 1. Introdução ao Tablet PC 1.1 Diagrama geral do Tablet PC Diagrama Frontal: Figura 1-1. Diagrama Lateral: Figura 1-2 Diagrama Traseiro: Figura 1-3 1.2 Tablet PC - Uso

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

Portaria Express 2.0

Portaria Express 2.0 Portaria Express 2.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

Orientações para o uso do webmail da CODEVASF

Orientações para o uso do webmail da CODEVASF Orientações para o uso do webmail da CODEVASF Índice: Página Inicial 2 Correio 2 Enviando uma mensagem Catálogo de endereços 2 3 Configurando o catálogo de endereços 3 Adicionando um contato 4 Enviando

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA 1 Sumário: 1. AR PDV...02 2. Registro / Login...03 3. Configuração...03 4. Abertura de Caixa...03 5. Registro de Vendas...04 a. Passos para Emissão do Cupom Fiscal...05 b. Inserindo Produtos...06 c. Formas

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HD DA HP

GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HD DA HP GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HD DA HP Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais da Microsoft Corporation registradas nos Estados Unidos.

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL MAC OS

SISTEMA OPERACIONAL MAC OS MANUAL PROTECT Versão R15 SISTEMA OPERACIONAL MAC OS Copyright GVT 2015 www.gvtprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 GVT PROTECT... 3 2.1 Requisitos Mínimos De Sistema... 3 2.2 Sistemas Operacionais

Leia mais

AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR

AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR Talegal Services +258 820271343 +258 848162924 +258 844459500 www.deogracio-e-raquinha.webnode.pt Aprenda a usar um pen drive como

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais