PRESENÇA DO CANAL CAVO-INTERRADICULAR EM MOLARES DIFANIZADOS THE PRESENCE OF THE FURCATION CANAL IN CLARIFYING MOLARS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRESENÇA DO CANAL CAVO-INTERRADICULAR EM MOLARES DIFANIZADOS THE PRESENCE OF THE FURCATION CANAL IN CLARIFYING MOLARS"

Transcrição

1 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, PRESENÇA DO CANAL CAVO-INTERRADICULAR EM MOLARES DIFANIZADOS THE PRESENCE OF THE FURCATION CANAL IN CLARIFYING MOLARS Josiane de Almeida a Francine Cardozo Madruga b Ezilmara Leonor Rolim de Sousa c Resumo O conhecimento da anatomia da cavidade pulpar e suas variações anatômicas se tornam necessárias para aumentar o percentual de êxito nos tratamentos endodônticos, tornando relevante o estudo e reconhecimento do canal cavo-interradicular. Este canal encontra-se no assoalho da câmara pulpar, saindo deste e percorrendo a dentina interradicular até alcançar o ligamento periodontal, podendo servir como uma avenida de contaminação. O presente estudo tem como objetivo verificar a presença do canal cavo-interradicular na região de assoalho de molares. Foram analisados 80 molares extraídos de humanos, sendo 51 superiores e 29 inferiores. Os dentes selecionados foram abordados endodonticamente, radiografados e armazenados em solução de hipoclorito de sódio a 1% por 24 horas, após uma lima #10 Tipo Kerr foi utilizada para facilitar a remoção de restos orgânicos. Em seguida, os mesmos sofreram ação de EDTA por 3 minutos, promovendo assim, a remoção de lama dentinária. Os dentes foram lavados, deixados secar naturalmente e então foi realizada a diafanização (protocolo FOP UNICAMP). As amostras foram analisadas utilizando-se 4 métodos: exame a olho nu, olho nu com auxílio da lupa estereoscópica, exame dos dentes diafanizados com auxílio da lupa estereoscópica e a análise do exame radiográfico. Observou-se,respectivamente, a presença do canal cavo-interradicular em 00, 00, 04 molares; sendo que exame radiográfico sugeriu a presença em 3 amostras. Com base na metodologia usada, pode-se concluir que o canal cavo-interradicular estava ausente na maioria dos dentes observados, sendo que quando presente, o canal cavo-interradicular pode ser observado com maior clareza através do método de diafanização. PALAVRAS-CHAVE: Anatomia de molares, diafanização, canal cavo inter-radicular. a Aluna da graduação da Faculdade de Odontologia - UFPel b Especialista em Endodontia pela Faculdade de Odontologia - UFPel Pós-graduanda em Odontologia área de concentração Dentística da Faculdade de Odontologia - UFPel c Especialista em Endodontia pelo Hospital de Reabilitação Crânio-facial USP - Bauru Mestre e Doutora em Clínica Odontológica área de concentração Endodontia - UNICAMP Professora adjunta nível 2 em Endodontia da Faculdade de Odontologia UFPel

2 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, Abstract The knowledge about the anatomy of the pulp cavity and its anatomical variations is necessary to increase the percentage of success in endodontic treatments, what makes relevant the study of the furcation canal. It located on the floor of the pulp chamber, and it goes through the root dentin to find the periodontal ligament, serving as a contamination avenue. The aim of this study is to investigate the existence of the furcation canals in the molars pulp-chamber floor. Eighty molars, extracted from humans, were studied, being 51 upper and 29 lower ones. The selected teeth were approached endodontically, radiographed and kept in a 1% sodium hypochlorite solution for 24 hours. Later, type 10 Kerr grit was used to help removing the organic left over. Afterwards, the teeth were put under EDTA action for 3 min, promoting the removal of the smear layer. The teeth were washed and left to dry in natural conditions and then a clarifying technique was performed (FOP UNICAMP protocol). Four different techniques were used to analyze the samples: naked eye exam, naked eye using stereomicroscopy, exam of the transparent teeth using stereomicroscopy and the analysis of the radiographic exam. The furcation canal was respectively observed in 00, 00, 04 molars and the radiographic exam suggested its presence in 3 samples. Based on the methodology used we may conclude that the furcation canal was absent in most of the observed teeth and, if observed, it could be seen more clearly when the clarifying technique was used. KEYWORDS: Molars anatomy, clarifying technique, furcation canal.

3 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, Introdução O sistema de canais radiculares ainda é um mistério a ser desvendado, mesmo pelo bom endodontista, pois podem existir inúmeras ramificações que precisam ser esclarecidas para que o clínico possa interpretar e desenvolver o seu papel adequadamente. Uma das variações anatômicas que apresenta grande controvérsia na literatura, no que diz respeito a sua freqüência e, dada a sua importância clínica e envolvimento com as demais especialidades odontológicas, é o reconhecimento da presença do canal cavo-interradicular. Este canal encontra-se no assoalho da câmara pulpar, saindo desta e percorrendo a dentina interradicular até alcançar o ligamento periodontal, em nível de furca, podendo servir como uma avenida de contaminação. Por isso, em determinadas vezes poderão surgir os problemas endoperiodontais (Vale e colaboradores ). A existência do canal-cavointerradicular justificaria manifestações clínico-patológicas como rarefações ósseas, envolvendo estruturas periodontais na região de furca de dentes multirradiculares (Seltzer e colaboradores 35, 1963). É de conhecimento geral que o único recurso disponível na rotina clínica, além dos testes clínicos e história do paciente, para executar o diagnóstico e o plano de tratamento é o método radiográfico. Este se constitui em um meio complementar valioso para verificar a morfologia do órgão dental, no entanto não fornece uma imagem suficiente para esclarecer maiores dúvidas que porventura possam surgir e, além da superposição, não mostra profundidade e nem oferece uma imagem tridimensional do dente estudado. Embora uma relação endoperiodontal seja reconhecida, existem controvérsias evidentes em relação à existência dessa ramificação na região de furca. Autores como Burch e Hulen 8, Gutmann 14, Koenings e colaboradores 20, através de suas pesquisas encontraram um número significativo de canais acessórios na região de furca de molares, não especificando porém, se partiam da câmara coronária pulpar propriamente. Vale e colaboradores 38 em 1996 detectaram a presença do canal cavo-interradicular em 46,6% dos molares inferiores (7 dos 15 totais) e em 26,6% dos molares superiores (4 dos 15 totais) utilizando como métodos de avaliação olho nu, lupa comum e microscópio eletrônico de varredura (MEV). Por outro lado, Pineda e Kuttler 34, 1972, analisando 4183 dentes afirmaram que ramificações na bi ou trifurcação em dentes multirradiculares não foram observadas. Devido a essas controvérsias, é que se propôs desenvolver esta pesquisa in vitro utilizando-se, além do método radiográfico que é o utilizado na clínica endodôntica, também o método que ofereça uma visão tridimensional com maior detalhe da anatomia interna do sistema de canais radiculares, a diafanização.

4 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, penetração do nanquim ao longo dos canais. Novamente os dentes foram lavados em água corrente para remoção do hipoclorito e EDTA e deixados secar Materiais e métodos Este trabalho foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas com o parecer nº 06/04, protocolo de pesquisa nº 02/04. Foram analisados 80 molares, 51 superiores e 29 inferiores, com exceção dos terceiros molares. As amostras foram devidamente hidratadas e armazenadas em solução de formol a 10%, para que houvesse a fixação dos tecidos moles. Foi, então, utilizada a técnica de diafanização segundo o protocolo da FOP UNICAMP (Siqueira Jr. 37 e colaboradores 2001). Primeiramente, realizou-se o acesso à câmara pulpar, sendo o teto totalmente removido para melhorar a visualização do assoalho e furca. Os dentes foram, então, lavados em água corrente para remoção dos detritos resultantes do acesso (raspas de dentina e cárie) e imersos em hipoclorito de sódio a 1% durante 24 horas, seguida de leve agitação no interior dos canais radiculares, com lima tipo Kerr de numeração 8 ou 10, de acordo com o diâmetro do canal, a fim de que não houvesse alterações na anatomia interna. O forame apical foi ultrapassado propositalmente, com a finalidade de permitir o perfeito escoamento e conseqüente moldagem do interior da cavidade pulpar. Após, os espécimes sofreram ação de EDTA por 3 minutos, promovendo assim, a remoção da lama dentinária oriunda da trepanação, o que permitiu melhor visualização do assoalho e da furca e naturalmente. Em seguida foi realizada a imersão em HCl (ácido clorídrico) a 5% com troca de solução a cada 24 horas, até a obtenção da total descalcificação dos dentes, sendo necessário um período de 3 a 6 dias. Após, fez-se a lavagem em água corrente por 4 horas para remoção do ácido clorídrico e, então desidratação progressiva em uma bateria de álcool em escala ascendente (75º GL, 85ºGL, 95ºGL e 100ºGL), permanecendo uma hora em cada concentração. Em seguida, com o auxílio de seringa hipodérmica de um ml (para insulina), injetou-se nanquim no interior da cavidade pulpar até o preenchimento de toda a porção correspondente ao sistema de canais radiculares. Imediatamente após a etapa anterior, durante um período de 1 hora, as peças foram imersas em álcool absoluto para que o nanquim previamente colocado fosse fixado, retendo-se, então, o corante de uma maneira definitiva no interior das peças já desidratadas. A última etapa consistiu na imersão dos dentes em solução de salicilato de metila, aumentando o grau de transparência e mantendo a peça conservada por longo período.

5 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, exame com lupa estereoscópica associado ao método de diafanização, foram visualizados 4 dentes com cavointerradicular (2 sup. e 2 inf). Métodos de análise As amostras foram analisadas utilizando-se 4 métodos: exame a olho nu, olho nu com auxílio de lupa estereoscópica (com um aumento de 10X), exame dos dentes diafanizados com auxílio da lupa estereoscópica e a análise do exame radiográfico. Para a análise das amostras diafanizadas o dente permanecia no interior de uma placa petri de vidro, com um volume de solução de salicilato de metila capaz de mantê-lo totalmente submerso. Uma fonte de luz invertida (lâmpada de 100 watts) foi colocada por baixo da placa de vidro. Desta forma, se obtinha transparência máxima, ideal para identificação minuciosa dos canais preenchidos pela tintura negra de nanquim. Os dentes que continham o canal cavo-interradicular foram separados para documentação ilustrativa. Estas imagens foram realizadas por um equipamento de captura de imagens digital, acoplado à lupa estereomicroscópica através do programa PIXEL VIEW com aumento de 10 vezes. Resultados A. B. Figura 1: Evidenciação do canal cavo inter-radicular através da diafanização com auxílio de lupa estereocópica. A ausência do canal cavo-interradicular; B presença do canal cavo-interradicular. Através da análise a olho nu e a olho nu com auxilio de lupa estereoscópica, antes que as amostras fossem diafanizadas, não foi constatada a presença do canal cavo-interradicular. Analisando as radiografias, estas sugeriram a presença do canal cavointerradicular em 3 dentes (2 sup. e 1 inf). Já no Discussão Com a finalidade de determinar a presença ou não de canais cavo-interradiculares, foram diafanizados molares humanos permanentes

6 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, superiores e inferiores. No exame a olho nu não foi possível observar os detalhes microscópicos, apenas as entradas das embocaduras dos canais radiculares e muitas vezes a presença da canaleta que liga uma embocadura a outra, o Rostrum Canali. Quando se associou a lupa estereoscópica pode-se melhorar os detalhes, porém ainda de forma grosseira. Observou-se apenas entradas de forames no assoalho da câmara pulpar interna, porém não foi possível verificar se estes se comunicavam com a superfície externa do dente. Já na análise radiográfica, diante das suas limitações, com as imagens observadas mésiodistalmente, estas sugeriram a presença de 3 amostras com canal cavo-interradicular. Com a observação tridimensional das amostras dentárias obtidas com o processo de diafanização, pode-se visualizar com muita persistência os canais cavo-interradiculares (4 amostras). A técnica de diafanização empregada no estudo permitiu uma visão tridimensional do sistema de canais radiculares e possibilitou a observação com acuidade, revelando, por transparência, o intrincado de canais e interligações. Já o exame radiográfico mostrou as limitações que a imagem oferece, não sendo tridimensional e ainda com superposição de imagem e de difícil visualização de detalhes anatômicos. Confrontando com outras pesquisas, pode-se perceber que os achados encontrados estão de acordo e, também, de desacordo com trabalhos publicados na literatura. Seltzer, Bender e colaboradores 36 não tiveram dúvidas em relação a presença de canais laterais na região de furca, especialmente em molares. Admitem que um dos meios de comunicação anatômica entre polpa e periodonto é feito através desses canais acessórios. Lowman e colaboradores 25 através de uma técnica experimental usando sistema de pressão à vácuo para introdução de um corante radiopaco na cavidade endodôntica identificou em um percentual de 59%, dentes com canais na região interradicular, mais precisamente nos terços médio e cervical da raiz, sem distinção entre molares superiores e inferiores. Já Gutman 14, usando também corante sob pressão negativa à vácuo, encontrou 28,4% de ramificações na região de furca, relatando casos de extensão até 4mm abaixo desta, porém, não especificando se partiam da própria câmara pulpar. Com isso, verificou-se que técnicas bem semelhantes produziram percentuais totalmente diferentes. Entretanto, De Deus 9, analisando um número bastante expressivo de dentes (1140), encontrou um percentual baixo de canais laterais (2,3%) que partiam da parte cervical da raiz para o ligamento periodontal. Nenhum canal cavo-interradicular foi identificado. De Deus 9 afirma que através de técnicas que mostraram as três dimensões, a presença do canal cavo-interradicular é um achado raro. Nos estudos de Pineda e Kuttler 34 (1972), onde cerca de 7275 canais radiculares foram investigados, como também no trabalho de Hession 18 (1977) onde 164 dentes foram analisados, ambos usaram incidências radiográficas e nenhuma ramificação na furca foi identificada. Inosoja e colaboradores 19 (1998) utilizaram radiografias com o intuito de detectar as nuances anatômicas dos elementos dentais. Afirmam que este

7 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, método fica muito a dever, pelas próprias limitações da imagem radiográfica. Além da superposição, não mostra profundidade e nem oferece uma imagem tridimensional do dente estudado. O presente estudo está em acordo, pois se pode observar todas essas limitações durante a análise radiográfica das amostras dentais. Concorda-se com as afirmações de Pineda e Kuttler 34, quando dizem que uma das principais falhas na terapia endodôntica é a falta de conhecimento da anatomia do conduto radicular. Não é possível se instituir um tratamento endodôntico correto, sem primeiro conhecer com detalhes sua anatomia, porque o endodontista encontra os canais variando em número, tamanho, diâmetro, com diferentes fusões, direções e estágios de desenvolvimento. Levando em consideração as peculiaridades de cada caso, não existem técnicas para um correto tratamento dessas variantes. No entanto, apesar da grande diversidade de detalhes, Sjögren e colaboradores 38 verificaram em seus estudos, frente ao estado pré-operatório da polpa e tecidos periapicais, após um período de 8 a 10 anos de tratamento, um percentual de 96% de sucesso nos tratamentos endodônticos quando não havia lesão periapical e 86% na presença de lesão Conclusão Dentro das limitações do estudo, após a obtenção dos resultados, pode-se concluir que não é possível verificar a presença do canal cavointerradicular a olho nu e a olho nu com auxílio da lupa estereoscópica. Já as imagens radiográficas apenas sugerem a presença do canal cavo-interradicular, se presente. O método de diafanização das amostras dentais associados ao uso da lupa estereoscópica e a incidência luminosa mostram com maior clareza, quando presente, o canal cavo-interradicular. Também se pode concluir a existência do canal cavointerradicular no percentual de 5% do total da amostra deste estudo. Referências Bibliográficas: 1. ADLOFF, 1913 Apud PUCCI, F.M. & REIG, R. Condutos Radiculares. Anatomia, patologia, y terapia. Montevidéo: Médico Cirúrgica. p. 155, APRILLE, E.C.; APRILLE, H. Contribuição ao estudo da topografia dos canais radiculares. Rev. Paul. Cir. Dent. V.1. p.13-16, AZEREDO, R. A., et al. Contribuição ao estudo da anatomia do sistema de canais radiculares de caninos inferiores utilizando-se de cortes macroscópicos e da diafanização. Rev. ABO nac. v.10, n.1, p.30-36, fev-mar

8 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, AZEREDO, R. A., et al. Estudo da anatomia do sistema de canais radiculares de caninos superiores humanos, utilizando cortes macroscópicos e a técnica da diafanização. UFES Rev. Odontol., Vitória, v.4, n.2, p.26-31, jul./dez BURCH, J. G.; HULEN, S. A study of the presence of accessory foramina and the topography of molar furcations. Oral Surg., v.38, n.3, p.451-5, set DE DEUS, Q.D., Topografia da cavidade pulpar e do periápice. Endodontia, 5ª ed., BARKER, B. C. W.; LOCKETT, B. C. and PARSON, K. C. The demonstration of root canal anatomy. Australian Dent. Journal. V.14, n.2, p , Feb Apud PÉCORA, J. D. Uma breve história dos métodos de estudo de anatomia interna dos dentes humanos. Disponível em: Desenvolvida em: 03 de novembro de Rio de Janeiro: Ed. Medsi, cap.2, DEUTSCH, A.S.; MUSIKANT, B.L. Morphological measurements of anatomic landmarks in human maxillary and mandibular molar pulp chambers. Journal of Endodontics vol.30, n.6, p , june FISCHER 1908 Apud PUCCI, F.M. & REIG, BARRETT, M. T. The internal anatomy of the teeth with special reference to the pulp with its banches. D Cosmos v. 67, n. 6, p , June Apud PÉCORA, J. D. Uma breve história dos métodos de estudo de anatomia interna dos dentes humanos. Disponível em: Desenvolvida em: 03 de novembro de R. Condutos Radiculares. Anatomia, patologia, y terapia. Montevidéo: Médico Cirúrgica, p. 154, GOLDBERG, F. et al Acessory orificies: Anatomical relantionship between the pulp chamber floor an the furcation. J Endod., v.13, n.4, p , Apr, BENATTI, O.; VALDRIGHI, L.; BENATTI, M. A. Aspectos anatômicos da cavidade pulpar Correspondência de variações anatômicas em dentes pares contralaterais. RGO, v.42, n.2, p , mar/abr., GUTIÉRREZ, J.H. & GARCIA, J Microscopic and macroscopic investigation on results of mechanical preparation of root canals. Oral Surg., v.25, p , 1968.

9 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, GUTMAN, J. L. Prevalence, location and patency of accessory canals in the furcation region of permanent molars. J. Periodontol., v.49, n.1, p.21-6, jan electron microscopic investigations of accessory foramina in the furcation areas of human molar teeth. Oral Surg., v.38, n.5, p , nov HARRISON 1977 Apud PÉCORA, J. D. Uma breve história dos métodos de estudo de anatomia interna dos dentes humanos. Disponível em: Desenvolvida em: 03 de novembro de KRAMER, I. R. The vascular architecture of the human dental pulp. Arch. Oral Biol. 2: 177, Apud VERTUCCI, F. J.; WILLIAMS, R.G. Furcation canals in the human mandibular first molar. Oral Surg., v. 38, n.2, p , aug HASSELGREN, G.; TRONSTAD, L. The use of transparent teeth in the teaching of preclinical endodontics. J Endodo., v.1, n.8, p , HESS, W. The anatomy of the root canals of the teeth permanent dentition. Londres, Jhon bale, Sons e Deniels Son Ltd., p.7, HESSION, R. W. Endodontic Morphology: A radiographic analisis. Oral Sug Oral Med Oral Pathol. V.44, n.4, p , oct KUTTLER, S.; GARALA, M.; PEREZ, R.; DORN, S.O. The endodontic cube: a system designed for evaluation of root canal anatomy and canal preparation. Journal of Endodontics v.27, n.8, p , aug KUTTLER, Y. Anatomía topográfica de la cavidad pulpar. In. Endodoncia Pratica. México. A.L.P.H.A., p. 21, LEONARDO, M.R. & LEAL, J.M., Aspectos anatômicos da cavidade pulpar. p Endodontia. 2ª ed. São Paulo: Pan- 19. INOJOSA, I. I. et al. Estudo dos canais radiculares presentes na raiz mesiovestibular de primeiros molares superiores permanentes (in vitro). Rev Brás. Odontol. v. 55, n. 5, p , set/out, KOENINGS, J. F.; BRILLIANT, J. D.; FOREMAN, D. W. Preliminary scanning Americana, LOWMAN, J.L.; BURKE, R.S.; PELLEU, G.B. Patent accessory canals: incidence in molar furcation region. Oral Surg., v.36, n.4, p.580-4, oct

10 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, MIRANDA, T.E.C.de Pesquisa de canal cavointerradicular em molares inferiores pela técnica da diafanização, apresentando à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dissertação.ufrj PÉCORA, J. D. et al Novo método de diafanização de dentes. Rev. Fac. Odont. Rib. Preto v. 23, n.1, p. 1-5, jan./jun PÉCORA, J. D.; COSTA, W. F.; MAIA CAMPOS, G. A study of the dentinal permeability of the pulp chamber floor of human lower molars with separate roots. Braz Dent J v.1, n.1, p , PÉCORA, J. D., SAVIOLI, R. N.; MURGEL, C. A. F. Estudo da incidência de dois canais nos incisivos inferiores humanos. Rev. Brasil. Odont. V.47, n.4, p , jul-ago., PÉCORA, J.D.; WOELFEL, J. B.; SOUSA NETO, M. D.; ISSA, E. P. Morphologic Study of the Maxilary Molars Part II: Internal Anatomy. Braz. Dent. J, v. 3, p , PÉCORA, J. D.; SOUSA NETO, M.; SILVA, R. S. da. Apresentação de uma técnica simplificada de diafanização de dentes e sua inclusão em blocos transparentes. Rev Odonto v.2, n.6, p , PÉCORA, J. D. Uma breve história dos métodos de estudo de anatomia interna dos dentes humanos. Disponível em: Desenvolvida em: 03 de novembro de PERLICH, M. A.; FOREMAN, D.W. A scanning electron microscopic investigation of accessory foramens on the pulpal floor of human molars. J. Endod. V.7, n.9, p , set PINEDA, F; KUTTLER, Y. Mesiodistal and buccolingual roentgenographic investigation of 7275 root canals. Oral Surg Oral Med Oral Pathol, v.33, n.1, p Jan PRADA, C. G. et al. Avaliação da ocorrência de canais acessórios na furca e no terço cervical radicular de molares humanos: estudo dos forames em microscópio eletrônico de varredura. Rev Odontol Univ São Paulo, v.8, n.2, p , abr./jun SELTZER, S.; BENDER, I.B.; ZIONTZ, M. The interrelationship of pulp and periodontal disease. Oral Surg., v.16, n.12, p , dec

11 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, SIQUEIRA Jr., C. A.; GOMES, B.P.F.A.; QUADROS, I.; SIGNORETTI, F.G.C.; FERRAZ, C.C.R.; TEIXEIRA, F.B.; SOUZA- FILHO, F.J. Protocolo de diafanização para estudos em endodontia. Anais da VIII Jornada Odontológica de Piracicaba 01 a 05 de outubro de 2001, resumo SJÖGREN U., HÄGGLUND B., SUNDQVIST G. Factors affecting the long-terms results of endodontic treatment. J. Endod. 1990; first molar. Oral Surg., v. 38, n.2, p , aug VIER, F. V.; SÓ, M. V. R; MATTUELLA, L. G.; OLIVEIRA, F.; BOZZA, K.; OLIVEIRA, E. P. M. de. Correlação entre o exame radiográfico e a diafanização na determinação do número de canais em primeiros pré-molares inferiores com e sem sulco longitudinal radicular. Odontologia Clín. Cient. Recife, v.3, n.1, p , Jan/abr., : SPALTHOLZ 1906 Apud PÉCORA, J. D. Uma breve história dos métodos de estudo de anatomia interna dos dentes humanos. Disponível em: Desenvolvida em: 03 de novembro de VALE, I. S. et al. Presença do canal cavointer-radicular em molares superiores e inferiores. Rev Odontol Univ São Paulo, v.10, n.3, p , jul/set VERTUCCI, F.J.; ANTHONY, R. L. A scanning electron microscopic investigation of accessory foramina in the furcation and pulp chamber floor of molar teeth. Oral Surg., v.62, n.3, p , set VERTUCCI, F. J.; WILLIAMS, R.G. Furcation canals in the human mandibular

Estudo da anatomia interna do canal radicular em incisivos inferiores pela técnica de diafanização

Estudo da anatomia interna do canal radicular em incisivos inferiores pela técnica de diafanização ISSN 1806-7727 Estudo da anatomia interna do canal radicular em incisivos inferiores pela técnica de diafanização Root canal anatomy study of lower incisors by the clearing technique Daniel GALAFASSI*

Leia mais

RSBO Revista Sul-Brasileira de Odontologia ISSN: 1806-7727 fbaratto@uol.com.br Universidade da Região de Joinville Brasil

RSBO Revista Sul-Brasileira de Odontologia ISSN: 1806-7727 fbaratto@uol.com.br Universidade da Região de Joinville Brasil RSBO Revista Sul-Brasileira de Odontologia ISSN: 1806-7727 fbaratto@uol.com.br Universidade da Região de Joinville Brasil Sens Fagundes TOMAZINHO, Flávia; VALENÇA, Paola Cristine; Zaina BINDO, Tatiana;

Leia mais

Análise da anatomia apical do canal radicular de pré-molares inferiores em microscopia eletrônica de varredura

Análise da anatomia apical do canal radicular de pré-molares inferiores em microscopia eletrônica de varredura Análise da anatomia apical do canal radicular de pré-molares inferiores em microscopia eletrônica de varredura SEM analysis of apical anatomy of mandibular premolars Marília Ostermann Bürgel * Maristela

Leia mais

ESTUDO DAS RELAÇÕES ANATÔMICAS ENTRE OS CANAIS MESIAIS DE MOLARES INFERIORES AN INVESTIGATION OF ANATOMICAL RELATIONS AMONG MOLAR MESIAL CANALS

ESTUDO DAS RELAÇÕES ANATÔMICAS ENTRE OS CANAIS MESIAIS DE MOLARES INFERIORES AN INVESTIGATION OF ANATOMICAL RELATIONS AMONG MOLAR MESIAL CANALS Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 1, Número 2, Julho/Dezembro, 2005. 1 ESTUDO DAS RELAÇÕES ANATÔMICAS ENTRE OS CANAIS MESIAIS DE MOLARES INFERIORES AN INVESTIGATION OF ANATOMICAL RELATIONS

Leia mais

MOLARES INFERIORES COM QUATRO CONDUTOS RADICULARES: TRATAMENTO ENDODÔNTICO MANDIBULAR MOLAR WITH FOUR CANALS: ENDODONTICS TREATMENT

MOLARES INFERIORES COM QUATRO CONDUTOS RADICULARES: TRATAMENTO ENDODÔNTICO MANDIBULAR MOLAR WITH FOUR CANALS: ENDODONTICS TREATMENT Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 5, Janeiro Junho, 2007 1 MOLARES INFERIORES COM QUATRO CONDUTOS RADICULARES: TRATAMENTO ENDODÔNTICO MANDIBULAR MOLAR WITH FOUR CANALS: ENDODONTICS

Leia mais

ANATOMIA INTERNA DENTAL

ANATOMIA INTERNA DENTAL ANATOMIA INTERNA DENTAL Cavidade Pulpar: Espaço no interior dos dentes onde se aloja a polpa. Esta cavidade reproduz a morfologia externa do dente,podendo se distinguir duas porções: uma coronária e outra

Leia mais

ANÁLISE DA PRESENÇA DO CANAL CAVO-INTER-RADICULAR EM MOLARES ESTUDO IN VITRO

ANÁLISE DA PRESENÇA DO CANAL CAVO-INTER-RADICULAR EM MOLARES ESTUDO IN VITRO ARTIGO ANÁLISE DA PRESENÇA DO CANAL CAVO-INTER-RADICULAR EM MOLARES ESTUDO IN VITRO IN VITRO ANALYSIS OF ACESSORY FORAMINA IN MOLAR TEETH Cunha, Fernanda Silveira da* Machado, Geovana** Neuvald, Lilian***

Leia mais

Aspectos de interesse à endodontia

Aspectos de interesse à endodontia SISTEMA DE CANAIS RADICULARES Anatomia das cavidades pulpares Aspectos de interesse à endodontia CAVIDADE PULPAR CAVIDADE PULPAR CAVIDADE ANATÔMICA CONTIDA NO INTERIOR DO DENTE, CIRCUNDADA POR DENTINA,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE TRATAMENTOS ENDODÔNTICOS REALIZADOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO COM PROSERVAÇÃO DE SEIS MESES

AVALIAÇÃO DE TRATAMENTOS ENDODÔNTICOS REALIZADOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO COM PROSERVAÇÃO DE SEIS MESES AVALIAÇÃO DE TRATAMENTOS ENDODÔNTICOS REALIZADOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO COM PROSERVAÇÃO DE SEIS MESES Dhebora do Canto 1 ; Beatriz do Nascimento Hernandes 2 ; Fausto Rodrigo Victorino 3 RESUMO: Pode-se

Leia mais

TRATAMENTO ENDODÔNTICO DE PRÉ-MOLAR INFERIOR COM TRÊS CONDUTOS RADICULARES RELATO DE CASO CLÍNICO

TRATAMENTO ENDODÔNTICO DE PRÉ-MOLAR INFERIOR COM TRÊS CONDUTOS RADICULARES RELATO DE CASO CLÍNICO Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 3, Número 6, Julho/Dezembro, 2007. 1 TRATAMENTO ENDODÔNTICO DE PRÉ-MOLAR INFERIOR COM TRÊS CONDUTOS RADICULARES RELATO DE CASO CLÍNICO ENDODONTIC TREATMENT

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA FREQUÊNCIA DA FUSÃO DE CANAIS MESIAIS EM MOLARES INFERIORES HUMANOS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Felipe Jost Clavé

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL. radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Neste tópico vamos descrever as principais alterações das imagens radiográficas da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas

Leia mais

ENDODONTIA I ABERTURA CORONÁRIA

ENDODONTIA I ABERTURA CORONÁRIA ENDODONTIA I ABERTURA CORONÁRIA Preparo da Cavidade Endodôntica Fundamentalmente, o objetivo do tratamento endodôntico consiste em chegar à região apical com os instrumentos e com o material obturador.

Leia mais

Cirurgiã-dentista, UFES, Vitória, Brasil. 2. Mestre em Saúde Coletiva, EMESCAM, Vitória, Brasil. 5

Cirurgiã-dentista, UFES, Vitória, Brasil. 2. Mestre em Saúde Coletiva, EMESCAM, Vitória, Brasil. 5 Melina Zani 1 Francisco Carlos Ribeiro 2 Rogério Albuquerque Azeredo 3 Márcia Gabriela Nino de Barros 4 Cristina Musso Schneider 5 Juliana Machado Barroso 6 In vitro analysis of the canal treated teeth

Leia mais

Objetivo Analisar a anatomia radicular interna de pré-molares inferiores por meio dos exames radiográfico e tomográfico.

Objetivo Analisar a anatomia radicular interna de pré-molares inferiores por meio dos exames radiográfico e tomográfico. ORIGINAL ORIGINAL Análise in vitro da anatomia interna de pré-molares inferiores inseridos em mandíbulas humanas por meio de exame radiográfico e tomografia computadorizada Cone Beam In vitro analysis

Leia mais

AVULSÃO EM DENTES PERMANENTES: NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ALUNOS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA PUCRS

AVULSÃO EM DENTES PERMANENTES: NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ALUNOS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA PUCRS IX Salão de Iniciação Científica PUCRS AVULSÃO EM DENTES PERMANENTES: NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ALUNOS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA PUCRS Fernando Vacilotto Gomes, Ana Paula Zambarda Habekost, João Feliz

Leia mais

ANATOMIA RADICULAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA TERAPÊUTICA PERIODONTAL Influence of radicular anatomy in periodontal therapy

ANATOMIA RADICULAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA TERAPÊUTICA PERIODONTAL Influence of radicular anatomy in periodontal therapy R. Periodontia - Março 2009 - Volume 19 - Número 01 ANATOMIA RADICULAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA TERAPÊUTICA PERIODONTAL Influence of radicular anatomy in periodontal therapy Thaís Ribeiral Vieira¹, Fernando

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ESTUDAR COM ATENÇÃO AMPLIAR AS IMAGENS PARA OBSERVAR OS DETALHES O periodonto (peri= em redor de; odontos = dente) compreende a gengiva, o ligamento periodontal,

Leia mais

CANAL MÉSIO-CENTRAL EM PRIMEIRO MOLAR INFERIOR

CANAL MÉSIO-CENTRAL EM PRIMEIRO MOLAR INFERIOR CANAL MÉSIO-CENTRAL EM PRIMEIRO MOLAR INFERIOR 383 RELATO DE CASO CANAL MÉSIO-CENTRAL EM PRIMEIRO MOLAR INFERIOR MIDDLE MESIAL CANAL OF THE FIRST MANDIBULAR MOLAR Rodrigo Sanches CUNHA 1,2 Carlos Eduardo

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º/2014

PLANO DE ENSINO - 1º/2014 PLANO DE ENSINO - 1º/2014 1. IDENTIFICAÇÃO: Curso: Odontologia Disciplina: Endodontia Carga Horária: 60h/a Professora: Dra. Patrícia Alvarez Ruiz Spyere do Nascimento E-mail: patriciaruizspyere@hotmail.com

Leia mais

Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte

Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte TRATAMENTO ENDODÔNTICO Fazendo de seu sorriso nossa obra de arte O D O N T O LO G I A E S T É T I C A R E S TAU R A D O R A O que é tratamento endodôntico? É a remoção do tecido mole que se encontra na

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de 2015 - Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de 2015 - Curitiba - PR 1 1 ESTRUTURAÇÃO DE UM BANCO DE DENTES CANINOS NO DEPARTAMENTO DE ANATOMIA DA UFPR PRODUCTION OF A CANINE TEETH BANK AT THE ANATOMY DEPARTMENT OF UFPR DORIE FERNANDA DE MORAES ZATTONI¹, MARIA FERNANDA TORRES¹,

Leia mais

ESTUDO DO SISTEMA DE CANAIS RADICULARES EM DENTES COM HIPERCEMENTOSE

ESTUDO DO SISTEMA DE CANAIS RADICULARES EM DENTES COM HIPERCEMENTOSE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA JAIRO FERREIRA DE FARIAS JUNIOR ESTUDO DO SISTEMA DE CANAIS RADICULARES EM DENTES COM

Leia mais

ANATOMIA DENTAL INTERNA

ANATOMIA DENTAL INTERNA ANATOMIA DENTAL INTERNA VERSIANI, 2014 Anatomia Dental Interna Características Gerais Grupo dos incisivos Grupo dos caninos Grupo dos pré-molares Grupo dos molares VERSIANI, 2014 Anatomia Dental Interna

Leia mais

Anatomical Study of the impact of canal orifice in maxillary first molars with access through conventional or wear one in the region of its mouth

Anatomical Study of the impact of canal orifice in maxillary first molars with access through conventional or wear one in the region of its mouth 39 Estudo Anatômico da Incidência do Canal Mesiopalatino em Primeiros Molares Superiores com Acesso Convencional ou Através de um Desgaste na Região de sua Embocadura Anatomical Study of the impact of

Leia mais

Aula 12: ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DAS LESÕES PERIODONTAIS

Aula 12: ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DAS LESÕES PERIODONTAIS Aula 12: ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DAS LESÕES PERIODONTAIS Autora: Profª. Rosana da Silva Berticelli Edição: Luana Christ e Bruna Reuter Lesões Periodontais Doença inflamatória dos tecidos de suporte dos

Leia mais

Estudo da anatomia interna dos pré-molares Revisão de literatura

Estudo da anatomia interna dos pré-molares Revisão de literatura REVISÃO DE LITERATURA Estudo da anatomia interna dos pré-molares Revisão de literatura The root and root canal morphology of the human premolar: a literature review RESUMO Introdução: com a intenção de

Leia mais

Anatomia do assoalho da câmara pulpar de molares superiores: Parte I

Anatomia do assoalho da câmara pulpar de molares superiores: Parte I REVISTA DE ODONTOLOGIA DA UNESP ARTIGO ORIGINAL Rev Odontol UNESP, Araraquara. mar./abr., 2011; 40(2): 73-77 2011 - ISSN 1807-2577 Anatomia do assoalho da câmara pulpar de molares superiores: Parte I Elder

Leia mais

Stomatos ISSN: 1519-4442 ppgpediatria@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil

Stomatos ISSN: 1519-4442 ppgpediatria@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Stomatos ISSN: 1519-4442 ppgpediatria@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Motcy de Oliveira, Elias Pandonor; Tartarotti, Eder; Dotto, Sidney Ricardo; Bochernitzan, Simone; Borin, Graziele Análise

Leia mais

5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico

5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico 5 Instrumentos Convencionais Acionados a Motor para Uso Endodôntico de Jesus Djalma Pécora com a colaboração de Eduardo Luiz Barbin; Júlio César Emboava Spanó; Luis Pascoal Vansan e Ricardo Novak Savioli

Leia mais

Gislaine Adams Sabrine Louise Souza

Gislaine Adams Sabrine Louise Souza Caso Clínico Clínica Integrada IV Necropulpectomia Gislaine Adams Sabrine Louise Souza Universidade Positivo 5º período Anamnese Paciente M.M. Sexo feminino 21 anos Fumante Procurou o serviço de emergência

Leia mais

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença?

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Capítulo15 Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Patrick Baltieri patrick baltieri Graduado em Odontologia pela FOP- UNICAMP (2003);

Leia mais

Por: Renato Fabricio de Andrade Waldemarin;Guilherme Brião Camacho e Vinícius Marcel Ferst

Por: Renato Fabricio de Andrade Waldemarin;Guilherme Brião Camacho e Vinícius Marcel Ferst Por: Renato Fabricio de Andrade Waldemarin;Guilherme Brião Camacho e Vinícius Marcel Ferst TÉCNICA DIRETA. 1. Radiografia inicial para determinação da possibilidade de confecção de pino/núcleo. 2. O dente

Leia mais

RESUMO ABSTRACT ISSN 1983-5183. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 2011; 23(2): 124-33, mai-ago

RESUMO ABSTRACT ISSN 1983-5183. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 2011; 23(2): 124-33, mai-ago ESTUDO IN VITRO DA FREQUÊNCIA DO CANAL CAVO INTER-RADICULAR E DO TERCEIRO CANAL NA RAIZ MESIAL DE MOLARES INFERIORES FREQUENCY OF FURCATION CANALS AND MIDDLE MESIAL CANAL IN MANDIBULAR MOLARS Izabel Coelho

Leia mais

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO CONE BEAM HIGH DEFINITION PARA AVALIAÇÃO PERIODONTAL

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO CONE BEAM HIGH DEFINITION PARA AVALIAÇÃO PERIODONTAL TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO CONE BEAM HIGH DEFINITION PARA AVALIAÇÃO PERIODONTAL Autora: Nelma Maria de Freitas Agradecimentos: Imagem Radiologia de Itajaí, Dr. Élio Giácomo Papaiz (in memorian). Dr.

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XVI Maio de 2016

Assessoria ao Cirurgião Dentista. 11 3894 3030 papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XVI Maio de 2016 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XVI Maio de 2016 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Retratamento de incisivo lateral superior com dois canais radiculares

Retratamento de incisivo lateral superior com dois canais radiculares VARIAÇÃO ANATÔMICA EM INCISIVO SUPERIOR 163 RELATO DE CASO Retratamento de incisivo lateral superior com dois canais radiculares Retreatment of the maxillary lateral incisor with two root canals Carlos

Leia mais

Pontos para as provas teóricas e práticas (segundo as áreas do Programa)

Pontos para as provas teóricas e práticas (segundo as áreas do Programa) PROGRAMAS DAS ÁREAS E BIBLIOGRAFIAS Pontos para as provas teóricas e práticas (segundo as áreas do Programa) Área de Periodontia - Anatomia do Periodonto - Etiologia e patogênese das doenças periodontais:

Leia mais

Aula 11: ALTERAÇÕES DO ORGÃO DENTÁRIO RAIZ

Aula 11: ALTERAÇÕES DO ORGÃO DENTÁRIO RAIZ Aula 11: ALTERAÇÕES DO ORGÃO DENTÁRIO RAIZ Autora: Profª. Rosana da Silva Berticelli Edição: Luana Christ e Bruna Reuter Etiologia CONGÊNITAS GENÉTICA ADQUIRIDAS Congênitas Concrescência Dilaceração radicular

Leia mais

Resumo ISSN 1983-5183. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo 2013; 25(2): 170-5, maio-ago

Resumo ISSN 1983-5183. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo 2013; 25(2): 170-5, maio-ago 2013; 25(2): 170-5, maio-ago TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO COMO FERRAMENTA NA IDENTIFICAÇÃO DE CANAIS ATRÉSICOS EM ENDODONTIA: RELATO DE CASO Cone Beam Computed Tomography as a tool for the

Leia mais

ODT 7005 - ENDODONTIA PRÉ - CLINICA - PLANO DE ENSINO 2011-2

ODT 7005 - ENDODONTIA PRÉ - CLINICA - PLANO DE ENSINO 2011-2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA COORDENADORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 8800-900 Trindade

Leia mais

Localização de canais calcificados com auxílio do microscópio clínico operatório: Série de casos clínicos

Localização de canais calcificados com auxílio do microscópio clínico operatório: Série de casos clínicos Autor convidado ZUOLO ML, KHERLAKIAN D, MELLO JR. JE, CARVALHO MCC, FAGUNDES MIRC Localização de canais calcificados com auxílio do microscópio clínico operatório: Série de casos clínicos Mário Luis Zuolo

Leia mais

INCIDENCE OF FLARE-UPS IN THE CLINIC OF ENDODONTICS OF FOP/UPE

INCIDENCE OF FLARE-UPS IN THE CLINIC OF ENDODONTICS OF FOP/UPE Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 2007 jan-abr; 19(1):33-38 INCIDÊNCIA DE FLARE-UPS NA CLÍNICA DE ENDODONTIA DA FOP/UPE INCIDENCE OF FLARE-UPS IN THE CLINIC OF ENDODONTICS OF FOP/UPE

Leia mais

EDERSON AUREO GONÇALVES BETIOL

EDERSON AUREO GONÇALVES BETIOL EDERSON AUREO GONÇALVES BETIOL AVALIAÇÃO BIOMECÂNICA DA UNIÃO DENTE-IMPLANTE COM DIFERENTES TIPOS DE CONECTORES, POR MEIO DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS São Paulo 2006 Ederson Aureo Gonçalves Betiol Avaliação

Leia mais

Avaliação clínica da neutralização do conteúdo séptico/necrótico do canal radicular: técnica imediata X técnica mediata

Avaliação clínica da neutralização do conteúdo séptico/necrótico do canal radicular: técnica imediata X técnica mediata Avaliação clínica da neutralização do conteúdo séptico/necrótico do canal radicular: técnica imediata X técnica mediata Clinical evaluation of septic/necrotic content neutralization from root canal: immediate

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA DOSE GLANDULAR MÉDIA NA MAMA E DA QUALIDADE DA IMAGEM NOS SISTEMAS DE MAMOGRAFIA DIGITAL

OTIMIZAÇÃO DA DOSE GLANDULAR MÉDIA NA MAMA E DA QUALIDADE DA IMAGEM NOS SISTEMAS DE MAMOGRAFIA DIGITAL XX CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EM MEDICINA OTIMIZAÇÃO DA DOSE GLANDULAR MÉDIA NA MAMA E DA QUALIDADE DA IMAGEM NOS SISTEMAS DE MAMOGRAFIA DIGITAL

Leia mais

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451 O PLURAL DAS PALAVRAS TERMINADAS EM -ÃO: MUDANÇA OU VARIAÇÃO ESTÁVEL? Miriam Cristina Almeida Severino (UFRJ) cristinasmiriams@yahoo.com.br Christina Abreu Gomes (UFRJ) christina-gomes@uol.com.br 1. Introdução

Leia mais

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Em um dente íntegro, suas imagens são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Estudamos as imagens das estruturas anatômicas, suas

Leia mais

INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA.

INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA. INCIDÊNCIA DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DE QUADRIL E JOELHO EM UM HOSPITAL DE GOIÂNIA. ASSIS, Thaís Rocha¹; SILVA, Mara Nunes da²; SANDOVAL,

Leia mais

IJD ISSN:1806-1. Artigo Original / Original Article

IJD ISSN:1806-1. Artigo Original / Original Article Artigo Original / Original Article IJD ISSN:1806-1 Dor pós-operatória em tratamento endodôntico realizado em sessão única e múltipla Postoperative pain in endodontic treatment in one session or multiple

Leia mais

Curso de Atualização Clínica para CD da Estratégia Saúde da Família. Urgências Pulpares. Fábio de Almeida Gomes Universidade de Fortaleza

Curso de Atualização Clínica para CD da Estratégia Saúde da Família. Urgências Pulpares. Fábio de Almeida Gomes Universidade de Fortaleza Curso de Atualização Clínica para CD da Estratégia Saúde da Família Urgências Pulpares Fábio de Almeida Gomes Universidade de Fortaleza Diagnóstico Anamnese Paciente deve ser motivado a relatar a história

Leia mais

Capítulo 5 Técnicas de odontometria

Capítulo 5 Técnicas de odontometria Capítulo 5 Técnicas de odontometria O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler ou escrever, mas aquele que não puder aprender, desaprender e, no fim, aprender de novo. Alvin Toffler

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA NOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ADELMO SIMAS GENRO, SANTA MARIA, RS: UMA ANÁLISE DESCRITIVA PARCIAL 1

PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA NOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ADELMO SIMAS GENRO, SANTA MARIA, RS: UMA ANÁLISE DESCRITIVA PARCIAL 1 Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 7, n. 1, p. 121-125, 2006. 121 ISSN 1982-2111 PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA NOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ADELMO SIMAS GENRO, SANTA MARIA, RS:

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

PRODUÇÃO DE ETANOL COM CANA CRUA ARMAZENADA NO INÍCIO DE SAFRA ETHANOL PRODUCTION BY GREEN CANE IN BEGINNING OF THE SEASON

PRODUÇÃO DE ETANOL COM CANA CRUA ARMAZENADA NO INÍCIO DE SAFRA ETHANOL PRODUCTION BY GREEN CANE IN BEGINNING OF THE SEASON PRODUÇÃO DE ETANOL COM CANA CRUA ARMAZENADA NO INÍCIO DE SAFRA ETHANOL PRODUCTION BY GREEN CANE IN BEGINNING OF THE SEASON Resumo Bruna Nayara Jorge Viola () Josiene Rocha Teixeira () Rodrigo Vezzani Franzé

Leia mais

INFLUÊNCIA DA QUEBRA DE DORMÊNCIA NA GERMINAÇÃO IN VITRO DE SEMENTES DE PARICÁ

INFLUÊNCIA DA QUEBRA DE DORMÊNCIA NA GERMINAÇÃO IN VITRO DE SEMENTES DE PARICÁ INFLUÊNCIA DA QUEBRA DE DORMÊNCIA NA GERMINAÇÃO IN VITRO DE SEMENTES DE PARICÁ Andredy Murilo Trindade Amorim¹, Oriel Filgueira de Lemos², Camila Beatriz Lima de Souza ³,Dávia Rosane Rodrigues Leite 3

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE COMPRIMENTO DA COROA E COMPRIMENTO TOTAL00 DENTE EM INCISIVOS, CANINOS E PRÉ-MOLARES, SUPERIORES E INFERIORES

CORRELAÇÃO ENTRE COMPRIMENTO DA COROA E COMPRIMENTO TOTAL00 DENTE EM INCISIVOS, CANINOS E PRÉ-MOLARES, SUPERIORES E INFERIORES Rev. Odont. UNESP. São Paulo, v. O,p. 17-5,1991. CORRELAÇÃO ENTRE COMPRIMENTO DA COROA E COMPRIMENTO TOTAL00 DENTE EM INCISIVOS, CANINOS E PRÉ-MOLARES, SUPERIORES E INFERIORES Hed Arruda CAMARGO* Jaime

Leia mais

PROTOCOLO DE DESCONTAMINAÇÃO ORAL

PROTOCOLO DE DESCONTAMINAÇÃO ORAL PROTOCOLO DE DESCONTAMINAÇÃO ORAL (PARA ADULTOS) Adaptado para utilização de escova dental + boneca de gaze Versão 1.6 Dr. Eduardo Esber Odontologista CROMG 16393 CNI 16495 "O que acontece na boca não

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Diagnóstico diferencial, lesão endo-periodontal, tratamento endodôntico, lesão de furca.

PALAVRAS CHAVE: Diagnóstico diferencial, lesão endo-periodontal, tratamento endodôntico, lesão de furca. Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino on Line Ano 9 Numero 15 Janeiro/Junho, 2012 ISSN 1980-7473 - http://www.ufsm.br/endodontiaonline LESÃO NA REGIÃO DE FURCA EM MOLAR INFERIOR Maria Gabriela Pereira

Leia mais

ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL

ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL ASPECTOS DE IMAGEM DAS ALTERAÇÕES DA RAIZ DENTAL Vamos descrever a seguir as principais imagens das alterações da raiz dental. As ocorrências, em sua maioria, são provenientes de causas patológicas. FORMA

Leia mais

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Especialidade: ENDODONTIA

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Especialidade: ENDODONTIA Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 10 Grupo: 100-Diagnose - As consultas deverão ser faturadas em Guias de Atendimento - GA, separadamente dos demais procedimentos, que serão faturados

Leia mais

TÍTULO: AUTORES INSTITUIÇÃO:

TÍTULO: AUTORES INSTITUIÇÃO: TÍTULO: PERFIL DAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DOS CURSOS DE ODONTOLOGIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL. AUTORES: BALAGUEZ, Carina G.; RADTKE, Anne C. M.; MIGUENS JR, Sergio A. Q.. E-mail:anneradtke@hotmail.com.

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA 2014-1

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA 2014-1 EDITAL ODONTOLOGIA 2014-1 O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO FAZEM SABER QUE ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

Leia mais

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO

DIAGNÓSTICO COLETA DE DADOS RACIOCÍNIO E DEDICAÇÃO EXAME CLÍNICO DA DOENÇA PERIODONTAL DIAGNÓSTICO PERIODONTAL CONSISTE O DIAGNÓSTICO NA ANÁLISE DO PERIODONTAL HISTÓRICO DO CASO, NA AVALIAÇÃO DOS SINAIS CLÍNICOS E SINTOMAS, COMO TAMBÉM DOS RESULTADOS DE

Leia mais

Moss et al. (2001) realizaram uma pesquisa com o objetivo de descobrir qual a conduta da comunidade endodôntica dos Estados Unidos em relação ao

Moss et al. (2001) realizaram uma pesquisa com o objetivo de descobrir qual a conduta da comunidade endodôntica dos Estados Unidos em relação ao 1 Introdução Smear layer é o nome dado ao material depositado nas paredes dentinárias, toda vez que a dentina é cortada por brocas ou limas endodônticas (Figura 1). A dentina humana é, estruturalmente,

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTRUMENTAÇÃO ROTATÓRIA (GT), MANUAL E ASSOCIAÇÃO DE AMBAS NO PREPARO DE CANAIS ACHATADOS

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTRUMENTAÇÃO ROTATÓRIA (GT), MANUAL E ASSOCIAÇÃO DE AMBAS NO PREPARO DE CANAIS ACHATADOS ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTRUMENTAÇÃO ROTATÓRIA (GT), MANUAL E ASSOCIAÇÃO DE AMBAS NO PREPARO DE CANAIS ACHATADOS COMPARATIVE ANALYSIS OF ROTATORY (GT) AND MANUAL ROOT CANAL PREPARATION AND ASSOCIATION

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA 1 ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA INTRODUÇÃO O período da dentição mista inicia-se por volta dos 6 anos de idade com a erupção dos primeiros molares permanentes, e termina ao redor dos 12 anos de idade, com

Leia mais

Análise comparativa entre dois métodos para determinação do grau de curvatura de canais radiculares

Análise comparativa entre dois métodos para determinação do grau de curvatura de canais radiculares Rev Inst Ciênc Saúde 2006 abr-jun; 24(2):109-13 Análise comparativa entre dois métodos para determinação do grau de curvatura de canais radiculares Comparative analysis between two methods for root canals

Leia mais

ODONTOLOGIA ENDODONTIA I. 5º Período / Carga Horária: 90 horas

ODONTOLOGIA ENDODONTIA I. 5º Período / Carga Horária: 90 horas ODONTOLOGIA ENDODONTIA I 5º Período / Carga Horária: 90 horas 1. PRÉ-REQUISITOS: Diagnóstico por Imagem; Patologia Buco-Dental. 2. EMENTA: Durante o curso de Endodontia Pré-Clínica os alunos irão adquirir

Leia mais

Alterações Morfológicas na Cavidade Pulpar que Influenciam no Tratamento Endodôntico

Alterações Morfológicas na Cavidade Pulpar que Influenciam no Tratamento Endodôntico Alterações Morfológicas na Cavidade Pulpar que Influenciam no Tratamento Endodôntico E N D O D O N T I A 1 Lívia Dantas LOPES 1 Pâmela Helena Rodrigues de FREITAS 1 Priscilla Gioia BORGES 1 Raphael Felippe

Leia mais

ROTEIRO DE TÉCNICAS ANESTÉSICAS

ROTEIRO DE TÉCNICAS ANESTÉSICAS ROTEIRO DE TÉCNICAS ANESTÉSICAS Anestesia em anestésico o mais próximo possível do ápice do dente a ser anestesiado. Objetivo : Propiciar o conhecimento das técnicas anestésicas, principalmente as utilizadas

Leia mais

Localização e tratamento do canal médio-mesial em raízes mesiais de molares inferiores relato de dois casos

Localização e tratamento do canal médio-mesial em raízes mesiais de molares inferiores relato de dois casos 282 Localização e tratamento do canal médio-mesial em raízes mesiais de molares inferiores relato de dois casos Location and treatment of middle-mesial canal in mesial roots of mandibular molars - two

Leia mais

GT Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço. Trabalho, Inovação e Sustentabilidade. Modalidade da apresentação: Comunicação oral

GT Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço. Trabalho, Inovação e Sustentabilidade. Modalidade da apresentação: Comunicação oral GT Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço. Trabalho, Inovação e Sustentabilidade. Modalidade da apresentação: Comunicação oral Emprego Doméstico: Evolução ou Precarização? (2004-2014) Resumo: O presente

Leia mais

DA VAGA. Disciplina: ENDODONTIA II

DA VAGA. Disciplina: ENDODONTIA II SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTE nº 02/2015 EMENTA: SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTE EM REGIME DE HORAS AULA, PARA A ÁREA DE ODONTOLOGIA, NO CURSO DE ODONTOLOGIA, CAMPUS LINS O Prof.º Dr. Marco Polo Marchese, Presidente

Leia mais

Avaliação da dor pós-operatória em dentes tratados endodonticamente em uma ou multiplas sessões

Avaliação da dor pós-operatória em dentes tratados endodonticamente em uma ou multiplas sessões Avaliação da dor pós-operatória em dentes tratados endodonticamente em uma ou multiplas sessões Ademar Luiz Waskievicz (1), Flávia Baldissarelli (2), José Roberto Vanni (3) Mateus Silveira Martins Hartmann

Leia mais

Remoção de retentores metálicos intrarradiculares com o Saca-pinos M&V: relato de casos clínicos

Remoção de retentores metálicos intrarradiculares com o Saca-pinos M&V: relato de casos clínicos RPG Rev Pós Grad 2011;18(4):260-5 Remoção de retentores metálicos intrarradiculares com o Saca-pinos M&V: relato de casos clínicos CARLOS AUGUSTO DE MORAIS SOUTO PANTOJA *, JULIANA MARIA COSTA NUÑEZ PANTOJA

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Analisando-se a imagem de um dente íntegro, todas as suas partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos sua escala de radiopacidade e posição

Leia mais

ANÁLISE DO PREPARO DE CANAIS RADICULARES REALIZADO PELOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFES UTILIZANDO-SE A DIAFANIZAÇÃO

ANÁLISE DO PREPARO DE CANAIS RADICULARES REALIZADO PELOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFES UTILIZANDO-SE A DIAFANIZAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA GEORJE DE MARTIN ANÁLISE DO PREPARO DE CANAIS RADICULARES REALIZADO PELOS ALUNOS DO

Leia mais

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 6 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

REGULAMENTO DA OUVIDORIA

REGULAMENTO DA OUVIDORIA REGULAMENTO DA OUVIDORIA CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO DA OUVIDORIA Por decisão da Diretoria da AIG Seguros Brasil S/A, doravante denominada simplesmente AIG Seguros, foi instituída sua Ouvidoria na forma da

Leia mais

Microlocalização de canais radiculares: relato clínico de um primeiro molar inferior com três canais mesiais

Microlocalização de canais radiculares: relato clínico de um primeiro molar inferior com três canais mesiais Microlocalização de canais radiculares: relato clínico de um primeiro molar inferior com três canais mesiais FÁBIO DUARTE DA COSTA AZNAR(UNINGÁ/BAURU-SP)¹ CELSO KENJI NISHIYAMA(UNINGÁ/BAURU-SP) 2 JOSÉ

Leia mais

Retratamento endodôntico de incisivo central inferior com ilha de dentina e portador de lesão periapical: relato de caso

Retratamento endodôntico de incisivo central inferior com ilha de dentina e portador de lesão periapical: relato de caso ISSN 1806-7727 Retratamento endodôntico de incisivo central inferior com ilha de dentina e portador de lesão periapical: relato de caso Endodontic retreatment of inferior central incisor with dentin island

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DE TRAUMATISMO DENTO-ALVEOLAR EM ESPORTISTAS DE RIBEIRÃO PRETO

TÍTULO: AVALIAÇÃO DE TRAUMATISMO DENTO-ALVEOLAR EM ESPORTISTAS DE RIBEIRÃO PRETO TÍTULO: AVALIAÇÃO DE TRAUMATISMO DENTO-ALVEOLAR EM ESPORTISTAS DE RIBEIRÃO PRETO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ODONTOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL Autores: Cynthia de Freitas Real (Acadêmica do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas Rio Grande do Sul,

Leia mais

Rodrigo Passoni Cléber Bidegain Pereira

Rodrigo Passoni Cléber Bidegain Pereira CUSTO BIOLÓGICO DA BOA INFORMAÇÃO Rodrigo Passoni Cléber Bidegain Pereira O custo-benefício das imagens em 3D é um dos pontos principais do SROOF-2012 e tema de justificado interesse da Odontologia. A

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL DA SECAGEM DE ARGILA

ANÁLISE EXPERIMENTAL DA SECAGEM DE ARGILA 2 de junho a 1º de julho de 24 Curitiba-PR 1 ANÁLISE EXPERIMENTAL DA SECAGEM DE ARGILA W.A. Lehmkuhl, T.S. Possamai, D.S. Weber, V. Fornazieri, V.P. Nicolau Universidade Federal de Santa Catarina / Campus

Leia mais

INTERESSADO: Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE

INTERESSADO: Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE INTERESSADO: Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE EMENTA: Recredencia o Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE, e renova o reconhecimento dos cursos de Técnico em Transações Imobiliárias

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL

PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL PLANO DE TRABALHO 2011 PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL COLATINA 2011 ÍNDICE 1) INTRODUÇÃO 2) DESCRIÇÃO DA CLIENTELA 3) OBJETIVOS 4) CARGA HORÁRIA 5) DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 6) CRONOGRAMA 7) PREVISÃO

Leia mais

A DIVERSIDADE DA GEOGRAFIA BRASILEIRA: ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO DE 9 A 12 DE OUTUBRO

A DIVERSIDADE DA GEOGRAFIA BRASILEIRA: ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO DE 9 A 12 DE OUTUBRO UTILIZAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO PARA ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE A EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ÁREAS DE EXPANSÃO URBANA: BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO DO SALSO PORTO ALEGRE/RS PEDRO GODINHO

Leia mais

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente de Relacionamento com o Cliente Núcleo Seja bem vindo ao nosso novo canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona

Leia mais

Circular 0160/2000 São Paulo, 18 de Maio de 2000.

Circular 0160/2000 São Paulo, 18 de Maio de 2000. [fesehf/cabecalho.htm] Circular 0160/2000 São Paulo, 18 de Maio de 2000. Plano de Saúde Assunto: Rol de Procedimentos Odontológicos para Plano de Saúde Prezado (a) Senhor (a), A Agência Nacional de Saúde

Leia mais

SABERES E PRÁTICAS SOBRE A FORMA DE COMUNICAÇÃO AO PACIENTESURDO PELOS PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA EM CACOAL-RO

SABERES E PRÁTICAS SOBRE A FORMA DE COMUNICAÇÃO AO PACIENTESURDO PELOS PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA EM CACOAL-RO Revista Eletrônica FACIMEDIT, v2, n2, jul/dez 2015 ISSN 1982-5285 ARTIGO ORIGINAL SABERES E PRÁTICAS SOBRE A FORMA DE COMUNICAÇÃO AO PACIENTESURDO PELOS PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA EM CACOAL-RO KNOWLEDGE

Leia mais

FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Waldemar João de Assunção

FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Waldemar João de Assunção FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Waldemar João de Assunção ESTUDO DA INCIDÊNCIA DE QUATRO CONDUTOS RADICULARES EM MOLARES INFERIORES EM PACIENTES TRATADOS ENDODONTICAMENTE NA CLÍNICA FUNORTE/ FLORIANÓPOLIS

Leia mais

Densímetro de posto de gasolina

Densímetro de posto de gasolina Densímetro de posto de gasolina Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia Tema Materiais: propriedades Conteúdos Densidade, misturas homogêneas e empuxo Usos / objetivos Introdução ou aprofundamento do

Leia mais

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 4: PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DE PROGRESSO

PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 4: PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DE PROGRESSO PROGRAMA CIDADANIA ATIVA MANUAL DO PROMOTOR ANEXO 4: PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DE PROGRESSO Os relatórios periódicos de progresso são obrigatórios para a obtenção de apoio para o projeto, e uma ferramenta

Leia mais

Teste de Software: Um Breve Estudo do Importante Processo no Desenvolvimento de Softwares

Teste de Software: Um Breve Estudo do Importante Processo no Desenvolvimento de Softwares Teste de Software: Um Breve Estudo do Importante Processo no Desenvolvimento de Softwares André Assis Lôbo de Oliveira Francisco Guerra Fernandes Júnior Faculdades Alves Faria, 74445190, Brasil andrelobin@hotmail.com,

Leia mais

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. REGULAMENTO DE BURACO 1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. 2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de

Leia mais