TÍTULO: O EFEITO BENÉFICO DA DIETA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: REVISÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÍTULO: O EFEITO BENÉFICO DA DIETA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: REVISÃO"

Transcrição

1 TÍTULO: O EFEITO BENÉFICO DA DIETA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: REVISÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Nutrição INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE - UNIFIA AUTOR(ES): ARIEL OLIVEIRA GEREMIAS, MARGARETE AP BROLEZE DE ABREU ORIENTADOR(ES): VIVIANE DE SOUZA SILVA COLABORADOR(ES): MARGARETE APARECIDA BROLEZE DE ABREU

2 1. RESUMO O Autismo ainda é um mistério para a medicina em saber qual é a sua causa, sabemos como é feito o diagnostico e tratamento mais não a cura, o nutricionista por sua função pode ajudar um adulto ou uma criança com TEA com base de uma alimentação pobre em glúten e açúcar. Alguns estudos mostram que a microbiota também esta relacionada com a melhora do Autismo. No presente trabalho podemos ver como isso é feito. O Autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento, também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), identificado por variações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. Essas variações levam a importantes problemas adaptativos e aparecem antes dos três anos de idade, podendo ser identificadas, em alguns casos, já nos primeiros meses de vida. As causas ainda não estão visivelmente identificadas, porém já se sabe que o autismo é mais comum em crianças do sexo masculino, independente da cultura, origem geográfica ou situação socioeconômica. Palavras- chave:tea, Autismo, Microbiota, Alimentação, Glúten. 2. INTRODUÇÃO No passado alguns profissionais julgavam que o autismo apenas afetava o desenvolvimento neurológico e psicológico, mas no momento atual já se considera que afeta muitos mais sistemas do organismo, como metabólico, gastrointestinal, imunológico, neurológico e ainda a função mitocondrial, que está modificada em muitas crianças, e, deste modo, existem algumas comorbilidades presentes nos autistas que não são característicos dos sintomas do transtorno, como por exemplo, as comorbilidades gastrointestinais, que envolvem refluxo esofágico, dor e inchaço abdominal, diarréia e obstipação (GHALICHI F, 2016). Pacientes com autismo mostram dificuldades comportamentais entre os quais se destacam a hiperatividade e a impulsividade; os comportamentos agressivos, autodestrutivos, perturbadores e destrutivos; os problemas sensoriais como hiper ou hiposensibilidade a estímulos visuais, táteis, olfativos e gustativos.

3 No domínio clínico, pessoas com autismo retratam regularmente problemas gastrointestinais, entre os sinais/sintomas pode-se citar constipação, diarréia, dor abdominal, vômitos, disbiose, doença inflamatória intestinal, insuficiência pancreática exócrina, a intolerância alimentar, o aumento de gases, padrão anormal das fezes, regurgitação de alimentos, seletividade para determinados alimentos, refluxo gastroesofágico (RGE) e dificuldade para controlar o esfíncter anal para a eliminação das fezes (GAZOLA e CAVEIÃO, 2015). Possi (2011) descreve que o termo autismo foi adentrado na literatura psiquiátrica por Bleuler em 1906, ao relatar a demência precoce (atual esquizofrenia) de alguns pacientes em processos psicóticos e desligados de tudo a sua volta. Kanner relatou em 1943, sob o nome distúrbios autísticos do contacto afetivo um quadro definido por autismo extremo (ASSUMPÇÃO., 2000). O autismo é um dos mais conhecidos entre os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID). 3. OBJETIVOS O objetivo da pesquisa foi estudar por meio de revisão bibliográfica o efeito da dieta livre de caseína e glúten na melhora significativa do comportamento cognitivo das crianças com autismo. 4. METODOLOGIA Este estudo constitui-se de uma revisão da literatura especializada, realizada entre setembro de 2017 e julho de 2018, no qual realizou-se uma consulta a livros e periódicos presentes na Biblioteca da Centro Universitário Amparense - UNIFIA, Amparo -SP e por artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados do Scielo e Science Direct. A busca nos bancos de dados foi realizada utilizando às terminologias comum em português, inglês e espanhol. As palavraschave utilizadas na busca foram TEA, autismo, microbiota, alimentação e glúten. 5. DESENVOLVIMENTO O termo autismo surgiu pela primeira vez na literatura psiquiátrica em 1906 através de Bleuler, para caracterizar o isolamento social de indivíduos com esquizofrenia (TUCHMAN; RAPIN, 2009).

4 O TEA é um distúrbio que e definida por uma grande variedade de sintomas nas áreas cognitiva, emocional e neurocomportamental. O transtorno engloba uma heterogeneidade de fenótipos, principalmente nos casos mais brandos do espectro, e a gravidade dos déficits centrais varia entre os pacientes (JOHNSON; MYERS, 2007; STANKOVIĆ et al., 2012). Na década de 1970, a partir dos trabalhos de Rutter, Kolvin e Cohen, surgiu o conceito de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID), tradução a partir do termo em inglês Pervasive Developmental Disorders. O fenótipo proposto para os TID incluía manifestações em três domínios: social, comunicativo e comportamental (comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados) (VOLKMAR e MCPARTLAND, 2014). Posteriormente, para recolocar a nomenclatura TID, adotou-se outra expressão em português: Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Essa tradução foi filiada pela versão brasileira da Classificação Internacional das Doenças (CID) para se mencionar às diversas entidades nosográficas que partilham, em comum, prejuízos em todos ou em parte dos três domínios referidos (MAENNER et al, 2014). Os pacientes com TEA também mostram déficits no funcionamento executivo e na capacidade mental de estabelecer problemas, além de impedimento de absorver informações para produção de um significado. Modificações no processamento sensorial são frequentes. Essas crianças e adolescentes podem mostrar tanto hipo quanto hipersensibilidade a estímulos sensoriais de uma mesma modalidade ou em múltiplos domínios sensoriais (visual, auditivo, olfativo, palatal e tátil) (DSM-V, 2013; OLIVIÉ, 2012). Distúrbios do sono ocorrem em 44% a 83% dos pacientes com TEA (OLIVIÉ, 2012). Esses Transtornos são evidentes nos primeiros anos de vida da criança cujos sintomas se resumem a déficit da comunicação e interação social, (compondo um único item de avaliação), e os comportamentos de interesses restritos e repetitivos. Podendo variar num contínuo, ou seja, do aspecto mais leve do transtorno ao mais severo, conforme está ilustrado no Quadro 1 e na Figura 1 (APA, 2013).

5 GRAVIDADE COMUNICAÇÃO SOCIAL Nível 3 "Exige apoio muito significativo" Déficit grave nas habilidades sociais em que a comunicação verbal e não verbal causam prejuízos graves. Início muito limitado nas interações sociais, e mínima resposta às propostas sociais dos outros. COMPORTAMENTOS RESTRITOS E REPETITIVOS Comportamento inflexível com extrema dificuldade em lidar com a mudança; ou outros comportamentos repetitivos ou restritos, que interferem significativamente no funcionamento em todas as áreas. Grande aflição ou dificuldade em mudar o foco ou a ação. Nível 2 Exige apoio significativo Marcado por déficit nas habilidades de comunicação verbal e não verbal em meio social. Aparentes prejuízos sociais, mesmo com suportes no lugar. Inicio limitado nas interações sociais; respostas a insinuações sociais reduzidas ou anormais. Comportamento inflexível, dificuldade em lidar com a mudança; ou outros comportamentos repetitivos ou restritos, que aparecem com frequência suficiente e óbvia e interferem numa variedade de contextos. Angústia e (ou) dificuldade em mudar o foco ou ação Nível 1 Requer suporte Sem apoios no lugar, déficit na comunicação social tende a causar prejuízos visíveis. Dificuldade em iniciar interações sociais, uso de respostas atípicas ou mal sucedidas a insinuações sociais dos outros. Diminuição do interesse em interações sociais. Inflexibilidade de comportamento que interfere de forma significativa no funcionamento de um ou mais contextos. Dificuldade de mudança entre atividades. Problemas de organização e planejamento dificultam a independência do sujeito. Quadro 1 - Especificadores de Gravidade, DSM-5 Fonte: APA, 2013 Na ausência de um marcador biológico, o diagnóstico do TEA permanece uma decisão clínica (GADIA et al., 2004; GOLDANI et al., 2014). Até os anos 70, acreditava-se que as causas eram principalmente psicogênicas, (HEWITT, 2006). Hoje, já se sabe que pacientes com TEA indicam prejuízo em vários domínios, incluindo que várias regiões cerebrais possam estar envolvidas no processo de evolução da patologia, incluindo cerebelo, hipocampo, amigdala, gânglios da base e corpo caloso. Entretanto, as anomalias celulares e metabólicas, que seriam a base para o desenvolvimento cerebral anormal, permanecem desconhecidas (BOLIVAR; WALTERS; PHOENIX, 2007; MEAD; ASHWOOD, 2015).

6 Nos estudos recentes voltados para neuroanatomia do TEA têm sugerido que, algumas crianças exibem um perímetro cefálico nos percentis 60 e 70 acima do encontrado em crianças da mesma idade, e desproporcional ao peso e à estatura (MINSHEW; WILLIAMS, 2007). O Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) define o TEA por duas categorias, uma com critérios de comunicação social (critério A) e outra com quatro critérios de comportamentos restritos e repetitivos (critério B). Não há mais uma categoria de comunicação separada como anteriormente (WILLIAMS et al., 2014). O diagnóstico do autismo é basicamente clínico, constituído por meio de observações do comportamento e de entrevistas com os pais ou responsáveis. Como dito previamente, apesar de alguns casos demonstrarem alterações cerebrais e muitos especialistas entrarem em certo acordo que há, nos casos de autismo, uma disfunção sistema nervoso central (SNC). (RIBAS, 2013). Estudos de neuro imagem têm comprovado o aumento do volume cerebral total entre os 2 e 4 anos de idade, persistindo esse achado durante a infância, mas não na adolescência (LAINHART et al., 2006; MINSHEW; WILLIAMS, 2007). O início desse crescimento cerebral coincide com o início dos sinais e sintomas do TEA, como parte do processo patológico que interrompe o desenvolvimento normal das estruturas cerebrais e de suas funções (MINSHEW; WILLIAMS, 2007). O diagnóstico precoce alivia as preocupações prolongadas de muitas famílias e acelera oportunidades de beneficiar a criança com intervenções especializadas (ANAGNOSTOU et al., 2014). Os pacientes com TEA também manifestam déficits no funcionamento executivo e na capacidade mental de resolver problemas, além de dificuldade de relacionar-se. Alterações no processamento sensorial são frequentes. Essas crianças e adolescentes podem apresentar tanto hipo quanto hipersensibilidade a estímulos sensoriais de uma mesma modalidade ou em múltiplos domínios sensoriais (visual, auditivo, olfativo, palatal e tátil) (DSM-V, 2013; OLIVIÉ, 2012). Distúrbios do sono ocorrem em 44% a 83% dos pacientes com TEA (OLIVIÉ, 2012). Uma dieta livre de caseína e glúten pode trazer uma melhora significativa no comportamento cognitivo das crianças autistas (SILVA, 2011). Pois, a microbiota intestinal desempenha um papel importante nas desordens do espectro autista. A microbiota pode estar articulando o sistema imunológico e as funções gastrointestinais, fazendo com que a interação intestino-cérebro seja observada. A

7 causa destas questões ainda não representa uma clareza exata, porém tem se relacionado o uso exagerado de antibióticos com a alteração da flora intestinal. A perda da flora bacteriana intestinal normal pode resultar no crescimento descontrolada da flora bacteriana intestinal patogênica, que por sua vez pode causar diversos problemas gastrointestinais, como por exemplo, a disbiose (KANG et al, 2015). A alteração na microbiota intestinal das crianças autistas também está relacionada ao seu hábito alimentar e a sua dieta nutricional, uma vez que crianças com o transtorno portam uma seletividade alimentar muito grande, isso provoca uma deficiência nutricional e consequentemente em um distúrbio metabólico Segundo Silva (2011), essas mudanças no funcionamento do aparelho digestório estão relacionados a enzimas de proteases encarregados pela hidrólise de algumas proteínas, as quais resultam em um aumento na concentração de peptídeos opióides circulantes como a caseína e o glúten. Essa ação imunológica pode estimular as modificações neuronais que tem como decorrência as mudanças no comportamento dos indivíduos autistas. 6. RESULTADOS PRELIMINARES De acordo com as informações coletadas, uma dieta livre de caseína e de glúten pode favorecer na melhora dos sinais, sintomas e comportamento intelectual do TEA. Porém, faz-se necessário a realização de mais estudos para determinar a relação entre nutrição e o transtorno do espectro autista. 7. FONTES CONSULTADAS AMERICAN Psychiatric Asociation (APA).Critérios diagnósticos propostos para a DSM-5. ANAGNOSTOU, E. et al. Autism spectrum disorder: advances in evidence-based practice. CMAJ, v. 186, n. 7, p , ASSUMPÇÃO JR, F. B., PIMENTEL, A. C. B., Autismo infantil, Rev. Brasileira de Psiquiatria, vol.22 suppl. 2, p , São Paulo, Dec CARVALHO, J.A.et al. Nutrição e autismo: considerações sobre a alimentação do autista. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.5, n.1, p.1-7, jan

8 GADIA, C. A.; TUCHMAN, R.; ROTTA, N. T. Autism and pervasive developmental disorders.j Pediatr (Rio J), v. 80, n. 2, Supl. 2, p. S83-94, GAZOLA, F.; CAVEIÃO, C. Ingestão de lactose, caseína e glúten e o comportamento do portador de autismo. Revista Saúde Quântica, Maringá, v. 8, n. 4, p , jan-dez GHALICHI F, GHAEMMAGHAMI J, MALEK A, OSTADRAHIMI A. Effect of gluten free diet on gastrointestinal and behavioral indices for children with autism spectrum disorders: a randomized clinical trial. World Journal of pediatrics : WJP. 2016; 12(4): GOLDANI, A. A. S. et al. Biomarkers in autism. Front Psychiatry, v. 5, p. 100, 2014 JOHNSON, C.P.; MYERS, S.M. Identification and Evaluation of Children With Autism Spectrum Disorders. Pediatrics, v. 120, n. 5, p , KANG, DaeWook et al. Gut bacteria in children with autism spectrum disorders: challenges and promise of studying how a complex community influences a complex disease. Microbial Ecology in Health and Disease, KING, B. H. et al. Update on diagnostic classification in autism. CurrOpin Psychiatry, v. 27, n. 2, p , MAENNER, M. J. et al. Potential Impact of DSM-5 Criteria on Autism Spectrum Disorder Prevalence Estimates. JAMA Psychiatr., v. 71, n. 3, p , Mar OLIVIÉ, H.The medical care of children with autism.eur J Pediatr, v. 171, n. 5, p , POSSI, K. C., HOLANDA, M. V., FREITAS, J. V. M., O impacto do diagnóstico do autismo nos pais e a importância da inserção precoce no tratamento da criança autista, Rev. Psychiatry online Brasil, vol.16, n.1 São Paulo, Jul RIBAS, L. M. Um estudo sobre o brincar de uma criança autista atípica: intervenções psicopedagógicas. Brasília, Monografia (Especialização) - Instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento - PED, Universidade de Brasília. SILVA, Nádia Isaac. Relação entre hábito alimentar e Síndrome do Espectro Autista. Universidade de São Paulo- Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz,Piracicaba SP, 2011.

9 STANKOVIĆ, M.; LAKIĆ, A.; ILIĆ, N. Autism and autistic spectrum disorders in the context of new DSM-V classification, and clinical and epidemiological data.srpskiarhivzacelokupnolekarstvo, v. 140, n. 3-4, p , TUCHMAN, R.; RAPIN, I. Visão Geral e Definições. In:. Autismo: abordagem neurobiológica. Porto Alegre: Artmed, p VERHOEFF, B. Autism in flux: a history of the concept from Leo Kanner to DSM-5. History of Psychiatry, v. 24, n. 4, p , VOLKMAR, F. R.; MCPARTLAND, J. C. From Kanner to DSM-5: Autism as an Evolving Diagnostic Concept. Annual Review of Clinical Psychology, v. 10, n. 1, p , WILLIAMS, K. et al. Autism in context 1: Classification, counting and causes. J Paediatr Child Health, v. 50, n. 5, p , 2014.

INCLUSÃO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM TEA. Michele Morgane de Melo Mattos

INCLUSÃO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM TEA. Michele Morgane de Melo Mattos INCLUSÃO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM TEA Michele Morgane de Melo Mattos 2018 POR QUE INCLUSÃO? Educação das pessoas com deficiência. Adaptado. (ORRÚ, 2012). Fonte: www.google.com.br DOCUMENTOS NORTEADORES

Leia mais

TG D Fon o t n e t : e : CID 10 1

TG D Fon o t n e t : e : CID 10 1 TG D Fonte: CID 10 TG D /TID Desde 1993, com a CID-10 (OMS) o autismo infantil passa a ser classificado entre os transtornos invasivos do desenvolvimento juntamente com outros cinco transtornos que apresentam

Leia mais

O que é o Autismo? Novos Critérios Diagnósticos para Transtorno do Espectro do Autismo

O que é o Autismo? Novos Critérios Diagnósticos para Transtorno do Espectro do Autismo 01 O que é o Autismo? O Transtorno do Espectro do Autismo é um Transtorno do Neurodesenvolvimento e não um Transtorno Neurodegenerativo! A Essência do autismo é: interação e comunicação social (Dr. José

Leia mais

SUMÁRIO I. CONTEXTO...1 II. ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO IMMES...2

SUMÁRIO I. CONTEXTO...1 II. ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO IMMES...2 Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, conforme disposto na Lei N 12.764, de 27 de dezembro de 2012 2017 SUMÁRIO pg I. CONTEXTO...1 II. ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO

Leia mais

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA Mara Cristiane R. Aguila Psicóloga/ Neuropsicóloga Doutoranda em Educação pela Universidad Nacional de Rosário - Argentina Transtorno do espectro autista (TEA) Diferenças

Leia mais

Fonoaudióloga clínica e educacional

Fonoaudióloga clínica e educacional Fonoaudióloga clínica e educacional SITUAÇÕES NA ESCOLA Aluno com diagnóstico Aluno sem diagnóstico Aluno com diagnóstico Com acompanhamento médico e terapêutico Sem acompanhamento médico e\ou terapêutico

Leia mais

ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE INCLUSÃO SOCIAL E FAMILIAR NO AUTISMO INFANTIL RESUMO

ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE INCLUSÃO SOCIAL E FAMILIAR NO AUTISMO INFANTIL RESUMO ANÁLISE DAS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE INCLUSÃO SOCIAL E FAMILIAR NO AUTISMO INFANTIL VÂNIA DA SILVA FERREIRA 1 ; MAINARA PEREIRA DOS SANTOS 1 ; SANDRA MAURA ESCOBAR DE MATOS 2 EIXO TEMÁTICO: Deficiência

Leia mais

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO Refere-se a pessoas com deficiência intelectual e também um outro transtorno psicológico ou psiquiátrico. TRANSTORNOS MENTAIS

Leia mais

O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO APRESENTA. Dificuldades nas relações sociais e emocionais.

O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO APRESENTA. Dificuldades nas relações sociais e emocionais. O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO APRESENTA AUTISMO? O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)? Indivíduos com transtorno do espectro do autismo muitas vezes apresentam: Meninos em idade escolar

Leia mais

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO 1

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO 1 TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO 1 Simone Simões Oliveira 2, Henrique Da Silva Dos Santos 3, Angélica Dos Santos Motta 4, Ricardo Da Silva Hammarstron 5, Simone Simões Oliveira 6 1 Trabalho apresentado

Leia mais

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Infantil, Autismo, Interação. 1. Introdução

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Infantil, Autismo, Interação. 1. Introdução HABILIDADES DE INTERAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA Bianca Sampaio Fiorini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Débora Deliberato Universidade

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DE ACEITAÇÃO REFERENTE ÀS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DE ALIMENTOS

TÍTULO: AVALIAÇÃO DE ACEITAÇÃO REFERENTE ÀS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DE ALIMENTOS TÍTULO: AVALIAÇÃO DE ACEITAÇÃO REFERENTE ÀS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DE ALIMENTOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Nutrição INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE

Leia mais

PRODUÇÃO CIENTÍFICA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL SOBRE AUTISMO EM PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO

PRODUÇÃO CIENTÍFICA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL SOBRE AUTISMO EM PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO PRODUÇÃO CIENTÍFICA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL SOBRE AUTISMO EM PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO Sílvia Cristiane MURARI 1 (orientadora) - Universidade Estadual de Londrina Fábio Henrique ARÉVALO 2

Leia mais

AUTISMO INFANTIL E A INCLUSÃO SOCIAL NA CIDADE DE PATROCÍNIO - MG

AUTISMO INFANTIL E A INCLUSÃO SOCIAL NA CIDADE DE PATROCÍNIO - MG Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. AUTISMO INFANTIL E A INCLUSÃO SOCIAL NA CIDADE DE PATROCÍNIO - MG Sthéfani Fidelix

Leia mais

ATIVIDADE MOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO TEA

ATIVIDADE MOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO TEA ATIVIDADE MOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO TEA Lucimar Ferreira Pires (1); Sandra Beltrão Tavares Costa (2) Universdad de Ciencias Sociales y Empresariales UCES sbtcosta@hotmail.com

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO

PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO VALERIA OLIVEIRA PSICOPEDAGOGA, PSICANALISTA ORIENTADORA EDUCACIONAL ESPECIALISTA EM NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA. PÓS

Leia mais

DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM Os termos distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem tem sido utilizados de forma aleatória, tanto na literatura

Leia mais

Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH

Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH Entendendo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Parte I Aspectos Anatômicos: CÉREBRO E TDAH Ft. Alline Camargo Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Sorocaba (UNISO) (CREFITO-3/228939-F)

Leia mais

Luísa Teles Centro de Neurodesenvolvimento e comportamento Hospital da Luz

Luísa Teles Centro de Neurodesenvolvimento e comportamento Hospital da Luz Luísa Teles Centro de Neurodesenvolvimento e comportamento Hospital da Luz PERTURBAÇÃO do ESPETRO do AUTISMO Neurobiologia, diagnóstico e tratamento AUTISMO - HISTÓRIA Antiguidade Idade Média Crianças

Leia mais

Pp. Patrícia Leuck SINDPSICOPp-BR 170

Pp. Patrícia Leuck SINDPSICOPp-BR 170 INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PARA AUTISTAS NA PRÁTICA Pp. Patrícia Leuck SINDPSICOPp-BR 170 O QUE É INTERVENÇÃO? A intervenção psicopedagógica pode ser de forma preventiva, a qual detecta as dificuldades

Leia mais

Abordagem. Viviane Scheifer. Nutricional Autismo

Abordagem. Viviane Scheifer. Nutricional Autismo Abordagem Viviane Scheifer Nutricional Autismo Autismo Déficit de destoxificação Hiperpermeabilidade intestinal e disbiose Hipersensibilidades alimentares Insuficiência nutricional: vitaminas, minerais,

Leia mais

SÍNDROME DE ASPERGER E AUTISMO

SÍNDROME DE ASPERGER E AUTISMO SÍNDROME DE ASPERGER E AUTISMO CASTRO.M.B. 1 ; MARRONI.N.M.O. 2 ; FARIA.M.C.C. 3 ; RESUMO A Síndrome de Asperger é uma desordem pouco comum, ou seja, um grupo de problemas que algumas crianças tem quando

Leia mais

A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares

A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares Artigo de Opinião N.º 5 10 de julho de 2017 Rubrica Nutricional A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares O que é uma alergia alimentar? A alergia alimentar é uma reação

Leia mais

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1)

Aspectos neurológicos da deficiência mental (DM) e da paralisia cerebral (PC) - IV Congresso Paulista da ABENEPI - VI(s1) P Paralisia Cerebral / Personalidade Borderline / Pesquisa / Prevenção / Psicanálise/ / Psicofarmacoterapia / Psicose / Psicoterapia / Psiquiatria Infantil PARALISIA CEREBRAL Aspectos neurológicos da deficiência

Leia mais

Programa de apoio ao estudante com. deficiência. Comitê de Inclusão e Acessibilidade

Programa de apoio ao estudante com. deficiência. Comitê de Inclusão e Acessibilidade Programa de apoio ao estudante com deficiência Comitê de Inclusão e Acessibilidade Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Segundo a CID-10, classificado F84: Transtornos invasivos do desenvolvimento,

Leia mais

O Autismo desafia generalizações. A palavra vem do grego "autos" que significa "si mesmo" referindo-se a alguém retraído e absorto em si mesmo.

O Autismo desafia generalizações. A palavra vem do grego autos que significa si mesmo referindo-se a alguém retraído e absorto em si mesmo. O Autismo desafia generalizações. A palavra vem do grego "autos" que significa "si mesmo" referindo-se a alguém retraído e absorto em si mesmo. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que compromete

Leia mais

Cartilha de Orientação. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) Abril/2018

Cartilha de Orientação. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) Abril/2018 Cartilha de Orientação O Transtorno do Espectro Autista (TEA) Abril/2018 O Transtorno do Espectro Autista (TEA) Inclusão e Acessibilidade Componentes: José Albérico Gonçalves Ferreira, representante do

Leia mais

NUTRIÇÃO E AUTISMO: REFLEXÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO DO AUTISTA

NUTRIÇÃO E AUTISMO: REFLEXÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO DO AUTISTA NUTRIÇÃO E AUTISMO: REFLEXÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO DO AUTISTA Vânia Thais Silva Gomes 1, Raimundo Nonato Silva Gomes 1, Maria Silva Gomes 2, Larissa Vanessa Machado Viana 1, Francileine Rodrigues da Conceição

Leia mais

TEA Módulo 1 Aula 5 Genética no Autismo

TEA Módulo 1 Aula 5 Genética no Autismo TEA Módulo 1 Aula 5 Genética no Autismo Atualmente, a genética é uma das áreas com maior amplitude de aplicação e de pesquisa. As primeiras evidências de que o Autismo pudesse ser resultante de fenômenos

Leia mais

ESCOLA X AUTISMO PERCEPÇÃO DOS PAIS

ESCOLA X AUTISMO PERCEPÇÃO DOS PAIS ESCOLA X AUTISMO PERCEPÇÃO DOS PAIS Karine da Silva Moreira Enfermeira Universidade Federal do Maranhao- UFMA. karine.preven@hotmail.com Maria Socorro Aquino Silva Terapeuta Ocupacional Unichristus CE.

Leia mais

A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado;

A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado; A esquizofrenia é uma perturbação psiquiátrica caracterizada pela presença de comportamento psicótico ou amplamente desorganizado; Afeta homens e mulheres na mesma proporção; Eugen Bleuler, importante

Leia mais

Residência Médica 2019

Residência Médica 2019 CASO 1 Questão 1. Valor máximo = 3 pontos Possíveis: Mudança clara do funcionamento e estado mental. / Intensidade significativa dos sintomas. / Pervasividade dos sintomas. / Falta de controle sobre os

Leia mais

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa Aprendizagem e Neurodiversidade Por André Luiz de Sousa Você provavelmente já se perguntou: o que é a aprendizagem? Como aprendemos? Neste breve texto, falaremos um pouco sobre este assunto. A aprendizagem

Leia mais

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B

Leia mais

NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL, AUTISMO

NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL, AUTISMO NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL, AUTISMO FARIA, Ronaldo Gromik. RU 1997258 UNINTER Resumo Foi realizada uma pesquisa exploratória em três momentos: no primeiro uma pesquisa histórica sobre o autismo e definição.

Leia mais

TEA Módulo 2 Aula 5. Transtornos alimentares e de sono

TEA Módulo 2 Aula 5. Transtornos alimentares e de sono TEA Módulo 2 Aula 5 Transtornos alimentares e de sono Transtornos alimentares Os transtornos alimentares são problemas cronicamente existentes que levam o indivíduo a ter manias, recusas ou excessos, ou

Leia mais

DEPENDÊNCIA DIGITAL ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA É BOA OU RUIM? Dr. Rodrigo Menezes Machado

DEPENDÊNCIA DIGITAL ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA É BOA OU RUIM? Dr. Rodrigo Menezes Machado DEPENDÊNCIA DIGITAL ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA É BOA OU RUIM? Dr. Rodrigo Menezes Machado INTRODUÇÃO População total estimada em 7 bilhões, sendo que 6,29 bilhões já possuem acesso à tecnologia móvel.

Leia mais

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E INCLUSÃO SOCIAL

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E INCLUSÃO SOCIAL TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E INCLUSÃO SOCIAL NASCIMENTO, T 1 ; MOYA, P.T 2.; BARILLI, Z. T 1.; SAPATINI, V. G. C 1. 1 Discentes do Curso de Ciências Biológicas FAP ² Docente da Faculdade de Apucarana

Leia mais

Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dra Nadia Bossa  PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa O cérebro é constituído de vários circuitos neuronais, denominados sistemas funcionais. Esses sistemas são

Leia mais

CARACTERÍSTICAS NEUROPSICOLÓGICAS ENCONTRADAS EM TRÊS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE TOURETTE Carolina Magro de Santana Braga 1

CARACTERÍSTICAS NEUROPSICOLÓGICAS ENCONTRADAS EM TRÊS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE TOURETTE Carolina Magro de Santana Braga 1 CARACTERÍSTICAS NEUROPSICOLÓGICAS ENCONTRADAS EM TRÊS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE TOURETTE Carolina Magro de Santana Braga 1 RESUMO Síndrome de Tourette é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado

Leia mais

LEI Nº , DE 27 DE ABRIL DE 2015.

LEI Nº , DE 27 DE ABRIL DE 2015. LEI Nº 15.487, DE 27 DE ABRIL DE 2015. Dispõe sobre a proteção e os direitos da pessoa com Transtorno de Espectro Autista no Estado de Pernambuco e dá outras providências. O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra Reações Adversas a Alimentos Imunomediadas: Alergia alimentar IgE mediada

Leia mais

Introdução. Autista (TEA).

Introdução. Autista (TEA). 1 Introdução O autismo 1 é um transtorno do neurodesenvolvimento com etiologia ainda desconhecida. Não existe um marcador biológico específico que o caracterize; acredita-se em uma multicausalidade com

Leia mais

Esquizofrenia. O Que Você Precisa Saber

Esquizofrenia. O Que Você Precisa Saber Esquizofrenia O Que Você Precisa Saber O que é Esquizofrenia? A esquizofrenia é uma doença mental crônica, que se manifesta na adolescência ou no início da idade adulta. Sua freqüência na população em

Leia mais

(Transtornos Globais do Desenvolvimento DSM-IV) Faculdade de Ciências Médicas Prof. Orlando A. Pereira Unifenas

(Transtornos Globais do Desenvolvimento DSM-IV) Faculdade de Ciências Médicas Prof. Orlando A. Pereira Unifenas (Transtornos Globais do Desenvolvimento DSM-IV) Faculdade de Ciências Médicas Prof. Orlando A. Pereira Unifenas DSM O que significa? É um manual de critérios diagnósticos dos transtornos mentais de todas

Leia mais

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) Estratégias de atendimento educacional para pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento TGD/autistas PARTE 1 Queila Medeiros Veiga 3 Apresentação do professor

Leia mais

TÍTULO: COMPORTAMENTO ALIMENTAR ENTRE HOMENS E MULHERES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES AUTOR(ES): CAROLINA HADDAD CUNHA, ALESSANDRA ÚBIDA BRAGA FERNANDES

TÍTULO: COMPORTAMENTO ALIMENTAR ENTRE HOMENS E MULHERES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES AUTOR(ES): CAROLINA HADDAD CUNHA, ALESSANDRA ÚBIDA BRAGA FERNANDES TÍTULO: COMPORTAMENTO ALIMENTAR ENTRE HOMENS E MULHERES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE FRANCA AUTOR(ES):

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 1 - JUSTIFICATIVA A cada dia cresce a expectativa de que os profissionais da área da Psicologia possam oferecer para a população em geral,

Leia mais

Escola EB 2/3 de Eiriz. P.E.A. Perturbações do Espectro do Autismo Manual de Apoio

Escola EB 2/3 de Eiriz. P.E.A. Perturbações do Espectro do Autismo Manual de Apoio Escola EB 2/3 de Eiriz P.E.A. Perturbações do Espectro do Autismo Manual de Apoio O autismo é uma doença que parece afectar uma em cada quinhentas crianças. Actualmente, nos EUA, tem havido um grande aumento

Leia mais

Desafios da inclusão escolar e

Desafios da inclusão escolar e Desafios da inclusão escolar e dificuldades de aprendizagens das pessoas com deficiência Profa. Dra Nadia Aparecida Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Autora dos Livros: - Fracasso Escolar: um olhar

Leia mais

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO.... 3 FICHA TÉCNICA.... 3 OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM.... 3 COORDENADOR... 4 ESTRUTURA DETALHADA... 4 METODOLOGIA...

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA 2017

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA 2017 Informações Informações Gerais: O curso consiste em 12 módulos que podem ser cursados de maneira independente, porém a capacitação em Psiquiatria da Infância e da Adolescência é concedida somente àqueles

Leia mais

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL 1 de 5 O trato gastrintestinal (TGI) tem a função principal de absorver os nutrientes necessários ao organismo e eliminar os dejetos. O TGI é também uma parte fundamental

Leia mais

Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção

Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção - Acção de Formação em e-learning Formadora : Alzira Fernandes Objectivos e Conteúdos do curso O que é a PHDA? Mitos e perspectiva actual. Etiologia,

Leia mais

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) O autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é caracterizado por um quadro complexo que impacta no desenvolvimento da pessoa, podendo interferir na forma

Leia mais

DANÇA E O AUTISMO: UMA VISÃO A PARTIR DO PROJETO DANÇA ESPORTIVA PARA DEFICIENTES (DEPD).

DANÇA E O AUTISMO: UMA VISÃO A PARTIR DO PROJETO DANÇA ESPORTIVA PARA DEFICIENTES (DEPD). DANÇA E O AUTISMO: UMA VISÃO A PARTIR DO PROJETO DANÇA ESPORTIVA PARA DEFICIENTES (DEPD). Meriane Teixeira de Matos 1 Enoly Cristine Frazão da Silva 1 Lionela da Silva Corrêa 1 Esaú da Silva Soares 2 Universidade

Leia mais

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem)

Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Transtornos do desenvolvimento (comportamento e aprendizagem) Nervoso Agitado Desligado Desatento Muito infantil Diferente Agressivo Desajeitado Não vai bem na escola Transtornos do desenvolvimento Conseqüências

Leia mais

Adoção e Questões Polêmicas: Os filhos e os transtornos psiquiátricos

Adoção e Questões Polêmicas: Os filhos e os transtornos psiquiátricos Adoção e Questões Polêmicas: Os filhos e os transtornos psiquiátricos Prof. Dr. Rodrigo Abdo Os filhos e os transtornos psiquiátricos Temos capacidade de aceitar uma criança como ela é, mesmo que a criança

Leia mais

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória Compartilhe conhecimento: Qual a melhor opção para manejo da dor pós-operatória: morfina ou ibuprofeno? Estudo analisa redução da dor e efeitos adversos em crianças. Para a revisão de artigo desta semana,

Leia mais

Uso de Medicação Psicotrópica em uma Grande Instituição para Deficientes Mentais - I(1)

Uso de Medicação Psicotrópica em uma Grande Instituição para Deficientes Mentais - I(1) D Deficiência Mental / Déficit Sensorial / Delírio / Depressão / Desenvolvimento / Diabetes Melitus / Diagnóstico / Distúrbio de Leitura / Doença / Doença de Moyamoya / Drogadição DEFICIÊNCIA MENTAL Uso

Leia mais

Sempre a cuidar de si

Sempre a cuidar de si Janeiro 2017 Sempre a cuidar de si www.allianz-advance-medical.pt Aceda e descubra os serviços médicos que temos para si Quer falar com um médico? Tem dúvidas sobre um diagnóstico? Precisa de ajuda para

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA APAE DE VIÇOSA, MG Tamara Carolina Figueiredo 1, Isabel Cristina Silva 2.

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA APAE DE VIÇOSA, MG Tamara Carolina Figueiredo 1, Isabel Cristina Silva 2. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA APAE DE VIÇOSA, MG Tamara Carolina Figueiredo 1, Isabel Cristina Silva 2 Resumo: A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Viçosa, MG, atende

Leia mais

Transtornos Mentais na Infância e Adolescência

Transtornos Mentais na Infância e Adolescência apresentam Transtornos Mentais na Infância e Adolescência Principais sintomas e sinais de alerta Chryscea Barbara Manfrin de Oliveira psicóloga Transtornos Mentais Segundo a Organização Mundial de Saúde

Leia mais

II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE)

II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) II curso Transtornos Afetivos ao Longo da Vida GETA TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE) O QUE É TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE TDAH é a condição crônica de saúde

Leia mais

ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO

ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO Priscila K.V.Castro; Ana Carina Tamanaha; Marcia R.F.Marteleto; Jacy Perissinoto Departamento de Fonoaudiologia Universidade

Leia mais

ANEXO I. Concurso Vestibular 2019: vagas para o período letivo Ampla Concorrência (50%)

ANEXO I. Concurso Vestibular 2019: vagas para o período letivo Ampla Concorrência (50%) ANEXO I Concurso Vestibular 2019: vagas para o período letivo 2019.1 ÁREAS Exatas e da Terra Engenharias CÓDIGO / CURSO / TURNO Cód. 101 Matemática - (*) Cód. 102 - Ciência da Computação (**) Cód. 103

Leia mais

O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PESSOAS AUTISTAS COMO PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR.

O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PESSOAS AUTISTAS COMO PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR. O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PESSOAS AUTISTAS COMO PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR. Viviana Freitas da Silva Cláudio Bertolli Filho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Bauru

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA:

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA: Professora Daucia O desenho recurso pedagógico para proporcionar motivações e desenvolver suas habilidades intelectuais, Neste sentido a professora Daucia, planejará metodologias para proporcionar o desempenho

Leia mais

José Roberto Lopez Rivero 1, Luciana Sant Ana de Souza 2, Maria Tereza Ferrreira Albuquerque 2, Thiago Pereira Campos 2

José Roberto Lopez Rivero 1, Luciana Sant Ana de Souza 2, Maria Tereza Ferrreira Albuquerque 2, Thiago Pereira Campos 2 IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO SON-RISE NO CENTRO NEUROLÓGICO DA APAE DE ARAGUAÍNA-TO José Roberto Lopez Rivero 1, Luciana Sant Ana de Souza 2, Maria Tereza Ferrreira Albuquerque 2, Thiago Pereira Campos 2 O projeto

Leia mais

Transtorno do Espectro Autista - A importância da detecção precoce

Transtorno do Espectro Autista - A importância da detecção precoce Sílvia Sousa Psicóloga Especialista em Terapia Assistida por Animais Vinculum Animal Transtorno do Espectro Autista - A importância da detecção precoce Alterações recentes O termo "transtorno do espectro

Leia mais

Dra Marcella Rabassi de Lima Endocrinologista pediatra-fepe

Dra Marcella Rabassi de Lima Endocrinologista pediatra-fepe Implicações clínicas no diagnóstico tardio da Deficiência de Biotinidase e Fenilcetonúria Dra Marcella Rabassi de Lima Endocrinologista pediatra-fepe Deficiência de Biotinidase (DB) Doença metabólica autossômica

Leia mais

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo o Infantil Eficácia

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA:

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA: Professora Daucia O desenho recurso pedagógico para proporcionar motivações e desenvolver suas habilidades intelectuais, Neste sentido a professora Daucia, planejará metodologias para proporcionar o desempenho

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA:

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA: Professora Daucia O desenho recurso pedagógico para proporcionar motivações e desenvolver suas habilidades intelectuais, Neste sentido a professora Daucia, planejará metodologias para proporcionar o desempenho

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA:

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA: Professora Daucia O desenho recurso pedagógico para proporcionar motivações e desenvolver suas habilidades intelectuais, Neste sentido a professora Daucia, planejará metodologias para proporcionar o desempenho

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003 PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE e o SECRETÁRIO ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, considerando o disposto na Lei

Leia mais

O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE?

O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE? APRESENTA O QUE É O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE? TDAH infância hiperatividade déficit de atenção falta de atenção comportamento O QUE É O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE

Leia mais

A inclusão de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo ao longo do percurso escolar

A inclusão de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo ao longo do percurso escolar Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos RELATÓRIO de REFLEXÃO CRÍTICA A inclusão de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo ao longo do percurso escolar Ação: C612 Turma: B Formadora:

Leia mais

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISAS ATÉ 2018

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISAS ATÉ 2018 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISAS ATÉ 2018 Área de Concentração: Abordagens Quantitativas em Saúde Linhas de Pesquisa: Avaliação bioquímica, molecular, sensóriomotora e nutricional das doenças

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia

Leia mais

AUTISMO: UMA PERSPECTIVA SENSORIAL

AUTISMO: UMA PERSPECTIVA SENSORIAL AUTISMO: UMA PERSPECTIVA SENSORIAL AUTISMO: UMA PERSPECTIVA SENSORIAL Autora: Thamara Bensi Conteúdo 3 O QUE É O TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL? 4 QUAIS SÃO ESSES SENTIDOS QUE PERTENCEM AO PROCESSAMENTO

Leia mais

Diagnóstico Precoce do Autismo: Relato de Caso

Diagnóstico Precoce do Autismo: Relato de Caso Revista de Medicina e Saúde de Brasília RELATO DE CASO Early Diagnosis of Autism: Case Report Ana Carolina Andrade Canut 1, Daniela Megumi Ramalho Yoshimoto 1, Gabriela Santos da Silva 1, Paulo Vitor Carrijo

Leia mais

Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro Unipac ISSN Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni - Maio de 2018

Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro Unipac ISSN Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni - Maio de 2018 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni - Maio de 2018 A RELAÇÃO ENTRE FATORES ALIMENTARES E A MANIFESTAÇÃO DE SINTOMAS NO TRANSTORNO NO ESPECTRO AUTISTA Elaine Cristina Rocha Oliveira 1,

Leia mais

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

Leia mais

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade

Prejuízos Cognitivos e Comportamentais secundários à Epilepsia Autores: Thaís Martins; Calleo Henderson; Sandra Barboza. Instituição:Universidade Autores:Thaís Martins Sousa ; Calleo Henderson ; Sandra Barboza. Introdução A epilepsia é uma das síndromes neurológicas mais comuns e seus efeitos secundários podem ser graves. A epilepsia de ausência

Leia mais

INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA

INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA INTERFACE DOS DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS COM A NEUROLOGIA MARINA DALLA BARBA LONDERO MÉDICA FORMADA PELA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO PSIQUIATRA PELO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE DOUTORANDA PELA UNIVERSIDADE

Leia mais

Sobre a Esclerose Tuberosa e o Tumor Cerebral SEGA

Sobre a Esclerose Tuberosa e o Tumor Cerebral SEGA Sobre a Esclerose Tuberosa e o Tumor Cerebral SEGA A Esclerose Tuberosa, também conhecida como Complexo da Esclerose Tuberosa, é uma desordem genética que atinge entre 1 e 2 milhões de pessoas no mundo

Leia mais

TÍTULO: DAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO E CONVÍVIO COM O AUTISMO EM AMBIENTE ESCOLAR

TÍTULO: DAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO E CONVÍVIO COM O AUTISMO EM AMBIENTE ESCOLAR TÍTULO: DAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO E CONVÍVIO COM O AUTISMO EM AMBIENTE ESCOLAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Pedagogia INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE HORTOLÂNDIA

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO PARENTAL ACERCA DOS SINAIS CLÍNICOS, CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO PARENTAL ACERCA DOS SINAIS CLÍNICOS, CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO PARENTAL ACERCA DOS SINAIS CLÍNICOS, CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Karina Maria Campello de Menezes (1); Carina Scanoni Maia (2); Barbara

Leia mais

Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5

Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5 2 RESUMOS DE PROJETOS O ENSINO DE ARTE COM DEFICIENTES INTELECTUAIS...3 ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE ESTUDANTES COM AUTISMO...4 3 Apresentação

Leia mais

UFBA. Universidade Federal da Bahia Instituto de Ciências da Saúde MANIFESTAÇÕES GASTROINTESTINAIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

UFBA. Universidade Federal da Bahia Instituto de Ciências da Saúde MANIFESTAÇÕES GASTROINTESTINAIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA UFBA Universidade Federal da Bahia Instituto de Ciências da Saúde Márcia Andrade Pinho MANIFESTAÇÕES GASTROINTESTINAIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Salvador 2015 Instituto de Ciências

Leia mais

As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas

As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas Transtorno do Espectro Autista O autismo é considerado um transtorno do desenvolvimento de causas neurobiológicas. As características

Leia mais

TERMINOLOGIA UTILIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA POLÍTICA PÚBLICA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

TERMINOLOGIA UTILIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA POLÍTICA PÚBLICA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO TERMINOLOGIA UTILIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA POLÍTICA PÚBLICA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO Tendo em vista a diversidade de termos utilizados no que se refere à Educação Especial,

Leia mais

DEMÊNCIA? O QUE é 45 MILHOES 70% O QUE É DEMÊNCIA? A DEMÊNCIA NAO É UMA DOENÇA EM 2013, DEMÊNCIA. Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem;

DEMÊNCIA? O QUE é 45 MILHOES 70% O QUE É DEMÊNCIA? A DEMÊNCIA NAO É UMA DOENÇA EM 2013, DEMÊNCIA. Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem; O QUE é APRESENTA DEMÊNCIA? O QUE É DEMÊNCIA? A demência é um distúrbio em um grupo de processos mentais que incluem: Memória; Raciocínio; Planejamento; Aprendizagem; Atenção; Linguagem; Percepção; Conduta.

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES CARTILHA DE ORIENTAÇÕES APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem o objetivo de contribuir com os alunos, pais e professores, a fim de superar uma visão simplificada a respeito das necessidades educacionais especiais,

Leia mais

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de

Leia mais

Cargo: Terapeuta Ocupacional (1 vaga) / Macaíba (RN)

Cargo: Terapeuta Ocupacional (1 vaga) / Macaíba (RN) O Instituto Santos Dumont (ISD) foi habilitado pelo Ministério da Saúde para o funcionamento do seu Centro Especializado em Reabilitação (CER) e contratará profissionais de saúde interessados a se juntar

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1)

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental TEMAS Psicopatologia geral. Transtornos psicológicos, cognitivos, relacionados ao uso

Leia mais