MÓDULO PARA RECUPERAÇÃO (2º im) Aluno(a): Matéria: Matemática Professor(a): Leonardo Série:1º 1- Conteúdo: poligonos, soma dos angulos, numero de diagonais e cevianas 2- Objetivos - Levar o aluno a compreender, analisar e revisar os conceitos desenvolvidos durante o bimestre nesta disciplina, a fim de construir um conhecimento mais amplo e consistente; - Formar a base teórica para os conteúdos que serão desenvolvidos no 2º bimestre; - Proporcionar a todos os alunos o mesmo nível de conhecimento acerca dos conteúdos, criando uma homogeneidade da turma correspondente. 3- Pré- requisitos: Os conteúdos imediatamente anteriores, do bimestre ou até mesmo da(s) série(s) que guardem relação direta com a matéria. 4- Atividades de verificação e fixação da aprendizagem Atividades em anexo 5- Data da entrega: As atividades deverão ser entregues na data da avaliação, conforme calendário apresentado pela coordenação pedagógica. As provas serão em dois dias, sendo: Ensino Fundamental: (5ª,6ª, 7ª, 8ª) - Data: 07/08 (Redação, Arte, Geografia, Geometria, Ciências) Data: 16/08 (Matemática, História, Gramática, Inglês, Literatura, Lógica) Ensino Médio: (1º, 2º, 3º) Data 04/08 (iologia, Redação, Geografia, Física, História, Literatura) Data -11/08-(Matemática, Filos., Sociol., Química, Inglês, Espanhol) 6- Avaliação: - A avaliação será através de provas escritas, contendo questões objetivas e subjetivas, valendo de zero a dez pontos. O professor, poderá, a critério próprio, atribuir nota às atividades propostas para a recuperação, descontando do valor da prova, o quantum atribuído a elas. - A nota da recuperação será somada com a média anterior e feita uma nova média. - Quando a disciplina for dividida em mais de uma frente, o aluno poderá fazer em uma ou mais frentes, tendo a sua nota alterada somente naquela em que fizer.
Atividades de Recuperação professor Leonardo 1º ano. Questão 01) Na figura abaixo têm-se três pentágonos regulares. A medida do ângulo assinalado é Questão 02) Na figura, o triângulo AEC é eqüilátero e ACD é um quadrado de lado 2 cm. E A D C Calcule a distância E. Questão 03) Uma placa de aço quadrada vai ser transformada em um octógono regular, recortando-se os quatro cantos do quadrado de forma a obter o maior polígono possível, 39 L x x Sendo a medida do lado do quadrado igual a L, calcule, em função de L, a) a medida de x. b) o perímetro do octógono obtido. Questão 04) O artista plástico Carlos pretende colocar moldura na sua tela retangular apresentada abaixo. Para isso, faz um estudo das medidas do quadro e constata que a moldura deverá ter 61cm de diagonal e que a razão entre suas dimensões será 4 3.
Calcular o perímetro desta futura moldura. Questão 05) No trapézio ACD, M é o ponto médio do lado AD; N está sobre o lado C e 2N = NC. Sabe-se que as áreas dos quadriláteros ANM e CDMN são iguais e que DC = 10. Calcule A. Questão 06) No trapézio ACD, calcule a altura IE do triângulo AI, sabendo que a altura do trapézio é 8 e que seus lados paralelos medem 6 e 10. A 6 E I 8 D 10 C Questão 07) Na figura abaixo, A,, C e D são quadrados. O perímetro do quadrado A vale 16 m e o perímetro o quadrado vale 24 m. Calcule o perímetro do quadrado D. Questão 08) Na figura abaixo, os pontos A, e C representam as posições de três casas construídas numa área plana de um condomínio. Um posto policial estará localizado num ponto P situado à mesma distância das três casas. Em Geometria, o ponto P é conhecido com o nome de:
A C a) baricentro b) ortocentro c) circuncentro d) incentro e) ex-incentro Questão 09) Numa circunferência de raio R > 0 consideram-se, como na figura, os triângulos eqüiláteros T 1, inscrito, e T 2, circunscrito. A razão entre a altura de T 2 e a altura de T 1 é: T 2 T 1 0 R a) 4. b) 3. c) 5/2. d) 2/3. e) 2. Questão 10) Calcule a altura do triângulo de vértices A(1,1), (1,5) e (1 2 3,3) C. Questão 11) Um triângulo eqüilátero de lado 3 cm é girado em torno de um eixo perpendicular ao triângulo e que passa pelo seu baricentro. Se o giro foi de 60º, o valor do perímetro da figura obtida pela superposição do triângulo original e do triângulo obtido pelo giro é de a) 12 b) 15 c) 9 2 d) 9 3 Questão 12) Deseja-se instalar uma fábrica num lugar que seja eqüidistante dos municípios A, e C. Admita que A, e C são pontos não colineares de uma região plana e que o triângulo AC é escaleno. Nessas condições, o ponto onde a fábrica deverá ser instalada é o
a) centro da circunferência que passa por A, e C. b) baricentro do triângulo AC. c) ponto médio do segmento C. d) ponto médio do segmento A. e) ponto médio do segmento AC. Questão 13) A medida do raio do círculo inscrito num triângulo retângulo, cujos catetos medem 6cm e 8cm, é: a) 12 cm b) 10 cm c) 7 cm d) 2 cm e) 3 cm