HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Geração do VisualControl
I Geração do - VisualControl Tabela de Conteúdo Parte I 1 1 Registro 10... 3 2 Registro 11... 4 3 Registro 50... 4 4 Registro 54... 7 5 Registro 60 (ECF)... 8 Registro 60M... 9 Registro 60A... 10 Registro 60I... 11 Buscando dados... da ECF 12 ECF Térmica... 12 ECF Matricial... 13 Manutenção dos... registros 60 18 Manutenção do... Registro 60M 18 Manutenção do... Registro 60A 19 Manutenção do... Registro 60I 19 6 Registro 61... e 61R 20 Manutenção do Registro... 61 21 Manutenção do Registro... 61R 22 7 Registro 70... 23 8 Registro 71... 26 9 Registro74... 28 Lançamento do Registro... 74 29 Conferência do Registro... 74 30 10 Registro 75... 32 11 Registro 90... 33 12 Gerando o arquivo... 33 13 Validando o... arquivo 34 14 Tabela Modelos... Nota Fiscal 39 15 Erros Comuns... de Validação 39 Indice 0
1 1 O é um arquivo texto que contém informações de toda a movimentação fiscal da empresa, que deverá ser enviado para a secretaria da fazenda do estado de origem, mensalmente, sempre no decorrer do mês subsequente ao mês informado, até o ultimo dia útil. A responsabilidade do envio do, é sempre do contribuinte. Os registros que fazem parte do são: Registro 10: Dados da Empresa. Registro 11: Complemento dos dados da empresa. Registro 50: Dados da Nota Fiscal e Totais. Registro 54: Itens da Nota Fiscal. Registro 60M: Dados totalizados por dia da Redução Z. Registro 60A: Dados analíticos por dia/tributação da Redução Z. Registro 60I: Itens vendidos na ECF. Registro 61: Totais das notas fiscais modelo 2 (NF manual). Registro 61R: Itens totalizados das notas fiscais modelo 2. Registro 70: Dados dos conhecimentos de transporte. Registro 71: Conhecimento de transporte emitido pela empresa. Registro 74: Inventário de estoque. Registro 75: Descriminação dos produtos relacionados acima. Registro 90: Totalizador do arquivo. A Figura abaixo ilustra como o arquivo é formado.
2 Geração do - VisualControl
1.1 3 Registro 10 O Registro 10 contem as seguintes informações da empresa contribuinte, a seguir: Razão Social, CNPJ, Inscrição Estadual, Municipio, Estado, Fax, Data Inicial do arquivo, Data Final do arquivo, Natureza da Operação, Finalidade do Arquivo Magnético, Identificação do Convênio. Os dados da empresa são cadastradas na tela de cadastro de lojas, conforme figura abaixo. As outras informações, são pertinentes ao arquivo gerado e devem ser informadas na hora da geração do arquivo. Nota: TODOS os dados do cadastro devem ser preenchidos para o correto envio do. Atenção especial para os itens "Substituto Tributário" e "Contribuinte do IPI". "Substituto Tributário" é para empresas que tem possuem o regime de substituição tributária e "Contribuinte do IPI" são para industrias cujos produtos destacam IPI. Geralmente para empresas de VAREJO, esses dois itens devem estar marcados como Não.
4 1.2 Geração do - VisualControl Registro 11 O Registro 11 contem dados complementares da empresa contribuinte, a seguir: Endereço, Número, Complemento, Bairro, CEP, Pessoa responsável, Telefone. Essas informações são alimentadas na mesma tela de cadastro de Loja (vide Registro10 1.3 3 ). Registro 50 O Registro 50 contem informações do cabeçalho e do rodapé da Nota Fiscal, ou seja, informações sobre o cliente/fornecedor, e sobre os valores dos totais da nota.
5 Os modelos de nota fiscal que devem ser informados nesse registro, são: 01, 04, 06, 21, 22 e 55, conforme tabela de modelos de nota fiscal 39. Os dados que constam no registro 50 são: CNPJ do Cliente/Fornecedor, Inscrição Estadual, Data (Emissão/Chegada), Modelo da NF, Série da NF, Número da NF, %ICMS da NF, Tipo do Emitente, Valor Total da NF, Valor da Base Cálculo do ICMS, Valor do ICMS, Valor de Isenta/Não Tributada, Valor de Outras, Aliquota, Situação da NF (Normal, Cancelada). Essas informações são geradas a partir do lançamento das respectivas notas fiscais, no menu, conforme figuras abaixo. Figura do Menu Fiscal
6 Geração do - VisualControl Figura do cabeçalho da nota fiscal. Figura do rodapé da nota fiscal.
1.4 7 Registro 54 O Registro 54 contem as informações dos itens das notas fiscais lançadas no registro 50 4, a seguir: CNPJ do Cliente/Fornecedor, Modelo da NF, Série da NF, Número da NF, CFOP (Natureza de Operação), CST (Código de situação tributária), Número do Item, Código do produto, Quantidade, Valor do Produto, Desconto no Item, Base de Cálculo de ICMS do Item, Base de Cálculo de ICMS de Subst.Tributária do Item, IPI, Alíquota de ICMS. Nota: O Envio desde registro se tornou obrigatório para todas as empresas a partir de Janeiro/2009. Essas informações são geradas a partir do lançamento dos itens das notas fiscais, conforme figuras abaixo.
8 Geração do - VisualControl Figura dos itens da nota fiscal. 1.5 Registro 60 (ECF) As informações das vendas no emissor de cupom fiscal (ECF), sao compostas pelos registros abaixo. Registro60M (Mestre) Registro60A (Analítico) Registro60I (Item) Registro60D (Diário) Registro60R (Resumo) Para efeito de prover informações para o, iremos focar exclusivamente nos registros 60M, 60A e 60I, uma vez que o VisualControl gera automaticamente os Registros 60D e 60R, atraves dos informações alimentadas no 60I.
1.5.1 Registro 60M O Registro 60M (Mestre) contem os dados totalizados da redução Z. Sao eles: Data da emissão, Número de Série da ECF, Número da ECF, Modelo do documento fiscal (sempre "2D" para ECF), Coo Inicial (Número de primeiro cupom emitido no dia, Coo Final (Número do último cupom emitido no dia), Contador de Reduções (este numero informa quantas reduções Z já foram emitidas pelo ECF), Reinicio de Operação, GT Final (Valor total acumulado no ECF desde o inicio do funcionamento). Importante: Somente deverá existir UM único registro 60M por dia. Nota: Sem este registro, o sintegra não é gerado. Consulta dos registros 60M. 9
10 1.5.2 Geração do - VisualControl Registro 60A O Registro 60A (Analítico) contem os dados totalizados por tributação da redução Z. Sao eles: Data da emissão, Número de Série da ECF, Situação Tributária (ver tabela abaixo dos valores válidos), Valor acumulado da Situação tributária. Situação Tributária Formato Válido no 60A. Substituição Tributária F Não tributado N Isento I 7% 0700 12% 1200 17% 1700 25% 2500 ISS ISS Cancelamentos CANC Descontos DESC Tabela de tributações válidas.
11 Tabela de tributações válidas. Para cada registro 60M, podem existir varios 60A correspondentes, conforme mostrado na figura acima. A soma de todos os registros 60A de um dia, deve ser IGUAL ao valor da venda Bruta do 60M do mesmo dia. Nota: Este registro é obrigatorio quando se gera o registro 60M. 1.5.3 Registro 60I O Registro 60I contem as informações dos itens vendidos pelo ECF: São eles: Data da emissão, Número de Série da ECF, Modelo do documento fiscal (sempre "2D" para ECF), COO do Cupom (Número do cupom fiscal), Número do item, Código do produto, Quantidade,
12 Geração do - VisualControl Valor Unitário, Base de cálculo, Situação tributária, Valor do ICMS. Essas informações encontram-se disponíveis na memória fiscal da ECF (para ECF Térmica banco de dados do VisualControl (para ECF Matricial 13 ). 1.5.4 Buscando dados da ECF 1.5.4.1 ECF Térmica 12 ), ou no Sempre que estiver selecionada a ECF Térmica no VisualConfig, no menu da ECF irá aparecer a opção para buscar os dados dos registros 60A, 60M e 60I, conforme mostrados nas figuras abaixo. Menu para buscar dados da ECF Térmica.
13 Formulário que busca os dados da ECF Térmica. Por lei, as ECF's térmicas contém todos os dados que são obrigatórios nos registros 60M, 60A e 60I gravados na memória fiscal, dessa forma, o VisualControl busca esses dados diretamente da memória fiscal da ECF e armazena no seu banco de dados para posterior consulta e geração do arquivo completo. 1.5.4.2 ECF Matricial ECF Matricial Daruma. A ECF Daruma não possiu busca dos registros do. Os dados relativos aos Registros 60M e 60A são gravados sempre que for feita uma Redução Z.
14 Geração do - VisualControl Nota: Caso a ECF emita uma redução Z automaticamente, os dados dos registros 60M e 60A não serão gravados no banco de dados do VisualControl, tendo que serem lançados porteriormente na Manutenção dos Registros 60 18. Devido à arquitetura da ECF matricial, os dados referentes aos itens vendidos, NÃO são armazenados na sua memória fiscal. Esta informação é gravada no banco de dados do VisualControl, à medida que forem sendo emitidos os cupons fiscais e posteriormente são utilizados para a geração do arquivo (60I). ECF Matricial Bematech. Sempre que estiver selecionada a ECF Matricial Bematech, no menu da ECF irá aparecer a opção para buscar os dados dos registros 60A e 60M, conforme mostrados nas figuras abaixo. Menu para buscar dados da ECF matricial Bematech.
15 Formulário que busca os dados da ECF Bematech. Devido à arquitetura da ECF matricial, os dados referentes aos itens vendidos, NÃO são armazenados na sua memória fiscal. Esta informação é gravada no banco de dados do VisualControl, à medida que forem sendo emitidos os cupons fiscais e posteriormente são utilizados para a geração do arquivo (60I). Outro problema encontrado nesse armazenamento são os dados relativos ao Coo Inicial e Coo Final, obrigatório no envio do registro 60M, devendo, portanto, ser digitados manualmente na manutenção do Registro 60M 18, ou, na tela de consulta de cupons (F7), o que facilita a digitação uma vez que as informações ja estão na tela, conforme mostrado na figura abaixo. Essas informações somente estão disponíveis nas reduções Z impressas. Para auxiliar essa digitação, esses dados podem ser lançados diretamente na tela da consulta de cupons (F7), conforme mostrado abaixo.
16 Geração do - VisualControl Registro 60I (MFD) para ECF's Matriciais. Conforme visto, as ECF's matriciais não armazenam os dados na sua memória fiscal, sendo assim, o VisualControl "envia" os dados das vendas efetuadas para o registro 60 I (MFD). A forma como isso é feito, esta no formulário de consulta de cupons (F7), como mostra a figura abaixo.
17 Após a busca dos dados do 60I (MFD), deve-se verificar se existem diferenças entre a SOMA dos itens vendidos no dia, e a "Venda Bruta" informada no 60M, como mostra a figura abaixo: Para corregir essas diferenças, torna-se necessário buscar inconsistências em algum registro 60I,
18 Geração do - VisualControl onde será necessário modifica-lo ou excluí-lo, consultando os cupons fiscais impressos. Para alteração, inclusão ou exclusão de qualquer registro 60I (MFD), deve-se acessar a Manutenção de Registros 60I 19. 1.5.5 Manutenção dos registros 60 Após os dados terem sido lançados ou trazidos da ECF, e caso necessitem de algum tipo de manutenção, basta acessar o menu como mostra a figura abaixo. Menu para manutenção dos registros 60. 1.5.5.1 Manutenção do Registro 60M Como mostrado na figura abaixo, os dados dos registros 60M podem ser ingressados, alterados ou excluidos. Todas as informações obrigatórias do registro 60M encontram-se disponiveis no formulário abaixo.
19 Formulario de manutenção do registro 60M. 1.5.5.2 Manutenção do Registro 60A Como mostrado na figura abaixo, os dados dos registros 60A podem ser ingressados, alterados ou excluidos. Todas as informações obrigatórias do registro 60A encontram-se disponiveis no formulário abaixo. Formulario de manutenção do registro 60A. 1.5.5.3 Manutenção do Registro 60I Como mostrado na figura abaixo, os dados dos registros 60I podem ser ingressados, alterados ou excluidos. Todas as informações obrigatórias do registro 60I encontram-se disponiveis no formulário abaixo.
20 Geração do - VisualControl Formulario de manutenção do registro 60I. 1.6 Registro 61 e 61R Os Registros 61 e 61R devem ser digitados sempre que a ECF apresentar defeito, e forem emitidas notas fiscais modelo 2 (venda direta ao consumidor), ou a empresa não tiver obrigatoriedade do uso do ECF. Para entrar no formulário de lançamento desses registros, acesse o menu como mostrado na figura abaixo.
1.6.1 21 Manutenção do Registro 61 Contem informações dos totais das Notas Fiscais Modelo 2 (Nota fiscal de venda ao consumidor). Como mostrado na figura abaixo, os dados dos registros 61 podem ser ingressados, alterados ou excluidos. Todas as informações obrigatórias do registro 61 encontram-se disponiveis no formulário abaixo, onde: Número Inicial: Número da primeira nota fiscal feita no dia. Número Final: Número da ultima nota fiscal feita no dia. Valor Total: Soma dos totais de todas as notas fiscais do dia. Base de ICMS: Base de cálculo do ICMS. Geralmente é o mesmo valor do campo "Valor Total". Valor do ICMS: Percentual em cima da base de calculo (Deverá ser calculo levando em conta o percentual vigente no estado). Outras: Valor total de outras. Isentas/Não Tributadas: Valor total de isentas ou não tributadas.
22 Geração do - VisualControl Formulario de manutenção do registro 61. 1.6.2 Manutenção do Registro 61R Contem informações dos produtos emitidos nas Notas Fiscais Modelo 2 (Nota fiscal de venda ao consumidor), agrupadas mensalmente. Como mostrado na figura abaixo, os dados dos registros 61R podem ser ingressados, alterados ou excluidos. Todas as informações obrigatórias do registro 61R encontram-se disponiveis no formulário abaixo, onde: Mês: Mês do lançamento. Ano: Ano do lançamento. Produto: Item vendido. Quantidade: Somantoria de todas as quantidades do item no mês. Valor Bruto: Somantoria de todos os totais do item no mês. Base de Cálculo de ICMS: Somantoria de todas as bases de cálculo do item no mês. Alíquota: Percentual da alíquota do produto vigente no estado.
23 Formulario de manutenção do registro 61R. 1.7 Registro 70 O Registro 70 contem informação dos conhecimento de transporte que o contribuinte recebe. Os modelos de nota fiscal que devem ser informados nesse registro, são: 07, 08, 09, 10, 11 e 26, conforme tabela de modelos de nota fiscal 39. Os dados que constam no registro 70 são: CNPJ da transportadora, Inscrição Estadual, Data de Emissão, Estado, Modelo do CF, Série da CF, Subsérie, Número do CF, CFOP, Valor Total da CF, Valor da Base Cálculo do ICMS, Valor do ICMS, Valor de Isenta/Não Tributada, Valor de Outras, Modalidade de frete (Cif, Fob), Situação do CF (Normal, Cancelada).
24 Geração do - VisualControl A figura abaixo ilustra o formulario de nota fiscal onde são lancados os conhecimentos de transporte. Nota fiscal para lançamento do conhecimento de transporte. Nota: É importante acrescentar que será necessário cadastrar um item, no cadastro de produtos, como mostra a figura abaixo:
Cadastro de Produtos: Cadastrando serviço de transporte. 25
26 Geração do - VisualControl Nota fiscal para lançamento do item do conhecimento de transporte. 1.8 Registro 71 O Registro 71 contem informação dos conhecimento de transporte que o contribuinte emite. Observação: Este registro somente deve ser preenchido por empresas que prestam serviços de TRANSPORTE DE CARGAS. Os modelos de nota fiscal que devem ser informados nesse registro, são: 08, 09, 10, 11 e 26, conforme tabela de modelos de nota fiscal 39. Os dados que constam no registro 71 são: CNPJ da transportadora, Inscrição Estadual, Data de Emissão, Estado, Modelo do CF, Série da CF, Subsérie, Número do CF, Estado da Carga,
27 CNPJ da NF da Carga, Inscr.Estadual da NF da Carga, Modelo da NF da Carga, Serie da NF da Carga, Numero da NF da Carga, Valor Total da NF da Carga. A figura abaixo ilustra o formulario de nota fiscal onde são lancados os conhecimentos de transporte. Menu de acesso ao formulário de Conhecimento de Transporte.
28 Geração do - VisualControl Formulário do Conhecimento de Transporte. 1.9 Registro74 Torna-se obrigatório o envio do Registro 74 (Registro de inventário contábil) no final de cada ano fiscal. Para empresas distribuidoras, o envio deverá ser feito mensalmente. Para que seja gerado pelo VisualControl o registro 74, é necessário efetuar os seguintes procedimentos a seguir: Lançamento do Registro 74 29 Conferência do Registro 74 30
1.9.1 29 Lançamento do Registro 74 Como o estoque é algo "momentaneo" ou seja, varia a cada movimentação de entrada o saida, o "Inventário/Contagem", tem por objetivo, armazenar o estoque da data desejada, bastando, para isso, seguir o procedimento abaixo: 1. Entrar no formulário de inventário/contagem (Acessando o menu da Figura abaixo). 2. Incluir um novo registro (F2). 3. Colocar a data do ULTIMO DIA DO MÊS do mês a ser enviado o sintegra. Por exemplo, se desejamos enviar o sintegra do mês de Dezembro/2008, o registro do inventário deverá conter a data do último dia do mês, no caso, 31/12/2008. 4. Selecionar "Tipo de contagem" = TOTAL, como mostra na figura 1. 5. Para auxiliar na busca do estoque desse dia, clicar no botao "Lança estoque como inventário", que aparecerá a mensagem mostrada abaixo (figura 1). 6. Confirmar a gravação do estoque como inventário/contagem. 7. Apos efetuado esse procedimento, basta salvar o registro, que assim que for gerado o arquivo, o Registro 74 deverá conter as informações aqui contidas.
30 Geração do - VisualControl Figura 1. 1.9.2 Conferência do Registro 74 1. Entrar na guia "Diferenças/Atualização". 2. Clicar no botão "1) Processa Contagem". 3. Apos processar a contagem, clicar no botão "2) Imprime Contagem", como mostrado na Figura 2. 4. Selecione "Sim" para a pergunta "Emite relatorio para Inventário Fiscal". 5. Será impresso o relatorio contendo as quantidade do inventário, o preço de custo unitário e o total de custo (Figura 3). Obs: Caso seja selecionado "Não" para a pergunta "Emite relatorio para Inventário Fiscal", o que será impresso é o relatorio normal com a quantidade contada, estoque e diferenças.
Figura 2. 31
32 Geração do - VisualControl Figura 3. 1.10 Registro 75 O Registro 75 contem uma relação de todos os itens que tem algum correspondente nos registros 54, 60I, 61R e 74. Os dados contido nesse registro são: Data inicial, Data Final, Código do Produto, NCM (Nomeclatura Comun do Mercosul), Descrição do Produto, Unidade, Aliquota de IPI, Aliquota de ICMS, Redução de Base de Cálculo, ICMS de Subst.Tributária. O VisualControl gera automáticamente esse registro sempre que for gerado o arquivo do 33.
1.11 33 Registro 90 O Registro 90 é um controle interno do, e informa a quantidade de registros que contem cada registro gerado. O VisualControl gera automáticamente esse registro sempre que for gerado o arquivo do 1.12 33 Gerando o arquivo Para gerar o arquivo, deve-se acessar o menu "Modulo Fiscal", como mostrado na figura abaixo: Menu para acessar o formulario de geração do. Selecione como mostrado na figura abaixo, os seguintes dados: Período: Correspende ao periodo de geração dos dados que irá compor o arquivo. Loja: Informe a loja (Verifique que os dados estejam de acordo com o Registro 10 3 e Registro 11 4 ). Arquivo do que será gerado: Informe o diretório e o nome do arquivo do (É aconselhavel escolher um nome de facil visualização que permita identificar o conteudo do arquivo, por exemplo: _Loja_Shopping_Julho_2008.txt). Código de identificação da Natureza de Operação. Finalidade: Para arquivos gerados/enviados após o periodo normal de envio, deve-se selecionar "Retificação Total" para envio do..
34 1.13 Geração do - VisualControl Validando o arquivo Após gerar o arquivo pelo VisualControl, torna-se necessário validar o arquivo para posterior envio para a secretaria da fazenda. Importante: A Secretaria da Fazenda do Espirito Santo, tornou obrigatório o uso do Validador 5.2.6 (2009) a partir do dia 01/02/2009 e recepção bloquada a partir de 01/02/2009 para midias (arquivos) gerados por validadores de versões anteriores. Maiores informações no site da Secretaria da Fazenda do Espirito Santo (www.sefaz.es.gov.br). Validar. A figura abaixo, mostra a tela do Validador 5.2.6. É necessário clicar no botão (...) para selecionar o arquivo e logo apos a seleção, clicar no botão Validar.
35 Resumo. A figura abaixo, mostra a guia "Resumo", onde podem ser visualizados os registros gerados e validados. A opção "Listar", mostra diferentes visões dos registros (Validação, Registros, CFOP e CFOP x Reg).
36 Geração do - VisualControl Críticas. A figura abaixo, mostra a guia "Críticas", onde podem ser visualizadas as inconsistencias, caso existam. A opção "Listar", mostra diferentes visões das críticas (Erros, Adventências e Tudo).
37 Utilitários. A figura abaixo, mostra a guia "Utilitários", onde pode ser visto o arquivo gerado, assim como nagevar nas Notas Fiscais (Registros 50 e 54).
38 Geração do - VisualControl
1.14 Tabela Modelos Nota Fiscal 1.15 Erros Comuns de Validação 39 Iremos ver os principais erros que acontecem na validação do arquivo. 1. Erro no registro 50 (Dígito Inválido): Sempre que acontecer um erro no registro 50, os correspondentes 54 irão apresentar erros tambem. Corregindo o registro 50, automaticamente o registro 54 passa a ser validado (Desde que ele mesmo não contenha erros). Figura abaixo:
40 Geração do - VisualControl 2. Não encontrado registro 50 correspondente: Este erro ocorre, quando o registro 50 é inválido. No caso do exemplo abaixo, a Nota Fiscal foi lançada como Modelo 2, que não pertence ao registro 50. Dessa forma, não foi gerado o registro 50, ficando os registros 54 "orfãos".
3. Registro 60M sem 60A correspondente: Neste caso, não exista um registro 60A para o 60M correspondente, conforme figura abaixo: 41
42 Geração do - VisualControl 4. Receita bruta difere da soma dos analíticos : Caso o "Valor Bruto" do registro 60M esteja diferente da SOMA do 60A correspondente.
5. Registro tipo 60 duplicado: Existem dois registros 60M para um mesmo dia. 43
44 Geração do - VisualControl