VisualControl PAF-ECF Tecnologia em. Automação Comercial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VisualControl PAF-ECF Tecnologia em. Automação Comercial"

Transcrição

1 HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy VisualControl PAF-ECF Tecnologia em Automação Comercial

2 I VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Tabela de Conteúdo Parte I Introdução 1 Parte II Formulário Geral 2 1 Botão Pesquisa Botão Ordenação Botão Navegação Botão Incluir/Alterar/Excluir Botão Gravar/Reverter Botão Ajuda/Sair Modo Fischa/Modo... Tabela/Imprimir 8 8 Marcar/Desmarcar... Registros 9 9 Barra de Mensagens ID-Código Parte III Menu Inicial - VisualPAF 11 1 Menu: Vendas Frente de Loja (ECF) Buscando uma... Pré-Venda 15 Buscando um... DAV 16 Buscando uma... Mesa (Mapa de Mesas) 17 DAV - Orçamento... de Vendas 17 Pré-Venda Nota Fiscal Modelo Nota Fiscal Comanda Transferência de... Mesas 26 2 Menu: MENU... FISCAL 28 3 Menu: Consultas Vendas (Cupons) DAV - Orçamento Estoque Produto/Loja Estoque Produto/Cor Menu: Operações... Diversas 48 Caixa Diário Fechamento de Caixa... (Sangria) 49 Liquidação de Duplicatas Receitas/Despesas Operações Fiscais... (ECF/TEF) 52 Comunicação de... dados 59 5 Sobre Parte IV Glosário 60

3 Contents Indice II 0 II

4 1 1 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Introdução O VisualControl PAF-ECF (VisualPAF.exe), é um aplicativo de automação comercial integrado ao emissor de cupom fiscal (ECF), adequado às normas do Decreto 2301-R. O que é PAF-ECF? O PAF-ECF (Programa de Aplicativo Fiscal), é o programa desenvolvido para possibilitar o envio de comandos ao software básico do ECF (Emissor de Cupom Fiscal), sem capacidade de alterá-lo ou ignorá-lo, cujos requisitos específicos encontram-se estabelecidos no Ato Cotepe 06/08, e somente será instalado no computador interligado fisicamente ao ECF, devendo os mesmos estar localizados no estabelecimento usuário. Assim as características do software são descritas neste regulamento e não a critério dos contribuintes ou empresas de informática. O VisualControl foi certificado para trabalhar com os seguintes segmentos: 1) Auto-serviço: Forma de atendimento em que o consumidor escolhe os produtos e leva ao caixa. 1) DAV Documento auxiliar de venda: É um tipo de documento emitido e impresso antes de terminar a operação de compra, para atender as necessidades operacionais do estabelecimento comercial. Serve para operações como orçamento, pedido, ordem de serviço, etc. O DAV não substitui o Cupom Fiscal, que deverá ser emitido. 1) Pré-Venda: Forma de atendimento em que o consumidor escolhe os itens e recebe um código ou senha de identificação e se dirige ao caixa para pagamento. 1) Restaurante, bares e similares. Impressoras fiscais certificadas no VisualControl PAF-ECF. Daruma (todos os modelos) Bematech (todos os modelos) Sweda (todos os modelos) Elgin (todos os modelos) Links sobre o assunto:. Decreto sobre a obrigatoriedade do PAF-ECF no RICMS-ES. Ato COTEPE 06/08 dispõe sobre normas e procedimentos do PAF-ECF. Convenio ICMS 15 de sobre normas e procedimentos. Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF)

5 Formulário Geral 2 Formulário Geral 2.1 Botão Pesquisa 2

6 3 2.2 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Botão Ordenação Obs: Para que as informações ordenadas possam ser visualizadas de uma melhor formas, mostrando varios regis acesse o "Modo Tabela".

7 Formulário Geral 2.3 Botão Navegação 4

8 5 2.4 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Botão Incluir/Alterar/Excluir

9 Formulário Geral 2.5 Botão Gravar/Reverter 6

10 7 2.6 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Botão Ajuda/Sair

11 Formulário Geral 2.7 Modo Fischa/Modo Tabela/Imprimir 8

12 9 2.8 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Marcar/Desmarcar Registros

13 Formulário Geral 2.9 Barra de Mensagens 2.10 ID-Código 10

14 11 3 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Menu Inicial - VisualPAF O Menu inicial do VisualControl é composto pelos seguintes itens: Vendas: Estão concentradas as operações de movimentação de estoque e financeira. MENU FISCAL: Módulo obrigatório do PAF-ECF, contendo as operações fiscais definidas nos requisitos de homologação do PAF-ECF. Consultas: Consultas diversas. Operações Diversas: Operações diversas de recebimentos, pagamentos, sangria, suprimentos, etc. Sobre: Dados sobre o VisualControl PAF-ECF. Sair: Saida do sistema 3.1 Menu: Vendas Frente de Loja (ECF): Operação de Venda, concomitante com o ECF, integrado também com a Pré-Venda e o DAV. DAV - Orçamento de Vendas: Operações de DAV, onde OBRIGATORIAMENTE é impresso um orçamento não fiscal, em impressora não fiscal, formato A5 no mínimo (a critério da federação: O ES não permite esse tipo de operação), ou em impressora fiscal. O DAV não substitui a impressão do cupom fiscal. Pré-Venda: Forma de atendimento em que o consumidor escolhe os itens e recebe um código ou senha de identificação e se dirige ao caixa para pagamento. Toda pré-venda, OBRIGATORIAMENTE gera um cupom fiscal, mesmo que o mesmo tenha que ser

15 Menu Inicial - VisualPAF 12 cancelado posteriormente, caso o cliente desista da compra. Nota Fiscal Modelo 2: São lançadas as NF modelo 2, caso a ECF não esteja em operação. Os registros lançados neste módulo, geram os registros 61 e 61R do sintegra. Nota Fiscal: São lançadas as NF de compra e venda (modelo 01, 08, 55, 11, 12, etc) que a empresa emite ou recebe dos seus fornecedores. Os registros lançados neste módulo, geram os registros 50, 51, 53, 54, etc. do sintegra. Especifico para restaurantes, bares e similares: Comanda (Mesas): São lançadas as informações que são gravadas nas mesas, tais como: Operador, senha, mesa, produtos e quantidade. Transferência de Mesas: Permite realizar a transferência tanto de produtos, quanto de mesas Frente de Loja (ECF) Definição de autoserviço, conforme regulamentação do PAF-ECF: "Autosserviço, a forma de atendimento na qual o consumidor escolhe e conduz a mercadoria ao caixa para registro da venda, emissão do documento fiscal e realização do pagamento." Fig1: Cabeçalho e itens Este formulário permite efetuar a venda emitindo cupom fiscal de forma CONCOMITANTE, ou seja, a medida que são lançados os itens, e ECF vai imprimindo o cupom fiscal.

16 13 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial A fig.1 mostra o cabeçalho do cupom e o lançamento de itens, onde são informados: Codigo do Vendedor e Código do cliente, Código do produto, podendo efetuar uma busca por nome e outros dados pertinentes a cada campo, através da tecla de pesquisa padrão do VisualControl (F10), Fig2: Rodapé É no rodapé (Fig.2), que se encontram os botões mais usados da tela de vendas, assim como são mostradas as teclas de atalho respectivas; F2 - Inclui Cupom. F3 - Exclui Item. F4 - Pagamento. F5 - Altera Cliente. F6 - Abandona. F8 - Mapa de Mesas (Exclusivo para restaurante). F9 - Conta (Exclusivo para restaurante).

17 Menu Inicial - VisualPAF 14 Fig3: Desconto É possivel selecionar um desconto, tanto em valor quanto em percentual, no total do cupom de venda, como mostrado na Fig.3. Fig4: Formas de pagamento. Após a venda efetuada, selecionado o botão "Pagamentos" ou clicando em F4 (tecla de atalho), será mostrada o formulário para seleção das formas de pagamento, onde podem ser lançadas diversas formas de pagamento para o mesmo cupom, mostrando troco caso a forma de pagamento permita.

18 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Buscando uma Pré-Venda Fig1: Buscando uma Pré-Venda Para buscar uma pré-venda efetuada, basta clicar em (CTRL+P) na tela de vendas (Frente de Loja), que será mostrada a tela de consulta da figura acima. Teclando [ENTER] na pré-venda desejada, a mesma será trazida para a tela de vendas, imprimindo os itens de forma concomitante. Após a busca dos itens da pré-venda no cupom fiscal, podem ser acrescentados novos itens, fazendo o lançamento manual dos mesmos (digitando o código ou passando o leitor de código de barras). Um detalhe que vale a pena observar, é que no rodapé do cupom fiscal, será impresso o número da pré-venda correspondente. Após buscar a pré-venda, e, caso necessário, lançar itens adicionais, bastar efetuar o fechamento do cupom, conforme explicado no item Frente de Loja (ECF)

19 Menu Inicial - VisualPAF Buscando um DAV Fig1: Buscando um DAV (Orçamento de Venda). Para buscar um DAV, basta clicar em (CTRL+O) na tela de vendas (Frente de Loja), que será mostrada a tela de consulta da figura acima. Teclando [ENTER] no DAV desejado, o mesma será trazido para a tela de vendas, imprimindo os itens de forma concomitante. Após a busca dos itens do DAV no cupom fiscal, podem ser acrescentados novos itens, fazendo o lançamento manual dos mesmos (digitando o código ou passando o leitor de código de barras). Um detalhe que vale a pena observar, é que no rodapé do cupom fiscal, será impresso o número do DAV correspondente. Após buscar o DAV, e, caso necessário, lançar itens adicionais, bastar efetuar o fechamento do cupom, conforme explicado no item Frente de Loja (ECF)

20 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Buscando uma Mesa (Mapa de Mesas) Na tela de vendas, clicando F8, pode-se acessar o "Mapa de Mesas", onde são visualizadas todas as mesas. Clicando uma vez na mesa desejada, serão mostrados os itens consumidos. Com dois cliques, as produtos consumidos são trazidos para a tela de vendas, imprimindo na ECF de forma concomitante DAV - Orçamento de Vendas Definição de DAV, conforme regulamentação do PAF-ECF: "DAV, o documento emitido e impresso antes de concretizada a operação ou prestação, utilizado exclusivamente para atender às necessidades operacionais do estabelecimento usuário de ECF na emissão e impressão de orçamento, pedido, ordem de serviço ou outro documento de controle interno do estabelecimento, antes de concretizada a operação ou prestação. O DAV não substitui o documento fiscal."

21 Menu Inicial - VisualPAF 18 Fig1: DAV (Orçamento de Venda) - Cabeçalho. Para verificar como é feito a inclusão de um DAV, favor acesse Formulário Geral, opcao Incluir/Alterar/Excluir. OBS: O PAF-ECF não permite que seja ALTERADO nem EXCLUIDO um DAV após salvo. É neste formulário, que é feito o DAV (Orçamento de Venda). O PAF-ECF determina que o TODO DAV seja impresso. Após confirmar o DAV (F4), o VisualControl IMPRIME automaticamente o DAV. Existem DUAS opções de impressão: DAV em Impressora Fiscal: Somente esta opção é permitida no Espirito Santo. DAV em Impressora Não Fiscal (tamanho mínimo, folha A5): Opção permitido a critério da unidade federada.

22 19 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Fig2: DAV (Orçamento de Venda) - Itens Pré-Venda Definição de Pré-Venda, conforme regulamentação do PAF-ECF: "Pré-venda, a operação registrada em equipamento de processamento de dados interligado ou integrado ao ECF, ainda que por meio de rede de comunicação de dados, sem a impressão de documento que descreva os itens registrados, realizada por estabelecimento que não adota exclusivamente o autosserviço, na qual o consumidor, após escolher a mercadoria, recebe um código ou senha de identificação e se dirige ao caixa, onde é efetuado o pagamento, emitido o documento fiscal correspondente e retirada a mercadoria adquirida."

23 Menu Inicial - VisualPAF 20 Fig1: Pré-Venda - Cabeçalho. Para verificar como é feito a inclusão de uma pré-venda, favor acesse Formulário Geral, opcao Incluir/Alterar/Excluir. OBS: O PAF-ECF não permite que seja ALTERADO nem EXCLUIDO uma Pré-Venda após salva. É neste formulário, que é feita pré-venda. O PAF-ECF determina que a pré-venda NÃO possa ser impressa, em nenhuma hipótese. Toda pré-venda deve gerar um CUPOM FISCAL, imprimindo no fechamento do cupom, o número da pré-venda que originou o cupom fiscal. Caso o cliente DESISTA de levar as mercadorias constantes na pré-venda, o VisualControl PAF-ECF, irá, imediatamente antes da redução Z do dia seguinte ao da emissão da prévenda, EMITIR AUTOMATICAMENTE o cupom fiscal da pré-venda correspondente, e cancelar esse cupom fiscal IMEDIATAMENTE após a sua emissão.

24 21 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Fig2: Pré-Venda - Itens Nota Fiscal Modelo 2

25 Menu Inicial - VisualPAF 22 Fig1: Nota Fiscal Modelo 2 - Cabeçalho. Para verificar como é feito a inclusão de uma nota fiscal modelo 2, favor acesse Formulário Geral, opcao Incluir/Alterar/Excluir. Este modulo é utilizado caso a ECF pare de funcionar por problemas técnicos. Neste formulario devem ser lançadas todas as notas fiscais modelo 2 que são emitidas manualmente. Realizando este lançamento, o estoque é atualizado e é gerado o registro 61 e 61R do sintegra no final do mês. Fig2: Nota Fiscal Modelo 2 - Itens Nota Fiscal O lançamento das nota fiscal modelo(s) 01, 04, 06, 08, 21, 22 e 55, (Entrada, Saida, Conhecimento de Transporte, Energia Elétrica, etc), devem ser efetuados neste formulário, e este lançamento gera os Registros 50 e Registro 54 do Sintegra.

26 23 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Figura do cabeçalho da nota fiscal. Para verificar como é feito a inclusão de uma Nota Fiscal, favor acesse Formulário Geral, opcao Incluir/Alterar/Excluir.

27 Menu Inicial - VisualPAF Figura do rodapé da nota fiscal. Lançamento dos itens das notas fiscais, conforme figuras abaixo. 24

28 25 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Figura dos itens da nota fiscal Comanda É neste formulário que é efetuado o lançamento dos produtos consumidos na mesa. A sequência de lançamento é mostrada nas figuras abaixo: 1) Selecionar o código do operador. 2) Informar a senha do operador. 3) Informar o número da mesa. 4) Informe o código do produto (ou F10 para pesquisar), 5) Informe a quantidade solicitada pelo cliente. Fig.1: Código do Operador. Fig.2: Senha do Operador.

29 Menu Inicial - VisualPAF 26 Fig.3: Número da Mesa Fig.4: Código do Produto. Fig.5: Quantidade do Produto Transferência de Mesas Neste fomulário são efetuadas as transferencias de itens de uma mesa origem para uma mesa destino. São informados os dados de operador, mesa origem e mesa destino.

30 27 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Podem ser marcados todos os itens para que a transferência seja TOTAL.

31 Menu Inicial - VisualPAF Menu: MENU FISCAL O MENU FISCAL foi padronizado para todos os software homologados no PAF-ECF, e disponibiliza as seguintes funções: LX - Leitura X. Comanda a Leitura X do dia em operação, possibilitando: a) a impressão do documento pelo ECF, e; b) a gravação de arquivo eletrônico no formato de espelho do documento, assinado digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD (assinatura digital). LMFC - Leitura de memória fiscal completa. Comanda a Leitura da Memória Fiscal Completa, com seleção por período de data e por intervalo de CRZ, possibilitando: a) a impressão do documento pelo ECF, e; b) a gravação de arquivo eletrônico no formato de espelho do documento, assinado digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD (assinatura digital). LMFS - Leitura de memória fiscal simplificada.

32 29 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Comanda a Leitura da Memória Fiscal Simplificada, com seleção por período de data e por intervalo de CRZ, possibilitando: a) a impressão do documento pelo ECF, e; b) a gravação de arquivo eletrônico no formato de espelho do documento, assinado digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD (assinatura digital). Espelho MFD - Espelho da memória fita detalhe. Gera um arquivo eletrônico da Memória de Fita Detalhe, no formato de espelho dos documentos nela contidos, com possibilidade de seleção por período de data e por intervalo de COO, assinado digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD (assinatura digital). Arq.MFD - Arquivo da memória fita detalhe. Gera um arquivo eletrônico da Memória de Fita Detalhe conforme leiaute estabelecido no Ato COTEPE/ICMS 17/04, com possibilidade de seleção por período de data e por intervalo de COO, assinado digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD (assinatura digital). Tab.Prod. - Tabela de produtos. Gera arquivo eletrônico no formato e conforme leiaute abaixo, contendo os dados da Tabela de Mercadorias e Serviços, devendo ser gerado um arquivo distinto para cada tabela utilizada, no caso de utilização de mais de uma tabela. Leiaute Arquivo: REGISTRO TIPO P1 - IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO USUÁRIO DO PAF-ECF:

33 Menu Inicial - VisualPAF REGISTRO TIPO P2 - RELAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS: REGISTRO TIPO P9 - TOTALIZAÇÃO DO ARQUIVO 30

34 31 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Estoque. Gera um arquivo eletrônico conforme leiaute abaixo, contendo: a) o código e a descrição das mercadorias cadastradas na Tabela de Mercadorias e Serviços; b) a quantidade em estoque referente à sua última atualização. Leiaute Arquivo Estoque: Laiaute Registro E1 - IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO USUÁRIO DO PAF-ECF:

35 Menu Inicial - VisualPAF 32 Leiaute Registro E2 RELAÇÃO DAS MERCADORIAS EM ESTOQUE: Leiaute Registro E9 TOTALIZAÇÃO DO ARQUIVO: Movimento por ECF. Geração do arquivo eletrônico do tipo texto (TXT), em conformidade com o leiaute abaixo. Este arquivo contém os dados relativos aos registros por ele efetuados, que são coincidentes com os dados por ele enviados ao software básico do ECF e os armazenados no banco de dados do VisualControl. REGISTRO TIPO R01 - IDENTIFICAÇÃO DO ECF, DO USUÁRIO, DO PAF-ECF E DA EMPRESA DESENVOLVEDORA E DADOS DO ARQUIVO

36 33 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial REGISTRO TIPO R02 - RELAÇÃO DE REDUÇÕES Z

37 Menu Inicial - VisualPAF REGISTRO TIPO R03 - DETALHE DA REDUÇÃO Z 34

38 35 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial REGISTRO TIPO R04 - CUPOM FISCAL

39 Menu Inicial - VisualPAF REGISTRO TIPO R05 - DETALHE DO CUPOM FISCAL 36

40 37 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial

41 Menu Inicial - VisualPAF REGISTRO TIPO R06 - DEMAIS DOCUMENTOS EMITIDOS PELO ECF 38

42 39 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial REGISTRO TIPO R07 - DETALHE DO CUPOM FISCAL E DO DOCUMENTO NÃO FISCAL - MEIO DE PAGAMENTO

43 Menu Inicial - VisualPAF 40 Meios de Pagto. Possibilita a impressão, pelo ECF, de Relatório Gerencial, selecionada por período de data inicial e final, denominado MEIOS DE PAGAMENTO, relacionando os valores acumulados e gravados no banco de dados, contendo: a) a identificação do meio de pagamento e, quando for o caso, do cartão de crédito, débito ou similar; b) o tipo do documento a que se refere o pagamento; c) o valor acumulado; d) a data da acumulação; e) a soma individual de cada meio de pagamento referente ao período solicitado. DAV Emitidos. a) Disponibilizar a emissão, selecionada por período de data inicial e final, de Relatório Gerencial no ECF, denominado DAV EMITIDOS, contendo o número, a data de emissão, o título do DAV atribuído de acordo com a sua função e o valor total de cada DAV emitido.

44 41 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial b) Disponibilizar função que permita a geração por período de data inicial e final de arquivo eletrônico do tipo texto (TXT), conforme leiaute estabelecido (figura abaixo), contendo o número, a data de emissão, o título do DAV atribuído de acordo com a sua função, o valor total de cada DAV emitido e a identificação do ECF e número do COO do respectivo documento fiscal, quando o DAV for impresso pelo ECF. MONTAGEM DO ARQUIVO ELETRÔNICO (DAV Emitidos) REGISTRO TIPO D1 - IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO USUÁRIO DO PAF-ECF: REGISTRO TIPO D2 - RELAÇÃO DOS DAV EMITIDOS:

45 Menu Inicial - VisualPAF 42 REGISTRO TIPO D9 - TOTALIZAÇÃO DO ARQUIVO Identificação do PAF-ECF. Disponibiliza a impressão, pelo ECF, de Relatório Gerencial, denominado IDENTIFICAÇÃO DO PAF-ECF, contendo as seguintes informações extraídas do Laudo de Análise do PAFECF: a) Número do Laudo; b) Identificação da empresa desenvolvedora; b1) CNPJ;

46 43 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial b2) Razão Social; b3) Endereço; b4) Telefone; b5) Contato; c) Identificação do PAF-ECF: c1) Nome comercial; c2) Versão; c3) Principal arquivo executável; c4) Código de autenticação do principal arquivo executável (MD-5); c5) Outros arquivos utilizados e respectivos códigos MD-5. d) Relação contendo número de fabricação dos ECF autorizados para funcionar com este PAF-ECF, cadastrados no arquivo auxiliar. Opções exclusivas para Restaurantes, Bares e Similares; Mesas Abertas. Disponibiliza a impressão de todas as contas, individuais ou coletivas, de todos os consumos cujos Cupons Fiscais ainda não foram impressos até o momento da emissão do Relatório Gerencial, informando a data e horário de abertura de cada mesa. Transf.Mesas. Disponibiliza relatório de TRANSFERÊNCIAS ENTRE MESAS, no qual constam as mesas de origem, as mesas de destino ainda abertas e os respectivos produtos transferidos com quantidade e preço unitário, registrados até o momento da emissão do Relatório Gerencial; 3.3 Menu: Consultas Fig1: Menu "Consultas". Vendas (Cupons): Consulta, por seleção de periodo, vendedor, cliente, cupom, das vendas efetuadas.

47 Menu Inicial - VisualPAF 44 DAV - Orçamento: Consulta, por seleção de periodo, vendedor, cliente, cupom, dos DAV s efetuados. Estoque Produto/Loja: Consulta do estoque, mostrando as quantidades disponíveis nas lojas, assim como os dados do produto. Estoque Produto/Cor: Consulta do estoque, mostrando as quantidades disponíveis por cor (caso a empresa trabalhe com cores), assim como os dados do produto Vendas (Cupons) Neste fomulário são efetuadas as consultas de todas as vendas feitas no ECF, podendo ser selecionadas por periodo, cliente, vendedor, loja e cupom. O formulário abaixo, ainda conta com o recurso de "arrastar e soltar" as colunas, para visualizar diversos agrupamentos. Clicando na coluna, as informações são classificadas em ordem ascendente ou descendente. Clicando no sinal de "+", são visualizadas as informações dos itens vendidos no cupom, assim como as informações das formas de pagamento. Clicando no sinal de "-", essas informações são recolhidas. Ainda podem ser visualizadas informação tais como: Resumo Data/Loja. Aproveitamente de Vendas. Registros do Sintegra (ECF).

48 45 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Fig1: Consulta de Vendas (Cupons) DAV - Orçamento Neste fomulário são efetuadas as consultas de os DAV Emitidos, podendo ser selecionadas por periodo, cliente, vendedor e situação do orçamento. A Regulamentação do PAF-ECF determina que os registros de DAV sejam armazenados durante um periodo de 10 anos. O formulário abaixo, ainda conta com o recurso de visualizar os Itens (Guia "Itens"), de cada DAV (Orçamento), assim como informações dos eventos cadastrados (Guia "Eventos").

49 Menu Inicial - VisualPAF 46 Fig1: Consulta de Orçamento de Vendas - DAV Estoque Produto/Loja Fig1: Consulta de Estoque Produto/Loja. Nesta consulta, é possivel visualizar o estoque disponível em cada loja, assim como o preço do produto. Caso esteja parametrizado para utilização de mais de um preço, será apresentada uma caixa de dialogo para selecionar o preço a consultar, como mostra a fig.2.

50 47 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Fig2: Consulta de Estoque Produto/Loja com seleção de preço Estoque Produto/Cor Quando o VisualControl estiver configurado para trabalhar com "tamanho e cor", será possivel consultar o estoque, conforme figura abaixo: Fig.1.Consulta de estoque por Produto/Cor com seleção de preços.

51 Menu Inicial - VisualPAF Menu: Operações Diversas Caixa diário: Permite visualizar os totais vendidos por forma de pagamento, assim como as vendas por cupom, vendedores, receitas/despesas, etc. Fechamento de caixa: Efetua o encerramento do dia, possibilidando imprimir em relatorio gerencial no ECF, as saidas de caixa (sangria), permitindo gravar o saldo anterior para o dia seguinte. Liquidação de duplicatas: Permite receber as duplicatas por cliente, imprimindo em relatorio gerencial no ECF, o recibo da parcela baixada. Receitas/Despesas: Permite lançar as receitas e despesas operacionais da loja, imprimindo um recibo em relatorio gerencial no ECF. Operações Fiscais (ECF/TEF): São realizadas todas as operações que interagem com a ECF. Comunicação de dados: Permite interligar o filial à matriz, atraves de comunicação interna de dados via internet.

52 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Caixa Diário Caixa diário: Permite visualizar os totais vendidos por forma de pagamento, assim como as vendas por cupom, vendedores, receitas/despesas, etc. Importante: As informações presentes no caixa diario, PODEM ser impressas na impressora fiscal como RELATORIO GERENCIAL Fechamento de Caixa (Sangria) É no fechamento de caixa, que são efetuadas as RETIRADAS de caixa para "sobra" do dia/ turno seguinte. Após o fechamento da Sangria, é impresso um relatorio gerencial na ECF contendo todas as formas de pagamento retiradas, para conferencia. Importante: Não é possivel realizar nenhuma operação fiscal após o fechamento de caixa.

53 Menu Inicial - VisualPAF Liquidação de Duplicatas 50

54 51 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial A Liquidação de duplicatas permite efetuar o recebimento das parcelas do cliente lançadas no contas a receber. Após efetuar o recebimento, é impresso na ECF um relatório gerencial contendo os dados baixados, para conferencia do cliente Receitas/Despesas Sempre que houver necessidade de RETIRAR ou ACRESCENTAR dinheiro (ou qualquer outra forma de pagamento) ao caixa diário, esse lançamento poderá ser efetuado aqui. Logo após salvar o registro de "receita/despesa", será impresso um comprovante em relatorio gerencial na ECF para registro.

55 Menu Inicial - VisualPAF Operações Fiscais (ECF/TEF) Operações Fiscais (ECF/TEF): São realizadas todas as operações que interagem com a ECF. Abertura do dia: Assim como a leitura X, em algumas ECF s é necessário executar esse procedimento antes mesmo da Leitura X. Esta opção somente aparece para ECF s que necessitem deste comando para o funcionamento. Redução Z: Efetua o FECHAMENTO da ECF. Logo apos este comando, será gerado o arquivo de "Movimento por ECF" do dia, daquela ECF que foi fechada. Este arquivo é gerado e assinado eletronicamente. É importante ressaltar que após a emissão da redução Z, NÃO será possivel efetuar nenhuma outra operação fiscal naquele dia. Cancelamento do Último Cupom Fiscal: Esta rotina efetua o cancelamento na ECF e no banco de dados do sistema, do ULTIMO cupom fiscal emitido, retornando com os produtos vendidos no estoque.

56 53 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Programações diversas: Programa Redução Z: Permite configurar se a ECF emitirá a redução Z automaticamente caso se inicie o dia sem ter emitido a redução Z do dia anterior. Importante: É aconcelhavel deixar a emissão da redução Z de forma MANUAL, para que seja gerado o arquivo de "Movimento por ECF" do dia. Programa Aliquotas: São cadastrados os percentuais, tanto de ICMS quanto de ISS.

57 Menu Inicial - VisualPAF 54 Programa formas de pagamento: São cadastradas as formas de pagamento (meios de pagamento), que a empresa utiliza, respeitanto o limite máximo das ECF, que geralmente não ultrapassam 16 formas de pagamento.

58 55 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Programa horário de verão: É programado o horario de verão. Esta opção é importante, uma vez que a ECF não pode ter mais de 15 min de diferença entre o seu horário e o horario do computador.

59 Menu Inicial - VisualPAF 56 Suprimento/Sangria de Caixa: Diferente da opção "Receitas/Despesas", que controla o caixa diario financeiro do sistema, esta opção permite lanças ou retirar valores da ECF, sempre que for necessário alimentar essas informações. Gera arquivo sintegra MFD: Esta opção permite buscar as informações dos registros 60A, 60M e 60I, armazenadas na memória-fita-detalhe do ECF. Essas informações são armazendas no banco de dados do sistema para posterior geração do sintegra alimentando todos os registros obrigatorios (10, 11, 50, 54, 60, etc).

60 57 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Carrega chave privada: Para ECF s da marca daruma, esta opção permite carregar a chave privada para assinatura digital dos arquivos gerados pelo PAF-ECF. Retorna chave pública: Para ECF s da marca daruma, esta opção permite ler a chave pública para validação da assinatura digital dos arquivos gerados pelo PAF-ECF. Modo administrativo TEF: Esta opção, permite acessar o módulo ADM (administrativo) das operações de TEF (Transferência eletrônica de fundos).

61 Menu Inicial - VisualPAF 58

62 VisualControl PAF-ECF - Tecnologia em Automação Comercial Comunicação de dados Este módulo, permite efetuar a comunicação entre Matriz/Filial e Filial/Filial, enviando e recebendo arquivos através da internet.

63 Menu Inicial - VisualPAF Sobre São visualizadas as informações referente ao sistema instalado, tais como, versão, dados da empresa desenvolvedora, suporte tecnico, etc. 4 Glosário DAV - Documento Auxiliar de Venda. MFD - Memória Fita Detalhe para impressóras fiscais térmicas. PAF - Programa de Aplicativo Fiscal.

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA MEGASALE PAF-ECF 2 MEGASALE PAF-ECF Tabela de Conteúdo Introdução 4 Login Megasale PAF-ECF 5 Frente de Loja (E.C.F) 5 1 Buscando... uma Pré-Venda 9 2 Buscando... um DAV 12 Incluindo Pré-Venda 14 Incluindo

Leia mais

Apostila PDV Frente de Caixa

Apostila PDV Frente de Caixa Apostila PDV Frente de Caixa Sumário Sincronização dos dados...4 Menu PDV...4 Abrir PDV...4 PDV (Ctrl+V)...4 Processos de Vendas...5 Venda em Dinheiro...5 Venda em Cartão de Débito...6 Venda em Cartão

Leia mais

Manual do sistema Lojamix PDV

Manual do sistema Lojamix PDV Manual do sistema Lojamix PDV Versão 1.10 Data da última atualização 07/11/2011 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS...3 LISTA DE Siglas...4 Primeiros passos...5 Acessando o ambiente de configuração...5 Acessando

Leia mais

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Senha para Cancelamento de Itens no Check-Out: É a senha obrigatória quando o Check-Out comandar um cancelamento de item (Botão F9). Pedido Automático Balcão

Leia mais

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema Índice 1. Introdução... 2. Noções Gerais para o Uso do Sistema... 2.1. Para Acessar o Sistema... 2.2. Menu Suspenso... 2.2.1. Vendas... 2.2.2. Consulta/Cadastros... 2.2.3. Menu Fiscal... 2.2.4. Caixa...

Leia mais

Sistema Gerencial de Farmácias Podium (Java - Fiocruz) Orientações sobre o Sistema Gerencial (Java - Fiocruz) Versão PAF-ECF (18, 19, 20)

Sistema Gerencial de Farmácias Podium (Java - Fiocruz) Orientações sobre o Sistema Gerencial (Java - Fiocruz) Versão PAF-ECF (18, 19, 20) Orientações sobre o Sistema Gerencial (Java - Fiocruz) Versão PAF-ECF (18, 19, 20) Consulta de Produtos Foi criado novo campo na Consulta de Produtos na tab page II com o nome IPPT (Indicador de Produção

Leia mais

Manual SIGHA PAF-ECF. Introdução

Manual SIGHA PAF-ECF. Introdução Introdução As empresas usuárias de ECF (Emissor de Cupom Fiscal) estão sendo obrigadas ao uso do PAF (Programa Aplicativo Fiscal). O PAF-ECF é submetido a diversas regras definidas pelo ICMS 15/08 e ATO

Leia mais

Neste Manual. Acessando o PDV - PAF 3

Neste Manual. Acessando o PDV - PAF 3 PDV PAF F u t u r a S i s t e m a s Neste Manual Acessando o 3 Funcionalidades do 5 Efetuando uma Venda 6 Inserindo um Cliente na Venda 10 Menu Fiscal 11 Localizar Vendas Concluídas 23 Cancelamento de

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa

Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa Introdução 1 1 Introdução 1.1 Bem Vindo ao Sistema Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa Sistema desenvolvido nos mais altos padrões tecnológicos que tem por finalidade atender todas as exigências

Leia mais

Obrigatoriedade do ECF

Obrigatoriedade do ECF EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL ECF CONCEITO ECF é o equipamento de automação comercial com capacidade para emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referentes a operações

Leia mais

Geração do Sintegra VisualControl

Geração do Sintegra VisualControl HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Geração do VisualControl I Geração do - VisualControl Tabela de Conteúdo Parte I 1 1 Registro 10... 3 2 Registro 11... 4 3 Registro 50... 4 4 Registro 54... 7

Leia mais

HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy VisualGourmet - Manual Operacional

HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy VisualGourmet - Manual Operacional HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy VisualGourmet - Manual Operacional Contents I Conteúdo 0 Part I Introdução 1 Part II Configurações 1 1 Adicionais de... Comanda 1 2 Configuração... do Touch

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 1.0

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 1.0 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 1.0 Sumário Iniciando o Programa... 3 Tela do Programa... 5 Menu Operador... 6 Abrir/Fechar Sessão... 6 Relatório Sessão... 8 Abrir Gaveta... 8 Efetuar Suprimento...

Leia mais

Solução para Automação Comercial

Solução para Automação Comercial Solução para Automação Comercial Programa Aplicativo Fiscal Emissor Cupom Fiscal (PAF-ECF) Impressoras Fiscais Permite comunicação com diversos modelos de impressoras fiscais, tais como: Daruma, Bematech,

Leia mais

A All Design Ltda., reserva-se o direito de revisar esta publicação e efetuar alterações em seu conteúdo.

A All Design Ltda., reserva-se o direito de revisar esta publicação e efetuar alterações em seu conteúdo. Copyright All Design Ltda. - ME. Todos os direitos reservados MANUAL DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDVMIL MARCAS E MODELOS DE EQUIPAMENTOS ECF COMPATÍVEIS COM O SOFTWARE: BEMATECH: MP-2000, MP-2100,

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6. Teclado Alfanumérico... 6. Status... 6. Link... 6. Pdv... 6. Op...

PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6. Teclado Alfanumérico... 6. Status... 6. Link... 6. Pdv... 6. Op... Sumário PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6 Teclado Alfanumérico... 6 Status... 6 Link... 6 Pdv... 6 Op... 7 Visor... 7 Opções... 7 OS PRINCIPAIS BOTÕES PRESENTES

Leia mais

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Frente de

Leia mais

COMO EFETUAR UMA VENDA.

COMO EFETUAR UMA VENDA. COMO EFETUAR UMA VENDA. Há duas formas de iniciar o processo para efetuar uma venda: 1. Menu ESTOQUE > SAÍDA MERC/SERVIÇOS ou 2. Clicar no ícone: A seguinte tela será apresentada: Obs.: Por via de regra

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO LINUX

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO LINUX MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO LINUX [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Frente

Leia mais

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA 1 Sumário: 1. AR PDV...02 2. Registro / Login...03 3. Configuração...03 4. Abertura de Caixa...03 5. Registro de Vendas...04 a. Passos para Emissão do Cupom Fiscal...05 b. Inserindo Produtos...06 c. Formas

Leia mais

Manual do Usuário Sistema ERP - Albatroz

Manual do Usuário Sistema ERP - Albatroz Manual do Usuário Sistema ERP - Albatroz Módulo Caixa Super Revisão: 2011.01 Data: 01/01/2011 SISTEMA ERP - ALBATROZ Manual do Usuário Sumário 1 MÓDULO CAIXA SUPER...3 1.1 Acesso ao módulo...3 1.2 Tela

Leia mais

Emissão de Cupons Fiscais usando ECF-IF

Emissão de Cupons Fiscais usando ECF-IF Emissão de Cupons Fiscais usando ECF-IF Este manual foi criado para fornecer explicações rápidas e objetivas sobre a ativação, configuração e operação da infraestrutura de Emissão de Cupons Fiscais do

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA PROGRAMA NOTA LEGAL. www.notalegal.df.gov.br

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA PROGRAMA NOTA LEGAL. www.notalegal.df.gov.br GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DA RECEITA PROGRAMA NOT@ FISCAL LEGAL www.notalegal.df.gov.br ESCLARECIMENTOS SOBRE O USO DO EMISSOR DE CUPOM FISCAL NO PROGRAMA

Leia mais

1 Atualização... ERP 8.8.2

1 Atualização... ERP 8.8.2 DEAK SISTEMAS 2 MANUAL - Deak Frente de Caixa 8.8.2 Sumário I 1 - Introdução 4 II 2 - Instalação 4 1 Atualização... ERP 8.8.2 8 III 3 - Configurações 9 1 3.1... - Cadastros de Bancos 10 2 3.2... - Cadastro

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL PEDIDO DE VENDA Casa Magalhães Comércio e Representações Ltda O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO PEDIDO DE USO DE ECF MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO PEDIDO DE USO DE ECF MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO PEDIDO DE USO DE ECF MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 Belém Agosto - 2013 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Identificação Acesso ao Sistema... 4 3. Painel

Leia mais

O que é o SAT. Principais características do SAT. Prazos e obrigatoriedade

O que é o SAT. Principais características do SAT. Prazos e obrigatoriedade O que é o SAT SA T O SAT, Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, é um sistema que tem por objetivo documentar, de forma eletrônica, as operações comerciais do varejo dos contribuintes

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL2792012 FERREIRA & SOUZA INFORMATICA LTDA. APLICATIVO: FARM2000 Controle Administrativo

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL2792012 FERREIRA & SOUZA INFORMATICA LTDA. APLICATIVO: FARM2000 Controle Administrativo LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL2792012 FERREIRA & SOUZA INFORMATICA LTDA APLICATIVO: FARM2000 Controle Administrativo Versão: 12.5-1 - Nº DO LAUDO: POL2792012 1 - EMPRESA

Leia mais

ECF com MFD / PAF-ECF O QUE MUDOU?

ECF com MFD / PAF-ECF O QUE MUDOU? Sindicato das Empresas de Informática Estado do Rio de Janeiro ECF com MFD / PAF-ECF O QUE MUDOU? Cristina S. Rodrigues Diretora (21) 2222-0223 - cristina@dellinetecnologia.com.br 01. OBJETIVO Controle

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

SINTEGRA GUIA PARA GERAÇÃO DO VIA MÓDULO LBCGAS. Versão 1.00 15 de Abril de 2010.

SINTEGRA GUIA PARA GERAÇÃO DO VIA MÓDULO LBCGAS. Versão 1.00 15 de Abril de 2010. GUIA PARA GERAÇÃO DO SINTEGRA VIA MÓDULO LBCGAS Versão 1.00 15 de Abril de 2010. 1 a ETAPA CADASTRANDO IMPRESSORAS FISCAIS (ECFs) Antes de iniciarmos o lançamento das reduções Z que farão a consolidação

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Modelos e Marcas de Impressoras e. Funcionamento do Questor Empresarial PDV. Versão do sistema Questor Empresarial 1.1.80.2

Modelos e Marcas de Impressoras e. Funcionamento do Questor Empresarial PDV. Versão do sistema Questor Empresarial 1.1.80.2 Modelos e Marcas de Impressoras e Funcionamento do Questor Empresarial PDV. Versão do sistema Questor Empresarial 1.1.80.2 Versão do sistema Questor Empresarial PDV 1.1.45 Versão do Manual 1.0 1- CONFIGURAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS 1. CONCEITO Master Vendas não é somente um sistema, e sim, um novo conceito de gestão para sua empresa. Foi desenvolvido por profissionais de informática juntamente com

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

Manual de Operação Sistema PAF-ECF Avanço

Manual de Operação Sistema PAF-ECF Avanço Manual de Operação Sistema PAF-ECF Avanço Avanço Informática Ltda. 05/06/2013 Manual v 1.0 PAF-ECF AVANÇO INFORMÁTICA 2 Sumário PAF-ECF Avanço (Frente Avanço)... 5 O que é o PAF-ECF Avanço?... 5 Legislação

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE. EPmfd III. Standard. Rev. Nro. Notas. Data da cópia Impresso por EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION

MANUAL DO SOFTWARE. EPmfd III. Standard. Rev. Nro. Notas. Data da cópia Impresso por EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION MANUAL DO SOFTWARE EPmfd III Rev. Nro. Notas Standard K Data da cópia Impresso por EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION 1 Ver.: 3.2.0 Data: 03/01/2012 Pg.: 2/33 Índice Controle de Revisões... 3

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular

Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular Bitshop Informática Ltda Todos os Direitos Reservados www.bitshop.com.br Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitFarmácia Popular 2.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL3242012 VIENA SISTEMAS LTDA. APLICATIVO: PDV VERSALHES. Versão: 6.019.

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL3242012 VIENA SISTEMAS LTDA. APLICATIVO: PDV VERSALHES. Versão: 6.019. LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PAF-ECF VERSÃO 1.8 Junho/2012 POL3242012 VIENA SISTEMAS LTDA. APLICATIVO: PDV VERSALHES Versão: 6.019.000-1 - Nº DO LAUDO: POL3242012 1 - EMPRESA DESENVOLVEDORA REQUERENTE:

Leia mais

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS O objetivo deste tutorial é apresentar os procedimentos necessários

Leia mais

Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/74

Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/74 Roteiro de Análise Funcional de Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) 1/74 ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL PAF-ECF LEGENDA: PRETO DOCUMENTO ORIGINAL

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa

Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa Guia de Implantação Bluesoft ERP Fechamento de Caixa O que é o Fechamento de Caixa? O Fechamento de Caixa consiste, basicamente, em separar e conferir todos os recebimentos que há nos caixas. Essa tarefa

Leia mais

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque.

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5. ALTERAÇÃO DO ESTOQUE ATUAL Não é possível alterar o estoque de um produto na tela Cadastro de Produto. Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5.1. Cadastro

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido)

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Parametrizar a empresa como Lucro Presumido. 1 - Regime de Competência Qual o Regime de apuração adotado? 2 - Regime de Caixa Qual será a forma

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual para geração do SINTEGRA Março/ 2010

Manual para geração do SINTEGRA Março/ 2010 As instruções que se seguem referem-se a geração do arquivo SINTEGRA para a Radio Extra. É importante esta informação pois as exigibilidades do SINTEGRA variam de acordo com tributação estadual incidente

Leia mais

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Instalação do certificado digital Para cada empresa certificadora existe um manual de instalação. Antes de emitir o certificado no cliente, leia atentamente as instruções do manual.

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL ÍNDICE Página 1. Orientações iniciais 3 2. Regularização de documentos perante a Receita 3 3. Verificando software e equipamento 4 3.1. Versão

Leia mais

Reunião com Empresas Desenvolvedoras de Software

Reunião com Empresas Desenvolvedoras de Software PROJETO SAT-CF-e Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal Eletrônico Sefaz SP / Deat IV / Documentos Digitais Reunião com Empresas Desenvolvedoras de Software 30/05/2012 Agenda Abertura O projeto

Leia mais

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas Manual de Registro de Saída Procedimentos e Especificações Técnicas Versão 1.0 Dezembro 2010 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGISTRO DE SAÍDA - SIARE... 3 2.1 SEGURANÇA... 4 2.2

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

Manual PAF-ECF SUPERANDO DESAFIOS. Autora: Laila M G Gechele Revisores: Marcelo Barby e Osni Marin Doc. Vrs. 02 Aprovado em: dezembro de 2012

Manual PAF-ECF SUPERANDO DESAFIOS. Autora: Laila M G Gechele Revisores: Marcelo Barby e Osni Marin Doc. Vrs. 02 Aprovado em: dezembro de 2012 SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Revisores: Marcelo Barby e Osni Marin Doc. Vrs. 02 Aprovado em: dezembro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda 2 Tabela de Conteúdo Nota Fiscal Eletrônica 3 1 Tela de... Acesso 4 Digitalizando o Pedido 4 1 Preenchendo... o Item 6 2 Recebimento... A Vista 7 3 Recebimento... A Prazo 7 Gerando Proposta Comercial Emissão

Leia mais

Nossos canais de suporte ao desenvolvedor estarão disponíveis para esclarecer qualquer outra dúvida que possa surgir, após a sua leitura.

Nossos canais de suporte ao desenvolvedor estarão disponíveis para esclarecer qualquer outra dúvida que possa surgir, após a sua leitura. STK (Start Kit DARUMA) Mapa da Leitura X Impressora Daruma Esse STK foi criado com o objetivo de reunir em um único lugar todas as informações referentes aos dados constantes em uma Leitura X, por isso,

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO - Windows MANUAL DO USUÁRIO DPSISTEMAS www.dpsistemas.com.br 1. Registrando o programa... 3 2. Entrando no programa Login... 5 3. Tela Principal do Sistema... 6 4. Utilizando os botões de navegação...

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL

LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL LAUDO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL EMISSOR CUPOM FISCAL SS Tecnologia da Informação LTDA - ME Aplicação: ADAPTA Versão: 06.04.40 1 i100192011 LAUDO: i10 019 2011 1. EMPRESA DESENVOLVEDORA

Leia mais

Max Fatura Sistema de Gestão

Max Fatura Sistema de Gestão Sumário 1 Tela Inicial... 2 2 Tela de Pesquisa... 3 3 Tela de Vendas... 4 5 Aproveitamento de Icms... 5 6 Salvar... 5 9 Para emissão da nota fiscal... 7 10 Impressão de relatórios... 7 11 Contas a Pagar

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

Almoxarifado SEF. Manual do Usuário Versão 1.3. União Sul Brasileira da IASD. Departamento de TI 01/01/2008

Almoxarifado SEF. Manual do Usuário Versão 1.3. União Sul Brasileira da IASD. Departamento de TI 01/01/2008 2008 Almoxarifado SEF Manual do Usuário Versão 1.3 União Sul Brasileira da IASD Departamento de TI 01/01/2008 SUMÁRIO SEF - Almoxarifado Introdução... 3 Cadastro da Entidade/Loja... 3 Menu Almoxarifado...

Leia mais

COMO EFETUAR A DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS VENDIDOS

COMO EFETUAR A DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS VENDIDOS COMO EFETUAR A DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS VENDIDOS Segundo o Código de Direitos do Consumidor (CDC) há um prazo para se efetuar a troca, devolução ou cancelamento da compra/venda do(s) produto(s). Porém, isso

Leia mais

Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário

Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado da Casa Civil Subsecretaria de Gestão Superintendência de Gestão do Processo Digital Processo Digital Gerir Combustível Manual do Usuário Histórico

Leia mais

MÓDULO COMERCIAL. OBJETIVO: Feito para gerenciar entrada e saída de notas, caixa, estoque. SAÍDAS clique na aba que deseja cadastrar ou

MÓDULO COMERCIAL. OBJETIVO: Feito para gerenciar entrada e saída de notas, caixa, estoque. SAÍDAS clique na aba que deseja cadastrar ou MÓDULO COMERCIAL OBJETIVO: Feito para gerenciar entrada e saída de notas, caixa, estoque. SAÍDAS clique na aba que deseja cadastrar ou consultar. Em Devolução de Compras, usado para realizar uma devolução

Leia mais

Guia Informativo. Adequação da automação Softpharma

Guia Informativo. Adequação da automação Softpharma Guia Informativo Adequação da automação Softpharma SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. REGULAMENTAÇÃO... 5 2.1. Obrigatoriedade do uso do ECF... 5 3. ADEQUAÇÕES NO PROCESSO DE VENDA... 5 3.1. Cupom Fiscal...

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Noções Gerais: Pg. 02 Instruções para instalação Pg. 02 Ferramentas úteis Pg. 04 Menu Arquivos Empresas Usuárias Pg. 05 Ativar Empresa

Leia mais

Saiba como adequar seu negócio às novas regras fiscais do varejo. Cartilha PAF-ECF Colibri 6.80

Saiba como adequar seu negócio às novas regras fiscais do varejo. Cartilha PAF-ECF Colibri 6.80 Saiba como adequar seu negócio às novas regras fiscais do varejo. Cartilha PAF-ECF Colibri 6.80 1 2011 - Esys Colibri Todos os direitos reservados. Nenhum conteúdo deste material - textos e ilustrações

Leia mais

Ressarcimento de ICMS-ST

Ressarcimento de ICMS-ST Ressarcimento de ICMS-ST Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Introdução... 3 Planilha de Ressarcimento... 4 Relacionar Nota Fiscal de Entrada...

Leia mais

MENUS TELA INICIAL. Movimento de Ferramentaria. Alternar entre casas do grupo. Cadastro de Ferramentas. Não Implementado. Cadastro de Funcionários

MENUS TELA INICIAL. Movimento de Ferramentaria. Alternar entre casas do grupo. Cadastro de Ferramentas. Não Implementado. Cadastro de Funcionários FERRAMENTARIA TELA INICIAL Ao autenticar no sistema com usuário e senha cadastrados é apresentada a seguinte tela ao lado esquerdo, sendo essa tela a página inicial do sistema de Ferramentaria. MENUS TELA

Leia mais

SCPI 8.0. Guia Rápido. Parametrizando o Módulo CONTAS. Introdução. Informações da Entidade. Nesta Edição

SCPI 8.0. Guia Rápido. Parametrizando o Módulo CONTAS. Introdução. Informações da Entidade. Nesta Edição SCPI 8.0 Guia Rápido Parametrizando o Módulo CONTAS Introdução Nesta Edição 1 Informações da Entidade 2 Cadastro das Entidades 3 Cargos e Nomes 4 Parâmetros Gerais Antes de iniciar os trabalhos diários

Leia mais

Menu Notas Fiscais Entradas. Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros:

Menu Notas Fiscais Entradas. Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros: Menu Notas Fiscais Entradas (não é um manual) Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros: Loja desejada. Fornecedor desejado (com marcas homologadas). Filtro para ignorar

Leia mais

PAF ECF e o Autosystem

PAF ECF e o Autosystem PAF ECF e o Autosystem Considerações sobre o Paf ECF e o Autosystem PAF-ECF é o Programa Aplicativo Fiscal que faz a interface com o ECF-IF. Até recentemente cada estado definia como o Aplicativo Fiscal

Leia mais

MANUAL DESENVOLVEDOR PAF-ECF. Fortaleza, 07 de Junho de 2010

MANUAL DESENVOLVEDOR PAF-ECF. Fortaleza, 07 de Junho de 2010 MANUAL DO DESENVOLVEDOR PAF-ECF Fortaleza, 07 de Junho de 2010 De acordo com o Art. 11 do Decreto nº 29907/09, somente o Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) devidamente registrado na COTEPE/ICMS e cujo

Leia mais

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando

Leia mais

Entrada de Produtos. Supermercados

Entrada de Produtos. Supermercados Entrada de Produtos Supermercados 1 Objetivo: Cadastrar a entrada dos produtos no sistema permite o controle do estoque e o controle financeiro. O objetivo do texto é explicar como cadastrar as notas fiscais

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. LSoft PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal

MANUAL DE USUÁRIO. LSoft PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal MANUAL DE USUÁRIO LSoft PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 Versão 1.3-2015. Todos os direitos

Leia mais

MANUAL DECRETO 52.665/2008 - SP SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.

MANUAL DECRETO 52.665/2008 - SP SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. MANUAL DECRETO 52.665/2008 - SP SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. Neste manual serão demonstradas as alterações efetuadas no Sistema E-Fiscal para atender ao decreto 52.665/2008 - SP. Foi inserida a opção Apuração

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais