Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 1.0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 1.0"

Transcrição

1 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 1.0

2 Sumário Iniciando o Programa... 3 Tela do Programa... 5 Menu Operador... 6 Abrir/Fechar Sessão... 6 Relatório Sessão... 8 Abrir Gaveta... 8 Efetuar Suprimento... 9 Efetuar Sangria Emitir Redução Z Sair do Programa Desligar Estação Localizar Item Menu Operador (em venda) Informar Desconto Informar Acréscimo Lozalizar Item Menu Operador (em pagamento de venda) Autorizar Convênio Menu Supervisor Bloquear/Desbloquear Sessão Relatório Sessão Anterior Mudar Horário de Verão Cadastros Nova Pré-Venda Nova Nota Manual Nova Nota Eletrônica Menu Fiscal LX LMFC LMFS... 20

3 2 Espelho MFD Arq. MFD Tab. Prod Estoque Movimento por ECF Meios de Pagto Identificação do PAF-ECF Vendas do Período Tab. Índice Técnico Produção Parâmetros de Configuração Menu TEF Reimpressão Cancelamento Administração Versão Modo Consulta Modo Detalhe Recebimentos Vendas Identificar Cliente Ajustar Quantidade do Item Vender Item Cancelar Item Vendido Pagamento de venda ou de recebimento Dados adicionais para pagamento com Cartão Dados adicionais para pagamento com Cheque: Dados adicionais para pagamento com Crediário Dados adicionais para pagamento com Convênio Troco em Contra-Vale Identificar Vendedor Cancelamento de venda ou de recebimento... 42

4 3 Iniciando o Programa O programa Pit-Caixa inicia de forma automática quando o computador é ligado. Mas se por algum motivo o mesmo não for carregado, pode-se inicia-lo a partir do atalho na área de trabalho com o seguinte ícone: Ao iniciar o programa, serão exibidas mensagens de controle sobre o andamento da inicialização: Inicializando pdv... Inicializando banco de dados... Inicializando display... Inicializando balança... Inicializando leitor... Inicializando layout... Inicializando ECF... Inicializando TEF... Caso o programa não consiga estabelecer comunicação com o Emissor de Cupom Fiscal (ECF), será exibida a seguinte tela: Pressionando a tecla CONFIRMA o programa tentará estabelecer comunicação com o ECF novamente. Este procedimento pode ser repetido quantas vezes se fizer necessário. No entanto, caso não seja realmente possível estabelecer comunicação, pressione a tecla CANCELA ou CORRIGE para ignorar a comunicação com o ECF e abrir o programa sem o mesmo. Caso tenha optado por ignorar a comunicação com o ECF, será exibida a seguinte tela:

5 4 Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e o programa será inicializado sem o uso do ECF, não permitindo realizar vendas e recebimentos. Para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE e o programa será finalizado. Durante a inicialização normal do programa, podem ocorrer outras mensagens de controle em situações específicas: Imprimindo Redução Z pendente... Imprimindo Leitura X pendente... Fechando relatório aberto... Cancelando CNF aberto... Recuperando venda... A mensagem Recuperando venda... se refere a uma venda que esteja aberta no ECF durante a inicialização do programa. Isto ocorre quando o programa foi finalizado anteriormente sem que a venda tenha sido concluída. Casos assim ocorrem pela falta de energia elétrica ou por travamento do computador. Na reinicialização do programa, o mesmo tentará recuperar a venda que estava aberta, permitindo a continuação da mesma. Caso o programa não consiga efetuar a recuperação da venda, o cupom fiscal será cancelado e será exibida a seguinte mensagem: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a inicialização do programa.

6 5 Tela do Programa O programa Pit-Caixa opera com a utilização de apenas uma tela. Esta tela contêm todas as informações necessárias para operar um caixa, de forma a realizar vendas e recebimentos. A tela é dividida em 5 regiões: 1. Último produto vendido ou consultado; 2. Bobina detalhando venda, recebimento, suprimento, sangria e relatórios; 3. Totalização; 4. Mensagem de operação, área de digitação, indicador de aguarde e indicador de quantidade; 5. Informações de controle: número do PDV, número do ECF, número do COO, número da Sessão, código do Operador, indicador de Pouco Papel, indicador da versão do programa, data e hora do ECF e indicador de horário de versão do ECF. As funções do programa são acessadas através de menus e teclas específicas que serão detalhadas neste manual. As opções dos menus são acessadas por meio do pressionamento das teclas referentes aos números das opções. Para cancelar a exibição de um menu deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A disposição das informações e cores utilizadas na tela principal são definidas por meio do arquivo de layout, desta forma, a aparência da tela principal pode ser diferente da apresentada aqui.

7 6 Menu Operador O menu de operador é exibido pressionando a tecla MENU OPERADOR: A seguir serão detalhadas as opções do menu operador. Abrir/Fechar Sessão A opção abrir/fechar sessão do menu operador permite abrir uma nova sessão (caso não haja sessão aberta) ou fechar uma sessão que esteja aberta. Uma sessão nada mais é que um turno de trabalho, assim, pode-se ter um melhor controle da gaveta por turno. Cada turno é operado por um usuário. Somente é permitir abrir uma nova sessão caso não há sessão aberta, nota-se isto pela mensagem SESSÃO NÃO ABERTA! na tela do programa. Ao abrir uma nova sessão, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Após confirmar a tela anterior, será exibida a mensagem INFORME O CODIGO DO OPERADOR, sendo necessário informar o código do operador que vai operar a sessão. Informe o código e confirme pressionando a tecla CONFIRMA.

8 7 Se for informado um código inexistente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar um código de operador. Informando um código de operador existente, a sessão estará aberta e apta a realizar vendas e recebimentos. Para fechar uma sessão, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Cabe ressaltar que ao fechar uma sessão, o operador não poderá mais efetuar vendas, recebimentos, suprimentos, sangrias e exibir ou imprimir relatórios da sessão. A opção abrir/fechar sessão do menu operador pode ser parametrizada para solicitar confirmação do supervisor.

9 8 Relatório Sessão A opção relatório sessão do menu operador exibe um submenu relativo a relatórios: Nota-se que as opções estão repetidas, com a diferença na forma de apresentação, sendo Exibição ou Impressão. Para cancelar a exibição e/ou impressão dos relatórios, deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. O relatório da gaveta exibe de forma sintética os valores acumulados na sessão, já o relatório da sessão, além das informações da gaveta, adiciona informações relativas às operações. Cabe ressaltar que somente será apresentado o relatório da sessão que estiver aberta. Caso queira limpar a tela deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A opção relatório sessão do menu operador pode ser parametrizada para solicitar confirmação do supervisor. Abrir Gaveta A opção abrir gaveta do menu operador possibilita abrir a gaveta de dinheiro em situações adversas, independentemente de venda, recebimento, sangria e recebimento. Cabe ressaltar que a abertura da gaveta se dará de forma automática no fechamento de vendas, recebimentos, suprimentos e sangrias. A opção abrir gaveta do menu operador pode ser parametrizada para solicitar confirmação do supervisor.

10 9 Efetuar Suprimento A opção efetuar suprimento do menu operador possibilita registrar um suprimento no ECF. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME O VALOR DO SUPRIMENTO:, sendo necessário digitar o valor para o suprimento. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro do suprimento pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar o valor do suprimento, será exibida a mensagem INFORME O TEXTO DO SUPRIMENTO:, podendo opcionalmente digitar um texto de justificativa para o suprimento. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro do suprimento pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE repetidamente até que a mensagem desapareça. Após informar o valor e o texto será impresso o suprimento no ECF: Caso queira limpar a tela deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A mensagem de INFORME O TEXTO DO SUPRIMENTO: somente será exibida se a configuração do teclado permitir digitação de textos. A opção efetuar suprimento do menu operador pode ser parametrizada para solicitar confirmação do supervisor.

11 10 Efetuar Sangria A opção efetuar sangria do menu operador possibilita registrar uma sangria no ECF. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME O VALOR DA SANGRIA:, sendo necessário digitar o valor para a sangria. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro da sangria pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar o valor da sangria, será exibida a mensagem INFORME O TEXTO DA SANGRIA:, podendo opcionalmente digitar um texto de justificativa para a sangria. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar o registro da sangria pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após informar o valor e o texto será impresso a sangria no ECF: Caso queira limpar a tela deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. A mensagem de INFORME O TEXTO DA SANGRIA: somente será exibida se a configuração do teclado permitir digitação de textos. A opção efetuar sangria do menu operador pode ser parametrizada para solicitar confirmação do supervisor.

12 11 Emitir Redução Z A opção emitir redução Z do menu operador possibilita emitir a Redução Z no ECF, impossibilitando efetuar novas vendas até o próximo dia. Será exibida a mensagem DIGITE 123 PARA EMITIR REDUCAO Z:, sendo necessário digitar o número 123 para confirmação e em seguida pressionar a tecla CONFIRMA. Para cancelar a emissão da Redução Z deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE antes de pressionar a tecla CONFIRMA, caso contrário, não será mais possível cancelar a emissão da Redução Z. Após emitir a Redução Z, será exibida a mensagem CAIXA FINALIZADO!, desta forma, não será mais possível realizar vendas, recebimentos, suprimentos e sangrias no dia em questão. A opção emitir redução Z do menu operador pode ser parametrizada para solicitar confirmação do supervisor.

13 12 Sair do Programa A opção sair do programa do menu operador possibilita fechar o programa. Para sair do programa, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Desligar Estação A opção desligar estação do menu operador possibilita desligar o computador. Para desligar a estação, será solicitado a confirmação através da tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE.

14 13 Localizar Item A opção localizar item do menu operador possibilita localizar produtos pela descrição, para isso, basta digitar o início da descrição para que o programa localize o produto. Para navegar entre os produtos deve-se pressionar as teclas: ACIMA: para subir uma posição de registro; ABAIXO: para descer uma posição de registro; PAGINA ACIMA: para subir várias posições de registro; PAGINA ABAIXO: para descer várias posições de registro. Pressionando a tecla CONFIRMA o produto selecionado é vendido e a tela de localizar item é fechada. Para cancelar a localização de item, basta pressionar a tecla CANCELA ou pressionar repetidamente a tecla CORRIGE até que a tela seja fechada. A digitação da descrição do produto para fins de localização somente é possível se a configuração do teclado permitir digitação de textos. Os campos disponíveis na tela de localizar item são definidos por meio do arquivo de layout, desta forma, podem ser diferentes dos apresentados aqui

15 14 Menu Operador (em venda) Pressionando a tecla MENU OPERADOR durante a realização de uma venda, o seguinte menu será exibido: A seguir serão detalhadas as opções do menu operador durante uma venda. Informar Desconto A opção informar desconto do menu operador possibilita registrar desconto sobre o valor total dos produtos vendidos. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME O PERC. DE DESCONTO:, podendo opcionalmente digitar o percentual de desconto. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar, será exibida a mensagem INFORME O VALOR DE DESCONTO:, sendo necessário digitar o valor de desconto. Caso tenha informado o percentual de desconto anteriormente, o valor de desconto já será sugerido, podendo ser alterado sem problemas. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Se o desconto a ser registrado for maior ou igual ao total, será exibido a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar o valor do desconto.

16 15 Se o desconto a ser registrado for maior que o permitido e o operador não tem permissão para conceder desconto, será exibido a seguinte tela: Pressionando a tecla CONFIRMA, será solicitada a confirmação do supervisor. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, o registro de desconto será cancelado. Após confirmar o valor do desconto, o cupom fiscal será totalizado e o desconto será registrado no ECF. Quando um cupom for totalizado, não será mais permitindo registrar itens no cupom em questão, permitindo apenas efetuar o pagamento do mesmo. Informar Acréscimo A opção informar acréscimo do menu operador possibilita registrar acréscimo sobre o valor total dos produtos vendidos. Primeiramente será exibida a mensagem INFORME O PERC. DE ACRESCIMO:, podendo opcionalmente digitar o percentual de acréscimo. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar, será exibida a mensagem INFORME O VALOR DE ACRESCIMO:, sendo necessário digitar o valor de acréscimo. Caso tenha informado o percentual de acréscimo anteriormente, o valor de acréscimo já será sugerido, podendo ser alterado sem problemas. Para prosseguir pressione a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Após confirmar o valor do acréscimo, o cupom fiscal será totalizado e o acréscimo será registrado no ECF. Quando um cupom for totalizado, não será mais permitindo registrar itens no cupom em questão, permitindo apenas efetuar o pagamento do mesmo. Lozalizar Item Mesma opção do menu operador / localizar item.

17 16 Menu Operador (em pagamento de venda) Pressionando a tecla MENU OPERADOR durante o pagamento de uma venda, o seguinte menu será exibido: A seguir serão detalhadas as opções do menu operador durante o pagamento de uma venda: Autorizar Convênio A opção autorizar convênio do menu operador durante o pagamento de uma venda possibilita autorizar um convênio bloqueado ou com limite ultrapassado. Para autorizar o convênio, deve-se acessar a opção do menu e em seguida efetuar o pagamento com a forma de pagamento convênio. A opção autorizar convênio do menu operador durante o pagamento de uma vendar pode ser parametrizada para solicitar confirmação do supervisor.

18 17 Menu Supervisor O menu de supervisor é exibido pressionando a tecla MENU SUPERVISOR e informando corretamente o código e senha de supervisor. Primeiramente, será exibida a mensagem INFORME O CODIGO DO SUPERVISOR, sendo necessário informar o código do supervisor. Informe o código e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça Se for informado um código inexistente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar um código de supervisor. Informando um código de supervisor existente, será exibida a mensagem INFORME A SENHA DO SUPERVISOR:, sendo necessário informar a senha do supervisor. Informe a senha e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça Se for informada uma senha inválida, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro e voltar a informar a senha de supervisor.

19 18 Informando corretamente a senha do supervisor, será exibido o seguinte menu: A seguir serão detalhadas as opções do menu supervisor. Bloquear/Desbloquear Sessão A opção bloquear/desbloquear sessão do menu supervisor possibilita bloquear uma sessão que esteja aberta, bem como desbloquear uma sessão que esteja bloqueada. Quando a sessão esta bloqueada, nenhuma operação será permitida até que a sessão seja desbloqueada. Relatório Sessão Anterior A opção relatório sessão anterior do menu supervisor possibilita imprimir no ECF o relatório de uma sessão já fechada. Será exibida a mensagem INFORME O NUMERO DA SESSAO:, sendo necessário informar o número da sessão que se deseja imprimir o relatório. Informe o número da sessão e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Mudar Horário de Verão A opção mudar horário de versão do menu supervisor possibilita alterar o horário de verão do ECF, ativando o horário de versão caso esteja desativado ou desativando o horário de versão caso esteja ativado. A mudança de horário de verão no ECF somente pode ser feita após a emissão da redução Z. Em alguns ECFs, deve-se aguardar uma hora após a emissão da redução Z para executar o comando de alteração de horário de versão.

20 19 Cadastros A opção cadastros do menu supervisor possibilita acessar os cadastros de usuários, produtos, clientes, pré-vendas, notas manuais e notas eletrônicas. Nova Pré-Venda A opção nova pré-venda do menu supervisor possibilita o lançamento de uma nova pré-venda no banco de dados para posterior importação/geração de cupom fiscal. Nova Nota Manual A opção nova nota manual do menu supervisor possibilita o lançamento de uma nova nota manual no banco de dados. A nota manual é uma nota fiscal de venda a consumidor emitida pela empresa quando o ECF estiver inoperante. Nova Nota Eletrônica A opção nova nota eletrônica do menu supervisor possibilita o lançamento de uma nova nota eletrônica no banco de dados. A nota eletrônica é uma nota fiscal eletrônica de venda a consumidor emitida pela empresa, para que seja possível emitir uma nota fiscal eletrônica deve-se possuir um certificado digital devidamente instalado no computador e dentro da validade.

21 20 Menu Fiscal O menu fiscal é exibido pressionando a tecla MENU FISCAL: A seguir serão detalhadas as opções do menu fiscal. LX Impressão da leitura X. LMFC Impressão ou geração de arquivo em formato espelho ou geração de arquivo em formato COTEPE/ICMS 17/04 da leitura da memória fiscal completa por data ou por CRZ. LMFS Impressão ou geração de arquivo em formato espelho da leitura da memória fiscal simplificada por data ou por CRZ. Espelho MFD Geração de arquivo em formato espelho da leitura da memória de fita detalhe por data ou por COO. Arq. MFD Geração de arquivo em formato COTEPE/ICMS 17/04 da leitura da memória de fita detalhe por data ou por COO.

22 21 Tab. Prod. Geração de arquivo referente à tabela de produtos. Estoque Geração de arquivo referente ao estoque da tabela de produtos. Movimento por ECF Geração de arquivo de movimento por data e por ECF. Meios de Pagto. Impressão de relatório gerencial contendo a totalização das formas de pagamento utilizadas em um período. Identificação do PAF-ECF Impressão de relatório gerencial contendo a identificação completa do PAF-ECF. Vendas do Período Geração de arquivo Sintegra ou arquivo Sped por data. Tab. Índice Técnico Produção Geração de arquivo contendo tabela de índices técnicos de produção. Parâmetros de Configuração Impressão de relatório gerencial contendo os parâmetros de configuração do PAF-ECF que dizem respeito a critério da unidade federada. As opções do menu fiscal são destinadas ao FISCO para atender as normas do PAF-ECF, não sendo necessário o conhecimento profundo pelos operadores.

23 22 Menu TEF O menu TEF é exibido pressionando a tecla MENU TEF: A seguir serão detalhadas as opções do menu TEF. Reimpressão A opção reimpressão do menu TEF possibilita reimprimir a via do estabelecimento e a via do cliente de uma transação TEF. Cancelamento A opção cancelamento do menu TEF possibilita cancelar um transação TEF, solicitando várias informações pra realizar o cancelamento. Administração A opção administração do menu TEF possibilita acessar as telas de configuração do aplicativo cliente de TEF. Versão A opção versão do menu TEF possibilita visualizar a versão do aplicativo cliente de TEF. O menu TEF somente será acessível quando o TEF estiver habilitado nas configurações.

24 23 Modo Consulta O modo consulta permite visualizar os dados do item sem que haja registro no ECF. Para ativar o modo consulta, deve-se pressionar a tecla MODO CONSULTA, desta forma, será exibida a mensagem EM MODO CONSULTA!. Com o modo consulta ativado, pode-se consultar itens, informando o código ou o código de barras e pressionando a tecla CONFIRMA, ou mesmo passando o produto no leitor de código de barras. É importante ressaltar que o modo consulta pode ser ativado durante uma venda, possibilitando consultas rápidas sem que seja necessário fechar o cupom fiscal. Para desativar o modo consulta, deve-se pressionar novamente a tecla MODO CONSULTA, desta forma, a mensagem EM MODO CONSULTA! irá desaparecer.

25 24 Modo Detalhe O modo detalhe permite visualizar os dados do item antes de o mesmo ser registrado no ECF, também permite especificar um percentual ou valor de desconto sobre o item. Para ativar o modo detalhe, deve-se pressionar a tecla MODO DETALHE, desta forma, será exibida a mensagem EM MODO DETALHE!. Com o modo detalhe ativado, ao informar um item, será exibido os detalhes do mesmo e será exibida a mensagem INFORME O PERC. DE DESCONTO:, solicitando o percentual de desconto sobre o item. Pode-se informar o percentual de desconto ou deixar em branco e pressionar a tecla CONFIRMA para que seja avançada uma etapa, ou pressionar a tecla CANCELA para cancelar o registro do item. Após confirmar o percentual de desconto, será exibida a mensagem INFORME O VALOR DE DESCONTO:, solicitando o valor de desconto sobre o item. Caso tenha sido informado um percentual de desconto anteriormente, o valor de desconto já estará preenchido com o valor já calculado sobre o percentual informado anteriormente. Pode-se informar o valor de desconto ou deixar em branco e pressionar a tecla CONFIRMA para que o item seja registrado no ECF, ou pressionar a tecla CANCELA para cancelar o registro do item. Se o desconto a ser registrado for maior que o permitido e o operador não tem permissão para conceder desconto, será exibido a seguinte tela: Pressionando a tecla CONFIRMA, será solicitada a confirmação do supervisor. Pressionando a tecla CANCELA ou CORRIGE, o registro de item no ECF será cancelado. Para desativar o modo detalhe, deve-se pressionar novamente a tecla MODO DETALHE, desta forma, a mensagem EM MODO DETALHE! irá desaparecer.

26 25 Recebimentos Os recebimentos são comprovantes não fiscais registrados no ECF. Sua operação se assemelha muito com uma venda, diferenciando-se no lançamento dos itens nas vendas e totalizadores não fiscais em recebimentos. O menu de recebimentos é exibido pressionando a tecla MENU RECEBIMENTO: Primeiramente, deve-se escolher uma das opções disponíveis para recebimento. Após informar a escolha, será exibida a mensagem INFORME O VALOR DO RECEBIMENTO:, sendo necessário informar o valor do recebimento. Informe o valor e confirme pressionando a tecla CONFIRMA e para cancelar pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE até que a mensagem desapareça. Pode-se registrar mais de um recebimento no mesmo cupom, para isso basta pressionar novamente a tecla MENU RECEBIMENTO e seguir os passos anteriores. Após o lançamento dos recebimentos deve-se proceder com o pagamento dos mesmos, siga as instruções no tópico Pagamento de venda ou de recebimento.

27 26 Vendas As vendas são cupons fiscais registrados no ECF. Um cupom fiscal consiste basicamente no registro de itens (produto e/ou serviços) e formas de pagamento. A seguir serão detalhadas as opções disponíveis para efetivar vendas: Identificar Cliente A identificação do cliente pode ser feita de duas formas: na abertura da venda; durante a realização da venda. A diferença entre as duas formas consiste na forma que os dados do cliente são impressos no cupom. Se a identificação do cliente ocorrer na abertura da venda, os dados do cliente serão impressos no cabeçalho do cupom. Se a identificação do cliente ocorrer durante a realização da venda, os dados do cliente serão impressos no rodapé do cupom. A identificação do cliente é solicitada pressionando a tecla IDENTIFICA CLIENTE. Será exibida a mensagem INFORME O COD./NOME DO CLIENTE:, sendo opcional informar o código ou nome do cliente. Caso seja informado um código de cliente que não existe, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro.

28 27 Caso tenha informado um nome, será exibida uma tela para localização do cliente, conforme a tela a seguir: Caso o cliente não esteja cadastrado ou opte por cancelar a localização do cliente, pressione a tecla CANCELA ou pressione repetidamente a tecla CORRIGE para fechar a tela de localização. Caso o cliente desejado esteja selecionado, pressione a tecla CONFIRMA para confirmar a seleção do cliente. Será exibida a seguinte tela pedindo a confirmação: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE.

29 28 Pode-se localizar um cliente cadastrado, conforme visto anteriormente, ou apenas informar os dados do consumidor sem cadastro, para isto basta pular a solicitação de código/nome pressionando a tecla CONFIRMA. Em seguida será exibida a mensagem INFORME O CPF/CNPJ DO CLIENTE:, sendo opcional informar o CPF ou o CNPJ do cliente. Informe o CPF ou o CNPJ do cliente e pressione a tecla CONFIRMA para prosseguir ou pressione a tecla CANCELA para cancelar. Caso tenha informado um CPF ou CNPJ inválido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Em seguida será exibida a mensagem INFORME O NOME DO CLIENTE:, sendo opcional informar o nome do cliente. Informe o nome do cliente e pressione a tecla CONFIRMA para prosseguir ou pressione a tecla CANCELA para cancelar. Em seguida será exibida a mensagem INFORME O ENDERECO DO CLIENTE:, sendo opcional informar o endereço do cliente. Informe o endereço e pressione a tecla CONFIRMA para prosseguir ou pressione a tecla CANCELA para cancelar. Tendo localizado o cliente cadastrado ou informado os dados do consumidor, os dados do cliente serão exibidos na tela, logo acima dos itens.

30 29 Ajustar Quantidade do Item Por padrão, a quantidade a ser vendida de cada item será sempre de uma unidade. Para ajustar a quantidade a ser vendida de um item, deve-se informar a quantidade desejada e após pressionar a tecla AJUSTA QUANTIDADE. É importante observar que a quantidade deve ser informada antes do lançamento do item, caso contrário, a quantidade será ajustada para o próximo item a ser vendido. Caso seja informada uma quantidade maior que o permitido (parametrizável), será exibido a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Caso o terminal de venda possuir balança pesadora ligada ao computador e a mesma esteja configurada corretamente no programa, o pressionamento da tecla AJUSTA QUANTIDADE sem informar uma quantidade irá obter o peso da balança. Quando a balança extrapolar o limite de tempo para enviar o peso, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Quando a balança detectar que o peso estiver variando muito, será exibida a seguinte tela:

31 30 Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Quando a balança detectar peso negativo, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Quando a balança detectar que o peso for maior que o suportado pela balança, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro.

32 31 Vender Item Para registrar a venda de um item, deve-se informar o número do produto/serviço ou o código de barras e pressionar a tecla CONFIRMA. Também é possível registrar a venda de um item passando o produto em um leitor de código de barras devidamente configurado no programa. Caso o item não tenha sido localizado, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se o item foi localizado corretamente, o mesmo será registrado no ECF. Caso o cupom fiscal não tenha sido aberto anteriormente, o mesmo será aberto automaticamente antes da impressão do item. Cabe ressaltar que a quantidade a ser vendida do item deve ser ajustada antes de informar o item propriamente dito.

33 32 Cancelar Item Vendido Para registrar o cancelamento de um item já vendido, deve-se atentar para que o cupom fiscal ainda esteja aberto e não possa ter sido totalizado, caso contrário não será mais permitido cancelar qualquer item do cupom, restando apenas o cancelamento total do cupom fiscal (veja o tópico de cancelamento de venda ou de recebimento). Para cancelar um item vendido, deve-se informar o número sequencial de lançamento do item no cupom e pressionar a tecla CANCELA ITEM. Para exemplificar, digamos que seja necessário cancelar o primeiro item registrado no cupom fiscal, deve-se informar o número 1 e pressionar a tecla CANCELA ITEM. Caso o item a cancelar, seja o último registrado no cupom fiscal, não se faz necessário informar o número sequencial, basta pressionar diretamente a tecla CANCELA ITEM. Após o pressionamento da tecla CANCELA ITEM, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Após confirmar o cancelamento, será registrado no ECF o cancelamento do item e o subtotal será ajustado de forma a descontar o item cancelado. Caso o item a cancelar já tenha sido cancelado anteriormente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. O cancelamento de item vendido pode ser parametrizado para solicitar confirmação do supervisor.

34 33 Pagamento de venda ou de recebimento Para efetuar o pagamento de uma venda ou recebimento, deve-se informar o valor a ser pago e pressionar a tecla correspondente a forma de pagamento: DINHEIRO, CARTAO DEBITO, CARTAO CREDITO, CHEQUE A VISTA, CHEQUE PRE, VALE, CREDIARIO, CONVENIO e TICKET. Caso não seja informado um valor e seja pressionada diretamente a tecla correspondente a forma de pagamento, será assumido como valor o saldo restante para pagamento. Se o valor informado, for maior que o saldo para pagamento, a diferença será lançada como troco. Porém, pagamentos com cartão não permitem informar um valor maior que o saldo disponível para pagamento. Pode-se utilizar mais de uma forma de pagamento, desde que exista saldo para pagamento. Algumas formas de pagamentos solicitam dados adicionais ao serem requisitadas: Dados adicionais para pagamento com Cartão Pagamentos com cartão de débito ou crédito acionam o sistema de pagamento TEF (Transferência Eletrônica de Dados). Por se um aplicativo externo, deve-se seguir as instruções na tela para concretizar o pagamento. Cabe ressaltar que pagamentos com TEF vão gerar comprovantes vinculados no ECF, não permitindo o cancelamento da venda ou recebimento de origem. Dados adicionais para pagamento com Cheque: Pagamentos com cheque a vista ou cheque pré, solicitam os dados do cheque. Os dados do cheque são opcionais, não sendo obrigatório informa-los, porém é recomendado seu preenchimento para fins gerenciais e financeiros. Primeiramente será solicitado o CPF ou CNPJ do cheque através da mensagem: INFORME O CPF/CNPJ DO CHEQUE:.

35 34 Informando CPF ou CNPJ, o mesmo será validado e caso não seja válido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Em seguida será solicitado o CMC7 do cheque através da mensagem INFORME O CMC7 DO CHEQUE:. Informando o CMC7, o mesmo será validado e caso não seja válido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se for informado um CMC7 válido, os dados da câmara, banco, agência, conta e número do cheque vão estar preenchidos e não serão mais solicitados, caso contrário, os mesmos serão solicitados. Em seguida, será solicitado o número da câmara de compensação através da mensagem INFORME A CAMARA DO CHEQUE:. Na sequencia, será solicitado o número do banco através da mensagem INFORME O BANCO DO CHEQUE:. Após, será solicitado o número da agência através da mensagem INFORME A AGENCIA DO CHEQUE:. Em seguida, será solicitado o número da conta através da mensagem INFORME A CONTA DO CHEQUE:. Na sequencia, será solicitado o número do cheque através da mensagem INFORME O NUMERO DO CHEQUE:. E por fim, será solicitada a data de depósito do cheque através da mensagem INFORME A DATA PARA DEPOSITO:.

36 35 Se for informada uma data para depósito, a mesma será validada e caso não seja válida, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Dados adicionais para pagamento com Crediário Pagamentos com crediário, possibilitam a identificação dos mesmos por um menu que será exibido após o pressionamento da tecla CREDIARIO: As opções do menu são parametrizáveis, portando dependem da prévia programação por parte do instalador. Caso seja informado um tipo de crediário inválido, seria exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro.

37 36 Dados adicionais para pagamento com Convênio Pagamentos com convênio são checados para verificação de limite. Para tanto se faz necessário sua identificação. A identificação pode ocorrer de duas formas: Identificando o cliente; Identificando o convênio no pagamento. Ao identificar o cliente, os convênios vinculados ao cliente serão listados em forma de menu ao pressionar a tecla CONVENIO, podendo selecionar qual deles utilizar. Se existir apenas um convênio vinculado, o mesmo será selecionado automaticamente. Se não existir convênio vinculado ao cliente, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Ao identificar o convênio pelo pagamento, faz-se necessário informa o código do convênio do cliente quando for exibida a mensagem INFORME O CODIGO DO CONVENIO:. Caso o código informado seja inválido, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro.

38 37 Ao identificar o convênio corretamente, seja ele por meio da identificação do cliente ou diretamente na forma de pagamento, será exibida a seguinte tela com os dados do convênio para verificação: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Caso o valor informado para pagamento seja maior que o saldo do convênio, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE.

39 38 Confirmando a tela, será utilizado o saldo disponível no convênio, podendo fechar a venda ou recebimento em outra forma de pagamento. Caso o convênio não possua saldo disponível, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Caso o convênio esteja bloqueado, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro.

40 39 Caso o convênio informado já tenha sido utilizado na venda em questão, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se o convênio possuir senha cadastrada, será solicitada a digitação da senha através da mensagem INFORME A SENHA DO CONVENIO:. Se for informada uma senha inválida, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Cabe ressaltar que pagamentos com convênio vão gerar relatórios gerenciais no ECF, não permitindo o cancelamento da venda ou recebimento de origem.

41 40 Troco em Contra-Vale As formas de pagamento que podem possuir troco em Contra-Vale são: CHEQUE A VISTA, CHEQUE PRE, VALE e TICKET. Quando houver troco e uma das formas de pagamento a cima for utilizada, o programa permite que o operador opte pela impressão de Contra-Vale ao final do fechamento da venda ou recebimento. Para isso, será exibida a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. Após confirmar a impressão de Contra-Vale, será impresso um relatório gerencial no ECF com os dados do Contra-Vale. não permitindo o cancelamento da venda ou recebimento de origem. A opção de troco em contra-vale somente é exibida caso esteja parametrizada, por padrão a opção de troco em contra-vale não esta ativada.

42 41 Identificar Vendedor Ao finalizar a venda, pode-se identificar o vendedor. Será exibida a mensagem INFORME O CODIGO DO VENDEDOR:, sendo opcional informar o código do vendedor. Informe o código do vendedor e pressione a tecla CONFIRMA. Caso o código informado não exista, será exibida a seguinte tela: Pressione a tecla CONFIRMA ou CORRIGE ou CANCELA para fechar a tela de erro. Se o código do vendedor existir, será impresso na venda o nome e o código do mesmo. A identificação de vendedor somente é exibida caso esteja parametrizada, por padrão a identificação de vendedor não esta ativada.

43 42 Cancelamento de venda ou de recebimento Para cancelar uma venda ou um recebimento, deve-se pressionar a tecla CANCELA CUPOM durante ou após a realização da venda ou recebimento. Ao pressionar a tecla, será exibido a seguinte tela: Para confirmar deve-se pressionar a tecla CONFIRMA e para cancelar deve-se pressionar a tecla CANCELA ou CORRIGE. O cancelamento de venda ou recebimento pode ser parametrizada para solicitar confirmação do supervisor. O cancelamento de venda ou recebimento após sua emissão não será possível caso tenha sido impresso um comprovante vinculado ou um relatório gerencial. Normalmente vendas e recebimentos pagos com TEF não permitem o cancelamento devido a impressão do comprovante de crédito e débito das transações referentes ao TEF. O mesmo vale para pagamentos com convênio ou que tenha troco em contra-vale.

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.1

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.1 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 3.1 Sumário 1. Inicialização... 3 2. Tela Principal... 5 3. Menu Operador... 6 3.1. Abrir/Fechar Sessão... 6 3.2. Relatório de Sessão... 9 3.3. Abrir Gaveta... 10 3.4.

Leia mais

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.0

Manual de Operaça o. Pit-Caixa. Versão 3.0 Manual de Operaça o Pit-Caixa Versão 3.0 Sumário 1. Inicialização... 3 2. Tela Principal... 5 3. Menu Operador... 6 3.1. Abrir/Fechar Sessão... 6 3.2. Relatório Sessão... 9 3.3. Abrir Gaveta... 10 3.4.

Leia mais

Apostila PDV Frente de Caixa

Apostila PDV Frente de Caixa Apostila PDV Frente de Caixa Sumário Sincronização dos dados...4 Menu PDV...4 Abrir PDV...4 PDV (Ctrl+V)...4 Processos de Vendas...5 Venda em Dinheiro...5 Venda em Cartão de Débito...6 Venda em Cartão

Leia mais

Manual do sistema Lojamix PDV

Manual do sistema Lojamix PDV Manual do sistema Lojamix PDV Versão 1.10 Data da última atualização 07/11/2011 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS...3 LISTA DE Siglas...4 Primeiros passos...5 Acessando o ambiente de configuração...5 Acessando

Leia mais

Guia ra pido de operaça o. Pit-Caixa. Versão 2.0

Guia ra pido de operaça o. Pit-Caixa. Versão 2.0 Guia ra pido de operaça o Pit-Caixa Versão 2.0 Sumário 1. Teclas do programa... 2 2. Operações básicas... 3 2.1 Abrir sessão de trabalho... 3 2.2 Registrar suprimento... 3 2.3 Consultar produto... 3 2.4

Leia mais

Neste Manual. Acessando o PDV - PAF 3

Neste Manual. Acessando o PDV - PAF 3 PDV PAF F u t u r a S i s t e m a s Neste Manual Acessando o 3 Funcionalidades do 5 Efetuando uma Venda 6 Inserindo um Cliente na Venda 10 Menu Fiscal 11 Localizar Vendas Concluídas 23 Cancelamento de

Leia mais

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema

2. Noções Gerais para o Uso do Sistema Índice 1. Introdução... 2. Noções Gerais para o Uso do Sistema... 2.1. Para Acessar o Sistema... 2.2. Menu Suspenso... 2.2.1. Vendas... 2.2.2. Consulta/Cadastros... 2.2.3. Menu Fiscal... 2.2.4. Caixa...

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Sistema Gerencial de Farmácias Podium (Java - Fiocruz) Orientações sobre o Sistema Gerencial (Java - Fiocruz) Versão PAF-ECF (18, 19, 20)

Sistema Gerencial de Farmácias Podium (Java - Fiocruz) Orientações sobre o Sistema Gerencial (Java - Fiocruz) Versão PAF-ECF (18, 19, 20) Orientações sobre o Sistema Gerencial (Java - Fiocruz) Versão PAF-ECF (18, 19, 20) Consulta de Produtos Foi criado novo campo na Consulta de Produtos na tab page II com o nome IPPT (Indicador de Produção

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa

Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa Introdução 1 1 Introdução 1.1 Bem Vindo ao Sistema Bem Vindo ao Sistema PDV - Sistema Frente de Caixa Sistema desenvolvido nos mais altos padrões tecnológicos que tem por finalidade atender todas as exigências

Leia mais

PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6. Teclado Alfanumérico... 6. Status... 6. Link... 6. Pdv... 6. Op...

PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6. Teclado Alfanumérico... 6. Status... 6. Link... 6. Pdv... 6. Op... Sumário PDV UNICO... 5 MANUAL PARA USUÁRIO... 5 CAMPOS DA TELA INICIAL DO PDV:... 6 Teclado Alfanumérico... 6 Status... 6 Link... 6 Pdv... 6 Op... 7 Visor... 7 Opções... 7 OS PRINCIPAIS BOTÕES PRESENTES

Leia mais

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA MEGASALE PAF-ECF 2 MEGASALE PAF-ECF Tabela de Conteúdo Introdução 4 Login Megasale PAF-ECF 5 Frente de Loja (E.C.F) 5 1 Buscando... uma Pré-Venda 9 2 Buscando... um DAV 12 Incluindo Pré-Venda 14 Incluindo

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

Emissão de Cupons Fiscais usando ECF-IF

Emissão de Cupons Fiscais usando ECF-IF Emissão de Cupons Fiscais usando ECF-IF Este manual foi criado para fornecer explicações rápidas e objetivas sobre a ativação, configuração e operação da infraestrutura de Emissão de Cupons Fiscais do

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

1 Atualização... ERP 8.8.2

1 Atualização... ERP 8.8.2 DEAK SISTEMAS 2 MANUAL - Deak Frente de Caixa 8.8.2 Sumário I 1 - Introdução 4 II 2 - Instalação 4 1 Atualização... ERP 8.8.2 8 III 3 - Configurações 9 1 3.1... - Cadastros de Bancos 10 2 3.2... - Cadastro

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

COMO EFETUAR UMA VENDA.

COMO EFETUAR UMA VENDA. COMO EFETUAR UMA VENDA. Há duas formas de iniciar o processo para efetuar uma venda: 1. Menu ESTOQUE > SAÍDA MERC/SERVIÇOS ou 2. Clicar no ícone: A seguinte tela será apresentada: Obs.: Por via de regra

Leia mais

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Frente de

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL CADASTRO DE FINALIZADORAS O objetivo deste tutorial é apresentar os procedimentos necessários

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

+ - EFICIÊNCIA DESPERDÍCIO. Manual do Usuário LM PDV NFC-e LITE

+ - EFICIÊNCIA DESPERDÍCIO. Manual do Usuário LM PDV NFC-e LITE + - EFICIÊNCIA DESPERDÍCIO Manual do Usuário LM PDV NFC-e LITE De acordo com a Resol. 720/2014 Índice Capítulo I LM Gerenciador PDV NFC-E 1 - Executando o LM Gerenciador PDV NFC-E 2 Cadastros Capítulo

Leia mais

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Senha para Cancelamento de Itens no Check-Out: É a senha obrigatória quando o Check-Out comandar um cancelamento de item (Botão F9). Pedido Automático Balcão

Leia mais

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA 1 Sumário: 1. AR PDV...02 2. Registro / Login...03 3. Configuração...03 4. Abertura de Caixa...03 5. Registro de Vendas...04 a. Passos para Emissão do Cupom Fiscal...05 b. Inserindo Produtos...06 c. Formas

Leia mais

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO LINUX

MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO LINUX MANUAL FRENTE DE LOJA AVANÇO LINUX [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Frente

Leia mais

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce Novo Módulo disponível no TOTVS S1 Varejo: permissão de utilização através de licença específica. Mesmo não adquirindo a licença de uso do módulo ele continuará presente na tela do usuário. 1 Na opção

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

Manual Operacional. All Commerce ECF V 2.02

Manual Operacional. All Commerce ECF V 2.02 Manual Operacional All Commerce ECF V 2.02 Rua Lauro Linhares, Nº 589, 1º Andar - Complexo Industrial de Informática Trindade - CEP 88.036-000 - Florianópolis - SC - Fone (0 xx 48) 333-0891 E-mail : autocom@autocominformatica.com.br

Leia mais

GUIA RÁPIDO D-TEF (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD

GUIA RÁPIDO D-TEF (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD (Uso Interno CAC) CONEXÃO DO EQUIPAMENTO PINPAD Índice 1. EQUIPAMENTOS 3 2. INTRODUÇÃO AO SISTEMA TEF DEDICADO DIREÇÃO 5 3. REALIZANDO VENDAS 7 4. REALIZANDO VENDA COM REDES 5 9 5. VISUALIZAÇÃO DE RELATÓRIOS

Leia mais

SINTEGRA GUIA PARA GERAÇÃO DO VIA MÓDULO LBCGAS. Versão 1.00 15 de Abril de 2010.

SINTEGRA GUIA PARA GERAÇÃO DO VIA MÓDULO LBCGAS. Versão 1.00 15 de Abril de 2010. GUIA PARA GERAÇÃO DO SINTEGRA VIA MÓDULO LBCGAS Versão 1.00 15 de Abril de 2010. 1 a ETAPA CADASTRANDO IMPRESSORAS FISCAIS (ECFs) Antes de iniciarmos o lançamento das reduções Z que farão a consolidação

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Manual SIGHA PAF-ECF. Introdução

Manual SIGHA PAF-ECF. Introdução Introdução As empresas usuárias de ECF (Emissor de Cupom Fiscal) estão sendo obrigadas ao uso do PAF (Programa Aplicativo Fiscal). O PAF-ECF é submetido a diversas regras definidas pelo ICMS 15/08 e ATO

Leia mais

Manual do Usuário. Vixen PDV

Manual do Usuário. Vixen PDV 1 Manual do Usuário Vixen PDV 2 Índice 1. INTRODUÇÃO 3 2. ENTRANDO NO SISTEMA 4 2.1 TELA LOGIN 4 2.2 CARGA DE TABELAS LOCAIS 4 3. MENU INICIAL 5 4. BARRA DE STATUS 6 5. ABRINDO O CAIXA 6 6. VENDA 7 6.1

Leia mais

Manual do Usuário Sistema ERP - Albatroz

Manual do Usuário Sistema ERP - Albatroz Manual do Usuário Sistema ERP - Albatroz Módulo Caixa Super Revisão: 2011.01 Data: 01/01/2011 SISTEMA ERP - ALBATROZ Manual do Usuário Sumário 1 MÓDULO CAIXA SUPER...3 1.1 Acesso ao módulo...3 1.2 Tela

Leia mais

LBC GAS versão 3.43 e LBCPDV versão 7.01 Belo Horizonte, 16/11/2010.

LBC GAS versão 3.43 e LBCPDV versão 7.01 Belo Horizonte, 16/11/2010. LBC GAS versão 3.43 e LBCPDV versão 7.01 Belo Horizonte, 16/11/2010. NOVA FUNÇÃO: PRÉ-VENDA. A partir da versão 7.01 do módulo LBCPDV e 3.43 do módulo LBCGAS Gerencial, incluímos uma nova função de registro

Leia mais

Manual do Cliente (TEF LOJA)

Manual do Cliente (TEF LOJA) Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli www.fcdl-sc.org.br 1 de

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

A All Design Ltda., reserva-se o direito de revisar esta publicação e efetuar alterações em seu conteúdo.

A All Design Ltda., reserva-se o direito de revisar esta publicação e efetuar alterações em seu conteúdo. Copyright All Design Ltda. - ME. Todos os direitos reservados MANUAL DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDVMIL MARCAS E MODELOS DE EQUIPAMENTOS ECF COMPATÍVEIS COM O SOFTWARE: BEMATECH: MP-2000, MP-2100,

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Caixa Visão Geral Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões... 4 3.2 Incluir Ponto de Venda (PDV)... 5 3.3 Vincular Conta e Empresa...

Leia mais

Procedimentos para Utilização do SAVI

Procedimentos para Utilização do SAVI Procedimentos para Utilização do SAVI 1. Acessando o sistema Para acessar o sistema é necessário ter instalado em seu sistema o navegador Firefox. Uma vez que ele esteja disponível acesse o link: HTTP://

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

SEI-SS Sistema Extrajudicial Integrado Módulo Site dos Serviços

SEI-SS Sistema Extrajudicial Integrado Módulo Site dos Serviços TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MANUAL DO USUÁRIO SEI-SS Sistema Extrajudicial Integrado Módulo Site dos Serviços TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2/24 ÍNDICE Instruções

Leia mais

VERIFONE OMNI 5150/VX510. lder POS Tricard_CMYK_09-06-2011.indd 1 09/06/11 14:26

VERIFONE OMNI 5150/VX510. lder POS Tricard_CMYK_09-06-2011.indd 1 09/06/11 14:26 VERIFONE OMNI 5150/VX510 lder POS Tricard_CMYK_09-06-2011.indd 1 09/06/11 14:26 ÍNDICE POS FUNÇÕES...03 MENU PRINCIPAL E PRODUTOS...04 CARTÃO DE CRÉDITO...04 CARTÃO DE DÉBITO...07 R CORRESPONDENTE TUDO

Leia mais

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG Manual do Usuário Novo Internet Banking Governo - IBG Versão V - Abril 2013 Sumário 2. Visão Geral do Sistema... 5 2.1. Operações disponíveis no novo IBG... 6 2.1. Perfis disponíveis... 7 2.2. Definições,

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Manual de Operação Sistema PAF-ECF Avanço

Manual de Operação Sistema PAF-ECF Avanço Manual de Operação Sistema PAF-ECF Avanço Avanço Informática Ltda. 05/06/2013 Manual v 1.0 PAF-ECF AVANÇO INFORMÁTICA 2 Sumário PAF-ECF Avanço (Frente Avanço)... 5 O que é o PAF-ECF Avanço?... 5 Legislação

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Desktop 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 3 INICIANDO PROCESSO DE LEITURA...

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

UNIPaf. Manual de configuração

UNIPaf. Manual de configuração UNIPaf Manual de configuração Outubro/2011 Índice Acesso ao programa de configuração do UNIPaf...3 Autorizando a impressora fiscal...4 Configuração do UNIPaf visão geral...6 Meios de pagamento...7 Relatórios

Leia mais

1. Instalação do Remessa Q Prof... 3. 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8. 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8. 4. Aba Título...

1. Instalação do Remessa Q Prof... 3. 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8. 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8. 4. Aba Título... SUMÁRIO 1. Instalação do Remessa Q Prof... 3 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8 4. Aba Título... 9 5. Aba Cheque... 21 5.2. Exemplo de CMC7... 24 6. Importação

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Mobility Gestão Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009

Mobility Gestão Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009 Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009 O Mobility Gestão é um software de retaguarda para o segmento de Varejo, visando o controle total do estoque e movimentações de venda. Desenvolvido para trabalhar

Leia mais

Certidão Online Manual do Usuário

Certidão Online Manual do Usuário JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Certidão Online Manual do Usuário Versão 3.1 Lista de Tópicos - Navegação Rápida CADASTRANDO O USUÁRIO... 3 ACESSANDO O SISTEMA... 5 CERTIDAO SIMPLIFICADA NADA

Leia mais

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo.

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA 1. Informações Gerais. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. O item do menu Manutenção de Matrícula tem por objetivo manter

Leia mais

DJPDV / DJMONITOR 1.3.1

DJPDV / DJMONITOR 1.3.1 DJPDV / DJMONITOR 1.3.1 Daniel Simões de Almeida Juliana R. Prado Tamizou Ana Paula Gabriel www.djsystem.com.br (15) 3324-3333 Rua Coronel Aureliano de Camargo, 973 Tatuí SP 18270-170 Revisado em 06/08/2013

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. LSoft PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal

MANUAL DE USUÁRIO. LSoft PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal MANUAL DE USUÁRIO LSoft PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 Versão 1.3-2015. Todos os direitos

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL PEDIDO DE VENDA Casa Magalhães Comércio e Representações Ltda O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

Modelos e Marcas de Impressoras e. Funcionamento do Questor Empresarial PDV. Versão do sistema Questor Empresarial 1.1.80.2

Modelos e Marcas de Impressoras e. Funcionamento do Questor Empresarial PDV. Versão do sistema Questor Empresarial 1.1.80.2 Modelos e Marcas de Impressoras e Funcionamento do Questor Empresarial PDV. Versão do sistema Questor Empresarial 1.1.80.2 Versão do sistema Questor Empresarial PDV 1.1.45 Versão do Manual 1.0 1- CONFIGURAÇÃO

Leia mais

CPS FINANÇAS PESSOAIS MANUAL DO USUÁRIO

CPS FINANÇAS PESSOAIS MANUAL DO USUÁRIO APRESENTAÇÃO O CPS FINANÇAS PESSOAIS é um software desenvolvido para gerenciar a movimentação financeira de forma pessoal, rápida e simplificada fornecendo relatórios e demonstrativos. Este manual é parte

Leia mais

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO CESSAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL-ECF

MANUAL DE ORIENTAÇÃO CESSAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL-ECF MANUAL DE ORIENTAÇÃO CESSAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL-ECF Junho/2015 1. INTRODUÇÃO... 1 1.1. SIGLAS UTILIZADAS... 1 1.2. OBJETIVO... 1 1.3. ETAPAS DA CESSAÇÃO... 1 1.4. PRÉ-REQUISITOS...

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA Manual do Usuário SisCommercePDV NFC-e Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA MANUAL DO USUÁRIO SisCommercePDV Emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) *Manual em desenvolvimento

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARTE IX Envio das Informações e documentos para o TCE VERSÃO 2015 Novembro

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

Vincular Equipamento SAT

Vincular Equipamento SAT P á g i n a 1 Bem vindo ao Passo a Passo do Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT-CF-e de SP para Vincular Equipamento SAT Atualizado em: 27/11/2014 Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile

MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile MANUAL DE UTILIZAÇÃO Aplicativo Controle de Estoque Mobile 1 1 INICIANDO O APLICATIVO PELA PRIMEIRA VEZ... 3 2 PÁGINA PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1 INTERFACE INICIAL... 4 2.2 DISPOSITIVO NÃO REGISTRADO...

Leia mais

Cadastro Simplificado de Clientes - CaixaPro

Cadastro Simplificado de Clientes - CaixaPro Cadastro Simplificado de Clientes - CaixaPro Sumário 1. Introdução... 3 2. Habilitando Permissão aos Usuários... 3 3. Realizar Cadastros... 5 1. Introdução Com a obrigatoriedade da NFC-e (Nota Fiscal de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA A Serveloja soluções empresariais é uma empresa de tecnologia, especialista em consultoria, serviços financeiros e softwares. Disponibilizamos diversas soluções de cobranças

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE. EPmfd III. Standard. Rev. Nro. Notas. Data da cópia Impresso por EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION

MANUAL DO SOFTWARE. EPmfd III. Standard. Rev. Nro. Notas. Data da cópia Impresso por EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION MANUAL DO SOFTWARE EPmfd III Rev. Nro. Notas Standard K Data da cópia Impresso por EPSON PAULISTA LTDA. SEIKO EPSON CORPORATION 1 Ver.: 3.2.0 Data: 03/01/2012 Pg.: 2/33 Índice Controle de Revisões... 3

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

PAF ECF e o Autosystem

PAF ECF e o Autosystem PAF ECF e o Autosystem Considerações sobre o Paf ECF e o Autosystem PAF-ECF é o Programa Aplicativo Fiscal que faz a interface com o ECF-IF. Até recentemente cada estado definia como o Aplicativo Fiscal

Leia mais

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo.

MODULO DE GESTÃO MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. MANUTENÇÃO DE MATRÍCULA 1. Informações Gerais. O módulo de Gestão tem por objetivo gerenciar as atividades que ocorrem durante um ano letivo. O item do menu Manutenção de Matrícula tem por objetivo manter

Leia mais

MONTE CARMELO MINAS GERAIS

MONTE CARMELO MINAS GERAIS MONTE CARMELO MINAS GERAIS Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez Alterando a senha eletrônica

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao TR4... 4 1.1 Requisitos Mínimos... 4 1.2 Layout do Sistema... 5 1.3 Legenda... 5 1.4 Visão geral das funcionalidades... 6 1.4.1 O Menu Administração... 6 1.4.2 O Menu

Leia mais

Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2

Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2 Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2 CONFIGURAÇÕES DA GUIA GERAIS DO STOREMANAGER... 2 Seção Geral... 2 BOTÕES DE CONFIRMAÇÃO... 3 Seção Código de Barras... 4 Seção Abertura / Fechamento de Caixa...

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

CERTIFICAÇÃO VISANET

CERTIFICAÇÃO VISANET CERTIFICAÇÃO VISANET PONTOS CRITICOS DE TRATAMENTO DE MENSAGENS E CAMPOS 1-Teste de comunicação: Verificar se o server está com as configurações corretas e se o client atende as especificações definidas

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Agendamento Regulado Unidades Solicitantes Manual de Operação

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

COMO EFETUAR A DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS VENDIDOS

COMO EFETUAR A DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS VENDIDOS COMO EFETUAR A DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS VENDIDOS Segundo o Código de Direitos do Consumidor (CDC) há um prazo para se efetuar a troca, devolução ou cancelamento da compra/venda do(s) produto(s). Porém, isso

Leia mais