Nostalgia: Chocolate Mania da Garoto Eu confesso que bate uma tristeza a cada postagem de nostalgia gastronômica, pois, infelizmente, a maioria das coisas gostosas da década de 80/90 não voltaram mas bem que poderiam. O curioso é que só de ver as fotos das coisas eu consigo me lembrar do sabor, mais alguém é assim? Pois bem, a nostalgia de hoje é com um chocolate que foi um dos meus favoritos de infância: o chocolate Mania da Garoto!
O chocolate Mania tinha de dois sabores: morango e uva. Eu não tinha um favorito, na verdade eu amava os dois na mesma intensidade e sempre comprava e comia um inteiro ah, a infância. O chocolate era doce ao extremo, mas eu tenho total certeza que até nos dias de hoje eu iria amar, pois sou uma formiga. O que mais me conquistava nesse chocolate era a generosidade do recheio, pois era uma casquinha fina de chocolate ao leite por fora e muito, mas muito recheio e sempre combinava creme com o sabor do chocolate Mania que você escolheu. Eu não sei como são os doces voltados ao público infantil hoje em dia, mas eu falo com total convicção que os doces da década de 90 eram incríveis e eu morro de saudade. Aliás, tanta coisa
deveria voltar, não é? Mesmo que fosse para edições especiais e limitadas. Em breve eu farei uma postagem com um compilado dos produtos antigos que voltaram ao mercado brasileiro, pois muita coisa bacana voltou nos últimos anos e só no último mês dois novos chegaram ao mercado nacional Alguém mais lembra do chocolate Mania? E para quem quer relembrar de outros alimentos antigos, basta acessar a categoria nostalgia gastronômica aqui do 2N4S Provamos: Balas Butter Toffees Cappuccino 3 Corações
Há algumas semanas nós precisávamos de uma bala de café para uma receita (em breve a postaremos ) e ao olhar a parte de doces no mercado, nos deparamos com as Butter Toffees Cappuccino 3 Corações, um lançamento da Butter Toffees em parceria com a marca 3 Corações. Vamos combinar que cappuccino é melhor do que café, então nós arrematamos um pacote para usar na receita e de quebra para experimentar a novidade:
Butter Toffees é uma perdição, isso é fato e com a bala de cappuccino não seria diferente. O estilo da bala é o mesmo, caramelo por fora e recheio no centro.
O gosto é de cappuccino e é uma delícia, porém tem um defeito: é difícil comer só uma bala hahaha. Para quem gosta de café e cappuccino a bala é uma tentação, mas vale a pena comprar para comer uma de vez em quando, pois a vida merece algumas coisas doces né?
Vale uma atenção especial quem é alérgico a amendoim, pois possui traço dele na composição.
Como era de se esperar a bala é calórica e possui umas 30 calorias por bala, uma bela quantidade, principalmente para quem fez reeducação alimentar, como é o nosso caso. Nós pagamos pouco mais de R$4,00 no pacote pequeno, mas vale a pena procurar melhor, pois assim que o primeiro pacote acabou, nós compramos nas lojas Americanas em uma promoção de 4 pacotes por R$10,00, quase metade do preço que pagamos no primeiro pacote no supermercado Essas balinhas não são só uma boa opção para matar a vontade de doces, pois nós conseguimos fazer várias receitas com elas e em breve postaremos aqui no 2N4S. Alguém mais já provou essa bala de cappuccino? O que achou?
Receita: Coco Caramelizado Estilo Nutty Bavarian Há alguns meses, nós estávamos com basicamente um carregamento de coco em casa. Após testar duas vezes, uma receita que precisava de um coco seco aberto ao meio como prato, dá para imaginar a quantidade de coco que tínhamos, já que não é nada fácil quebrar um coco exatamente ao meio. Naquele período foi uma overdose de coco e quebramos a cabeça para elaborar o maior número de receitas com este ingrediente. Dentre as receitas que fizemos foi o Coco Caramelizado. A nossa ideia foi fazer um, que ficasse no estilo dos produtos Nutty Bavarian e que eu, Tatiana, sou apaixonada. O Coco Caramelizado é chamado por diversos nomes e isso varia de acordo com a região do país que você reside. Eu sempre
conheci como quebra-queixo e passei a infância comprando o tal coco em parques de diversão e exposições em minha cidade natal. A receita de Coco Caramelizado é muito fácil, mas já adianto que é melhor fazer num dia mais fresco, ou na parte da noite, pois se fizer em um dia quente você passará calor. 1) 2) 3) 4) 5) 6) 250g de coco seco picado; 1 xícara de açúcar (180g); ½ xícara de água (120ml); 1 colher de chá de fermento em pó; ½ colher de sopa de canela em pó; 2 colheres de chá de chocolate em pó.
Eu vou começar com uma indicação simples: faça o dobro da receita, pois ela fica uma delícia e a gente se arrepende de fazer uma receita só O primeiro passo é remover o coco seco da casca. Depois pique em pedaços menores. Não é preciso remover a parte marrom do coco e, na verdade, isso se torna um trabalho a menos
Em uma panela alta e de preferência antiaderente, adicione todos os ingredientes: o coco, o açúcar, a água, o fermento, a canela e o chocolate. Leve ao fogo médio e comece a mexer sem parar. É importante ficar atento a isso, pois o objetivo é que a mistura fique densa.
A mistura tende a subir, mas nada de pânico. Continue misturando sem parar.
Você notará que ficará cada vez mais denso e mais trabalhoso de misturar, mas não pare até que a sua mistura torne-se farelenta, como na imagem:
É bem curioso, pois ela fica densa, fica densa e do nada começa a esfarelar. No momento em que ela ficar assim tire imediatamente do fogo. Cubra uma forma com papel alumínio e distribua o coco. Leve ao forno preaquecido a 180 por 20 minutos. Abra o forno a cada 5 minutos de uma misturada no coco com uma espátula. Você notará que o coco no forno ficará com essa aparência:
Passados os 20 minutos é só retirar do forno, esperar esfriar e servir:
Este coco caramelizado fica simplesmente incrível. O Fabricio não é fã de nada que tenha coco e amou, ou seja, não tem como negar que fica ótimo, não é? O coco fica crocante por fora, mas sem ser duro demais, a textura fica perfeita. Para armazenar é simples, pois é só colocar em um pote de vidro com tampa de rosca. Aliás, nós sempre comentamos o quanto é bacana ter potes assim, pois são ótimos para armazenar doces de forma prática, como mostramos na receita das barrinhas de granola. Não deixem de fazer, pois é garantia de sucesso em casa