Com este material esperamos que você trabalhe, de acordo com a Matriz de Avaliação, o desenvolvimento das seguintes habilidades:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Com este material esperamos que você trabalhe, de acordo com a Matriz de Avaliação, o desenvolvimento das seguintes habilidades:"

Transcrição

1 Caro monitor, Preparamos este material para que possamos auxiliá-lo no desenvolvimento das aulas 4, 43, 45, 46 e 47. Objetivamos que o uso deste material possa elucidar os conteúdos trabalhados nas referidas aulas, e assim, proporcionar o preparo de nossos alunos para aplicarem os conhecimentos desenvolvidos nas situações-problemas propostas, permitindo o estabelecimento das relações entre o conhecimento e suas aplicações. Com este material esperamos que você trabalhe, de acordo com a Matriz de Avaliação, o desenvolvimento das seguintes habilidades: H Aplicar conhecimentos da Geometria Analítica (distância ponto ponto, distância ponto-reta, equação da reta e equação da circunferência) na resolução de situaçõesproblemas. H3 Aplicar conhecimentos da trigonometria no triângulo (relações trigonométricas, lei dos senos, lei dos cossenos) na resolução de situações-problemas. Aula 4 As relações trigonométricas As relações trigonométricas denominadas Leis dos senos e dos cossenos é aplicada a um triângulo qualquer. As duas Leis relacionadas aos triângulos são aplicadas quando temos ângulos ou lados desconhecidos em um triângulo qualquer. Lei dos cossenos A Lei dos cossenos apresenta a seguinte relação: Lei dos cossenos : c² = a² + b² -.a.b.cosĉ Aplica-se a Lei dos cossenos quando conhecemos o valor de dois lados e de um ângulo do triângulo. Dado o triângulo ABC vamos determinar o valor do lado c, conhecendo o valor de um ângulo e dos outros dois lados. Sabendo que o lado BC (ou lado a) mede 4 unidades de medida e o lado AC ( ou lado b) mede 3 unidades de medida.

2 c² = a² + b² -.a.b.cosĉ c² = 4² + 3² cos60 c² = cos60 c² = ,5 c² = 5 c² = 3 Observação: co-seno 60 = 0,5 em representação decimal. c = 3 c = 3,60 (aproximadamente) Concluímos então, que o lado c tem como medida aproximada 3,6 unidades de medida. A seguir, vamos aplicar a habilidade que acabamos de desenvolver com relação a Lei dos cossenos.

3 cozinha sala Em uma residência deseja-se colocar uma antena, a mesma ficará no telhado na direção da janela da sala, fornecendo assim sinal de transmissão para a sala e para a cozinha. Quantos metros de fio serão necessários comprar no total, já que da antena deverá partir uma fiação que levará a transmissão de sinal para sala e outra fiação que levará a transmissão de sinal para a cozinha. Resolução: Temos algumas informações que podem nos ajudar na resolução do problema proposto. Vejamos: Sabemos o valor do ângulo Ĉ = 60 Sabemos o valor do segmento AC ( segmento b) = m Sabemos o valor do segmento BC (segmento a) = m Desejamos saber o valor do segmento ( segmento c) =? Como temos o valor de um ângulo e de dois lados de um triângulo, podemos aplicar a Lei dos cossenos. c² = a² + b² -.a.b.cosĉ c² = ² + ² -...cos60 c² = ,5

4 c² = ,5 c² = 8 4 c² = 4 c = 4 c = Agora, que já temos a medida do segmento c, pode-se concluir que será utilizado um total de 4 metros de fiação. Pois, utilizaremos metros da antena até a sala e mais metros da antena até a cozinha. Aula 43 Lei dos senos A Lei dos senos apresenta entre seus ângulos e seus lados uma relação de proporcionalidade. Vejamos a utilização da Lei dos senos para encontrar o valor do lado desconhecido de um triângulo qualquer. Dado o triângulo ABC, vamos determinar o valor do lado c, sendo conhecidos os valores dos ângulos e de dois dos lados. Podemos observar que a Lei dos senos apresenta uma razão entre os lados e seus ângulos correspondentes, as razões entre os três lados e seus respectivos ângulos formam uma proporção. a Lei dos senos: senâ = b senbˆ = c sencˆ

5 Utilizando a Lei dos senos para calcular o valor do lado AB (ou lado c). Sabendo que o lado CA (ou lado b) mede 8 unidades de medida. b senbˆ = c sencˆ 8 sen45 = c sen30 8 c = 0,70 0, ,5 = c. 0,70 4 = c.0,70 c = 4 0,70 = 5,7 Observações: sen 45 = 0,70 em representação decimal. sen 30 = 0,5 em representação decimal. Concluímos então, que o lado c tem como medida 5,7 unidades de medida. A seguir vamos trabalhar a habilidade que acabamos de desenvolver com relação a Lei dos senos. Aplicando a Lei dos senos A ilustração () abaixo apresenta um rio, deseja-se saber qual será o comprimento de uma ponte que será construída com o objetivo de permitir aos pedestres que realizem a travessia do rio. O cálculo do comprimento dessa ponte será permitido aplicando a Lei dos senos, para tanto, vamos traçar às margens do rio um triângulo (ilustração ). Para realizar a construção temos algumas informações:

6 Sabe-se que do ponto A ao ponto B há 3 km. Sabemos a medida de dois ângulos e de um dos lados do triângulo formado, podemos então aplicar a Lei dos senos para encontrar o valor do comprimento da ponte. O ângulo Ĉ mede 45 ; O ângulo Bˆ mede 65 ; O lado AB mede 3 km; Veja como será realizado este cálculo O objetivo é determinar o valor do segmento AC, sendo assim utilizaremos as duas últimas proporções. Observações: 3 AC sen45 sen65 3. sen 65 = AC. sen 45 sen 45 = 0,70 em representação decimal sen 65 = 0,90 em representação decimal 3. 0,90 = AC. 0,70 3.0,90 = AC. 0,7 AC =,7 0,7 AC = 3,86 km Sabemos agora que a distância entre o ponto A e o ponto C terá 3,86 Km aproximadamente, ou seja, o comprimento da ponte deverá ter 3,86 km. Geometria Analítica A Geometria Analítica desenvolve seus estudos por meio da conciliação entre a álgebra e a geometria. A seguir vamos trabalhar com algumas das importantes relações estudadas em Geometria Analítica.

7 Aula 45 Distância entre ponto e reta Para iniciarmos o cálculo da distância entre reta e ponto, vamos utilizar o plano cartesiano. r: x + = 0 P 6 Distância da reta r ao ponto P. x Temos a reta r e o ponto P, desejamos calcular qual é a distância entre a reta r e o ponto P. Para tanto, vamos utilizar a seguinte expressão : ax p b p a² b² c. 0.6 ² 0² Utilizamos o valor zero porque essa equação não tem o coeficiente b ,5 A seguir vamos aplicar a habilidade que acabamos de desenvolver com relação à distância entre reta e ponto.

8 O desenho a seguir representa a vista aérea de uma determinada ilha. Um grupo de ambientalistas deseja saber qual é a distância entre os dois pontos que estão marcados, estes representam pontos com sinais de desmatamento. 5 s: x + 4 x Para auxiliar os cálculos, os ambientalistas submeteram a vista área da ilha a uma representação no plano cartesiano, conforme ilustrado. A partir dessa representação, auxiliada pelas coordenadas cartesianas, qual é a distância entre o ponto H e o ponto pertencente a reta s, ambos apontados como sinais de desmatamento? Resolução: ax 0 b 0 a² b² c ² 0² ,5 Km

9 Podemos concluir que a distância entre os pontos que apresentam sinais de desmatamento é de 4,5 Km. Equação reduzida da reta Para determinarmos a equação reduzida da reta s vamos analisar o gráfico a seguir: s x Para determinar a equação reduzida da reta vamos utilizar a seguinte expressão: x x x x Identificaremos x e como sendo as coordenadas (,4). Identificaremos x e como sendo as coordenadas (4,6). Aplicando a fórmula teremos: x x 4.( x ).( 4) Podemos cancelar o denominador, já que temos o mesmo denominador nos dois membros da equação. x 4 8 x 4 8 x 4 x 4 Simplificamos todos os termos por, para isolarmos a variável.

10 Logo, obteremos a equação da reta s: = x A seguir vamos aplicar a habilidade que acabamos de desenvolver com relação à equação reduzida da reta Em uma corrida de táxi é cobrado uma taxa fixa de R$0,00 mais,00 por quilômetro rodado. Sabendo que o gráfico a seguir representa os valores cobrados pelo taxista em algumas viagens, determine quanto ele deverá cobrar em uma viagem de 5 km. Valores em reais Quilômetros rodados Resolução: Para resolver o problema proposto, vamos encontrar a equação da reta apresentada no gráfico. Algumas informações do gráfico vão nos auxiliar na obtenção da equação da reta. Para calcular a equação da reta vamos utilizar a seguinte expressão: x x x x De acordo com o gráfico, vamos considerar x, ) = (,); x, ) = (,4); ( ( Aplicando a fórmula temos: x 4 x

11 .( x ).( ) Aplicando a distributiva temos. x.. x. Isolamos a variável x 0, obtemos a equação da reta. Agora vamos utilizar essa equação para calcular o valor que será cobrado por 5 quilômetros rodados. = x + 0 (x representa os quilômetros rodados e representa o valor que será cobrado) = = = 60 Aula 46 Coeficiente angular da reta Observe a figura a seguir: k Coeficiente angular é representado pela tangente do ângulo de inclinação da reta. Para calcularmos o coeficiente angular da reta utilizamos a seguinte expressão: m = x x, sendo x e coordenadas de pontos que pertencem a reta.

12 Vejamos um exemplo: Dados os pontos A (4,) e B( 5,3) pertencentes a reta k, determine o seu coeficiente de inclinação. m = m = x x m = m = Consultando a tabela trigonométrica, podemos verificar que o coeficiente angular do valor corresponde a tangente de 45. Ângulo Tangente do ângulo 3 Fazendo um esboço da reta e do seu coeficiente angular temos a seguinte representação gráfica: k 5 4 Inclinação da reta igual a 45 Inclinação da reta igual a 45 3 x Aula 47 Equação da circunferência A equação reduzida da circunferência é dada pela seguinte expressão: (x - a)² + ( b)² = R² a partir dessa expressão vamos resolver algumas situações.

13 ) Dada a equação (x 4) + ( )= 5, determine o seu raio. Resolução: O raio da circunferência é igual a raiz quadrada do valor que está a direita do sinal de igualdade. Logo raio igual a 5, raio igual a 5. ) Dada a equação (x 4)² + ( 6)² =5, determine se o ponto A (7,0) pertence a circunferência. Resolução: Para resolver este tipo de problema, basta substituir as coordenadas do ponto na equação dada. ( x 4)² + ( 6)² = 5 substituindo as coordenadas do ponto ( 7 4)² + ( 0 6)² = 5 3² + 4² = = 5 5 = 5 Podemos afirmar que o ponto A pertence a circunferência dada, já que substituindo as coordenadas do ponto na equação, obtivemos o valor igual ao valor do raio ao quadrado. 3) Determine a equação da circunferência com centro no ponto (,3) e que é tangente à reta z de equação 3x + 4+ = 0 Resolução: Para determinarmos a equação da circunferência, dados o centro e uma reta tangente a circunferência, vamos utilizar a expressão que nos permite calcular a distância entre ponto e reta. ax b 0 0 a² b² c ² 4² 6 9 6

14 0 5 0 = 5 5 O valor obtido representa a distância entre a reta e o centro da circunferência, sendo o mesmo considerado o raio. A partir desta informação, podemos obter a equação da circunferência, levando em consideração que já temos as coordenadas do centro e a medida do raio. A equação será: ( x )² + ( 3)² = 5 valor do raio elevado ao quadrado Coordenada x do centro Coordenada do centro A seguir vamos aplicar a habilidade que acabamos de desenvolver com relação à equação geral da circunferência. Em um jogo de futebol, o jogador vai bater um falta, ele deverá tocar a bola para o jogador que tiver no raio de metros, conforme orientação de seu técnico. Levando em consideração essa orientação, o jogador visualizou que ele poderia tocar a bola para o jogador ou para o jogador 3. Mas, após o final do jogo seu técnico apontou que ele não cumpriu sua ordem, já que a bola foi tocada para o jogador 3. O técnico está correto, quando diz que a bola deveria ser tocada para o jogador e não para o 3? ( levando em consideração que o toque de bola deveria ser para o jogador que tivesse no raio de metros). Informações adicionais: - o jogador está localizado no centro de uma circunferência de equação (x 4)² + ( 4)² = 4. - o jogador está localizado no ponto de coordenadas ( 3,6). - o jogador 3 está localizado no ponto de coordenadas ( 4,).

15 Jogador Jogador Jogador 3 x Resolução: Vamos utilizar a equação da circunferência e verificarmos se os pontos que representam as localizações dos jogadores pertencem ou não a circunferência dada. Jogador - coordenadas ( 3,6) Equação da circunferência: (x 4)² + ( 4)² = 4 Vamos substituir as coordenadas x e pelos valores que representam a localização do jogador. ( 3 4)² + ( 6 4)² = 4 ( - )² + ² = = Podemos verificar que o jogador não está no raio de metros do jogador, pois, substituindo as coordenadas do jogador na equação da circunferência, que representa a localização do jogador, não obtivemos uma igualdade.

16 Jogador 3 coordenadas (4,) Equação da circunferência: (x 4)² + ( 4)² = 4 Vamos substituir as coordenadas x e pelos valores que representam a localização do jogador 3. (x 4)² + ( 4)² = 4 ( 4 4)² + ( 4)² = 4 ( 0)² + (-)² = = 4 4 = 4 Neste caso, verificamos que o jogador 3 está localizado no raio de metros do jogador, pois, substituindo as coordenadas de localização do jogador 3 na equação da circunferência, que representa a localização do jogador, obtivemos uma igualdade. Portanto, o técnico não está correto em dizer que o toque deveria ser para o jogador, pois o jogador que estava a uma distância de metros do jogador era exatamente o jogador 3. Caro monitor, A utilização deste material poderá acontecer posterior a finalização das aulas 4, 43, 45, 46 e 47, os exercícios aqui propostos poderão ser desenvolvidos pelos alunos em casa, e em momento oportuno discutidas as resoluções em sala. Procuramos, com a produção deste material, complementar as aulas já mencionadas e auxiliar nossos alunos no preparo para a 4ª avaliação processual. Referências Bibliográficas GIOVANNI, José Ru. Matemática Completa. São Paulo: FTD, 005.

Aplica-se a Lei dos cossenos quando conhecemos o valor de dois lados e de um ângulo do triângulo.

Aplica-se a Lei dos cossenos quando conhecemos o valor de dois lados e de um ângulo do triângulo. Caro aluno, Objetivamos que o uso deste material possa elucidar os conteúdos trabalhados nas aulas 42, 43, 45, 46 e 47, e assim, proporcionar o seu preparo para aplicar os conhecimentos desenvolvidos nas

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS. Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência.

GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS. Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência. GEOMETRIA ANALÍTICA CONTEÚDOS Distância entre pontos Equação da reta Distância ponto reta Coeficientes Equação da circunferência. AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Neste capítulo, estudaremos a Geometria Analítica.

Leia mais

2, 5 2,0 1,5 3,75 2,5 6,25 5,0 AF 2,5 0,8 2,5 SENO, COSSENO, TANGENTE CONTEÚDO. Razões trigonométricas AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS

2, 5 2,0 1,5 3,75 2,5 6,25 5,0 AF 2,5 0,8 2,5 SENO, COSSENO, TANGENTE CONTEÚDO. Razões trigonométricas AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS SENO, COSSENO, TANGENTE CONTEÚDO Razões trigonométricas AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Observe os triângulos ABC e AEF. 6, 3,7,,0 1,,0 Esses triângulos têm em comum o ângulo Â. Os ângulos que: C ˆ e F ˆ

Leia mais

Formação Continuada em Matemática Fundação CICIERJ/Consórcio Cederj. Matemática 3º Ano 4º Bimestre/2014. Plano de Trabalho

Formação Continuada em Matemática Fundação CICIERJ/Consórcio Cederj. Matemática 3º Ano 4º Bimestre/2014. Plano de Trabalho Formação Continuada em Matemática Fundação CICIERJ/Consórcio Cederj Matemática 3º Ano 4º Bimestre/2014 Plano de Trabalho GEOMETRIA ANALÍTICA: retas paralelas e retas perpendiculares a partir de suas equações

Leia mais

Aula 7 Equação Vetorial da Reta e Equação Vetorial do plano

Aula 7 Equação Vetorial da Reta e Equação Vetorial do plano Aula 7 Equação Vetorial da Reta e Equação Vetorial do plano Prof Luis Carlos As retas podem estar posicionadas em planos (R 2 ) ou no espaço (R 3 ). Retas no plano possuem pontos com duas coordenadas,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 1

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 1 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A º Ano Versão Nome: Nº Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias Quando,

Leia mais

AB de medida igual a 3 cm, qual é a medida do lado BC?

AB de medida igual a 3 cm, qual é a medida do lado BC? LEI DOS SENOS CONTEÚDO Lei dos senos AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Dado o triângulo ABC, sendo o ângulo  igual a 80, o ângulo Ĉ igual a 50 e o lado AB de medida igual a 3 cm, qual é a medida do lado BC?

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 2 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A º Ano Versão Nome: Nº Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias Quando,

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ano Versão Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Módulo de Geometria Anaĺıtica Parte 2. Circunferência. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis

Módulo de Geometria Anaĺıtica Parte 2. Circunferência. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Módulo de Geometria Anaĺıtica Parte Circunferência a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Geometria Analítica Parte Circunferência 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Em cada item abaixo,

Leia mais

A equação da circunferência

A equação da circunferência A UA UL LA A equação da circunferência Introdução Nas duas últimas aulas você estudou a equação da reta. Nesta aula, veremos que uma circunferência desenhada no plano cartesiano também pode ser representada

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ano Versão Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II ESCOLA SECUNDÁRIA COM º CICLO D DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II Ficha de trabalho nº 4 1 Resolva o exercício 11 da página 80 do seu manual Considere

Leia mais

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta

3º. EM Prof a. Valéria Rojas Assunto: Determinante, Área do Triângulo, Equação da reta, Eq. Reduzida da Reta 1 - O uso do Determinante de terceira ordem na Geometria Analítica 1.1 - Área de um triângulo Seja o triângulo ABC de vértices A(x a, y a ), B(x b, x c ) e C(x c, y c ). A área S desse triângulo é dada

Leia mais

Formação Continuada em Matemática

Formação Continuada em Matemática Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 1º ano 2º Bimestre 2013 Tarefa 2 Plano de trabalho: Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo Cursista: Vania Cristina

Leia mais

Introdução ao Cálculo Vetorial

Introdução ao Cálculo Vetorial Introdução ao Cálculo Vetorial Segmento Orientado É o segmento de reta com um sentido de orientação. Por exemplo AB onde: A : origem e B : extremidade. Pode-se ter ainda o segmento BA onde: B : origem

Leia mais

E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO

E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO E.E.M.FRANCISCO HOLANDA MONTENEGRO PLANO DE CURSO ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: GEOMETRIA SÉRIE: 1º ANO (B, C e D) 2015 PROFESSORES: Crislany Bezerra Moreira Dias BIM. 1º COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES D48 - Identificar

Leia mais

O problema proposto possui alguma solução? Se sim, quantas e quais são elas?

O problema proposto possui alguma solução? Se sim, quantas e quais são elas? PROVA PARA OS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 1) Considere o seguinte problema: Vitor ganhou R$ 3,20 de seu pai em moedas de 5 centavos, 10 centavos e 25 centavos. Se recebeu um total de 50 moedas, quantas

Leia mais

9. Distância no Plano

9. Distância no Plano 9. Distância no Plano A distância entre dois pontos quaisquer, por exemplo A(1, 3) e B(4, 1), é dada pelo comprimento do segmento de recta de extremos A e B. 23 3 2 1 2 B(1, 3) C(1, 1) 3 A(4, 1) 1 2 3

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2019

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 2ª FASE 22 DE JULHO 2019 Associação de Professores de Matemática Contactos: Rua Dr. João Couto, n.º 7-A 1500-36 Lisboa Tel.: +351 1 716 36 90 / 1 711 03 77 Fax: +351 1 716 64 4 http://www.apm.pt email: geral@apm.pt PROPOSTA DE

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA conhecimentos específicos MATEMÁTICA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA conhecimentos específicos MATEMÁTICA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA conhecimentos específicos MATEMÁTICA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

PROVA 3 conhecimentos específicos

PROVA 3 conhecimentos específicos PROVA conhecimentos específicos MATEMÁTICA QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GABARITO

Leia mais

TRIGONOMETRIA 1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

TRIGONOMETRIA 1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS TRIGONOMETRIA 1 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1) Uma escada está apoiada em um muro de 2 m de altura, formando um ângulo de 45º. Forma-se, portanto, um triângulo retângulo isósceles. Qual é o comprimento da escada?

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES MATEMÁTICA A 11. O ANO

BANCO DE QUESTÕES MATEMÁTICA A 11. O ANO BANCO DE QUESTÕES MATEMÁTICA A 11. O ANO DOMÍNIO: Trigonometria e funções trigonométricas 1. Considera o triângulo PQR e as medidas apresentadas na figura ao lado. O comprimento do lado QR é: (A) 4 (C)

Leia mais

Para discutir a lei dos cossenos, vamos pensar sobre a seguinte situação: Dado o triângulo ABC, determine a medida do lado a desse triângulo.

Para discutir a lei dos cossenos, vamos pensar sobre a seguinte situação: Dado o triângulo ABC, determine a medida do lado a desse triângulo. LEI DOS COSSENOS CONTEÚDO Lei dos cossenos AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Para discutir a lei dos cossenos, vamos pensar sobre a seguinte situação: Dado o triângulo ABC, determine a medida do lado a desse

Leia mais

Concluimos dai que o centro da circunferência é C = (6, 4) e o raio é

Concluimos dai que o centro da circunferência é C = (6, 4) e o raio é QUESTÕES-AULA 17 1. A equação x 2 + y 2 12x + 8y + 0 = 0 representa uma circunferência de centro C = (a, b) e de raio R. Determinar o valor de a + b + R. Solução Completamos quadrados na expressão dada.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CÁLCULO L1 NOTAS DA QUINTA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Iniciamos a aula definindo as funções trigonométricas e estabelecendo algumas de suas propriedades básicas. A seguir, calcularemos

Leia mais

Teste de Avaliação. Nome N. o Turma Data /mar./2019. Avaliação E. Educação Professor. Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. MATEMÁTICA 9.

Teste de Avaliação. Nome N. o Turma Data /mar./2019. Avaliação E. Educação Professor. Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. MATEMÁTICA 9. Teste de Avaliação Nome N. o Turma Data /mar./2019 Avaliação E. Educação Professor MATEMÁTICA 9. o ANO Duração (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos O teste é constituído por dois cadernos (Caderno 1 e Caderno

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA 3ª Lista GABARITO DATA: 14/09/2016

INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA 3ª Lista GABARITO DATA: 14/09/2016 INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA ª Lista MATEMÁTICA GEOMETRIA ANALÍTICA GABARITO DATA: 14/09/016 1) No plano cartesiano, 0xy, a circunferência C tem centro no ponto P (, 1), e a reta t é tangente a C no ponto

Leia mais

Título do Livro. Capítulo 5

Título do Livro. Capítulo 5 Capítulo 5 5. Geometria Analítica A Geometria Analítica tornou possível o estudo da Geometria através da Álgebra. Além de proporcionar a interpretação geométrica de diversas equações algébricas. 5.1. Sistema

Leia mais

Prova Final de Matemática

Prova Final de Matemática PROVA FINAL DO 3.º CICLO do Ensino BÁSICO Decreto-Lei n.º 39/0, de 5 de julho Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Prova 9/.ª Chamada 8 Páginas Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância:

Leia mais

1. Com o auxílio de régua graduada e transferidor, calcular sen 42, cos 42 e tg 42. Resolução Traçamos uma perpendicular a um dos lados desse ângulo:

1. Com o auxílio de régua graduada e transferidor, calcular sen 42, cos 42 e tg 42. Resolução Traçamos uma perpendicular a um dos lados desse ângulo: Atividades Complementares 1. Com o auxílio de régua graduada e transferidor, calcular sen 4, cos 4 e tg 4. Traçamos uma perpendicular a um dos lados desse ângulo: Medimos, com auxílio da régua, os lados

Leia mais

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 178 Capítulo 10 Equação da reta e do plano no espaço 1. Equações paramétricas da reta no espaço Sejam A e B dois pontos distintos no espaço e seja r a reta que os contém. Então, P r existe t R tal que

Leia mais

Revisão de Matemática

Revisão de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DENA TOPOGRAFIA BÁSICA Revisão de Matemática Facilitador: Fabrício M. Gonçalves Unidades de medidas Unidade de comprimento (METRO)

Leia mais

A lei dos co-senos. Utilizando as razões trigonométricas nos triângulos. b = = 48. b = 4 cos B = 4 8 = 1 2 Þ B = 60º

A lei dos co-senos. Utilizando as razões trigonométricas nos triângulos. b = = 48. b = 4 cos B = 4 8 = 1 2 Þ B = 60º A UA UL LA A lei dos co-senos Introdução Utilizando as razões trigonométricas nos triângulos retângulos, podemos resolver vários problemas envolvendo ângulos e lados. Esse tipo de problema é conhecido

Leia mais

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I 1 MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I GEOMETRIA ANALÍTICA Coordenadas de pontos no plano cartesiano Distâncias entre pontos Sejam e dois pontos no plano cartesiano A distância entre e é dada pela expressão

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 3. MATEMÁTICA III 1 ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 3. MATEMÁTICA III 1 ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA DEFINIÇÃO... EQUAÇÃO REDUZIDA... EQUAÇÃO GERAL DA CIRCUNFERÊNCIA... 3 RECONHECIMENTO... 3 POSIÇÃO RELATIVA ENTRE PONTO E CIRCUNFERÊNCIA... 1 POSIÇÃO RELATIVA ENTRE RETA E CIRCUNFERÊNCIA... 17 PROBLEMAS

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CERCIERJ CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 1 ANO - 4 BIMESTRE PLANO DE TRABALHO

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CERCIERJ CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 1 ANO - 4 BIMESTRE PLANO DE TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CERCIERJ CONSÓRCIO CEDERJ MATEMÁTICA 1 ANO - 4 BIMESTRE PLANO DE TRABALHO TRIGONOMETRIA CURSISTA: ROBSON DOS SANTOS PRAXEDE TUTOR: MARCELO RODRIGUES NOVEMBRO

Leia mais

TESTE DE DIAGNÓSTICO

TESTE DE DIAGNÓSTICO TESTE DE DIAGNÓSTICO 9.º 10.º ANO NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / DURAÇÃO DO TESTE: 90 MINUTOS DATA: / / O teste é constituído por dois grupos. No Grupo I, são indicadas quatro opções de resposta para

Leia mais

Números e Funções Reais, E. L. Lima, Coleção PROFMAT.

Números e Funções Reais, E. L. Lima, Coleção PROFMAT. Aviso Este material é apenas um resumo de parte do conteúdo da disciplina. O material completo a ser estudado encontra-se no Capítulo 9 - Seção 9,5 do livro texto da disciplina: Números e Funções Reais,

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

A lei dos senos. Na Aula 42 vimos que a Lei dos co-senos é. a 2 = b 2 + c 2-2bc cos Â

A lei dos senos. Na Aula 42 vimos que a Lei dos co-senos é. a 2 = b 2 + c 2-2bc cos  A UA UL LA A lei dos senos Introdução Na Aula 4 vimos que a Lei dos co-senos é uma importante ferramenta matemática para o cálculo de medidas de lados e ângulos de triângulos quaisquer, isto é, de triângulos

Leia mais

Plano cartesiano, Retas e. Alex Oliveira. Circunferência

Plano cartesiano, Retas e. Alex Oliveira. Circunferência Plano cartesiano, Retas e Alex Oliveira Circunferência Sistema cartesiano ortogonal O sistema cartesiano ortogonal é formado por dois eixos ortogonais(eixo x e eixo y). A intersecção dos eixos x e y é

Leia mais

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora)

Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos. (é permitido o uso de calculadora) Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 92/1.ª Fase Caderno 1: 7 Páginas Duração da Prova (Caderno 1 + Caderno 2): 90 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

Aula 12. Ângulo entre duas retas no espaço. Definição 1. O ângulo (r1, r2 ) entre duas retas r1 e r2 se define da seguinte maneira:

Aula 12. Ângulo entre duas retas no espaço. Definição 1. O ângulo (r1, r2 ) entre duas retas r1 e r2 se define da seguinte maneira: Aula 1 1. Ângulo entre duas retas no espaço Definição 1 O ângulo (r1, r ) entre duas retas r1 e r se define da seguinte maneira: (r1, r ) 0o se r1 e r são coincidentes, Se as retas são concorrentes, isto

Leia mais

Entrelinha 1,5. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Entrelinha 1,5. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Matemática Entrelinha 1,5 Teste Intermédio Matemática Entrelinha 1,5 (Versão única igual à Versão 1) Duração do Teste: 90 minutos 10.05.2012 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º

Leia mais

LISTA DE REVISÃO PROVA MENSAL 2º ANO 1º TRIMESTRE

LISTA DE REVISÃO PROVA MENSAL 2º ANO 1º TRIMESTRE ÁLGEBRA LISTA DE REVISÃO PROVA MENSAL º ANO 1º TRIMESTRE 1) O pêndulo de um relógio tem comprimento 0 cm e faz o movimento ilustrado na figura. Qual a medida do arco AB? A) 10 cm 0 cm 0π cm 0 D) cm E)

Leia mais

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse: 02/05/2012

ALUNO(A): Prof.: André Luiz Acesse:  02/05/2012 1. FUNÇÃO 1.1. DEFINIÇÃO Uma função é um conjunto de pares ordenados de números (x,y) no qual duas duplas ordenadas distintas não podem ter o mesmo primeiro número, ou seja, garante que y seja único para

Leia mais

Versão 2. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Versão 2. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Matemática Versão Teste Intermédio Matemática Versão Duração do Teste: 90 minutos 10.05.01 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/001, de 18 de janeiro Identifica claramente, na

Leia mais

RETA E CIRCUNFERÊNCIA

RETA E CIRCUNFERÊNCIA RETA E CIRCUNFERÊNCIA - 016 1. (Unifesp 016) Na figura, as retas r, s e t estão em um mesmo plano cartesiano. Sabe-se que r e t passam pela origem desse sistema, e que PQRS é um trapézio. a) Determine

Leia mais

Lista 1 - Mat 2- Geometria Analítica

Lista 1 - Mat 2- Geometria Analítica Lista 1 - Mat 2- Geometria Analítica - 2018 Conceitos básicos e equação da reta 1. (Eear 2017) Seja ABC um triângulo tal que A(1, 1), B(3, 1) e C(5, 3). O ponto é o baricentro desse triângulo. a) (2, 1).

Leia mais

SIMULADO 3 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA VESTIBULAR 2018 GABARITO

SIMULADO 3 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA VESTIBULAR 2018 GABARITO SIMULADO 3 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA VESTIBULAR 018 GABARITO Física Inglês Português Matemática 1 C 1 * 1 D 1 B B B E C 3 B 3 B 3 D 3 D 4 E 4 C 4 A 4 E 5 A 5 B 5 C 5 C 6 C 6 E 6 E 6 A 7 E 7

Leia mais

Capítulo 12. Ângulo entre duas retas no espaço. Definição 1. O ângulo (r1, r2 ) entre duas retas r1 e r2 é assim definido:

Capítulo 12. Ângulo entre duas retas no espaço. Definição 1. O ângulo (r1, r2 ) entre duas retas r1 e r2 é assim definido: Capítulo 1 1. Ângulo entre duas retas no espaço Definição 1 O ângulo (r1, r ) entre duas retas r1 e r é assim definido: (r1, r ) 0o se r1 e r são coincidentes, se as retas são concorrentes, isto é, r1

Leia mais

Geometria Analítica I

Geometria Analítica I Geom. Analítica I Respostas do Módulo I - Aula 14 1 Geometria Analítica I 10/03/011 Respostas dos Exercícios do Módulo I - Aula 14 Aula 14 1. a. A equação do círculo de centro h, k) e raio r é x h) + y

Leia mais

CICLO TRIGONOMÉTRICO

CICLO TRIGONOMÉTRICO TRIGONOMETRIA CICLO TRIGONOMÉTRICO DEFINIÇÃO O Círculo Trigonométrico ou ciclo Trigonométrico é um recurso criado para facilitar a visualização das proporções entre os lados dos triângulos retângulos.

Leia mais

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS QUESTÃO 01 Um triângulo ABC está inscrito numa semicircunferência de centro O. Como mostra o desenho abaixo. Sabe-se que a medida do segmento AB é de 12 cm. QUESTÃO 04 Numa cidade a conta de telefone é

Leia mais

LISTA DE REVISÃO PROVA MENSAL 2º ANO 1º TRIMESTRE

LISTA DE REVISÃO PROVA MENSAL 2º ANO 1º TRIMESTRE ÁLGEBRA LISTA DE REVISÃO PROVA MENSAL º ANO 1º TRIMESTRE 1) O pêndulo de um relógio tem comprimento 0 cm e faz o movimento ilustrado na figura. Qual a medida do arco AB? A) 10 cm 0 cm 0π cm 0 D) cm E)

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Matemática

Atividades de Recuperação Paralela de Matemática Atividades de Recuperação Paralela de Matemática 2º ANO Ensino Médio 1º Trimestre Leia as orientações de estudos antes de responder as questões. Conteúdos para estudos: ÁLGEBRA Medidas de arcos Ciclo trigonométrico

Leia mais

Estudo da Trigonometria (I)

Estudo da Trigonometria (I) Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva SP Curso de Licenciatura em Matemática 3º ano Prática de Ensino da Matemática III Prof. M.Sc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br Estudo da

Leia mais

CURSO ANUAL DE FÍSICA AULA 1 Prof. Renato Brito

CURSO ANUAL DE FÍSICA AULA 1 Prof. Renato Brito CURSO ANUAL DE FÍSICA AULA 1 Prof. Renato Brito BREVE REVISÃO DE GEOMETRIA PARA AJUDAR NO ESTUDO DOS VETORES É importante que o aluno esteja bem familiarizado com as propriedades usuais da geometria plana,

Leia mais

1.1 DERIVADA COMO RETA TANGENTE E TAXA DE VARIAÇÃO

1.1 DERIVADA COMO RETA TANGENTE E TAXA DE VARIAÇÃO 1 PLANO DE AULA II - DERIVADAS Essa aula tem como principal objetivo, introduzir o conceito de derivadas, de uma maneira rápida, para que, quando o professor fazer uso dos softwares na resolução de problemas

Leia mais

FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA

FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Tutora: Maria Tereza Baierl Matemática 1º ano - 4º bimestre/2012 PLANO DE TRABALH0 FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA Professora: Valéria Gomes Gonçalves Tutora:Maria Tereza Baierl

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C.E.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C.E. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C.E. Cardeal Arcoverde PROFESSORA: Janete Maria Jesus de Sá MATRÍCULA: 0825192-8 SÉRIE: 3ª série do Ensino Médio

Leia mais

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação?

Como é possível afirmar que a sala ficou com 5,5 m de comprimento após a ampliação? EQUAÇÕES DO º GRAU CONTEÚDOS Equações do º grau Processo resolutivo de uma equação Discriminante de uma equação AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Iniciaremos agora o estudo das equações do º grau com uma incógnita.

Leia mais

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS

BANCO DE EXERCÍCIOS - 24 HORAS BANCO DE EXERCÍCIOS - HORAS 9º ANO ESPECIALIZADO/CURSO ESCOLAS TÉCNICAS E MILITARES FOLHA Nº GABARITO COMENTADO ) A função será y,5x +, onde y (preço a ser pago) está em função de x (número de quilômetros

Leia mais

1 Geometria Analítica Plana

1 Geometria Analítica Plana UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE CAMPO MOURÃO Curso: Matemática, 1º ano Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear Professora: Gislaine Aparecida Periçaro 1 Geometria Analítica Plana A Geometria

Leia mais

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 76 Capítulo 4 Distâncias no plano e regiões no plano 1. Distância de um ponto a uma reta Dados um ponto P e uma reta r no plano, já sabemos calcular a distância de P a cada ponto P r. Definição 1 Definimos

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 11.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A º Ano Versão Nome: Nº Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias Quando,

Leia mais

Geometria Analítica retas equações e inclinações, distância entre dois pontos, área de triângulo e alinhamento de 3 pontos.

Geometria Analítica retas equações e inclinações, distância entre dois pontos, área de triângulo e alinhamento de 3 pontos. Geometria Analítica retas equações e inclinações, distância entre dois pontos, área de triângulo e alinhamento de pontos. 1. (Ufpr 014) A figura abaixo apresenta o gráfico da reta r: y x + = 0 no plano

Leia mais

Plano de Aulas. Matemática. Módulo 10 Ciclo trigonométrico (1 volta)

Plano de Aulas. Matemática. Módulo 10 Ciclo trigonométrico (1 volta) Plano de Aulas Matemática Módulo 0 Ciclo trigonométrico ( volta) Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos CAPÍTULO 0,07 rad _ 80 rad x? x. 0, 07 rad _ x rad 80 a), rad C x C x C 0 x C

Leia mais

Proposta de correcção

Proposta de correcção Ficha de Trabalho Matemática A - ºano Temas: Trigonometria (Triângulo rectângulo e círculo trigonométrico) Proposta de correcção. Relembrar que um radiano é, em qualquer circunferência, a amplitude do

Leia mais

ENQ Gabarito MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. Questão 01 [ 1,25 ]

ENQ Gabarito MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. Questão 01 [ 1,25 ] MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL ENQ 017 Gabarito Questão 01 [ 1,5 ] Encontre as medidas dos lados e ângulos de dois triângulos ABC diferentes tais que AC = 1, BC = e A BC = 0 Considere

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação Unidade 1 Potências 1. Recordando potências Calcular potências com expoente natural. Calcular potências com expoente inteiro negativo. Conhecer e aplicar em expressões as propriedades de potências com

Leia mais

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5).

GEOMETRIA ANALÍTICA. 2) Obtenha o ponto P do eixo das ordenadas que dista 10 unidades do ponto Q (6, -5). GEOMETRIA ANALÍTICA Distância entre Dois Pontos Sejam os pontos A(xA, ya) e B(xB, yb) e sendo d(a, B) a distância entre eles, temos: Aplicando o teorema de Pitágoras ao triângulo retângulo ABC, vem: [d

Leia mais

Matemática. Resolução das atividades complementares. M21 Geometria Analítica: Cônicas

Matemática. Resolução das atividades complementares. M21 Geometria Analítica: Cônicas Resolução das atividades complementares Matemática M Geometria Analítica: Cônicas p. FGV-SP) Determine a equação da elipse de centro na origem que passa pelos pontos A, 0), B, 0) e C0, ). O centro da elipse

Leia mais

Aula Exemplos e aplicações - continuação. Exemplo 8. Nesta aula continuamos com mais exemplos e aplicações dos conceitos vistos.

Aula Exemplos e aplicações - continuação. Exemplo 8. Nesta aula continuamos com mais exemplos e aplicações dos conceitos vistos. Aula 1 Nesta aula continuamos com mais exemplos e aplicações dos conceitos vistos. 1. Exemplos e aplicações - continuação Exemplo 8 Considere o plano π : x + y + z = 3 e a reta r paralela ao vetor v =

Leia mais

Estudante: Circunferência: Equação reduzida da circunferência: Circunferência: Consideremos uma circunferência de centro C (a, b) e raio r.

Estudante: Circunferência: Equação reduzida da circunferência: Circunferência: Consideremos uma circunferência de centro C (a, b) e raio r. Gênesis Soares Jaboatão, de de 014. Estudante: Circunferência: Circunferência: A circunferência é o conjunto de todos os pontos de plano equidistantes de outro ponto C do mesmo plano chamado centro da

Leia mais

Exemplo: As retas r: 2x 3y = 1 e s: 10x 15y = 18 são paralelas?

Exemplo: As retas r: 2x 3y = 1 e s: 10x 15y = 18 são paralelas? 4.13. Condição de Paralelismo. Analisando as retas com equação na forma geral, facilmente sabemos, pela resolução do sistema de equações, qual é a posição relativa entre as retas. Agora, se as equações

Leia mais

Rumo Curso Pré Vestibular Assistencial - RCPVA Disciplina: Matemática Professor: Vinícius Nicolau 24 de Outubro de 2014

Rumo Curso Pré Vestibular Assistencial - RCPVA Disciplina: Matemática Professor: Vinícius Nicolau 24 de Outubro de 2014 Sumário 1 Questões de Vestibular 1 1.1 UP 014...................................... 1 1.1.1 Questão 1................................. 1 1.1. Questão................................. 1 1.1.3 Questão 3.................................

Leia mais

a) b) 5 3 sen 60 o = x. 2 2 = 5. 3 x = x = No triângulo da figura abaixo, o valor do x é igual a: a) 7 c) 2 31 e) 7 3 b) 31 d) 31 3

a) b) 5 3 sen 60 o = x. 2 2 = 5. 3 x = x = No triângulo da figura abaixo, o valor do x é igual a: a) 7 c) 2 31 e) 7 3 b) 31 d) 31 3 Matemática a. série do Ensino Médio Frentes e Eercícios propostos AULA FRENTE Num triângulo ABC em que AB = 5, B^ = º e C^ = 5º, a medida do lado AC é: a) 5 b) 5 c) 5 d) 5 e) 5 Sabendo-se que um dos lados

Leia mais

Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Escola de Especialistas da Aeronáutica. Barbosa, L.S.

Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Escola de Especialistas da Aeronáutica. Barbosa, L.S. Soluções Comentadas Matemática Curso Mentor Escola de Especialistas da Aeronáutica Barbosa, L.S. leonardosantos.inf@gmail.com 4 de junho de 014 Sumário I Provas 5 1 Matemática 013 1 7 II Soluções 11 Matemática

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1C CADERNO DE EXERCÍCIOS C Ensino Médio Matemática Questão Conteúdo Teorema de Pitágoras Área de círculo Equação do º grau Área de círculo Equação do º grau Habilidade da Matriz da EJA/FB H H7 H8 H H7 H8

Leia mais

Roteiro Recuperação Geometria 3º trimestre- 1º ano

Roteiro Recuperação Geometria 3º trimestre- 1º ano Roteiro Recuperação Geometria 3º trimestre- 1º ano 1. Determine a área do trapézio isósceles de perímetro 26cm, que possui a medida de suas bases iguais a 4cm e 12cm. 2. O triângulo ABC está inscrito num

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EM

Plano de Recuperação Semestral EM Série/Ano: 1º ANO MATEMÁTICA Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens e que servirão como pré-requisitos

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS TRIÂNGULOS QUAISQUER. 1) Na figura ao abaixo calcule o valor da medida x. 2) No triângulo abaixo, determine as medidas x e y.

LISTA DE EXERCICIOS TRIÂNGULOS QUAISQUER. 1) Na figura ao abaixo calcule o valor da medida x. 2) No triângulo abaixo, determine as medidas x e y. LISTA DE EXERCICIOS TRIÂNGULO RETÂNGULO 1) Um caminhão sobe uma rampa inclinada de 10º em relação ao plano horizontal. Se a rampa tem 30 m de comprimento, a quantos metros o caminhão se eleva, verticalmente

Leia mais

Distância entre duas retas. Regiões no plano

Distância entre duas retas. Regiões no plano Capítulo 4 Distância entre duas retas. Regiões no plano Nesta aula, veremos primeiro como podemos determinar a distância entre duas retas paralelas no plano. Para isso, lembramos que, na aula anterior,

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ Matemática 1º Ano - 2º Bimestre / 2013 PLANO DE TRABALHO 2 Tarefa 2 Cursista: Mariane Ribeiro do Nascimento Tutor: Bruno Morais 1 SUMÁRIO

Leia mais

Prof: Heloiza Helena Rafael de Souza Tutor: BRUNO MOARES LEMOS Grupo: 01

Prof: Heloiza Helena Rafael de Souza Tutor: BRUNO MOARES LEMOS Grupo: 01 Formação continuada para professores de matemática Fundação CECIERJ/SEEDUC-RJ Colégio: E.E Lucas da Silva - 1 ano turma 1001 Prof: Heloiza Helena Rafael de Souza Tutor: BRUNO MOARES LEMOS Grupo: 01 Introdução

Leia mais

Resolvendo inequações: expressões com desigualdades (encontrar os valores que satisfazem a expressão)

Resolvendo inequações: expressões com desigualdades (encontrar os valores que satisfazem a expressão) R é ordenado: Se a, b, c R i) a < b se e somente se b a > 0 (a diferença do maior com o menor será positiva) ii) se a > 0 e b > 0 então a + b > 0 (a soma de dois números positivos é positiva) iii) se a

Leia mais

Observação: Todos os cálculos e desenvolvimentos deverão acompanhar a Lista. MF R: 3 MF R: 3 MF R: 5 F R:? M R:? M R:? D R:? D R:? MF R:? F R:?

Observação: Todos os cálculos e desenvolvimentos deverão acompanhar a Lista. MF R: 3 MF R: 3 MF R: 5 F R:? M R:? M R:? D R:? D R:? MF R:? F R:? Módulo 07. Exercícios Lista de exercícios do Módulo 07 Observação: Todos os cálculos e desenvolvimentos deverão acompanhar a Lista. Calcule os logarítmos:. log. log 6 6. log 4 4. log. log 7 7 6. log 7.

Leia mais

4 Trigonometria no círculo trigonométrico

4 Trigonometria no círculo trigonométrico 37 4 Trigonometria no círculo trigonométrico Com o surgimento do cálculo infinitesimal e posteriormente da análise matemática as noções básicas da trigonometria ganharam uma nova dimensão. Passaremos a

Leia mais

MATEMÁTICA. 01. Um polígono convexo que possui todos os lados congruentes e todos os ângulos internos congruentes é chamado de...

MATEMÁTICA. 01. Um polígono convexo que possui todos os lados congruentes e todos os ângulos internos congruentes é chamado de... Página 1 de 12 MATEMÁTICA 01. Um polígono convexo que possui todos os lados congruentes e todos os ângulos internos congruentes é chamado de... ( a ) Excêntrico. ( b ) Côncavo. ( c ) Regular. ( d ) Isósceles.

Leia mais

Geometria Analítica I - MAT Lista 2 Profa. Lhaylla Crissaff

Geometria Analítica I - MAT Lista 2 Profa. Lhaylla Crissaff 1. Encontre as equações paramétricas das retas que passam por P e Q nos casos a seguir: (a) P = (1, 3) e Q = (2, 1). (b) P = (5, 4) e Q = (0, 3). 2. Dados o ponto P = (2, 1) e a reta r : y = 3x 5, encontre

Leia mais

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2

Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ. Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / Plano de Trabalho. Geometria Analítica. Tarefa 2 Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 3º Ano - 3º Bimestre / 2014 Plano de Trabalho Geometria Analítica Tarefa 2 Cursista: Jocimar de Avila Tutora: Danúbia 1 S u m á r i o Introdução.....................................

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 5 GEOMETRIA ANALÍTICA

E-books PCNA. Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 5 GEOMETRIA ANALÍTICA E-books PCNA Vol. 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 5 GEOMETRIA ANALÍTICA 1 MATEMÁTICA ELEMENTAR CAPÍTULO 5 SUMÁRIO Apresentação ---------------------------------------------- 3 Capítulo 5 ---------------------------------------------------4

Leia mais

Taxas Trigonométricas

Taxas Trigonométricas Taas Trigonométricas Obs.: Com é mais difícil (confere a resolução). 1) A intensidade da componente F é p% da intensidade da força F. Então, p vale (a) sen(α) (b) 1sen(α) (c) cos(α) (d) 1cos(α) (e) cos(α)/1

Leia mais

Ponto 1) Representação do Ponto

Ponto 1) Representação do Ponto Ponto 1) Representação do Ponto Universidade Federal de Pelotas Cálculo com Geometria Analítica I Prof a : Msc. Merhy Heli Rodrigues Plano Cartesiano, sistemas de coordenadas: pontos e retas Na geometria

Leia mais

Prova Final de Matemática

Prova Final de Matemática PROVA FINAL DO 3.º CICLO do Ensino BÁSICO Decreto-Lei n.º 139/01, de 5 de julho Prova Final de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico Prova 9/1.ª Chamada 10 Páginas Entrelinha 1,5, sem figuras nem imagens

Leia mais