Aula 2. Princípios da Liderança
|
|
|
- Anna de Sousa Bayer
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Aula 2 Princípios da Liderança Profa. Ms. Daniela Cartoni [email protected]
2
3 Afinal, o que é LIDERANÇA? De forma sucinta, Vergara (2009) define liderança como sendo "a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos". Há várias teorias que discutem o tema, sendo 3 as mais tradicionais: - Teoria dos traços - Teoria dos estilos - Teoria contingencial VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
4 Teorias sobre Liderança As principais teorias sobre Liderança: Teoria dos Traços: baseia-se na ideia de que a liderança é decorrente de traços físicos, intelectuais e/ou sociais. Teoria dos Estilos: tem como alicerce os tradicionais modelos: autocrático (autoritário), democrático (participativo) e laissez-faire (liberal). Teoria Contingencial ou Teoria Situacional: associa a liderança a três fatores: perfil do líder, maturidade da equipe e tipo da tarefa.
5 A essência da Liderança Os autores norte-americanos Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman buscaram identificar a "fonte" da liderança. Os autores criaram cinco regras para a essência da liderança: (1) Visionário (preparar o futuro) (2) Executor (fazer acontecer) (3) Gestor de talentos (engajar o profissional talentoso) (4) Fomentador de capital humano (formar a próxima geração) (5) Investidor (investir em si mesmo: autoconhecimento, saúde, energia, etc.). As regras 2 e 3 são de curto prazo, as 1 e 4 são de longo prazo, enquanto a regra 5 é contínua. ULRICH, D.; SMALLWOOD, N.; SWEETMAN, K. O Código da Liderança. Bestseller, 2009.
6 A essência da Liderança Ulrich, Smallwood e Sweetman (2009) Os autores criaram 5 regras para a essência da liderança Afirmam que todos os líderes têm pontos fortes e fragilidades em cada uma destas cinco áreas É o autoconhecimento que possibilita ao profissional que se desenvolva nas dimensões deficitárias. A somatória das cinco áreas representa cerca de 70% do código (essência) da liderança. Os outros 30% são as particularidades do indivíduo (que englobam traços intelectuais, sociais, força de vontade, capacidade de comunicação, ambição, carisma, determinação, etc.
7 Quais os principais desafios da liderança na atualidade?
8 Conflito de Gerações Desafio do líder é gerir pessoas Mas, qual o perfil destas pessoas?
9 Liderança e o perfil das gerações Gerações Veteranos Baby Boom Geração X Geração Y Geração Z
10
11 Desafios do líder As diferentes gerações precisam se falar e aprender a trabalhar juntas, mas isso é tão simples assim? Qual o perfil das pessoas e talentos para melhorar produtividade e desempenho? Como lidar com a diversidade?
12 Diferença de gerações De tempos em tempos, a história vê o nascimento de novas gerações criadas a partir dos contextos social, político, econômico, tecnológico e até mesmo regional. São costumes, valores e atitudes, às vezes, completamente diferentes dos que têm aqueles que nasceram alguns anos antes. O grande desafio do mercado de trabalho de hoje é criar políticas e práticas capazes de integrar pessoas com pensamentos e valores completamente diferentes. Deve-se aceitar aquele que não é diferente, pois não há geração melhor ou pior, mas pessoas com valores e práticas distintas, cada uma com suas qualidades e defeitos. O líder deve equilibrar conflitos, amenizar o clima do ambiente e promover a integração.
13 Pesquisa com 2000 executivos de todo o mundo: Com qual idade imaginam encerrar sua carreira? antes dos 50 anos 2% entre 50 e 54 anos 7% entre 55 e 59 anos 19% entre 60 e 64 anos 28% entre 65 e 69 anos 29% além dos 70 anos 15% Fonte:
14 Conflito de Gerações Ele quer um bônus? Quando eu tinha a idade dele já ficava satisfeito em ter um emprego Eu tenho vida própria. Não me marquem reuniões para depois das 18 horas. Era só o que faltava! Ela entrou há seis meses e já quer uma promoção Que chatice esse lance de senhor e senhora... Ainda ela usava fraldas já eu trabalhava...
15 Evolução das gerações Veteranos Baby Boomers Geração X Geração Y Geração Z
16 Veteranos Nascidos aproximadamente entre 1920 e 1945 Dedicação e sacrifício são as duas palavras-chave para essa geração. São obedientes, têm respeito máximo a qualquer autoridade e ao seguimento a regras. Aceitam a recompensa tardia e querem estabilidade. A honra é muito importante e a paciência é uma virtude. A relação de consumo pauta-se pela utilidade e durabilidade dos bens.
17 Baby Boomers Nascidos aproximadamente entre 1945 e São profissionais otimistas e orientados ao trabalho em equipe. Buscam o envolvimento de todos num projeto, mas gostam de trabalhar com foco em resultados e prazos. Iniciaram a valorização por aspectos referentes ao bem-estar, saúde e qualidade de vida. Preocupam-se com status, trabalham muito, o quanto for preciso. Vivenciaram a ida do homem à lua, do capitalismo e do consumismo. Cultuaram o Rock and Roll, movimento Hippie, a ideologia libertária, o feminismo e o divórcio, dentre muitos outros que mudaram a sociedade. Por isso, a geração é contestadora e lutou muito por seus direitos, mas ainda guardam respeito a alguns fatores como a hierarquia e dedicação ao trabalho.
18 Geração X Nascidos aproximadamente entre 1965 e 1985 São pessoas pragmáticas, práticas e mais confiantes. Buscam o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional, não querem viver só para o trabalho. Têm a autoestima mais elevada que as gerações anteriores, já começam a questionar autoridades, apesar do respeito que têm por elas. Alguns levaram à alcunha de Geração Canguru, DINK e grup, inventando a forma de ser adulto com jeito adolescente Gostam de tecnologia São empreendedores, competitivos e as mulheres se dividem entre a família e o mercado de trabalho
19 Geração Y Nascidos aproximadamente entre 1985 e 2000 Também conhecida como Geração Millennials ou Geração da Internet, É muito ligada em tecnologia e novas mídias. Adora feedback, é multitarefa e sonha em conciliar lazer e trabalho. É a geração do questionamento: precisa de respostas e que elas sejam convincentes. Não gosta da autoridade, não cria barreiras na comunicação e no trato com pessoas hierarquicamente elevadas. São grandes negociadores. Se não forem promovidos ou não gostarem do trabalho, mudam de emprego.
20 Geração Y Alteraram completamente as formas de comunicação tanto em casa, no trabalho quanto com os amigos. A maioria foi criada sozinha, então se tornou mais individualista e passou parte da infância dentro do seu quarto. Se beneficiaram com um período economicamente favorável e tiveram em casa a liberdade que nenhuma outra geração teve. Têm muito acesso à informação, mas isto pode ser uma crítica, pois passam a ser hedonistas e superficiais ao lidar com a análise e pesquisa.
21 Geração Z Nascidos aproximadamente a partir dos anos 2000 Já nasceram sob o advento da internet e do boom tecnológico. Para eles estas maravilhas da pós-modernidade não são nada estranhas, mas impossível imaginar o mundo sem eles. Sua vida é regada a muita informação, pois tudo que acontece é noticiado em tempo real e muitas vezes esse volume imenso acaba tornando tudo obsoleto em pouco tempo. A vida no virtual é fácil e bem desenvolvida, mas têm dificuldades em relacionamentos interpessoais ou ausência da capacidade de ser ouvinte, o que dá o nome de Geração Silenciosa.
22 Teste: O seu jeito de pensar é de qual geração?
23
24 Conflito de Gerações Dilbert
25 Conflito de Gerações Dilbert
26 Conflito de Gerações Dilbert
27 Conflito de Gerações Dilbert
28
29 É, o mundo já não é o mesmo...
.:. Aula 3.:. Educação Corporativa e Conflito de Gerações. Profª Daniela Cartoni
.:. Aula 3.:. Educação Corporativa e Conflito de Gerações Profª Daniela Cartoni [email protected] Conflito de Gerações Desafio do líder é gerir pessoas Mas, qual o perfil destas pessoas? Como
Conflito de gerações no ambiente de trabalho
Aula 7 Conflito de gerações no ambiente de trabalho Agenda 1 2 3 4 Caso: Gen Y in the workforce O conceito de geração Conflito de gerações Afinal, o que querem os jovens? 1 Gen Y in the Workforce Estudo
Teorias Motivacionais
Teorias Motivacionais 1) A Hierarquia das Necessidades de Maslow 2) Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Herzberg Fatores Higiênicos Salários e benefícios Condições de trabalho e conforto Política
Qualidade de Vida no Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem
Qualidade de Vida no Trabalho e a Saúde do Trabalhador de Enfermagem Referência bibliográfica Marquis BL; Huston CJ. Administração e liderança em enfermagem: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed; 2005.
A força de trabalho em 2020
A força de trabalho em 2020 A iminente crise de talentos Visão geral Preparar a força de trabalho para 2020 é uma ação decisiva quando o que está em jogo é a estratégia, o crescimento e o desempenho dos
ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
FILIPE S. MARTINS ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS LIDERANÇA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIDERANÇA É UM DOS PAPÉIS DOS ADMINISTRADORES. O LÍDER INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DE UM OU MAIS LIDERADOS OU SEGUIDORES.
Marketing de Negociação. Empreendedorismo II. Empreendedorismo II. Unidade II: LIDERANÇA.
Marketing de Negociação Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Administração Habilitação em Marketing 7a. fase - semestre 2009/2 Prof. Adm. Marco Antonio Murara,Esp. Unidade II: LIDERANÇA. A fonte
PROGRAMA DE COACHING & GERAÇÃO Z GESTÃO DE CARREIRA
Cer ficada LAIS SILVA Profissional coach &Leader Coach Analista comportamental & 360 graus Coach, Consultora, Palestrante. Especialista em Recursos Humanos e Gestão Auditoria em Serviços de Saúde. Atua
Liderança. Cap Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994.
Liderança Cap. 10 - Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994. pag 143 a 156 Um dos fatos mais impressionantes e universais sobre
RH Informa: Gerações: aprendendo, ensinando & convivendo com elas
RH Informa: Gerações: aprendendo, ensinando & convivendo com elas Introdução ao estudo O Fenômeno das gerações existe há muito tempo. É algo presente e facilmente observado em nosso dia a dia. Assumir
APRESENTAÇÃO. Samira Rahhal.
APRESENTAÇÃO Psicóloga especialista em Gestão de Pessoas; Master personal e executive Coaching pela Febracis; Facilitadora do método Coaching Emocional Augusto Cury; Analista Avançado em Inteligência Emocional
Facebook.com/concursovirtual Gestão de pessoas Trabalho em equipe O que é um grupo? Grupo primário x Grupo Secundário Os grupos podem ser formais ou informais. Formais - designados pela organização. Criados
03/11/2015. Aula 7. Liderança. Agenda. Seminário. Liderança. Teorias sobre liderança
Aula 7 Liderança Agenda Seminário Liderança Teorias sobre liderança 2 1 Liderança O que é liderança? Capacidade de influenciar um grupo para o alcance de objetivos. 2 Importância do tema Liderança é um
Liderança e Relacionamento
Liderança e Relacionamento Interpessoal Professor Douglas Pereira da Silva 1 Reflexão sobre as relações humanas e sua dinâmica Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar
PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura
PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Psicologia Objeto de Estudo Psique = alma + logos = estudo Grécia berço da Psicologia Desejo
Teoria Básica da Administração. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César
Teoria Básica da Administração Decorrências da Teoria das Relações Humanas Professor: Roberto César Motivação Humana A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam. Administração Cientifica
Estudo de caso da Galeteria Pingão
Estudo de caso da Galeteria Pingão APRESENTAÇÃO Iolanda Ferreira Nicácio Objetivo Geral: observar o estilo de liderança na Galeteria Pingão e analisar a influência do líder sobre seus liderados Objetivos
OS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS
GESTÃO DE MARKETING OS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS Tecnologia em Marketing - Aula 7 Prof: Renato Vieira CRESCIMENTO ECONÔMICO MAIOR GERAÇÃO DE EMPREGOS ELEVAÇÃO DA RENDA AUMENTO DO MERCADO CONSUMIDOR
Data: 22/02/2015 Nome: Milton Barreto
ÂNCORAS DE CARREIRA Perfil de Competência Profissional Data: 22/02/2015 Nome: Milton Barreto Avaliado: Milton Barreto Introdução Âncoras de Carreira é um Mapeamento dos Principais fatores de motivação
Quais os resultados você e sua equipe acreditam que conquistarão? É a partir desse ponto que inicia o processo da conquista.
Sumário 1. Acreditar 2. Aprender a motivar 3. Criar um time inovador 4. Gerir o tempo 5. Criar e manter credibilidade no relacionamento 6. Facilitar o compartilhar com a sua equipe 7. Sobre nós 1. Acreditar
Liderança a e desempenho grupal
Liderança a e desempenho grupal Definição de liderança Comportamento de liderança Teorias de liderança Copyright, 2006 José Farinha Definição de liderança O que é um líder? l A liderança é o exercício
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO 1 EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO O que é? O quanto as empresas estimulam? O quanto os funcionários valorizam? Características de um intraempreendedor?... 2 OFERECIMENTO REALIZAÇÃO
carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008
especial: carreiras 44 vol.7 nº1 jan/fev 2008 Profissionais modernos, empresas arcaicas? As empresas exigem de seus profissionais o desenvolvimento de competências cada vez mais complexas, mas, na prática,
Perfil dos clientes de Bibliotecas Universitárias: geração digital e serviços. Rosa Maria Andrade Grillo Beretta
Perfil dos clientes de Bibliotecas Universitárias: geração digital e serviços. Rosa Maria Andrade Grillo Beretta Gramado Setembro de 2012 CONTEÚDO Estudo das Gerações A Geração Digital Competência Informacional
Tecnologia educacional e as mudanças comportamentais, metodológicas e culturais para extrair os melhores resultados no ensino e na aprendizagem.
Tecnologia educacional e as mudanças comportamentais, metodológicas e culturais para extrair os melhores resultados no ensino e na aprendizagem. Prof. Dr. Nilbo Nogueira Fazer download das telas www.nilbonogueira.com.br
Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.
INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/STJ/Técnico/2008) O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar
Motivação Página 1. Motivação
Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:
O que leva as pessoas a agirem em prol do alcance dos objetivos pessoais e organizacionais. Motivo que sustenta e dirige a conduta.
MOTIVAÇÃO HUMANA O que leva as pessoas a agirem em prol do alcance dos objetivos pessoais e organizacionais. Motivo que sustenta e dirige a conduta. Conjunto dos meus motivos - tudo aquilo que a partir
FORMAÇÃO ANALISTA PERSONAL ASSESSMENT. módulo 1
FORMAÇÃO ANALISTA PERSONAL ASSESSMENT módulo 1 o que é o personal ASSESSMENT? O que é o personal ASSESSMENT? Personal Assessment é uma ferramenta brasileira de identifi cação de perfi l profi ssional e
PODER E LIDERANÇA LIDERANÇA. Definições e conceitos:
PODER E LIDERANÇA Profª Elizabeth Modelos de Liderança Bases do Poder: A capacidade de influenciar, persuadir e motivar pessoas, está fortemente ligada ao poder que o líder possui para a condução de sua
O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes.
O Gestor Escolar Histórias de um Construtor de Pontes [email protected] Imagens do Gestor O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente
Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa
Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil
Direção da Ação Empresarial
Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial
Aula 4 Cultura e Sociedade
Sociologia e Antropologia em Administraçã ção Aula 4 Cultura e Sociedade Profa. Ms. Daniela Cartoni Leitura para a aula DIAS, Reinaldo. Sociologia Geral. Campinas: Alinea, 2008. PLT 254 Capítulo 2 CONCEITO
Liderança e Gestão de Competências
Liderança e Gestão de Competências Teoria e prática na gestão de pessoas Prof. Ms. André Ricardo Nahas Agenda Contextualizando... Teorias de liderança Papel do líder Exemplos práticos Contextualizando...
Carreira bem sucedida: Sorte ou Planejamento? Wilson Gellacic
Carreira bem sucedida: Sorte ou Planejamento? 1 Agenda 1. O contexto atual 2. O que é sucesso profissional 3. Competências necessárias 4. Uma visão sistêmica 5. A diferença que faz a diferença 6. Roadmap
11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH
Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,
LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed)
LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice Liderança O que faz um líder? Quais são os atributos
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 COOPERATIVA GERAL Quantidade de colaboradores: 1146 Quantidade de Respondentes: 835 Percentual de participação: 73% Dr. João Damasceno Porto Diretor Administrativo
Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009)
Fonte: Maximiano (2009) Autoridade Formal Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade,
O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas?
O Que Você Deve Fazer Como Gestor De Vendas Para Gerenciar Com Qualidade Suas Equipes Externas? Assumir o cargo de gestão de uma empresa realmente não é uma tarefa fácil. É preciso que você tenha talento
Lidere sua equipe para ter melhores resultados
Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz
P-63. Como Trabalhar sob Pressão e Conquistar Resultados Resiliência e Inteligência Emocional. Ricardo Piovan.
P-63 Como Trabalhar sob Pressão e Conquistar Resultados Resiliência e Inteligência Emocional Ricardo Piovan [email protected] - 11 4319-6001 Ricardo Piovan é Administrador de Empresas com especialização
Curso Expedito CHEFIA E LIDERANÇA NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA MANUAL DO PARTICIPANTE. Nome:
29 Curso Expedito CHEFIA E LIDERANÇA NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA MANUAL DO PARTICIPANTE Nome: 30 CURSO EXPEDITO Chefia e Liderança no Serviço de Assistência Humanitária Autor: Ten Cel BM Marcello
Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio
Prof. Valter de Menezes Eugenio O mundo empresarial mudou muito nas ultimas décadas, particularmente nos últimos 20 anos. Estas mudanças influenciam no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.
Afundamentos da Administração
Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de
5 Conclusão e considerações finais
5 Conclusão e considerações finais O presente estudo teve como principal objetivo compreender quais as expectativas de carreira dos jovens entrantes no mercado de trabalho, a denominada geração Y. A partir
05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER
LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER 1 LIDERANÇA Você já sentiu que não recebeu o reconhecimento merecido quando atingiu uma meta imposta por seu chefe ou realizou uma tarefa com sucesso? E, no entanto,
MASTER COACH TREINADORA COMPORTAMENTAL PALESTRANTE. Empreender e SER Feliz!
MASTER COACH TREINADORA COMPORTAMENTAL PALESTRANTE Empreender e SER Feliz! SOU APAIXONADA POR EMPREENDEDORISMO ACREDITO QUE O SUCESSO ESTÁ EM TRABALHAR COM AMOR O MELHOR MOMENTO PARA MUDAR E FAZER ACONTECER
Fundamentos da Direção
Aula 7 Direção Fundamentos da Direção Inerente a qualquer organização está a necessidade de gerir esforços individuais em função de objetivos organizacionais. A direção é a função da administração responsável
Grupos e Equipes de Trabalho
Aula 6 Grupos e Equipes de Trabalho Agenda Comportamento de grupos Caso Uma Equipe Desunida Trabalho em equipe 2 1 Fundamentos do comportamento de grupos Definição Um grupo é definido como dois ou mais
Avaliação 360 Graus. Relatório Individual John Smith Example
Queremos que nossos relatórios tenham impacto em você, mas não no meio ambiente. Por favor, imprima somente as páginas que precisar. Avaliação 360 Graus Relatório Individual John Smith Example Quantidade
Objetivo: Apresentar os aspectos relevantes do exercício do poder e política nas empresas. Nesta aula:
GESTÃO DE EQUIPES Objetivo: Apresentar os aspectos relevantes do exercício do poder e política nas empresas. Nesta aula: Bases do Poder Dependência Poder e influência na equipe DEFINIÇÕES Ao tratar de
Gestão da Carreira Conceitos básicos
Gestão da Carreira Conceitos básicos 1 Debate O que é trabalho? O que é carreira? O que é gestão da carreira? Para cada situação abaixo, decida se você classificaria a atividade como trabalho ou não Um
PROGRAMA DE COACHING & VOCÊ
LAIS SILVA Profissional coach &Leader Coach Analista comportamental & 360 graus Coach, Consultora, Palestrante. Especialista em Recursos Humanos e Gestão Auditoria em Serviços de Saúde. Atua há mais de
CATÁLOGO REGIONAL PALESTRAS, OFICINAS E CURSOS
CATÁLOGO REGIONAL PALESTRAS, OFICINAS E CURSOS GET GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHADOR SESI/DRMG MINAS GERAIS 2015 www.fiemg.com.br SUMÁRIO 1. PALESTRAS 1.1 MAIS INFORMAÇÕES... 4 2. OFICINAS 2.1 ÉTICA
SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA
Módulo I SOCIEDADE DE ADVOGADOS E LIDERANÇA LIDERANÇA Realização ENA/Conselho Federal OAB Pipeline de Liderança O talento externo não se adequa às necessidades do escritório. O conteúdo dos cargos está
EXECUÇÃO INTELIGENTE: CONFIANÇA, INOVAÇÃO E ENGAJAMENTO
EXECUÇÃO INTELIGENTE: CONFIANÇA, INOVAÇÃO E ENGAJAMENTO Sofia Esteves Túnel do Tempo MUDANÇAS NA METÁFORA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÃO COMO MÁQUINA MUDANÇAS NA METÁFORA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÃO COMO
Empreendedorismo. Profa. Ellen Francine Barbosa. (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Copyright 2008
Empreendedorismo Profa. Ellen Francine Barbosa (slides originalmente elaborados pelo Prof. Dr. José Dornelas) Questão fundamental Quais são seus planos profissionais? Vida Acadêmica Funcionário de Empresa
Treinamento e Desenvolvimento
Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex [email protected] Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada
DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL
DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ATUAL Andréia Therezinha Lima Reis * A gestão pública brasileira vive um momento de transição e ajustamento às exigências, tanto das leis de responsabilidade
Evolução do Pensamento
Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas
ASSUFBA REALIZA: CURSO PREPARATÓRIO PARA O
Módulo teórico Questões comunicação interpessoal e Trabalho em equipe Prof. Alexandre LISTA DE EXERCÍCIO DE COMUNICAÇÃO INTERPERSSOAL 01. Oferecer feedback é (A) utilizar comunicação unidirecional para
PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO
PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO Prof. Dr. Bernardo Meyer Departamento de Ciências da Administração - CAD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - A educação vive um processo
MOTIVAÇÃO HUMANA. Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano
MOTIVAÇÃO HUMANA Compreendendo as forças que movem o Comportamento Humano Por que as pessoas se comportam de certos modos? Qual a empresa que não quer ter em seus quadros pessoas altamente motivadas e
Porque os jovens profissionais da geração Y estão infelizes
Porque os jovens profissionais da geração Y estão infelizes outubro 30, 2013 por igor_johansen Disponível em: .
SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DE RH. Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos
SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DE RH Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos HISTÓRIA 2 A ARH surge em decorrência do crescimento das organizações
AFINAL, O QUE ROLOU NO CONARH 2016?
AFINAL, O QUE ROLOU NO CONARH 2016? Bloco - Futuro e tendências - trabalho e RH Constelação Organizacional e a Evolução do Modelo de RH na GE - Ana Lúcia Caltabiano Trabalhabilidade e carreira: novas tendências
Gestão nas organizações
Gestão nas organizações Gestão e organização Significados da gestão Níveis e áreas da gestão Funções (Tarefas) do processo de gestão O contexto da gestão Perspectivas Críticas 1 Gestão da organização e
Treinamento e Desenvolvimento
Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos
6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas
6 Dicas De Liderança Para Fazer Uma Ótima Gestão De Equipes Externas Uma grande parte do sucesso da gestão de pessoas se deve a capacidade dos gestores de liderar. E realmente essa é uma tarefa bem difícil
FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO
FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO Q U E I N D I V Í D U O S Q U E R E M O S F O R M A R? Formação de lideranças e cidadãos conectados com a sociedade, éticos e protagonistas. Desenvolvimento de lideranças com a valorização
Nome do Curso Gestão de equipes. Carga horária: 72h Quantidade de aulas: 20 Docentes responsáveis pelo curso: Osvaldo Gastaldon
Nome do Curso Gestão de equipes Carga horária: 72h Quantidade de aulas: 20 Docentes responsáveis pelo curso: Osvaldo Gastaldon Objetivo: Fornecer ao aluno o conhecimento holístico de Gestão de Equipes,
INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH. Liderança e Gestão com Pessoas
INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH Liderança e Gestão com Pessoas VISÃO DO CURSO Este curso é voltado para qualquer pessoa que queira assumir um papel de liderança na vida, na carreira e nos negócios. Nele,
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de
Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.
Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 10 Motivação Os objetivos desta aula são: Apresentar uma visão integrada das principais teorias sobre motivação.
2015 se foi, mas a ressaca... 12,00%
2015 se foi, mas a ressaca... 12,00% 10,00% 8,00% 6,00% 4,00% 2,00% PIB INFLAÇÃO DESEMPREGO 0,00% -2,00% 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016-4,00% -6,00% Se olharmos as notícias... O que fica parecendo:
Vídeo-aulas de resoluções de questões PETROBRAS (Unidade I)
Vídeo-aulas de resoluções de questões PETROBRAS (Unidade I) TAUANE PAULA GEHM Psicóloga, mestre e doutoranda Colaboradora do Educa Psico TEMAS 1. Modelos mentais e percepção. 2. Valores, atitudes e satisfação
Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor?
Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Recentemente, lendo o livro: Descubra
Gestão nas organizações
Gestão nas organizações Gestão e organização Significados da gestão Níveis e áreas da gestão Funções (Tarefas) do processo de gestão O contexto da gestão Perspectivas Críticas Caso Ryanair (próxima aula
Proposta Coaching Executivo Líder Coach. Rafael Mendes
Proposta Coaching Executivo Líder Coach Rafael Mendes Coach Rafael Mendes Graduado em Gestão de Recursos Humanos MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching Formação Internacional em Coaching pelo
TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR?
TESTE: VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR? Constituir o próprio negócio é o desejo de muitos profissionais, independentemente de sua faixa etária. Obter a independência profissional sem precisar se subordinar
19/07/2016. Aula 9. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B.
Aula 9 Gestão do Desempenho Agenda 1 Seminário 2 Gestão do Desempenho 1 Seminário 4 Getting 360-Degree Feedback Right Maury A. Peiperl Harvard Business Review, 2001. Gestão do Desempenho 2 Gestão Estratégica
APRESENTAÇÃO COMERCIAL
APRESENTAÇÃO COMERCIAL QUEM É NEIDE OLIVEIRA Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Marketing e Gestão Comercial. Coach e Palestrante especialista em formação de equipes de vendas e
