UNIDADE III Processo Decisório

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIDADE III Processo Decisório"

Transcrição

1 Luiz Leão

2 Conteúdo Programático 3.1. Os conceitos, níveis e tipos de decisão nas organizações Fases do ciclo de tomada de decisão Principais modelos e tomada de decisão Tecnologia da Informação e a tomada de decisão Ambiente OLTP x OLAP

3 Tomada de decisão A tomada de decisão é fundamental para as organizações. Constantemente, os administradores deparam-se com um determinado número de opções de decisão e, dentre estas, devem ser escolhidas aquelas que levem a organização a atingir seus resultados.

4 Tomada de decisão É preciso buscar informações que reflitam a real situação das organizações na execução do processo decisório, para alcançar os resultados pretendidos. Portanto, entende-se que as decisões precisam ser tomadas de forma ágil e correta, uma vez que o desempenho da organização depende da qualidade de suas ações.

5 Tomada de decisão A tomada de decisão é resultado da capacidade dos gestores em escolher a alternativa que melhor satisfaz às necessidades organizacionais para assegurar os resultados desejados na solução de problemas. A tomada de decisão é a conversão das informações analisadas em ação (OLIVEIRA, D de P. R. de. Sistemas de Informações Gerenciais: Estratégicas, Táticas e Operacionais)

6 Tomada de decisão Os problemas empresariais são complexos por sua característica de inter-relação com vários ambientes. Problemas mal resolvidos voltam amplificados. Então, um problema empresarial não pode ser resolvido pela solução mais visível, pois diversos outros elementos podem estar envolvidos. (Fonte: Batista, E.O., Sistemas de Informação O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Ed. Saraiva)

7 Tomada de decisão Critério para a resolução de problemas: Admitir que o problema existe; Definir o que ele é; Definir quais são as suas prováveis causas; Definir o que pode ser feito para solucioná-lo; Definir quais recursos serão utilizados na resolução. (Fonte: Batista, E.O., Sistemas de Informação O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Ed. Saraiva)

8 Tomada de decisão A tomada de decisões deve sempre buscar a melhor solução dentro das possibilidades das estratégias da organização. Neste processo é fundamental o conhecimento e a experiência do tomador de decisão, a disponibilidade de informações, o tempo disponível para a tomada de decisão, o tipo de decisão, o risco envolvido na decisão, o conhecimento de ferramental facilitador e a habilidade para usá-los. (Fonte: Batista, E.O., Sistemas de Informação O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Ed. Saraiva)

9 Tomada de decisão (Fonte: adaptado de Prof. Carlos Pereira, material de aula)

10 Níveis de Tomadas de decisão (Fonte: adaptado de Prof. Carlos Pereira, material de aula)

11 Níveis administrativos de tomada de decisão Podemos classificar a tomada de decisão em três níveis, de acordo com a atividade administrativa a que pertence: Nível Operacional Nível Tático Nível Estratégico

12 Nível Operacional É o nível mais baixo da organização, em que há a execução das atividades diárias da organização e a realização das operações rotineiras. O grau de complexidade é pequeno mas constitui a fonte básica, geradora da informação que flui na organização Ex: Geração de um cronograma de melhoria dos equipamentos ou a determinação do nível apropriado de estoque de matérias-primas

13 Nível Tático Também chamado de nível intermédio. Aqui as decisões são tomadas pela gerência intermediária, como gerentes de divisão ou de departamentos. Essas decisões envolvem o desenvolvimento de táticas para realizar as metas estratégicas definidas pela alta gerência. Decisões táticas são mais específicas e concretas do que decisões estratégicas e mais voltadas para a ação. Exemplo: Decisões sobre compras, definição do fluxo produtivo ou treinamento do pessoal.

14 Nível Estratégico As decisões estratégicas são aquelas que determinam os objetivos da organização como um todo, seus propósitos e direção, sendo uma função exclusiva da alta administração. As decisões tomadas nesse nível determinarão como a empresa irá se relacionar com os ambientes externos.

15 Tipos de Decisões Algumas decisões são repetitivas, podendo acontecer em determinados ciclos de tempo, outras acontecem de modo inesperado. Questões rotineiras ou de menor importância podem ser resolvidas através de um procedimento. Problemas diferentes exigem diferentes tipos de tomada de decisão.

16 Decisão Estruturada Relacionadas a atividades que podem ser automatizadas, repetitivas e padronizadas. As decisões são tomadas em nível operacional, não dependendo de intervenção direta do gerente. Ex: Pedido de compra com base no nível de estoque; troca de produto com defeito aparente.

17 Decisão Não-estruturada Relacionadas a situações originais, não rotineiras e que dificilmente poderiam ser padronizadas. As decisões têm como ponto central o processo de julgamento e decisão do gerente. Ex: Escolha da capa para uma edição da revista; contratação de um novo Gerente.

18 Decisão Semi-Estruturada Com características estruturadas e não estruturadas. Sugerem que alguns procedimentos podem ser especificados, mas não o suficiente para levar a uma decisão definida recomendada. Neste tipo de decisão, somente parte do problema possui resposta clara e fornecida por um procedimento já aceito. Ex: Definição de turnos de trabalho e plantões; definição de produção de produtos de acordo com a demanda projetada para o mercado.

19 Condições de decisão A tomada de decisão nas organizações é função da quantidade de informações de que os decisores possuem sobre planos de ação e os possíveis resultados que podem decorrer deles. A informação disponível para um tomador de decisão pode variar numa linha que vai do conhecimento perfeito até a ignorância completa.

20 Condições de decisão Uma decisão pode ser tomada Em condições de certeza; Em condição de risco; Em condições de incerteza ou decisão em condições de ignorância; Em condições de competição ou decisão em condições de conflitos.

21 Decisão em condições de certeza A certeza é um estado de conhecimento em que o tomador de decisão tem informações completas sobre o problema com o qual se defronta. Neste tipo de decisão, os decisores têm conhecimento prévio sobre os resultados das várias alternativas que estão sendo consideradas para a tomada de decisão.

22 Decisão em condições de risco Condição em que o decisor conhece a probabilidade de que uma determinada alternativa leve a um resultado não esperado. O risco é um estado de conhecimento em que cada alternativa possui um conjunto de resultados e cada resultado ocorre com uma probabilidade bem definida.

23 Decisão em condições de incerteza Condição na qual o decisor de depara com situações externas imprevisíveis ou não possui as informações necessárias para estabelecer a probabilidade de determinados eventos. A informação é incompleta demais para permitir que ele identifique cada alternativa e faça estimativas acerca dos resultados prováveis sobre os quais se possa colocar um alto grau de confiabilidade.

24 Decisão em condições de competição Nesta condição o decisor é confrontado com um opositor agressivo (um concorrente) cujos interesses entram em confronto direto com o seus. Existem, obrigatoriamente, dois ou mais decisores envolvidos, o resultado depende da escolha de cada um dos decisores. Situações desse tipo surgem, por exemplo, na elaboração de estratégias de propagandas ou na escolha de um novo local para uma filial.

25 Processo de tomada de decisão Modelo de Simon

26 Processo de tomada de decisão Etapa: Inteligência (Compreensão) Refere-se à fase de investigação do ambiente para encontrar situações que exigem uma tomada de decisão. Nesta etapa os problemas e/ou oportunidades em potencial são identificados e definidos assim como informações associadas à causa e o escopo do problema. São investigados os possíveis obstáculos na solução de problemas.

27 Processo de tomada de decisão Etapa: Projeto Esta etapa refere-se à fase onde o objetivo é o desenvolvimento e análise de possíveis cursos de ação. Esta etapa inclui o entendimento do problema e o teste de viabilidade das soluções. Nesta etapa as soluções alternativas são desenvolvidas e são avaliadas a viabilidade e as implicações dessas alternativas.

28 Processo de tomada de decisão Etapa: Escolha Esta etapa envolve avaliação e recomendação de um determinado rumo de ação traçado na fase anterior. É importante salientar que o limite entre as etapas (ou fases ) de Projeto e Escolha é, muitas vezes, impreciso. Ex: pode-se gerar novas alternativas enquanto se avalia as existentes.

29 Processo de tomada de decisão Etapa: Implementação A última etapa refere-se à fase em que se faz a avaliação da solução escolhida, bem como os rumo e condições que levaram a tal decisão. Nesta fase ocorre a reavaliação do processo de tomada de decisão.

30 Ambiente OLTP x OLAP OLTP: Online Transaction Processing Sistemas que se encarregam de registrar todas as transações contidas em uma determinada operação organizacional. OLAP: Online Analytical Processing Sistemas que permitem a análise analítica da informação, possibilitando a múltipla análise da informação por diferentes ângulos e formas.

31 Ambiente OLTP x OLAP Resumindo, OLTP é voltado para sistema de transações, regras de negócio que são aplicadas no sistema, por exemplo, um sistema de supermercado. Se visualizarmos com mais detalhes iremos perceber o OLTP em perfeito funcionamento.

32 Ambiente OLTP x OLAP OLAP é voltado para análise das informações, ou seja, cálculos mais complexos, um sistema de modelagem voltado para desempenho, simplificado e desnormalizado. Um exemplo comum são os sistemas de apoio à decisão. Sistemas de consultas às informações analíticas da empresa onde podemos fazer qualquer tipo de solicitação e ter a resposta em quase que de imediato, flexibilidade e muitas outras vantagens que irão possibilitar que o gestor tome sua decisão de forma assertiva e rápida.

33 Quadro Comparativo OLTP Voltado para operações dia a dia Baixa performance em consultas Modelagem ramificada Histórico de operações inexistente Volátil OLAP Voltado para performance analítica Alta Performance em consultas Modelagem simplificada (star) Armazém de dados (Histórico existente) Não volátil

34 OLTP Modelagem Ramificada: Tipo de modelagem relacional em que, de fato, o modelo como um todo possui várias ramificações de ligações de chave entre as tabelas. O histórico geralmente não faz parte do modelo em geral. Isso não significa que geralmente esses modelos não guardam histórico, eles guardam em um tabelão aonde as informações vão sendo sempre acumuladas para posteriormente serem aproveitadas para um DW. Volátil significa a mudança constante dos dados no ambiente. Os dados são sempre repostos e a análise e dos dados fica comprometida por conta das operações que são realizadas em um ambiente OLTP.

35 OLAP Na modelagem, temos o modelo mais utilizado que é o Star Schema e também o Snowflake. Isso vai depender das necessidades do projeto e o que deverá responder. O armazém de dados é a principal fonte de dados do ambiente OLAP. Irá permitir que todas as operações de drill e entre outras possam ser executadas para facilitar a visualização da informação. Ambiente não-volátil se traduz por um ambiente onde teremos as informações sendo sempre inseridas e não modificadas. Isso permite uma análise do passado verídica possibilitando análise de tendências e etc.

Processo Decisório. Simone Campos Bitencourt FIESC - SENAI/SC. Fortaleza, 09 de maio de 2014

Processo Decisório. Simone Campos Bitencourt FIESC - SENAI/SC. Fortaleza, 09 de maio de 2014 Processo Decisório Simone Campos Bitencourt FIESC - SENAI/SC Fortaleza, 09 de maio de 2014 CONCEITO DE DECISÃO Desde o momento em que acordamos até a hora em voltamos a dormir, a nossa vida cotidiana é

Leia mais

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES aula03_t04 TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Podemos dividir a evolução dos sistemas de informação em 5 eras ou grandes fases que são: Processamento

Leia mais

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões:

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões: Processo Decisório Tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidades. É identificar e selecionar o curso de ação mais

Leia mais

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões:

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões: Processo Decisório Tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidades. É identificar e selecionar o curso de ação mais

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2012 Gustavo S. C. Meireles 1 Introdução Planejamento Agregado: Maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos de tomadas

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Aula 02. Evandro Deliberal

Aula 02. Evandro Deliberal Aula 02 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Data Warehouse; Ambiente de Data Warehouse; Processos e ferramentas envolvidas; Arquiteturas de DW; Granularidade;

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS C. SUPORTE ÀS DECISÕES

SISTEMAS DE NEGÓCIOS C. SUPORTE ÀS DECISÕES 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS C. SUPORTE ÀS DECISÕES A) SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) A necessidade dos SAD surgiu em decorrência de diversos fatores, como, por exemplo: - Competição cada vez maior entre

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

Introdução: Processo Decisório

Introdução: Processo Decisório Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Ciências Contábeis Prof.: Maico Petry Introdução: Processo Decisório DISCIPLINA: Sistemas de Informação Gerencial Introdução 2 O que é uma decisão?

Leia mais

Jogos de Empresas MÓDULO I

Jogos de Empresas MÓDULO I MÓDULO I CONCEITO Jogo de Empresas pode ser definido como um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em torno de um modelo de uma situação empresarial, no qual os participantes se encarregam

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade II Concepção do Sistema. Luiz Leão

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade II Concepção do Sistema. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1. Histórico e atividades da organização 2. Organograma 3. Contexto e escopo do sistema 4. Análise de viabilidade 5. Premissas

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução A Inteligência Empresarial está ligada a gestão organizacional e à redução da incerteza através da busca do conhecimento para auxiliar na

Leia mais

LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LUIS OCTAVIO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROCESSO DECISÓRIO PROCESSO DECISÓRIO - CONCEITO Decidir é optar ou selecionar dentre várias alternativas de cursos de ação aquela que pareça mais adequada. PROCESSO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade II - Classificação e tipos de Sistemas de Informação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 2.1 Sistemas de Processamento de Transações (SPT) 2.2 Sistemas de

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO Custo/valor e qualidade da informação Tipos de Sistemas de Informação INFORMAÇÃO, DECISÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Acadêmica: Anilésia P. Boni Orientador: Oscar Dalfovo 1999/2-02

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Acadêmica: Anilésia P. Boni Orientador: Oscar Dalfovo 1999/2-02 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS BASEADO EM DATA WAREHOUSE

Leia mais

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV1 01. Luiz Leão

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV1 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Conceitue projeto e o que representa a característica singularidade? Questão 1 Resposta Conceitue projeto e o que representa a característica

Leia mais

Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização.

Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização. Módulo 08 Perspectivas de Negócios nas Organizações Com o auxilio de ferramentas gerenciais, é possível identificar oportunidades de negócios e aumento de rentabilidade de uma organização. Vamos relatar

Leia mais

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof. André Medeiros O que é um projeto? É um empreendimento singular e temporário, com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço. Segundo o PMI - Project

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Empresa como sistema e o processo decisório Aula 03 FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Agenda Teoria geral dos sistemas Características do sistema Empresa como sistema Subsistema

Leia mais

Gestão de Projetos. Aula 1. Organização da Disciplina. Organização da Aula 1. Contextualização. Fatos sobre Projetos. O Projeto

Gestão de Projetos. Aula 1. Organização da Disciplina. Organização da Aula 1. Contextualização. Fatos sobre Projetos. O Projeto Gestão de Projetos Organização da Disciplina Planejamento, projeto e Aula 1 viabilidades Estrutura do projeto Profa. Dra. Viviane M. P. Garbelini Dimensionamento e riscos do projeto Organização da Aula

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Introdução Sistemas de Informação - Parte 02 Prof. Geovane Griesang geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Agradecimento Agradecimentos ao professor Pablo Dall Oglio,

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Conteúdo Programático desta aula q Conhecer os sistemas de apoio de e-business; q Detalhar os conceitos do Sistema de Informação Gerencial (SIG) ;

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 Gerenciamento de projetos Conceito de Projeto Receita Federal Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais

Motivação e Conceitos Básicos

Motivação e Conceitos Básicos Motivação e Conceitos Básicos Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Data Warehousing Engloba arquiteturas, algoritmos e ferramentas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Processo Decisório Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra Etapas do processo decisorial Percepção da situação Avaliação e comparação dessas alternativas

Leia mais

Inteligência do Negócio

Inteligência do Negócio Inteligência do Negócio DENISE NEVES 2017 PROFA.DENISE@HOTMAIL.COM Inteligência do Negócio Objetivo Primeiro Bimestre Apresentar ao aluno as etapas de projeto de Business Intelligence. Introdução a Inteligência

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial. As Atividades Gerenciais. Atividades de Gestão. Gerenciar. Tomada de Decisão. A Tomada de Decisão e Tipos de Decisões

Sistema de Informação Gerencial. As Atividades Gerenciais. Atividades de Gestão. Gerenciar. Tomada de Decisão. A Tomada de Decisão e Tipos de Decisões Sistema de Informação Gerencial Aula 3 As Atividades Gerenciais Prof. Luciano Frontino de Medeiros Gerenciar O gestor não é aquele que executa as tarefas diretamente, mas aquele que assegura que elas sejam

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Alguns pressupostos Organização: Interação entre duas ou mais pessoas para alcançar determinados objetivos Universalidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

Tomada de Decisão Estratégica

Tomada de Decisão Estratégica EXERCÍCIO N N Tópico Tópico 1 2 Sistemas Tomada de de Informação Decisão Estratégica nos negócios DCC133 Introdução a Sistemas de Informação TÓPICO 2 Tomada de Decisão Estratégica Prof. Tarcísio de Souza

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Processo Decisório Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Tomada de Decisão - Escolha racional, dentre alternativas disponíveis, de um curso

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Business Intelligence :

Business Intelligence : Business Intelligence : Tecnologia da Informação a serviço do suporte decisório nas organizações. Extraído dos trabalhos de Pablo Passos e Grimaldo Lopes Roteiro Planejamento Estratégico Evitando a Desinformação

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Segurança e Controle em Sistemas de Informação. Profa. Ellen Francine ICMC-USP

Segurança e Controle em Sistemas de Informação. Profa. Ellen Francine ICMC-USP Segurança e Controle em Sistemas de Informação Profa. Ellen Francine ICMC-USP 11/09: nem tudo está sob controle Com o ataque contra o World Trade Center e Pentágono, todo transporte aéreo e terrestre foi

Leia mais

Introdução a Gerencia de Projetos

Introdução a Gerencia de Projetos MBA EM GERENCIA DE PROJETOS Introdução a Gerencia de Projetos Rogério Santos Gonçalves 1 Agenda 1. Introdução ao Curso de Gerencia de Projetos 2. Conceitos Básicos sobre Gerenciamento de Projetos. 1. O

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 3 OBJETIVOS OBJETIVOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA O que os administradores precisam saber sobre organizações

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

CONTROLADORIA: UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

CONTROLADORIA: UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL CONTROLADORIA: UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Modelo de Gestão É um conjunto de princípios e normas que orientam e facilitam a ação organizacional em cada fase da gestão para que a empresa alcance

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process PSP- Personal Software Process Maria Cláudia F. P. Emer PSP: Personal Software Process z Já foram vistas ISO/IEC 9126 foco no produto ISO 9001 e CMM foco no processo de desenvolvimento z Critica a essas

Leia mais

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP)

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Prof. Roberto Ruas PPGA/UNINOVE Introdução: - Importância do evento

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Gestão de sistemas em energia:

Gestão de sistemas em energia: MESTRADO EM ENERGIA Gestão de sistemas em energia: - Planejamento da Operação - Projeto de sistemas de energia Prof. Manuel Jarufe manueljarufe@ceunes.ufes.br Disciplina: Gestão de sistemas em energia

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari Processos Decisórios Prof. Marco Ferrari @profmarcoferrari Cronograma Processo Decisório Decidir consiste em escolher uma linha de ação que possibilite o resultado esperado. Tomar uma decisão significa,

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Decisão Tomamos decisões a todo momento! O que é uma decisão? Uma decisão consiste na escolha de um modo de agir, entre diversas alternativas possíveis,

Leia mais

TAP Termo de Abertura do Projeto

TAP Termo de Abertura do Projeto GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS TAP Termo de Abertura do Projeto Prof. Luciel H. de Oliveira ELABORAÇÃO DO POS PROJECT OVERVIEW STATEMENT OU PROJECT CHARTER Termo de Abertura do Projeto (TAP) Prof. Luciel

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 6 Gerenciamento de Qualidade. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 6 Gerenciamento de Qualidade. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Conceitos de qualidade Planejamento da qualidade em projetos Stakeholders Revisões / Auditorias Controle de Qualidade Garantia

Leia mais

Unidade III. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli

Unidade III. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Unidade III Avaliação de Desempenho Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Os compromissos de desempenho Diferenças individuais Desenvolvimento individual na organização/satisfação Motivação relacionada

Leia mais

Administração. Controle Organizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Controle Organizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Controle Organizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CONTROLE O controle é a última etapa do Processo Administrativo. Deve-se controlar para

Leia mais

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Agenda da aula 1 Indicadores de desempenho 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Quais seriam os indicadores de Desempenho para o Departamento de Administração? Número de alunos

Leia mais

Gestão integrada de projetos

Gestão integrada de projetos www.pwc.com Gestão integrada de projetos Seminário de Tecnologia para rastreabilidade de medicamentos São Paulo, 29 de maio de 2014 O que abordaremos? Tema Proposta tema Desafios para uma gestão das interdependências

Leia mais

Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos. Giulliano Polito

Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos. Giulliano Polito Ascensão do Profissional de Gestão de Projetos aos Níveis Estratégicos Giulliano Polito Os objetivos O objetivo Promover uma discussão sobre os motivos que levam o profissional de gestão de projetos a

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data

Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Curso de Computação, Licenciatura Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data Prof. José Gonçalves Dias Neto profneto_ti@hotmail.com Data Mining: Introdução

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

Diagnóstico Organizacional

Diagnóstico Organizacional Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Diagnóstico Organizacional O diagnóstico organizacional ou empresarial é uma ferramenta de gestão que serve para analisar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório - Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 3. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Processo Decisório - Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 3. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Processo Decisório - Conceitos e Métodos do Processo Decisório - Parte 3 Prof.ª Karen Estefan Dutra Tomada de decisão em grupo Processo Decisório Vantagens Maior qualidade e precisão

Leia mais

O Ambiente de Projetos 1

O Ambiente de Projetos 1 O Ambiente de Projetos 1 Objetivos da aula de hoje Saber identificar a necessidade de um projeto; Diferenciar um projeto de uma atividade rotineira; Identificar o próprio projeto; Saber como administrar

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas empresariais: BI e BSC 1 BI BI Business Intelligence ou Inteligência de Negócios Resolução de problemas complexos Decisões assertivas Manter Vender Comprar Inteligência

Leia mais

Conteúdo programático

Conteúdo programático Parte I - Processo Decisório Unidade 1 Introdução Conteúdo programático Unidade 2 - O que é o processo decisório? 2.1 - O que significa decidir 2.2 - Decisões programadas e não programadas 2.3 - Certeza,

Leia mais

Informação, Gerenciamento e Tomada de Decisão. Gerentes x Informações

Informação, Gerenciamento e Tomada de Decisão. Gerentes x Informações CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Informação, Gerenciamento e Tomada de Decisão Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de

Leia mais

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema

Leia mais

Engenharia Software. Ení Berbert Camilo Contaiffer

Engenharia Software. Ení Berbert Camilo Contaiffer Engenharia Software Ení Berbert Camilo Contaiffer Características do Software Software não é um elemento físico, é um elemento lógico; Software é desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturado

Leia mais

Halison Miguel Edvan Pontes

Halison Miguel Edvan Pontes Halison Miguel Edvan Pontes Apresentação Surgimento; Conceitos; Características; Elementos Básicos; Estrutura; Disciplina. Surgimento O Processo Unificado Aberto, do inglês Open Unified Process (OpenUP)

Leia mais

Princípios de Gerência de Projetos

Princípios de Gerência de Projetos Princípios de Gerência de Projetos Introdução Ao contrário do que muitos pensam, o gerenciamento de projetos não propõe nada revolucionário e nenhuma receita mágica para o sucesso empresarial. A proposta

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Acadêmica: Cristina Alves de Sousa Morais Orientador: Oscar Dalfovo

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Acadêmica: Cristina Alves de Sousa Morais Orientador: Oscar Dalfovo UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADO A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS UTILIZANDO DATA WAREHOUSE

Leia mais

(esforço). Competência entendida segundo três eixos:

(esforço). Competência entendida segundo três eixos: em Gestão de Projetos Prof. Roberto Paixão Introdução Competência = com (conjunto) + petere (esforço). Competência entendida segundo três eixos: Características da pessoa; Formação educacional; Experiência

Leia mais

AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO ETEC HORÁCIO AUGUSTO Não fique sem o conteúdo, acesse:

AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO ETEC HORÁCIO AUGUSTO Não fique sem o conteúdo, acesse: INTRODUÇÃO AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

Três Níveis de Planejamento (Estratégico)

Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Três Níveis de Planejamento (Estratégico) Estratégico (Institucional): mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas organizacionais Tático (intermediário, funcional, departamental, administrativo):

Leia mais

TIPOLOGIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TIPOLOGIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SIG X SAD Prof. Robson Almeida TIPOS DE DECISÃO *Estruturada são aquelas repetitivas e rotineiras e envolvem um processo definido para lidar com elas de modo a não terem que ser tratadas a cada vez que

Leia mais

Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva

Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva Apresentação Para praticar Inteligência Competitiva (IC), uma organização deve contar com o apoio de profissionais que priorizam uma administração

Leia mais

MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros

MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros Introdução

Leia mais

Agenda da Aula. Melhoria do Processo de Software. Por que melhorar o processo? De onde veio a idéia? Qualidade do Produto. Qualidade de Software

Agenda da Aula. Melhoria do Processo de Software. Por que melhorar o processo? De onde veio a idéia? Qualidade do Produto. Qualidade de Software Engenharia de Software Aula 20 Agenda da Aula Melhoria do Processo de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 16 Maio 2012 Melhoria de Processo Medição Análise Mudança

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS GLOBALIZAÇÃO E MODERNIDADE, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS É essencial que os administradores compreendam os Sistemas de Informações visto que as Organizações necessitam destes para sobreviver e prosperar. Três

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão Unidade 3 Gerenciamento de Escopo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição de escopo e gerenciamento de escopo Coleta de Requisitos Declaração de Escopo Restrições

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade I MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Daniel Arthur Gennari Junior A disciplina Nossa disciplina se divide em 4 unidades de aprendizagem: 1. Sistemas de Informação 2. Fases do Levantamento

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Engenharia de Software Prof Pedro Vunge www.pedrovunge.com I Semestre de 2018 Capítulo 1 Introdução SUMÁRIO Engenharia de Software Definição; Objectivos

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: Recife-PE 22/11/2013

1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: Recife-PE 22/11/2013 DIVISÃO DE CONSULTORIA 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia LOCAL: Recife-PE 22/11/2013 TEMA DA PALESTRA: Gestão de Fluxos de Trabalho e Indicadores

Leia mais

05/09/2013. Ciclo de vida de um Sistema de Informação

05/09/2013. Ciclo de vida de um Sistema de Informação Ciclo de vida de um Sistema de Informação Objetivos dessa aula: 1. O conceito de ciclo de vida de um projeto 2. As características do ciclo de vida do projeto clássico 3. As diferenças entre projetos clássicos

Leia mais

Medidas de Esforço de Desenvolvimen to de Software

Medidas de Esforço de Desenvolvimen to de Software Medidas de Esforço de Desenvolvimen to de Software Prof. Luiz Leão luizleao@gmail.com luizleao.com Métricas Utilizando Ponto Função Medidas da Produtividade por PF Aspectos de influência na produtividade

Leia mais

CMM Capability Maturity Model. O que é isto???

CMM Capability Maturity Model. O que é isto??? CMM Capability Maturity Model O que é isto??? Material Didático: A.S. Afonso Pinheiro Analista de Sistemas da DBA Engenharia e Sistemas Ltda. CMM Capability Maturity Model Material didático desenvolvido

Leia mais

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios ASI - Administração de Sistemas de Informação Sistemas de Informações e Processos Decisórios Aula 1 Conceitos Fundamentais de Sistemas Sistemas de Informações Gerenciais Introdução à Tecnologia da Informação

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre os sistemas de nível gerencial para os sistemas de nível estratégico? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre

Leia mais