COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre"

Transcrição

1 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Linguagens Nível de ensino: Ensino Fundamental Série/ano: 6º Componente curricular: Arte Carga Horária Semanal: 1 Ano: 2016 Professor (a): Jacques Bruno Dahlke II OBJETO DE ESTUDO A linguagem artística como produtora de sentidos. III EIXOS ESTRUTURANTES Sensibilidade estética e inventividade V COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades Identificação dos sistemas simbólicos e articulação dos códigos formais da arte. A obra de arte em sua dimensão sóciohistórica. Obras de arte importância na história Identificar a importância e a finalidade da arte através dos tempos.

2 Articulação do conhecimento dos códigos formais às poéticas pessoais. Domínio dos elementos estruturais e formais da arte e transformação dos objetos artísticos. Identificação de movimentos artísticos e de artistas relevantes no contexto da aprendizagem A criação artística como experimentação e expressão pessoal. Arte Rupestre Obra de Tarsila do Amaral Classificações de cores Identificar movimentos artísticos, relacionando contextos em diferentes épocas. Reconhecer técnicas artísticas Expressar conceitos relevantes à existência humana e suas próprias experiências. VI METODOLOGIA Aulas expositivas, aulas práticas, utilização de recursos áudio visuais. VII AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios Identificação dos conceitos abordados; Instrumentos Trabalhos práticos durante o trimestre, Portfólio e prova ao final do trimestre. Observações:

3 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Ciências Humanas Nível de ensino: Ensino Fundamental Série/ano: 6º Componente curricular: Ensino Religioso Carga Horária Semanal: 2 Ano: 2016 Professor (a): Jacques Bruno Dahlke II OBJETO DE ESTUDO Fenômeno Religioso e Religiosidade III EIXOS ESTRUTURANTES Fundamentos; Linguagens religiosas; Relações religiosas V COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades Interpretação dos elementos constitutivos das tradições religiosas Formas de relações com o transcendente nas diversas religiões. Desprendimento O ser divino Desconhecer e desenvolver valores humanos

4 Relacionar os elementos das tradições religiosas, nas e entre as diversas culturas. Compreensão da experiência religiosa na contemporaneidade Narrativas sagradas como expressão de crenças ou verdades religiosas. Simbologia das diversas religiões e sua expressão. A criação do Universo A criação do homem Simbologia religiosa Páscoa Diferenciar diferentes crenças e culturas através de narrativas sagradas e mitos. Conhecer símbolos religiosos de páscoa e relacionar com símbolos religiosos de outras culturas. VI METODOLOGIA Aulas expositivas, aulas práticas, utilização de recursos áudio visuais. VII AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios Identificação e entendimento dos conceitos abordados; Instrumentos Avaliações orais e escritas, esquetes e cartazes Observações:

5 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias Nível de ensino: Anos finais do Ensino Fundamental Série/ano: 6ºano Componente curricular: Educação Física Carga Horária Semanal: 02 h/aula Ano: 2016 Professor (a): Fabiana Caporal Mostaceros II OBJETO DE ESTUDO Cultura corporal de movimento III EIXOS ESTRUTURANTES Movimento corporal e Contextualização do movimento corporal V COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades Interpretação e aplicação de tecnologias como instrumento de comunicação corporal Manifestações corporais e seus fundamentos. Conhecer os principais fundamentos e regras das modalidades esportivas. Relacionar e executar os principais fundamentos e regras das modalidades esportivas: vôlei,

6 Compreensão dos significados que o movimento gera tornando a atividade física construtora de cultura Reconhecimento das implicações dos aspectos biológicos na dinâmica corporal Compreensão das diferenças individuais e dos grupos para interagir criticamente pautado nos valores cristãos/maristas com base na cultura corporal Manifestações corporais na cultura global A importância das práticas corporais e da alimentação equilibradas Os discursos nas manifestações da Cultura Corporal de movimento. Entender que o lazer é necessário para uma boa qualidade de vida. Conhecer práticas correlacionadas ao monitoramento e condicionamento cardíaco. Promover crescimento coletivo, ampliando a afetividade, solidariedade e a cooperação entre os alunos. basquete, handebol, futebol e torcida organizada. Reconhecer e praticar alternativas saudáveis para o tempo livre. Entendam e executem de forma autônoma o seu programa de Frequência Cardíaca. Dialogar, refletir e adotar uma postura democrática sobre diferentes pontos de vista. Formação integral do ser humano (alma, corpo, mente). Respeito às regras de convivência e de competição pautadas na ética Compreensão do movimento corporal como integrador da Práticas corporais: adversários e parceiros Práticas corporais e preservação do ambiente Enfrentar desafios colocados em situações diversas (jogos, brincadeiras...). Tomar decisões coerentes em situações diversas.

7 relação sujeito e ambiente. VI METODOLOGIA Pesquisas, vivências corporais, atividades em grupos, debates. VII AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios Instrumentos Prática em aula valor 2,0 Prática em casa valor 2,0 Pesquisa 1 valor 3,0 Pesquisa 2 valor 3,0 Recuperação: pesquisa1+2 que poderá ser teórica ou prática. Prática em aula: avaliação diária Prática em casa e pesquisas: serão entregues juntas no caderno com datas já marcadas no cronograma entregue a turma no início do trimestre. Observações: Preparar os alunos de forma integral para as Interséries 2016.

8 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Ciências da Natureza Nível de ensino: Anos Finais Série/ano: 6º Componente curricular: Ciências Carga Horária Semanal: 3 h/aula Ano: 2016 Professor (a): Andrea Dossin II OBJETO DE ESTUDO Fenômenos naturais do universo, na biosfera e nos ecossistemas, suas interações e transformações nos contextos sócio históricos e culturais. III EIXOS ESTRUTURANTES Contextualização sócio histórico e cultural; Investigação científica; Linguagem científica. V COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades Avaliação das relações existentes entre os fatores bióticos e abióticos na expressão e manutenção da vida com qualidade, Origem da Vida: Condições físico-químicas e ambientais singulares e essenciais que possibilitaram o surgimento da vida no planeta Terra, valorização do fenômeno, Origem do Universo e do Sistema Solar Planetas do Sistema Solar Conhecer a teoria que explica o surgimento do Universo. Conhecer os planetas do sistema solar e

9 considerando implicações éticas, ambientais, sociais e econômicas. Análise da dinâmica da Natureza, suas interações e transformações naturais e antrópicas e os impactos dessas transformações no planeta. Análise crítica dos impactos, custos e benefícios nos vida em diferentes épocas e culturas. Fatores abióticos, interações, transformações e fenômenos naturais e suas relações com os ecossistemas. Movimento de Rotação e Translação Regiões do Planeta Rochas: Tipos de Rochas Solo: Formação Importância; Tipos de solo Erosão - Solo e Saúde características relevantes de cada um. Conhecer as condições do planeta que favoreceram a formação e o surgimento da vida. Reconhecer o movimento de rotação como causa dos dias e das noites. Reconhecer o movimento de translação como causa das estações do ano. Conhecer as principais características das regiões da Terra: litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera. Conceituar e diferenciar rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Exemplificar os diferentes tipos de rochas. Compreender o processo de formação do solo.

10 ecossistemas resultantes de diferentes propostas de intervenções, usos e aplicações de tecnologias, de forma a poder optar eticamente pela alternativa mais justa e menos impactante. Compreender a importância do solo. Caracterizar os tipos de solo. Conhecer as causas da erosão. Apontar práticas humanas relacionadas ao esgotamento do solo. Identificar problemas ambientais gerados pela poluição do solo. Conhecer algumas doenças relacionadas à contaminação do solo. Compreender a importância da conservação do solo para a saúde. VI METODOLOGIA Sondagem do conhecimento. Aula expositiva. Comentários e interação dos estudantes com os conteúdos. Atividades. VII AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios Instrumentos Participação dos estudantes no - Construção de maquetes (Sistema Solar e Camadas da Terra)- desenvolvimento dos conteúdos. atividade interdisciplinar.

11 Envolvimento nas atividades propostas. Comprometimento na realização das tarefas. Pontualidade na entrega dos trabalhos. - Pesquisa individual e em grupo (Solo e Saúde). - Exercícios - Provas Observações: Quanto aos recursos: Livro didático Internet Revistas/Jornais Aulas experimentais (sempre que possível)

12 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Matemática Nível de ensino: Ensino Fundamental II Série/ano: 6º Componente curricular: Matemática Carga Horária Semanal: 5 horas/aula Ano: 2016 Professor (a): Marcelo Fontana II OBJETO DE ESTUDO Regularidades e padrões III EIXOS ESTRUTURANTES Contextos e significados matemáticos; Linguagem matemática; Investigação matemática. V COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades Ampliação do significado de número e construção dos conjuntos numéricos. Os conjuntos numéricos significado de número, numerais, seus contextos e aplicações. Números naturais, fracionários e decimais, suas operações e contexto histórico. (Números Naturais) Identificar diferentes formas de contagemcorrespondência biunívoca Reconhecer o sistema de números romanos

13 Ampliação do significado de número e construção dos conjuntos numéricos. Compreensão do significado das operações e dos procedimentos de cálculos mental ou escrito, de maneira exata ou aproximadamente, pelo conhecimento de regularidades. Compreensão do significado das operações e dos procedimentos de cálculos mental ou escrito, de maneira exata ou aproximadamente, pelo conhecimento de regularidades. Construção dos conceitos de grandezas e medidas para fazer estimativas e compreender a realidade. Compreensão do conhecimento geométrico para leitura, representação e ação sobre a realidade. Os conjuntos numéricos significado de número, numerais, seus contextos e aplicações. Construção e resolução de situações-problemas, relacionando conhecimentos matemáticos e diversos contextos. As operações matemáticas: suas ideias, propriedades e procedimentos. Sistemas de medidas padronizadas e não padronizadas: seu desenvolvimento histórico, símbolos convencionais e unidade de medidas. Estabelecimento da relação entre a origem e o desenvolvimento histórico da geometria com as Resolução de problemas (Adição e Subtração, Multiplicação e Divisão, Potenciação e Radiciação de números naturais, problemas e Expressões) A dedução e a indução como modos de pensar (Adição e Subtração, Multiplicação e Divisão, Potenciação e Radiciação de números naturais, problemas e Expressões na formal mental) As medidas e as atividades humanas (sistema de medida de comprimento). A geometria euclidiana e suas aplicações nos cálculos de áreas e perímetros dos polígonos. Tabelas e gráficos de forma de traduzir fenômenos. relacionando-o com o decimal Reconhecer sistemas de numeração em diferentes contextos históricos Diferenciar sistema de numeração posicional de sistema de numeração não posicional Relacionar a escrita numérica às regras do sistema de numeração egípcio e do sistema de numeração romano Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base 10, valor posicional Calcular o resultado da adição de números naturais utilizando diversos recursos como algoritmo, cálculo mental Resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da adição: juntar e acrescentar Calcular o resultado de uma subtração de números naturais utilizando como

14 Construção de gráficos e de interpretações críticoargumentativa acerca do tratamento de dados, informações e notações matemáticas. necessidades próprias das sociedades em constante evolução. A proporcionalidade como uma ideia matemática para expressar relações entre grandezas. Noções de probabilidade (árvore de possibilidades e estimativas). recursos: algoritmo de decomposição Resolver problemas que envolvem a ideia de contagem Desenvolver o raciocínio de potenciação e radiciação Identificar as figuras planas que compõem um sólido geométrico VI METODOLOGIA Aulas expositivas, tecnologia educacional, textos históricos, filmes, jogos, Tecnologia da informação e da comunicação no ensino da Matemática, trabalho em grupo, resolução de situações-problema VII AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios Desenvolvimento do raciocínio lógicomatemático Cumprimento de prazos Manifestar respeito pelo outro e ser solidário Organização do material e do trabalho Cumprir as normas de funcionamento da escola Cumprimento das tarefas: em casa/na aula Instrumentos 1º Trabalho valendo 1,0 2º Trabalho valendo 2,0 3º Avaliação do caderno e dos Temas 1,0 4º Prova valendo 3,0 5º Prova valendo 3,0

15 Desenvolver hábitos de trabalho autônomo Observações:

16 COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Linguagens Nível de ensino: Ensino Fundamental Séries Finais Série/ano: 6º Componente curricular: Língua Portuguesa Carga Horária Semanal: 5h Ano: 2016 Professor (a): Lisiane Pinto dos Santos II OBJETO DE ESTUDO O texto em língua materna nos seus processos de produção/compreensão. III EIXOS ESTRUTURANTES Comunicação e Análise linguística V COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS NUCLEARES Competências do Segmento Desdobramentos dos (Conteúdos Específicos) Habilidades Aplicação das variantes linguísticas como expressão cultural das diferenças, Relações de sentido entre linguagem verbal e não-verbal. Gêneros Reconhecer o que é gênero. Perceber que alterações em um

17 adequando-as às situações comunicativas. Leitura e produção de textos de diferentes gêneros, considerando sua estrutura, efeitos de sentido e sua função sócio-histórico. Uso de diferentes recursos linguísticos na leitura e produção de textos em variadas situações de comunicação. O léxico nos textos e contextos estudados. Gêneros textuais: narrativa fantástica (personagens, ambiente, foco narrativo, enredo, conflito, desfecho e tempo), história em quadrinhos. Estratégias de leitura: situacionalidade, inferência, comparação, estabelecimento de relações. gênero podem transformar sua função. Compreender que o uso de um gênero depende da situação de comunicação. Comparar gêneros diferentes quanto a finalidades, tipo de texto, linguagens e suporte. Aplicação dos diferentes recursos expressivos, visando à produção de sentido e à ampliação da fruição estética. Aspectos morfossintáticos para produção dos gêneros citados. Compreensão das relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a Texto verbal, nãoverbal e misto Diferenciar língua de linguagem. Identificar a linguagem verbal e a não-verbal. Reconhecer a função da linguagem verbal e

18 literatura como representação da experiência humana. Análise crítica dos diferentes textos a fim de desenvolver a capacidade de reescrita de textos. Fonema, letra e sílaba. Dígrafos Encontros Consonantais Frase, parágrafo e texto Linguagem formal e informal Leitura e produção de contos fantásticos, quadrinho e narrativa. não-verbal na construção de sentidos. Compreender a relação entre grafia e som. Identificar os tipos de fonemas. Diferenciar dígrafos de encontros consonantais. Diferenciar frase de texto. Compreender que um texto segmenta-se em partes menores mantendo a unidade de sentido. Identificar as diferentes situações de uso de cada linguagem. Reconhecer as marcas de registro informal e formal no textos. Diferenciar os gêneros textuais e suas situações de uso. Produzir textos nos diferentes gêneros textuais, respeitando suas especificidades.

19 Reescrever os textos a fim de solucionar problemas com a adequação de gênero, linguagem. VI METODOLOGIA Aulas expositivas Uso da lousa digital Atividades em grupos Atividades individuais Leitura de obras literárias Produção de Diário de leitura VII AVALIAÇÃO (Descrever critérios e instrumentos) Critérios Instrumentos A avaliação ocorre em todos os segmentos do processo, sendo esta diagnóstica, formativa e somativa, levando em consideração as competências construídas para o segmento. Duas provas sem consulta; Trabalhos em grupo; Trabalhos individuais orais e escritos; Produção textual. Observações:

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Linguagens Nível de ensino: Ensino Fundamental Séries Finais Série/ano: 7º Componente curricular:

Leia mais

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL 2º Trimestre

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL 2º Trimestre COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL 2º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Ciências da Natureza Nível de ensino: Anos Finais Série/ano: 6º Componente curricular: Ciências

Leia mais

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 1º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Linguagens Nível de ensino: Ensino Fundamental Série/ano: 9º Componente curricular: Arte Carga

Leia mais

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Linguagens Nível de ensino: Ensino Fundamental Série/ano: 8º Componente curricular: Arte Carga

Leia mais

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno.

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno. ROTEIRO DE ESTUDO DE AVALIAÇÃO PROFESSORA: ADRIANA OLIVEIRA DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 6º A/BANO 16/03/2017 Unidade 2: O sistema solar e os movimentos da Terra: Capítulo 3: O Sistema Solar Capitulo 4:

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PERÍODO DA ETAPA: 06/02 a 28/04/16 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1. Leitura Gêneros textuais conto, entrevista, verbete de dicionário, carta, resumo de livro (oralmente), receita, história em quadrinhos,

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 2 ANO ANDRÉA E LARISSA

REUNIÃO DE PAIS 2 ANO ANDRÉA E LARISSA REUNIÃO DE PAIS 2 ANO - 2013 ANDRÉA E LARISSA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Apresentar o trabalho do ano letivo Tratar assuntos de interesse Notícias do grupo ROTINA AULAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 AULAS DE 40 MINUTOS

Leia mais

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Matemática Nível ensino: Ensino Médio Série/ano:3º ano Componente curricular: Matemática Carga

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1. Leitura Gêneros textuais poema, conto, entrevista, verbete de dicionário, carta, imagem, resumo de livro, receita, história em quadrinhos. 2. Aspectos gramaticais o uso

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Matemática Nível de ensino: Ensino Médio Série/ano 2º ano Componente curricular: Matemática

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE: INEP/MEC Língua Portuguesa: 5º ano Ensino Fundamental A matriz de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas

Leia mais

Prova Final - 6º ano A e B

Prova Final - 6º ano A e B Prova Final - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 13/12/2017 O QUE ESTUDAR? Artigo Adjetivo Páginas 152 a 154. Páginas 91 a 93 Compreender o que é um artigo. Identificar artigos definidos e indefinidos.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 22 MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 2º ano do Ensino Fundamental D1 Reconhecer as letras do alfabeto. D2 Distinguir letras de outros sinais gráficos. D3 Reconhecer as direções da escrita.

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB)

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra

Leia mais

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre

COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA CANELA (RS) PLANO DE TRABALHO TRIMESTRAL - 2º Trimestre I IDENTIFICAÇÃO Área: Matemática Nível de ensino: Ensino Fundamental Série/ano 9º ano Componente curricular: Matemática

Leia mais

CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2

CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2 CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2 6º ANO ARTE A pintura nas paredes: na pré-história e nos muros da cidade, com a articulação de: - Técnicas - Suportes - Materiais - Temas - Significados A produção da arte

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Rafaela da Silva Ano: 6º Componente Curricular: Arte Turmas: 16 C Lista dos conteúdos Cores primárias e secundárias; Formas básicas geométricas; Composição, equilíbrio, ritmo, luz e sombra

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Matemática Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Fundamentais de Matemática Sistema de Numeração decimal As quatro operações fundamentais Compreender problemas Números

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Componente Curricular: Arte

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Componente Curricular: Arte Professor (a): Rafaela da Silva Componente Curricular: Arte Ano /Série:6º Turma:16D Arte pré-histórica e as marcas do ser humano no tempo. Relação da arte antiga (Egípcia, Grega e Romana) com outros momentos

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Rosemeire Meinicke /Gustavo Lopes 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros,

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 04/12/2017 Artigo Pronomes pessoais e de tratamento. Pronomes possessivos, demonstrativo, indefinidos e interrogativos. Páginas 152 a

Leia mais

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala 26/04 6ª. feira. 14h40 às 16h /04 2ª feira. 16h30 às 18h Simone Prado

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala 26/04 6ª. feira. 14h40 às 16h /04 2ª feira. 16h30 às 18h Simone Prado São Paulo, 23 de abril de 201. Recuperação Paralela - 1º. Trimestre - 6º. ano - E. Fundamental II - Manhã Prezados Pais e Alunos, Chegamos ao final do primeiro trimestre letivo de 201. Após o fechamento

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia Turma: 16 A Lista dos conteúdos: Pensamento Mítico Mitologia grega. Entendendo o mito. Raciocínio lógico O que é lógica

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Rafaela da Silva Ano: 6º Componente Curricular: Arte Turmas: 16 A, 16 B Lista dos conteúdos Cores primárias e secundárias; Formas básicas geométricas; Composição, equilíbrio, ritmo, luz

Leia mais

MATEMÁTICA 6º ANO A/B. Números e cálculo. Geometria

MATEMÁTICA 6º ANO A/B. Números e cálculo. Geometria 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS MATEMÁTICA 6º ANO A/B COMPETÊNCIAS GERAIS Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Componente Curricular: Língua Portuguesa Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano /Série: 6º ano Turmas: 16C Leitura e compreensão de tipologias textuais variadas Fonema e letra / Dígrafo e encontro consonantal.

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código 150502 Notas prévias 1. Alguns temas referidos nestas planificações podem ser tratados em trabalhos de projeto ou atividades de aprendizagens práticas

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Sistema de numeração decimal - Unidade; - Dezena; - Centena; - Unidade de milhar; - Dezena de milhar; - Centena de milhar; - Milhões.

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Planificação Anual. Ano Letivo 2012/13 Área - Matemática 2º Ano. - Sequências

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Planificação Anual. Ano Letivo 2012/13 Área - Matemática 2º Ano. - Sequências Ver documento METAS CURRICULARES de MATEMÁTICA http://www.dgidc.min-edu.pt Números e Operações Números Naturais Operações com números naturais Regularidades - Relações numéricas composição e decomposição

Leia mais

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral: Reconhecer o fazer matemático em situações rotineiras a fim deste se familiarizar com tais situações, favorecendo o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Curricular: Matemática Professor: Queliane, Luana, Isabella, Sabrina, Tais, Sildes. Segmento: Ensino Fundamental Anos iniciais Ano/Série: 3º ano Apresentação da disciplina A matemática proporciona

Leia mais

Aprendizagens essenciais: Conhecimentos/ Capacidades e atitudes O aluno deve ficar capaz de:

Aprendizagens essenciais: Conhecimentos/ Capacidades e atitudes O aluno deve ficar capaz de: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática 5.º ano Ano Letivo 2018/2019

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 2o ano

Roteiro de trabalho para o 2o ano Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica Eugénio de Castro 3º Ciclo Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica Eugénio de Castro 3º Ciclo Planificação Anual Objetivos essenciais de aprendizagem, conhecimentos, capacidades e atitudes transversais a todos os temas Raciocínio matemático Desenvolver a capacidade de abstração e de generalização, e de compreender

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Tonin Componente Curricular: Ciências Ano /Série: 6º ano Turma: 16C e 16D Lista dos conteúdos Ecologia o Níveis de organização da vida; o Componentes do ecossistema; o Conceitos em

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS ESCOLA E.B. /3 DE PEDROUÇOS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS GRUPO DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA º CICLO PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 6º ANO Ano

Leia mais

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR. Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR. Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR Ano letivo 2018/2019 Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA Objetivos essenciais de aprendizagem, conhecimentos, capacidades e atitudes transversais

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Turmas: 16D e 16E.

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Turmas: 16D e 16E. Professor (a): Aline Bithencourt Ano: 6º ano Componente Curricular: Língua Portuguesa Turmas: 16D e 16E. - Tipos de texto: contos, narrativas, histórias em quadrinhos. - A origem e a formação da Língua

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto Estabelecer relação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B. Ano Letivo: 2012/ Introdução / Finalidades. 2. Metas de Aprendizagem

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B. Ano Letivo: 2012/ Introdução / Finalidades. 2. Metas de Aprendizagem DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS MATEMÁTICA_6º ANO_B Ano Letivo: 0/0. Introdução / Finalidades A disciplina de Matemática tem como finalidade desenvolver a: compreensão de conceitos, relações,

Leia mais

Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO. A e B 2017 EMENTA OBJETIVOS:

Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO. A e B 2017 EMENTA OBJETIVOS: DISCIPLINA: Matemática PROFESSORA: Michely Botelho Pires Araújo Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO TURMA ANO LETIVO A e B 2017 EMENTA A aprendizagem em Matemática está ligada à compreensão, isto

Leia mais

3º ANO Ensino Fundamental

3º ANO Ensino Fundamental 3º ANO Ensino Fundamental Gênero textual: Texto narrativo; Interpretação e análise de estrutura textual; Produção de texto. Disciplina; Matemática Adição e subtração com reserva e com recurso; Noções de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA ANO LETIVO 2018/2019 7º ANO

PLANIFICAÇÃO ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA ANO LETIVO 2018/2019 7º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VAGOS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA ANO LETIVO 2018/2019 7º ANO ÁREAS DE COMPETÊNCIAS (PERFIL ALUNO): A LINGUAGENS

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 2º 1. Ementa (sumário, resumo) História da Matemática. Introdução, construção,

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português 1 Leitura Gêneros textuais: lenda, conto, capa, tela, reportagem, entrevista, história em quadrinhos, notícia, texto informativo, cartaz. 2 Aspectos Gramaticais Substantivo próprio

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PRÁTICAS ESSENCIAIS DE APRENDIZAGEM

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PRÁTICAS ESSENCIAIS DE APRENDIZAGEM PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018-19 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 1ºPERÍODO MATEMÁTICA - 7º ANO DOMÍNIOS, SUBDOMÍNIOS E CONTEÚDOS Domínio: Números e operações Números racionais números inteiros números racionais

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTIC 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Numerais até unidade de milhão Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até unidade de milhão (em algarismos

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Contagem 1. Números pra quê? H 1 ( Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

M A T E M Á T I C A Desenho Curricular por Área

M A T E M Á T I C A Desenho Curricular por Área M A T E M Á T I C A Desenho Curricular por Área Módulo 1 Conteúdo... Habilidades e Competências... 10 unidades... Matemáticas Módulo 2 Conteúdo... Habilidades e Competências... 10 unidades... Módulo 3

Leia mais

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters Planejamento 2º trimestre 2014 4º ano Profª Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa *Construção do jogo imaginário a partir da leitura do mini conto; *Reconhecer elementos estruturantes do mini conto;

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano: 6º ano Turmas: 16C - Tipos de texto: contos, narrativas, histórias em quadrinhos. - A origem e a formação da Língua Portuguesa.

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2017

UNIDADES DE ESTUDO 2017 UNIDADES DE ESTUDO 2017 1ª etapa: 02/02 a 12/05 2º Ano A Ensino Fundamental Educadora: Pollyanna 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Unidade 1 Livro didático -Poesia

Leia mais

1.º Bimestre / Matemática. Descritores

1.º Bimestre / Matemática. Descritores 1.º Bimestre / 2017 Matemática Descritores 4º ANO Calcular o resultado de uma adição ou de uma subtração de números naturais. Estimar a medida de grandeza, utilizando unidades de medida convencionais ou

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro, em função de seus valores.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 1. Leitura Gêneros textuais conto, fábula, entrevista, diário, biografia, carta, receita, uso do dicionário (verbete). 2. Aspectos gramaticais alfabeto, ordem alfabética, vogais e consoantes, encontro

Leia mais

1- Geometria 1.1- Espaço:

1- Geometria 1.1- Espaço: 2ª Matemática 3º Ano Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Identificar posição/localização de objeto/pessoa em uma representação gráfica (desenho, malha quadriculada, croquis, itinerários,

Leia mais

1º Período Total tempos previstos: 49

1º Período Total tempos previstos: 49 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7ºANO 1º Período Total tempos previstos: 49 TEMAS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TEMPOS (Previstos)

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE. Turma: 5º ano Período: 24/02 a 24/05

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE. Turma: 5º ano Período: 24/02 a 24/05 Disciplina: Língua Portuguesa Ler, produzir e interpretar diferentes gêneros textuais, Buscar informações localizadas em textos e estabelecer relações entre as informações, Reconhecer o tema central de

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 05/12/2016 O QUE ESTUDAR? 1. Pronomes (possesivos,demostrativos, indefinidos e interrogativos.) 2.formas nominais 3. verbo 1. Livro págs.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 1º Ano Página 1 de 9 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares UNIDADE 1 Geometria e medida Organização

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA 2º TRIMESTRE DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA 2º TRIMESTRE DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ÁREA DE CONHECIMENTO CADERNO 1 14/08 Quarta-feira COMPONENTE CURRICULAR Substantivo; Artigo. CONTEÚDO LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LITERATURA E GRAMÁTICA Livro de Linguagens, livro de gramática,

Leia mais

Planificação anual 2018/19

Planificação anual 2018/19 Planificação anual Propõe-se a seguinte distribuição dos conteúdos pelos diferentes períodos: 1. Período 2. Período 3. Período Números racionais Expressões algébricas. Potenciação. Raízes quadradas e cúbicas

Leia mais

Planificação anual de Matemática - 7ºANO

Planificação anual de Matemática - 7ºANO Planificação anual de Matemática - 7ºANO Ano letivo 2018 / 2019 Professores: Ana Figueira, Elsa Ferreira e Raquel Barreto 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Matemática constitui-se

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / 2019 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ÁREA DO CONHECIMENTO COMPONENTE CURRICULAR CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LITERATURA - Interpretação das questões

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE 1 AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE ESTRUTU- RANTE OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Números e Operações Conhecer as diferentes estratégias de agrupamentos de

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PERÍODO DA ETAPA: 01/09 até 15/12 TURMA: 3º Ano do Ensino Fundamental DISCIPLINA: Português Leitura Gêneros textuais: poema, lenda, conto, tela, capa de livro, reportagem, entrevista, história em quadrinhos,

Leia mais

Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica

Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica 1990 1ª aplicação Alunos de 1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries de uma amostra de escolas públicas da rede urbana do Ensino Fundamental foram avaliados em Língua Portuguesa,

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018 LEITURA LEITURA 1.º ANO bd4 bd5 bd6 bd7 bd8 bd31 bd32 bd33 Ler palavras. Ler frases. Localizar informações explícitas em um texto. Reconhecer o assunto de um texto. Identificar a finalidade de um texto.

Leia mais

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA PROVA FINAL

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA PROVA FINAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA PROVA FINAL LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA E INTERPRETAÇÃO o Textos narrativos PRODUÇÃO ESCRITA o Narrativas ASPECTOS DA LINGUAGEM o Substantivo Classificação

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano: 6º ano Turmas: 16A - Tipos de texto: contos, narrativas, histórias em quadrinhos. - A origem e a formação da Língua Portuguesa.

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 2º trimestre Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia Professor (a): Airton José Müller Ano /Série: 6º Componente Curricular: Filosofia : Pensamento Mítico Mitologia grega. Entendendo o mito. Raciocínio lógico O que é lógica Racionalidade. Raciocínio como

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C2. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

Planificação Anual Matemática 7º Ano

Planificação Anual Matemática 7º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ Planificação Anual Matemática 7º Ano Ano letivo 2018/2019 PERÍODO Nº de AULAS PREVISTAS (45 min) 1º 60 2º 60 3º 35 Total: 155 1º Período Total de

Leia mais

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática Descritores da Prova do 3º ano - Português Tópico I Procedimentos de leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão D4 Inferir uma informação implícita

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 1º trimestre Professor (a): Aline Bithencourt Componente Curricular: Língua Portuguesa Ano: 6º ano Turmas: 16B - Tipos de texto: contos, narrativas, histórias em quadrinhos. - A origem e a formação da Língua Portuguesa.

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade Matemática 3ª Etapa 2º Ano EF Objetivo de aprendizado Competência Habilidade H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

Leia mais

Ensino Médio Integrado

Ensino Médio Integrado Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Integrado Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens. Componente Curricular: Educação Física Série: 1ª Eixo

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO Matemática / 7º ano Página 1 de 5 Documentos Orientadores: PLANIFICAÇÃO ANUAL Programa, Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações de Gestão para o Ensino Básico S- DGE/2016/3351 DSDC e Aprendizagens

Leia mais

Leitura e interpretação textual; Modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo;conotação e denotação;advérbios; Pronomes.

Leitura e interpretação textual; Modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo;conotação e denotação;advérbios; Pronomes. DISCIPLINA PORTAL EDEBE INSTITUTO LAURA VICUÑA PLANO DE ESTUDOS - 2º TRIMESTRE /2018 6º ANO A / B DATA CONTEÚDO INSTRUMENTAIS 26/06 Leitura e interpretação textual; Modos verbais: indicativo, subjuntivo

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 1.º PERÍODO Tema/Subtema Objetivos Essenciais de Aprendizegem Aulas previstas (45 min) Aprendizagens

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 5º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Números, problemas e soluções Sistema de numeração - Uso e função dos números grandes; - Os milhões e os bilhões; - Classes e ordens;

Leia mais