COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)"

Transcrição

1 PERÍODO DA ETAPA: 01/09 até 15/12 TURMA: 3º Ano do Ensino Fundamental DISCIPLINA: Português Leitura Gêneros textuais: poema, lenda, conto, tela, capa de livro, reportagem, entrevista, história em quadrinhos, notícia, texto informativo, didático, cartaz, folheto, resumo de livros. Aspectos Gramaticais Substantivo próprio e comum Substantivo simples e composto Substantivo: número Substantivo: grau Substantivo: gênero Ortografia Sistematização ortográfica: AL/AU G/GU G/J S/Z; Ç/SS COMPETÊNCIA 1 - Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da leitura e da produção de textos orais e escritos, em diferentes situações de comunicação. Conhecer diversos gêneros de textos, observando as características próprias de cada um. Reconhecer a estrutura das lendas, bem como os recursos expressivos utilizados para criar efeitos de sentido. Redigir textos coesos e coerentes, considerando o destinatário e a função comunicativa de cada um. COMPETÊNCIA 2 - Compreender a função das classes de palavras (substantivos e adjetivos) para a construção de textos e frases. Analisar as alterações ortográficas presentes nos textos estudados. Sistematizar as alterações ortográficas referentes à série em questão: G/J; G/GU; AU/AL (inicial);c/qu; S/Z, Ç/SS 2- PROJETOS DESENVOLVIDOSEM CLASSE OU EXTRACLASSE: Construção de um livro de poesias. COMPETÊNCIA 4 - Aplicar os conhecimentos gramaticais, contextualizados às diferentes situações de produção e leitura de textos orais e escritos, considerando aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos e fonéticos.

2 PERÍODO DA ETAPA: 01/09 até 14/12 TURMA: 3º ano do Ensino Fundamental DISCIPLINA: Matemática UNIDADE 4: A informação em números e as operações CAPÍTULO 7: Ampliando o conhecimento dos números Números de até 5 algarismos, Números aproximados, Sistemas de numeração de povos antigos: Números Maia. CAPÍTULO 8: Mais desafios com as quatro operações - Operações fundamentais: Adição e subtração, Multiplicação: Multiplicações básicas com o 2, 3, 4 e 5, Divisão: Registro e o sinal da divisão, Cálculos envolvendo as quatro operações. UNIDADE 5: As medidas e as formas espaciais e planas CAPÍTULO 9: Aprendendo mais sobre as medidas Medidas e as civilizações antigas, Medidas de valor, Medidas de capacidade, Medidas de temperatura. CAPÍTULO 10: Conhecendo mais sobre as formas espaciais e planas - Figuras planas, Figuras espaciais: planificação, nomes das figuras, Face, aresta e vértice: Bloco retangular e pirâmide, Montagem do cubo a partir de sua planificação, Polígonos: classificação quanto ao número de lados, Eixo de simetria. COMPETÊNCIA 1 - Desenvolver a leitura, a interpretação e a produção de textos, nas mais diversas formas, incluindo os característicos da expressão matemática (numérica, gráfica, geométrica, lógica, algébrica, probabilística) a fim de se comunicar de maneira cada vez mais precisa. COMPETÊNCIA 2 - Desenvolver a capacidade de enfrentamento de situações complexas de acordo com modos próprios da atividade matemática, como a exploração de alternativas, a busca do uso cada vez mais preciso da linguagem, a flexibilidade para modificar o ponto de vista ou a perseverança na busca de soluções. COMPETÊNCIA 4 - Reconhecer a realidade como diversificada, ampliando a capacidade de compreender e agir sobre ela, de analisar geometricamente um ambiente, de lidar com a posição, a orientação, a forma e o tamanho. 2- PROJETOS DESENVOLVIDOS EM CLASSE OU EXTRACLASSE: Aulas de Xadrez na Sala de Matemática (nome das peças, posições, como mexer com as peças). Teste 1 Entre 18 a 30/09 Dever de casa 3.0 Prova Entre 01/12 a 14/12 Atividades em sala 5.0 Teste 2 Trabalho durante a etapa Trabalho 4.0 Prova 10.0 Conceito/Participação 2.0

3 PERÍODO DA ETAPA: 01/09 até 15/12 TURMA: 3º Ano do Ensino Fundamental DISCIPLINA: História UNIDADE 3 HISTÓRIAS DIFERENTES EM TEMPOS DIFERENTES Capítulo 5 A vida em comunidades de diferentes tempos e lugares - O surgimento da vida em comunidade: os primeiros agrupamentos humanos, O surgimento das cidades. As primeiras civilizações da Antiguidade. Capítulo 6 Modos de vida dos primeiros habitantes da América - Os modos de vida dos astecas maias e incas. Quem foi e onde viveram os primeiros habitantes do Brasil (sítios arqueológicos). Povos caçadores e coletores. Povos das conchas. Povos agricultores e ceramistas. COMPETÊNCIA 3 - Entender que os registros materiais das sociedades humanas (escrita, desenhos, utensílios, etc.) são fontes históricas e que precisam ser interpretadas e analisadas historicamente. Reconhecer que os registros materiais das sociedades humanas (textos, imagens, adornos, instrumentos, utensílios, músicas, etc.) revelam aspectos dos modos de viver e visões de mundo de um povo em uma determinada época. Explorar fontes e registros históricos de natureza variada (escritas, pictóricas, materiais, etc.), distinguindo informações centrais, contextos, pontos de vista, intencionalidades. COMPETÊNCIA 5 - Entender que as diferenças culturais entre as sociedades humanas de diferentes tempos e espaços históricos estão relacionadas ao processo de desenvolvimento histórico de cada uma delas. 2- PROJETOS DESENVOLVIDOSEM CLASSE OU EXTRACLASSE: COMPETÊNCIA 6 - Entender que as relações de poder permeiam as relações sociais, políticas, econômicas e culturais entre sujeitos históricos, etnias, povos e nações, no presente e no passado. Ampliação das aulas de histórias com imagens e pequenos vídeos no data show. Linha do tempo História do dinheiro interdisciplinar com Matemática, Português.

4 PERÍODO DA ETAPA: 01/09 até 15/12/17 TURMA: 3º Ano do Ensino Fundamental DISCIPLINA: Geografia UNIDADE 2: CAMPO E CIDADE Capítulo 4: O campo As paisagens do campo Modos de vida no campo A produção do campo no Brasil A modernização do campo A relação campo e cidade Campo: lugar de produção e de consumo Leitura e representação das paisagens do Campo Capítulo 5: A cidade As paisagens da cidade Cidade: lugar de produção e de consumo O trabalho na cidade A cidade e seus desafios Cidades sustentáveis Representação do município Localizando-se nas cidades Competência 6: Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida nas cidades e no campo, relativas ao trabalho, às construções e moradias, aos hábitos cotidianos, às expressões de lazer e cultura. Reconhecer as diversas paisagens rurais e urbanas do espaço geográfico, identificando os modos de vida de diferentes culturas. Competência 7: Reconhecer os aspectos naturais das paisagens rurais e urbanas, percebendo os impactos das atividades humanas e propondo ações para a preservação e conservação da natureza. Identificar os impactos da ação humana nas paisagens rurais e urbanas, identificando os seus problemas ambientais. Propor soluções para os problemas ambientais identificados nos espaços de vivência. 2- PROJETOS DESENVOLVIDOS EM CLASSE OU EXTRACLASSE: Algumas aulas de Geografia, serão interdisciplinares com Português (gênero textual panfleto e cartaz) com exposição no corredor das salas.

5 PERÍODO DA ETAPA: 01/09 a 15/12/17 TURMA: 3º Ano Fundamental I DISCIPLINA: Ciências Capítulo 5 A vida e as substâncias químicas Noções sobre substâncias químicas Conceitos de substância, material e objetos. Caracterização de substâncias e materiais artificiais e naturais. A atuação de algumas substâncias naturais e artificiais nos seres vivos Os materiais e o ambiente Compreender que a Terra é um astro, constituído de solo, ar e água, que descreve movimentos no espaço, resultando em regularidades e ritmos da natureza. Compreender os conhecimentos científicos e tecnológicos como meios para suprir necessidades humanas, identificando riscos e benefícios de suas aplicações. Capítulo 6 A tecnologia na produção de alimentos As tecnologias na produção de alimentos Alimentos transgênicos História da alimentação humana Ação dos conservantes nos alimentos Formas de conservação de alimentos Interferência das tecnologias na produção e na conservação dos alimentos Alimentos que contribuem para uma boa saúde Origem de alimentos vegetais (caule, raiz, fruto, folha, etc.) Desperdício como evitar Identificar substâncias naturais e artificiais ou sintéticas em diferentes contextos.. Identificar substâncias químicas artificiais nos rótulos dos produtos, compreendendo suas ações. Diferenciar os diversos recursos tecnológicos utilizados na produção de alimentos. Capítulo 7 A sintonia da Terra, do Sol e da Lua no Universo Astros visíveis durante o dia e a noite Luz e sombra Fases da Lua e calendário lunar Rotação terrestre e o dia e a noite Noção de velocidade versus tempo A ocorrência das estações do ano Orientação: pontos cardeais e indicações naturais Interferência do movimento de rotação e translação sobre os seres vivos Identificar as estações do ano, relacionando-as à translação e à posição inclinada da Terra, considerando suas características de acordo com a região da Terra.

6 Capítulo 8 Os estágios da vida do ser humano: cuidados e saúde Cuidados especiais nas diferentes fases do desenvolvimento humano Hábitos que levam a uma vida mais saudável: alimentação, higiene, sono e atividades físicas Biomecânica postural (postura corporal) Primeiros socorros Identificar as atividades físicas que devem ser praticadas individual e coletivamente e sua importância para a preservação da saúde. 2- PROJETOS DESENVOLVIDOS EM CLASSE OU EXTRACLASSE: Utilizando as experiências sugeridas na apostila, ampliarei com atividades envolvendo a disciplina Português (gênero textual: cartaz e texto informativo)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2016 DISCIPLINA: Português 1 Leitura Gêneros textuais: poema, lenda, conto, tela, capa de livro, reportagem,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português 1 Leitura Gêneros textuais: lenda, conto, capa, tela, reportagem, entrevista, história em quadrinhos, notícia, texto informativo, cartaz. 2 Aspectos Gramaticais Substantivo próprio

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português Gêneros textuais (orientados pela supervisão) APOSTILA: Contos, folheto, receita, Divisão silábica Pontuação Substantivo próprio e comum Feminino e masculino Singular e plural Sinônimos

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 3º Ano EM DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 1. Leitura Gêneros textuais e-mail, cartão postal, poema, conto, entrevista, biografia, diário, carta, imagem,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) TURMA: 3º Ano Fund 1 DISCIPLINA: Português 1. Leitura: Gêneros Textuais diário, biografia, carta, e-mail, notícia, reportagem, receita. 2. Aspectos gramaticais substantivo e adjetivo, frase e tipos de

Leia mais

2º Ano Ensino Fundamental 3 Trimestre 01/09/2017 a 15/12/2017

2º Ano Ensino Fundamental 3 Trimestre 01/09/2017 a 15/12/2017 2º Ano Ensino Fundamental 3 Trimestre 01/09/2017 a 15/12/2017 Disciplina: Matemática Competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno Conteúdo Programático Estratégias Procedimentos de Estudo

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português Gêneros textuais APOSTILA: Contos, receita Divisão silábica Pontuação Oralidade Substantivo próprio e comum/ Adjetivo, gênero e número. Feminino e masculino Singular e plural Sinônimos

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Gêneros textuais: Contos, folheto, receita; Divisão silábica; Pontuação; Substantivo próprio e comum; Feminino e masculino; Singular e

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 1. Leitura Gêneros textuais e-mail, cartão postal, poema, conto, entrevista, biografia, diário, carta, imagem, resumo de livro,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Português 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Gêneros textuais: Poema, conto, cartaz, canção, texto informativo, quadrinhas. Gramática: Paragrafação, Noções de substantivo e adjetivo.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR (A):Adriana Marques Daloy TURMA: 2º Ano Fund. PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2016 a 09/12/2016 DISCIPLINA: Português 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: Gêneros textuais: Poema, conto, cartaz,canção,

Leia mais

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2017 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 PROFESSOR (A):Adriana Daloy e Eliene TURMA: 2º Ano Fund. I PERÍODO DA ETAPA: 03/09/2017 a 14/12/2017 (3ª ) DISCIPLINA: Português Gêneros textuais: Poema,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters Planejamento 2º trimestre 2014 4º ano Profª Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa *Construção do jogo imaginário a partir da leitura do mini conto; *Reconhecer elementos estruturantes do mini conto;

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2018 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro Leitura e

Leia mais

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS

HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 6 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. 2 Distinguir os diferentes recursos da linguagem, utilizados em variados sistemas de

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1. Leitura Gêneros textuais poema, conto, entrevista, verbete de dicionário, carta, imagem, resumo de livro, receita, história em quadrinhos. 2. Aspectos gramaticais o uso

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PERÍODO DA ETAPA: 06/02 a 28/04/16 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1. Leitura Gêneros textuais conto, entrevista, verbete de dicionário, carta, resumo de livro (oralmente), receita, história em quadrinhos,

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 1. Leitura Gêneros textuais conto, fábula, entrevista, diário, biografia, carta, receita, uso do dicionário (verbete). 2. Aspectos gramaticais alfabeto, ordem alfabética, vogais e consoantes, encontro

Leia mais

Recuperações Bimestrais (mesmo conteúdo das avaliações bimestrais)

Recuperações Bimestrais (mesmo conteúdo das avaliações bimestrais) 5 ano A e B. Português: Produção e interpretação de texto; Gramática - Sujeito e Predicado, Advérbios e interjeições (conjugação). Ortografia - Uso do s, ss, ç ou s; uso do Mais ou Mas e Há ou A. Estudar

Leia mais

CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS 1º ANO RECUPERAÇÃO / 2013

CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS 1º ANO RECUPERAÇÃO / 2013 CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS 1º ANO Leitura e Interpretação de texto / Gramática: sílabas, número e separação de sílabas / Ortografia: formação de palavras e frases, palavras com R, RR, S, SS, Z, X,

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

CONCURSO DE BOLSA 2019

CONCURSO DE BOLSA 2019 6.º ANO Domínio linguístico-gramatical: emprego dos substantivos, adjetivos (locuções adjetivas), advérbios (locuções adverbiais), verbos (modos, tempos, flexões de número e pessoa). Acentuação - tônica

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase)

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior

CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior CNEC CAPIVARI Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - Educação Profissional - Ensino Superior, E 1º TRIMESTRE DE 2016. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA ROSEMEIRE ANTONIA DOS SANTOS Ler com

Leia mais

PLANIFICAÇÕES 2º Ano

PLANIFICAÇÕES 2º Ano 2016-2017 PLANIFICAÇÕES Ano Setembro 2016 0 PORTUGUÊS Compreensão do Oral -Vocabulário; - Instruções; indicações; - Informação essencial e acessória Expressão Oral - Articulação, acento, entoação, pausa;

Leia mais

Sondagem ANO. Sondagem ANO

Sondagem ANO. Sondagem ANO Sondagem 2019-1 ANO LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - Interpretação textual (acompanhamento do aplicador para leitura) - Leitura de imagens e escrita espontânea de palavras simples - Reconhecimento

Leia mais

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS 1º BIMESTRE Série: 1º ano Matutino Período: 06 a 12/04/2017 BIMESTRAL Nº 0022/2017 Maceió, 20 de março de 2017

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS 1º BIMESTRE Série: 1º ano Matutino Período: 06 a 12/04/2017 BIMESTRAL Nº 0022/2017 Maceió, 20 de março de 2017 Série: 1º ano Matutino Período: 06 a /2017 BIMESTRAL RIMAS - MÓDULO PÁGS - ( 27,29,43,44 E CADERNO); FORMAÇÃO DE PALAVRAS MÓDULO PÁGS - (115,133,134 E Português CADERNO); NOMES PRÓPRIOS E COMUNS MÓDULO

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 1ª etapa: 04/02 A 10/05 3º Ano A/B - Ensino Fundamental l Educadoras: Regina e Renata CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: GEOGRAFIA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: GEOGRAFIA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: GEOGRAFIA Série: 3º ano Ensino Fundamental 1ºBIMESTRE UNIDADE 1 As sociedades organizam o Cap. 1: O em que você vive Você e seu lugar Um lugar especial Cap. 2: O geográfico As

Leia mais

AVALIAÇÕES: 24,0 PONTOS 1ª Avaliação Somativa: 10,0 2ª Avaliação Somativa: 10,0 Avaliação Parcial: 4,0

AVALIAÇÕES: 24,0 PONTOS 1ª Avaliação Somativa: 10,0 2ª Avaliação Somativa: 10,0 Avaliação Parcial: 4,0 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE CIÊNCIAS TURMA: 5º ANO EF I - 1ª ETAPA/2017 - AULAS PREVISTAS: 36 PROFESSOR(A): ANA CAROLINA MALTA GOMES UNIDADE 1: Origem do universo e da vida Capítulo 1: conhecendo o universo

Leia mais

Admissão de alunos MAIO/2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI Todo teste/diagnóstico terá como foco:

Admissão de alunos MAIO/2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI Todo teste/diagnóstico terá como foco: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 1º ano EFI de textos multimodais (poesias, músicas, leituras de imagens, mapas, gráficos e tabelas) Resolução de situações problemas Interpretação Localizar informações explícitas

Leia mais

Programação Anual* Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 1 o Ano. (Estruturada por Eixos Temáticos)

Programação Anual* Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 1 o Ano. (Estruturada por Eixos Temáticos) * Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1 o Ano (Estruturada por Eixos Temáticos) Conteúdo Página Língua Portuguesa... 1 Matemática... 2 História... 3 Geografia... 4 Ciências Sociais... 5 Ciências... 6 Arte...

Leia mais

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática Descritores da Prova do 3º ano - Português Tópico I Procedimentos de leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão D4 Inferir uma informação implícita

Leia mais

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Produção de leitura e literatura (competência auditiva e leitora) Leitura de imagem, Listas, Cartazes LÍNGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS Produção oral e/ou escrita Escrita

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 2 ANO ANDRÉA E LARISSA

REUNIÃO DE PAIS 2 ANO ANDRÉA E LARISSA REUNIÃO DE PAIS 2 ANO - 2013 ANDRÉA E LARISSA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Apresentar o trabalho do ano letivo Tratar assuntos de interesse Notícias do grupo ROTINA AULAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 AULAS DE 40 MINUTOS

Leia mais

Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 2º LÍNGUA PORTUGUESA

Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 2º LÍNGUA PORTUGUESA Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país. Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 LÍNGUA PORTUGUESA Conteúdos Onde avaliativas:

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 3º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora(s): Anna Beatriz Penna e Ana

Leia mais

Avaliação I. Avaliação II

Avaliação I. Avaliação II Avaliação I 26/02 Matemática Simetria e figuras geométricas. Estudar caderno e capítulo 1 da apostila: pp. 176 a 190. 27/02 Português Forma de compor uma carta; sinais de pontuação estudados; separação

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 16/04 Inglês 12h15 às 13h. Salas de Inglês 16/04

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 16/04 Inglês 12h15 às 13h. Salas de Inglês 16/04 São Paulo, 15 de março de 2019. Avaliações Acumulativas 2-1º Trimestre - 6º ano - Manhã - E. Fundamental II Prezados Pais e Alunos, Encaminhamos para organização, supervisão e estudo em anexo, o calendário

Leia mais

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno.

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno. ROTEIRO DE ESTUDO DE AVALIAÇÃO PROFESSORA: ADRIANA OLIVEIRA DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 6º A/BANO 16/03/2017 Unidade 2: O sistema solar e os movimentos da Terra: Capítulo 3: O Sistema Solar Capitulo 4:

Leia mais

Calendário das avaliações R1-1º ano 2º Bimestre

Calendário das avaliações R1-1º ano 2º Bimestre Calendário das avaliações R1-1º ano 2º Bimestre 17/05 (Quarta-feira) Avaliação de Português UNIDADE 04 Organizar sílabas e formação de palavras; Letras maiúsculas e minúsculas; Ditado popular; Separação

Leia mais

Sumário. 6 seis. Meu nome e meu aniversário 10. Onde eu moro 46. Meu corpo 20. A construção das moradias 56. O dia a dia na moradia 66

Sumário. 6 seis. Meu nome e meu aniversário 10. Onde eu moro 46. Meu corpo 20. A construção das moradias 56. O dia a dia na moradia 66 Sumário EU SOU ASSIM Meu nome e meu aniversário 0 Nome e sobrenome, Certidão de nascimento, 4 Aniversário, 6 Agora já sei, 8 AS MORADIAS Onde eu moro 46 Diferentes moradias, 48 Os cômodos da moradia, 50

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral Conteúdos Programáticos 2º ano de escolaridade Português COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral EXPRESSÃO ORAL Intencionalidade comunicativa Regras e papéis

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS IV UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL

ROTEIRO DE ESTUDOS IV UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL ROTEIRO DE ESTUDOS IV UNIDADE ANO LETIVO 2016 4º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA O QUE ESTUDAR? COMO SERÁ REALIZADA? Gênero: Notícia Livro literário: Para sempre criança! (Telma

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS - 1º ANO (SELECIONADO DE ACORDO COM A IMPORTÂNCIA, NECESSIDADE E PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE)

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS - 1º ANO (SELECIONADO DE ACORDO COM A IMPORTÂNCIA, NECESSIDADE E PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE) CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES GLOBAIS - 1º ANO Capítulo 9 - Dando asas à imaginação. Emprego do S - Páginas 62 a 64/87 a 90. Emprego do SS - Páginas 65 a 67. Emprego das letras T e D / F/V - Páginas 97 a 100.

Leia mais

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas

Leia mais

1 o ano A e B. Português Matemática Ciências Inglês Ética Crista Artes

1 o ano A e B. Português Matemática Ciências Inglês Ética Crista Artes 1 o ano A e B Geografia /História PROFISSÕES PAISAGENS DIFERENTES POLUIÇÃO FASES DA VIDA HUMANA Português Matemática Ciências Inglês CRUZADINHA CAÇA-PALAVRAS PALAVRAS COM V, J, P E R. REESCREVA AS FRASES

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 22 MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 2º ano do Ensino Fundamental D1 Reconhecer as letras do alfabeto. D2 Distinguir letras de outros sinais gráficos. D3 Reconhecer as direções da escrita.

Leia mais

1º Ano do Ens. Fundamental I (Anos Iniciais) Bom Estudo! Beijos! Tia Grazi. Olinda, 29 de março de CALENDÁRIO e CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES

1º Ano do Ens. Fundamental I (Anos Iniciais) Bom Estudo! Beijos! Tia Grazi. Olinda, 29 de março de CALENDÁRIO e CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES CALENDÁRIO e DAS AVALIAÇÕES 1º Ano do Ens. Fundamental I (Anos Iniciais) Til ( ~ ) págs. 63 até 72 Fonemas P págs. 74 até 82 M págs. 83 até 87 V págs. 88 até 93 Rimas Poemas e Parlendas Fichas de leitura

Leia mais

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala 26/04 6ª. feira. 14h40 às 16h /04 2ª feira. 16h30 às 18h Simone Prado

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala 26/04 6ª. feira. 14h40 às 16h /04 2ª feira. 16h30 às 18h Simone Prado São Paulo, 23 de abril de 201. Recuperação Paralela - 1º. Trimestre - 6º. ano - E. Fundamental II - Manhã Prezados Pais e Alunos, Chegamos ao final do primeiro trimestre letivo de 201. Após o fechamento

Leia mais

ENCAMINHAMENTO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS INSTRUMENTO PROCEDIMENTO VALOR DESEJÁVEL

ENCAMINHAMENTO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS INSTRUMENTO PROCEDIMENTO VALOR DESEJÁVEL ESCOLA EVANGELIUM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Formando e educando nos caminhos de Deus Origem: PROFESSORES Denise e Bruna Tipo Destino ALUNOS/ PAIS Etapa 2º TRIMESTRE Curso FUNDAMENTAL I Ano

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2016 4º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora Claudia Antinossi Unidade 1:

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal. Matemática 2ª 2º Ano E.F. Competências Objeto de Aprendizado Habilidades H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal. COMPETÊNCIA

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE 1 EIXO ESTRUTURANTE Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução

Leia mais

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA. avaliativas: estudar?

Roteiro de estudos III Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano LÍNGUA PORTUGUESA. avaliativas: estudar? Conteúdos 1.História em quadrinhos, suas características e sinais de pontuação 2. História em quadrinhos 3.Adjetivo, adjetivo pátrio concordância: artigo, substantivo e adjetivo. Ortografia: m e n, sons

Leia mais

INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Geografia ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Geografia ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 - O PLANETA TERRA * Explorar o conhecimento sobre a Terra. *Conhecer a estrutura do planeta Terra e suas características. *Compreender que o planeta Terra é formado por oceanos e continentes.

Leia mais

DISCIPLINA DATA CONTEÚDO

DISCIPLINA DATA CONTEÚDO CRONOGRAMA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1ª AVALIAÇÃO GLOBAL 1º ANO DO ENS. FUND. I / 1ª UNIDADE / 2018 DISCIPLINA DATA CONTEÚDO LÍNGUA PORTUGUESA 15/05 (Terça-feira) MATEMÁTICA CIÊNCIAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Dar notícias dos grupos. Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto Estabelecer relação

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN DISCIPLINA : MATEMÁTICA OBJETIVOS GERAIS Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 2º TRIMESTRE Disciplina: Educação Artística Despertar a capacidade de observação e de criticidade a partir de diferentes obras e perante suas criações; Respeitar as diferentes culturas e os diferentes olhares perante

Leia mais

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB)

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental

COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental COLÉGIO PEDRO II Pró-Reitoria de Ensino Campus... Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental FICHA INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO 1 o PERÍODO LETIVO 2º ANO - 2016 Estudante : Turma : Prof(a) : L

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE: INEP/MEC Língua Portuguesa: 5º ano Ensino Fundamental A matriz de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas

Leia mais

Calendário das avaliações R2-1º ano 1º Bimestre

Calendário das avaliações R2-1º ano 1º Bimestre Calendário das avaliações R2-1º ano 1º Bimestre 21/03 (Quarta-feira) Avaliação de Ciências UNIDADE 02 Alimentação saudável; Cuidados com a higiene alimentar; Mexe e remexe atividades físicas são legais;

Leia mais

2016 Ensino Fundamental Conteúdo e Datas 1ª PARCIAL /1ª Etapa. Disciplina Data Série Conteúdo

2016 Ensino Fundamental Conteúdo e Datas 1ª PARCIAL /1ª Etapa. Disciplina Data Série Conteúdo Disciplina Data Série Conteúdo Matemática Português 8ºC 6ºA Sistema romano de numeração. Números naturais. 6ºB Sistema de numeração decimal. Adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais.

Leia mais

As Matrizes Curriculares de Matemática do 9º ano de Ensino Fundamental e suas interfaces com as Matrizes de Referência do PROEB

As Matrizes Curriculares de Matemática do 9º ano de Ensino Fundamental e suas interfaces com as Matrizes de Referência do PROEB As Matrizes Curriculares de do 9º ano de Ensino Fundamental e suas interfaces com as Matrizes de do de Geografia 1. Território e Territorialidade 1.1 Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

CONTEÚDOS APS 2º BIMESTRE/ /202/203

CONTEÚDOS APS 2º BIMESTRE/ /202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto História em Quadrinhos Gramática: Unidade 9 Acento Circunflexo e Agudo Unidade 10 Frase e ponto-final Unidade 11 Ponto de Interrogaçãoo (Páginas 82 a 105). Linguagens:

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste

Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Instituto Adventista de Ensino do Nordeste Educação Infantil e Ensino Fundamental I Roteiro de Estudos 4º ANO Profª. Eunice Bispo DISCIPLINA CONTEÚDOS PREVISTOS PROJETOS PREVISTOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 11/06 Inglês 12h15 às 13h Salas de inglês 14/08

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 11/06 Inglês 12h15 às 13h Salas de inglês 14/08 São Paulo, 24 de maio de 2019. Avaliações Acumulativas 1-2º. Trimestre - 7º. ano - Manhã - E. Fundamental II Prezados Pais e Alunos, Encaminhamos para organização, supervisão e estudo em anexo, o calendário

Leia mais

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL

Sondagem 2017 ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem do Colégio Sion busca detectar, no aluno, prérequisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de e são os recursos utilizados para tal finalidade.

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2017

DESCRITORES BIM2/2017 4º ANO - BIM2/2017 Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Identificar a localização de números naturais na reta numérica. Identificar propriedades comuns e diferenças

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017 Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017 4º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / /2017 LÍNGUA PORTUGUESA Professora: Nayra Paoli Unidade 4:

Leia mais

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 Tradição em Excelência Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS 1. PLANETA TERRA 1.1. Noções sobre gravidade e outras

Leia mais

Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano

Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano Roteiro de estudos II Unidade Ano letivo 2017 Ano: 3º ano Conteúdos Conto, sua estrutura e suas características: Início, meio, fim sites; s LÍNGUA PORTUGUESA Atividades O que avaliativas: Leitura e Interpretação

Leia mais

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL - 1 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL - 1 ANO DATA DISCIPLINA CONTEÚDO DA PROVA ATENÇÃO! As datas das provas trimestrais foram definidas. Aproveite para verificar desde já seu aproveitamento em cada disciplina. Não deixe para a última hora! Se puder, ajude os colegas. Se precisar,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 1º BIMESTRE 6º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 1º BIMESTRE 6º ano 6º ano CIÊNCIAS Anotações do caderno Apostila volume 1, módulos 4, 5 e 7 Módulo 4: A Terra e seus movimentos Módulo 5: A Orientação Módulo 6: Localização: Coordenadas Geográficas HISTÓRIA INGLÊS -Resumos

Leia mais

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade Matemática 3ª Etapa 2º Ano EF Objetivo de aprendizado Competência Habilidade H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 2º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora(s): Denise Viana e Renatta

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro, em função de seus valores.

Leia mais

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental MATEMÁTICA 6.º ANO Ensino Fundamental - Sistema de numeração decimal: representação e leitura de números naturais; ordens e classes. - Números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão (incluindo

Leia mais

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES MENSAIS 2º ANO A/B DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES MENSAIS 2º ANO A/B DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS 2º ANO A/B - Sistema monetário - Soma com reagrupamento - Subtração com decomposição - Multiplicação - Divisão - Situações problema 24/10 - Leitura e Interpretação de texto - Acentuação gráfica - Sílaba

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Sistema de numeração decimal - Unidade; - Dezena; - Centena; - Unidade de milhar; - Dezena de milhar; - Centena de milhar; - Milhões.

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1ª Matemática 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA/ GEOMETRIA COMPETÊNCIA 1: Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar letras iniciais

Leia mais

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS (1º Trimestre)

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS (1º Trimestre) 2º ano A/D HISTÓRIA E GEOGRAFIA Quem sou eu? Documentos Nomes e sobrenomes PORTUGUÊS CIÊNCIAS INGLÊS MATEMÁTICA Nomes Alfabeto e ordem alfabética Vogais e consoantes Nossa vida e o sol Sombras Vida noturna

Leia mais