1- Geometria 1.1- Espaço:
|
|
|
- Ana Laura Bicalho da Costa
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 2ª Matemática 3º Ano Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Identificar posição/localização de objeto/pessoa em uma representação gráfica (desenho, malha quadriculada, croquis, itinerários, mapas e maquetes), tendo como referência as relações espaciais. COMPETÊNCIA 1: Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando noções de relações espaciais. COMPETÊNCIA 2: Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas, desenvolvendo o 1- Geometria 1.1- Espaço: Representações gráficas: - Representações na malha quadriculada. - Itinerários, mapas. 1- Formas geométricas: 1.1- Sólidos geométricos (cubo, paralelepípedo, pirâmide, prisma, cone, cilindro, esfera). H2. Orientar-se no espaço, por meio de determinadas indicações de sentido. H3. Localizar-se no espaço, registrando deslocamentos por meio de desenhos. H4. Orientar a movimentação de outra pessoa, fornecendo-lhe direções. H5. Interpretar movimentação em diversas representações gráficas (desenho, malha quadriculada, croquis, itinerários, mapas e maquetes). H1. Identificar os elementos que compõem sólidos geométricos (cubo, paralelepípedo, pirâmide, esfera, cilindro e cone), denominando-os. H2. Comparar sólidos geométricos (cubo, paralelepípedo, pirâmide, esfera, cilindro e cone), identificando semelhanças e diferenças entre eles.
2 raciocínio espacial. H3. Diferenciar os sólidos que rolam dos que não rolam, observando suas propriedades. H4. Identificar semelhanças e diferenças entre as figuras tridimensionais, analisando suas características. H5. Reconhecer as figuras geométricas planas que compõem os sólidos. COMPETÊNCIA 3: Compreender informações dadas em gráficos e tabelas, aplicando-as em diferentes contextos. 1- Tratamento da informação: 1.1- Estatística: Tabelas: simples e de dupla entrada Gráficos: colunas simples, barras simples. H1. Organizar dados coletados por meio de fontes diversas, em tabelas simples e de dupla entrada. H2. Organizar gráficos de colunas simples, barras simples, para apresentar o resultado de dados coletados. H3. Interpretar informações e dados explícitos em gráficos de coluna e de barra. H4. Interpretar informações e dados explícitos em tabelas simples e de dupla entrada. H5. Associar informações apresentadas em tabelas simples aos gráficos de colunas que as representam e vice-versa. H6. Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para resolução de problemas, considerando diversos contextos.
3 COMPETÊNCIA 4: Compreender os sistemas de medida, relacionando as grandezas com o processo de medição e com as medidas que lhes são próprias, para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. 1- Medidas de tempo: 1.2- Relógio 1.3- Unidades de medida de tempo: minuto, hora, meia hora, dia, semana, quinzena, mês, bimestre, trimestre, ano Abreviaturas. 2- Medida de massa: 2.1- Instrumentos de medidas Unidades padronizadas: grama, quilograma Abreviaturas. 3- Medida de valor (sistema monetário): 3.1- Cédulas e moedas Quantias (escrita por extenso e em forma decimal) Composição e decomposição de quantias Conceito de compra e venda, troco, caro, barato, venda à vista, entrada e prestações, descontos. H1. Ler horas exatas e minutos múltiplos de cinco, em relógio analógico, e horas em relógio digital, da 1ª e 2ª metade do dia. H2. Marcar horas exatas e minutos múltiplos de cinco em relógio digital e analógico da 1ª e 2ª metade do dia. H3. Estabelecer relações entre as unidades de medida de tempo. H4. Estabelecer relações entre o horário de início e de término e/ou o intervalo de duração de um evento ou acontecimento no qual os horários sejam horas exatas, meia hora e múltiplos de cinco. H5. Resolver problemas envolvendo as unidades de medida de tempo e suas relações. H6. Reconhecer o uso das medidas de massa em situações práticas do cotidiano. H7. Identificar diferentes instrumentos de medida de massa. H8. Comparar medidas de massa, observando o que cada uma representa. H9. Identificar as medidas de massa, reconhecendo quando elas devem ser utilizadas.
4 H10. Resolver problemas realizando estimativas de medida de massa. H11. Resolver problemas envolvendo medidas de massa. H12. Reconhecer o uso do dinheiro em situações práticas do cotidiano. H13. Resolver problemas que envolvam diferentes tipos de formas de pagamento (à vista, a prazo, com entrada e prestação). H14. Resolver problemas envolvendo o sistema monetário. COMPETÊNCIA 5: Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional que envolve números e operações, suas relações e a variedade de suas representações (simbólicas, algébricas, gráficas, tabulares e geométricas), em diferentes contextos. 1- Números e operações 1.1- Números naturais até cinco algarismos Sistema de numeração decimal até a quarta ordem: Princípios (princípio posicional, valor relativo) e características (base 10, organização em ordens e classes) Representação de números naturais. H15. Compor e decompor valores, utilizando cédulas e/ou moedas. H1. Continuar sequências numéricas, de um em um, de dois em dois, de três em três, quatro em quatro, de cinco em cinco, seis em seis de dez em dez, a partir de qualquer número dado. H2. Reconhecer o uso social dos números ordinais em diferentes contextos. H3. Compreender os princípios e características do sistema de numeração decimal: base 10, valor posicional, ordens e classes.
5 Primeira e segunda classes: formação de agrupamentos de base Composição e decomposição de números naturais Operações Ideias da adição (acrescentar e reunir) e da subtração (tirar, complementar, comparar e equalizar) Fatos fundamentais Algoritmos Adição com reserva Subtração com reserva Multiplicação e divisão de números naturais: Ideias da multiplicação (repetição de parcelas iguais, combinatória, configuração retangular e proporcionalidade) e da divisão (partilha e medida) Fatos fundamentais Algoritmo. 1.5 Cálculo mental com H4. Representar números naturais utilizando Q.V.L., material dourado, ábaco, amarradinhos. H5. Compor números naturais. H6. Decompor números naturais de diferentes maneiras. H7. Associar a adição às ideias de reunir e acrescentar. H8. Associar a subtração às ideias de tirar, completar, comparar e equalizar. H9. Resolver problemas que envolvam as diferentes ideias da adição (reunir e acrescentar), utilizando estratégias próprias e materiais concretos. H10. Resolver problemas que envolvam as diferentes ideias da subtração (tirar, comparar e equalizar), utilizando estratégias próprias e materiais concretos. H11. Estabelecer relações numéricas para obter os resultados dos fatos fundamentais. H12. Utilizar variados procedimentos de cálculo aproximado e exato, utilizando estimativas, agrupamentos, composição e decomposição, relações numéricas que envolvem as características e os princípios do SND e as propriedades das operações.
6 números naturais. 1.6 Números racionais Frações: Conceito e ideias (relação parte-todo) H13. Associar a multiplicação à ideia de repetição de parcelas iguais, combinatória, configuração retangular e proporcionalidade. H14. Associar a divisão à ideia de partilha e medida. H15. Nomear os termos da multiplicação e da divisão. H16. Resolver problemas envolvendo as ideias da multiplicação e da divisão. H17. Automatizar os fatos da multiplicação e da divisão. H18. Reconhecer frações no contexto diário. H19. Conhecer o conceito de fração. H20. Estabelecer comparações entre frações e inteiros para associar fração à ideia de relação parte-todo H21. Grafar frações em diversos contextos.
7 Dicas de aprofundamento Livros: Convivendo com o dinheiro Laura Jaffé/Laure Saint-Marc. Editora Ática. De hora em hora Ruth Rocha. Editora Quinteto Editorial. Contando com o relógio Nilson José Machado. Editora Scipione.
Competência Objeto de aprendizagem Habilidade
3ª Matemática 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 2: Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas, desenvolvendo
Objetivo de aprendizado Competência Habilidade
Matemática 3ª Etapa 2º Ano EF Objetivo de aprendizado Competência Habilidade H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.
H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.
Matemática 2ª 2º Ano E.F. Competências Objeto de Aprendizado Habilidades H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal. COMPETÊNCIA
PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana
PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana MATEMÁTICA Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não se cansar de tentar. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro: Projeto Ápis Matemática
Competência Objeto de aprendizagem Habilidade
1ª Matemática 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA/ GEOMETRIA COMPETÊNCIA 1: Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando
Competência Objeto de aprendizagem Habilidade
3ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C2. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,
Construção do esquema corporal: plano transversal (em cima/embaixo), plano frontal (frente/atrás).
Matemática 2ª 1ª Ano E.F. Competências Objeto de Aprendizado Habilidades COMPETÊNCIA 1: Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando noções de relações espaciais.
Competência Objeto de aprendizagem Habilidade
2ª Matemática 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA/ GEOMETRIA COMPETÊNCIA 1: Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando
Competência Objeto de aprendizagem Habilidade
3ª Matemática 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C1 - Perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando noções de relações
3ª Matemática. Identificar lados e ângulos em figuras planas. Identificar ângulo reto, maior que o reto e menor que o reto em figuras planas.
3ª Matemática 4º Ano E.F. Objeto de estudo Habilidade Geometria - Forma - Figuras Planas Elementos: lados e ângulos H013 Identificar lados e ângulos em figuras planas. Geometria - Forma - Figuras Planas
PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS:
A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro didático Matemática- Projeto Ápis Luiz Roberto Dante Editora Ática Capítulos: 9,10 e 11
PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS:
A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro didático Matemática- Projeto Ápis Luiz Roberto Dante Editora Ática Capítulos: 9,10 e 11
Objetos de aprendizagem
3ª Matemática 5º Ano E.F. Objetos de aprendizagem Geometria - Espaço - Representação na malha quadriculada, itinerários e mapas. Geometria - Espaço - Posição/localização: direita/esquerda - Representação
Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento
www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características
COLÉGIO MAGNUM BURITIS
COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO D 1ª TAPA NSINO FUNDAMNTAL I TURMAS: 4º Ano 1 e 2 PROFSSORA: liane Ruas DISCIPLINA: Matemática TMA TRANSVRSAL: A scola e as habilidades para a vida no século XXI DIMNSÕS
32 Matemática. Programação anual de conteúdos
Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades
Roteiro de trabalho para o 2o ano
Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 3º ANO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 3º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / ESPAÇO E FORMA Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em representações utilizando um ponto
MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PROVA FLORIPA MATEMÁTICA - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATEMÁTICA - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL T1 - RECONHECIMENTO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES. C1. Mobilizar ideias, conceitos e estruturas relacionadas à construção do significado dos números e suas representações.
MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos
MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MA Leitura,
DESCRITORES BIM2/2017
4º ANO - BIM2/2017 Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Identificar a localização de números naturais na reta numérica. Identificar propriedades comuns e diferenças
MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA - SADEAM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESPAÇO E FORMA Identificar a localização/movimentação de objeto ou pessoa em mapa, croqui e outras representações gráficas. Identificar propriedades comuns e diferenças entre
LEITURA DESCRITORES BIM4/2018
LEITURA LEITURA 1.º ANO bd4 bd5 bd6 bd7 bd8 bd31 bd32 bd33 Ler palavras. Ler frases. Localizar informações explícitas em um texto. Reconhecer o assunto de um texto. Identificar a finalidade de um texto.
2º ANO Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicion
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DESCRITORES DE MATEMÁTICA PROVA - 3º BIMESTRE 2011 2º ANO Reconhecer e utilizar
Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.
Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO
MATEMÁTICA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM
NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTIC 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Numerais até unidade de milhão Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até unidade de milhão (em algarismos
ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nível* Nível 1: 125-150 Nível 2: 150-175 Nível 3: 175-200 Nível 4: 200-225 Descrição do Nível - O estudante provavelmente é capaz de: Determinar
Geometria. 1- Formas geométricas: 1.1. Figuras planas (quadrado, retângulo, triângulo, círculo) Elementos: lados e ângulos.
2ª Matemática 5º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas, desenvolvendo
4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.
4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas
MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS
MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto Estabelecer relação
Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA - 5º EF Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações
1º bimestre Quadro bimestral
Objetos de conhecimento Letramento matemático Apresentação das Unidades temáticas. comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão do sistema deci- Habilidades Referência no material
Roteiro de trabalho para o 3o ano
Roteiro de trabalho para o 3o ano No volume do 3º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Os números e sua história
Descritores de Matemática 4ª série (5º ano)
Descritores de Matemática 4ª série (5º ano) Prova Brasil Matemática São 28 descritores subdivididos em 04 temas. Tema I - Espaço e Forma. D1 - Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas,
CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER
CEAI PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA TURMA: 4º ANO CONTEÚDO Capitulo 1: Sistema numeração cimal. Sequencia numérica: Sucessor e antecessor, orns crescente e crescente. Reta numérica. Uso dos símbolos maior
PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. O que são Padrões de Desempenho? ABAIXO DO BÁSICO Até 150 pontos. BÁSICO De 150 até 200 pontos
PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL O que são Padrões de Desempenho? Os Padrões de Desempenho constituem uma caracterização das competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos de determinada etapa de
SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA
SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA Legenda Números e operações Grandezas e medidas Espaço e forma Tratamento da informação - ao longo dos capítulos UNIDADE 1 1º ANO 1. Noções e conceitos Noções de
MATEMÁTICA DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO
ES BIM2/2018 4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Identificar a localização de números naturais na reta numérica. Identificar e relacionar cédulas e moedas
Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental
Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas
1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.
1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração
LEITURA DESCRITORES BIM2/2018
LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras
Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Fundamental (6º Ano )
Ensino Fundamental (6º Ano ) Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) serão avaliadas habilidades e competências, agrupadas em 9 tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina,
MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB
MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE: INEP/MEC Língua Portuguesa: 5º ano Ensino Fundamental A matriz de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / /
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / ESPAÇO E FORMA: Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em representações utilizando um pontos
ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 3º ANO EF
Compras com Real Aula Multimídia MT - Interface 1 - Pág. 43 Naturais e Sistema de Numeração Decimal OB001 OB002 OB003 OB004 OB005 Reconhecer e aplicar os números em diversos contextos e situaçõesproblema.
TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB)
TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra
Planificação anual matemática
Planificação anual matemática 1º e 2º anos Tópicos Objetivos específicos Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um
MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017
4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro, em função de seus valores.
MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Níveis de Complexidade
MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos petências Descritores Níveis de plexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO N1 Associar até 9 objetos/pessoas/ animais uma disposição
BLOCO: ESPAÇO E FORMA
2ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C1. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,
Código 0203P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)
Coleção Novo Bem-me-Quer Matemática aprovada no PNLD 2019 Código 0203P19021 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) OBJETOS DE CONHECIMENTO Números Contagem de rotina Contagem ascendente e descendente
OBJETIVOS E CONTEÚDOS
OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo
Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados:
Descrição Nível V Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados: Neste curso trabalharemos dentro dos
DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1 ano Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA)
3.1.1. MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional,
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 2º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / NÚMERO E OPERAÇÕES identificar conceitos espaciais. Identificar a localização de pessoas e/ou objeto tendo:
MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS
MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral: Reconhecer o fazer matemático em situações rotineiras a fim deste se familiarizar com tais situações, favorecendo o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático
Planejamento Anual OBJETIVO GERAL
Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação
1.º Bimestre / Matemática. Descritores
1.º Bimestre / 2017 Matemática Descritores 4º ANO Calcular o resultado de uma adição ou de uma subtração de números naturais. Estimar a medida de grandeza, utilizando unidades de medida convencionais ou
PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. UNIDADE 1 Conteúdos
PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA 1. ano - 1. volume 1. ano - 2. volume UNIDADE 1 Localização espacial, utilizando o próprio corpo como referencial. Localização espacial, utilizando referenciais externos
MATEMÁTICA DESCRITORES BIM3/2017
4º ANO Calcular o resultado de uma adição ou de uma subtração de números naturais. Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais Ler informações e dados apresentados em
As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização.
01 Abaixo do Básico até 150 pontos As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. No Campo Numérico, os estudantes demonstram
Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1
Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 2º ano Língua Portuguesa Identificar letras quando misturadas a desenhos, números e/ou a outros símbolos
RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO º CICLO LÍNGUA PORTUGUESA
CEP: 31.6-0 Venda Nova, Belo Horizonte/MG RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO 3º CICLO 0 LÍNGUA PORTUGUESA 1 ETAPA 3 CICLO D05 D06 D07 D09 D D11 D12 D16 D24 D28 DESCRITORES AVALIADOS: D05 Interpretar
UNIDADE 1. Conteúdos UNIDADE 2. Conteúdos
PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 1 ọ ano - 1.º volume Localização espacial, utilizando o próprio corpo como referencial. Localização espacial, utilizando referenciais externos ao próprio corpo. Vocabulário
TEMA I: Interagindo com os números e funções
31 TEMA I: Interagindo com os números e funções D1 Reconhecer e utilizar característictas do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução
MATEMÁTICA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM
GRNDEZS E MEDDS ESPÇO E FORM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTC 4º NO 1º BMESTRE EXO CONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Numerais até 9.999 Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até 9.999 ( em algarismos
Localizar objetos em representações do espaço. Identificar figuras geométricas e suas propriedades.
ELEMENTAR I DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS 25 50 75 100 125 150 ESPAÇO E FORMA GRANDEZAS E MEDIDAS NÚMEROS E OPERAÇÕES/ ÁLGEBRA E FUNÇÕES TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Localizar objetos em representações do espaço.
MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES
MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I INTERAGINDO COM OS NÚMEROS E FUNÇÕES D1 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal. Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção
QUESTÕES PARA O 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTRE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES
QUESTÕES PARA O 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTRE QUESTÃO 01 SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES Descritor 27 Ler informações e dados apresentados em tabelas. COMENTÁRIOS Avalia-se, por meio de itens
MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores
MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a
Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática
Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. O que é? Por meio deste
RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES
6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE
GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino Básico 1.º Ciclo Matemática 3.º Ano Domínios Subdomínios Conteúdos Programáticos Nº Tempos previstos (Horas) 1º Período Geometria Medida naturais Adição e subtração Ler e interpretar
DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO
ES BIM4/2018 4º ANO fd15 id6 id10 id11 id12 id13 id18 id19 id20 id24 id28 im32 Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida. Estimar a medida de grandezas, utilizando unidades
MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO
22 MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - SAEGO 2º ano do Ensino Fundamental D1 Reconhecer as letras do alfabeto. D2 Distinguir letras de outros sinais gráficos. D3 Reconhecer as direções da escrita.
Roteiro de trabalho para o 4o ano
Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema
3º bimestre Quadro bimestral
Leitura, escrita, comparação e de: comparar e operar com números maiores do que 99, inclusive em situações-problema; adicionar quantidades utilizando-se de diferentes recursos; perceber as estratégias
Roteiro de trabalho para o 5o ano
Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema
TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Revisões do 2º ano.
ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO 3º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES
Catarina Damasceno / Fátima / Goreti Rocha / José Nunes / Luísa / Madalena / Manuela / Maria Piedade / Sandra Freitas (Julho 2008)
Possível percurso para o desenvolvimento do Novo Programa de Matemática Catarina Damasceno / Fátima / Goreti Rocha / José Nunes / Luísa / Madalena / Manuela / Maria Piedade / Sandra Freitas (Julho 2008)
MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER
CONTEÚDOS MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Sistema de numeração decimal - Unidade; - Dezena; - Centena; - Unidade de milhar; - Dezena de milhar; - Centena de milhar; - Milhões.
Sistema Anglo de Ensino G A B A R I T O
Sistema Anglo de Ensino Prova Anglo P-02 Tipo D5-08/2010 G A B A R I T O 01. B 07. A 13. A 19. C 02. D 08. D 14. C 20. C 03. A 09. A 15. B 21. D 04. D 10. B 16. A 22. D 05. B 11. D 17. D 00 06. C 12. C
PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.
PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.
MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão.
MATEMÁTICA 4º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordená-los em
AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE
1 AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE ESTRUTU- RANTE OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Números e Operações Conhecer as diferentes estratégias de agrupamentos de
DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO
4º ANO Calcular o resultado de uma adição oude uma subtração de números naturais. Calcular o resultado de uma multiplicação oude uma divisão de números naturais. Identificar a localização/movimentação
Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental
Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental D01 D02 D03 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. Identificar propriedades
PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares
Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 1º Ano Página 1 de 9 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares UNIDADE 1 Geometria e medida Organização
Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018
Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente
5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES
5º ano do Ensino Fundamental 1º BIMESTRE Compor e decompor números naturais e racionais na forma decimal. Reconhecer ordens e classes numa escrita numérica. Arredondar números na precisão desejada. Ordenar
Roteiro de trabalho para o 1o ano
Roteiro de trabalho para o 1o ano No volume do 1º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Grandezas e medidas Comparação
Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Planificação Anual. Ano Letivo 2012/13 Área - Matemática 2º Ano. - Sequências
Ver documento METAS CURRICULARES de MATEMÁTICA http://www.dgidc.min-edu.pt Números e Operações Números Naturais Operações com números naturais Regularidades - Relações numéricas composição e decomposição
PLANIFICAÇÃO ANUAL Matemática - 1º ano
PLANIFICAÇÃO ANUAL Matemática - 1º ano Conteúdos de Aprendizagem AE: CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E ATITUDES Ações Estratégicas de Ensino Orientadas para o Perfil dos Alunos DESCRITORES DO PERFIL DOS ALUNOS
Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-3 - EF3
Sistema Anglo - Ensino Fundamental Prova: P-3 - EF3 jun/18 1 MAT C 5 MAT C 9 H&G D 2 MAT C 6 MAT C 10 H&G C 3 MAT D 7 MAT B 11 H&G D 4 MAT B 8 MAT B 12 H&G B P-3 TIPO EF-3 Resoluções Prova Bimestral Matemática;
PLANIFICAÇÃO ANUAL
PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Matemática Ano de Escolaridade: 2º Mês: setembro/outubro NÚMEROS E OPERAÇÕES Números até 200 GEOMETRIA Figuras no
Matriz de referência de MATEMÁTICA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL
17 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL Tópico Habilidade B1 B2 B3 ESPAÇO E FORMA GRANDEZAS E MEDIDAS TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO H01 H03 H04 H06 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013
ANUAL 164 dias letivos Números naturais Noção de número natural Números ordinais e cardinais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo».
Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017
Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Números e Operações Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Ler e representar
