Atendimento. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atendimento. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento"

Transcrição

1 Atendimento 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Fevereiro 2016

2 Empresas Participantes

3 Central de Atendimento 90% das empresas respondentes possuem uma Central de Atendimento no CSC de sua empresa. São elas: Algar, Ânima, Equatorial, FIRJAN, Globo, GRSA, Grupo Orguel, Lojas Renner e Sicredi. Apenas o Grupo Lwart não possui uma Central de Atendimento em seu CSC. 10% Sim Não 90% Gráfico 1 - O CSC da sua empresa possui uma Central de Atendimento? Todas as empresas que possuem uma Central de Atendimento possuem ferramentas e processos de qualidade de acompanhamento da operação.

4 Ferramentas e Processos utilizados Pesquisa de Satisfação e Performance/ Produtividade são as ferramentas e processos mais utilizados pelas empresas. 78% 78% 44% 44% 22% Pesquisa de Satisfação Performance/Produtividade Ouvidoria de ligações Avaliação Comportamental Outros Outros: Gráfico 2 - Em caso positivo, quais as ferramentas e processos utilizados? Utilizamos apenas o Excel para acompanhar a volumetria e o andamento dos chamados. Encantômetro.

5 Ouvidoria de Ligações Para Ouvidoria de Ligações, quais critérios e métricas utilizadas? É feita uma avaliação para os seguintes critérios: Abertura (10%), Condução do atendimento(20%), Comunicação(20%), Conhecimento do Produto(40%) e Encerramento(10%). Para cada critério temos alguns itens a serem avaliados como dentro do esperado, próximo do esperado e abaixo do esperado, exemplo, script de saudação inicial e final, uso de linguagem adequada, conhecimento dos procedimentos de atendimento. Temos o indicador IOL - Índice de Ouvidoria de Ligação, onde a meta para os operadores é 95% dentro do esperado. Para os supervisores da Central é realizar 300 ouvidorias por mês. São 30 operadores, sendo no mínimo 10 ouvidorias de cada operador por mês. Área de qualidade, seleciona uma amostra aleatória e entra em contato com as pessoas que nos ligaram em até d+1. Neste contato, a qualidade faz algumas perguntas, de acordo com um checklist que posteriormente gera uma nota individual de cada atendente. Ainda não possuímos gravação ou monitoramento online. Esta previsto no plano de investimentos para este ano. Temos um formulário padrão re fizemos nas "escutas/monitorias" de ligações. desde o cumprimento inicial até a finalização encaminhando párea pesquisa para avaliar o atendimento. também se o conteúdo foi respondido com excelência, dinamismo e "sorriso na voz". Caracteriza do jeito Renner. Ficha de avaliação que respeita o processo COPC. A avaliação é realizada por uma empresa terceira em um sistema totalmente informatizado. São avaliados questões relacionadas a processos, postura e conhecimento.

6 Pesquisa de Satisfação 71% das empresas respondentes realizam a pesquisa de satisfação por telefone e chamado. São elas: Ânima, FIRJAN, GRSA, Lojas Renner e Sicredi. 29% Sim Não 71% Gráfico 3 - A Pesquisa de Satisfação é realizada por telefone e chamado? Algar e Grupo Lwart não realizam a Pesquisa de Satisfação por telefone e chamado.

7 Pesquisa de Satisfação Para Pesquisa de Satisfação, quais critérios e métricas utilizadas para cada tipo de avaliação? Neste caso a pesquisa é apenas por chamados. Todos os clientes tem a opção de preencher um formulário com 5 perguntas de múltipla escolha relacionadas a central e ao atendimento. Utilizamos somente para chamados. São 2 perguntas: - Se o problema/dúvida fui resolvido? - Qual a sua percepção do serviço prestado? ótimo, bom, regular, ruim, péssima. Serviços Prestados pela CSC Central de Serviços Atendimento Equipe de N2 Atendimento Equipe de N3. Temos somente a pesquisa por chamado. Quando o chamado é fechado, o sistema envia automaticamente um ao cliente com um link para avaliar o atendimento. Temos 2 perguntas: 1) Sua solicitação foi atendida? Sim \ Não (caso negativo, abre uma opção para descrever o motivo) 2) Como você classifica este atendimento? Ótimo \ Bom \ Regular \ Ruim \ Péssimo. Temos o indicador ISA - Índice de Satisfação do Atendimento CSC, onde a meta é 98% estar entre Ótimo e Bom.

8 Pesquisa de Satisfação Para Pesquisa de Satisfação, quais critérios e métricas utilizadas para cada tipo de avaliação? Utilizamos 05 perguntas para cada pesquisa, sendo classificadas em Ótimo, bom, satisfatório, ruim e muito ruim. As perguntas das pesquisas são: 1- O colaborador entendeu as suas necessidades e houve clareza na resposta? 2- Qual foi a Educação e Cordialidade na resposta de seu chamado? 3- Qual a sua avaliação sobre o prazo de atendimento deste chamado? 4- Houve Segurança e Confiança nas informações apresentadas? 5- De maneira geral, como foi a sua experiência no atendimento deste chamado? Se foi bem atendido - notas de 1 a 3. São realizadas duas pesquisas. Uma anual onde são avaliadas questões referentes a prazo e qualidade e outra pós chamado onde os itens abaixo são avaliados: Conhecimento técnico Cordialidade Qualidade da solução Tempo de tratamento De uma forma geral como você avalia o atendimento.

9 Pesquisa de Satisfação De que forma é feito o tratamento das pesquisas avaliadas abaixo do esperado? Temos uma avaliação mensal tendo como foco as pesquisas que tiveram baixa avaliação. Entramos em contato e entendemos melhor a situação e levamos para a operação casos de melhoria. Um contato direto com o cliente via telefone quando a avaliação é abaixo de ruim. Contabilizado e coloca-se em pareto e realizado plano de ação. Diariamente é gerado um relatório das avaliações respondidas como não atendidos e avaliados como ruim e péssimo. O relatório é separado por área de atuação dos chamados e enviado ao chefe responsável para analisar o chamado mal avaliado, e se for necessário, entrar em contato com o cliente. Há uma planilha de controle dessas tratativas, com a observação do chefe com o motivo do cliente ter avaliado mal o chamado. Temos um indicador que avalia as pesquisas de forma inversa, avaliando o muito ruim, ruim e satisfatório. A Área de qualidade aplica o feedback para o colaborador, e aciona o respondente para solucionar o problema. Feedbacks, avaliações 360, contato com o cliente q avaliou e registrou seu descontentamento. A estrutura de suporte é certificada em ISO 9001, desta forma o processo de tratamento respeita o processo do sistema de gestão da qualidade. - Para a pesquisa anual: serviços com nota abaixo da média são tratados através de não conformidade e plano de ação geral. - Para a pesquisa pós atendimento, o gestor da equipe faz contato com o colaborador para identificar o que houve e trata o assunto através de ações pontuais.

10 Avaliação Comportamental Descumprimento de regras e Atrasos de pausas NR7 são os principais tipos de avaliações comportamentais utilizados pelas empresas. 60% 60% 60% 40% Descumprimento de regras Atrasos de pausas - NR17 Outros Absenteísmo Outros: Gráfico 4- Em caso de avaliação comportamental, quais tipos? Avaliações de performance pessoal e entrega de objetivos mensais voltados para os indicadores. Avaliação Individual. Postura no atendimento.

11 Avaliação Comportamental Quais critérios e métricas utilizadas para cada avaliação acima? Avaliações dos procedimentos e falhas encontradas como liberações de acesso sem aprovação, associados desligados ativos, entrega de objetivos mensais tendo com foco os indicadores. 1) Descumprimento de regras => A Central possui um documento contendo regras e padrões da Central, e de conhecimento de todos. Os principais assuntos abordados são: Atrasos, Faltas, Pausas, Uso da Internet, Uso de celular, Silêncio, Sala de Descanso. A cada descumprimento do que foi estabelecido, é sinalizado em uma planilha de controle individual, e pontuado mensalmente no relatório de performance do operador. 2) Atrasos de pausas - NR17 => não há tolerância para atrasos nos retornos das pausas e intervalo da NR17. A cada minuto de atraso, é pontuado negativamente para o operador, sinalizado no relatório de performance do operador. 3) Absenteísmo => não há tolerância de atrasos de horário do inicio do expediente. A cada minuto de atraso, é pontuado negativamente para o operador, sinalizado no relatório de performance do operador.as faltas sem atestado também são computadas negativamente no relatório. Utilizamos matriz de avaliação individual, avaliando comportamento e performance. Passar muito tempo além da pausa, impactando na pausa de outras. Através de avaliação amostral identifica-se se o analista seguiu as ações definidas para o seu atendimento. Caso haja um desvio, sua avaliação é sensibilizada. Este resultado interfere na sua meta e, por consequência, em sua remuneração variável.

12 Performance/Produtividade Para Performance/Produtividade, quais critérios e métricas utilizadas? Chamados tratados, atendimento e disponibilidade de atendimento Mensalmente é gerado um relatório de performance individual contendo o resultado dos principais indicadores, tantos da Central como individual. Este relatório é enviado por ao operador, e a cada trimestre é realizado um feedback presencial com cada um. Utilizamos apenas a comparação entre os atendentes da quantidade total de atendimentos realizados no mês e quantidade de atendimentos concluídos fora do prazo. Utilizamos tempo médio de atendimento e tempo médio de espera individuais, além da produtividade de chamados resolvidos em nível 1. Indicadores de Atendimento: - Índice de abandonos - Volume de ligações recebidas e atendidas por ilha - Nível de Serviço - Tempo médio de espera - Tempo médio de atendimento - Volume de chamados atendidos em N1. TMA e TME. Aderência, volume de tickets tratado, Volume projetado x Realizado.

13 Reconhecimento aos Colaboradores 56% das empresas respondentes utilizam algum processo de reconhecimento aos colaboradores que mais se destacam. São elas: Algar, Equatorial, GRSA, Lojas Renner e Sicredi. 44% Sim 56% Não Gráfico 5 - A Central de Atendimento utiliza algum processo de reconhecimento aos colaboradores que mais se destacam? Em caso positivo, quais critérios de reconhecimento são utilizados? Performance/Produtividade. Avaliação Comportamental. Pesquisa de Satisfação. Pesquisa de Satisfação. O resultado das entregas realizadas no ano.

14 Reconhecimento aos Colaboradores Folgas e Promoções são os principais tipos de reconhecimento recebidos pelos colaboradores da Central de Atendimento. 50% 33% 17% 17% 17% 17% Folgas Promoções Dinheiro Outros Almoço/Janta Viagem Gráfico 6 - Que tipo de reconhecimento os colaboradores da Central de Atendimento recebem? Outros: Reconhecimento e outros em estudo.

15 Treinamentos Todas as empresas respondentes realizam treinamentos técnicos para a equipe da Central de Atendimento. Entre elas: Algar, Ânima, Equatorial, Globo, GRSA, Grupo Orguel, Lojas Renner e Sicredi. Além disso, as empresas Ânima, Equatorial, GRSA, Lojas Renner e Sicredi também realizam treinamentos comportamentais. 100% 63% Técnicos Comportamentais Gráfico 7 - Que tipos de treinamentos são realizados para a equipe da Central?

16 Treinamentos Favor citar quais são os treinamentos (técnicos e/ou comportamentais) realizados. ITIL e HDI. Treinamento específico das ferramentas. Treinamento sobre técnicas de treinamento. Atendimento ao cliente e específico de sistemas. Realizamos um treinamento interno através da disponibilização dos FAQs e Políticas/Práticas sobre os assuntos que serão atendidos. São realizados treinamentos técnicos com agenda fixa a cada três meses. Cada área especialista, aplica reciclagem sobre o tema especifico. Ao final, temos uma prova, onde o colaborador precisa tirar uma nota maior do que 8. Caso não atinja, o mesmo será treinado por dois dias na área especialista e refaz a prova. Os treinamentos são realizados sempre que um novo serviço é incorporado ao escopo de atendimento ou quando algum serviço já atendido pela Central tem seu processo alterado. Marketing pessoal Atendimento Encantador Cursos de EBS e SAP. Treinamentos relacionados ao modelo Sicredi de ser. Treinamentos técnicos voltados para o serviço ao qual irá prestar suporte. Treinamentos de funcionamento das ferramentas de atendimento. Treinamento LEAN transacional.

17 Treinamentos Na maioria das empresas os treinamentos são realizados internamente (dentro da própria empresa). São elas: Algar, Ânima, Globo, GRSA, Grupo Orguel, Renner e Sicredi. Além disso, metade das empresas realizam o treinamento EAD (à distância). São elas: Algar, Ânima, Equatorial e Sicredi. 88% 50% 25% Interno (na empresa) EAD (à distância) Externo Gráfico 8 - De que forma esses treinamentos são realizados? Equatorial e Sicredi também realizam treinamentos externos.

18 Células Especializadas de Atendimento Metade das empresas respondentes possuem células especializadas de atendimento. São elas: Ânima, Equatorial, GRSA, Grupo Lwart e Sicredi Sim Não 50% 50% Gráfico 9 - Existem células especializadas de atendimento (por exemplo, no serviço de TI, equipe que só atende solicitações e problemas referentes ao MS Exchange)?

19 Células Especializadas de Atendimento Em caso positivo, como é realizado esse processo? Por meio de registro de incidente ou requisição. Temos duas equipes especializas. Uma somente para atendimento de recursos humanos e finanças/outros serviços. - Ponto e crachá, folha de pagamento, demissão, homologação, férias, sindicatos e tributos, admissão, assistência medica, benefícios, afastados. - Demais serviços: Contas a pagar/receber, facilities, tesouraria, contabilidade, fiscal, propostas e contratos. Não temos uma central fixa, cada área possui sua central de atendimento. Temos células de atendimento por especificidade de atendimento. Suporte a TI, suporte a SAP, suporte a contas a pagar, suporte a RH, etc. a divisão é feita através de URA e na abertura de chamados no portal web.

20 Células Especializadas de Atendimento Mais da metade das empresas respondentes possuem algum programa para identificar e separar os perfis. São elas: Ânima, Equatorial, Grupo Orguel e Sicredi. 43% 57% Sim Não Gráfico 10 - Existe algum programa para identificar e separar esses perfis?

21 Células Especializadas de Atendimento Provas técnicas e provas comportamentais são as principais exigências solicitadas nos processos seletivos das empresas participantes. 75% 75% 63% 50% 50% Prova Técnica Prova Comportamental Ensino Médio Ensino Superior Outros Outros: Superior em Andamento. Gráfico 11 - Que tipo de perfil e exigências são solicitados nos processos seletivos? Conhecimento em Informática. Redação auto avaliativa. Ter aptidão para trabalhar com pessoas e com atendimentos em geral; Utilizar-se de linguagem clara e objetiva; Ter paciência - saber ouvir para entender o problema do funcionário; Ser ágil; Ter flexibilidade.

22 Problemas e Dificuldades da Central Dificuldade em absorver novos processos de atendimento é a principal dificuldade encontradas pelas empresas respondentes na Central de Atendimento. 67% 44% 44% 33% 11% Dificuldade em absorver novos processos de atendimento Falta de comunicação com áreas parceiras Falta de recurso para capacitação da equipe Perfil inadequado da equipe Outros Gráfico 12 - Quais os problemas e dificuldades encontrados na sua Central? Outros: Dificuldade na atualização das informações.

23 Prazo para Solução Na maioria das empresas respondentes os atendimentos possuem prazo de solução de conhecimento dos usuários. São elas: Algar, Ânima, FIRJAN, GRSA, Grupo Orguel, Renner e Sicredi. 13% Sim Não 87% Gráfico 13 - Os atendimentos possuem prazo de solução de conhecimento dos usuários? Apenas a Globo não possui este prazo de solução.

24 Indicador de Prazo dos Chamados Enviados Existe algum indicador de prazo dos chamados enviados pela Central para outro grupo solucionador (tempo de resposta)? Sim. Chamados atendidos no prazo. Tem SLA de resposta e SLA de Solução. Não. Sim. - Quantidade de chamados: concluídos no prazo, antes do prazo, após o prazo e pendentes. - Quantidade de chamados X Dias de atraso para os concluídos após o prazo e pendentes. Não, quando o chamado é enviado para outro grupo solucionador, o prazo do chamado é recalculado de acordo com a área. Isto só ocorre, quando o chamado é aberto em local incorreto, pois caso contrario o prazo do chamado não se altera. Utilizamos o SLA padrão dos serviços prestados via chamado. O indicador é geral para todos os chamados, não há diferença entre N1 e N2. Sim, 2 horas a ANS de atendimento 1º nível. Sim, mas não para todos os serviços. Temos acordos de nível operacional com algumas áreas.

25 Indicador de Prazo dos Chamados Enviados Em caso positivo, como isto é medido e qual a porcentagem deste indicador? Temos SLA de Requisições de Serviço 80% e de Incidentes 95%. Cada chamado tem o fluxo e medidos o tempo das etapas dos chamados. Total de Chamados fechados dentro do prazo dividido por total de chamados fechados total no mês. A ferramenta que utilizamos já informa se o chamado foi concluído no prazo, antes do prazo, após o prazo ou encontra-se pendente. - Quantidade de chamados concluídos fora do prazo / Quantidade Total de Chamados. - Quantidade de chamados pendentes/ Quantidade Total de Chamados. Indicador: 10 a 12%. É avaliado de forma simples sobre o total de chamados resolvidos vs o prazo de atendimento. Utilizamos o target de 95%. O indicador é extraído do sistema de abertura de chamados (Automídia) e a meta é de 90% de atendimento no prazo. É medido através de ferramenta e varia dependendo do serviço.

26 Custo da Central Somente 33% das empresas respondentes calculam o custo da sua Central. São elas: FIRJAN, Lojas Renner e Sicredi. 33% Sim Não 67% Gráfico 14 - Sua empresa calcula o custo da Central? As empresas Algar, Ânima, Equatorial, Globo, GRSA e Grupo Orguel não realizam este cálculo.

27 Custo da Central Em caso positivo, como é realizado este cálculo? - Custo Direto: salário da equipe e da gestão - Custo Indireto: Equipamentos de TI, Água, Luz, Telefone, Sistemas - Solicitações: Total de Chamados, Ligações Cálculo = (Custo Direto + Custo Indireto) / Solicitações. Ainda não. Iniciamos este ano, projeto para precificação do CSC e repasse de custos, tornando um centro de lucro. Orçamento, análise, provisão e investimento. Custo total do serviço pela volumetria fechada no mês.

28 Contatos Empresa Respondente Algar Elvio Rodrigues Filho Ânima Educação Rodrigo Félix Equatorial Sarah Bezerra FIRJAN Danielle Felisberto Globo Helena Tenenbaum Marreiros GRSA Ivan Rackerik Grupo Lwart Jefferson Andriotti Grupo Orguel Luana Alves Lojas Renner Cristiana Escobar Sicredi Thiago Pandolfo

29 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Padrinho Apoio

Atendimento. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento

Atendimento. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Atendimento 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Julho 2015 Empresas Participantes Agenda 1. Central de Atendimento 2. Serviços atendidos pela Central de Atendimento 3. Quantidade de colaboradores 4.

Leia mais

Atendimento. 2ª Reunião do Subgrupo de Atendimento

Atendimento. 2ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Atendimento 2ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Maio 2016 Empresas Participantes Processo de Absorção Aproximadamente 70% dos CSCs das empresas já passaram por algum processo de absorção de nova área

Leia mais

Qualidade da Central de Atendimento do CSC. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento

Qualidade da Central de Atendimento do CSC. 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Qualidade da Central de Atendimento do CSC 1ª Reunião do Subgrupo de Atendimento Março 2017 Empresas Participantes Características da área de Central de Atendimento 75% das empresas respondentes informaram

Leia mais

Gestão de Indicadores. 1ª Reunião do Subgrupo de Gestão do CSC

Gestão de Indicadores. 1ª Reunião do Subgrupo de Gestão do CSC Gestão de Indicadores 1ª Reunião do Subgrupo de Gestão do CSC Setembro 2014 Empresas Participantes Agenda 1. Estrutura da Área 2. Indicadores 3. Desafios 4. Comentários Estrutura da Área Em grande parte

Leia mais

OBJETIVO. Reestruturar o Call Center da Unimed Cuiabá, a fim de atender as exigências do Decreto 6.523/08.

OBJETIVO. Reestruturar o Call Center da Unimed Cuiabá, a fim de atender as exigências do Decreto 6.523/08. OBJETIVO Reestruturar o Call Center da Unimed Cuiabá, a fim de atender as exigências do Decreto 6.523/08. FOCO Estrutura Física; Tecnologia; Pessoas; Telefonia ENVOLVIDOS 21 pessoas envolvidas diretamente

Leia mais

SISTEMA TRX REALTIME

SISTEMA TRX REALTIME SISTEMA REALTIME SISTEMA TRX REALTIME Características: Gerencia processos operacionais (ordens de serviço preventivas e corretivas) administrativos, financeiros e do empreendimento de forma simples e dinâmica;

Leia mais

Dúvida: Esclarecimento: Dúvida: Esclarecimento: Dúvida:

Dúvida: Esclarecimento: Dúvida: Esclarecimento: Dúvida: 1 Dúvida: Dado a natureza do serviço, o volume de atendimento pode apresentar variações diárias no decorrer do mês, o que potencializa o risco de não cumprimento dos indicadores de performance telefônica

Leia mais

Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes.

Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes. PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS POR UNIDADE GESTORA COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS - CGP MISSÃO DA UNIDADE GESTORA Gerir pessoas, com dinamismo, inovação e comprometimento, visando à satisfação dos clientes.

Leia mais

Pesquisa de Imagem e Satisfação

Pesquisa de Imagem e Satisfação Pesquisa de Imagem e Satisfação 2017 Esta Pesquisa quantitativa é realizada anualmente por telefone para avaliar a percepção dos participantes (titulares) da Sabesprev sobre os processos de comunicação,

Leia mais

Governança de TI aplicada a uma Central de Serviços Compartilhados. Case Empresas Randon

Governança de TI aplicada a uma Central de Serviços Compartilhados. Case Empresas Randon Governança de TI aplicada a uma Central de Serviços Compartilhados Case Empresas Randon Douglas Bortolozzo 15 anos de experiência na área de TI Certificado ITIL V3 e ISO20000 Projetos, Modelos de Governança

Leia mais

ANEXO XI-B ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO ANS

ANEXO XI-B ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO ANS ANEXO XI-B ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO ANS 1. Disponibilidade dos serviços do ambiente de produção Meta aceitável Garantir que os serviços do ambiente de produção do Data Center do estejam disponíveis para

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário. Processo de Cumprimento de Requisição

Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário. Processo de Cumprimento de Requisição Universidade Federal de Viçosa Diretoria de Tecnologia da Informação Divisão de Apoio ao Usuário Processo de Cumprimento de Requisição Maio 2016 HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Data Responsável Observações 20/06/2016

Leia mais

Carlos Gomes de Faria Junior. Como a Rumo avalia o índice de desempenho de seus Fornecedores - IDF

Carlos Gomes de Faria Junior. Como a Rumo avalia o índice de desempenho de seus Fornecedores - IDF Carlos Gomes de Faria Junior Como a Rumo avalia o índice de desempenho de seus Fornecedores - IDF Informações Institucionais da Rumo Programa de Excelência de Fornecedores Homologação de Fornecedores IDF

Leia mais

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso

CSC Shared Services. Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona. Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso CSC Shared Services Módulo 2 A Engrenagem do Como Funciona Texto e Consultoria de Alessandra Cardoso Módulo 2 A ENGRENAGEM DE COMO FUNCIONA Modelo concebido para absorver processos transacionais e centralizáveis,

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Bem-vindo(a) à Pixeon!

1. INTRODUÇÃO. Bem-vindo(a) à Pixeon! Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSO AO PORTAL... 4 3. ABERTURA DE CHAMADOS E OUTRAS OPÇÕES... 7 3.1 Abertura de Falha Técnica... 9 3.2 Abertura de Dúvida... 11 4. SLA... 12 4.1 Como o SLA funcionará?...

Leia mais

1ª Reunião do RH Período de Apuração de Ponto

1ª Reunião do RH Período de Apuração de Ponto 1ª Reunião do RH Período de Apuração de Ponto 29/03/2016 Empresas Participantes Agenda 1. Área Responsável 2. Período de Apuração 3. Ajustes e Inputs do Ponto 4. Processamento / Pagamento das exceções

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE PQO Programa de Qualificação de operadora ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE PQO Programa de Qualificação de operadora ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE 2018 PQO Programa de Qualificação de operadora ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar agenda 1 2 3 4 5 6 7 MISSÃO/APRESENTAÇÃO/ RESPONSABILIDADES

Leia mais

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes e franqueados?

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes e franqueados? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes e franqueados? Treinasse melhor sua equipe? Tivesse mais controle sobre a qualidade dos serviços? Estivesse mais padronizada?

Leia mais

ACORDO DE N ÍVEL DE SERVÍÇO

ACORDO DE N ÍVEL DE SERVÍÇO ACORDO DE N ÍVEL DE SERVÍÇO Sumário ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO... 1 1. OBJETIVO... 2 2. IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA SERVICE... 2 3. SUPORTE TÉCNICO... 2 4. CATÁLOGO DE SERVIÇOS... 3 5. PRAZO E PRIORIDADE DE

Leia mais

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato: do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP:

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato:  do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: CEP: PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2015 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

EUS CTIS END USER SUPPORT. case eus ctis

EUS CTIS END USER SUPPORT. case eus ctis 01 EUS CTIS END USER SUPPORT case eus ctis 01 TELESSERVIÇOS/TELEMARKETING Prestação de telesserviços (telemarketing) no atendimento e suporte operacional e tecnológico aos produtos, serviços e sistemas

Leia mais

Cartilha de adiantamento e reembolso de despesas. Código treinamento: SOL03 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Dez/2016 Classificação: Restrita

Cartilha de adiantamento e reembolso de despesas. Código treinamento: SOL03 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Dez/2016 Classificação: Restrita Cartilha de adiantamento e reembolso de despesas Código treinamento: SOL03 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Dez/2016 Classificação: Restrita Respeitar os horários.! Estar atento. Adotar postura

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018)

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018) Pesquisa de Satisfação com Beneficiários Formulário ANS (ano base 2018) Dados Técnicos 371 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 4,98 Obs.: O que não estiver descrito especificamente a cada

Leia mais

Tutorial para Uso do Sistema Help Desk. Engenharia Clínica

Tutorial para Uso do Sistema Help Desk. Engenharia Clínica Tutorial para Uso do Sistema Help Desk Engenharia Clínica Sumário 1. Introdução...04 2. Fluxo de Demandas...05 3. Abertura de chamados...06 4. Triagem de chamados...10 5. Atendimento aos chamados...10

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes GERÊNCIA DE PLATAFORMA DE CALL-CENTER JUNHO/2017 índice Apresenta o processo de gerenciamento de incidentes, seus conceitos básicos e o fluxo resumido. SUMÁRIO EXECUTIVO 1. Objetivos 2. O que é um Incidente?

Leia mais

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP.

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. CONSINCO RH Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. Uma empresa são as pessoas que nela trabalham e que podem desenvolver

Leia mais

PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MACROPROCESSO... 4 3. DIAGRAMA DE ESCOPO DO PROCESSO GERENCIAMENTO DE INCIDENTES...

Leia mais

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares Governança de TI O que realmente importa? Clayton Soares clayton@clayton.pro.br Curriculo Acadêmico Profissional Cursos e Certificações Agenda Afinal, o que realmente importa? Qual o papel da TI nessa

Leia mais

Pesquisa de Satisfação: Samel. Abril/2018

Pesquisa de Satisfação: Samel. Abril/2018 Abril/2018 Responsáveis Nota Técnica Responsável Técnico: Gustavo Kazuo Okuyama Estatístico-chefe da AGP Pesquisas Estatístico com registro no CONRE-3 n9087-a emitido em 10/11/2009 Contato Comercial: Aécio

Leia mais

POLÍTICA DE ATENDIMENTO SUPORTE

POLÍTICA DE ATENDIMENTO SUPORTE POLÍTICA DE ATENDIMENTO SUPORTE 1) Disposições Gerais Após a conclusão das atividades do projeto de implantação e oficialização da utilização do sistema, o cliente passa automaticamente a ser usuário do

Leia mais

Glossário Treinamento OTRS Help Desk

Glossário Treinamento OTRS Help Desk Glossário Treinamento OTRS Help Desk Sumário Glossário Help Desk... 3 Chamado ou Ticket...3 Artigos...3 Estado do chamado, estado ou status...3 Novo...3 Aberto...3 Agrupado (merged)...3 Fechado com solução

Leia mais

1ª Reunião Subgrupo de Contabilidade

1ª Reunião Subgrupo de Contabilidade 1ª Reunião Subgrupo de Contabilidade 28 de Julho de 2014 1 Empresas participantes 2 Agenda 1. Colaboradores 2. Terceirização 3. Monitoramento de ativos 4. Sistemas 5. Indicadores 6. Controle físico dos

Leia mais

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes?

E se sua Operação... Treinasse melhor sua equipe? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos hóspedes? Treinasse melhor sua equipe? Tivesse mais controle sobre a qualidade dos serviços? Estivesse mais padronizada? Conheça

Leia mais

Gerenciamento de Incidente

Gerenciamento de Incidente Gerenciamento de Incidente Neste módulo, iremos apresentar o Processo de Gerenciamento de Incidente, mostrando como pode ser tratado as requisições dos usuários Durante este módulo iremos: Apresentar o

Leia mais

SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA

SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA Coordenação de Modernização e Informática SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA Manual do Usuário SERVICE DESK Realiza o gerenciamento do serviço de forma corporativa, promove a gestão, identificação

Leia mais

E se sua Operação... que usam as áreas que foram limpas? Treinasse melhor sua equipe? Diminuísse o tempo em refazer as tarefas?

E se sua Operação... que usam as áreas que foram limpas? Treinasse melhor sua equipe? Diminuísse o tempo em refazer as tarefas? E se sua Operação... Diminuísse o tempo em refazer as tarefas? Aumentasse a satisfação dos clientes e das pessoas que usam as áreas que foram limpas? Treinasse melhor sua equipe? Tivesse mais controle

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

Manual de Atendimento Integrado PoP-RN e RNP

Manual de Atendimento Integrado PoP-RN e RNP RNP - REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA PoP-RN - PONTO DE PRESENÇA DO RIO GRANDE DO NORTE ENGENHARIA DE OPERAÇÕES Manual de Atendimento Integrado PoP-RN e RNP Maio de 2016 Natal/RN Equipe Técnica Coordenador

Leia mais

CAMPANHA DE INCENTIVO

CAMPANHA DE INCENTIVO CAMPANHA DE INCENTIVO :: Atendimento/ BackOffice :: (De Agosto a Novembro de 203) Gerência de Marketing. Objetivos Superar os desafios e metas propostos para 203; Reconhecer e motivar os operadores que

Leia mais

Avaliação DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS Graduação a distância 2016

Avaliação DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS Graduação a distância 2016 Avaliação DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS Graduação a distância 2016 Novembro/2016 Responsáveis pelo Projeto Coordenação Geral da modalidade Solicitação da pesquisa Elaboração do questionário Composição e

Leia mais

Procedimento de Sistema Monitoramento e Medição

Procedimento de Sistema Monitoramento e Medição 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para monitoramento, medição e análise para assegurar a conformidade e a melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade. 2. APLICAÇÃO O disposto neste procedimento aplica-se

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

2 ª Reunião Subgrupo Financeiro. Contas a Pagar

2 ª Reunião Subgrupo Financeiro. Contas a Pagar 2 ª Reunião Subgrupo Financeiro Contas a Pagar 06 de Junho de 2017 1 Empresas participantes 2 Processamento de pagamentos A volumetria de pagamentos processados varia entre 5,5mil e 240 mil. Qual o volume

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE

RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE Operadora: UNIMED CUIABÁ COOPERATIVA DE TRABALHO DE TRABALHO MÉDICO Rua Barão de Melgaço, 2713 Centro Sul

Leia mais

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato: do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: Estado: CEP:

1. DADOS DA EMPRESA. Nome do contato:  do contato: Telefone do contato: Nome da Empresa: Endereço: Cidade: Estado: CEP: PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2016 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

Graduação. Avaliação de Alunos e Concluintes 1º semestre de Agosto/2012

Graduação. Avaliação de Alunos e Concluintes 1º semestre de Agosto/2012 Graduação Avaliação de Alunos e Concluintes 1º semestre de 2012 Agosto/2012 FICHA TÉCNICA Período de aplicação da pesquisa Maio e Junho de 2012. Formato Pesquisa realizada em laboratório de informática,

Leia mais

Treinamento CSC Benefícios. CONFIDENCIAL ESSILOR 2016 Todos os direitos reservados Somente para uso interno. Não divulgue, não copie e não distribua.

Treinamento CSC Benefícios. CONFIDENCIAL ESSILOR 2016 Todos os direitos reservados Somente para uso interno. Não divulgue, não copie e não distribua. Treinamento CSC Benefícios Cadastrar Benefícios Benefícios Cadastrar Benefícios PRINCIPAIS MUDANÇAS O cadastro de benefícios deverá ser realizado através de chamado gerado após cadastro do novo colaborador,

Leia mais

TROFÉU HDI MELHOR EQUIPE DE SUPORTE DO ANO

TROFÉU HDI MELHOR EQUIPE DE SUPORTE DO ANO TROFÉU HDI MELHOR EQUIPE DE SUPORTE DO ANO Guia de orientação para organizar e submeter as evidências para a categoria da premiação de Melhor Equipe de Suporte Este Documento tem por objetivo lhe auxiliar

Leia mais

Central de Serviços Compartilhada. É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização?

Central de Serviços Compartilhada. É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização? Central de Serviços Compartilhada É possível atender TI e outros departamentos e ainda aumentar a eficiência de sua organização? Rapidinho... Quem sou eu? Cláudia Marquesani Casada, dois filhos Bela, recatada

Leia mais

PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL Dados, informações, fatos, análises.

PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL Dados, informações, fatos, análises. PANORAMA DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2017 Dados, informações, fatos, análises. Este questionário em PDF é para auxiliar na coleta de dados. As perguntas devem ser respondidas no link: www.cmpesquisa.com.br/t&d

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL OTRS

MANUAL OPERACIONAL OTRS MANUAL OPERACIONAL OTRS Março/2016. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OPERAÇÃO DA FERRAMENTA OTRS... 3 3. REGISTRAR NOVOS CHAMADOS... 4 3.1. Campo Nota... 9 4. DESMEMBRAR CHAMADOS... 10 5. CAPTURAR CHAMADOS

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil técnico 2016 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk ApexBrasil?... 3 O que é o perfil técnico?...

Leia mais

Consulta status de Pagamento. Código treinamento: FIN16 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Jan/2018 Classificação: Restrita: SOL04

Consulta status de Pagamento. Código treinamento: FIN16 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Jan/2018 Classificação: Restrita: SOL04 Consulta status de Pagamento Código treinamento: FIN16 Versão: 0 Instrutor: Carla Silva Data: Jan/2018 Classificação: Restrita: SOL04 Respeitar os horários.! Estar atento. Adotar postura participativa.

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL Entidade de Fiscalização e de Registro da Profissão Contábil

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL Entidade de Fiscalização e de Registro da Profissão Contábil Resolução revogada pela Resolução CRCRS nº 562/15, de 27/02/15. RESOLUÇÃO CRCRS Nº 527/11 11/10/11 ALTERA O REGULAMENTO DO QUADRO DE PESSOAL, APROVADO PELA RESOLUÇÃO CRCRS Nº 447/05, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

E se sua Operação / Obra...

E se sua Operação / Obra... E se sua Operação / Obra... Reduzisse muito o valor desperdiçado em retrabalhos e outros desvios? Evitasse vários erros desde o início do projeto até a sua entrega? Aumentasse significativamente a satisfação

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

Estágio em RH SLC Agrícola

Estágio em RH SLC Agrícola Estágio em RH SLC Agrícola Cadastro de funcionários no PO AG; Encaminhar formulário de Cadastro de Fornecedor para área de Cadastro; Organização e controle do arquivo morto; Auxílio na concessão, comunicados

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Gestão de Serviços de TI ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. HISTÓRICO DE TICKETS IV. TICKETS a.

Leia mais

CAMPANHA DE INCENTIVO

CAMPANHA DE INCENTIVO CAMPANHA DE INCENTIVO ::Televendas e Retenção:: (De Agosto a Novembro de 203) Gerência de Marketing. Objetivos Superar os desafios e metas propostos para 203; Reconhecer e motivar os operadores que são

Leia mais

Cadastro de Movimentação de Estoque. Código treinamento: CAD04 Versão: 0 Instrutor: Cristiane Couto e Hanna Data: Jan/2018 Classificação: Restrita

Cadastro de Movimentação de Estoque. Código treinamento: CAD04 Versão: 0 Instrutor: Cristiane Couto e Hanna Data: Jan/2018 Classificação: Restrita Cadastro de Movimentação de Estoque Código treinamento: CAD04 Versão: 0 Instrutor: Cristiane Couto e Hanna Data: Jan/2018 Classificação: Restrita Hora da chamada Respeitar os horários.! Estar atento. Adotar

Leia mais

processo contínuo, dinâmico;

processo contínuo, dinâmico; Avaliação de Desempenho/Performance é a avaliação do desempenho atual ou passado do funcionário em relação a padrões de desempenho. O Processo envolve: a) Estabelecer padrões de desempenho; b) Avaliar

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 24/2018 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 24/2018 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 24/2018 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital de Credenciamento nº

Leia mais

Abaixo segue informações adicionais do novo sistema de heldpesk que a Control vem utilizando para atendimento desde Dezembro de 2012.

Abaixo segue informações adicionais do novo sistema de heldpesk que a Control vem utilizando para atendimento desde Dezembro de 2012. A todos, Abaixo segue informações adicionais do novo sistema de heldpesk que a Control vem utilizando para atendimento desde Dezembro de 2012. O projeto Atendimento prevê um fluxo diferente para cada tipo

Leia mais

Treinamento CSC Operações de Pessoal

Treinamento CSC Operações de Pessoal Treinamento CSC Operações de Pessoal Admissão Hierarquia de Processos PROCESSO SUBPROCESSO Admissão Cadastrar Novo colaborador Atualizar Cadastro de Colaborador Cadastrar Colab. como Cliente/ Fornecedor

Leia mais

ASSUNTO: Fluxos de Atendimento Para Clientes Internos - Produção Pardini

ASSUNTO: Fluxos de Atendimento Para Clientes Internos - Produção Pardini ASSUNTO: Fluxos de Atendimento Para Clientes Internos - Produção Pardini Prezados, Temos recebido na produção constantes solicitações referentes aos assuntos listados abaixo, muitas delas são enviadas

Leia mais

SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA

SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA Coordenação de Modernização e Informática SISTEMA DE ABERTURA DE CHAMADOS DE INFORMÁTICA Manual do Usuário SERVICE DESK Realiza o gerenciamento do serviço de forma corporativa, promove a gestão, identificação

Leia mais

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos

2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos 2ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Suprimentos 18/08/2015 Empresas Participantes Agenda 1. Estrutura da Área 2. Processos no Escopo 3. Colaboradores 4. Área de Compras 5. Volumetrias Mensais 6. KPIs

Leia mais

Cadastro de Setor e Local de Estoque. Código treinamento: CAD02 Versão: 0 Instrutor: Cristiane Couto e Hanna Data: Jan/2018 Classificação: Restrita

Cadastro de Setor e Local de Estoque. Código treinamento: CAD02 Versão: 0 Instrutor: Cristiane Couto e Hanna Data: Jan/2018 Classificação: Restrita Cadastro de Setor e Local de Estoque Código treinamento: CAD02 Versão: 0 Instrutor: Cristiane Couto e Hanna Data: Jan/2018 Classificação: Restrita Hora da chamada Respeitar os horários.! Estar atento.

Leia mais

EMR. Portfólio de Serviços. Consultoria. Suporte. Treinamentos. Pós-vendas

EMR. Portfólio de Serviços. Consultoria. Suporte. Treinamentos. Pós-vendas EMR Portfólio de Serviços Consultoria Suporte Treinamentos Pós-vendas Serviços Philips Fundamentada em metodologias e normas reconhecidas nacional e internacionalmente, a Philips possui em seu portfólio

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ALUNO 2016/2 PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

AVALIAÇÃO DO ALUNO 2016/2 PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA AVALIAÇÃO DO ALUNO 2016/2 PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Junho/2017 Responsáveis pelo projeto Coordenação geral da modalidade/curso Solicitação da pesquisa Elaboração do questionário Composição e envio do mailing

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil autoatendimento 2017 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk Apex-Brasil?... 3 O que é o perfil de autoatendimento?... 3 Como acessar o sistema

Leia mais

Av Therezinha Pauletti Sanvitto,208 / SL 602 Caxias do Sul - RS - CEP Fone (54) e 3226.

Av Therezinha Pauletti Sanvitto,208 / SL 602 Caxias do Sul - RS - CEP Fone (54) e 3226. http://www.fullsoft.com.br/ Av Therezinha Pauletti Sanvitto,208 / SL 602 Caxias do Sul - RS - CEP 95110-195 Fone (54) 3029.9350 e 3226.1100 Agenda Empresa Fullsoft; Contextualização; Case Processo de Suporte

Leia mais

MANUAL DE USO DO SUPORTE

MANUAL DE USO DO SUPORTE MANUAL DE USO DO SUPORTE Buscando melhorar o nível dos nossos serviços, investimos na aquisição de um sistema especialista em atendimento (Qualitor), onde implementaremos as práticas de ITIL¹ e SLA² no

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016 Objetivos Estabelecer conceitos, responsabilidades, critérios e procedimentos relacionados à captação, seleção e contratação de pessoal de forma interna e/ou externa. Glossário R&S (Recrutamento e Seleção):

Leia mais

BBP RH 2012 BBP RH Corporativo BBP RH Corporativo

BBP RH 2012 BBP RH Corporativo BBP RH Corporativo BBP RH Fundada em 2012 para atender as demandas de Recrutamento e Seleção de Profissionais, existentes dentro dos Condomínios do grupo BBP, a BBP RH Corporativo oferece aos Clientes, soluções personalizadas.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Local Previsto de Execução das Atividades As atividades deverão desenvolver-se na sede da PJ e na sede do IPÊ.

TERMO DE REFERÊNCIA. Local Previsto de Execução das Atividades As atividades deverão desenvolver-se na sede da PJ e na sede do IPÊ. TERMO DE REFERÊNCIA Título: O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, no âmbito do Projeto de Monitoramento Participativo da Biodiversidade (Projeto MPB), está selecionando pessoa jurídica (PJ) para construção

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 006/2013

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 006/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 006/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 007/2013 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, Inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede na SCRS 505, Bloco

Leia mais

1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Tesouraria

1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Tesouraria 1ª Reunião do Subgrupo de Req to Pay Tesouraria 07/04/2016 Empresas Participantes Agenda 1. Área de Tesouraria 2. Sistema Operacional 3. Fluxo de Caixa 4. Horário de Fechamento de Caixa 5. Previsão de

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE SGQ

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE SGQ RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2009 SGQ SUMÁRIO 1. - Introdução... - 1 2. - Metodologia... - 1 2.1 - Amostragem... - 1 2.2 - Coleta e análise dos

Leia mais

II RELATÓRIO SEMESTRAL DE 2011 DA OUVIDORIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

II RELATÓRIO SEMESTRAL DE 2011 DA OUVIDORIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE II RELATÓRIO SEMESTRAL DE 2011 DA OUVIDORIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE II RELATÓRIO SEMESTRAL DE 2011 DA OUVIDORIA PERÍODO: Julho a Dezembro/2011 Diretor Geral Ionaldo Vieira Carvalho

Leia mais

Monitoramento comportamental do negócio.

Monitoramento comportamental do negócio. Monitoramento comportamental do negócio. Utilização do algoritmo de previsão do tempo para monitorar comportamentos anômalos do negócio. VISÃO GERAL Cunhamos o conceito de monitoramento comportamental

Leia mais

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços (01/09/2016) 1 2 Introdução Envio de Documentos Fiscais Objetivo O envio de documentos fiscais de serviços, através do Service Center,

Leia mais

HISTÓRICO DAS REVISÕES

HISTÓRICO DAS REVISÕES ELABORAÇÃO APROVAÇÃO NOME: Rodrigo Vaz NOME: Elisangela Fregeli SETOR: Escritório da Qualidade SETOR: Gestão de Relacionamento com o Cliente CARGO: Analista da Qualidade CARGO: Supervisora da Gestão HISTÓRICO

Leia mais

A. ESCOPO DAS FUNCIONALIDADES... 4

A. ESCOPO DAS FUNCIONALIDADES... 4 ÍNDICE A. ESCOPO DAS FUNCIONALIDADES... 4 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 4 2. GRUPOS DE ACESSO... 4 3. ACESSO... 5 4. GERIR SISTEMA DE CHAMADOS... 6 4.1 CATALOGO DE SERVIÇOS... 6 4.1.1. ABERTURA DE UM NOVO

Leia mais

LOCAL DE ARMAZENAMENTO

LOCAL DE ARMAZENAMENTO PÁGINA 1 de 6 1. OBJETIVO: Este documento define a sistemática utilizada para realizar cópias de segurança (backup) dos Sistemas Informatizados, antivírus, e manutenção corretiva dos computadores da TRUFER.

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 345 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 4,99 Obs.: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

Anexo II Metodologia de Avaliação para o 2º Ciclo do Programa Cliente+Intercâmbio

Anexo II Metodologia de Avaliação para o 2º Ciclo do Programa Cliente+Intercâmbio Anexo II Metodologia de Avaliação para o 2º Ciclo do Programa Cliente+Intercâmbio Público Alvo: Dirigentes, gestores, auditoria médica e colaboradores do setor de atendimento ao cliente de intercâmbio

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 290 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 90% 4,83 Obs.: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

Política de Treinamentos

Política de Treinamentos Política de Treinamentos Última Atualização em 10/01/2013 As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Copyright 2013 HBSIS. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte

Leia mais

Fábrica de Software Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás. Plano de Medição

Fábrica de Software Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás. Plano de Medição Plano de Medição Sumário 1. Introdução 2. Objetivos 3. Objetivos Organizacionais 4. Armazenamento 4. Questões e Indicadores 5. Métricas 1. Introdução Este documento descreve o plano para a execução da

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 27/2018 INSTITUCIONAL

CHAMADA PÚBLICA 27/2018 INSTITUCIONAL CHAMADA PÚBLICA 27/2018 INSTITUCIONAL A Gerência de Soluções do SEBRAE/RS convida as empresas credenciadas para prestação de serviços de instrutoria e consultoria, através do Edital de Credenciamento nº

Leia mais