CENTRAL DE DESPESAS MANUAL DO USUÁRIO FILIAIS ELETROZEMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRAL DE DESPESAS MANUAL DO USUÁRIO FILIAIS ELETROZEMA"

Transcrição

1 PÁGINA: 1 / LOGIN NO SISTEMA O login na Central de Despesas é o mesmo utilizado no acesso a Intranet Zema: O acesso está liberado para os usuários das lojas que ocuparem os cargos de: Gerente de Loja, Coordenador Administrativo, Caixa e Crediário. OBS: se o usuário permanecer com o aplicativo aberto durante 60 minutos sem nenhuma movimentação, o tempo de acesso é expirado, necessitando o usuário efetuar login novamente. 2. MENU: ÁREA FILIAL Neste menu, a filial poderá solicitar as despesas realizadas por colaboradores da empresa, no caso de entrega de tabloides e demais despesas:

2 PÁGINA: 2 / SOLICITAÇÃO DE DESPESAS Formulário responsável por realizar as solicitações de todas as despesas da filial, exceto as despesas de tabloides feitas pelos próprios colaboradores das filiais Eletrozema. OBS: deverá ser preenchida uma solicitação para cada despesa. Para cada seleção que o colaborador solicitante realizar no formulário abaixo, deverá aguardar a tela carregar os dados para em seguida passar para a próxima seleção. ALERTA: No momento de solicitar qualquer despesa, filial não poderá abrir ao mesmo tempo e nem mesmo manter minimizadas duas ou mais telas de solicitação (tela abaixo), pois esta situação pode interferir no envio dos dados (cruzando informações das telas abertas) ocasionando divergências e impossibilitando a análise correta da despesa. Na primeira parte do formulário são apresentadas as informações da filial solicitante: Caso seja uma despesa de publicidade rateada entre várias filiais, marque a opção SIM, conforme abaixo:

3 PÁGINA: 3 / 31 Basta selecionar as filiais, uma a uma, na caixa de seleção Filial e logo após informar o valor do rateio e clicar em Incluir Filial. Prossiga desta forma para as demais filiais, até adicionar todas as filiais envolvidas nesta despesa. O aplicativo irá calcular automaticamente o valor total. Deverá ser anexado neste formulário (painel abaixo demonstrará a forma correta de anexar os documentos) o de autorização da (s) filial (is) participante (s) do rateio. OBS: Caso tenha alguma filial (que faça parte do rateio) que o crédito pré-aprovado seja inferior ao valor lançado para esta filial, a solicitação não poderá ser concluída. A próxima etapa é o preenchimento do motivo da despesa. Descreva na caixa de texto os detalhes desta despesa, para que o conferente da CSC possa analisar: É necessário informar também a Categoria e a Subcategoria correspondentes a esta despesa:

4 PÁGINA: 4 / 31 Segue abaixo algumas particularidades conforme a seleção da Categoria e Subcategoria: Categoria - Descarga de Carreta e Subcategoria Descarga É necessário informar o valor bruto (total da despesa) e a quantidade de descargas realizadas: Categoria - Lanche e Subcategoria - Lanche Balanço É necessário informar o valor bruto, será exibido o painel para que sejam informados todos os colaboradores que participaram do lanche, para isso basta selecionar na caixa de seleção o colaborador envolvido e clicar em Incluir Colaborador: Caso tenha sido selecionado e incluído um colaborador indesejado, basta clicar em Excluir para que este colaborador seja removido da lista.

5 PÁGINA: 5 / 31 OBS: se colaboradores de outras filiais tiverem participado do balanço, os nomes destes devem ser discriminados no campo Informações Complementares (logo abaixo). Categoria - Publicidade Quando é selecionada a categoria Publicidade, será exibido o painel de extrato, listando o crédito pré-aprovado para publicidade neste mês, somando com os valores que já foram gastos e o saldo disponível, conforme abaixo: OBS: só poderão ser solicitadas as despesas, cujo valor seja inferior ou igual ao saldo disponível do crédito préaprovado, isto para despesas de PUBLICIDADE. O crédito só será abatido após a aprovação da despesa. Caso o conferente tenha aprovado indevidamente uma despesa (no caso de PUBLICIDADE), a mesma poderá ter seu status alterado, se a filial ainda não tiver realizado o pagamento. Se ocorrer a mudança do status, o crédito será automaticamente estornado. Para toda despesa que o valor tiver que ser descontado da verba de publicidade liberada pelo regional, a categoria escolhida deverá ser PUBLICIDADE. Quando for despesa referente a Campanha de Associação Comercial, a Nota Fiscal, recibo e/ou boleto deverá ser emitido separadamente da mensalidade mensal, sendo escolhida a categoria PUBLICIDADE e a subcategoria CAMPANHA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. Sendo que se a despesa referente a Associação Comercial for emitida com o valor da mensalidade mensal e com Campanha associativa, a mesma será aprovada no valor total e descontando o valor referente a PUBLICIDADE.

6 PÁGINA: 6 / 31 Categoria - Publicidade e Subcategoria Tabloides É necessário informar o valor bruto (total da despesa) e a quantidade total de tabloides entregues: OBS: só será possível solicitar este tipo de despesa, se a filial possuir verba de publicidade disponível. Após a aprovação, serão abatidos 50% da verba (conforme procedimento 002/07). Categoria Entrega de mercadorias Deverá ser gerado o relatório de custos no formato PDF que consta no sistema Controle de Entregas localizado na intranet. Em seguida, este relatório deverá ser anexado no sistema de aprovação de despesas, juntamente com a Nota Fiscal ou selecionar a opção RPA para que a Central de Despesas providencie o documento (não é necessário o envio do relatório e/ou Nota Fiscal por malote). Após conferência e aprovação da Central de Despesas o pagamento das entregas de mercadorias será feito através do recibo que será habilitado no sistema de aprovação de despesas (para casos em que o comprovante seja Nota Fiscal) ou RPA (caso o prestador não possua Nota Fiscal). No caso do pagamento ser por NF, após a despesa ser aprovada, deverá ser anexado à nota o recibo de aprovação e enviados no caixa. Os romaneios impressos deverão ser arquivados na filial por 6 anos (não é necessário escanear e anexar no sistema de aprovação de despesas e/ou enviar os romaneios). Categoria Montagem de móveis terceirizada Deverá ser gerado o relatório de custos no formato PDF que consta no sistema Controle de Montagens localizado na intranet. Em seguida, este relatório deverá ser anexado no sistema de aprovação de despesas, juntamente com a Nota Fiscal ou selecionar a opção RPA para que a Central de Despesas providencie o documento (não é necessário o envio do relatório e/ou Nota Fiscal por malote). Após conferência e aprovação, o pagamento das montagens terceirizadas será feito através do recibo que será habilitado no sistema de aprovação de despesas (para casos em que o comprovante seja Nota Fiscal) ou RPA (caso o prestador não possua Nota Fiscal). No caso do pagamento ser por NF, após a despesa ser aprovada, deverá ser anexado à nota o recibo de aprovação e enviados no caixa.

7 PÁGINA: 7 / 31 Os romaneios impressos deverão ser arquivados na filial por 6 anos (não é necessário escanear e anexar no sistema de aprovação de despesas e/ou enviar os romaneios). OBS.: para as despesas referentes a montagem terceirizada de bicicletas deverá ser enviada apenas a solicitação de despesa via sistema. Os cartões de bicicletas deverão ser encaminhados devidamente preenchidos via malote para a Central de Despesas (sem serem anexados no sistema) juntamente com o formulário abaixo devidamente preenchido (a filial é responsável pela a impressão do formulário abaixo). OBS: as despesas referentes a montagem de bicicletas só serão analisadas após a chegada dos cartões na CSC. O prazo para a análise será de até 7 dias corridos contados a partir da chegada dos mesmos na CSC. O próximo passo é selecionar o fornecedor responsável pela despesa. Informe primeiro o tipo de fornecedor Pessoa Física ou Jurídica, depois é possível realizar a busca deste fornecedor. A busca pode ser filtrada pela Razão Social, Nome Completo ou Nome Fantasia ou então CNPJ ou CPF. Selecione o tipo de filtro e digite o que deseja buscar na caixa de texto ao lado e clique em Buscar. Caso não informe nada na caixa de texto serão listados todos os fornecedores cadastrados:

8 PÁGINA: 8 / 31 Após encontrar o fornecedor, basta clicar em Selecionar na grade abaixo: Após clicar em Selecionar, serão listados os dados referentes ao fornecedor selecionado conforme abaixo:

9 PÁGINA: 9 / 31 Caso exista alguma informação desatualizada deste fornecedor, clique na caixa de seleção Marque aqui para solicitar a atualização dos dados cadastrais do fornecedor e informe os novos dados abaixo. Desta forma será exibido um painel para que a filial possa informar os dados que precisam ser atualizados, assim o conferente no momento da análise poderá atualizar estas informações do fornecedor nos sistemas da matriz. Segue abaixo o painel para o preenchimento das informações do fornecedor que foi selecionado, caso seja necessário: O painel acima também será exibido, caso seja um fornecedor novo. Neste caso, ao contrário de buscar o fornecedor, a filial deverá clicar no botão Novo na parte de pesquisa de fornecedor. OBS: a filial apenas deve clicar em Novo se não encontrar o fornecedor através da busca realizada conforme explicado acima. OBS: quando for um fornecedor novo e o comprovante for RPA, a filial deverá primeiramente enviar através do Formulário de Cadastro de Fornecedores localizado na intranet Download de Utilitários, os dados do prestador de serviços para central.cadastro@zema.com. Assim que a Central de Cadastros confirmar para a filial que o cadastro foi incluso, a solicitação de despesa poderá ser encaminhada para a Central de Despesas através do sistema de aprovação de despesa, para que o RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) seja providenciado. A regra acima vale também para os casos que o cadastro do fornecedor precisa ser atualizado. A próxima etapa é escolher o Tipo de Documento que será enviado para a aprovação:

10 PÁGINA: 10 / 31 Será necessário que a filial, escaneie os documentos (que serão analisados), salve-os no formato JPEG", "GIF" ou "PDF" e anexe os arquivos correspondentes a estas imagens: Ao anexar o documento é necessário informar o Nome do Documento (o tipo de despesa e valor; ex: rádio 100,00), o Nº do documento como também o Nº de série do documento. Logo após, clique no botão Select File, para apontar onde este documento se encontra no computador e clique no botão Incluir Documento. Faça da mesma forma para os demais, até adicionar todos os documentos que se referem à despesa. Ex.: Após localizar o documento, clique em Abrir (conforme figura abaixo):

11 PÁGINA: 11 / 31 Aguarde carregar, como mostra a imagem abaixo: Quando o campo Select File ficar na cor verde claro, pode-se clicar em Incluir Documento e aguardar a tela carregar. Feito isso, passamos para anexar o próximo documento, preenchendo os campos e buscando o próximo arquivo. O campo Select File agora estará na cor verde limão, porém o processo será o mesmo para os demais anexos.

12 PÁGINA: 12 / 31 OBS: As despesas escaneadas devem estar bem legíveis para facilitar a avaliação da Central de Despesas. Quando for anexar os documentos, evitar nomeá-los com os caracteres (*ã,.~ç ) para não ocorrer erro no anexo. Caso o tipo de fornecedor seja Pessoa Física e o Tipo de Documento seja RPA - Recibo de Pagamento Autônomo, será aberto um novo painel na tela, ao contrário do painel citado acima (anexo de documentos), conforme abaixo: Se o fornecedor tiver a Isenção total de INSS, é necessário que o colaborador escaneie a declaração de isenção e salve no formato "JPEG", "GIF" ou PDF. Logo após clique no botão Select File e aponte onde está o arquivo desta declaração no computador. Se o fornecedor tiver a Retenção de INSS, basta clicar na caixa de seleção Retenção de INSS.

13 PÁGINA: 13 / 31 OBS: para despesa cujo documento seja RPA, não é necessário preencher nenhum tipo de recibo, apenas a solicitação do sistema. Se a filial necessitar enviar alguma autorização escaneada para despesa referente ao tipo de documento RPA, é só anexar a documentação conforme demonstração abaixo: Por último, informe alguma informação complementar (caso necessário) na caixa de texto abaixo e clique em Enviar Solicitação para finalizar o processo de solicitação de despesa. OBS: Caso a filial tenha preenchido uma solicitação indevidamente, basta clicar em Cancelar, para que o aplicativo desconsidere todos os dados que foram inseridos e a filial possa preencher uma nova solicitação. A despesa enviada será analisada em até 7 dias corridos. OBS: caso a despesa seja reprovada pelos motivos: falta de autorização, correção de documentação, dentre outros, deverá ser providenciado o solicitado, e posteriormente preenchida e enviada uma nova solicitação para a análise. ALERTA: no momento de solicitar despesas no sistema de aprovação da Central de Despesas, a filial não poderá abrir ao mesmo tempo e nem mesmo manter minimizadas duas ou mais telas de solicitação, pois esta situação

14 PÁGINA: 14 / 31 pode interferir no envio dos dados (cruzando informações das telas abertas) ocasionando divergências e impossibilitando a análise correta da despesa. 2.2 TABLOIDE FUNCIONÁRIO Formulário responsável por realizar as solicitações de todas as despesas de tabloides feitas pelos próprios colaboradores das filiais Eletrozema. OBS: deverá ser preenchida uma solicitação por mês/ano e respeitar a data de corte parametrizada para a verba de publicidade. Para cada seleção que o colaborador solicitante realizar no formulário abaixo, deverá aguardar a tela carregar os dados para em seguida passar para a próxima seleção. ALERTA: No momento de solicitar qualquer despesa, filial não poderá abrir ao mesmo tempo e nem mesmo manter minimizadas duas ou mais telas de solicitação (tela abaixo), pois esta situação pode interferir no envio dos dados (cruzando informações das telas abertas) ocasionando divergências e impossibilitando a análise correta da despesa. Na primeira parte do formulário são apresentadas as informações da filial solicitante: Primeiramente deve-se escolher o Tipo da Solicitação (Tabloide):

15 PÁGINA: 15 / 31 Deverá ser informado o Valor Pago por Milheiro. Em seguida, deve-se selecionar o Nome do colaborador e informar a Quantidade de Tabloides entregues pelo colaborador. Após clicar em Incluir, podem ser informados mais colaboradores que participaram do processo. O sistema calcula automaticamente a Quantidade Total e o Valor Total: Será exibido também o painel de extrato, listando a data de corte e o crédito pré-aprovado para o mês/ano referentes selecionados:

16 PÁGINA: 16 / 31 OBS 1: só poderão ser solicitadas as despesas, em que o valor total seja inferior ou igual ao saldo disponível do crédito pré-aprovado. OBS 2: se for escolhido um colaborador indevidamente e/ou informado a quantidade incorreta de tabloides inseridas para o colaborador, este poderá ser excluído clicando em Excluir. Se for inserido o valor pago incorreto por milheiro, deverão ser excluídos todos os colaboradores que tiverem sido incluídos, corrigir o valor e inserir os colaboradores novamente. O próximo passo é selecionar o Mês e o Ano referentes à despesa: Por último, clique em Enviar Solicitação para finalizar o processo de solicitação de despesa:

17 PÁGINA: 17 / 31 OBS: Caso a filial tenha preenchido uma solicitação indevidamente, basta clicar em Cancelar, para que o aplicativo desconsidere todos os dados que foram inseridos e a filial possa preencher uma nova solicitação. OBS: caso a despesa seja reprovada pelos motivos: falta de autorização, informações erradas, dentre outros, deverá ser providenciado o solicitado, e posteriormente preenchida e enviada uma nova solicitação para a análise. 3. MENU CONSULTA Neste menu, a filial poderá visualizar e alterar as despesas que se encontram disponíveis para serem analisadas (despesas realizadas por colaboradores da empresa, no caso de entrega de tabloides e demais despesas). Neste, a filial acompanhará a mudança de status de cada despesa solicitada. Se houver necessidade de alterar alguma despesa, basta encontrá-la na grade e clicar em Abrir: OBS: somente poderão ser alteradas as despesas cujo status estejam: EM ABERTO e/ou AGUARDANDO ANÁLISE, o que significa que o processo de análise da solicitação pela Central de Despesas ainda não iniciou-se. Item DESPESAS : que contempla as despesas diversas (entrega de mercadorias, lanche, etc.):

18 PÁGINA: 18 / 31 Se a despesa tiver sido aprovada, será habilitado o recibo. A filial deverá clicar no campo correspondente para que o recibo seja visualizado. O mesmo deverá ser impresso, anexado à despesa (todos os comprovantes) e enviado no caixa.

19 PÁGINA: 19 / 31 Assim que o recibo for impresso, automaticamente a despesa terá seu status alterado para Paga. OBS: caso ocorra erro na impressão (ex.: a impressora travou), a solicitação deverá ser filtrada com o status Paga (conforme painel abaixo) e poderá ser impresso o recibo novamente. Caso o tipo de documento seja RPA, deverá ser solicitada a reimpressão conforme procedimento 001/07 da Central de Despesas. As despesas só serão aceitas pelo setor Financeiro (Matriz) se estiverem anexadas a este recibo, exceto RPA.

20 PÁGINA: 20 / 31 Item DESPESAS - FUNCIONÁRIOS : que contempla as despesas de funcionários: Se a despesa tiver sido aprovada, será exibida uma mensagem informando quando o pagamento será lançado na Folha de Pagamento do (s) colaborador (es), conforme painel abaixo: OBS: somente poderão ser alteradas as despesas cujo status estejam: EM ABERTO e/ou AGUARDANDO ANÁLISE, o que significa que o processo de análise da solicitação pela área Central de despesas ainda não iniciou-se. 4. MENU FORMULÁRIOS Neste menu, a filial poderá enviar dúvidas, sugestões ou reclamações quanto ao sistema ou as regras de negócios, e poderá também visualizar diretamente dentro deste sistema os procedimentos, hoje existentes na intranet quanto ao que diz respeito à Central de Despesas:

21 PÁGINA: 21 / DÚVIDAS / SUGESTÕES / RECLAMAÇÕES Formulário responsável pelo envio de dúvidas, sugestões ou reclamações quanto ao sistema ou as regras de negócios. Basta preencher o formulário e clicar em Enviar. A mensagem será diretamente enviada para o conferente responsável pelas despesas da filial: 4.2 PROCEDIMENTOS CENTRAL DE DESPESAS Formulário que permite o acesso aos procedimentos relacionados à Central de Despesas, e que estão contidos no manual de procedimentos localizado na intranet da empresa. Basta escolher o procedimento a ser consultado e clicar no ícone a direita do nome do procedimento, que representa um arquivo no formato PDF :

22 PÁGINA: 22 / MENU RELATÓRIOS Neste menu, a filial poderá acessar os diversos relatórios disponíveis para acompanhamento das despesas, créditos disponíveis, etc.: 5.1 CRÉDITO PRÉ-APROVADO Com este relatório é possível listar todos os Créditos liberados e Débitos lançados para uma determinada filial, mês e ano referentes:

23 PÁGINA: 23 / 31 Ao informar os parâmetros de geração e clicar em GERAR RELATÓRIO, será exibida uma nova janela contendo o relatório a ser lido/impresso: 5.2 DESPESAS COM ENTREGA DE MERCADORIAS Com este relatório é possível listar todas as despesas de entrega de mercadorias aprovadas e/ou pagas:

24 PÁGINA: 24 / 31 Ao informar os parâmetros de geração e clicar em GERAR RELATÓRIO, será exibida uma nova janela contendo o relatório a ser lido/impresso: 5.3 DESPESAS COM MONTAGEM TERCEIRIZADA

25 PÁGINA: 25 / 31 Com este relatório é possível listar todas as despesas com montagens terceirizadas que foram aprovadas e/ou pagas: Ao informar os parâmetros de geração e clicar em GERAR RELATÓRIO, será exibida uma nova janela contendo o relatório a ser lido/impresso: 5.4 DESPESAS DE FUNCIONÁRIOS Com este relatório é possível listar todos os pagamentos pendentes a serem realizados para os colaboradores referentes à entrega de tabloides, como os pagamentos que já foram realizados e também os que foram reprovados:

26 PÁGINA: 26 / 31 Ao informar os parâmetros de geração e clicar em GERAR RELATÓRIO, será exibida uma nova janela contendo o relatório a ser lido/impresso: 5.5 DESPESAS DE PUBLICIDADE Com este relatório é possível listar todas as despesas de publicidade aprovadas pelo departamento de CSC:

27 PÁGINA: 27 / 31 Ao informar os parâmetros de geração e clicar em GERAR RELATÓRIO, será exibida uma nova janela contendo o relatório a ser lido/impresso: 5.6 DESPESAS GERAIS Neste relatório é possível listar todas as despesas aprovadas, reprovadas, pagas:

28 PÁGINA: 28 / 31 Ao informar os parâmetros de geração e clicar em GERAR RELATÓRIO, será exibida uma nova janela contendo o relatório a ser lido/impresso. Para este relatório o layout utilizado é bastante formal, pois a principal utilização será a exportação para a planilha de Excel: 5.7 PONTOS PERDIDOS

29 PÁGINA: 29 / 31 Com este relatório é possível listar todas as ocorrências de perda de pontos no mês (anteriores a novembro 2014), devido irregularidades apresentadas nas despesas. Através deste, é realizada a apuração dos pontos para o fechamento da Avaliação de Caixa e Crediário (processo extinto em novembro 2014): Ao informar os parâmetros de geração e clicar em GERAR RELATÓRIO, será exibida uma nova janela contendo o relatório a ser lido/impresso. OBS: para verificar o motivo pelo qual a filial perdeu ponto, a mesma deverá consultar a despesa pelo código da solicitação, conforme painel abaixo.

30 PÁGINA: 30 / 31 Ao informar os parâmetros de geração e clicar em GERAR RELATÓRIO, será exibida uma nova janela contendo o relatório a ser lido/impresso.

31 PÁGINA: 31 / SUPORTE AO USUÁRIO Dúvidas ou problemas quanto ao funcionamento e usabilidade do sistema podem ser tratados diretamente com a Central de Serviços da T.I. no ramal 1888 ou pelo ServiceDesk TI (intranet). Dúvidas ou problemas quanto às regras de negócio ou como proceder em uma situação não tratada pelo sistema, podem ser esclarecidos diretamente com a equipe da Central de Despesas através dos ramais: 1404, 1409, 1493 e 1727.

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Não Eletrônico Fatura

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

Manual UPLOAD FORNECEDOR. Carregamento online de documentos

Manual UPLOAD FORNECEDOR. Carregamento online de documentos Manual UPLOAD FORNECEDOR Carregamento online de documentos SOLICITAÇÃO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO DOCUMENTOS DE EMPRESA MONITORAMENTO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS Para upload de documentos, acessar: http://servicelayer.destra.net.br/destra/

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante GESTÃO DE SERVIÇOS Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante 1 1. Apresentação 2. Acesso ao Sistema PSC - Primeiro acesso 3. Ambiente do Portal de Serviços PSC 4. Perfil Solicitante - Início

Leia mais

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI MANUAL Pedido Eletrônico de Restituição MEI Versão junho/2017 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 03 1.1 APRESENTAÇÃO DO APLICATIVO... 03 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO... 03 2 ACESSO AO APLICATIVO PEDIDO ELETRÔNICO DE

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais

Portal MGS No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS.

Portal MGS  No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS. Portal MGS WWW.MGS.SRV.BR O usuário deverá acessar o Portal MGS, através do endereço WWW.MGS.SRV.BR No Portal MGS, o usuário fará o login na Área Cliente, usando o seu CPF e a senha fornecida pela MGS.

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de Sumário 1) Acessando o portal prestador... 3 2) Emissão de Guias... 5 2.1 Guia de Consulta... 5 2.2 Guia de SP/SADT... 8 2.3 Guia de Solicitação de internação... 11 2.4 Solicitação de prorrogação de internação...

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

_GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0

_GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0 _GESTÃO DE DESPESAS Manual Guia do Solicitante de Adiantamento e prestação de conta NextGen v.s 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 2. Como solicitar um adiantamento... 3 2.1 Solicitação... 3 3 Como efetuar

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

_GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen

_GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen _GESTÃO DE DESPESAS Novo Expense NextGen Sumário 1. Introdução... 3 2. Como solicitar um adiantamento... 3 2.1 Solicitação... 3 3 Como efetuar uma prestação de contas... 9 Pág. 2 de 11 1. Introdução O

Leia mais

ARGO DESPESAS FECHAMENTO DE FATURA

ARGO DESPESAS FECHAMENTO DE FATURA ARGO DESPESAS FECHAMENTO DE FATURA Sumário 1.Introdução... 3 2.Importar Fatura... 3 2.1 Formatos aceitos... 4 3.Lançamento de Despesas da Fatura... 4 4.Fechamento de Fatura... 6 5.Conferência e Aprovação...

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos.

Para trabalhar com este módulo é necessário seguir os seguintes passos. Como trabalhar com o Contas a Pagar? O módulo Contas a Pagar permite registrar e identificar os principais gastos da escola. Permite também visualizar o fluxo de caixa e organizar um orçamento financeiro,

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

TUTORIAL MRV CORRETOR

TUTORIAL MRV CORRETOR TUTORIAL MRV CORRETOR O MRV Corretor é o sistema de vendas da MRV. Nele é possível realizar cadastro de clientes, efetuar reservas, solicitar análise de crédito e consultar tabelas de vendas. MARÇO/ 2012

Leia mais

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante ÍNDICE Apresentação Acesso ao Sistema PSC Primeiro acesso Ambiente do Portal de Serviços PSC Perfil Solicitante Início Abertura de Chamados Trâmites Lista de Chamados

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1 Passo a Passo para Alterações Cadastrais 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1) A solicitação será efetuada pelo funcionário, que a encaminhará via sistema, para

Leia mais

Sumário. Pág. 2 de 13

Sumário. Pág. 2 de 13 Argo Despesa Sumário Introdução... 3 1.Adiantamento... 3 2.Configurações... 6 2.1 Lançar Pagamento... 6 2.2 Novas Categorias... 6 2.3 Cadastro de Percurso... 7 3.Prestação de Contas... 8 3.1 Vinculada

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 ÍNDICE PORTAL DE CLIENTES Selecione o tópico desejado para obter ajuda Esqueci minha senha Alterar idioma Alterar senha Acessar portal Como

Leia mais

MANUAL COMPRA CRÉDITOS. Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP PELA INTERNET CARTÃO TRANSPORTE INFORMAÇÕES:

MANUAL COMPRA CRÉDITOS. Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP PELA INTERNET CARTÃO TRANSPORTE INFORMAÇÕES: MANUAL DE COMPRA CRÉDITOS PELA INTERNET Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP O MANUAL Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VT WEB, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários,

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Página 1 de 21 AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Conheça o Autorizador Eletrônico da ELOSAÚDE. Mais facilidade para o seu dia-a-dia, mas agilidade para os beneficiários. Índice Pré-requisitos de sistema

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

MANUAL DO ISS ONLINE

MANUAL DO ISS ONLINE MANUAL DO ISS ONLINE Contadores Índice 1 - Regularização Cadastral... 3 2 - Login... 5 3 - Acessos ao Sistema... 7 4 - Carteiras de Clientes...... 10 5 - Solicitações de AIDF e AIDF-e... 11 5 - Emissão

Leia mais

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... SUMÁRIA INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL...4 4. EXAMES ADMISSIONAIS...5a7 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...8e9 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO...10 7. EXAMES

Leia mais

1. ACESSO Internação A. Solicitação B. Abertura C. Prorrogação D. Alta Solicitação de Lote Anexo...

1. ACESSO Internação A. Solicitação B. Abertura C. Prorrogação D. Alta Solicitação de Lote Anexo... 1. ACESSO...03 1.1. Internação...04 A. Solicitação...04 B. Abertura...07 C. Prorrogação...08 D. Alta...09 1.2. Solicitação de Lote Anexo...10 A. Anexo OPME...11 B. Anexo Quimioterapia...11 C. Anexo Radioterapia...12

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL MODELO

PREFEITURA MUNICIPAL MODELO PREFEITURA MUNICIPAL MODELO Prestadores de Serviços Tomadores de Serviços 1 GUIA DO USUARIO SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 03 2. RECURSOS DO SISTEMA 2.1 Tela de Login 2.2 Formulário de solicitação de senha

Leia mais

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor Requisição de Suprimento de Fundos Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Autorização da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulando uma Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Solicitação de Compra... 3 Orientações Complementares SINTEGRA e Receita Federal... 8 1 Consulta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat Atendimento por Telefone: (11) 2175-3600 - E-mail: fornecedores@me.com.br - Atendimento via Chat www.me.com.br Atualizado em 08/08/2016 Sumário Cadastrando-se no Mercado Eletrônico...3,4,5,6,7,8,9. Primeiro

Leia mais

SOPREVI PORTAL DO PRESTADOR ODONTOSFERA

SOPREVI PORTAL DO PRESTADOR ODONTOSFERA SOPREVI PORTAL DO PRESTADOR ODONTOSFERA 1. ACESSANDO O PORTAL > Para acessar o portal do prestador abra seu navegador preferencial e digite o link: http://prestador.odontosfera.com.br/login.aspx?operadora=403245

Leia mais

O que é o site de Contas a Pagar de Comissões?

O que é o site de Contas a Pagar de Comissões? Guia de Procedimento O que é o site de Contas a Pagar de Comissões? O site de Contas a Pagar de Comissões é uma ferramenta destinada às agências de viagem. Inicialmente, será utilizado para a área financeira

Leia mais

VERSÃO PERFIL AUDITOR. Versão do Manual

VERSÃO PERFIL AUDITOR. Versão do Manual VERSÃO 3.3 - PERFIL AUDITOR Versão do Manual - 1.00 1 2 Histórico de versões Versão Data 1.00 14/12/07 Atualização Criação do Documento Autor Cayo Prado Créditos Coordenador de Desenvolvimento Marcos Soares

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA Prestadores de Serviços Tomadores de Serviços GUIA DO USUARIO FISCALIZAÇÃO DE RENDAS MUNICIPAIS 1 SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 03 2. RECURSOS DO SISTEMA 03 2.1 Tela

Leia mais

Página1 ATF ASSISTÊNCIA TÉCNICA FRAHM MANUAL DE UTILIZAÇÃO

Página1 ATF ASSISTÊNCIA TÉCNICA FRAHM MANUAL DE UTILIZAÇÃO Página1 ATF ASSISTÊNCIA TÉCNICA FRAHM MANUAL DE UTILIZAÇÃO Outubro de 2015 Página2 Índice 1. Como Acessar o Sistema ATF... 3 1.1 Método 1:... 3 1.2 Método 2:... 3 2. Conhecendo a Janela Inicial de seu

Leia mais

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO PAULO REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO MANUAL DO USUÁRIO Sumário INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA... 3 OBJETIVO DO MANUAL DO USUÁRIO... 3 1. ACESSANDO O SISTEMA... 4 2.

Leia mais

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados.

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. MANUAL DO USUÁRIO Copyright 2000-2017 Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste manual estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Os nomes e dados fornecidos

Leia mais

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE 1 NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe-Municipal) é um documento fiscal emitido no site da própria

Leia mais

INTRODUÇÃO O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL TIPOS DE SENHA Senha de unidade...

INTRODUÇÃO O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL TIPOS DE SENHA Senha de unidade... 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. O QUE É O EOL?... 2 2. ACESSANDO O EOL... 2 3. TELA INICIAL... 2 4. TIPOS DE SENHA...3 4.1 Senha de unidade...3 4.2 Senha Administrativa...3 4.3 Senha Master...4 5. EXAMES

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor MT-43-4-00004-0 Última Atualização 27/10/2017 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Enviar Documento Fiscal Eletrônico IV. Enviar Documento Fiscal Não Eletrônico

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner

Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner Versão Data Objetivo Autor 1.0 29/03/2016 Elaboração do Manual Leandro Duarte 1.1 19/05/2016 Inclusão de novas informações Leandro Duarte 1.2

Leia mais

Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil

Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil Responsável Fernando Marquardt Versão 1.1 24/04/2009 www.abcinteractive.com.br Rua Dr. Pedro Zimmermann, 2561 Sala2 101-102 - Itoupava Central - Blumenau SC - Fone:

Leia mais

INTERNAL ACESSO AO PORTAL

INTERNAL ACESSO AO PORTAL PORTAL DE SERVIÇOS Metso ACESSO AO PORTAL Para acessar o Portal de Serviços, utilize o seguinte link: http://www.metsopartners.com.br Neste endereço, entre na opção: Nota Fiscal de Serviço. 3 Metso Date

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores. Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br

Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores. Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br Página Inicial Exclusiva para auditores. 2 Para efetuar seu primeiro login clique em: Como obter o primeiro

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE MANUAL AUTORIZADOR ONLINE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É proibida a reprodução total ou parcial, de www.datanext.com.br qualquer forma ou por qualquer meio, sem a prévia autorização da Datanext. 0800

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário ENTRADA DE NOTA FISCAL 1 - LANÇAMENTO MANUAL 2 - IMPORTAÇÃO

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS Dezembro de 2018 Versão 1 Página 1 de 26 Apresentação O Sistema de Pesquisas da PUCRS (SIPESQ) tem por objetivo fazer o mapeamento das estruturas e projetos de pesquisa

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA

SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA MANUAL Sumário APRESENTAÇÃO... 3 Sobre a empresa... 3 Localização... 3 Como obter suporte técnico?... 3 CONHECENDO O SISTEMA... 4 Acesso ao sistema... 4 Solicitação

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno Portaria 0988/2013- GAB, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo:

Leia mais

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Este manual foi desenvolvido para orientar os servidores responsáveis pelo envio de notas fiscais ao Setor de Contabilidade, sobre os

Leia mais

Perguntas e respostas mais frequentes

Perguntas e respostas mais frequentes Perguntas e respostas mais frequentes Dúvidas? Aqui você encontra o passo a passo de como adotar uma cartinha da campanha Papai Noel dos Correios. Minha Conta (Minhas Cartas) Como atualizar os meus dados

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE MANUAL ONLINE COMO ACESSAR Para ter acesso ao autorizador on-line da Uniodonto Piracicaba siga os passos abaixo: Acesse www.uniodontopiracicaba.com.br e clique em PORTAL COOPERADO Em seguida, digite a

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2017 [ Versão

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Gestão de Serviços de TI ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. HISTÓRICO DE TICKETS IV. TICKETS a.

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO SUPRIMENTOS CONTROLLER

MANUAL DO MÓDULO SUPRIMENTOS CONTROLLER MANUAL DO MÓDULO SUPRIMENTOS CONTROLLER Objetivo da Rotina: - Realizar a solicitação de produtos e/ou serviços através do software Controller, por meio de requisição interna. Descrição da Rotina: - O colaborador

Leia mais

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 VERSÃO 6.8.0 FINALIZAÇÃO: 27 JUL. 2017 PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades da versão 6.8.0 do Autolac. Fique atento às últimas alterações do sistema.

Leia mais

Solicitação e Aprovação de acessos a programas Portal Condor (exceto para CLIENTES e/ou FORNECEDORES)

Solicitação e Aprovação de acessos a programas Portal Condor (exceto para CLIENTES e/ou FORNECEDORES) Solicitação e Aprovação de acessos a programas Portal Condor (exceto para CLIENTES e/ou FORNECEDORES) Visando otimizar o processo de solicitação de acessos a programas do Portal Condor, bem como, efetuaremos

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Escritório de Projetos e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA Fazemos parte do Claretiano Rede de Educação Sumário 1. Portal

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 16 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais