A descoberta do inconsciente. Sigmund Freud
|
|
|
- Wagner Galindo Aquino
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 A descoberta do inconsciente Sigmund Freud
2 Quem foi Freud? Médico austríaco, especialista em Neurologia e criador da psicanálise. Estudou medicina na Universidade de Viena. Permaneceu como estudante de medicina durante oito anos, três a mais que o habitual. Nascimento: 6/maio/1856 Morte: 23/setembro/1939. Vítima de um câncer de boca e mandíbula.
3 O que ele fez antes da criação da psicanálise? 1882: começa a trabalhar como cirurgião no hospital de Viena. 1885: estabelece-se como conferencista da Universidade de Viena : faz pesquisas com cocaína. Defendeu o uso dessa droga durante pouco tempo, pois percebeu as suas propriedades viciantes e destrutivas. 1885: Vai para Paris estudar e trabalhar com Charcort.
4 Hipnose - Charcot Segundo Charcot, era possível aliviar sintomas histéricos com sugestão hipnótica. Freud percebeu que na histeria os pacientes exibem sintomas que são anatomicamente inviáveis. Por exemplo na "anestesia de luva" uma pessoa não terá nenhuma sensibilidade na mão, mas terá sensações normais no pulso e no braço.
5 O que é histeria? O termo tem origem no termo médico grego hysterikos, que se referia a uma suposta condição médica peculiar a mulheres, causada por perturbações no útero, hystera em grego. O termo histeria foi utilizado por Hipócrates, que pensava que a causa da histeria fosse um movimento irregular de sangue do útero para o cérebro. Segundo a Psicanálise é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional. Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez, etc. Pessoas histéricas frequentemente perdem o autocontrole devido a um pânico extremo.
6 Autor: André Brouillet, 1887, Descrição da imagem: Professor Jean-Martin Charcot lecionando em Salpêtrière em Paris, França; mostra aos seus estudantes uma mulher ("Blanche" (Marie) Wittman) em transe ou hipnotisada..
7 Histeria Hipnose Freud Charcot, considerando a competência de Freud deu-lhe permissão para traduzir seus escritos para o alemão quando Freud voltasse a Viena. Com a cooperação do eminente médico Breuer, Freud explora a dinâmica da histeria. Inicialmente utiliza a hipnose como recurso terapêutico.
8 Traumas Freud Os sintomas dos pacientes histéricos baseiam-se em cenas do passado que Ihes causaram grande impressão mas foram esquecidas (traumas); a terapêutica, nisto apoiada, consistia em fazê-ios lembrar e reproduzir essas estado de hipnose (catarse). (Livro 6, p.17, ed. Brás.).
9 Abandono da hipnose e o início de um novo método. Freud abandona a hipnose, encorajando seus pacientes a falarem livremente e relatarem o que pensassem - "associação livre". Em 1896, Freud usa pela primeira vez o termo psicanálise para descrever seus métodos.
10 A Interpretação dos Sonhos Obra publicada por Freud em Nela está presente uma forma inovadora para os mecanismos psicológicos dos sonhos. O livro postula a ideia de um inconsciente e desenvolve um método para acessá-lo. Para Freud, os sonhos são projeções do inconsciente, são exteriorizações da vontade e do desejo humano. Pra ele, o sonho apenas remete aos desejos e revela atitudes do passado e não projeção para o futuro. É satisfação de desejos reprimidos no nosso inconsciente.
11 Sonhos - Freud Condensação O conteúdo manifesto é menor do quer o conteúdo latente. O contrário nunca acontece. Pode ocorrer de diferentes formas. Com o ocultamento de alguns acontecimentos do sonho latente, permitindo alguns fragmentos do conteúdo latente no sonho manifesto ou combinando vários elementos do conteúdo latente num único elemento do conteúdo manifesto. O que é conteúdo manisfesto? O que é conteúdo latente?
12 Sonhos - Deslocamentos O processo de deslocamento de intensidade psíquica é resultado da ação de uma força psíquica que atuará em dois sentidos: retirando a intensidade de elementos que possuem alto valor psíquico e criando, a partir de elementos com baixo valor psíquico, novos valores que vão penetrar no conteúdo dos sonhos. Juntamente com o processo de condensação, o deslocamento é um dos fatores dominantes que determinam a diferenciação entre o pensamento dos sonhos e o conteúdo dos sonhos. No livro, Freud, ao analisar um de seus sonhos, o "sonho da monografia de botânica", oferece um exemplo desse processo: "o ponto central do sonho era, evidentemente, o elemento "botânica", ao passo que os pensamentos do sonho concerniam às complicações e conflitos que surgem entre colegas por sua obrigações profissionais, e ainda à acusação de que eu tinha o hábito de fazer sacrifícios demais em prol de meus passatempos". O elemento "botânica", por si só, não ocupava um lugar central nos pensamentos dos sonhos (possuía baixo valor psíquico), mas foi sobredeterminado (repetido uma série de vezes), fazendo com que adquirisse novo valor, podendo remeter ao central dos pensamentos dos sonhos: atuou como uma "ponte" que uniu o conteúdo dos sonhos a seus pensamentos.
13 Exemplo de deslocamento No filme Valsa com Bashir, um dos personagens tem sonhos recorrentes com cachorros que rosnam, latem e correm numa rua. O tema central não são os cachorros correndo numa rua, mas sim, o que eles representam, aquilo a que eles remetem.
14 Resumo A Psicanálise é um método de tratamento psíquico e de investigação do inconsciente desenvolvido por Sigmund Freud ( ). Freud iniciou seu trabalho usando o hipnotismo com o objetivo de fazer com que as pacientes reproduzissem as situações traumáticas que estavam na origem de seus sintomas. Posteriormente, descobriu que os pacientes não precisavam ser hipnotizados e que a recordação por meio da sugestão (associação livre) e a interpretação dos sonhos, era um método mais eficaz para eliminar, alterar ou diminuir os sintomas da doença psíquica.
15 Pensamento de Freud O sucesso de Freud pode ser visto não só pelo interesse e debate que a psicanálise tem nos dias atuais, mas principalmente por suas ideias que se tornaram parte da cultura ocidental.
16 Freud: conceitos centrais a) Consciente, pré-consciente e inconsciente Consciente: Inclui tudo o que estamos cientes num dado momento; Pré-consciente.: É uma parte do inconsciente que pode tornar-se consciente com facilidade; são as porções acessíveis da memória. Inconsciente.: Nele concentram-se elementos instintivos, que não são acessíveis à consciência. Aí, estão as fontes de energia psíquica e pulsões ou instintos.
17
18 Freud: conceitos centrais b) Pulsões ou instintos: São pressões que dirigem o organismo para determinados fins. De acordo com Freud, os aspectos físicos dos instintos correspondem às necessidades e os aspectos mentais que podem ser denominados de desejos. Eles são as forças propulsoras que incitamos pessoas à ação. Recalque: Recalque, também conhecido como repressão, é quando a pessoa reprimi um desejo ou um impulso. Define o ato de reprimir, conter, deter, impedir e punir um indivíduo. Pode se transformar em uma patologia, como a histeria. É quando a pessoa tem qualquer desejo ou impulso que julga ser incorreto ou que traga muito desconforto e ela inconscientemente põe isso de lado, desaloja, tira do consciente e "esconde" no inconsciente. Isso é o recalque, uma pessoa recalcada é alguém que realiza isso.
19 Freud: conceitos centrais Compulsões: São comportamentos ou atos mentais repetitivos também chamados de rituais ou compulsões, como lavar as mãos, contar, repetir gestos ou frases, que o paciente executa geralmente em resposta a obsessões, com a finalidade de reduzir o desconforto ou apreensão que as acompanha, ou para prevenir desastres que imagina possam ocorrer, ou mesmo em virtude de regras autoimpostas, que devem ser seguidas rigidamente. Os rituais geralmente não possuem conexão realística direta com o que desejam prevenir ou neutralizar e são claramente excessivos. Podem ser observáveis ou encobertos (atos mentais como contar, repetir um número). As compulsões mais comuns são as de lavagem das mãos ou do corpo; verificação ou controle; repetições de ordem, arranjo, simetria, sequência ou alinhamento; colecionamento ou armazenagem de objetos; tocas, etc. Existem ainda compulsões mentais como repetir palavras, frases, números, orações; fazer contagens ou listas; marcar datas, etc.
20 Freud: conceitos centrais c) Id, ego e superego.
21 Freud: conceitos centrais c) Id, ego e superego. Ego (em alemão ich, "eu") designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do modelo triádico do aparelho psíquico. O ego desenvolvese a partir do Id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. É esse princípio que introduz a razão, o planejamento e a espera no comportamento humano. A satisfação das pulsões é retardada até o momento em que a realidade permita satisfazê-las com um máximo de prazer e um mínimo de consequências negativas. A principal função do Ego é buscar uma harmonização inicialmente entre os desejos do Id e a realidade e, posteriormente, entre esses e as exigências do superego. O Ego não é completamente consciente, os mecanismos de defesa fazem parte de um nível inconsciente.
22 Freud: conceitos centrais O superego (über-ich) divide-se em dois subsistemas: o ego ideal, que dita o bem a ser procurado; e a consciência moral (al. Gewissen), que determina o mal a ser evitado. O superego tem três objetivos: inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral); forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional); e conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ego ideal). O superego forma-se após o ego, durante o esforço da criança de introjetar os valores recebidos dos pais e da sociedade a fim de receber amor e afeição. Ele pode funcionar de uma maneira bastante primitiva, punindo o indivíduo não apenas por ações praticadas, mas também por pensamentos; outra característica sua é o pensamento dualista (tudo ou nada, certo ou errado, sem meio-termo). Costuma dizer-se que "o superego é o herdeiro do complexo de Édipo", uma vez que é nesse ponto que se dá a primeira censura ou corte através do tabu do incesto. Os psicopatas têm um id dominante e um superego muito reduzido, o que lhes tolhe o remorso, sobressaindo a falta de consciência moral. O superego nem sempre é consciente, muitos valores e ideais podem ser despercebidos pelo eu consciente.
23 Freud: conceitos centrais Id (em alemão es, "ele, isso") seria a fonte da energia psíquica (libido). É formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Funciona segundo o princípio do prazer (al. Lustprinzip), ou seja, busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo. O id não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição. Ele não tem contato com a realidade, e uma satisfação na fantasia pode ter o mesmo efeito de atingir o objetivo através de uma ação concreta. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, antissocial, egoísta e dirigido ao prazer. De acordo com os autores, o id seria completamente inconsciente.
24 Freud: conceitos centrais Modos de investigar/analisar o inconsciente: Sonhos Atos Falhos Associação livre Negação automática
SIGMUND FREUD ( )
SIGMUND FREUD (1856-1939) Uma lição clínica em La Salpêtrière André Brouillet (1887) JOSEF BREUER (1842-1925) médico e fisiologista tratamento da histeria com hipnose JOSEF BREUER (1842-1925) método catártico
Escola Secundária de Carregal do Sal
Escola Secundária de Carregal do Sal Área de Projecto 2006\2007 Sigmund Freud 1 2 Sigmund Freud 1856-----------------Nasceu em Freiberg 1881-----------------Licenciatura em Medicina 1885-----------------Estuda
Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana
Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana PALAVRAS-CHAVE Análise da Psique Humana Sonhos Fantasias Esquecimento Interioridade A obra de Sigmund Freud (1856-1939): BASEADA EM: EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
- Influenciado diretamente pela Psicanálise
Surrealismo - Influenciado diretamente pela Psicanálise A psicanálise é uma disciplina científica instituída por Sigmund Freud. Aquilo que chamamos de teoria psicanalítica é, portanto, um corpo de hipóteses
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Profa. Fátima Soares
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Fátima Soares Definições: A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano e todos os animais. Psicologia como ciência A psicologia
Freud e a Psicanálise
Freud e a Psicanálise Doenças mentais eram originadas de certos fatos passados na infância dos indivíduos; Hipnose (para fazer com que seus pacientes narrassem fatos do seu tempo de criança); Hipnose:
A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud
PSICANÁLISE A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud médico neurologista interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos, principalmente histéricos.
Psicanálise: as emoções nas organizações
Psicanálise: as emoções nas organizações Objetivo Apontar a importância das emoções no gerenciamento de pessoas Definir a teoria da psicanálise Descrever os niveis da vida mental Consciente Subconscinete
Principais correntes psicológicas do Século XX. Profª Bianca Werner Psicologia
Principais correntes psicológicas do Século XX Profª Bianca Werner Sigmund Freud Freud, judeu, nasceu em Viena no ano de 1856, onde formou-se em medicina. Ao terminar o curso, tornou-se aluno de neurologia
Sigmund Freud Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458
Sigmund Freud 1856-1839 Profª Karina Oliveira Bezerra p.456, 467 e 458 Inconsciente Freud, no início do século XX, pôs em questão o otimismo racionalista. Fez descobertas que, até agora, continuam impondo
Psicologia da Educação III. Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho
Psicologia da Educação III Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho Conteúdos desta aula - continuação Três teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano. Piaget; Freud; Vygotsky; Fórum da próxima
Estruturas da Personalidade e Funcionamento do Aparelho Psíquico
Estruturas da Personalidade e Funcionamento do Aparelho Psíquico Para Freud, a personalidade é centrada no crescimento interno. Dá importância a influência dos medos, dos desejos e das motivações inconscientes
PSICANÁLISE SIGMUND FREUD Nasceu na Freiberg, Morávia, em Ingressou na Universidade de Viena em 1873, tornando-se médico em Primeiramente,
Psicanálise PSICANÁLISE SIGMUND FREUD Nasceu na Freiberg, Morávia, em 1856. Ingressou na Universidade de Viena em 1873, tornando-se médico em 1881. Primeiramente, dedica-se à psiquiatria, concluindo que
Bárbara da Silva. Português. Aula 26 Interpretação de textos do Enem II
Bárbara da Silva Português Aula 26 Interpretação de textos do Enem II Saber ler e interpretar um texto é o primeiro passo na resolução de qualquer questão do Enem. A compreensão do enunciado é uma chave
Personalidade(s) e Turismo
Personalidade(s) e Turismo O que é Personalidade? Ela é inata ou aprendida? Personalidade/Personalidades É uma organização dinâmica de partes interligadas, que vão evoluindo do recém-nascido biológico
Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum
Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 6ª aula Psicopatologia
CEP CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS
CEP CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS As pulsões e suas repetições. Luiz Augusto Mardegan Ciclo V - 4ª feira manhã São Paulo, maio de 2015. Neste trabalho do ciclo V apresentamos as análises de Freud sobre
Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é...
Emergências Psiquiátricas Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes Doença Mental??? Ou Saúde Mental???? Prof Esp. Enfª Priscila Maria Marcheti Fiorin Saúde Mental é... Usado
MENSUTE 2014 PSICOPEDAGOGIA. Prof.ª Suzane Maranduba AULA 4. Freire e mandella
MENSUTE 2014 PSICOPEDAGOGIA AULA 4 Prof.ª Suzane Maranduba Freire e mandella 1 A MINHA PRÁTICA PESSOAL REFLETE A MINHA PRÁTICA PROFISSIONAL Suzane Maranduba sumário SUMÁRIO 1. Anamnese 2. Desenvolvimento
Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP
Ética e Organizações EAD 791 Prof. 30/Agosto/2017 FEA USP Aula de Hoje 30/08 1) Origens da Ética (Sócrates, Aristóteles) 2) Razão, Necessidade, Desejo, Vontade 3) Ética e Psicanálise Referências CHAUÍ,
PSICOLOGIA JURÍDICA. Profa. Dra. Sônia Ap Belletti Cruz
PSICOLOGIA JURÍDICA Profa. Dra. Sônia Ap Belletti Cruz 2017 LIÇÕES DE MEDICINA LEGAL (ALMEIDA JR e COSTA JR, 1982, p. 405 411; p. 475-487) PSICANÁLISE: - Uma das vertentes da Psicologia. - Freud (1842-1935)
CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS
CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS ANTES DE TUDO, O AMOR: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRANSFERÊNCIA EM FREUD E LACAN. Cláudia Sampaio Barral Ciclo V quarta feira/manhã São Paulo 2013 1 A primeira aparição do termo
Introdução à Psicanálise Prof Irisomar Fernandes. Psicanalista Clínico e Didata (vivo)
Introdução à Psicanálise Prof Irisomar Fernandes Psicanalista Clínico e Didata 27-992 246 450 (vivo) [email protected] Disciplinas comuns Módulos clínicos Introdução à psicanálise (a) Teoria Psicanalítica
PSICOLOGIA E MEDIUNÍSMO
VA DE FREUD PSICOLOGIA E MEDIUNÍSMO PSICANÁLISE Sigmund Freud (1856 Morávia 1939 Londres) Viveu em Viena Áustria Estudou Mdii Medicina na Universidade id d de Viena (1873 1880) Não pensavaemclinicar i
PSICANÁLISE: UM SOBREVÔO SOBRE A HISTÓRIA DE SIGMUND FREUD E DE SUAS IDÉIAS
1 PSICANÁLISE: UM SOBREVÔO SOBRE A HISTÓRIA DE SIGMUND FREUD E DE SUAS IDÉIAS Sandra Mara Volpi 1856: Nasce Sigmund Freud, onde hoje localiza-se a Tchecoslováquia, em uma família de origem judaica em que
Sigmund Freud ( ) foi um médico vienense que se especializou no tratamento de problemas do sistema nervoso e em particular, de desordens
PSICANÁLISE SIGMUND FREUD Sigmund Freud, o fundador da psicanálise na passagem do século XIX para o século XX, afirmava que ao construir sua teoria ele não pretendia formar convicções mas estimular o pensamento
FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS LUMNI CURSO PRESENCIAL 2018/19 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS LUMNI CURSO PRESENCIAL 2018/19 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SUMÁRIO Conheça todo o conteúdo do nosso curso de Formação de Terapeutas Módulo 1 - Psicanálise... 03 Módulo 2 - Regressão de
Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum
Curso de Atualização em Psicopatologia 2ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 2ª aula Diferenciação
Histeria e Fenômeno Somático
Histeria e Fenômeno Somático articulações do corpo e da alma mediante o desprazer Barbara Macedo Durão E como a doença não é algo que vem de fora, não é um corpo estranho e sim um modo de ser expressando-se
FREUD E ERIK ERIKSON. Psicologia do Desenvolvimento
FREUD E ERIK ERIKSON Psicologia do Desenvolvimento Sigmund Freud (1856 1939), médico austríaco Fundador da psicanálise. O aparelho psíquico ID o mais antigo, contém tudo que é herdado (sobretudo os instintos);
5 Referências bibliográficas
82 5 Referências bibliográficas BAKER, L. R. Attitudes in Action. Separata de: LECLERC, A.; QUEIROZ, G.; WRIGLEY, M. B. Proceedings of the Third International Colloquium in Philosophy of Mind. Manuscrito
A ETIOLOGIA DAS PSICONEUROSES NOS PRIMÓRDIOS DA PSICANÁLISE: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DOS QUADROS DE HISTERIA E NEUROSE OBSESSIVA,
A ETIOLOGIA DAS PSICONEUROSES NOS PRIMÓRDIOS DA PSICANÁLISE: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DOS QUADROS DE HISTERIA E NEUROSE OBSESSIVA, 1886-1897. Isabelle Maurutto Schoffen (PIC/CNPq-UEM), Helio Honda
PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 4. Professora: Nathália Bastos
PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 4 Professora: Nathália Bastos FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES Consiste no modo de funcionamento psicológico tipicamente humano. Ex: capacidade de planejamento,
O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado
O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado EU (EGO) (O Ego: das Ich) Há uma consciência atada a ele Controla acesso à motilidade Instância que mesmo dormindo detém o controle da censura
FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009
FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 APRESENTAÇÃO O Corpo de Formação em Psicanálise do Instituto da Psicanálise Lacaniana- IPLA trabalhará neste ano de 2009 a atualidade clínica dos quatro conceitos fundamentais
A REPETIÇÃO NO CAMPO CLÍNICO
A REPETIÇÃO NO CAMPO CLÍNICO Maria Teresa de Oliveira Mirás Psicóloga Virgínia da Silva Ferreira Psicóloga / Psicanalista Email: [email protected] RESUMO O presente artigo tem o propósito de discutir
ISSN: O SINTOMA FALTA DE DESEJO EM UMA CONCEPÇÃO FREUDIANA
O SINTOMA FALTA DE DESEJO EM UMA CONCEPÇÃO FREUDIANA Carla Cristiane de Oliveira Pinheiro * (UESB) Maria da Conceição Fonseca- Silva ** (UESB) RESUMO O objetivo deste artigo é avaliar a teoria Freudiana
O SINTOMA EM FREUD SOB UMA VISÃO PSICANALÍTICA NO HOSPITAL
O SINTOMA EM FREUD SOB UMA VISÃO PSICANALÍTICA NO Resumo: HOSPITAL Cláudio Roberto Pereira Senos, Paula Land Curi, Paulo Roberto Mattos Para os que convivem no âmbito do hospital geral, o discurso médico
ANÁLISE DIDÁTICA. ceevix.com. Prof Me. Irisomar Fernandes Psicanalista Clínico Analista Diadata
ANÁLISE DIDÁTICA ceevix.com Prof Me. Irisomar Fernandes Psicanalista Clínico Analista Diadata 27 992246450 O QUE É ANÁLISE DIDÁTICA? Todo psicanalista deve passar pelo processo das análise clínicas e didáticas;
A Concepção de Trauma em Sigmund Freud e Sándor Ferenczi
A Concepção de Trauma em Sigmund Freud e Sándor Ferenczi Fernanda Altermann Batista Email: [email protected] Esse trabalho surgiu de pesquisa realizada no Laboratório de Epistemologia e Clínica Psicanalítica
O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado
O EU (EGO) E O ID (1923) Professora: Laura Carmilo Granado EU (EGO) (O Ego: das Ich) Há uma consciência atada a ele Controla acesso à motilidade Instância que mesmo dormindo detém o controle da censura
Prof. Me. Renato R. Borges. facebook.com/prof. Renato.Borges -
1961 Prof. Me. Renato R. Borges A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação. Salmos 62:1 facebook.com/prof. Renato.Borges 1 Carl Gustav Jung nasceu em Kesswyl, na Suíça em julho de
Psicanálise. Boa Tarde! Psicanálise 26/09/2015. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica Prof.ª Ms.
Boa Tarde! 1 Psicanálise Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica Prof.ª Ms. Otília Loth Psicanálise Fundada por Sigmund Freud, é uma teoria que estabelece uma complexa estrutura mental
INTRODUÇÃO - GENERALIDADES SOBRE AS ADICÇÕES
SUMÁRIO PREFÁCIO - 11 INTRODUÇÃO - GENERALIDADES SOBRE AS ADICÇÕES DEFINIÇÃO E HISTÓRICO...14 OBSERVAÇÕES SOBRE O CONTEXTO SOCIAL E PSÍQUICO...19 A AMPLIDÃO DO FENÔMENO ADICTIVO...24 A ADICÇÃO VISTA PELOS
8 Referências bibliográficas
8 Referências bibliográficas ANDRÉ, S. A impostura perversa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. BARANDE, R. Poderemos nós não ser perversos? Psicanalistas, ainda mais um esforço. In: M UZAN, M. et al.
Evolução genética e o desenvolvimento do psíquismo normal No iníco, o lactente encontra-se em um modo de fusão e de identificação a uma totalidade
Estrutura Neurótica Evolução genética e o desenvolvimento do psíquismo normal No iníco, o lactente encontra-se em um modo de fusão e de identificação a uma totalidade fusional, em que não existe ainda
Freud. Psicanálise. A Psique A líbido O desenvolvimento psicossexual
Freud ea Psicanálise A Psique A líbido O desenvolvimento psicossexual Sigmund Freud (1856-1939) é o fundador da Psicanálise Biografia de Freud Nasceu a 6 de maio de 1856, em Freiberg, Moravia. (atualmente
O Complexo de Édipo e de Electra
O Complexo de Édipo e de Electra 12ºC BÁRBARA Nº4 MARTA Nº16 RAQUEL Nº20 O complexo de Édipo e de Electra, foi o tema escolhido por nós, porque foi aquele com o qual mais nos identificámos, uma vez que
Conceitos Básicos e História
Psicologia na Educação Aula 1 Conceitos Básicos e História Profa. Adriana Straube Nesta aula discutiremos sobre o conceito de psicologia. As origens da psicologia como ciência nascendo na Alemanha. História
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES UPENET/SES-PE (Parte I)
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES UPENET/SES-PE (Parte I) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental SELEÇÃO DAS QUESTÕES CRITÉRIO: - 10 questões; - Edital do concurso SES-PE; - Questões mais
Prof. Me. Renato Borges
Freud: Fases do desenvolvimento Prof. Me. Renato Borges Sigmund Freud Médico Nasceu em 1856 na República Tcheca e viveu em Viena (Áustria). Morreu em Londres em 1839, onde se refugiava do Nazismo. As três
DISCIPLINA: PSICOLOGIA METODOLOGIA - CIENCIA - PESQUISA ABORDAGEM TEÓRICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA METODOLOGIA - CIENCIA - PESQUISA ABORDAGEM TEÓRICA DOSCENTE: PROFª MsC. ANA LÚCIA BRAZ RIOS PEREIRA PSICOLOGIA Etimologicamente, a palavra Psicologia significa estudo ou ciência
ABORDAGEM PSICOTERÁPICA ENFERMARIA
I- Pressupostos básicos: 1- Definição: aplicação de técnicas psicológicas com a finalidade de restabelecer o equilíbrio emocional da pessoa pp. fatores envolvidos no desequilibrio emocional conflitos psicológicos
Nota: Este enunciado tem 6 páginas. A cotação de cada pergunta encontra- se no início de cada grupo.
PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2014/2015 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia
AUTO-HIPNOSE REPROGRAMAÇÃO MENTAL
AUTO-HIPNOSE REPROGRAMAÇÃO MENTAL INTRODUÇÃO O que é Hipnose? É a ultrapassagem do fator crítico da mente consciente e estabelecimento de um pensamento ou sentimento aceitável e seletivo. Teorias de estado
Conceitos Fundamentais Freudianos
Conteúdo Programático 1º Semestre Conceitos Fundamentais Freudianos Inconsciente, Pré-consciente e Consciência Os Mecanismos de Defesa Da Terapia Catártica ao Tratamento Psicanalítico Narcisismo e as Identificações
Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós
Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós A Natureza da Psique - livro de Jung - Claudio C. Conti Por que estudar Jung? pg 257 O Espiritismo enquanto fenômeno coletivo persegue, portanto, os
MECANISMOS DE DEFESA DO EGO. Prof. Domingos de Oliveira
MECANISMOS DE DEFESA DO EGO Prof. Domingos de Oliveira O método psicológico ou psicanalítico afirma que a origem da doença mental é decorrente de estados de perturbação afetiva ligada à história de pessoa.
A Interpretação dos sonhos na ótica freudiana
A Interpretação dos sonhos na ótica freudiana Antes de Sigmund Freud, os autores que estudavam os sonhos, preocupavam-se em responder principalmente as seguintes perguntas: Por que se sonha? O que provoca
2º Semestre de Aluno: Renata de Novaes Rezende. Ciclo IV Quarta-feira (manhã) Título: Uma breve reflexão sobre o filme Divertida Mente
2º Semestre de 2015 Aluno: Renata de Novaes Rezende Ciclo IV Quarta-feira (manhã) Título: Uma breve reflexão sobre o filme Divertida Mente O filme Divertida Mente, que tem como título original Inside Out,
Nome do Aluno: No. RA Turma Data: 03/11/2011 Semestre: 1º. ( ) Regimental ( ) 2ª. Chamada (X) Avaliação Continuada
Nome do Aluno: No. RA Turma Data: 03/11/2011 Semestre: 1º. ( ) Regimental ( ) 2ª. Chamada (X) Avaliação Continuada Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Turma Prova. Tempo de Prova 90 min Disciplina: Relacionamento
Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo
Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização
Paciente diagnóstico sindrômico
I- DIAGNÓSTICO SITUACIONAL Equipe tensões assistenciais regressivas de aniquilamento (desorg. do ego; medo da morte) diante do sofrimento e do desamparo diante das limitações profissionais Paciente diagnóstico
A PULSÃO DE MORTE E AS PSICOPATOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS. sobre o tema ainda não se chegou a um consenso sobre a etiologia e os mecanismos psíquicos
A PULSÃO DE MORTE E AS PSICOPATOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS Aldo Ivan Pereira Paiva As "Psicopatologias Contemporâneas, cujas patologias mais conhecidas são os distúrbios alimentares, a síndrome do pânico, os
Psicanálise Integrativa
Psicanálise Integrativa ENRIQUE DANIEL TOSI BENTANCUR Psicanalista 1 2 3 Quando você atinge a iluminação não se torna uma nova pessoa. Na verdade, você não ganha nada, apenas perde algo: se desprende de
SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICANÁLISE
SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICANÁLISE Apresentação da psicoterapia e do(s) modelo(s) teórico(s) subjacente(s) A Psicanálise é um método de investigação
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG
1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG Disciplina: Conceitos Fundamentais A 1º sem. 2018 Ementa: O curso tem como principal objetivo o estudo de conceitos
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: A PSICANÁLISE DE SIGMUND FREUD E A FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA.
COLÉGIO O BOM PASTOR FILOSOFIA- 3º ANO PROF. RAFAEL CARLOS MATERIAL COMPLEMENTAR FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: A PSICANÁLISE DE SIGMUND FREUD E A FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA. SIGMUND FREUD A nossa civilização é
Teorias Motivacionais
Teorias Motivacionais A perspectiva biológica A perspectiva Biológica da Motivação pode subdividir-se em 3 categorias: As contribuições genéticas para o comportamento motivado A Motivação como estimulação
INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA. Profa. Dra. Laura Carmilo granado
INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA Profa. Dra. Laura Carmilo granado Pathos Passividade, paixão e padecimento - padecimentos ou paixões próprios à alma (PEREIRA, 2000) Pathos na Grécia antiga Platão
O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO. Sigmund Freud
O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO Sigmund Freud 1 FREUD Em 1930 publicou Des Unbehagen in der Kultur ("Mal estar na Civilização") - Culturas neuróticas - Conceitos de Projeção, Sublimação, Regressão e Transferência.
Psicossomática: de Hipócrates à psicanálise
Psicossomática: de Hipócrates à psicanálise Rubens Marcelo Volich São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000 (Coleção Clínica Psicanalítica) Psicossomática: de Hipócrates à psicanálise Patrícia Lacerda Bellodi
PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social
O PAPEL DO OUTRO NA CONSTITUIÇÃO DO PSIQUISMO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONCEITO DE IDENTIFICAÇÃO EM FREUD Sabryna Valéria de Almeida Santos* (PIBIC-FA, Departamento de Psicologia, Universidade Estadual de
INTER-RELAÇÕES ENTRE INCONSCIENTE, AMOR E ÉTICA NA OBRA FREUDIANA
INTER-RELAÇÕES ENTRE INCONSCIENTE, AMOR E ÉTICA NA OBRA FREUDIANA 2015 Lucas Ferreira Pedro dos Santos Psicólogo formado pela UFMG. Mestrando em Psicologia pela PUC-MG (Brasil) E-mail de contato: [email protected]
TRAUMA E PULSÃO EM PSICANÁLISE
TRAUMA E PULSÃO EM PSICANÁLISE Aluno: Bruno Daemon Barbosa Orientador: Monah Winograd Introdução A teoria do trauma de Sándor Ferenczi e suas reformulações técnicas e teóricas na proposta terapêutica da
MOVIMENTO PSICANALÍTICO
MOVIMENTO PSICANALÍTICO Sigmund Freud (1856-1939) Psicanálise: escola psicológica que busca penetrar na dimensão profunda do psiquismo humano. Objeto de Estudo: o inconsciente Métodos: 1. Hipno-catártico
Preceitos éticos, legais e políticos: a história da psiquiatria no mundo e no Brasil e a evolução da assistência de enfermagem aos portadores de
Preceitos éticos, legais e políticos: a história da psiquiatria no mundo e no Brasil e a evolução da assistência de enfermagem aos portadores de transtorno mental Profª. Mônica Camilo O processo da qualidade
SEQUENCIA EMOCIONAL. Freud
SEQUENCIA EMOCIONAL Freud Sequência Emocional - Introdução Dentro da terapia psicanalítica a sequência emocional assume importante papel na análise dos problemas e sintomas trazidos pelo paciente. Ela
VOCABULÁRIO CONTEMPORÂNEO DE PSICANÁLISE. David Zimerman. Ed. Artmed
1 VOCABULÁRIO CONTEMPORÂNEO DE PSICANÁLISE Recalcamento, O ( Freud, 1915 ) David Zimerman Ed. Artmed Recalcamento ( no original alemão Die Verdrangung) constitui um dos cinco livros dos Trabalhos sobre
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN:
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 [email protected] Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Lacerda Bellodi, Patrícia
Nota: Este enunciado tem 7 páginas. A cotação de cada pergunta encontra-se no início de cada grupo.
PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2016/2017 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia
Semana de Psicologia PUC RJ
Semana de Psicologia PUC RJ O Psicólogo no Hospital Geral Apresentação: Decio Tenenbaum Material didático e concepções: Prof. Abram Eksterman Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital
Ao término desta unidade, você será capaz de:
Aula 02 PRINCIPAIS ESCOLAS Objetivos de aprendizagem Ao término desta unidade, você será capaz de: Conhecer as principais escolas da Psicologia Compreender as principais Correntes teóricas da Psicologia.
A auto-sabotagem na mente e no corpo do paciente. Jaime Ferreira da Silva, CBT APAB
an A auto-sabotagem na mente e no corpo do paciente Jaime Ferreira da Silva, CBT APAB A Análise Bioenergética como Psicoterapia Uma psicoterapia é um processo de auto-descoberta, auto-afirmação e auto-conhecimento
Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005
Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 A clínica do sintoma em Freud e em Lacan Ângela Batista * O sintoma é um conceito que nos remete à clínica, assim como ao nascimento da psicanálise. Freud o investiga
O MANEJO DA TRANSFERÊNCIA: ARTICULAÇÕES ENTRE FREUD E WINNICOTT A PARTIR DE ESBOÇO DE PSICANÁLISE
O MANEJO DA TRANSFERÊNCIA: ARTICULAÇÕES ENTRE FREUD E WINNICOTT A PARTIR DE ESBOÇO DE PSICANÁLISE Priscila Frehse Pereira Robert Esboço de Psicanálise foi escrito por Freud de julho a setembro de 1938,
Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 8 de Maio de Duração da Prova 120 minutos
Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 8 de Maio de 2017 Duração da Prova 120 minutos Nome: Classificação: Assinaturas dos Docentes: Notas Importantes: A prova de
SUPEREU: NOTAS SOBRE LEI E GOZO. Freud nomeou o supereu como herdeiro do complexo de Édipo, mas não deixou
SUPEREU: NOTAS SOBRE LEI E GOZO Paula Issberner Legey Freud nomeou o supereu como herdeiro do complexo de Édipo, mas não deixou de notar que as coisas não se esgotavam nisso. Ao criar o termo em O eu e
Sigmund Freud ( )
Sigmund Freud (1856-1939) Na Moravia, em 06 de maio de 1856, nasceu Sigmund Freud, o fundador da Psicanálise. Morreu em 23 de setembro de 1939, em Londres, onde viveu seus últimos anos, exilado pelos efeitos
