Proposta Técnica Hosting Dedicado. PROPOSTA TÉCNICA UOLDIVEO OPT-13/72952-A Página: 1/50

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Proposta Técnica Hosting Dedicado. PROPOSTA TÉCNICA UOLDIVEO OPT-13/72952-A Página: 1/50"

Transcrição

1 Página: 1/50 Prpsta Técnica Hsting Dedicad

2 Página: 2/50 Sã Paul, 20 de setembr de À LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS Referente à Prpsta UOLDIVEO OPT-13/72952-A Atendend slicitaçã de Vssa Senhria, apresentams uma prpsta de sluçã integrada de tecnlgia para atender as expectativas da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS cm relaçã as serviçs de infraestrutura de TI. Clcams à dispsiçã da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS nssa experiência de serviçs de excelente qualidade prestads a mercad crprativ. Desenvlvems esta Prpsta cm cmprmiss de ferecer a sluçã mais aderente às necessidades de negócis da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. Agradecems a prtunidade e ns clcams à sua inteira dispsiçã para eventuais esclareciments que frem necessáris. Atencisamente, ALECSANDRO CARVALHO Arquitet de Sluções Especialista

3 Página: 3/50 Sumári: Sumári:... 3 Acrd de Cnfidencialidade:... 5 Apresentaçã:... 6 Sbre UOLDIVEO:... 6 Prtfóli de Serviçs:... 7 Experiência d UOLDIVEO:... 8 Qualidade:... 9 Certificações:... 9 Parceirs: Clientes: Prpsta: Objetiv: Instruções Preliminares: Sluçã Técnica: Cnsiderações à Prpsta: Anex - Serviçs Data Center: Gestã de Hardware e Infraestrutura avançada: Detecçã de Events: Mnitraçã e Gerenciament de Cnexã IP: Mnitraçã e Gerenciament de Infraestrutura: Mnitraçã e Gerenciament de Hardware: Gerenciament de Incidentes: Gerenciament de Prblemas: Gerenciament de Mudanças: Gerenciament de Relacinament cm s Clientes (Service Desk): UOLDIVEO Firewall: UOLDIVEO Antivírus: UOLDIVEO SCALE Backup:... 26

4 Página: 4/50 Cnsiderações Gerais: Descriçã das Mdalidades ds Serviçs: Retençã ds Backups: Prtal de Mnitraçã UOLDIVEO: Health Check Datacenter: Anex - SLA (Service Level Agreements): Serviçs Opcinais: Serviçs à Aplicaçã: Anex Infraestrutura: Data Center UOLDIVEO Tambré Aspects Gerais: Sistema Redundante de Energia Elétrica: Sistema redundante de climatizaçã: Sistema de detecçã e prevençã de incêndi: Segurança Física: Supervisã Predial: UOLDIVEO Backbne IP: Anex Infraestrutura: Data Center UOLDIVEO Glete Aspects Gerais: Sistema de Cntrle de Acess: Sistema de Detecçã e Cmbate a Incêndi: Infraestrutura Física para Racks e Cages: Sistema Elétric: Cnectividade: Sistema de Refrigeraçã: Centr de Mnitrament:... 50

5 Página: 5/50 Acrd de Cnfidencialidade: Tdas as infrmações cntidas neste dcument sã estritamente cnfidenciais e sã frnecidas para a finalidade exclusiva de descrever tecnicamente as sluções UOLDIVEO a pedid da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS, e nã deverã ser utilizadas para nenhuma utra finalidade. Cm relaçã as serviçs aqui descrits, cas a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS venha a esclher um frnecedr que nã seja UOLDIVEO, u que nã selecine nenhum frnecedr dentr ds 15 dias a partir da data desta prpsta, a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS cncrda em devlver tdas as infrmações exclusivas e cnfidenciais d UOLDIVEO, incluind, mas nã se limitand a este dcument, e nã utilizará nem revelará estas infrmações de nenhuma frma de md a ganhar uma vantagem empresarial desleal para si mesma, suas subsidiárias, assciações u parceirs de nenhuma frma, para prtunidades empresariais subsequentes nas quais pssa estar direta u indiretamente fazend cncrrência a UOLDIVEO. A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS nã publicará nem revelará estas infrmações, nem n td u em parte, sem permissã prévia e pr escrit d UOLDIVEO. Muits ds nmes de serviçs e de empresas referidas neste dcument sã marcas registradas. Tdas elas sã recnhecidas mediante esta declaraçã.

6 Página: 6/50 Apresentaçã: Sbre UOLDIVEO: O UOLDIVEO tem cm fc a excelência na prestaçã de serviçs em Outsurcing de TI para segment crprativ de médi e grande prte. Cm quatr Data Centers interligads pr uma rede própria, UOLDIVEO e destaca-se pel acmpanhament cnstante da evluçã das necessidades de seus clientes, ferecend prduts e serviçs de alta tecnlgia, qualidade e rapidez na entrega. Para fcar n atendiment a empresas de médi e grande prte, a lng ds últims ans fram adquiridas empresas recnhecidas na prestaçã de serviçs de telecmunicações e de tecnlgia da infrmaçã, DHC Outsurcing e Dive Bradband Netwrks Inc, cm mais de 10 ans de atuaçã ns mercads brasileir e internacinal. Para garantir a excelência na prestaçã ds serviçs vltads à aplicaçã, fram adquiridas as empresas Tech4B, recnhecida pr suas sluções de Quality Assurance e Perfrmance, Bldcrn, especializada em sistemas de pagaments n-line, Uni5, empresa especializada em sistemas de integraçã em cadeias prdutivas, Slv, que atende a gestã de infraestrutura em multiplatafrma e Cmpass, recnhecida cm excelência na prestaçã de serviçs middleware Oracle. O UOLDIVEO cnta cm mais de prfissinais que pssuem ampla experiência n mercad de gerenciament de redes crprativas e utsurcing de tecnlgia da infrmaçã. Uma equipe dispsta a auxiliar sucess ds clientes, frnecend sluções integradas de alt valr agregad.

7 Página: 7/50 Prtfóli de Serviçs: Nss ampl prtfli é cmpst pr sluções integradas que pssibilitam eficiência peracinal agregand valr a seu negci independente d segment de mercad. Cm a Infraestrutura de TI d UOLDIVEO, seu negóci cnta cm a segurança de um ds melhres data centers d país, uma série de serviçs e prfissinais qualificads, que facilitarã dia a dia de suas perações. Nssa rede de Telecmunicações garante alta cnectividade e cnfiabilidade para tráfeg de vz, dads e vídes, trazend ecnmia e agilidade para sua empresa. O prtfli de Serviçs à Aplicaçã cbre td cicl de vida de uma aplicaçã cm fc na melhria da experiência d usuári final e a maximizaçã da utilizaçã da infraestrutura de TI. Destaca-se, também, a pssibilidade de peraçã em Data Centers de terceirs u d própri cliente. Em Pagaments, sua empresa encntrará sluções de e-cmmerce, dcuments fiscais eletrônics e gerenciament de frnecedres e ferramentas de visã estratégica. Para ferecer uma linha de sluções em Clud, UOLDIVEO criu a família v/care que garante escalabilidade, elasticidade e simplicidade para suas perações. Na Cnsultria e Gvernança, é pssível fazer um diagnóstic cmplet da peraçã de TI, além de auxiliar na implementaçã das melhrias necessárias.

8 Página: 8/50 Experiência d UOLDIVEO: Dads que cmprvam nssa rbustez e experiência: Realizams diariamente mais de backups gerand um increment de dads da rdem de 150 TBytes/dia; Armazenams mais de 10PBytes de dads nde estã hspedadas mais de 90% das principais empresas de E-cmmerce d mercad brasileir Nss Backbne de acess à Internet pssui mais de 150Gbits/s de capacidade de tráfeg e mais de pnts de presença n Brasil. Nele trafegam: + de 3.7 milhões de transações de Ecmmerce/mês; seções/seg simultâneas de streaming; 7 Bilhões de page views/mês e mais de 34 milhões de visitantes únics pr mês; Enviams mais de 2 Milhões e recebems mais de 45 Milhões de s pr hra, ( mensagens sã recebidas pr segunds - mais de 1 Bilhã de s sã enviads pr dia) send que 38 milhões de spams sã blqueads pr hra, u seja 85% d ttal; Capacidade de crrelacinar mais de 2 Bilhões de events em temp real; Gerenciams mais firewalls e administrams mais de regras de segurança; Mnitrams mais de elements ativs dentr de nssa infraestrutura de Data Centers e Rede; Administrams mais de 14 milhões de caixas pstais ativas; Gerenciams mais de dmínis de internet; Administrams mais de instâncias de bancs de dads; Suprtams mais de clientes crprativs send que mais de 100 sã prvenientes d mercad financeir e ainda mair prtal de língua prtuguesa d mund.

9 Página: 9/50 Qualidade: Através das melhres práticas de gestã de serviçs de TI, cnduzims plans de melhria cntínua que visam à manutençã d negóci bem cm a satisfaçã de nsss clabradres e clientes. Para iss, desenvlvems nsss prcesss baseads ns requisits da ISO/IEC 27001, ISAE 3402 (SAS 70), PCI, SOX, e metdlgias ITIL v3 e CbiT Certificações: EMPRESA: Fcand na Segurança, Qualidade, Desempenh e Cnfiabilidade, pssui as seguintes certificações: PROFISSIONAIS: Prfissinais altamente qualificads e certificads para prver serviçs de elevad nível de qualidade:

10 Página: 10/50 Parceirs: Para atender as necessidades ds nsss clientes, ferecems sluções para seu negci. Para iss cntams cm diversas parcerias tecnlógicas na qual se destacam: Clientes: O UOLDIVEO pssui mais de 3 mil clientes. Dentre eles destacam-se: O UOLDIVEO pssui também mair prtal B2B d setr calçadista n Brasil, nde se integram 60% da cadeia de supriments d calçad nacinal; O UOLDIVEO pssui mair gateway de pagaments das cmpanhias aéreas d Brasil e, além diss, pssui a mair representatividade d pnt de vista de prcessament de ntas fiscais eletrônicas na cadeia de águas e refrigerantes.

11 Página: 11/50 Prpsta: Objetiv: Apresentar uma Prpsta Técnica que venha suprir as necessidades de uma Sluçã relacinada à infraestrutura de IT da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. Instruções Preliminares: A presente prpsta cntempla a sluçã de serviçs gerenciads pel UOLDIVEO denminad Hsting Dedicad Virtual, que cnstitui frneciment de equipaments (servidres, equipaments de cnectividade, segurança etc.) e sftwares (Sistema Operacinal), cnfrme especificada n item Sluçã Técnica. O ambiente da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS usufruirá: Banda de acess à Internet através d Backbne IP d UOLDIVEO de alta dispnibilidade e capacidade (quand aplicável); Sistema Redundante de Energia Elétrica: cm geradres redundantes, UPS independentes e alimentaçã pr mais de uma subestaçã elétrica; Sistema de climatizaçã redundante de alta precisã; Sistema de Autmaçã Predial; Segurança Física através de câmeras, sensres de detecçã de intrusã, sistemas de cntrle de acess etc.; Sistema de detecçã e prevençã de incêndi; Pis elevad; Acmpanhament de níveis de serviç, alarmes e características de acess a Ambiente através de web site segur (Prtal de mnitraçã UOLDIVEO). Ver maires detalhes de infraestrutura em Anex.

12 Página: 12/50 Sluçã Técnica: A sluçã prpsta à LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS cntempla Hsting de: Tplgia da sluçã de Data Center:

13 Página: 13/50 Elements da Sluçã de Data Center: 01 x Servidr Virtual Padrã x86, vcare VPS 4, cada um cm: Prcessament: 04 vcpu de 2,4 GHz; Memória: 08 GB de memória RAM; Armazenament: 240 GB úteis em unidade de Strage extern; Licença de Sftware: Sistema Operacinal: 01 x Windws 2008 DataCenter Editin. 02 x Servidres Virtuais Padrã x86, vcare VPS 5, cada um cm: Prcessament: 08 vcpu de 2,4 GHz; Memória: 16 GB de memória RAM; Armazenament: 500 GB úteis em unidade de Strage extern; Licença de Sftware: Sistema Operacinal: 01 x Windws 2008 DataCenter Editin. 01 x Servidr Físic Padrã x86, cm: 01 prcessadr Intel Xen Quad-Cre; 08 GB de memória RAM; 02 discs rígids de 146 GB SAS em RAID1; 02 interfaces Ethernet 1000Base-T. Licença de Sftware: Sistema Operacinal: 01 x Windws 2008 Standard Editin. Switches de Rede: Switch Dedicad: Frneciment em Hsting Dedicad de 01 equipament de Rede, layer 2, cada um cm 24 prtas 10/100/1000. Firewall Dedicad Virtualizad: Frneciment de 01 instância de firewall virtual dedicada, baseada em platafrma Frtinet (cnfigurada em alta dispnibilidade), adicinalmente à mdalidade cmpartilhada - Firewall Advanced, incluída n pacte de serviçs de acess Internet, prvend alt nível de segurança através de dis níveis de cntrle de sessões. O primeir nível de equipaments, Firewall Advanced, cntrla sessões de usuáris cm a rede pública (DmZ), estabelecend regras para acess as servidres HTTP. O segund nível, Firewall Dedicad, pssibilita a criaçã de znas de segurança, VLAN (Virtual Lcal Area Netwrk) em cnjunt cm s switches d ambiente;

14 Página: 14/50 O UOLDIVEO prpõe a criaçã de a mens 03 znas de segurança: VLAN 01 Zna cm acessibilidade à Internet, prém segura pr dis níveis de firewall; VLAN 02 Zna segura para banc de dads e aplicativs sem necessidade de acess diret à Internet; VLAN 03 Zna de cnectividade, para prteçã ds acesss prvenientes ds links cm as lcalidades da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. Características Thrughput Firewall Thrughput VPN IPSec Virtual Firewall Até 200 Mbps Até 75 Mbps Túneis VPN IPSec cncrrentes Até 50 Usuáris VPN SSL cncrrentes Até 50 Sessões Cncrrentes Até Nvas Sessões/Segund Até 500 Plíticas de Firewall Até 300 Certificações ** **ICSA Labs Certified: Firewall, Antivirus, IPS, IPSec VPN, SSL-VPN; NSS Labs Apprved (UTM); Cmmn Criteria (EAL 4+); FIPS Serviçs de Data Center: GERENCIAMENTO DO AMBIENTE: Os seguintes serviçs fram cnsiderads para ambiente a ser hspedad: Gestã de Hardware e Infraestrutura avançada para 03 servidres virtuais: Detecçã de Events; Gerenciament de Banda IP; Gerenciament de Infraestrutura; Gerencia de Hardware; Gerenciament de Incidentes; Gerenciament de Prblemas; Gerenciament de Mudanças; Gerenciament de Relacinament cm Cliente (Service Desk).

15 Página: 15/50 UOLDIVEO SCALE BACKUP: Esta prpsta técnica cntempla a(s) seguinte(s) mdalidade(s) d UOLDIVEO SCALE BACKUP: UOLDIVEO SCALE BACKUP Mdalidade PLATINUM BASE: Abrangência: Serviç cntemplad para 03 servidres virtuais; Tip de Backup: File System de sistema peracinal e arquivs; Sessões: Semanais integrais (cm guarda pr até 30 dias) e diárias incrementais (cm guarda pr até 15 dias); Quantidade Ttal de Dads: backup de até 01 TB a ser dividid entre tds s servidres atendids pr esta mdalidade de backup. Nã está cntemplad backup n-line de banc de dads e aplicações. O backup ds mesms será executad através de dump. O dump deverá ser gerad pel cliente, nde UOLDive será respnsável apenas pel backup da área de dump. Deve ser criad um vlume exclusiv para a área de dump, n cas de SO MS-Windws Server, uma letra. PROVIMENTO DE ACESSO À INTERNET: UOLDive Flat: Cnexã redundante à Internet através da mdalidade UOLDIVEO Flat nde a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS será tarifada pela franquia de 08 Mbps. Crss-Cnexões: Frneciment de 01 Cnexões Físicas em interface UTP Cat6 para intercnexã cm ambiente vcare VPS.

16 Página: 16/50 Health Check Datacenter: O períd cmpreendid entre a assinatura d cntrat de serviçs e mment em que a respnsabilidade sbre s serviçs cntratads tenham sid transferids para prvedr é definid cm Transiçã. Os principais bjetivs da transiçã sã de garantir que a passagem ds serviçs crra dentr ds prazs acrdads e de frmas suave, minimizand a prbabilidade de impact sbre s serviçs da rganizaçã cntratante u sua interrupçã. Cm intuit de viabilizar uma transiçã eficaz, UOLDIVEO desenvlveu prdut UOLDIVEO Health Check Datacenter, que cnsiste em um cnjunt de reuniões, levantaments, entrevistas, análises, recmendações e prcesss que permitem elabrar plan de migraçã e diagnsticar antecipadamente ptenciais prblemas, prver cntrles e tratament relativs a cada um ds fatres de risc identificads, send númer de fatres de risc e esfrç requerid para gerenciá-ls funçã d escp, da cmplexidade ds serviçs cntratads e aplicações suprtadas pel ambiente. Esta prpsta cntempla a ferta d UOLDIVEO Health Check Datacenter nível 1 para até 03 servidres d ambiente a ser analisad. Resum ds elements cntemplads em cada nível de ferta: Execuçã d kick ff intern Nível - 0 Execuçã d kick ff cm cliente Análise estática de infraestrutura nível 0 (inventári sistemas + infra) Análise ds chamads d ambiente legad (SISTEMAS + SERVIDORES) Cheklist das melhres práticas de TI Análise de Metdlgia de Desenvlviment de Sftware - MDS Nível - 1 Análise de Arquitetura de Sftware e Padrões de Sistemas Análise das qualidades ds códigs fntes ds sistemas (pr amstragem) Análise estática de infraestrutura (verificaçã de cnfiguraçã) Análise d prcess de mudanças

17 Página: 17/50 Cnsiderações à Prpsta: Praz de Instalaçã Data Center: Em até 45 dias crrids; A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS é respnsável pel dimensinament e especificaçã ds servidres, ds links de cmunicaçã e de qualquer utr insum mencinad, u nã, nessa prpsta; Alterações slicitadas pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS n escp inicial d prjet pdem gerar cust adicinal. Esse cust pderá ser repassad integralmente a mesm, ficand a critéri d UOLDIVEO essa decisã; Os equipaments, sftwares e serviçs descrits na prpsta serã adquirids, dispnibilizads e gerenciads pel UOLDIVEO, ficand a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS respnsável pr adquirir, implantar e administrar suas aplicações e demais elements nã especificads; Prduts de terceirs (hardware, sftware etc.) dedicads a prjet seguirã cicl de vida padrã ds fabricantes, send assim, fica a critéri d UOLDIVEO frnecer u nã suprte as itens mencinads quand estes estiverem fra de seus cicls de vida (nã haverá SLA para prduts que estiverem cm seu cicl de vida encerrad pels fabricantes); O UOLDIVEO se reserva direit de alterar qualquer tip de frnecedr, marca, u versã de sftware de prduts utilizads em seu prtfóli padrã de serviçs sem prejuíz as serviçs da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS pr questões de atualizaçã tecnlógica u adequaçã a padrões de mercad. O UOLDIVEO se respnsabiliza em cmunicar previamente qualquer tip de alteraçã em seu ambiente; Verificand-se a necessidade de um mair de númer de licenças (pr aument de usuáris, trca de licenciament e/u aument de númer de CPUs) e/u trca de versã de sftware (pr questões de funcinalidades e/u upgrade de versã, cas nã cntemplad cntrat de manutençã) frnecid pel UOLDIVEO, valr das mesmas será acrescid na mensalidade d mês cnsecutiv; O UOLDIVEO indica que tdas as licenças de prduts e sistemas peracinais sejam baseadas em arquitetura 64bits. Caberá a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS validar se ist se aplica as seus ativs; Havend alteraçã de valres das licenças (sftware u hardware) utilizadas n prjet, UOLDIVEO pderá repassar integralmente s custs a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. Cas seja necessári repasse, as alterações serã infrmadas a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS cm 30 (trinta) dias de antecedência; Cm relaçã à cnectividade, tds s links de cmunicaçã necessáris (excluind-se a banda de acess à Internet n IDC) serã cntratads e gerenciads pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS, ficand UOLDIVEO respnsável pela crss-cnexã (cabeament) entre a sala de peradras, nde estã lcalizads s DGs das peradras, cm Pnt de Presença n IDC, e DG lcalizad na área ds equipaments da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS;

18 Página: 18/50 Smente serã aceits links de acess de Operadras Terceiras aquelas que pssuem pnt de Presença n Data Center UOLDIVEO. Qualquer utr mei, cm via DG d Cndmíni Walter Trres, n DTC TAMBORÉ, u DTC GLETE deverá ser tratad cm Prjet Especial mediante estud. Esta prpsta nã cntempla qualquer tip de instalaçã ds links n DG d Cndmíni Walter Trres, n DTC TAMBORÉ, u DTC GLETE; Os servidres pssuirã a mens 03 placas de rede (01 para cnexã a rede ativa, 01 para rede passiva e 01 para rede de gerenciament/backup d UOLDIVEO); Tda estrutura de cabeament ds Servidres será de respnsabilidade d UOLDIVEO; Vlumes em Strage UOLDIVEO para cmpartilhament de unidade física pr váris servidres, NAS (netwrk attached strage), nã fazem parte d escp desta prpsta; A migraçã de dads de qualquer estrutura existente da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS, para ambiente ns Datacenters UOLDIVEO, nã está cntemplada n escp desta prpsta. Cas necessári, deverá existir refinament técnic aprimrad para geraçã de prpsta técnica/cmercial adicinal; A lng da execuçã d prjet de implantaçã, na eventualidade da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS definir alterações e/u adições n escp definid n prjet inicial, UOLDIVEO as entenderá cm uma slicitaçã de Mudança de Escp, na qual a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS recnhece que pssíveis atrass pderã crrer sem prvcar qualquer tip de ônus a UOLDIVEO. As slicitações de mudanças seguirã seguinte prcess: A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS, através de seu Gerente de Prjets (GP), entregará a slicitaçã de mudança de escp pr escrit a GP d UOLDIVEO; O UOLDIVEO analisará a slicitaçã e as ações necessárias a atendiment. Esta análise terá priridade menr que a execuçã d escp riginal d prjet, cabend a UOLDIVEO, através de seu GP, prnunciar sua respsta frmal, que pderá ser: A slicitaçã é de rápida e fácil implementaçã, lg, sem ônus adicinal a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS - UOLDIVEO aceitará a slicitaçã e implementará as alterações necessárias; A slicitaçã é de implementaçã nã trivial, lg, cm ônus adicinal a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS - UOLDIVEO rçará s custs extras e, mediante aprvaçã destes pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS, implementará as alterações necessárias. Será verificada a pssibilidade de custs adicinais. Havend esta necessidade, gerente cmercial infrmará esta precificaçã adicinal à próxima mensalidade da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS

19 Página: 19/50 ELETRICOS e UOLDIVEO definirã nv crngrama d prjet, que será a base para as atividades restantes. A cnclusã da transiçã dentr d períd de temp acrdad depende d UOLDIVEO receber as infrmações necessárias da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS e bter acess as recurss, as funcináris e às instalações da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS em temp; Mediante prpsta adicinal, UOLDIVEO pde prpr a elabraçã de serviçs pcinais cm Husekeeping de banc de dads (limpeza de banc de dads cm grande vlume), cde scan (análise de qualidade d códig de prgramas inerentes a ambiente), Web Lading Testing (teste de carga) u Mnitria de Negóci (transações críticas de negóci), prprcinand melhras para ambiente da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS cm um td e melhr aprveitament d hardware; Nã está inclus nesta prpsta prduts designads cm BIA (Business Impact Analysis) u Plan de Cntingência, pis UOLDIVEO entende que estes elements devem ser elabrads pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. Cas estes elements sejam necessáris, UOLDIVEO pderá apresentar prpsta técnic/cmercial adicinal, cas desejad; Cas s mdels de prcessadres ds servidres descrits na Prpsta Técnica nã estejam dispníveis, UOLDIVEO frnecerá um mdel de prcessadr superir; Nã é permitida a utilizaçã de regras ANY/ANY, n Firewall Advanced d ambiente cmpartilhad.

20 Página: 20/50 Anex - Serviçs Data Center: Gestã de Hardware e Infraestrutura avançada: Detecçã de Events: As cletas de infrmações estatísticas sbre s dispsitivs de rede e links gerenciads variam de acrd cm as características de cada dispsitiv. Pr sua vez, a cleta de estatísticas se altera de acrd cm a implementaçã d agente SNMP (Simple Netwrk Management Prtcl) instalad n dispsitiv, que significa que pderems ter infrmações diferentes para um mesm tip de dispsitiv. Relatóris técnics sã frnecids mediante slicitaçã, de maneira ff-line (sem a interaçã cm prtal de mnitraçã d UOLDIVEO). Os principais relatóris dispnibilizads sã: Incidentes e Events crrids n períd d mês anterir; Relatóri Gerencial para demnstraçã d cumpriment ds níveis de serviç cntratads SLA; Relatóri das manutenções prgramadas durante períd d mês anterir. Mnitraçã e Gerenciament de Cnexã IP: O UOLDIVEO será respnsável pr mnitrar e gerenciar a cnexã IP dispnibilizada para a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS (quand aplicável), visand garantir a sua dispnibilidade e Desempenh da Rede IP (Perfrmance). Mnitraçã e Gerenciament de Infraestrutura: O UOLDIVEO será respnsável pr mnitrar e gerenciar a infraestrutura dispnibilizada para a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS, visand garantir que a mesma atenda as especificações adequadas em terms de frneciment de energia, climatizaçã, prteçã cntra incêndis, segurança física, entre utrs. Mnitraçã e Gerenciament de Hardware: O UOLDIVEO será respnsável pr mnitrar e gerenciar Hardware dispnibilizad para a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS, efetuand a trca de peças cm falhas através d banc de equipaments substituts (Spare Parts) lcal, de acrd cm s temps definids em SLA. O UOLDIVEO verifica s dispsitivs gerenciads em intervals de temp para a detecçã de falhas u perda de cntat. Uma falha pde ser detectada através de um pling (verificaçã da atividade d Dispsitiv) u através de um Trap que é enviad pel element mnitrad.

21 Página: 21/50 Gerenciament de Incidentes: A atividade de Gerenciament de Incidentes é prcess de Detectar, Islar e Crrigir u cntrnar mudanças de estad que impactem serviç, visand minimizar temp de indispnibilidade. Td cicl acima é apiad através d prcess de gerenciament de Incidentes cm a aplicaçã de prcediments ns diverss elements da estrutura de serviçs. Registrams as atividades relacinadas a incidente n sistema de CRM UOLDIVEO. Td este prcess é suprtad também pel Gerenciament de Events (alertas pró-ativs), Gerenciament de Prblemas (tratament/crreçã de causa raiz ds maires fensres) e Gerenciament de Escalada (infrmaçã autmática para a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS via e ns cass crítics de indispnibilidade ttal via telefne). Diagnóstic de Falhas: Quand qualquer element de respnsabilidade d UOLDIVEO apresentar alguma falha, UOLDIVEO frnecerá, inicialmente, suprte técnic remt para determinar a causa da falha. Cas necessári UOLDIVEO enviará um técnic a lcal para slucinar prblema. O suprte técnic remt estará dispnível dentr e fra d hrári cmercial, desde que s prblemas reclamads estejam presentes na sluçã frnecida pel UOLDIVEO; Manutençã Preventiva: O UOLDIVEO efetuará as manutenções preventivas recmendadas pel fabricante ds equipaments, mediante agendament prévi junt a cntratante. Estas ações sã sempre prgramadas e infrmadas as clientes cm mínim de 48 hras de antecedência via Service Desk; Manutençã Crretiva: O prcediment de recuperaçã ds serviçs de dads d UOLDIVEO cmeça imediatamente após a geraçã de um alarme em nssa rede de gerência u após a abertura de chamad n Service Desk: Será feita uma tentativa de recuperaçã d serviç através de acess remt; Cas prblema nã seja reslvid remtamente, abrirems um chamad junt à peradra subcntratada e/ u deslcarems um técnic a lcal d prblema. O técnic d UOLDIVEO precisa ter acess as equipaments instalads n lcal, cas cntrári Truble Ticket ficará em Hld até que acess as equipaments seja liberad. O temp perdid neste ínterim nã será cntabilizad cm temp de indispnibilidade; Cas seja diagnsticad um prblema in lc que nã seja de respnsabilidade d UOLDIVEO (pr exempl: equipaments em regime de clcatin nã gerenciads) este Truble Ticket será descnsiderad para cálcul d SLA pré-acrdad e será cbrada uma taxa de visita extra da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS.

22 Página: 22/50 Mnitraçã: A sluçã d UOLDIVEO é gerenciada pel Netwrk Operatin Center (NOC) ininterruptamente, ist é, 24 hras pr dia, 7 dias pr semana. Este mnitrament é realizad através de diversas sluções de gerenciament das quais destacams: Cnjunt de ferramentas de gerenciament crprativ utilizad para gerenciar s elements de rede n Data Center; Netcl - cnsle de gerenciament de rede utilizad para mnitrar pró - ativamente tdas s elements de rede d Data Center; Sistema mnitraçã de prtal UOLDIVEO para Desempenh de alertas de tds s elements de rede. Gerenciament de Prblemas: O prcess de Gerenciament de Prblemas se cncentra em encntrar s errs cnhecids da infraestrutura de serviçs, tud que é realizad neste prcess está vltad para: Encntrar s errs cnhecids; Identificar sluções alternativas para eliminar s errs cnhecids; Levantar as slicitações de alteraçã n cas de ser necessária uma alteraçã para a sluçã ds prblemas identificads; Verificar se após executar a sluçã de um prblema err desaparece. O gerenciament de prblemas também é um prcess prativ, u seja, s prblemas sã identificads para serem slucinads antes de crrer err. Um prblema pde ser definid pr: A repetiçã de incidentes cm sintmas cmuns, ns quais a causa é descnhecida; Um incidente principal, d qual se descnhece a sua causa raiz. Registrams as atividades relacinadas a Prblema n sistema de CRM UOLDIVEO. Definiçã de Prblema: Uma cndiçã identificada riginada pr múltipls incidentes que mstram sintmas cmuns u pr um incidente significativ d qual nã se cnhece a causa. Gerenciament de Mudanças: O bjetiv deste prcess é cntrlar e crdenar a qualidade final de tdas as atividades relacinadas cm inclusões, alterações e exclusões ns recurss que cmpõem a prestaçã ds serviçs prvids pel UOLDIVEO. Estes recurss abrangem:

23 Página: 23/50 Cnfigurações de hardware e de sftware; Cnfiguraçã de elements de rede de cmunicaçã; Aplicativs; Catalgaçã de páginas Web etc. O Prcess de Gerenciament de Mudanças é respnsável pr decidir e crdenar as mudanças, e nã tem cm bjetiv executar a implementaçã das mudanças. O prcess de Gerenciament de Mudança cntrlará as mudanças para que elas sejam implementadas de frma eficientes e eficazes, n que se refere a cust cm um mínim de riscs para s serviçs mantids. Este prcess tem cm missã gerenciar tdas as mudanças que pssam causar impact ns serviçs, através de um prcess únic e centralizad de aprvaçã, prgramaçã e cntrle da mudança, para assegurar que s envlvids permaneçam alinhads as requisits da mudança, cm menr risc pssível. Principais bjetivs deste prcess sã: Assegurar que s métds padrnizads estejam send usads para tratament eficiente de tdas as Mudanças, reduzind seus riscs e impacts; Minimizar incidentes relacinads cm mudanças; Balanç entre necessidade e impact. Este prcess tem fc nas mudanças que afetam: Hardware, Sftware, Equipaments e Sftware de Cmunicaçã, de elements gerenciads pel UOLDIVEO; Aplicações em prduçã; Tda a dcumentaçã e prcediments assciads cm a peraçã, suprte e manutençã da Infraestrutura de TI. Ficam fra d escp, entretant relacinads: Mudanças em prjets, pr exempl, um prjet de implantaçã de um ERP pde exigir mudanças na capacidade ds servidres; Identificaçã de cmpnentes afetads na mudança u atualizaçã de registr (dmíni da Gestã de Cnfiguraçã); Liberaçã de nvs cmpnentes (fc d Gerenciament de Liberações). Os prcediments peracinais deste prcess sã bjet de discussã e de acrd entre UOLDIVEO e a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. Para adequaçã ds prcesss alguns itens sã relevantes: Lista de respnsáveis pel Term de Aceitaçã d Serviç;

24 Página: 24/50 Lista de pessas cm autrizaçã para acess às instalações da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS dentr d Data Center; Lista de Escalnament para s cass de Falhas; Lista de Escalnament de Prblemas de Segurança Lógica; Métricas de SLA; As Mudanças Slicitadas slicitada cm 48 hras de antecedência durante hrári cmercial até às 17h. Após ist praz de entrega será cntad a partir das 09h d dia seguinte para slicitaçã de Aprvaçã Interna d UOLDIVEO; As mudanças Emergenciais serã agendadas e executadas mediante negciaçã cm a Gerência de Mudança d UOLDIVEO. As Mudanças Gerenciadas pel UOLDIVEO pderã ser relacinadas cm a infraestrutura e cm apenas ambiente instalad da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS, ambas seguem s mesms preceits cm a garantia d que deve ser feit, quais prfissinais necessáris, um planejament adequad, plan de validaçã (pós-mudanças) Backup prévi e Plan de Retrn. As Mudanças riginadas pel UOLDIVEO, tend cm Escp a infraestrutura d Datacenter, utilizam ds mesms cnceits, e devem ser infrmadas a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS cm períd mínim de 48hs de antecedência para as Mudanças prgramadas. O Gerenciament de Mudanças d UOLDIVEO nã cntempla cntrle de versões de Sftware e Aplicativs bem cm cnteúd nas Bases de Dads. Gerenciament de Relacinament cm s Clientes (Service Desk): Os chamads referentes à estrutura frnecida deverã ser aberts n Service Desk UOLDIVEO, que funcina 24 hras pr dia, nde sã armazenads tds s chamads recebids. Os chamads smente serã cnsiderads fechads mediante autrizaçã da cntratante. N cas de dúvidas u de alguma anrmalidade, a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS pderá entrar em cntat cm esta equipe técnica, ligand para Service Desk UOLDIVEO para registrar um chamad u esclareciment através d númer u via Painel de Clientes. UOLDIVEO Firewall: A prpsta cntempla serviç de firewall através da mdalidade: - Firewall Advanced: mdalidade nde s clientes d Data Center sã servids pel pl de firewalls que ferecem uma sluçã cmpartilhada cm redundância e balanceament de carga. Desta maneira, a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS cnta cm um serviç de firewall cm alta dispnibilidade e perfrmance.

25 Página: 25/50 A sluçã de Firewall Advanced d UOLDIVEO suprta znas de segurança que permitem que cada cliente pssa ter sua plítica de segurança, relatóris e alarmes persnalizads. Permite inclusive a gestã da plítica de segurança para a inclusã, mdificaçã u exclusã de regras, cm a abertura de chamads n Service Desk d UOLDIVEO, feitas pel cliente para dcumentaçã e cmpliance cm as bas práticas de segurança u indicações guiadas pel ITIL. Essa sluçã de firewall cmpartilhada nã permite criaçã de túneis VPN. Cas necessári uma sluçã de firewall dedicad deverá ser cntratada. Característica Advanced Nº de regras 6 Gerenciament Alarmes Chamads Mensais UOLDIVEO UOLDIVEO 2 pr mês UOLDIVEO Antivírus: O serviç de antivírus é basead na platafrma Symantec AntiVirus Crprate Editin e tem cm bjetiv a minimizaçã de prblemas relacinads a ataques de vírus, trjans, wrms, e sistemas de códigs ncivs. Este serviç é frnecid smente para s equipaments que pssuem cntratads a Gestã de Sistema Operacinal. O serviç fará a verificaçã e remçã de vírus em arquivs (file system). A sluçã é cmpsta pr uma cnsle dedicada, respnsável pel gerenciament e atualizaçã d serviç ns servidres. O cnsle é respnsável pela identificaçã e aplicaçã de nvas assinaturas. O serviç UOLDIVEO Antivírus pssui as seguintes característica e funcinalidades: Symantec Secure Endpint Prtectin: Gerencia s clientes a partir de uma única cnsle; Schedule Scans: Permite prgramar quand e cm que frequência s scans serã executads; A verificaçã de nvas assinaturas é realizada a cada 480min (8hs); Os Scans sã realizads de acrd cm as características abaix: Full_scan realizad semanalmente às 20hs de dming Quick_Scan cm a atualizaçã da base de assinaturas, é realizad Scan das mesmas; Observações: A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS pderá slicitar a exclusã de arquivs e diretóris da análise d antivírus (lista de exclusã)

26 Página: 26/50 O temp ttal d scan dependerá da quantidade de arquivs presentes ns discs; Tips de Arquivs: Tds s tips (arquivs cmpactads, ZIP, serã verificads até 3 níveis de cmpactaçã), cm exceçã ds arquivs cm extensões XSD, WEBINFO, VSDISCO, RESX, MDF, LDF, CONFIG, BAK, ASPX, ASP, ASCX, ASAX e ASA; O UOLDIVEO cnsidera a instalaçã dessa sluçã para s sistemas peracinais: Windws 2003 Server u superir; Linux Red Hat Enterprise 4 u superir; e Linux SUSE 10 u superir; Definitin Transprt Methd: Permite prgramar quand e cm que frequência será atualizada; Client Realtime Prtectin: Haverá mnitraçã ds arquivs n mment que sã criads, mdificads, aberts, mvids, cpiads u executads; LiveUpdate: busca autmaticamente atualizações de vacinas. O serviç está prgramad para fazer a atualizaçã diariamente; AMS: Na crrência de detecçã de vírus, serviç d UOLDIVEO Antivírus irá disparar um alerta a NOC d UOLDIVEO e tentará remver vírus, cas a açã falhe (nã cnseguiu remver vírus) será enviad um trap da crrência a NOC para as devidas prvidências e será gerad um lg qual será mantid pr até 04 semanas. UOLDIVEO SCALE Backup: A sluçã UOLDIVEO SCALE Backup visa prteger s dads e reduzir cust peracinal para sua empresa. O prdut é basead em arquitetura centralizada e redundante, cuja cópia ds dads é armazenada de frma eficiente e segura, send pssível dispnibilizar as infrmações rapidamente ns cass de crrupçã lógica u física. Cnsiderações Gerais: Cm intuit de alinhar s serviçs ferecids cm as expectativas da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS, alguns itens devem ser levads em cnsideraçã para crret entendiment da ferta. Para iss serã apresentadas algumas premissas e restrições para utilizaçã d prdut. Premissas: Abaix sã apresentads alguns itens que serã utilizads cm referência para prdut UOLDIVEO SCALE Backup. O prdut UOLDIVEO SCALE Backup é basead n cnceit de recuperaçã de desastres (físics u lógics) e que causem indispnibilidade d ambiente. Assim, restre full d servidr e/u dads será feit pel d UOLDIVEO a partir d últim backup válid, executand a recuperaçã ttal ds dads. Para ambientes nde tenha crrid desastre e que permitam restre granular mesm pderá ser utilizad, cas pssível e viável, para acelerar prcess de recuperaçã, ficand a critéri d UOLDIVEO seu us u nã; Restaurações nde nã haja perda ttal d ambiente serã cbradas pntualmente cm auxíli d Service Desk u d Gerente de Cntas;

27 Página: 27/50 Para permitir a utilizaçã d ambiente de backup UOLDIVEO será instalad um sftware em cada servidr envlvid. Esse sftware é cnhecid cm cliente/agente de backup, qual permite tant a cópia de segurança quant a recuperaçã d ambiente. Vale ressaltar que tant backup cm a recuperaçã pde ser feit de diversas maneiras, dependend d tip de serviç cntratad; A fim de permitir a restauraçã íntegra d servidr, dentr d praz de SLA cntratad, tds s arquivs d sistema peracinal e/u aplicaçã deverã estar cntids n backup a ser realizad pel UOLDIVEO. A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS ptand pela exclusã de tais arquivs na realizaçã d backup isenta UOLDIVEO tant da recuperaçã d servidr e/u aplicaçã assim cm d cumpriment d SLA; O backup de file system nã garante a recuperaçã de eventuais aplicações (bancs de dads, servidres de , aplicações web etc), se serviç nã fr paralisad pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS durante tda a janela de backup; A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS declara ter cnheciment de que backup de file system será realizad autmaticamente em tds s discs, sejam eles interns u externs. Cas sejam utilizadas unidades externas de armazenament e/u existam áreas que a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS cnsidere que nã devam fazer parte da plítica de backup, essa infrmaçã deverá ser encaminhada a UOLDIVEO através d frmulári denminad "Exclude List". A lista cntend s arquivs a serem excluíds, da plítica de backup, deve ser infrmada pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS e é de sua inteira respnsabilidade; A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS declara estar ciente de que havend alteraçã ns valres das licenças e/u suprte ds sftwares (backup, gerência, relatóris etc.), envlvids na sluçã de prteçã de dads, esses pderã ser repassads integralmente e sem necessidade de aprvaçã prévia, desde que cmunicad cm 30 (trinta) dias de antecedência; Para fins de faturament, UOLDIVEO cntabiliza mair vlume prtegid em um servidr u smatória ds vlumes em um cnjunt de servidres dentr de um cntrat, em um únic dia (pic de cnsum), n períd de 01 (um) mês. Cas este backup ultrapasse vlume cntratad haverá cbrança d valr pr GB (Gigabyte) excedente. Restrições para Utilizaçã d Prdut: Para crret alinhament e funcinament d prdut UOLDIVEO SCALE Backup é necessári que sejam bservads alguns itens imprtantes, cnfrme expst abaix: Os servidres da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS deverã pssuir pel mens 01 (uma) interface de rede GigabitEthernet exclusiva para cnexã cm a rede de serviçs e backup d UOLDIVEO;

28 Página: 28/50 A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS nã pderá utilizar endereçs IP privads iguais as atualmente utilizads na rede de serviçs d UOLDIVEO. Cas existam endereçs IP cnflitantes, caberá a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS recnfigurar s servidres e efetuar a trca de tais endereçs IP; Cas sistema peracinal e/u aplicações nã tenham administraçã exclusiva d UOLDIVEO, tant a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS de backup cm agentes para backup nline devem ser mantids e verificads pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. Em ambientes cm essa característica UOLDIVEO nã garantirá SLA, execuçã ds backups e nem integridade ds dads para restre; Para ambientes que necessitem utilizar recurs de CLONE e nde sistema peracinal e/u strage nã tenham administraçã exclusiva d UOLDIVEO, s prcesss de sincrnism/resincrnism/quebra/mntagem devem ser feits e mantids pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. Dessa frma UOLDIVEO ficará respnsável pr cpiar s dads de uma área definida previamente, a qual deve ser indicada pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. Em ambientes cm essa característica UOLDIVEO nã garantirá SLA, execuçã ds backups e nem integridade ds dads para restre; O escp de serviç nã cntempla a mnitraçã de eventuais DUMPs de Bancs de Dads u qualquer interaçã, que nã seja via agente de backup específic e cntratad para devid fim, cm aplicações que necessitem intervençã antes e durante prcess de backup. Cas serviç de agente para backup nline nã seja cntratad, estará sb a respnsabilidade da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS a paralisaçã de tdas as aplicações críticas u nã, antes d iníci da janela de backup, e retrn das mesmas após términ da janela; Em cass nde servidr pssua grande quantidade de arquivs e/u diretóris, pderá haver impact n desempenh d backup/restre u mesm inviabilizá-l. Para minimizar a crrência de um pssível prblema, tal característica d sistema de arquivs deverá ser infrmada previamente pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS a UOLDIVEO para crret dimensinament d prjet. Cas haja mudanças na quantidade de arquivs e/u diretóris que pssam causar impact n temp e/u viabilidade d backup/restre a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS será respnsável pr infrmá-las, de frma escrita a UOLDIVEO, qual fará uma nva avaliaçã da sluçã para que as características fertadas e SLA sejam analisads. Nã havend essa cmunicaçã ficam suspenss s SLAs para ambiente até que prblema seja detectad e reslvid. Cas haja necessidade de qualquer mudança, pde haver cbrança adicinal, via serviçs prfissinais UOLDIVEO e/u implementaçã de sluções adicinais, para adequaçã d ambiente; Backup e Restre de ambientes hspedads em máquinas virtuais pdem apresentar valres diferentes as mstrads nas tabelas TabVlBkp e TabRTOPadrã n tópic Níveis de Serviç ; O prdut padrã de backup, em ambientes virtuais, nã permite a utilizaçã de Exclude List, ist é, tds s vlumes da máquina (excet RDM) serã cpiads;

29 Página: 29/50 Em ambientes virtuais executand sistema peracinal MS Windws, quand cntratad mdalidades de serviç que a suprtem, pde ser realizad restre granular ds arquivs d sistema peracinal. Em cas de ambientes dedicads da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS pde haver necessidade de licença adicinal. Para ambs s cas há necessidade de cntrataçã ds serviçs UOLDIVEO; VMware RDM (Raw Device Mapping) disks sã suprtads quand utilizad backup via cliente/agente d Symantec Netbackup u via CLONE; Descriçã das Mdalidades ds Serviçs: A fim de especificar as mdalidades mais adequadas a prjet e fertadas pel prdut UOLDIVEO SCALE Backup um breve descritiv ds recurss e recmendações de us de cada item utilizad será apresentad: Platinum: Essa ferta visa atender ambientes cm necessidades cmplexas, grandes vlumes e cm restrições na janela de execuçã das plíticas de backup. Além diss, ferece mair vlume restaurad pr hra em incidentes severidade 01 (um) e, cnsequentemente, em eventual cas de falha, menr temp de recuperaçã d ambiente; Retençã ds Backups: Dependend da mdalidade de backup cntratada e tip de dad send prtegid há variaçã da peridicidade d backup e retençã ds dads, cnfrme apresentad na(s) tabela(s) abaix. Platinum Pacte Exempls Plítica Retençã Padrã BASE S.O./ F.S. Incremental Diári Full Semanal 15 dias 30 dias Níveis de Serviç: Para prdut UOLDIVEO SCALE Backup, valres padrã de SLO (Service Level Objective), RTO (Recvery Time Objective) e vlume desejad dentr de uma janela de backup serã utilizads de acrd cm as definições apresentadas a seguir.

30 Página: 30/50 RTOs: A tabela abaix (TabRTOPadrã) apresenta s vlumes que pdem ser recuperads nas janelas padrã. Para vlumes superires as expresss na segunda cluna sma-se 01 (uma) hra à meta de RTO para cada blc adicinal, qual pde ser verificad na quarta cluna da tabela, de acrd cm respectiv plan cntratad. Pacte Vlume a ser Recuperad (GB) Dentr d RTO 1, 2 RTO (hras) -Meta 1,2 Vlume (GB) Incr./hra Adicinal 2 Platinum TabRTOPadrã - Tabela de RTO Padrã 1 Válid para últim backup full (guarda lcal), em cas de desastre e iníci d atendiment P1 2 Pde haver restrições/limitações quand há grande quantidade de arquivs, vlumes utilizand NAS, backups de ambientes virtuais u utilizand criptgrafia. SLO: Para s serviçs d prdut UOLDIVEO SCALE Backup as seguintes metas serã utilizadas cm referência: Descriçã Meta Anual 1 Observaçã Jbs de Backup executads 95% Restres cm sucess 95% Nã aplicável a crash de ambiente Restres dentr d RTO 95% TabSLO - Tabela de SLOs 1 Excluind-se ambientes cm requisições/changes que pssam afetar backup/restre Janela de Backup versus Vlume: A tabela abaix (TabVlBkp) apresenta s vlumes de backup que pdem ser executads nas janelas padrã. Para vlumes maires que s infrmads na meta sma-se 01 (uma) hra a cada blc adicinal (quarta cluna da tabela). Pacte Vlume (GB) de Backup na Janela 1 Meta de Janela (hras) Vlume (GB) Adic./hra 1 Platinum TabVlBkp - Tabela de Vlume de Backup 1 Pdem haver restrições/limitações quand há grande quantidade de arquivs, vlumes utilizand NAS, backups de ambientes virtuais u utilizaçã de criptgrafia.

31 Página: 31/50 Prtal de Mnitraçã UOLDIVEO: O serviç d prtal de mnitraçã UOLDIVEO cnstitui um prtal nline centralizand as principais infrmações sbre serviç cntratad pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. O prtal, acessad pela web, é um sistema integrad de mnitraçã avançad de td ambiente de serviçs prfissinais e gerenciads ferecids as clientes d Data Center d UOLDIVEO. Desenvlvid cm uma ferramenta para acess n-line, através de uma interface amigável estabelece uma cnexã segura, criptgrafada, para a dispnibilizaçã de infrmações sbre diverss indicadres de níveis de qualidade de serviçs. O prtal de mnitraçã UOLDIVEO cntinua em evluçã agregand nvs serviçs. Na versã atual prprcina: Revisã ds terms Cntratuais, cm a descriçã ds prduts e serviçs cntratads; Inventári da instalaçã, incluind: Descriçã d parque de hardware instalad; Descriçã da cnfiguraçã lógica de rede; Descriçã ds registrs de DNS (quand aplicável); Descriçã ds registrs de DNS (quand aplicável); Manutençã ds Cntats. Cnsulta a lista de alertas (falhas e perfrmance) d ambiente; Visualizaçã em temp real ds cntadres de perfrmance: disc, CPU e memória; Visualizaçã em temp real da da utilizaçã (in/ut) ds links cntratads; Visualizaçã em temp real d cnsum d tráfeg Internet: cnexã Utilizada (bps), Cnsum da Cnexã pr Serviç e Bytes/Bits Transferids (quand aplicável); Mnitraçã de Serviçs TCP/IP e HTTP; Pssibilidade de mnitraçã de qualquer cntadr cmpatível cm prtcl SNMP. A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS terá a pssibilidade de manter uma visã glbal de tds s recurss envlvids em suas aplicações utilizand prtal de mnitraçã UOLDIVEO. Cnsiderações para Sistemas Operacinais Virtualizads: A cntratar escp de Administraçã de Sistema Virtualizad, UOLDIVEO dispnibiliza serviç d prtal de mnitraçã UOLDIVEO para sistemas peracinais virtualizads. Para tal, a LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS deve cntratar, n mínim, a licença Standard d VMware vsphere.

32 Página: 32/50 Health Check Datacenter: O prdut Health Check Datacenter fi esquematizad cm 3 níveis de ferta, cnfrme descriçã abaix: Nível 0: Para avaliaçã de nível 0, UOLDIVEO avaliará s itens abaix: Análise estática de infraestrutura nível 0: levantament e avaliaçã d inventári de sistemas e sftwares para avaliaçã de pnts de atençã e riscs cm relaçã à bslescência de sftwares; Análise de chamads ds sistemas: estratificaçã e classificaçã ds chamads ds últims três meses ds sistemas d escp cm bjetiv de indicar s principais pnts de atençã e prblemas d ambiente; Checklist das melhres práticas de TI. Nível 1: N nível 1, serã executads s serviçs d nível 0 e s itens abaix: Análise de Metdlgia de Desenvlviment de Sftware: avaliaçã de principais prcesss para análise de fragilidades e riscs; Análise de Arquitetura e Padrões de sftware e sistemas: avaliaçã da arquitetura de sftwares utilizads ns sistemas d escp cm bjetiv de apntar pnts de melhria; Análise de qualidade d códig fnte: validaçã autmática de códigs fntes ds sistemas d escp através de ferramentas de CODE SCAN, cm bjetiv de avaliar a qualidade ds sistemas; Análise estática de infraestrutura nível 1: avaliaçã de cnfiguraçã de sftwares utilizads n ambiente para mapeament de pnts de melhria e avaliaçã de riscs d ambiente; Analise d prcess de mudanças: estratificaçã e classificaçã das slicitações de mudança (RFCs) últims três meses ds sistemas d escp cm bjetiv de indicar s principais pnts de atençã (mudanças emergenciais, alteraçã de dads, mudanças cm aprvaçã especial, etc.). Nível 2: N nível 2, serã executads s serviçs d nível 1 e s itens abaix: Entrevistas cm usuáris de sistemas: entrevista cm fc em identificar prblemas pré-existentes de desempenh, aderência a negóci e dispnibilidade. Levantament e estratificaçã de infrmações para identificaçã de sistemas crítics; Análise estática de infraestrutura nível 2: avaliaçã de rtinas administrativas (necessárias para manutençã), backup, perfil de carga para identificaçã de pnts de melhria e riscs d ambiente. Pré-requisits: Os seguintes pré-requisits sã fundamentais para iníci ds trabalhs: Acess às dependências da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS e/u parceirs;

33 Página: 33/50 Acess a ambiente de hmlgaçã e/u prduçã (sftware/hardware) para instalaçã, execuçã e validaçã d ambiente a ser mnitrad, sb supervisã da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS; Acess através de link u VPN as servidres d ambiente peracinal; Acess as dads gerads pelas mnitrações ds sftwares d escp d prjet (sistema peracinal, banc de dads, servidr de aplicações, servidr web) e às cnfigurações ds mesms; Acesss as códigs fntes, prgramas, jbs e scripts que implementam as regras de negóci das aplicações; Usuáris ns sistemas peracinais, bancs de dads, servidres de aplicaçã, ferramentas de integraçã u quaisquer utrs cmpnentes d ambiente peracinal d prjet que se façam necessáris para execuçã d prjet; A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS nmear um respnsável para auxiliar s trabalhs de levantament detalhad e setup/cletas das mnitrações a serem feitas; A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS frmalizar pr escrit s períds de lentidã durante as fases de mnitraçã ds servidres; O nã atendiment de alguns pré-requisits, para extraçã de dads de mnitraçã, pde ser substituíd em cmum acrd pr infrmações de mnitraçã btidas através d mantenedr da infraestrutura. Os seguintes pré-requisits sã necessáris durante decrrer d prjet: A LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS deve cmunicar a UOLDIVEO quaisquer alterações de infraestrutura u aplicaçã envlvidas n escp deste prjet e que pssam afetar indicadres de desempenh e dispnibilidade d ambiente peracinal. Matriz de respnsabilidades: ATIVIDADES Cliente Sistemas UOLDIVEO Cliente Infraestrutura Dispnibilizaçã de detalhament de chamads ds últims 3 meses. X X Análise de chamads. Dispnibilizaçã de inventári de sistemas e sftwares. X X Análise de inventáris de servidres e sftwares. Dispnibilizaçã de dcumentaçã da MDS, padrões e arquitetura. Análise de prcesss, padrões e arquitetura. Dispnibilizaçã de códigs fntes. X X Análise de códigs fntes. Entrevistas. X X Dispnibilizaçã de dads de mnitraçã de servidres. Análise de dads de mnitraçã. X X X X X X X

34 Página: 34/50 Fra de Escp: Nã fazem parte d escp deste prdut s itens listads abaix: 1. Fazer alterações em códigs fntes de aplicações; 2. Acessar s dads crprativs da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS; 3. Testar funcinalidade ds sistemas/aplicações; 4. Reslver prblemas de funcinalidade ds sistemas; 5. Reslver prblemas de falhas ns sistemas; 6. Criar ambiente de testes; 7. Definir plans de testes; 8. Mnitrar u perar sftwares e servidres nã cntratads; 9. Analise de estações cliente (desktps, terminal service, etc.); 10. Implementar recmendações prpstas, excet se cntratad Alteraçã de Códigs u Alterações de Infraestrutura; 11. Instalar sftwares, nã descrits na prpsta; 12. Mnitrar infraestrutura (cmpnentes físics cm placas, cabs, strage, fntes, etc) a mnitraçã smente é feita n nível lógic; 13. Atendiment fra d hrári cmercial (cmpreendid das 9:00 às 18:00 hras, em dias úteis), a nã ser que previamente slicitad e aprvad pela LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS, através de Ordem de Serviç cm descriçã das atividades e cust adicinal; 14. Atender transações, móduls u ambientes fra s descrits n item escp; 15. Definir priridades para atendiment de chamads técnics; 16. Validar prcesss funcinais; 17. Suprte de peraçã d ambiente peracinal da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS; 18. Mnitrar cmpnentes da rede (excet quand cntratad); 19. Qualquer utra atividade nã definida na prpsta riginal de cntrataçã de serviçs.

35 Página: 35/50 Anex - SLA (Service Level Agreements): O UOLDIVEO está cmprmetid a cumprir integralmente s cmprmisss d SLA mediante frneciment da redundância e diversidade em cada aspect. Tds s equipaments da infraestrutura d UOLDIVEO estã implementads cm redundância para bter a mair dispnibilidade pssível. Trabalhams cm s seguintes indicadres de dispnibilidade anual, avaliad mensalmente para fins de crédit: 99,9% de temp de dispnibilidade de infraestrutura (inclui prviment Internet n Data Center (quand aplicável)); 99,9% de temp de dispnibilidade de servidres vcare (Virtuais). Os seguintes temps médis para repars, Mean Time t Recvery (MTTR), serã cnsiderads: Tip de Impact Dispnibilidade ds serviçs afetada ttalmente (cmpletamente indispnível); Tds u grande parte ds usuáris estã impedids de perar; Risc de perda de segurança física d ambiente d Data Center; Detecçã de ataque u invasã d ambiente* Risc de fraude u vilaçã de infrmações cnfidenciais*. Dispnibilidade ds serviçs afetada parcialmente; Um grup cnsiderável de usuáris está cm dificuldade de perar; Ambiente d cliente degradad u cm quedas intermitentes; Acess via link parcialmente indispnível*. Degradaçã ds serviçs sem indispnibilidade (degradaçã da qualidade); Um númer muit reduzid de usuáris cm dificuldade de perar u cnsultar as infrmações; Um grup de clientes impedids de utilizar alguma funçã nã crítica. Slicitações de api técnic nã crític; Slicitações de infrmações u atividades nã estratégicas u críticas; Slicitaçã de relatóris eventuais para verificaçã. Severidade P1 P2 P3 P4 Temp Médi para Repar (MTTR) 4 hras 12 hras 24 hras 96 hras *Quand aplicável. Demais infrmações relacinadas a SLA estã cntempladas n Anex de Nível de Serviç que faz parte integrante d cntrat.

36 Página: 36/50 Serviçs Opcinais: Serviçs à Aplicaçã: O mercad de sftwares e serviçs tem crescid a taxas de dis dígits ns últims ans, impulsinad pela capacidade de geraçã de riqueza e ganhs de prdutividade, cmpnentes essenciais para sucess de qualquer empresa. Pr mei da sua unidade de Serviçs à Aplicaçã, UOLDIVEO ferece um prtfli de prduts e serviçs de ptimizaçã e testes para melhria de prdutividade durante td cicl de vida de uma aplicaçã. Também faz parte d prtfli a avaliaçã da qualidade de aplicações de missã critica, que favrece uma tmada de decisã mais bjetiva e clara sbre s investiments em desenvlviments, melhrias u infraestrutura de TI. Perfrmance: Pr seu perfil dinâmic, td ambiente de TI muda cm temp, influenciad pr diverss fatres, cm bslescência de hardware e sftware, upgrades, inclusã de nvas aplicações e manutençã. Essas mudanças afetam diretamente a saúde de um ambiente de cmputaçã e refletem desempenh das aplicações. Os serviçs de Perfrmance de Aplicações slucinam prblemas de desempenh, dispnibilidade, temp de respsta, cnfiabilidade e escalabilidade de uma transaçã. Applicatin Perfrmance Management APM: O UOLDIVEO Applicatin Perfrmance Management slucina prblemas de desempenh e dispnibilidade de transações cntinuamente, antecipand eventuais prblemas e permitind a melhria cntinua da aplicaçã. É cmpst de ferramentas, prcesss e serviçs desenvlvids e aperfeiçads pel UOLDIVEO. Os principais pnts de cntençã e gargals ds prblemas sã diagnsticads e reprtads peridicamente em laud especific cntend recmendações para sua resluçã. Para cada recmendaçã há infrmaçã de ganh estimad, esfrç para implantaçã e risc envlvid, além d detalhament técnic necessári para a implantaçã. O serviç permite também a cntrataçã da implementaçã das recmendações, garantind que sejam executadas de acrd cm as melhres práticas.

37 Página: 37/50 Applicatin Perfrmance Optimizatin APO: O UOLDIVEO Applicatin Perfrmance Optimizatin slucina prblemas pntuais de desempenh e dispnibilidade de transações. É cmpst de ferramentas, prcesss e serviçs desenvlvids e aperfeiçads pel UOLDIVEO. Pr mei de cletres específics, instalads ns servidres que suprtam a aplicaçã, sã armazenads s lgs e indicadres d cmprtament da aplicaçã. Estes dads sã analisads pr ferramentas e cnsultres especializads em perfrmance. Os prblemas de desempenh sã identificads, categrizads e pririzads de acrd cm impact que exercem na aplicaçã. Os pnts de cntençã e gargals ds prblemas sã diagnsticads e reprtads em laud especific cntend recmendações para resluçã. Stress Test ST: O teste de Stress, também cnhecid cm teste de desempenh, é destinad a identificar a capacidade de respsta, thrughput, cnfiabilidade e escalabilidade de uma aplicaçã sb uma carga de trabalh dinâmica (usuáris simultânes). O Stress Test é usualmente realizad para: Avaliar a capacidade da prduçã e alinhar as requisits de negócis; Avaliar s critéris base de desempenh de uma aplicaçã; Cmparar as características de desempenh de múltipls sistemas u cnfigurações de sistema; Encntrar a fnte ds prblemas de perfrmance; Alinhar desempenh da aplicaçã as requisits de negócis; Melhria da qualidade da aplicaçã. Cntempla as seguintes atividades: Levantament das transações alv d teste de stress; Levantament ds cenáris de teste e perfil ds usuáris; Criaçã ds scripts (rbôs) para execuçã ds testes de carga; Execuçã ds testes de carga; Elabraçã d relatóri cm events e dads estatístics.

38 Página: 38/50 Quality Assurance: A qualidade de prdut de sftware é baseada em nrmas que avaliam se prdut satisfaz usuári, s padrões de desenvlviment, maturidade e facilidade de manutençã. A utilizaçã ds serviçs de Quality e Assurance permite a análise e manutençã da saúde de uma aplicaçã em td seu cicl de vida. Os benefícis direts sã aument d desempenh, dispnibilidade, racinalizaçã de custs de implantaçã e manutençã, e agilidade n cicl de manutençã. Applicatin Health Check APHC: O UOLDIVEO Applicatin Health Check prmve a análise da saúde de uma aplicaçã em um prcess 360º que cnsiste em verificar a qualidade para aumentar seu desempenh e a dispnibilidade, racinalizar s custs de implantaçã e manutençã e trnar ágil cicl de manutençã. Abrange: Identificar que deve ser melhrad em cada aplicaçã (arquitetura, mdels, códig, desempenh), levand em cnsideraçã a qualidade e cmplexidade da cnstruçã e s aspects de negóci; Aplicar nível crret e adequad d cnjunt de sluções pssíveis de QA de acrd cm a criticidade da aplicaçã; Segurança de Dads; Implementar prcess de Quality Assurance (QA) acmpanhad de sluçã para prblemas identificads; Apresentar indicadres e radmaps que permitem a CIO direcinar crretamente investiment em TI e medir TCO. Pde ser executad cnfrme necessidade de cada aplicaçã e ser avaliad pr até três visões: Análise estática de aplicações: avaliaçã de qualidade, cmplexidade e aderência a negóci; Análise de dads: avaliaçã de segurança de dads da aplicaçã; Análise dinâmica de aplicações: avaliaçã de desempenh e dispnibilidade de aplicações, além ds tickets de chamads para as aplicações. Gatekeeper GK: O serviç UOLDIVEO Gatekeeper cnsiste na inspeçã e avaliaçã de artefats de sftware antes da entrada em hmlgaçã e prduçã, basead em um plan de avaliaçã cm métricas pré-estabelecidas prevenind crrências de desvis que pssam afetar a qualidade e a dispnibilidade das aplicações. O plan de avaliaçã cntempla itens cm: cmpnentes d sftware a serem avaliads, as métricas, a inspeçã ds códigs, mediçã e testes cm bjetiv de apntar desvis face escp e seus reflexs. Este serviç nã tem pr escp caching ds prvedres de sftware na crreçã e implementaçã, e sim permite acmpanhar peridicamente a prdutividade das equipes u fábricas de sftware, extraind infrmações para geraçã de SLA ns cntrats de desenvlviment.

39 Página: 39/50 Anex Infraestrutura: Data Center UOLDIVEO Tambré Aspects Gerais: O Data Center d UOLDIVEO está lcalizad em Tambré na Avenida Ceci, Dentr da metdlgia desenvlvida pel UOLDIVEO, s seguintes critéris fram utilizads para definir lcal d Data Center: Questões de Lcalizaçã Prximidade de imprtantes vias d Estad de Sã Paul cm fácil acess, regiã cm redes de energia elétrica cm alta dispnibilidade e cnfiabilidade. Prximidade de Distrits Empresariais Centrais; prximidade de Znas Industriais. Características d Lcal Pssibilidade de Ampliaçã; Dispnibilidade de Estacinament; Dispnibilidade de Espaç Extern; Acessibilidade d Lcal para Veículs; Segurança d Lcal. Questões de Serviçs Públics Dispnibilidade de Energia; Dispnibilidade de Alimentaçã Redundante de Energia; Dispnibilidade de Redundância de Fibras. Espaç Físic O Data Center d UOLDIVEO pssui m 2 (metrs quadrads) cm capacidade ttal de até de racks. Sistema Redundante de Energia Elétrica: O Data Center está lcalizad n Cndmíni W.T. Technlgy Park e é alimentad pr duas linhas da Transmissã de Energia da Eletrpaul de altíssima cnfiabilidade. Estas duas linhas de 88 kv sã energizadas pelas Estações Transfrmadras de Transmissã: Edgar de Suza e Pirituba. Uma falha n frneciment de energia elétrica pela cncessinária nã acarretará qualquer incnveniente para s clientes, uma vez que Data Center pssui geradres, na cnfiguraçã N+1, que garantem frneciment de energia independentemente da duraçã da falha u queda de energia elétrica da cncessinária, pis pssui tanques de cmbustível de litrs de Diesel que, garantem uma autnmia de 03 dias sem necessidade de reabasteciment.

40 Página: 40/50 O Data Center pssui um cnjunt de UPS que assume autmaticamente a carga durante a falha de energia elétrica até a partida ds grups mtres geradres. N praz máxim de 2 minuts s geradres entram em peraçã restabelecend a energia elétrica em crrente alternada. O cnjunt de supriment ininterrupt de energia é cmpst pr 04 (quatr) sistemas independentes, send que cada sistema pssui três UPS em ligaçã paralel-redundante, perfazend um ttal de 12MVA, cm bancs de baterias que permitem sua utilizaçã em capacidade máxima, pr vlta de quinze minuts. A arquitetura d sistema elétric dispnibiliza ns racks ds clientes, duas linhas u fntes independentes de energia estabilizada em 208 VAC, prvenientes de diferentes cnjunts de UPS, barraments blindads e quadrs de distribuiçã, garantind a cnfiabilidade e a redundância. Banc de Baterias Sistema redundante de climatizaçã: A central de ar-cndicinad d Data Center de Tambré é cmpsta pr resfriadres de líquid (chillers) na cnfiguraçã N+1. Os chillers sã respnsáveis pela prduçã de água gelada, que circula pr td prédi, através de tubulações especiais e termicamente isladas, levand água gelada para tds s cndicinadres de ar (fancils) que atendem as áreas técnicas e escritóris, garantind a climatizaçã (temperatura e umidade) adequada. Os fancils sã equipaments de última geraçã e alta precisã, dtads de micrprcessadres mantend a temperatura das salas entre 18C a 24 C, cntrland também a umidade relativa d ar, mantend-a entre 40% a 65% através de um sistema de aqueciment e umidificaçã. O insuflament d ar é feit sb pis elevad, através de difusres estrategicamente distribuíds, garantind hmgeneidade na distribuiçã e cnsequentemente na temperatura ambiente. Em tdas as salas técnicas fi adtad cnceit N+1 cm redundância em tds s equipaments de infraestrutura, e assim send, há sempre um cndicinadr de ar em reserva, sempre prnt a perar n cas de falha u manutençã em qualquer um deles.

41 Página: 41/50 Sistema de detecçã e prevençã de incêndi: O Data Center é equipad cm um sistema de alarme e supressã de fg de última geraçã perad pr pessal altamente treinad para respnder a incidentes de incêndi. Na eventualidade de um princípi de incêndi td sistema é acinad pr sfisticads sensres, denminads VESDA (Very Early Smke Detectin Alarm), que é sensível a pequens vlumes de fumaça. O sistema de detecçã é cmplementad pr detectres de fumaça iônics instalads n ambiente e abaix d pis elevad. O cmbate a incêndi é feit em segunda instância, reduzind nível de xigêni n ambiente através de um gás inerte, chamad Inergen, que pssui prpriedades eclógicas que nã agride equipaments e nem pessas. Cas incêndi nã seja extint pel gás Inergen existe ainda um sistema de Sprinkler de tubulaçã seca (dry piping), extintres manuais e hidrantes cmplementares, cm a finalidade de extinguir fc de incêndi nesta zna evitand assim qualquer distúrbi nas demais salas em peraçã. Sistema de Gás Inergem Dry piping System Segurança Física: O Data Center UOLDIVEO pssui agentes de segurança 24 hras pr dia, 7 dias pr semana, 365 dias a an, devidamente preparads e treinads. As cabines de segurança blindadas estã estrategicamente n perímetr d terren d Data Center UOLDIVEO. Tdas as áreas internas e externas d Data Center UOLDIVEO sã mnitradas pr câmeras de alta resluçã que fazem parte d circuit fechad de televisã que registram e fazem a gravaçã digital das imagens que sã armazenadas pr períds de até 30 dias. Tdas as pessas que entram nas dependências d Data Center sã cadastradas n sistema de cntrle de acess. O acess a qualquer área n Data Center é cntrlad através de us de dispsitivs de acess

42 Página: 42/50 que cmpreendem dis níveis de autenticaçã cartã + senha, e bimetria (quand aplicável). Apenas pessas autrizadas estarã habilitadas a acessar a área em que estã lcalizads seus equipaments. Tds s ambientes n Data Center sã segregads e acess a estes é prtegid pr autenticaçã através de cartã e senha. Os detectres de mviment também avisam as agentes de segurança se s clientes u pessal d UOLDIVEO estã em lcais fra de suas áreas designadas. Supervisã Predial: Os clientes d Data Center têm a garantia de perfeit funcinament ds sistemas sem qualquer tip de falhas. Pr iss, gerenciament de infraestrutura predial é executad pr prfissinais altamente qualificads e treinads pel própri UOLDIVEO, além d sistema de cntrle e gerenciament autmatizad. O mnitrament ds equipaments e ds sistemas acntece de frma ininterrupta, seja ela infrmatizada, eletrônica u manual. UOLDIVEO Backbne IP: O Backbne IP d UOLDIVEO cnsiste: Várias pções de acess à Internet através de circuits redundantes baseads em fibra ótica; Cnexã de trânsit IP cm Embratel, Intelig Brasil Telecm, Telefônica, Glbal Crssing e Savvis. As cnexões cm Glbal Crssing e Savvis sã realizadas diretamente cm s EUA, utilizand backbne UOLDIVEO; Hje UOLDIVEO pssui mais de 60 Gb/s de Internet em seu backbne; As Operadras cm Pnts de Presença n Data Center d UOLDIVEO sã: AES, Algar (CTBC), CMA, Embratel, Glbal Crssing, Intelig, Nevia, Oi, Telefônica, Unitelc.

43 Página: 43/50 Endereçs IP válids: O frneciment de dez (10) endereçs IP válids é padrã e isent de qualquer cust, quantidade de endereçs superir será bjet de análise, após justificativa sucinta da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. Os endereçs frnecids estã sb a psse d UOLDIVEO, send que cas haja encerrament d cntrat u nã utilizaçã destes endereçs, s mesms pderã ser realcads. Dmíni: Cas haja necessidade de um dmíni, UOLDIVEO frnecerá um frmulári de Autrizaçã de Slicitaçã de Dmíni, juntamente cm este frmulári será necessári à cópia de alguns dcuments exigids para registr. O nme esclhid está sujeit a cnfirmaçã pr parte d UOLDIVEO e mesm deverá pssuir n máxim, 8 (it) caracteres para acess e 12 para . DNS Primári e Secundári: O serviç inclui registr de até 05 dmínis ns servidres de DNS primári e secundári d UOLDIVEO. O UOLDIVEO nã pde assumir papel de entidade registradra ds dmínis da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS. Backbne Quantidade de cnexões: Dentr d territóri nacinal UOLDIVEO está cnectada as principais Backbnes IP em múltipls pnts através de fibras ópticas e rádis de alta capacidade, dispnibilizand alta perfrmance e dispnibilidade para seus serviçs. Atualmente UOLDIVEO cnta cm cnexões de trânsit IP cm as carriers Embratel, Brasil Telecm, Telefônica, Intelig, Glbal Crssing e Savvis.

44 Página: 44/50 Anex Infraestrutura: Data Center UOLDIVEO Glete Aspects Gerais: O Data Center está instalad em um prédi de 8 paviments, prjetad especialmente para atender as nrmas mais rígidas de segurança, dispnibilidade, densidade e cnectividade requeridas as Sistemas de Tecnlgia da Infrmaçã mderns. Os cnceits de Green Cmputing nrtearam desde iníci prjet, cm bjetiv de atender as rígids requisits atuais, cm menr cnsum de energia e emissã de resídus. Tda a infraestrutura elétrica está instalada ns três níveis subterrânes para ttal segurança e cntrle de acess. N pis térre estã lcalizadas as instalações das equipes respnsáveis pela mnitraçã e administraçã ds sistemas de suprte e equipaments hspedads. Os servidres e demais equipaments de TI serã instalads ns quatr andares superires, send que cada andar pssui uma estrutura independente de arcndicinad e sistemas de alimentaçã elétrics redundantes. N tp d edifíci sã instalads s sistemas de refrigeraçã principais, prtegids pr antepars laterais de cncret. O prédi pssui dca para carga e descarga de equipaments a partir de caminhões dentr de sua área interna e estacinament intern para veículs de clientes previamente autrizads. Sã dispnibilizadas também áreas para estque temprári, mntagem e testes de equipaments, cm bjetiv de minimizar acess às áreas efetivas nde s equipaments se encntram em peraçã. A lcalizaçã d Data Center, na regiã central da Capital Paulista, permite acess a um supriment cnfiável de energia elétrica em alta-tensã, bem cm cnectividade redundante cm tdas as principais peradras de telecmunicações d país. Tds s sistemas das instalações segurança, refrigeraçã e energia - sã interligads a BMS (Building Management System) que cntrla de frma integrada e inteligente cada um ds dispsitivs individualmente, cm bjetiv de timizar us ds recurss instalads.

45 Página: 45/50 Sistema de Cntrle de Acess: O Data Center UOLDIVEO Glete dispõe de diverss níveis de segurança desde a entrada d edifíci até acess físic as equipaments hspedads. Qualquer acess às instalações, para quaisquer atividades tais cm manutençã, entrega de equipaments, acess as equipaments, etc. pr pessas nã envlvidas na peraçã é feit apenas mediante autrizaçã prévia e cnfirmada pr slicitaçã frmal e após liberaçã da área de segurança. Níveis de segurança: Acess a prédi: Guardas da segurança mnitram as áreas adjacentes á edificaçã através de circuit fechad de televisã; O acess é permitid apenas às pessas devidamente autrizadas; Td ambiente é mnitrad pr câmeras digitais e as imagens sã gravadas 24 hras pr dia pela Central de Segurança. Acess às áreas internas: Apenas permitid cm acmpanhament da equipe de segurança u peraçã; Cntrlad pr cartã de prximidade e bimetria. Acess às Salas de Servidres: Apenas permitid cm acmpanhament da equipe de peraçã; Cntrlad pr cartã de prximidade e bimetria. Acess as Cages e Racks: Apenas permitid cm acmpanhament da equipe de peraçã; O cntrle de acess as cages e racks é feit pr chaves liberadas pela equipe de peraçã; O acess as cages e racks é mnitrad pr câmeras psicinadas para gravar imagens ds crredres de acess. Tdas as infrmações geradas pels sistemas de segurança, cm imagens e registrs de acess (lgs) sã armazenads pr 90 dias, pdend ser visualizada pels clientes mediante slicitaçã prévia n própri Data Center.

46 Página: 46/50 O prcess de liberaçã de acess 24x7 deve ser feit pr requisiçã de serviç à Central de Serviçs pela pessa respnsável da LPS DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICOS, infrmada na frmalizaçã cntratual, cm antecedência mínima prevista ns prcediments peracinais d Data Center. Sistema de Detecçã e Cmbate a Incêndi: O Data Center UOLDIVEO Glete cnta cm bmbeir civil residente 24x7. Este é respnsável pela inspeçã d ambiente cm relaçã as riscs de incêndi e pr dar primeir cmbate a qualquer incidente. O edifíci está lcalizad a quatr (4) quarteirões d grupament d Crp de Bmbeirs d Estad de Sã Paul (Batalhã Camps Elíses). Pssui sistema de detecçã precce de incêndi VESDA e detectres de fumaça iônics u termvelcimétrics distribuíds pr tds s níveis - pis e tet - ambs ligads a central de cntrle BMS. As instalações pssuem detectres de fumaça dispsts em tda a sua área, ns três níveis de acmdaçã física: frr, ambiente e pis fals. Estand presente também em tdas as áreas de equipaments de infraestrutura de energia e refrigeraçã; Estes dispsitivs sã mnitrads pela Central de Segurança que indica n painel setr exat da emergência, além de sar alarme n lcal e ntificar Bmbeir residente para prceder a primeir cmbate; Os andares de servidres pssuem sistema de gás halgenad, acinad autmaticamente pels sensres cnectads a central de cmbate a incêndi; Os andares também pssuem chuveirs autmátics a sec (sprinklers d tip pre-actin, dry-pipes). Infraestrutura Física para Racks e Cages: A sala de servidres em cada andar pssui pis elevad em td ambiente, cm chapas de aç recbertas cm material anti-estátic, cm altura de 1000 mm e capacidade de carga de 1500 Kg/m2 e pntualmente de 500 Kg. Tds s equipaments devem ser instalads em racks. Send que rack padrã cupa espaç de 600 mm x 1000 mm e 2000 mm. A altura máxima na sala de servidres é de 2500 mm, devend s rack u equipaments nã exceder a 2400 mm. Os racks frnecids pel UOLDIVEO sã d tip fechad cm prtas cntrladas pr chave, essa permanecend em lcal segur e cm acess smente pr prfissinais d Data Center. Equipaments que venham em seus própris racks serã permitids desde que dentr das limitações de espaç indicadas acima.

47 Página: 47/50 Pderã ser dispnibilizads também espaçs para diverss racks prtegids pr antepars vazads - para mair eficiência d ar-cndicinad. Cada uma dessas áreas é chamada de Gaila u Cage e pde ter, pcinalmente, seu acess físic cntrlad individualmente pr dispsitiv eletrônic liberad pr cartã e bimetria. A dispsiçã ds racks, sejam eles em área livre u em cages, deverã seguir a dispsiçã de crredr quente, crredr fri para melhr eficiência d sistema de ar-cndicinad. Os elevadres para acess as andares sã capazes de transprtar equipaments de até 4 tneladas. Td cabeament de dads é passad pr calhas dispstas sb pis elevad e segue padrã de switches dedicads pr rack Tp f Rack. O cabeament elétric crre pr eletrcalhas exclusivas, estrategicamente dispstas para nã interferir cm aquelas d cabeament de dads. Sistema Elétric: O sistema de alimentaçã elétrica d DC UOLDIVEO Glete é desenhad para atender a capacidade e dispnibilidade exigida ns ambientes atuais de TI. Estruturad em uma Arquitetura Paralel Redundante, frnece energia de frma ininterrupta para tds s sistemas crítics. Tds s sistemas sã mnitrads cntinuamente pel BMS e permitem que manutenções sejam realizadas em tds s seus elements sem que seja necessária a interrupçã d frneciment de energia e refrigeraçã ds equipaments. Subestaçã: A subestaçã de energia em 21KV média tensã é atendida pela distribuidra Eletrpaul. Através de transfrmadres em cnfiguraçã N+N, a tensã é rebaixada para 480V que alimentam internamente de frma independente sistema de ar-cndicinad e s sistemas de UPS. A capacidade ttal d sistema é de 9MVA. Distribuiçã Elétrica: A rede elétrica dispnibilizada para s equipaments em 208VAC é cmpsta pr circuits segmentads pr quadrs setriais que distribuem energia para réguas de tmadas de cada rack u equipament. Cada circuit é prtegid individualmente pr disjuntr e detectr de curt-circuit.

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde Anex V Sftware de Registr Eletrônic em Saúde Implantaçã em 2 (duas) Unidades de Saúde Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS DE IMPLANTAÇÃO... 3 4 INFRAESTRUTURA NAS UNIDADES DE SAÚDE -

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR 1. Históric da Jrnada AGIR Ns ambientes crprativs atuais, a adçã de um mdel de gestã integrada é uma decisã estratégica n api às tmadas

Leia mais

Agenda. A interface de Agendamento é encontrada no Modulo Salão de Vendas Agendamento Controle de Agendamento, e será apresentada conforme figura 01.

Agenda. A interface de Agendamento é encontrada no Modulo Salão de Vendas Agendamento Controle de Agendamento, e será apresentada conforme figura 01. Agenda Intrduçã Diariamente cada um ds trabalhadres de uma empresa executam diversas atividades, muitas vezes estas atividades tem praz para serem executadas e devem ser planejadas juntamente cm utras

Leia mais

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013.

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013. Serviç de Acess as Móduls d Sistema HK (SAR e SCF) Desenvlvems uma nva ferramenta cm bjetiv de direcinar acess ds usuáris apenas as Móduls que devem ser de direit, levand em cnsideraçã departament de cada

Leia mais

Integração com coletores de ponto, catracas, dispositivos de abertura de portas, fechaduras eletromagnéticas,

Integração com coletores de ponto, catracas, dispositivos de abertura de portas, fechaduras eletromagnéticas, Vsft ids Pnt Web Cntrle de acess e pnt A Vsft desenvlveu uma sluçã baseada em sftware e hardware para cntrle de acess e u pnt que pde ser utilizada pr empresas de qualquer prte. Cm us da tecnlgia bimétrica

Leia mais

Plano de curso Planejamento e Controle da Manutenção de Máquinas e Equipamentos

Plano de curso Planejamento e Controle da Manutenção de Máquinas e Equipamentos PLANO DE CURSO MSOBRPCMME PAG1 Plan de curs Planejament e Cntrle da Manutençã de Máquinas e Equipaments Justificativa d curs Nã é fácil encntrar uma definiçã cmpleta para Gestã da manutençã de máquinas

Leia mais

Universidade Luterana do Brasil Faculdade de Informática. Disciplina de Engenharia de Software Professor Luís Fernando Garcia www.garcia.pro.

Universidade Luterana do Brasil Faculdade de Informática. Disciplina de Engenharia de Software Professor Luís Fernando Garcia www.garcia.pro. Universidade Luterana d Brasil Faculdade de Infrmática Disciplina de Engenharia de Sftware Prfessr Luís Fernand Garcia www.garcia.pr.br EVOLUÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE 10 Sistemas Legads O investiment

Leia mais

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações SAZONALIZAÇÃO DE CONTRATO INICIAL E DE ENERGIA ASSEGURADA PM 3.5 Versã 2 PdC Versã 1 Alterad Layut d dcument. Alterad term de Prcediment de Mercad para

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos

Relatório de Gerenciamento de Riscos Relatóri de Gerenciament de Riscs 2º Semestre de 2014 1 Sumári 1. Intrduçã... 3 2. Gerenciament de Riscs... 3 3. Risc de Crédit... 4 3.1. Definiçã... 4 3.2. Gerenciament... 4 3.3. Limites de expsiçã à

Leia mais

Software Para Controle de Acesso e Ponto

Software Para Controle de Acesso e Ponto Sftware Para Cntrle de Acess e Pnt Características e Funcinalidades Versã 2.0 Inipass é marca registrada da Prjedata Infrmática Ltda. Tds s direits reservads à Prjedata Infrmática Ltda. Características

Leia mais

Vensis Manutenção. Rua Américo Vespúcio, 71 Porto Alegre / RS (51) 3012-4444 comercial@vensis.com.br www.vensis.com.br

Vensis Manutenção. Rua Américo Vespúcio, 71 Porto Alegre / RS (51) 3012-4444 comercial@vensis.com.br www.vensis.com.br Vensis Manutençã Vensis Manutençã É módul que permite gerenciament da manutençã de máquinas e equipaments. Prgramaçã de manutenções preventivas u registr de manutenções crretivas pdem ser feits de frma

Leia mais

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Capital

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Capital Banc Industrial d Brasil S.A. Gerenciament de Capital 2014 1 Sumári 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 4 4. PLANO DE CAPITAL... 5 5. RESPONSABILIDADES... 6

Leia mais

Proposta. Projeto: VENSSO. Data 25/05/2005. Andrade Lima Damires Fernandes Andrade Lima Damires Fernandes. Responsável. Autor (s)

Proposta. Projeto: VENSSO. Data 25/05/2005. Andrade Lima Damires Fernandes Andrade Lima Damires Fernandes. Responsável. Autor (s) Prpsta Prjet: Data 25/05/2005 Respnsável Autr (s) Dc ID Andrade Lima Damires Fernandes Andrade Lima Damires Fernandes Lcalizaçã Versã d Template

Leia mais

Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas

Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Guia d Prcess de Sftware d MAPA Metdlgia de Desenvlviment de Sistemas Versã 1.0 Dcument cnfidencial e prprietári Versã d mdel: 1.1 Históric das Revisões Data Versã Descriçã Autr 24/03/2008 1.0 Iníci da

Leia mais

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo

Descrição do serviço. Visão geral do serviço. Escopo dos serviços Copilot Optimize. Copilot Optimize CAA-1000. Escopo Descriçã d serviç Cpilt Optimize CAA-1000 Visã geral d serviç Esta Descriçã d serviç ( Descriçã d serviç ) é firmada pr vcê, cliente, ( vcê u Cliente ) e a entidade da Dell identificada na fatura de cmpra

Leia mais

Procedimentos para o uso de TI no DRH

Procedimentos para o uso de TI no DRH Prcediments para us de TI n DRH As clabradres d DRH Cm parte das diretrizes divulgadas através d memrand nº 243/2008-SAM01, e visand melhrias na manutençã de cmputadres, segurança das infrmações e cntrle

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUÍ. PROJETO OTIMIZAR Plano do Programa

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUÍ. PROJETO OTIMIZAR Plano do Programa 1. Escp u finalidade d prjet PROJETO OTIMIZAR Plan d Prgrama O Prjet Otimizar visa aprimrar ações implantadas que têm pr bjetiv a reduçã de cnsum de materiais e criar mecanisms de avaliaçã que pssam medir

Leia mais

GESTÃO DE LABORATÓRIOS

GESTÃO DE LABORATÓRIOS Seminári Luanda, 26,27,28,29 e 30 de Mai de 2014 - Htel **** Guia Prática GESTÃO DE LABORATÓRIOS Finanças Assegure uma gestã eficaz de tdas as áreas 40 hras de Frmaçã Especializada Cnceits ecnómic-financeirs

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica XVIII Seminári Nacinal de Distribuiçã de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de utubr 7.2 Olinda - Pernambuc - Brasil Autmaçã na Distribuiçã: O Prcess de autmaçã ds equipaments de linha na rede CELPE.

Leia mais

Traz para sua empresa:

Traz para sua empresa: Traz para sua empresa: Link Internet para Prfissinais Liberais, Pequenas e Médias Empresas e inclusive as Grandes Empresas Características Nex Cnnect Small Business é serviç de Link Internet destinad às

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos

Relatório de Gerenciamento de Riscos Relatóri de Gerenciament de Riscs 2º Semestre de 2015 1 Sumári 1. Intrduçã... 3 2. Gerenciament de Riscs... 3 2.1. Organgrama... 4 3. Risc de Crédit... 4 3.1. Definiçã... 4 3.2. Gerenciament... 4 3.3.

Leia mais

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE REDES E CRONOGRAMAS SUMÁRIO 1 OBJETIVO...2 2 ELABORAÇÃO...2 2.1 PLANEJAMENTO...2

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE REDES E CRONOGRAMAS SUMÁRIO 1 OBJETIVO...2 2 ELABORAÇÃO...2 2.1 PLANEJAMENTO...2 1 / 5 SUMÁRIO 1 OBJETIVO...2 2 ELABORAÇÃO...2 2.1 PLANEJAMENTO...2 2.1.1 CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CRONOGRAMA DE BARRAS TIPO GANTT:...2 2.1.2 CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO

Leia mais

Perguntas frequentes sobre o Programa Banda Larga nas Escolas

Perguntas frequentes sobre o Programa Banda Larga nas Escolas Perguntas frequentes sbre Prgrama Banda Larga nas Esclas 1. Qual bjetiv d Prgrama Banda Larga nas Esclas? O Prgrama Banda Larga nas Esclas tem cm bjetiv cnectar tdas as esclas públicas à internet, rede

Leia mais

Anexo 03 Recomendação nº 3: estatuto padrão, estatuto fundamental e contrato social

Anexo 03 Recomendação nº 3: estatuto padrão, estatuto fundamental e contrato social Anex 03 Recmendaçã nº 3: estatut padrã, estatut fundamental e cntrat scial 1. Resum 01 Atualmente, Estatut da Crpraçã da Internet para a atribuiçã de nmes e númers (ICANN) tem um mecanism únic para alterações.

Leia mais

Boletim Técnico. CAGED Portaria 1129/2014 MTE. Procedimento para Implementação. Procedimento para Utilização

Boletim Técnico. CAGED Portaria 1129/2014 MTE. Procedimento para Implementação. Procedimento para Utilização Bletim Técnic CAGED Prtaria 1129/2014 MTE Prdut : TOTVS 11 Flha de Pagament (MFP) Chamad : TPRQRW Data da criaçã : 26/08/2014 Data da revisã : 12/11/2014 País : Brasil Bancs de Dads : Prgress, Oracle e

Leia mais

ANEXO TÉCNICO DE SERVIÇOS BEMATECH CLOUD GEMCO ANYWHERE

ANEXO TÉCNICO DE SERVIÇOS BEMATECH CLOUD GEMCO ANYWHERE 1. Definições ANEXO TÉCNICO DE SERVIÇOS BEMATECH CLOUD GEMCO ANYWHERE Este dcument cntém as especificações técnicas e requisits ds serviçs de Clud Cmputing da Bematech para Sistema Gemc Anywhere. Estes

Leia mais

Vensis PCP. Rua Américo Vespúcio, 71 Porto Alegre / RS (51) 3012-4444 comercial@vensis.com.br www.vensis.com.br

Vensis PCP. Rua Américo Vespúcio, 71 Porto Alegre / RS (51) 3012-4444 comercial@vensis.com.br www.vensis.com.br Vensis PCP Vensis PCP O PCP é módul de planejament e cntrle de prduçã da Vensis. Utilizad n segment industrial, módul PCP funcina de frma ttalmente integrada a Vensis ERP e permite às indústrias elabrar

Leia mais

Channel. Colaboradores. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9

Channel. Colaboradores. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9 Channel Clabradres Tutrial Atualizad cm a versã 3.9 Cpyright 2009 pr JExperts Tecnlgia Ltda. tds direits reservads. É pribida a reprduçã deste manual sem autrizaçã prévia e pr escrit da JExperts Tecnlgia

Leia mais

Os novos usos da tecnologia da informação nas empresas Sistemas de Informação

Os novos usos da tecnologia da informação nas empresas Sistemas de Informação Os nvs uss da tecnlgia da infrmaçã nas empresas Sistemas de Infrmaçã Prf. Marcel da Silveira Siedler siedler@gmail.cm SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Planejament

Leia mais

Capítulo VII Projetos de eficiência energética em iluminação pública Por Luciano Haas Rosito*

Capítulo VII Projetos de eficiência energética em iluminação pública Por Luciano Haas Rosito* 20 Api O Setr Elétric / Julh de 2009 Desenvlviment da Iluminaçã Pública n Brasil Capítul VII Prjets de eficiência energética em iluminaçã pública Pr Lucian Haas Rsit* Neste capítul abrdarems s prjets de

Leia mais

Manual de Procedimentos

Manual de Procedimentos Manual de Prcediments Prcediments para Submissã de Prjets de MDL à Cmissã Interministerial de Mudança Glbal d Clima Secretaria Executiva Cmissã Interministerial de Mudança Glbal d Clima Prcediments para

Leia mais

GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisão: 000

GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisão: 000 GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisã: 000 A Mercur S.A., empresa estabelecida desde 1924, se precupa em cnduzir as suas relações de acrd cm padrões étics e cmerciais, através d cumpriment da legislaçã

Leia mais

Portal NeoGrid. Guia de Atendimento NeoGrid

Portal NeoGrid. Guia de Atendimento NeoGrid Prtal NeGrid Guia de Atendiment NeGrid 1 Sumári Guia de Atendiment NeGrid... 3 Canais de Atendiment... 3 O que é Prtal NeGrid?... 4 Praz de Atendiment... 9 Pesquisa de Satisfaçã... 10 Canal da Ouvidria...

Leia mais

Versão 1.1.1.3. Descrição do produto, 2009. www.graycell.pt

Versão 1.1.1.3. Descrição do produto, 2009. www.graycell.pt Versã 1.1.1.3 Descriçã d prdut, 2009 www.graycell.pt 1 ENQUADRAMENTO A platafrma ask-it! é uma aplicaçã web-based que permite criar inquérits dinâmics e efectuar a sua dispnibilizaçã n-line. A facilidade

Leia mais

Projetos, Programas e Portfólios

Projetos, Programas e Portfólios Prjets, Prgramas e Prtfólis pr Juliana Klb em julianaklb.cm Prjet Segund PMBOK (2008): um prjet é um esfrç temprári empreendid para criar um nv prdut, serviç u resultad exclusiv. Esta definiçã, apesar

Leia mais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais Nvas Salvaguardas Ambientais e Sciais Discussões Técnicas de Gvern ESS10 Acess a Infrmaçã e engajament de stakehlders 15 de utubr, 2014 Objetivs da ESS10 (1/2) Delinear uma abrdagem sistemática para engajament

Leia mais

HARDWARE e SOFTWARE. O Computador é composto por duas partes: uma parte física (hardware) e outra parte lógica (software).

HARDWARE e SOFTWARE. O Computador é composto por duas partes: uma parte física (hardware) e outra parte lógica (software). HARDWARE e SOFTWARE O Cmputadr é cmpst pr duas partes: uma parte física (hardware) e utra parte lógica (sftware). Vcê sabe qual é a diferença entre "Hardware" e "Sftware"? Hardware: é nme dad a cnjunt

Leia mais

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017 Flrianóplis, 25 de janeir de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017 1) Cnsiderações Gerais: A Federaçã Nacinal ds Estudantes de Engenharia Civil

Leia mais

Código: Data: Revisão: Página: SUMÁRIO

Código: Data: Revisão: Página: SUMÁRIO UC_REQ-MK_ACF-001 27/01/2015 00 1 / 12 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 Objetiv... 2 Públic Alv... 2 Escp... 2 Referências... 2 DESCRIÇÃO GERAL DO PRODUTO... 2 Características d Usuári... 2 Limites, Supsições e

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS Cidade Universitária de Limeira

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS Cidade Universitária de Limeira DIRETRIZES PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GESTÃO 1 Sumári I. O Estági em Gestã...3 II. O Estági curricular...4 III. Acmpanhament e avaliaçã...5 IV. Mdels de Plan de Atividades e de Relatóri...5

Leia mais

Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal d Ceará Campus de Sbral Curs de Engenharia da Cmputaçã Regulament para realizaçã d Trabalh de Cnclusã de Curs Intrduçã Este dcument estabelece as regras básicas para funcinament das

Leia mais

Requisitos técnicos de alto nível da URS para registros e registradores

Requisitos técnicos de alto nível da URS para registros e registradores Requisits técnics de alt nível da URS para registrs e registradres 17 de utubr de 2013 Os seguintes requisits técnics devem ser seguids pels peradres de registr e registradres para manter a cnfrmidade

Leia mais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais Nvas Salvaguardas Ambientais e Sciais Discussões Técnicas de Gvern ESS1 Avaliaçã e Gerenciament de Riscs e Impacts Sciais e Ambientais 15 de utubr, 2014 Objetivs da ESS1 Identificar, avaliar e gerir s

Leia mais

Software Utilizado pela Contabilidade: Datasul EMS 505. itens a serem inventariados com o seu correspondente registro contábil;

Software Utilizado pela Contabilidade: Datasul EMS 505. itens a serem inventariados com o seu correspondente registro contábil; TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE ANÁLISE DA REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVO PARA CÁLCULOS DO VALOR DO IMPAIRMENT E VIDA ÚTIL RESIDUAL, EM CONFORMIDADE COM O DISPOSTO

Leia mais

Orientações e Recomendações Orientações relativas à informação periódica a apresentar à ESMA pelas Agências de notação de risco

Orientações e Recomendações Orientações relativas à informação periódica a apresentar à ESMA pelas Agências de notação de risco Orientações e Recmendações Orientações relativas à infrmaçã periódica a apresentar à ESMA pelas Agências de ntaçã de risc 23/06/15 ESMA/2015/609 Índice 1 Âmbit de aplicaçã... 3 2 Definições... 3 3 Objetiv

Leia mais

DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS

DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS Prjets n Bima Amazônia A Critéris Orientadres B C D E F Cndicinantes Mínims para Prjets Mdalidades de Aplicaçã ds Recurss Restriçã de Us ds Recurss Critéris

Leia mais

Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e seus funcionários.

Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e seus funcionários. OBJETIVO Este dcument tem cm bjetiv definir as plíticas referentes à relaçã entre a Siux e seus funcináris. A Siux se reserva direit de alterar suas plíticas em funçã ds nvs cenáris da empresa sem avis

Leia mais

DBA Sybase Nº vagas: 01

DBA Sybase Nº vagas: 01 Sã Lepld, 16 de agst de 2012 A HCL é uma empresa de 6,2 bilhões dólares líder glbal em tecnlgia e TI que cmpreende duas empresas listadas na Índia - a HCL Technlgies e a HCL Infsystems. Fundada em 1976,

Leia mais

OBJECTIVO. Ligação segura às redes públicas de telecomunicações, sob o ponto de vista dos clientes e dos operadores;

OBJECTIVO. Ligação segura às redes públicas de telecomunicações, sob o ponto de vista dos clientes e dos operadores; Prcediments de Avaliaçã das ITED ANACOM, 1ª ediçã Julh 2004 OBJECTIVO De acrd cm dispst n nº 1, d artº 22º, d Decret Lei nº 59/2000, de 19 de Abril (adiante designad cm DL59), a cnfrmidade da instalaçã

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Uma visão geral Baseado nas diretrizes do PMI

GESTÃO DE PROJETOS. Uma visão geral Baseado nas diretrizes do PMI GESTÃO DE PROJETOS Uma visã geral Bead n diretrizes d PMI 1 Intrduçã Objetiv da Apresentaçã O bjetiv é frnecer uma visã geral ds prcesss de Gestã de Prjets aplicads à Gestã de Empreendiments. O que é Prjet?

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO PARA WINDOWS

GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO PARA WINDOWS GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO PARA WINDOWS CONTEÚDO 1. Intrduçã... 3 2. Requisits de Sftware e Hardware:... 3 3. Usuári e Grups:... 3 3.1. Cnfigurand cm Micrsft AD:... 3 3.2. Cnfigurand s Grups e Usuáris:...

Leia mais

1- Objetivo Orientar e apoiar a utilização dos serviços de Biblioteca por parte do corpo docente, discente e comunidade.

1- Objetivo Orientar e apoiar a utilização dos serviços de Biblioteca por parte do corpo docente, discente e comunidade. Sistema de Gestã de Prcesss Sistema de Gestã da Qualidade Utilizaçã ds Serviçs de Bibliteca 1- Objetiv Orientar e apiar a utilizaçã ds serviçs de Bibliteca pr parte d crp dcente, discente e cmunidade.

Leia mais

ISO 9001:2008 alterações à versão de 2000

ISO 9001:2008 alterações à versão de 2000 ISO 9001:2008 alterações à versã de 2000 Já passaram quase it ans desde que a versã da ISO 9001 d an 2000 fi publicada, que cnduziu à necessidade de uma grande mudança para muitas rganizações, incluind

Leia mais

CONTROLE INTERNO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA: Um Estudo de Caso

CONTROLE INTERNO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA: Um Estudo de Caso CONTROLE INTERNO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA: Um Estud de Cas Camila Gmes da Silva 1, Vilma da Silva Sant 2, Paul César Ribeir Quintairs 3, Edsn Aparecida de Araúj Querid Oliveira 4 1 Pós-graduada em

Leia mais

METAS DE COMPREENSÃO:

METAS DE COMPREENSÃO: 1. TÓPICO GERADOR: Vivend n sécul XXI e pensand n futur. 2. METAS DE COMPREENSÃO: Essa atividade deverá ter cm meta que s aluns cmpreendam: cm se cnstrói saber científic; cm as áreas d saber estã inter-relacinadas

Leia mais

Consulta Serviços de conceção e desenvolvimento criativo, produção e montagem do Fórum PORTUGAL SOU EU

Consulta Serviços de conceção e desenvolvimento criativo, produção e montagem do Fórum PORTUGAL SOU EU Cnsulta Serviçs de cnceçã e desenvlviment criativ, prduçã e mntagem d Fórum PORTUGAL SOU EU Julh 2014 Cnteúd 1. Intrduçã... 2 2. Enquadrament... 2 3. Públic-Alv... 2 4. Objetivs da Cnsulta... 3 5. Cndições

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 3 FINANÇAS PÚBLICAS

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 3 FINANÇAS PÚBLICAS Questã n 1 Cnheciments Específics O text dissertativ deve cmtemplar e desenvlver s aspects apresentads abaix. O papel d PPA é de instrument de planejament de médi/lng praz que visa à cntinuidade ds bjetivs

Leia mais

PM 3.5 Versão 1 PdC Versão 1

PM 3.5 Versão 1 PdC Versão 1 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações PdC CZ.01 PM 3.5 Versã 1 PdC Versã 1 Alterad Layut d dcument. Alterad term de Prcediment de Mercad para Prcediment de Cmercializaçã. Inserid índice. Alterada

Leia mais

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ATUAL

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ATUAL INFORME EPIDEMIOLÓGICO Nº 05/2015 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA 50 (13 A 19/12/2015) MONITORAMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIAS NO BRASIL Este infrme d COES Micrcefalias visa dcumentar e divulgar infrmações atualizadas

Leia mais

Boletim Comercial. Tema: BC003 Plano de Disponibilidade Ilimitada de Recursos UV. Introdução

Boletim Comercial. Tema: BC003 Plano de Disponibilidade Ilimitada de Recursos UV. Introdução Bletim Cmercial Tema: BC003 Plan de Dispnibilidade Ilimitada de Recurss UV Intrduçã Sistemas de cura UV sã cada vez mais presentes em indústrias que imprimem grandes vlumes de materiais, independente d

Leia mais

Supply Chain Game. EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS Autor: Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves

Supply Chain Game. EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS Autor: Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Supply Chain Game EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS Autr: Prf. Dr. Daniel Bertli Gnçalves Exercíci Prátic 1 Simuland uma Cadeia e planejand seus estques Lcal: em sala de aula Material

Leia mais

Pessoal, vislumbro recursos na prova de conhecimentos específicos de Gestão Social para as seguintes questões:

Pessoal, vislumbro recursos na prova de conhecimentos específicos de Gestão Social para as seguintes questões: Pessal, vislumbr recurss na prva de cnheciments específics de Gestã Scial para as seguintes questões: Questã 01 Questã 11 Questã 45 Questã 51 Questã 56 Vejams as questões e arguments: LEGISLAÇÃO - GESTÃO

Leia mais

CTH - ALERT REFERRAL NOVAS FUNCIONALIDADES/Perfil Administrativo Centro de Saúde

CTH - ALERT REFERRAL NOVAS FUNCIONALIDADES/Perfil Administrativo Centro de Saúde Cnsulta a Temp e Hras CTH - ALERT REFERRAL NOVAS FUNCIONALIDADES/Perfil Administrativ Centr de Saúde 2013 ALERT Life Sciences Cmputing, S.A.. Tds s direits reservads. A ALERT Life Sciences Cmputing, S.A.

Leia mais

CURSO COMPLETO SOBRE O NOVO SISTEMA TESOURO GERENCIAL

CURSO COMPLETO SOBRE O NOVO SISTEMA TESOURO GERENCIAL CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO COMPLETO SOBRE O NOVO SISTEMA TESOURO GERENCIAL Carga Hrária: 16 hras/atividade Hrári: 8h30 às 18h (cm interval para almç) Brasília, 26 e 27 de nvembr de 2015

Leia mais

Adesão à CCEE. Versão 1 -> Versão 2

Adesão à CCEE. Versão 1 -> Versão 2 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações Adesã à CCEE Versã 1 -> Versã 2 Versã 2 METODOLOGIA DO Text em realce refere-se à inserçã de nva redaçã Text tachad refere-se à exclusã de redaçã. Alterações

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SUITE LIBREOFFICE: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TREINAMENTO

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SUITE LIBREOFFICE: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TREINAMENTO Term de Referência Anex I - Especificaçã técnica Cntrataçã de Empresa para prestaçã de Serviçs de Treinament na suíte Libreffice TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SUITE LIBREOFFICE: CONTRATAÇÃO

Leia mais

Principais Informações

Principais Informações Principais Infrmações Quem é Benefix Sistemas? Frmada pr ex-executivs e equipe de tecnlgia da Xerx d Brasil, que desenvlvem e suprtam sluções e estratégias invadras para setr públic, especializada dcuments

Leia mais

REGULAMENTO DA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DE COMBATE A PÓLIO 2015 1

REGULAMENTO DA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DE COMBATE A PÓLIO 2015 1 REGULAMENTO DA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DE COMBATE A PÓLIO 2015 1 DISPOSIÇÕES GERAIS A campanha d Dia Mundial de Cmbate à Plimielite (também cnhecida cm paralisia infantil), celebrad n dia 24 de utubr,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO EVENTOS

MANUAL DO USUÁRIO EVENTOS SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO INTEGRADA POLICIAL Elabrad: Equipe SAG Revisad: Data: 17-09-2008 Data: Aprvad: Data: A autenticaçã d dcument cnsta n arquiv primári da Qualidade Referencia: Help_Online_Events.dc

Leia mais

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS 1 Os Estads-Membrs devem garantir que tdas as cndições u restrições relativas

Leia mais

Unidade 7: Sínteses de evidências para políticas

Unidade 7: Sínteses de evidências para políticas Unidade 7: Sínteses de evidências para plíticas Objetiv da Unidade Desenvlver um entendiment cmum d que é uma síntese de evidências para plíticas, que inclui e cm pde ser usada 3 O que é uma síntese de

Leia mais

PIM TECNOLOGIA EM GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES (GR3P30)

PIM TECNOLOGIA EM GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES (GR3P30) UNIP Brasília - Crdenaçã CG/CW/GR/AD Senhres Aluns, Seguem infrmações imprtantes sbre PIM: 1. O QUE É? - Os PIM (Prjet Integrad Multidisciplinar) sã prjets brigatóris realizads els aluns ds curss de graduaçã

Leia mais

Processos de Apoio do Grupo Consultivo 5.5 Suporte Informático Direito de Acesso à Rede

Processos de Apoio do Grupo Consultivo 5.5 Suporte Informático Direito de Acesso à Rede Prcesss de Api d Grup Cnsultiv 5.5 Suprte Infrmátic Direit de Acess à Rede Suprte Infrmátic - Dcuments 5.5 Âmbit e Objectiv Frmuláris aplicáveis Obrigatóris Obrigatóris, se aplicável Frmulári de Mapa de

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 30/2009 BNDES ANEXO I - INTRODUÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 30/2009 BNDES ANEXO I - INTRODUÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 30/2009 BNDES ANEXO I - INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO 1.1. Infrmações Institucinais 1.1.1 Caracterizaçã, Missã e Objetivs O BNDES é uma empresa pública federal dtada de persnalidade

Leia mais

SUMÁRIO. A Stavale & CCT oferece treinamentos abertos e in company.

SUMÁRIO. A Stavale & CCT oferece treinamentos abertos e in company. A Stavale & CCT ferece treinaments aberts e in cmpany. Clabradres mais qualificads e empresa mais lucrativa. Sluções mais rápidas e efetivas. Treinaments custmizads para sua empresa. Dispms de sala cm

Leia mais

Para você que procura o máximo em atendimento!

Para você que procura o máximo em atendimento! Para vcê que prcura máxim em atendiment! Sftware de Gestã Cnsultria em T.I. Manutençã de Equipaments Redes Hspedagem de Sistemas Web Design Distribuidra de Infrmática Nssa Empresa Para vcê que prcura máxim

Leia mais

PROJETO 23ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 28 e 29 DE OUTUBRO DE 2015 CURSO: SEGURANÇA DO TRABALHO

PROJETO 23ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 28 e 29 DE OUTUBRO DE 2015 CURSO: SEGURANÇA DO TRABALHO PROJETO 23ª MOSTRA ESTUDANTIL TECNOLÓGICA Dias 28 e 29 DE OUTUBRO DE 2015 CURSO: SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivs: SEGURANÇA DO TRABALHO Desenvlver cmpetências para eliminar u minimizar s riscs de acidentes

Leia mais

Guia Prático do Estágio. Seu Estágio em 5 Passos

Guia Prático do Estágio. Seu Estágio em 5 Passos Guia Prátic d Estági Seu Estági em 5 Passs O que é Estági? A atividade de estági é um fatr significativ na frmaçã d prfissinal, pr prprcinar a interaçã d alun cm a realidade da prfissã e a cmplementaçã

Leia mais

PORTARIA N. 8.605 de 05 de novembro de 2013.

PORTARIA N. 8.605 de 05 de novembro de 2013. PORTARIA N. 8.605 de 05 de nvembr de 2013. Altera a Plítica de Segurança da Infrmaçã n âmbit d Tribunal Reginal d Trabalh da 4ª Regiã. A PRESIDENTE DO, n us de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO

Leia mais

EDITAL PADRÃO REFERENTE AOS PROCESSOS DE SELEÇÃO DE PESSOAS SESC SANTA CATARINA

EDITAL PADRÃO REFERENTE AOS PROCESSOS DE SELEÇÃO DE PESSOAS SESC SANTA CATARINA EDITAL PADRÃO REFERENTE AOS PROCESSOS DE SELEÇÃO DE PESSOAS SESC SANTA CATARINA O presente dcument tem cm bjetiv dispnibilizar a divulgaçã ficial das cndições estabelecidas pel Sesc Santa Catarina para

Leia mais

Transdutor de Potência (analógico)

Transdutor de Potência (analógico) Transdutr de Ptência (analógic) Revisã 3.2 21/08/2013 [1] Intrduçã Os transdutres analógics de ptência têm pr finalidade cnverter a ptência ativa e/u reativa de um sistema em um sinal cntínu (de tensã

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO ANTECEDENTES CRIMINAIS

MANUAL DO USUÁRIO ANTECEDENTES CRIMINAIS SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO INTEGRADA POLICIAL Elabrad: Equipe SAG Revisad: Aprvad: Data: 11/09/2008 Data: 10/10/2008 Data: A autenticaçã d dcument cnsta n arquiv primári da Qualidade Referencia: Help_Online_Antecedentes_Criminais.dc

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Escrituração Contábil Digital ECD

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Escrituração Contábil Digital ECD Parecer Cnsultria Tributária Segments Escrituraçã Cntábil Digital ECD 23/12/2013 Parecer Cnsultria Tributária Segments Títul d dcument Sumári Sumári... 2 1. Questã... 3 2. Nrmas Apresentadas Pel Cliente...

Leia mais

Processo/Instruções de Pagamento para Aplicação no Programa de Sustentabilidade de Pequenas Empresas

Processo/Instruções de Pagamento para Aplicação no Programa de Sustentabilidade de Pequenas Empresas Prcess/Instruções de Pagament para Aplicaçã n Prgrama de Sustentabilidade de Pequenas Empresas Requisits de Elegibilidade 1. A empresa deve estar lcalizada em znas de cnstruçã activa na Alum Rck Avenue

Leia mais

Resumo Executivo - Funcionalidades 1 INTRODUÇÃO

Resumo Executivo - Funcionalidades 1 INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO A crescente cmplexidade ds prjets, a quantidade de infrmaçã que lhes está assciada e aument d númer de intervenientes n prcess cnstrutiv, transfrmaram a indústria da cnstruçã numa indústria

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalaçã Prdut: n-hst Versã d prdut: 4.1 Autr: Aline Della Justina Versã d dcument: 1 Versã d template: Data: 30/07/01 Dcument destinad a: Parceirs NDDigital, técnics de suprte, analistas de

Leia mais

Compressores de Ar de Parafusos Rotativos Lubrificado. Série-R 90-160 kw/125-200 hp

Compressores de Ar de Parafusos Rotativos Lubrificado. Série-R 90-160 kw/125-200 hp Cmpressres de Ar de Parafuss Rtativs Lubrificad Série-R - kw/- hp A Ingersll Rand entru em seu segund sécul cnstruind seu legad cm líder glbal em cnfiabilidade, frnecend sluções invadras e a experiência

Leia mais

é a introdução de algo novo, que atua como um vetor para o desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida

é a introdução de algo novo, que atua como um vetor para o desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida O que é invaçã? Para a atividade humana: é a intrduçã de alg nv, que atua cm um vetr para desenvlviment human e melhria da qualidade de vida Para as empresas: invar significa intrduzir alg nv u mdificar

Leia mais

Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa

Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa Manual Cm intrduzir emplyeeship na empresa Índice Intrduçã Pass 1 - Cnheça as vantagens d emplyeeship para a empresa Pass 2 - Saiba que é a cultura emplyeeship Pass 3 - Aprenda a ter "bns" empregads Pass

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão FMUSP - HC. Faculdade de Medicina da USP Diretoria Executiva da FMUSP e Diretoria Executiva dos LIMs

Procedimento Operacional Padrão FMUSP - HC. Faculdade de Medicina da USP Diretoria Executiva da FMUSP e Diretoria Executiva dos LIMs 1. OBJETIVOS: fixar nrma para realizaçã ds prcediments de cleta interna de carcaças de animais de experimentaçã n Sistema FMUSP-HC, bservand-se as devidas cndições de higiene e segurança. 2. ABRANGÊNCIA:

Leia mais

PRINCIPAIS REQUISITOS: Regra final sobre Programas de Verificação do Fornecedor Estrangeiro Em resumo

PRINCIPAIS REQUISITOS: Regra final sobre Programas de Verificação do Fornecedor Estrangeiro Em resumo O FDA ferece esta traduçã cm um serviç para um grande públic internacinal. Esperams que vcê a ache útil. Embra a agência tenha tentad bter uma traduçã mais fiel pssível à versã em inglês, recnhecems que

Leia mais

Integração com coletores de ponto, catracas, dispositivos de abertura de portas, fechaduras eletromagnéticas,

Integração com coletores de ponto, catracas, dispositivos de abertura de portas, fechaduras eletromagnéticas, Vsft ids Acess Web Cntrle de acess e pnt A Vsft desenvlveu uma sluçã baseada em sftware e hardware para cntrle de acess e u pnt que pde ser utilizada pr empresas de qualquer prte. Cm us da tecnlgia bimétrica

Leia mais

Especificações. O Atmos G3-Dense-480 oferece os seguintes recursos e capacidades. Arquitetura de nós densos. Nós de 60 discos

Especificações. O Atmos G3-Dense-480 oferece os seguintes recursos e capacidades. Arquitetura de nós densos. Nós de 60 discos EMC ATMOS SÉRIE G3 A série G3 d Atms apresenta Atms G3-Dense-480 e G3-Flex-240. Essa série ferece várias pções de cnfiguraçã, inclusive suprte a diferentes capacidades de disc e sluções baseadas em rack

Leia mais

DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS

DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (X) PROJETO DE PESQUISA PROJETO DE EXTENSÃO Acadêmic ; Scial PROJETO DE INTERDISCIPLINARIDADE

Leia mais

COMO CONFIGURAR SUA(S) CONTA(S) NO MICROSOFT OFFICE OUTLOOK

COMO CONFIGURAR SUA(S) CONTA(S) NO MICROSOFT OFFICE OUTLOOK COMO CONFIGURAR SUA(S) CONTA(S) NO MICROSOFT OFFICE OUTLOOK Use as instruções de acrd cm a versã d seu Outlk (2010, 2007 u 2003) Para saber a versã de seu Outlk, clique n menu Ajuda > Sbre Micrsft Office

Leia mais

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1

PM 3.5 Versão 2 PdC Versão 1 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações PM 3.5 Versã 2 PdC Versã 1 PM 3.5 Versã 2 PdC Versã 1 Alterad Layut d dcument. Alterad term de Prcediment de Mercad para Prcediment de Cmercializaçã. Inserid

Leia mais

PROCESSO EXTERNO DE CERTIFICAÇÃO

PROCESSO EXTERNO DE CERTIFICAÇÃO 1 de 7 1. OBJETIVO Este prcediment estabelece prcess para cncessã, manutençã, exclusã e extensã da certificaçã de sistema de segurança cnfrme ABNT NBR 15540. 2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES - ABNT NBR 15540:2013:

Leia mais

2. Possibilidade de digitar mais de um diferencial de alíquota por documento fiscal (Pct. 3113).

2. Possibilidade de digitar mais de um diferencial de alíquota por documento fiscal (Pct. 3113). * Invações: 1. Geraçã da GIISS de Brasília - DF (Pct. 3230). Dispnibilizada geraçã d arquiv magnétic de serviçs para Distrit Federal. Para utilizaçã é necessári vincular leiaute 37 - Livr Eletrônic de

Leia mais