SUCESSO NA FARMÁCIA EM UM PASSE DE MARKETING..

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUCESSO NA FARMÁCIA EM UM PASSE DE MARKETING.."

Transcrição

1 SUCESSO NA FARMÁCIA EM UM PASSE DE MARKETING..

2

3 . GRUPO NO FACEBOOK. Excelência farmacêutica CFF

4 CURRÍCULO: AMILSON ÁLVARES ESPECIALIZAÇÕES: SAÚDE PÚBLICA FARMÁCIA CLÍNICA GESTÃO DE VAREJO FARMACÊUTICO; PLANEJAMENTO E GESTÃO EM MARKETING. 26 anos de propriedade de farmácia. Palestrante; Projeto 1º emprego para crianças de Abrigo; Consultor farmacêutico Membro da SBFFC; COORDENAÇÃO DA COMFAR. EXCEÇENCIA FARMACÊUTICA REGISTRE.

5

6 MARKETING PARA FARMACÊUTICOS MARKETING PARA SERVIÇOS FARMACÊUTICOS MARKETING PARA FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS

7 Qual a Imagem do farmacêutico hoje, para Sociedade Como identificar o farmacêutico?

8

9 MARKETING?

10 MARKETING É a forma de identificar e satisfazer as necessidades humanas e sociais Marketing é a ferramenta que muda a cabeça das pessoas. Marketing gera nova percepção.

11 Qual o salário que você quer ganhar como farmacêutico?

12 Se você quer ganhar dinheiro na farmácia, você tem ajudar o dono, o empresário a ganhar dinheiro, aumentar seu faturamento e diminuir seus custos.

13

14 Marketing pessoal e profissional Como fazer o marketing do farmacêutico

15 Como fazer com que o farmacêutico seja valorizado pela comunidade Qual o perfil que o mercado exige do farmacêutico sec. XXI (Após 2013)

16

17 Qual o objetivo do paciente? Comprar o medicamento barato? Ou Solucionar seu problema de saúde?

18 MARKETING PROFISSIONAL FARMACÊUTICO Não basta ser bom* Tem que mostrar todo dia que é bom. SER VISTO como BOM. (Percepção)

19 MARKETING PROFISSIONAL FARMACÊUTICO

20 MARKETING PROFISSIONAL FARMACÊUTICO

21 MARKETING PROFISSIONAL FARMACÊUTICO Elogio Sorriso Nome ouvir

22 MARKETING PROFISSIONAL FARMACÊUTICO Critica Dinheiro Importância Solução

23 LUCRATIVIDADE NA FARMÁCIA EM UM PASSE DE MARKETING.. MARKETING PROFISSIONAL FARMACÊUTICO Treinamento equipe Campanhas sanitárias Fidelização Merchandising

24 NETWORKING Troca de cartões, Participar de comunidades, Internet, Entidades profissionais Valorizar a convivência Em beneficio de todos, respeito, solidariedade, reciprocidade Família Comunidade Parentes colegas Fazer networking sempre não só quando precisar. Interagir sempre, ajudar quem precisa para ser ajudado Você gosta de ajudar as pessoas? Tenha boa reputação no mercado para as portas não se fecharem Apresente pessoas, peça para ser apresentado, crie uma comunicação ATIVA, em sua vida.

25 80 e 90 % das oportunidades de trabalho advêm de RELACIONAMENTOS

26 FARMACÊUTICO GESTOR O profissional tem que entender qual a atividade FIM da empresa, para determinar como será a atuação profissional (adaptação ao mercado); Desenhar os processos que levam a esta atividade (fazer um projeto); Alencar os indicadores mensuráveis que serão capazes de medir a eficácia dos processos e dos resultados (mostrar capacidade profissional);

27 Ler

28

29 LUCRATIVIDADE NA FARMÁCIA EM UM PASSE DE MARKETING..

30 MARKETING PROFISSIONAL FARMACÊUTICO 71% população usa rede pública de saúde; 62% aprova prescrição pelo farmacêutico; 15% utiliza atendimento particular; 23% usa um plano de saúde; Pesquisa ICTQ 2017

31 MARKETING PROFISSIONAL FARMACÊUTICO 73% dos brasileiros preferem farmácias com Consultórios farmacêuticos; Pesquisa ICTQ 2017

32 Marketing serviços farmacêuticos

33 Porque farmacêuticos não gostam de dinheiro e não cobram pelos seus serviços?

34 Como prestar serviços farmacêuticos e cobrar MUDAR CULTURA DA SOCIEDADE MUDAR HÁBITOS DO FARMACÊUTICO TER NOÇÃO DO VALOR DE CADA SERVIÇO COLEGAS FAZENDO DE GRAÇA SERVIÇOS MAL PRESTADOS, SEM QUALIDADE E PADRÃO.

35 VALORIZE SEU TRABALHO SELECIONE PACIENTES COM CONDIÇÕES DE PAGAR PELO SERVIÇO; NÃO EXISTE OLHADINHA EM EXAMES; JAMAIS FAÇA PRESCRIÇÃO SEM O PACIENTE ESTAR PRESENTE; NEM SEMPRE MARCAR O HORÁRIO QUE O CLIENTE DESEJAR. PEÇA OUTRA PESSOA PARA AGENDAR AS CONSULTAS FARMACÊUTICAS; DEFINA UM HORÁRIO PARA SEUS ATENDIMENTOS.

36 FAZER DIVULGAÇÃO EM: CLÍNICAS PEDIÁTRICAS (BRINCOS E CAUTERIZAÇÃO DE UMBIGO) ; TATUADORES E COLOCADORES DE PIERCING ; SALÕES DE BELEZA (INFLAMAÇÃO UNHAS, CRAVO, OLHO DE PEIXE) CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA;

37 Promessa de serviços Percepção de resultados Registro de serviços Produtos de qualidade visível ou

38

39 CAMPANHAS MENSAIS SAZONAIS QUE ENVOLVEM A FARMÁCIA CLÍNICA USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS; SEMANA DO DIABÉTICO; SEMANA DO HIPERTENSO; OUTUBRO ROSA; NOVEMBRO AZUL etc.

40

41 Como mudar os hábitos e a cultura de nossos clientes TABELA DE PREÇOS PANFLETOS TV INTERNA REDES SOCIAIS

42 MARKETING para farmácias comunitárias.

43 Phillip Kotlher

44 Elementos básicos para estratégias de Marketing 5- Physical 6-Pessoas 7-Pharmaceutical

45 PRAÇA Pólos comerciais da cidade; Shoppings; Pólos e mine-pólos comerciais: Região central Perto de hospitais; Empresas âncoras;* Hipermercados; Prefeituras, bancos, fóruns, hotéis, entretenimento, feiras e etc.

46 1º) Proximidade farmácia 2º) Preço baixo 3º) Descontos e promoção ACNielsen

47

48 Qual a área de influência da farmácia?

49 ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FARMÁCIA

50 Definir o mix de produtos; Ruptura; Curva ABC. 2- PRODUTOS: Produtos que atendam o público alvo;

51

52

53

54

55

56

57 PREÇOS

58

59

60

61

62 SINALIZAÇÃO DE PREÇOS *Produto sem preço, parece caro

63 ESTRATÉGIAS DE SUCESSO NA FARMÁCIA EM RELAÇÃO AO PREÇO BENCHMARKETING CURVA ABC PERFIL DE CLIENTE

64 POLÍTICA DE PREÇOS 2- PREÇOS Percepção Cupon fiscal com Desconto; Paineis com anuncio de desconto; Política de desconto; Pessoal treinado para mostrar o desconto

65 2- PREÇOS PREÇOS CONVIDATIVOS: Produtos ISCAS Sinalização da precificação; OFERTAS de produtos líderes; Atrair o cliente pra dentro da farmácia. Uso de palavras chaves: de por a partir de ATÉ

66 4-PROMOÇÃO:

67 4-PROMOÇÃO:

68 4-PROMOÇÃO:

69 4-PROMOÇÃO:

70 4-PROMOÇÃO:

71 4-PROMOÇÃO:

72 4-PROMOÇÃO:

73 4-PROMOÇÃO:

74 4-PROMOÇÃO:

75 CRIAR UMA PROMOÇÃO MENSAL (15 DIAS) JANEIRO- PRODUTOS DE VERÃO; DIA DO FARMACÊUTICO; FEVEREIRO- CARNAVAL, COMBATE AO ALCOOLISMO; MARÇO- MÊS DA MULHER ; DIA NACIONAL DO CONSUMIDOR; ABRIL- COMBATE A HIPERTENSÃO DIA MUNDIAL DA SAUDE; MAIO- MÊS DAS MÃES USO RACIONAL MEDICAMENTOS; JUNHO MÊS DOS NAMORADOS DIA NACIONAL CONTROLE DA ASMA

76 CRIAR UMA PROMOÇÃO MENSAL (15 DIAS) JULHO- FÉRIAS, DIA MUNDIAL DO COMBATE A HEPATITE; AGOSTO- MÊS DOS PAIS DIA NACIONAL DO COMBATE COLESTEROL; SETEMBRO- MÊS DA PRIMAVERA DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO; OUTUBRO- OUTUBRO ROSA DIA MUNDIAL IDOSO - OSTEOSPOROSE; NOVEMBRO- NOVEMBRO AZUL DIA NACIONAL COMBATE A DIABETES; DEZEMBRO- NATAL, COMBATE A AIDS.

77 5-PESSOAS: Aparência A farmácia deve dar treinamento de como se arrumar para o trabalho, para estar sempre impecável, higiene, boas maneiras, etiqueta de vestuário (uniforme), crachá, dicção, Língua portuguesa. ( Diferencial para perfumistas, farmacêutico)

78 IMPORTÂNCIA DO FATOR HUMANO. Contrate demorado e demita rápido; Conjunto de ATITUDES: Empatia, atenção, carismático comunicativo, flexibilidade. POSTURA: Discrição, elegância, sinceridade, Gerar CREDIBILIDADE: Pessoas representam a empresa.

79 GESTÃO DE RH CONTRATE DEMORADO E DEMITA RÁPIDO; QUALIFICAÇÃO E TREINAMENTO CONSTANTE; CRIAÇÃO DE METAS E COMPANHAMENTO; MOTIVAÇÃO CONSTANTE; COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA; COMPROMETIMENTO PROFISSIONAL.

80 5-PESSOAS: Pessoas envolvidas Pessoas comprometidas

81 5-PESSOAS:

82 6-PYSICAL - PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA. Fachadas; PAINEIS CHAMATIVOS; Vitrines e gôndolas; Cores da farmácia e instalações; Equipamentos de QUALIDADE RECONHECIDA; ILUMINAÇÃO;

83 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA. Utilização do espaço cúbico; Pisos; Teto; SUCESSO NA FARMÁCIA EM UM PASSE DE MARKETING. Conforto térmico; Som ambiente agradável. CONFORTO PARA O PACIENTE.

84 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA. LAY OUT

85 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA.

86 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA.

87

88 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA.

89 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA.

90 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA.

91 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA.

92 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA.

93 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA.

94 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA.

95 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA.

96

97

98

99 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA. DROGASIL AEROPORTO

100 6- PONTO - ÁREA FÍSICA. IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DA FARMÁCIA.

101 Vitrines e gôndolas

102 NIVEIS DE PERCEPÇÃO DO CLIENTE: Nivel 1-O nível mais valorizado nas lojas é o qual os produtos estão na altura dos olhos. (promoções, produtos caros, maior rentabilidade, mais procurados) 52% Nivel 2- Segunda opção, exige que o cliente faça um pequeno movimento dos olhos para baixo. (produtos não líderes, produtos pesados)26% NIVEL 3- Próximo ao chão 13 % NÍVEL 4 Acima da cabeça 9% COMUNICAÇÃO VISUAL INTERNA.

103 COMUNICAÇÃO VISUAL INTERNA.

104 COMUNICAÇÃO VISUAL INTERNA.

105 COMUNICAÇÃO VISUAL INTERNA.

106

107 MERCHANDISING É o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda. São formas de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores"

108 PERCENTUAIS DE PERCEPÇÃO HUMANA PALADAR 1% TATO 1,5% OLFATO - 3,5% AUDIÇÃO 11% VISÃO 83%

109 COMUNICAÇÃO VISUAL INTERNA.

110 30% do faturamento de uma farmácia, vem das compras por IMPULSO.

111 Produtos de compras por impulso de rápida decisão

112

113 Aproveitamento de cabeça de gôndola Dificultar a compra do cliente

114

115

116 OUTROS SENTIDOS: Paladar- Cafezinho, chá, balinha, pirulito para criança; Tato HPC geralmente o cliente gosta de pegar o produto, ler instruções, tocar no formato da embalagem; Audição Lançamento de produto ou campanha, microfone chamando clientes, (som ambiente) Olfato Aromatizar a farmácia (sempre mesma fragância ).

117 Padrões de Tráfego

118 DIRECIONAMENTO DO FLUXO NA LOJA MEDICAM. PRESCR. (ÂNCORA) 2 3 CHECK-OUT ENTRADA

119 DIRECIONAMENTO DO FLUXO NA LOJA MEDIC. PRESCR. (ÂNCORA) 2 AS CONSQÜÊNCIAS DESTA DISPOSIÇÃO -LOJA MORTA -MENOS VENDA DE NÃO HPC -PERDA DE CLIENTES (PARECE SEMPRE CHEIA) -INVESTIMENTO SEM RETORNO C H E C K O U T

120 LUCRATIVIDADE NA FARMÁCIA EM UM PASSE DE MARKETING.. ERRADO IDEAL C x med Aumenta a área de atendimento. Existe espaço na área administrativa. Amplia a linha de atendimento de balcão. Contribui para coibir o roubo. Em caso de fila, não atrapalha o atendimento. Circulação total na loja. Vai alavancar a venda de perfumaria. (cliente só comprava perfumaria na ida, ou tirava dois tickets, provocando gargalo no cx) cx

121 Comunicação Interna

122

123

124 Objetivos Metas Acompanhamento

125 PERCEPÇÃO DE VALOR PELO CLIENTE

126 POSICIONAMENTO DA FARMÁCIA NO MERCADO O posicionamento cria uma expectativa ao cliente.

127 POSICIONAMENTO DA FARMÁCIA NO MERCADO:

128

129

130 TABLÓIDES - Objetivos: Gerador de tráfego; Gerador de lucro; Divulgar preços e serviços; Divulgar a marca Atrair clientes para o PDV; Agregar vendas adicional;

131 TABLOIDE LEGISLAÇÃO RDC 96/2008 Proibido propaganda enganosa, abusiva e indireta, que possa induzir ao erro; Só produtos registrados na Anvisa; Se informar % desconto ou promoção, informar o PMC. Comparar preço só com Intercambiáveis; Preço de medicamento de prescrição em propaganda e publicidade só em lista; MIP pode de outras formas.

132 TABLOIDE LEGISLAÇÃO RDC 96/2008 Programa de fidelização, não pode usar medicamentos para somar pontos para prémios, trocas, sorteios. Medicamentos de retenção, só pode ter publicidade para prescritores e em revistas científicas da doença; Vedado amostra grátis de MIP ; *Consultar ainda RDC 23/09 e Normativa nº5 de

133 .

134

135 O que é PBM? O Programa de Benefício de Medicamentos (PBM) foi idealizado para facilitar o acesso aos medicamentos e, consequentemente, contribuir para sucesso do tratamento médico.

136

137 INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO VAREJO FARMACÊUTICO. 55% DOS MEDICAMENTOS VENDIDOS EM UMA FARMÁCIA TEM PRESCRIÇÃO; 80% de clientes que entram em uma farmácia é para procurar medicamentos; 30% das receitas não são aviadas; 50% São aviadas parcialmente; Só 20% são aviadas totalmente;

138 Fases do Planejamento de Marketing: 1. DIAGNÓSTICO DA EMPRESA: Coletar todo tipo de informação possível, do mercado, CONCORRENCIA, informação interna;* 2. OBJETIVOS E METAS: Análise do mercado, análise da concorrência e análise interna;* 3. ESTRATÉGIAS : Fatores chaves de sucesso, potencialidades, vulnerabilidades, oportunidades, ameaças, vantagens competitivas, cenários prognósticos e previsões; 4. PLANO OPERACIONAL: Objetivos e metas, estratégias competitivas, estratégias de mercado, estratégias de produtos, ESTRATÉGIAS DE PREÇO, estratégias de distribuição, estratégias de comunicação e estratégias de vendas; 5. PLANO DE AÇÃO: Publico alvo, plano de mercado, plano de produto, plano de preço, plano de distribuição, plano de comunicação, plano de PREÇOS, plano de vendas, meios, responsabilidades, cronograma e controles.

139 CHEC-LIST DOS 23 PRINCIPAIS ITENS PARA VOCÊ VERIFICAR NA FARMÁCIA 1-ILUMINAÇÃO: A farmácia tem que ser vista e destacada; 2-APRESENTAÇÃO / LIMPEZA:, Limpeza mostra higiene e estabelecimento de saúde # 3- APROVEITAMENTO: Aproveitar gôndolas, suas pontas p promoção e produtos com face organizada; #

140 CHEC-LIST DOS 23 PRINCIPAIS ITENS PARA ALAVANCAR UMA FARMÁCIA 4- TRAFEGO: Localização das gôndolas evitando áreas frias, facilitar a visita a todo estoque de HPC; # 5-EFICIÊNCIA: Facilidade de acesso aos produtos; # 6- MISTURA: Evitar produtos misturados de acordo com seu seguimento, infantil, masculino, produtos cabelos;. # 7- REABASTECIMENTO: Não provocar ruptura no estoque, quem não tem estoque não tem jeito de vender; $

141 CHEC-LIST DOS 23 PRINCIPAIS ITENS PARA ALAVANCAR UMA FARMÁCIA 8- ARRUMAÇÃO: Organização é tudo para visão do cliente: 9- MIX: Totalmente atualizado atendendo a sazonalidade produtos com expressão com sem espaços vazios; $ 10- % DE EXPOSIÇÃO: Quanto mais produtos, mais vendas, produtos tem que estar visíveis e com acesso ao cliente; #

142 CHEC-LIST DOS 23 PRINCIPAIS ITENS PARA ALAVANCAR UMA FARMÁCIA 11- POSIÇÃO DO PRODUTO NA GÔNDOLA:- Produtos nobres localizados no na altura dos olhos dos clientes; # -12- MENSAGEM : Os cartazes fornecem uma mensagem simples, objetiva, dinâmica e clara. $

143 CHEC-LIST DOS 23 PRINCIPAIS ITENS PARA ALAVANCAR UMA FARMÁCIA 13- LEITURA: Leitura do preço bem clara e visível, mesmo distante. # 14- PREÇO: Todos os produtos expostos possuem preço marcado # 15- MARK-UP: Dentro da realidade, copiado de outras categorias e concorrentes; # 16- DESEMPENHO: Acompanhar o histórico de venda de cada item ou por categoria; #

144 CHEC-LIST DOS 23 PRINCIPAIS ITENS PARA ALAVANCAR UMA FARMÁCIA 17- DATA DE VENCIMENTO: Observar. a arrumação na prateleira obedecer o -peps.- primeiro que entra é o primeiro que sai. existem produtos vencendo e vencidos.# 18- PREPARAÇÃO: Existe o preparo prévio e planejamento sem improvisação; #

145 CHEC-LIST DOS 23 PRINCIPAIS ITENS PARA ALAVANCAR UMA FARMÁCIA 19- COMPETIÇÃO DA LOJA: A Farmácia tem que ser competitiva com concorrência; # 20- INFORMAÇÃO SOBRE O PRODUTO NO PONTO DE VENDA: O vendedor e a informação do produto tem que atender a necessidade do cliente: #

146 CHEC-LIST DOS 23 PRINCIPAIS ITENS PARA ALAVANCAR UMA FARMÁCIA 21- AQUILO QUE ESTÁ NA MÍDIA: Todo produto que estiver na mídia tem que informar a todos e ter tratamento diferenciado;.# 22- MONITORAMENTO DAS VENDAS: Todas vendas tem que ser mensurada e avaliada a cada dia; # 23- MOMENTO DO CHECK-OUT: Tem que conferir o produto vendido e oferecer algum outro produto para venda a MAIS, aumentando o ticket médio. #

147

148

149

150

151

152

153

154

155

156

157

158

159

160

161

162

163 PALMAS -TOCANTINS 17 a 19 AGOSTO CONGRESSO ESTÉTICA E NUTRIÇÃO FARMACÊUTICA

164

165 MUITO OBRIGADO Contatos Dr. Facebook. Amislson Alvares Grupo facebook. Excelência farmacêutica CFF Claro wats app TIM

Marketing para Farmácia. Preço x Diferencial

Marketing para Farmácia. Preço x Diferencial Preço x Diferencial Se você continuar fazendo... Materiais gráficos, layoutização, e divulgações de uma maneira geral sem planejamento Marketing sem objetivo Promoções sem técnicas de precificação Focar

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

Palestra de Vitrinismo. Vitrinismo: técnicas de exposição para valorizar seus produtos e sua vitrine

Palestra de Vitrinismo. Vitrinismo: técnicas de exposição para valorizar seus produtos e sua vitrine Palestra de Vitrinismo Vitrinismo: técnicas de exposição para CONCEITO DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS A idéia básica: Mostrar ou destacar alguma coisa. Mostrar também significa: Comunicar Vitrinismo: técnicas

Leia mais

25/05/2010 ADMINISTRAÇÃO DE VAREJO. O que é VAREJO?

25/05/2010 ADMINISTRAÇÃO DE VAREJO. O que é VAREJO? ADMINISTRAÇÃO DE VAREJO Profa. Adriana O mundo dos negócios está se organizando cada vez mais. Portanto, quem PLANEJA, tem RESULTADO; quem ESPERA, tem DESTINO! Anos 60: Anos 70: Anos 80: Anos 00: Xi, o

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

MERCHANDISING. Obstáculo são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta. Henry Ford

MERCHANDISING. Obstáculo são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta. Henry Ford MERCHANDISING Obstáculo são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta. Henry Ford MERCHANDISING Merchandising O que é Merchandising? Conjunto de técnicas mercadológicas

Leia mais

Organização de Prateleiras

Organização de Prateleiras Organização de Prateleiras Layout CONCEITO: aspecto geral da farmácia no que diz respeito à sua organização e arrumação (disposição de mobiliário e produtos, melhor aproveitamento dos espaços). OBJETIVO:

Leia mais

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO.

Marketing: Marketing. Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Marketing: Muita gente acha que Marketing é simplesmente Propaganda. Mas Marketing significa ENTENDER E ATENDER bem O MERCADO. Como se faz isso? Identifica-se as necessidades e desejos dos clientes, através

Leia mais

Ponto de venda MARKETING. Checklist do ponto de venda. orientação

Ponto de venda MARKETING. Checklist do ponto de venda. orientação Checklist do ponto de venda O ponto de venda ou PDV, como também é conhecido, é um local onde um produto é exposto de forma permanente, independentemente de sazonalidade ou promoção em que seja oferecido,

Leia mais

Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda

Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda Vença A Crise Com 10 Dicas De Trade Marketing Nos Pontos De Venda Que tal começarmos esse post falando sobre o que é o trade marketing. Ele nada mais é do que um processo onde o fabricante promove um contato

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

Antecipar o Problema

Antecipar o Problema Adriano Schinetz Diretor e Consultor da Gestão Farma Consultoria Economista, Pós Graduado em Planejamento 23 anos de atuação no Varejo FarmacêuBco 12 anos como Consultor INDICADORES Antecipar o Problema

Leia mais

Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro

Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro Julho 2012 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Comércio Varejista de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 605 casos, gerando um

Leia mais

Mercado Farmacêutico

Mercado Farmacêutico Mercado Farmacêutico Mercado Farmacêutico MERCADO FARMACÊUTICO 2009 Demanda Brasil* R$ 30,2 bi, crescimento de 14,4% 1,77 bilhão de unidades, crescimento de 8,33% Demanda Mundo* US 837 bi, crescimento

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor: Black Friday

Como Vender Mais e Melhor: Black Friday Como Vender Mais e Melhor: Black Friday Objetivos: Transmitir orientações específicas para gerar mais vendas no Black Friday e sensibilizar o empresário sobre a importância de aproveitar as datas comemorativas

Leia mais

Antecipar o Problema

Antecipar o Problema INDICADORES Antecipar o Problema Mudar o Comportamento Informação Fidedigna Entendimento do Resultado Manter a Rotina de Controle Vendas da Farmácia Ticket Médio Lucro Despesas fixas Mercado Ticket Médio

Leia mais

Criando uma promoção de vendas que funciona

Criando uma promoção de vendas que funciona Muita gente não sabe a hora certa ou como fazer uma promoção adequada às necessidades mercadológicas de suas empresas. Trata-se de uma estratégia de mercado que tem diferentes objetivos que devem ser bem

Leia mais

MERCHANDISING E LAYOUT PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS: IMPULSIONANDO AS VENDAS. por Tatiana Ferrara Barros

MERCHANDISING E LAYOUT PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS: IMPULSIONANDO AS VENDAS. por Tatiana Ferrara Barros MERCHANDISING E LAYOUT PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS: IMPULSIONANDO AS VENDAS por PREFÁCIO Atuando no varejo farmacêutico, percebi que, com criatividade e conhecimento sobre as técnicas de merchandising,

Leia mais

Farmácias : Oportunidaes e Desafios

Farmácias : Oportunidaes e Desafios Seminário GVcev Farmácias : Oportunidaes e Desafios Ingredientes de Sucesso no Varejo de Farmacosméticos Lucien J. Geargeoura lucienjgeargeoura@gvmail.br Pesquisa do GVcev Ingredientes de Sucesso no Varejo

Leia mais

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Investimento: R$ 1.440,00 Duração: 12 horas de consultoria Consultoria na empresa: Estratégias para recrutamento e seleção Aprenda técnicas e conhecimentos

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá!

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O que é que paga suas contas? É possível uma farmácia lucrativa, falir, quebrar? Uma empresa precisa ser analisada

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA GERENCIAMENTO POR CATEGORIA O QUE É G.C.? Gerenciamento por Categoria (G.C.) é um modelo de gestão que a partir do profundo entendimento do shopper, e através da parceria entre fornecedor e varejo, por

Leia mais

QUER VENDER POR QUANTO?

QUER VENDER POR QUANTO? QUER VENDER POR QUANTO? Guia para definição de preços e sobre como realizar promoções. 1 QUER VENDER POR QUANTO? Guia para definição de preços e sobre como realizar promoções. 3 ÍNDICE Introdução 5 Capítulo

Leia mais

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá!

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O que é que paga suas contas? É possível uma farmácia lucrativa, falir, quebrar? Uma empresa precisa ser analisada

Leia mais

Merchandising e Exibitécnica. Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura

Merchandising e Exibitécnica. Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura Merchandising e Exibitécnica Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura Para você... (discuta com seu companheiro de jornada) O que é Merchandising em Ponto de Venda? O que é Exibitécnica? Merchandising

Leia mais

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes FATORES SITUACIONAIS Comportamento do Consumidor Profa. Maria Eneida Porto Fernandes Quais são? Ambiente Físico Ambiente Social Tempo Propósito da Compra Estado de Espírito e Predisposição Conforme muda

Leia mais

Quanto você quer ganhar por mês?

Quanto você quer ganhar por mês? Quanto você quer ganhar por mês? Quanto você precisa vender para ter esse ganho? Divida sua meta mensal em uma meta semanal e diária pra facilitar Ex: R$1200,00 R$2900,00 (R$725,00 semana / R$121,00) Quanto

Leia mais

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider.

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider. Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa kamila schneider Quanto custa? 14 julho2011 www.portalmercadobrasil.com.br Fator fundamental na hora

Leia mais

GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS. O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana!

GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS. O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana! GUIA DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DE VENDAS O Roteiro Definitivo para Treinar a sua Equipe para Aumentar as Vendas em Apenas uma Semana! SUMÁRIO SOBREO O AUTOR... 2 INTRODUÇÃO... 3 PRINCÍPIOS BÁSICOS...

Leia mais

Tornar os produtos mais acessíveis e fáceis de serem encontrados; Ajudar a lembrar dos produtos devido a boa exposição e padronização;

Tornar os produtos mais acessíveis e fáceis de serem encontrados; Ajudar a lembrar dos produtos devido a boa exposição e padronização; CONCEITO: Aspecto geral da farmácia no que diz respeito à sua organização e arrumação (disposição de mobiliário e produtos, melhor aproveitamento dos espaços). OBJETIVO: Visa principalmente promover o

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

PRECIFICAÇÃO. Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing

PRECIFICAÇÃO. Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing PRECIFICAÇÃO Planejamento Estratégico e Gestão de Marketing PREÇO: É o valor monetário pelo qual comprador e vendedor estão dispostos a realizar uma troca comercial. Para o comprador: Valor monetário que

Leia mais

CORTE DE VENDAS PESSOAIS! Participe e ganhe muito mais! Lucélia Delfrate. Diretora Executiva Independente de Vendas

CORTE DE VENDAS PESSOAIS! Participe e ganhe muito mais! Lucélia Delfrate. Diretora Executiva Independente de Vendas CORTE DE VENDAS PESSOAIS! Participe e ganhe muito mais! Lucélia Delfrate Diretora Executiva Independente de Vendas Benefícios: Corte de vendas Consultora Estrela todos os trimestres! Prêmios da Conquista

Leia mais

Guia do Varejista VIAGEM PREMIADA

Guia do Varejista VIAGEM PREMIADA Guia do Varejista VIAGEM PREMIADA Objetivos da Campanha 1. Aumentar a emissão de cartões Tricard 2. Alavancar vendas com o cartão Tricard Apresentação da Campanha Apelo da Campanha - Na Campanha Viagem

Leia mais

ESTRATÉGICAS PARA LIQUIDAR SEU ESTOQUE

ESTRATÉGICAS PARA LIQUIDAR SEU ESTOQUE 5 ESTRATÉGICAS PARA LIQUIDAR SEU ESTOQUE ATO OU AÇÃO DE LIQUIDAR, OU SEJA... ACABAR LIQUIDAR É... ENCERRAR NÃO TEM MAIS! JÁ ERA! FECHOU! O CLIENTE EM LIQUIDAÇÕES O CLIENTE PRECISA PERCEBER O CLIENTE BENEFÍCIO!

Leia mais

MERCHANDISING II. We create chemistry

MERCHANDISING II. We create chemistry MERCHANDISING II We create chemistry ROTEIRO DO CURSO MÓDULO 01: MARKETING Conceitos de marketing Marketing no varejo Perfil de consumidor no varejo Marketing digital no varejo O que o consumidor valoriza

Leia mais

Sumário MERCHANDISING: COMO TER SUCESSO COM ESSA FERRAMENTA 2

Sumário MERCHANDISING: COMO TER SUCESSO COM ESSA FERRAMENTA 2 Sumário Confira algumas das características do merchandising... 4 Vantagens e desvantagens... 5 Vantagens... 5 Desvantagens... 5 Tipos de ações empregadas... 6 Propaganda:... 7 Publicidade:... 7 Anúncio:...

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. Manejo. Manejo de carteira de pessoa física. - Administração dos clientes / Controle da carteira

TÉCNICAS DE VENDAS. Manejo. Manejo de carteira de pessoa física. - Administração dos clientes / Controle da carteira Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física - Administração dos clientes / Controle da carteira Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física e Jurídica - Fundamental

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

PROMOÇÃO DE VENDAS & MERCHANDISING

PROMOÇÃO DE VENDAS & MERCHANDISING PROMOÇÃO DE VENDAS & Prof. Msc. Nilvo A. Colucci 2s 2016 OBJETIVOS DA AULA Aula inaugural: apresentações iniciais e do conteúdo. Fundamentação teórica e alinhamento de conceitos. 1 - Definições e conceitos;

Leia mais

PRICING NO VAREJO: Estratégias e Desafios

PRICING NO VAREJO: Estratégias e Desafios Seminário GVcev PRICING NO VAREJO: Estratégias e Desafios Varejo de Confecções Marco Muraro Agenda Apresentação Guararapes/ Riachuelo Contexto Mercado Comportamento de Compra de Moda Estratégia de preços

Leia mais

Por que a rede Entrefarma é um modelo de sucesso? entrefarma.com.br

Por que a rede Entrefarma é um modelo de sucesso? entrefarma.com.br Por que a rede Entrefarma é um modelo de sucesso? 2 A Entrefarma é uma marca Farmarcas! *Números referente até setembro de 2016 A Farmarcas é uma associação que administra agrupamentos farmacêuticos e

Leia mais

Qual a diferença entre uma Revendedora e uma Consultora?

Qual a diferença entre uma Revendedora e uma Consultora? Qual a diferença entre uma Revendedora e uma Consultora? Experimente, estude e aplique Use tudo o que recebeu e aprenda sobre eles; Treine com os familiares ou mesmo no espelho; Estude todo o material

Leia mais

MERCHANDISING. módulo 2. We create chemistry

MERCHANDISING. módulo 2. We create chemistry MERCHANDISING módulo 2 We create chemistry ROTEIRO DO CURSO MÓDULO 01: MARKETING Conceitos de marketing Marketing no varejo Perfil de consumidor no varejo Marketing digital no varejo O que o consumidor

Leia mais

Sheila Santos. Formação: - Marketing pela Faculdade ENIAC. - Enfermeira pela faculdade UNINOVE. Áreas de atuação:

Sheila Santos. Formação: - Marketing pela Faculdade ENIAC. - Enfermeira pela faculdade UNINOVE. Áreas de atuação: Sheila Santos Formação: - Marketing pela Faculdade ENIAC - Enfermeira pela faculdade UNINOVE Áreas de atuação: - Representante da Industria Farmacêutica - Red Jacket na Empresa May Kay Preparar a sua

Leia mais

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado.

o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. o que é Associativismo? Aprofunde seus conhecimentos sobre a estratégia e saiba quais são as expectativas do mercado. Neste e-book você vai encontrar: - Barreiras do mercado - O que são redes associativistas?

Leia mais

O que vai definir meu lucro é o. meu pedido e não a minha venda!

O que vai definir meu lucro é o. meu pedido e não a minha venda! Dicas de vendas!!! O que vai definir meu lucro é o meu pedido e não a minha venda! Quanto eu quero ganhar por mês??? Planejamento: Comece seu dia fazendo sempre uma lista e uma revisão rápida das suas

Leia mais

Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados

Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados Saiba como gerenciar o estoque da farmácia e ter bons resultados Ter uma boa gestão de estoque na farmácia é fundamental para assegurar o fluxo de vendas e garantir um bom retorno financeiro. O gerenciamento

Leia mais

INOVE SUA VITRINE PARA O DIA DOS NAMORADOS

INOVE SUA VITRINE PARA O DIA DOS NAMORADOS INOVE SUA VITRINE PARA O DIA DOS NAMORADOS #criemomentosasos LÍDER ALÉCIA ROCHA BH BELO / RJ HORIZONTE / ES 21 98050-8400 Inove sua vitrine: saia da rotina IMPORTANTE: um levantamento feito pelo Sebrae-SP

Leia mais

Visual Merchandising:

Visual Merchandising: 1 Visual Merchandising: Tendências, aprendizados e casos 4- O Consumidor e o Merchandising no Varejo Jose Augusto Domingues 1. Universo da Pesquisa de Varejo e VM 2 Design 1. Arquitetura 2. Layout 3. Ambientação

Leia mais

E-BOOK Potencialize suas vendas 1ª Edição

E-BOOK Potencialize suas vendas 1ª Edição E-BOOK Potencialize suas vendas 1ª Edição INTRODUÇÃO Com a crescente competitividade do mercado de varejo no Brasil e a complicada situação econômica atual do país, é importante um cuidado ainda maior

Leia mais

O MERCHANDISING NO VAREJO FARMA

O MERCHANDISING NO VAREJO FARMA O MERCHANDISING NO VAREJO FARMA Informar, educar e preparar profissionais das áreas de varejo, trade marketing, merchandising e visual merchandising. Nosso objetivo é levar informação útil de fácil aplicação

Leia mais

E-book. 5 Segredos para aumentar 20% as vendas do seu salão

E-book. 5 Segredos para aumentar 20% as vendas do seu salão E-book 5 Segredos para aumentar 20% as vendas do seu salão de beleza Introdução As vendas dentro de qualquer negócio é o combustível para aumentar a rentabilidade e seguir expandindo nossa marca dentro

Leia mais

e-book Como se tornar uma revendedora de sucesso

e-book Como se tornar uma revendedora de sucesso e-book Como se tornar uma revendedora de sucesso 1. Como conquistar as primeiras clientes: boca a boca Para conseguir bons resultados vendendo Lingerie e Moda Íntima é preciso se mostrar e chegar diretamente

Leia mais

Amplie seu Repertório, Melhore seus Resultados

Amplie seu Repertório, Melhore seus Resultados Amplie seu Repertório, Melhore seus Resultados Amplie seu Repertório, Melhore seus Resultados Aproveite o Dia dos Namorados! Thais Plaza 11 98229-6337 Quem sou... THAIS PLAZA Publicitária e Radialista

Leia mais

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ!

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ! sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ! a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas vender Parte significativa das drogarias focam em aumento de

Leia mais

UMÁRIO. 3. Conquiste e mantenha clientes além do que determina o CDC Cuidados com o estoque em datas comemorativas 17

UMÁRIO. 3. Conquiste e mantenha clientes além do que determina o CDC Cuidados com o estoque em datas comemorativas 17 Introdução 3 1. As políticas da sua empresa e o CDC 6 2. Pontos de atenção em uma promoção de vendas 9 3. Conquiste e mantenha clientes além do que determina o CDC 12 5. Cuidados com o estoque em datas

Leia mais

Gerente: Ações e justificativas. pontuação (1,2,3,4,5) pv exposição Check list de loja atualizado em 20/10/04. data. Linha de produtos, localização e

Gerente: Ações e justificativas. pontuação (1,2,3,4,5) pv exposição Check list de loja atualizado em 20/10/04. data. Linha de produtos, localização e pv exposição Check list de loja atualizado em 0/0/0 pontuação (,,,,). Ponto de venda. exposição.. Lay out Linha de produtos, localização e espaço. Corredores, fluxo e espaços no crediário e caixa... Ambientação

Leia mais

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth Marketing Academy Talent Development for Business Growth Marketing Classes Promoção Manuela Palma Novo 3M Confidential 16 September 3M 2015. All Rights Reserved. PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO Estratégia

Leia mais

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS 2017

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS 2017 PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS 2017 107 empresários responderam à pesquisa SEGMENTO DE ATUAÇÃO VESTUÁRIO/CALÇADOS/ACESSÓRIOS 76,1% PAPELARIAS E LIVRARIAS BRINQUEDOS TECIDOS/ARMARINHOS SALÃO DE BELEZA CHOCOLATES

Leia mais

Estratégias de Determinação de Preços. INCT Nanofarma

Estratégias de Determinação de Preços. INCT Nanofarma Estratégias de Determinação de Preços INCT Nanofarma PROFA. DRA. VANIA PASSARINI TAKAHASHI Elemento do mix mkt produz receita Flexível Alterado com rapidez Informa ao mercado o posicionamento de valor

Leia mais

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação Comunicação Integrada Principais ferramentes de comunicação Marca (qualidade) $ Posicionamento Embalagem Vendedor Promoção de Vendas (P.D.V) Posição( Visibilidade) Nomes usados no mercado Branding MKT

Leia mais

Saiba como fazer a curva ABC da farmácia

Saiba como fazer a curva ABC da farmácia Saiba como fazer a curva ABC da farmácia Cuidar do estoque de uma farmácia não é tarefa fácil. Em algum momento você já deve ter sofrido com as contas da empresa em duas situações. Ter estoque em excesso

Leia mais

Um item que nunca sai de moda e não pode faltar na sua loja: inovação. Criatividade e inovação para o varejo de Moda

Um item que nunca sai de moda e não pode faltar na sua loja: inovação. Criatividade e inovação para o varejo de Moda Um item que nunca sai de moda e não pode faltar na sua loja: inovação Criatividade e inovação para o varejo de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA Criatividade e inovação

Leia mais

Programa prático de marketing para

Programa prático de marketing para Programa prático de marketing para FARMÁCIAS PROGRAMA PRÁTICO DE MARKETING PARA FARMÁCIAS Sumário 01. Introdução...09 02. Algumas definições de marketing...11 03. Toda a equipe é responsável pelo marketing...14

Leia mais

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor

Leia mais

FRANQUIAS DE COSMÉTICOS

FRANQUIAS DE COSMÉTICOS 2017 Guia Franquias de Sucesso - Todos os direitos reservados GUIA PRÁTICO FRANQUIAS DE COSMÉTICOS ÍNDICE INTRODUÇÃO pág. 03 DADOS DO MERCADO pág. 04 VANTAGENS pág. 05 DESAFIOS pág. 06 CUIDADOS pág. 07

Leia mais

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA INÍCIO ESCRITÓRIO DEFINIÇÃO DOS SÓCIOS OBJETIVOS DA SOCIEDADE CRESCIMENTO E CONTRATAÇÃO ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS GESTÃO DEFINIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES DIFERENCIAL

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA BÁRBARA ROCHA GABRIELA LOPES ISADORA DO CARMO JÚLIA PEIXOTO MARCELA AZEVEDO NEIL BORGES OTÁVIO

Leia mais

Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor

Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor Prof. Dr. Andres Rodriguez Veloso 1º Semestre de 2017 2ª e 5ª feira Matutino 30/06/2017 Cap. 14 - Desenvolvimento de estratégias e programas de determinação

Leia mais

TECNICA DE PRECIFICAÇÃO POR PRODUTOS DISTRIBUIÇÃO DE DESCONTOS E MARK UP POR PRODUTOS UTILIZANDO UM APLICATIVO DE PRECIFICAÇÃO

TECNICA DE PRECIFICAÇÃO POR PRODUTOS DISTRIBUIÇÃO DE DESCONTOS E MARK UP POR PRODUTOS UTILIZANDO UM APLICATIVO DE PRECIFICAÇÃO TECNICA DE PRECIFICAÇÃO POR DISTRIBUIÇÃO DE DESCONTOS E MARK UP POR UTILIZANDO UM APLICATIVO DE PRECIFICAÇÃO OBJETIVO DESTA APRESENTAÇÃO: 1) REPASSAR CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE PREÇIFICAÇÃO DE. 2) DEMONSTRAR

Leia mais

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa DICAS RÁPIDAS www.bravologic.com.br O setor de vendas e atendimento se esforça ao máximo, conquistar novos clientes e fechar bons negócios. A produção ou comercialização dos produtos aumenta e o dinheiro

Leia mais

C O M U N I C A Ç Ã O. Bem Vindo...

C O M U N I C A Ç Ã O. Bem Vindo... Bem Vindo... A Phoenix Promoções e Eventos cria e transforma em realidade os mais diversos projetos, com qualidade, ética, comprometimento e respeito aos clientes e fornecedores Transformando Idéias em

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional Missão Aumentar vendas de lojistas, fidelizando seus clientes com os melhores serviços de crédito e relacionamento. Visão Ser reconhecida como a referência em relacionamento

Leia mais

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos.

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos. Modelo de Planejamento Estratégico ISO 9001:2015 Missão: A Razão de existir da empresa. O que te faz especial, o que te empolga. Algo bonito para empolgar os colaboradores também. Visão: Onde a empresa

Leia mais

Encontre Os Indicadores Chave De Performance Ideais Para Seu Planejamento De Vendas

Encontre Os Indicadores Chave De Performance Ideais Para Seu Planejamento De Vendas Encontre Os Indicadores Chave De Performance Ideais Para Seu Planejamento De Vendas Os indicadores chave de performance são dados internos e externos que têm bastante importância para o sucesso do seu

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS SABOARIA ARTESANAL "SABOARIA ARTESANAL" Empreendedor(a): SHISMEXSANDRO CAETANO DA SILVA

PLANO DE NEGÓCIOS SABOARIA ARTESANAL SABOARIA ARTESANAL Empreendedor(a): SHISMEXSANDRO CAETANO DA SILVA PLANO DE NEGÓCIOS SABOARIA ARTESANAL "SABOARIA ARTESANAL" Empreendedor(a): SHISMEXSANDRO CAETANO DA SILVA Maio/2016 SUMÁRIO 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio 1.2

Leia mais

Economista Adriano Fabri

Economista Adriano Fabri Economista Adriano Fabri... Consultor empresarial desde 1998.... Sebrae-SP, FIESP + 500 empresas atendidas.... A partir de 2000: escritório de Consultoria Empresarial: + 400 trabalhos realizados. IMPULSIONANDO

Leia mais

Panorama do Mercado Pet. Eduardo Yamashita

Panorama do Mercado Pet. Eduardo Yamashita Panorama do Mercado Pet Eduardo Yamashita A GS&MD Gouvêa de Souza concede ao cliente a utilização de materiais para seu uso interno e individual, não podendo ser modificado, copiado, distribuído e publicado

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

COMO CONSEGUIR 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA

COMO CONSEGUIR 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA COMO CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA 5 Dicas para conseguir seus primeiros clientes Bom, então você

Leia mais

A Indústria e o Varejo Integrados

A Indústria e o Varejo Integrados Seminário GVcev Visual Merchandising: A Indústria e o Varejo Integrados TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM MERCHANDISING NO VAREJO ROMANO G. PANSERA O tempo passa cada vez mais rápido O tempo está ficando achatado

Leia mais

M Í D I A K I T

M Í D I A K I T MÍDIA KIT 2017 N O S S O O B J E T I V O Organizar, evoluir e manter a sua empresa no topo. As verticais que oferecemos tem como objetivo aumentar o valor agregado significativamente, mantendo sua empressa

Leia mais

EXPECTATIVA DIA DAS MÃES 2018

EXPECTATIVA DIA DAS MÃES 2018 EXPECTATIVA DIA DAS MÃES 2018 EXPECTATIVA DIA DAS MÃES 2018 A estimativa da CDL/BH é de crescimento de 2,76% nas vendas do Dia das Mães de 2018, em relação ao mesmo período de 2017. Um montante de R$2,16

Leia mais

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel

Custos e Formação de Preços. Prof.ª Rachel Custos e Formação de Preços Prof.ª Rachel Formação de preços Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor

Leia mais

Pesquisa Dia das Mães 2017 EXPECTATIVA DOS LOJISTAS

Pesquisa Dia das Mães 2017 EXPECTATIVA DOS LOJISTAS Pesquisa Dia das Mães 2017 EXPECTATIVA DOS LOJISTAS Expectativa Dia das Mães 2017 A estimativa da CDL/BH é de crescimento de 1,25%nas vendas do Dia das Mães de 2017, em relação ao mesmo período do ano

Leia mais

PIRÂMIDE ETÁRIA BRASIL

PIRÂMIDE ETÁRIA BRASIL GERAÇÃO 6.0 PIRÂMIDE ETÁRIA BRASIL 48% 2006 = 17 milhões 2016 = 25 milhões 2026 = 37 milhões http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/ O NOSSO ESTUDO OBJETIVO Conhecer a relação deste target com

Leia mais

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 WORKSHOPS CH DATA HORÁRIO INVESTIMENTO CONTEÚDO 1. Mudança nas relações com clientes em vendas. 2. Vendedor consultor: Gestor de negócio. 3. Planejamento em vendas.

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Consultores Ver 5 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: O mundo da consultoria em Recursos Humanos 1. Planilha de Avaliação de Desempenho (por Competências)

Leia mais

Portfólio. (62)

Portfólio.  (62) Portfólio www.cessistemas.com.br (62) 3250-7700 SOBRE A C&S SISTEMAS Auto Peças A C&S Sistemas foi fundada em novembro de 1993, no decorrer de sua trajetória foi conquistando o mercado local, Goiânia e

Leia mais

COMO PRECIFICAR SEU ARTESANATO. Com Jo Ludwig

COMO PRECIFICAR SEU ARTESANATO. Com Jo Ludwig COMO PRECIFICAR SEU ARTESANATO Com Jo Ludwig DIA 1 Artesanato: uma visão de negócio DIA 2 Frutos do seu trabalho DIA 3 Planejando seu sucesso DIA 1 Investindo no artesanato Aula 1 Qual é o seu verdadeiro

Leia mais

Gestão Financeira para Farmácias. Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade!

Gestão Financeira para Farmácias. Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade! Gestão Financeira para Farmácias Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade! É assim que me sinto agora a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas

Leia mais

Häagen-Dazs faz o clima. 1. Daiane Nogueira GAIOLA 2 João Batista de Freitas CARDOSO 3 Universidade IMES, São Caetano do Sul, SP

Häagen-Dazs faz o clima. 1. Daiane Nogueira GAIOLA 2 João Batista de Freitas CARDOSO 3 Universidade IMES, São Caetano do Sul, SP Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Natal 1 a 6 de setembro de 2008 Häagen-Dazs faz o clima. 1 Daiane Nogueira

Leia mais

Quando tudo começou... Abril/11

Quando tudo começou... Abril/11 Quando tudo começou... Abril/11 Julho/12-1 ano e 3 meses depois... A grande transformação! Diretora Mary Kay. 5 anos depois... Como não amar essa oportunidade!!! Fundada em 1963; Presente em mais de 38

Leia mais

A primeira rede de joalheria de Prata do país. Faça parte dessa história.encante-se.

A primeira rede de joalheria de Prata do país. Faça parte dessa história.encante-se. A primeira rede de joalheria de Prata do país. Faça parte dessa história.encante-se. Sobre Nós Público-alvo Somos apaixonados por Jóias! Nossa indústria joalheira está no mercado há 20 anos. Em 2012 migramos

Leia mais

- SERVIÇOS DE MARKETING - DIGITAL CLIENTES ATENDIDOS

- SERVIÇOS DE MARKETING - DIGITAL CLIENTES ATENDIDOS 1 - SERVIÇOS DE MARKETING - DIGITAL CLIENTES ATENDIDOS SITES DESENVOLVIDOS PELA MVR distribuidoranovageracao.com.br Distribuidora Varejo muffataoautomotivo.com.br Distribuidora Produtos Automotivos limpfor.com.br

Leia mais