ADMINISTRAÇÃO GERAL - GESTÃO DE PROJETOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADMINISTRAÇÃO GERAL - GESTÃO DE PROJETOS"

Transcrição

1 Página1 01 (2017 / FCC / TRE São Paulo / Analista Administrativo) O grau de maturidade na gestão de processos que uma organização pode atingir, depende, em grande medida, do conhecimento das equipes envolvidas e da minimização de riscos e de efeitos indesejados. Na visão da Society for Design and Process Science SDPS, consideram-se processos encenados aqueles que servem como paradigma para o desenho dos processos da própria organização, fornecendo premissas para modelagem. R: errado. Os processos encenados são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, correspondente ao Nível 4 de maturidade. Conforme o Guia de Gestão de Processos de Governo (MPOG, 2011), a visão da SDPS de maturidade de processos acompanha a própria definição de seu ciclo de gestão, ou seja, os níveis pretendidos basicamente dizem respeito a cada uma das etapas do conhecimento das equipes envolvidas e da minimização dos riscos de efeitos indesejados: 1. Nível 1 Processos modelados: Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações / características, de seus papéis (valor adicionado, insumo, referência, infraestrutura), das sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais. 2. Nível 2 Processos simulados: Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximo / mínimo / médio, etc) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos. 3. Nível 3 Processos emulados: Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejáveis. 4. Nível 4 Processos encenados: Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanentes adequações dos requisitos de processo. 5. Nível 5 Processos interoperados: Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.

2 Página2 02 (2017 / FCC / TRE São Paulo / Analista Administrativo) A literatura aponta um claro discrimen entre as atividades rotineiras de uma organização e aquelas que são caracterizadas como projetos. Esse conceito restou sintetizado em uma das principais publicações do Project Management Institute PMI, o PMBOK, que define projeto como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Um dos conceitos apresentados pelo PMBOK, relacionado às áreas de conhecimento para o gerenciamento de projetos, é a Estrutura Analítica do Projeto EAP, que pode ser entendida como a alocação do projeto dentro das prioridades da organização e sua consequente hierarquização. R: errado. A EAP pode ser entendida como a subdivisão das entregas e do trabalho a ser executado pela equipe envolvida no projeto, até sua menor divisão, denominada pacotes de trabalho. Primeiro vamos conhecer os conceitos básicos. Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Isso significa que um projeto sempre tem data para acabar. Para a norma ISO10006, projeto é um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. Amigos, um combate interessante e sempre cobrado em provas é projetos VS operações. Os projetos sempre são temporários, com foco na integração, planejados, desenvolvido em etapas; as operações são contínuas e repetitivas, com foco na disciplina. Desta forma, as operações são as atividades ordinárias da organização são perenes e entregam resultados repetitivos. Para Paludo (2015), os projetos podem ser divididos em subprojetos para serem mais bem gerenciados. Subprojeto nada mais é do que um pequeno projeto inter-relacionado ao projeto principal. Projetos também podem ser vistos sob a ótica de portfólio ou programa. O portfólio é uma carteira de projetos que pode compreender um grupo ou todos os projetos da organização que não são interdependentes. O programa compreende um grupo de projetos que exigem gerência simultânea, quando eles se apresentam interdependentes. A estrutura analítica do projeto ou work breakdown structure (WBS) é a decomposição do trabalho planejado em

3 Página3 partes menores, ou seja, em pacotes de trabalho que serão executados para atender aos objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. É um diagrama com níveis hierárquicos, formado pelos pacotes de trabalho que compõem um projeto. Facilita o detalhamento dos processos e o gerenciamento do escopo, da equipe e dos recursos ao longo da realização do projeto. Segundo o PMBOK, a EAP é um conjunto de componentes do projeto, estruturados com base nas entregas, que organiza e define o escopo total do projeto. 03 (2016 / FCC / PGE Mato Grosso / Analista Administrativo) Considera-se bem sucedida a gestão de um projeto quando o mesmo é concluído no prazo estabelecido, dentro do custo estimado, respeitando os requisitos de segurança e qualidade e, notadamente, quando seus resultados atendem às necessidades dos clientes, da alta administração e das demais partes interessadas. Para consecução de tais finalidades, o PMBOK, que é uma das principais publicações do Project Management Institute PMI, descreve algumas áreas de conhecimento fundamentais, entre as quais, gerenciamento de escopo, que compreende a criação da estrutura analítica do projeto. R: certo. Gerenciamento do escopo compreende mesmo a criação da estrutura analítica do projeto. Vejamos as dez áreas de gerenciamento (conhecimento) de projetos, segundo o PMBOK e a visão de Paludo (2015) sobre cada uma destas áreas: Gerenciamento de Integração assegura a coordenação entre os diversos elementos que compõem o projeto. Compreende o termo de abertura do projeto, o planejo de gerenciamento, a orientação para execução e gerenciamento e o encerramento do projeto. Gerenciamento de Escopo descrição detalhada do projeto e do produto; não deve ser incluído nada além do necessário para a completa execução do projeto; compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição e o controle do escopo, e a criação da estrutura analítica do projeto. Gerenciamento do Tempo assegura que o projeto seja concluído dentro do prazo estabelecido; definição da sequência de atividades. Gerenciamento do Custo descreve os processos necessários, de forma a assegurar que o orçamento previsto para o projeto seja ao mesmo tempo suficiente e não contenha valores desnecessários.

4 Página4 Gerenciamento da Qualidade descreve os processos tendentes a assegurar que os padrões de qualidade previamente definidos sejam atendidos em todas as suas etapas. Gerenciamento de Recursos Humanos compreende o planejamento dos recursos humanos, a mobilização, o desenvolvimento e o gerenciamento da equipe do projeto. Gerenciamento de Comunicação compreende o planejamento das comunicações, sua distribuição e controle, e a elaboração de relatórios de desempenho. Gerenciamento do Risco identificação e análise dos riscos que podem comprometer o alcance dos objetivos do projeto, bem como a resposta que será dada a esses riscos. Gerenciamento de Contratação processos destinados à aquisição de mercadorias e serviços relacionados ao projeto. Gerenciamento das Partes Interessadas identificação das partes interessadas; planejamento o gerenciamento e o engajamento das partes interessadas. Essas áreas buscam interagir de forma integrada, de modo a cumprir as funções de planejamento, organização, motivação, direção e controle da gestão de projetos. 04 (2016 / FCC / PGE Mato Grosso / Analista de Sistemas) Considere que um Analista de Sistemas foi indicado para atuar como gerente de projeto de um novo sistema a ser desenvolvido. Ele criou o Termo de Abertura do Projeto, um documento que formalmente autoriza a existência do projeto e dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades do projeto. De acordo com o PMBOK 5ª edição, esta atividade pertence a um processo do Gerenciamento da Integração do Projeto. R: correto. Gerenciamento de Integração assegura a coordenação entre os diversos elementos que compõem o projeto. Compreende o termo de abertura do projeto, o planejo de gerenciamento, a orientação para execução e gerenciamento e o encerramento do projeto. 05 (2016 / FCC / SEGEP-MA / Técnico da Receita Estadual) Os projetos são empreendidos para alcançar resultados de negócios estratégicos e, para isto, as organizações adotam processos e procedimentos formais de governança organizacional. De acordo com o PMBOK 5ª edição, o gerenciamento de projetos se concentra na entrega bem-sucedida dos produtos, serviços ou resultados e os projetos são um meio de atingir metas e objetivos organizacionais.

5 Página5 R: certo. Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Isso significa que um projeto sempre tem data para acabar. 06 (2016 / FCC / Prefeitura de Teresina-PI / Analista de Sistemas) Considerando-se que Prefeitura de Teresina está gerenciando um projeto de desenvolvimento de um novo software utilizando o guia PMBOK 5a Edição e, no decorrer do projeto, o gerente delegou a um dos membros da equipe a responsabilidade pelos processos do grupo de processos de planejamento pertencentes à área de conhecimento em gerenciamento do escopo do projeto, um dos processos que estará sob a responsabilidade deste membro da equipe será criar a estrutura analítica do projeto. R: certo. Gerenciamento de Escopo descrição detalhada do projeto e do produto; não deve ser incluído nada além do necessário para a completa execução do projeto; compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição e o controle do escopo, e a criação da estrutura analítica do projeto. aplicado quando os projetos são repetitivos, sugerindo a melhoria das práticas e sua padronização. O modelo de maturidade preconizado pela mais importante publicação do Project Management Institute, o PMBOK, contempla a Estrutura Analítica do Projeto EAP, que corresponde a metodologia de avaliação dos gestores do projeto. R: errado. A EAP corresponde a subdivisão das entregas e do trabalho a ser executado pela equipe. A estrutura analítica do projeto ou work breakdown structure (WBS) é a decomposição do trabalho planejado em partes menores, ou seja, em pacotes de trabalho que serão executados para atender aos objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. É um diagrama com níveis hierárquicos, formado pelos pacotes de trabalho que compõem um projeto. Facilita o detalhamento dos processos e o gerenciamento do escopo, da equipe e dos recursos ao longo da realização do projeto. Segundo o PMBOK, a EAP é um conjunto de componentes do projeto, estruturados com base nas entregas, que organiza e define o escopo total do projeto. 07 (2016 / FCC / Prefeitura de Teresina-PI / Administrador) O conceito de maturidade no gerenciamento de projetos é mais

6 Página6 08 (2016 / FCC / Prefeitura de Teresina-PI / Administrador) A Gestão de Projetos pode ser definida como aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas com o objetivo de atender os requisitos do projeto. Constituem características de um projeto, entre outras, singularidade, dado que todo o produto ou serviço gerado por um projeto é exclusivo e diferente de outros produtos ou serviços. R: certo. Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Isso significa que um projeto sempre tem data para acabar. 09 (2016 / FCC / Prefeitura de Teresina-PI / Administrador) A Gestão de Projetos pode ser definida como aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas com o objetivo de atender os requisitos do projeto. Constituem características de um projeto, entre outras, progressividade, eis que o projeto é desenvolvido em etapas de forma progressiva. R: correto. Um projeto é desenvolvido em etapas, de forma progressiva (ciclo de vida). O ciclo de vida é a divisão do projeto em diversas fases de desenvolvimento. Cada uma de suas fases possui um grupo de atividades relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de um mais deliverables, que é qualquer produto ou serviço, tangível e verificável, que deve ser produzido para completar um projeto ou parte dele. No PMBOK aprendemos que as fases são: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. Cada uma destas fases é composta por um grupo de processos (entradas ferramentas saídas). Obs.: embora haja alguma variação, alguns autores não consideram os grupos de processos como fases, definindo estas como início do projeto, organização e preparação, execução do trabalho do projeto, encerramento do projeto. Iniciação: Os processos de iniciação são realizados quando fica clara a demanda por um projeto. Alguém explicita um desejo, uma necessidade de que algo seja realizado. Na iniciação é desenvolvido o termo de abertura do projeto (documento que autoriza o início de um projeto). São os processos responsáveis por reconhecer as necessidades (ou oportunidades), identificar os stakeholders, transformar em problema estruturado, conseguir autorização dos superiores e gerenciar em forma de projeto. É realizada para definir

7 Página7 um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou a fase. Em poucas palavras, a iniciação define e autoriza um projeto. Planejamento: processos responsáveis pelo refinamento dos objetivos e detalhamento das ações para alcança-los, resultando num plano de gerenciamento. O planejamento é realizado para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado. Execução: processos responsáveis pelo gerenciamento das pessoas e dos recursos necessários à execução do projeto. A execução é realizada para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do mesmo. Iremos pôr em prática o que definimos previamente. Os recursos da empresa devem ser utilizados para que os resultados sejam atingidos como planejado. Monitoramento e controle: processos responsáveis por garantir que a execução ocorra conforme planejada. Fase necessária para acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes. Um dos grupos de processo que mais duram é o de controle. Estes processos são realizados durante boa parte da existência da fase ou do projeto em si. O controle é feito pela comparação dos resultados reais contra os planejados. Sempre que necessário, são feitas medidas corretivas. Encerramento: processos que formalizam a aceitação do resultado do projeto e seu encerramento de forma organizada. Uma correta análise do ciclo de vida do projeto pode gerar vários benefícios, como: Determinar aquilo que foi feito pelo projeto; Avaliar se o projeto está progredindo; Identificar o marco em que se encontra um projeto. Sobre o nível de esforço: no início do projeto, o nível de esforço é praticamente zero, vai crescendo até atingir um máximo, reduzindo-se depois até voltar ao marco zero, terminado o projeto. Esforço é a quantidade de pessoas envolvidas, o dispêndio de

8 Página8 trabalho e de recursos financeiros, as preocupações, as complicações. Perceba que o nível de atividade, o custo e o número de pessoas na equipe são baixos na fase inicial, alcançando seu máximo nas fases intermediárias para depois diminuir na fase final. No início de qualquer projeto, o risco e a incerteza são altos, sendo, desta forma, baixa a probabilidade de conclusão com êxito nesse momento. A probabilidade de conclusão bem-sucedida do projeto em geral aumenta progressivamente, conforme se avança nas fases, enquanto as incertezas diminuem. 10 (2016 / FCC / Prefeitura de Teresina-PI / Analista de Orçamento e Finanças Públicas) A partir da identificação do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos reconhecido como boa prática pelas organizações foi criado o guia PMBOK 5ª Edição, muito útil para o gerenciamento de projetos de diversos tipos. Este guia apresenta um conjunto de processos agrupados logicamente nos seguintes grupos de processo: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento. R: certo. No PMBOK aprendemos que as fases são: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. Cada uma destas fases é composta por um grupo de processos (entradas ferramentas saídas). 11 (2016 / FCC / ELETROBRAS-ELETROSUL / Administração de Empresas) Suponha que a Eletrosul pretenda iniciar um processo de atualização de seu parque gerador, envolvendo a execução de projetos de construção civil. Como forma de gerenciar a execução do projeto, pretende adotar a metodologia Program Evaluation and Review Technique PERT, a qual propõe o gerenciamento dos custos, mas não do tempo de execução, partindo da premissa de que esta última dimensão é fortemente influenciada por fatores não gerenciáveis. R: errado. O método PERT (program evaluation and review tecnique) e o método CPM (critical path method), são utilizados para controlar as atividades do projeto, determinando quais atividades devem ser feitas em paralelo e quais devem ser feitas em sequência basicamente são ferramentas utilizadas no planejamento do tempo estimado do projeto.

9 Página9 A diferença que existe entre PERT e CPM está na maneira como o tempo é tratado: o CPM utiliza valores determinísticos caminhos críticos, cujas atividades não podem sofrer atrasas sem que se reflita em atraso na duração do tempo total do projeto, enquanto o PERT permite utilizar três estimativas de tempo (provável, pessimista e otimista) e a distribuição Beta para a determinação do tempo mais provável, sendo, portanto, um modelo probabilístico. Esses dois métodos são usualmente tratados como um só, daí, normalmente dizemos diagrama PERT/CPM. gerenciamento, a orientação para execução e gerenciamento e o encerramento do projeto. Gerenciamento de Escopo descrição detalhada do projeto e do produto; não deve ser incluído nada além do necessário para a completa execução do projeto; compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição e o controle do escopo, e a criação da estrutura analítica do projeto. 12 (2016 / FCC / TRT 14ª Região / Técnico Judiciário) Um Técnico participou da elaboração do Termo de Abertura do Projeto TAP seguindo as boas práticas do PMBoK 5ª edição. Este TAP faz parte do Gerenciamento do Escopo do Projeto. O TAP valida o alinhamento do projeto com a estratégia e o trabalho em progresso da organização. R: errado. O Termo de Abertura do Projeto não faz parte do Escopo e sim da Integração. Gerenciamento de Integração assegura a coordenação entre os diversos elementos que compõem o projeto. Compreende o termo de abertura do projeto, o planejo de 13 (2016 / FCC / TRT 23ª Região / Analista Administrativo) Considere que determinado órgão integrante do Poder Judiciário realize, como parte de suas atividades ordinárias, atividades de classificação e ordenação de documentos. Para melhoria de tais atividades, pretendia aplicar técnicas consagradas de gerenciamento de projetos. Tal aplicação, contudo, foi considerada tecnicamente inadequada para a finalidade pretendida, na medida em que um projeto deve ter, entre outras características, singularidade e temporalidade. R: certo. Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

10 Página10 14 (2015 / FCC / TRT 9ª Região / Analista Administrativo) O conceito de maturidade no gerenciamento de projetos é mais comumente aplicado quando os projetos são repetitivos ou quando a organização executa projetos reiteradamente. Existem diferentes abordagens para identificar o grau de maturidade no gerenciamento de projetos, entre os quais o modelo da ESI International (Project Framework), que propõe cinco níveis de maturidade, entre os quais o gerenciado, que corresponde ao segundo nível de maturidade, no qual as dificuldades são identificadas. R: errado. O modelo de maturidade proposto pela ESI Internacional (Project Framework) propõe cinco níveis de maturidade e concentra a análise no desempenho de três componentes: pessoas, processos e tecnologia. Nível Ad hoc: não há definição de processos e o desempenho é precário. Nível Consistência: são estabelecidos os processos básicos e definidos papéis e responsabilidades. Nível Integração: há definição de processos de gerenciamento para os projetos, com integração às rotinas funcionais, em busca de vantagem competitiva. Nível Compreensão: há alinhamento dos projetos com os planos estratégicos, e gerenciamento ativo de portfólio. Nível Otimização: o gerenciamento de projetos é traduzido em forma de rotina, facilitando o alinhamento estratégico e o alcance dos objetivos. 15 (2015 / FCC / TRE Sergipe / Analista Judiciário) Sobre o conceito de projetos é correto afirmar: a) São de longo prazo e tem continuidade ao longo do tempo. b) São únicos, pois criam serviços e produtos específicos. c) Envolvem operações e, assim, uma sequência de processos repetidamente executados. d) Envolvem muitos departamentos, em função disso, são considerados unifuncionais. e) Envolvem equipes especializadas em determinadas áreas de um único departamento.

11 Página11 R: letra B. Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Isso significa que um projeto sempre tem data para acabar. 16 (2015 / FCC / TRT Rio Grande do Sul / Técnico Administrativo) No bojo dos conceitos aplicáveis para o gerenciamento por projetos, pode-se apontar a) o gerenciamento de escopo, o qual identifica os pacotes de trabalho, que são as atividades que podem ser executadas de forma independente. b) a EAP Estrutura Analítica do Projeto, que consiste em uma representação gráfica de todo o trabalho do projeto. c) o gerenciamento de riscos, que objetiva exclusivamente assegurar que o projeto seja cumprido no prazo estabelecido. d) o COBIT, que está diretamente relacionado com o gerenciamento dos recursos humanos. e) o gerenciamento da qualidade, que se opera por intermédio da identificação do denominado caminho crítico. R: letra B. O Gerenciamento de Escopo é a descrição detalhada do projeto e do produto; não deve ser incluído nada além do necessário para a completa execução do projeto; compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição e o controle do escopo, e a criação da estrutura analítica do projeto. (letra A errada). A estrutura analítica do projeto ou work breakdown structure (WBS) é a decomposição do trabalho planejado em partes menores, ou seja, em pacotes de trabalho que serão executados para atender aos objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. É um diagrama com níveis hierárquicos, formado pelos pacotes de trabalho que compõem um projeto. Facilita o detalhamento dos processos e o gerenciamento do escopo, da equipe e dos recursos ao longo da realização do projeto. O erro da letra C está em somente. Gerenciamento do Risco é a identificação e análise dos riscos que podem comprometer o alcance dos objetivos do projeto, bem como a resposta que será dada a esses riscos. Paludo (2015) nos ensina que o COBIT é um guia de melhores práticas utilizado na gestão de tecnologia da informação; apresentado como framework contém um sumário executivo, objetivos do controle, mapas de auditoria, ferramentas e técnicas de gerenciamento e controle. O COBIT independe da tecnologia

12 Página12 adotada e vem sendo utilizado como forma de otimizar os recursos e TI. Sua estrutura compreende dezenas de processos, medidas para monitoramento/avaliação e quatro dimensões/domínios: planejar e organizar; adquirir e implementar; entregar e dar suporte; monitorar e avaliar. (letra D errada). O gerenciamento da qualidade (letra E) não guarda relação direta com a identificação dos caminhos críticos. O Gerenciamento da Qualidade descreve os processos tendentes a assegurar que os padrões de qualidade previamente definidos sejam atendidos em todas as suas etapas. consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. Os projetos sempre são temporários, com foco na integração, planejados, desenvolvido em etapas; as operações são contínuas e repetitivas, com foco na disciplina. Desta forma, as operações são as atividades ordinárias da organização são perenes e entregam resultados repetitivos. 17 (2015 / FCC / TRT Rio Grande do Sul / Analista Administrativo) A gestão por projetos tem sido utilizada na Administração pública como um importante instrumento de aperfeiçoamento. Um projeto corresponde a uma atividade rotineira da organização, porém atribuída à alta administração. R: errado. Atividade rotineira da organização é uma operação Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Isso significa que um projeto sempre tem data para acabar. Para a norma ISO10006, projeto é um processo único, 18 (2015 / FCC / TRT 3ª Região / Analista Judiciário) Dentro do ciclo de vida do Gerenciamento de Projetos, o desenvolvimento ocorre mediante vários processos básicos que se sobrepõem. Esses processos são iniciação; personalização; execução; controle e monitoração; encerramento. R: errado. Os processos são iniciação; planejamento; execução; controle e monitoração; encerramento. O ciclo de vida é a divisão do projeto em diversas fases de desenvolvimento. Cada uma de suas fases possui um grupo de atividades relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de um mais deliverables, que é qualquer

13 Página13 produto ou serviço, tangível e verificável, que deve ser produzido para completar um projeto ou parte dele. No PMBOK aprendemos que as fases são: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. Cada uma destas fases é composta por um grupo de processos (entradas ferramentas saídas). Iniciação: Os processos de iniciação são realizados quando fica clara a demanda por um projeto. Alguém explicita um desejo, uma necessidade de que algo seja realizado. Na iniciação é desenvolvido o termo de abertura do projeto (documento que autoriza o início de um projeto). São os processos responsáveis por reconhecer as necessidades (ou oportunidades), identificar os stakeholders, transformar em problema estruturado, conseguir autorização dos superiores e gerenciar em forma de projeto. É realizada para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou a fase. Em poucas palavras, a iniciação define e autoriza um projeto. Planejamento: processos responsáveis pelo refinamento dos objetivos e detalhamento das ações para alcança-los, resultando num plano de gerenciamento. O planejamento é realizado para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado. Execução: processos responsáveis pelo gerenciamento das pessoas e dos recursos necessários à execução do projeto. A execução é realizada para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do mesmo. Iremos pôr em prática o que definimos previamente. Os recursos da empresa devem ser utilizados para que os resultados sejam atingidos como planejado. Monitoramento e controle: processos responsáveis por garantir que a execução ocorra conforme planejada. Fase necessária para acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes. Um dos grupos de processo que mais duram é o de controle. Estes processos são realizados durante boa parte da existência da fase ou do projeto em si. O controle é

14 Página14 feito pela comparação dos resultados reais contra os planejados. Sempre que necessário, são feitas medidas corretivas. Encerramento: processos que formalizam a aceitação do resultado do projeto e seu encerramento de forma organizada. 19 (2015 / FCC / TRT 3ª Região / Técnico Judiciário) No PMBoK 5a edição, à exceção dos grupos de processo Iniciação e Encerramento, os demais grupos estabelecidos são: Execução; Monitoramento e Controle; Planejamento. R: certo. Os processos são iniciação; planejamento; execução; controle e monitoração; encerramento. O ciclo de vida é a divisão do projeto em diversas fases de desenvolvimento. Cada uma de suas fases possui um grupo de atividades relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de um mais deliverables, que é qualquer produto ou serviço, tangível e verificável, que deve ser produzido para completar um projeto ou parte dele. No PMBOK aprendemos que as fases são: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. Cada uma destas fases é composta por um grupo de processos (entradas ferramentas saídas). Iniciação: Os processos de iniciação são realizados quando fica clara a demanda por um projeto. Alguém explicita um desejo, uma necessidade de que algo seja realizado. Na iniciação é desenvolvido o termo de abertura do projeto (documento que autoriza o início de um projeto). São os processos responsáveis por reconhecer as necessidades (ou oportunidades), identificar os stakeholders, transformar em problema estruturado, conseguir autorização dos superiores e gerenciar em forma de projeto. É realizada para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou a fase. Em poucas palavras, a iniciação define e autoriza um projeto. Planejamento: processos responsáveis pelo refinamento dos objetivos e detalhamento das ações para alcança-los, resultando num plano de gerenciamento. O planejamento é realizado para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.

15 Página15 Execução: processos responsáveis pelo gerenciamento das pessoas e dos recursos necessários à execução do projeto. A execução é realizada para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do mesmo. Iremos pôr em prática o que definimos previamente. Os recursos da empresa devem ser utilizados para que os resultados sejam atingidos como planejado. Monitoramento e controle: processos responsáveis por garantir que a execução ocorra conforme planejada. Fase necessária para acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes. Um dos grupos de processo que mais duram é o de controle. Estes processos são realizados durante boa parte da existência da fase ou do projeto em si. O controle é feito pela comparação dos resultados reais contra os planejados. Sempre que necessário, são feitas medidas corretivas. Encerramento: processos que formalizam a aceitação do resultado do projeto e seu encerramento de forma organizada. 20 (2015 / FCC / TRT 3ª Região / Analista Administrativo) No que diz respeito ao tema de gerenciamento de projetos, pode-se apontar como referência as publicações do Project Management Institute PMI, entre as quais se destaca o PMBOK. Um dos aspectos ou áreas de conhecimento indicados no PMBOK é o a) feedback, que consiste em mecanismo de avaliação contínua e compartilhamento de opiniões dos diferentes agentes para se chegar à finalização do projeto. b) caminho crítico, que corresponde à identificação dos principais obstáculos ou desafios ao desenvolvimento do projeto. c) benchmarking, que corresponde a um conjunto de operações envolvidas na consecução do produto objeto do projeto, de acordo com padrões de referência. d) fluxograma, que consiste na ferramenta utilizada para o mapeamento das etapas do projeto e identificação dos pontos de retenção.

16 Página16 e) gerenciamento de escopo, que consiste na descrição detalhada do projeto e do produto. R: letra E. Vejamos as dez áreas de gerenciamento (conhecimento) de projetos, segundo o PMBOK e a visão de Paludo (2015) sobre cada uma destas áreas: Gerenciamento de Integração assegura a coordenação entre os diversos elementos que compõem o projeto. Compreende o termo de abertura do projeto, o planejo de gerenciamento, a orientação para execução e gerenciamento e o encerramento do projeto. Gerenciamento de Escopo descrição detalhada do projeto e do produto; não deve ser incluído nada além do necessário para a completa execução do projeto; compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição e o controle do escopo, e a criação da estrutura analítica do projeto. Gerenciamento do Tempo assegura que o projeto seja concluído dentro do prazo estabelecido; definição da sequência de atividades. Gerenciamento do Custo descreve os processos necessários, de forma a assegurar que o orçamento previsto para o projeto seja ao mesmo tempo suficiente e não contenha valores desnecessários. Gerenciamento da Qualidade descreve os processos tendentes a assegurar que os padrões de qualidade previamente definidos sejam atendidos em todas as suas etapas. Gerenciamento de Recursos Humanos compreende o planejamento dos recursos humanos, a mobilização, o desenvolvimento e o gerenciamento da equipe do projeto. Gerenciamento de Comunicação compreende o planejamento das comunicações, sua distribuição e controle, e a elaboração de relatórios de desempenho. Gerenciamento do Risco identificação e análise dos riscos que podem comprometer o alcance dos objetivos do projeto, bem como a resposta que será dada a esses riscos. Gerenciamento de Contratação processos destinados à aquisição de mercadorias e serviços relacionados ao projeto. Gerenciamento das Partes Interessadas identificação das partes interessadas; planejamento o gerenciamento e o engajamento das partes interessadas. 21 (2015 / FCC / TRE Roraima / Analista Administrativo) Segundo a metodologia do Project Management Institute PMI, o gerenciamento de projetos é realizado pela aplicação e integração de 5 grupos de processos: iniciação, planejamento, execução,

17 Página17 controle e encerramento. Considerando esses processos, o grupo de a) controle realizará a garantia da qualidade. b) execução realizará o controle da qualidade. c) planejamento elaborará o plano de gerenciamento do projeto. d) iniciação definirá a Estrutura Analítica do Projeto EAP. e) encerramento realizará o controle integrado de alterações. R: letra C. No PMBOK aprendemos que as fases são: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. Cada uma destas fases é composta por um grupo de processos (entradas ferramentas saídas). Iniciação: Os processos de iniciação são realizados quando fica clara a demanda por um projeto. Alguém explicita um desejo, uma necessidade de que algo seja realizado. Na iniciação é desenvolvido o termo de abertura do projeto (documento que autoriza o início de um projeto). São os processos responsáveis por reconhecer as necessidades (ou oportunidades), identificar os stakeholders, transformar em problema estruturado, conseguir autorização dos superiores e gerenciar em forma de projeto. É realizada para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou a fase. Em poucas palavras, a iniciação define e autoriza um projeto. Planejamento: processos responsáveis pelo refinamento dos objetivos e detalhamento das ações para alcança-los, resultando num plano de gerenciamento. O planejamento é realizado para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado. Execução: processos responsáveis pelo gerenciamento das pessoas e dos recursos necessários à execução do projeto. A execução é realizada para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do mesmo. Iremos pôr em prática o que definimos previamente. Os recursos da empresa devem ser utilizados para que os resultados sejam atingidos como planejado. Monitoramento e controle: processos responsáveis por garantir que a execução ocorra conforme planejada.

18 Página18 Fase necessária para acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes. Um dos grupos de processo que mais duram é o de controle. Estes processos são realizados durante boa parte da existência da fase ou do projeto em si. O controle é feito pela comparação dos resultados reais contra os planejados. Sempre que necessário, são feitas medidas corretivas. Encerramento: processos que formalizam a aceitação do resultado do projeto e seu encerramento de forma organizada. 22 (2017 / UFBA / UFSBA / Analista de Tecnologia da Informação) O guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo PMI (Project Management Institute) e é tido como a base do conhecimento sobre gestão de projetos. Considerando o conceito de projeto estabelecido pelo PMBOK, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. b) A natureza temporária de um projeto indica que ele tem início e término definidos. c) Cada projeto cria um produto, serviço ou resultado único, que deve ser sempre tangível. d) O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando á necessidade do projeto deixar de existir. R: letra C. Não necessariamente o resultado será tangível. Um relatório, por exemplo, algumas vezes não é tocado. 23 (2017 / CESPE / SEDF / Analista de Tecnologia da Informação) O gerente funcional e o gerente de projetos têm papéis diferentes na organização: o primeiro é responsável por supervisionar o gerenciamento de uma das áreas da empresa, e o segundo busca atingir os objetivos de um projeto específico. R: exato. Estas são definições sucintas de gerentes funcionais e gerentes de projetos.

19 Página19 Para Turner, a gestão de projetos é um processo por meio do qual um projeto é levado a uma conclusão. O PMI define gestão de projetos como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders envolvidos. O gerente de projeto é o responsável por assegurar que os requisitos do projeto sejam cumpridos e o objetivo final seja alcançado. O Escritório de Projetos (PMO) é uma estrutura formal dentro de uma organização, possuindo uma série de objetivos, quais sejam: Apoiar o gerente de projetos; Gerar treinamento para as equipes de projeto; Implantar software de controle de projetos; Estabelecer métodos e padrões; Tornar-se centro de excelência em gerência de projetos; Responsabilizar-se pelos resultados dos projetos. Segundo o PMBOK, a função dos escritórios de projetos nas empresas varia em abrangência, influência e autoridade, podendo ser bastante limitada, emitindo apenas recomendações, ou podendo possuir autoridade formal garantida pela direção executiva. 24 (2017 / CESPE / SEDF / Analista de Tecnologia da Informação) O gerenciamento de escopo garante que todos os esforços necessários estejam incluídos no projeto, com apenas o necessário para que o escopo seja realizado dentro do cronograma previsto. R: errado. O cronograma está relacionado com o gerenciamento do tempo, não do escopo. Gerenciamento de Escopo descrição detalhada do projeto e do produto; não deve ser incluído nada além do necessário para a completa execução do projeto; compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição e o controle do escopo, e a criação da estrutura analítica do projeto. Gerenciamento do Tempo assegura que o projeto seja concluído dentro do prazo estabelecido; definição da sequência de atividades. 25 (2017 / CESPE / SEDF / Analista de Tecnologia da Informação) Quaisquer erros cometidos na fase de planejamento somente serão detectados na fase de finalização. R: errado. Os erros podem (e devem) ser detectados antes.

20 Página20 26 (2017 / IBFC / EBSERH / Analista Administrativo) Leia as afirmações abaixo sobre projetos e assinale a alternativa correta. I. Projetos são atividades ou empreendimentos que têm começo e fim programados. II. Projetos devem resultar em um produto singular. III. Projetos devem resolver um problema específico. a) Todas as afirmações estão corretas b) Nenhuma das afirmações está correta c) Somente a afirmação I está correta d) Somente a afirmação II está correta e) Somente a afirmação III está correta R: letra A. Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Isso significa que um projeto sempre tem data para acabar. 27 (2017 / IDECAN / INCA / Analista em Ciência e Tecnologia) O Project Management Institute (PMI) teve um papel ímpar no desenvolvimento da administração de projetos. O PMI produziu o Guide to the project management body of knowledge PMBOK. R: certo. O PMBOK é um conjunto de práticas relacionadas à gestão de projetos e é publicado pela PMI (Project Management Institute). O PMBOK nada mais é do que um guia que descreve um conjunto de boas práticas relacionadas com a gestão de projetos e busca sistematizar o campo da administração de projetos. A PMI faz uma compilação de conhecimentos relacionados ao gerenciamento de projetos, padronizando procedimentos nesta área e criando uma linguagem comum. O PMBOK sugere quais processos devem ser executados durante o gerenciamento de projetos, desta forma, fornece as bases para programas de treinamento e educação em administração de projetos. 28 (2016 / IBFC / EBSERH / Analista Administrativo) Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

21 Página21 R: certo. Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Enunciado mandou a definição cópia e cola! 29 (2016 / IBFC / EBSERH / Analista Administrativo) A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. R: certo. Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Isso significa que um projeto sempre tem data para acabar. 30 (2016 / TCE Paraná / Analista de Controle) Os projetos desenvolvidos em uma organização devem ser previstos sem tolerância a riscos. R: errado. Deve-se gerenciar os riscos. Vejamos as dez áreas de gerenciamento (conhecimento) de projetos, segundo o PMBOK e a visão de Paludo (2015) sobre cada uma destas áreas: Gerenciamento de Integração assegura a coordenação entre os diversos elementos que compõem o projeto. Compreende o termo de abertura do projeto, o planejo de gerenciamento, a orientação para execução e gerenciamento e o encerramento do projeto. Gerenciamento de Escopo descrição detalhada do projeto e do produto; não deve ser incluído nada além do necessário para a completa execução do projeto; compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição e o controle do escopo, e a criação da estrutura analítica do projeto. Gerenciamento do Tempo assegura que o projeto seja concluído dentro do prazo estabelecido; definição da sequência de atividades. Gerenciamento do Custo descreve os processos necessários, de forma a assegurar que o orçamento previsto para o projeto seja ao mesmo tempo suficiente e não contenha valores desnecessários. Gerenciamento da Qualidade descreve os processos tendentes a assegurar que os padrões de qualidade previamente definidos sejam atendidos em todas as suas etapas. Gerenciamento de Recursos Humanos compreende o planejamento dos recursos humanos, a mobilização, o desenvolvimento e o gerenciamento da equipe do projeto.

22 Página22 Gerenciamento de Comunicação compreende o planejamento das comunicações, sua distribuição e controle, e a elaboração de relatórios de desempenho. Gerenciamento do Risco identificação e análise dos riscos que podem comprometer o alcance dos objetivos do projeto, bem como a resposta que será dada a esses riscos. Gerenciamento de Contratação processos destinados à aquisição de mercadorias e serviços relacionados ao projeto. Gerenciamento das Partes Interessadas identificação das partes interessadas; planejamento o gerenciamento e o engajamento das partes interessadas. 31 (2016 / IFCM / IF Sudeste MG / Tecnólogo de TI) Segundo Vargas (2009), as áreas de gerenciamento de projetos são descritas em termos de seus processos componentes. A área que engloba os processos requeridos para assegurar que todos os elementos do projeto sejam adequadamente coordenados e integrados é a área de a) Gerenciamento de Riscos. b) Gerenciamento de Custos. c) Gerenciamento de Projeto. d) Gerenciamento de Escopo. e) Gerenciamento da Integração. R: letra E. O Gerenciamento de Integração assegura a coordenação entre os diversos elementos que compõem o projeto. Compreende o termo de abertura do projeto, o planejo de gerenciamento, a orientação para execução e gerenciamento e o encerramento do projeto. 32 (2016 / Quadrix / CRF Paraná / Assistente Administrativo) Um projeto é um empreendimento que se caracteriza por ser evento temporário e ter um objetivo único e bem definido. O projeto não se confunde com tarefas rotineiras de operação normal da empresa. R: correto. Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Isso significa que um projeto sempre tem data para acabar. Para a norma ISO10006, projeto é um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

23 Página23 Os projetos sempre são temporários, com foco na integração, planejados, desenvolvido em etapas; as operações são contínuas e repetitivas, com foco na disciplina. Desta forma, as operações são as atividades ordinárias da organização são perenes e entregam resultados repetitivos. R: errado. Projeto é um esforço coordenado para se alcançar objetivos e entregar produtos ou serviços exclusivos dentro de determinado período de tempo. Em outras palavras, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. 33 (2016 / CESPE / TRT 8ª Região / Técnico Judiciário) De acordo com o PMBOK, a análise de impactos e probabilidade de ocorrência de eventos incertos é requisito para a elaboração de plano de riscos do projeto. R: correto. Análise de impactos e probabilidade de ocorrência de eventos incertos está relacionado com os riscos do projeto. Gerenciamento do Risco trata da identificação e análise dos riscos que podem comprometer o alcance dos objetivos do projeto, bem como a resposta que será dada a esses riscos. 34 (2016 / CESPE / TRE Pernambuco / Técnico Judiciário) De acordo com o PMBOK, projeto é a coordenação de um conjunto de pessoas destinadas a realizar atividades funcionais e disciplinadas a partir do uso de um conjunto de documentos e artefatos obrigatórios propostos no PMBOK. 35 (2016 / CESPE / TRE Pernambuco / Técnico Judiciário) Conforme o PMBOK, são áreas de gerenciamentos de projeto as seguintes: a) integração, iniciação, planejamento, escopo, recursos humanos, desenvolvimento, encerramento. b) iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento. c) escopo, recursos humanos, qualidade, riscos, aquisições e integração. d) comunicação, integração, planejamento, cronograma, escopo, custo. e) riscos, comunicação, cronograma, partes interessadas, qualidade e planejamento.

24 Página24 R: letra C. Cuidado para não confundir. Vejamos as dez áreas de gerenciamento (conhecimento) de projetos, segundo o PMBOK e a visão de Paludo (2015) sobre cada uma destas áreas: Gerenciamento de Integração assegura a coordenação entre os diversos elementos que compõem o projeto. Compreende o termo de abertura do projeto, o planejo de gerenciamento, a orientação para execução e gerenciamento e o encerramento do projeto. Gerenciamento de Escopo descrição detalhada do projeto e do produto; não deve ser incluído nada além do necessário para a completa execução do projeto; compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição e o controle do escopo, e a criação da estrutura analítica do projeto. Gerenciamento do Tempo assegura que o projeto seja concluído dentro do prazo estabelecido; definição da sequência de atividades. Gerenciamento do Custo descreve os processos necessários, de forma a assegurar que o orçamento previsto para o projeto seja ao mesmo tempo suficiente e não contenha valores desnecessários. Gerenciamento da Qualidade descreve os processos tendentes a assegurar que os padrões de qualidade previamente definidos sejam atendidos em todas as suas etapas. Gerenciamento de Recursos Humanos compreende o planejamento dos recursos humanos, a mobilização, o desenvolvimento e o gerenciamento da equipe do projeto. Gerenciamento de Comunicação compreende o planejamento das comunicações, sua distribuição e controle, e a elaboração de relatórios de desempenho. Gerenciamento do Risco identificação e análise dos riscos que podem comprometer o alcance dos objetivos do projeto, bem como a resposta que será dada a esses riscos. Gerenciamento de Contratação processos destinados à aquisição de mercadorias e serviços relacionados ao projeto. Gerenciamento das Partes Interessadas identificação das partes interessadas; planejamento o gerenciamento e o engajamento das partes interessadas. 36 (2016 / UFMT / Técnico de TI) Cronogramas são instrumentos de gerenciamento de projetos e de trabalho em equipe. No desenvolvimento de software, o cronograma de projeto apresenta dependência entre as atividades, o prazo estimado para alcançar cada meta e a alocação de pessoal para a execução das atividades. O cronograma de projeto é uma das tarefas do gerente de projeto

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

RAFAEL BARBOSA GESTÃO PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA GESTÃO PÚBLICA RAFAEL BARBOSA GESTÃO PÚBLICA 1. Ciclo de gerenciamento de processos a) CBOK: A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas:

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Gestão de Projetos ISS Porto Alegre

Gestão de Projetos ISS Porto Alegre Gestão de Projetos ISS Porto Alegre Prof. Rafael Ravazolo @ravazolo O que é um projeto? Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Singularidade, Temporariedade, Incerteza, Elaboração Progressiva, Recursos limitados, Interdisciplinaridade,

Leia mais

3) Grupos de Processos

3) Grupos de Processos 3) Grupos de Processos Iniciação: definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto já existente, obtendo-se autorização para tal. Planejamento: estabelecer o escopo total, definem e refinam os objetivos

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

Introdução à Gerência de Projetos

Introdução à Gerência de Projetos Gerência de Projetos Introdução à Gerência de Projetos Última atualização em abril de 2008 O que é um projeto? Organizações executam trabalho O trabalho envolve operações (programas) e/ou projetos Características

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 04

Evandro Deliberal     Aula 04 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 04 Agenda PMBOK PMI Iniciação Planejamento Ênfase em Escopo e Prazo Execução

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI Gerenciamento de Projetos PMBOK Fernando Pires Barbosa Analista de TI fernando.pires.barbosa@ufsm.br PDI e Plano de Gestão UFSM 189 AÇÕES estratégicas divididas em 6 LINHAS estratégicas K Projetos e o

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu VISÃO GERAL DO PMBOK Profª Andrea Padovan Jubileu Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos (PMBOK Guide) Gestão de Projetos Ger. de Integração do Projeto Ger. do Escopo do Projeto Ger. de Tempo do Projeto

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof. André Medeiros O que é um projeto? É um empreendimento singular e temporário, com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço. Segundo o PMI - Project

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 01

Evandro Deliberal     Aula 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 01 Agenda Definição de projeto. Gerenciamento de Projetos Ciclo de Vida de um

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F.

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO Profª Andrea Padovan Jubileu O que é um projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo Temporário Cada projeto

Leia mais

GPS - Gestão de projeto de software

GPS - Gestão de projeto de software GPS - Gestão de projeto de software Comentários finais e ferramentas Parte 1 Professor Emiliano S. Monteiro Alguns fatos sobre projetos... São as pessoas trabalhando que fazem os projetos andarem e entregarem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 Gerenciamento de projetos Conceito de Projeto Receita Federal Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2014 Sumário 1 A PlanoPro2... 3 2 Objetivo do Pré-

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto

Gerenciamento do Escopo do Projeto Gerenciamento do Escopo do Projeto Ricardo Yugue Farmacêutico, MSc, MBA e PMP 2009-2018 Yugue Assessores Todos os direitos reservados Problemas que ocorrem com mais frequência nos projetos da organização

Leia mais

Comparativo PMBOK. Prof. Gilberto Porto

Comparativo PMBOK. Prof. Gilberto Porto Comparativo PMBOK Nova área A mudança mais impactante foi a criação da 10a área de conhecimento: o Gerenciamento de Partes Interessadas com 4 (quatro) processos: Identificar as partes interessadas Planejar

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Gestão de Projetos 1. (CESPE/TELEBRAS/Especialista em Gestão de Telecomunicações Administração/2013) A organização que adota o modelo

Leia mais

Disciplina de Engenharia de Software

Disciplina de Engenharia de Software Disciplina de Engenharia de Software Windson Viana de Carvalho Rute Nogueira Pinto [windson,rute]@lia.ufc.br Mestrado em Ciência da Computação UFC Produzido em 19/07/2004 Alterado em 23/10/2006 por Rossana

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F.

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PLANEJAMENTO 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO GESTÃO DE PROCESSO DE PLANEJAMENTO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos O Guia PMBOK e as áreas do Gerenciamento de Projetos Prof. Robson Almeida PMI e PMBOK PMI: Project Management Institute Entidades sem fim lucrativo Congrega profissionais de gestão

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV1 01. Luiz Leão

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV1 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Conceitue projeto e o que representa a característica singularidade? Questão 1 Resposta Conceitue projeto e o que representa a característica

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto 1 Introdução Vamos pensar um pouco? 2 Introdução Porquê gerenciar o tempo? Como saber se chegaremos nos objetivos no prazo estimado? Planejar e Controlar 3

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PARA MPU

ADMINISTRAÇÃO PARA MPU AULA 10 GESTÃO DE PROJETOS De início, temos que entender o conceito do termo Projeto no contexto da administração e da gestão pública, já que esse termo também é utilizado em outras áreas do conhecimento

Leia mais

Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes

Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Gestão de Projeto Keyvila Menezes O que é um

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Glauco Carvalho 1. Gerência da integração do Projeto Processos: Possui 6 processos: Gerenciamento da integração do Projeto 1. Desenvolvimento do Termo de Abertura 2. Desenvolvimento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres Gerenciamento de Projetos Project Management Institute Prof. Miguel Torres miguel.torres@feol.com.br Objetivo do Curso Criar condições e proporcionar métodos para o desenvolvimento da capacidade gestora,

Leia mais

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28 Normas - :1997 - :2000 Gestão da Qualidade Adriana Alexandre Marcotti 1/28 1-2- :1997 2.1- Definições 2.2- Descrição 2.3- Estrutura de um Plano de Qualidade 3- :2000 3.1- Definições 3.2- Descrição 3.3-4-

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 05 Tema: Gerenciamento

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão Unidade 3 Gerenciamento de Escopo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição de escopo e gerenciamento de escopo Coleta de Requisitos Declaração de Escopo Restrições

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Curso: Elaboração de Projetos 12 de novembro de 2015 Prof: Marcos Assis Mauro Silveira O

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais 23.06.2008 L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Ciclo de vida de um projeto O ciclo de vida do projeto muitas vezes também é chamado de metodologia. Em linhas gerais, são as orientações do que

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

Introdução a Gerencia de Projetos

Introdução a Gerencia de Projetos MBA EM GERENCIA DE PROJETOS Introdução a Gerencia de Projetos Rogério Santos Gonçalves 1 Agenda 1. Introdução ao Curso de Gerencia de Projetos 2. Conceitos Básicos sobre Gerenciamento de Projetos. 1. O

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Objetivos da Aula Compreender a importância do tempo nos projetos. Revisar conceitos. Compreender o que deve ser considerado na elaboração de um

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Processos de Gerenciamento de Projetos Parte 02 CSE-301 / 2009 / Parte 02 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração:

Leia mais

Estrutura Organizacional quadro resumo

Estrutura Organizacional quadro resumo Estrutura Organizacional quadro resumo Matricial: estrutura na qual o gerente de projetos divide as responsabilidades com os gerentes funcionais para atribuição de prioridades e orientação do trabalho

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Prof. Marcelo Musci AULA 2 Mar/2017 Faculdade Machado de Assis Fracasso e Sucesso em Projetos Fracasso e Sucesso em Projetos Causas de Fracasso Metas e objetivos mal estabelecidos

Leia mais

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa.

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Guia PMBOK Project Management Body of Knowledge Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Project Management Institute O Project Management Institute é uma entidade

Leia mais

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK Visão geral do PMBOK PMI - Project Management Institute William Lopes de Oliveira Objetivo do PMBOK Identificar e descrever o conhecimento e as práticas aplicáveis na maioria das vezes na maioria dos projetos

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT COMPARATIVO PMBOK x ITIL x COBIT 2019 Sumário SUMÁRIO...2 SEMELHANÇAS ENTRE PMBOK, ITIL E COBIT... 3 QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 10 Olá pessoal! Preparei GRATUITAMENTE

Leia mais

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação.

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. Aula 06 1 2 No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. No contexto projeto, escopo pode se referir a: Escopo do produto: as características

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Francisco R. Lima Jr. Roteiro

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Francisco R. Lima Jr. Roteiro INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS Prof. Francisco R. Lima Jr. Roteiro I. II. III. IV. Introdução à gestão de projetos O Gestor de Projetos / Certificação PMI PMBOK Ferramentas de apoio à gestão de projetos:

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Introdução

Gerenciamento de Projetos Introdução Gerenciamento de Projetos Introdução Prof. César M.V. Benítez cesarbenitez@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/cesarbenitez Agenda 1 Introdução 2 PMBOK 3 Diagrama de Gantt 4 Rede PERT/CPM 5 Mapa Mental

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Nome: André Luís Belini

Leia mais

Gerência de Escopo do Projeto

Gerência de Escopo do Projeto Jan / 2003 Processo usado para identificar todo o trabalho requerido para concluirmos o projeto com sucesso Capítulo 5 - PMBOK PMI - Project Management Institute Iniciação Planejamento de Escopo Definição

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao

Leia mais

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho Entender o que é um projeto Como são gerenciados Como está o mercado de trabalho Vale a pena investir nesta área? Como posso começar ou me preparar para entrar na área de projetos QUERO MEU BÔNUS Tenho

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Iniciação: elaborando um TAP Prof. Robson Almeida UNIP. Administração de projetos. Aula 3 Fase de Iniciação de projetos [notas de aula]. Faculdade Online UVB, 2012. Acesso em:

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI Existem diversas estruturas,

Leia mais

Gestão de Processos. O que é processo? Tipos Hierarquia Gestão por Funções X Gestão por Processos Gestão por Processos

Gestão de Processos. O que é processo? Tipos Hierarquia Gestão por Funções X Gestão por Processos Gestão por Processos Gestão de Processos O que é processo? Tipos Hierarquia Gestão por Funções X Gestão por Processos Gestão por Processos Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO Faculdade Ietec Pós-graduação GESTÃO DE PROJETOS - Turma nº 164 19/10/2017 A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO RAFAEL PORTO MAIA ENGENHEIRO MECÂNICO rafaporto19@gmail.com

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV2 01. Luiz Leão

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV2 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Defina o que um projeto? Questão 1 Resposta Defina o que um projeto? É um esforço temporário (início e fim) empreendido para criar um produto,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Criação do Termo de Abertura Ciclo padrão de planejamento e Integração do Plano de Projeto. Controle e Monitoramento do Projeto

Leia mais

AUTOR(ES): JOSÉ FELIPE BRITO GOMES, ALEX JUNIOR SILVA SUZARTH, ANDERSON SOUZA NASCIMENTO

AUTOR(ES): JOSÉ FELIPE BRITO GOMES, ALEX JUNIOR SILVA SUZARTH, ANDERSON SOUZA NASCIMENTO TÍTULO: GERENCIAMENTO DE PROJETOS: CONCEITOS E FERRAMENTAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): JOSÉ FELIPE BRITO GOMES, ALEX

Leia mais

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA GESTÃO DE PROJETOS 01 SEBRAE TRAINEE/2014/46 Uma das referências em gerenciamento de projetos é o Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos do Instituto

Leia mais

TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS

TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

Leia mais

MME - Assistente Financeiro Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta. a) No projeto, a data de

MME - Assistente Financeiro Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta. a) No projeto, a data de FCC - 2011 - TRT-24 - Técnico Judiciário Segundo Schaffer Prochonw, projeto é um empreendimento planejado que consiste em um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, sendo uma de suas características

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

Estrutura Analítica do Projeto EAP

Estrutura Analítica do Projeto EAP Estrutura Analítica do Projeto EAP Estrutura Analítica do Projeto Também conhecida por Work Breakdown Structure, a Estrutura Analítica do Projeto EAP é a representação visual de toda a estrutura do objetivo

Leia mais

Base de Alcântara, 22 agosto 2003

Base de Alcântara, 22 agosto 2003 Base de Alcântara, 22 agosto 2003 Orçamento do Agência Espacial Brasileira para 2003: R$35 milhões CHINA e ÍNDIA gastam R$1.200 milhões por ano O CHAOS Empresas americanas gastam mais de US$275 bilhões

Leia mais

FTC ENGENHARIA CIVIL. Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO

FTC ENGENHARIA CIVIL. Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO FTC ENGENHARIA CIVIL Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO 01. (ESAF / MIN. TURISMO 2014). Gestão de Projetos: Analise as afirmativas a seguir e selecione

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 11/09/2017 Thiago

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 12/03 ok - hoje! Aulas previstas: Fevereiro: 12, 19, 26-05 não houve aula Março: 05, 12, 26 19

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do tempo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Tempo Envolve os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no tempo previsto. Processos Iniciação

Leia mais

Gestão de Projetos 05/05/2013

Gestão de Projetos 05/05/2013 Gestão e Avaliação de Projetos Unidade 05 Processos de Gerenciamento de Projetos de um Projeto humberto@humbertoarantes.com.br www.humbertoarantes.com.br Para que serve o Termo de Abertura de Projeto?

Leia mais