Sistemas de Informação. Governança de TI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas de Informação. Governança de TI"

Transcrição

1 Sistemas de Informação Governança de TI

2 . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI

3 Existem diversas estruturas, práticas e modelos que podem servir como base na hora de aplicar um programa de governança de TI em uma organização. Essas melhores práticas também são chamadas de frameworks. Os principais frameworks aplicados na governança e gestão de TI são: COBIT, ITIL, PMBoK, CMMI.

4 COBIT O COBIT (acrônimo para Control Objectives for Information and Related Technologies ) - Objetivos de controle de informações e tecnologias relacionadas - é um framework focado em governança de TI, criado em 1994 pelo ISACA. Este framework, que já está em sua quinta versão (COBIT 5 - Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização), propõe cinco domínios fundamentais que estão divididos entre governança e gestão:

5 COBIT Domínio de governança: Avaliar, dirigir e monitorar (EDM). Domínios de gestão: Alinhar, planejar e organizar (APO); Construir, adquirir e implementar (BAI); Entregar, serviços e suporte (DSS); Monitorar, avaliar e analisar (MEA).

6 COBIT O COBIT 5 fornece orientação através dos 37 processos distribuídos nos cinco domínios (1 de governança e 4 de gestão), que ajudam na identificação das práticas mais adequadas à realidade e aos objetivos específicos da empresa.

7 COBIT A partir dessa análise das práticas, indicadores - KPIs (Key Performance Indicators), KGIs (Key Goal Indicators) e CSFs (Critical Success Factors) - e da correção de nãoconformidades, fica mais fácil dividir e delegar tarefas, além de avaliar eficientemente o grau de interação entre os processos.

8 ITIL O framework ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foi desenvolvido no final da década de 1980 pela CCTA como um conjunto de boas práticas para gerenciamento de serviços de TI. Atualmente em sua terceira versão, a ITIL determina que o gerenciamento de serviços de TI seja estruturado com base no ciclo de vida dos serviços.

9 ITIL Este ciclo de vida compreende 5 etapas, sendo elas: Estratégia de serviço; Desenho de serviço; Transição de serviço; Operação de serviço; melhoria contínua de serviço.

10 ITIL No entanto, é preciso ressaltar que a ITIL não é uma metodologia, mas um guia de referência para a gestão de serviços de TI. Dessa forma, empresas que queiram aplicar a ITIL devem seguir as orientações gerais e então desenvolver processos específicos dentro do contexto da organização.

11 PMBOK PMBOK (Project Management Body of Knowledge), ou Corpo de Conhecimento em Gerência de Projetos, é um guia com as melhores práticas em gerenciamento de projetos. Ele preconiza fundamentos e preceitos que todo gestor ou profissionais envolvidos em um projeto podem seguir para planejá-lo e executá-lo com maior eficácia, aumentando suas chances de êxito.

12 PMBOK Este material é extremamente útil para dimensionar prazos e tarefas, garantindo uma boa governança. Também delimita práticas que facilitam a administração das etapas e recursos comuns envolvidos em um projeto. Aliás, antes de prosseguir é preciso entender que um projeto é definido como algo temporário e predeterminado, como um trabalho, evento, serviço etc. Ele tem prazo para começar e para terminar, ou seja, um período específico para durar.

13 PMBOK Um projeto requer quantidades geralmente preestabelecidas de recursos, sejam eles financeiros, materiais ou de mão de obra. Diferencia-se de rotinas e operações do dia a dia, que são frequentes e não possuem prazos de término.

14 De quais temas o PMBOK trata? O guia PMBOK compreende 47 processos que são divididos em 5 grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento). Além disso, eles são agrupados em 10 áreas do conhecimento, sendo elas definidas pelo gerenciamento/gestão:

15 De quais temas o PMBOK trata? Integração do projeto; Escopo do projeto; Tempo do projeto; Custos do projeto; Qualidade do projeto; Recursos humanos do projeto; Comunicações do projeto; de riscos do projeto; Aquisições do projeto; Envolvidos do projeto.

16 De quais temas o PMBOK trata? A gestão de integração, por exemplo, tem processos nos 5 grupos apontados. Já a de tempo, possui em apenas 2 deles (planejamento e monitoramento/controle). É indicado a todo profissional que deseja utilizar o PMBOK que acompanhe as mudanças e atualizações trazidas por novas edições e apêndices do guia. Para, desse modo, ficar constantemente atualizado sobre as novas exigências da área.

17 Quais são as diferenças entre PMBOK, PMO e PMI?

18 Quando o assunto é PMBOK, termos como PMO e PMI costumam aparecer correlacionados, porém, eles são coisas diferentes. PMBOK, como já especificado, é um manual ou guia com as melhores práticas e diretrizes para o gerenciamento de projetos.

19 PMO (Project Management Office) PMO (Escritório de Gerenciamento de Projetos), sendo uma estrutura organizacional que tem por objetivo padronizar os processos relacionados à governança de projetos. Ela facilita a troca e compartilhamento de ferramentas, técnicas, recursos, preceitos, metodologias e orientações da área. Um PMO pode fornecer apoio à gestão de projetos ou se tornar o principal responsável pelo gerenciamento direto de um ou vários deles.

20 PMI (Project Management Institute) PMI (Instituto de Gerenciamento de Projetos). É uma associação sem fins lucrativos para profissionais de gerenciamento de projetos, sendo a maior do mundo em sua área. Também é voltada para programas e portfólios sobre o tema. Seus propósitos incluem desenvolver padrões profissionais para o gerenciamento de projetos, fomentar a gestão de projetos como profissão por meio de seus programas de certificação e gerar conhecimento através de processos de investigação dentro do tema.

21 PMI (Project Management Institute) É preciso ressaltar que todo gestor de TI deve buscar adaptar os preceitos e fundamentos do guia PMBOK para sua área e para as atividades que desempenhará. Todavia, o PMBOK possui alto grau de personalização e aplicabilidade de seus fundamentos em projetos dos mais diferentes tipos, o que facilita essa tarefa. Por exemplo, é possível aplicá-lo em projetos de outsourcing (terceirização) de TI, de virtualização de servidores, de adoção de ferramentas para automatização de processos, de implantação de sistemas gerenciais novos, de migração de dados para cloud computing entre outros.

22 PMI (Project Management Institute) Apesar da grande quantidade de informações e frameworks para governança de TI disponíveis atualmente, é preciso ir além da implementação de um modelo para alcançar os melhores resultados. Ao adotar um modelo como guia para a governança de TI, uma empresa deve necessariamente considerar suas especificidades, demandas, cultura organizacional e estrutura, desenvolvendo assim sua própria estratégia empresarial.

23 CMMI A sigla CMMI significa Capability Maturity Model Integration (em português: Modelo de Maturidade em Capacitação - Integração). Trata-se de um modelo utilizado para a Engenharia / Desenvolvimento de software. O CMMI é uma referência mundialmente conhecida que tem como base as melhores práticas para desenvolver e entregar software / sistemas de informação. As práticas descrevem requisitos necessários à maturidade em disciplinas específicas da Engenharia de Software, e são organizadas por processos.

24 CMMI A versão 1.3 do CMMI foi publicada em 2010, e é composta por 03 modelos: CMMI for Development (CMMI-DEV): apresenta as melhores práticas de desenvolvimento de produtos e serviços. CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ): apresenta os processos de aquisição e terceirização de bens e serviços. CMMI for Services (CMMI-SVC): práticas direcionadas a empresas prestadoras de serviços.

25 CMMI Origem do CMMI O modelo CMMI foi desenvolvido por um instituto denominado SEI (Software Engineering Institute), que o criou como uma evolução do CMM (Capability Maturity Model).

26 CMMI A ideia do CMMI é integrar várias práticas utilizadas antes em separado para o desenvolvimento de sistemas. O CMMI não é um modelo de desenvolvimento de software, ele tem uma abrangência muito maior do que isso, tendo como foco 4 categorias, e cada categoria possui uma série de processos relacionados, os quais listo alguns aqui:

27 CMMI Gestão do Processo: Foco no processo organizacional, Treinamento organizacional. Gestão do Projeto: Planejamento do Projeto, Gestão Integrada do Projeto, Gestão de Riscos. Engenharia: Desenvolvimento de requisitos, Gestão de requisitos. Suporte: Gestão da Configuração, medição e análise, análise de resolução as causas.

28 CMMI - Estrutura do Modelo

29 RESUMO: Frameworks

30 Boas práticas de governança de TI Nesse contexto, é essencial estimular o comprometimento dos colaboradores e das equipes de TI no alinhamento das metas e objetivos da empresa, com flexibilidade, transparência na comunicação das ideias e soluções e clareza sobre o papel dos envolvidos no resultado final.

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

Governança em TI PROFA. DRA. ELISA YUMI NAKAGAWA. SSC 531 Gestão de Sistemas de Informação. 2. Semestre de 2016

Governança em TI PROFA. DRA. ELISA YUMI NAKAGAWA. SSC 531 Gestão de Sistemas de Informação. 2. Semestre de 2016 SSC 531 Gestão de Sistemas de Informação Governança em TI PROFA. DRA. ELISA YUMI NAKAGAWA 2. Semestre de 2016 SSC0531 - Gestão de Sistemas de Informação 2 Roteiro Introdução Governança corporativa Motivação

Leia mais

CONVERGÊNCIA DE MODELOS DE GESTÃO

CONVERGÊNCIA DE MODELOS DE GESTÃO CONVERGÊNCIA DE MODELOS DE GESTÃO Alinhados à Gestão de Negócios e TI José Ignácio Jaeger Neto, PMP, MSc. jaeger@via-rs.net GESTÃO ORGANIZACIONAL A gestão de uma organização é o resultado das solicitações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 O que é governança Corporativa? Questão 01 - Resposta O que é governança Corporativa? É o conjunto de processos, costumes, políticas, leis,

Leia mais

Governança de TI. Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais

Governança de TI. Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais Governança de TI Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais Professor: Carlos Oberdan Rolim V070717_01 80% de downtime não planejado

Leia mais

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 01/06/2018 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 REGRAS GERAIS... 3 5 RESPONSABILIDADES... 7 6 DISPOSIÇÕES FINAIS... 7

Leia mais

Gerenciamento de Comunicação em Projetos de Software - Um estudo de caso no Laboratório Gaia da UEL

Gerenciamento de Comunicação em Projetos de Software - Um estudo de caso no Laboratório Gaia da UEL Gerenciamento de Comunicação em Projetos de Software - Um estudo de caso no Laboratório Gaia da UEL Vinicius Marques Chioratto 1, Rodolfo Miranda de Barros 1 1 Departamento de Computação Universidade Estadual

Leia mais

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT COMPARATIVO PMBOK x ITIL x COBIT 2019 Sumário SUMÁRIO...2 SEMELHANÇAS ENTRE PMBOK, ITIL E COBIT... 3 QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 10 Olá pessoal! Preparei GRATUITAMENTE

Leia mais

Comparativo PMBOK. Prof. Gilberto Porto

Comparativo PMBOK. Prof. Gilberto Porto Comparativo PMBOK Nova área A mudança mais impactante foi a criação da 10a área de conhecimento: o Gerenciamento de Partes Interessadas com 4 (quatro) processos: Identificar as partes interessadas Planejar

Leia mais

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa.

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Guia PMBOK Project Management Body of Knowledge Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Project Management Institute O Project Management Institute é uma entidade

Leia mais

TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS

TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS TECNOLOGIA E GESTÃO DE CONTRATOS Desenvolvendo Competências para Evolução das Entregas dos Gestores Apresentação do Curso de Pós Graduação em Gestão de Contratos Edson S. Moraes Junho de 2016 Para cada

Leia mais

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT Simone S. Souza ICMC/USP Introdução O que é serviço de TI? Serviço de TI É um meio de entregar valor (benefício) ao

Leia mais

GTI Governança de TI

GTI Governança de TI GTI Governança de TI Modelos de Melhores Práticas e o Modelo de Governança de TI Governança de TI FERNANDES & ABREU, cap. 4 1 COBIT Control Objectives for Information and Related Technology. Abrangente

Leia mais

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos Fernanda Freaza, Gestora do EGP Porto Alegre, RS 14 de Abril de 2016 Agenda 1 2 3 4 5 6 7 8 Por que implantar um EGP? Contexto da implantação

Leia mais

DCC / ICEx / UFMG. O Modelo CMMI. Eduardo Figueiredo.

DCC / ICEx / UFMG. O Modelo CMMI. Eduardo Figueiredo. DCC / ICEx / UFMG O Modelo CMMI Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Um pouco de história Na década de 80, o Instituto de Engenharia de Software (SEI) foi criado Objetivos Fornecer software

Leia mais

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho Entender o que é um projeto Como são gerenciados Como está o mercado de trabalho Vale a pena investir nesta área? Como posso começar ou me preparar para entrar na área de projetos QUERO MEU BÔNUS Tenho

Leia mais

Governança de TI. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates

Governança de TI. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates Governança de TI Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Governança Corporativa A Governança Corporativa ganhou força no início da década de 90, respondendo à crescente

Leia mais

Sustentabilidade. Gestão

Sustentabilidade. Gestão Inovação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Sustentabilidade Competitividade Solução Gestão Integração Capacitação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Processos, pessoas

Leia mais

Governança de TI e a gestão de demandas

Governança de TI e a gestão de demandas Governança de TI e a gestão de demandas Glória M. P.O. Damasceno 1, Núbia S. R. S. Santos 1, Vivian L. N. Araujo 1 1 Superintendência de Tecnologia da Informação Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói,

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini

MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu. Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Coordenador Profº Dr. William Sampaio Francini Departamento de Administração da FEI 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu

Leia mais

GOVERNANÇA EM TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Escrito por Alexandre Luna Thaysa Paiva

GOVERNANÇA EM TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Escrito por Alexandre Luna Thaysa Paiva GOVERNANÇA EM TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Escrito por Alexandre Luna {alexluna@mangve.org} Thaysa Paiva {thaysasuely@gmail.com} ROTEIRO i. INTRODUÇÃO ii. MODELOS DE GESTÃO iii. iv. ITIL

Leia mais

Governança de Tecnologia da Informação*

Governança de Tecnologia da Informação* SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Governança de Tecnologia da Informação* Simone S. Souza ICMC/USP Slides parcialmente extraídos do material: Tecnologia da Informação (Rejane M. C. Figueiredo) A

Leia mais

Requisitos para Ferramentas de Gestão de Projetos de Software

Requisitos para Ferramentas de Gestão de Projetos de Software Requisitos para Ferramentas de Gestão de Projetos de Software Thiago S. F. Silva 1, Rodolfo F. Resende 1 1 Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Av. Antônio

Leia mais

Tecnologia em rede de computadores. Aula 01 Projeto de redes de computadores

Tecnologia em rede de computadores. Aula 01 Projeto de redes de computadores Tecnologia em rede de computadores Aula 01 Projeto de redes de computadores Apresentação da disciplina Carga Horária: 60Hs Pré-Requisitos(s): Não há Ementa da Disciplina: Metodologia de Projeto de Redes

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos MBA em Gerenciamento de Projetos APRESENTAÇÃO DO CURSO O mercado de trabalho apresenta um contexto no qual a necessidade de resultados com prazos, custos e qualidade adequados é maior a cada dia. E, no

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

GESTÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS GESTÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Professor NOME: RÔMULO CÉSAR DIAS DE ANDRADE Mini CV: Doutorando em Ciência

Leia mais

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda AULA 3 CENTRALIZAÇÃO OU DESCENTRALIZAÇÃO DA TI Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda Descentralizada gerenciamento divisional tem autoridade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

Melhoria de processos Qualidade. Engenharia de software Profª Karine Sato da Silva

Melhoria de processos Qualidade. Engenharia de software Profª Karine Sato da Silva Melhoria de processos Qualidade Engenharia de software Profª Karine Sato da Silva Problemática Hoje o grande desafio é desenvolver software de qualidade, dentro do prazo e custo estipulados, sem necessitar

Leia mais

Fundamentos de Gestão de TI

Fundamentos de Gestão de TI Fundamentos de Gestão de TI Tópico I Governança Corporativa e de TI agenda Mercado de TI Governança Corporativa Governança de TI Frameworks e Modelos um conto conhecido Em Alice no País das Maravilhas

Leia mais

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares Governança de TI O que realmente importa? Clayton Soares clayton@clayton.pro.br Curriculo Acadêmico Profissional Cursos e Certificações Agenda Afinal, o que realmente importa? Qual o papel da TI nessa

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: GERÊNCIA DE

Leia mais

PROGRAMA SEBRAETEC GPO

PROGRAMA SEBRAETEC GPO PROGRAMA SEBRAETEC GPO ESTRUTURA DO PROJETO APL MARÍLIA 05/09/2011 Edvar Pera Junior Coordenador Executivo Softex Campinas CARACTERISTICAS GERAIS Objetivo: Implantar metodologia de controle de processos

Leia mais

Engenharia de Software Gestão de Projeto

Engenharia de Software Gestão de Projeto Engenharia de Software Gestão de Projeto Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Abril 2018 1 O que é Planejar? É pensar no futuro antes de agir, com método, de forma contínua e sistemática, buscando

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

efagundes com GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4

efagundes com GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4 GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4 1 CobIT Modelo abrangente aplicável para a auditoria e controle de processo de TI, desde o planejamento da tecnologia até a monitoração e auditoria de

Leia mais

PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos

PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos Luciana Paiva Campos de Melo André Luiz Albuquerque da Silva Oliveira Rogério oliveira da Silva Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Central IT Tecnologia em Negócios 061 3030-4000 Versão 1.1 Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Contrato 274/2013 Relatório semanal referente ao período de 02 a 31 de março de

Leia mais

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL *

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * Alex SILVA 1 ; Marcelo Stehling de CASTRO 2 1 Dicente do curso de pós-graduação lato sensu EMC/UFG alexf16@hotmail.com; 2 Docente do curso de Especialização

Leia mais

Padrões de Qualidade de Software

Padrões de Qualidade de Software Engenharia de Software I 2015.2 Padrões de Qualidade de Software Engenharia de Software Aula 4 Ricardo Argenton Ramos Agenda da Aula Introdução (Qualidade de Software) Padrões de Qualidade de Software

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação

Gestão de Segurança da Informação Gestão de Segurança da Informação Grade Curricular Unidade de aprendizagem Ementa Carga horária Semestre 1 Auditoria de Segurança da Informação Forense Computacional Gerenciamento de Serviços de TI Pelo

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

ABIN Quadro de provas CONHECIMENTOS BÁSICOS

ABIN Quadro de provas CONHECIMENTOS BÁSICOS ABIN 2010 Quadro de provas CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA (POR) Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras.

Leia mais

MBA em Tecnologia da Informação Empresarial (MTIE)

MBA em Tecnologia da Informação Empresarial (MTIE) MBA em Tecnologia da Informação Empresarial (MTIE) CATEGORIA: Curso de Pós-Graduação Latu-Senso - MBA ÁREA BÁSICA: Tecnologia da Informação ÁREAS DE CONHECIMENTO: Empresarial DEPARTAMENTO: Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: GERÊNCIA DE

Leia mais

Palavras-chave: ITIL, COBIT, Gestão de Ativos, Gerenciamento de Serviços de TI.

Palavras-chave: ITIL, COBIT, Gestão de Ativos, Gerenciamento de Serviços de TI. BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI COM O USO DE FERRAMENTAS AUTOMATIZADAS NO GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE TI 1 Anderson Paiva de Almeida RESUMO O data center é considerado um ativo estratégico no

Leia mais

Governança em TI na UFF. Modelo de Gestão da STI. Henrique Uzêda

Governança em TI na UFF. Modelo de Gestão da STI. Henrique Uzêda Governança em TI na UFF Modelo de Gestão da STI Henrique Uzêda henrique@sti.uff.br 2011-2013 Universidade Federal Fluminense 122 cursos de graduação e 359 de pós-graduação ~ 45.000 alunos de graduação

Leia mais

José Maria Pedro CISA CASO PRÁTICO 2: COBIT (STANDARDS UTILIZADOS EM AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO)

José Maria Pedro CISA CASO PRÁTICO 2: COBIT (STANDARDS UTILIZADOS EM AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) José Maria Pedro CISA CASO PRÁTICO 2: COBIT (STANDARDS UTILIZADOS EM AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) Auditar Sistemas de Informação Auditoria de Sistemas de Informação, consiste num exame sistemático

Leia mais

Administração de Redes. Prof. Marcos Argachoy

Administração de Redes. Prof. Marcos Argachoy Gerenciamento e Administração de Redes Prof. Marcos Argachoy Conteúdo Programático: 1. Elementos de Controle e Avaliação: Falhas; Contabilização; Configuração; Desempenho; Segurança; 2. Metodologias de

Leia mais

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224 Gestão de Projetos - O que o profissional de Secretariado deveria saber a respeito. João Bonifácio, PMP Ana Paula Marinho Projetos Gestão de Projetos Do que se trata afinal? Projeto: Conceito praticado

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

ISO 21500: Orientações sobre Gerenciamento de Projetos

ISO 21500: Orientações sobre Gerenciamento de Projetos ISO 21500: Orientações sobre Gerenciamento de Projetos Author : Mauro Sotille Date : 6 de agosto de 2013 Nos últimos anos diferentes normas internacionais e nacionais para gerenciamento de projetos têm

Leia mais

SEFAZ INFORMÁTICA Fundamentos de COBIT Prof. Márcio Hunecke

SEFAZ INFORMÁTICA Fundamentos de COBIT Prof. Márcio Hunecke SEFAZ INFORMÁTICA Fundamentos de COBIT Prof. Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática FUNDAMENTOS DE COBIT (VERSÃO 5) O COBIT 5, criada pela ISACA (Information Systems Audit and Control

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI

Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI Ana Cervigni Guerra Eduardo Paulo de Souza Projeto Reconhecido na Categoria Serviços Tecnológicos Brasília, 31 de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO Curso: Disciplina: Pré-Requisitos: - I D E N T I F I C A Ç Ã O Especialização em Engenharia de Software Gerência de Projetos (GEP) CH: 45 h/a Curso: Engenharia de Software Professor: Pablo Schoeffel (pablo.schoeffel@udesc.br)

Leia mais

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte

Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Central IT Tecnologia em Negócios061 3030-4000 Versão 1.1 Indicadores Ambiente Computacional de Infraestrutura e Suporte Contrato 274/2013 Relatório mensal referente ao período de 01 a 31 de Agosto de

Leia mais

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Ao concluir o MBA em Gerenciamento de Projetos você será capaz de gerenciar e atuar em projetos de qualquer natureza e nível de complexidade, em qualquer segmento de mercado.

Leia mais

Gerenciamento Objetivo de Projetos com PSM

Gerenciamento Objetivo de Projetos com PSM Gerenciamento Objetivo de Projetos com PSM (Practical Software and Systems Measurement) Mauricio Aguiar Qualified PSM Instructor www.metricas.com.br Agenda Introdução ao PSM O Modelo de Informação do PSM

Leia mais

SIMULADO 01 Governança de TI

SIMULADO 01 Governança de TI SIMULADO 01 Governança de TI 1 - Qual das seguintes é a preocupação mais importante do gerenciamento de TI? a. Manter a TI funcionando b. Fazer com que a tecnologia funcione corretamente c. Manter-se atualizado

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Gestão de Projetos 1. (CESPE/TELEBRAS/Especialista em Gestão de Telecomunicações Administração/2013) A organização que adota o modelo

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos O Guia PMBOK e as áreas do Gerenciamento de Projetos Prof. Robson Almeida PMI e PMBOK PMI: Project Management Institute Entidades sem fim lucrativo Congrega profissionais de gestão

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO Profª Andrea Padovan Jubileu O que é um projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo Temporário Cada projeto

Leia mais

Visão Geral de Engenharia de Software

Visão Geral de Engenharia de Software Visão Geral de Engenharia de Software Ricardo de Almeida Falbo Ontologias para Engenharia de Software Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Engenharia de Software: Definição

Leia mais

Planejamento e gestão do projeto. Prof. Dr Alexandre H. de Quadros

Planejamento e gestão do projeto. Prof. Dr Alexandre H. de Quadros Planejamento e gestão do projeto Prof. Dr Alexandre H. de Quadros Projeto Empreendimento temporário com o intuito de criar um produto ou serviço único. Tem começo e fim bem definidos. (PMBOK). Serviços

Leia mais

Uma Abordagem Geral dos Modelos de Gestão de TI

Uma Abordagem Geral dos Modelos de Gestão de TI Uma Abordagem Geral dos Modelos de Gestão de TI Késsia Rita da Costa Marchi 1 1 Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá (UEM) Maringá PR Brasil kessia.marchi@gmail.com Abstract This

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de Projetos de TI Grade Curricular Unidade de aprendizagem Ementas Carga horária Semestre 1 Business Intelligence Gerência de Qualidade de Software Métodos e Práticas na Engenharia de Requisitos

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

WORKSHOP DE COBIT 2019

WORKSHOP DE COBIT 2019 WORKSHOP DE COBIT 2019 Prof. Dr. J. Souza Neto PMP, RMP, CGEIT, CRISC, FAIR,. CSX, CLOUD, ITIL, COBIT 2019, COBIT 5 Implementation, COBIT 5 Assessor, Certified COBIT Assessor, COBIT-INCS https://padlet.com/souzaneto/cobit

Leia mais

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Walfrido Brito Diretor da BI Gestão & TI 2017 Nosso Objetivo! Entender como uma Arquitetura de Indicadores de Desempenho bem estruturado e alinhado

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: lasf.bel@gmail.com Engenharia de Software Definição O CMMI é um conjunto de boas práticas de gerenciamento e de melhoria da qualidade a serem aplicadas criteriosamente no

Leia mais

Rhino Get Contact. Página 1. Excelência de TI pela Gestão de Serviços. Excelência de serviços de TI.

Rhino Get Contact.  Página 1. Excelência de TI pela Gestão de Serviços. Excelência de serviços de TI. 1 de 21 Excelência de TI pela Gestão de Serviços Rhino Excelência Get Essentials! de serviços de TI Versão 2 de 21 230 3.2 www.rhinoconsulting.com.br Página 1 Apresentações Pier Roberto Riboni Tecnólogo

Leia mais

MODELOS DE MELHORES GOVERNANÇA DE T.I. PRÁTICAS DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MODELOS DE MELHORES GOVERNANÇA DE T.I. PRÁTICAS DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MELHORES PRÁTICAS PARA T.I. MODELO DE MELHORES PRÁTICAS COBIT Control Objectives for Information

Leia mais

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento. Histórico de Revisões Versão: 01 Data de Revisão: Histórico: Elaboração do Documento. Índice I. Objetivo... 1 II. Abrangência... 1 III. Documentação Complementar... 1 IV. Conceitos e Siglas... 2 V. Responsabilidades...

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA ITIL NO DATASUS UM ESTUDO DE CASO

IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA ITIL NO DATASUS UM ESTUDO DE CASO IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA ITIL NO DATASUS UM ESTUDO DE CASO Marcia Carvalho de Almeida André de Jesus Silva Jr RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar a implantação de metodologias na área de governança

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI Gerenciamento de Projetos PMBOK Fernando Pires Barbosa Analista de TI fernando.pires.barbosa@ufsm.br PDI e Plano de Gestão UFSM 189 AÇÕES estratégicas divididas em 6 LINHAS estratégicas K Projetos e o

Leia mais

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L MARCELO CLÁUDIO DANTAS SALLES RIBEIRO JUNIOR MARIA DE JESUS RODRIGUES DA SILVA OBJETIVO Avaliar processos

Leia mais

Projetos de engenharia

Projetos de engenharia Projetos de engenharia Prof. Gisele Siqueira eng.giselesiqueira@gmail.com Aula 1 PMBOK Project Management Body of Knowledge O guia de conhecimento e de melhores práticas em gerenciamento de projetos. A

Leia mais

Governança de TI: Aspectos Gerenciais

Governança de TI: Aspectos Gerenciais Governança de TI: Aspectos Gerenciais Governança de TI: Aspectos Gerenciais 1 Governança de TI: Aspectos Gerenciais Governança de TI: Aspectos Gerenciais Governança é a forma como a estrutura organizacionalestá

Leia mais

Alessandro Almeida 20/02/ Semestre de 2014 SIN-NA8

Alessandro Almeida   20/02/ Semestre de 2014 SIN-NA8 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 20/02/2014 1 Semestre de 2014 SIN-NA8 Evento! Mais informações: http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/ O que devemos considerar na implementação da Governança

Leia mais

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP Maurício Pitangueira antoniomauricio@ifba.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Departamento de Tecnologia Eletro-Eletrônica

Leia mais

10 Tendências em Gerenciamento de Projetos

10 Tendências em Gerenciamento de Projetos 10 Tendências em Gerenciamento de Projetos Author : Mauro Sotille Date : 2 de novembro de 2015 É comum acompanharmos a publicação de previsões sobre as principais tendências em gerenciamento de projetos

Leia mais

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos

Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Folha de pagamento Soluções para a excelência de seus processos Desafios e respostas para um ambiente regulatório complexo Atualmente, as empresas enfrentam um cenário de negócios em constante evolução,

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

Características de um Projeto

Características de um Projeto Gestão de Projetos Projetos São empreendimentos temporários únicos, destinados a atingir objetivos claros e definidos, desenvolvidos através de uma seqüência lógica de atividades, com início, meio e fim,

Leia mais

Luelson Nunes. Brasileiro, Casado, Mestrado Completo, Atualmente Empregado. Departamentos

Luelson Nunes. Brasileiro, Casado, Mestrado Completo, Atualmente Empregado. Departamentos Luelson Nunes Brasileiro, Casado, Mestrado Completo, Atualmente Empregado Rua Álvaro Andrade, 225, Portão Curitiba PR, Brasil 80610-240 (41) 999.686.090 Objetivo Profissional Cargos/Profissões Gerente

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Gerenciamento de Projetos de Governança em TI

Gerenciamento de Projetos de Governança em TI Gerenciamento de Projetos de Governança em TI Universidade Veiga de Almeida Luiz Antônio Vivacqua Corrêa Meyer Luiz.vcm@gmail.com http://vivacquabd.webnode.com.br Cobit X ITIL CobiT representa um consenso

Leia mais

Objetivos. Definir o que é um projeto Entender o gerenciamento de projetos;

Objetivos. Definir o que é um projeto Entender o gerenciamento de projetos; Projetos II 1 2 Objetivos Definir o que é um projeto Entender o gerenciamento de projetos; 3 O PMBOK foi desenvolvido pelo PMI Project Management Institute; www.pmi.org O PMI é uma instituição internacional

Leia mais

Agenda da Aula. Melhoria do Processo de Software. Por que melhorar o processo? De onde veio a idéia? Qualidade do Produto. Qualidade de Software

Agenda da Aula. Melhoria do Processo de Software. Por que melhorar o processo? De onde veio a idéia? Qualidade do Produto. Qualidade de Software Engenharia de Software Aula 20 Agenda da Aula Melhoria do Processo de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 16 Maio 2012 Melhoria de Processo Medição Análise Mudança

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais