CONVERGÊNCIA DE MODELOS DE GESTÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONVERGÊNCIA DE MODELOS DE GESTÃO"

Transcrição

1 CONVERGÊNCIA DE MODELOS DE GESTÃO Alinhados à Gestão de Negócios e TI José Ignácio Jaeger Neto, PMP, MSc. jaeger@via-rs.net

2 GESTÃO ORGANIZACIONAL

3 A gestão de uma organização é o resultado das solicitações do ambiente e evolui de forma a possibilitar que suas necessidades sejam atendidas. A gestão deve evoluir e modificar-se para atender às demandas impostas pelo tempo.

4 Organizações são grandes coleções de processos empresariais Processos podem ser definidos como qualquer trabalho recorrente que afete algum aspecto da capacitação da empresa REPRESENTAM A FORMA PELA QUAL UMA ORGANIZAÇÃO INTERAGE COM O AMBIENTE

5 Qualquer inovação em gestão deve passar necessariamente pela ALTERAÇÃO, RE-ESTRUTURAÇÃO ou DESTRUIÇÃO de alguns processos das organizações. É consenso que somente empresas que conheçam e coordenem adequadamente seus processos essenciais (core process) serão capazes de sobreviver.

6 O enfoque de gestão por processos tem trazido a tona dificuldades encontradas pelas empresas para se estruturarem verdadeiramente por processos. Porque é impossível sobrepor um processo integrado a uma organização fragmentada pelo desenho funcional tradicional. E porque os processos organizacionais são normalmente difusos e não seguem fluxos físicos, mas sim fluxos de informação.

7 Gestão da QUALIDADE e gestão de PROCESSOS convergem para uma mesma maneira de se olhar, analisar e controlar os processos da empresa. O que muda são apenas as características do trabalho: escopo do processo, metodologias, ferramentas de análise e mapeamento, tecnologia utilizada.

8 Fazer uma gestão com a visão de todo o portfólio de processos possibilita a definição de quais processos precisam ser analisados e de que forma. Isto pode envolver projetos como: Implementação de melhoria contínua visando eliminar retrabalhos e gargalos; Redefinição de processos que já não estão aderentes às estratégias do negócio; Automação de processos, na busca por maior agilidade e produtividade.

9 Ao iniciar um processo de preparação e implementação para uma norma ou padrão, a empresa está dando os primeiros passos para a implantação da gestão de processos. E o principal ponto de convergência entre normas de qualidade e gestão é a análise dos processos com foco nas necessidades dos clientes e na medição dos resultados para alcançar os objetivos.

10 Independentemente da área a que se aplicam os modelos de gestão (qualidade, administração, marketing, contabilidade, tecnologia da informação), o ponto de convergência entre todos eles é a gestão dos processos essenciais. MODELOS DE MATURIDADE, POSSUEM MÉTODOS PARA O ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DOS ESTÁGIOS DOS PROCESSOS.

11 A NOVA ORGANIZAÇÃO DE TI

12 A nova organização de TI tem como principal foco a inovação dos processos organizacionais a partir das tecnologias de informação. Ela é uma organização de serviços compartilhados para atender às diversas unidades de negócios da empresa.

13 Para conduzir um processo contínuo de inovação organizacional é necessário que os profissionais de TI tornem-se peritos em inovação e tenham uma postura de empreendedores. Esse, talvez seja um dos maiores desafios dos CIOs. As dificuldades começam na própria formação acadêmica dos profissionais que não foram treinados para serem empreendedores.

14 Para muitas organizações, a informação e a tecnologia que suportam o negócio representam o seu mais valioso recurso e são essenciais para que a TI suporte a tomada de decisão de forma rápida, constante e com custos cada vez mais baixos.

15 Cada unidade de negócio da empresa requer serviços diferenciados de TI para atender às características da área e suas necessidades. Essa prestação de serviços deve atender a PADRÕES INTERNACIONAIS de eficiência.

16 Os caminhos para que a TI atinja os objetivos de uma governança eficiente são muitos, representados pela famosa sopa de letrinhas de TI. A ADOÇÃO DE MODELOS DE GESTÃO E PADRÕES INTERNACIONAIS SÃO IMPORTANTES PARA A BUSCA DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL DE TI.

17

18 As tecnologias da informação evoluem para atender requisitos de integração de dados e processos e para garantir maior disponibilidade dos sistemas. Para que uma organização de TI consiga desenvolver e operar as NOVAS TECNOLOGIAS é necessário: um batalhão de especialistas, um contínuo aperfeiçoamento da equipe e um controle absoluto dos processos e do orçamento.

19 ALGUNS DOS PRINCIPAIS MODELOS DE GESTÃO DE TI CobiT, ITIL, CMMI e PMI

20 Para administrar essa complexidade multidisciplinar foram criados vários padrões de gestão de TI, desenvolvidos por organizações internacionais que fomentam a governança de TI. A partir da governança corporativa estes padrões auxiliam as organizações de TI a desenhar modelos de gestão.

21 MODELO DE MELHORES PRÁTICAS CobiT Control Objectives for Information and Related Technology ESCOPO Modelo abrangente aplicável para a auditoria e controle de processos de TI, desde o planejamento da tecnologia até a monitoração e auditoria de todos os processos. ITIL Information Technology Infrastructure Library Infraestrutura de tecnologia da informação (definição da estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua do serviço). CMMI Capability Maturity Model Integration Modelo de maturidade para avaliação e melhoria de processos de software. PMI Project Management Institute Guias de referências para as melhores práticas de gerenciamento de projetos (PMBOK), programas e portfólio.

22 CobiT Control Objectives for Information and Related Technology É um guia de boas práticas apresentado como framework, dirigido para a gestão de tecnologia de informação. Inclui recursos tais como um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, um conjunto de ferramentas de implementação e um guia com técnicas de gerenciamento. As práticas de gestão do CobiT são recomendadas pelos peritos em gestão de TI que ajudam a otimizar os investimentos e fornecem métricas para avaliação dos resultados. O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas.

23 ITIL Information Technology Infrastructure Library É um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação. Cada módulo de gestão do ITIL define uma biblioteca de práticas para melhorar a eficiência de TI, reduzindo os riscos e aumentando a qualidade dos serviços e o gerenciamento de sua infraestrutura. É um dos modelos de gestão para serviços de TI mais adotados pelas organizações. O ITIL possui uma dimensão mais voltada a ampliação da visão operacional do ambiente de TI e seus padrões de SLAs, com menor foco na gestão e integração com o negócio em comparação com o COBIT.

24 CMMI Capability Maturity Model Integration É um modelo de referência para a melhoria de processos de software. O CMMI é baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. Há uma ênfase tanto em engenharia de sistemas quanto em engenharia de software, e há uma integração necessária para o desenvolvimento e a manutenção. O modelo é dividido em cinco níveis sequenciais bem definidos: Inicial, Repetível, Definido, Gerenciável e Otimizado. Esses níveis provêm uma escala crescente para mensurar a maturidade das organizações de software. Eles possibilitam definir prioridades nos esforços de melhoria dos processos.

25 PMI Project Management Institute O PMI visa promover e ampliar o conhecimento existente sobre gerenciamento de projetos assim como melhorar o desempenho dos profissionais e organizações da área. As definições e processos do PMI estão publicados no PMBOK (Guide to the Project Management Body of Knowledge). Esse guia define e descrevem as habilidades, as ferramentas e as técnicas para o gerenciamento de um projeto. O PMI possui ainda padrões para gestão de programas e portfólio, um modelo de maturidade (OPM3), assim como certificações para profissionais (PMP, CAPM, entre outras).

26 COMO AS MELHORES PRÁTICAS SE RELACIONAM Adaptado de FERNANDES; ABREU. Implantando a Governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. 2ª edição Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

27 A GESTÃO EFICIENTE DA TI

28 A complexidade das tecnologias da informação é diretamente proporcional à complexidade das organizações de TI. ATUALMENTE, ADMINISTRAR UMA ORGANIZAÇÃO DE TI EXIGE A ADOÇÃO DE VÁRIOS PADRÕES, CONFUNDINDO ALGUNS GESTORES ENTRE AS ATIVIDADES MEIO E FIM DA ORGANIZAÇÃO.

29 É praticamente impossível um CIO estar envolvido em cada etapa dos projetos e processos de TI, porém é essencial que tenha pleno domínio da organização. Para simplificar a gestão, os CIOs devem focar em 3 dimensões: PROCESSOS, PESSOAS E TECNOLOGIAS

30 A eficiência nos PROCESSOS corporativos é um tema de extrema relevância para as empresas.

31 Tudo o que é produzido dentro de uma empresa, de uma maneira ou outra, acontece via algum PROCESSO (estruturado ou não). A padronização e a otimização dos processos é, sem dúvida, um fator que contribui para a eficiência empresarial. Metodologias, melhores práticas, modelos de gestão, operações e tecnologia se fundem com processos. Pessoas, processos e tecnologia, trabalhando de forma integrada, acabam por formar o tripé de sustentação, execução e entrega das estratégias corporativas.

32 Esses padrões devem ser adotados pelas organizações de TI em maior ou menor escala, dependendo da complexidade do negócio. Quanto mais complexo o negócio, mais formal deve ser a implantação dos processos (e seu controle).

33 Se analisarmos as técnicas e as práticas recomendadas por esses padrões chegaremos à conclusão de que são óbvias para uma boa gestão de TI. Entretanto, se as ignorarmos colocaremos em risco a empresa.

34 Resumindo... para um CIO adotar uma gestão eficiente de TI ele terá que focar em três dimensões: PESSOAS, PROCESSOS E TECNOLOGIA. Cada dimensão possui um conjunto de práticas e técnicas para assegurar a eficiência da gestão. Basta aplicá-las!

35 Simples! Nem tanto. A dimensão mais importante no processo é a que envolve as PESSOAS. Nessa dimensão é onde as habilidades do CIO serão colocadas à prova. Aqui é onde se investe mais tempo, procurando alinhar cada membro da equipe aos objetivos da organização e no aperfeiçoamento das habilidades técnicas e de comportamento. Além de administrar os conflitos internos.

36 TECNOLOGIAS, PROCESSOS, PESSOAS TECNOLOGIAS PROCESSOS PESSOAS Cultura Comunicação Aprendizado Motivação Liderança Competências Inovação ORGANIZ AÇÕES

37

38 REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BERSSANETIA, F. T.; CARVALHO, M. M.; MUSCAT, A. R. N. Impacto dos modelos de referência e maturidade no gerenciamento de projetos: estudo exploratório em projetos de tecnologia da informação. Produção, v. 22, n. 3, p , maio/ago, ECC. Governança de TI e Internet - Melhores Análises, Melhores Insights. FAGUNDES, Eduardo Mayer. Gestão Eficiente de TIC: coletânea de artigos sobre governança de TIC e gestão de projetos. FERNANDES, Agnaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. 2ª edição Rio de Janeiro: Brasport, KERZNER, Harold. Estratégia Vista como Projeto. HSM Management, 90, jan/fev, PMI. Executive Guide to Project Management. PMI, PwC. Insights and Trends: Current Portfolio, Programme, and Project Management Practices. The third global survey on the current state of project management. Pricewaterhouse Coopers, SANTOS, Leandro Rosa de. Gestão da Maturidade de Processos Essenciais - Convergência para o Futuro. RAE-eletrônica, Volume 2, Número 1, jan/jun, SOUZA, José Geraldo Andrade de. Alinhamento Estratégico de TI: avaliando as percepções de executivos de Negócios de TI. FGV, Rio de Janeiro, 2008.

39 OBRIGADO! SLIDES DISPONÍVEIS EM: José Ignácio Jaeger Neto, PMP, MSc.

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 Sumário Introdução, 1 Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 1 Direcionadores do Uso de Tecnologia de Informação, 7 1.1 Direcionadores de mercado, 8 1.2 Direcionadores organizacionais,

Leia mais

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda AULA 3 CENTRALIZAÇÃO OU DESCENTRALIZAÇÃO DA TI Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda Descentralizada gerenciamento divisional tem autoridade

Leia mais

MBA em Tecnologia da Informação Empresarial (MTIE)

MBA em Tecnologia da Informação Empresarial (MTIE) MBA em Tecnologia da Informação Empresarial (MTIE) CATEGORIA: Curso de Pós-Graduação Latu-Senso - MBA ÁREA BÁSICA: Tecnologia da Informação ÁREAS DE CONHECIMENTO: Empresarial DEPARTAMENTO: Departamento

Leia mais

GTI Governança de TI

GTI Governança de TI GTI Governança de TI Modelos de Melhores Práticas e o Modelo de Governança de TI Governança de TI FERNANDES & ABREU, cap. 4 1 COBIT Control Objectives for Information and Related Technology. Abrangente

Leia mais

GOVERNANÇA EM TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Escrito por Alexandre Luna Thaysa Paiva

GOVERNANÇA EM TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Escrito por Alexandre Luna Thaysa Paiva GOVERNANÇA EM TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Escrito por Alexandre Luna {alexluna@mangve.org} Thaysa Paiva {thaysasuely@gmail.com} ROTEIRO i. INTRODUÇÃO ii. MODELOS DE GESTÃO iii. iv. ITIL

Leia mais

Diretor de Sistemas e Informação

Diretor de Sistemas e Informação Controladoria-Geral da União Implantação do COBIT na CGU José Geraldo Loureiro Rodrigues José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação A escolha do COBIT 4.1 Maior abrangência Integração

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares Governança de TI O que realmente importa? Clayton Soares clayton@clayton.pro.br Curriculo Acadêmico Profissional Cursos e Certificações Agenda Afinal, o que realmente importa? Qual o papel da TI nessa

Leia mais

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração O Curso O curso de pós-graduação

Leia mais

Governança em TI PROFA. DRA. ELISA YUMI NAKAGAWA. SSC 531 Gestão de Sistemas de Informação. 2. Semestre de 2016

Governança em TI PROFA. DRA. ELISA YUMI NAKAGAWA. SSC 531 Gestão de Sistemas de Informação. 2. Semestre de 2016 SSC 531 Gestão de Sistemas de Informação Governança em TI PROFA. DRA. ELISA YUMI NAKAGAWA 2. Semestre de 2016 SSC0531 - Gestão de Sistemas de Informação 2 Roteiro Introdução Governança corporativa Motivação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 06. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 O que é governança Corporativa? Questão 01 - Resposta O que é governança Corporativa? É o conjunto de processos, costumes, políticas, leis,

Leia mais

Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos

Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos Por Flávia Ribeiro O gerenciamento de projetos remonta à antiguidade, e como exemplos podemos enumerar as construções das pirâmides do Egito, os canais

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L MARCELO CLÁUDIO DANTAS SALLES RIBEIRO JUNIOR MARIA DE JESUS RODRIGUES DA SILVA OBJETIVO Avaliar processos

Leia mais

MODELOS DE MELHORES GOVERNANÇA DE T.I. PRÁTICAS DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MODELOS DE MELHORES GOVERNANÇA DE T.I. PRÁTICAS DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MELHORES PRÁTICAS PARA T.I. MODELO DE MELHORES PRÁTICAS COBIT Control Objectives for Information

Leia mais

Administração de Redes. Prof. Marcos Argachoy

Administração de Redes. Prof. Marcos Argachoy Gerenciamento e Administração de Redes Prof. Marcos Argachoy Conteúdo Programático: 1. Elementos de Controle e Avaliação: Falhas; Contabilização; Configuração; Desempenho; Segurança; 2. Metodologias de

Leia mais

Fundamentos de Gestão de TI

Fundamentos de Gestão de TI Fundamentos de Gestão de TI Tópico I Governança Corporativa e de TI agenda Mercado de TI Governança Corporativa Governança de TI Frameworks e Modelos um conto conhecido Em Alice no País das Maravilhas

Leia mais

WEBINAR. Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Prof.

WEBINAR. Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS. Pós-graduação Gestão de Serviços em TI. Prof. WEBINAR Pós-graduação Gestão de Serviços em TI Tema: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TI: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E PROCESSOS Prof. Ademar Albertin Ademar Luccio Albertin Mais de 10 anos de experiência em Governança

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO APRESENTAÇÃO DO PROJETO PROJETO DESTINA-SE A POTENCIAR O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS DO SETOR DAS TICE INCIDE EM FATORES DINÂMICOS DE COMPETITIVIDADE FULCRAIS AO CRESCIMENTO DOS NEGÓCIOS QUALIFICAR AS

Leia mais

efagundes com GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4

efagundes com GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4 GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4 1 CobIT Modelo abrangente aplicável para a auditoria e controle de processo de TI, desde o planejamento da tecnologia até a monitoração e auditoria de

Leia mais

CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO.

CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. Crescer, Desenvolver, Multiplicar-se. Nossos melhores sonhos começam assim.

Leia mais

Objetivos. Definir o que é um projeto Entender o gerenciamento de projetos;

Objetivos. Definir o que é um projeto Entender o gerenciamento de projetos; Projetos II 1 2 Objetivos Definir o que é um projeto Entender o gerenciamento de projetos; 3 O PMBOK foi desenvolvido pelo PMI Project Management Institute; www.pmi.org O PMI é uma instituição internacional

Leia mais

GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS. CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP)

GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS. CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP) GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP) O Papel dos Projetos nas Empresas PENSAMENTO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIAS IDENTIFICAÇÃO DE PROJETOS PROJETOS DEFININDO

Leia mais

Fundamentos de Gestão de TI

Fundamentos de Gestão de TI Fundamentos de Gestão de TI Tópico IV Desenho de Serviço (ITIL V3) José Teixeira de Carvalho Neto desenho de serviço desenho de serviço Objetivo: desenhar e especificar serviços novos ou alterados para

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

Como gerar valor ao negócio baseado em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio?

Como gerar valor ao negócio baseado em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio? Como gerar valor ao negócio baseado em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio? Titulo do Slide 1. Paradigma geral 2. Valor Definição; Princípios; Processos; técnicas e ferramentas 3. Debate Paradigma

Leia mais

Comparativo PMBOK. Prof. Gilberto Porto

Comparativo PMBOK. Prof. Gilberto Porto Comparativo PMBOK Nova área A mudança mais impactante foi a criação da 10a área de conhecimento: o Gerenciamento de Partes Interessadas com 4 (quatro) processos: Identificar as partes interessadas Planejar

Leia mais

Governança de TI. Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais

Governança de TI. Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais Governança de TI Mestrado em Gestão estratégicas de Organizações Disciplina: Sistemas de Informação e Novas Tecnologias Organizacionais Professor: Carlos Oberdan Rolim V070717_01 80% de downtime não planejado

Leia mais

O desafio da transformação pela excelência em gestão

O desafio da transformação pela excelência em gestão O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza

Leia mais

Qualidade de Software: Visão Geral. SSC 121-Engenharia de Software 1 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa

Qualidade de Software: Visão Geral. SSC 121-Engenharia de Software 1 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa Qualidade de : Visão Geral SSC 121-Engenharia de 1 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Qualidade de Qualidade é um termo que pode ter diferentes interpretações Existem muitas definições

Leia mais

A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio.

A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio. A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio Ronaldo Sachetto Agenda Tipos de PMO / Posicionamento na Estrutura Organizacional Participação

Leia mais

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA Aqui estão alguns dos benefícios gerados pelo desenvolvimento e adoção de tecnologias digitais e entrada na era da manufatura avançada: CONTROLAR PROCESSOS E AUMENTAR EFICIÊNCIA

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 5 1 AGENDA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Tecnicas e conhecimentos (PMI) Processo Praxis 3.0 (Baseado em PMI) Visão Geral Atividades Bibliografia 2 Questões

Leia mais

Título da Apresentação

Título da Apresentação Título da Apresentação Processo Demoiselle para Modelagem de Negócio Palestrantes: Alisson Wilker alisson-wilker.silva@serpro.gov.br http://www.frameworkdemoiselle.gov.br/projetos/process 00/00/0000 Agenda

Leia mais

GRC e Continuidade de Negócios. Claudio Basso

GRC e Continuidade de Negócios. Claudio Basso GRC e Continuidade de Negócios Claudio Basso claudio.basso@sionpc.com.br Governança um atributo de administração dos negócios que procura criar um nível adequado de transparência através da definição clara

Leia mais

QUADRO DE DISCIPLINAS

QUADRO DE DISCIPLINAS QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas 1 Horas- Aula 2 1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24 2. Gerenciamento do Escopo em Projetos 24 3. Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12 4. Gerenciamento

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

1º SIMPÓSIO GESTÃO DE ATIVOS

1º SIMPÓSIO GESTÃO DE ATIVOS 1º SIMPÓSIO GESTÃO DE ATIVOS Implantação ISO 55001 Gestão de Ativos na área hospitalar Gerente Executivo de Eng. De Obras e Manutenção Heitor Akira Kuramoto Hospital BP - Beneficência Portuguesa de São

Leia mais

Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI

Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI Ana Cervigni Guerra Eduardo Paulo de Souza Projeto Reconhecido na Categoria Serviços Tecnológicos Brasília, 31 de

Leia mais

UMA PROPOSTA DE POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI RESUMO

UMA PROPOSTA DE POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI RESUMO UMA PROPOSTA DE POSICIONAMENTO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI Maurício Rocha Lyra Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) Cláudio Gottschalg Duque RESUMO A Information

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com SLA V 51 Rildo F Santos (@rildosan)

Leia mais

Portfolio de Atividades. Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc

Portfolio de Atividades. Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc Portfolio de Atividades Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc A JCB MANAGEMENT. é uma empresa voltada para o segmento de Gerenciamento de Projetos, Planejamento, Controle de Projetos e Produção para

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

A relação da Governança de TI (COBIT), Gerenciamento de Serviços (ITIL) e Gerenciamento de Projetos (PMI)

A relação da Governança de TI (COBIT), Gerenciamento de Serviços (ITIL) e Gerenciamento de Projetos (PMI) A relação da Governança de TI (COBIT), Gerenciamento de Serviços (ITIL) e Gerenciamento de Projetos (PMI) Os principais modelos de melhores práticas em TI Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP, ITIL

Leia mais

Luelson Nunes. Brasileiro, Casado, Mestrado Completo, Atualmente Empregado. Departamentos

Luelson Nunes. Brasileiro, Casado, Mestrado Completo, Atualmente Empregado. Departamentos Luelson Nunes Brasileiro, Casado, Mestrado Completo, Atualmente Empregado Rua Álvaro Andrade, 225, Portão Curitiba PR, Brasil 80610-240 (41) 999.686.090 Objetivo Profissional Cargos/Profissões Gerente

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE DISCIPLINAS DAS SÉRIES ANTERIORES ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE GESTÃO ESTRATEGICA GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA LOGISTICA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão de projetos b. Área: Engenharia e Tecnologia c. Linha de Pesquisa Relacionada: Ciências e Tecnologia aplicadas

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI

É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI É a proximidade que nos faz enxergar com o mesmo olhar de nossos clientes. AOXTI Fones: (11) 3431-8113 * 4044-8144 * 4044-7448 Email: comercial@aoxti.com.br www.aoxti.com.br Apresentação Síntese das Atividades

Leia mais

Módulo 5 Ambiente financeiro, relatórios, auditoria interna, conclusões e exercícios

Módulo 5 Ambiente financeiro, relatórios, auditoria interna, conclusões e exercícios Módulo 5 Ambiente financeiro, relatórios, auditoria interna, conclusões e exercícios O Ambiente Financeiro Global Nenhuma economia ou governo de sucesso, pode operar atualmente sem inter-conectividade

Leia mais

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28 Normas - :1997 - :2000 Gestão da Qualidade Adriana Alexandre Marcotti 1/28 1-2- :1997 2.1- Definições 2.2- Descrição 2.3- Estrutura de um Plano de Qualidade 3- :2000 3.1- Definições 3.2- Descrição 3.3-4-

Leia mais

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho Entender o que é um projeto Como são gerenciados Como está o mercado de trabalho Vale a pena investir nesta área? Como posso começar ou me preparar para entrar na área de projetos QUERO MEU BÔNUS Tenho

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI Gerenciamento de Projetos PMBOK Fernando Pires Barbosa Analista de TI fernando.pires.barbosa@ufsm.br PDI e Plano de Gestão UFSM 189 AÇÕES estratégicas divididas em 6 LINHAS estratégicas K Projetos e o

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2012 2013 APRESENTAÇÃO O Planejamento Estratégico tem como objetivo descrever a situação desejada de uma organização e indicar os caminhos para

Leia mais

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves Aula 1 Noções Básicas sobre Processos Prof. Carina Frota Alves 1 O que significa BPM? BPM Business Process Modelling BPM Business Process Management Em geral, iniciativas BPM referem-se ao ciclo de vida

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Apresentação do Programa Introdução a Governança

Leia mais

Sustentabilidade. Gestão

Sustentabilidade. Gestão Inovação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Sustentabilidade Competitividade Solução Gestão Integração Capacitação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Processos, pessoas

Leia mais

Fonte : sistemaerp.org

Fonte : sistemaerp.org Fonte : sistemaerp.org O QUE É SISTEMA ERP? ERP- ENTERPRISE RESOURCE PLANNING É um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais

Leia mais

WEBINAR. Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos. Profa. Renata Wada.

WEBINAR. Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos. Profa. Renata Wada. WEBINAR Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos Profa. Renata Wada BIOGRAFIA Pós Graduada em Investigação de Fraudes e Forense Computacional.

Leia mais

Marcelo Henrique dos Santos

Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Marketing e Vendas (em andamento) Especialista em games Bacharel em Sistema de Informação Email: marcelosantos@outlook.com TECNOLOGIA

Leia mais

Gestão de Ativos e a sua importância nas Empresas

Gestão de Ativos e a sua importância nas Empresas Gestão de Ativos e a sua importância nas Empresas Webinar, 12 de Junho de 2017 João Ricardo Lafraia Agenda 1. Introdução - Como eu vim parar aqui? - Como vocês vieram parar aqui? 2. Questões Atuais do

Leia mais

Tecnologia em rede de computadores. Aula 01 Projeto de redes de computadores

Tecnologia em rede de computadores. Aula 01 Projeto de redes de computadores Tecnologia em rede de computadores Aula 01 Projeto de redes de computadores Apresentação da disciplina Carga Horária: 60Hs Pré-Requisitos(s): Não há Ementa da Disciplina: Metodologia de Projeto de Redes

Leia mais

Uma Abordagem Geral dos Modelos de Gestão de TI

Uma Abordagem Geral dos Modelos de Gestão de TI Uma Abordagem Geral dos Modelos de Gestão de TI Késsia Rita da Costa Marchi 1 1 Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá (UEM) Maringá PR Brasil kessia.marchi@gmail.com Abstract This

Leia mais

Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF

Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF Estudo de caso para a implantação de uma ferramenta de Service Desk no NRC/UFJF Daniel de Oliveira Orientador: Dr. Eduardo Pagani Julio Juiz de Fora, 06 de junho de 2017 Conteúdo da Apresentação Introdução.

Leia mais

UMA VISÃO SOBRE A GOVERNANÇA DE TI ALINHADA AO NEGÓCIO

UMA VISÃO SOBRE A GOVERNANÇA DE TI ALINHADA AO NEGÓCIO UMA VISÃO SOBRE A GOVERNANÇA DE TI ALINHADA AO NEGÓCIO Leicivane Moura Alves Felipe Medeiros de Lacerda Joseneuza Julita Pimenta de Aguiar Rogério Oliveira da Silva Resumo: Após a crise financeira mundial

Leia mais

Treinamentos EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 20 Horas

Treinamentos EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 20 Horas EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS 20 Horas OBJETIVO O treinamento tem como objetivo capacitar os envolvidos em gerenciamento de projetos a aplicar, de forma prática e imediata, os conceitos e boas práticas

Leia mais

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL *

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI BASEADO EM ITIL * Alex SILVA 1 ; Marcelo Stehling de CASTRO 2 1 Dicente do curso de pós-graduação lato sensu EMC/UFG alexf16@hotmail.com; 2 Docente do curso de Especialização

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA GESTÃO DE PESSOAS DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA CONTABILIDADE Os recursos

Leia mais

Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS.

Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS. Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS. Novas demandas de mercado exigem que modelos técnicos consagrados sejam incorporadas a novas tecnologias, novos conhecimentos

Leia mais

VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO

VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO Garantir a sustentabilidade financeira Assegurar a eficiência

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

Terceirização de TI Gestão de TI 2016/2 Curso de Sistemas de Informação Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre 31 de Outubro de 2016

Terceirização de TI Gestão de TI 2016/2 Curso de Sistemas de Informação Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre 31 de Outubro de 2016 Terceirização de TI Gestão de TI 2016/2 Curso de Sistemas de Informação Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre 31 de Outubro de 2016 Um pouco sobre o Thomas... Thomas Ferrão thomasferrao@gmail.com br.linkedin.com/in/thomasferrao

Leia mais

GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL

GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL A GeCompany oferece consultoria empresarial e cursos de qualidade. Nossa

Leia mais

A Governança de TI Gestão de TI através de Portfólios

A Governança de TI Gestão de TI através de Portfólios A Governança de TI Gestão de TI através de Portfólios Sandra Sergi Santos, PMP Governança de TI Vamos começar este artigo analisando Governança de TI. A Governança de TI é a área mais crítica de uma governança

Leia mais

Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração

Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração 1 O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu em Marketing está

Leia mais

Rhino Get Contact. Página 1. Excelência de TI pela Gestão de Serviços. Excelência de serviços de TI.

Rhino Get Contact.  Página 1. Excelência de TI pela Gestão de Serviços. Excelência de serviços de TI. 1 de 21 Excelência de TI pela Gestão de Serviços Rhino Excelência Get Essentials! de serviços de TI Versão 2 de 21 230 3.2 www.rhinoconsulting.com.br Página 1 Apresentações Pier Roberto Riboni Tecnólogo

Leia mais

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r www.gessaude.com.br Roberto Gordilho Índice Diretor da GesSaúde Com a experiência de quem, entre 2011 a Ao visar uma constante atualização dos seus Ao fundar a GesSaúde, o seu 2016, coordenou a implantação

Leia mais

Ricardo Augusto Bordin Guimarães Auditoria Administrativa Hospitalar ricardo@rgauditoria.com.br (51) 9841.7580 www.rgauditoria.com.br www.twitter.com/ricardorgaud Qualidade e Gestão em Saúde através da

Leia mais

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof. André Medeiros O que é um projeto? É um empreendimento singular e temporário, com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço. Segundo o PMI - Project

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

Atualização Guia PMBOK 5ª Edição

Atualização Guia PMBOK 5ª Edição Atualização Guia PMBOK 5ª Edição Adilson Pize PMP, CBPP, CSM, ITIL Foundations 5ª Edição 47 processos Mais do que contar com um maior número de processos, a nova versão do Guia PMBOK vem com uma nova organização

Leia mais

Curso Governança de TI Planejamento e Implantação

Curso Governança de TI Planejamento e Implantação Curso Governança de TI Planejamento e Implantação Todos nossos cursos são preparados por profissionais certificados e com larga experiência em Governança de TI. Os cursos são ministrados em português,

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI do MEC

Planejamento Estratégico de TI do MEC Planejamento Estratégico de TI do MEC Merched Cheheb de Oliveira Diretor Diretoria de Tecnologia da Informação Secretaria Executiva Ministério da Educação MEC E mail: merched.oliveira@mec.gov.br Outubro

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos Coordenação: Prof. André Valle, Doutor Código SIGA: TMBAGPJ*12/01 Currículo: TMBAGPJ*12_01-1 1 JUSTIFICATIVA Em países emergentes como o Brasil, existe uma grande demanda a nível nacional por cursos de

Leia mais

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL PRESENCIAL E A DISTÂNCIA COMPLETA COM VOCÊ PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO ÁREA DE NEGÓCIOS, GESTÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA

Leia mais

Governança em TI na UFF. Modelo de Gestão da STI. Henrique Uzêda

Governança em TI na UFF. Modelo de Gestão da STI. Henrique Uzêda Governança em TI na UFF Modelo de Gestão da STI Henrique Uzêda henrique@sti.uff.br 2011-2013 Universidade Federal Fluminense 122 cursos de graduação e 359 de pós-graduação ~ 45.000 alunos de graduação

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Visão Geral Profa.Paulo C. Masiero masiero@icmc.usp.br ICMC/USP Algumas Dúvidas... Como são desenvolvidos os softwares? Estamos sendo bem sucedidos nos softwares que construímos?

Leia mais

Gestão Por Processos. Prof. Me. Silvio Mota Fone:

Gestão Por Processos. Prof. Me. Silvio Mota Fone: Gestão Por Processos Prof. Me. Silvio Mota Fone: 55 11 3285 6539 contato@daryus.com.br Biografia Mestre em Administração de Empresas, Pós Graduado em Análise de Sistemas, atua no mercado prestando consultoria

Leia mais

Governança de TI. Importância para as áreas de Auditoria e Compliance. Maio de 2011. IT Governance Discussion

Governança de TI. Importância para as áreas de Auditoria e Compliance. Maio de 2011. IT Governance Discussion Governança de TI Importância para as áreas de Auditoria e Compliance Maio de 2011 Page 1 É esperado de TI mais do que deixar o sistema no ar. Page 2 O que mudou o Papel de TI? Aumento de riscos e de expectativas

Leia mais