Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes"

Transcrição

1 Tribunais Exercícios Noções de Administração Gestão de Projeto Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

2 Gestão de Projeto Keyvila Menezes

3 O que é um Projeto? De acordo com o Guia PMBOK: É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. De acordo com Caupin: É um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme (requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos).

4 Outro ponto importante: Sua Exclusividade. Um projeto por definição cria um produto, serviço ou resultado exclusivo. Entretanto, isto não quer dizer que não possam existir elementos repetitivos. Imagine uma construtora de prédios. Ela constrói prédios residenciais no Rio de Janeiro. Os edifícios residenciais que ela constrói podem utilizar materiais semelhantes, a mesma equipe e conceitos iguais, mas terão sempre algumas características diferentes uns dos outros, não é verdade?

5 Questão 1 - (FCC TRT 24 /MS TEC ADM 2011) Segundo Schaffer, projeto é um empreendimento planejado que consiste em um conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, sendo uma de suas características a: (A) exclusividade. (B) imperatividade. (C) integralidade. (D) continuidade. (E) generalidade.

6 Gabarito: A

7 2 - (FCC INFRAERO ARQUITETO 2009) À associação com o planejamento, organização, direção e controle de recursos organizacionais para objetivos de curto e médio prazo, visando à complementação de objetivos específicos dentro de um período determinado, aplicando-se conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas, denomina-se a) plano plurianual. b) plano de metas. c) gerenciamento de projetos. d) gerenciamento de risco. e) fluxo de caixa e de capitais.

8 Gabarito: C

9 Grupos de Processos dos Projetos Iniciação Encerramento Planejamento Monitoramento Execução

10 Cabe lembrar que estes grupos de processos não são fases do projeto! Além disso, estes grupos de processos não são sequenciais. Muitas vezes, estes processos ocorrem simultaneamente, principalmente os processos de execução e controle.

11 Vamos ver cada grupo: Iniciação Desenvolver o termo de abertura do projeto Identificar as partes interessadas (Stakeholders) o Planejamento Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto Coletar os requisitos Definir o escopo Criar a estrutura do projeto(eap) Definir as atividades Estimar as durações das atividades Desenvolver o cronograma...

12 Execução: Orientar e gerenciar a execução do projeto Realizar a garantia da qualidade Mobilizar a equipe do projeto Desenvolver a equipe do projeto Gerenciar a equipe do projeto Distribuir informações Gerenciar as expectativas das partes interessadas Realizar aquisições

13 Monitoramento e controle: Monitorar e controlar o trabalho do projeto Realizar o controle integrado de mudanças Verificar o escopo e controlar Controlar o cronograma Controlar os custos Realizar o controle da qualidade Reportar o desempenho Monitorar e controlar os riscos Administrar as aquisições.

14 Encerramento Encerrar o projeto ou a fase Encerrar as aquisições

15 Áreas do conhecimento no gerenciamento de projetos Integração Escopo Tempo Custos Qualidade Recursos Humanos Comunicação Riscos Aquisições

16 Maiores causas de falhas na gestão dos custos Interpretação errada do trabalho a ser realizado Omissão na definição do escopo Cronograma definido com pobreza ou excessivamente otimista Fracasso na avaliação e na qualidade mal estabelecidos Fracasso na estimativa dos custos indiretos e administrativos do projeto

17 Gerente de Projetos Deve integrar todos os aspectos de um projeto, assegurar que todos os conhecimentos e recursos estarão disponíveis quando e onde necessários e, acima de tudo, assegurar que os resultados desejados sejam produzidos no tempo necessário e de forma eficiente e no custo adequado.

18 Gerente de portfólio Deve decidir qual projeto deve ser priorizado ou adiado, por exemplo, dentro dos recursos escassos da organização.

19 Gerente de projeto x gerente de portfólio Enquanto um gerente de projetos se preocupa com o funcionamento do seu processo, o gerente de portfólio deve decidir qual projeto der ser priorizado ou adiado.

20 Esforço Iniciação e Planejamento Execução Encerramento Ciclo de Vida do Projeto Monitoramento E Controle Tempo

21 Triângulo de Restrições Tempo Escopo Custo

22 Questões 1 - (FCC TRT 24 /MS TEC ADM 2011) Segundo Schaffer, projeto é um empreendimento planejado que consiste em um conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, sendo uma de suas características a (A) exclusividade. (B) imperatividade. (C) integralidade. (D) continuidade. (E) generalidade.

23 Gabarito: A

24 2 - (FCC INFRAERO ARQUITETO 2009) À associação com o planejamento, organização, direção e controle de recursos organizacionais para objetivos de curto e médio prazo, visando à complementação de objetivos específicos dentro de um período determinado, aplicando-se conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas, denominase a) plano plurianual. b) plano de metas. c) gerenciamento de projetos. d) gerenciamento de risco. e) fluxo de caixa e de capitais.

25 Gabarito: C

26 3 - (CESPE ANATEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO 2009) Os projetos não precisam necessariamente ter uma duração, pois há casos em que não é possível definir o tempo de execução, como no caso da elaboração de produtos intelectuais.

27 Gabarito: errado

28 4 - (FCC TRF 1 Região ANAL ADM. 2011) Na fase de iniciação de um projeto, antes de tudo, devese : (A) escolher as pessoas certas para a implantação e avaliação do projeto. (B) decidir se um projeto deve ser iniciado, entre vários possíveis. (C) definir as atividades necessárias para desenvolvimento do produto a ser entregue. (D) detalhar o escopo e os requisitos básicos do projeto. (E) elaborar detalhadamente as informações sobre o projeto.

29 Gabarito: B

30 5 - (CESPE SEAPA-DF / ADMINISTRADOR 2009) O gerenciamento de projetos é segmentado em cinco estágios ou grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.

31 Gabarito: verdadeiro

32 6 - (ESAF CVM ANALISTA 2010) Segundo o PMBOK, são stakeholders de um projeto: a) Gerente do Projeto. Patrocinador do Projeto. Cliente, Diretoria. Gerente Executivo. Gerentes de Departamento. Fornecedores. Distribuidores. b) Gerente do Projeto. Analista do Projeto. Cliente. Programa de Treinamento. Assessoria. Gerentes de Conta. Fornecedores Concorrentes. Mantenedores.

33 c) Pool de Programação. Controlador do Projeto. Servidores. Diretoria. Gerente Executivo. Gerentes de Operações. Entidades Externas. Webmasters. d) Gerente do Projeto. Patrocinador do Projeto. Cliente. Coachers. Secretaria Executiva. Gerentes de Treinamento. Fornecedores. Empresas Concorrentes. e) Gerente do Projeto. Estratégias. Logística. Diretoria. Escritório de Projetos. Gerentes de Contingência. Fornecedores. Distribuidores.

34 Gabarito: A

35 7 - (FCC TRT 24 /MS ANAL ADM 2011) Os indivíduos que podem influenciar de maneira positiva ou negativa em um projeto são os: (A) stakeholders. (B) stakeholers. (C) players. (D) backhloders. (E) throwers.

36 Gabarito: a

37 8 - (FCC ALESP/SP GESTÃO PROJETOS 2010) A área de gerenciamento de projetos que garante que o projeto inclui todo e somente o trabalho requerido, para que seja completado com sucesso, é a de: (A) integração. (B) tempo. (C) custo. (D) escopo. (E) comunicações.

38 Gabarito: d

39 9 - (ESAF ANA / ANALISTA ADMINISTRATIVO 2009) As áreas que compõem o conjunto de conhecimentos sobre gerenciamento de projetos são nove. Para essas nove áreas, o PMBOK propõe o agrupamento de processos em função da sua natureza. Entre as opções abaixo, selecione aquela que enuncia corretamente os grupos de processos de gerenciamento de projetos. a) Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento. b) Escopo, Tempo, Custo, RH, Qualidade e Riscos.

40 c) Escopo, Planejamento, Execução, Monitoramento e Implantação. d) Contrato, Escopo, Custo, Cronograma, Planejamento e Monitoramento. e) Termo de Abertura, Iniciação, Contrato, Gerenciamento do Projeto, Monitoramento e Encerramento.

41 Gabarito: A

42 10 - (ESAF STN / DESENV. INSTITUCIONAL 2005) Assinale a opção verdadeira. O PMBOK guide descreve as principais áreas de gerenciamento do projeto e as define como subconjuntos de processos. As áreas de gerenciamento do custo, do tempo e da qualidade envolvem processos que asseguram, respectivamente: a) que o projeto seja concluído de acordo com o orçamento previsto; que o projeto seja concluído no prazo previsto e que o produto do projeto esteja em conformidade com o esperado. b) que o projeto seja concluído de acordo com o orçamento previsto, que as informações do projeto estejam em conformidade com o esperado e que o produto do projeto esteja em conformidade com o esperado. c) que as informações do projeto estejam em conformidade com o esperado, que o projeto seja concluído de acordo com o orçamento previsto e que o projeto seja concluído no prazo previsto.

43 d) que o produto do projeto esteja em conformidade com o esperado, que as informações do projeto estejam em conformidade com o esperado e que o projeto seja concluído no prazo previsto. e) que o projeto seja concluído de acordo com o orçamento previsto, que o projeto seja concluído no prazo previsto e que as informações do projeto estejam em conformidade com o esperado.

44 Gabarito: A

45 11 - (ESAF RFB - ATRFB 2009) De uma forma geral, pode-se afirmar que os projetos possuem as seguintes características, exceto: a) têm objetivos definidos. b) são não-repetitivos, ou seja: inexistem dois ou mais projetos iguais. c) eliminam a incerteza quanto aos resultados. d) ocasionam mudanças na organização. e) têm um período de tempo limitado, com início e fim bem definidos.

46 12 - (CESPE CORREIOS ANALISTA 2011) A gerência de projetos leva em consideração apenas os fatores ambientais da empresa que restringem as opções de gerenciamento e têm influência negativa no resultado do projeto. Esses fatores são considerados como entrada para os processos de planejamento.

47 13 - (FCC TCE/GO DESENV. ORG. 2009) Considere as alternativas abaixo em relação ao gerenciamento de projetos. I. A gerência de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. II. Geralmente os projetos devem ser executados e entregues sob o condicionamento de variáveis, principalmente: tempo, custo e escopo. III. A gerência de projetos é frequentemente responsabilidade de todos os indivíduos envolvidos no projeto. Idealmente, todos devem participar diretamente nas atividades que produzem o resultado final.

48 IV. As três variáveis que compõem o "triângulo da gerência de projeto" não podem ser alteradas sem impactar umas às outras. V. O escopo do projeto são as exigências especificadas para o resultado esperado, incluindo o que se pretende e o que não se pretende realizar. Está correto o que se afirma APENAS em: (A) I, II e III. (B) I, II, IV e V. (C) II, III, IV e V. (D) II e V. (E) III, IV e V.

49 Gabarito: B

50 14 - (ESAF ANA / ANALISTA ADMINISTRATIVO 2009) Considerando a definição de escritório de projetos segundo o PMBOK, analise as alternativas que se seguem e selecione a opção que corresponde ao resultado de sua análise: ( ) O escritório de projetos ou PMO é uma entidade organizacional à qual devem ser atribuídas responsabilidades relacionadas a elaboração de contratos, mas não ao gerenciamento de projetos; ( ) O escritório de projetos ou PMO pode ter responsabilidades que variam desde o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos, até o gerenciamento direto de um projeto; ( ) Um escritório de Projetos ou PMO é o órgão responsável pela emissão dos certificados PMP na organização, em especial a autorização de documentos de requisitos e demais especificações de escopo e esforço distinto.

51 a) C, C, C b) C, C, E c) C, E, E d) E, E, E e) E, C, E

52 Gabarito: E

53 15 - (FCC TRF 4 Região ANAL ADM. 2010) O gerenciamento do escopo de um projeto refere-se à definição de todas as atividades do projeto. Analise: I. O gerenciamento do escopo do projeto compreende tanto o escopo do produto quanto o escopo do projeto. II. O escopo do produto refere-se às características do produto ou serviço e o escopo do projeto envolve a administração da sua execução. III. O conteúdo do processo de iniciação do escopo do projeto é a base para a fase seguinte, denominada verificação do escopo.

54 IV. A descrição detalhada dos requisitos do produto do projeto é delineada na fase de controle de mudanças do escopo do projeto. V. Durante o processo de iniciação do projeto deve-se considerar o plano estratégico da empresa. É correto o que consta APENAS em (A) I, III e IV. (B) I, II e V. (C) II, IV e V. (D) III e V. (E) II e IV.

55 Gabarito: B

56 16 - (ESAF STN / DESENV. INSTITUCIONAL 2008) Segundo o Guia PMBOK Terceira Edição, as descrições do ciclo de vida do projeto podem ser muito genéricas ou muito detalhadas. A maioria dos ciclos de vida de um projeto compartilha características comuns, sendo uma delas: a) as fases são sempre seqüenciais e definidas por algum formulário de transferência de informações técnicas ou de entrega de componentes técnicos. b) os níveis de custos e de pessoal são altos no início, atingem o valor mínimo durante as fases intermediárias e aumentam rapidamente quando o projeto é finalizado.

57 c) o nível de incertezas é mais alto e, portanto, o risco de não atingir os objetivos é maior no início do projeto. d) a certeza de término geralmente se torna cada vez menor à medida em que o projeto continua. e) a capacidade das partes interessadas de influenciarem nas características finais do produto do projeto e o custo final do projeto é mais baixa no início e torna-se cada vez mais alta conforme o projeto continua.

58 Gabarito: C

59 17 - (FCC TRF 4 Região ANAL ADM. 2010) O conjunto de fases coletivas atravessadas pelo projeto é denominado: (A) análise de passagem. (B) ciclo de vida do projeto. (C) ponto de encerramento. (D) passagem de estágio. (E) saída de fase.

60 Gabarito: B

61 18 - (ESAF ANA / ANALISTA ADMINISTRATIVO 2009) Entre as afirmativas que se seguem sobre ciclo de vida do projeto, selecione opção incorreta. a) Os gerentes podem dividir os projetos em fases para facilitar o controle gerencial. b) O conjunto das fases de um projeto corresponde ao ciclo de vida do projeto. c) O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu fim. d) A capacidade das partes interessadas influenciarem o produto do projeto é maior nas fases iniciais do ciclo de vida do projeto. e) O nível de custos e de pessoal é maior na primeira e na última fase do ciclo de vida de qualquer projeto.

62 Gabarito: e

FTC ENGENHARIA CIVIL. Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO

FTC ENGENHARIA CIVIL. Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO FTC ENGENHARIA CIVIL Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO 01. (ESAF / MIN. TURISMO 2014). Gestão de Projetos: Analise as afirmativas a seguir e selecione

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

AULA 4: Gestão de Projetos; Controle

AULA 4: Gestão de Projetos; Controle Aula 04 AULA 4: Gestão de Projetos; Controle Olá pessoal, tudo bem? Na aula de hoje iremos cobrir os seguintes itens do edital: Gestão de projetos; controle do patrimônio público; prestação de contas.

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 Gerenciamento de projetos Conceito de Projeto Receita Federal Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMBoK. Prof. Gilberto Porto

Gerenciamento de Projetos PMBoK. Prof. Gilberto Porto Gerenciamento de Projetos PMBoK Metodologias PMI Project Management Institute Fundado em 1969 por cinco voluntários na Filadélfia, Pensilvânia EUA 250.000 associados em 170 países 230 Chapters no mundo

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP Neste curso você aprimora suas técnicas de gestão de projetos ao mesmo tempo em que forma a base de

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof. André Medeiros O que é um projeto? É um empreendimento singular e temporário, com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço. Segundo o PMI - Project

Leia mais

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Agenda Filme O Reino Perdido Contexto Atual - CHAOS Report Conceitos Fundamentais Projeto Projeto versus Operação Gerenciamento de Projetos Stakeholders Sucesso

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP. Elaboração e Análise

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP. Elaboração e Análise UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Economia Empresarial e Controladoria Elaboração e Análise de Projetos Profa. Dra.Luciana

Leia mais

Estrutura Organizacional quadro resumo

Estrutura Organizacional quadro resumo Estrutura Organizacional quadro resumo Matricial: estrutura na qual o gerente de projetos divide as responsabilidades com os gerentes funcionais para atribuição de prioridades e orientação do trabalho

Leia mais

Introdução à Gerência de Projetos

Introdução à Gerência de Projetos Gerência de Projetos Introdução à Gerência de Projetos Última atualização em abril de 2008 O que é um projeto? Organizações executam trabalho O trabalho envolve operações (programas) e/ou projetos Características

Leia mais

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu VISÃO GERAL DO PMBOK Profª Andrea Padovan Jubileu Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos (PMBOK Guide) Gestão de Projetos Ger. de Integração do Projeto Ger. do Escopo do Projeto Ger. de Tempo do Projeto

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Prof. Marcelo Musci AULA 2 Mar/2017 Faculdade Machado de Assis Fracasso e Sucesso em Projetos Fracasso e Sucesso em Projetos Causas de Fracasso Metas e objetivos mal estabelecidos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

O ciclo de vida do projeto

O ciclo de vida do projeto 1 O ciclo de vida do projeto A organização ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial com ligações adequadas com as operações em andamento da organização

Leia mais

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Singularidade, Temporariedade, Incerteza, Elaboração Progressiva, Recursos limitados, Interdisciplinaridade,

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

Atualização Guia PMBOK 5ª Edição

Atualização Guia PMBOK 5ª Edição Atualização Guia PMBOK 5ª Edição Adilson Pize PMP, CBPP, CSM, ITIL Foundations 5ª Edição 47 processos Mais do que contar com um maior número de processos, a nova versão do Guia PMBOK vem com uma nova organização

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 01

Evandro Deliberal     Aula 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 01 Agenda Definição de projeto. Gerenciamento de Projetos Ciclo de Vida de um

Leia mais

1.1. PROJETOS COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO ESTRATÉGICA

1.1. PROJETOS COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO ESTRATÉGICA 1. GESTÃO DE PROJETOS 1.1. PROJETOS COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO ESTRATÉGICA PROJETO é um empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. Por serem temporários,

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

Gestão de Projetos ISS Porto Alegre

Gestão de Projetos ISS Porto Alegre Gestão de Projetos ISS Porto Alegre Prof. Rafael Ravazolo @ravazolo O que é um projeto? Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir

Leia mais

Gestão de Projetos. Alberto Felipe Friderichs Barros

Gestão de Projetos. Alberto Felipe Friderichs Barros Gestão de Projetos Alberto Felipe Friderichs Barros O enxugamento dos quadros de pessoal e o aumento da necessidade de especialização técnica têm levado muitas empresas a recrutar no mercado profissionais

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Objetivos da Aula Compreender a importância do tempo nos projetos. Revisar conceitos. Compreender o que deve ser considerado na elaboração de um

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

MME - Assistente Financeiro Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta. a) No projeto, a data de

MME - Assistente Financeiro Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta. a) No projeto, a data de FCC - 2011 - TRT-24 - Técnico Judiciário Segundo Schaffer Prochonw, projeto é um empreendimento planejado que consiste em um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, sendo uma de suas características

Leia mais

3) Grupos de Processos

3) Grupos de Processos 3) Grupos de Processos Iniciação: definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto já existente, obtendo-se autorização para tal. Planejamento: estabelecer o escopo total, definem e refinam os objetivos

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO Profª Andrea Padovan Jubileu O que é um projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo Temporário Cada projeto

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Simulado "1.Introdução"

Simulado 1.Introdução Pá gina 1 de 7 Simulado "1.Introdução" Simulado do PMI por Antônio Augusto 17 de March de 2012 Pá gina 2 de 7 Disciplinas e temas deste simulado 01 - Introdução ao gerenciamento de projetos (3 questões)

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Processos de Gerenciamento de Projetos Parte 02 CSE-301 / 2009 / Parte 02 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração:

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Delmer Aguiar Cesário, MBA, PMP Gerente de Engenharia / Produto & Processos COMAU LATAM Conceito de Engenharia Conceito de Gestão Gestão: É uma área do conhecimento

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Professor Gilberto Porto. Implementação da estratégia: Gerenciamento de Projetos PMBoK

Professor Gilberto Porto. Implementação da estratégia: Gerenciamento de Projetos PMBoK Professor Gilberto Porto Implementação da estratégia: Gerenciamento de Projetos PMBoK Metodologias PMI Project Management Institute Fundado em 1969 por cinco voluntários na Filadélfia, Pensilvânia EUA

Leia mais

Comparativo PMBOK. Prof. Gilberto Porto

Comparativo PMBOK. Prof. Gilberto Porto Comparativo PMBOK Nova área A mudança mais impactante foi a criação da 10a área de conhecimento: o Gerenciamento de Partes Interessadas com 4 (quatro) processos: Identificar as partes interessadas Planejar

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais 23.06.2008 L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia

Leia mais

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps) O que é um projeto? Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido,

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

GERÊNCIA DE PROJETOS VISÃO GERAL

GERÊNCIA DE PROJETOS VISÃO GERAL GERÊNCIA DE PROJETOS VISÃO GERAL Dr. rer. nat. Christiane Gresse von Wangenheim, PMP Objetivo de aprendizagem desta aula Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: Motivar a necessidade do gerenciamento

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 5 1 AGENDA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Tecnicas e conhecimentos (PMI) Processo Praxis 3.0 (Baseado em PMI) Visão Geral Atividades Bibliografia 2 Questões

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Análise e Elaboração de Projeto Objetivo Apresentar técnicas para gerir projetos. Saber administrar projetos. Saber expor e desenvolver ideias. Resultados Esperados Saber

Leia mais

Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto

Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Curso Disciplina Tema Professor MBA em Gestão de Projetos Gerência do Tempo do Projeto Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Luciano Frontino de Medeiros Introdução

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI Gerenciamento de Projetos PMBOK Fernando Pires Barbosa Analista de TI fernando.pires.barbosa@ufsm.br PDI e Plano de Gestão UFSM 189 AÇÕES estratégicas divididas em 6 LINHAS estratégicas K Projetos e o

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos MBA em Gerenciamento de Projetos APRESENTAÇÃO DO CURSO O mercado de trabalho apresenta um contexto no qual a necessidade de resultados com prazos, custos e qualidade adequados é maior a cada dia. E, no

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

Gerência de Projetos Introdução

Gerência de Projetos Introdução Gerência de Projetos Introdução sergio.angelim@cesar.org.br O que é um projeto? É um meio utilizado para organizar e implementar um planejamento estratégico e que é: Executado por pessoas; Limitado por

Leia mais

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2014 Sumário 1 A PlanoPro2... 3 2 Objetivo do Pré-

Leia mais

INTRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS

INTRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS SETOR DE TECNOLOGIA Gerência de Projetos Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 INTRODUÇÃO Após a década de 80, as empresas começaram a perceber que dentro de suas instalações ocorria uma quantidade enorme

Leia mais

07/03 Conceitos, definições e método de GP

07/03 Conceitos, definições e método de GP 07/03 Conceitos, definições e método de GP Definições projetos e atividades de rotina Planejamento estratégico e GP Definições - Stakeholders, sponsors, gerentes projeto Perfil do Gerenciador de projetos

Leia mais

Rodada #1 Noções de Administração

Rodada #1 Noções de Administração Rodada #1 Noções de Administração Professor Renato Fenili Assuntos da Rodada NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: Ética no serviço público. Modelos de gestão pública. Gestão estratégica (planejamento estratégico no

Leia mais

Rodada #1 Noções de Gestão Estratégica, de Projetos e de Processos

Rodada #1 Noções de Gestão Estratégica, de Projetos e de Processos Rodada #1 Noções de Gestão Estratégica, de Projetos e de Processos Professor Renato Fenili Assuntos da Rodada Gestão Estratégica: conceitos, objetivos estratégicos, indicadores e iniciativas. Desafios

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres Gerenciamento de Projetos Project Management Institute Prof. Miguel Torres miguel.torres@feol.com.br Objetivo do Curso Criar condições e proporcionar métodos para o desenvolvimento da capacidade gestora,

Leia mais

Atualização do PMBOK 6ª Edição

Atualização do PMBOK 6ª Edição 1º Congresso Internacional de Gestão da Amazônia Realização: Atualização do PMBOK 6ª Edição MSc. Nilson Junior, PMP O que é o PMI e PMBOK? PMI (Project Management Institute) - Fundado em 1969 e com sede

Leia mais

INTRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 15/03/2016

INTRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 15/03/2016 SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETO Gerência de Projetos Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 INTRODUÇÃO Após a década de 80, as empresas

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um projeto? PROJETO é o oposto de ROTINA Projeto é um empreendimento temporário conduzido para criar um produto ou serviço único. Projeto é um processo único, consistente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Vitória,1729 Jucutuquara Vitória ES. Tel:(27)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Vitória,1729 Jucutuquara Vitória ES. Tel:(27) DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PLANO DE TREINAMENTO Curso: Cursos de Desenvolvimento de Servidores : Gerenciamento de Projetos Módulo I Método de treinamento:

Leia mais

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Docente: Fábio Santos Moreira Versão 1 Agosto de 2011 Ao final do semestre, você deverá ser capaz de: Compreender os conceitos básicos sobre gerenciamento de projetos; Reconhecer

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

Disciplina de Engenharia de Software

Disciplina de Engenharia de Software Disciplina de Engenharia de Software Windson Viana de Carvalho Rute Nogueira Pinto [windson,rute]@lia.ufc.br Mestrado em Ciência da Computação UFC Produzido em 19/07/2004 Alterado em 23/10/2006 por Rossana

Leia mais

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA GESTÃO DE PROJETOS 01 SEBRAE TRAINEE/2014/46 Uma das referências em gerenciamento de projetos é o Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos do Instituto

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Gestão de Projetos 1. (CESPE/TELEBRAS/Especialista em Gestão de Telecomunicações Administração/2013) A organização que adota o modelo

Leia mais

Professor Gilberto Porto. Gerenciamento de Projetos PMBoK

Professor Gilberto Porto. Gerenciamento de Projetos PMBoK Professor Gilberto Porto Gerenciamento de Projetos PMBoK Metodologias Prova: CESPE - 2013 - MME - Assistente Administrativo Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta.

Leia mais

Engenharia de Software Gestão de Projeto

Engenharia de Software Gestão de Projeto Engenharia de Software Gestão de Projeto Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Abril 2018 1 O que é Planejar? É pensar no futuro antes de agir, com método, de forma contínua e sistemática, buscando

Leia mais

Introdução a Gerencia de Projetos

Introdução a Gerencia de Projetos MBA EM GERENCIA DE PROJETOS Introdução a Gerencia de Projetos Rogério Santos Gonçalves 1 Agenda 1. Introdução ao Curso de Gerencia de Projetos 2. Conceitos Básicos sobre Gerenciamento de Projetos. 1. O

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Equipe DeIT

Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Equipe DeIT Introdução ao Gerenciamento de Projetos Equipe DeIT Sumário Túlio Conceitos Iniciais Ciclo de Vida do Projeto Renata Rossi Processos de gerenciamento de projetos Paulo Henrique Gerenciamento do escopo

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Nome: André Luís Belini

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 11/09/2017 Thiago

Leia mais

Gestão de Projetos. Aula 1. Organização da Disciplina. Organização da Aula 1. Contextualização. Fatos sobre Projetos. O Projeto

Gestão de Projetos. Aula 1. Organização da Disciplina. Organização da Aula 1. Contextualização. Fatos sobre Projetos. O Projeto Gestão de Projetos Organização da Disciplina Planejamento, projeto e Aula 1 viabilidades Estrutura do projeto Profa. Dra. Viviane M. P. Garbelini Dimensionamento e riscos do projeto Organização da Aula

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu GESTÃO DE PROJETO PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto Profª Andrea Padovan Jubileu PMO (Project Management Office) Escritório para gerenciamento de projetos ou escritório

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 02 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Apresentação. Conteúdo. Conteúdo. Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação

Apresentação. Conteúdo. Conteúdo. Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação Apresentação Conteúdo Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação Conteúdo Contexto do termo de abertura do projeto Processo do termo de abertura do projeto Contexto

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO Faculdade Ietec Pós-graduação GESTÃO DE PROJETOS - Turma nº 164 19/10/2017 A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO RAFAEL PORTO MAIA ENGENHEIRO MECÂNICO rafaporto19@gmail.com

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Criação do Termo de Abertura Ciclo padrão de planejamento e Integração do Plano de Projeto. Controle e Monitoramento do Projeto

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

09/05 Execução, controle e encerramento

09/05 Execução, controle e encerramento 09/05 Execução, controle e encerramento 5 Gestão de Projetos Execução, controle e encerramento 6 Gestão de Projetos Como o gerente do projeto irá executar o projeto? Execução e controle Execução Realizar

Leia mais

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho Entender o que é um projeto Como são gerenciados Como está o mercado de trabalho Vale a pena investir nesta área? Como posso começar ou me preparar para entrar na área de projetos QUERO MEU BÔNUS Tenho

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos

PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos Luciana Paiva Campos de Melo André Luiz Albuquerque da Silva Oliveira Rogério oliveira da Silva Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Questões sobre o tópico 6 Planejamento Estratégico Olá Pessoal, Hoje iniciarei os comentários de questões do CESPE sobre os tópicos mais quentes do edital do

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Objetivos Apresentar os processos, ferramentas e

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais