CADERNO DE RESUMOS V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA / TECNOLÓGICA 1 / 28 CADERNO DE RESUMOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CADERNO DE RESUMOS V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA / TECNOLÓGICA 1 / 28 CADERNO DE RESUMOS"

Transcrição

1 1 / 28 CADERNO DE S

2 2 / 28 COMUNI- CAÇÃO I COMUNI- CAÇÃO II NUC - NÚCLEO DE CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS JORNAL CONTRAMÃO NAV PRODUTORA DÍGITO ZERO UNA 360 LUNA AGÊNCIA LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DO REINALDO MAXIMIANO PEREIRA REINALDO MAXIMIANO PEREIRA EVANDRO LOUREIRO VERAS, FERNANDA KALIL DANIEL DE LIMA VELOSO PAULO CAVALCANTE KENYA ADRYENE VALADARES MOREIRA CRUZ S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO O Núcleo de Convergência de Mídias - NUC é uma atividade laboratorial vinculada ao curso de Jornalismo Multimídia, que congrega uma série de projetos de extensão, tais como o jornal Contramão, entre outros. Conta com uma equipe formada por professores- coordenadores e estagiários que são alunos dos próprios cursos do ICA. Produção de jornal impresso com reportagens em profundidade de interesse e relevância social. O Núcleo de Audiovisual é responsável pela gestão de equipamentos técnicos de áudio, vídeo e fotografia do Instituto de Comunicação e Artes - ICA. Os estagiários do NAV são treinados para atender e acompanhar professores e alunos durante as aulas. A Produtora Experimental Dígito Zero foi criada com o objetivo de capacitar os alunos de Cinema para o mercado profissional. Possui equipamentos para a captação de imagens, edição, finalização e um estúdio com isolamento acústico. Seguindo as novas tendências tecnológicas, a Dígito Zero está habilitada para produzir conteúdo audiovisual em alta definição (HDTV) fazendo uso de câmeras e ilhas de edição encontradas nas melhores produtoras do mercado e redes de televisão. O Una 360 é um projeto multidisciplinar que reúne uma equipe de universitários de diversos cursos e áreas do conhecimento, oferecendo oportunidades de aprendizado, vivência profissional e encaminhamento de carreira. Os estudantes atuam na criação, planejamento, gestão, montagem e execução de eventos de grande porte, aliando o conhecimento adquirido em sala de aula à atividade prática. A Agência Laboratório Comunicação Integrada - LUNA foi criada para inserir os alunos no contexto prático das áreas estudadas. Desde 2004, são realizadas atividades que visam servir como experiência e objeto de aprendizado aos alunos do ICA/Una.

3 3 / 28 COMUNI- CAÇÃO III CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DA MÍDIA JORNALISMO EXPERIMENTAL E DIVERSIDADE UNA: FORMAÇÃO JORNALÍSTICA MULTIPLATAFORMAS E NOVAS PRODUÇÕES NARRATIVAS SOBRE A DIVERSIDADE UNA TV VIVER CIÊNCIAS - REGISTRO AUDIOVISUAL DO CÂNDIDA EMÍLIA BORGES LEMOS MARINA GAZIRE LEMOS ALEXANDRE DE SOUZA MILAGRES TATIANA ALVES DE CARVALHO COSTA S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO Projeto aprovado em Edital. Tem por objetivo o arquivamento sistemático de documentação relativa aos meios e ao jornalismo, com a digitalização de acervos e sua veiculação na web. O Projeto intenciona fazer uma interseção prática do Jornalismo, unido ao tema da diversidade. Por meio da realização de oficina temática abordando a relação entre comunicação e diversidade para o respeito, discutindo questões como representatividade de minorias nas redes comunicacionais, bem como o surgimento dos modelos de gestão e produção jornalísticos alternativos à mídia tradicional, que cubram esta temática. Complementando este trabalho, pretende-se a criação de uma incubadora de publicações jornalísticas digitais ligada ao já existe Núcleo de Convergência das Mídias do curso de Jornalismo Multimídia que albergue as produções narrativas em diferentes formatos não apenas do curso de Jornalismo Multimídia, mas também das demais produções dos cursos do Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA. Por meio de programações e transmissões, o projeto UNA TV realiza a difusão de conteúdo audiovisual, levando a um público amplo provocações conceituais, debates sobre temas da atualidade e histórias e experiências de valor. A UNA TV está alinhada também com os atuais debates sobre a democratização e a socialização dos meios de comunicação, estando aberta às novas ideias e aos novos formatos. Atualmente, para acompanhar a UNATV, é só procurar no endereço ou nos canais do Youtube, Facebook e Livestream. O registro audiovisual do Viver Ciências é um processo colaborativo que envolve a turma de estudantes de ensino médio, participante do projeto, em parte do processo de elaboração de vídeos sobre o trabalho desenvolvido. Para isso, são envolvidos estudantes do Instituto de Comunicação e Artes da UNA, especialmente de Jornalismo e de Cinema, por meio dos laboratórios dos cursos. Um estagiário auxilia como monitor em oficinas para a turma do Viver Ciências e, a partir dessa vivência, são selecionados aqueles que desejam participar do processo de captação das imagens para os vídeos. O material produzido é postado no canal da UNATV na internet.

4 4 / 28 COMUNI- CAÇÃO IV - COMUNICAÇÃO E MEIO AMBIENTE ÁRVORE URBANA - BH CONSCIENTE MUNDO EM TRANSE - NOVAS MÍDIAS E A PRÁTICA CIENTÍFICA NO ENTENDIMENTO DA CRISE AMBIENTAL DO MARIA MAGDA DE LIMA SANTIAGO EMMANUEL DUARTE ALMADA S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO Este Projeto de Extensão, seguindo os parâmetros traçados pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação do ICA, trata do registro fotográfico de problemas ambientais na cidade de Belo Horizonte, especificamente da situação de descuido das árvores na capital mineira. Tem o objetivo de divulgar, por meio de exposições fotográficas e de parcerias com associações e organizações não-governamentais, situações de maus tratos resultantes de grades apertadas, raízes cimentadas e cortes de árvores sem replantio. Considerando os aspectos subjetivos presentes na relação entre humano e meio ambiente, e a qualificação do urbano enquanto espaço de produção e de repercussão de sensibilidades, procura chamar a atenção dos cidadãos e do poder público, com os quais se pretende dialogar para a necessidade de procurar soluções e de reavaliar a legislação vigente para o setor. A dificuldade que os profissionais graduados enfrentam saindo de seus cursos de graduação ao se depararem com fenômenos emergentes complexos representa um desafio na busca de suas soluções e interpretações. Reclusos em seu nicho de atuação, encontram-se incapazes de dialogar com representantes de outras dimensões do conhecimento tornando suas inserções na sociedade, por meio de soluções de conflitos sociais, ineficazes. O uso de ferramentas em rede tem o poder de integrar informações e pensadores das mais diversas áreas entorno de conflitos e fenômenos complexos. Novas plataformas como blogs, sites e redes sociais tem se revelado importantes neste fenômeno alcançando um público, em termos teóricos, ilimitado. Assim, este projeto visa usar os meios de comunicação em rede para discutir junto a setores da sociedade temas ambientais que só podem ser compreendidos sob uma abordagem transdisciplinar. Desta forma, pretende-se promover a capacitação de estudantes de graduação no uso das novas mídias como estratégia de fomento de debates ambientais, tendo em vista a urgente busca de modos de vida socioambientalmente viáveis.

5 5 / 28 DIREITOS HUMANOS ESCRITÓRIO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA ESAJUNA ESAJUNA / NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS NPJ (CONTAGEM) ESAJUNA / NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS NPJ (BETIM) SERVIÇO SOCIAL NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA UNA JUNT@S UNA-SE CONTRA A HOMOFOBIA DO PEDRO HENRIQUE MENEZES FERREIRA, BRUNO M. P. ANTUNES DE CARVALHO HASSAN MAGID DE CASTRO SOUKI KATIA GONTIJO FERREIRA FABRÍCIA CRISTINA DE CASTRO MACIEL SIMONE FRANCISCA DE OLIVEIRA ROBERTO ALVES REIS S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO Escritório Modelo do Curso de Direito. Acolhe as aulas das disciplinas de Prática Real, bem como atendimento ao público externo e, em convênio com o TJMG, realiza audiências de conciliação. O ESAJUNA Contagem foi oficialmente instalado em agosto de 2014, com a missão de promover o acesso à justiça e a formação profissional dos alunos do curso de Direito. Localizado no Campus da Faculdade UNA de Contagem, o ESAJUNA se encontra instalado em ponto estratégico do município, que se encontra bem ao lado do Fórum e do Ministério Público. Além de estender a possibilidade de estágio para alunos, a localização é fator preponderante para a grande procura do ESAJUNA por parte de pessoas que, não dispondo de meios financeiros para arcar com honorários advocatícios, demandam diariamente os serviços do NPJ. A Prática Real - ESAJUNA - oferece a possibilidade de o aluno exercer o estágio de advocacia gratuita, que atende à população carente na prestação de serviços jurídicos nas mais diversas áreas, ou seja, advogando nas esferas Administrativa, Cível e Criminal, seja na esfera Estadual ou Federal, da Justiça Comum ou Especializada. Nos moldes de escritórios modelo universitários tradicionais, o ESAJUNA visa a prestar relevante serviço jurídico-social à população de Contagem. O ESAJUNA Betim é um escritório de assistência judiciária que auxilia as pessoas carentes da cidade de Betim, criado em outubro de 2011 (antiga Unipac). No ESAJUNA são atendidos todos os assistidos que moram em Betim e que ganham até dois salários mínimos por mês, residente em Betim. O ESAJUNA atende causas na área de família, uma das maiores demandas do Poder Judiciário, tais como, divórcio, investigação de paternidade, pedido e execução de alimentos, curatela, tutela, retificação de registro civil, negatória de paternidade, enfim, todas as causas de família. Por ser uma atividade de extensão, são realizadas atividades extracurriculares como visitas técnicas e atividades de divulgação do NPJ como o Viva a Praça!. O ESAJUNA é um espaço de prática jurídica real desenvolvida dentro do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ do Centro Universitário Una. Tendo em vista o atendimento a pessoas e famílias de baixa renda, surge a necessidade de se ter no quadro funcional o Serviço Social, com vistas a assegurar um atendimento que considere o indivíduo no contexto e na dinâmica das suas relações sociais. Esse setor interno desenvolve metodologias e instrumentais próprios ajustados à dinâmica interna do escritório e da instituição. Resultado de um convênio entre a UNA e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - COMSIV. Os alunos extensionistas são responsáveis pela condução de grupos reflexivos sobre gênero e enfrentamento à violência contra mulheres com homens que infringiram a Lei Maria da Penha e receberam como resultado de transação penal a indicação para participar do referido grupo. O grupo é aberto e se encontra uma vez por semana, durante duas horas, na UNA. O objetivo do Una-se contra a Homofobia (projeto aprovado em edital), consiste em formar estudantes e profissionais em temáticas dos Direitos Humanos, com especial atenção ao respeito à diversidade sexual. O projeto vale-se de instrumentos diversos, como palestras, exposição de fotos, uma página na rede social Facebook e um blog, além da criação de um setor de referência na biblioteca do Campus Liberdade.

6 6 / 28 EDUCAÇÃO I BIBLOS EUREKA - OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO DO WANDER MOREIRA DA COSTA PALOMA DE OLIVEIRA CAMPOS / POLIANA PRATA JANUÁRIO TECHIO S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO O Centro Universitário Una, por meio de uma ampla visão filosófica, sociológica e pedagógica, tem demonstrado à sociedade o quanto é importante trabalhar para que mais pessoas tenham acesso à leitura e à escrita. Dentro dessa filosofia educacional, de ser agente modificador, gerador de melhorias socioeconômicas e culturais, enquanto instituição de ensino e aprendizagem, desenvolve o Projeto BIBLOS, cujo lema é dar o que ler a quem tem sede de saber, criado a partir do Programa Alfabetização Solidária, quer ser uma contribuição significativa na interferência educacional, interagindo no processo formador de habilidades e informador do conhecimento. O projeto BIBLOS visa arrecadar livros para a montagem de bibliotecas, incentivando a leitura e o interesse pelo livro, proporcionando a relação cultural e social. A metodologia utilizada no projeto define a localidade/ escola à qual serão destinados os livros arrecadados, o envolvimento dos funcionários, docentes e acadêmicos dos diversos cursos de graduação na arrecadação de livros. Esta instituição sente-se convicta de estar desenvolvendo uma política eficaz de conscientização da função da universidade no contexto da qualidade de vida da população, tão necessária no Brasil de hoje, em todas as camadas sociais. O projeto Eureka busca promover para os alunos dos cursos do Instituto Politécnico uma competição que favoreça o desenvolvimento do raciocínio lógico-analítico. No contexto atual, muitos dos alunos que ingressam no curso superior apresentam várias defasagens no que tange as produções acadêmicas que exigem argumentações lógico-analíticas. Uma das possíveis causas pode estar direcionada a atual forma de disseminação do ensino, vivenciada principalmente nas escolas de formação básica. Nesse sentido, pretende-se através deste evento, fomentar o interesse e a participação dos discentes. Desta maneira, espera-se que de forma competitiva e organizada os alunos minimizem as defasagens apresentadas.

7 7 / 28 EDUCAÇÃO II CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES DA COMUNIDADE VIVA (REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO - PARCERIA COM CDM) LABORATÓRIO DOCENTE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRANSITANDO ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS DO SIMONE DE ASSIS ALVES DA SILVA LEANDRO MALAQUIAS DA SILVA, GLEICE EMERICK DE OLIVEIRA LEANDRO MALAQUIAS DA SILVA S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO O Programa Comunidade Viva é um Programa Social que atua na região do Barreiro. Dentre as atividades que desenvolve, estão as ações de apoio e formação para um grupo de 12 escolas, denominado G+. O presente projeto propõe o desenvolvimento de aulas de tecnologia da informação para os alunos das escolas do G+, a fim de capacitá-los para o uso dos recursos tecnológicos presentes na escola. O projeto visa proporcionar aos estudantes de Pedagogia a vivência de experiências de ensino e aprendizagem por meio de pesquisa, planejamento e intervenções específicas junto aos alunos do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Betim, com a finalidade de relacionar teoria e prática pedagógicas. Formação sobre Linguagem oral e escrita na Educação Infantil, sendo a temática mais voltada para a alfabetização. O público alvo é composto por professores alfabetizadores, pedagogos e demais interessados na temática que atuem em escolas públicas e particulares. O projeto é aberto também para os alunos do curso de Pedagogia.

8 8 / 28 EDUCAÇÃO III NOÇÕES DE ASTRONOMIA, ÓPTICA ASTRONOMIA E CONSTRUÇÃO DE TELESCÓPIO REFLETOR NEWTONIANO UTILIZANDO ARTEFATOS TECNOLÓGICOS PARA ENSINAR FÍSICA E QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR PARCEIRO: PROGRAMA DE APOIO AO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CIÊNCIAS EXATAS VIVER CIÊNCIAS DO EDUARDO CAMPOS DOS SANTOS, NELICIO FARIA DE SALES MARIA MARTA RIBEIRO DA COSTA GOMES AMANDA DOS SANTOS REDÁ DE SOUZA, JULIANA CAPANEMA FERREIRA MENDONÇA SAMIA DE FREITAS BRANDÃO S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO O objetivo deste curso é abordar os eixos temáticos Terra e Universo (Ensino Fundamental) e Universo, Terra e Vida (Ensino Médio) dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) seguindo diretrizes das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEM). O processo partirá desde a discussão sobre noções de astronomia e tipos de telescópios, seguindo com práticas sobre as etapas de construção de um telescópio refletor do tipo newtoniano e pelo estudo sobre os diferentes tipos de montagem de telescópios, culminando com um encontro para observação de objetos celestes utilizando um telescópio refletor e um refrator, com a possibilidade de se utilizar também o próprio telescópio construído durante o curso. O público-alvo é composto por alunos e educadores dos ensinos médio e fundamental de escolas públicas e privadas da região do Barreiro. O projeto descrito a seguir propõe a realização de exposições interativas em escolas de Educação Básica como estratégia para a aprendizagem de conceitos referentes às disciplinas Física e Química. Tais exposições são baseadas em artefatos tecnológicos presentes no cotidiano dos estudantes, cuja compreensão do funcionamento demanda a utilização dos modelos e teorias produzidos pelas Ciências. Ao sair da exposição espera-se que o estudante veja uma relação de fato entre a ciência escolar e os objetos com os quais lida no cotidiano. O perfil dos jovens alunos ingressantes no mercado de trabalho é um alerta para todo o sistema educacional brasileiro. Em contra partida, o mercado de trabalho exige cada vez mais habilidades e competências técnicas e comportamentais associadas a autonomia e pro atividade e ainda, conhecimento efetivo em projetos sustentáveis. Ao mercado de trabalho, acrescenta-se a oportunidade de ingresso ao ensino superior. Entretanto, algumas destas habilidades são pouco desenvolvidas em sala de aula em virtude do conteúdo do plano de ensino e o perfil do discente. Consequentemente a entrada no mercado de trabalho ou mesmo no ensino superior, incluindo a permanência nestes, muitas vezes é fragilizada. Neste contexto, para fortalecer o processo pedagógico do professor na Escola de Ensino Fundamental e Médio, contribuir para o processo de aprendizagem do aluno e favorecer o desempenho deste na continuação de seus estudos, no ensino superior, ou no mercado de trabalho, o presente projeto propõe a aproximação dos corpos docentes do ensino superior, aqui, representado pelos professores participantes do Centro Universitário UNA, e os da escola de Ensino Fundamental e Médio Acredita-se que com a aproximação pedagógica dos corpos docentes e discentes, o amadurecimento e o desempenho técnico e cientifico destes serão fortalecidos. Esta aproximação acontecerá de maneira a apoiar o professor da Escola nos conteúdos trabalhados em sala de aula, proporcionar ao aluno experiências práticas a partir da problematização dos conteúdos das disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia e aos alunos da graduação experiências na docência. Destaca-se ainda o envolvimento do professor do Ensino Superior com as questões e fragilidades pedagógicas do aluno com potencialidade de ingresso no Ensino Superior. O Programa Viver Ciências busca motivar estudantes e jovens no campo das Ciências Naturais, a partir de uma formação sistêmica nas temáticas envolvidas nas atividades propostas. A partir do entendimento dessas inter-relações, discute-se a importância da Ciência em nossas vidas e no futuro da humanidade. O Programa também se propõe trabalhar com a comunidade escolar de forma mais ampla; além dos jovens que participam das atividades formativas, pretende-se também envolver os professores (docentes) das escolas, bem como os gestores escolares.

9 9 / 28 DO S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO RH EM MOVIMENTO GISLENE MARIA DIAS DA ROCHA, TÂNIA CRISTINA ROQUE PEREIRA Projeto aprovado em Edital. Os alunos do último semestre do curso de Gestão de Recursos Humanos criam uma empresa simulada que presta serviços reais às comunidades. EMPREGA- BILIDADE, TRABALHA- BILIDADE E GERAÇÃO DE RENDA ESCOLA INTEGRADA (continua) AGÊNCIA EXPERIMENTAL EM GESTÃO DE PESSOAS, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SAÚDE DO TRABALHADOR COORDENAÇÃO GERAL ARTE COM SUCATA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA JOGOS E EXPERIMENTOS MATEMÁTICOS O LIXO NOSSO DE CADA DIA JULIA NOGUEIRA DORIGO,RENATA BASTOS FERREIRA ANTIPOFF CARLA DE ALMEIDA SOARES CARLA DE ALMEIDA SOARES DANIELLE LAMEIRINHAS CARVALHAR MARIA CLARA DO AMARAL CAMPOS RAFAEL ALVES DE ARAUJO CASTILHO A eficiência das organizações se assenta cada vez mais na gestão de seus recursos humanos. A rápida difusão de conhecimentos e de tecnologia faz com que o trabalho se torne um diferencial competitivo, uma vez que os outros fatores organizacionais tendem a se tornar homogêneos. Essa tendência de revalorização da força de trabalho é fácil de ser constatada nas empresas industriais, como se pode ver pela adoção de princípios e modelos organizacionais que enfatizam a eficiência, a qualidade e a diversidade da prestação de serviços. No que diz respeito aos recursos humanos, esses novos modelos organizacionais exigem trabalhadores proativos, capazes de melhorar continuamente os serviços, que se responsabilizem pelos resultados e participem da solução de problemas enfrentados no cotidiano da organização. Assim, este projeto pretende contribuir e tratar de forma associada melhoria de procedimentos, formação pessoal e melhoria do clima organizacional com redução do estresse. O Programa Escola Integrada, da Prefeitura de Belo Horizonte, constitui uma proposta pedagógica destinada ao desenvolvimento de ações educativas complementares para crianças e adolescentes matriculados em escolas da Rede Municipal de Educação. A Una é parceira desse Programa e oferta oficinas propostas pelos seus cursos de graduação, com a mais alta qualidade e comprometimento, desde o primeiro semestre de As atividades da oficina Arte com Sucata se iniciam a partir das sucatas trazidas pelos alunos ou recolhidas na própria escola. Assim, cada criança gera matéria-prima para a construção de brinquedos geralmente com materiais que são descartados e que podem ser reaproveitados. Nesse processo de criação e de interação, os alunos têm a oportunidade de descobrirem o quanto é importante a reciclagem para a preservação da natureza. A oficina tem o objetivo de permitir que os alunos tenham contato com diferentes histórias, ampliando seu repertório literário. Além da contação tradicional, são utilizados recursos como fantoches, dramatizações e ilustrações. Procura-se trabalhar a interpretação e produção de histórias com os alunos. As atividades com jogos e experimentos matemáticos envolvem contextos e situações para que os alunos possam rever e/ou aprofundar conceitos e procedimentos matemáticos já estudados, além de identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta. Produção de diagnóstico sobre a questão do lixo pelos alunos na escola. Promoção do consumo consciente e de valores e atitudes sobre o destino correto do lixo.

10 10 / 28 ESCOLA INTEGRADA (continuação) MÚSICA, DANÇA, CORPO E MOVIMENTO EXPERIMENTOS DE FÍSICA PRODUÇÃO DE JORNAL ESCOLAR RÁDIO-ESCOLA REFORÇO ESCOLAR COM JOGOS PEDAGÓGICOS TEATRO NA ESCOLA DO CLÁUDIA FERNANDA FILGUEIRAS SARSUR MARCELO AUGUSTO SILVA DE OLIVEIRA ROBERTO ALVES REIS CÂNDIDA EMÍLIA BORGES LEMOS CARLA DE ALMEIDA SOARES CARLA DE ALMEIDA SOARES (continua) S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO A oficina Música, Dança, Corpo e Movimento trabalha com práticas relacionadas aos sons, ao ritmo e à expressão a partir do entendimento da dança como manifestação cultural e artística. A tentativa de compreender a natureza e explicar as leis que a regem sempre foi o objetivo da física, desde a época dos gregos até os dias atuais. Essa oficina pretende despertar a curiosidade para os diversos fenômenos existentes no dia a dia dos alunos, tentar estimulá-los a descobrir a existência desses fenômenos e, finalmente, tentar explicálos por meio da observação. Seu objetivo é planejar, juntamente com as orientandas, as atividades para os estudantes da oficina Produção de Jornal Escolar, tais como cobertura jornalística de feiras de cultura, apresentações musicais e artísticas, palestras e eventos que ocorrem na escola; entrevistas com pessoas que visitam a escola: cantores, dançarinos, músicos, professores, etc. e confecção de jornal mural para expor o material produzido pelos alunos. A oficina ainda proporciona momentos para que o estudante navegue e compreenda o jornal impresso: lendo a capa, analisando as manchetes, vendo a relação legenda/foto; desenhando charges e outras atividades. O Rádio-Escola busca desenvolver junto aos alunos do projeto Escola Integrada, da Secretaria de Educação de Belo Horizonte, conteúdos e técnicas de comunicação em um contexto multimídia e de utilização das novas tecnologias, em busca do protagonismo e inclusão social. A oficina Reforço Escolar com Jogos Pedagógicos compreende atividades dinâmicas práticas e lúdicas. É desenvolvida na escola, em sala de aula e em ambientes ao ar livre. O aluno, além de fazer o para casa, também reforça os conteúdos curriculares por meio de jogos e brincadeiras nos diferentes espaços da comunidade na qual a escola está inserida. Os jogos e as brincadeiras desenvolvidos nesta oficina apresentam grande valor didáticopedagógico, uma vez que promovem de forma descontraída significativa aprendizagem dos alunos. Oficina do Programa Escola Integrada que compreende atividades dinâmicas, práticas e lúdicas. É desenvolvida na escola, em sala de aula e em ambientes ao ar livre. Os alunos realizam o exercício do fazer de conta, fingir, imaginar ser o outro; criam situações imaginárias essencialmente dramáticas vivenciadas pelo homem para desenvolver habilidades, capacidades e prover sua existência. Trabalha-se a construção de peças teatrais com a interpretação de vários temas, desenvolvendo a expressão corporal e vocal, por meio de atividades interpretativas, dinâmicas e jogos pedagógicos voltados para o teatro.

11 11 / 28 ESTÉTICA BELA VIDA - RESGATE SOCIAL ATRAVÉS DO TRATAMENTO ESTÉTICO, COSMÉTICO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL AUTOESTIMA E IMAGEM PESSOAL: UM CAMINHO PARA O BEM-ESTAR CLÍNICA DE ESTÉTICA DO FERNANDA FALCI RIBEIRO TUNES MARIA CRISTINA SANTIAGO, TIAGO MENDES TEIXEIRA GABRIELA CHIAINI ABRITTA S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO O projeto de extensão BELA VIDA Resgate social através do tratamento estético, cosmético e educação nutricional visa o atendimento da população participante das ações do Viva a Praça e de escolas Municipais e Estaduais na cidade de Belo Horizonte, MG. O projeto contempla a transdisciplinaridade com a conjunção dos cursos de Estética e Cosmética e Nutrição na atenção à saúde, visando a melhoria da autoestima e estimulando o auto cuidado dos participantes. As atividades do Viva a Praça a serem realizadas pelos dois cursos serão: (1) Estética e Cosmetologia: Quick massage, designer de sobrancelha, limpeza e proteção da pele e (2) Nutrição: educação nutricional. As atividades a serem desenvolvidas nas escolas serão ações educativas de estética (controle de acne e outras) e nutrição (educação nutricional para o adolescente). A capacitação dos alunos inseridos nos dois cursos para trabalharem em ações multidisciplinares é um dos benefícios deste projeto, uma vez que esta é uma exigência atual de mercado. Estão previstos atendimentos diretos a 200 pessoas e benefícios indiretos atingindo 800 pessoas em média. Como resultados previstos estão a melhora da autoestima dos participantes e capacitação para o autocuidado em saúde. O Estágio Supervisionado em Nutrição social/ coletiva realiza atendimentos semestrais com foco na recuperação da saúde. Apesar dos 2226 atendimentos realizados em 2015/1, o índice de não adesão ao planejamento alimentar entre os pacientes ainda se encontra alto. Uma possível explicação é a baixa autoestima dos pacientes, relatada em 90% dos atendimentos realizados pelos alunos da Nutrição. Para melhorar a resposta ao tratamento, foi construída uma pareceria com o Curso de Tecnólogo em Estética e Cosmética UNATEC Barro Preto, para prestar consultoria em Visagismo para os pacientes atendidos na Clínica, com vistas a aumentar a adesão ao tratamento e melhorar a saúde em geral. Para o aluno, a possibilidade de realizar um trabalho transdisciplinar aumenta a sua capacitação para as exigências de mercado. A clínica de estética, em funcionamento desde setembro de 2010, promove atendimento estético corporal e facial à comunidade, enriquecendo a prática formativa do aluno.

12 12 / 28 GESTÃO: DIAGNÓS- TICO E CONSUL- TORIA AGÊNCIA DE FOMENTO E DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO CONSULTORIA UNIVERSITÁRIA UNA - ALUNO CONSULTOR CONSULTORIA INTERCURSOS CONSULTORIA CONTÁBIL / NAF DO ROBERTO SOUSA LIMA MERCADANTE AGNALDO ROLIM DE MOURA CLEBER JOVINO DA SILVA WENDEL ANGELO DA SILVA S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO Criar uma Agência de Fomento e Desenvolvimento em Gestão, e através dela oferecer um Programa de Desenvolvimento de Gestão Empresarial (PDGE) da Faculdade UNA de Contagem. A Agência terá características de uma empresa de Consultoria, Assessoria e Capacitação Empresarial. Os alunos que participarão da Agência, prestarão serviços de Consultoria e Assessoria Gerencial, Técnica e Capacitação Empresarial de forma gratuita. Poderá fazer parte do Projeto qualquer aluno da UNA Contagem, preferencialmente os alunos dos cursos de gestão da UNATEC Contagem. Serão prestados os serviços de Consultoria e Assessoria para organizações sem ou com fins lucrativos, empreendimentos formais ou informais, entidades públicas ou privadas, ainda sempre que necessário e possível atender a todas as Unidades e Campis da UNA e grupo ANIMA. Organizações que necessitem de alguma ajuda para melhorar seus processos de gestão e técnicos, que tenham suas ações desenvolvidas em áreas afins àquelas que serão desenvolvidas pela Agência de Fomento e Desenvolvimento em Gestão da UNA Contagem. O Projeto de Consultoria Universitária UNA Aluno Consultor, oferece Consultoria Empresarial Multi- Setorial, preferencialmente para Empreendedores Individuais (EI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que de alguma forma estejam relacionadas à vida acadêmica da UNA/Contagem, seja através da participação, interação de acadêmicos, colaboradores ou por estarem inseridas nesta região Geográfica. O projeto (aprovado em edital) é uma prestação de serviços em diversas áreas da estrutura da organização, por meio da aplicação interdisciplinar de conhecimentos, procedimentos e ferramentas, visando melhorias nos processos de gestão, adoção de melhores práticas e maximização dos resultados das organizações atendidas. Projeto de consultoria contábil e financeira à comunidade local, envolvendo pessoas físicas e jurídicas, nas áreas contábil, fiscal, tributária e gerencial financeira.

13 13 / 28 INTERVEN- ÇÃO SOCIAL E DESENVOL- VIMENTO LOCAL I CURSO DE FORMAÇÃO EM DIREITO À CIDADE DEMOCRATIZANDO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO QUALIFICAÇÃO DAS ENTIDADES: CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO PARTICIPATIVA DO NAIANE LOUREIRO DOS SANTOS CLAUDINÉIA JACINTO FERREIRA, FABRÍCIA CRISTINA DE CASTRO MACIEL HELENA TEIXEIRA MAGALHÃES SOARES S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO O projeto de extensão intitulado "Direito à Cidade" trata-se da realização de um curso de extensão semestral gratuito que a Faculdade UNA de Betim oferece à população sobre temas relacionados à cidade. Tais temas vem sendo demandados pela própria comunidade betinense, mediante pesquisa realizada no evento "Viva à praça", realizado em abril/2014 em Betim, e nas avaliações dos alunos dos cursos de extensão ofertados anteriormente. No 2º semestre/2013 o tema escolhido foi sobre o Direito à Cidade, no 1º semestre/2014 foi Educação Política e, no 2º semestre/2014 o tema escolhido foi Educação Infantil. O curso deste semestre recebeu o nome de "A prática docente na Educação Infantil: principais desafios e objetivos", e tem como público-alvo pedagogos e professores da educação infantil e demais profissionais da educação interessados no assunto. Projeto aprovado em Edital. Propõe democratizar as informações relativas aos Objetivos do Milênio e fomentar o monitoramento desses objetivos por parte da população e trabalhadores das políticas sociais. Através das aulas de supervisão de estágio e às ações da equipe do Núcleo de Supervisão de Estágio de SS no acompanhamento aos campos de estágio, detectou-se a fragilidade da gestão nas ONG s no que se refere à adequação dos serviços às tipificações das políticas públicas, bem como o rigor documental para garantia da transparência e eficácia no uso de recursos públicos. A partir da interdisciplinaridade das Ciências, exposta nas formações profissionais do Serviço Social, Direito e Administração, propõe-se à capacitação das entidades sociais, sejam as vinculadas à política nacional da assistência social, principalmente, da educação e saúde, a fim de subsidiá-las na gestão e monitoramento das ações, de forma que garantam a eficiência e eficácia das ações, com assertividade documental e processo, minimizando riscos e ameaças à continuidade de serviços prestados.

14 14 / 28 INTERVEN- ÇÃO SOCIAL E DESENVOL- VIMENTO LOCAL II ARQUITETURA E DIREITO URBANÍSTICO LIGA ACADÊMICA DE SERVIÇO SOCIAL LABORATÓRIO UAIPSO MÃOS DADAS DESENVOLVIMENTO LOCAL LINHA VERDE PRIMEIRO PASSO OCUPANDO DIREITOS DO GUSTAVO BARRETO CYRILLO CRISTIANO COSTA DE CARVALHO GERUZA LUSTOSA DE ANDRADE PEDRO WILSON ROMANIELO GOMES SIMONE GOMES DA SILVA S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO Projeto (aprovado em edital) propõe realizar atividades integradas de regularização fundiária das edificações da Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte (MG). Projeto aprovado em edital em 2011, a Liga Acadêmica de Serviço Social tem o objetivo de democratizar a produção do conhecimento inerente ao Curso de Serviço Social da Una e contribuir com a formação de uma consciência cidadã, por meio de cursos de extensão à comunidade interna e externa. Com o intuito de criar um espaço de investigação, experimentação e análise das práticas relativas ao campo da arquitetura e urbanismo, os alunos de arquitetura trabalham com projetos de cunho social e atendem demandas internas do próprio Centro Universitário UNA, além de desenvolver internamente o projeto de extensão Conteúdo de Apoio Virtual. O escritório desenvolveu diferentes trabalhos desde sua abertura, entre eles, estudos urbanísticos na Vila Acaba Mundo, trabalhos internos no Instituto Politécnico - Campus Una Raja, reforma da creche Ensinarte, do auditório do 18 Batalhão da Polícia Militar - localizado na cidade de Contagem e na Fábrica coletores solares reciclados em Betim. O objetivo do projeto é promover e construir a formação como cidadão dos alunos do campus UNA Linha Verde. A experiência de uma imersão na realidade através de contato com organizações externas ao meio acadêmico como polícia, prefeitura, comunidade local, associações de moradores, gestores de parques, entre outros, desafia os alunos a estudar e compreender a realidade sob diferentes pontos de vista. Os alunos do primeiro semestre de 2015 inspirados pela metodologia Design Thinking construíram protótipos para transformar a realidade da região do bairro Vila Clóris promovendo o desenvolvimento local. Um evento inovador Projeto Mãos Dadas Desenvolvimento Local Linha verde ocorreu em 02/07/15 para a apresentação dos protótipos a essas organizações externas. 122 pessoas compareceram e 80% dessas pessoas opinaram, em uma enquete, que é necessário dar continuidade ao projeto Mãos Dadas. O projeto consiste em realizar reuniões semanais utilizando a metodologia Design Thinking com as partes interessadas estabelecendo planos de ação. Cada plano de ação deverá ter um objetivo e diversas metas a serem atingidas dentro do segundo semestre de Essas ações serão acompanhadas e controladas para avaliação de desempenho e apresentadas em eventos mensais onde todos se reúnem para troca de experiências e aprendizado. Os resultados serão registrados, documentados e apresentados através de relatórios. A dificuldade de acesso ao direito à moradia digna acaba por extrapolar seus limites e influi no acesso a vários outros direitos fundamentais. Assim, o projeto Ocupando Direitos tem por objetivo geral contribuir com o fortalecimento da acessibilidade aos serviços sociais públicos da população da ocupação Eliana Silva, localizada na regional Barreiro, no município de Belo Horizonte. Para tanto, pretendemos identificar o perfil e demandas da população da ocupação Eliana Silva, realizar um trabalho multi e interdisciplinar com outros parceiros e mapear a rede de serviços disponíveis no entorno da ocupação. A metodologia para alcance dos objetivos propostos tem por base a realização de um diagnóstico social participativo, através da aplicação de questionários para o levantamento do perfil e demandas da comunidade; visitas in loco e reuniões com os diversos atores envolvidos na proposta; levantamento da rede de serviços oferecidos na regional barreiro e a análise e sistematização dos dados do diagnóstico. O projeto será realizado em seis meses e busca como resultado criar subsídios para a articulação com os serviços sociais públicos para atendimento das demandas da comunidade Eliana Silva.

15 15 / 28 SAÚDE I CLÍNICA INTEGRADA DE ATENÇÃO À SAÚDE EM DIA COM A SAÚDE INTERVENÇÕES DA PSICOPATOLOGIA NA SAÚDE MENTAL IRRADIANDO ALEGRIA COORDENADOR (A) DO DANNIELLE REZENDE STARLING LECY RODRIGUES MOREIRA CAMILA FARDIN GRASSELI ALINE OTTONI MOURA NUNES DE LIMA S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO A Clínica Integrada de Atenção à Saúde presta atendimentos nas seguintes modalidades na área da psicologia: 1) acolhimento: Implantado em 2013, este serviço consiste em uma primeira entrevista (escuta) do cliente para avaliar os encaminhamentos necessários. Esses clientes são oriundos de demanda espontânea, encaminhamentos externos e internos, sendo o primeiro contato do cliente com a clínica. O atendimento consiste em uma entrevista e uma devolutiva. 2) Psicodiagnóstico: Este serviço realiza avaliação psicológica cognitiva, emocional e comportamental para crianças, adolescentes, adultos e idosos, encaminhados pelo acolhimento ou por profissional da educação ou saúde. O projeto, aprovado no Edital de Projetos de Extensão de 2009 e realizado desde 2008, tem como princípio norteador o RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DE VIDA por meio de acompanhamento nutricional e psicológico a pessoas portadoras de obesidade mórbida ou que já realizaram algum tipo de intervenção bariátrica. Projeto (aprovado em edital) que visa oferecer aos alunos da Psicologia a oportunidade de exercerem atividade prática vinculada à área da Psicopatologia e da Saúde mental, instrumentalizando-os teoricamente e ampliando seus conhecimentos quanto à prática profissional do psicólogo em contextos comprometidos com uma reformulação da assistência psiquiátrica brasileira. Projeto aprovado no Edital de Projetos de Extensão de 2009, renovado em 2010 e realizado desde Alunos da Una realizam intervenções de palhaços em hospitais, pesquisando o reflexo dessas visitas na humanização da assistência à saúde e as transformações provocadas nos pacientes, acompanhantes e funcionários, além da interferência dessa experiência artística em sua formação profissional.

16 16 / 28 SAÚDE II HIPERTENSÃO ARTERIAL / MEDIDA DE GLICEMIA CAPILAR FARMÁCIA VERDE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS: DIREITO DO USUÁRIO UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA (SAÚDE) AVALIAÇÃO MULTIMENSIONAL DA PESSOA IDOSA UNA URGENTE: CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA E MANUSEIO DO DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO COORDENADOR (A) DO REBECA DOS SANTOS DUARTE ROSA DANIELA QUADROS DE AZEVEDO DANIELA QUADROS DE AZEVEDO DANIELA QUADROS DE AZEVEDO RENATA LACERDA PRATA ROCHA CLAYTON LIMA MELO S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO O projeto visa aferir a pressão arterial da população em geral, conscientizar e educar sobre a importância de se informar sobre os fatores de risco que podem desencadear a hipertensão arterial e as medidas preventivas existentes. Visa também medir os valores de glicemia capilar da população em geral; educar e conscientizar sobre a importância desse conhecimento, informar quais fatores de risco estão relacionados aos valores de glicemia, quais são as doenças relacionadas a eles e as medidas preventivas existentes. Projeto aprovado no Edital de Projetos de Extensão de 2009, que busca promover o melhor conhecimento das plantas medicinais, apresentando seus nomes científicos corretos, nomes populares, formas de identificação visual e uso terapêutico. Degustando diferentes chás, realiza-se um debate junto à população, no sentido de avaliar essa opção na atenção primária à saúde. Este projeto aprovado em Edital visa promover discussões sobre as Práticas Integrativas e Complementares - PICS em Saúde no SUS e possibilitar ações que permitam a conscientização do usuário quanto ao direito de escolha em relação ao seu tratamento de saúde. Esta atividade tem como objetivo despertar o interesse da população para técnicas de cultivo de hortas caseiras, estimulando a produção e o consumo de alimentos mais saudáveis. As plantas que mais se adaptam às mini-hortas caseiras são aquelas utilizadas como temperos, ervas aromáticas e chás: cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã, orégano, erva-cidreira e alecrim, entre outras. A Fitoterapia ou terapia pelas plantas é uma das mais antigas práticas terapêuticas da humanidade. Ela remonta há cerca de a.c. e apresenta origens tanto no conhecimento popular (etnobotânica) como na experiência científica (etnofarmacologia). As plantas contêm princípios ativos capazes de curar diversas doenças e foi a partir do reconhecimento destas propriedades terapêuticas que se deu o surgimento da medicina alopática moderna. A Atividade A terceira idade faz Fitoterapia é um instrumento que visa articular e consolidar o conhecimento da população idosa referentes à Fitoterapia a uma realidade prática. Serão apresentados os nomes científicos corretos das plantas, os nomes populares, as formas de identificação visual e uso terapêutico. São também distribuídos panfletos informativos e elaborados chás. Atualmente verifica-se no Brasil, um aumento gradativo no número de idosos, configurando-se a transição epidemiológica; bem como a mudança no padrão de morbimortalidade dessa população que caracteriza a transição epidemiológica, no qual, percebe-se um aumento de doenças crônico degenerativas, em detrimento das infectocontagiosas, que demandam maior suporte dos serviços, tanto nos aspectos do tratamento e recuperação, como na promoção e prevenção de agravos. Nesse sentido, o Projeto de Extensão Avaliação multidimensional da Pessoa Idosa Prevenindo para promover a saúde, buscará aplicar o instrumento próprio do Ministério da Saúde que versa sobre a avaliação multidimensional do Idoso, a fim de estabelecer um diagnóstico da situação de saúde dessa população, que norteará as ações de educação em saúde a serem desenvolvidas junto a esse público. O presente projeto será desenvolvido em uma instituição filantrópica que acolhe tais idosos. Projeto aprovado no Edital de Projetos de Extensão de Trata-se de um curso de capacitação elaborado para a formação de instrutores, cujo campo de ação é a educação em saúde, por meio de técnicas de didática e do aperfeiçoamento do conhecimento teórico e prático, que tem como produto final a difusão do conhecimento e da prática adequada aos primeiros socorros.

17 17 / 28 TERCEIRA IDADE INCLUSÃO DIGITAL PARA A MELHOR IDADE UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA DIAGNÓSTICO DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS DE CONTAGEM DO ERICA RODRIGUES DE OLIVEIRA CLEBER JOVINO DA SILVA NARJARA INCALADO GARAJAU S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO O grupo de pessoas com mais de 55 anos de idade é a população que mais cresce no mundo. No Brasil, o envelhecimento está ocorrendo de forma rápida. Avalia-se que hoje temos uma população em torno de 2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e na próxima década, este número passará para 30 milhões de pessoas. Em Belo Horizonte, segundo o censo do IBGE de 2010, já são pessoas com mais de 60 anos de idade para uma população de habitantes. Esses fatores criam a necessidade de conhecer os interesses e anseios das pessoas idosas, para que possam ser implantadas políticas de atendimento específicas para esse segmento da sociedade. Com a evolução tecnológica, estar envolvido no mundo digital é fator determinante para que um indivíduo esteja inserido na sociedade. Em atividades cotidianas como sacar um dinheiro ou consultar um CPF, o uso de ferramentas computacionais é essencial. Por questões históricas, a população com faixa etária a partir dos 45 anos de idade não tiveram acesso ao uso destas tecnologias em sua juventude. Com isso, faz-se necessário desenvolver ações com o intuito de proporcionar a esse grupo de indivíduos a sua inclusão digital. Este projeto tem como objetivo contribuir para a inclusão social, por meio da inclusão digital, da população com faixa etária maior de 45 anos de idade, que não teve a oportunidade de acesso à informática, por meio de atividades variadas de educação em informática. O programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa Una é desenvolvido pelo Centro Universitário Una e conta com a parceria do COMIC Conselho Municipal do Idoso de Contagem e da Secretaria Municipal da Pessoa Deficiente, Mobilidade Reduzida e Atenção ao Idoso de Contagem. O programa é desenvolvido de forma interdisciplinar e multidisciplinar, por meio de projetos que buscam viabilizar o atendimento a demandas do público idoso, envolvendo a participação de diversos cursos ofertados pela Faculdade Una de Contagem e pelo Centro Universitário Una. Diagnóstico elaborado conjuntamente pelo Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa do Centro Universitário UNA, o NESS-Núcleo de Estágio em Serviço Social do Centro Universitário UNA, o COMIC- Conselho Municipal do Idoso de Contagem e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e de Atenção ao Idoso de Contagem. A partir do diagnóstico a ser desenvolvido, intenta-se construir um quadro demonstrativo situacional dos grupos de convivência do município como subsídio ao planejamento de ações e elaboração de estratégias que contribuam para um envelhecimento mais saudável e ativo dos idosos de Contagem. Nesse sentido, a intenção de conhecer, de modo sistemático, a realidade dos grupos de convivência de idosos tem como horizonte a busca de dados imprescindíveis para que o município, por meio de iniciativas públicas, privadas e do terceiro setor, possa qualificar as ações já existentes e desenvolver novas ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e ao exercício da cidadania de sua população idosa.

18 18 / 28 UNA SUSTEN- TÁVEL I UNA SUSTEN- TÁVEL II MINI-HORTAS CASEIRAS: OPÇÕES DE CULTIVO PARA PEQUENOS ESPAÇOS ANIMAIS VENENOSOS: MITOS E VERDADES TRANSFORMANDO O LIXO GEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AÇÃO SOCIAL O ENGENHEIRO, A INDÚSTRIA, A POPULAÇÃO E O MEIO AMBIENTE DO MARIA ZABELÊ DANTAS MOURA LILIAN GOMES AFONSO MARY MÁRCIA ALVES RAFAEL ALVES DE ARAUJO CASTILHO, FERNANDA CARLA WASNER VASCONCELOS ALINE OTTONI MOURA NUNES DE LIMA LILIAN AMARAL DE CARVALHO, GISELE MENDES, MADRITH STHEL COSTA DUARTE S REDONDAS SIMULTÂNEAS AÇÕES DE EXTENSÃO A procura por uma alimentação mais saudável e um modo de vida mais natural tem sido cada vez maior. É possível cultivar uma mini-horta mesmo em espaços reduzidos, utilizando materiais recicláveis como latas, garrafas PET, embalagens tetrapack e sem o uso de agrotóxicos. O projeto Mini-hortas caseiras: opções de cultivo para pequenos espaços tem como objetivo despertar o interesse da população para técnicas de cultivo de hortas caseiras, estimulando a produção e o consumo de alimentos mais saudáveis. As plantas que mais se adaptam às mini-hortas caseiras são aquelas utilizados como tempero, ervas aromáticas e chás: cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã, orégano, erva-cidreira e alecrim, entre outras. Projeto aprovado no Edital de Projetos de Extensão de Esclarece mediante trabalho de educação quais animais são ou não realmente venenosos e perigosos para a população e sua importância para o equilíbrio ambiental. O Projeto, aprovado no Edital de Projetos de Extensão de 2012, visa tratar sobre assuntos referentes à reciclagem de materiais dentro das instituições, tendo como participantes a graduação, pós-graduação, corpo docente e funcionários. Com o propósito de suprir uma carência de mercado, o projeto propõe a criação e aplicação de jogos na área ambiental em continuidade à prática formativa desenvolvida na disciplina de Educação Ambiental, baseados nos princípios da Carta da Terra e nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. Como resultados esperados, visa-se a aplicação e avaliação de jogos desenvolvidos a diversos públicos que explore a temática ambiental, além de divulgá-lo em eventos e periódicos científicos. O projeto (aprovado em edital) visa estimular práticas de redução de consumo e descarte de lixo, por meio de atividades socioeducativas e da mobilização de uma rede de multiplicadores. Um dos resultados esperados é também o desenvolvimento de relações entre consumidores e agentes de limpeza urbana, a fim de potencializar a cadeia da reciclagem. A sociedade tem buscado formas de conciliar o crescimento econômico com uma boa qualidade ambiental e a preservação dos recursos naturais, materiais e energéticos. Os engenheiros desempenham papel muito importante dentro das dez indústrias mais poluidoras e a universidade, como formadora desses profissionais, deve conscientizar os alunos para as questões ambientais. Dentro desse contexto, o objetivo desse projeto de extensão é conscientizar os alunos sobre a importância deles no desenvolvimento industrial sustentável: a indústria é muito importante para o Brasil, mas o meio ambiente e a saúde da população devem ser levados em consideração.

19 19 / 28 ADMINIS- TRAÇÃO (continua) OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA ADMINISTRADORES DE DIFERENTES GERAÇÕES PROGRAMA DE APOIO À COMPETITIVIDADE DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: ANÁLISE DAS AÇÕES DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO DO BLOCO AGREGADO DE BIOTECNOLOGIA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BH NO PERÍODO DE 2010 A 2014 DO CRISTIANA TRINDADE ITUASSU - BOLSISTA: DANIELLE PEDROSA RODARTE SIMONE CRISTINA DUFLOTH - BOLSISTA: STEPHANY LAYSSA BATISTA MARQUES S REDONDAS SIMULTÂNEAS INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA O trabalho, tema complexo e recorrente na vida do homem, é uma importante fonte de socialização e, devido à sua relevância, é objeto de estudo há vários séculos. Durante as últimas décadas, ocorreram mudanças significativas no contexto social e nas relações de trabalho. As organizações, por sua vez, estão cada vez mais inseridas na sociedade, e a concepção do trabalho vem sendo alterada continuamente (OLIVEIRA, 2004; OLIVEIRA et al., 2004; BETIOL, 2006; SANTOS, 2010; SILVA, 2011). Os estudos de Enriquez (1999) reforçam essa questão, apontando também que o sentido do trabalho sofreu alterações significativas. O presente estudo buscará investigar quais são os sentidos do trabalho para administradores de diferentes gerações. Tal investigação se faz relevante devido à importância do trabalho para a sociedade atual, à carência de estudos a respeito das gerações e à importância da Administração para o atual contexto social, político e econômico. Esta pesquisa, considerada como uma investigação social qualitativa, contemplou dois constructos teóricos: o trabalho e as gerações, sendo que, aqui, se priorizaram os grupos geracionais Baby Boomers, X e Y. Os dados necessários para o desenvolvimento do estudo serão coletados por meio de entrevistas com administradores de cada uma das gerações contempladas. Os dados oriundos das entrevistas serão interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Buscar-se-á compreender o que o trabalho representa para administradores de diferentes gerações Baby Boomers, X e Y. O presente projeto tem por objetivo analisar a existência de ações que visam potencializar a difusão de conhecimentos voltados à inovação, resultantes da atuação de organizações em arranjos produtivos locais, participantes do Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais no período de 2010 a Face à política de incentivo aos arranjos produtivos locais no Estado de Minas Gerais foi publicada a Lei Estadual nº visando o fortalecimento das economias regionais por meio da integração e da complementaridade das cadeias produtivas locais e da geração de processos permanentes de cooperação, difusão e inovação (art. 1º). Dessa política foi estabelecido o Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais que teve início em novembro de 2009 a partir da parceria entre o Governo do Estado de Minas Geais e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Sistema FIEMG, por intermédio do Instituto Evaldo Lodi (IEL), Sebrae-MG e entidades de governança locais. O objetivo do Programa foi de propiciar o aumento da produtividade e da competitividade das empresas e produtores rurais envolvidos em sete arranjos produtivos locais selecionados no Estado de Minas Gerais, dentre eles o arranjo produtivo local de biotecnologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A proposta de pesquisa, ora apresentada, decorre do cenário descrito e resulta de alguns questionamentos centrais norteadores do trabalho, a saber: Quais ações estabelecidas no Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais estão voltadas para dinamizar o processo de geração, aquisição e difusão de conhecimentos no arranjo produtivo local de biotecnologia na Região Metropolitana de Belo Horizonte no período de 2010 a 2014? Essas ações estariam influenciando o desempenho de empresas integrantes do referido APL no período ? Desta forma, os objetivos do presente projeto de pesquisa buscam identificar as ações de difusão de conhecimentos voltadas à inovação, previstas dentro do Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais, no período de 2010 a 2014, bem como aquelas praticadas no âmbito das organizações parceiras e direcionadas aos demais atores locais e/ou regionais não participantes. Prevê-se uma metodologia de pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, que incluirá coleta de dados documental, bibliográfico e de campo. A pesquisa de campo envolverá entrevistas com representantes de agentes promotores do Programa de Apoio à Competividade dos Arranjos Produtivos Locais, bem como, com representantes de, pelo menos, três empresas participantes do arranjo produtivo local de biotecnologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A relevância e a abrangência do tema em pauta explicitadas pela criação da Política Nacional de Promoção de Arranjos Produtivos Locais, na esfera federal, e pelo Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, bem como a sua natureza complexa e multifacetada justificam estudos mais aprimorados que permitam melhor compreender e analisar fatores relevantes que influenciam a configuração e dinâmica dos APL s. (continua)

20 20 / 28 (continuação) ADMINIS- TRAÇÃO (continuação) FIES - FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA E PRIVADA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, ATITUDES E INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DOS JOVENS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO À COMPRA DE PRODUTOS VERDES DO DANILO DE MELO COSTA - BOLSISTA: EVA PRADO DA SILVA DANILO DE MELO COSTA - BOLSISTA: FREDERICO PESSOA AMARAL LUIZ RODRIGO CUNHA MOURA - BOLSISTAS: LEONARDO ABRITTA E TÚLIO GONTIJO S REDONDAS SIMULTÂNEAS INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA O ensino superior brasileiro passa por uma grande transformação que ocorre por meio de sua reestruturação bem como sua expansão. Novas universidades e novos campi em universidades que já existiam estão agora presentes em todas as unidades da federação. Em todo o Brasil, este crescimento esta pautado com: a reestruturação e criação de novas Universidades Federais, por meio do Reuni; o financiamento de vagas em universidades privadas, por meio do Programa Universidade para Todos PROUNI - que foi ampliado e agora atua juntamente ao Financiamento ao Estudante do Ensino Superior FIES, aumentando assim a possibilidade de financiamento para os alunos; com as centenas de Institutos Federais de Ensino Superior IFES; com a educação superior à distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil UAB, que possui vários pólos em todo país, inclusive em regiões até então desprivilegiadas; e com a criação e unificação de grandes grupos educacionais da Rede Privada, responsável por mais de 70% das vagas. Sendo assim, a presente pesquisa se propõe a analisar os principais aspectos desta reestruturação no Brasil. Para tanto, será realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa-qualitativa. Para coleta e análise dos dados, serão utilizados desde relatórios do MEC, INEP, ANDIFES, leis e decretos, até materiais já publicados que tratavam do presente tema. Além do mais, serão realizadas entrevistas com dirigentes universitários em exercício nas instituições estudadas. Os resultados intentam mostrar que a expansão da educação superior no Brasil tem, de fato, acontecido. Além da expansão do número de vagas, buscará se constatar o ingresso de pessoas de classes economicamente desfavorecidas, sinalizando o início de uma importante democratização da educação superior no Brasil. O presente artigo realiza uma reflexão no estudo da competitividade do setor de educação superior brasileira, mediante a proposição da criação de um modelo estrutural capaz de mensurar o desempenho das organizações do referido segmento. Para tanto, se aprofunda no debate das diferentes origens e conceitos sobre competitividade, seguido dos principais modelos de competitividade e das diferentes formas de avaliação do Desempenho Financeiro da Firma. A pesquisa é classificada como quantitativa e exploratória, realizada por meio de coleta documental e bibliográfica. A análise quantitativa se dá por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), em específico o método dos Mínimos Quadrados Parciais. Os resultados apresentaram um modelo estrutural capaz de auxiliar na avaliação da competitividade do referido setor. Finalmente, concluí-se que as IES privadas brasileiras precisam se preocupar com as variáveis identificadas, que podem representar boas oportunidades ou terríveis ameaças em um cenário cada vez mais competitivo. Atualmente, o setor de supermercados apresenta uma enorme concorrência entre os seus participantes. Com a margem de lucro pequena e com o consumidor sentido os efeitos de uma inflação crescente, as empresas têm a necessidade de oferecer mais benefícios aos seus consumidores além do preço baixo e promoções. Assim, o conhecimento acerca do comportamento do consumidor se torna ainda mais premente para as empresas desde setor do varejo. Algumas questões desse projeto de pesquisa são: Como é o comportamento de compra dos jovens consumidores de produtos e serviços de supermercados? Qual o seu nível de envolvimento com o produto? Quais os atributos considerados mais importantes no processo de escolha desse produto? Assim, esse projeto de pesquisa procura conhecer o comportamento de compra de produtos e serviços dos jovens consumidores de supermercados, bem como as motivações e o nível de envolvimento que eles possuem em relação a esses estabelecimentos. Além disso, tem também como objetivos identificar os atributos mais importantes para a escolha de um supermercado. A pesquisa terá duas fases. A primeira qualitativa na qual serão entrevistados profissionais da área e consumidores com o intuito de identificar as causas para esse fenômeno, bem como ter subsídios para montar o instrumento de coleta de dados quantitativa o questionário o qual servirá para a verificação das hipóteses de pesquisa durante a segunda fase da pesquisa. O principal resultado esperado é o conhecimento mais profundo desse tipo de consumidor, o qual é imprescindível para o adequado gerenciamento das estratégias mercadológicas por parte das empresas. Além disso, outros resultados relacionados à área acadêmica são aqueles relacionados à apresentação desse trabalho em congressos e submissão de artigos para periódicos.

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Artes Visuais busca formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES Marcia Regiane Miranda Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes marcia.sme@pmmc.com.br

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos Docente do Curso Gilza Maria Zauhy Garms Total da Carga

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO FEAR -Faculdade de Engenharia e Arquitetura FEAR CAMPUS Fig.1 Mapa Campus I (Adaptado pela autora) Fonte: WebSite www.upf.com.br FEAR ENSINO O curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, iniciou suas atividades

Leia mais

REFERENCIA INSTITUCIONAL:

REFERENCIA INSTITUCIONAL: TITULO: Programa de Integração Docente Assistencial entre a Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e a Secretaria Municipal de Saúde de Diadema - PIDA-DIADEMA EIXO: Extensão, Docência e Investigação

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE REDENTOR NUCLEO DE APOIO EMPRESARIAL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Justificativa: As transformações ocorridas nos últimos anos têm obrigado as organizações a se modificarem constantemente e de forma

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

Dreamshaper, Jovens empreendedores construindo o futuro.

Dreamshaper, Jovens empreendedores construindo o futuro. Dreamshaper, Jovens empreendedores construindo o futuro. E.E. Prof. José Pereira Éboli Sala 12 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Meire Regina de Almeida Siqueira Maria Regina Nunes de Campos Realização:

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Virada Sustentável 2013

Virada Sustentável 2013 Virada Sustentável 2013 A Virada Sustentável Inspirada na Virada Cultural de São Paulo, é provavelmente a maior reunião de atrações culturais e recreativas ligadas aos temas de sustentabilidade já realizada

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO APRENDER PARA EMPREENDER

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO APRENDER PARA EMPREENDER PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO APRENDER PARA EMPREENDER Empreendedorismo Aprender para Empreender O projeto, a ser realizado, em escolas públicas, com a tividades destinadas a alunos e professores. Propõese

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) Dispõe sobre a criação do Programa Arte na Escola. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado - UnC, no uso de

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Manual Projeto Interdisciplinar Ano: 2014 2 Sumário 1. Introdução... 2. Caracterização Geral do Projeto... 3 4 2.1 Projeto Interdisciplinar I... 5 2.2

Leia mais

Regulamento de Estágio Curricular

Regulamento de Estágio Curricular Regulamento de Estágio Curricular REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR O presente regulamento normatiza o Estágio Curricular em acordo com a Lei nº 11.788, de 25/09/2008, componente do Projeto Pedagógico

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS PROJETO ACESSIBILIDADE TIC: ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Projeto aprovado

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007. Arte em Educação Considerando que a ação educacional é uma prática social mediadora da prática social mais ampla, nossa missão é: Formar o profissional de arte educação contemplando suas três dimensões:

Leia mais

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 O Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Há amplo consenso nas categorias profissionais da saúde, em especial na categoria

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão Quadriênio 2016-2019 Candidata Franciele Ani Caovilla Follador Slogan: CCS em ação! 1 INTRODUÇÃO Em 1991,

Leia mais

Al. dos Pamaris, 308 Moema São Paulo / SP - CEP: 04086-020 Fone: 11 5535-1397 Fax: 11 5531-5988 www.humus.com.br

Al. dos Pamaris, 308 Moema São Paulo / SP - CEP: 04086-020 Fone: 11 5535-1397 Fax: 11 5531-5988 www.humus.com.br PALESTRAS E CURSOS IN COMPANY PARA O ENSINO SUPERIOR ACADÊMICOS A Coordenação de Curso e sua Relevância no Processo de Competitividade e Excelência da IES Acessibilidade: requisito legal no processo de

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO O estágio curricular obrigatório é aquele definido

Leia mais

Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Faculdade de Direito Promove Comissão Própria de Avaliação PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Abril de 2012 Página 1 de 11 Sumário Introdução 3 Justificativa 5 Objetivos 6 Metodologia 7 Dimensões de

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP Capítulo I Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico Art. 1º O Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico- NAP/NAPP do Centro de Ensino

Leia mais

Introdução. a cultura científica e tecnológica.

Introdução. a cultura científica e tecnológica. Introdução A cultura científica e tecnológica é cada vez mais reconhecida como uma condição estratégica para o desenvolvimento de uma cidadania ativa, traduzindo-se numa sociedade mais qualificada e no

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

FACULDADE OBJETIVO CURSO DE DIREITO PROJETO INTERDISCIPLINAR SEGURANÇA PÚBLICA

FACULDADE OBJETIVO CURSO DE DIREITO PROJETO INTERDISCIPLINAR SEGURANÇA PÚBLICA FACULDADE OBJETIVO CURSO DE DIREITO PROJETO INTERDISCIPLINAR SEGURANÇA PÚBLICA 2015 I - IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA Cadastro nº: 03/2015 Recadastramento: Programa: Atividades Práticas Supervisionadas APS

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

Um país melhor é possível

Um país melhor é possível Um país melhor é possível Um país melhor é urgente... 53 milhões de pobres vivem com renda familiar mensal de um salário mínimo; Desses, 20 milhões são indigentes ou vivem com renda de até ½ salário; Os

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento Responsável: Psic. Juliana Cohen MANAUS/AM APRESENTAÇÃO O Núcleo de Apoio ao Acadêmico (NAA) da Faculdade La Salle/Manaus-AM, em consonância com a

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2013

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2013 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher

TERMO DE REFERENCIA. Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher TERMO DE REFERENCIA Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Supervisão Geral No âmbito do Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, conveniado com a Secretaria Especial

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores

Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES SECRETRIA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores

Leia mais

Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e

Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e Anexo II Di r e t r i z e s Ge r a i s d o s Se rv i ç o s d e Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e Educação do Agressor SERVIÇO DE RESPONSABILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DO AGRESSOR Ap r e s e n ta ç ã o A presente

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Em resumo, trata-se de seis (6) modalidades de serviços de 24 horas:

Em resumo, trata-se de seis (6) modalidades de serviços de 24 horas: MORADIA ASSISTIDA OBJETIVO GERAL: Garantir o acolhimento institucional de pessoas em situação de rua abordadas pelo projeto Centro Legal, servindo de referência como moradia para os em tratamento de saúde

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores Laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (LabMEC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas:

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

Projeto Escola com Celular

Projeto Escola com Celular Projeto Escola com Celular Rede Social de Sustentabilidade Autores: Beatriz Scavazza, Fernando Silva, Ghisleine Trigo, Luis Marcio Barbosa e Renata Simões 1 Resumo: O projeto ESCOLA COM CELULAR propõe

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais