Tipos e técnicas de desenvolvimento argumentativo. Paragrafação de desenvolvimento de texto dissertativo argumentativo Prof.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tipos e técnicas de desenvolvimento argumentativo. Paragrafação de desenvolvimento de texto dissertativo argumentativo Prof."

Transcrição

1 Tipos e técnicas de desenvolvimento argumentativo Paragrafação de desenvolvimento de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente

2 O que é o desenvolvimento DESENVOLVIMENTO é a parte central do texto, é onde serão esmiuçados os tópicos apresentados ou sugeridos na introdução. Assim como vimos na introdução, no desenvolvimento o parágrafo também deve ser uma minidissertação, ou seja, os períodos devem dividir-se em introdução, desenvolvimento e conclusão. Neste momento do texto, você deve PROVAR que as ideias que defende sobre a tese têm fundamento

3 Exemplo Nesse contexto, vale ressaltar que a intolerância religiosa é um problema existente no Brasil desde séculos passados. Com a chegada das caravelas portuguesas, as quais trouxeram os padres jesuítas, os índios perderam a sua liberdade de crença e foram obrigados, de maneira violenta, a se converter ao catolicismo, religião a qual era predominante na Europa. Além disso, os africanos escravizados que aqui se encontravam também foram impedidos de praticar seus cultos religiosos, sendo punidos de forma desumana caso desrespeitassem essa imposição. Atualmente, constata-se que grande parcela da população brasileira herdou essa forma de pensar e de agir, tratando pessoas que acreditam em outras religiões de maneira desrespeitosa e, muitas vezes, violenta, levando instituições públicas e privadas à busca de soluções para reverter isso.

4 Exemplo Nesse contexto, vale ressaltar que a intolerância religiosa é um problema existente no Brasil desde séculos passados. Com a chegada das caravelas portuguesas, as quais trouxeram os padres jesuítas, os índios perderam a sua liberdade de crença e foram obrigados, de maneira violenta, a se converter ao catolicismo, religião a qual era predominante na Europa. Além disso, os africanos escravizados que aqui se encontravam também foram impedidos de praticar seus cultos religiosos, sendo punidos de forma desumana caso desrespeitassem essa imposição. Atualmente, constata-se que grande parcela da população brasileira herdou essa forma de pensar e de agir, tratando pessoas que acreditam em outras religiões de maneira desrespeitosa e, muitas vezes, violenta, levando instituições públicas e privadas à busca de soluções para reverter isso.

5 Introdução do parágrafo Nesse contexto, vale ressaltar que a intolerância religiosa é um problema existente no Brasil desde séculos passados. Conectivo introdutório: Nesse contexto. Equivalentes: Em princípio, Primeiramente, Em primeiro lugar, No que se refere a, Nesse sentido, Nesse esteio, Nessa perspectiva, Nesse caminho, Tendo isso como ponto de partida, entre outros. Foco do tema e definição do subtema: vale ressaltar que a intolerância religiosa é um problema existente no Brasil desde séculos passados.

6 Exemplo 2 Sob esse viés, ressalta-se que algumas ações já foram realizadas, como a criação da lei de proteção ao sentimento religioso e à prática de diferentes cultos. Entretanto, as medidas tomadas até então não são suficientes para inibir essa problemática, uma vez que a fraca punição aos criminosos e a falta de conscientização da sociedade são alguns dos principais motivos que ocasionam a persistência de atos violentos em decorrência da intolerância religiosa. Outrossim, a falta de comunicação dos pais e das escolas com os jovens sobre esse assunto é um agravante do problema, aumentando as possibilidades destes agirem de maneira desrespeitosa.

7 Exemplo 2 Sob esse viés, ressalta-se que algumas ações já foram realizadas, como a criação da lei de proteção ao sentimento religioso e à prática de diferentes cultos. Entretanto, as medidas tomadas até então não são suficientes para inibir essa problemática, uma vez que a fraca punição aos criminosos e a falta de conscientização da sociedade são alguns dos principais motivos que ocasionam a persistência de atos violentos em decorrência da intolerância religiosa. Outrossim, a falta de comunicação dos pais e das escolas com os jovens sobre esse assunto é um agravante do problema, aumentando as possibilidades destes agirem de maneira desrespeitosa.

8 Desenvolvimento do parágrafo Entretanto, as medidas tomadas até então não são suficientes para inibir essa problemática, uma vez que a fraca punição aos criminosos e a falta de conscientização da sociedade são alguns dos principais motivos que ocasionam a persistência de atos violentos em decorrência da intolerância religiosa. Conectivo para o desenvolvimento: Entretanto. Equivalentes: Porém, Contudo, Todavia, No entanto, Por outro lado, Sob outro viés, Em outra perspectiva, Mas, entre outros. Argumento: uma vez que a fraca punição aos criminosos e a falta de conscientização da sociedade são alguns dos principais motivos que ocasionam a persistência de atos violentos em decorrência da intolerância religiosa

9 Exemplo 3 Concomitantemente, ainda que o Brasil tenha se tornado um Estado laico, com uma enorme diversidade religiosa devido à grande miscigenação que o constituiu, o respeito pleno às diferentes escolhas de crença não é realidade. A palavra religião tem sua origem em religare, que significa ligação, união em torno de um propósito; entretanto, ela tem sido causa de separação, desunião. Mesmo que legislações, como a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, já prevejam o direito à liberdade de expressão religiosa, enquanto não houver amadurecimento social não haverá mudança.

10 Exemplo 2 Concomitantemente, ainda que o Brasil tenha se tornado um Estado laico, com uma enorme diversidade religiosa devido à grande miscigenação que o constituiu, o respeito pleno às diferentes escolhas de crença não é realidade. A palavra religião tem sua origem em religare, que significa ligação, união em torno de um propósito; entretanto, ela tem sido causa de separação, desunião. Mesmo que legislações, como a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, já prevejam o direito à liberdade de expressão religiosa, enquanto não houver amadurecimento social não haverá mudança.

11 Conclusão do parágrafo Mesmo que legislações, como a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, já prevejam o direito à liberdade de expressão religiosa, enquanto não houver amadurecimento social não haverá mudança. Conectivo da conclusão: Mesmo que. Equivalentes: Ainda que, Portanto, Dessa forma, Assim, Com isso, Por causa disso, Enfim, entre outros. Conclusão: ainda que haja legislações que garanta a liberdade religiosa, a sociedade precisa amadurecer para que se possa crer no que se quiser crer. Ou seja, é preciso que algo seja feito para atingir esse amadurecimento.

12 Tipos de argumento Argumentar é defender uma ideia, uma tese, uma posição. Argumentos são as provas apresentadas para demonstrar que o que se pretende defender corresponde à verdade ou é o resultado de um processo analítico fundamentado na razão. Existem vários tipos de argumentos, os quais estudaremos a partir de agora. ARGUMENTO = JUSTIFICATIVA

13 Argumento por comprovação Dados, percentuais e estatísticas são frequentemente utilizados como argumentos para convencer os leitores da validade de uma tese. Essa estratégia argumentativa é conhecida como argumento por comprovação e baseia-se no princípio de que informações objetivas são percebidas como prova irrefutável de uma determinada afirmação. Por esse motivo, o uso de dados numéricos pode ser um interessante recurso, desde que correspondam, de fato, à verdade e seu significado seja claramente explicado no texto.

14 Exemplo Uma das consequências da violência urbana é a degradação da qualidade de vida dos cidadãos. De acordo com os dados do relatório do Índice de Progresso Social (IPS), elaborado pelo Numbeo, o Brasil se encontra na posição de 122º lugar dentre 132 países analisados, no quesito de segurança pessoal. Além disso, o país ocupa o 70º lugar no ranking que avalia a qualidade de vida, abaixo de países como Sri Lanka e Cazaquistão. Isso prova como são necessários investimentos maciços que ajudem o país a sair dessa situação.

15 Argumento por raciocínio lógico O autor do texto busca demonstrar, por meio da criação de nexos causais (relações de causa e efeito) que a conclusão a que chegou é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoal facilmente contestável. Ex.: Uma das consequências da violência urbana é a degradação da qualidade de vida dos cidadãos. Esta envolve uma série de atribuições, entre elas o bem psicológico e emocional. Contudo, as notícias circundantes que evidenciam o aumento da criminalidade têm gerado stress na população. Assim, vê-se que o stress interfere no bem psicológico e emocional, reduzindo a qualidade de vida das pessoas.

16 Argumento por citação de autoridade Para demonstrar uma perspectiva analítica, o autor do texto pode recorrer à autoridade de outra pessoa, geralmente um autor consagrado. A citação é feita com o intuito de emprestar ao texto a confiabilidade da qual o autor citado propicia. Ex.: Um dos conceitos filosóficos de Francis Bacon, que declara o comportamento humano como contagioso, se aplica perfeitamente à situação. A violência de gênero, conforme permanece a ser reproduzida, torna-se enraizada e frequente. Concomitantemente, a voz das mulheres é silenciada e suas manifestações são reprimidas, o que favorece a manutenção das atitudes misóginas.

17 Argumento por alusão histórica Neste tipo de argumento, recorre-se à história para a comprovação do que se diz. No entanto, é importante destacar que não se vai fazer aqui uma retrospectiva histórica, na qual muitas informações são colocadas. Uma alusão é uma breve menção, o que implica dizer que o fato histórico deve, por si, fazer o papel de justificar o ponto de vista apresentado.

18 Exemplo Ademais, uma questão muito subjetiva é tratada e trabalhada pela nova legislação: a empatia. É muito presente, ao longo da história das civilizações, a ocorrência de casos nos quais alguns decretos e leis contribuíram na construção de uma sociedade mais ética e virtuosa. Em decorrência disso, a implantação e a propaganda da Lei Seca, ao estimularem o motorista a não beber antes de dirigir, podem também levá-lo a pesar as consequências de seus atos: desrespeitar a lei, nessa situação, pode custar a vida de outrem. Assim, acidentes advindos do alcoolismo no trânsito poderão ser evitados, não só pelo medo da punição, mas também pela via da consciência ética.

19 Argumento por confronto Neste tipo de argumento, ideias que se opõem são colocadas no mesmo espaço, propiciando um debate e a posterior refutação da primeira ideia apresentada. Excelente argumento para desconstruir frases feitas, pensamentos enraizados, preconceitos, senso comum etc.

20 Exemplo A frase bandido bom é bandido morto tem sido frequentemente utilizada por uma parcela da população que se diz cansada da impunidade e dos altos índices de violência cometidos contra ela. Contudo, quem é o bandido? De modo geral, não entram na frase o sonegador de impostos, o que pega o troco errado, o que rouba TV a cabo, o político que (rouba, mas) faz, o que bate o ponto mas não trabalha, o que não paga pensão aos filhos entre outros tipos de criminosos que não estão relacionados à mesma classe socioeconômica de quem profere a máxima. Ou seja, o bandido é sempre o outro, nunca quem comete suas próprias falhas na sociedade.

21 Argumento por comparação Emprega-se o argumento por comparação quando se observa duas realidades que podem ser colocadas lado a lado de modo a evidenciar suas semelhanças e diferenças.

22 Exemplo No Brasil, as classes sociais mais altas possuem plano de saúde privado e usam hospitais particulares, enquanto as camadas mais baixas têm que depender dos ineficientes, lotados e mal administrados hospitais públicos, onde médicos são raros e muitas vezes atentem mal. Na Austrália, não importa se o cidadão ganha $10 dólares por mês, ou $200,000, usará o hospital público para emergências e atendimentos imediatos. Não existe atendimento de emergência em hospitais privados. Hospitais privados são apenas para atendimento agendado. Se um político e um garçom sofrerem um acidente no mesmo dia ambos serão levados para serem atendidos em um hospital público. Desta forma, a qualidade dos hospitais é na maioria das vezes excepcional.

Conclusão e proposta de intervenção. Paragrafação de conclusão da redação do ENEM Prof. Guga Valente

Conclusão e proposta de intervenção. Paragrafação de conclusão da redação do ENEM Prof. Guga Valente Conclusão e proposta de intervenção Paragrafação de conclusão da redação do ENEM Prof. Guga Valente O que é a conclusão CONCLUSÃO é o fim do texto. Pode-se dizer que é o fechamento da sua opinião, a qual

Leia mais

P A E S P E R E D A Ç Ã O C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E

P A E S P E R E D A Ç Ã O C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E P A E S P E R E D A Ç Ã O C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E PARAGRAFAÇÃO. XXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXX.

Leia mais

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E A v a l i a ç ã o d o t e x t o 1.O texto tem começo, meio e fim? 2. A introdução apresenta/contextualiza o

Leia mais

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente Dissertação Argumentativa parte II Professor Guga Valente Esquema da dissertação INTRODUÇÃO - Tema (paráfrase) - Tese (ideia a ser defendida) DESENVOLVIMENTO - Argumentos - Exemplos CONCLUSÃO - Ponto de

Leia mais

O que é? Ideia central de um parágrafo. Como desenvolvê-lo?

O que é? Ideia central de um parágrafo. Como desenvolvê-lo? Tópico frasal O que é? Ideia central de um parágrafo Como desenvolvê-lo? Exemplificação Consiste em esclarecer o que foi afirmado no tópico frasal por meio de exemplos: A imaginação utópica e inerente

Leia mais

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião Gênero Textual: Artigo de opinião Texto argumentativo que visa expressar o ponto de vista ou opinião do autor sobre determinado assunto e convencer o leitor da pertinência dessa opinião. Artigo de opinião

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

A dissertação argumentativa exige que você opine e tente convencer o leitor a respeito de algo.

A dissertação argumentativa exige que você opine e tente convencer o leitor a respeito de algo. COMO ARGUMENTAR? A dissertação argumentativa exige que você opine e tente convencer o leitor a respeito de algo. Para isso, é preciso que você apresente argumentos bem fundamentados. Um bom argumento oferece

Leia mais

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Artigo de opinião Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO É UMA TIPOLOGIA TEXTUAL QUE VISA

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTAÇÃO (MODOS DE ORGANIZAR O DISCURSO PARTE I) ARGUMENTAÇÃO Argumentar significa apresentar um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis para

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivos. TEXTO GERADOR

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivos. TEXTO GERADOR APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: Grupo: SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): Tarefa: Roteiro de Atividades Original (versão preliminar) PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo;

Leia mais

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente Tipos e técnicas de introdução Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente Introdução básica _ Apresenta a tese a ser defendida e o assunto sobre o qual o texto será desenvolvido

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivo; produção. textual.

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivo; produção. textual. FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES ORIGINAL VERSÃO FINAL 2º ciclo do 3º bimestre da 3ª série Eixo bimestral: REDAÇÃO DISCURSIVO-ARGUMENTATIVA Aluna: Christiane Rocha Dias de

Leia mais

A força dos Argumentos

A força dos Argumentos A força dos Argumentos Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinada opinião, tese ou afirmação. 2 5 dicas importantes:

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I) Todo texto argumentativo tem como objetivo convencer o leitor. E, para isso, existem várias estratégias argumentativas (exemplos, testemunhos autorizados,

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conjunções; coesão.

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conjunções; coesão. APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno:Ana Cristina Barcello Ferrari Grupo:06 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): Josileide Maria Braga Tarefa: Roteiro de Atividades

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM REDAÇÃO ENEM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Profª: Débora Figueiredo O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL. - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO -

PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL. - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - PROFESSORA: SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES ROTEIRO DE ATIVIDADES - VERSÃO FINAL - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo;

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação

Leia mais

Redação no Enem: cartilha do participante é divulgada pelo Inep

Redação no Enem: cartilha do participante é divulgada pelo Inep Redação no Enem: cartilha do participante é divulgada pelo Inep Órgão diz que não houve mudanças nos critérios de correção. Cartilha mostra oito redações com textos nota mil O documento Redação no Enem

Leia mais

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

INTRODUÇÃO POR CITAÇÃO - iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema.

INTRODUÇÃO POR CITAÇÃO - iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema. Prof. Sandra INTRODUÇÃO POR CITAÇÃO - iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema. O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que se a educação sozinha não transforma a sociedade,

Leia mais

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra TIPOS DE CONCLUSÃO Prof. Sandra Comentário referente redações já elaboradas Quantidade de parágrafos de argumentação: três? Dois? Um? Principal problema: coesão nível de frase, nas retomadas anafóricas

Leia mais

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO:

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO: JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO: 22924028436-3 PROTOCOLO: 22924028436-3 MANTIDA A NOTA DIVULGADA. A prova de redação do concurso público do Os textos foram

Leia mais

Raciocínio Lógico Analítico

Raciocínio Lógico Analítico Raciocínio Lógico Analítico Este artigo trata do assunto Raciocínio Analítico, também conhecido por lógica informal, argumentos, dedução, indução, falácias e argumentos apelativos. Raciocínio Analítico

Leia mais

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO O que é dissertar? I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; II. Defender princípios, tomando

Leia mais

Redação. Exercício 2.o bimestre Crônica argumentativa

Redação. Exercício 2.o bimestre Crônica argumentativa Ensino: Médio Série: 2ª Turma: Data: Professora: Renata Godoy Redação Exercício 2.o bimestre Crônica argumentativa Leia o texto seguinte, um editorial publicado no jornal Folha de S. Paulo em 10 de abril

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 4 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir?

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir? PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS TEXTO MOTIVADOR Videogame: permitir ou proibir? Por mais que os pais procurem proibir ou limitar o uso de videogames, esses eletrônicos

Leia mais

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Tipos e técnicas de introdução Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Introdução A primeira parte do texto dissertativo é a introdução. Nela, são apresentados o tema e, normalmente,

Leia mais

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada

Leia mais

A R G U M E N T A Ç ÃO. João Bosco Medeiros

A R G U M E N T A Ç ÃO. João Bosco Medeiros A R G U M E N T A Ç ÃO João Bosco Medeiros Argumentação é um procedimento que se utiliza para tornar uma tese aceitável. Argumentos e provas motivam o convencimento, levam à persuasão. A marca do texto

Leia mais

CATEGORIAS ARGUMENTATIVAS

CATEGORIAS ARGUMENTATIVAS CATEGORIAS ARGUMENTATIVAS Como formular argumentos para fundamentar pontos de vista em textos de base dissertativa-argumentativa. Prof. Andriza andriza.becker@luzerna.ifc.edu.br CONTEXTUALIZANDO... Argumentar

Leia mais

GÊNEROS TEXTUAIS UEM UNICAMP UEMG

GÊNEROS TEXTUAIS UEM UNICAMP UEMG GÊNEROS TEXTUAIS UEM UNICAMP UEMG carta do leitor e artigo de opinião Prof. BrunoGuirado Ensino Médio CARTA DO LEITOR Esfera de circulação: jornalística A tecnologia faz com que hoje haja muito mais cartas

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: tese; texto argumentativo; conectivo; coesão.

PALAVRAS-CHAVE: tese; texto argumentativo; conectivo; coesão. TEXTO GERADOR 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES ORIGINAL VERSÃO FINAL (2º CICLO) 2º ciclo do 3º bimestre da 3ª série Eixo bimestral: REDAÇÃO DISCURSIVO-ARGUMENTATIVA PALAVRAS-CHAVE:

Leia mais

Carta argumentativa: ORIENTADOR METODOLÓGICO

Carta argumentativa: ORIENTADOR METODOLÓGICO CARTA ARGUMENTATIVA: COMO IDENTIFICAR OS ARGUMENTOS UTILIZADOS? ORIENTADOR METODOLÓGICO Carta argumentativa: Conteúdo: Carta argumentativa: estrutura geral; Relação entre interlocutor, escolhas linguísticas

Leia mais

Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior PAES/ DOCV/PROG/UEMA FILOSOFIA

Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior PAES/ DOCV/PROG/UEMA FILOSOFIA FILOSOFIA 1. Sobre o evento Rock In Rio, o cantor da banda U2, Bono Vox, afirmou o seguinte: O Brasil está no centro do mundo. Esta é uma afirmação sobre a atuação do Brasil no cenário político mundial?

Leia mais

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens?

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens? 1- O que é o Modus Ponens? Lógica Proposicional R: é uma forma de inferência válida a partir de duas premissas, na qual se se afirma o antecedente do condicional da 1ª premissa, pode-se concluir o seu

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

Dissertação x argumentação

Dissertação x argumentação Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente o tema e o recorte

Leia mais

O modo de organização do discurso argumentativo

O modo de organização do discurso argumentativo O modo de organização do discurso argumentativo Texto dissertativo e texto argumentativo Dissertativo discurso explicativo. O objetivo é explicar. Argumentativo visa persuadir ou convencer um auditório

Leia mais

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes PROVA GLOBAL DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 10º ANO ANO LECTIVO 2001/2002

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes PROVA GLOBAL DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 10º ANO ANO LECTIVO 2001/2002 Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes PROVA GLOBAL DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 10º ANO ANO LECTIVO 2001/2002 Grupo I 1. Afirmar que a autonomia é uma das características da filosofia significa que A. A

Leia mais

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o Aula 6 Conclusão Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o parágrafo final, chamado também de fecho

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

Grupo I Para cada uma das questões que se seguem assinala a opção correta

Grupo I Para cada uma das questões que se seguem assinala a opção correta Grupo I Para cada uma das questões que se seguem assinala a opção correta 1. A filosofia é: a) Um conjunto de opiniões importantes. b) Um estudo da mente humana. c) Uma atividade que se baseia no uso crítico

Leia mais

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim Profª Mª Fernanda Trombini Cassim TESE INICIAL ARGUMENTOS PARA DEFESA DA TESE INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - CONCLUSÃO TEXTO I TEXTOS MOTIVADORES Em consonância com a Constituição da República Federativa

Leia mais

Thaís Fonseca Lopes de Oliveira (Nota 1000 no ENEM 2017)

Thaís Fonseca Lopes de Oliveira (Nota 1000 no ENEM 2017) Thaís Fonseca Lopes de Oliveira (Nota 1000 no ENEM 2017) Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo,

Leia mais

QUIZZES QUESTÕES DE VESTIBULAR LÍNGUA PORTUGUESA

QUIZZES QUESTÕES DE VESTIBULAR LÍNGUA PORTUGUESA ZES LÍNGUA Uma política pública costuma passar por vários processos. Em geral, o primeiro passo para uma política pública é: a) definir os objetivos da política pública b) implementar a política pública

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. "Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan Autoconhecimento Quem somos? Por que estamos aqui? O que realmente buscamos? Estamos sempre insatisfeitos, querendo mais, pois nada pode preencher o vazio de não sermos quem somos. Sri Prem Baba Enquanto

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 2 ENSINO RELIGIOSO 12) Conforme o disposto no DECRETO

Leia mais

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO AULA 4 COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena Atividades da aula 3 Comente as afirmações a

Leia mais

Eixo bimestral: CONTO E ROMANCE DAS LITERATURAS INDÍGENAS E AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESAGERADOR 1TEXTO GERADOR 1

Eixo bimestral: CONTO E ROMANCE DAS LITERATURAS INDÍGENAS E AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESAGERADOR 1TEXTO GERADOR 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES Versão do Professor - FINAL ALUNO CARLOS ALBERTO LAURINDO Grupo 2 Tutora Enilda Chaves - 2º ciclo do 3º bimestre da 3ª série Eixo bimestral:

Leia mais

A introdução na dissertação do ENEM. Prof. Guga Valente

A introdução na dissertação do ENEM. Prof. Guga Valente A introdução na dissertação do ENEM Prof. Guga Valente Do que é feita uma introdução dissertativa? Apresentação do tema; Possíveis tópicos a ser discutidos; Exposição da tese; Todas as palavras do tema

Leia mais

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins TEXTOS DISSERTATIVOS Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins DISSERTAR É um ato que desenvolvemos todos os dias, quando procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência;

Leia mais

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO Na introdução, deve-se apresentar o tema sobre o qual irá discorrer e deixar bem clara

Leia mais

ÍNDICE. Bibliografia CRES-FIL11 Ideias de Ler

ÍNDICE. Bibliografia CRES-FIL11 Ideias de Ler ÍNDICE 1. Introdução... 5 2. Competências essenciais do aluno... 6 3. Como ler um texto... 7 4. Como ler uma pergunta... 8 5. Como fazer um trabalho... 9 6. Conteúdos/Temas 11.º Ano... 11 III Racionalidade

Leia mais

Tema: suicídio. Construções e coesão

Tema: suicídio. Construções e coesão Tema: suicídio Construções e coesão FOCO NO FLUXOGRAMA INTRODUÇÃO PERCENTUAL ALTO DE MORTES NO BRASIL DICOTOMIA ENTRE O PERCENTUAL PARECER BAIXO E CENTENAS DE VIDAS CEIFADAS. NECESSIDADE DE ATENÇÃO FAMILIAR

Leia mais

Estudo temático para avaliação 8º anos. Redação 2: revisão

Estudo temático para avaliação 8º anos. Redação 2: revisão Estudo temático para avaliação 8º anos Redação 2: revisão Tema 1: Problematização REDES SOCIAIS NO SÉCULO XXI E IMAGEM PÚBLICA: COMO LIMITAR A EXPOSIÇÃO EXCESSIVA DA VIDA PESSOAL Quais os caminhos para

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI

REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI 1ª - APRESENTAÇÃO DO TEMA IMPLÍCITO Redija um texto dissertativo argumentativo acerca da temática apresentada no cartum 2ª - APRESENTAÇÃO DO TEMA EXPLÍCITO FGV: Analista

Leia mais

Prova Qualis. Orientações Gerais:

Prova Qualis. Orientações Gerais: Prova Qualis Orientações Gerais: Horário; Duração da prova: 2h30; Composição: questões objetivas e discursivas; Conteúdo: as provas abrangem conteúdos de formação geral e específicos; Orientações. Oficina:

Leia mais

INSTRUÇÃO PGE N 05, de 11 de outubro de 2018.

INSTRUÇÃO PGE N 05, de 11 de outubro de 2018. PGR-00582128/2018 INSTRUÇÃO PGE N 05, de 11 de outubro de 2018. A PROCURADORA-GERAL ELEITORAL, em conformidade com o previsto no art. 24, VIII, do Código Eleitoral, que lhe atribui a competência para expedir

Leia mais

O poder da argumentação

O poder da argumentação O poder da argumentação Dentre os principais exemplos de argumentação escrita de que aqui trataremos, destacamos a própria dissertação, o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão.

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão. PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivo; coesão. TEXTO GERADOR O texto abaixo é uma redação que obteve nota máxima no Enem 2007. Ela foi divulgada no site do Instituto Nacional de Estudos

Leia mais

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum _todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum Em 2018, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) completa 20 anos de existência. Durante essas duas décadas, uma preocupação é quase unânime

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Redação. Prof. Rafael Costa

Redação. Prof. Rafael Costa Redação Prof. Rafael Costa Texto Dissertativo-argumentativo Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Argumentar é convencer ou tentar convencer alguém a respeito

Leia mais

Exemplo de registro. O que é o diário de Bordo?

Exemplo de registro. O que é o diário de Bordo? Você já teve a chance de contemplar um lindo jardim? Aposto que nesse jardim em que você está pensando há flores de várias cores, tamanhos e formas, não é? Não consigo pensar em um lindo jardim que não

Leia mais

EDITORIAL. Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos isto é, nunca são assinados por alguém em particular.

EDITORIAL. Na chamada grande imprensa, os editoriais são apócrifos isto é, nunca são assinados por alguém em particular. - O QUE É ISSO? EDITORIAL Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade.

Leia mais

Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB

Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB Metodologia Científica CONCEITOS BÁSICOSB CURSO DE TECNOLOGIA Metodologia Científica A Atitude Científica As Concepções de Ciência A Ciência na História Classificações de Ciência Tipos de Conhecimentos

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS NOTA DE AULA 3 ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS R E S P O S T A S D I S C U R S I V A S Ao se responder a questões em provas escolares, exercícios, vestibulares, concursos, etc. sempre somos colocados

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; valor semântico das conjunções; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; valor semântico das conjunções; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: Eni de Fátima da Silva Costa Grupo: 02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): Tatiana Freire de Moura Tarefa: Roteiro de Atividades

Leia mais

O que é uma dissertação? IGEPP João Bosco Bezerra Bonfim

O que é uma dissertação? IGEPP João Bosco Bezerra Bonfim O que é uma dissertação? IGEPP João Bosco Bezerra Bonfim Estrutura típica proposição inicial argumentação conclamação final Estrutura típica Nos manuais de redação brasileiros para um texto dissertativo-argumentativo:

Leia mais

O TRATAMENTO JURÍDICO DA LIBERDADE RELIGIOSA Ingrid Fernanda Gomes FABRIS 1

O TRATAMENTO JURÍDICO DA LIBERDADE RELIGIOSA Ingrid Fernanda Gomes FABRIS 1 O TRATAMENTO JURÍDICO DA LIBERDADE RELIGIOSA Ingrid Fernanda Gomes FABRIS 1 RESUMO: O presente trabalho visa a abordagem sobre a liberdade religiosa no Brasil pela Constituição Federal de 1.988, com uma

Leia mais

Língua. Portuguesa. Redação Dissertativa

Língua. Portuguesa. Redação Dissertativa Língua Portuguesa Redação Dissertativa Dissertação 1. O que é dissertar? 2. Qual a diferença entre texto dissertativo e texto dissertativo-argumentativo? 3. Por que a redação deve ser impessoal? Parte

Leia mais

ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000

ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000 ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000 2016 Orgulho Machadiano Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas Memórias Póstumas que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa

Leia mais

3) A construção da argumentação: seleção de fatos e argumentos

3) A construção da argumentação: seleção de fatos e argumentos 3) A construção da argumentação: seleção de fatos e argumentos Nós vimos, anteriormente, algumas etapas pelas quais devemos passar antes de iniciar o processo de escrita: compreensão do tema, leitura e

Leia mais

Secretaria Municipal de Defesa Social PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Secretaria Municipal de Defesa Social PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE SETEMBRO 2008 Santa Cruz do Capibaribe é a cidade líder do segundo maior pólo de confecções do Brasil. Sua população é de aproximadamente 75.000 habitantes.

Leia mais

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE NOÇÃO DE TEXTO Texto ou discurso é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão. Para ser considerada um texto, uma ocorrência linguística precisa ser percebida

Leia mais

ARGUMENTAÇÃO A primeira dica que você deve ficar atento é: na redação você pode escrever no máximo 30 linhas, certo? Então se você tentar desenvolver

ARGUMENTAÇÃO A primeira dica que você deve ficar atento é: na redação você pode escrever no máximo 30 linhas, certo? Então se você tentar desenvolver O QUE É O DESENVOLVIMENTO? Os parágrafos de desenvolvimento são os que vão dar sustentação à tese que você apresentou na introdução. Essa é a hora de justificar, demonstrar e provar o seu ponto de vista.

Leia mais

DA IMPOSIÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÀS MULHERES EM DIVERSAS CULTURAS SOB A LUZ DOS DIREITOS HUMANOS

DA IMPOSIÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÀS MULHERES EM DIVERSAS CULTURAS SOB A LUZ DOS DIREITOS HUMANOS DA IMPOSIÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÀS MULHERES EM DIVERSAS CULTURAS SOB A LUZ DOS DIREITOS HUMANOS Jéssica Pirondi de Lima (PROBIC/ Unicesumar),Valéria Galdino(Orientador), e-mail: jeh.perondi@hotmail.com

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão.

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. ROTEIRO ORIGINAL- 2º CICLO- VERSÃO FINAL REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA TEXTO GERADOR PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. O texto abaixo é uma redação escolar. Ela faz

Leia mais

Desenvolvimento do texto dissertativo PROF. ELISÂNGELA LOPES

Desenvolvimento do texto dissertativo PROF. ELISÂNGELA LOPES Desenvolvimento do texto dissertativo PROF. ELISÂNGELA LOPES O desenvolvimento é o corpo da redação, em que se discute o assunto, debatem-se os problemas, são apresentados os raciocínios, a argumentação,

Leia mais

Projeto de texto: a organização da argumentação

Projeto de texto: a organização da argumentação Projeto de texto: a organização da argumentação O que é um projeto de texto? É uma espécie de mapa, no qual estabelecemos os principais pontos pelos quais deve passar a exposição a ser feita. Nele, também

Leia mais

Tema: Preconceito na sociedade contemporânea. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Tema: Preconceito na sociedade contemporânea. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli Tema: Preconceito na sociedade contemporânea Temas de redação / Atualidades Texto I A sociedade atual não tem tolerância com as causas diferentes do comum Tudo o que é novo, ou novo para alguns, é tratado

Leia mais

Competências avaliadas na Redação do ENEM

Competências avaliadas na Redação do ENEM Competências avaliadas na Redação do ENEM Competência I A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Produção de Texto. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim

Produção de Texto. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim Produção de Texto Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim 2 Texto dissertativo-argumentativo O texto dissertativo-argumentativo é organizado para defender de um ponto de vista sobre

Leia mais

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor).

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). Exercícios sobre Hegel e a dialética EXERCÍCIOS 1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). b) é incapaz de explicar

Leia mais

REDAÇÃO Educação: a questão do Ensino Religioso nas Escolas brasileiras

REDAÇÃO Educação: a questão do Ensino Religioso nas Escolas brasileiras REDAÇÃO Educação: a questão do Ensino Religioso nas Escolas brasileiras INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

MÉTODOS EM PESQUISA 01/07/ INTRODUÇÃO TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1.1 CONCEITO DE MÉTODO. 1. Introdução. 2. Método Indutivo

MÉTODOS EM PESQUISA 01/07/ INTRODUÇÃO TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1.1 CONCEITO DE MÉTODO. 1. Introdução. 2. Método Indutivo DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL PROF. ALEXANDRE PAIVA DA SILVA MÉTODOS EM PESQUISA TÓPICOS A SEREM ABORDADOS 1. Introdução 2. Método Indutivo 3. Leis, regras e fases do método

Leia mais