EDITORIAL. Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos isto é, nunca são assinados por alguém em particular.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITORIAL. Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos isto é, nunca são assinados por alguém em particular."

Transcrição

1 - O QUE É ISSO?

2 EDITORIAL Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas.

3 EDITORIAL Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos isto é, nunca são assinados por alguém em particular.

4 EDITORIAL As charges, caricaturas e ilustrações editoriais são um meio visual e extremamente eloquente de expressar opiniões, geralmente por meio de técnicas de humor. No Brasil, jornais como O Globo trazem charges em destaque na primeira página (atualmente executadas por Chico Caruso). O Jornal do Brasil fazia o mesmo até meados dos anos 1990, com o cartunista Ique. O jornal francês Le Monde é conhecido por utilizar diariamente uma ilustração editorial no alto da primeira página, logo abaixo a manchete, e nunca fotos.

5 EDITORIAL COMO É CHAMADA A PESSOA QUE ESCREVE UM EDITORIAL? E D I T O R I A L I S T A

6 EDITORIAL Podemos dizer que o editorial é um texto: dissertativo, pois desenvolve argumentos baseados em uma ideia central: crítico, já que expõe um ponto de vista; informativo, porque relata um acontecimento.

7 Editoriais : 14/12/ Pequenos gestos, grandes resultados A população acompanhou atônita, esta semana, o caos em que se transformou a cidade. de São Paulo em virtude das intensas chuvas. Os rios transbordaram, as águas invadiram marginais e residências. Houve desabamentos. O trânsito ficou complicado e os aeroportos pararam. Naquele dia, segundo o serviço de meteorologia, a média de chuva na capital foi de 94 mm, sendo que em oito pontos o índice passou de 100 mm. Na região, conforme reportagem publicada nesta edição, devido às fortes chuvas o rio Mogi Guaçu teve um aumento de vazão de 340% em dezembro em relação ao mês de outubro. Na opinião de um técnico, há risco de dano ambiental devido ao excesso de chuva e ao aumento de carga orgânica na água. Os cidadãos, assustados, sentem na pele as mudanças climáticas, em grande parte produto da poluição ambiental. Os meios de comunicação estampam diariamente manchetes alertando que a natureza está em perigo devido à falta de bom senso do homem. Se queremos preservar o nosso planeta, e ainda há tempo para isso, cabe a cada um de nós fazer a sua parte no dia a dia. Mas é preciso agir, multiplicar informações.

8 Alguns procedimentos simples podem fazer a diferença. Vejamos alguns exemplos. Deixar as torneiras abertas, apenas quando estiverem em uso Na hora do banho, fechar a torneira quando for se ensaboar, para evitar desperdício. Lavar a calçada com a água que sobrou da lavagem da roupa. Para economizar energia elétrica, a dica é não acender todas as luzes da casa ao mesmo tempo. Não acumular água parada em vasilhames para evitar disseminação de doenças como a dengue, etc. Evitar jogar detritos em lugares impróprios, como nas ruas. Supervisionar todas as torneiras de casa, para evitar vazamentos. Passar todas as roupas da casa de uma só vez como medida de economia. Jamais jogar baterias de celular no lixo, pois elas são altamente tóxicas. Existem lugares que recolhem estas baterias para evitar a degradação ambiental. Como se vê, pequenos gestos podem gerar grandes resultados.

9 COMO ARGUMENTAR?

10 Argumento de autoridade Aos argumentos baseados na opinião de um ou mais especialistas chama-se argumentos de autoridade. Os argumentos de autoridade têm geralmente a seguinte forma lógica: a disse que P; logo, P.

11 Por exemplo: Aristóteles disse que a Terra é plana; logo, a Terra é plana. Um argumento de autoridade pode ainda ter a seguinte forma lógica: Todas as autoridades dizem que P; logo, P.

12 Não se esqueça de que a frase citada deve vir entre aspas. Veja: O cinema nacional conquistou nos últimos anos qualidade e faturamento nunca vistos antes. Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça - a famosa frase-conceito do diretor Glauber Rocha virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro faturou no ano passado. (Adaptado de Época, 14/04/2004)

13

14 Argumento de comprovação Ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade. Podem ser usados dados estatísticos, resultados de pesquisas confiáveis ou fatos notórios (de domínio público). Veja como se processa:

15 São expedientes bem eficientes, pois, diante de fatos, não há o que questionar... No caso do Brasil, homicídios estão assumindo uma dimensão terrivelmente grave. De acordo com os mais recentes dados divulgados pelo IBGE, sua taxa mais que dobrou ao longo dos últimos 20 anos, tendo chegado à absurda cifra anual de 27 por mil habitantes. Entre homens jovens (de 15 a 24 anos), o índice sobe a incríveis 95,6 por mil habitantes.

16 Argumento por raciocínio lógico Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos, a decorrência). Observe:

17 Ao se desesperar em um congestionamento em São Paulo, daqueles em que o automóvel não se move nem quando o sinal está verde, o indivíduo deve saber que, por trás de sua irritação crônica e cotidiana, está uma monumental ignorância histórica. São Paulo só chegou a esse caos porque um seleto grupo de dirigentes decidiu, no início do século, que não deveríamos ter metrô. Como cresce dia a dia o número de veículos, a tendência é piorar ainda mais o congestionamento o que leva técnicos a preverem como inevitável a implantação de perigos. (Adaptado de Folha de S. Paulo. 01/10/2000)

18

Tipos de Argumentação. Exemplos

Tipos de Argumentação. Exemplos Tipos de Argumentação Exemplos 1. Causa e consequência Ao se desesperar em um congestionamento em São Paulo, daqueles em que o automóvel não se move nem quando o sinal está verde, o indivíduo deve saber

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Estratégias de Argumentação. Professora: Bruna Camargo (Letras UFMS) -

Projeto 1000 no Enem. Estratégias de Argumentação. Professora: Bruna Camargo (Letras UFMS) - Projeto 1000 no Enem Estratégias de Argumentação Professora: Bruna Camargo (Letras UFMS) - camargo.bruma@gmail.com PASSOS PARA BOA ARGUMENTAÇÃO 1º -Defina um ponto de vista. 2º - Como posso fazer para

Leia mais

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos

Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos + Carmencita Tonelini Pereira Bióloga e esp. em tratamento de resíduos sólidos e líquidos Email: 4elementos.bio@gmail.com Fones: (62) 9397-4574 (62) 8252-2502 + ÁGUA Sabemos consumi-la com responsabilidade?

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Orientações para o estudo

Leia mais

Jornalismo Opinativo

Jornalismo Opinativo Jornalismo Opinativo Jornalismo Discurso jornalístico: a) A informação, cujo interesse é saber o que se passa. b) A opinião, cujo interesse é saber o que se pensa sobre o que se passa. Jornalismo Informativo

Leia mais

Qual é o problema? >> Por que é um problema? >> Quais as causas desse problema? >> Qual a solução para esse problema? >> Por que essa solução deveria

Qual é o problema? >> Por que é um problema? >> Quais as causas desse problema? >> Qual a solução para esse problema? >> Por que essa solução deveria ESTRUTURA BÁSICA PARA UMA BOA REDAÇÃO PRIMEIRO PASSO: entenda bem o tema da redação. Faça perguntas relacionadas ao assunto. Coloque seu conhecimento de mundo em ação. Pense no problema relacionado a esse

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Noite)

Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) 1- A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

Hábitos de Consumo e Meio Ambiente

Hábitos de Consumo e Meio Ambiente Hábitos de Consumo e Meio Ambiente Roberta Atherton Diante da consciência de que os recursos naturais são bens finitos e de valor inestimável, temos o desafio de compatibilizar a promoção do crescimento

Leia mais

ARGUMENTAR. Dicionário: discutir apresentando e contrapondo razões que, através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão.

ARGUMENTAR. Dicionário: discutir apresentando e contrapondo razões que, através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão. T r a b a l h a n d o a a r g u m e n t a ç ã o d a r e d a ç ã o d o E N E M ARGUMENTAR Dicionário: discutir apresentando e contrapondo razões que, através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão.

Leia mais

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Introdução Existem vários tipos de textos: Que contam uma história. Que descrevem uma situação. Que apresenta os diálogos

Leia mais

QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O AMBIENTE EM QUE UMA DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA VIVE?

QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O AMBIENTE EM QUE UMA DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA VIVE? 2ºano 1.2 CIÊNCIAS 2º período 11 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil

Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Apenas 28% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Brasil Indicador abrange práticas financeiras, ambientais e sociais. 25% consideram como principal vantagem a satisfação por fazer algo

Leia mais

DATA: 09 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 09 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 09 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Que todas as crianças sejam poderosamente abençoadas! Beijos...

Que todas as crianças sejam poderosamente abençoadas! Beijos... Goiânia, 10 de outubro de 2016. Professora: Aluno(a): 3 ano do Ensino Fundamental I. De sonhos e conquistas Que todas as crianças sejam poderosamente abençoadas! Beijos... Língua Portuguesa: No caderno.

Leia mais

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 09 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade

Apresenta: Dicas para quem tem sede de sustentabilidade Apresenta: Dicas p ara qu em tem se de de s us tentab i lidade CAPItao VAREJO em: consumo consciente de agua Enquanto isso, no seu esconderijo secreto... Até que enfim a minha merecida folga chegou! Vou

Leia mais

Descarte incorreto de óleo lubrificante gera multa em oficina de Novo Progresso

Descarte incorreto de óleo lubrificante gera multa em oficina de Novo Progresso Descarte incorreto de óleo lubrificante gera multa em oficina de Novo Progresso O descarte incorreto pode gerar danos irreversíveis à saúde e ao meio ambiente. Óleo escorrendo pela rua Além de danos à

Leia mais

Cinemática dos Fluidos Definição de Vazão Volumétrica; Vazão em Massa; e Vazão em Peso

Cinemática dos Fluidos Definição de Vazão Volumétrica; Vazão em Massa; e Vazão em Peso Disciplina: Fenômenos de transportes Cinemática dos Fluidos Definição de Vazão Volumétrica; Vazão em Massa; e Vazão em Peso Prof. Ednei Pires Definição: Cinemática dos fluidos É a ramificação da mecânica

Leia mais

Especificações Técnicas. Parceiros

Especificações Técnicas. Parceiros Especificações Técnicas Período 25 a 27 de setembro de 2010 Abrangência Nacional Universo Eleitores com 16 anos e mais Amostra 3.010 entrevistas em 191 municípios Margem de erro 2 pontos percentuais e

Leia mais

Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos

Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos dele, informações da atualidade, utilizando veículos de

Leia mais

DISCURSO DESMATAMENTO. Senhoras Deputadas, Senhores Deputados,

DISCURSO DESMATAMENTO. Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, DISCURSO DESMATAMENTO Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, A devastação da Amazônia no governo Lula volta a superar os índices do regime militar. No ano passado, o jornal The Independent,

Leia mais

Gêneros Textuais. E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais?

Gêneros Textuais. E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais? Gêneros Textuais E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais? Para começar, vamos observar as imagens abaixo, reproduções de uma receita, uma manchete de

Leia mais

A Editora CARAS. *Fonte: IVC de Ipsos Marplan (Consolidado 2015) - 12 mercados

A Editora CARAS. *Fonte: IVC de Ipsos Marplan (Consolidado 2015) - 12 mercados A Editora CARAS Lançada em 1993, CARAS é a maior revista de entretenimento da América Latina. Com qualidade gráfica e jornalismo fotográfico incomparável, a revista foi pioneira em criar eventos com sua

Leia mais

1 de Outubro Dia Nacional da Água

1 de Outubro Dia Nacional da Água 1 de Outubro Dia Nacional da Água Qual a Distribuição da Águana Terra? Planeta Terra A Água ocupa cerca de ¾ da superfície terrestre. 30% Terra Água 70% 2,80% 0,01% 0,005% Água salgada Água doce 0,63%

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às unidades 7 e 8 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias)

Reunião nº 04/2017 PMAS. CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) Reunião nº 04/2017 PMAS CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS (Lâmpadas, pilhas e baterias) POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA

Leia mais

Candidatos fazem aulas de caligrafia para passar em concurso e vestibular

Candidatos fazem aulas de caligrafia para passar em concurso e vestibular 03/12/2013 06h00 Atualizado em 03/12/2013 06h00 Candidatos fazem aulas de caligrafia para passar em concurso e vestibular Escrita à mão requer muito treino, diz professor de escola especializada. Professor

Leia mais

Redação. Prof. Rafael Costa

Redação. Prof. Rafael Costa Redação Prof. Rafael Costa Texto Dissertativo-argumentativo Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Argumentar é convencer ou tentar convencer alguém a respeito

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

Água por toda parte / Nós e a água

Água por toda parte / Nós e a água 1 Mariana e Pedro estudaram para a prova de Ciências. Eles leram que a água pode ser encontrada em grande quantidade no nosso planeta, mas que não existe tanta água disponível para beber, tomar banho e

Leia mais

Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas Atividades Avaliativas Geografia 4 o ano 2 o bimestre Nome: data: 1 Preencha a cruzadinha, segundo as dicas apresentadas. 1 M A P A 2 T Í T U L O 3 L E G E N D A 4 R O R A I M A 5 E S C A L A 6 B R A S

Leia mais

Roteiro para planejamento e elaboração de um texto dissertativo-argumentativo em prova de concurso

Roteiro para planejamento e elaboração de um texto dissertativo-argumentativo em prova de concurso Roteiro para planejamento e elaboração de um texto dissertativo-argumentativo em prova de concurso Primeiro passo: Leia atentamente o comando da prova (e os textos motivadores), para discernir o tema.

Leia mais

Pingos da Língua Portuguesa...

Pingos da Língua Portuguesa... Pingos da Língua Portuguesa... Pequenas doses de Gramática, Literatura e Redação para você... no Rio Branco/Campinas Vol. 3 2011 Gramática Conhecer os verbos é muito importante! Os verbos, por serem palavras

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Tema central: Reportagem: valores sociais Produção de texto Introdução: A palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para

Leia mais

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Peculiaridades e formas de conduzir seus estudos Thaisa Bueno Uma breve diferenciação antes de começarmos Divulgação científica Jornalismo científico Disseminação científica

Leia mais

OS METAPLASMOS NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE

OS METAPLASMOS NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE OS METAPLASMOS NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE Ana Carolina Mendes Camilo Jéssica Luzia Machado Vanessa Aparecida Clemente (G-CLCA UENP/CJ) Luiz Antonio Xavier Dias (Orientador CLCA - UENP/CJ) 1 Introdução Segundo

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A água é elemento intimamente ligado à vida na Terra e é o mais importante componente dos seres vivos. Somos totalmente dependentes desse recurso natural, assim como qualquer atividade

Leia mais

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza /

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza / Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza-544198/ I. Introdução A energia elétrica é um bem precioso, indispensável para

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA NA UFAL 02 Apresentação Vamos pensar no futuro, vamos pensar consciente. Este manual é parte de uma campanha de consumo consciente da Universidade

Leia mais

POP - PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Processo de Controle de Pragas / Dedetização

POP - PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Processo de Controle de Pragas / Dedetização 1 de 6 OBJETIVO Formalizar as atividades relacionadas ao processo de Controle de Pragas / Dedetização, conforme abaixo: 1. PROCEDIMENTO PARA RECEBIMENTO DOS PRODUTOS Receber e conferir os produtos com

Leia mais

1 - Escreva que tipo de transporte são estes.

1 - Escreva que tipo de transporte são estes. 1 - Escreva que tipo de transporte são estes. 2 - Coloque (C) se o transporte for coletivo ou (P) se for de uso pessoal. 3 - Classifique as comunicações colocando os números correspondentes em: (1) falada,

Leia mais

Ombudsman: defensor do leitor

Ombudsman: defensor do leitor Origem: - palavra sueca - significa aquele que representa. - Ombud é representante e man, como no inglês, siginifica homem. A função de ombudsman de imprensa foi criada nos Estados Unidos nos anos 60.

Leia mais

planetasustentavel.abril.com.br

planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir?

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir? PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS TEXTO MOTIVADOR Videogame: permitir ou proibir? Por mais que os pais procurem proibir ou limitar o uso de videogames, esses eletrônicos

Leia mais

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Artigo de opinião Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO É UMA TIPOLOGIA TEXTUAL QUE VISA

Leia mais

Conto Folclórico Oriental

Conto Folclórico Oriental Venda PROIBIDA Conto Folclórico Oriental Contação: Patrícia Engel Secco Adaptação: Luís Norberto Paschoal Coordenação editorial: Sílnia N. Martins Prado Ilustração: Edu A. Engel Revisão: Katia Rossini

Leia mais

A reutilização consciente da água em atividades domésticas

A reutilização consciente da água em atividades domésticas A reutilização consciente da água em atividades domésticas Estudantes: Guilherme Resende do Nascimento; Guilherme Rodrigues Tafelli da Silva Orientador: Maísa Gonçalves da Silva; Vítor Martins do Carmo

Leia mais

Como nascem as notícias?

Como nascem as notícias? Como nascem as notícias? informação, fontes e públicos Redação III Prof. Dr. Rogério Christofoletti UFSC, setembro de 2009 Informação, jornalistas e fontes O jornalismo é uma atividade de recuperação de

Leia mais

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins TEXTOS DISSERTATIVOS Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins DISSERTAR É um ato que desenvolvemos todos os dias, quando procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência;

Leia mais

Panorama Municipal. Município: São Luís / MA. Aspectos sociodemográficos. Demografia

Panorama Municipal. Município: São Luís / MA. Aspectos sociodemográficos. Demografia Município: São Luís / MA Aspectos sociodemográficos Demografia A população do município ampliou, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, à taxa de 1,57% ao ano, passando de 868.047 para 1.014.837

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI

REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI 1ª - APRESENTAÇÃO DO TEMA IMPLÍCITO Redija um texto dissertativo argumentativo acerca da temática apresentada no cartum 2ª - APRESENTAÇÃO DO TEMA EXPLÍCITO FGV: Analista

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 2 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE GEOGRAFIA 2 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE GEOGRAFIA 2 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MÁRCIO NOME Nº 7º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.

Leia mais

Crise: oportunidade para rever estratégias

Crise: oportunidade para rever estratégias Crise: oportunidade para rever estratégias ABF - Portal do Franchising - quinta-feira, 08 de junho de 2017 Seção: Notícias Exame Redação 31/05 Redes de franquia s brasileiras buscam alternativas para manter

Leia mais

Tipo textual: DISSERTATIVO CARACTERÍSTICAS E PROPÓSITOS COMUNICATIVOS

Tipo textual: DISSERTATIVO CARACTERÍSTICAS E PROPÓSITOS COMUNICATIVOS Tipo textual: DISSERTATIVO CARACTERÍSTICAS E PROPÓSITOS COMUNICATIVOS Tipos textuais: relembre NARRATIVO Um texto pode ser: DESCRITIVO INJUNTIVO DIALOGAL DISSERTATIVO Expositivo Argumentativo Texto dissertativo

Leia mais

REDAÇÃO-LETRAS-LIBRAS

REDAÇÃO-LETRAS-LIBRAS UFT/COPESE PROCESSO SELETIVO/2015-1 REDAÇÃO-LETRAS-LIBRAS Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver um texto dissertativo-argumentativo em prosa sobre o tema proposto. A fuga do tema ou cópia da coletânea

Leia mais

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Habilidades:

Leia mais

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Tipos e técnicas de introdução Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Introdução A primeira parte do texto dissertativo é a introdução. Nela, são apresentados o tema e, normalmente,

Leia mais

Boa viagem com o cinto de segurança

Boa viagem com o cinto de segurança Boa viagem com o cinto de segurança A UU L AL A O número de automóveis, ônibus e caminhões em circulação no país é cada vez maior. Nas cidades grandes e médias, além do trânsito cada vez mais difícil,

Leia mais

" O desarmamento da população pode contribuir para a diminuição da violência. Além disso, o desemprego tem aumentado. Este período composto por duas

 O desarmamento da população pode contribuir para a diminuição da violência. Além disso, o desemprego tem aumentado. Este período composto por duas Coesão e Coerência Ao escrevermos um texto, uma das maiores preocupações é como amarraremos a frase seguinte à anterior. Isso só é possível se dominarmos os princípios básicos de coesão. A cada frase enunciada

Leia mais

Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti

Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti Lixo Eletrônico x Aedes Aegypti Aedes Aegypti Informações Importantes - O Aedes Aegypti é um mosquito que transmite várias doenças perigosas como, por exemplo, dengue e febre amarela urbana. O Aedes Aegypti

Leia mais

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Jornalismo e Divulgação Científica Graduação em Engenharia Ambiental Pós-Graduação em Ciências Ambientais Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental 8 Jornalismo

Leia mais

Ficaram bastante curiosos em saber como um andarilho se sente, de que forma vive, o que o levou a viver desta forma tão pouco comum na sociedade.

Ficaram bastante curiosos em saber como um andarilho se sente, de que forma vive, o que o levou a viver desta forma tão pouco comum na sociedade. ANDARILHO, QUEM CUIDA DE VOCÊ? Autor: Maria Bernadete Muniz de Borba Co-autores: Adriana Cristina de Borba Manuela Oliveira Peixoto Mara Lucia P. Rocha Resumo Este projeto tem por objetivo fazer uma reflexão

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: CAPA E ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: CAPA E ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 13.11.16 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA CONTINUAÇÃO CONTINUAÇÃO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 12.11.16 EDITORIA: ECONOMIA CONTINUAÇÃO VEÍCULO: JORNAL DE FATO DATA:

Leia mais

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO O que é dissertar? I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; II. Defender princípios, tomando

Leia mais

Consumo mundial da água

Consumo mundial da água UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES Consumo mundial da água Caicó-RN, 2013 ÁGUA Estão preparados para conhecer

Leia mais

FATEC COTIA JULIANO RUBENS LEANDRO QUARESMA VITOR MACHADO PROJETO DE PRODUTO

FATEC COTIA JULIANO RUBENS LEANDRO QUARESMA VITOR MACHADO PROJETO DE PRODUTO FATEC COTIA JULIANO RUBENS LEANDRO QUARESMA VITOR MACHADO PROJETO DE PRODUTO COTIA 2017 LEANDRO QUARESMA VITOR MACHADO JULIANO RUBENS PROJETO DE PRODUTO Orientador: Daniel Nishiwaki COTIA 2017 Sumário

Leia mais

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz Capítulos 1. Introdução...03 2. Saiba como economizar: I Através de Lâmpadas...06 II Através da Televisão...07

Leia mais

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016 Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Economia de Energia em casa Como fazer o uso eficiente da energia elétrica É importante ressaltar que a energia elétrica é uma ferramenta para servir

Leia mais

Carta do leitor e carta de reclamação Artigo de opinião

Carta do leitor e carta de reclamação Artigo de opinião 1 Leia as manchetes. a) Chuva provoca alagamentos e falta de energia em São Paulo. (Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 28 de setembro de 2009) a) Identifique o verbo. b) Quais são as palavras que

Leia mais

José Carlos Lima Dretor da Fundação Verde Herbert Daniel e Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Pará. "Cidades sustentáveis"

José Carlos Lima Dretor da Fundação Verde Herbert Daniel e Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Pará. Cidades sustentáveis José Carlos Lima Dretor da Fundação Verde Herbert Daniel e Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Pará "Cidades sustentáveis" 202 milhões de pessoas vivendo no Brasil. 170 milhões ou 85% dos brasileiros

Leia mais

Cuidados com Gás Natural

Cuidados com Gás Natural Incidentes envolvendo vazamento de gás não são muito raros de ocorrer. Recentemente alguns casos, como a explosão que ocorreu em um restaurante no centro do Rio de Janeiro, matando quatro pessoas e ferindo

Leia mais

Exercícios de Relatividade Restrita

Exercícios de Relatividade Restrita Exercícios de Relatividade Restrita Todos os exercícios foram retirados ou adaptados do livro There once was a classical theory... de David Morin, Harvard, E.U.A., 2003. 1. Um combóio de comprimento 15

Leia mais

Proposta de Redação Ensino Médio

Proposta de Redação Ensino Médio Antes de fazer a redação, leia os textos a seguir: Proposta de Redação Texto 1 A ameaça da escassez da água A seca atual apenas deu cores ainda mais vivas e dramáticas ao problema do abastecimento de água

Leia mais

USO EFICIENTE DA ENERGIA

USO EFICIENTE DA ENERGIA Matriz Energética Cenário Atual Uso da Energia Elétrica com Eficiência Dicas de Uso Eficiente e Seguro da Energia MATRIZ ENERGÉTICA Matriz Energética Brasileira Eólica 3,8% 5,5% Biomassa Termoelétrica

Leia mais

O jornal como. Prof. Rudimar Serpa de Abreu Universidade de Santa Cruz do Sul

O jornal como. Prof. Rudimar Serpa de Abreu Universidade de Santa Cruz do Sul O jornal como recurso didático Prof. Rudimar Serpa de Abreu Universidade de Santa Cruz do Sul rudisa@unisc.br O óbvio Só que a propósito do óbvio, eu tenho dito e redito que uma das coisas que descobri,

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº DA CHAMADA: Tempo estipulado pelo professor para a aplicação da Avaliação: h/a º TRIMESTRE/ 0 º ANO Componente Curricular: Redação Ano/ Série e Turma: Data:

Leia mais

ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO CRISTO REDENTOR/ACADEMIA DE COMÉRCIO CONGREGAÇÃO D VERBO DIVINO SVD ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA Leia a notícia publicada em 29 de janeiro de 2014 no portal G1: Justiça autoriza estudante

Leia mais

EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS

EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS 1. O PLANETA ÁGUA A natureza é uma grande prestadora de serviços para a humanidade. É ela quem fornece os elementos básicos para a vida humana e para o desenvolvimento

Leia mais

Afinal, quem são os culpados pela destruição do planeta? Vinte anos após uma das maiores conferências ambientais do mundo, a ECO-92, os resultados

Afinal, quem são os culpados pela destruição do planeta? Vinte anos após uma das maiores conferências ambientais do mundo, a ECO-92, os resultados Afinal, quem são os culpados pela destruição do planeta? Vinte anos após uma das maiores conferências ambientais do mundo, a ECO-92, os resultados não poderiam ser piores para o meio ambiente. A cada dia,

Leia mais

Lívia, João e Laura Página 1

Lívia, João e Laura Página 1 Lívia, João e Laura Página 1 Índice - Introdução - Mapa Conceitual; - Análise do consumo de água da Moppe; - Pesquisa de campo; - Análise da água - Conclusão Lívia, João e Laura Página 2 Introdução Nós

Leia mais

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil PLANEJAMENTO DE UMA DISSERTAÇÃO 1. LEITURA ATENTA DA PROPOSTA 2. ESCOLHA DO GÊNERO 3. DELIMITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO TEMA 4. LEITURA DA COLETÂNEA DE TEXTOS 5. ESBOÇO DO TEXTO. BRAINSTORM 6. ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Conferências ambientais e Sustentabilidade

Conferências ambientais e Sustentabilidade Conferências ambientais e Sustentabilidade 1. (UNIRIO) A ideia de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este

Leia mais

Gazeta Álvaro Guião. Mural de desenhos Pag. 8

Gazeta Álvaro Guião. Mural de desenhos Pag. 8 São Carlos, 2014 Ano I - Edição nº 1 Alunos da Escola Estadual Álvaro Guião visitam a estação de tratamento de água da cidade de São Carlos. A visita contou com a participação dos alunos dos 7os Anos e

Leia mais

DIANTE DAS NOTÍCIAS FOTOJORNALISMO GRAPHOS - LABORATÓRIO DE PESQUISA EM JORNALISMO GRÁFICO E VISUAL

DIANTE DAS NOTÍCIAS FOTOJORNALISMO GRAPHOS - LABORATÓRIO DE PESQUISA EM JORNALISMO GRÁFICO E VISUAL DIANTE DAS NOTÍCIAS FOTOJORNALISMO GRAPHOS - LABORATÓRIO DE PESQUISA EM JORNALISMO GRÁFICO E VISUAL trabalhando nas ruas: criando manchetes A cobertura das tragédias cotidianas e da violência urbana,

Leia mais

UNIBERTSITATERA SARTZEKO PROBAK 2016ko EKAINA. Este exame tem duas opções. Deve responder a uma delas.

UNIBERTSITATERA SARTZEKO PROBAK 2016ko EKAINA. Este exame tem duas opções. Deve responder a uma delas. ko EKAINA JUNIO Este exame tem duas opções. Deve responder a uma delas. Não se esqueça de incluir o código em cada uma das folhas de exame. A presente prova consta dum texto e quatro itens. Leia com atenção

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL 1 Título: A Água na Terra 2 Autor:Cleidenéia H. Furuya 3 Aplicativo utilizado: Aplicativo BrOffice Impress 4 Disciplina: Ciências 5 Objetivos / Expectativas de aprendizagem: Perceber que a água disponível

Leia mais

Na internet Leitura: atividades

Na internet Leitura: atividades Na internet Leitura: atividades 1. Com base no que você leu neste texto, enumere as vantagens e as desvantagens de se paquerar pelo computador. Você encontrou alguma dica nova ou diferente das que você

Leia mais

PROFISSÕES: MISSÃO E VOCAÇÃO O Caminho entre as Profissões

PROFISSÕES: MISSÃO E VOCAÇÃO O Caminho entre as Profissões (Lúcia Maria). 1 Agradecimentos: À Deus, que me permite expressar através da escrita, e assim, contribuir para o crescimento e aprendizado de pessoas que buscam saber qual sua missão nessa vida. 2 Dedicatória:

Leia mais

NOVA ORDEM MUNDIAL - O QUE VEM PELA FRENTE?

NOVA ORDEM MUNDIAL - O QUE VEM PELA FRENTE? NOVA ORDEM MUNDIAL - O QUE VEM PELA FRENTE? Professor Gasparetto Título Original em Português: Nova Ordem Mundial - O que vem pela frente? 2012 de Fernando Gasparetto Todos os direitos desta edição reservados

Leia mais

Empresa. CELG DISTRIBUIÇÃO S.A Código do Relatório. CHI-0001-GOIÂNIA E APARECIDA DE GOIÂNIA Evento:

Empresa. CELG DISTRIBUIÇÃO S.A Código do Relatório. CHI-0001-GOIÂNIA E APARECIDA DE GOIÂNIA Evento: Resumo Executivo O Presente Relatório tem como objetivo a incorporação de informações que sejam relevantes para que se possa fazer a devida associação aos dados contidos no corpo do documento objeto da

Leia mais

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS.

AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. AGRADECIMENTO AO CONVITE DA QUERIDA DÁI RIBEIRO E SUA INICIATIVA DE ABORDAR A SUSTENTABILIDADE DE MANEIRA MAIS AMPLA E EM DIVERSOS SEGMENTOS. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DA JORNADA E PODER COMPARTILHAR

Leia mais

EXEMPLAR DO PROFESSOR

EXEMPLAR DO PROFESSOR EXEMPLR DO PROFESSOR 1) Quais são os elementos do trânsito? R: Homem, via e os veículos. 2) Qual é o elemento mais importante do trânsito? R: Homem. 3) Quais os dois grandes grupos de tipos de vias? R:

Leia mais

canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia

canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia O que esperamos? Introdução simples e direta Argumentação clara Proposta de intervenção que resolva os problemas citados Diga quem fará o que Respeito

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO

COORDENADORIA DE EXTENSÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO PROJETO DE EXTENSÃO A questão dos resíduos sólidos e da conservação da água na visão de estudantes do ensino médio: a percepção ambiental como subsídio para a elaboração de um

Leia mais

Falha da firma pode impedir acesso ao seguro-desemprego

Falha da firma pode impedir acesso ao seguro-desemprego O Brasil registrou 12,9 milhões de desempregados no ano de 2016. Ao mesmo tempo, 7,1 milhões de brasileiros receberam seguro-desemprego ao longo do ano. Nos dois primeiros meses de 2017, 1.017.334 conseguiram

Leia mais

SEDE 1. Suellen Aline ZATELLI 2 Rafael Jose BONA 3 Márcia ANNUSECK 4 Centro Universitário Leonardo Da Vinci, Indaial, SC

SEDE 1. Suellen Aline ZATELLI 2 Rafael Jose BONA 3 Márcia ANNUSECK 4 Centro Universitário Leonardo Da Vinci, Indaial, SC SEDE 1 Suellen Aline ZATELLI 2 Rafael Jose BONA 3 Márcia ANNUSECK 4 Centro Universitário Leonardo Da Vinci, Indaial, SC RESUMO A fotografia jornalística é um grande recurso que podemos utilizar para retratar

Leia mais

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável:

Se você ainda não tem clientes, não tem problemas! Você pode criar um Mapa de Empatia baseada em uma audiência mínima viável: MAPA DE EMPATIA O que é? O mapa de Empatia é uma ferramenta visual, que te ajuda a descrever o perfil de uma Pessoa ou de um grupo de pessoas. O Mapa de Empatia permite que você estruture Uma verdadeira

Leia mais

Curso: INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA. Agenda 21 local : da teoria à prática

Curso: INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA. Agenda 21 local : da teoria à prática Curso: INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA Agenda 21 local : da teoria à prática Gina Rizpah Besen Psicóloga Mestre em Saúde Pública FSP-USP consultora em Gestão Ambiental rizpah@usp.br Desenvolvimento

Leia mais

Gêneros Jornalísticos

Gêneros Jornalísticos Texto Jornalístico Narrando o cotidiano Gêneros Jornalísticos Obrigatoriedade de serem interessantes e motivadoras para o leitor, ou seja, definidas por sua forma mais vendável Há também uma corrente que

Leia mais