A CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO KATIUSCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO KATIUSCIA"

Transcrição

1 A CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO KATIUSCIA REDAÇÃO

2 IMPORTÂNCI A DA LEITURA A

3

4 TESE, ou proposição, éa idéia que defendemos, necessariamente polêmica, pois a argumentação implica divergência de opinião.

5 A palavra ARGUMENTO tem uma origem curiosa: vem do latim ARGUMENTUM, que tem o tema ARGU, cujo sentido primeiro é "fazer brilhar", "iluminar", a mesma raiz de "argênteo","argúcia","arguto".

6 Os argumentos de um texto são facilmente localizados: identificada a tese, faz-se a pergunta por quê? (Ex.: o autor é contra a pena de morte (tese). Porque... (argumentos).

7

8 ESTRATÉGIAS argumentativas são todos os recursos (verbais e nãoverbais) utilizados para envolver o leitor/ouvinte, para impressioná-lo, para convencê-lo melhor, para persuadi-lo mais facilmente, para gerar credibilidade, etc. Os exemplos a seguir poderão dar melhor idéia acerca do que estamos falando.

9 A CLAREZA do texto - para citar um primeiro exemplo - é uma estratégia argumentativa na medida em que, em sendo claro, o leitor/ouvinte poderá entender, e entendo, poderá concordar com o que está sendo exposto. Portanto, para conquistar o leitor/ouvinte, quem fala ou escreve vai procurar por todos os meios ser claro, isto é, utilizar-se da ESTRATÉGIAda clareza.

10 O emprego da LINGUAGEM CULTA FORMAL deve ser visto como algo muito es-tra-té-gi-co em muitos tipos de texto. Com tal emprego, afirmamos nossa autoridade (= "Eu sei escrever. Eu domino a língua! Com isso reforçamos, damos maior credibilidade ao nosso texto. Imagine, estão, um advogado escrevendo mal... ("Ele não sabe nem escrever! Seus conhecimentos jurídicos também devem ser precários!").

11 Em outros contextos, o emprego da LINGUAGEM FORMAL e até mesmo POPULAR poderá ser estratégico, pois, com isso, consegue-se mais facilmente atingir o ouvinte/leitor de classes menos favorecidas.

12 O TÍTULO ou o INÍCIO do texto (escrito/falado) devem ser utilizados como estratégias... como estratégia para captar a atenção do ouvinte/leitor imediatamente. De nada valem nossos argumentos se não são ouvidos/lidos.

13 Outros exemplos de estratégias utilização de vários argumentos a disposição dos argumentos ao longo do texto o ataque (responsável) às fontes adversárias as antecipações (prever a argumentação do adversário e respondê-las) a qualificação das fontes a utilização da ironia ( sem apelação) a linguagem direta a repetição (para reafirmar posições)

14 Proposição (tese): afirmativa suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento. Análise da proposição ou tese: definição do sentido da proposição ou de alguns de seus termos, a fim de evitar mal-entendidos. Formulação de argumentos: fatos, exemplos, dados estatísticos, testemunhos, etc. Conclusão (retomada das ideias iniciais)

15 A SEGUIR VEREMOS EXEMPLOS DE UM TEXTO ARGUMENTATIVO QUE SEGUE AS ORIENTAÇÕES QUE ACABAMOS DE ESTUDAR.

16 Proposta Leia o seguinte Informe Especial de Zero Hora do dia 24 de outubro de Celular na aula Um dos debates mais desafiadores da sociedade moderna é o que ora se trava em torno do uso de telefone celular por alunos, em sala de aula. Crianças as e adolescentes, apoiados por alguns pais, não querem abrir mão da possibilidade de se manter ligados durante o período de classe. Os professores, contrariados, argumentam que a troca de mensagens, a audição de músicas, m o uso do aparelho como máquina m fotográfica fica e eventuais chamadas tiram a concentração dos jovens. As escolas agem timidamente, especialmente as particulares, onde os casos são mais frequentes. Neste ambiente, surge a tentativa do Legislativo de equacionar o problema com a criação de uma lei disciplinadora. Não háh dúvida de que disciplina é a palavra-chave, mas o ideal é que ela seja alcançada ada por meio do diálogo e de um compromisso entre as partes.

17 Agora, elabore um texto dissertativo-argumentativo, respondendo a seguinte questão: Deve haver restrições ao uso do telefone celular em locais públicos? p Para escrever seu texto, parta de sua experiência pessoal e considere a importância do telefone celular na sociedade moderna. Lembre-se de que o celular pode, em diferentes situações do dia-adia, ser útil, ou prejudicial aos cidadãos.

18 O bom uso do celular deve ser garantido por leis Atualmente, a telefonia móvel m ocupa lugar de destaque na sociedade. De artigo supérfluo, ele passou a ser um importante meio de comunicação de nossos tempos estando largamente disseminado quase todos possuem um, seja para trabalhar, seja para encontrar alguém m num local público, p seja para simplesmente conversar. Mas, com tantos usuários, o mau uso acaba sendo comum, o que leva a uma necessidade: limitar os celulares em lugares públicos, p através s de leis. A maioria das pessoas jáj passou por alguma situação em que se sentiu prejudicada pelo barulho do celular de outro. Eu, por exemplo, estive e semana passada no cinema e presenciei uma situação desagradável: o telefone de um espectador tocou bem durante um momento de suspense do filme. Por que ele não n o desligou ao começar a projeção? Até podemos imaginar que o cidadão passasse por alguma situação emergencial que exigisse atendimento rápido, r mas para isso bastaria deixar o aparelho no modo vibrador e atendê-lo fora da sala. Por isso, a coibição do uso indiscriminado do celular é medida benéfica. HáH leis, tanto no âmbito municipal quanto no estadual, que proíbem seu uso em espetáculos e no trânsito de veículos, mas elas deveriam valer também m para outras situações, como em salas de aula e em restaurantes. A par disso, as leis jáj existentes deveriam ser observadas com mais rigor, diminuindo assim a sensação de impunidade que estimula novas práticas delituosas. O celular veio para facilitar a vida do homem, tendo se mostrado essencial na vida social e profissional. Mas, para que ele cause mais benefícios que malefícios, seu uso precisa ser controlado por uma legislação inteligente e bem aplicada. O bom- senso dos indivíduos, duos, por si só, s, não consegue frear as más m s práticas desta tecnologia.

19 DICAS RÁPIDAS Evite termos dos quais você desconhece a grafia ou significado; Não use gírias ou abreviações; Observe margens e divisão do texto em parágrafos; Seja coerente, evite contradições; Releia seu texto com atenção.

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica O PROCESSO DE LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS Profª Ma. Fabiana Rocha O PROCESSO DE LEITURA Importância da Leitura Aprendizagem do ser humano; Enriquecer o vocabulário; Obter conhecimento;

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2014 GABARITOS DEFINITIVOS

PROCESSO SELETIVO 2014 GABARITOS DEFINITIVOS PROCESSO SELETIVO 2014 GABARITOS DEFINITIVOS A CONTEMAX CONSULTORIA, no uso de suas atribuições, torna público, após o julgamento dos recursos interpostos, o gabarito definitivo. Os pontos relativos às

Leia mais

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010

Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010 Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: rafaelsemensi@hotmail.com e-mail pessoal: rafasemensi@gmail.com Rafael Semensi

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS 1 - RESUMO Resumir as informações mais importantes de um texto com suas palavras, sem copiar e sem acrescentar novas

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

REDAÇÃO AULA 4 PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO PROF.: MÁRIO VICTOR

REDAÇÃO AULA 4 PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO PROF.: MÁRIO VICTOR REDAÇÃO AULA 4 PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO PROF.: MÁRIO VICTOR TEXTO ARGUMENTATIVO TEXTO ARGUMENTATIVO é o texto em que defendemos uma idéia, opinião ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios)

Leia mais

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação

Leia mais

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE 1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE O GRANDE objetivo da Headline é gerar o impulso que leva a abertura de E-mail. Esses impulsos podem ser despertados de várias formas diferentes e cada uma vai ter

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares) Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente o tema e o recorte

Leia mais

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro Aula 10 Elaboração do TCC Roteiro Dicas Nunca, em hipótese alguma, compre sua monografia ou pague alguém para desenvolver partes ou todo o seu trabalho. Primeiro porque se você for pego poderá ter sérios

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião Gênero Textual: Artigo de opinião Texto argumentativo que visa expressar o ponto de vista ou opinião do autor sobre determinado assunto e convencer o leitor da pertinência dessa opinião. Artigo de opinião

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

REDAÇÃO PARA CONCURSOS Professor: Lincoln Moura DICAS PRA PASSAR DEZ MANDAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO DISSERTATIVO: 1- Apresentar grafia legível e de preferência: cursiva; 2- Evitar rasuras, porém,

Leia mais

MELHORANDO A COMUNICAÇÃO

MELHORANDO A COMUNICAÇÃO MELHORANDO A COMUNICAÇÃO VOCÊ É O QUE VOCÊ ESCREVE! DICAS RÁPIDAS PARA TORNAR SEU TRABALHO AINDA MELHOR! QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE ESCREVER BEM UM E-MAIL? Você transmite credibilidade e profissionalismo,

Leia mais

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO O que é dissertar? I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; II. Defender princípios, tomando

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

Aula 2: Tipologia textual: a dissertaçãoargumentativa

Aula 2: Tipologia textual: a dissertaçãoargumentativa Aula 2: Tipologia textual: a dissertaçãoargumentativa Do Latim textum = tecido, pano. Não é um aglomerado de frases; É uma totalidade dotada de sentido; Tem início, meio e fim; É produzido por alguém num

Leia mais

O TEXTO DISSERTATIVO

O TEXTO DISSERTATIVO O TEXTO DISSERTATIVO O texto dissertativo é de natureza teórica e visa discutir minuciosamente um tema, desdobrando-o em todos os seus aspectos. O autor de um texto dissertativo pode, entre outras coisas,

Leia mais

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Redação. AULA: A Dissertação Argumentativa

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Redação. AULA: A Dissertação Argumentativa MONITORIA_2015 DISCIPLINA: Redação AULA: A Dissertação Argumentativa Dissertar Falar sobre; discorrer sobre 1) Modelo dissertativo 1) Expositivo: Panorama imparcial de ideias, informações neutras, exposições.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

REDAÇÃO PARA CONCURSOS: técnicas de elaboração e critérios de avaliação

REDAÇÃO PARA CONCURSOS: técnicas de elaboração e critérios de avaliação REDAÇÃO PARA CONCURSOS: técnicas de elaboração e critérios de avaliação Quando uma redação recebe zero? fuga total ao tema; fuga ao tipo dissertativo-argumentativo; ofensa declarada ao concurso; desrespeito

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

Do livro didático à prática em sala de aula: a importância da redação matemática no processo de ensino e aprendizagem

Do livro didático à prática em sala de aula: a importância da redação matemática no processo de ensino e aprendizagem Universidade de Brasília 27/28/29 de setembro de 2013 Do livro didático à prática em sala de aula: a importância da redação matemática no processo de ensino e aprendizagem Daniel Cordeiro-UFCG daniel@dme.ufcg.edu.br

Leia mais

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos Competências ENEM Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM, esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total (dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tem peso de

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº Série: Data: / /2016 Professor: 3º Bimestre A - Introdução Neste bimestre, você aprendeu novos procedimentos de leitura e fez várias atividades

Leia mais

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM.

Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação. Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Conheça melhor o método imbatível para escrever uma redação Esta apostila é parte do material do famoso método completo Redação Total ENEM. Você tem interesse em conhecer melhor o método desenvolvido pela

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C REDAÇÃO DISCURSIVA F C C 10. DA PROVA DISCURSIVA - REDAÇÃO 10.1 A Prova Discursiva-Redação será aplicada para os cargos de Analista Judiciário Áreas Judiciária e Administrativa, Técnico Judiciário Área

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Análise Estética (formal) Análise Estilística (figuras de linguagem) Análise Gramatical (morfossintática) Análise Semântica (de significado) Análise

Leia mais

Como Aprender Inglês: O Guia Prático

Como Aprender Inglês: O Guia Prático Como Aprender Inglês: O Guia Prático Elaboramos um sistema passo-a-passo para você aprender inglês de maneira mais simples e efetiva! Lucas Campos Introdução Ao Guia...3 Passo 1 As 4 Habilidades...4 Passo

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 7 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO

COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO ESCRITA CIENTÍFICA Literacia da Informação Mariana Gaio Alves 21 de Março de 2012 Saber comunicar a informação de forma eficaz O que é um trabalho de investigação? Um problema

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 4 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 5 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. José Fernandes Machado Professor Supervisor: Ladmires Carvalho Bolsistas:

Leia mais

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL Aula 14 Presencial LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL A linguagem é a forma que usamos para nos comunicar uns com os outros. Temos a linguagem oral, escrita e visual, por exemplo, mas todas estas seguem padrões

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: GRAZIANE QUEIROZ BOARETTO Grupo: 02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

Português 1º e 2º Mara

Português 1º e 2º Mara Português 1º e 2º Mara Estrutura do texto dissertativoargumentativo Roberson de Oliveira 1 Roberson de Oliveira 1 Estrutura do texto dissertativo-argumentativo O texto dissertativo é composto de 3 partes:

Leia mais

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM?

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O senso comum (conhecimento popular) se refere ao conhecimento do povo, adquirido ao acaso, dominado por valores e crenças baseadas nas experiências

Leia mais

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos 8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos A internet cada vez mais tem se mostrado o lugar ideal para ver e ser visto, e conquistar mais inscritos em perfis de redes

Leia mais

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao REDAÇÃO: ENEM ENEM: E DAÍ? ingresso ao ENSINO SUPERIOR Universidades públicas pelo SISU, Universidades privadas com bolsa pelo PROUNI, financiamento estudantil pelo FIES, parte da nota de processos seletivos

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA Manaus, AM, 02 de dezembro de LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO MILITAR DE MANAUS INSTRUÇÕES CANDIDATO, LEIA COM ATENÇÃO!

MINISTÉRIO DA DEFESA Manaus, AM, 02 de dezembro de LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO MILITAR DE MANAUS INSTRUÇÕES CANDIDATO, LEIA COM ATENÇÃO! MINISTÉRIO DA DEFESA Manaus, AM, 02 de dezembro de 2012. EXÉRCITO BRAS ILEIRO CONCURSO DE ADMISSÃO D E C Ex D E P A LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO MILITAR DE MANAUS CADERNO DE REDAÇÃO 1º Ano Ensino Médio 2º

Leia mais

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO AULA 4 COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena Atividades da aula 3 Comente as afirmações a

Leia mais

Atividade PIJ - DIREITO

Atividade PIJ - DIREITO Atividade PIJ - DIREITO 1 - Leia as afirmações sobre o gênero textual resenha que se seguem e depois escolha a alternativa que responde corretamente à avaliação feita por você sobre o qual(is) está(ão)

Leia mais

Pré-produção. O Roteiro: Escaleta: Argumento: Roteiro Literário:

Pré-produção. O Roteiro: Escaleta: Argumento: Roteiro Literário: Pré-produção A pré-produção compreende a elaboração do roteiro (Escaleta, Argumento, Roteiro Literário e Roteiro Técnico), a análise técnica e a elaboração do cronograma. O Roteiro: Como o próprio nome

Leia mais

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins TEXTOS DISSERTATIVOS Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins DISSERTAR É um ato que desenvolvemos todos os dias, quando procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência;

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Conteúdo Programático 1. Conhecimento, Ciência e Pesquisa: Definições e Características Metodologia Científica

Leia mais

Como redigir textos. Como redigir textos

Como redigir textos. Como redigir textos Como redigir textos Professor Ailson Como redigir textos Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Veja 8 simples passos de como fazer uma redação de qualidade. 1 0 Argumentação

Leia mais

Como Elaborar um Relato de Pesquisa

Como Elaborar um Relato de Pesquisa Como Elaborar um Relato de Pesquisa A ESTRUTURA DE UM TRABALHO CIENTÍFICO Introdução = Qual o problema estudado? Metodologia = Como o problema foi estudado? Resultados = Que foi encontrado? Discussão =

Leia mais

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim Profª Mª Fernanda Trombini Cassim TESE INICIAL ARGUMENTOS PARA DEFESA DA TESE INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - CONCLUSÃO TEXTO I TEXTOS MOTIVADORES Em consonância com a Constituição da República Federativa

Leia mais

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA Língua Portuguesa Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto:

Leia mais

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo Produção Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo argumentativo Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK DEFINIÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ARGUMENTATIVO O texto

Leia mais

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Peculiaridades e formas de conduzir seus estudos Thaisa Bueno Uma breve diferenciação antes de começarmos Divulgação científica Jornalismo científico Disseminação científica

Leia mais

Plataforma de gerenciamento de artigos do RECYT (Open Journal System)

Plataforma de gerenciamento de artigos do RECYT (Open Journal System) GUIA PASSO A PASSO Manual do Revisor da «Comunicar» ISSN: 1134-3478; e-issn: 1988-3294 www.revistacomunicar.com Plataforma de gerenciamento de artigos do RECYT (Open Journal System) Fundação de Ciência

Leia mais

Dissertação x argumentação

Dissertação x argumentação Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,

Leia mais

fatos que podem ser pontos chave para você iniciar a sua redação. #Dica 2: Pensadores como aliados. Ham? Sim, isso mesmo. Se o tema for um tema de

fatos que podem ser pontos chave para você iniciar a sua redação. #Dica 2: Pensadores como aliados. Ham? Sim, isso mesmo. Se o tema for um tema de O QUE É INTRODUÇÃO? É a parte do texto em que se coloca a ideia-chave, o assunto da dissertação. A partir da ideia principal é que se desenvolve o resto do texto, onde você pode justificar e apresentar

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 3 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

PRÁTICA DA LINGUAGEM JURÍDICA. Pág. 225 e segts PLT.

PRÁTICA DA LINGUAGEM JURÍDICA. Pág. 225 e segts PLT. PRÁTICA DA LINGUAGEM JURÍDICA Pág. 225 e segts PLT. DISCURSOS JURÍDICOS Existem alguns tipos de discursos, o discurso de uma maneira genérica é aquele que é usado para se comunicar, para expressar uma

Leia mais

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS?

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? Você sente que está patinando em seu conhecimento de inglês? Essa sensação é bastante comum. Na verdade, no começo do curso sentimos que estamos tendo

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA:. Língua Portuguesa SÉRIE/ TURMA:. 9º ano A/B BIMESTRE: 4º 1 e 2 - Texto Perder, ganhar, viver. Pag.( 230, 231 e 232) Leitura do texto; discussão; atividade escrita. Pag. ( 232 e 233) - Atividade

Leia mais

www.preparacaototalenem.com.br Dicas de Redação para nota 1000 no ENEM Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova - Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia

Leia mais

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Artigo de opinião Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO É UMA TIPOLOGIA TEXTUAL QUE VISA

Leia mais

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO SIMULADO PRESENCIAL ENEM 2010 TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 12 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PONDO ORDEM NO CAOS: como organizar as ideias.

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PONDO ORDEM NO CAOS: como organizar as ideias. PONDO ORDEM NO CAOS: como organizar as ideias. PRIMEIRA DICA Antes de redigir o texto jurídico, você precisa dominar o assunto. SEGUNDA DICA Você precisa organizar suas ideias, começando pelas mais simples

Leia mais

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha PRODUÇÃO TEXTUAL Nº3 ENTREGA: 17/ 03/ 2016 2º Ano do Ensino Médio Nome do aluno: Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

CURSO DE TÉCNICAS DE ESTUDO, INVESTIGAÇÃO E EXPRESSÃO JURÍDICA

CURSO DE TÉCNICAS DE ESTUDO, INVESTIGAÇÃO E EXPRESSÃO JURÍDICA CURSO DE TÉCNICAS DE ESTUDO, INVESTIGAÇÃO E EXPRESSÃO JURÍDICA 1º Semestre do ano letivo 2017/18 Destinatários: Alunos do 1º Ciclo de Estudos da Faculdade de Direito Universidade do Porto. Supervisão científica:

Leia mais

EDITORIAL. Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos isto é, nunca são assinados por alguém em particular.

EDITORIAL. Na chamada grande imprensa, os editoriais são apócrifos isto é, nunca são assinados por alguém em particular. - O QUE É ISSO? EDITORIAL Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade.

Leia mais

Aula Demonstrativa. DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão

Aula Demonstrativa. DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão Aula Demonstrativa DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão *recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as normas

Leia mais

Texto dissertativo argumentativo

Texto dissertativo argumentativo Texto dissertativo argumentativo Textos dissertativos argumentativos Os textos dissertativos argumentativos procuram emitir uma visão pessoal de questões relevantes nos mais diversos campos: economia,

Leia mais

CONSIDERAÇÕES GERAIS

CONSIDERAÇÕES GERAIS CONSIDERAÇÕES GERAIS CENSURA NAS REDES SOCIAIS OS EFEITOS DA INTERNET TECNOLOGIA EM SALA DE AULA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO LEGALIZAÇÃO DA MACONHA SUICÍDIO E EUTANÁSIA PENA DE MORTE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS PESQUISAS

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Exame de Proficiência em Língua Portuguesa 16 e 17 de julho/2001

Leia mais

Guia Rápido de Redação

Guia Rápido de Redação Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos Saiba como começar a se preparar para a disciplina que ainda elimina centenas de milhares de candidatos todos os anos. Redação: o segredo dos concurseiros

Leia mais

Dicas do livro Como gerenciar s, David Brake

Dicas do livro Como gerenciar  s, David Brake Dicas do livro Como gerenciar e-mails, David Brake Etiqueta na rede O e-mail é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão

Leia mais

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente Dissertação Argumentativa parte II Professor Guga Valente Esquema da dissertação INTRODUÇÃO - Tema (paráfrase) - Tese (ideia a ser defendida) DESENVOLVIMENTO - Argumentos - Exemplos CONCLUSÃO - Ponto de

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

Assim, para elaborar uma redação de qualidade, você deve seguir as seguintes recomendações:

Assim, para elaborar uma redação de qualidade, você deve seguir as seguintes recomendações: 2.5 Competência 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos O quinto aspecto a ser avaliado no seu texto é a apresentação de uma proposta de intervenção

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS COMPOSIÇÃO DO TRABALHO: OBRIGATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão bibliografia OPCIONAL Dedicatória

Leia mais

O texto argumentativo

O texto argumentativo O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos E8 e E9 17. Escrever textos argumentativos. 1. Escrever textos argumentativos com a tomada de uma posição; a apresentação de razões que a justifiquem,

Leia mais

Roteiro e Dicas Questões modelos de respostas

Roteiro e Dicas Questões modelos de respostas Danilo Gonçalves Gaspar Fabiano de Aragão Veiga O CAMINHO para APROVAÇÃO na PROVA ESCRITA DISCURSIVA MAGISTRATURA DO TRABALHO Roteiro e Dicas Questões modelos de respostas 2017 ROTEIRO E DICAS ELABORAÇÃO

Leia mais

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI.

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. ATUALIZADO EM: 29/10/2007 1. Faça um programa que inverta uma string: leia a string com gets e armazene-a invertida em outra

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

ESCREVA BEM E INSPIRE PESSOAS. 5 dicas de redação para mudar a imagem do seu clube + dica de ouro

ESCREVA BEM E INSPIRE PESSOAS. 5 dicas de redação para mudar a imagem do seu clube + dica de ouro ESCREVA BEM E INSPIRE PESSOAS 5 dicas de redação para mudar a imagem do seu clube + dica de ouro Você conhece o poder de uma boa redação? No Brasil, cerca de 57% da população não entende bem como funciona,

Leia mais

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Como zerar uma redação? - fuga total ao tema; - não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; - extensão de até 7 linhas; - cópia de texto motivador;

Leia mais

IMAGEM PÚBLICA. Distrito 4650 (Gestão 2018/2019)

IMAGEM PÚBLICA. Distrito 4650 (Gestão 2018/2019) IMAGEM PÚBLICA Distrito 4650 (Gestão 2018/2019) Objetivos Dicas para um bom texto jornalístico Dicas para de dar bem numa entrevista para TV Dicas para de dar bem numa entrevista para Rádio Tipos de entrevista

Leia mais