A R G U M E N T A Ç ÃO. João Bosco Medeiros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A R G U M E N T A Ç ÃO. João Bosco Medeiros"

Transcrição

1 A R G U M E N T A Ç ÃO João Bosco Medeiros

2 Argumentação é um procedimento que se utiliza para tornar uma tese aceitável. Argumentos e provas motivam o convencimento, levam à persuasão. A marca do texto argumentativo é convencer ou persuadir por meio de um conjunto de recursos oferecidos pela língua. O autor de textos argumentativos elabora um elenco de hipóteses de trabalho, afirmações sobre o assunto:

3 Tema: O Sistema Prisional Brasileiro 1ª) O sistema prisional brasileiro é inadequado para os criminosos que há na sociedade atual, porque as leis penais são antigas; 2ª) O sistema prisional brasileiro precisa de reformas, porque se apóia exclusivamente em retirar o criminoso da sociedade e não em reeducá-lo;

4 3ª) O tratamento desrespeitoso com relação aos direitos humanos, a tortura que ocorre nos presídios brasileiros, principalmente, devido à ação de agentes penitenciários, está a exigir uma reforma do sistema prisional brasileiro; 4ª) A sociedade brasileira precisa ocupar-se sobretudo com a educação dos jovens, se quiser eliminar parte dos problemas oriundos de seu ultrapassado sistema prisional.

5 Elaborada a tese a ser defendida, é preciso reunir argumentos e provas que ajudem a demonstrar a validade das ideias, das afirmações apresentadas. A defesa de uma tese exige pesquisa sobre o assunto em jornais, revistas, livros de referência ou livros especializados. Tais procedimentos auxiliam a tornar o texto coerente e capaz de persuadir o destinatário.

6 Para a construção de um texto argumentativo, faz-se uso dos operadores argumentativos, que unem as diferentes partes de um texto, contribuindo para a articulação das ideias e maior discursividade. Todo texto argumentativo tem uma tese. A tese consiste na posição ideológica ou na conclusão geral a que se chega quando se defende uma questão. É uma afirmação que o sujeito apresenta para a aprovação do interlocutor.

7 Uma argumentação compõe-se de argumentos, que têm a finalidade de fundamentar o ponto de vista, e de raciocínios, que relacionam os argumentos com o ponto de vista e encadeiam os argumentos entre si. Uma argumentação é considerada: - clara, se essas relações ficam evidentes; - coerente, se não apresenta contradições entre o ponto de vista e os argumentos; - consecutiva, se a ordem de encadeamento dos argumentos é a mais adequada para conduzir a discussão, de modo a deixar o leitor perceber relações de maior ou menor relevância entre esses argumentos.

8 Como um texto se desenvolve de modo linear, palavra após palavra, frase após frase, parágrafo após parágrafo, o encadeamento tem de ser concatenado de tal forma que cada parte ocupe o lugar mais adequado em uma sequência em que a argumentação progrida sem repetição ou circularidade. Para uma boa argumentação, o produtor de um texto pode se servir de diferentes tipos de argumentos. Entre os argumentos mais importantes estão:

9 1. Argumento de autoridade Consiste em um recurso linguístico que utiliza a citação de autores renomados (escritores célebres) e de autoridades de um certo domínio do saber (juristas, educadores, filósofos, membros da Igreja etc.) para fundamentar uma ideia, uma tese, um ponto de vista. Desse modo, quanto maior a autoridade, maior será o respaldo a respeito do que se afirma.

10 Por exemplo, quando se discute um assunto na área de educação e se faz uma citação valendo-se dos argumentos de Paulo Freire, cuja autoridade é reconhecida, tem-se um respaldo sobre o que está sendo discutido. Exemplo: Segundo Paulo Freire (2001, p.24), ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou sua construção. O emprego desse tipo de argumento, portanto, torna o discurso mais consistente, pois outras vozes reforçam o que o produtor do texto quer defender.

11 2. Argumento baseado no consenso Consiste no uso de proposições evidentes por si mesmas ou universalmente aceitas como válidas, para efeitos de argumentação. Não se deve confundir argumento baseado no consenso com lugares comuns carentes de base científica e de validade discutível. Por exemplo, quando se diz que a educação é o alicerce do futuro, fazemos referência a uma ideia aceita como verdade.

12 Por outro lado, quando se afirma que o brasileiro é preguiçoso, parte-se de um preconceito, e não de um consenso geral. 3. Argumento baseado em provas concretas Esse tipo de argumento apoia-se em evidências dos fatos que corroboram a validade do que se diz. Ao se afirmar, por exemplo, que uma determinada instituição é séria, obtém-se maior aprovação do que é dito quando fatos concretos confirmarem tal afirmação

13 Não de devem fazer afirmações sem apoio em dados consistentes, fidedignos, suficientes, adequados e pertinentes. As provas concretas constituem-se, principalmente, de relatos de fatos, dados estatísticos, exemplos e ilustrações. Os fatos são elementos muito importantes na argumentação, visto que eles dão concretude ao discurso e, por isso, convencem. Os dados estatísticos, por sua vez, são informações específicas que também têm grande poder de convenvimento.

14 Já os exemplos são relatos de fatos ou condutas de pessoas que representam uma determinada situação. As ilustrações referem-se a exemplos alongados, entremeados de detalhes e descrições, que tornam mais concreta a argumentação sobre temas abstratos. Exemplo de argumento baseado em provas concretas

15 Pesquisas do Banco Mundial mostram que a jornada escolar é curta e uma baixa proporção do tempo é gasta em tarefas propriamente escolares. Há intervalos sem professor em sala de aula e professores que cuidam de um ou outro aluno e deixam os demais sem ter o que fazer. Erro grave é o tempo excessivo que o professor gasta escrevendo no quadro, os alunos copiando e respondendo a perguntas desinteressantes 25% a 47% do tempo. (CASTRO, Cláudio de Moura. A hora na sala de aula. Veja, 8 mai. 2002, p.20)

16 4. Argumento com base no raciocínio lógico É o argumento baseado nas relações lógicas entre proposições e provas (causa e consequência, explicação ou justificativa, conclusão etc.). Observemos o exemplo a seguir:

17 No Brasil, toda vez que o Estado depara com uma grave crise política, motivada pela violência, lança-se uma lei para, de forma demagógica, acalmar a sociedade. Exemplo disso ocorreu com a Lei de Crimes Hediondos, com a Lei da Prisão Temporária, com o estatuto da Criança e do Adolescente, com a Lei de Tortura e, há pouco tempo, com o estatuto do Idoso, incentivado em novela no horário nobre. É o caso da Lei , de 23 de dezembro de 2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento, e o decreto que a regulamentou, nº 5.123, que passou a ter vigência em 2 de julho de 2004.

18 Ora, se as autoridades brasileiras não conseguem garantir um mínimo de segurança ao brasileiro comum, papel que incumbe, legitimamente, ao Estado garantir,(então) não pode querer deixá-lo indefeso frente à violência, coibindo-lhe o direito de ter uma arma, para impedir, por exemplo, que sua casa espaço privado inviolável que todo ser humano tem direito de preservar seja violada por um assaltante, papel efetivamente não realizado por quem deveria realizá-lo: o poder público.

19 5. Argumento da competência linguística Consiste no uso da linguagem adequada à situação de interlocução. A busca dos efeitos argumentativos envolve uma conduta quanto à escolha das palavras, locuções e formas verbais. Optar por um termo em detrimento de outro significa o cruzamento dos planos estilísticos e ideológicos na direção dos discursos persuasivos.

20 Por exemplo, um advogado expressarse-á utilizando a norma culta e a terminologia pertinente à sua área, ao defender uma causa perante um juiz.

21 Estrutura do texto argumentativo Esse tipo de texto é muito comum na vida cotidiana: aparece nos textos jurídicos, nos artigos jornalísticos, na publicidade, nos comentários políticos e econômicos, literários, sobre música, teatro, artes plásticas. Em todas as manifestações há ideias, pontos de vista, debates, discussões. Formamos nosso ponto de vista com base no cruzamento de várias formações discursivas; i.é, o discurso é marcado por outros discursos, leituras, convivência, informações de que tomamos conhecimento, enfim, a nossa trajetória cultural.

22 Por isso, no estudo de textos argumentativos convém conhecer os elementos formadores do ponto de vista. Vejamos como exemplo, na p. 169, o texto Um novo sistema penal, de Helio Bicudo, publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 16 de setembro de 2003:

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 4 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente Dissertação Argumentativa parte II Professor Guga Valente Esquema da dissertação INTRODUÇÃO - Tema (paráfrase) - Tese (ideia a ser defendida) DESENVOLVIMENTO - Argumentos - Exemplos CONCLUSÃO - Ponto de

Leia mais

AS FORMAS BÁSICAS DE COMPOSIÇÃO DO TEXTO

AS FORMAS BÁSICAS DE COMPOSIÇÃO DO TEXTO AS FORMAS BÁSICAS DE COMPOSIÇÃO DO TEXTO O texto pode ser: Argumentativo Dissertativo Descritivo narrativo Argumentativo Tipo de texto em que se sobressai a preocupação do autor em persuadir e convencer

Leia mais

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Artigo de opinião Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO É UMA TIPOLOGIA TEXTUAL QUE VISA

Leia mais

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião Gênero Textual: Artigo de opinião Texto argumentativo que visa expressar o ponto de vista ou opinião do autor sobre determinado assunto e convencer o leitor da pertinência dessa opinião. Artigo de opinião

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 9 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada. 1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/015 I ADEQUAÇÃO A- ao tema = 0 a pontos B- à leitura da coletânea =

Leia mais

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema UFG/CS PS/011-1 RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS I ADEQUAÇÃO (SERÁ CONSIDERADO O USO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA) A- ao tema

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. José Fernandes Machado Professor Supervisor: Ladmires Carvalho Bolsistas:

Leia mais

O modo de organização do discurso argumentativo

O modo de organização do discurso argumentativo O modo de organização do discurso argumentativo Texto dissertativo e texto argumentativo Dissertativo discurso explicativo. O objetivo é explicar. Argumentativo visa persuadir ou convencer um auditório

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) D O M Í N I O S D I S C U R S I V O S Para Luiz Antônio Marcuschi, os domínios discursivos constituem práticas de comunicação nas quais

Leia mais

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO Na introdução, deve-se apresentar o tema sobre o qual irá discorrer e deixar bem clara

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS NOTA DE AULA 3 ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS R E S P O S T A S D I S C U R S I V A S Ao se responder a questões em provas escolares, exercícios, vestibulares, concursos, etc. sempre somos colocados

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários, não literários e mistos)...3 Ortografia... 21 Acentuação... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado das palavras... 10/105 Pontuação... 81

Leia mais

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

.com.br oncursos

.com.br oncursos os.co cu rs co n.a lfa.b m r VOLUME 1 Língua Portuguesa...13 1. Interpretação e Compreensão de Texto... 17 2. Gêneros Textuais... 23 3. Reescritura de Frases e Parágrafos do Texto... 32 4. Formação de

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTAÇÃO (MODOS DE ORGANIZAR O DISCURSO PARTE I) ARGUMENTAÇÃO Argumentar significa apresentar um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis para

Leia mais

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre

Leia mais

O que é uma dissertação? IGEPP João Bosco Bezerra Bonfim

O que é uma dissertação? IGEPP João Bosco Bezerra Bonfim O que é uma dissertação? IGEPP João Bosco Bezerra Bonfim Estrutura típica proposição inicial argumentação conclamação final Estrutura típica Nos manuais de redação brasileiros para um texto dissertativo-argumentativo:

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa* e Redação

SUMÁRIO. Língua Portuguesa* e Redação Língua Portuguesa* e Redação Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades humanas; funções da linguagem na comunicação; diversidade linguística (língua padrão, língua

Leia mais

A força dos Argumentos

A força dos Argumentos A força dos Argumentos Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinada opinião, tese ou afirmação. 2 5 dicas importantes:

Leia mais

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA) DISSERTAÇÃO Escola de Sargentos das Armas (EsSA) R E D A Ç Ã O - CONTEÚDO DO EDITAL 4. A parte discursiva de Português será constituída de uma redação e terá o objetivo de avaliar a capacidade de expressão

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - 1. Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas 1 as atividades humanas; 2 funções da linguagem na comunicação; 3 diversidade linguística (língua padrão, língua não padrão). 4 2. Leitura:

Leia mais

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO AULA 4 COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena Atividades da aula 3 Comente as afirmações a

Leia mais

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens?

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens? 1- O que é o Modus Ponens? Lógica Proposicional R: é uma forma de inferência válida a partir de duas premissas, na qual se se afirma o antecedente do condicional da 1ª premissa, pode-se concluir o seu

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4 GRUPO 1 GRUPO GRUPOS 3e UFG/CS RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS GRUPO I ADEQUAÇÃO A-ao tema = 0 a pontos B-à leitura da coletânea = 0 a pontos C-ao gênero textual = 0 a pontos D-à modalidade = 0 a pontos CRITÉRIOS

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Linguagem: como instrumento de ação e interação presente

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA: RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO:

LÍNGUA PORTUGUESA: RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO: LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão, interpretação e inferências de textos. Tipologia e Gêneros Textuais. Variação Linguística. O processo de comunicação e as funções da linguagem. Relações semântico-lexicais,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão, interpretação e inferências de textos... 3 Tipologia e Gêneros Textuais... 6/9 Variação Linguística... 7/114 O processo de comunicação e as funções da linguagem... 8 Relações

Leia mais

CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO

CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO 1 PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos do MÓDULO TEMÁTICO e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativoargumentativo

Leia mais

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta Versão B GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta 1.O discurso filosófico é sobretudo um discurso: a) Demonstrativo b) Argumentativo c) Científico d) Racional 2. Dizer que a filosofia

Leia mais

Desenvolvimento do texto dissertativo PROF. ELISÂNGELA LOPES

Desenvolvimento do texto dissertativo PROF. ELISÂNGELA LOPES Desenvolvimento do texto dissertativo PROF. ELISÂNGELA LOPES O desenvolvimento é o corpo da redação, em que se discute o assunto, debatem-se os problemas, são apresentados os raciocínios, a argumentação,

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião. Ana Luiza M. Garcia

Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião. Ana Luiza M. Garcia Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião Ana Luiza M. Garcia Organização do Encontro O TRABALHO COM SD A SD DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO JOGOS (VIRTUAIS e QP BRASIL ) Questões-chave O que

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE)

REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE) REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE) TIPOS DE REDAÇÃO DISCURSIVA: Dissertação Argumentativa (finalidade persuasiva); Dissertação Expositiva (finalidade informativa); Estudo de Caso (análise de

Leia mais

GÊNEROS TEXTUAIS UEM UNICAMP UEMG

GÊNEROS TEXTUAIS UEM UNICAMP UEMG GÊNEROS TEXTUAIS UEM UNICAMP UEMG carta do leitor e artigo de opinião Prof. BrunoGuirado Ensino Médio CARTA DO LEITOR Esfera de circulação: jornalística A tecnologia faz com que hoje haja muito mais cartas

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Adequação conceitual. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. Seleção vocabular. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo. Linguagem: como instrumento

Leia mais

MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO

MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA MÁTICA Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Reconhecimento de tipos e gêneros textuais Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades humanas; funções da linguagem na comunicação; diversidade linguística (língua padrão, língua não padrão)...6

Leia mais

Prova Qualis. Orientações Gerais:

Prova Qualis. Orientações Gerais: Prova Qualis Orientações Gerais: Horário; Duração da prova: 2h30; Composição: questões objetivas e discursivas; Conteúdo: as provas abrangem conteúdos de formação geral e específicos; Orientações. Oficina:

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

ASSUNTO EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI. 4. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo.

ASSUNTO EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI. 4. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo. EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI ASSUNTO 1. Adequação conceitual. 2. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. 3. Seleção vocabular. 4. Estudo e interpretação

Leia mais

Onde se lê: O processo classificatório será constituído por uma prova de Redação.

Onde se lê: O processo classificatório será constituído por uma prova de Redação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROCESSO SELETIVO CONCURSO VESTIBULAR EAD - UAB/UFSM (2º Semestre) EDITAL N. 042/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL 040/2016

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Fonética e Fonologia: Relações entre ortografia, fonética e fonologia: letras e grafemas; encontros vocálicos e consonantais; dígrafos; sílabas; acento tônico; ortografia...3/5/14 Morfologia:

Leia mais

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo Produção Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo argumentativo Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK DEFINIÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ARGUMENTATIVO O texto

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL OBJETIVOS: Qualificar, ampliar e desenvolver conhecimentos e habilidades nos principais ramos do Direito Penal e Processual Penal, incluindo a legislação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Reflexões sobre a arte de argumentar

Reflexões sobre a arte de argumentar Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação em Design Disciplina Seminário de desenvolvimento de tese Profa. Dra. Jackeline Lima Farbiarz Reflexões sobre a arte de argumentar

Leia mais

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO APRESENTAÇÃO Em 2014, a TV Morena HDTV e a Taurus realizam cinco ações/campanhas em prol do Meio Ambiente. Entre as ações/campanhas

Leia mais

ÍNDICE. Bibliografia CRES-FIL11 Ideias de Ler

ÍNDICE. Bibliografia CRES-FIL11 Ideias de Ler ÍNDICE 1. Introdução... 5 2. Competências essenciais do aluno... 6 3. Como ler um texto... 7 4. Como ler uma pergunta... 8 5. Como fazer um trabalho... 9 6. Conteúdos/Temas 11.º Ano... 11 III Racionalidade

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 5 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

TEMA-PROBLEMA A comunicação e a construção do indivíduo

TEMA-PROBLEMA A comunicação e a construção do indivíduo TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo Comunicação communicare pôr em comum, estar em relação com os outros, conviver. Tal implica que os indivíduos em comunicação possuam a mesma

Leia mais

significados que pretende comunicar em um determinado contexto sócio-cultural. A Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) leva em consideração que as

significados que pretende comunicar em um determinado contexto sócio-cultural. A Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) leva em consideração que as 1 Introdução No nosso dia-a-dia, estamos a todo momento emitindo opiniões, defendendo ideias. Opinamos em casa, no trabalho, na escola, na rua, em todos os lugares. Opinar, argumentar, persuadir o outro

Leia mais

Linguagem como Interlocução em Portos de Passagem

Linguagem como Interlocução em Portos de Passagem Linguagem como Interlocução em Portos de Passagem (Anotações de leitura por Eliana Gagliardi) Geraldi, em seu livro Portos de Passagem, São Paulo, Martins Fontes, 1991, coloca-nos que o ensino de Português

Leia mais

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA edital poderá ser utilizada, quando superveniente ou complementar a algum tópico já previsto ou indispensável à avaliação para o cargo. 1. Língua Portuguesa 1.1 Leitura e interpretação de diversos tipos

Leia mais

2º Momento Campo Argumentativo Argumento 1 -> Argumento 2 -> Argumento n Refutação de possíveis contra-argumentos

2º Momento Campo Argumentativo Argumento 1 -> Argumento 2 -> Argumento n Refutação de possíveis contra-argumentos Francisco Cubal Um discurso argumentativo é composto por: 1º Momento Introdução Tema (subtemas) Tese do Autor sobre esse tema 2º Momento Campo Argumentativo Argumento 1 -> Argumento 2 -> Argumento n Refutação

Leia mais

Sumário. Apresentação... 7 Alice Cunha de Freitas Maria de Fátima F. Guilherme de Castro

Sumário. Apresentação... 7 Alice Cunha de Freitas Maria de Fátima F. Guilherme de Castro Sumário Apresentação... 7 1 a parte Estudos lingüísticos e estudos literários: fronteiras na teoria e na vida... 13 Beth Brait Referente e discurso literário: a história de Jó Joaquim e o Desenredo de

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

Versão A. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta

Versão A. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta Versão A Grupo I (10 x 3 = 30 Assinala a alternativa correta 1.A filosofia não é uma ciência: a) Porque a filosofia consiste na procura do conhecimento factual. b) Porque os problemas e métodos da filosofia

Leia mais

Professora: Juliana Prado LÍNGUA PORTUGUESA

Professora: Juliana Prado LÍNGUA PORTUGUESA Professora: Juliana Prado LÍNGUA PORTUGUESA Carta argumentativa É uma carta escrita e enviada por um remetente para um destinatário específico, seguindo a estrutura normal de uma carta. Sendo argumentativa,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica...17

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica...17 Língua Portuguesa Compreensão de textos... 3 Denotação e conotação... 10 Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica...17 Sinais de Pontuação... 29 Classes de palavras e suas flexões. Coletivos.

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

Compreensão e Interpretação de Textos

Compreensão e Interpretação de Textos Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Textos Texto Texto é um conjunto coerente de enunciados, os quais podem serem escritos ou orais. Trata-se de uma composição de signos codificada sob a forma

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos 3ª série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia e mapa;

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos da 3 a série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia

Leia mais

CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO Passe Já. Morfologia...

CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO Passe Já. Morfologia... 10 Passe Já SUMÁRIO - Língua Portuguesa CAPÍTULO 1... 11 Morfologia... 12 FAÇA JÁ... 22 CAPÍTULO 2... 23 Sintaxe (funções do SE, crase, concordância nominal e verbal, regência, colocação pronominal)...

Leia mais

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos...

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos... Noções Básicas de Direito Constitucional Direitos e deveres fundamentais... 3 Direitos e deveres individuais e coletivos... 4 Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade... 5

Leia mais

O objectivo da argumentação é estudar as estratégias capazes de tornar os argumentos convincentes.

O objectivo da argumentação é estudar as estratégias capazes de tornar os argumentos convincentes. Francisco Cubal Chama-se argumentação à actividade social, intelectual e discursiva que, utilizando um conjunto de razões bem fundamentadas (argumentos), visa justificar ou refutar uma opinião e obter

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

Versão B. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta

Versão B. Grupo I (10 x 3 = 30 pontos) Assinala a alternativa correta Versão B Grupo I (10 x 3 = 30 Assinala a alternativa correta 1.Dizer que a filosofia é uma atividade reflexiva é afirmar que: a) A filosofia é um saber puramente racional. b) A filosofia é um método puramente

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 2

Lógica Proposicional Parte 2 Lógica Proposicional Parte 2 Como vimos na aula passada, podemos usar os operadores lógicos para combinar afirmações criando, assim, novas afirmações. Com o que vimos, já podemos combinar afirmações conhecidas

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C REDAÇÃO DISCURSIVA F C C 10. DA PROVA DISCURSIVA - REDAÇÃO 10.1 A Prova Discursiva-Redação será aplicada para os cargos de Analista Judiciário Áreas Judiciária e Administrativa, Técnico Judiciário Área

Leia mais

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Introdução Existem vários tipos de textos: Que contam uma história. Que descrevem uma situação. Que apresenta os diálogos

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT FORMATO DA PROVA 1. Texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (texto opinativo, que se organiza

Leia mais

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE NOÇÃO DE TEXTO Texto ou discurso é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão. Para ser considerada um texto, uma ocorrência linguística precisa ser percebida

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM REDAÇÃO ENEM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Profª: Débora Figueiredo O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?

Leia mais

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO SIMULADO PRESENCIAL ENEM 2010 TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua

Leia mais

AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA A COMPOSIÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 2019 DEFININDO A TESE

AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA A COMPOSIÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 2019 DEFININDO A TESE DEFININDO A TESE Uma vez compreendido o tema, é hora de definir a sua tese. Ela é um componente indispensável para o texto dissertativo-argumentativo. A ausência desse componente compromete o atendimento

Leia mais

Coesão e Coerência Textuais

Coesão e Coerência Textuais Universidade Estadual de Feira de Santa Departamento de Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Coesão e Coerência Textuais Profª. Michele Fúlvia Angelo mfangelo@ecomp.uefs.br Construção de textos:

Leia mais

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS:

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: A LINGUAGEM DO TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: Posição subjetiva em relação ao que

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO KATIUSCIA

A CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO KATIUSCIA A CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO KATIUSCIA REDAÇÃO IMPORTÂNCI A DA LEITURA A TESE, ou proposição, éa idéia que defendemos, necessariamente polêmica, pois a argumentação implica divergência de opinião. A palavra

Leia mais

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente

Tipos e técnicas de introdução. Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente Tipos e técnicas de introdução Paragrafação de início de texto dissertativo argumentativo Prof. Guga Valente Introdução básica _ Apresenta a tese a ser defendida e o assunto sobre o qual o texto será desenvolvido

Leia mais

Atividade PIJ - DIREITO

Atividade PIJ - DIREITO Atividade PIJ - DIREITO 1 - Leia as afirmações sobre o gênero textual resenha que se seguem e depois escolha a alternativa que responde corretamente à avaliação feita por você sobre o qual(is) está(ão)

Leia mais