Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029. Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029. Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior"

Transcrição

1 Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029 Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior

2 Perguntas de pesquisa Questão específica, formulada de maneira clara, explícita e operacional, e que define a dificuldade que desejamos pesquisar. Toda pesquisa começa pela formulação do TEMA e da PERGUNTA. As perguntas representam o o quê? da pesquisa. Levam às respostas que queremos obter com a pesquisa. As perguntas não devem utilizar termos ambíguos nem abstratos. As perguntas muito genéricas não levam a uma pesquisa concreta.

3 Perguntas de pesquisa Perguntas mais gerais não levam a uma pesquisa concreta: Porque alguns casamentos duram mais do que outros? Por que há pessoas mais satisfeitas com o seu trabalho do que outras? Como o meio de comunicação de massa se relacionam com o voto? Os gerentes se comprometem mais com sua empresa que os trabalhadores? Essas perguntas são mais ideias iniciais que devem ser aprimoradas e se tornar mais precisas para que orientem o início de um estudo.

4 Perguntas de pesquisa O que falta na pergunta abaixo: Como o meio de comunicação de massa se relacionam com o voto? O termo meios de comunicação de massa implica: rádio, tv, jornais, publicações, cinema, outdoors, internet, entre outros. Voto é: a nível nacional ou local, sindical, religioso, entre outros. É difícil a relação de todos os meios de comunicação e mesmo se definido o voto presidencial.

5 Perguntas de pesquisa A pergunta formulada provoca muitas dúvidas: Iremos pesquisar os efeitos que a propaganda veiculada nesses meios pode ter na conduta dos votantes? Iremos analisar o papel desses meios como agentes de socialização política em relação ao voto? Iremos pesquisar em que medida o número de mensagens políticas no meios de comunicação de massa aumenta durante os períodos eleitorais? Será que vamos estudar como os resultados da votação afetam a opinião das pessoas que trabalham nesses meios? Ou seja, ainda não fica claro o que realmente será feito.

6 Perguntas de pesquisa Em vez disso, é possível formular perguntas mais específicas como: Qual a ligação entre a satisfação no trabalho e a instabilidade do carga de administração nas indústrias com mais de mil trabalhadores em Buenos Aires, Argentina? Existem alguma relação entre o nível hierárquico e a motivação intrínseca para o trabalho nos empregados do Ministério da Fazenda? As perguntas podem ser + ou gerais, mas na maioria dos casos é melhor que sejam precisas, sobretudo no caso dos graduandos em economia.

7 Perguntas de pesquisa Exemplo: Pesquisa de Mariana sobre o namoro: Objetivo 1: Determinar se a atração física, a confiança, a proximidade física, o reforço da autoestima e a semelhança têm influência importante no desenvolvimento do namoro entre jovens de Natal. Pergunta 1: Será que a atração física, a confiança, a proximidade física, o reforço da autoestima e a semelhança exercem influência significativa no desenvolvimento do namoro entre jovens de Natal entre 2000 a 2010? Objetivo 2: Avaliar quais dos fatores mencionados é mais importante no desenvolvimento do namoro entre esses jovens. Pergunta 2: Qual desses fatores exerce maior influência na avaliação da relação, no interesse que demonstram e na disposição em dar continuidade a ela?

8 Perguntas de pesquisa Requisitos que as perguntas devem preencher As respostas não devem ser conhecidas (se forem, não valeria a pena realizar o estudo). As respostas devem ter evidências empíricas (dados observáveis ou mensuráveis). Implicam utilizar meios éticos. Devem ser claras. Determinar o Espaço e Tempo. Deve-se descobrir a dificuldade teórica ou prática para a qual precisarão ser encontradas respostas ou soluções.

9 Perguntas de pesquisa Vantagens Delimita, com exatidão, qual o tipo de resposta deve ser procurado. Leva o pesquisador à uma reflexão benéfica e proveitosa do assunto. Fixa, frequentemente, roteiros para o início do levantamento bibliográfico e da coleta de dados. Auxilia, na prática, na escolha do cabeçalho de tomada de apontamentos. Discrimina com precisão os apontamentos que serão tomados, i.e., todos e tão somente aqueles que respondem às perguntas formuladas.

10 Perguntas de pesquisa Exemplos: Tema: Cultura organizacional em empresas de auditoria Problema: Quais os tipos de cultura organizacionais predominantes nas cinco maiores empresas de auditoria brasileiras? Tema: Stress e produtividade organizacional Problema: Como o stress ocupacional afeta a produtividade dos funcionários das empresas de contact-center da cidade de São Paulo?

11 Perguntas de pesquisa Um tema, mil perguntas... TEMA: "Gestão por competências 1: Quais são as competências técnicas necessárias aos gerentes de pessoas físicas de grandes bancos de varejo, na perspectiva dos clientes? 2: Quais são as competências humanas necessárias aos gerentes de pessoas físicas de grandes bancos de varejo, na perspectiva dos clientes? 3: Quais são as competências técnicas e humanas necessárias aos gerentes de pessoas físicas de grandes bancos de varejo, na perspectiva das área de recursos humanos?

12 Perguntas de pesquisa Um tema, mil perguntas... TEMA: "Gestão por competências 4: Quais são os problemas decorrentes da implantação de um modelo de gestão por competências em uma indústria metalúrgica de médio porte na região do Grande ABC? [ estudo de caso ] 5: Como as competências de negociação e comunicação impactam o processo de liderança em gerentes da área de tecnologia? n: Quais são as tendências atuais em seleção por competências nas empresas supermercadistas de médio e pequeno porte na cidade de Campinas?

13 Perguntas de pesquisa Estrutura geral Fenômeno + Delimitação amostral O que estamos estudando? Em quem? Onde?

14 Perguntas de pesquisa Segundo Meltzoff (1977), os problemas podem ser classificados em função de sua crescente complexidade. I Existência de um fenômeno Exemplo: Executivos estressados apresentam baixo desempenho quando trabalham em equipe? Estrutura do Problema: Existe X?

15 Perguntas de pesquisa II Descrição e classificação de um fenômeno Exemplo: Quais são as características do baixo desempenho de trabalhos em equipe, apresentadas por executivos estressados? Estrutura do Problema: Assumindo que exista X, quais suas características?

16 Perguntas de pesquisa III Composição de um fenômeno Exemplo: Quais são os componentes cognitivos e emocionais presentes no stress do executivo? Estrutura do Problema: Qual é a estrutura (ou composição) de X?

17 Perguntas de pesquisa IV Aspectos relacionais de um fenômeno Exemplo: Existe relação entre a cultura organizacional da empresa e o stress do executivo? Estrutura do Problema: Existe relação entre X e Y?

18 Perguntas de pesquisa V Descrições e comparações de elementos de um fenômeno Exemplo: Existe diferença entre a depressão e o stress no executivo? Estrutura do Problema: X é diferente de Y?

19 Perguntas de pesquisa VI Causalidade um fenômeno Exemplo: A alta rotatividade da empresa (taxa de turnover) pode causar stress no executivo? Estrutura do Problema: Y causa X?

20 Perguntas de pesquisa VIII Causalidade-comparatividade interacionista um fenômeno Exemplo: Em quais departamentos a alta rotatividade da empresa (taxa de turnover) causa maior stress em executivos do sexo masculino ou feminino? Estrutura do Problema: Em que condições Y causa maior alteração em X ou em Z?

21 Perguntas de pesquisa Menor C O M P L E X I D A D E Maior Existência Descrição/Classificação Composição Relação Descrição/Comparação Causalidade Causalidade-Comparativa Causalidade-Comparativa Interacionista Pesquisas exploratórias Pesquisas descritivas Pesquisas correlacionais Pesquisas explicativas (experimentais)

22 Alcance da pesquisa

23 Alcance da pesquisa Exploratório Quando o objetivo é examinar um tema ou um problema de pesquisa pouco estudado, sobre o qual temos muitas dúvidas ou que não foi abordado anteriormente. Serve para se ter mais contato com fenômenos relativamente desconhecidos, obter informação sobre a possibilidade de realizar uma pesquisa mais completa relacionada com um contexto específico, pesquisar novos problemas, etc. Exemplos: Primeiros estudos sobre a AIDS. Pesquisas sobre um novo fenômeno social. Estudos sobre um evento astrológico desconhecido.

24 Alcance da pesquisa Descritivo Buscam especificar as propriedades, as características e os perfis de pessoas, grupos, comunidades, processos, objetos ou qualquer outro fenômeno que se submeta a uma análise. Pretendem medir ou coletar informação de maneira independente ou conjunta sobre os conceitos ou as variáveis a que se referem. Exemplos: Enquetes sobre tendências eleitorais. Estudos de procedência e contagem (quantas pessoas frequentam a psicoterapia numa comunidade específica e a que tipo de psicoterapia recorrem, caracterização de empresas, propriedades de materiais, número e tipo de pacientes atendidos num hospital, etc.). Censos.

25 Alcance da pesquisa Correlacional Associam variáveis. Explicação parcial. Têm como finalidade conhecer o grau de relação entre dois ou mais conceitos, categorias ou variáveis num contexto determinado. Variável Variável Exemplos: Variável Pesquisa para relacionar motivação no trabalho e produtividade em várias empresas industriais. Estudo que associe o tempo dedicado a estudar para uma prova com a nota obtida nela.

26 Alcance da pesquisa Explicativo Pretendem estabelecer as causas dos eventos, acontecimentos ou fenômenos estudados. As pesquisas explicativas são mais estruturadas que os estudos com os demais alcances. Os estudos explicativos responderiam perguntas como: Quais efeitos podem ter nos adolescentes brasileiros, habitantes de áreas urbanas e com um nível socioeconômico elevado, o fato de ficarem sem ocupação?

27 Alcance da pesquisa Vários alcances Às vezes, uma pesquisa pode ser caracterizada como basicamente exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa, mas não estar unicamente posicionada como tal. Uma pesquisa pode começar sendo exploratória ou descritiva e depois ser correlacional e até mesmo explicativa. Do que depende que uma pesquisa comece como exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa? O estado do conhecimento revelado pela revisão da literatura. A perspectiva do pesquisador. Implicam utilizar meios éticos. Qual dos quatro alcances para um estudo é o melhor? Todos são importantes e necessários. Cada um tem seus objetivos e razão de ser. O estudante não tem que se preocupar a ordem ou o tipo de alcance utilizado. Depende da formulação do problema e dos antecedentes prévios.

28 Hipóteses São explicações provisórias e iniciais do fenômeno pesquisado. Do grego: hypo : abaixo, sob; thesis : posição, afirmação. Se foi feita uma pergunta de pesquisa, então a hipótese é uma resposta temporária a essa pergunta. São os guias para uma pesquisa ou estudo. Geralmente surgem da teoria existente. Hipótese: é uma coisa que não é, mas a gente faz de conta que é, só pra ver como seria se ela fosse

29 Hipótese e Objetivo Adão: Será que Eva gosta de mim? Hipótese: Eva me acha atraente. Essa hipótese é uma explicação provisória. Ele vai investigar se aceita ou não a hipótese, quando for paquerar Eva e observar o resultado obtido.

30 Hipóteses Devemos formular hipóteses em toda pesquisa quantitativa? Não, nem todas as pesquisas quantitativas formulam hipóteses. Elas são formuladas somente em estudos correlacionais e explicativos (em pesquisas que preveem um dado). Portanto, depende do alcance inicial do estudo. Alcance do estudo Exploratório Descritivo Correlacional Explicativo Formulação de hipóteses Não são formuladas hipóteses. Somente são formuladas hipóteses quando se prognostica um fato ou dado. São formuladas hipóteses correlacionais. São formuladas hipóteses causais. Exemplo: alcance prognóstico pretende socialmente medir o índice de delitos em uma cidade. Hipótese: o índice para o seguinte semestre será menor.

31 Hipóteses Exemplos: A proximidade geográfica entre as residências do casal de namorados está relacionada positivamente com o nível de satisfação proporcionado por seu relacionamento. O índice de câncer pulmonar é maior entre os fumantes do que os não fumantes. Quanto mais variedade houver no trabalho, maior será a motivação intrínseca em relação a ele.

32 Hipóteses As hipóteses são sempre verdadeiras? As hipóteses não são necessariamente verdadeiras: podem ser ou não verdadeiras e podem ser ou não comprovadas com dados. São explicações provisórias, não os fatos em si. Hipótese: as famílias que vivem em áreas urbanas têm menos filhos do que as famílias das áreas rurais. Fato: censo demográfico, logo não pode ser uma hipótese. De onde surgem as hipóteses? Da formulação do problema. Da revisão da literatura. Das teorias e generalizações empíricas.

33 Hipóteses De onde surgem as hipóteses? Existem uma relação muito estreita entre a formulação da pergunta, a revisão da literatura e as hipóteses. A revisão inicial da literatura feita para nos familiarizar com o problema de estudo nos leva a formulá-lo, depois ampliamos a revisão da literatura e aprimoramos ou tornamos a formulação mais precisa, da qual derivamos as hipóteses. Ao formularmos as hipóteses, reavaliamos nossa formulação do problema.

34 Hipóteses Falha grave Formular hipóteses sem ter revisado com cuidado a literatura, pois poderíamos cometer erros como o de sugerir hipótese sobre algo que foi muito comprovado ou de algo contundentemente desprezado. Exemplo, um erro grosseiro ao estabelecer a hipótese: Os seres humanos podem voar por si mesmos, somente com seu corpo. E suma, a qualidade das hipóteses está relacionada positivamente com a revisão inesgotável da literatura.

35 Hipóteses Em suma, quais características uma hipótese deve ter? Natureza empírica: da hipótese e suas variáveis ou constructos. Situação real. Ser verossímil (lógica). Inverossímil: A diminuição do consumo do petróleo nos Estados Unidos está relacionada com o grau de aprendizagem da álgebra pelas crianças que frequentam as escolas públicas do Brasil. Ser inteligível, compreensiva, clara e mais concreta possível. Usar termos precisos. Evitar termos vagos: globalização da economia ou sinergia organizacional são conceitos imprecisos e gerais e devem ser substituídos por outros mais específicos e concretos. As hipóteses devem estar relacionadas com técnicas disponíveis para testá-las.

36 Hipóteses Tema: Eficiência da educação a distância. Problema: Por que o rendimento dos estudantes em cursos de economia a distância, por meio da internet, é inferior ao dos estudantes de cursos presenciais? Hipótese 1: Porque a motivação psicológica dos estudantes de cursos virtuais encontra-se comprometida em virtude da falta de interação presencial. Hipótese 2: Porque a tecnologia educacional inerente aos cursos a distância não se encontra plenamente desenvolvida.

37 Hipóteses Tema: Estresse em estudantes do curso de economia Pergunta: Estudantes universitários de ciências econômicas do período matutino possuem menor nível de estresse do que seus colegas do período noturno? Hipótese: Os estudantes do período noturno, por estarem, em geral, submetidos a uma maior carga de atividades diárias, têm maior incidência de estresse do que seus colegas do período matutino. Tema H Problema

38 Hipóteses Quais são os tipos de hipóteses? 1) Hipóteses de pesquisa. 2) Hipóteses nulas. 3) Hipóteses alternativas. 4) Hipóteses estatísticas.

39 Hipóteses Hipóteses de pesquisa Proposições provisórias sobre as possíveis relações entre 2 ou mais variáveis. Descritivas de um valor ou dado previsto Hipóteses de pesquisa Correlacionais Diferença de grupos Causais

40 Hipóteses Hipóteses descritivas Tenta prever um dado ou um valor em um ou mais variáveis. O aumento do número de divórcios de casais, cujas idades oscilam entre 18 e 25 anos, será de 20% no próximo ano (num contexto específico como uma cidade ou um país). As pequenas empresas dedicadas à fabricação de artesanatos na comunidade de Salvatierra terão um montante máximo de vendas por exportação de $ Hipóteses correlacionais Especificam as relações entre 2 ou mais variáveis. Quanto maior for a autoestima, menor será o medo de obter êxito. O tabagismo está relacionado com a presença de doenças pulmonares.

41 Hipóteses Hipóteses da diferença entre grupos São formuladas para comparar grupos. O tempo que as pessoas contagiadas por transfusão de sangue levam para desenvolver a AIDS é menor que as que adquirem o HIV por transmissão sexual. O efeito persuasivo para deixar de fumar não será o mesmo em adolescentes que assistem a versão colorida do comercial televisivo do que o efeito em adolescentes que assistem em preto e branco.

42 Hipóteses Hipóteses Hipóteses que estabelecem relações de causalidade Afirmam relações entre as variáveis e propõem um sentido de entendimento das relações. Um clima organizacional negativo cria baixos níveis de inovação nos empregados. A desnutrição gera a diminuição das defesas do organismo. A diminuição dos níveis de renda provoca exclusivamente o rebaixamento dos níveis nutricionais das famílias. Correlação Causalidade

43 Hipóteses Hipóteses Hipóteses que estabelecem relações de causalidade 1. Hipóteses causais bivariadas. Variável independente Variável dependente 2. Hipóteses causais multivariadas. Variável independente Variável dependente Variável independente Variável dependente

44 Hipóteses Hipóteses nulas Proposições que negam ou refutam a relação entre variáveis. Existem praticamente tantos tipos de hipóteses nulas quanto de pesquisa. As hipóteses nulas são simbolizadas assim: Ho. Ho: O aumento do número de divórcios de casais, cujas idades oscilam entre 18 e 25 anos, não será de 20% no próximo ano. Ho: Não existe relação entre a autoestima e o medo de obter êxito. Ho: A percepção da semelhança em termos de religião, valores e crenças não provoca maior atração.

45 Hipóteses Hipóteses alternativas São possibilidades diferentes ou alternativas em relação às hipóteses de pesquisa e à nula. As hipóteses alternativas são simbolizadas como Ha. Hi: O candidato A irá obter entre 50 e 60% do total de votos na eleição para a presidência do conselho escolar. Ho: O candidato A não irá obter entre 50 e 60% do total de votos na eleição para a presidência do conselho escolar. Ha: O candidato A irá obter mais de 60% do total de votos na eleição para a presidência do conselho escolar.

46 Hipóteses Hipóteses alternativas São possibilidades diferentes ou alternativas em relação às hipóteses de pesquisa e à nula. As hipóteses alternativas são simbolizadas como Ha. Hi: O candidato A irá obter entre 50 e 60% do total de votos na eleição para a presidência do conselho escolar. Ho: O candidato A não irá obter entre 50 e 60% do total de votos na eleição para a presidência do conselho escolar. Ha: O candidato A irá obter mais de 60% do total de votos na eleição para a presidência do conselho escolar.

47 Hipóteses Quantas hipóteses devem ser formuladas? Depende da pesquisa. Pode conter uma grande variedade. Em uma pesquisa é possível combinar os tipos de hipóteses? Sim, porque o problema de pesquisa assim o exige. (veja exemplo, p. 127) O que acontece quando não se traz evidência a favor das hipóteses de pesquisa? Os dados nem sempre apoiam as hipóteses. Isto não significa que a pesquisa não tem utilidade. O resultado contra a hipótese também oferecem entendimento. APA (2002, p.16): mencione todos os resultados relevantes, inluindo aqueles que contradizem as hipóteses.

48 Em suma, a Hipótese: Orienta a execução da pesquisa. Por isso, os termos empregados na hipótese devem esclarecer, com o máximo de precisão, o que eles significam no contexto concreto e objetivo da pesquisa a ser feita.

49 Exemplo geral Exemplo

50 Exercícios: Em sala de aula (em equipes de cinco alunos). 1) Elabore um tópico ou tema de uma pesquisa quantitativa. Delimite o tema de maneira clara e objetiva. Apresente o objetivo geral. Formule uma pergunta de pesquisa exploratória, descritiva, correlacional e explicativa. Por fim, observe o tipo de pergunta definido e elabore algumas hipóteses de pesquisa. Especialmente para a pergunta explicativa, desenvolva uma hipótese de pesquisa, nula e alternativa. Individual. 2) Faça o exercício anterior para a sua pesquisa, aquela que será desenvolvida durante a disciplina de TPE. Elabore a pergunta e hipótese da sua pesquisa. 3) Procure um artigo científico de pesquisa quantitativa que contenha pelo menos uma hipótese e responda: a mesma está redigida adequadamente? É inteligível? De que tipo ela é? Como você poderia melhorá-la no estudo?

51 Referências: APPOLINÁRIO, F. Metodologia da Ciência: Filosofia e Prática da Pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, Cap.4. CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, Cap.7. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, Cap.5-6.

Aula de Metodologia da Pesquisa Segundo Prof. Dr. Fernando Gauthier

Aula de Metodologia da Pesquisa Segundo Prof. Dr. Fernando Gauthier Aula de Metodologia da Pesquisa Segundo Prof. Dr. Fernando Gauthier Formular o problema é aprimorar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa um problema bem formulado esta mais perto de ser resolvido

Leia mais

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação Métodos de Pesquisa Ciência da Computação Sistemas de Informação Níveis de Pesquisa Os níveis de pesquisa variam de acordo com os objetivos a que a pesquisa se propõe. Podem ser assim classificados: Exploratória

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

Metodologia de Investigação Educacional

Metodologia de Investigação Educacional Metodologia de Investigação Educacional Estilos de Investigação Isabel Chagas, DEFCUL Estilos de Investigação Surveys (sondagens) Estudos Experimentais Estudos Interpretativos Estudo de Caso História de

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI Sumário PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI CAPÍTULO 1 O processo de pesquisa e os enfoques quantitativo e qualitativo rumo a um modelo integral... 2 Que enfoques foram apresentados

Leia mais

SENAI&'&ES& O"METODO"QUANTITATIVO" " " 26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & &

SENAI&'&ES& OMETODOQUANTITATIVO   26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & & SENAI&'&ES& & & O"METODO"QUANTITATIVO" " " Prof."FÁBIO"CAMPOS" E O que é método? É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que são procedimentos metodológicos?

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica

PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica Sumário Prefácio... 17 Estrutura pedagógica... 23 PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica 1 Definições dos enfoques quantitativo e qualitativo, suas semelhanças e diferenças...

Leia mais

Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura CONCEITOS DE PSICOLOGIA NO TRABALHO Conheça a ti mesmo (Sócrates) Desejo humano de conhecer a si mesmo Filosofia Grega e a busca do arché = princípio constitutivo do

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa empírica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Métodos Quantitativos da Pesquisa em Educação Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos e procedimentos.

Leia mais

AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL COROINHA DARONCHI 1

AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL COROINHA DARONCHI 1 AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL COROINHA DARONCHI 1 Débora Regina Lermen 2, Maira Fátima Pizolotto 3. 1 Trabalho de Conclusão de Curso 2 Aluna do curso de Administração

Leia mais

AULA 01 Principais Conceitos em Econometria

AULA 01 Principais Conceitos em Econometria 1 AULA 01 Principais Conceitos em Econometria Ernesto F. L. Amaral 02 de março de 2010 Métodos Quantitativos de Avaliação de Políticas Públicas (DCP 030D) Fonte: Wooldridge, Jeffrey M. Introdução à econometria:

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa empírica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

AULA 4 OS DESENHOS DE PESQUISA

AULA 4 OS DESENHOS DE PESQUISA AULA 4 OS DESENHOS DE PESQUISA Roteiro da aula 1. Por que planejar a pesquisa? 2. Principais tipos de desenhos de pesquisa - Quantitativos ou qualitativos - Transversais ou longitudinais - Exploratórios,

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa. Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa. Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Aula 01 Planejamento de uma pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Planejamento de uma pesquisa 1. Fases do planejamento 1.1. Escolha do Tema É o assunto que se deseja desenvolver e que contém um problema

Leia mais

TIPOS DE ESTUDOS PARTE 2 PROFA. DRA. MARIA MEIMEI BREVIDELLI

TIPOS DE ESTUDOS PARTE 2 PROFA. DRA. MARIA MEIMEI BREVIDELLI TIPOS DE ESTUDOS PARTE 2 PROFA. DRA. MARIA MEIMEI BREVIDELLI CLASSIFICAÇÃO DOS ESTUDOS (LOBIONDO- WOOD, HABER, 2001) Experimentais Experimento clássico Experimento apenas depois Quase- Experimentais Grupo

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO LUCAS LOPES MENEZES FICHAMENTOS Como elaborar projetos de pesquisa (quatros primeiros capítulos) Antônio Carlos

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política FLS 5028 Métodos Quantitativos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política FLP0406 Métodos e

Leia mais

TÉCNICA DE PESQUISA EM ECONOMIA

TÉCNICA DE PESQUISA EM ECONOMIA TÉCNICA DE PESQUISA EM ECONOMIA Professores Helder Queiroz Pinto Jr Marcelo Matos INSTITUTO DE ECONOMIA UFRJ 2016 Problema de Pesquisa e Hipótese Bibliografia: ANTONIO CARLOS GIL - Como Elaborar Projetos

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

Estatística Vital Aula 1-07/03/2012. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística UFPB

Estatística Vital Aula 1-07/03/2012. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística UFPB Estatística Vital Aula 1-07/03/2012 Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística UFPB Programa proposto Noções de estatística descritiva Noções de probabilidade Noções de Intervalo de confiança

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa Aula 01 Planejamento de uma pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa científica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

4. Tipos de Pesquisas

4. Tipos de Pesquisas Técnicas de Pesquisa RAD 5004 4. s Quanto à utilização dos resultados Quanto à natureza do método Quanto aos fins Pesquisa Pura Pesquisa Aplicada Qualitativa Quantitativa Exploratória; Descritiva; Explicativa;

Leia mais

A Classificação da Pesquisa

A Classificação da Pesquisa A Classificação da Pesquisa Formas de Classificação da Pesquisa l I - Classificando as pesquisas com base em seus objetivos l II - Classificando as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados

Leia mais

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por

Leia mais

ESTUDOS CORRELACIONAIS E ESTUDOS CAUSAL-COMPARATIVOS. Ana Henriques Carla Neves Idália Pesquita Mestrado em Educação Didáctica da Matemática

ESTUDOS CORRELACIONAIS E ESTUDOS CAUSAL-COMPARATIVOS. Ana Henriques Carla Neves Idália Pesquita Mestrado em Educação Didáctica da Matemática 1 ESTUDOS CORRELACIONAIS E ESTUDOS CAUSAL-COMPARATIVOS Ana Henriques Carla Neves Idália Pesquita Mestrado em Educação Didáctica da Matemática 1. Introdução A compreensão do comportamento humano tanto a

Leia mais

Tipos de investigação educacional diferenciados por:

Tipos de investigação educacional diferenciados por: Bento Março 09 Tipos de investigação educacional diferenciados por: Praticalidade Básica Aplicada Método Qualitativo Quantitativo Experimental Não experimental Questões Etnográfica Histórica Descritiva

Leia mais

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Metodologia Cientíca Prof. Renato Pimentel 1 o Semestre 2017 FACOM31701 TCC1 1 o Semestre 2017 1 / 24 Ciência Esforço para descobrir e aumentar

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029. Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior

Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029. Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029 Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior Projeto de Pesquisa Trata-se de um planejamento de pesquisa devidamente

Leia mais

Estresse no trabalho

Estresse no trabalho Estresse no trabalho Introdução Você já observou que por vários motivos falamos: hoje estou estressado! Mas, será que realmente estamos? Muitas coisas mudaram na última década, principalmente, no mercado

Leia mais

Introdução à análise exploratória de dados

Introdução à análise exploratória de dados Introdução à análise exploratória de dados Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Laboratório de Estatística e Geoinformação LEG/DEST/UFPR

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma

Leia mais

Tipos de Pesquisa Científica

Tipos de Pesquisa Científica Tipos de Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2015 Unidade 03 Tipos de Científica 1 Tipos de Quanto a Abordagem Qualitativa

Leia mais

Informações de marketing

Informações de marketing Pesquisas Mercadológicas Informações de Marketing Informações de marketing O Sistema de Informações de Marketing (SIM) possibilita que a empresa organize um fluxo de informações necessárias para a tomada

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos. Prof. Éder Clementino dos Santos Variáveis na Pesquisa Científica Graduação Tecnológica Introdução Variável = aquilo que pode assumir diferentes valores ou diferentes aspectos (idade, estatura,, peso, temperatura, classe social, nível

Leia mais

ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS

ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS Epidemiologia é... a ciência que estuda o processo saúde-doença na comunidade, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades e dos agravos à saúde coletiva,

Leia mais

EAD-612 Avaliação de Desempenho Organizacional. Aula 3

EAD-612 Avaliação de Desempenho Organizacional. Aula 3 EAD-612 Avaliação de Desempenho Organizacional Aula 3 Prof. Flavio Hourneaux Junior 27 de março de 2017 Modelos de GED na literatura Financeira Clientes Processos Internos Aprendizagem e Crescimento Capacitadores

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula Clima Organizacional Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Clima Organizacional Funcionário Feliz = Lucro maior Mais qualidade de vida no

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências O Método Cientifico. Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

Abordagem "quantitativa" Utilização de grandes amostras Seleção aleatória das unidades de análise Preferência por teorias parcimoniosas e dotadas de alto grau de generalidade Redução da complexidade social

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política FLS 5028- Métodos Quantitativos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política FLP 0406 - Métodos

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Este trabalho procurou investigar como aconteceu o processo de internacionalização de uma empresa brasileira de comércio eletrônico motivações para internacionalização, processo

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1)

ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1) ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1) Prof. Dr. Onofre Miranda (1) ZANELLA, L. C. H. Metodologia da Pesquisa. Florianópolis: SEaD:UFSC, 2006. OBJETIVO(S) GERAL Apresentar as etapas para desenvolvimento de

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Universidade de ão Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política FL 5028- Métodos Quantitativos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política FLP 0406 - Métodos

Leia mais

NATUREZA DO CONHECIMENTO

NATUREZA DO CONHECIMENTO NATUREZA DO CONHECIMENTO CONHECER E PENSAR Conhecer e pensar são uma necessidade para o ser humano e indispensável para o progresso. Sabemos que existimos porque pensamos. Se nada soubéssemos sobre o universo

Leia mais

3. Metodologia Definição do Problema e das Perguntas da Pesquisa

3. Metodologia Definição do Problema e das Perguntas da Pesquisa 59 3. Metodologia Neste capítulo é apresentada a metodologia adotada no presente estudo. No início são definidos o problema e as perguntas que orientaram a pesquisa. Em seguida, descreve-se o método de

Leia mais

Número % A B C D E Total A B C D E. Questão

Número % A B C D E Total A B C D E. Questão Indicador: Cadastro Dimensão: Cadastro Área: Cadastro Nesta unidade, que módulo/série você está cursando atualmente? A - primeiro módulo/série, B - segundo módulo/série, C - terceiro módulo/série, D -

Leia mais

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Conceitos de pesquisa A Pesquisa é: procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis,

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO

Leia mais

Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva

Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva karine.sato.silva@gmail.com Análise Exploratória dos Dados Com o advento da informática o mundo encheu-se de dados. Dados de funcionários, clientes,

Leia mais

Definindo a introdução de um projeto / relatório / artigo

Definindo a introdução de um projeto / relatório / artigo Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES 669 - LES0669 Iniciação Científica em Economia Aplicada Definindo a introdução

Leia mais

AULA 10 Questão de pesquisa e amostragem

AULA 10 Questão de pesquisa e amostragem 1 AULA 10 Questão de pesquisa e amostragem Ernesto F. L. Amaral 03 de setembro de 2010 Metodologia (DCP 033) Fonte: Flick, Uwe. 2009. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. pp.33-42 & 43-55.

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais

APRESENTAÇÃO PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO

APRESENTAÇÃO PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO APRESENTAÇÃO PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO O QUE SE ESTUDA? O impacto que as variáveis: Individuais (Micro); De grupo (Meso); e Organizacionais (Macro); têm sobre o comportamento dentro das organizações

Leia mais

REVISÃO DE LITERATURA REVISÃO DE LITERATURA

REVISÃO DE LITERATURA REVISÃO DE LITERATURA Prof. Dr. Anael Krelling 1 ERROS COMUNS: Esforço desmedido na revisão de literatura: 1. Contribuição do autor espremida no fim do trabalho; Ignorar a herança dos conhecimentos 1. Pesquisas sem passado;

Leia mais

Estudos formais de marketing. Pesquisa de marketing

Estudos formais de marketing. Pesquisa de marketing Estudos formais de marketing Além de monitorar um ambiente de marketing em constante mudanças, os profissionais de marketing precisam adquirir conhecimentos específicos sobre o seu mercado. Necessidade

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 2: Psicologia ciência do comportamento 1 Tema bastante amplo Psicologia Nesta aula, vamos focar na psicologia organizacional e sua relação com o comportamento organizacional

Leia mais

Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing. Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto

Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing. Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto A Pesquisa, na área de Marketing, pode ser Pura ou Aplicada.. Tipologia de Pesquisa para Marketing 1. Básica, Pura, Fundamental:

Leia mais

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 Angélica Tamires Gasparin Casalini Zweigle 2, Marisandra Da Silva Casali 3. 1 Trabalho de conclusão de curso realizado no ano de 2014

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO

A CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO Prof. Luciel Henrique de Oliveira A CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO Metáfora da Duna Prof. Luciel Henrique de Oliveira DESENVOLVER UM ESTUDO CIENTÍFICO É COMO ESCALAR UMA DUNA SOBE-SE TRÊS PASSOS

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 2 A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Nesta segunda unidade vamos compreender qual é a função do método na elaboração da pesquisa. Este é um mecanismo

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa científica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

CAPÍTULO 1 NATUREZA DA ESTATÍSTICA

CAPÍTULO 1 NATUREZA DA ESTATÍSTICA CAPÍTULO 1 NATUREZA DA ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS GCN 7901 ANÁLISE ESTATÍSTICA EM GEOCIÊNCIAS PROFESSOR: Dr. ALBERTO FRANKE CONTATO: alberto.franke@ufsc.br F: 3721 3526 Métodos Estatísticos

Leia mais

Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral

Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral Dra. Léia Salles Coordenadora de pesquisa leia.salles@blossomedu.com.br As etapas de uma pesquisa são: Planejamento, execução, divulgação

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO 1 PROPÓSITO CENTRAL DO TRABALHO

RESUMO EXPANDIDO 1 PROPÓSITO CENTRAL DO TRABALHO Avaliação Da Satisfação Das Consumidoras Do Varejo de Roupas e Calçados Feminino de Candelária/RS Lilian Alves (lilianalves@mx2.unisc.br) Dr. Carlos Alberto Mello Moyano (carlos@unisc.br) Universidade

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Curso: Metodologia de Pesquisa

Curso: Metodologia de Pesquisa Ideia Docs Curso: Metodologia de Pesquisa Check List Luciano: Dentro da linha de m-health, quais problemas de saude passiveis de monitoramento de forma fácil Noemi: Sobrecarga na área da saúde causada

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa Estado Nacional do Paraná Outubro Junho de de 2018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Curitiba, 27 de outubro de 2016. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de Contagem, com o objetivo de consulta a população sobre a Situação Eleitoral

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das modalidades alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho

Leia mais

Método de Pesquisa: Estudo de Caso. Baseado no livro do YIN. Elaborado por Prof. Liliana

Método de Pesquisa: Estudo de Caso. Baseado no livro do YIN. Elaborado por Prof. Liliana Método de Pesquisa: Baseado no livro do YIN Elaborado por Prof. Liliana - 2012 Estudo de Caso O estudo de caso como estratégia de pesquisa Os estudos de caso são especialmente indicados como estratégia

Leia mais

Atividade profissional do consultor

Atividade profissional do consultor Atividade profissional do consultor Introdução O dinamismo do mercado globalizado exige das organizações ações que elevem a sua competitividade, além de impor reflexões sobre o que querem e como querem

Leia mais

Teletrabalho: vantagens e desvantagens para indivíduos, organizações e sociedade.

Teletrabalho: vantagens e desvantagens para indivíduos, organizações e sociedade. Teletrabalho: vantagens e desvantagens para indivíduos, organizações e sociedade. OLIVEIRA JÚNIOR, Jessé de Souza. Teletrabalho: vantagens e desvantagens para indivíduos, organizações e sociedade. Faculdade

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

3 METODOLOGIA Tipo de Pesquisa

3 METODOLOGIA Tipo de Pesquisa 48 3 METODOLOGIA Neste capítulo são apresentados detalhes a respeito das seguintes questões metodológicas: O tipo de pesquisa, com suas classificações e conceitos; O universo e a amostra focados na pesquisa,

Leia mais

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura!

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! UNIDADE V - LEITURA COMPLEMENTAR I Alunos (as), Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! PESQUISA A pesquisa é desenvolvida

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Prof. Dr. Anael Krelling 1 O que é pesquisa? Ander-Egg (1978, p. 28), a pesquisa é um "procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha

Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha Unidade II PROJETOS DE PESQUISA EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS Profa. Eliane Gomes Rocha Metodologia de pesquisa conceito Conjunto detalhado e sequencial de métodos e técnicas científicas a serem executados

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Plano da Unidade Curricular Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: PlataformAbERTA Unidade curricular: CQES Matemática 2017 Livro: Plano da Unidade Curricular Impresso por: Andreia Romão

Leia mais

quanto ao comportamento aprendido x herdado quanto às teorias de aprendizagem quanto ao determinismo

quanto ao comportamento aprendido x herdado quanto às teorias de aprendizagem quanto ao determinismo quanto ao comportamento aprendido x herdado: Skinner nunca se dedicou a traçar esses limites; achava que esta natureza de informação poderia ajudar muito pouco à AEC, sobretudo porque o comportamento herdado

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política FLS 5028- Métodos Quantitativos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política FLP 0406 - Métodos

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Níveis de atuação na Empresa Indivíduo Grupo Organização AS ORGANIZA ÇÕES Pessoas Estrutura Organizacional Robbins, 1999 O comportamento

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha   17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-1000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 17 e 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais