Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029. Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029. Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior"

Transcrição

1 Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029 Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior

2 Projeto de Pesquisa Trata-se de um planejamento de pesquisa devidamente documentado que expõe sobre as ações do estudo a ser efetivado. São planos e os procedimentos para a pesquisa. Abrange decisões desde suposições amplas até métodos detalhados de análise e coleta de dados. Envolvem diversas decisões: Concepções do pesquisador. Procedimentos de investigação. Métodos específicos.

3 Projeto de Pesquisa Nele, o pesquisador deve... Expor as suas reflexões e decisões que serão tomadas e realizadas. Descrever as etapas de um modo sistemático. Apontar a viabilidade (técnica e prática) do projeto. Mostrar se as suas etapas atendem os critérios da pesquisa. Grandes pesquisas estão potencialmente fadadas ao fracasso por inexistência de um projeto.

4 Projeto de Pesquisa As suas principais questões são... O quê? Para quê? Para quem? Por quê? Como? Com quê? Quanto? Problema de pesquisa: tema, objetivos, perguntas, hipóteses e justificativas. Determina a base teórica e as estratégias de pesquisa. Onde? Quando? Lugar (ou lugares) e período da coleta e fonte de dados. É definida nas estratégias de pesquisa. Prazo de execução.

5 Etapas do projeto: (NBR 15287:2005) 1. Escolha e delimitação do tema: assunto (área geral) e seleção de uma parte dele. 2. Definição dos objetivos: meta geral e metas parciais da pesquisa. 3. Formulação da pergunta de pesquisa: pergunta a ser respondida. 4. Formulação das hipóteses: Possíveis respostas da pergunta. 5. Justificativa: explicação e argumentação da pesquisa; eventual contribuição. 6. Referencial teórico: Base teórica do pesquisador. 7. Metodologia: o meio de se alcançar as etapas da pesquisa. 8. Orçamento (se necessário) 9. Cronograma de execução: com a distribuição das etapas no tempo. Problema de pesquisa

6 Problema de pesquisa Não adianta contar com um bom método e entusiasmo se não souber o que pesquisar. Formulação Redação Critérios Fornecem as diretrizes e os componentes fundamentais da pesquisa. Formular é aprimorar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa. Pode ser rápida ou lenta, depende do pesquisador. Deve escrever de forma clara, precisa e acessível. Delimitar é a essência das formulações quantitativas. Um problema bem formulado está parcialmente resolvido.

7 Problema de pesquisa Os elementos do problema de pesquisa Definição e delimitação do tema. Os objetivos. As perguntas de pesquisa. As hipóteses. As justificativas. A viabilidade do estudo. A avaliação das deficiências no conhecimento do problema.

8 Tópico ou Tema de pesquisa A definição do TEMA de uma pesquisa é o primeiro passo para a sua realização. TEMA: É qualquer assunto (amplo) que necessite melhores definições, melhor precisão e clareza do que já existe sobre ele.

9 Tópico ou Tema de pesquisa Maneiras de os alunos obterem informações sobre seus temas quando começam a planejar sua pesquisa 1) Esboçar um breve título para o estudo. Importante sinalizador na pesquisa. Uma ideia tangível que o estudante pode continuar e alterar à medida que o projeto avança. Após a sua ideia de estudo de pesquisa, procure dar título ao trabalho. Falha comum dos iniciantes: linguagem complexa e erudita. Bons projetos: pensamentos diretos, não complicados, fáceis de ler e de entender. Conselhos úteis para a criação de um título: ser breve e evitar o desperdícios de palavras. (e.g., Uma abordagem de, Um estudo de ). Use um título único ou um duplo. Considere um título não mais de 12 palavras. Elemine a maior parte das preposições e verifique que os mesmo inclua o foco ou o tópico do estudo.

10 Tópico ou Tema de pesquisa Maneiras de os alunos obterem informações sobre seus temas quando começam a planejar sua pesquisa 2) Colocar o tópico como uma questão breve. Qual questão necessita ser respondida no estudo proposto? Qual o melhor tratamento para a depressão. Um tópico requer a reflexão se ele pode e deve ser pesquisado. Questão pode : disposição, recurso e tempo. Questão deve : acrescenta algo sobre o conjunto do conhecimento? Contribui para a literatura? Verifique a reação dos colegas e do orientador.

11 Tópico ou Tema de pesquisa Possível, atual e marginal (fora de modismos). Passível de pesquisa mediante a aplicação de métodos e técnicas científicas. De interesse teórico ou prático para a sociedade. Que não repita pesquisas já feitas. Há sempre assuntos novos. Adequado à capacidade e à formação do pesquisador. Corresponder às suas possibilidades, quanto ao tempo e aos recursos. Não trate um tema sem afinidade ou que não desperte interesse. Cientificamente interessante. Deve ser evitados assuntos fáceis e sem interesse; não compensa o esforço.

12 Tema de pesquisa Questões a considerar: Quem são os autores clássicos e contemporâneos mais importantes da área? Quais são os principais periódicos científicos desta comunidade? Há livros recomendados sobre o tema? Quais são? Onde posso localizá-los? Quais os principais conceitos envolvidos nesse assunto? Quem os definiu? Exemplos: Estilos de liderança em executivos da área financeira. Capacitação em negociação dos vendedores no varejo supermercadista. A Independência dos Bancos Centrais. Deficiência de aprendizagem de crianças da zona rural brasileira.

13 Delimitação do tema Delimitar o TEMA é selecionar um tópico ou parte dele a ser focalizada. Delimitação: fornece definições mais claras, precisas e concretas. Facilita o trabalho de pesquisa e a elaboração do texto, bem como permite um maior aprofundamento.

14 Delimitação do tema Para facilitar: decomposição e definição dos termos. Decomposição do tema equivale a seu desdobramentos em partes. Definição dos termos implica a enumeração dos elementos explicativos que os conceitos envolvem. Definição do tempo e do espaço que serão pesquisados. Decomposição do tema (o quanto for possível). Compatibilidade do tema com o quadro histórico e geográfico. Definição do foco da abordagem (histórico, estatístico, etc.).

15 Delimitação do tema TEMA: Organização do trabalho (amplo) Delimitar o TEMA Adjetivos restritivos: Organização atual do trabalho Adjetivos explicativos: Organização social do trabalho Complementos nominais: Organização social do trabalho de produção artesanal Determinação das circunstâncias ( tempo e espaço ): Organização social do trabalho de produção artesanal durante a Idade Média na Europa Ocidental

16 Delimitação do tema Tema: Estilos de liderança em executivos da área financeira. Delimitação: Estilos de liderança em executivos da área financeira: tendências na cidade de São Paulo no período Tema: Política de preços. Delimitação: Eficácia da Política de Preços Mínimos nos Anos Oitenta: O Caso do Milho no Brasil. Tema: Setor financeiro. Delimitação: Uma Avaliação do Setor Financeiro no Brasil: Da Reforma de 1964/65 à Crise dos Oitenta.

17 Delimitação do tema Passos simples para delimitar sua pesquisa e formá-la: Desenvolvimento humano pessoal 1º Passo: Escrever os conceitos que tem como alvo.

18 Delimitação do tema Passos simples para delimitar sua pesquisa e formá-la: Desenvolvimento humano pessoal 2º Passo: Buscar conceitos mais específicos.

19 Delimitação do tema Passos simples para delimitar sua pesquisa e formá-la: Desenvolvimento humano pessoal 3º Passo: Formar e delimitar o tema. Os efeitos do divórcio recente na autoestima das mulheres de 30 a 40 anos na Bolívia entre 2005 e 2015.

20 Objetivos gerais A intenção geral de um estudo de pesquisa. Aparece nas Introduções da monografias. Nos projetos, há uma capítulo separado. É a declaração mais importante de todo o estudo e precisa ser apresentada de maneira clara e específica. É a intenção geral do estudo, não o problema ou a questão que conduz à necessidade de estudo (questões que a coleta de dados vai tentar responder) Durante a pesquisa podem surgir objetivos adicionais, os objetivos iniciais podem ser modificados e até mesmo substituídos por outros objetivos novos, dependendo do rumo tomado pelo estudo.

21 Declaração de objetivo qualitativa Contém informações sobre o fenômeno central explorado no estudo, os participantes do estudo e o local da pesquisa. Use propósito, intenção ou objetivo para assinalar a ideia central dominante: O propósito (ou intenção ou objetivo) deste estudo é (foi) (será). Monografias e artigos: presente e passado. Propostas: futuro.

22 Declaração de objetivo qualitativa Dicas gerais: Concentre-se em um único fenômeno (ou conceito ou ideia). Estreite o estudo a uma ideia a ser explorada ou entendida. Use verbos de ação: descrever, entender, desenvolver, examinar o significado de, identificar, diferenciar, aprofundar, encontrar, gerar, compreender, examinar. Use expressões neutras linguagem não direcional. Correto: experiências dos indivíduos ; Errado: experiências bem-sucedidas dos indivíduos. Evite incluir: útil, positivo e informativo, pois sugerem resultados que não podem acontecer.

23 Declaração de objetivo qualitativa Dicas gerais: Apresente uma definição do funcionamento geral do fenômeno. Quando não é entendida pela maioria e em breve será tratado em + detalhes: Uma definição provisória atual para (fenômeno principal) é... Denote a estratégia de investigação: se o estudo usará uma abordagem etnográfica, de teoria fundamentada, de estudo de caso, narrativa, entre outras. Mencione os participantes do estudo. Identifique o local da pesquisa. Delimite o escopo de participação ou os locais de pesquisa: Mulheres; metrópole.

24 Declaração de objetivo qualitativa Exemplo (roteiro): O propósito deste estudo (estratégia de investigação: narrativo, de caso) é (foi? Será?) (entender? Descrever? Desenvolver? Descobrir? ) (fenômeno central que está sendo estudado) para (os participantes, tais como o indivíduo, grupos, organização) em (local da pesquisa). Nesta fase da pesquisa, o (fenômeno central que está sendo estudado) será em geral definido como ( proporcione uma definição geral).

25 Declaração de objetivo qualitativa Exemplo (roteiro): Um estudo de teoria fundamentada O presente artigo descreve um estudo qualitativo do desenvolvimento de carreira de dezoito mulheres afro-americanas e brancas no Estados Unidos em oito campos ocupacionais. O objetivo geral do estudo foi explorar as influências críticas no desenvolvimento das carreiras dessas mulheres, particularmente aquelas relacionadas que conduziram para o seu sucesso profissional. (RICHIE et al., 1977, p.133)

26 Declaração de objetivo quantitativa Diferem em termos da linguagem e de um foco ao relacionar ou comparar variáveis ou constructos. Inclui as variáveis no estudo e suas relações, os participantes e o local da pesquisa. Inclui a linguagem associada à pesquisa quantitativa e à testagem dedutiva das relações extraídas da Teoria. Use propósito, intenção ou objetivo para indicar a principal intenção do estudo: O propósito (ou intenção ou objetivo) deste estudo é (foi) (será). Verbos: analisar, examinar, avaliar, testar, comprovar, verificar, confrontar,, entre outros.

27 Declaração de objetivo quantitativa Exemplo (roteiro): O propósito deste estudo (experimento?, levantamento?) é (foi? Será?) testar a hipótese (s) da teoria que (compara? relaciona?) a (var. independente) à (var. dependente), controlando por (var. de controle) para (participantes) em (local da pesquisa). A(s) variável(s) independente(s) será(ão) definida(s) como (apresente uma definição). A(s) variável(s) dependente(s) será(ão) definida(s) como (apresente uma definição), e a(s) variável (s) de controle será(ão) definida(s) como (apresente uma definição).

28 Declaração de objetivo quantitativa Exemplo (roteiro): Um estudo de levantamento O objetivo deste estudo foi examinar a relação entre as características pessoais e a motivação no emprego dos educadores em determinadas instituições estaduais para adultos nos Estados Unidos. As características pessoais foram divididas em informações básicas e pensamentos dos respondentes sobre mudanças de emprego. A motivação no emprego foi definida por seis fatores gerais (i.e., pessoal, competitividade, tolerância, segurança, ). (DEGRAW, 1984, p.4,5)

29 Declaração de objetivo quantitativa Exemplo (roteiro): Um estudo experimental Planeja-se o presente estudo para comparar as respostas de recrutas da Marinha nas escolas de gerenciamento de impressão (GI) e autoengano (AE), coletadas sob três condições: com lápis e papel, em um computador com permissão para correção, e em um computador sem tal permissão. Aproximadamente a metade dos recrutas respondeu o questionário de forma anônima e a outra metade se identificou. (BOOTH-KEWLE et al., 1992, p.563)

30 Objetivos Objetivos gerais: Ligado a uma visão abrangente do tema. Vincula-se diretamente à própria significação do trabalho científico proposto. Alguns exemplos que deve iniciar: O objetivo desta pesquisa é avaliar... Pretende-se, ao longo da pesquisa, verificar a relação existente entre... O objetivo deste trabalho será enfocar...

31 Objetivos Exemplo: Pesquisa de Mariana sobre o namoro: Objetivo 1: Determinar se a atração física, a confiança, a proximidade física, o reforço da autoestima e a semelhança têm influência importante no desenvolvimento do namoro entre jovens de Natal. Objetivo 2: Avaliar quais dos fatores mencionados é mais importante no desenvolvimento do namoro entre esses jovens. Objetivo 3: Analisar se há diferença entre os homens e as mulheres em relação à importânciia atribuída a cada um dos fatores mencionados.

32 Objetivos Objetivos específicos: deve-se dizer, em linguagem clara e objetiva, as aplicações que se quer dar para o resultado da pesquisa. Tem caráter mais concreto. Permite atingir o objetivo geral e aplicar a situações particulares. Em suma, enquanto... o objetivo geral busca definir uma meta para o trabalho como um todo. os objetivos específicos estão voltados ao atendimento de questões mais particulares da pesquisa. Os objetivos específicos podem ser estabelecidos a partir de cada capítulo do trabalho. "Neste segundo capítulo, pretende-se demonstrar..." Os verbos usados na escrita dos objetivos geralmente aparecem no infinitivo, tais como: apontar, citar, conhecer, definir, relatar, diferenciar, desenvolver, organizar, traçar, comparar, diferenciar, construir, avaliar, etc.

33 Objetivos Conhecimento Compreensão Aplicação Análise Síntese Avaliação Deduzir Resolver Identificar Narrar Sustentar Enunciar Descrever Aplicar Diferenciar Expor Justificar Citar Demonstrar Manejar Isolar Sumariar Criticar Relatar Ilustrar Empregar Separar Compilar Valorizar Referir Interpretar Utilizar Fracionar Compor Escolher Identificar Explicar Comprovar Decompor Simplificar Selecionar Indicar Expor Produzir Examinar Agrupar Verificar Distinguir Relacionar Aproveitar Detectar Combinar Constatar Reconhecer Inferir Praticar Abstrair Contrastar Comprovar Definir Induzir Discriminar Omitir Classificar Eleger Organizar Extrapolar Localizar Dividir Gerar Medir Mostrar Generalizar Operar Conceber Restringir Precisar

34 Exercícios: Em sala de aula (em equipes de cinco alunos). 1) Elabore um tópico ou tema de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Delimite o tema de maneira clara e objetiva. Apresente os objetivos gerais. Apresentação das propostas em sala de aula. Discuta os cuidados e os elementos em cada etapa. Individual 2) Faça o exercício anterior para a sua pesquisa, aquela que será desenvolvida durante a disciplina de TPE. Os objetivos são claros, precisos e levarão à realização de uma pesquisa de fato? Porque você escolheu esse tema ou tópico? Faça essa avaliação de acordo com os critérios e cuidados expostos. 3) Selecione um artigo científico que contenha os resultados de uma pesquisa quantitativa e responda às seguintes perguntas: Quais são os objetivos dessa pesquisa?

35 Referências: CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, Cap.6. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, Cap.3 SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, Cap.3.

UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE

UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE Tamanho 14 Centralizado TÍTULO SUBTÍTULO Tamanho 16 Título Tamanho 14 Subtítulo

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO ESTADO DE MATO GROSSO.

UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO ESTADO DE MATO GROSSO. UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE Centralizado UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM

Leia mais

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri OFICINA DE PESQUISA Simone Côrte Real Barbieri scrbarbi@ucs.br MÉTODOS +TÉCNICAS PESQUISA REALIDADE EMPÍRICA TEORIA = PONTO DE PARTIDA CONCEITUAR E CATALOGAR DADOS VALIDADE DA BASE EMPÍRICA OBSERVAÇÃO

Leia mais

Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019)

Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019) Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019) Paulo Cauchick Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas UFSC paulo.cauchick@ufsc.br

Leia mais

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Zaqueu Vieira Oliveira Planejamento Currículo Plano da Escola Plano de Ensino Plano de Aula Planejamento Guia de orientação

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico PROJETO DE PESQUISA Profº Ronilson de Souza Luiz Profa. Esp. Rosinéia Oliveira Blog: capronilson.wordpress.com olisanta@gmail.com profronilson@gmail.com METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

Leia mais

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência.

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência. Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar

Leia mais

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Zaqueu Vieira Oliveira Planejamento Currículo Plano da Escola Plano de Ensino Plano de Aula Planejamento...processo de

Leia mais

Etapas da Pesquisa. 1 Etapas da Pesquisa. Especialização em Engenharia de Soldagem

Etapas da Pesquisa. 1 Etapas da Pesquisa. Especialização em Engenharia de Soldagem Etapas da Pesquisa 1 Etapas da Pesquisa Sumário Introdução Etapas do planejamento da pesquisa 2 Etapas da Pesquisa Introdução Planejamento e execução da pesquisa (etapas) Escolha do tema; Revisão de literatura;

Leia mais

METODOLOGIA II 04/04/2018 OBJETIVO DA AULA PROJETO PROJETO PROJETO. Componentes do Projeto. PROJETO aula 01

METODOLOGIA II 04/04/2018 OBJETIVO DA AULA PROJETO PROJETO PROJETO. Componentes do Projeto. PROJETO aula 01 OBJETIVO DA AULA 1. Conhecer a estrutura clássica de um projeto, seus elementos, suas características e como eles dialogam entre si. METODOLOGIA II aula 01 Prof. Me. Reginaldo Brito 2. O estudante deverá

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006.

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. 1 Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. É relevante salientar que a ordem de apresentação dos elementos textuais e pós-textuais obrigatórios

Leia mais

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa calidontur@hotmail.com É designação do problema (prático) e da área do conhecimento a serem observados. O tema tanto pode ser definido em termos

Leia mais

SESI GINÁSTICA NA EMPRESA

SESI GINÁSTICA NA EMPRESA SESI GINÁSTICA NA EMPRESA Planejamento é? Processo de busca de equilíbrio entre: Meios e fins; Entre recursos e objetivos; Visa o melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AULA 3. Definindo o problema de pesquisa e o planejamento de projeto

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AULA 3. Definindo o problema de pesquisa e o planejamento de projeto METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AULA 3 Definindo o problema de pesquisa e o planejamento de projeto Gustavo Luigi Martin do Amaral ¹ MARTINS, Roberto Augusto. Metodologia Aula 3. Definindo o problema

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa Elaborando um projeto de pesquisa A pesquisa é a realização concreta de uma investigação planeada, desenvolvido e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência; Requerida quando

Leia mais

Definindo a introdução de um projeto / relatório / artigo

Definindo a introdução de um projeto / relatório / artigo Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES 669 - LES0669 Iniciação Científica em Economia Aplicada Definindo a introdução

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é necessário que o pesquisador tenha feito a escolha do

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

11/04/2018. O que é o PI? FACULDADE BATISTA BRASILEIRA - FBB PROJETO INTEGRADOR - PI O que é o PI? O que é o PI? O tem geral da FBB

11/04/2018. O que é o PI? FACULDADE BATISTA BRASILEIRA - FBB PROJETO INTEGRADOR - PI O que é o PI? O que é o PI? O tem geral da FBB FACULDADE BATISTA BRASILEIRA - FBB PROJETO INTEGRADOR - PI 2018.1 Apresentação geral e 1ª fase. É uma atividade curricular exigida pelo MEC e ocorre do 1º ao último semestre dos cursos. Atenção: O PI é

Leia mais

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDER NA UNIVERSIDADE EXIGE: A Ultrapassar a mera informação para atingir o domínio do conhecimento.

Leia mais

Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16

Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16 Aula 1 Planejamento Lilian R. Rios 18/02/16 Planejamento de Ensino É um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER ANDRADINA/SP 2016 NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA Prof. MSc: Anael Krelling 1 O planejamento e a execução de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma:

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO CONTINUAÇÃO (negrito, centrado, maiúscula, fonte 16, espaço 1,5)

TÍTULO DO TRABALHO CONTINUAÇÃO (negrito, centrado, maiúscula, fonte 16, espaço 1,5) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA CURSO DE HOTELARIA (centrado, maiúscula, fonte 14, espaço 1,5) NOME DO ALUNO (centrado, maiúscula,

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa

Como elaborar um projeto de pesquisa Como elaborar um projeto de pesquisa O projeto de pesquisa é o primeiro passo de toda pesquisa científica. Mas elaborar um projeto antes de iniciar uma atividade não é exclusividade da Ciência. Antes de

Leia mais

DOMÍNIO AFETIVO: Compreende aspectos relacionados com a EMOÇÃO, OS SENTIMENTOS, O GRAU DE ACEITAÇÃO OU REJEIÇÃO.

DOMÍNIO AFETIVO: Compreende aspectos relacionados com a EMOÇÃO, OS SENTIMENTOS, O GRAU DE ACEITAÇÃO OU REJEIÇÃO. DOMÍNIO COGNITIVO: O domínio cognitivo é o âmbito do SABER. DOMÍNIO AFETIVO: Compreende aspectos relacionados com a EMOÇÃO, OS SENTIMENTOS, O GRAU DE ACEITAÇÃO OU REJEIÇÃO. DOMÍNIO PSICOMOTOR: Estes objetivos

Leia mais

PROJETO O QUE QUE É UM PROJETO PROJET?

PROJETO O QUE QUE É UM PROJETO PROJET? METODOLOGIA DE Mário Luiz Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Geociências OQUEÉ UM? 02/04/2013 02:16:123 OQUEÉ UM? PRO-JICERE COLOCAR A DIANTE 02/04/2013 02:16:124 OQUEÉ UM? A elaboração

Leia mais

INPEAU/UFSC Centro IGLU Região Brasil. DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Profa. Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (PPGAU/CAD/UFSC)

INPEAU/UFSC Centro IGLU Região Brasil. DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Profa. Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (PPGAU/CAD/UFSC) INPEAU/UFSC Centro IGLU Região Brasil DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Profa. Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (PPGAU/CAD/UFSC) OBJETIVOS Demonstrar, aos participantes do Curso IGLU, a relevância do desenvolvimento

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; -

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - Originalidade; - Contribuições para a ciência; - Adequação

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA APRESENTAÇÃO

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA APRESENTAÇÃO PROJETO DE PESQUISA MODELO DE PROJETO DE PESQUISA APRESENTAÇÃO Antes de realizar o seu TCC, recomendamos a construção do projeto de pesquisa. Este projeto é uma etapa fundamental para que você inicie a

Leia mais

Geociências NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Geociências NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Biblioteca do Instituto de Geociências NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Projeto de Pesquisa) Porto Alegre 2009 PROJETO DE PESQUISA PARTE I METODOLOGIA O que é um projeto de pesquisa? Apresentação

Leia mais

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado PLANO DE ENSINO Profª. Msc. Clara Maria Furtado claramaria@terra.com.br Profª. Msc. Eliane Kormann Tomazoni eliane.kormann@unifebe.edu.br Profª. Msc. Márcia Junkes mmjunkes@unifebe.edu.br MISSÃO UNIDAVI

Leia mais

Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029. Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior

Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029. Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior Departamento de Ciências Econômicas Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia ANE029 Prof. Dr. Admir Antonio Betarelli Junior Etapas do projeto: (NBR 15287:2005) 1. Escolha e delimitação do tema: assunto

Leia mais

2. Revisão de literatura e Referencial teórico

2. Revisão de literatura e Referencial teórico PROJETO DE PESQUISA 1. Introdução 1.1 Assunto 1.2 Tema 1.3 Justificativa 1.4 Problema 1.5 Hipóteses 1.6 Objetivos 2. Revisão de literatura e Referencial teórico 3. Procedimentos metodológicos 4. Cronograma

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

Planos de Trabalho. Orientações

Planos de Trabalho. Orientações Planos de Trabalho Orientações Estrutura do Plano de Trabalho Ementa Finalidade Resumo Sumário Objetivos Para quê? Conteúdos O quê? Conceitos Competências Habilidades Valores Atitudes Metodologia Como?

Leia mais

Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?)

Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?) Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?) O que é Pesquisa? O que é Metodologia? David González david.epidemio@gmail.com O que é Método? E dai? Pesquisa 1. Indagação; inquirição; busca; investigação;

Leia mais

Definindo o Trabalho. Ricardo de Almeida Falbo. Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1

Definindo o Trabalho. Ricardo de Almeida Falbo. Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 Definindo o Trabalho Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 Etapas do Trabalho de Pesquisa Pesquisa Bibliográfica Preparação

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas

SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas SARESP - 9º ANO GEOGRAFIA Grupos de competências avaliadas nas provas do

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO

Leia mais

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Metodologia Cientíca Prof. Renato Pimentel 1 o Semestre 2017 FACOM31701 TCC1 1 o Semestre 2017 1 / 24 Ciência Esforço para descobrir e aumentar

Leia mais

Iniciação Científica

Iniciação Científica Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES 669 - LES0669 Iniciação Científica em Economia Aplicada Iniciação Científica

Leia mais

Como escrever um artigo científico

Como escrever um artigo científico Como escrever um artigo científico Rodrigo Garrett Junho de 2014 Estrutura: Considerações Gerais Apresentação Exercício 2 Escrever um bom artigo científico equivale a produzir uma obra de arte. Um pesquisador

Leia mais

Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa.

Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa. Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa. PROFESSORA: Shaiala Aquino O Que é Pesquisa? É utilizada para a descoberta de novos

Leia mais

O que é o projeto? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante... Ahid, 2008

O que é o projeto? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante... Ahid, 2008 PASSOS PARA CONSTRUIR O PROJETO DE PESQUISA O que é o projeto? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante... Ahid, 2008 UM MOMENTO... Vamos fazer uma viagem? Vamos de quê? Carro particular?

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br Aula 02: Utilizando a literatura (1/2) 23 de março de 2015 1 /25 O MÉTODO CIENTÍFICO Exemplo de método

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Um guia prático Profa. Dra. Helena Caseli DC/UFSCar helenacaseli@dc.ufscar.br Contextualização O que é pesquisa? Pesquisa é simplesmente reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências O Método Cientifico. Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO 1. INTODUÇÃO...01 1. 1. Importância do Projeto...01 1.2. Modelo de Projeto de Pesquisa...03. 2. O TEMA...04 2.1. Delimitação do Tema...04 3 JUSTIFICATIVA...

Leia mais

Técnicas de pesquisa

Técnicas de pesquisa Técnicas de pesquisa Introdução Para cada modalidade de pesquisa há um método, uma técnica específica para o seu desenvolvimento. O pesquisador delimita o seu campo de investigação e procura aplicar instrumentos

Leia mais

Unidade Prática de Ensino Módulo III. Processos de Manutenção da Vida REOFERTA

Unidade Prática de Ensino Módulo III. Processos de Manutenção da Vida REOFERTA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC Unidade Prática de Ensino Módulo III. Processos de Manutenção da Vida REOFERTA O QUE É? Roteiro organizado das unidades

Leia mais

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA... 3 1.1 Assunto... 3 1.2 Problema... 3 1.3 Hipóteses... 3 1.4 Tema... 4 1.5 justificativa... 5 1.6 Objetivos... 5 1.7 Referencial Teórico e Revisão da Literatura...

Leia mais

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO)

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO) Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC Plano de Trabalho PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISAS, FORMAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA IV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Uma das maiores queixas de qualquer estudante que realiza pesquisas de naturezas acadêmica ou científica é saber como formatar o seu projeto

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

FMU ESCOLA DE DIREITO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FMU ESCOLA DE DIREITO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA 1 Graduação em Direito FMU ESCOLA DE DIREITO Autoria: Professor Doutor Irineu Francisco Barreto Junior. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA O presente roteiro apresenta algumas sugestões e explicações

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ESTRUTURA DO PRÉ-PROJETO CED 07 1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1 GERAL 3.2ESPECÍFICOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. INTRODUÇÃO TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA São Luis 2016 FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP CURSO DE... NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) TÍTULO: subtítulo da pesquisa (se houver) São Luís

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Dr. Ari Melo Mariano Prof. a Dr. a Fernanda Vinhaes de Lima Prof. a Dr. a Mara Lúcia Castilho Olívia Laquis de Moraes Clara Coelho Paranhos

Leia mais

Aula 6 Projetos de Pesquisa

Aula 6 Projetos de Pesquisa Metodologia Científica Aula 6 Projetos de Pesquisa Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Alice no País das Maravilhas ) Lewis Carroll (1832 1898 2 Problema Projeto de Pesquisa Planejamento

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Profª. Drª. Joscely Galera UTFPR Campus Curitiba Pesquisa Científica: Pesquisar, significa procurar respostas para as indagações propostas. Para Gil, a pesquisa tem um

Leia mais

TRABALHO FINAL I CEAP Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

TRABALHO FINAL I CEAP Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais TRABALHO FINAL I CEAP 2011.2 PROBLEMATIZAÇÃO Tendo a certeza de que o problema está adequadamente delimitado, será preciso realizar um cuidadoso processo de problematização. A Sugestão é que cada problema

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO Examinando o panorama internacional, constata-se, nos meios educativos dos países mais avançados, um crescimento da preocupação com a formação e o desenvolvimento profissional de

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR TÍTULO: subtítulo se houver LAVRAS, MG Ano RELATO DE PESQUISA TÍTULO: subtítulo Credencial(s) do Autor(es) Nome do autor, discente,

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Realizar uma Monografia é uma das modalidades de pesquisa que o aluno dispõe como alternativa para o Trabalho

Leia mais

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE 1 INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE Projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso Ribeirão Preto 2012 2 Escolher um tema para o trabalho de conclusão de curso e redigir o seu projeto causam

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SÁUDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Eduardo Antunes Bortoluzzi Michele Bolan Mariane Cardoso ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA 4 1 PESQUISA Marlyse F. de C. Magalhães 1 Para uma melhor compreensão, iniciar-se-á no conceito da pesquisa e após explanar o conceito de acordo com os autores, explicará a finalidade de uma pesquisa.

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Metodologia Científica Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Artigos científicos De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003): Artigo científico é parte

Leia mais

PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica

PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica Sumário Prefácio... 17 Estrutura pedagógica... 23 PARTE I Os enfoques quantitativo e qualitativo na pesquisa científica 1 Definições dos enfoques quantitativo e qualitativo, suas semelhanças e diferenças...

Leia mais

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Bauru 2019 Versão Março 1 Cláudia Mansani Queda de Toledo Diretora Geral Rodrigo Guarnetti Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO SANTOS - SP MÊS/ ANO BELTRANO DE TAL 12 FULANO DE TAL - 05 (turma) TÍTULO DO TRABALHO Projeto de Trabalho

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal lbcarvalho@fcav.unesp.br CONCEITOS INICIAIS PERGUNTA ABORDAGEM EMPÍRICA RESPOSTA ESTUDO EXPERIMENTAL CIÊNCIA EMPÍRICA

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Pesquisa Qualitativa e Quantitativa Grupo Inovação Instituto de Economia da UFRJ 2 Pesquisa Qualitativa e Quantitativa Métodos quantitativos

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA 2

PESQUISA CIENTÍFICA 2 PESQUISA CIENTÍFICA 2 TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA 3 4 Tipos de Pesquisa Quantitativas: aquelas em que predominam os métodos estatísticos, com utilização de variáveis bem definidas e de cálculos estatísticos

Leia mais

Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1

Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 Metodologia da Pesquisa Projeto de Pesquisa Rui Rossi dos Santos ruirossi@ruirossi.pro.br Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 Definições o Projeto Plano para realizar um ato o Pesquisa Ação ou efeito

Leia mais