PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO"

Transcrição

1 PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

2 ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento

3 ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa.

4 ARTIGO CIENTÍFICO DIFERENÇA ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO Há a hipótese de que a concisão (mais objetivo) seja a característica que demarca a diferença entre a monografia e o artigo.

5 ARTIGO CIENTÍFICO DIFERENÇA ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO O primeiro passo é compreendermos que enquanto na monografia existe a possibilidade de se esmiuçar um determinado assunto, estendendo-o em vários capítulos, no artigo científico tal aspecto não prevalece.

6 NÃO EXISTEM REGRAS RÍGIDAS OU RECEITAS PRONTAS PARA ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO. UTILIZE ESSA DISCUSSÃO APENAS COMO PONTO DE PARTIDA E DE REFLEXÃO SOBRE A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. o que é isso?

7 PARA ESCREVER UM ARTIGO CIENTÍFICO DE QUALIDADE É PRECISO TER PRIMEIRO UM BOM CONHECIMENTO SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO. o que precisa?

8 TEXTO O TEMA Ao estudar determinado tema, você encontrou um problema interessante. Fez uma revisão bibliográfica e não encontrou a solução para este problema. Assim, você decidiu encontrar uma resposta. Elaborou um projeto de pesquisa, realizou a pesquisa e acredita ter encontrado uma solução adequada.

9 ANTES DE TUDO PROJETO CIENTÍFICO

10 ARTIGO CIENTÍFICO REALIZAR O PLANEJAMENTO DETALHADO DE UMA PESQUISA QUE SE PRETENDE REALIZAR. projeto científico

11 PROJETO CIENTÍFICO PERGUNTE ANTES Por qual motivo estou realizando essa pesquisa? Que infraestrutura será necessária para realizar essa pesquisa? Qual é a melhor forma de realizar essa pesquisa? Que recursos humanos e financeiros serão necessários?

12 PROJETO CIENTÍFICO O QUE PRECISA TER NO PROJETO CIENTIFICO? definição e delimitação de um problema de pesquisa; formulação da hipótese; coleta de dados; análise e interpretação dos resultados; e rejeição ou não rejeição da hipótese (Vianna, 2001).

13 AGORA TEMOS UM PROBLEMA!

14 ARTIGO CIENTÍFICO FORMULE UM BOM PROBLEMA DE PESQUISA Inicia-se o processo de pesquisa com a escolha de um tema de pesquisa, que por si só não constitui um problema de pesquisa. Ao formular perguntas sobre o tema, provoca-se sua problematização. Portanto, a maneira mais fácil e direta de formular um problema de pesquisa é elaborar uma pergunta sobre determinado tema (Santos, 2015).

15 ARTIGO CIENTÍFICO FORMULE UM BOM PROBLEMA DE PESQUISA A pergunta que você gostaria de responder por meio da sua pesquisa é a base fundamental do seu projeto de pesquisa. Os objetivos da pesquisa serão elaborados de acordo com essa pergunta. Os métodos propostos deverão possibilitar a descoberta da resposta para essa pergunta. Os resultados esperados deverão estar relacionados com essa pergunta, portanto, elabore na forma de pergunta.

16 ARTIGO CIENTÍFICO FORMULE UM BOM PROBLEMA DE PESQUISA De maneira geral, as perguntas podem ser divididas em três grupos: Como é esse fenômeno? (Descrição) Com o que esse fenômeno está associado? (Associação) No que esse fenômeno interfere? Ou o que interfere nesse fenômeno? (Associação com interferência)

17 CLARO E PRECISO (TODOS OS CONCEITOS E TERMOS USADOS EM SUA ENUNCIAÇÃO NÃO PODEM CAUSAR AMBIGUIDADES OU DÚVIDAS) UM BOM PROBLEMA

18 EMPÍRICO (SER OBSERVÁVEL NA REALIDADE; QUE PODE SER CAPTADO PELA OBSERVAÇÃO E POR MEIO DE TÉCNICAS E MÉTODOS APROPRIADOS) UM BOM PROBLEMA

19 DELIMITADO (DEVE ESTABELECER OS LIMITES DA PESQUISA) UM BOM PROBLEMA

20 PASSÍVEL DE SOLUÇÃO (É NECESSÁRIO QUE EXISTA UMA MANEIRA DE PRODUZIR UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA COM O TEMPO E OS RECURSOS DISPONÍVEIS) UM BOM PROBLEMA

21 DEPOIS DO PROBLEMA QUAL É A HIPÓTESE?

22 PROJETO CIENTÍFICO HIPÓTESE Uma hipótese é uma resposta provisória ao problema, com intenções de ser posteriormente demonstrada. A hipótese é necessariamente uma afirmação, que consiste em uma resposta à pergunta definida como problema de pesquisa, que ainda não foi testada (Andrade, 2014).

23 PROJETO CIENTÍFICO HIPÓTESE uma afirmação (uma hipótese não é uma pergunta, uma hipótese é uma afirmação sobre algo); simples (uma boa hipótese é escrita em linguagem simples, de maneira a expressar exatamente a teoria que será testada por meio da pesquisa científica); sujeita à negação (uma hipótese deve poder ser negada. Caso seja impossível estabelecer a sua negação dificilmente será considerada uma hipótese).

24 PROJETO CIENTÍFICO HIPÓTESE Mas então toda pesquisa científica possui uma hipótese? Não. Existem pesquisas, muito úteis, que são apenas exploratórias. A finalidade destas pesquisas exploratórias é obter informações sobre um assunto ainda pouco conhecido. Portanto, o objetivo é apresentar novas evidências, ideias e até mesmo concluir que algo não existe.

25 CAMINHANDO PARA OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

26 PROJETO CIENTÍFICO OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS Os objetivos constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, o que se pretende atingir com a realização da pesquisa. O objetivo segue a mesma ideia da pergunta, redigido, entretanto, como uma sentença afirmativa direta. Se o problema de pesquisa é a questão a ser investigada, o objetivo é o resultado a ser alcançado (Lakatos e Marconi, 2010).

27 PROJETO CIENTÍFICO OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS A formulação dos objetivos, sejam eles gerais ou específicos, se faz mediante o emprego de verbos no infinitivo: avaliar, testar, descrever, investigar, identificar etc.

28 NA PRÁTICA EXEMPLOS DE PROJETOS CIENTÍFICOS

29 TEXTO TEMA DE PESQUISA: ESTRESSES ABIÓTICO EM PLANTAS Problema de pesquisa: a aplicação foliar de aminoácidos afeta a tolerância das plantas de soja à seca? Hipótese: a aplicação foliar de aminoácidos aumenta a tolerância das plantas de soja à seca. Objetivo geral: avaliar o efeito da aplicação foliar de aminoácidos sobre a tolerância à seca em plantas de soja. Objetivos específicos: avaliar os mecanismos de tolerância à seca em plantas de soja; avaliar as repostas fisiológicas das plantas de soja à aplicação foliar de aminoácidos; verificar se existe correlação entre a aplicação foliar de aminoácidos e a tolerância de plantas de soja à seca.

30 TEXTO TEMA DE PESQUISA: CONSUMO DE DROGAS Problema de pesquisa: Qual é a influência do status social do jovem no consumo de drogas? Hipótese: O consumo de drogas independe do status social dos jovens. Objetivo geral: Avaliar a influência do status social do jovem no consumo de drogas. Objetivos específicos: avaliar as principais causas do uso de drogas entre jovens; caracterizar o perfil dos jovens que consomem drogas; investigar se existe correlação entre o status social e o consumo de drogas.

31 DE ONDE VEIO ISSO? REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

32 PROJETO CIENTÍFICO COMO FAZ ISSO? Relacione os conceitos básicos do tema escolhido com as aplicações sobre o problema de pesquisa formulado. Procure saber quais informações já foram descobertas a respeito do problema de pesquisa e quais são as fronteiras do conhecimento nesta área. Ao ler estes artigos científicos, procure não se ater apenas aos resultados encontrados, mas também aos procedimentos utilizados na pesquisa (Andrade, 2014).

33 MÃO NA MASSA MATERIAL E MÉTODOS

34 PROJETO CIENTÍFICO MATERIAL E MÉTODOS Devem ser listados todos os procedimentos, materiais, equipamentos e métodos necessários para testar suas hipóteses e alcançar seus objetivos. Em áreas experimentais, essa parte do projeto de pesquisa costuma seguir o seguinte roteiro: localização da área experimental, delineamento experimental, tratamentos avaliados, controle das condições experimentais, variáveis analisadas e análise estatística (Vianna, 2001).

35 E O TEMPO CRONOGRAMA

36 PROJETO CIENTÍFICO CRONOGRAMA O planejamento dos procedimentos descritos na seção material e métodos ao longo do tempo é realizado no Cronograma de Execução. Geralmente o cronograma é disposto em uma tabela com as atividades nas linhas e os meses ou as quinzenas nas colunas (Parra Filho e Santos, 2011).

37 E O QUE VOCÊ NÃO DISSE? REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

38 PROJETO CIENTÍFICO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Tudo aquilo que não é de sua autoria deve ser devidamente referenciado por meio de paráfrases (escrita de uma citação de texto de um livro, colocando de uma forma diferente, sem deixar de citar a fonte) e listado nas referências, caso algum outro pesquisador ou consultor queira ter acesso às obras citadas.

39 NÃO ACABOU? INTRODUÇÃO

40 PROJETO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO Como o próprio nome define, a introdução é a parte do trabalho que introduz o leitor ao tema da pesquisa. Deve ser escrita de maneira que forneça uma visão geral da pesquisa a ser realizada, situando o problema no contexto a ser trabalhado (Severino, 2015).

41 PROJETO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO Como o próprio nome define, a introdução é a parte do trabalho que introduz o leitor ao tema da pesquisa. Deve ser escrita de maneira que forneça uma visão geral da pesquisa a ser realizada, situando o problema no contexto a ser trabalhado (Severino, 2015). Embora esteja disposta nas páginas iniciais do projeto de pesquisa, a introdução é mais facilmente elaborada quando as outras partes do projeto já tiverem sido redigidas, ou seja, agora que a essência do projeto já foi redigida, é possível ter uma visão mais ampla do projeto de pesquisa.

42 E O NOME? TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

43 PROJETO CIENTÍFICO TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode ser escrito quando já se tem uma visão mais abrangente do projeto. Algumas dicas importantes: evite começar o título com as palavras efeito, influência, avaliação, estudo, interação, etc. Se você está estudando, é óbvio que é para ver o efeito, a influência e por aí vai. comece o título com a palavra mais importante do seu trabalho. Se você fosse resumir o seu projeto de pesquisa em uma única palavra, qual seria? Pois comece o seu título por ela. o título deve ser claro e conciso, permitindo uma compreensão inicial da sua finalidade. Terminada a redação do título, veja a coerência com os objetivos.

44 ARTIGO CIENTÍFICO ESTRUTURA

45 ARTIGO CIENTÍFICO PODEMOS TER UM ARTIGO DE 10 A 20 PÁGINAS! inova findes

46 ARTIGO CIENTÍFICO ESTRUTURA RESUMO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO REFERÊNCIAS

47 ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO Para a elaboração do resumo deve ser levado em consideração que deve iniciar com verbo no infinitivo e conter no máximo 250 palavras.

48 RESUMO O QUE? (TEMA E PROBLEMA DA PESQUISA) COMO? (METODOLOGIA) CONCLUSÕES PARA QUE? (OBJETIVOS) RESULTADOS ALCANÇADOS

49 ARTIGO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, ao problema estudado, aos principais conceitos envolvidos e aos trabalhos já realizados até o momento. É aquela seção em você vende o seu peixe, esclarece a importância da pesquisa e a relevância para a área. Faça uma descrição sucinta de pesquisas anteriores.

50 ARTIGO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO No último parágrafo, comece por ressaltar o ineditismo da pesquisa e descreva claramente o objetivo proposto para a pesquisa (Santos, 2015).

51 ARTIGO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO O texto de introdução, além de bem escrito, deverá se constituir em um convite atrativo para a continuidade da leitura do artigo. Alguns poucos parágrafos serão suficientes (Matias, 2012).

52 ARTIGO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO (ESTRUTURA BÁSICA) Antecedentes do problema. Descrição do problema. Trabalhos já realizados. Aplicabilidade e originalidade da pesquisa. Objetivo (problema de pesquisa).

53 ARTIGO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO (ERROS COMUNS) Orientação mais empírica que teórica. Introdução muito longa, incluindo trechos que poderiam ser melhor utilizados na discussão. Detalhes excessivos na descrição de estudos prévios. Reinvenção da roda, especialmente na primeira sentença ou parágrafo. Omissão de estudos diretamente relevantes. Terminologia confusa (SEJA CLARO). Citações incorretas (orientação metodologica).

54 INTRODUÇÃO TEMA E PROBLEMA DA PESQUISA OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E METODOLOGIA SÍNTESE DO ARTIGO

55 DESENVOLVIMENTO DESCRIÇÃO, CLASSIFICAÇÕES E CONCEITOS MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

56 CONCLUSÃO VOLTE AOS OBJETIVOS SÍNTESE DOS RESULTADOS CONTRIBUIÇÃO E TRABALHOS FUTUROS

57 CRONOGRAMA DE TRABALHO - EQUIPE CIVIT INOVA 2016 PRAZOS ATIVIDADES RESPONSÁVEL SUPORTE 31/08 TREINAMENTO ARTIGO CIENTIFICO FÁBIO CAMPOS EQUIPE 06/09 PROJETO CIENTÍFICO ALUNOS DOCENTES & FABIO 14/09 INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO ALUNOS FABIO 21/09 CONCLUSÃO, RESUMO E REFERÊNCIAS ALUNOS FABIO 28/09 FEEDBACK FINAL DO ARTIGO FABIO DOCENTES 05/10 ARTIGO FINALIZADO ALUNOS DOCENTES & FABIO 10/10 APRESENTAÇÃO E MATERIAL DE APOIO ALUNOS FABIO 15/10 ENTREGA DO ARTIGO JONAS NUNES FABIO

58 OBRIGADO, CAMPEÕES!

Como elaborar um projeto de pesquisa

Como elaborar um projeto de pesquisa Como elaborar um projeto de pesquisa O projeto de pesquisa é o primeiro passo de toda pesquisa científica. Mas elaborar um projeto antes de iniciar uma atividade não é exclusividade da Ciência. Antes de

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Leonardo Bianco de Carvalho UNESP/Jaboticabal lbcarvalho@fcav.unesp.br CONCEITOS INICIAIS PERGUNTA ABORDAGEM EMPÍRICA RESPOSTA ESTUDO EXPERIMENTAL CIÊNCIA EMPÍRICA

Leia mais

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Professora: Dalciana Vicente Tanaka PROJETO DE TCC Todos os alunos regularmente matriculados na disciplina 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I deverão

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ESTRUTURA DO PRÉ-PROJETO CED 07 1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1 GERAL 3.2ESPECÍFICOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. INTRODUÇÃO TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006.

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. 1 Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. É relevante salientar que a ordem de apresentação dos elementos textuais e pós-textuais obrigatórios

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA 1. POR QUE ESCREVER UMA MONOGRAFIA? - Quem conclui um curso universitário deve dominar o estudo e organização de um assunto de forma diferenciada de quem não tem formação

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?)

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) ROTEIRO DE TCC* TÍTULO: Deve ser claro e expressar a ideia central do TCC. 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) Na introdução o pesquisador deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Na introdução

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA COLOCAR AQUI O TITULO OU TEMA DO PROJETO JOSÉ DAS

Leia mais

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO SANTOS - SP MÊS/ ANO BELTRANO DE TAL 12 FULANO DE TAL - 05 (turma) TÍTULO DO TRABALHO Projeto de Trabalho

Leia mais

ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O

ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O O QUE É UM PROJETO DE INTERVENÇÃO? Na perspectiva do desenvolvimento das habilidades e competência do eixo do Programa de Aprendizagem em Atenção

Leia mais

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL USCS PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL USCS PRÉ-PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL USCS PRÉ-PROJETO DE PESQUISA 2015 UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL USCS CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Tamanho

Leia mais

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS CRIXÁS 2016 NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS Projeto de Pesquisa

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC NOME DO ALUNO TEMA SERRA/ ES ANO NOME DO ALUNO TEMA Pré-projeto apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, como requisito básico para a apresentação da disciplina

Leia mais

Pesquisa Científica em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Iana Alexandra

Pesquisa Científica em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Iana Alexandra Pesquisa Científica em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo { Iana Alexandra iana.alexandra@ufcg.edu.br Assunto versus Tema - Assunto é mais abrangente, comportando diversas possibilidades de recorte -

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

1 O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

1 O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Curso de Engenharia de Produção UNIVERSO Campus Juiz de Fora Profa. Ana Flavia Barroso e Prof. Marcelino Vieira Lopes 2 o Semestre de 2016 1 O TRABALHO

Leia mais

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri OFICINA DE PESQUISA Simone Côrte Real Barbieri scrbarbi@ucs.br MÉTODOS +TÉCNICAS PESQUISA REALIDADE EMPÍRICA TEORIA = PONTO DE PARTIDA CONCEITUAR E CATALOGAR DADOS VALIDADE DA BASE EMPÍRICA OBSERVAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016 MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016 CEETEPS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC DE RIO GRANDE DA SERRA HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA (Tamanho Arial 14 negrito) TEMA (Tamanho Arial

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir da Introdução até Contribuição, Produtos e Benefícios.

O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir da Introdução até Contribuição, Produtos e Benefícios. CTIC COMISSÃO TÉCNICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROCESSO SELETIVO 2016/2017 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO PROJETO INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROTOCOLO PROAC No /2016 O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir

Leia mais

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa calidontur@hotmail.com É designação do problema (prático) e da área do conhecimento a serem observados. O tema tanto pode ser definido em termos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO... CURSO... NOME DE ALUNO TÍTULO DO PROJETO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO... CURSO... NOME DE ALUNO TÍTULO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO... CURSO... NOME DE ALUNO TÍTULO DO PROJETO Mossoró/RN (Ano) NOME DO ALUNO TÍTULO DO PROJETO Projeto apresentado ao Conselho do Curso XXXXXXX da Universidade

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO 1. INTODUÇÃO...01 1. 1. Importância do Projeto...01 1.2. Modelo de Projeto de Pesquisa...03. 2. O TEMA...04 2.1. Delimitação do Tema...04 3 JUSTIFICATIVA...

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA São Luis 2016 FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP CURSO DE... NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) TÍTULO: subtítulo da pesquisa (se houver) São Luís

Leia mais

Curso de Educação Física - Bacharel. Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO

Curso de Educação Física - Bacharel. Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO Curso de Educação Física - Bacharel Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO PORTO ALEGRE, Ano Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO Projeto de pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

Tipos de pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa. Construção de um projeto. Fases de um projeto

Tipos de pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa. Construção de um projeto. Fases de um projeto Tipos de pesquisa científica Etapas de uma pesquisa Construção de um projeto Fases de um projeto É utilizada para a descoberta de novos conhecimentos É o processo pelo qual as pessoas adquirem um novo

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Este documento contém orientações gerais para a elaboração de projetos de dissertações e teses, bem como para a estrutura

Leia mais

Nome dos integrantes do grupo (Tamanho Arial ou Times 12, minúsculo e negrito) TÍTULO DO TRABALHO Subtítulo

Nome dos integrantes do grupo (Tamanho Arial ou Times 12, minúsculo e negrito) TÍTULO DO TRABALHO Subtítulo ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS (Tamanho Arial ou Times 14 em negrito) Margens: Superior 3 cm Direita

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Elemento Pré-Textual O resumo deve conter, de

Leia mais

2. Revisão de literatura e Referencial teórico

2. Revisão de literatura e Referencial teórico PROJETO DE PESQUISA 1. Introdução 1.1 Assunto 1.2 Tema 1.3 Justificativa 1.4 Problema 1.5 Hipóteses 1.6 Objetivos 2. Revisão de literatura e Referencial teórico 3. Procedimentos metodológicos 4. Cronograma

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Por quê? Busca de informações. Estruturação do Projeto de Pesquisa. Sumário. Informações Gerais. Planejamento

PROJETO DE PESQUISA. Por quê? Busca de informações. Estruturação do Projeto de Pesquisa. Sumário. Informações Gerais. Planejamento Por quê? PROJETO DE PESQUISA Aderson Gegler Avaliação do projeto Comissões Ética e Pesquisa Órgãos financiadores Seleção candidatos para pós-graduação Roteiro para o desenvolvimento da pesquisa Antecipar

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC

PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC CURSO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA / 8º SEMESTRE NOTURNO Os Trabalhos de Conclusão de Curso, de acordo com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT

Leia mais

TRABALHO FINAL I CEAP Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

TRABALHO FINAL I CEAP Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais TRABALHO FINAL I CEAP 2011.2 PROBLEMATIZAÇÃO Tendo a certeza de que o problema está adequadamente delimitado, será preciso realizar um cuidadoso processo de problematização. A Sugestão é que cada problema

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história

Leia mais

Estágio II. - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto);

Estágio II. - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); Estágio II - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); - Avaliação da disciplina; - Dicas/Sugestões ( temas/ bibliografia); Apresentação da Disciplina ESTÁGIO II

Leia mais

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo Prof.: José Raimundo NORMAS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Superior: 2,5 cm. da borda superior da folha RESUMO Nome do autor(a) e Orientador(a)

Leia mais

Fases da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE

Fases da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE Fases da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE Preparação da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE Preparação da Pesquisa Decisão Escolha do tema Levantamento de dados Formulação do problema Construção de hipóteses Delimitação

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. O PROJETO DE PESQUISA Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA Ordem de apresentação do Projeto de Pesquisa: 1. Introdução a) Apresentação b) Definição do problema c) Justificativa

Leia mais

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA Prof. MSc: Anael Krelling 1 O planejamento e a execução de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma:

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Maria de Fátima Bruno de Faria Valéria Gonçalves da Vinha Renata Lèbre La Rovere Este documento contém orientações gerais

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

ANEXO II. PROJETO DE PESQUISA inserir titulo. COORDENADOR Inserir nome do coordenador EQUIPE

ANEXO II. PROJETO DE PESQUISA inserir titulo. COORDENADOR Inserir nome do coordenador EQUIPE ANEXO II PROJETO DE PESQUISA inserir titulo COORDENADOR Inserir nome do coordenador EQUIPE Campus xx - BA de de TÍTULO DO PROJETO: ÁREA DO CONHECIMENTO (UTILIZAR TABELA DO CNPQ) RESUMO DO PROJETO Resumo

Leia mais

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq.

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A PESQUISA Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A pesquisa Etapas da pesquisa científica Tipos de trabalhos científicos O projeto de pesquisa A PESQUISA Conceitos e definições Prof. M.Sc Janine Gomes

Leia mais

Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1

Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 Metodologia da Pesquisa Projeto de Pesquisa Rui Rossi dos Santos ruirossi@ruirossi.pro.br Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 Definições o Projeto Plano para realizar um ato o Pesquisa Ação ou efeito

Leia mais

Orientadores. São Paulo, de de.

Orientadores. São Paulo, de de. Nº Nome do aluno (a): Registro Acadêmico: Turma: Período: ( ) Diurno ( ) Noturno Telefone Residencial: ( ) Telefone Celular: ( ) Sexo: ( )Masculino ( )Feminino Endereço: Cep: Bairro: Estado: E-mail: 01-02

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das modalidades alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Aula 2 Construção de um Projeto de Pesquisa Revisão da Aula 1 Conhecimento, ciência e paradigma - Tipos

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho de Conclusão

Leia mais

ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1)

ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1) ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1) Prof. Dr. Onofre Miranda (1) ZANELLA, L. C. H. Metodologia da Pesquisa. Florianópolis: SEaD:UFSC, 2006. OBJETIVO(S) GERAL Apresentar as etapas para desenvolvimento de

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO

Leia mais

Aula 6 Projetos de Pesquisa

Aula 6 Projetos de Pesquisa Metodologia Científica Aula 6 Projetos de Pesquisa Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Alice no País das Maravilhas ) Lewis Carroll (1832 1898 2 Problema Projeto de Pesquisa Planejamento

Leia mais

Orientações para a escrita do artigo

Orientações para a escrita do artigo Orientações para a escrita do artigo 1. ESTRUTURA E ELEMENTOS DO ARTIGO 1.1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO Iniciando o artigo, temos a sua identificação. Esta deve ser feito de acordo com o exemplo abaixo: TÍTULO

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 02: Elaboração de Artigo ARTIGO Artigo Científico de Divulgação;

Leia mais

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão ARTIGO Neste capítulo, vamos abordar os aspectos que envolvem a produção de um artigo acadêmico (científico), que tem autoria declarada e pode ser publicado em revistas técnicas e científicas. No meio

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE MESTRADO E DOUTORADO O projeto deve conter no máximo 15 laudas (considerando da introdução a resultados esperados), digitadas em fonte Times New Roman 12, espaço

Leia mais

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA. Estrutura de um projeto de pesquisa:

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA. Estrutura de um projeto de pesquisa: ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA Estrutura de um projeto de pesquisa: 1. TEMA E TÍTULO DO PROJETO 2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 3. INTRODUÇÃO 4. RELEVÂNCIA E JUSTIFICATIVA 5. OBJETIVOS

Leia mais

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Uma das maiores queixas de qualquer estudante que realiza pesquisas de naturezas acadêmica ou científica é saber como formatar o seu projeto

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02. Diretrizes para a realização de um seminário

13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02. Diretrizes para a realização de um seminário 55 13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02 Diretrizes para a realização de um seminário O seminário é formado por um grupo de estudos, em que se discute um tema a partir

Leia mais

Guia de Orientação para Elaboração de Projeto de Intervenção 1

Guia de Orientação para Elaboração de Projeto de Intervenção 1 Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA Núcleo de Educação a Distância NEAD Ministério da Educação MEC/SECADI APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Guia de Orientação para Elaboração de Projeto

Leia mais

Alinhavando o projeto de pesquisa. Profª Gracian Li Pereira Investigação Científica II FACIMED

Alinhavando o projeto de pesquisa. Profª Gracian Li Pereira Investigação Científica II FACIMED Alinhavando o projeto de pesquisa Profª Gracian Li Pereira Investigação Científica II FACIMED 2012.1 Projeto de pesquisa Idéias organizadas no nível máximo para a realização de uma pesquisa científica.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA QUANTITATIVO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA QUANTITATIVO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLES CENTE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA QUANTITATIVO

Leia mais

Orientações gerais: PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO

Orientações gerais: PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DA SAÚDE - Processo seletivo 2015 PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE TÍTULO E SUBTÍTULO DO PROJETO Tipo de projeto (marcar a opção com um X): ( ) Ensino ( ) Pesquisa

Leia mais

Estágio I. Prof. Jader Costa

Estágio I. Prof. Jader Costa Estágio I Prof. Jader Costa Estágio I Apresentação da disciplina; Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); Avaliação da disciplina; Dicas/Sugestões ( temas/ bibliografia); MÉTODOS E TÉCNICAS

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO)

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO) Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC Plano de Trabalho PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PONTA GROSSA 2017 LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Manual para elaboração

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 1º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho de Conclusão

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Metodologia Científica Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Artigos científicos De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003): Artigo científico é parte

Leia mais

Paper O que é e como fazer

Paper O que é e como fazer 1 Paper O que é e como fazer Prof. Sergio Enrique Faria 1- Conceito de paper O paper, position paper ou posicionamento pessoal é um pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado. Sua

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

FACULDADE INSTITUTO PAULISTA DE ENSINO Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso.

FACULDADE INSTITUTO PAULISTA DE ENSINO Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. 1. Objetivos 1.1. Estabelecer as normas e as rotinas do processo de realização, acompanhamento e avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) dos alunos dos cursos de: Administração, Tecnologia

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS A redação de um relatório científico tem como um de seus principais objetivos registrar com exatidão e clareza como o experimento foi realizado e compreendido.

Leia mais

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Bauru 2019 Versão Março 1 Cláudia Mansani Queda de Toledo Diretora Geral Rodrigo Guarnetti Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

Fases da Pesquisa. c. Organização da Pesquisa

Fases da Pesquisa. c. Organização da Pesquisa Fases da Pesquisa 1ª Fase Fase exploratória c. determinação do problema Seleção do assunto área de concentração/ problema amplo Definição e formulação do problema recorte do problema a ser analisado c.

Leia mais

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência.

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência. Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar

Leia mais

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP CEP FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC MODELO DE PROJETO DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP 2015 NOME Projeto de Pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso/ Dissertação

Leia mais

INSTITUIÇÃO. (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO) (12) PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

INSTITUIÇÃO. (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO) (12) PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) INSTITUIÇÃO (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO) (12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico PROJETO DE PESQUISA Profº Ronilson de Souza Luiz Profa. Esp. Rosinéia Oliveira Blog: capronilson.wordpress.com olisanta@gmail.com profronilson@gmail.com METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso I Projeto de TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Profª: Jussiguelli Marcondes Maranho E-mail: jussiguelli@gmail.com Uberlândia 2018 1. Capa. 2. Folha de Rosto. 3. Introdução, tema e Problematização.

Leia mais

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. Proposta de Projeto ao PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica.

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. Proposta de Projeto ao PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica. Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC Proposta de Projeto ao PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica Araguaína (ano) Fundação Educacional Dom Orione, mantenedora da Faculdade

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Inserir Título do Projeto

Inserir Título do Projeto Inserir Nome do Autor do Projeto Inserir Título do Projeto Projeto apresentado à Universidade Estadual de Londrina - Centro de Tecnologia e Urbanismo - Programa de Mestrado em Engenharia de Edificações

Leia mais