Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha"

Transcrição

1 Unidade II PROJETOS DE PESQUISA EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS Profa. Eliane Gomes Rocha

2 Metodologia de pesquisa conceito Conjunto detalhado e sequencial de métodos e técnicas científicas a serem executados ao longo da pesquisa, de tal modo que se consiga atingir os objetivos inicialmente propostos.

3 Tipos de pesquisa classificação Exploratória: tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Pode envolver levantamento bibliográfico e entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Geralmente, assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

4 Tipos de pesquisa classificação Descritiva: tem como objetivo primordial a descrição das características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas características está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.

5 Tipos de pesquisa classificação Explicativa: a preocupação central é identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, pois explica a razão, o porquê das coisas. Por isso, é o tipo mais complexo e delicado.

6 Abordagem da pesquisa Pesquisa é a atividade da ciência que possibilita uma aproximação e uma compreensão da realidade a investigar, sendo esse um processo permanentemente inacabado. A pesquisa engloba dois grupos distintos de abordagens metodológicas, classificadas em: quantitativas e qualitativas.

7 Pesquisa quantitativa É utilizada para medir opiniões, reações, sensações, hábitos, atitudes, quantidades, entre outros. Todos determinados previamente por um universo (público-alvo) composto de amostras predefinidas, com a função de representar de forma estatística os resultados coletados, sendo estes comprovados cientificamente.

8 Amostragem Amostragem probabilística: implica um sorteio com regras bem-determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível. Amostras não probabilísticas: são mais usadas em pesquisas qualitativas e têm por objetivo captar a diversidade do universo.

9 Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa Algumas pesquisas qualitativas não descartam a coleta de dados quantitativos, principalmente na etapa exploratória de campo ou nas fases em que esses dados podem mostrar uma relação mais extensa entre fenômenos particulares. Embora uma linha de pesquisa vise ao estudo das relações, dos fenômenos sociais, e a outra seja puramente quantificável, ambas se complementam, possibilitando, assim, um estudo aprofundando da realidade estudada.

10 Interatividade O tipo de pesquisa cuja preocupação central é identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos é a: a) pesquisa quantitativa. b) pesquisa qualitativa. c) pesquisa descritiva. d) pesquisa exploratória. e) pesquisa explicativa.

11 Procedimentos para a pesquisa Pesquisa bibliográfica A pesquisa bibliográfica ou de fontes secundárias, com base em materiais escritos/gravados mecânica ou eletronicamente, abrange toda a bibliografia já tornada pública (toda a parte teórica e aberta à população) e relacionada ao tema de estudo, com informações elaboradas e publicadas.

12 Procedimentos para a pesquisa Pesquisa documental A pesquisa documental utiliza como fontes de coleta de dados apenas documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias. São fontes de coleta de dados: tabelas; estatísticas; relatórios; documentos informativos; fotografias; correspondências; prontuários; relatos escritos; testemunhos escritos; depoimentos escritos.

13 Procedimentos para a pesquisa Pesquisa de laboratório É um procedimento de investigação que analisa e descreve o que será ou ocorrerá em situações controladas é exato. Acontece por meio da interferência artificial na produção do fato ou fenômeno, já que os mecanismos naturais de observação são insuficientes para a acuidade.

14 Procedimentos para a pesquisa Pesquisa de levantamento Tipo de pesquisa utilizado em estudos exploratórios e descritivos. Pode ser de dois tipos: levantamento de uma amostra; levantamento de uma população (também designado censo).

15 Procedimentos para a pesquisa Pesquisa de campo É aquela em que ocorre relação com o sujeito (entrevistado), com o objetivo de colher informações e/ou conhecimentos acerca do problema estudado. Entende-se campo como o espaço em que acontecem os fatos ou fenômenos (lugar natural).

16 Procedimentos para a pesquisa Estudo de caso É uma pesquisa exploratória utilizada para a análise de situações concretas, nas suas particularidades. Seu uso é indicado para investigar a trajetória de vida de um indivíduo, como também a natureza de uma instituição ou organização, nos seus aspectos sociais, culturais, educacionais, dentre outros.

17 Pesquisa ação Investiga a solução de um problema ou de uma necessidade coletiva, envolvendo os pesquisadores e os participantes da pesquisa de forma cooperativa, bem como desenvolvendo a ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema estudado. Cria uma forma de ação planejada, de caráter social, educacional e técnico.

18 História de vida História de vida é um relato retrospectivo oral ou escrito da experiência pessoal de um indivíduo, relativo a fatos e acontecimentos que foram significativos e constitutivos de sua experiência vivida.

19 Interatividade O tipo de pesquisa exploratória utilizado para a análise de situações concretas, nas suas particularidades, é: a) pesquisa ação. b) história de vida. c) estudo de caso. d) levantamento de amostra. e) pesquisa quantitativa.

20 Autobiografia A autobiografia é uma história de vida escrita pela própria pessoa sobre si mesma ou registrada por outrem, concomitante com a vida descrita, na qual o narrador esforça-se para exprimir o conteúdo de sua experiência pessoal.

21 Depoimentos O depoimento é uma técnica utilizada pela história oral para a obtenção de declarações de um sujeito sobre algum acontecimento do qual ele tenha tomado parte ou testemunhado. Os depoimentos permitem acesso a uma realidade demarcada pelas vivências de cada entrevistado.

22 Coleta de dados A coleta de dados comporta algumas normas que dependem do tipo de pesquisa empreendida e ajustam-se a esta. A definição da técnica varia conforme a pesquisa. A definição dessa técnica e a elaboração do instrumento mais adequado não são arbitrárias: estão conexas com as hipóteses que queremos comprovar, com os pressupostos que são assumidos e com a análise que faremos do material reunido.

23 Instrumentos de coleta de dados Questionário Conjunto de questões previamente elaboradas sobre o problema para serem respondidas por um interlocutor, por escrito ou oralmente. Neste último caso, o pesquisador se encarrega de preencher as questões respondidas.

24 Tipos de questões Fechadas: o informante deve escolher uma resposta entre as constantes de uma lista predeterminada, indicando aquela que melhor corresponda à que deseja fornecer. Abertas: o informante responde livremente, da forma que desejar, expressando sua opinião sem estratificação de respostas, como acontece nas questões fechadas. Mistas: são questões compostas por perguntas fechadas e abertas.

25 Aplicação do questionário A apresentação do questionário merece atenção quanto aos seguintes aspectos: apresentação gráfica; instruções para preenchimento; introdução do questionário.

26 Entrevista A entrevista refere-se ao contato face a face, pesquisador e pesquisado, momento este de interação social e de coleta de informações capaz de quebrar isolamentos grupais e individuais, podendo também servir à pluralização de vozes e à distribuição democrática da informação.

27 Tipos de entrevista Entrevista estruturada: na entrevista estruturada, seguimos um roteiro previamente estabelecido, sendo as perguntas predeterminadas e objetivas. Entrevista semiestruturada: o pesquisador organiza um conjunto de questões, mas o entrevistado pode falar livremente. Entrevista aberta: solicitamos ao entrevistado falar livremente a respeito do tema pesquisado, buscando uma visão geral do tema em estudo.

28 Observação Instrumento que faz uso dos sentidos para a apreensão de determinados aspectos da realidade. Consiste em ver, ouvir e examinar os fatos, os fenômenos que pretendemos investigar. Desenvolve um importante papel no contexto da descoberta, obrigando o pesquisador a estabelecer um contato próximo com o objeto de estudo.

29 Observação simples Observação simples O pesquisador apenas observa de maneira espontânea como os fatos ocorrem e controla os dados obtidos. Nesta categoria não são feitas perguntas diretas, entretanto existem regras de coleta de dados entrelaçadas com o objetivo da pesquisa.

30 Interatividade O tipo de entrevista em que o pesquisador organiza um conjunto de questões, mas o entrevistado pode falar livremente, é a: a) aberta. b) estruturada. c) não estruturada. d) fechada. e) semiestruturada.

31 Observação participante Observação participante O investigador participa até certo ponto como membro da comunidade ou população pesquisada. A ideia de sua incursão na população é ganhar a confiança do grupo, ser influenciado pelas características dos elementos do grupo e, ao mesmo tempo, sensibilizá-lo da importância da investigação.

32 Observação sistemática Observação sistemática Também conhecida como observação passiva. O pesquisador não se integra ao grupo observado, permanecendo de fora. Presencia o fato, mas não participa dele, não se deixa envolver pelas situações, faz mais o papel de espectador.

33 Objetivo geral e objetivos específicos O objetivo geral, conforme o nome sugere, está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Está vinculado diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto e se relaciona com o conteúdo intrínseco dos fenômenos, das ideias e dos eventos estudados. Os objetivos específicos permitem tanto atingir o objetivo geral como aplicá-lo a situações particulares; têm função intermediária e instrumental, apresentam caráter mais concreto.

34 Referências A construção do conhecimento baseiase na teoria experimentada, publicada e nas futuras descobertas no campo científico. Para isso, a descrição de todos os autores, livros, revistas, artigos, documentos consultados, sites, dissertações, teses, entre outros, é de suma importância para fundamentar o novo desabrochar do conhecimento da realidade.

35 Orçamento Toda pesquisa tem custos intelectuais com o tempo dedicado ao planejamento, à construção teórica, ao exercício de aprender, até o relato final, além dos gastos financeiros, tais como: materiais de escritório, impressão, deslocamentos, contatos ( , carta e/ou telefone) com os entrevistados, entre outros.

36 Análise e interpretação dos dados O núcleo central da pesquisa é a análise e interpretação dos dados. O passo seguinte à manipulação dos dados, da codificação e da tabulação é a análise e interpretação destes.

37 Análise dos dados A elaboração da análise é realizada em três níveis: Interpretação verificação das relações entre as variáveis independente e dependente, e da variável anterior à dependente d e posterior à independente, d para ampliar os conhecimentos sobre o fenômeno; explicação esclarecimento sobre a origem da variável dependente e a necessidade de encontrar a variável antecedente; especificação explicitação sobre até que ponto as relações entre as variáveis independente e dependente são válidas, ou seja, como, onde e quando.

38 Cronograma Corresponde à pergunta: quando pesquisar? A resposta a esta indagação está na descrição detalhada do planejamento da pesquisa por meio de tabela, destacando o passo a passo desde a elaboração do projeto até a finalização.

39 Conclusão Última fase do planejamento e da organização do projeto de pesquisa. A explicitação dos resultados finais, considerados relevantes, é demonstrada nesta fase; as conclusões devem estar vinculadas à hipótese de investigação, cujo conteúdo foi comprovado ou rejeitado. Trata-se de uma exposição causal a respeito do que foi investigado, analisado, interpretado; uma síntese comentada das ideias essenciais, dos principais resultados obtidos, explicitados.

40 Estrutura do relatório Apresentação Sinopse Sumário Introdução Metodologia Embasamento teórico Apresentação dos dados e sua análise Interpretação dos resultados Apêndices Anexos Bibliografia

41 Interatividade O tipo de observação em que o pesquisador não se integra ao grupo observado, permanecendo de fora, é a: a) participante. b) sistemática. c) estruturada. d) não estruturada. e) simples.

42 ATÉ A PRÓXIMA!

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite Prof. Thiago leite O que é pesquisa? Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto

Leia mais

Pesquisar é... 16:54

Pesquisar é... 16:54 16:54 PESQUISA Pesquisar é... procurar respostas para indagações propostas. a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

Técnicas de Pesquisa TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento

Técnicas de Pesquisa TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento Técnicas de Pesquisa Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Profª Michelle Barbosa professoramichellebarbosa@gmail.com A metodologia é o estudo dos métodos

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio PESQUISA Pesquisa é o conjunto de investigações,

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema;

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema; Metodologia da Pesquisa: A construção do conhecimento O que é pesquisa? 1. Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; 2. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Prof. Dr. Anael Krelling 1 O que é pesquisa? Ander-Egg (1978, p. 28), a pesquisa é um "procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

Atividades de auto-avaliação

Atividades de auto-avaliação Atividades de auto-avaliação Leia com atenção os enunciados e responda às questões solicitadas. Lembre-se que estas atividades de auto-avaliação têm como objetivo desenvolver com autonomia a sua aprendizagem.

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016 MÉTODOS DE PESQUISA Pesquisa Científica: estrutura Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2016 1. A Pesquisa Instrumentos e técnicas Observação: é um instrumento de coleta de dados que faz uso

Leia mais

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação PROFESSORA MARILUCIA RICIERI Psicóloga Mestre em Educação METODOLOGIA CIENTÍFICA Vídeo Aula 1 Definição de Conhecimento Conhecimento Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam

Leia mais

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Conceitos de pesquisa A Pesquisa é: procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis,

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03. Universidade Federal Fluminense DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 19 DE MARÇO DE 2018 TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MOMENTO 03 Humberto José Bortolossi http://www.professores.im-uff.mat.br/hjbortol/

Leia mais

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem Prof. Alejandro Martins DELINEAMENTO DA PESQUISA Conceituação Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla O elemento mais importante para

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Aula 6 A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Nosso Blog... 1 Nome do Projeto 7 Objetivos 2 3 Título Nome do Orientador Introdução 8 9 Metodologia Cronograma 4 Problema de Pesquisa 10 Referências

Leia mais

A Classificação da Pesquisa

A Classificação da Pesquisa A Classificação da Pesquisa Formas de Classificação da Pesquisa l I - Classificando as pesquisas com base em seus objetivos l II - Classificando as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

Tipos de Pesquisa Científica

Tipos de Pesquisa Científica Tipos de Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2015 Unidade 03 Tipos de Científica 1 Tipos de Quanto a Abordagem Qualitativa

Leia mais

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver)

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver) FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO: subtítulo (se houver) Belo Horizonte Ano Nome completo do aluno TÍTULO: subtítulo (se houver) Projeto de pesquisa desenvolvido como requisito

Leia mais

AGENDA. Conceitos Básicos Tipos de Pesquisa e Métodos para Levantamento de dados. Tipos de Técnicas de Pesquisa. Questionário. Formas de Elaboração

AGENDA. Conceitos Básicos Tipos de Pesquisa e Métodos para Levantamento de dados. Tipos de Técnicas de Pesquisa. Questionário. Formas de Elaboração AGENDA Conceitos Básicos Tipos de Pesquisa e Métodos para Levantamento de dados Tipos de Técnicas de Pesquisa Questionário Formas de Elaboração Elaboração de Questionários com Ferramenta Digital TIPOS

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa empírica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

PROFESSORA OKÇANA BATTINI. Doutora em Educação

PROFESSORA OKÇANA BATTINI. Doutora em Educação PROFESSORA OKÇANA BATTINI Doutora em Educação METODOLOGIA CIENTIFICA Vídeo 1 Metodologia da pesquisa Ementa Leitura, Interpretação e Produção de Textos. Estrutura e organização de trabalhos acadêmicos.

Leia mais

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA Métodos de Pesquisa A pesquisa compreende qualquer atividade criativa e sistemática realizada com o fim de incrementar o acervo do conhecimento científico e o uso desse acervo

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas ESAG Mestrado Acadêmico em Administração! ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa Tipos e Métodos de Pesquisa Social Metodologia de Pesquisa Processo de pesquisa Definir objetivos Analisar os Dados Apresentar Resultados Elaborar projeto de pesquisa Coletar os Dados Níveis de pesquisa

Leia mais

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARAN PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Metodologia Científica II - Métodos das Ciências Aula 3 Profa. Renata G. Aguiar 1 2 Métodos das Ciências

Leia mais

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano 1 O acadêmico em fase de realização do TCC tem, entre outros, os seguintes deveres: I participar das reuniões convocadas pelo Orientador II cumprir

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

4. Tipos de Pesquisas

4. Tipos de Pesquisas Técnicas de Pesquisa RAD 5004 4. s Quanto à utilização dos resultados Quanto à natureza do método Quanto aos fins Pesquisa Pura Pesquisa Aplicada Qualitativa Quantitativa Exploratória; Descritiva; Explicativa;

Leia mais

Metodologia da Pesquisa. Metodologia Tecnológica

Metodologia da Pesquisa. Metodologia Tecnológica Metodologia da Pesquisa Metodologia Tecnológica O PROJETO DE PESQUISA O projeto de pesquisa é o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Deve oferecer

Leia mais

SENAI&'&ES& O"METODO"QUANTITATIVO" " " 26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & &

SENAI&'&ES& OMETODOQUANTITATIVO   26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & & SENAI&'&ES& & & O"METODO"QUANTITATIVO" " " Prof."FÁBIO"CAMPOS" E O que é método? É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que são procedimentos metodológicos?

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Este trabalho procurou investigar como aconteceu o processo de internacionalização de uma empresa brasileira de comércio eletrônico motivações para internacionalização, processo

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Pesquisa Científica Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates O que é pesquisa? Em todos os cursos é exigido, da parte do estudante, alguma atividade de pesquisa. Tem sido quase

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA

TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA METODOS DE PESQUISA TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos, 2016 Conceito de PROJETO 1. O projeto é o organizador do processo coletivo e, como tal, precisa

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Realizar uma Monografia é uma das modalidades de pesquisa que o aluno dispõe como alternativa para o Trabalho

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa científica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. O PROJETO DE PESQUISA Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA Ordem de apresentação do Projeto de Pesquisa: 1. Introdução a) Apresentação b) Definição do problema c) Justificativa

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4-

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal PB SUMÁRIO Pesquisa Conceitos Características Objetivos Finalidades Requisitos Qualidades do pesquisador Tipos de pesquisa científica

Leia mais

Metodologia Científica e Tecnológica

Metodologia Científica e Tecnológica Metodologia Científica e Tecnológica Classificação e Métodos Científicos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2014 Gustavo S. C. Meireles 1 Tipologias de pesquisa científica 2014 Gustavo S. C. Meireles 2 Quanto

Leia mais

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Pesquisa de Mercado 08 de junho de 2017 Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Relembrando... Estrutura da Pesquisa 1. Definição do problema 2. Elaboração de uma abordagem do problema 3.

Leia mais

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Metodologia Cientíca Prof. Renato Pimentel 1 o Semestre 2017 FACOM31701 TCC1 1 o Semestre 2017 1 / 24 Ciência Esforço para descobrir e aumentar

Leia mais

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq.

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A PESQUISA Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A pesquisa Etapas da pesquisa científica Tipos de trabalhos científicos O projeto de pesquisa A PESQUISA Conceitos e definições Prof. M.Sc Janine Gomes

Leia mais

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI Sumário PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI CAPÍTULO 1 O processo de pesquisa e os enfoques quantitativo e qualitativo rumo a um modelo integral... 2 Que enfoques foram apresentados

Leia mais

GUIÃO - PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SETEMBRO DE 2018 DEZEMBRO DE 2019 Marketing e Publicidade CIIIC ISCET

GUIÃO - PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SETEMBRO DE 2018 DEZEMBRO DE 2019 Marketing e Publicidade CIIIC ISCET Docente e investigadora responsável: Ana Catarina Martins Correia Soares E-mail: asoares@iscet.pt Centro de Investigação: CIIIC GUIÃO - PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SETEMBRO DE 2018 DEZEMBRO DE 2019 Marketing

Leia mais

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa (resumo) 1. Tipos/abordagens de pesquisa 2. Procedimentos técnicos 3. Fonte de informação 4. Técnicas/instrumentos

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SÁUDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Eduardo Antunes Bortoluzzi Michele Bolan Mariane Cardoso ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO

Leia mais

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002....

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... 1 Como encaminhar uma Pesquisa? A pesquisa é um projeto racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas

Leia mais

Projeto de pesquisa. Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes de Oliveira

Projeto de pesquisa. Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes de Oliveira Projeto de pesquisa Profª: Jordana Calil Lopes de Menezes de Oliveira DEFINIçãO DO TEMA E DO TíTulO (O QuÊ?) O tema é o assunto que desejamos provar ou desenvolver. Pode surgir de: uma dificuldade prática

Leia mais

METODOLOGIA. Tipos de Pesquisa

METODOLOGIA. Tipos de Pesquisa METODOLOGIA A metodologia é a explicação detalhada das ações que serão desenvolvidas, do método (caminho) que será percorrido para a realização do trabalho: os instrumentos ( coleta de documentos, questionários,

Leia mais

METODOLOGIA. Professora: Ana Paula Sato Ferreira Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete

METODOLOGIA. Professora: Ana Paula Sato Ferreira Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete METODOLOGIA Professora: Ana Paula Sato Ferreira Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete 2016 1 METODOLOGIA Refere-se ао cоmо fazer dа pesquisa. Definição do público alvo da pesquisa: verificar

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Metodologia de Pesquisa para Engenharia Ambiental e Civil Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães O que é pesquisa? Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira Pesquisa em propaganda Faccat Profª Me. Taís Vieira Tipos de pesquisa - Na escolha da melhor metodologia para uma investigação, tudo depende do que se deseja conhecer: o que e quanto ou como e por quê?

Leia mais

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa Apresentação Nome Área de atuação Tema de interesse para pesquisa O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA

Leia mais

O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)

O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese) O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese) Identificar os elementos de um projeto de pesquisa; esclarecer como elaborar um projeto de pesquisa. INTRODUÇÃO Agora que você já conhece as etapas de uma pesquisa,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Curso de Pedagogia Linha de Pesquisa: Educação a Distância Professora Proponente: Daiane Grassi - daiane@saojudastadeu.edu.br. 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

AULA 11 APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação

AULA 11 APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação AULA 11 TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA: BIBLIOGRÁFICA; DOCUMENTAL; TEÓRICA, APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação Edvan Sousa

Leia mais

Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018

Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018 Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018 PRÉ-PROJETO (6 SEMESTRE) PROJETO DE PESQUISA (TCC I 7 SEMESTRE) MONOGRAFIA (TCC II 8 SEMESTRE) Realizar

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Professora Andréa Senna -

PROJETO DE PESQUISA. Professora Andréa Senna - PROJETO DE PESQUISA 1 Capa Folha de rosto Sumário A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA- ESTRUTURA Elementos Pré -Textuais Tema (Pode-se optar pelo item Introdução, como a junção destes itens) Problema Justificativa

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

3. METODOLOGIA DO ESTUDO

3. METODOLOGIA DO ESTUDO 75 3. METODOLOGIA DO ESTUDO Este capítulo tem como objetivo apresentar os principais procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa, em termos de sua classificação, conteúdo e implicações, buscando

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO

Leia mais

3 Metodologia Tipo de Pesquisa

3 Metodologia Tipo de Pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Para a classificação desta pesquisa foi adotada a taxonomia proposta por Vergara (2000). Segundo esta classificação, as pesquisas podem ser classificadas quanto aos

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

Quanto aos objetivos TIPO DE PESQUISA

Quanto aos objetivos TIPO DE PESQUISA TIPO DE PESQUISA Quanto aos objetivos Segundo Gil (2002), uma pesquisa, tendo em vista seus objetivos, pode ser classificada da seguinte forma: a) Pesquisa exploratória: Esta pesquisa tem como objetivo

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Conteúdo Introdução Conceito de pesquisa

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa.

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. INTRODUÇÃO À PESQUISA Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. CONHECIMENTO Definição de conhecimento? Informação abstrata; Todo conhecimento reside dentro das pessoas. Como adquirir conhecimento? Por

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO. Profª. Eveline Silva

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO. Profª. Eveline Silva METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO Profª. Eveline Silva O QUE É TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO? É uma atividade acadêmica e um requisito obrigatório em muitos cursos Consiste na sistematização, registro

Leia mais

CLIQUE AQUI PARA VER AS DIFERENTES MANEIRAS DE CLASSIFICAR OS TIPOS DE PESQUISA E OS RESPECTIVOS AUTORES AUTOR Triviños (1987) TIPOS DE PESQUISA Explo

CLIQUE AQUI PARA VER AS DIFERENTES MANEIRAS DE CLASSIFICAR OS TIPOS DE PESQUISA E OS RESPECTIVOS AUTORES AUTOR Triviños (1987) TIPOS DE PESQUISA Explo METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 02: O PROCESSO DE PESQUISA TÓPICO 02: TIPOS DE PESQUISA Existem vários critérios para classificar os tipos de pesquisa, de acordo com o enfoque dos vários autores. QUANTO A

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Trabalho de Conclusão de Curso

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso TCC Parte I Sobre a Disciplina Material de apoio Revisando... Repositório: http://www.inf.unioeste.br/~claudia/tcc2019.html

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica Nas universidades, centros universitários e faculdades é muito comum a realização de trabalhos de Conclusão de Curso. Para a realização do chamado TCC, é fundamental a compreensão de que tais trabalhos

Leia mais

Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo. 1. Principais conceitos

Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo. 1. Principais conceitos Metodologia da Pesquisa Científica Serviço de Biblioteca e Informação - IFSC-SBI MarilzaAparecida Rodrigues Tognetti marilza@ifsc.usp.br Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo 1. Principais

Leia mais

3 Metodologia. 3.1 Delineamento da pesquisa

3 Metodologia. 3.1 Delineamento da pesquisa 3 Metodologia Este capítulo descreve a metodologia de pesquisa utilizada nesta dissertação, no que tange à avaliação da aplicação dos Centros de Excelência da Petrobras como uma ferramenta de aprendizagem

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa Aula 01 Planejamento de uma pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa científica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 2 A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Nesta segunda unidade vamos compreender qual é a função do método na elaboração da pesquisa. Este é um mecanismo

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais