Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha"

Transcrição

1 Unidade II PROJETOS DE PESQUISA EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS Profa. Eliane Gomes Rocha

2 Metodologia de pesquisa conceito Conjunto detalhado e sequencial de métodos e técnicas científicas a serem executados ao longo da pesquisa, de tal modo que se consiga atingir os objetivos inicialmente propostos.

3 Tipos de pesquisa classificação Exploratória: tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. Pode envolver levantamento bibliográfico e entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Geralmente, assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

4 Tipos de pesquisa classificação Descritiva: tem como objetivo primordial a descrição das características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas características está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.

5 Tipos de pesquisa classificação Explicativa: a preocupação central é identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, pois explica a razão, o porquê das coisas. Por isso, é o tipo mais complexo e delicado.

6 Abordagem da pesquisa Pesquisa é a atividade da ciência que possibilita uma aproximação e uma compreensão da realidade a investigar, sendo esse um processo permanentemente inacabado. A pesquisa engloba dois grupos distintos de abordagens metodológicas, classificadas em: quantitativas e qualitativas.

7 Pesquisa quantitativa É utilizada para medir opiniões, reações, sensações, hábitos, atitudes, quantidades, entre outros. Todos determinados previamente por um universo (público-alvo) composto de amostras predefinidas, com a função de representar de forma estatística os resultados coletados, sendo estes comprovados cientificamente.

8 Amostragem Amostragem probabilística: implica um sorteio com regras bem-determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível. Amostras não probabilísticas: são mais usadas em pesquisas qualitativas e têm por objetivo captar a diversidade do universo.

9 Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa Algumas pesquisas qualitativas não descartam a coleta de dados quantitativos, principalmente na etapa exploratória de campo ou nas fases em que esses dados podem mostrar uma relação mais extensa entre fenômenos particulares. Embora uma linha de pesquisa vise ao estudo das relações, dos fenômenos sociais, e a outra seja puramente quantificável, ambas se complementam, possibilitando, assim, um estudo aprofundando da realidade estudada.

10 Interatividade O tipo de pesquisa cuja preocupação central é identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos é a: a) pesquisa quantitativa. b) pesquisa qualitativa. c) pesquisa descritiva. d) pesquisa exploratória. e) pesquisa explicativa.

11 Procedimentos para a pesquisa Pesquisa bibliográfica A pesquisa bibliográfica ou de fontes secundárias, com base em materiais escritos/gravados mecânica ou eletronicamente, abrange toda a bibliografia já tornada pública (toda a parte teórica e aberta à população) e relacionada ao tema de estudo, com informações elaboradas e publicadas.

12 Procedimentos para a pesquisa Pesquisa documental A pesquisa documental utiliza como fontes de coleta de dados apenas documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias. São fontes de coleta de dados: tabelas; estatísticas; relatórios; documentos informativos; fotografias; correspondências; prontuários; relatos escritos; testemunhos escritos; depoimentos escritos.

13 Procedimentos para a pesquisa Pesquisa de laboratório É um procedimento de investigação que analisa e descreve o que será ou ocorrerá em situações controladas é exato. Acontece por meio da interferência artificial na produção do fato ou fenômeno, já que os mecanismos naturais de observação são insuficientes para a acuidade.

14 Procedimentos para a pesquisa Pesquisa de levantamento Tipo de pesquisa utilizado em estudos exploratórios e descritivos. Pode ser de dois tipos: levantamento de uma amostra; levantamento de uma população (também designado censo).

15 Procedimentos para a pesquisa Pesquisa de campo É aquela em que ocorre relação com o sujeito (entrevistado), com o objetivo de colher informações e/ou conhecimentos acerca do problema estudado. Entende-se campo como o espaço em que acontecem os fatos ou fenômenos (lugar natural).

16 Procedimentos para a pesquisa Estudo de caso É uma pesquisa exploratória utilizada para a análise de situações concretas, nas suas particularidades. Seu uso é indicado para investigar a trajetória de vida de um indivíduo, como também a natureza de uma instituição ou organização, nos seus aspectos sociais, culturais, educacionais, dentre outros.

17 Pesquisa ação Investiga a solução de um problema ou de uma necessidade coletiva, envolvendo os pesquisadores e os participantes da pesquisa de forma cooperativa, bem como desenvolvendo a ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema estudado. Cria uma forma de ação planejada, de caráter social, educacional e técnico.

18 História de vida História de vida é um relato retrospectivo oral ou escrito da experiência pessoal de um indivíduo, relativo a fatos e acontecimentos que foram significativos e constitutivos de sua experiência vivida.

19 Interatividade O tipo de pesquisa exploratória utilizado para a análise de situações concretas, nas suas particularidades, é: a) pesquisa ação. b) história de vida. c) estudo de caso. d) levantamento de amostra. e) pesquisa quantitativa.

20 Autobiografia A autobiografia é uma história de vida escrita pela própria pessoa sobre si mesma ou registrada por outrem, concomitante com a vida descrita, na qual o narrador esforça-se para exprimir o conteúdo de sua experiência pessoal.

21 Depoimentos O depoimento é uma técnica utilizada pela história oral para a obtenção de declarações de um sujeito sobre algum acontecimento do qual ele tenha tomado parte ou testemunhado. Os depoimentos permitem acesso a uma realidade demarcada pelas vivências de cada entrevistado.

22 Coleta de dados A coleta de dados comporta algumas normas que dependem do tipo de pesquisa empreendida e ajustam-se a esta. A definição da técnica varia conforme a pesquisa. A definição dessa técnica e a elaboração do instrumento mais adequado não são arbitrárias: estão conexas com as hipóteses que queremos comprovar, com os pressupostos que são assumidos e com a análise que faremos do material reunido.

23 Instrumentos de coleta de dados Questionário Conjunto de questões previamente elaboradas sobre o problema para serem respondidas por um interlocutor, por escrito ou oralmente. Neste último caso, o pesquisador se encarrega de preencher as questões respondidas.

24 Tipos de questões Fechadas: o informante deve escolher uma resposta entre as constantes de uma lista predeterminada, indicando aquela que melhor corresponda à que deseja fornecer. Abertas: o informante responde livremente, da forma que desejar, expressando sua opinião sem estratificação de respostas, como acontece nas questões fechadas. Mistas: são questões compostas por perguntas fechadas e abertas.

25 Aplicação do questionário A apresentação do questionário merece atenção quanto aos seguintes aspectos: apresentação gráfica; instruções para preenchimento; introdução do questionário.

26 Entrevista A entrevista refere-se ao contato face a face, pesquisador e pesquisado, momento este de interação social e de coleta de informações capaz de quebrar isolamentos grupais e individuais, podendo também servir à pluralização de vozes e à distribuição democrática da informação.

27 Tipos de entrevista Entrevista estruturada: na entrevista estruturada, seguimos um roteiro previamente estabelecido, sendo as perguntas predeterminadas e objetivas. Entrevista semiestruturada: o pesquisador organiza um conjunto de questões, mas o entrevistado pode falar livremente. Entrevista aberta: solicitamos ao entrevistado falar livremente a respeito do tema pesquisado, buscando uma visão geral do tema em estudo.

28 Observação Instrumento que faz uso dos sentidos para a apreensão de determinados aspectos da realidade. Consiste em ver, ouvir e examinar os fatos, os fenômenos que pretendemos investigar. Desenvolve um importante papel no contexto da descoberta, obrigando o pesquisador a estabelecer um contato próximo com o objeto de estudo.

29 Observação simples Observação simples O pesquisador apenas observa de maneira espontânea como os fatos ocorrem e controla os dados obtidos. Nesta categoria não são feitas perguntas diretas, entretanto existem regras de coleta de dados entrelaçadas com o objetivo da pesquisa.

30 Interatividade O tipo de entrevista em que o pesquisador organiza um conjunto de questões, mas o entrevistado pode falar livremente, é a: a) aberta. b) estruturada. c) não estruturada. d) fechada. e) semiestruturada.

31 Observação participante Observação participante O investigador participa até certo ponto como membro da comunidade ou população pesquisada. A ideia de sua incursão na população é ganhar a confiança do grupo, ser influenciado pelas características dos elementos do grupo e, ao mesmo tempo, sensibilizá-lo da importância da investigação.

32 Observação sistemática Observação sistemática Também conhecida como observação passiva. O pesquisador não se integra ao grupo observado, permanecendo de fora. Presencia o fato, mas não participa dele, não se deixa envolver pelas situações, faz mais o papel de espectador.

33 Objetivo geral e objetivos específicos O objetivo geral, conforme o nome sugere, está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Está vinculado diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto e se relaciona com o conteúdo intrínseco dos fenômenos, das ideias e dos eventos estudados. Os objetivos específicos permitem tanto atingir o objetivo geral como aplicá-lo a situações particulares; têm função intermediária e instrumental, apresentam caráter mais concreto.

34 Referências A construção do conhecimento baseiase na teoria experimentada, publicada e nas futuras descobertas no campo científico. Para isso, a descrição de todos os autores, livros, revistas, artigos, documentos consultados, sites, dissertações, teses, entre outros, é de suma importância para fundamentar o novo desabrochar do conhecimento da realidade.

35 Orçamento Toda pesquisa tem custos intelectuais com o tempo dedicado ao planejamento, à construção teórica, ao exercício de aprender, até o relato final, além dos gastos financeiros, tais como: materiais de escritório, impressão, deslocamentos, contatos ( , carta e/ou telefone) com os entrevistados, entre outros.

36 Análise e interpretação dos dados O núcleo central da pesquisa é a análise e interpretação dos dados. O passo seguinte à manipulação dos dados, da codificação e da tabulação é a análise e interpretação destes.

37 Análise dos dados A elaboração da análise é realizada em três níveis: Interpretação verificação das relações entre as variáveis independente e dependente, e da variável anterior à dependente d e posterior à independente, d para ampliar os conhecimentos sobre o fenômeno; explicação esclarecimento sobre a origem da variável dependente e a necessidade de encontrar a variável antecedente; especificação explicitação sobre até que ponto as relações entre as variáveis independente e dependente são válidas, ou seja, como, onde e quando.

38 Cronograma Corresponde à pergunta: quando pesquisar? A resposta a esta indagação está na descrição detalhada do planejamento da pesquisa por meio de tabela, destacando o passo a passo desde a elaboração do projeto até a finalização.

39 Conclusão Última fase do planejamento e da organização do projeto de pesquisa. A explicitação dos resultados finais, considerados relevantes, é demonstrada nesta fase; as conclusões devem estar vinculadas à hipótese de investigação, cujo conteúdo foi comprovado ou rejeitado. Trata-se de uma exposição causal a respeito do que foi investigado, analisado, interpretado; uma síntese comentada das ideias essenciais, dos principais resultados obtidos, explicitados.

40 Estrutura do relatório Apresentação Sinopse Sumário Introdução Metodologia Embasamento teórico Apresentação dos dados e sua análise Interpretação dos resultados Apêndices Anexos Bibliografia

41 Interatividade O tipo de observação em que o pesquisador não se integra ao grupo observado, permanecendo de fora, é a: a) participante. b) sistemática. c) estruturada. d) não estruturada. e) simples.

42 ATÉ A PRÓXIMA!

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

Pesquisar é... 16:54

Pesquisar é... 16:54 16:54 PESQUISA Pesquisar é... procurar respostas para indagações propostas. a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema;

O que é pesquisa? inquietações, ou para um problema; Metodologia da Pesquisa: A construção do conhecimento O que é pesquisa? 1. Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; 2. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem Prof. Alejandro Martins DELINEAMENTO DA PESQUISA Conceituação Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla O elemento mais importante para

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016 MÉTODOS DE PESQUISA Pesquisa Científica: estrutura Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2016 1. A Pesquisa Instrumentos e técnicas Observação: é um instrumento de coleta de dados que faz uso

Leia mais

A Classificação da Pesquisa

A Classificação da Pesquisa A Classificação da Pesquisa Formas de Classificação da Pesquisa l I - Classificando as pesquisas com base em seus objetivos l II - Classificando as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados

Leia mais

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Conceitos de pesquisa A Pesquisa é: procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4-

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal PB SUMÁRIO Pesquisa Conceitos Características Objetivos Finalidades Requisitos Qualidades do pesquisador Tipos de pesquisa científica

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa Tipos e Métodos de Pesquisa Social Metodologia de Pesquisa Processo de pesquisa Definir objetivos Analisar os Dados Apresentar Resultados Elaborar projeto de pesquisa Coletar os Dados Níveis de pesquisa

Leia mais

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa (resumo) 1. Tipos/abordagens de pesquisa 2. Procedimentos técnicos 3. Fonte de informação 4. Técnicas/instrumentos

Leia mais

3 Metodologia Tipo de Pesquisa

3 Metodologia Tipo de Pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Para a classificação desta pesquisa foi adotada a taxonomia proposta por Vergara (2000). Segundo esta classificação, as pesquisas podem ser classificadas quanto aos

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA

TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA METODOS DE PESQUISA TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos, 2016 Conceito de PROJETO 1. O projeto é o organizador do processo coletivo e, como tal, precisa

Leia mais

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA Métodos de Pesquisa A pesquisa compreende qualquer atividade criativa e sistemática realizada com o fim de incrementar o acervo do conhecimento científico e o uso desse acervo

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Realizar uma Monografia é uma das modalidades de pesquisa que o aluno dispõe como alternativa para o Trabalho

Leia mais

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa Apresentação Nome Área de atuação Tema de interesse para pesquisa O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA

Leia mais

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Pesquisa de Mercado 08 de junho de 2017 Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Relembrando... Estrutura da Pesquisa 1. Definição do problema 2. Elaboração de uma abordagem do problema 3.

Leia mais

SENAI&'&ES& O"METODO"QUANTITATIVO" " " 26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & &

SENAI&'&ES& OMETODOQUANTITATIVO   26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & & SENAI&'&ES& & & O"METODO"QUANTITATIVO" " " Prof."FÁBIO"CAMPOS" E O que é método? É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que são procedimentos metodológicos?

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira Pesquisa em propaganda Faccat Profª Me. Taís Vieira Tipos de pesquisa - Na escolha da melhor metodologia para uma investigação, tudo depende do que se deseja conhecer: o que e quanto ou como e por quê?

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq.

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A PESQUISA Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A pesquisa Etapas da pesquisa científica Tipos de trabalhos científicos O projeto de pesquisa A PESQUISA Conceitos e definições Prof. M.Sc Janine Gomes

Leia mais

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI

PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI Sumário PERFIL DOS AUTORES... XVII PREFÁCIO... XIX INTRODUÇÃO... XXI CAPÍTULO 1 O processo de pesquisa e os enfoques quantitativo e qualitativo rumo a um modelo integral... 2 Que enfoques foram apresentados

Leia mais

Metodologia. Professor: Wyllian Fressatti

Metodologia. Professor: Wyllian Fressatti Metodologia Professor: Wyllian Fressatti O Conceito de Ciência Ciência Ela se desenvolve, em parte, pela necessidade de um método de conhecimento e compreensão mais seguro e digno de confiança do que os

Leia mais

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002....

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... 1 Como encaminhar uma Pesquisa? A pesquisa é um projeto racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas

Leia mais

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Metodologia Cientíca Prof. Renato Pimentel 1 o Semestre 2017 FACOM31701 TCC1 1 o Semestre 2017 1 / 24 Ciência Esforço para descobrir e aumentar

Leia mais

Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral

Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral Produção de projeto de pesquisa na Blossom Educação em Terapia Floral Dra. Léia Salles Coordenadora de pesquisa leia.salles@blossomedu.com.br As etapas de uma pesquisa são: Planejamento, execução, divulgação

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa.

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. INTRODUÇÃO À PESQUISA Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. CONHECIMENTO Definição de conhecimento? Informação abstrata; Todo conhecimento reside dentro das pessoas. Como adquirir conhecimento? Por

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Curso de Pedagogia Linha de Pesquisa: Educação a Distância Professora Proponente: Daiane Grassi - daiane@saojudastadeu.edu.br. 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

METODOLOGIA. Professora: Ana Paula Sato Ferreira Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete

METODOLOGIA. Professora: Ana Paula Sato Ferreira Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete METODOLOGIA Professora: Ana Paula Sato Ferreira Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete 2016 1 METODOLOGIA Refere-se ао cоmо fazer dа pesquisa. Definição do público alvo da pesquisa: verificar

Leia mais

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano 1 O acadêmico em fase de realização do TCC tem, entre outros, os seguintes deveres: I participar das reuniões convocadas pelo Orientador II cumprir

Leia mais

METODOLOGIA. Tipos de Pesquisa

METODOLOGIA. Tipos de Pesquisa METODOLOGIA A metodologia é a explicação detalhada das ações que serão desenvolvidas, do método (caminho) que será percorrido para a realização do trabalho: os instrumentos ( coleta de documentos, questionários,

Leia mais

Modulo 3. Principais métodos de pesquisa utilizados na Administração.

Modulo 3. Principais métodos de pesquisa utilizados na Administração. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração Modulo 3 Principais métodos de pesquisa utilizados na Administração. Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Levantamento Estudo de Caso Pesquisa

Leia mais

Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto

Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto PROJETO DE PESQUISA PÓS-DOUTORADO Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto Candidata: Mayara Dias de Souza Supervisor: Prof. Associado Dr. Marcelo Tramontano 1 RESUMO Reflexões

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARAN PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Metodologia Científica II - Métodos das Ciências Aula 3 Profa. Renata G. Aguiar 1 2 Métodos das Ciências

Leia mais

CLIQUE AQUI PARA VER AS DIFERENTES MANEIRAS DE CLASSIFICAR OS TIPOS DE PESQUISA E OS RESPECTIVOS AUTORES AUTOR Triviños (1987) TIPOS DE PESQUISA Explo

CLIQUE AQUI PARA VER AS DIFERENTES MANEIRAS DE CLASSIFICAR OS TIPOS DE PESQUISA E OS RESPECTIVOS AUTORES AUTOR Triviños (1987) TIPOS DE PESQUISA Explo METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 02: O PROCESSO DE PESQUISA TÓPICO 02: TIPOS DE PESQUISA Existem vários critérios para classificar os tipos de pesquisa, de acordo com o enfoque dos vários autores. QUANTO A

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Conteúdo Introdução Conceito de pesquisa

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SÁUDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Eduardo Antunes Bortoluzzi Michele Bolan Mariane Cardoso ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO

Leia mais

A PESQUISA CIENTÍFICA

A PESQUISA CIENTÍFICA A PESQUISA CIENTÍFICA CONCEITO e DEFINIÇÕES - A pesquisa surge quando temos consciência de um problema e nos sentimos impelidos a buscar a sua solução. (R. Mandolfo, citado em Asti Vera, 1976) - Investigação

Leia mais

Classificação das Pesquisas

Classificação das Pesquisas Classificação das Pesquisas Levando em conta o DELINEAMENTO da Pesquisa: 1. Abordagem Teórica 2. Técnicas de Coleta e Análise de Dados (Metodologia) 3. Ambiente de Pesquisa 1. Exploratória 2. Bibliográfica

Leia mais

AULA 11 APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação

AULA 11 APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação AULA 11 TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA: BIBLIOGRÁFICA; DOCUMENTAL; TEÓRICA, APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação Edvan Sousa

Leia mais

Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo. 1. Principais conceitos

Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo. 1. Principais conceitos Metodologia da Pesquisa Científica Serviço de Biblioteca e Informação - IFSC-SBI MarilzaAparecida Rodrigues Tognetti marilza@ifsc.usp.br Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo 1. Principais

Leia mais

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 Profa. Gláucia Russo Um projeto de pesquisa pode se organizar de diversas formas, naquela que estamos trabalhando aqui, a problematização estaria

Leia mais

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA 4 1 PESQUISA Marlyse F. de C. Magalhães 1 Para uma melhor compreensão, iniciar-se-á no conceito da pesquisa e após explanar o conceito de acordo com os autores, explicará a finalidade de uma pesquisa.

Leia mais

NATUREZA DO CONHECIMENTO

NATUREZA DO CONHECIMENTO NATUREZA DO CONHECIMENTO CONHECER E PENSAR Conhecer e pensar são uma necessidade para o ser humano e indispensável para o progresso. Sabemos que existimos porque pensamos. Se nada soubéssemos sobre o universo

Leia mais

CURSO BÁSICO [156 HORAS]

CURSO BÁSICO [156 HORAS] FGV/CLEAR ForMA O objetivo do ForMA, Curso Básico de Formação em Monitoramento e Avaliação, é proporcionar ao aluno um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de avaliação de programas

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica Nas universidades, centros universitários e faculdades é muito comum a realização de trabalhos de Conclusão de Curso. Para a realização do chamado TCC, é fundamental a compreensão de que tais trabalhos

Leia mais

3. Metodologia de Pesquisa

3. Metodologia de Pesquisa 3. Metodologia de Pesquisa 3.1 Delineamento do Estudo O presente trabalho configurou-se como (1) um estudo de caso; (2) do tipo exploratório-descritivo; (3) com abordagem qualitativa. Quanto aos meios

Leia mais

Elementos Pré-textuais. Elementos Textuais. O Relatório de Pesquisa (adaptado para artigo) Elementos Pós-textuais. Elementos Pré-textuais

Elementos Pré-textuais. Elementos Textuais. O Relatório de Pesquisa (adaptado para artigo) Elementos Pós-textuais. Elementos Pré-textuais ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO Elementos Pré-textuais O Relatório de Pesquisa (adaptado para artigo) Elementos Pós-textuais Profª. Drª. Berenice Gonçalves Hackmann Elementos Pré-textuais

Leia mais

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita : Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados Caroline Antero Machado Mesquita Descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados; Responde às questões como? Com quê? Onde? Quanto?;

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma pesquisa Aula 01 Planejamento de uma pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa científica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

Pesquisa de Campo:observações. Maria Rosangela Bez 2011

Pesquisa de Campo:observações. Maria Rosangela Bez 2011 Pesquisa de Campo:observações Maria Rosangela Bez 2011 Observação A observação engloba o conjunto da operações através das quais o modelo de análise é submetido ao teste dos fatos e confrontado com dados

Leia mais

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 SUMÁRIO Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21 Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 Natureza da pesquisa 23 Métodos não científicos e científicos de solução de problemas 30 Modelos

Leia mais

PRÉ - PROJETO DE MONOGRAFIA (TEMA DELIMITADO, CENTRALIZADO, TUDO EM MAIÚSCULO)

PRÉ - PROJETO DE MONOGRAFIA (TEMA DELIMITADO, CENTRALIZADO, TUDO EM MAIÚSCULO) PRÉ - PROJETO DE MONOGRAFIA (TEMA DELIMITADO, CENTRALIZADO, TUDO EM MAIÚSCULO) Aluno( a) Fulano de tal Orientador (a) Prof a. Dr a. nome do professor Araçatuba SP 2014 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

Técnicas de Observação de Grupos

Técnicas de Observação de Grupos Técnicas de Observação de Grupos A Observação em pesquisas qualitativas SOBRE A OBSERVAÇÃO O que é Observação? Técnica de coleta de dados, que não consiste em apenas ver ou ouvir, mas em examinar fatos

Leia mais

Fases da Pesquisa. c. Organização da Pesquisa

Fases da Pesquisa. c. Organização da Pesquisa Fases da Pesquisa 1ª Fase Fase exploratória c. determinação do problema Seleção do assunto área de concentração/ problema amplo Definição e formulação do problema recorte do problema a ser analisado c.

Leia mais

09 a 12 de novembro de 2016

09 a 12 de novembro de 2016 COMO ELABORAR PESQUISA DE MERCADO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento

Leia mais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais 1 Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais Ana Maria Doimo Ernesto F. L. Amaral 21 de setembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Banco Mundial. Monitorização e Avaliação: algumas

Leia mais

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior.

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior. Estatística Professor Jair Vieira Silva Júnior Ementa da Disciplina Estatística descritiva; Interpretação de gráficos e tabelas; Amostras, representação de dados amostrais e medidas descritivas de uma

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA PROFA. ME. LUANA MONTEIRO

MÉTODOS DE PESQUISA PROFA. ME. LUANA MONTEIRO MÉTODOS DE PESQUISA PROFA. ME. LUANA MONTEIRO O que é? É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e a explicação de fenômenos. Consiste em delimitar um problema, realizar observações

Leia mais

AULA 10 Questão de pesquisa e amostragem

AULA 10 Questão de pesquisa e amostragem 1 AULA 10 Questão de pesquisa e amostragem Ernesto F. L. Amaral 03 de setembro de 2010 Metodologia (DCP 033) Fonte: Flick, Uwe. 2009. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. pp.33-42 & 43-55.

Leia mais

Disciplina: Metodologia de pesquisa. Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR

Disciplina: Metodologia de pesquisa. Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR Disciplina: Metodologia de pesquisa Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR - 2016 EMENTA Fundamentos da metodologia científica. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Métodos e técnicas de pesquisa.

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PONTA GROSSA 2017 LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Manual para elaboração

Leia mais

A Estatística compreende um conjunto de

A Estatística compreende um conjunto de UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA INTRODUÇÃO Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

SUMÁRIO 1 TIPOS DE PESQUISA... 3

SUMÁRIO 1 TIPOS DE PESQUISA... 3 1 SUMÁRIO 1 TIPOS DE PESQUISA... 3 1.1 Do Ponto de Vista de Seus Objetivos - Pesquisa Exploratória... 3 1.2 Pesquisa Descritiva... 3 1.3 Pesquisa Explicativa... 4 1.4 Do Ponto de Vista dos Procedimentos

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação Aula 3 Projeto de Pesquisa Revisão Sistemática Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia Pesquisa SI- 1 Como elaborar um projeto? Roteiro 1) Escolha do tema

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública

Pesquisa de Opinião Pública Pesquisa de Opinião Pública João Luís F. Batista 27-03-2017 LCF0130 Resolução de Problemas Florestais Depto. Ciências Florestais - ESALQ - USP 1/34 Conteúdo e Objetivo Conteúdo e Objetivo Conteúdo 1. Conceitos:

Leia mais

Quanto aos objetivos TIPO DE PESQUISA

Quanto aos objetivos TIPO DE PESQUISA TIPO DE PESQUISA Quanto aos objetivos Segundo Gil (2002), uma pesquisa, tendo em vista seus objetivos, pode ser classificada da seguinte forma: a) Pesquisa exploratória: Esta pesquisa tem como objetivo

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA Antes de se classificar a pesquisa, é interessante verificar o conceito de pesquisa sob a ótica de instituições que financiam pesquisa no País. Conforme Longo (1996) apud FINEP

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA A estrutura do currículo está organizada em um Núcleo Comum e um Perfil Profissionalizante de Formação do Psicólogo, que se desdobra em duas Ênfases Curriculares a serem

Leia mais

PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA

PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA Podemos considerada a pesquisa qualitativa uma tentativa de aproximação dos métodos de pesquisa nas quais pesquisa as ciências sociais. Sendo assim,

Leia mais

A PESQUISA SOCIOLÓGICA. "Para pesquisar a verdade é preciso duvidar, quanto seja possível, de todas as coisas, uma vez na vida." (René Descartes)"

A PESQUISA SOCIOLÓGICA. Para pesquisar a verdade é preciso duvidar, quanto seja possível, de todas as coisas, uma vez na vida. (René Descartes) A PESQUISA SOCIOLÓGICA "Para pesquisar a verdade é preciso duvidar, quanto seja possível, de todas as coisas, uma vez na vida." (René Descartes)" PESQUISA SOCIAL Uma pesquisa é um processo sistemático

Leia mais

Observar (lat observare) vtd 2 Estudar, examinar, olhar com atenção, pesquisar minuciosamente. Bento, Maio de 2009

Observar (lat observare) vtd 2 Estudar, examinar, olhar com atenção, pesquisar minuciosamente. Bento, Maio de 2009 OBSERVAÇÃO Observar (lat observare) vtd 2 Estudar, examinar, olhar com atenção, pesquisar minuciosamente Bento, Maio de 2009 OBSERVAÇÃO OBSERVAR é manifestar a habilidade de ver, de examinar e registar

Leia mais

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA:

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA: Logo da IES UNIVERSIDADE/FACULDADE...... Coordenação do Curso de....... 1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA

Leia mais

CAPÍTULO III TEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICA 3.4 MODALIDADES E METOLOGIAS DE PESQUISA CIENTÍFICA

CAPÍTULO III TEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICA 3.4 MODALIDADES E METOLOGIAS DE PESQUISA CIENTÍFICA CAPÍTULO III TEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICA 3.4 MODALIDADES E METOLOGIAS DE PESQUISA CIENTÍFICA A ciência se constitui aplicando técnicas, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos.

Leia mais

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior.

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior. Estatística Professor Jair Vieira Silva Júnior Ementa da Disciplina Estatística descritiva; Interpretação de gráficos e tabelas; Amostras, representação de dados amostrais e medidas descritivas de uma

Leia mais

Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL

Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Técnicas Experimentais Aplicadas à Zootecnia UNIDADE 1. NOÇÕES DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL Experimentos (testes) são realizados por pesquisadores em todos os campos de investigação, usualmente para descobrir

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 7 O PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS A partir de agora, começamos o trabalho de classificação e análise dos dados da A correlação entre as

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA? Método, deriva da palavra grega methodos, que etimologicamente, pode ser assim dividida: a) meta

Leia mais

O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas.

O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas. PROJETO MULTIDICIPLINAR Professor: Roberto César O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas. É a Atividade básica das ciências na sua

Leia mais

COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO

COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO OFICINA EMPRESARIAL COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO - ATENDIMENTO COLETIVO - 01 Como tudo começou... Manuais da série Como elaborar Atividade 02 03 04 Pág.10 manual 05 Definição do público-alvo e

Leia mais

ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1)

ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1) ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA (1) Prof. Dr. Onofre Miranda (1) ZANELLA, L. C. H. Metodologia da Pesquisa. Florianópolis: SEaD:UFSC, 2006. OBJETIVO(S) GERAL Apresentar as etapas para desenvolvimento de

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS - PPGECMT ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DO MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

Projeto de Pesquisa. Noções gerais, conceitos e etapas. Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho. Texto nº 02

Projeto de Pesquisa. Noções gerais, conceitos e etapas. Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho. Texto nº 02 Projeto de Pesquisa Noções gerais, conceitos e etapas Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho Texto nº 02 FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Etapas x Tempo Cronograma Escolha do Tema Projeto

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR I. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias

PROJETO INTEGRADOR I. Aula 2. Prof. Carlos Café Dias PROJETO INTEGRADOR I Aula 2 Prof. Carlos Café Dias RECAPITULANDO Aula de campo Na aula de campo, os alunos irão realizar a etapa de coleta de dados da pesquisa (Projeto Integrador); Além de relatos escritos

Leia mais

Estudos transversais

Estudos transversais Curso Dinâmica Populacional Canina e Felina 7-11 fevereiro 2011 Estudos transversais Rita de Cassia Maria Garcia, MSc., PhD Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC) Estudos transversais ou

Leia mais