UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico"

Transcrição

1 Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia da Família Professor(es): Altivir João Volpe Tânia Aldrighi Vania C. Sequeira Núcleo Temático: fundamentos teóricos da Psicologia Código da Disciplina: DRT: Etapa: 8ª etapa Carga horária: 30 ( x) Teórica ( ) Prática Semestre Letivo: 2º semestre de 2013 Ementa: Estudo sobre fundamentos históricos e conceituais no estudo da família, aprofundando abordagens teóricas mais utilizadas. Correlaciona a diversidade teórica às intervenções técnicas. Articula a problemática da família contextualizando-a na realidade social, na perspectiva da discussão de políticas públicas. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Compreender as transformações históricas da família, compreendendo a relação da família com a sociedade. Conhecer diferentes abordagens no trabalho com famílias. Analisar os diversos contextos em que o psicólogo atua, direta ou indiretamente, com as famílias. Conhecer diferentes recursos técnicos no trabalho com famílias. Aprender a utilizar os subsídios teóricos, além dos instrumentos e técnicas para analisar criticamente a temática da família em seus diferentes contextos e também para intervir com famílias tanto na clínica como nos equipamentos públicos. Desenvolver a percepção sobre as transformações que a família sofre ao longo do tempo e os efeitos disso nas relações e conflitos intrafamiliares. Apreciar as diversas perspectivas de compreensão da dinâmica familiar Possibilitar uma crítica quanto ao papel do psicólogo como agente de apoio das famílias em situação de vulnerabilidade.

2 Conteúdo Programático:. 1. Apresentação da disciplina e do Programa e articulação com o conjunto do curso 2. Família: conceito, histórico e contemporaneidade 3. A abordagem psicanalítica com famílias 4. A abordagem sistêmica com famílias 5. Ciclo Vital e as distintas configurações familiares 6. Recursos técnicos e procedimentos comumente utilizados no trabalho com famílias (genograma /entrevista, técnicas grupais, narrativa, entre outras) 7. Família e Políticas públicas: violência, vulnerabilidade social e medidas socioeducativas 8. Orientação de trabalhos referentes à aplicação dos conceitos, técnicas, análise e indicações de serviços Metodologia: Aulas expositivas. Leitura e discussão dos textos propostos (em pequenos grupos). Aulas dialogadas de forma a estabelecer com o aluno o debate sobre temas atuais e cotidianos e a correlação com o conteúdo dos textos, filmes e músicas. Apresentação de seminários em grupos.

3 Bibliografia Básica: ALMEIDA, M.E.S. A força do legado transgeracional numa família. Psicol. teor. prat. São Paulo, v. 10, n. 2, dez Disponível em Acesso em 04/02/2012. CARTER, Betty; MCGOLDRICK, Monica. Mudanças no ciclo de vida familiar. 2. ed. - Porto alegre: Artes Médicas, CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Conselho Federal de Psicologia (CFP). Brasília, CFP, Disponível em: CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo / Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP, Disponível: CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP). Referências técnicas para atuação de psicólogos no âmbito das medidas socioeducativas em unidades de internação / Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP, Disponível em: CERVENY, Ceneide.Maria de Oliveira. (org). Família e... São Paulo: Casa do Psicólogo, Família e...são Paulo: Casa do Psicólogo, 2006 COSTA, Liana Fortunato. A perspectiva sistêmica para a clínica da família. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 26, n. spe, Disponível em < Acessos em 27 jun FENDER, Suely. Famílias em situação de risco: uma proposta de intervenção. In BEDOIN, G. e FENDER, Suely (0rgs). Mundo da família: conceitos e manejos do atendimento. São Paulo: Projeto Quixote, Área Ensino e Pesquisa, GOIS, Caroline Abreu. O estranho e o fantástico: uma intervenção terapêutica em um caso de adoção. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum., São Paulo, v. 15, n. 2, ago Disponível em < Acessos em 17 jul GOMES, M. A.; PEREIRA, M. L. D. P. Família em situação de vulnerabilidade social: uma questão de políticas públicas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 10, n. 2, p , Artigo disponível em Acesso em 04/02/2012. Acesso em 04/02/2012.

4 GRANDESSO, M. Família e narrativas: histórias, histórias e mais histórias. In: CERVENY, CMO (org), Família e... São Paulo: Casa do Psicólogo, MAGALHÃES, A. S.; FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. Conquistando a herança: sobre o papel da transmissão psíquica familiar no processo de subjetivação. In: Féres-Carneiro, T (org). Família e casal: efeitos da contemporaneidade. Rio de Janeiro : Ed. PUC-Rio, 2005, p Disponível em Acesso em 24/07/2012. MILLER, Adriana. Ritmos da Vida. Artigo disponível em Acessado em julho de OSÓRIO, L.C. ; VALLE, M.E. Manual de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, Cap. 8. SAMARA, Eni de Mesquita. O que mudou na família brasileira? (da Colônia è atualidade). In Família. Revista do Instituto de Psicologia da USP. Vol.13, n.2, 2002,pp &lng=en&nrm=iso&tlng=pt SEQUEIRA, Vania.C.. Família: uma crítica ao discurso técnico sobre a família desestruturada. In: FARINA, A.A.de S., et al. Introdução à psicologia do cotidiano. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2007 WENDT, N.C.; CREPALDI, M.A. A utilização do genograma como instrumento de coleta de dados na pesquisa qualitativa. Psicol. Reflex. Crit. vol.21 no.2 Porto Alegre Disponível em Acesso em 04/02/2012 Bibliografia Complementar: CARNEIRO, Terezinha Féres. Terapia familiar: das divergências às possibilidades de articulação dos diferentes enfoques Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 16, n. 1, Disponível em < acessos em 20 jun CERVENY, Ceneide Maria de Oliveira: BERTHOUD, Cristiana Mercadante Esper. Visitando a família ao longo do ciclo vital. São Paulo: Casa do Psicólogo, GOMES, Isabel Cristina; LEVY, Lidia. Psicanálise de família e casal: principais referenciais teóricos e perspectivas brasileiras. Aletheia, n.29, 2009, p

5 Unidade Universitária: CCBS Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Práticas Institucionais Núcleo Temático: Psicologia e Saúde Coletiva Código da Disciplina: Professor(es): Adriana Rodrigues Domingues Fernando da Silveira Carga horária: 6 horas ( X) Teórica ( ) Prática DRT: Etapa: 8º Semestre Semestre Letivo: 2º/2013 Ementa: A disciplina caracteriza as diferentes atuações do psicólogo nas instituições e organizações. Proporciona o exercício do diagnóstico e planejamento de propostas de diferentes níveis de intervenção institucional. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores - Compreender as relações entre sujeito, grupo e instituição. - Compreender aspectos específicos do trabalho do psicólogo nos diversos contextos organizacionais. - Utilizar esse conhecimento na caracterização de organizações específicas. - Utilizar essa caracterização na proposição da atuação e intervenção do psicólogo em contextos institucionais. - Comprometer-se com uma perspectiva de emancipação e direitos humanos em seu exercício profissional.

6 Conteúdo Programático: 1. Dimensão epistemológica: a compreensão do fenômeno institucional 1.1 As instituições e organizações como realidades complexas 1.2 A imersão no campo como fonte de conhecimento e a importância do descentramento na prática profissional 1.3 O indivíduo e o social: polaridades ou falsa dicotomia? 2. Dimensão jurídico-política: as políticas públicas e as instâncias normativas 2.1 Concepções de política e política pública 2.2 Direitos humanos e pluralidade cultural Política Nacional de Assistência Social (SUAS) Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) Política Nacional de DST/AIDS 2.4 Temas emergentes nas políticas públicas do Brasil 3. Dimensão técnico-assistencial: o contexto do trabalho do psicólogo 3.1 Estruturas de organização e sua dinâmica de funcionamento 3.2 Relações de poder nas organizações 3.3 Os espaços intersticiais e o quarto de despejo 4. Dimensão técnico-assistencial: estratégias e dispositivos de intervenção 4.1 Os grupos: grupos operativos e as rodas de conversa 4.2 As oficinas: a formação de cooperativas e as oficinas artísticas e culturais 4.3 A memória e a experiência narrativa: a história oral e o álbum da vida Metodologia: Aulas expositivas; articulação de situações práticas com a teoria em sala de aula; leituras; trabalho em grupo envolvendo o estabelecimento do diagnóstico e compreensão das dinâmicas institucionais articuladas com as políticas públicas; grupo operativo e roda de conversa. Bibliografia Básica: AMARANTE, P. Reforma Psiquiátrica e Epistemologia. Cad. Bras. Saúde Mental, vol. 1, n.1, janabr, Disponível em: Acesso 27.Jun ROUCHY, DESROCHE, M. S. Instituição e Mudança: processo psíquico e organização. São Paulo, Casa do Psicólogo: SARAVIA, E. Introdução à Teoria da Política Pública IN: SARAVIA, E.; FERRAREZI, E. (org). Políticas Públicas Coletânea, vol.1, Brasília: ENAP, p Bibliografia Complementar: DELEUZE, G. O que é um dispositivo?. Disponível em: %20O%20que%20%C3%A9%20um%20dispositivo.pdf. Acesso: 18 Junho 2012.

7 FERNANDEZ, A. M. O campo grupal: notas para uma genealogia. Martins Fontes: São Paulo, 2006 GADAMER, H. G. Verdade e Método, V1. Traços fundamentais de uma Hermenêutica Filosofia. Petrópolis: Vozes, Ler a secção da pare a A Descoberta de Heidegger da estrutura prévia da compreensão p MUCHAIL, S. T. O lugar das instituições na sociedade disciplinar. In MUCHAIL, S. T. - Foucault, simplesmente. São Paulo: Edições Loyola, ROUSSILLON, R. Espaços e Práticas Institucionais. O Quarto de Despejo e o Interstício. In: KAËS, R. et al. A Instituição e as Instituições. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.

8 Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso Psicologia Disciplina Psicologia e Processos Clínicos Professor(es) e DRTs Altivir João Volpe Rosa Maria Lopes Affonso Angela Biazi Freire Código da Disciplina Etapa 8ª. Carga horária total: 02 Prática: -- Teórico Prática: -- Semestre Letivo 2º/2013 Ementa A disciplina apresenta subsídios para a ampliação e aprofundamento dos conhecimentos sobre a utilização de instrumentos e técnicas de avaliação e intervenção clínica em diferentes contextos. Objetivos Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Identificar diferentes tipos de processos clínicos, reconhecendo suas especificidades e discriminando-os de outras modalidades de avaliação e intervenção. Metodologia Planejar estratégias clínicas de atuação, levando em conta sua pertinência e aplicabilidade em diferentes contextos. Interessar-se por conhecer as demandas de cada situação real e assumir uma postura flexível e fundamentada na escuta clínica e em critérios técnicos. Aulas expositivas dialogadas. Leituras e discussões teóricas e práticas. Discussão de situações e de casos clínicos. Exercícios práticos. Atividade de campo relativa às diversas práticas clínicas em Psicologia, elaboração de relatório crítico e apresentação de seminário. Conteúdo Programático: 1. Psicologia e processos clínicos: definição e conceituação. 2. Início do atendimento: - Demandas e escuta clínica: processos que ocorrem no paciente (transferência); processos que ocorrem no terapeuta/analista (contratransferência); processos que ocorrem no espaço potencial (fenômenos transicionais; área intermediária). 3. Análise e discussão de situações clínicas (crianças; adolescentes; adultos; idosos; grupos...). 4. Processo de intervenção em diferentes contextos a partir de consultas terapêuticas (Winnicott): - Objetivos e estratégias - Manejo técnico (holding; handling; apresentação de objeto) - O trabalho nas equipes multidisciplinares - Rede de atenção e serviços 5. Questões éticas nos diferentes contextos 6. Pesquisa nos processos clínicos

9 Bibliografia Básica AFFONSO, R. M. L et. al. Ludodiagnóstico: a investigação clínica através do brinquedo. Porto Alegre: Artmed, CARPIGIANI, B. Teorias e técnicas de atendimento em consultório de psicologia. São Paulo: Vetor, ETCHEGOYEN, R.H. Fundamentos da técnica psicanalítica. Porto Alegre: Artmed, LESCOVAR, G. Z. As Consultas terapêuticas e a Psicanálise de D. W. Winnicott. Estudos de Psicologia (Campinas), vol.21 n.2, Disponível em SAFRA, G. Momentos mutativos em Psicanálise. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2005 SANTOS, M.A.; SIMON, C.P.; MELO-SILVA, L.L. (org.) Formação em psicologia: processos clínicos. São Paulo:Vetor, WINNICOTT, D.W. Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Imago, Bibliografia Complementar AGUIAR, F. Método clínico: método clínico? Psicologia: reflexão e crítica, v. 14, no. 3, Disponível em: < ARAÚJO, A.; DEL PRETTE, A. Acompanhamento terapêutico e reabilitação psicossocial: resultados de uma pesquisa-intervenção. In: TRINDADE, Z.A.; ANDRADE, A.N. (Orgs.) Psicologia e saúde: um campo em construção. 2ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, p BAREMBLITT, G. Cinco lições sobre a transferência. São Paulo: Hucitec, DUTRA, E. Considerações sobre as significações da psicologia clínica na contemporaneidade. Estudos de Psicologia, v.9, no.2, 2004, Disponível em: < LANCETTI, A. (org.) Assistência social e cidadania: invenções, tensões e construção da experiência de Santos. São Paulo: Hucitec, 1996.

10 Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Coletiva Professor(es): Bruna Suruagy do Amaral Dantas Robson Jesus Rusche Carga horária: 30 (X) Teórica ( ) Prática Núcleo Temático: Psicologia e Saúde Coletiva DRT: Código da Disciplina: Etapa: 8ª Semestre Letivo: 2º/2013 Ementa: A disciplina aborda os pressupostos teóricos e epistemológicos da Saúde Coletiva e as práticas da Psicologia no campo da assistência pública à saúde, dando ênfase à historicidade e integralidade dos processos saúde-doença. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Analisar os fundamentos teóricos e epistemológicos da Saúde Coletiva e as contribuições da Psicologia à humanização da assistência pública à saúde. Conteúdo Programático: Discutir as práticas da Psicologia no campo da Saúde Coletiva a fim de pensar em novas possibilidades de atuação do psicólogo nos serviços de saúde, visando atender às reais demandas da população e contribuindo para promover melhores condições de atendimento. Assumir uma postura crítica, participativa e comprometida com a transformação das formas de assistência à saúde pública e das práticas da Psicologia no campo social da saúde. 1. Delimitação do campo da Saúde Coletiva; 2. Determinantes do processo saúde-doença; 3. Políticas Públicas de Saúde: a análise do SUS; 4. Psicologia e Saúde Coletiva; 5. Participação e Compromisso: a gestão participativa e a humanização dos atendimentos. Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas; Análise de histórias e narrativas da vida cotidiana, apresentadas em artigos de jornais e filmes; Discussões em grupo.

11 Bibliografia Básica: CAMPOS, Gastão, W. de S. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência & Saúde Coletiva, 5 (2): , DIMENSTEIN, Magda. O psicólogo e o compromisso social no contexto da saúde coletiva. Psicologia em Estudo, 6 (2): 57-63, SOUZA, Ana Paula F. dos S.; CARVALHO, Fernanda T.; NARDINI, Milena; CALVETTI, Prisla Ü. & GIL, Maria Estelita. A humanização no atendimento: interfaces entre psicologia da saúde e saúde coletiva. Boletim de Saúde, 19 (2): 21-28, Bibliografia Complementar: ALMEIDA FILHO, Naomar. O conceito de saúde e a vigilância sanitária: notas para a compreensão de um conjunto organizado de práticas de saúde. Documento apresentado no I Seminário Temático Permanente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília, BENEVIDES, Regina. A Psicologia e o Sistema Único de Saúde: quais interfaces?. Psicologia & Sociedade, 17 (2): 21-25, PAIM, Jairnilson & ALMEIDA FILHO, Naomar. Saúde coletiva: uma nova saúde pública ou campo aberto a novos paradigmas?. Revista de Saúde Pública, 32 (4): , SANTOS, Nelson R. dos. Desenvolvimento do SUS, rumos estratégicos e estratégias para a visualização dos rumos. Ciência & Saúde Coletiva,12 (2): , STRALEN, Cornelis J. V. Gestão Participativa de Políticas Públicas: o caso dos Conselhos de Saúde. Psicologia Política, 5 (10):

12 Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Disciplina:Psicoterapia Breve Núcleo Temático: Processos clínicos Código da Disciplina: Professor(es): Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha Maria Leonor Espinosa Enéas Carga horária: 04 ( X ) Teórica ( ) Prática DRT: Etapa: 8ª Semestre Letivo: 2º/2013 Ementa: A disciplina define a psicoterapia breve e seu desenvolvimento histórico, e correlaciona conceitos teóricos e técnicos que especificam esta modalidade. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Conhecer os fundamentos teóricos e técnicos da psicoterapia breve psicodinâmica que permitam uma compreensão das queixas psicológicas e as intervenções possíveis para pacientes adultos. Reconhecer os pressupostos norteadores da psicoterapia breve de orientação psicodinâmica, suas exigências e indicações a fim de estabelecer estratégias psicoterápicas adequadas às diferentes situações clínicas. Desenvolver a capacidade de pensar, diagnosticar e intervir nas situações de sofrimento psíquico a partir do referencial psicodinâmico. Respeitar os princípios éticos e técnicos da atuação clínica e estar sensibilizado com as implicações éticas envolvidas nessa atividade, especialmente em psicoterapia breve.

13 Conteúdo Programático: Histórico da psicoterapia breve: precursores (Freud, Ferenczi, Rank), estágio intermediário (Alexander e French), três gerações de proponentes ligados a diferentes modelos teóricos (modelo pulsional/estrutural: Malan, Sifneos, Davanloo; modelo relacional: Luborsky, Strupp e Binder; modelo integrativo: Mann, Lemgruber, Prochaska, Simon). Fundamentos teóricos; principais contribuições para a psicoterapia breve. Conceitos fundamentais que embasam as psicoterapias breves: objetivo limitado, técnica ativa, motivação, experiência emocional corretiva, flexibilidade terapêutica. Indicações e contra-indicações para a psicoterapia breve (critérios de indicação e contra-indicação ligados aos modelos teóricos, flexibilidade possível a partir do desenvolvimento de técnicas baseadas em pesquisa, critérios de exclusão). Aspectos técnicos: avaliação inicial (análise da qualidade adaptativa, padrão relacional e estágios de mudança), contrato e planejamento terapêutico (manejo em diferentes contextos de aplicação), foco, objetivo, estratégias (adequação com diferentes recursos dos pacientes), manejo do término (especificidade da técnica breve que dá sentido a processos de curta duração), acompanhamento (modos de manter o paciente assistido, de avaliar os resultados obtidos e a funcionalidade da técnica). Fundamentos da teoria da técnica que permitem a articulação de elementos técnicos de forma compatível com as condições de pacientes, terapeutas e contextos de atuação. Aplicabilidade da psicoterapia breve: contextos (institucionais com diferentes características, consultório, entre outros), alcances (tipos de condições e quadros passíveis de atendidos em psicoterapia breve) e limites técnicos e éticos (condições e quadros para os quais a indicação representa iatrogenia; responsabilidade ética de prestar ajuda adequada ao paciente no contexto de atuação). Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, discussão geral de textos indicado visando atender os objetivos de fatos e conceitos, exercícios em sala de aula, de análise de casos clínicos e apresentação de casos por alunos-estagiários, a fim de desenvolver os demais objetivos. Bibliografia Básica: CAVALINI, Santuza Fernandes Silveira; BASTIDAS, Cláudio. (Org.). Clínica Psicanalítica olhares contemporâneos. São Paulo: Vetor, LIPP, Marilda Emmanuel Novaes; YOSHIDA, Elisa Medici Pizão (Orgs.) Psicoterapias breves nos diferentes estágios evolutivos. São Paulo: Casa do Psicólogo, YOSHIDA, Elisa Medici Pizão; ENÉAS, Maria Leonor Espinosa (Org.). Psicoterapias psicodinâmicas breves: propostas atuais. 2ª. ed. Campinas: Alínea, Bibliografia Complementar: CALIGOR, Eve; KERNBERG, Otto; CLARKIN, John. Psicoterapia dinâmica das patologias leves de personalidade. Tradução Sandra Maria Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Artmed, CARPIGIANI, Berenice. (Org.) Teorias e técnicas de atendimento em consultório de psicologia. São Paulo: Vetor, 2011.

14 EIZIRIK, Cláudio Laks; AGUIAR, Rogério Wolf; SCHESTATSKY, Sidnei Samuel (Org) Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. Porto Alegre: Artmed, ENÉAS, Maria Leonor Espinosa. Considerações sobre o emprego da psicoterapia breve psicodinâmica. Psicologia: Teoria e Prática, v.1, n.1, 19-23, SIMON, Ryad; YAMAMOTO, Kayoko. Psicoterapia breve operacionalizada em situação de crise adaptativa. Mudanças Psicologia da Saúde, v.16 n. 2, , Disponível em YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Psicoterapias psicodinâmicas breves e critérios psicodiagnósticos. São Paulo: EPU, 1990.

15 Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Supervisão de Estágio Básico em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico III Professor(es): Carmen Silvia Nogueira Cristine Lacet Dinorah F. G. Martins Eliana Marcello De Felice Izabella Paiva M. de Barros Lucia Cunha Lee Maria Leonor Enéas Maria Regina Albertini Martha Serôdio Dantas Nídia Vailati Santuza Fernandes Silveira Cavalini Sonia Maria da Silva DRT: Código da Disciplina: Etapa: 8ª Carga horária: 4 ( ) Teórica Semestre Letivo: ( X ) Prática 2º/2013 Ementa: Desenvolver a prática do psicodiagnóstico clínico do tipo compreensivo, correlacionando-a com os conceitos teóricos e técnicos da teoria psicodinâmica que a norteiam. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Desenvolver o raciocínio clínico através da prática do atendimento e de discussões grupais dos casos atendidos. Realizar o atendimento individual em psicodiagnóstico de acordo com os princípios éticos e técnicos. Escolher e utilizar instrumentos apropriados para o desenvolvimento do processo diagnóstico. Respeitar os princípios éticos da Psicologia e da avaliação psicológica.

16 Conteúdo Programático:. Entrevistas de triagem: objetivos, estratégias, critérios de encaminhamento. - Processo diagnóstico de abordagem psicodinâmica: referencial teórico, fatores estruturantes, raciocínio clínico, significado dos sintomas. - A relação psicólogo-paciente no psicodiagnóstico de adultos, adolescentes e crianças. - O contrato de psicodiagnóstico com adultos, adolescentes e crianças: especificidades e questões éticas. - A entrevista clínica. - A entrevista com pais no psicodiagnóstico infantil e no psicodiagnóstico de adolescentes. - Planejamento do processo diagnóstico: a escolha de instrumentos e procedimentos e sua utilização. - Contato com outros profissionais e instituições: finalidades, linguagem, aspectos técnicos e éticos. - Integração de dados no psicodiagnóstico. - Conclusões diagnóstica, entrevistas devolutivas e encaminhamentos. - Elaboração de documentos e relatórios pertinentes ao psicodiagnóstico. Metodologia: Discussão de textos, com utilização de ilustrações clínicas, visando preparar o aluno para os atendimentos de triagem e de psicodiagnóstico a serem realizados. - Supervisão clínica semanal dos casos atendidos, orientação sobre a escolha e avaliação de instrumentos e sobre a preparação de relatórios e outros documentos. Bibliografia Básica: CUNHA, J. A. (org.) Psicodiagnóstico V 5 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000, 533p. TRINCA, W. (org). Diagnóstico Psicológico A prática clínica, EPU, 1984, 106p. VILLEMOR AMARAL, A. E. e WERLANG, B. S. (orgs.). Atualizações em Métodos Projetivos para Avaliação Psicológica, São Paulo: Casa do Psicólogo, Bibliografia Complementar: ABERASTURY, A Psicanálise da criança: teoria e técnica. 6 ed. Tradução de Ana Lúcia Leite de Campos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989, 287p. Ano da Avaliação Psicológica Textos Geradores Brasília; Conselho Federal de Psicologia, 2011, acessível em anotematico.cfp.org.br/2011/textos-geradores/ ARZENO, M.E.G. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Tradução de Beatriz Affonso

17 Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, 251p. OCAMPO, M.L.S. e cols. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. 9 ed. Tradução de Miriam Felzenszwalb São Paulo: Martins Fontes, 1999, 446p. PRISZKULNIK, L. Clínica(s): Diagnóstico e Tratamento. Psicologia USP, v. 11, São Paulo, VAISBERG, T.M.J.A.; MACHADO, M.C.L. Diagnóstico Estrutural da Personalidade em Psicopatologia Psicanalítica. Psicologia USP, São Paulo, v.11, n.1, p , 2000.

18

19 Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Disciplina: TEORIAS E TÉCNICAS EM PSICOTERAPIA INFANTIL Professoras: Lourdes Santina Tomazella Carmen Silvia de Souza Nogueira Izabella Paiva Monteiro de Barros Núcleo Temático: Processos Clínicos em Psicologia Código da Disciplina: DRT: Etapa: 8ª Carga horária: 04 horas ( X ) Teórica ( ) Prática Semestre Letivo: 2º semestre 2013 Ementa: A disciplina apresenta e correlaciona os fundamentos teóricos e técnicos das principais modalidades de psicoterapia de crianças de abordagem psicodinâmica. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Conhecer os fundamentos teóricos que dão sustentação à psicoterapia de crianças, partindo da psicanálise até as intervenções breves mais atuais. Discutir e analisar casos clínicos de crianças atendidas na clinica psicológica para o desenvolvimento do raciocínio clínico e manejo técnico. Refletir sobre as implicações éticas no campo da psicoterapia infantil para a atuação profissional de acordo com o que rege o conselho de classe. Conteúdo Programático:. 1. Psicoterapia e Bioética 2. A teoria e a técnica da psicanálise infantil - Histórico e desenvolvimento - Melanie Klein: a técnica psicanalítica através do brinquedo - Contribuições de Winnicott - Casos clínicos 3. Psicoterapias psicanalíticas na Infância - Conceitos principais - Casos clínicos ilustrativos 4. Psicoterapia Breve Infantil (PBI) - Fundamentos teóricos e técnicos da PBI - Principais contribuições e conceitos - Proposta de PBI para a nossa realidade - Casos clínicos ilustrativos 5. O final da análise 6. Formação e atualizações teórico-técnicas: intervenções terapêuticas na realidade brasileira Metodologia:

20 - Aulas expositivas dialogadas - Leituras programadas e orientadas - Discussão em pequenos grupos - Apresentação e discussão de diferentes modalidades de atendimento à infância e adolescência. - Apresentação e discussão de Casos Clínicos Bibliografia Básica: MITO, T.I.H. ; YOSHIDA, E.M.P. Psicoterapia breve infantil: a prática com pais e crianças. In E.M.P. YOSHIDA; M.L.E. Enéas (org.) Psicoterapias psicodinâmicas breves propostas atuais. 2ª. ed. Campinas: Alínea p SIMON, R. Introdução à psicanálise: Melanie Klein. São Paulo: E.P.U, p. WINNICOTT, D.W. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, p. Bibliografia Complementar: ABERASTURY, A. Psicanálise da criança: teoria e técnica. Porto Alegre: Artes Médicas, p. BLINDER, C.; KNOBEL, J.; SIQUIER, M.L.. Clínica psicanalítica com crianças. Aparecida (SP): Idéias & Letras, p. CORDIOLI, A. V. (ORG). Psicoterapias: abordagens atuais. Porto Alegre: Artes Médicas, p. KLEIN, M. Novas tendências na psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, p. PINCUS, L; DARE, C. Psicodinâmica da família. São Paulo: Artes Médicas, p.

21 Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Disciplina: Núcleo Temático: Processos clínicos em Psicologia Código da Disciplina: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS ANALÍTICAS Professor(es): Etapa: ANA LUCIA RAMOS PANDINI 8ª GUILHERME SCANDIUCCI DRT: / Carga horária: 02 ( X ) Teórica Semestre Letivo: 2º/2013 ( ) Prática Ementa: A disciplina correlaciona os recursos teóricos e técnicos da Psicologia Analítica utilizados na prática da psicoterapia. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores - Conhecer os recursos técnicos e modalidades de intervenção clínica em psicologia analítica. - Contextualizar e analisar criticamente as práticas na Psicologia Analítica. - Relacionar as ideias teóricas da psicologia analítica com suas possibilidades de práticas clínicas subjacentes. - Manejar criteriosamente as ideias propostas pela Psicologia Analítica na clínica ampliada. - Utilizar as técnicas diversas, elaboradas pela psicologia analítica, no campo da saúde mental, tendo como foco as demandas da população brasileira, apresentar práticas da Psicologia Analítica utilizáveis em diversos contextos da clínica ampliada, tais como: UBS, hospitais, CAPS, CRAS, CECCO, ONGs, etc. - Observar situações clínicas e discernir a aplicabilidade, para cada caso, das técnicas aprendidas. - Estar sensibilizado às demandas do paciente/cliente para construir junto ao mesmo um processo psicoterápico adequado. - Ponderar, a partir da situação clínica experimentada, os alcances e limites dos recursos e ferramentas ofertados pela psicologia analítica.

22 Conteúdo Programático: Metodologia: Raciocínio clínico em psicoterapia analítica. Técnica Expressiva ludo-plástica: jogo de areia (sandplay). Teoria e Técnicas de abordagem dos sonhos. Teoria e Técnicas do trabalho com grupos na Psicologia Analítica. A prática da psicoterapia: transferência e contratransferência. a. Discussão de textos em sala de aula; b. Apresentação de filmes; c. Aulas expositivas dialogadas; d. Realização de exercícios e vivências em sala para assimilação; e. Seminários com alunos-estagiários da clínica-escola ou professores convidados. Bibliografia Básica: 1. AMMANN, R. A terapia do jogo de areia. São Paulo: Paulus, JUNG, C. G. A prática da psicoterapia. Rio de Janeiro: Vozes, 1988 (CW 16) 3. WHITMONT, E.C.; PERERA, S.B. Sonhos, um portal para a fonte. São Paulo: Summus, Bibliografia Complementar: 1. ADLER, G. Métodos de Tratamento na Psicologia Analítica. In: WOLMAN, B. B. As técnicas não freudianas e técnicas especiais. São Paulo: Imago, (Livro esgotado, disponível no Moodle). 2. BOSNAK, R. Breve curso sobre sonhos. São Paulo: Paulus, FRANCO, A.; PINTO, E. B. O Mágico Jogo de Areia em Pesquisa. Revista Psicologia, Instituto de Psicologia USP. São Paulo, 14(2), , FREITAS, L. V. Grupos vivenciais sob uma perspectiva junguiana. Psicologia USP, v16. Nº3, 2003, p HALL, J. A. Jung e a interpretação dos sonhos: manual de teoria e prática. São Paulo, Cultrix, JACOBY, M. O encontro analítico. São Paulo: Cultrix, JUNG, C. G. (1981) A Vida Simbólica: escritos diversos. Rio de Janeiro: Vozes,1997. (CW vol.xviii/1) 8. SANT ANNA, P.A. As imagens no contexto clínico de abordagem junguiana. Tese (Doutorado) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001, 341 p. Disponível em: <ttp:// > 9. WEINRIB, E. L. Imagens do Self: o processo terapêutico na caixa de areia. São Paulo: Summus, 1993.

23

24 Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso Psicologia Núcleo Temático: Processos Clínicos em Psicologia Disciplina: Código da Disciplina: Psicologia Hospitalar Professor(es): DRT: Etapa: Sandra Ribeiro de Almeida Lopes ª Sandra Fernandes de Amorim Carga horária: 04 ( X ) Teórica Semestre Letivo: ( ) Prática 2º/2013 Ementa: A disciplina discute diferentes modalidades de atuação do psicólogo nas instituições hospitalares, em seus aspectos conceituais, técnicos e éticos. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Conceituar Psicologia Hospitalar e Identificar aspectos psicológicos Apreciar e interessar-se pelos o papel do profissional de implicados noprocessode fundamentos teórico-práticos no psicologia no contexto hospitalar. adoecimento e formas de atuação campo da Psicologia Hospitalar, no contexto hospitalar. possibilitando uma reflexão abrangente e crítica de demandas emocionais e possibilidades de intervenção junto a usuários de equipamentos de saúde em nível secundário e terciário. Conteúdo Programático: Psicologia Hospitalar: história, conceitos e fundamentos Discurso médico e discurso psicanalítico A questão da inserção do psicólogo no contexto hospitalar Reações psicológicas à doença e ao adoecer Psicossomática no Hospital Geral Psicologia do doente crônico, agudo e terminal Diferentes contextos de atuação profissional no HG: interconsulta, atendimento psicológico em enfermaria e ambulatório Psicopatologia no Hospital Geral Modalidades de avaliação e intervenção na instituição hospitalar Ética no contexto hospitalar Trabalho em equipe multiprofissional Metodologia Aulas expositivas, discussão de temas específicos em grupo e discussão de casos clínicos. Campus Higienópolis: Rua da Consolação, 896 Edifício João Calvino 7º andar Sala 715 Consolação São Paulo SP CEP

25 Bibliografia Básica: - BRUSCATO, W.L; BENEDETTI, C; LOPES, S.R.A. (orgs). A Prática da Psicologia Hospitalar na Santa Casa de São Paulo. São Paulo: Casa do Psicólogo, DE MARCO, MA; ABUD,C.C; LUCCHESE,A.C; ZIMMERMANN, V.B. Psicologia Médica: abordagem integral do processo saúde-doença. Porto Alegre: Artmed, GIOIA-MARTINS, D.F. (org). Psicologia e Saúde: formação, pesquisa e prática profissional. São Paulo: Vetor, Bibliografia Complementar: BOMBANA, J.A.; LEITE, A.L.S.S.; MIRANDA, C.T. - Como atender aos que somatizam? Descrição de um programa e relatos concisos de casos. Rev Bras Psiquiatr. 22: , Disponível em m_descricao_de_um_programa_e_relatos_concisos_de_casos BOTEGA, N.J. Prática Psiquiátrica no Hospital Geral: interconsulta e emergência. Porto Alegre: Artmed, CARVALHO, M. R., LUSTOSA, M. A. Interconsulta psicológica. Rev. SBPH. [online]. jun. 2008, vol.11, no.1, p Disponível em CASTRO, E. K; BORNHOLDT, E. Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: definições e possibilidades de inserção profissional. Psicol. cienc. prof., set. 2004, vol.24, no.3, p ISSN Disponível em DE MARCO, M.A. (orgs). A face humana da Medicina: do modelo biomédico ao modelo biopsicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, DIAS, N. M., RADOMILE, M. E. S. A implantação do serviço de psicologia no hospital geral: uma proposta de desenvolvimento de instrumentos e procedimentos de atuação. Rev. SBPH. [online]. dez. 2006, vol.9, no.2, p Disponível em MELLO FILHO, J. (Org) Grupo e Corpo : Psicoterapia de Grupo com pacientes somáticos. Porto Alegre: Artes Médicas, Campus Higienópolis: Rua da Consolação, 896 Edifício João Calvino 7º andar Sala 715 Consolação São Paulo SP CEP

26 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 5 Consolação São Paulo SP CEP

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicoterapia Breve Professor(es) e DRTs Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha DRT 112431-1 Maria Leonor Espinosa

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia Hospitalar Professor(es) e DRTs Sandra Ribeiro de Almeida Lopes 111696-0 Sandra Fernandes de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia Hospitalar Professor(es) e DRTs Sandra Ribeiro de Almeida Lopes 111696-0 Sandra Fernandes de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina TEORIAS E TÉCNICAS EM PSICOTERAPIA INFANTIL Professor(es) e DRTs Lourdes Santina Tomazella DRT 110007-1

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Coletiva Professor(es): Robson Jesus Rusche Carga

Leia mais

Etapa 8ª Carga horária total: 30 Semestre Letivo

Etapa 8ª Carga horária total: 30 Semestre Letivo Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Professor e DRT Bruna Suruagy do Amaral Dantas 114223-0

Leia mais

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas.

A disciplina apresenta os aspectos conceituais do psicodiagnóstico clínico. Correlaciona conceitos teóricos e possibilidades técnicas. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina PSICODIAGNÓSTICO Professor (es) e DRTs 111923-8 Rosa Maria Lopes Affonso 112688-6 Lucia Cunha Lee Código

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA V Professor(es) e DRTs Izabella Paiva Monteiro de Barros 111941-0 Maria

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia da Saúde Professor(es): Angela Biazi Freire Sandra Amorim Carga horária: 04 hs semanais (

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - 040 Curso: PSICOLOGIA Núcleo Temático: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Disciplina: Código da Disciplina: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSCOLÓGICA IV

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 1º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IV Professor(es) CARMEN SÍLVIA DE SOUZA NOGUEIRA DENISE TEIXEIRA MRÁZ

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 2º/2012 Ementa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Carga horária total: 04 Semestre Letivo 2º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IV Professor(es) CARMEN SÍLVIA DE SOUZA NOGUEIRA DENISE TEIXEIRA MRÁZ

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Instrumentos de Avaliação Psicológica III Código da Disciplina: 0832414-1

Leia mais

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica.

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos. Exercícios em grupo de análise e interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Instrumentos de Avaliação Psicológica III Professor(es) e DRTs Martha Serodio Dantas Santuza Fernandes Silveira

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

A disciplina apresenta os fundamentos teóricos das abordagens grupais e técnicas de intervenção psicológica nas diferentes modalidades de grupo.

A disciplina apresenta os fundamentos teóricos das abordagens grupais e técnicas de intervenção psicológica nas diferentes modalidades de grupo. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Teorias e Processos Grupais Professor e DRT ALTIVIR JOÃO VOLPE 112106-9 PABLO CBG CASTANHO 113349-4 Código

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO Data

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/2 LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO DATA ENTREVISTA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Introdução à Psicopatologia Núcleo Temático: Processos Clínicos em Psicologia Código da Disciplina: 0802405-7

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina SUPERVISÃO DE ESTÁGIO ESPECÍFICO EM PSICOLOGIA ESCOLAR II Professor(es) e DRTs Carla Biancha Angelucci 112428-7

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Avaliação Psicológica Disciplina: Supervisão de Estágio Básico em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia Analítica Professor(es) e DRTs Ana Lucia Ramos Pandini - 1134872 Guilherme Scandiucci - 1139970

Leia mais

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicopatologia Psicodinâmica Professor(es) e DRTs Fernando Genaro Junior 114071-3 Sandra Fernandes de Amorim

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: CCBS - 040 Curso: PSICOLOGIA Núcleo Temático: Psicologia e Saúde Coletiva Disciplina: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO I Código da Disciplina: 0842611-2 Professor(es): ANDREIA

Leia mais

Disciplina MFT Atividades e Recursos Terapêuticos: Conhecendo e Construindo um Repertório de Atividades

Disciplina MFT Atividades e Recursos Terapêuticos: Conhecendo e Construindo um Repertório de Atividades UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Disciplina MFT 0705 - Atividades e Recursos

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/1 QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

Leia mais

Projeto de estágio. Coordenação do projeto: Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior

Projeto de estágio. Coordenação do projeto: Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ICHS- INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA VPS - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SPA SERVIÇO DE PSICOLOGIA AOLICADA Projeto de estágio Coordenação do projeto:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicanálise II Professor(es) e DRTs Carmen Silvia de Souza Nogueira DRT: 112426-1 Fernando Genaro Junior

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - 040 Curso Psicologia Disciplina: PSICANÁLISE II Professor(es) e DRTs Carmen Silvia de Souza Nogueira - 112426-1 Claudio Bastidas - 113206-6

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia Escolar I Professor(es) e DRTs Carla Biancha Angelucci 112428-7 Marcos Vinícius de Araújo 110930-4

Leia mais

GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) Maria Leonor Espinosa Enéas Camila Cruz Rodrigues

GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) Maria Leonor Espinosa Enéas Camila Cruz Rodrigues GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) GAEPE: Avaliação Psicológica COORDENADOR(ES): Santuza F. S. Cavalini e Sonia Maria da Silva PARTICIPANTES: Maria Leonor Espinosa Enéas Camila

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso Psicologia Disciplina SUPERVISÃO DE ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA SOCIAL II Professor(es) e DRTs 1129138 - Adriana Rodrigues Domingues

Leia mais

Programa da Formação em Psicoterapia

Programa da Formação em Psicoterapia Programa da Formação em Psicoterapia Ano Programa de Formação de Especialidade em Psicoterapia Unidades Seminários Tópicos Programáticos Horas dos Módulos Desenvolvimento Pessoal do Psicoterapeuta > Construção

Leia mais

Núcleo 2.1 Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção.

Núcleo 2.1 Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção. Núcleo 2.1 Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção. Departamentos envolvidos: Psicodinâmica e Desenvolvimento Professores: Durval Faria Heloisa Dias da Silva Galan (coordenadora) Ivelise

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Núcleo Temático: Processos Clínicos em Psicologia Código da Disciplina: Teorias e Técnicas em Psicoterapia

Leia mais

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina ou Módulo: Habilidades Específicas VII- Laboratório TP TTP VII- Clinica do adulto. Série/Semestre:

Leia mais

Ementa: A disciplina estuda fundamentos psicanalíticos do desenvolvimento da personalidade

Ementa: A disciplina estuda fundamentos psicanalíticos do desenvolvimento da personalidade Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina: Psicanálise II Código da Disciplina Professor(es) e DRTs Carmen Silvia de Souza Nogueira DRT: 112426-1

Leia mais

PLANO DE ENSINO. IV. OBJETIVOS O aluno deverá:

PLANO DE ENSINO. IV. OBJETIVOS O aluno deverá: PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018-2 Turma: 06319 Disciplina: PSI 7602 Método Clínico Horas/aula semanais: 03 horas/aula Horário: 509103 Sala: CFH 301 Professora: Cibele

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE

EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 120 horas História da Psicologia: dos mitos à constituição da Psicologia científica. O processo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Psicologia Social e das Instituições Disciplina: Orientação Profissional Código da Disciplina: ENEX00749

Leia mais

Plano de Estágio Profissionalizante

Plano de Estágio Profissionalizante Plano de Estágio Profissionalizante Nome do Estágio e/ou sub-área: Acompanhamento Terapêutico (AT) na Rede de Atenção em Saúde (RAS) e na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Orientador: Prof. Dr. Ricardo

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA SISTÊMICA

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA SISTÊMICA CORPO DOCENTE Maria de Lourdes Basto, Msc Adalberto Barreto, Dr Juliana Ried, Msc Selma Aparecida Caselli Martins, Msc Marilene Grandesso, PHD Sofia S. Jacobsen, Esp Renize Araújo Accordi, Esp Hyala Cristina

Leia mais

A disciplina apresenta as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial infantil, com ênfase na abordagem psicanalítica.

A disciplina apresenta as principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial infantil, com ênfase na abordagem psicanalítica. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia do Desenvolvimento Infantil Professor(es) e DRTs Priscila Palermo Felipini 113088-8 Santuza Fernandes

Leia mais

Objetivos (não escrever nada neste campo, preencher a tabela abaixo) Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores

Objetivos (não escrever nada neste campo, preencher a tabela abaixo) Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Análise Aplicada do Comportamento Código da Disciplina 0832416-6 Professor(es) e DRT Maria Cristina Triguero

Leia mais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO ÊNFASE PSICOLOGIA E PROCESSOS DE SAÚDE I A

PROPOSTAS DE ESTÁGIO ÊNFASE PSICOLOGIA E PROCESSOS DE SAÚDE I A PROPOSTAS DE ESTÁGIO 2017.1 ÊNFASE PSICOLOGIA E PROCESSOS DE SAÚDE I A Título: Psicoterapia em Grupo de Orientação Psicanalítica. Supervisora: Cláudia Yaisa Gonçalves da Silva Objetivo Geral: Realizar

Leia mais

Ementário das disciplinas

Ementário das disciplinas Ementário das disciplinas 100 h/a - Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos Ementa: Estudo das problemáticas de alfabetização de adultos na realidade brasileira. Da alfabetização de jovens e adultos

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa:

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa: PLANO DE ENSINO Curso: Pós graduação em Psicologia Hospitalar Docente: Profa. Ms. Roxane Mangueira Sales Carga horária : 8HORAS/Aula Ano/Semestre 2018.1 DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde

Leia mais

CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR 25/09 PSICOLOGIA DA SAÚDE 21/09 SAÚDE COLETIVA

CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR 25/09 PSICOLOGIA DA SAÚDE 21/09 SAÚDE COLETIVA CRONOGRAMA SESAB 19/ 09 PSICOLOGIA HOSPITALAR PARTE 1: CONCEITOS DE PSICOLOGIA APLICADOS AO CONTEXTO HOSPITALAR Contexto histórico (parte I) Contexto histórico (parte II) Atuação do psicólogo (parte I)

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO PSICOLÓGICO EMENTA:

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO PSICOLÓGICO EMENTA: CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE ESTRUTURA CURRICULAR - 2017 CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA C. H. TEORICA C.H. PRÁTICA Nº DE 1 SEMESTRE 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 1 ANATOMIA HUMANA 60 60 ---- 3 1/2 1 PSICOLOGIA GERAL 90 90 ----

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Fundamentos Teóricos da Psicologia Disciplina: Psicologia do do Adolescente Professor(es): Berenice

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA 1. I D E N T I F I C A Ç Ã O FACULDADE: Período: 2018 CURSO: Enfermagem ANO: 3º DISCIPLINA: Enfermagem em Saúde Mental CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 CARGA HORÁRIATOTAL TEÓRICA:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Psicologia e Educação Disciplina: Orientação Profissional Código da Disciplina: ENEX00749 Carga horária

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Psicologia e Educação Disciplina: Psicologia Escolar II Código da Disciplina: 0842708-9 Professor(es):

Leia mais

CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR 9/10 PSICOLOGIA DA SAÚDE 5/10 SAÚDE COLETIVA

CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR 9/10 PSICOLOGIA DA SAÚDE 5/10 SAÚDE COLETIVA CRONOGRAMA DE AULAS CURSO PREPARATÓRIO PARA RESIDÊNCIAS EM PSICOLOGIA 03/10 PSICOLOGIA HOSPITALAR PARTE 1: CONCEITOS DE PSICOLOGIA APLICADOS AO CONTEXTO HOSPITALAR Contexto histórico (parte I) Contexto

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) 2012 (2º semestre)

GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) 2012 (2º semestre) GRUPO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GAEPE) 2012 (2º semestre) GAEPE: Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente: Diagnóstico, Prevenção e Intervenção. COORDENADOR(ES): Izabella Paiva

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRA REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais: Formar médicos especialistas em psiquiatria que sejam capazes de interagir eficientemente

Leia mais

Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: Etapa: 1 a

Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: Etapa: 1 a Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Nutrição Disciplina: PSICOLOGIA Código da Disciplina: 083.1101.3 Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: 113206-6 Etapa: 1 a

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Métodos Terapêuticos Alternativos Código: SAU59 Professor: Thiago Paulop de Almeida Neto E-mail: thiagopanet@hotmail.com

Leia mais

MR13 - Novos avanços na Psicologia da Saúde. Coordenadora: Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos. Novas Abrangências em Clínica Psicológica-Escola

MR13 - Novos avanços na Psicologia da Saúde. Coordenadora: Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos. Novas Abrangências em Clínica Psicológica-Escola 1 MR13 - Novos avanços na Psicologia da Saúde Coordenadora: Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos Novas Abrangências em Clínica Psicológica-Escola Marina Pereira Rojas Boccalandro 1 RESUMO: Neste trabalho, são

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano 136 Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação

Leia mais

PSICOTERAPIA BREVE: EXPERIÊNCIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA¹. Introdução

PSICOTERAPIA BREVE: EXPERIÊNCIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA¹. Introdução 501 PSICOTERAPIA BREVE: EXPERIÊNCIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA¹ Viviane Aparecida Moreira Rocha²; Fabiana Teixeira³; Gláucia Mara de Souza Arruda Neves 4 ; Janice Cristina Rosa Miranda 5 ; Natálya Martins Lopes

Leia mais

10) CÓDIGO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II IPS ) PRÉ-REQUISITO (B): 10) CÓDIGO: 9) CO-REQUISITO: 10) CÓDIGO:

10) CÓDIGO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II IPS ) PRÉ-REQUISITO (B): 10) CÓDIGO: 9) CO-REQUISITO: 10) CÓDIGO: UERJ 1) UNIDADE: PROGRAMA DE DISCIPLINA 2) DEPARTAMENTO: 10º (Período) INSTITUTO DE PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL 3) CÓDIGO: 4) NOME DA DISCIPLINA: 5) CH: 6) CRÉD.: PSI02-03754 ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Leia mais

Coordenação de Psicologia

Coordenação de Psicologia Coordenação de Psicologia ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2011 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico) 1. ANÁLISE INSTITUCIONAL

Leia mais

CLARISSA MENDONÇA CORRADI-WEBSTER

CLARISSA MENDONÇA CORRADI-WEBSTER UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM PSICOPATOLOGIA

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA: HISTÓRIA

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: ENSINO SUPERIOR Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Física FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2 HP363 A Clínica da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP364 A Ética da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP365 A Observação em Pesquisa 90 0 0 60 30 0 0 6 Não há NC HP366 Abordagem Sistêmica das

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina: Psicologia do do Adolescente Professor(es) e DRTs Berenice Carpigiani DRT: Cláudio Bastidas DRT: 113206-6

Leia mais

Matriz Curricular NOME CÓD.

Matriz Curricular NOME CÓD. ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1169 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA 4 80 1 1172 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 4 80 1 1170 HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA 4 80 1 1168 BASES GENÉTICAS DO COMPORTAMENTO

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: V Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Práticas Pedagógicas da Educação Física no Código: - Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) Professor: Andrey

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia Escolar e Educacional Núcleo de Apoio Temático: Psicologia Social e das Instituições Código

Leia mais

Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL

Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL Psicologia da saúde: Novas demandas, novos caminhos DE ONDE PARTIMOS E HORIZONTE FUTURO SÍLVIA MARIA CURY ISMAEL Serviço de Psicologia do Hospital do Coração 11º Congresso da SBPH GRAMADO - RS De onde

Leia mais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA Proposta número 1 Ênfase Processos Organizacionais ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais Professora Supervisora:

Leia mais

REINSCRIÇÃO 26 a 29/06/2012

REINSCRIÇÃO 26 a 29/06/2012 REINSCRIÇÃO 26 a 29/06/2012 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2012 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 6º PERIODO) 1) PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR 4 O. ANO 1 O. SEMESTRE MATUTINO/VESPERTINO - TURMA A 8h00 10h00 10h15 12h15 Psicodiagnóstico: Fundamentos Teóricos e Técnicos Vínculos Amorosos, Conjugalidade e Arranjos Familiares no Contemporâneo Thassia

Leia mais

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA MICHELE ALVES BRONDANI 1 MARIANNA DIDONET HOLLERBACH 2 CERVITA ROMERO CAVALEIRO 3 LUCIANE BENVEGNU PICCOLOTO 4 RESUMO As

Leia mais

A PRÁTICA COM FAMÍLIAS NAS INSTITUIÇÕES: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E TÉCNICAS

A PRÁTICA COM FAMÍLIAS NAS INSTITUIÇÕES: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E TÉCNICAS 1 A PRÁTICA COM FAMÍLIAS NAS INSTITUIÇÕES: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E TÉCNICAS Coordenadora: Profa Associada Belinda Vice Coordenadora: Profa Associada Vera Sílvia Facciolla Paiva Organização: Marcelo Agostinho

Leia mais

Introdução a Tanatologia

Introdução a Tanatologia CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CURSOS Janeiro 2013 Temas em Psicologia Hospitalar. - Psiconefrologia - Cuidados Paliativos - Dor Crônica - Psicossomática - Psicodiagnóstico no Contexto de Saúde Introdução a Tanatologia

Leia mais

A Técnica na Psicoterapia com Crianças: o lúdico como dispositivo.

A Técnica na Psicoterapia com Crianças: o lúdico como dispositivo. A Técnica na Psicoterapia com Crianças: o lúdico como dispositivo. *Danielle Vasques *Divani Perez *Marcia Thomaz *Marizete Pollnow Rodrigues *Valéria Alessandra Santiago Aurélio Marcantonio RESUMO O presente

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Psicomotricidade Código: PSI56 Professor: Esp. Gleci Machado de Lima E-mail: glecimar.lima@fasete.edu.br CH

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano:

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com Código:

Leia mais

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2019 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2019 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR 4 O. ANO 1 O. SEMESTRE MATUTINO/VESPERTINO - TURMA A 8h00 9h00 POE3306A Psicologia Organizacional e do Trabalho POE3318A Bases Conceituais da Saúde Coletiva Liamar POE3301A Vínculos Amorosos, Conjugalidade

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Aconselhamento Psicológico Código: Professor: Me. Marcelli Roberto Rodrigues E-mail: marcelli.rodrigues@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Reconhecimento da dimensão ética nos fenômenos sociais e psicológicos, assim como nas produções e ações humanas.

PLANO DE ENSINO. Reconhecimento da dimensão ética nos fenômenos sociais e psicológicos, assim como nas produções e ações humanas. PLANO DE ENSINO CURSO: PSICOLOGIA SÉRIE: 9º SEMESTRE UNIDADE DE ENSINO: Ética e Cidadania CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 Horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 44 horas I - EMENTA Reconhecimento da dimensão ética

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Teórico Prática: 04

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Teórico Prática: 04 Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso Psicologia Disciplina Instrumentos de Avaliação Psicológica II IAP II Professor(es) e DRTs Nidia Vailati - DRT: 1132595 Terezinha

Leia mais

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2018 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2018 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR 4 O. ANO 1 O. SEMESTRE MATUTINO/VESPERTINO - TURMA A 8h00 9h00 9h15 POE3301A Vínculos Amorosos, Conjugalidade e Arranjos Familiares no Contemporâneo Thassia POE3306A Psicologia Organizacional e do Trabalho

Leia mais

Núcleo Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção

Núcleo Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção Núcleo 2.1 - Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção DEPARTAMENTOS ENVOLVIDOS: Psicodinâmica, Desenvolvimento, Psicologia Social e Métodos e Técnicas. COORDENADOR: Heloisa Dias da Silva

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA Nome da Disciplina: Psicologia Aplicada à Farmácia Curso: Farmácia Termo: 6º Carga Horária Semanal (h/a): 2 Carga Horária Semestral (h/a): 30 Teórica: 2 Prática: Total:

Leia mais

Matriz Curricular CURSO: PSICOLOGIA CÓD. CURSO: PSC CÓD. NOME

Matriz Curricular CURSO: PSICOLOGIA CÓD. CURSO: PSC CÓD. NOME CURSO: PSC ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1169 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA 4 80 1 1172 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 4 80 1 1170 HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA 4 80 1 1168 BASES GENÉTICAS DO

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Coordenação do projeto: Prof. Dra Ana Paola Fare Prof. Dra. Flávia Helena Miranda

Leia mais

Psicanálise e Saúde Mental

Psicanálise e Saúde Mental Psicanálise e Saúde Mental Pós-graduação Lato Sensu em Psicanálise e Saúde Mental Coordenação: Drª Aparecida Rosângela Silveira Duração: 15 meses Titulação: Especialista em Psicanálise e Saúde Mental Modalidade:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA Núcleo 3 7º período/2019

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA Núcleo 3 7º período/2019 Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação DEPARTAMENTO: Psicologia Social PERÍODO/ANO: 7º/2019 CARGA HORÁRIA: 34 PROFESSORAS: Cecilia Pescatore e Beatriz Brambilla OBJETIVOS Produzir visibilidade

Leia mais