CURVA DE ABSORÇÃO DE ÁGUA EM SEMENTES DE MAMONA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURVA DE ABSORÇÃO DE ÁGUA EM SEMENTES DE MAMONA."

Transcrição

1 CURVA DE ABSORÇÃO DE ÁGUA EM SEMENTES DE MAMONA Luciana Aparecida de Souza 1, Maria Laene Moreira de Carvalho 1, Antônio Lucrécio Santos Neto 1, Diego Coelho dos Santos 1 e Verônica Yumi Kataoka 1 1 UFLA, luapsouza2003@yahoo.com.br, mlaenemc@ufla.br, santosneto@gmail.com, diego.ufla@gmail.com, veronicayumi@terra.com.br RESUMO - Objetivou-se neste trabalho investigar o padrão de embebição das sementes de mamona, provenientes de lotes de duas cultivares. A curva de absorção de água foi elaborada à partir de três repetições de 10 sementes por lote, que foram colocadas para embeber em copos plásticos contendo 150 ml de água destilada e acondicionadas a 25 C. Nas seis primeiras horas de embebição, foram realizadas pesagens de hora em hora, em que as sementes eram removidas da água, secas e pesadas. Depois, as pesagens foram realizadas em intervalos de tempo regulares até que se detectasse a germinação visível, com a protrusão da radícula. A caracterização dos lotes foi realizada pelos testes de germinação, primeira contagem, emergência, estande inicial, índice de velocidade de emergência e teor de água. A curva de absorção de água das sementes de mamona segue um padrão trifásico, sendo que as sementes atingem a fase I após 24 horas de embebição. Palavras-chave: Ricinus communis L., embebição, germinação. INTRODUÇÃO Para se obter sucesso no estabelecimento de uma cultura é necessário lotes de sementes com elevada porcentagem de germinação. A primeira etapa da germinação de uma semente é a hidratação cuja intensidade depende da taxa de absorção de água (CARNEIRO et al., 2001). O processo de embebição de água pela semente desencadeia uma seqüência de mudanças metabólicas que culminam com a protrusão da radícula, quando se refere a sementes viáveis não dormentes (CARVALHO; NAKAGAWA, 2000; LABORIAU, 1983). A quantidade de água absorvida depende da espécie, da semente, variedade ou cultivar, temperatura ambiente, composição química da semente, teor de umidade inicial, natureza do tegumento e quantidade de água disponível. A embebição da maioria das sementes segue um padrão trifásico (BEWLEY; BLACK, 1994) em que a fase inicial do processo (fase I) constitui um fenômeno essencialmente físico, podendo ser completada em 1 a 2 horas nas sementes cotiledonares, independente da condição fisiológica. Tanto as sementes vivas quanto as sementes mortas ou dormentes, exceto por impermeabilidade do tegumento, absorvem água durante esta fase.

2 Na segunda etapa (fase II) ocorrem atividades metabólicas, porque as reservas estão sendo convertidas em compostos necessários para a germinação (BEWLEY; BLACK, 1994). A absorção de água nessa fase é lenta, de 8 a 10 vezes mais longa que a anterior. Contudo, o tempo de duração de cada etapa depende de propriedades inerentes às sementes de cada espécie e das condições térmicas e hídricas durante a hidratação (VERTUCCI, 1989). Assim, a importância da curva com as fases de embebição está relacionada tanto a estudos de permeabilidade de tegumento, como na determinação da duração de tratamentos com reguladores vegetais, condicionamento osmótico e préhidratação em sementes (ALBUQUERQUE et al., 2000; CARVALHO; NAKAGAWA, 2000). O presente trabalho teve como objetivo investigar o padrão de embebição das sementes de mamona. MATERIAL E MÉTODOS O trabalho foi realizado no Laboratório de Análise de Sementes da Universidade Federal de Lavras. Para a realização da curva de absorção de água, foram utilizadas sementes de mamona das cultivares IAC 80 e AL Guarany 2002, cada uma representada por cinco lotes, safra 2005/2006. A curva de embebição foi realizada em três repetições de 10 sementes para cada lote que foram colocadas para embeber em copos plásticos contendo 150 ml de água destilada a 25 C. Após intervalos de tempo predeterminados (de hora em hora nas seis primeiras horas, de seis em seis horas até o final do primeiro dia, doze horas no segundo e a partir do terceiro dia em intervalos de vinte e quatro horas), as sementes eram retiradas da água, secas superficialmente com papel de filtro, pesadas e colocadas novamente para embeber conforme método descrito por Baskin e Baskin, (2001). Esse procedimento foi realizado até que não fossem observadas alterações de peso das sementes. O teor de água foi efetuado pelo método de estufa a 105 C ± 3 C por 24 horas conforme Brasil, (1992); teste de germinação - realizado a 25 C com 4 repetições de 50 sementes por lote, com contagens aos 7 e 14 dias após a semeadura (BRASIL,1992); primeira contagem de germinação - conduzida juntamente com o teste de germinação, consistindo no registro de plântulas normais no sétimo dia após a semeadura; emergência - realizada com 4 repetições de 50 sementes por lote, em canteiros, sendo o resultado computado aos 21 dias após a semeadura; estande inicial de emergência com avaliação do número de plântulas emergidas aos 7 dias; índice de velocidade de emergência foram realizadas avaliações diárias, computando-se o número de plântulas emergidas. O cálculo do índice de velocidade de emergência foi realizado conforme Maguire (1962). Os resultados obtidos foram analisados segundo delineamento inteiramente casualizado e as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO Os valores médios referentes ao teor de água das sementes foram de 7,8% para a cultivar IAC 80 e 6,5% para a cultivar AL Guarany Nas Figuras 1 e 2 estão ilustradas as curvas de absorção de água de cada lote das cultivares estudadas, nas quais o processo de absorção de água pelas sementes evolui de acordo com o padrão trifásico, proposto por Bewley e Black (1994). A velocidade de embebição e o ganho de peso são bastante rápidos e de acordo com Carvalho e Nakagawa (2000), essa fase possui duração de uma a duas horas. Entretanto, as sementes de mamona atingiram essa etapa após 24 horas de embebição, sendo este o ponto de mudança para a fase II. A duração da fase I em sementes de mamona corrobora com as afirmações de Coll et al. (2001), o qual relata que a velocidade de absorção e a quantidade de água embebida variam com a natureza e composição do tegumento. A fase II, caracterizada pelas reduções drásticas da velocidade de hidratação e da intensidade da respiração, prolongou-se por aproximadamente 144 horas com a estabilização do peso das amostras de ambas cultivares, contrariando Marcos Filho, (2005) que relata que sementes de mamona geralmente não exibem a fase II. A proporção do tempo decorrido entre as fases I e II está de acordo com Bewley (1997), pois, normalmente, a fase II é até dez vezes mais longa que a fase I. Após sete dias de embebição (168h), um número reduzido de sementes atingiram a fase III, ou seja, a protrusão radicular. Esse fato se deve, provavelmente, à condição em que as sementes foram colocadas para embeber (copos com água sem sistema de oxigenação), o que não favoreceu a germinação da maioria das sementes devido a baixa oxigenação do meio em que se encontravam, mesmo sendo a água de embebição trocada após cada leitura. Pelos resultados obtidos nos testes para caracterização da qualidade dos lotes (Tabela 1), observou-se que todos os lotes da cultivar IAC 80 apresentaram baixa germinação, mas com diferentes níveis de qualidade. Os lotes 1, 2 e 3 foram considerados como o de pior qualidade fisiológica de acordo com os resultados de primeira contagem, estande inicial, emergência e IVE, e o lote 4 destacou-se como sendo de qualidade fisiológica superior. Os lotes da cultivar AL Guarany 2002, não diferiram entre si em sua germinação, no entanto a classificação do lote 1 como de pior qualidade foi obtida pelos demais testes. Os lotes 3, 4, 5 foram considerados de qualidade superior em todos os testes realizados. Comparando o perfil dos lotes com as curvas de absorção de água obtidas, observase que todos os lotes da cultivar IAC 80, considerados de qualidade inferior, tiveram elevada absorção de água, visto que sementes menos vigorosas embebem mais e em maior velocidade que as sementes menos deterioradas.

4 CONCLUSÃO A curva de absorção de água das sementes de mamona segue um padrão trifásico de embebição, sendo que as sementes atingem a fase I da geminação após 24 horas de embebição. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALBUQUERQUE, M. C. F.; RODRIGUES, T. de J. D.; MENDONÇA, E. A. F. Absorção de água por sementes de Crotalaria spectabilis Roth determinada em diferentes temperaturas e disponibilidade hídrica. Revista Brasileira de Sementes, Brasília, v. 22, p , BASKIN, C. C.; BASKIN, J. M. Seeds: ecology, biogeography, and evolution of germination. New York: Academic Press, p. dormancy and BEWLEY J. D. Seed germination and dormancy. The Plant Cell, Rockville, v. 9, n. 7, p , BEWLEY, J. D.; BLACK, M. Seeds: physiology of development and germination. 2 nd ed. New York: Plenum Press, p. BRASIL. Ministério da Agricultura e Reforma Agrária. Regras para análise de sementes. Brasília: SNDA/DNDV/CLAV, p. CARVALHO, N. M.; NAKAGAWA, J. Sementes: ciência, tecnologia e produção. 4. ed. Jaboticabal: FUNEP, p. LABORIAU, L. G. A. Germinação das sementes. Washington: Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos, p. MAGUIRE, J. D. Speed of germination: aid in selection and evaluation for seedling emergence and vigor. Crop Science, Madison, v. 2, n. 2, p , MARCOS FILHO, J. Fisiologia de sementes de plantas cultivadas. Piracicaba: Fealq, p.

5 VERTUCCI, C. W. The kinetics of seed imbibition: controlling factors and relevance to seedling vigor. In: STANWOOD, P. C.; McDONALD, M. B. (Ed.). Seed moisture. SYMPOSIUM SPONSORED BY DIVISION C-4 AND C-2 OF THE CROP SCIENCE SOCIETY, 1987, Atlanta. Proceedings... Madison: Crop Science Society, p (Special Publication, 14). Água absorvida (g) Lote 1 Lote 2 Lote 3 Lote 4 Lote Tempo de embebição (h) Figura 1. Curva de embebição das sementes de cinco lotes da cultivar IAC 80, baseada no ganho de peso (g) em água ao longo do tempo (h). Água absorvida (g) Lote 1 Lote 2 Lote 3 Lote 4 Lote Tempo de embebição (h) Figura 2. Curva de embebição das sementes de cinco lotes da cultivar AL Guarany 2002, baseada no ganho de peso (g) em água ao longo do tempo (h).

6 Tabela 1. Valores médios (%) dos resultados de germinação (G), primeira contagem de germinação (PC), estande inicial de emergência (EI), emergência (E), tetrazólio (TZ), dano mecânico (DM) e o índice de velocidade de emergência (IVE), dos lotes de sementes das cultivares IAC 80 e AL Guarany UFLA, Lavras, MG, Cultivar Lote Testes G PC EI E IVE 1 7 b 4 b 1 b 23 c 0,764 c 2 55 a 10 b 0 b 52 b 1,737 b IAC b 13 b 1 b 51 b 1,788 b 4 59 a 27 a 7 a 81 a 2,988 a 5 58 a 31 a 1 b 58 b 1,961 b CV (%) 36,82 47,18 78,57 16,67 16,03 AL Guarany a 72 b 18 a 84 b 4,363 b 2 94 a 87 a 16 a 87 b 4,479 b 3 87 a 81 a 30 a 90 a 5,241 a 4 90 a 82 a 33 a 91 a 5,342 a 5 95 a 87 a 32 a 90 a 5,387 a CV (%) 6,29 7,48 49,57 3,57 7,45 As médias seguidas de mesma letra na coluna não diferem entre si pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade.

TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA INDIVIDUAL NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA*

TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA INDIVIDUAL NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA* TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA INDIVIDUAL NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA* Luciana Aparecida de Souza 1, Maria Laene Moreira de Carvalho 1, Carla Massimo Caldeira 1 Ayssa Baldoni

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES DE MAMONA PELO TESTE DE RAIOS X.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES DE MAMONA PELO TESTE DE RAIOS X. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES DE MAMONA PELO TESTE DE RAIOS X Debora Gabriela Silva 1, Carla Massimo Caldeira 1, Maria Laene Moreira Carvalho 1, Luciana Magda Oliveira 2, Verônica Yumi Kataoka 1,

Leia mais

Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura

Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura Efeito do estresse hídrico e térmico na germinação e crescimento de plântulas de cenoura Marcelo Cleón de C. Silva, André Fernando A. Medeiros, Stefânia C. Magalhães, Rafael Gomes Viana UFV, Depto. de

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RAIOS-X NA AVALIAÇÃO DE DANOS INTERNOS E SEUS EFEITOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L)

UTILIZAÇÃO DE RAIOS-X NA AVALIAÇÃO DE DANOS INTERNOS E SEUS EFEITOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L) UTILIZAÇÃO DE RAIOS-X NA AVALIAÇÃO DE DANOS INTERNOS E SEUS EFEITOS NA QUALIDADE DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L) Renato Augusto Alves 1, Maria Laene Moreira de Carvalho 1, Antônio Lucrécio dos

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR NORDESTINA, SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO.

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR NORDESTINA, SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO. QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR NORDESTINA, SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO. Andréa dos Santos Oliveira, Renata Silva-Mann, Michelle da Fonseca Santos,

Leia mais

Curva de embebição e condutividade elétrica de sementes de mamona classificadas por tamanho 1

Curva de embebição e condutividade elétrica de sementes de mamona classificadas por tamanho 1 504 NOTA CIENTÍFICA Curva de embebição e condutividade elétrica de sementes de mamona classificadas por tamanho 1 Jacson Zuchi 2 *, Luis Eduardo Panozzo 2, Elaine Heberle 2, Eduardo Fontes Araujo 2 RESUMO

Leia mais

TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM DIFERENTES ESTRUTURAS DE SEMENTES DE SOJA 1. INTRODUÇÃO

TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM DIFERENTES ESTRUTURAS DE SEMENTES DE SOJA 1. INTRODUÇÃO TESTE DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM DIFERENTES ESTRUTURAS DE SEMENTES DE SOJA ZAMBIASI, Clarissa Ana 1 ; CUNHA, Cristina dos Santos Madruga 1 ; TILLMANN, Maria Ângela André 1. 1 Deptº de Ciência e Tecnologia

Leia mais

POTENCIAL DO USO DA MESA DENSIMÉTRICA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE SEMENTES COMERCIAIS DE MAMONA

POTENCIAL DO USO DA MESA DENSIMÉTRICA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE SEMENTES COMERCIAIS DE MAMONA POTENCIL DO USO D MES DENSIMÉTRIC N MELHORI D QULIDDE DE SEMENTES COMERCIIS DE MMON ntônio Lucrécio dos Santos Neto 1, Maria Laene Moreira de Carvalho 1, Renato ugusto lves 1, Cláudio das Neves Vieira

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 DESEMPENHO DE SEMENTES DE ARROZ IRRIGADO PRODUZIDAS EM LEOPOLDINA COM DIFERENTES DOSES DE SILÍCIO BRUNO OLIVEIRA CARVALHO 1, ANTÔNIO RODRIGUES VIEIRA 2, JOÃO ALMIR OLIVEIRA 3, RENATO MENDES GUIMARÃES 4,

Leia mais

Avaliação do vigor de sementes de abobrinha (Cucurbita pepo) pelo teste de tetrazólio.

Avaliação do vigor de sementes de abobrinha (Cucurbita pepo) pelo teste de tetrazólio. Barros, D.I.; Dias, D.C.F.S.; Bhering, M.C.; Dias, L.A.S.; Puiatti, M.Avaliação do vigor de sementes de abobrinha (Cucurbita pepo) pelo teste de tetrazólio. Horticultura Brasileira, v.20, n.2, julho, 2002.

Leia mais

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 7860

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 7860 Curva de absorção de água em sementes de coentro Miquéias de Oliveira Assis 1 ; Bruno Rafael Alves Rodrigues 1; Andreia Marcia Santos de Souza David 1 ; Lucas Vinícius de Souza Cangussú 1 ; Wagner Ferreira

Leia mais

Avaliação de Tratamentos Utilizados na Superação de Dormência, em Sementes de Quiabo.

Avaliação de Tratamentos Utilizados na Superação de Dormência, em Sementes de Quiabo. Avaliação de Tratamentos Utilizados na Superação de Dormência, em Sementes de Quiabo. José Carlos Lopes 1 ; Márcio Dias Pereira 1 1 Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias (CCA-UFES)

Leia mais

ADEQUAÇÃO DA DENSIDADE DE SEMENTES PARA O TESTE DE GERMINAÇÃO DE CAFÉ.

ADEQUAÇÃO DA DENSIDADE DE SEMENTES PARA O TESTE DE GERMINAÇÃO DE CAFÉ. ADEQUAÇÃO DA DENSIDADE DE SEMENTES PARA O TESTE DE GERMINAÇÃO DE CAFÉ. Bruno F. S FELIS 1 ; Pedro V. QUINUTE 2 ; Ivan F. CAIXETA 3 ; Kátia A. CAMPOS 4 ; RESUMO Objetivou-se, no presente trabalho, avaliar

Leia mais

Germinação e vigor de sementes de Moringa oleifera Lam. procedentes de duas áreas distintas

Germinação e vigor de sementes de Moringa oleifera Lam. procedentes de duas áreas distintas http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.67-628-1 Germinação e vigor de sementes de Moringa oleifera Lam. procedentes de duas áreas distintas Talita G. F. Rocha 1, Maria L. de S. Medeiros 1,

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 RESUMO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CAFÉ POR MEIO DE ANÁLISE DE IMAGENS DE PLÂNTULAS GABRIEL CASTANHEIRA GUIMARÃES 1, MARK BENNETT 2 ; RENATO MENDES GUMARÃES 3, STTELA DELLYZETE VEIGA

Leia mais

Germinação de Sementes de Cebola em Ambiente Enriquecido com Dióxido de Carbono

Germinação de Sementes de Cebola em Ambiente Enriquecido com Dióxido de Carbono 115 Herança da Resistência ao Lasiodiplodia theobromae em Três Populações Germinação de Sementes de Cebola em Ambiente Enriquecido com Dióxido de Carbono Seed Germination of Onion in an Enriched Environment

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA TROPICAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA TROPICAL 1) IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Tecnologia e Fisiologia de Sementes Curso: AGRICULTURA TROPICAL Regime: CRÉDITOS Carga Horária: 60 horas (4 créditos) Período Letivo: Professor (s): Maria Cristina de F. e

Leia mais

Efeito do tamanho e do peso específico na qualidade fisiológica de sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.)

Efeito do tamanho e do peso específico na qualidade fisiológica de sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) Efeito do tamanho e do peso específico na qualidade fisiológica de sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) Gabriel Moraes Costa (1), Roberto Fontes Araujo (2), Eduardo Fontes Araujo (3), João Batista

Leia mais

ENVELHECIMENTO ACELERADO EM LOTES DE SEMENTES DE CENOURA ENVOLVENDO TEMPERATURA E TEMPOS DE EXPOSIÇÃO Apresentação: Pôster

ENVELHECIMENTO ACELERADO EM LOTES DE SEMENTES DE CENOURA ENVOLVENDO TEMPERATURA E TEMPOS DE EXPOSIÇÃO Apresentação: Pôster ENVELHECIMENTO ACELERADO EM LOTES DE SEMENTES DE CENOURA ENVOLVENDO TEMPERATURA E TEMPOS DE EXPOSIÇÃO Apresentação: Pôster Renato Leandro Costa Nunes 1 ; Jacquelinne Alves de Medeiros Araújo 2 Joabe Freitas

Leia mais

Influência do número de horas de envelhecimento acelerado sobre o vigor de sementes de cenoura.

Influência do número de horas de envelhecimento acelerado sobre o vigor de sementes de cenoura. Influência do número de horas de envelhecimento acelerado sobre o vigor de sementes de cenoura. 1 João Carlos Athanázio 1 ; Audiléia Rocha de Oliveira 1 ; Rui Alberto Barros Jr 1. 1 Universidade Estadual

Leia mais

Pelo exposto, objetivou-se avaliar os parâmetros de biometria, embebição e superação de dormência de sementes de Bauhinia longipedicellata.

Pelo exposto, objetivou-se avaliar os parâmetros de biometria, embebição e superação de dormência de sementes de Bauhinia longipedicellata. BIOMETRIA, EMBEBIÇÃO E SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE Bauhinia longipedicellata. Apresentação: Pôster Vicente Bezerra Pontes Júnior 1 ; Amanda Kalini Izidório 2 ; Gabriel da Silva Vasconcelos 3

Leia mais

INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DOS SAIS KCL E NACL NA GERMINAÇÃO DE PATA DE ELEFANTE (Beaucarnea recurvata Lem)

INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DOS SAIS KCL E NACL NA GERMINAÇÃO DE PATA DE ELEFANTE (Beaucarnea recurvata Lem) INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DOS SAIS KCL E NACL NA GERMINAÇÃO DE PATA DE ELEFANTE (Beaucarnea recurvata Lem) INFLUENCE OF THE CONCENTRATION OF KCL E NACL SALTS IN ELEPHANT PAW GERMINATION (Beaucarnea recurvata

Leia mais

DESEMPENHO DE SEMENTES DE ALGODÃO SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE ESTRESSES 1

DESEMPENHO DE SEMENTES DE ALGODÃO SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE ESTRESSES 1 DESEMPENHO DE SEMENTES DE ALGODÃO SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE ESTRESSES 1 Fabio Mattioni (UFMT/ fmattioni@yahoo.com.br), Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque (UFMT), Sebastião Carneiro Guimarães

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES E BIOMETRIA DE PLÂNTULAS DE MAMONA

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES E BIOMETRIA DE PLÂNTULAS DE MAMONA Página 2144 QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES E BIOMETRIA DE PLÂNTULAS DE MAMONA Gabriella C. L. Vasconcelos¹; Katty Anne A. de Lucena Medeiros¹ ; Otonilson S. Medeiros¹; Valeria Veras Ribeiro¹; Nair Helena

Leia mais

TESTE DE VIGOR EM SEMENTES DE CEBOLA. Apresentação: Pôster

TESTE DE VIGOR EM SEMENTES DE CEBOLA. Apresentação: Pôster TESTE DE VIGOR EM SEMENTES DE CEBOLA Apresentação: Pôster Jacquelinne Alves de Medeiros Araújo 1 ; Joabe Freitas Crispim 2 ; Antônio Gideilson Correia da Silva 3 ; José Elinaldo Alves Bento 4 ; Jailma

Leia mais

TRATAMENTOS PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE AROEIRA PIRIQUITA (Schinus molle L.) E AROEIRA BRANCA (Lithraea molleioides (Vell.

TRATAMENTOS PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE AROEIRA PIRIQUITA (Schinus molle L.) E AROEIRA BRANCA (Lithraea molleioides (Vell. TRATAMENTOS PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE AROEIRA PIRIQUITA (Schinus molle L.) E AROEIRA BRANCA (Lithraea molleioides (Vell.) MATTOS, Letícia Cantiliano Perez 1 ; DELFIM, Tamíris Franco 1

Leia mais

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS 1. INTRODUÇÃO

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS 1. INTRODUÇÃO GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MELANCIA EM DIFERENTES TEMPERATURAS ANDRESSA PITOL 1 ; LUANA CAROLINA WEBER 2 ; CARLOS EDUARDO DA SILVA PEDROSO 3 1 Universidade Federal de Pelotas / UFPel andressapitol@yahoo.com.br

Leia mais

Introdução. Graduanda em agronomia, UFERSA, 2. Mestranda em Fitotecnia, UFERSA, 3

Introdução. Graduanda em agronomia, UFERSA, 2. Mestranda em Fitotecnia, UFERSA, 3 HIDROCONDICIONAMENTO EM SEMENTES DE Piptadenia moniliformis Benth. E EFEITOS EM CONDIÇÕES DE ESTRESSE SALINO Apresentação: Pôster Luirla Bento Ramalho 1 ; Brenna Rafaella Verissimo dos Santos 2 ; Ana Claudia

Leia mais

HIDROCONDICIONAMENTO E RECOBRIMENTO DE SEMENTES DE CEBOLA COM POLÍMEROS, MICRONUTRIENTES, AMINOÁCIDO E FUNGICIDA. 1. INTRODUÇÃO

HIDROCONDICIONAMENTO E RECOBRIMENTO DE SEMENTES DE CEBOLA COM POLÍMEROS, MICRONUTRIENTES, AMINOÁCIDO E FUNGICIDA. 1. INTRODUÇÃO HIDROCONDICIONAMENTO E RECOBRIMENTO DE SEMENTES DE CEBOLA COM POLÍMEROS, MICRONUTRIENTES, AMINOÁCIDO E FUNGICIDA. CAVALHEIRO, Violeta 1 ; LUZ, Viviane Kopp da 2 ; PINHEIRO, Beatriz Silveira 2 ; ZAMBIASI,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN-RS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN-RS AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN-RS Juliano dos Santos 1, Fabiana Raquel Mühl 2, Neuri Antonio Feldmann 3, Anderson Rhoden 3 Palavras-chave:

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE ALFACE OSMOCONDICIONADAS COM GIBERELINA NAYARA ROBERTO GONÇALVES 1, THAIS DE ANDRADE 2 ; CIBELE APARECIDA TEIXEIRA DA SILVA 3, RODRIGO DE GÓES ESPERON REIS 4, RENATO

Leia mais

Qualidade fisiológica de sementes de milho crioulo cultivadas no norte de Minas Gerais.

Qualidade fisiológica de sementes de milho crioulo cultivadas no norte de Minas Gerais. Qualidade fisiológica de sementes de milho crioulo cultivadas no norte de Minas Gerais. Hugo C. R. M. Catão 1 ; Delacyr da S. Brandão Junior 1 ; Nilza de L. P. Sales 1 e Izabel C. P. V. Ferreira 1 1 Universidade

Leia mais

TESTE DE GERMINAÇÃO EM SEMENTES DE MAMONA

TESTE DE GERMINAÇÃO EM SEMENTES DE MAMONA TESTE DE GERMINAÇÃO EM SEMENTES DE MAMONA Diego Coelho dos Santos, Maria Laene Moreira de Carvalho, Luciana Magda de Oliveira, Verônica Yumi Kataoka, Antônio Lucrécio dos Santos Neto. Universidade Federal

Leia mais

Efeito do Bioestimulante na Qualidade Fisiológica de Sementes Colhidas em Diferentes Épocas

Efeito do Bioestimulante na Qualidade Fisiológica de Sementes Colhidas em Diferentes Épocas Efeito do Bioestimulante na Qualidade Fisiológica de Sementes Colhidas em Diferentes Épocas Patrícia M. da Conceição 1, Camilla A. Z. Sediyama 1, Maria Lita Padinha Corrêa 1, Juliane Karsten 2, Elaine

Leia mais

SETUBAL JW; DA SILVA FA; BELFORT CC; VALE MV; CARVALHO MWL. 2011; SILVA JDL. Pré-embebição de sementes de quiabo em diferentes potenciais osmóticos.

SETUBAL JW; DA SILVA FA; BELFORT CC; VALE MV; CARVALHO MWL. 2011; SILVA JDL. Pré-embebição de sementes de quiabo em diferentes potenciais osmóticos. Pré-embebição de sementes de quiabo em diferentes potenciais osmóticos José Walmar Setubal 1 ; Fernanda Aragão da Silva 2 ; Cristovam Colombo Belfort 1 ; MarcianaVaz dovale 2 ; Marcus Willame Lopes Carvalho

Leia mais

Germination of seeds of Bauhinia cheilantha (Caesalpinaceae) and Myracrodruon urundeuva (Anacardiaceae) submitted to salt stress

Germination of seeds of Bauhinia cheilantha (Caesalpinaceae) and Myracrodruon urundeuva (Anacardiaceae) submitted to salt stress Germinação de sementes de Myracrodruon urundeuva M. Allem. (Anacardiaceae) e Bauhinia cheilantha (Bong) Stend. (Caesalpiniaceae) em condições de estresse salino Germination of seeds of Bauhinia cheilantha

Leia mais

Métodos para o condicionamento fisiológico de sementes de cebola

Métodos para o condicionamento fisiológico de sementes de cebola Métodos para o condicionamento fisiológico de sementes de cebola Roseli Fátima Caseiro 1 ; Mark A. Bennett 2 Julio Marcos Filho 1 1 Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Leia mais

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CAFÉ SUBMETIDAS A DIFERENTES TEMPOS DE HIDRATAÇÃO EM ÁGUA

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CAFÉ SUBMETIDAS A DIFERENTES TEMPOS DE HIDRATAÇÃO EM ÁGUA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CAFÉ SUBMETIDAS A DIFERENTES TEMPOS DE HIDRATAÇÃO EM ÁGUA João Paulo MARANA 1 E mail: joaopaulomarana@yahoo.com.br, Édison MIGLIORANZA 2 emiglior@uel.br 1 Aluno de Mestrado em

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAXIXE SUBMETIDAS AO CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO RODRIGO DE GÓES ESPERON REIS 1, JOSÉ MARIA GOMES NEVES 2, HUMBERTO PEREIRA DA SILVA 3, RENATO MENDES GUIMARÃES 4 RESUMO

Leia mais

Maturação Fisiológica E Dormência Em Sementes De Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.)

Maturação Fisiológica E Dormência Em Sementes De Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.) Maturação Fisiológica E Dormência Em Sementes De Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.) Hellayne Verucci Gomes Martins (1) ; Narjara Walessa Nogueira (2) ; Rômulo Magno Oliveira de Freitas (2) ; Gabriela

Leia mais

Efeitos do extrato aquoso de Helianthus annuus e Avena strigosa, sobre a germinação de Brachiaria decumbens

Efeitos do extrato aquoso de Helianthus annuus e Avena strigosa, sobre a germinação de Brachiaria decumbens Efeitos do extrato aquoso de Helianthus annuus e Avena strigosa, sobre a germinação de Brachiaria decumbens Ana Cláudia M. ARAÚJO 1, Patrícia de O. A. VEIGA 2, Leandro F. SANTOS 3, André D. VEIGA 4 RESUMO

Leia mais

PRÉ-HIDRATAÇÃO EM SEMENTES DE ALGODÃO E EFICIÊNCIA DO TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO 1

PRÉ-HIDRATAÇÃO EM SEMENTES DE ALGODÃO E EFICIÊNCIA DO TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO 1 PRÉ-HIDRATAÇÃO EM SEMENTES DE ALGODÃO E EFICIÊNCIA DO TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO 1 Fábio Mattioni (UFMT/ fmattioni@yahoo.com.br), Fernanda Cervi (UFMT), Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque

Leia mais

PRÉ-CONDICIONAMENTO PARA TESTE DE TETRAZÓLIO EM SEMENTES DA CULTIVAR BRS ENERGIA

PRÉ-CONDICIONAMENTO PARA TESTE DE TETRAZÓLIO EM SEMENTES DA CULTIVAR BRS ENERGIA PRÉ-CONDICIONAMENTO PARA TESTE DE TETRAZÓLIO EM SEMENTES DA CULTIVAR BRS ENERGIA Maria do Socorro Rocha 1,2, Maria Isaura P. de Oliveira 2, Napoleão Esberard de M. Beltrão 2, Julita Maria F.C. Carvalho

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE MAMONA TRATADAS COM FUNGICIDAS

QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE MAMONA TRATADAS COM FUNGICIDAS QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE MAMONA TRATADAS COM FUNGICIDAS Antônio Lucrécio dos Santos Neto 1, Maria Laene Moreira de Carvalho 1, Cláudio das Neves Vieira Bárbara 1, Renato Augusto

Leia mais

UNIFORMIZANDO A GERMINAÇÃO NA CULTURA DO CRAMBE (Crambe. abyssinica)

UNIFORMIZANDO A GERMINAÇÃO NA CULTURA DO CRAMBE (Crambe. abyssinica) UNIFORMIZANDO A GERMINAÇÃO NA CULTURA DO CRAMBE ( abyssinica) A busca por novas fontes alternativas de combustíveis tem despertado o interesse de agricultores para o cultivo de plantas com características

Leia mais

Germinação e Vigor de Sementes de Milho Armazenadas nas Condições Ambientais do Sul do Tocantins

Germinação e Vigor de Sementes de Milho Armazenadas nas Condições Ambientais do Sul do Tocantins Germinação e Vigor de Sementes de Milho Armazenadas nas Condições Ambientais do Sul do Tocantins CARVALHO, E. V., AFFÉRRI, F. S., SIEBENEICHLER, S. C., MATOS, W. L. e SANTOS, R. P. L. flavio@uft.com.br;

Leia mais

EFEITO DO TIPO DE SUBSTRATO NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE AMENDOIM (Arachis hypogaea L.)

EFEITO DO TIPO DE SUBSTRATO NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE AMENDOIM (Arachis hypogaea L.) EFEITO DO TIPO DE SUBSTRATO NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE AMENDOIM (Arachis hypogaea L.) Reynaldo de Mello Torres Docente da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça SP. Dagoberto

Leia mais

INFLUÊNCIA DO ESTÁDIO DE MATURAÇÃO DA SEMENTE E DA PROFUNDIDADE DE SEMEIO I: EMERGÊNCIA DAS PLÂNTULAS E ÁREA FOLIAR DOS COTILÉDONES

INFLUÊNCIA DO ESTÁDIO DE MATURAÇÃO DA SEMENTE E DA PROFUNDIDADE DE SEMEIO I: EMERGÊNCIA DAS PLÂNTULAS E ÁREA FOLIAR DOS COTILÉDONES INFLUÊNCIA DO ESTÁDIO DE MATURAÇÃO DA SEMENTE E DA PROFUNDIDADE DE SEMEIO I: EMERGÊNCIA DAS PLÂNTULAS E ÁREA FOLIAR DOS COTILÉDONES Amanda Micheline Amador de Lucena 1, Liv Soares Severino 2, Napoleão

Leia mais

ENVELHECIMENTO ACELERADO COMO TESTE DE VIGOR PARA SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI

ENVELHECIMENTO ACELERADO COMO TESTE DE VIGOR PARA SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI ENVELHECIMENTO ACELERADO COMO TESTE DE VIGOR PARA SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI A. S. DUTRA e E. M. TEÓFILO 2 Resumo O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar os procedimentos para condução do teste

Leia mais

TESTES DE VIGOR 22/05/ INTRODUÇÃO O QUE É A QUALIDADE DAS SEMENTES? É CARACTERIZADA PELOS ATRIBUTOS GENÉTICO, FÍSICO, FISIOLÓGICO E SANITÁRIO

TESTES DE VIGOR 22/05/ INTRODUÇÃO O QUE É A QUALIDADE DAS SEMENTES? É CARACTERIZADA PELOS ATRIBUTOS GENÉTICO, FÍSICO, FISIOLÓGICO E SANITÁRIO TESTES DE VIGOR PRODUÇÃO ANA D.L.C. NOVEMBRE O QUE É A QUALIDADE DAS SEMENTES? É CARACTERIZADA PELOS ATRIBUTOS GENÉTICO, FÍSICO, FISIOLÓGICO E SANITÁRIO 1 2 Estabelecer a qualidade das sementes é fundamental,

Leia mais

Apresentação: Pôster

Apresentação: Pôster ESTRESSE SALINO EM SEMENTES DE Mimosa tenuiflora (Willd) Poiret Apresentação: Pôster Afonso Luiz Almeida Freires ; Tatianne Raianne Costa Alves ; Kleane Targino Oliveira Pereira ; Brenna Rafaela Verissimo

Leia mais

DESEMPENHO DE SEMENTES DE ALGODOEIRO SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE ESTRESSES 1

DESEMPENHO DE SEMENTES DE ALGODOEIRO SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE ESTRESSES 1 80 DESEMPENHO DE SEMENTES DE ALGODOEIRO SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE ESTRESSES 1 FABIO MATTIONI 2, MARIA CRISTINA DE FIGUEIREDO E ALBUQUERQUE 3, ELISABETH APARECIDA FURTADO DE MENDONÇA 4 RESUMO - As

Leia mais

Condicionamento osmótico e desempenho fisiológico de sementes de rúcula

Condicionamento osmótico e desempenho fisiológico de sementes de rúcula Biotemas, 25 (1), 171-176, março de 2012 ISSNe 2175-7925 171 doi: 10.5007/2175-7925.2012v25n1p171 Comunicação Breve Condicionamento osmótico e desempenho fisiológico de sementes de rúcula Jarbas Alves

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE PATOS-PB

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE PATOS-PB QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE PATOS-PB Sandra Maria de Figueiredo 1, Fernanda Fernandes de Melo Lopes 1,

Leia mais

LONGEVIDADE DE SEMENTES DE Crotalaria juncea L. e Crotalaria spectabilis Roth EM CONDIÇÕES NATURAIS DE ARMAZENAMENTO

LONGEVIDADE DE SEMENTES DE Crotalaria juncea L. e Crotalaria spectabilis Roth EM CONDIÇÕES NATURAIS DE ARMAZENAMENTO LONGEVIDADE DE SEMENTES DE Crotalaria juncea L. e Crotalaria spectabilis Roth EM CONDIÇÕES NATURAIS DE ARMAZENAMENTO Odilon Peixoto de Morais Júnior 1, Vladimir Sperandio Porto 1, Daniela Cleide Azevedo

Leia mais

INFLUÊNCIA DA COLORAÇÃO DA EMBALAGEM NA VIABILIDADE DE SEMENTES ORGÂNICAS DE Solanum lycopersicum var. cerasiforme DURANTE O ARMAZENAMENTO

INFLUÊNCIA DA COLORAÇÃO DA EMBALAGEM NA VIABILIDADE DE SEMENTES ORGÂNICAS DE Solanum lycopersicum var. cerasiforme DURANTE O ARMAZENAMENTO INFLUÊNCIA DA COLORAÇÃO DA EMALAGEM NA VIAILIDADE DE SEMENTES ORGÂNICAS DE Solanum lycopersicum var. cerasiforme DURANTE O ARMAZENAMENTO Apresentação: Pôster Abraão Rodrigues de Almeida 1 ; Alciele da

Leia mais

Germinação de Sementes de Milho, com Diferentes Níveis de Vigor, em Resposta à Diferentes Temperaturas

Germinação de Sementes de Milho, com Diferentes Níveis de Vigor, em Resposta à Diferentes Temperaturas XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Germinação de Sementes de Milho, com Diferentes Níveis de Vigor, em Resposta à Diferentes Temperaturas Cesar Augusto

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS Sandra Maria de Figueiredo 1, Fernanda Fernandes de Melo Lopes 1,

Leia mais

Estresse Hídrico Em Sementes De Moringa oleifera Lam.

Estresse Hídrico Em Sementes De Moringa oleifera Lam. Estresse Hídrico Em Sementes De Moringa oleifera Lam. Tássia Fernanda Santos Neri Soares (1) ; Fernanda Vieira Santana (2) ; Michelle Conceição Vasconcelos (3) ; Joel Conceição Costa (4) Renata Silva-Mann

Leia mais

PADRÃO TRIFÁSICO DE ABSORÇÃO DE ÁGUA DE SEMENTES DE PINHÃO-MANSO (Jatropha curcas L.)

PADRÃO TRIFÁSICO DE ABSORÇÃO DE ÁGUA DE SEMENTES DE PINHÃO-MANSO (Jatropha curcas L.) PADRÃO TRIFÁSICO DE ABSORÇÃO DE ÁGUA DE SEMENTES DE PINHÃO-MANSO (Jatropha curcas L.) Artur Soares Pinto Junior, Ana Raquel Rheinheimer, João Alexandre Lopes Dranski, Fábio Steiner, Vandeir Francisco Guimarães

Leia mais

TESTE DE DETERIORAÇÃO CONTROLADA PARA AVALIAÇÃO DO VIGOR DE SEMENTES DE PIMENTÃO

TESTE DE DETERIORAÇÃO CONTROLADA PARA AVALIAÇÃO DO VIGOR DE SEMENTES DE PIMENTÃO TESTE DE DETERIORAÇÃO CONTROLADA PARA AVALIAÇÃO DO VIGOR DE SEMENTES DE PIMENTÃO Magnólia de Mendonça Lopes 1 ;Rubens Sader 2 1,2 Universidade Estadual Paulista UNESP - FCAV/Fitotecnia, Via de acesso Prof.

Leia mais

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA TRATADAS COM O MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO Cuprum metallicum

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA TRATADAS COM O MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO Cuprum metallicum 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA TRATADAS COM O MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO Cuprum metallicum Rosimar Maria Marques 1, Vicente Wagner Dias Casali 1, Carlos Moacir

Leia mais

em função da umidade e rotação de colheita

em função da umidade e rotação de colheita 11 em função da umidade e rotação de colheita SOUZA, L.S.N. de 1 ; BARBOSA, C.A.C. 2 ; HENNING, A.A. 3 ; KRZYZANOWSKI, F.C. 3 ; HENNING, F.A. 3 ; CONTE, O. 3 1 UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Londrina,

Leia mais

Germinação de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de pepino em diferentes tipos de substratos.

Germinação de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de pepino em diferentes tipos de substratos. Germinação de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de pepino em diferentes tipos de substratos. José C. Lopes 1 ; Adilson Caten 1 ; Márcio D. Pereira 1 ; Renata V. Lima 1 ; Luciléa S. Reis 1

Leia mais

Efeitos de potenciais hídricos do substrato e teores de água das sementes na germinação de feijão

Efeitos de potenciais hídricos do substrato e teores de água das sementes na germinação de feijão Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento de Produção Vegetal - ESALQ/LPV Artigos e Materiais de Revistas Científicas - ESALQ/LPV 2009 Efeitos de potenciais

Leia mais

DANO POR EMBEBIÇÃO EM SEMENTES DE SOJA: PROBLEMAS COM O TESTE DE GERMINAÇÃO

DANO POR EMBEBIÇÃO EM SEMENTES DE SOJA: PROBLEMAS COM O TESTE DE GERMINAÇÃO DANO POR EMBEBIÇÃO EM SEMENTES DE SOJA: PROBLEMAS COM O TESTE DE GERMINAÇÃO José B. França Neto* Francisco C. Krzyzanowski Ademir A. Henning Embrapa Soja, Londrina, PR XXXIII Ciclo de Reuniões Conjuntas

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA EM FUNÇÃO DE TESTE DE GERMINAÇÃO

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA EM FUNÇÃO DE TESTE DE GERMINAÇÃO QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA EM FUNÇÃO DE TESTE DE GERMINAÇÃO PHYSIOLOGIC QUALITY OF SOYBEAN SEEDS IN FUNCTION OF GERMINATION Ayza Eugênio Viana Camargos (1) Resumo Antonio Pizolato Neto (2)

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DE POPULAÇÕES SEGREGANTES DE DIFERENTES CRUZAMENTOS EM SOJA A COMPARISON OF SEGREGANT POPULATIONS FROM DIFFERENT SOYBEAN CROSSES

ESTUDO COMPARATIVO DE POPULAÇÕES SEGREGANTES DE DIFERENTES CRUZAMENTOS EM SOJA A COMPARISON OF SEGREGANT POPULATIONS FROM DIFFERENT SOYBEAN CROSSES ESTUDO COMPARATIVO DE POPULAÇÕES SEGREGANTES DE DIFERENTES CRUZAMENTOS EM SOJA A COMPARISON OF SEGREGANT POPULATIONS FROM DIFFERENT SOYBEAN CROSSES Resumo Elise de Matos Pereira (1) Fabiana Mota da Silva

Leia mais

INFLUÊNCIA DA GERMINAÇÃO DA SEMENTE E DA DENSIDADE DE SEMEADURA NO ESTABELECIMENTO DO ESTANDE E NA PRODUTIVIDADE DE MILHO 1

INFLUÊNCIA DA GERMINAÇÃO DA SEMENTE E DA DENSIDADE DE SEMEADURA NO ESTABELECIMENTO DO ESTANDE E NA PRODUTIVIDADE DE MILHO 1 1 INFLUÊNCIA DA GERMINAÇÃO DA SEMENTE E DA DENSIDADE DE SEMEADURA NO ESTABELECIMENTO DO ESTANDE E NA PRODUTIVIDADE DE MILHO 1 CLAUDINEI ANDREOLI 2, RAMIRO V. ANDRADE 2, SÉRGIO A. ZAMORA 3, MONICA GORDON

Leia mais

Pesquisa Agropecuária Tropical ISSN: Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos. Brasil

Pesquisa Agropecuária Tropical ISSN: Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos. Brasil Pesquisa Agropecuária Tropical ISSN: 1517-6398 pat@agro.ufg.br Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos Brasil Dias Pereira, Márcio; Martins Filho, Sebastião; Galvêas Laviola, Bruno ENVELHECIMENTO

Leia mais

INFLUÊNCIA DO ESTÁDIO DE MATURAÇÃO DA SEMENTE E DA PROFUNDIDADE DE SEMEADURA III: FITOMASSA DA MAMONEIRA

INFLUÊNCIA DO ESTÁDIO DE MATURAÇÃO DA SEMENTE E DA PROFUNDIDADE DE SEMEADURA III: FITOMASSA DA MAMONEIRA INFLUÊNCIA DO ESTÁDIO DE MATURAÇÃO DA SEMENTE E DA PROFUNDIDADE DE SEMEADURA III: FITOMASSA DA MAMONEIRA Amanda Micheline Amador de Lucena 1, Liv Soares Severino 2, Valdinei Sofiatti 2, Maria Aline de

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 2165

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 2165 Página 2165 TAMANHO DAS SEMENTES DE AMENDOIM E SEUS EFEITOS SOBRE A GERMINAÇÃO E VIGOR Vicente de Paula Queiroga 1, Maria Elessandra Rodrigues Araújo 2, Valdemir Inácio de Lima 3, Riselane de Lucena Alcântara

Leia mais

AMOSTRAGEM SEQÜENCIAL NA CONDUÇÃO DO TESTE DO RAIOS X EM SEMENTES DE MAMONA (RICINUS COMMUNIS)

AMOSTRAGEM SEQÜENCIAL NA CONDUÇÃO DO TESTE DO RAIOS X EM SEMENTES DE MAMONA (RICINUS COMMUNIS) AMOSTRAGEM SEQÜENCIAL NA CONDUÇÃO DO TESTE DO RAIOS X EM SEMENTES DE MAMONA (RICINUS COMMUNIS) Verônica Yumi Kataoa, Débora Gabriela Silva, Maria Laene Moreira Carvalho, Marcelo Silva de Oliveira, Adriana

Leia mais

TÍTULO: PRECOCIDADE DE EMISSÃO RAIZ PRIMÁRIA NA AVALIAÇÃO DO VIGOR DE SEMENTES DE MILHO

TÍTULO: PRECOCIDADE DE EMISSÃO RAIZ PRIMÁRIA NA AVALIAÇÃO DO VIGOR DE SEMENTES DE MILHO TÍTULO: PRECOCIDADE DE EMISSÃO RAIZ PRIMÁRIA NA AVALIAÇÃO DO VIGOR DE SEMENTES DE MILHO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E FISIOLÓGICAS DE SEMENTES DE MAMONA CV. AL GUARANY 2002 COLHIDOS EM DIFERENTES ALTURAS DE RACEMO

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E FISIOLÓGICAS DE SEMENTES DE MAMONA CV. AL GUARANY 2002 COLHIDOS EM DIFERENTES ALTURAS DE RACEMO CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E FISIOLÓGICAS DE SEMENTES DE MAMONA CV. AL GUARANY 2002 COLHIDOS EM DIFERENTES ALTURAS DE RACEMO Eberson Diedrich Eicholz 1, João Guilherme Casagrande Jr. 2, Sergio Delmar dos

Leia mais

EMBEBIÇÃO E VIABILIDADE DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L.)

EMBEBIÇÃO E VIABILIDADE DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L.) EMBEBIÇÃO E VIABILIDADE DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L.) Heloisa Oliveira dos Santos 1 ; Renata Silva-Mann 2 ; Maria Laene Moreira de Carvalho 1 ; Marcilene de Jesus Caldas Costa 2 ; Paula Conceição

Leia mais

Emergência e Florescimento em Acessos de Melancia

Emergência e Florescimento em Acessos de Melancia Emergência e Florescimento em Acessos de Melancia Seedling Emergence and Flowering of Watermelon Accessions Jacqueline de Aleluia Costa 1, Rita de Cássia Souza Dias 2, Simone de Souza Santos 3, Kátia Mylena

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE BACURIZINHO RUGOSO (Garcinia acuminata

Leia mais

Atividade de iniciação científica, do curso de Agronomia da UNIJUÍ. 2. Aluno do Curso de Graduação em Agronomia da UNIJUÍ,

Atividade de iniciação científica, do curso de Agronomia da UNIJUÍ. 2. Aluno do Curso de Graduação em Agronomia da UNIJUÍ, QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA (GLYCINE MAX L.) EM FUNÇÃO DA CONSTITUIÇÃO GENÉTICA. 1 PHYSIOLOGICAL QUALITY OF SOYBEAN SEEDS (GLYCINE MAX L.) IN THE FUNCTION OF THE GENETIC CONSTITUTION. Charleston

Leia mais

PROCESSAMENTO E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE ALGODOEIRO: EFEITOS NA QUALIDADE FISIOLÓGICA(*)

PROCESSAMENTO E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE ALGODOEIRO: EFEITOS NA QUALIDADE FISIOLÓGICA(*) PROCESSAMENTO E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE ALGODOEIRO: EFEITOS NA QUALIDADE FISIOLÓGICA(*) Josias Conceição da Silva¹; Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque²; Michely Eliane Kim³, Dielle Carmo de

Leia mais

EFEITOS DA GIBERELINA E DA SECAGEM NO CONDICIONAMENTO OSMÓTICO SOBRE A VIABILIDADE E O VIGOR DE SEMENTES DE MAMÃO (Carica papaya L.

EFEITOS DA GIBERELINA E DA SECAGEM NO CONDICIONAMENTO OSMÓTICO SOBRE A VIABILIDADE E O VIGOR DE SEMENTES DE MAMÃO (Carica papaya L. 181 EFEITOS DA GIBERELINA E DA SECAGEM NO CONDICIONAMENTO OSMÓTICO SOBRE A VIABILIDADE E O VIGOR DE SEMENTES DE MAMÃO (Carica papaya L.) 1 HIGINO MARCOS LOPES 2, CLEITON MATEUS SOUZA 3 RESUMO Esta pesquisa

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE CAMPINA GRANDE-PB

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE CAMPINA GRANDE-PB QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE CAMPINA GRANDE-PB Sandra Maria de Figueiredo 1, Fernanda Fernandes de Melo

Leia mais

Qualidade Fisiológica de Sementes de Cultivares de Soja de Diferentes Grupos de Maturação

Qualidade Fisiológica de Sementes de Cultivares de Soja de Diferentes Grupos de Maturação Qualidade Fisiológica de Sementes de Cultivares de Soja de Diferentes Grupos de Maturação 76 Jacson Zuchi 1 ; Adriano Batista Silva 2 ; Gabrielle Müller Vitorino 3 ; Apolyana Souza 4 ; Pablio Ribeiro Cabral

Leia mais

EFEITO DO ACONDICIONAMENTO E DO ARMAZENAMENTO SOBRE A QUALIDADE FISIOLÓGICA DAS SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI

EFEITO DO ACONDICIONAMENTO E DO ARMAZENAMENTO SOBRE A QUALIDADE FISIOLÓGICA DAS SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI EFEITO DO ACONDICIONAMENTO E DO ARMAZENAMENTO SOBRE A QUALIDADE FISIOLÓGICA DAS SEMENTES DE FEIJÃO-CAUPI E. M. TEÓFILO 1, A.S DUTRA 2, F. T. C. DIAS 3 Resumo - O presente trabalho foi realizado com o objetivo

Leia mais

Palavras-chave: lentilha; vigor; germinação.

Palavras-chave: lentilha; vigor; germinação. QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE Lens culinaris Medik EM LABORATÓRIO E A CAMPO PHYSIOLOGICAL QUALITY OF Lens culinares MEDIK SEEDS IN LAB AND FIELD RUAN CARLOS DA SILVEIRA MARCHI*¹; MARIA APARECIDA

Leia mais

Curva de absorção de água EM sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.)

Curva de absorção de água EM sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) A. INVESTIGACIONES Volumen 32, Nº 2. Páginas 5-10 IDESIA (Chile) Marzo-Mayo, 2014 Curva de absorção de água EM sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) Water absorption curve in seeds of physic nut

Leia mais

Germinação a campo de arbóreas nativas com o uso de hidrogel

Germinação a campo de arbóreas nativas com o uso de hidrogel Germinação a campo de arbóreas nativas com o uso de hidrogel Eny Duboc 1 (eny.duboc@embrapa.br), Taynara Faria Nascentes 2 1 Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, Mato Grosso do Sul; 2 Universidade Federal

Leia mais

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO DE Carapa guianensis EM SEMENTES DE Bauhinia variegata

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO DE Carapa guianensis EM SEMENTES DE Bauhinia variegata ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO DE Carapa guianensis EM SEMENTES DE Bauhinia variegata Larissa Cavalcante Almeida 1, Rommel dos Santos Siqueira Gomes 1, Carolline Vargas e Silva 1, Marciano Costa Nunes 1,

Leia mais

TEOR DE UMIDADE NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PITANGUEIRA EM DOIS AMBIENTES

TEOR DE UMIDADE NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PITANGUEIRA EM DOIS AMBIENTES TEOR DE UMIDADE NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PITANGUEIRA EM DOIS AMBIENTES Kelli Pirola *, Andréia Pozzebom, Aline Mascarello, Marcelo Dotto ; Américo Wagner Júnior, Juliano Zanella 3 Universidade Tecnológica

Leia mais

EFEITO DA IDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA NOS RESULTADOS DO TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO.

EFEITO DA IDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA NOS RESULTADOS DO TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO. EFEITO DA IDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA NOS RESULTADOS DO TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO. EFFECTS OF THE FISIOLOGIC AGE OF SOYBEAN SEEDS IN THE RESULTS OF THE TEST OF ACCELERATED AGING. Maria

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE MAMONEIRA COM SEMENTES SUBMETIDAS AO ENVELHECIMENTO ACELERADO

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE MAMONEIRA COM SEMENTES SUBMETIDAS AO ENVELHECIMENTO ACELERADO AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE MAMONEIRA COM SEMENTES SUBMETIDAS AO ENVELHECIMENTO ACELERADO Fernanda Fernandes de Melo Lopes 1, Napoleão Esberard de Macedo Beltrão 2, José Pinheiro Lopes

Leia mais

EFEITO DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE Phaseolus vulgaris L.

EFEITO DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE Phaseolus vulgaris L. EFEITO DE HERBICIDAS PRÉ-EMERGENTES NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE Phaseolus vulgaris L. Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: TIMM, Fabiana Carrett; BERVALD, Clauber

Leia mais

Utilização do Bagaço de Cana-de-Açúcar Moído na Formação de Mudas da Alface (Lactuca sativa L.).

Utilização do Bagaço de Cana-de-Açúcar Moído na Formação de Mudas da Alface (Lactuca sativa L.). 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Utilização do Bagaço de Cana-de-Açúcar Moído na Formação de Mudas da Alface

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE ÍNDICES DE QUALIDADE NA SELEÇÃO DE LOTES DE SEMENTES DE ALGODOEIRO * RESUMO

DETERMINAÇÃO DE ÍNDICES DE QUALIDADE NA SELEÇÃO DE LOTES DE SEMENTES DE ALGODOEIRO * RESUMO DETERMINAÇÃO DE ÍNDICES DE QUALIDADE NA SELEÇÃO DE LOTES DE SEMENTES DE ALGODOEIRO * Dielle Carmo de Carvalho 1, Michely Eliane Kim 1, Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque 2, Elisabeth Aparecida

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 3 de Agosto de 212 Desempenho Germinativo de Milho em Resposta ao Déficit Hídrico e Vigor de Sementes Cesar Augusto Gasparetto Sbrussi

Leia mais

Influência da Temperatura na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo

Influência da Temperatura na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Influência da Temperatura na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Francielly Q. G. Alves; Fabiano C. Silva; Andréia M. S. S. David; Irton J. S. Costa, Danilo A. Simões e Renato M. de Oliveira. UNIMONTES-Centro

Leia mais

CURVA DE ABSORÇÃO DE ÁGUA EM SEMENTES DE PINHÃO-MANSO (Jatrophas curcas L.) 1. CURVE OF WATER ABSORPTION IN SEEDS JATROPHA (Jatropha curcas L.

CURVA DE ABSORÇÃO DE ÁGUA EM SEMENTES DE PINHÃO-MANSO (Jatrophas curcas L.) 1. CURVE OF WATER ABSORPTION IN SEEDS JATROPHA (Jatropha curcas L. Curva de absorção de água em sementes de... 193 CURVA DE ABSORÇÃO DE ÁGUA EM SEMENTES DE PINHÃO-MANSO (Jatrophas curcas L.) 1 Tatiane Evencio 2, Delacyr da Silva Brandão Junior 3, José Maria Gomes Neves

Leia mais

Efeitos do estresse hídrico induzido durante a germinação da mamona, Ricinus communis (Euphorbiaceae)

Efeitos do estresse hídrico induzido durante a germinação da mamona, Ricinus communis (Euphorbiaceae) Bol. Mus. Biol. Mello Leitão (N. Sér.) 25:31-41. Julho de 2009 31 Efeitos do estresse hídrico induzido durante a germinação da mamona, Ricinus communis (Euphorbiaceae) Fábio F. da Silva 1*, Marcelo Polo

Leia mais

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 215

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 215 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Clima Temperado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ISSN 1678-2518 Outubro, 2015 Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 215 Curva de Embebição

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE GIRASSOL (Helianthus annuus L.)

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE GIRASSOL (Helianthus annuus L.) QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE GIRASSOL (Helianthus annuus L.) Jamille Ferreira dos Santos¹, Clovis Pereira Peixoto², José Augusto Reis de Almeida ³; Lucas de Oliveira Ribeiro 4, Ana Maria Pereira

Leia mais