Financial Reports Evidenciação do Negócio para Credores e Investidores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Financial Reports Evidenciação do Negócio para Credores e Investidores"

Transcrição

1 Financial Reports Evidenciação do Negócio para Credores e Investidores elearning Informações do curso

2 Apresentação do Curso Há décadas o mercado de crédito e de capitais têm sido responsáveis pela oferta de recursos às empresas, que recorrem a recursos de terceiros para financiamentos de atividades operacionais ou investimentos. Apesar das instituições financeiras ainda serem predominantes na participação do mercado financeiro brasileiro, o mercado de capitais, através do lançamento de títulos mobiliários, tem se tornado uma opção eficiente e recorrente nas decisões de acesso aos capitais por parte da administração de diversas empresas médias brasileiras. Um bom exemplo seriam os dados relativos às debêntures no mercado brasileiro. Nos últimos seis anos, um montante superior a 300 bilhões de reais foi emitido somente nessa modalidade, sendo que somente em 2012, o montante emitido representou cerca de 40% desse valor. Esses dados demonstram não só a larga utilização desse instrumento de dívida pelas empresas para captação de recursos, como também demonstra a retomada no último ano com esse tipo de captação. No entanto, apesar da histórica participação de terceiros no financiamento de empresas no Brasil, tanto o mercado de crédito (notadamente as instituições financeiras) quanto o mercado de capitais ainda enfrentam problemas relacionados à disclosure informacional das empresas tomadoras. Nesse contexto, apesar da concessão de recursos para empresas ser uma atividade antiga e predominantemente bancária, muitas instituições financeiras ainda sofrem com um déficit de informações apresentadas pelos clientes.

3 Esse processo provoca uma série de efeitos negativos para ambos os lados. Se de um lado, os credores, por vezes, deixam de emprestar ou reduzem o volume de recursos que estariam dispostos a emprestar por não conseguirem entender ou visualizar o risco inerente à empresa, do outro lado há empresas que têm limitados recursos aprovados ou os acessam com altas taxas de juros. A Lei nº /07 instituiu a figura da Sociedade de Grande Porte no qual impôs às sociedades ou conjunto de sociedades sobcontrole comum, mesmo que limitadas, a obrigação de não só escriturar e elaborar as demonstrações financeiras, como também de submetê-las a auditoria independente. Nessa figura de Sociedade de Grande Porte, enquadram-se as empresas que apresentarem no exercício social anterior, ativo total superior a 240 milhões de reais ou receita bruta anual superior a 300 milhões de reais. Em instituições financeiras, nessa figura da Sociedade de Grande Porte usualmente enquadram-se as médias e pequenas empresas brasileiras (conhecidas como segmento corporate ou middle market). Apesar da recente obrigatoriedade de elaboração das demonstrações contábeis e posterior submissão das mesmas à auditoria independente, ainda há um gap em termos de qualidade da elaboração e evidenciação das informações das empresas. Na prática, muitas empresas ou grupos não têm por hábito ou obrigação divulgar informações a investidores ou credores e, quando estas precisam de recursos para financiar a operação ou fazer investimentos, acabam não sendo eficientes na elaboração e fornecimento de informações adicionais a terceiros. Consequentemente, o fornecimento de poucos dados ou dados supérfluos pela empresa prolonga o processo de análise pelos credores ou avaliação da empresa pelos investidores, o que resulta em atrasos ou custos desnecessários.

4 Assim, esse curso pretende preparar os administradores, controllers e funcionários das áreas financeiras ou contábil das médias e pequenas empresas para o processo de tomada de recursos em credores (instituições financeiras) ou investidores (mercado de valores mobiliários). Os participantes aprenderão quais são as informações que os bancos e os investidores esperam obter das empresas e com base nisso, melhorar a abertura e qualidade das mesmas. Na prática, as empresas poderão aprender como preparar books financeiros, abordando os principais pontos que as áreas de análise de crédito de bancos usualmente requisitam. Esse processo de aprendizagem poderá levar em conta algumas especificidades de diversas áreas de atuação das empresas. Além disso, para as empresas que pretendem acessar o mercado de capitais (com lançamento de títulos de dívida como debêntures, por exemplo) serão abordadas as orientações passadas pela CVM através da instrução normativa CVM Nº 480/2009 e respectivas alterações. Assim, será possível revisar as informações necessárias requeridas nos prospectos de emissão de valores mobiliários.

5 Objetivos do Curso: - Melhorar a comunicação e reduzir assimetria informacional entre empresas e credores ou investidores no processo de análise de crédito ou avaliação da empresa. - Introduzir uma visão prática do funcionamento do processo de crédito em bancos, especialmente para empresas do segmento Middle e Corporate. - Explicar aos participantes os tipos de informações usualmente requisitadas por bancos ou investidores. - Orientar os participantes na elaboração de report (ou book financeiro) aos credores, respeitando eventuais especificidades de cada business. - Aumentar o entendimento do negócio, para melhorar a evidenciação das informações do negócio aos credores e investidores. As empresas também precisam avaliar suas reais necessidades de recursos. Assim, a proposta do curso não é oferecer mais um curso convencional de análise de balanços ou contabilidade, mas um mix desses assuntos incluindo informações relativas às linhas e formas de obtenção de recursos. Uma adequada evidenciação pode facilitar o processo de aprovação do crédito por reduzir incertezas relacionadas ao business/empresa. Valor do Investimento* R$ 180,00 * O valor do investimento poderá ser pago à vista ou parcelado em até duas vezes no cartão de crédito com juros de 1% ao mês. Prazo** 1 mês ** O prazo para acesso ao material será considerado a partir do envio de login e senha de acesso ao participante.

6 Público-Alvo: controllers, contadores, gerentes financeiros e demais profissionais atuantes na área financeira e contábil de empresas médias/pequenas fechadas, que mantenham ou pretendam manter relacionamento com operações de crédito com bancos. Pré-requisitos: conhecimento intermediário em Contabilidade e Relatórios Contábeis (Balanços patrimoniais, Demonstrações de Resultado e Demonstração de Fluxo de Caixa). Professores Autores: Prof. Me. Eloane Fernandes Eloane Fernandes é graduada e mestra (Stricto Sensu) em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Também concluiu cursos de extensão relacionados a Business, Psicologia e Cognitive Neuroscience em instituições estrangeiras como Harvard Extension School, Boston University e Boston College. Atuando como analista de crédito sênior, a autora já exerceu a função em diversos bancos no Brasil, como BankBoston, ABN Real, Santander e HSBC, possuindo experiência em avaliação da saúde financeira de empresas através da análise de crédito. Também atuou como professora nos cursos de graduação e pós-graduação de Contabilidade na FECAP, ministrando as disciplinas de Contabilidade Introdutória, Análise de demonstrações Contábeis, orientação de trabalhos de conclusão e Governança Corporativa. Como atuante em ensino e pesquisa em Contabilidade, o maior interesse da autora é simplificar o processo de entendimento da disciplina e aumentar a utilização das demonstrações contábeis na tomada de decisão.

7 Conteúdo Programático Tópico 01 Entendendo a empresa sob a ótica do credor ou investidor 1. Introdução 1.1. A importância das demonstrações contábeis no contexto do crédito 2. O processo de crédito nos bancos 3. O relatório de crédito 3.1. A elaboração da análise e a proposta 3.2. Descrição da empresa e o modelo de negócio (ciclo operacional) Indústria (ambiente externo e interno da empresa) Tópico 02 Os Principais pontos analisados pelo credor ou investidor 1. Risco de mercado e competidores 2. Risco relacionado à administração 3. A análise financeira 4. Projeções financeiras Tópico 03 A Empresa após a obtenção do crédito 1. Linhas básicas de crédito 2. Cláusulas contratuais para proteção dos credores (Covenants) 2.1. Entendendo covenants financeiros 2.2. Tipos de covenants 3. Publicação de informação ao investidor

8 Bibliografia Complementar Sugerida: GANGUIN, B.; BILARDELLO, J. Fundamentals of Corporate Credit Analysis. McGraw-Hill: New York, CAOUETTE, J. B.; ALTMAN, E. I.; NARAYANAN, P. Gestão do risco de crédito: o próximo grande desafio financeiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, SECURATO, J. R. Crédito: análise e avaliação do risco. São Paulo: Saint Paul, Materiais e Ferramentas Online O curso é composto por um conjunto de materiais e ferramentas de aprendizagem online disponíveis em ambiente de aprendizagem virtual. O material virtual é composto por três volumes em formato pdf e disponível para download. Cada volume inclui as seguintes ferramentas de aprendizagem: 1) Texto Resumo do Tema, 2) link para Aulas Virtuais e seus slides em arquivo pdf, 3) links para Anexos (pronunciamentos, normas ou outros materiais utilizados no curso), e 5) link para Questões de Reflexão. Esse material é base do curso e poderá ser mantido após o seu encerramento para consultas futuras. Além dessas ferramentas, também fará parte do curso, o 6) Feedback. A fim de facilitar a compreensão das ferramentas de aprendizagem contidas ou relacionadas ao material virtual, seus usos e aplicação, segue abaixo suas descrições:

9 Detalhamento dos Materiais e Ferramentas Online 1. Texto Resumo do Tema O texto resumo do tema apresenta em linhas gerais o funcionamento do processo de crédito em bancos em prática. 2. Aulas Virtuais Aulas do professor autor do curso gravadas em vídeo que podem ser intercaladas por apresentações de slides com narração por áudio. Estarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. Elas facilitam a compreensão ou complementam o texto escrito podendo ser utilizadas para o desenvolvimento conceitual e teórico dos temas. Também podem ser utilizadas para desenvolvimento de exercícios práticos resolvidos passo a passo. Nessa abordagem podem ser comparadas à aula expositiva clássica, sem interação. Permanecerá disponível no ambiente virtual de aprendizagem e poderá ser acessada a qualquer tempo e por quantas vezes o participante julgar necessário. Não é permitido fazer o download das aulas virtuais e seu acesso é limitado ao tempo em que o participante estiver matriculado no curso. 3. Anexos 4. Questões de Reflexão Serão destacados materiais relacionados ao tema disponíveis para acesso por meio de link no material. Podem ser matérias jornalísticas publicadas, normas ou vídeos disponíveis ao público geral na Internet. São atividades que requerem dos participantes articulação dos conteúdos abordados no curso com a sua aplicação prática buscando o desenvolvimento de capacidades cognitivas de alto nível. Para tanto serão propostas atividades onde os participantes exercitem suas capacidades de análise, síntese e avaliação tanto individualmente quanto coletivamente. Tais atividades estão disponíveis no material e podem utilizar outros materiais vinculados como base para o desenvolvimento da atividade, tais como notícias, links e vídeos. A participação nessa atividade não será considerada nos critérios de avaliação. 5. Feedback Atividade proposta que objetiva colher as percepções dos estudantes em relação ao material e dinâmicas de aprendizagem programadas e empreendidas no curso. São realizadas por meio de questionário virtual.

Financial Reports Evidenciação do Negócio para Credores e Investidores

Financial Reports Evidenciação do Negócio para Credores e Investidores Financial Reports Evidenciação do Negócio para Credores e Investidores elearning Informações do curso Apresentação do Curso Há décadas o mercado de crédito e de capitais têm sido responsáveis pela oferta

Leia mais

Curso IFRS Avançado - Grupo de Empresas

Curso IFRS Avançado - Grupo de Empresas Curso IFRS Avançado - Grupo de Empresas Apresentação do Curso O curso elearning IFRS Avançado - Grupos de Empresas aborda o tratamento contábil de investimentos em outras companhias, envolvendo situações

Leia mais

CPA 10. CURSO ELEARNING PREPARATÓRIO PARA ATUALIZAÇÃO CPA 10 Informações do curso. Certificação Profissional AN B I MA. elearning

CPA 10. CURSO ELEARNING PREPARATÓRIO PARA ATUALIZAÇÃO CPA 10 Informações do curso. Certificação Profissional AN B I MA. elearning elearning Certificação Profissional AN B I MA CPA 10 CURSO ELEARNING PREPARATÓRIO PARA ATUALIZAÇÃO CPA 10 Informações do curso Apresentação do Curso Os profissionais que ob/veram a CPA- 10 para atuar com

Leia mais

CPA 20 CURSO ELEARNING PREPARATÓRIO PARA ATUALIZAÇÃO CPA 20. Certificação Profissional AN B I MA. elearning. Informações do curso

CPA 20 CURSO ELEARNING PREPARATÓRIO PARA ATUALIZAÇÃO CPA 20. Certificação Profissional AN B I MA. elearning. Informações do curso elearning Certificação Profissional AN B I MA CPA 20 CURSO ELEARNING PREPARATÓRIO PARA ATUALIZAÇÃO CPA 20 Informações do curso Apresentação do Curso Os profissionais do mercado financeiro que atuam junto

Leia mais

CPA 20. CURSO ELEARNING PREPARATÓRIO PARA CPA 20 Informações do curso. Certificação Profissional AN B I MA. elearning

CPA 20. CURSO ELEARNING PREPARATÓRIO PARA CPA 20 Informações do curso. Certificação Profissional AN B I MA. elearning elearning Certificação Profissional AN B I MA CPA 20 CURSO ELEARNING PREPARATÓRIO PARA CPA 20 Informações do curso Apresentação do Curso Os profissionais do mercado financeiro que atuam junto a inves4dores

Leia mais

elearning Normas de Auditoria II Riscos Informações do curso Rua Maestro Cardim, CEP: São Paulo/SP. Fone: (11)

elearning Normas de Auditoria II Riscos Informações do curso Rua Maestro Cardim, CEP: São Paulo/SP. Fone: (11) Normas de Auditoria II Riscos CPA 10 Informações do curso Realização: Apoio: Apresentação do Curso O curso de Normas de Auditoria li - Riscos na modalidade elearning aborda o processo de iden9ficação e

Leia mais

elearning Rua Maestro Cardim, 1.170 - CEP: 01323-001 - São Paulo/SP. Fone: (11) 2184-2026

elearning Rua Maestro Cardim, 1.170 - CEP: 01323-001 - São Paulo/SP. Fone: (11) 2184-2026 Apresentação do Curso O Brasil adota as regras é/cas da Federação Internacional de Contadores (Interna+onal Federa+on of Accountants - IFAC), as quais sofreram alterações em 2014. Conhecer essas regras,

Leia mais

elearning Normas de Auditoria III Execução dos Trabalhos de Auditoria Informações do curso

elearning Normas de Auditoria III Execução dos Trabalhos de Auditoria Informações do curso CPA 10 Normas de Auditoria III Execução dos Trabalhos de Auditoria Informações do curso Realização: Apoio: Apresentação do Curso O curso de Normas de Auditoria lii - Execução dos Trabalhos de Auditoria

Leia mais

elearning Extensão em IFRS Informações do curso Rua Maestro Cardim, CEP: São Paulo/SP. Fone: (11)

elearning Extensão em IFRS Informações do curso Rua Maestro Cardim, CEP: São Paulo/SP. Fone: (11) elearning Extensão em IFRS CPA 10 Informações do curso Apresentação do Curso As mudanças introduzidas na contabilidade brasileira a par4r de 2008 com a convergência das normas brasileiras de contabilidade

Leia mais

IFRS Instrumentos Financeiros

IFRS Instrumentos Financeiros IFRS Instrumentos Financeiros Informações do curso Apresentação do Curso As mudanças introduzidas na contabilidade brasileira a par4r de 2008 com a convergência das normas brasileiras às normas internacionais

Leia mais

Extensão em IFRS e NIA

Extensão em IFRS e NIA elearning CPA Extensão em IFRS e NIA 10 Informações do curso Apresentação do Curso As mudanças introduzidas na contabilidade brasileira a par4r de 2008 com a convergência das normas brasileiras de contabilidade

Leia mais

Curso de Extensão em IFRS Novo Formato

Curso de Extensão em IFRS Novo Formato Curso de Extensão em IFRS Novo Formato Informações do curso Apresentação do Curso As mudanças introduzidas na contabilidade brasileira a partir de 2008 com a convergência das normas brasileiras de contabilidade

Leia mais

Estrutura Conceitual da Contabilidade: Objetivos e usuários. Prof. Amaury José Rezende

Estrutura Conceitual da Contabilidade: Objetivos e usuários. Prof. Amaury José Rezende Estrutura Conceitual da Contabilidade: Objetivos e usuários Prof. Amaury José Rezende Agenda 3. Aspectos conceituais e aprofundados de teoria da contabilidade 3.1. Estrutura conceitual da contabilidade

Leia mais

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão 1. Direito Constitucional 1.1. A Constituição Federal de 1988 1.1.1. Dos Princípios Fundamentais 1.1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

1T16 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números Copobras. Resultados. Grupo Copobras

1T16 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números Copobras. Resultados. Grupo Copobras Grupo Copobras São Ludgero, 26 de abril de 2016 O Grupo Copobras, apresenta seus resultados não auditados do primeiro trimestre de 2016. O Grupo Copobras compreende as empresas abaixo: - Copobras S/A Indústria

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIC322 Contabilidade de Instituições Financeiras

Programa Analítico de Disciplina CIC322 Contabilidade de Instituições Financeiras 0 Programa Analítico de Disciplina CIC3 Contabilidade de Instituições Financeiras Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras Data: 10 de Novembro de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais

Leia mais

Não é possível exibir esta imagem no momento. Consolidação das Informações Contábeis para Sociedades de Grande Porte

Não é possível exibir esta imagem no momento. Consolidação das Informações Contábeis para Sociedades de Grande Porte Consolidação das Informações Contábeis para Sociedades de Grande Porte 0 10 de Setembro de 2012 Obrigatoriedade de apresentação de demonstrações financeiras consolidadas CPC 36 (R2) Demonstrações Consolidadas

Leia mais

Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático. em Maceió/AL

Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático. em Maceió/AL Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático em Maceió/AL Realização: Incluso: pasta personalizada, apostila(manual), caneta, slides trabalhados em sala de aula

Leia mais

CPC 18 INVESTIMENTO EM CONTROLADA E COLIGADA. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 18 INVESTIMENTO EM CONTROLADA E COLIGADA. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 18 INVESTIMENTO EM CONTROLADA E COLIGADA Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer: a contabilização de investimentos em coligadas e em controladas; e definir

Leia mais

CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014

CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014 CONTRATOS EM INFRAESTRUTURA 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

1T15 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números. Resultados. Grupo Copobras

1T15 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números. Resultados. Grupo Copobras Grupo Copobras São Ludgero, 17 de abril de 2015 O Grupo Copobras, apresenta seus resultados não auditados do primeiro trimestre de 2015. O Grupo Copobras compreende as empresas abaixo: - Copobras S/A Indústria

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA. Código S1: TMBAGFCA15/21 Código S2: TMBAGFCA15_21 Currículo: TMBAGFCA15_21-1

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA. Código S1: TMBAGFCA15/21 Código S2: TMBAGFCA15_21 Currículo: TMBAGFCA15_21-1 MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA Código S1: TMBAGFCA15/21 Código S2: TMBAGFCA15_21 Currículo: TMBAGFCA15_21-1 OBJETIVOS GERAIS Atualizar e aprofundar conceitos da área de finanças, utilizando

Leia mais

elearning Mercado Financeiro Informações do curso Rua Maestro Cardim, 1.170 - CEP: 01323-001 - São Paulo/SP. Fone: (11) 2184-2026

elearning Mercado Financeiro Informações do curso Rua Maestro Cardim, 1.170 - CEP: 01323-001 - São Paulo/SP. Fone: (11) 2184-2026 Mercado Financeiro CPA 10 Informações do curso Apresentação do Curso Na realidade econômica do mundo atual, todo sucesso empresarial passa necessariamente pela dinâmica do Mercado Financeiro, o que evidencia

Leia mais

Fundo de Investimento em Participações

Fundo de Investimento em Participações Fundo de Investimento em Participações Antonio Berwanger Bruno Luna Bruno Gomes Superintendência de Desenvolvimento de Mercado SDM Superintendência de Relações com Investidores Institucionais SIN 10 de

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS. Prof. Eliseu Martins

NOTAS EXPLICATIVAS. Prof. Eliseu Martins NOTAS EXPLICATIVAS Prof. Eliseu Martins Tema em debate no mundo todo EFRAG European Financial Reporting Advisory Group - 2012 : Towards a Disclosure Framework for the Notes ASAF Accounting Standards Advisory

Leia mais

Investimentos no Mercado Imobiliário Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Investimentos no Mercado Imobiliário Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

2T15 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números Copobras. Resultados. Grupo Copobras

2T15 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números Copobras. Resultados. Grupo Copobras Grupo Copobras São Ludgero, 15 de julho de 2015 O Grupo Copobras, apresenta seus resultados não auditados do segundo trimestre de 2015. O Grupo Copobras compreende as empresas abaixo: - Copobras S/A Indústria

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MERCADO DE CAPITAIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MERCADO DE CAPITAIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MERCADO DE CAPITAIS Código: CTB 000 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2016.1 Professor:

Leia mais

2T14 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números. Resultados. Grupo Copobras. Grupo Copobras

2T14 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números. Resultados. Grupo Copobras. Grupo Copobras Destaques Grupo Copobras Grupo Copobras São Ludgero, 23 de julho de 2014 O Grupo Copobras, apresenta seus resultados não auditados do segundo trimestre de 2014. O Grupo Copobras compreende as empresas

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Walter Dominas

Unidade I CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Walter Dominas Unidade I CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Walter Dominas Consolidação das demonstrações contábeis A Consolidação das Demonstrações Contábeis é uma técnica que permite conhecer a posição financeira de um grupo

Leia mais

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Rua Professor Pedreira de Freitas, 401/415 Fone: Tatuapé

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Rua Professor Pedreira de Freitas, 401/415 Fone: Tatuapé de Oliveira 1.(Analista de Gestão Corporativa-Contabilidade-Empresa de Pesquisa Energética-2010-Cesgranrio) Considere a operação a seguir. A Cia. Ordem e Progresso, após a apuração do seu resultado, efetuou

Leia mais

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICÁVEL À PROVA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL 9º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 1. LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL. a) A LEGISLAÇÃO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1 de 5 31/01/2015 15:30 Tamanho do Texto + tamanho do texto - NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS A publicação de Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras está prevista no 4º do artigo

Leia mais

INTRODUÇÃO À FINANÇAS CORPORATIVAS

INTRODUÇÃO À FINANÇAS CORPORATIVAS INTRODUÇÃO À FINANÇAS CORPORATIVAS OBJETIVO GERAL Identificar e explicar alguns conceitos básicos de finanças corporativas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Discutir e identificar as 3 diferentes áreas de finanças;

Leia mais

Apresentação de Resultados 1 Trimestre de 2012

Apresentação de Resultados 1 Trimestre de 2012 Apresentação de Resultados Apresentação de Resultados 1 Trimestre de 2012 Carteira de Crédito & Produtos 2 Carteira de Crédito Focada em Crédito Consignado Carteira de crédito de baixo risco, focada em

Leia mais

Comunicação com o mercado, o IFRS e a regulação. IFRS Board Class 1

Comunicação com o mercado, o IFRS e a regulação. IFRS Board Class 1 Comunicação com o mercado, o IFRS e a regulação IFRS Board Class 1 Comunicação com o mercado Empresa Investidores e analistas Relatório da administração Medições não contábeis Info trimestral Demonstrações

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC0111-Noções de Contabilidade para Administradores Turmas 01 e 02 Prof. Dr. Márcio

Leia mais

Reta final, mobilização e conversão de votos o Como tirar o máximo de sua equipe.

Reta final, mobilização e conversão de votos o Como tirar o máximo de sua equipe. REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Marketing Eleitoral Digital: Como Tirar o Máximo da Internet nos 45 dias de campanha 2. Objetivo Preparar

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 1. Título do Curso Marketing de Relacionamento: Metodologias e Estratégias Aplicadas ao Ambiente Digital 2. Objetivo Compreender

Leia mais

Relações com Investidores Contexto e Conceitos

Relações com Investidores Contexto e Conceitos Relações com Investidores Contexto e Conceitos elearning Informações do curso Apresentação do Curso O obje'vo é capacitar os profissionais de Relações com Inves'dores, e de profissões correlatas, para

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS CEFIN

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS CEFIN PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS CEFIN Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974.

Leia mais

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL 7º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 1. LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL a) A LEGISLAÇÃO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL RESOLUÇÃO

Leia mais

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS

POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS 1 OBJETIVO POLÍTICA DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS 1.1 A presente Política de Transações com Partes Relacionadas da Ouro Fino Saúde Animal Participações S.A. ( Política ), aprovada em assembleia

Leia mais

MBA FINANÇAS E RISCO

MBA FINANÇAS E RISCO MBA FINANÇAS E RISCO Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS REESTRUTURAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL

Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL Realização: Apoio: INCLUSO: Pasta personalizada CASP Online, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO

Leia mais

Como se relaciona a visão geral de uma empresa, as decisões de longo prazo tomadas e a gestão do dia-a-dia, com as suas informações

Como se relaciona a visão geral de uma empresa, as decisões de longo prazo tomadas e a gestão do dia-a-dia, com as suas informações USP-FEA Curso de Economia Disciplina: EAC0111 - Noções de Contabilidade para Administradores TEMA I. INTRODUÇÃO Profa. Dra. Joanília Cia (joanilia@usp.br) Quais são os objetivos do Tema 1-Introdução...

Leia mais

Orçamento Empresarial

Orçamento Empresarial Orçamento Empresarial elearning Informações do curso Apresentação do Curso Este curso obje,va conduzir o par,cipante a iden,ficar os conceitos fundamentais de planejamento em geral e do orçamento empresarial

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Modalidade On-line EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Modalidade On-line EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Modalidade On-line EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO ONLINE NOME DO CURSO FORMAÇÃO DE TUTORES COORDENAÇÃO Professor Mestre Ivan Carlos Alcântara de Oliveira ÁREA DO CONHECIMENTO

Leia mais

Teoria da Contabilidade - 8º período

Teoria da Contabilidade - 8º período PLANO DE ENSINO UNIDADE CONTABILIDADE DISCIPLINA Teoria da Contabilidade - 8º período PROFESSOR Prof. Mestranda. Glória Castro gloriacastro7@gmail.com DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CSA-1225

Leia mais

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS

MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é proporcionar ao participante os conhecimentos e as técnicas indispensáveis à Gestão Financeira da empresa. Nas últimas décadas, a atuação do

Leia mais

TCU - Aula 03 C. Geral III

TCU - Aula 03 C. Geral III Sumário 1 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão 051 Critérios de avaliação de ativos... 2 2 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão 052 Critérios de Avaliação de Ativos... 2 3 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão

Leia mais

Oficina Técnica. Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstração de Resultado Abrangente e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Oficina Técnica. Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstração de Resultado Abrangente e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do curso Marketing Eleitoral: Como Construir Campanhas Vencedoras 2. Objetivos Preparar os participantes com sólidos

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 01/2016

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 01/2016 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 01/2016 Orientação aos auditores independentes para emissão de relatórios de asseguração razoável sobre informações financeiras pro forma preparadas para cumprimento do artigo

Leia mais

Demonstração do Resultado do Exercício Seção 3 Definições

Demonstração do Resultado do Exercício Seção 3 Definições Demonstração do Resultado do Exercício Seção 3 Definições Prof. Me. Hélio Esperidião Objetivos: Compreender os princípios elementares da contabilidade. Apuração do resultado A denominação Demonstração

Leia mais

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA Prof. Carlos Barretto Capacitar os estudantes a adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento das seguintes competências: enfatizar a consciência ética

Leia mais

RFB Auditor - ESAF Análise do Edital - CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA

RFB Auditor - ESAF Análise do Edital - CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA Sumário 1 Estrutura Conceitual... 2 2 Patrimônio... 2 3 Fatos Contábeis... 3 4 Contas... 3 5 Escrituração... 3 6 Provisões... 3 7 Políticas Contábeis, Estimativas e Retificação de Erro.... 4 8 Ativo...

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Angelo Barreto

CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Angelo Barreto CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Angelo Barreto 1. O que você entende por contabilidade avançada? 2. O que esperam da Disciplina contabilidade avançada? 3. Vocês sabem o que são Títulos de Valores Mobiliários

Leia mais

Informações Financeiras Pro Forma Exercício findo em 31 de dezembro de 2015

Informações Financeiras Pro Forma Exercício findo em 31 de dezembro de 2015 Informações Financeiras Pro Forma Exercício findo em 31 de dezembro de 2015 KPDS 144575 Conteudo Relatório de asseguração sobre a compilação de informações financeiras pro forma para atendimento à instrução

Leia mais

Empréstimos e Financiamentos

Empréstimos e Financiamentos Empréstimos e Financiamentos 1. Introdução São operações realizadas entre a empresa e instituições financeiras, visando tomar destas, recursos para investimentos (imobilizações) ou capital de giro, mediante

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

FEA / USP Departamento de Contabilidade e Atuária EAC-106 Contabilidade Introdutória Importância da Contabilidade para a Sociedade (Economia)

FEA / USP Departamento de Contabilidade e Atuária EAC-106 Contabilidade Introdutória Importância da Contabilidade para a Sociedade (Economia) FEA / USP Departamento de Contabilidade e Atuária EAC-106 Contabilidade Introdutória Importância da Contabilidade para a Sociedade (Economia) Prof. Fernando Dal-Ri Murcia Plano de Aula Racionalidade Econômica

Leia mais

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26 (R1)/ IAS 1 (IASB BV 2011) Apresentação das Demonstrações Contábeis - Notas explicativas

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26 (R1)/ IAS 1 (IASB BV 2011) Apresentação das Demonstrações Contábeis - Notas explicativas COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26 (R1)/ IAS 1 (IASB BV 2011) Apresentação das Demonstrações Contábeis - Notas explicativas OCPC 07 - Evidenciação na Divulgação dos Relatórios

Leia mais

ESTUDO DE CASO. Os Novos Ajustes da Lei

ESTUDO DE CASO. Os Novos Ajustes da Lei ESTUDO DE CASO Os Novos Ajustes da Lei 11.638 Os Novos Ajustes da Lei 11.638 As demonstrações financeiras foram elaboradas com base nas práticas contábeis adotadas no Brasil e normas da Comissão de Valores

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Design Thinking 2. Objetivo Capacitar os participantes a entender o que é Design Thinking e como aplicar

Leia mais

Sumário. Prefácio, xix

Sumário. Prefácio, xix Sumário Prefácio, xix 1 Introdução, 1 Objetivo do livro, 2 1.1 Citações importantes sobre planejamento financeiro com destaque para o fluxo de caixa no contexto empresarial, 2 2 Administração financeira

Leia mais

Estrutura Conceitual da Contabilidade: Aspectos Iniciais

Estrutura Conceitual da Contabilidade: Aspectos Iniciais FEA / USP Departamento de Contabilidade e Atuária EAC-106 Contabilidade Introdutória Estrutura Conceitual da Contabilidade: Aspectos Iniciais Prof. Fernando Dal-Ri Murcia Programa de Aula Estrutura Conceitual

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL

BALANÇO PATRIMONIAL 1 de 6 31/01/2015 14:44 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Leia mais

SANTANDER LEASING S.A. ARRENDAMENTO MERCANTIL 1ª EMISSÃO DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2016

SANTANDER LEASING S.A. ARRENDAMENTO MERCANTIL 1ª EMISSÃO DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2016 SANTANDER LEASING S.A. ARRENDAMENTO MERCANTIL (sucessora por incorporação da SANTANDER BRASIL ARRENDAMENTO MERCANTIL S.A.) 1ª EMISSÃO DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2016

Leia mais

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital 2014 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 4 4. PLANO DE CAPITAL... 7 2 1. Introdução

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 1. Título do Curso Gerenciamento de crises nas mídias sociais 2. Objetivo Explorar as técnicas para gestão de crises nas mídias

Leia mais

Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil

Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Estimados amigos concurseiros! É sabido que foi publicado o Edital ESAF n. 24, de 06 de julho de 2012 para o concurso para

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS CONTABILIDADE APLICADA AO DIREITO 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

PROGRAMA DETALHADO COM BIBLIOGRAFIA

PROGRAMA DETALHADO COM BIBLIOGRAFIA CERTIFICAÇÃO DE TÉCNICOS DA ÁREA CONTÁBIL DAS EFPC PROGRAMA DETALHADO COM BIBLIOGRAFIA Versão 31/05/2012 1 I. Administração Geral 1 Governança e Gestão das Entidades Fechadas de Previdência Complementar

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41 Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito...2 1.3. Princípios de Contabilidade x Estrutura Conceitual...3 1.4. Natureza do Registro dos Atos e Fatos na Contabilidade

Leia mais

FINANÇAS PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

FINANÇAS PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FINANÇAS PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o

Leia mais

Troféu Transparência Comunicação Visual

Troféu Transparência Comunicação Visual Troféu Transparência 2015 Comunicação Visual Sobre a ANEFAC Entidade sem fins lucrativos fundada há quase 50 anos Cerca de 1600 associados Executivos de finanças, administração e contabilidade Missão Promover

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2016 1. Título do Curso Social Media Optimization: como aumentar a visibilidade nas mídias sociais 2. Objetivo Capacitar os alunos

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre relatórios financeiros

Bem-vindo ao tópico sobre relatórios financeiros Bem-vindo ao tópico sobre relatórios financeiros. 5-1-1 Exploraremos o efeito dos processos standard do SAP Business One em Relatórios financeiros, tais como o Balanço, o Balancete e a Demonstração de

Leia mais

Educação a Distância - EAD C:\Users\cristina.valiukenas\Documents\EAD\Gestão EAD\Comunicações aos alunos

Educação a Distância - EAD C:\Users\cristina.valiukenas\Documents\EAD\Gestão EAD\Comunicações aos alunos REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 1. Título do curso O Comportamento do eleitor de 2018 e como construir campanhas vencedoras 2. Objetivo Preparar os participantes

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Docente: E-mail: Nome da Disciplina: Curso: Carga horária Total (horas): Aulas: Coordenador de Curso: Carine Maria Senger carine.senger@gmail.com; casenger@fecea.br Contabilidade

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 1. Título do Curso Marketing pessoal no LinkedIn O LinkedIn é a maior rede de profissionais e possui quase 500 milhões de usuários

Leia mais

4T14 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números. Resultados. Grupo Copobras

4T14 RELEASE TRIMESTRAL. Destaques. Grandes Números. Resultados. Grupo Copobras Grupo Copobras São Ludgero, 16 de janeiro de 2015 O Grupo Copobras, apresenta seus resultados não auditados do quarto trimestre de 2014. O Grupo Copobras compreende as empresas abaixo: - Copobras S/A Indústria

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS CAPÍTULO 29 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS 29.1 CONCEITO A demonstração das origens e aplicações de recursos é de elaboração e publicação obrigatórias para as sociedades anônimas. Entretanto,

Leia mais

Finanças para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Finanças para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Finanças para Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Contabilização da Proposta de Pagamento de Dividendos (BV 2011)

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Contabilização da Proposta de Pagamento de Dividendos (BV 2011) COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 08 (R1) Contabilização da Proposta de Pagamento de Dividendos (BV 2011) Índice Item REFERÊNCIAS ANTECEDENTES 1-12 Dividendo Obrigatório 1

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios é de capacitar os profissionais

Leia mais

Banco Cruzeiro do Sul

Banco Cruzeiro do Sul Banco Cruzeiro do Sul Apresentação dos Resultados 4T09 Pontos de Destaque 4T09 No quarto trimestre de 2009 mantivemos a estratégia de crescimento de ativos de crédito não abandonando a atenção quanto à

Leia mais

Teoria da Contabilidade (aula 4) Prof. Dr. Felipe Ramos

Teoria da Contabilidade (aula 4) Prof. Dr. Felipe Ramos Teoria da Contabilidade (aula 4) Prof. Dr. Felipe Ramos Com base na aula 2 e na situação problema... O propósito inicial da contabilidade foi a de atender as necessidade do gestor/proprietário de tomar

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL TURMA 2016 53 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA TURMA 27 Vitória-ES APRESENTAÇÃO O curso de MBA em Gestão Financeira, Controladoria

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula Inaugural 2014 Objetivos da aula 1) Apresentação do Docente. 2) Apresentação dos Alunos. 3) Apresentação da disciplina.

Leia mais

4. INFORMAÇÕES RELATIVAS À EMISSORA Informações Financeiras Selecionadas da Companhia Análise e Discussão da Administração sobre Demonstrações

4. INFORMAÇÕES RELATIVAS À EMISSORA Informações Financeiras Selecionadas da Companhia Análise e Discussão da Administração sobre Demonstrações 4. INFORMAÇÕES RELATIVAS À EMISSORA Informações Financeiras Selecionadas da Companhia Análise e Discussão da Administração sobre Demonstrações Financeiras e Resultados Operacionais da Emissora Eventos

Leia mais

Principais Destaques. por 27,2% do lucro líquido consolidado. Ativos totais: R$ 1,9 bilhão crescimento de 5,1%

Principais Destaques. por 27,2% do lucro líquido consolidado. Ativos totais: R$ 1,9 bilhão crescimento de 5,1% Disclaimer As Demonstrações Financeiras estão apresentadas de forma consolidada para o 4T08 e 2008 e pro-forma para o 4T07 e 2007, abrangendo demonstrações financeiras do Paraná Banco, suas controladas,

Leia mais

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017

REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 REGULAMENTO E CONTRATO FINANCEIRO PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 1. Título do Curso Básico de Métricas e Análises para Marketing Digital 2. Objetivo Compreender as etapas, metodologias e ferramentas

Leia mais