20 Concordância Nominal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "20 Concordância Nominal"

Transcrição

1 Concordância Nominal I. Concordância do adjetivo Regra geral O adjetivo e as palavras adjetivas (artigo, numeral, pronome adjetivo) concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Observe: Os nossos dois melhores livros são de ficção. artigo pronome numeral Anteposto a dois ou mais substantivos Concorda em gênero e número com o mais próximo. adjetivo substantivo Você escolheu bom lugar e hora para o espetáculo. adj. subst. subst. Escolheste mau lugar e hora. Era dotado de extraordinária coragem e talento. Observação: Referindo-se a nomes próprios, de parentesco ou a títulos, deve o adjetivo ir para o plural. Reli os grandes Machado de Assis e José de Alencar. O vestiba comemorou com suas elegantes mãe, irmã e noiva. O repórter entrevistou os afamados Vice- Presidente e Secretário de Estado. Posposto a dois ou mais substantivos Quando o adjetivo se refere a dois ou mais substantivos e vem depois destes, há duas construções possíveis: A) O adjetivo concorda com o mais próximo: Aquele foi um beijo e um abraço demorado. subst. subst. adj. B) O adjetivo vai para o plural (se os gêneros são diferentes, prevalece o masculino): Aquele foi um beijo e um abraço demorados. subst. subst. adj.pl. Os homens e as mulheres seminus, subst. subst. adj. masc. fem. masc. pl. desgrenhados... adj. masc. pl.

2 251 Outro exemplos: 1 Contratamos uma artesã e um artesão habilidoso. * Contratamos uma artesã e um artesão habilidosos. 2 Encomendei as cadeiras e a mesa claras. * Encomendei as cadeiras e a mesa clara. 3 Decorei a sala com as cortinas e os lustres novos. * Decorei a sala com os lustres e as cortinas novos. * Decorei a sala com os lustres e as cortinas novas. 4 Trata-se de vaidade e orgulho excessivo. * Trata-se de vaidade e orgulho excessivos. * Trata-se de orgulho e vaidade excessiva. * Trata-se de orgulho e vaidade excessivos. Observações: 1. Se, no caso do sujeito composto posposto, o verbo vier concordando com o sujeito mais próximo, com ele também concordará o predicativo anteposto àqueles sujeitos. Ex.: * «Estava deserta, a vila, a casa, o templo.» suj. comp. «Estavam desertos a vila, a casa, o templo». suj. comp. «A vila, a casa, o templo estavam desertos.» 2. Se o predicativo se antepuser a dois ou mais núcleos do objeto, pode também concordar com o mais próximo. Ex.: * Tenho como aprovada a aluna e o aluno. predicat. obj. *Tenho como aprovados a aluna e o aluno Tenho a aluna e o aluno como aprovados. Ficaram mudos o menino e a menina. adj. pl. subst. subst. Ficou mudo o menino e a menina. adj. subst. subst. Tens como aprovados a aluna e os alunos? «Vi setas e carcás espedaçados.» (G. Dias) Concordância especial Quando o adjetivo se pospõe a dois ou mais substantivos, concorda em gênero e número com o mais próximo nos seguintes casos:

3 252 a. Substantivos sinônimos Quando os substantivos são sinônimos entre si, o adjetivo concorda com o mais próximo. «O furor e raiva humana...» (Arrais) «... com ímpeto e braveza desmedida.» (Camões) «As maldições se cumpriram no povo e gente hebréia.» (Vieira) «A aplicação e amor intenso aos livros fazem dele o primeiro aluno da classe.» (N. Carneiro) b. Substantivos e gradação Quando os substantivos se alinham em gradação (progresso ascendente ou descendente de idéias): «A inteligência, o esforço, a dedicação extraordinária venceu tudo. «O seu zelo, a sua intervenção, a sua iniciativa valiosa...» «Um ser, uma força, uma inteligência infinita ordenou o mundo.» c. Exigência do sentido Quando o sentido assim o exigir: Trouxe-nos sabão e torta deliciosa. Conheci meninos e mulheres adultas. Um só substantivo e mais de um adjetivo Quando um único substantivo vem qualificado por mais de um adjetivo, ocorrem, de modo geral, as seguintes concordâncias: 1 O substantivo fica no singular e repete-se o artigo antes de cada adjetivo. O produto conquistou o mercado europeu e o americano. Estudo a língua portuguesa e a inglesa. 2 O substantivo vai para o plural e não se repete o artigo antes de cada adjetivo. O produto conquistou os mercados europeu e americano. Estudo as línguas portuguesa e inglesa. Outro exemplo: Os poderes temporal e espiritual ou O poder temporal e o espiritual. Exercícios 1. Agora, escreva nos espaços em branco os adjetivos entre parênteses, de acordo com as normas de concordância nominal: a) Tinha a barba e o cabelo... (preto) b) Tinha o cabelo e a barba... (preto) c) Tinha... a barba e o bigode. (preto) d) Estou com a mão e o rosto... (sujo) e) Estavam à procura de meninos e meninas... no bosque. (perdido)

4 253 f) Solicitamos tecnologia e financiamento... (estrangeiro) g) Manifestaram... dor e pesar. (profundo) h) Piano, órgão e viola... (afinado) i)... o vale e a montanha. (deserto) j) O vale e a montanha... (deserto) I) Os corpos e as mentes... (sadio) m)... os braços e as pernas. (bronzeado) n) O furor e a raiva... (humano) o) Visitei meu avô e avó... (idoso) p) Oitava, sétima, sexta e quinta...(série) q) Terminou o primeiro e o segundo...(grau) 2) Escreva nos parênteses: (A) se for correta apenas a frase 1. (B) se for correta apenas a frase 2. (C) se forem corretas as frases 1 e 2. (D) se nenhuma das frases for correta. I. ( ) 1. Estava abandonada a casa, a vila e o campo. ( ) 2. Refiro-me aos antigos cursos ginasial e primário. II. ( ) 1. O produto brasileiro agradou o mercado europeu e americano. ( ) 2. O produto brasileiro agradou o mercado europeu e o americano. III. ( ) 1. O idioma grego e latino influenciaram o português. ( ) 2. Socorreu-se da marinha americana e inglesa. IV. ( ) 1. Estavam silenciosos o bosque e o arvoredo. ( ) 2. O continente americano é banhado pelo oceano Atlântico e Pacífico. II. Adjetivo em função de predicativo O adjetivo, em função de predicativo do sujeito ou do objeto, concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere: O céu estava nublado. Os céus estavam nublados. Achei-o simpático. Achei-as simpáticas. Concordando com mais de um substantivo 1 PREDICATIVO POSPOSTO Quando o adjetivo está posposto a dois ou mais substantivos, vai para o plural e conserva o gênero dos substantivos; se forem de gêneros diferentes, vai para o masculino plural. O menino e a menina ficaram mudos subst. subst. adjetivo no plural diante do espetáculo. Mãe e filha viajavam caladas. Pai e filha viajavam calados. 2 PREDICATIVO ANTEPOSTO Quando o adjetivo está anteposto a dois ou mais substantivos, vai para o plural ou concorda com o mais próximo. Tenho como aprovada a aluna e o aluno. Tenho como aprovados a aluna e o aluno.

5 254 Adjetivo advérbio Há palavras que, na frase, podem funcionar ora com valor adverbial, ora com valor adjetivo. Pode-se descrever o comportamento da seguinte maneira: a) São advérbios portanto invariáveis quando se referem a verbos ou adjetivos. Ex.: Falaram bastante sobre o assunto. Os seres melhor adaptados sobrevivem. Suas opiniões são bastante discutíveis. Os artigos custam barato. b) São adjetivos portanto variáveis quando se referem a substantivos. Ex.: Havia bastantes razões para confiarmos. Venceram as melhores propostas. Preços baratos são a alma do negócio. Estão, nesse caso, palavras como pouco, muito, bastante, caro, meio, longe etc. Portanto: Advérbio Invariável acompanha verbo e adjetivos. Adjetivo Variável acompanha substantivo Casos particulares Anexo, incluso, junto, leso Concordam com a palavra a que se referem: Remeto-lhe anexas as certidões. Remeto-lhe anexo o mapa. Remeto-lhe inclusas as procurações. Remeto-lhe inclusa a procuração. Seguem juntas as faturas. Segue junta a fatura. «Os parnasianos eram réus de lesa-independência.» (R. Bopp) Anexas, seguem as fotocópias pedidas. Observação: «EM ANEXO» é invariável: Remeto-lhe em anexo as certidões. JUNTO, funcionando como advérbio (juntamente) ou compondo locução prepositiva (junto com, junto de) é invariável. Junto, remeto-lhe as certidões. As mercadorias seguem junto com as fotocópias. Pseudo/alerta/menos Pseudo (prefixo grego usado como adjetivo), menos e alerta, advérbios, são invariáveis: Os vigias estavam alerta. Sempre desprezou os pseudoprofetas. Há menos alunas do que eu imaginava. Observação: Apenas o advérbio todo pode ser flexionado:

6 255 Os meninos chegaram todos molhados. A menina chegou toda (ou todo) molhada. PSEUDO (prefixo): hifen antes de H R S Vogal. Mesmo/próprio/obrigado Concordam com a palavra a que se referem: Ele mesmo, ela mesma. Eu próprio, ela própria. O rapaz disse «Muito obrigado». A moça disse «Muito obrigada». Observação: Mesmo, quando significa «de fato», «realmente», é invariável: Ela fará mesmo parte da banca examinadora. Só Sós A Sós Só, empregado como adjetivo, significando «sozinho, desacompanhado, solitário, único», deve concordar em número com a palavra que modifica: Pedro e Teresa partiram sós. Maria passeou só. Vocês sós prepararam tudo? Empregado como advérbio, com o sentido de «somente, apenas, unicamente», permanece invariável. Só eles tiveram coragem. Vocês só fizeram isso? Observação: A sós é invariável. Ex.: Gostaria de ficar a sós por uns momentos. Quite Quites Quite (= livre, desobrigado), adjetivo, deve concordar com o nome a que se refere: Eu estou quite. Eu e você estamos quites. Você está quite com o serviço militar? Meio meia Concordam, normalmente, com o substantivo a que se referem: Compramos meio quilo de alcatra. É meio-dia e meia. (hora) Observação: Meio, advérbio, é invariável. Encontrei-a meio triste. Eles estavam meio nervosos. É proibido, é bom, é necessário Nos predicados nominais em que ocorre o verbo SER mais um adjetivo, formando expressões do tipo é bom, é necessário, é proibido, é claro etc., há duas construções: 1) Se o sujeito não vem precedido de artigo, ou qualquer modificador, a expressão fica invariável, portanto, no masculino. É necessário organização. É proibido entrada. Entrada é proibido. 2) Se o sujeito vem precedido de artigo, ou qualquer modificador, a expressão concorda normalmente com o sujeito. É necessária a organização. É proibida a entrada. A entrada é proibida.

7 256 Bastante bastantes Bastantes Adjetivo = muitos/as Bastante Advérbio = muito Bastantes alunos vieram à aula. (= muitos) Há bastantes apartamentos para alugar. (= muitos) Há vários dias chove bastante. (= muito) Chove há bastantes dias. (= muitos) As alunas são bastante esforçadas. (= muito) O mais... possível Os mais... possíveis A expressão o mais (menos, maior, menor, melhor, pior) possível, fica invariável, a não ser que o artigo esteja no plural, caso em que o adjetivo possível também vai para o plural: Vencia obstáculos o mais difíceis possível. Vencia obstáculos os mais difíceis possíveis. Vencia obstáculos o mais possível difíceis. Vencia obstáculos os mais possíveis difíceis. Um e outro/nem um nem outro Com estas expressões, deve o substantivo ficar no singular e o adjetivo, no plural: Um e outro automóvel modernos lograram êxito de vendas. Nem um nem outro aluno estudiosos ficaram apreensivos. Um e outro teste fáceis foram resolvidos. Exercícios 1) Preencha as lacunas, efetuando a concordância cabível: 1. Remeto-lhe em... as certidões. (anexo) 2. Cometeu crime de... -patriotismo. (leso) 3. Os soldados estavam... (alerta) 4. Seguem... os requerimentos. (incluso) 5. É... cautela com os... Iíderes. (necessário/ pseudo) 6. As declarações devem seguir... ao processo. (anexo) 7... alunos sabem esta lição. (bastante) 8. Os alunos sabem... esta lição. (bastante) 9. Foi acusado de crime de... -justiça. (leso) 10. Antônio e Maria chegaram... (junto) 11. Daqui a alguns minutos será meio-dia e... (meio) 12. Os rapazes estavam... entusiasmados. (bastante) 13. Ela parecia... desanimada. (meio) com a carta segue a encomenda. (junto) 15. É... entrada a pessoas estranhas. (proibido) 16. Ela... tomou a decisão. (mesmo) 17. Água-de-colônia é... (bom) 18. Ela... tomou a decisão. (próprio) 19. É... a entrada a pessoas estranhas. (proibido)

8 A água-de-colônia é... (bom) 21. Ouvi da moça um «Muito...» sincero. (obrigado) 22. O rapaz disse à moça: «Muito...» (obrigado) 23. Eles seguem... para Pelotas. (mesmo) 2) Nas frases que seguem, preencha o espaço em branco com a palavra que ocorre entre parênteses, fazendo a concordância exigida pela estrutura: 1. «Rubião abriu os olhos,... fechados, e deu com o cocheiro (...)» (meio) (Machado de Assis) 2. «Os cavalos, metidos até... canela na correnteza, dobravam o pescoço (...)» (meio) (Guimarães Rosa) 3. Não temos razões... para impugnar sua candidatura. (bastante) 4. Estavam... preocupados com a situação. (bastante) 5. «A carteira era... velha e ela não ligou muito.» (meio) (Lygia Fagundes Telles) 6. «Mãe Cândida, ela..., tomou parte nessa violenta luta (...)» (mesmo) (Dinah Silveira de Queiroz) 7. «(...) a melancolia da paisagem está em nós...» (mesmo) (Machado de Assis) 8. «A conversa era longa, mas cada um prestava atenção às... palavras (...)» (próprio) (Graciliano Ramos) 3) Assinale a alternativa em que ocorra algum erro de concordância nominal: a. ( ) Saiba que você cometeu um crime de lesa-majestade. b. ( ) Estejam alerta, pois o inimigo não manda aviso. c. ( ) Há menos indecisão do que parece. d. ( ) Permitam-me que as deixe só. e. ( ) Ele sentiu que precisava ficar a sós. 4) Nas frases que seguem, encontramos a palavra SÓ. Marque: A) se ela for um adjetivo (equivalente a sozinho); B) se ela for um advérbio (equivalente a somente). a) «Vivia só; podia ser que se retirasse para Minas.» (Machado de Assis) Resposta:... b) «Derrubou-se a casa velha, que era só um ranchinho de capim.» (Guimarães Rosa) Resposta:... Questões discursivas 1. (CEFET-PR) Escolha a forma correta dentre as dos parênteses e complete a lacuna: É... muita coragem e prudência. (necessário-necessária) 2. (FUVEST) «Disse com cuidado e sabedoria de ancião, como se precisasse tomar esse ar para falar como velho (...)». (Clarice Lispector) a) Se, em vez da locução adjetiva de ancião, usássemos o adjetivo venerando, que formas o adjetivo poderia assumir, segundo a concordância nominal? Resp.:... b) E se colocássemos o mesmo adjetivo antes dos substantivos cuidado e sabedoria? Resp.: (FUVEST) Qual a seqüência correta obtida a partir do seguinte código: A) Só a I está correta. B) I e II estão corretas.

9 258 ( ) I. «Era-me necessária a carreira política (...)». (Machado de Assis) II. Era-me necessário a carreira política. ( ) I. «Aos espiões nunca foi necessária essa liberdade (...)». (Mário de Andrade) ( ) II. «Aos espiões nunca foi necessário liberdade. I. «(...) para melhor compreender a existência é necessário um pouco de ignorância (...)». (Millôr Fernandes) II. Para melhor compreender a existência é necessária ignorância. Resp.: (CEFET-PR) Indique as formas dos parênteses que completam corretamente as lacunas: Ainda não estou... (quite quites) com o Serviço Militar. É meio-dia e... (meio meia) 5. (FEI-SP) Passe para o plural: Houve uma conversa meio longa. Resp.: (FAAP-SP) Observando as regras de concordância nominal e verbal, reescreva a frase que segue: Ao meio-dia e meio, depois de penosa escalada, durante a qual houveram perigos o mais surpreendentes possíveis, o grupo de alpinistas franceses atingiu o ponto mais elevado da cordilheira (FMU-SP) Complete, fazendo a concordância das palavras entre parênteses: «Vai... (incluso) à carta minha fotografia. Essas pessoas cometeram crime de... (leso)-patriotismo. Elas... (mesmo) não quiseram colaborar.» 8. (UNESP) Complete com a forma adequada: As moças, estando..., tiveram, elas..., de tomar as providências que a situação exigia. (só, mesmo) 9. (PUC-RIO) Preencha as lacunas com a forma adequada das palavras entre parênteses, fazendo a flexão quando necessário: a) Por... que sejam as conseqüências, esta é a única tentativa possível. (pior) b) Seus propósitos são... claros. (bastante) c) As informações prometidas seguem... a esta carta. (anexo) 10. (FUVEST) Complete os espaços vazios das frases que seguem com a palavra só: Elas estão... Os gatos estão... A árvore está (UFGO) Complete os espaços com as palavras (obrigado, certo, sensato), respectivamente, flexionando-as se necessário: «Muito..., disse ela. Vocês procederam..., considerando meu ponto de vista e minha argumentação...» 12. (CEFET-PR) Faça a concordância com as palavras indicadas nos parênteses: a) Essas meninas são... a mãe. (tal qual) b) Há sempre menos ocorrências, quando os bombeiros estão... (alerta)

10 (CEFET-PR) Reescreva o período, substituindo o termo destacado pelo do parênteses, estabelecendo a concordância devida: Não há meio termo. (palavras) (UFSC) Reescreva o período abaixo. Corrija-o, se necessário, quanto à concordância. Justifique, porém, sempre a sua resposta: É proibido a entrada de pessoas estranhas no recinto. Correção: Justificativa: Testes 1. (UEPG-PR) Vão... as faturas e os documentos... a) anexo requisitados. b) anexas requisitados. c) anexos requisitadas. d) em anexo requisitadas. e) em anexo requisitados. 2. (UFPb) Há concordância inadequada em: a) campo e restingas devastadas. b) campo e restinga devastados. c) restingas e campo devastadas. d) restingas e campo devastado. e) restingas e campo devastados. 3. (UFPR) Assinale a alternativa que contém adjetivos corretamente empregados, quanto à concordância nominal, em: 1. Comprei um terno e um sapato escuros. 2. Comprei capas e sapatos escuros. 3. Comprei uma capa e um sapato escuro. a) 1 d) 1 e 2 b) 2 e) 1, 2 e 3 c) 3 4. (PUC-PR) Completando o período com o elemento que falta: 1. Ofereceram prêmios para os primeiro e segundo Ofereceram prêmios para o primeiro e segundo Hastearam... brasileira e inglesa. 4. Hastearam... brasileira e a inglesa. A seqüência correta deve ser: a) colocado, colocados, a bandeira, as bandeiras. b) colocados, colocados, as bandeiras, as bandeiras. c) colocados, colocado, as bandeiras, a bandeira. d) colocado, colocado, a bandeira, a bandeira. e) colocado, colocados, a bandeira, a bandeira. 5. (MACK-SP) Aponte a alternativa em que há erro: a) Ante o perigo, os guardas se mantinham alertas. b) Sua família tinha muito menos riquezas que a nossa. c) Há bastantes meses, falou-me de seu grande amor. d) Seus quadros eram os mais clássicos possíveis. e) n.d.a. 6. (FMU-SP) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir:

11 260 Vão... aos processos várias fotografias. Paisagens as mais belas... Ela estava... narcotizada. a) anexas, possíveis, meio. b) anexas, possível, meio. c) anexo, possíveis, meia. d) anexo, possível, meio. e) anexo, possível, meia. 7. (PUC-MG) Elas... providenciaram os atestados, que... enviaram às procurações, como instrumentos... para os fins colimados. a) mesmas, anexos, bastante. b) mesmo, anexos, bastantes. c) mesmas, anexo, bastante. d) mesmo, anexo, bastante. e) mesmas, anexos, bastantes. 8. (FEI-SP) Assinale a alternativa em que a concordância nominal está errada: a) Os braços e as mãos trêmulas erguiamse para o céu. b) Chegada a sua hora e a sua vez, intimidou-se. c) Tinha belos olhos e boca. d) Todos se moviam cautelosamente alertas ao perigo. e) A terceira e a quarta série tiveram bom índice de aprovação. 9. (PUC-PR) Assinale a opção que preenche corretamente os pontilhados: 1. Segue,... a procuração. 2. Pedro está... com o serviço militar. 3. Os vigias estão sempre Maria estava... encabulada. a) anexo, quites, alerta, meio. b) anexo, quites, alertas, meia. c) anexa, quite, alerta, meio. d) anexo, quites, alertas, meio. e) anexa, quite, alertas, meia. 10. (CESGRANRIO) Há concordância inadequada em: a) clima e terras desconhecidas. b) clima e terra desconhecidos. c) terras e clima desconhecidas. d) terras e clima desconhecido. e) terras e clima desconhecidos. 11. (UFPE) Assinale a alternativa em que ocorra algum ERRO de concordância nominal: a) Seguem em anexo as faturas. b) Estou quite com meus credores. c) Cometeu um crime de lesa-majestade. d) Incluso estão os processos. e) Maria saiu meio decepcionada. 12. (UEPG-PR) Marque a frase absolutamente inaceitável, do ponto de vista da concordância nominal: a) É necessária paciência. b) Não é bonito ofendermos aos outros. c) É bom bebermos cerveja. d) Não é permitido presença de estranhos. e) Água de melissa é ótimo para os nervos. Para resolver as questões 13 a 15, assinale as alternativas e some seus valores. 13. (UFPR) Em que casos a forma entre parênteses deve ficar no plural? 1. O advogado se muniu de argumentos (bastante) para inocentar seu cliente. 2. Seguem (anexo) os comprovantes solicitados. 4. Eles (mesmo) admitiram que tudo não passou de farsa.

12 Os livros estão muito (caro). 16. Eles vestiam calças (cinza). 32. Encontraram os portões (meio) abertos. 64. Os brinquedos de madeira custam mais (barato). 14. (PUC-SP) Assinale a(s) alternativa(s) incorreta(s) quanto à concordância nominal: 1. Entrada proibida. 2. É proibido entrada. 4. A entrada é proibida. 8. Entrada é proibido. 16. Para quem a entrada é proibido? 32. É proibida a entrada. 64. Será proibido a entrada aos retardatários. 15. (UFBA) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) quanto à concordância nominal: 1. Cerveja é boa para a saúde. 2. É necessário paciência. 4. É necessária muita paciência. 8. O governo destinou bastante recursos ao BNH. 16. Seguem anexo três certidões. 32. Julguei-os capacitados, o aluno e a aluna. 64. Dado as circunstâncias, retirou-se. Respostas da unidade 20 Concordância Nominal Exercícios pág ) a) preto/s b) preta/os c) preta d) sujo/s e) perdidas/dos f) estrangeiro/s g) profunda h) afinada/dos i) Deserto j) deserta/tos e) sadias/os m) Bronzeados n) humana o) idosa/os p) série/s q) grau/s. 2) I-C II-B III-D IV-A Exercícios pág ) 1. anexo 2. leso- 3. alerta 4. inclusos 5. necessário 6. anexas 7. bastantes 8. bastante 9. lesa- 10. juntos 11. meia 12. bastante 13. meio 14. junto 15. proibido 16. mesma 17. bom 18. própria 19. proibida 20. boa 21. obrigada 22. obrigado 23. mesmo. 2) 1. meio 2. meia 3. bastantes 4. bastante 5. meio 6. mesma 7. mesmos 8. próprias. 3) d 4) a) A b) B Questões discursivas pág ) necessária. 2) a) veneranda/os b) venerando. 3) A, B, A. 4) quite, meia. 5) Houve umas conversas meio longas. 6) Ao meio-dia e meia... houve perigos os mais... 7) inclusa, leso-, mesmas. 8) sós, mesmas. 9) piores, bastante, anexas. 10) sós, sós, só. 11) obrigada, certo, sensata/os. 12) a) tal qual b) alerta. 13) meias palavras. 14) É proibida a entrada de pessoas estranhas no recinto. JUSTIFICATIVA: o adjetivo proibida concorda com o substantivo entrada, que está determinado. Testes pág e 4 - c 7 - e 10 - c c 5 - a 8 - d 11 - d e 6 - a 9 - c 12 - a 15-38

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br Professor Jailton www.professorjailton.com.br Regra Geral O artigo, a adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concordam em gênero e número com o nome a que se referem: Aqueles dois meninos estudiosos

Leia mais

CASOS PARTICULARES S + S + A Obs:

CASOS PARTICULARES S + S + A Obs: 1) Regra geral Palavra que acompanha substantivo concorda com ele. Ex.: O aluno. Os alunos. A aluna. As alunas. Meu livro. Meus livros. Minha pasta. Minhas pastas. Garoto alto. Garotos altos. Garota alta.

Leia mais

Concordância Nominal

Concordância Nominal Concordância Nominal Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.: Os nossos dois brinquedos

Leia mais

Turma Regular Semanal Manhã

Turma Regular Semanal Manhã A) ARTIGOS CORRELATOS CONCORDÂNCIA NOMINAL Introdução Leia a frase abaixo e observe as inadequações: Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo. Note que as inadequações referem-se aos desajustes

Leia mais

numerais concordam em gênero artigos adjetivos pronomes numerais substantivo

numerais concordam em gênero artigos adjetivos pronomes numerais substantivo CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCORDÂNCIA NOMINAL Artigos, adjetivos, pronomes e numerais concordam em gênero e número com o substantivo. artigos adjetivos pronomes numerais substantivo CONCORDÂNCIA NOMINAL Uma

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCORDÂNCIA NOMINAL O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo ou o pronome a que se referem. Exemplos: a) Achamos a festa maravilhosa. b) Aquela fazenda é a minha.

Leia mais

DICAS DE PORTUGUÊS. Sidney Patrézio Reinaldo Campos Graduando em Ciência da Computação

DICAS DE PORTUGUÊS. Sidney Patrézio Reinaldo Campos Graduando em Ciência da Computação DICAS DE PORTUGUÊS Sidney Patrézio Reinaldo Campos Graduando em Ciência da Computação CONCORDÂNCIA NOMINAL Concordância nominal é o princípio de acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCORDÂNCIA NOMINAL Concordância nominal é a concordância de nomes entre si. A que vai nos interessar particularmente é a concordância do adjetivo com o substantivo. Primeiro caso: Preste atenção a este

Leia mais

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA

CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA CURSO: TRIBUNAL REGULAR ASSUNTOS: CONCORDÂNCIA NOMINAL / CONCORDÂNCIA VERBAL SUMÁRIO DE AULA DÉCIO SENA PRIMEIRA PARTE: CONCORDÂNCIA NOMINAL I. Regra Geral II. Casos Particulares I) Regra Geral: Exemplo:

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL 1. CONCORDÂNCIA NOMINAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL É a adaptação do adjetivo, do artigo, do pronome adjetivo e do numeral ao substantivo a que se referem. Os teus dois olhos belos. Regra Geral: O determinante

Leia mais

Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e

Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e Conhecer o conteúdo programático do componente Língua Portuguesa e desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos orais e escritos à maneira adequada do padrão da língua materna;

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 5 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 5 I Querer + verbo Achar + que Eu quero Eu acho Você/ ele/ ela quer Você/ ele/

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das

Estudo das classes de palavras Conjunções. A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das Um pouco de teoria... Observe: Estudo das classes de palavras Conjunções A relação de sentido entre orações presentes em um mesmo período e o papel das I- João saiu, Maria chegou. II- João saiu, quando

Leia mais

Prova de Português Comentada NCE

Prova de Português Comentada NCE Estado de Mato Grosso (MT) Auditoria Geral do Estado (AGE) - 2005 Nível Superior Prova de Português Comentada NCE Texto: EDUCAÇÃO: O FUTURO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS José Henrique Vilhena Folha de São Paulo

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Modo: indicativo O modo indicativo expressa um fato de maneira definida, real, no presente, passado ou futuro, na frase afirmativa, negativa ou interrogativa. Presente Presente Passado (=Pretérito) Pretérito

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 1 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Provão. Português 4 o ano. Vida da gente. Texto

Provão. Português 4 o ano. Vida da gente. Texto Provão Português 4 o ano Texto Vida da gente Todos os dias nós jogamos fora muitas coisas de que não precisamos mais. Para onde será que elas vão? Será que daria para usá-las novamente? Todo dia da nossa

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

Erros mais freqüentes

Erros mais freqüentes Lição 1 Erros mais freqüentes Extraímos de comunicações empresariais alguns erros, que passamos a comentar: 1. Caso se faça necessário maiores esclarecimentos... Apontamos duas falhas: 1. Caso se faça

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

CRASE. CONCEITO - É a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave (`).

CRASE. CONCEITO - É a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave (`). CRASE CONCEITO - É a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave (`). A crase pode ocorrer entre: 1) Preposição A e os artigos A, AS Há limites a+a tolerância humana

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 19 por

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Página 556 01. a) Porque concordam com o substantivo tarefas (plural). b) Porque concorda com extinção (singular).

Página 556 01. a) Porque concordam com o substantivo tarefas (plural). b) Porque concorda com extinção (singular). Página 556 a) Porque concordam com o substantivo tarefas (plural). b) Porque concorda com extinção (singular). c) Sim, porque concorda com tarefas [uma tarefa das tarefas mais tradicionais e importantes

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre O CASO DA CALÇADA DO JASMIM UM CRIME? Terça-feira, seis de Maio. São catorze horas. A D. Odete não é vista no seu bairro desde hoje de manhã. As janelas da sua casa estão abertas, mas o correio de hoje

Leia mais

c) O verbo ficará no singular ou no plural se o sujeito coletivo for especificado com substantivo no plural.

c) O verbo ficará no singular ou no plural se o sujeito coletivo for especificado com substantivo no plural. Concordância Verbal a) O verbo vai para a 3ª pessoa do plural caso o sujeito seja composto e anteposto ao verbo. Se o sujeito composto é posposto ao verbo, este irá para o plural ou concordará com o substantivo

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo Instituto Presbiteriano de Educação Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse Leia o texto abaixo para responder às questões 01 a

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 1 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 1 - I Pronomes pessoais Eu Tu 1 Você 2 / ele/ela A gente 3 Nós Vós 4 Eles/ elas

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

CURIOSIDADES GRÁFICAS

CURIOSIDADES GRÁFICAS CURIOSIDADES GRÁFICAS 1. USO DOS PORQUÊS POR QUE: usado em frases interrogativas diretas e indiretas; quando equivale a pelo qual e flexões e quando depois dessa expressão vier escrita ou subentendida

Leia mais

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos

Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Habilidades: Reconhecer os pronomes demonstrativos como marca em relação à posição, ao espaço e ao tempo no texto; Habilidades: Compreender os pronomes

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros s de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 14 por completo

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de Raciocínio Lógico- Matemático das provas para os cargos de Analista do TRT/4ª Região

Leia mais

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo.

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo. DINÂMICA DO ESPELHO Embrulha o espelho com papel de presente, mas dentro o espelho deve ser embrulhado com outro papel e colado a seguinte frase: Há pessoas que querem ser bonitas pra chamar a atenção,

Leia mais

Lição 3. O Chicote. Coleção ABCD - Lição 3. Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86.

Lição 3. O Chicote. Coleção ABCD - Lição 3. Uma Atividade Para Cada Dia: 365 Dias do Ano. São Paulo: Vergara Brasil, 2004. p. 86. Coleção ABCD - Lição 3 Lição 3 O Chicote Para que idade? A partir dos 8 anos. Quantos podem brincar? Desde 5 jogadores. De que precisamos? De nada. Como é que se joga? Tira-se a sorte para ver quem será

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

Machu Picchu (Peru) (Revista da Folha) 2-Indique a alternativa que não apresenta erro de concordância nominal:

Machu Picchu (Peru) (Revista da Folha) 2-Indique a alternativa que não apresenta erro de concordância nominal: FICHA DA SEMANA 5º ANO A / B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA-4º ANO

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA-4º ANO Disciplina : Língua Portuguesa Professora: Nilceli Barueri, / 08 / 2010 2ª postagem Nome: n.º 4º ano ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA-4º ANO Queridos alunos, aqui está a segunda postagem de Língua Portuguesa.

Leia mais

Acasos da Vida. Nossas Dolorosas Tragédias

Acasos da Vida. Nossas Dolorosas Tragédias Acasos da Vida Nossas Dolorosas Tragédias Vanessa Araujo Acasos da Vida Nossas Dolorosas Tragédias Para os meus filhos. Para os meus amigos. Para os meus pais, por tudo o que fizeram por mim. Para

Leia mais

Série 6 o ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 3º BIMESTRE / 2011

Série 6 o ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 3º BIMESTRE / 2011 Disciplina LINGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL II Professor MARIANA Série 6 o ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 3º BIMESTRE / 2011 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Substantivos: comum

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas.

1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. Pág. 41 1 e 2 1) Observe a fala do peru, no último quadrinho. a) Quantos verbos foram empregados nessa fala? Dois. b) Logo, quantas orações há nesse período? Duas. c) Delimite as orações. Foi o presente

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO?

1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO? 1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO? Depende de cada caso. De acordo com o art. 52, 1, do CDC - Código de Defesa do Consumidor, quando o fornecimento de produtos

Leia mais

Português. e) Não conheço a pessoa de * você falou. f) Você é tudo * sonhei! Respostas

Português. e) Não conheço a pessoa de * você falou. f) Você é tudo * sonhei! Respostas Português Página 71 3. Complete as frases no caderno com pronomes relativos. a) O livro * peguei da biblioteca é ótimo. b) Os doces de * mais gosto estão fresquinhos! c) A escola * estudo fica perto de

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015

Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Aula 05 - Compromissos

Aula 05 - Compromissos Aula 05 - Compromissos Objetivos Agendar compromissos, utilizando verbos no infinitivo ou a estrutura (ir) + ter que + verbos no infinitivo; conversar ao telefone, reconhecendo e empregando expressões

Leia mais

A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias:

A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias: MORFOLOGIA A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias: 1. SUBSTANTIVO Tudo o que existe é ser e cada ser tem

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal:

208. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais: 209. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal: 207. Complete com eu ou mim : CLASSES DE PALAVRAS PRONOME: - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios; - para, viajar

Leia mais

CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER

CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER Vejamos os exemplos de concordância do verbo ser: 1. A cama eram (ou era) umas palhas. Isto são cavalos do ofício. A pátria não é ninguém: são todos. (Rui Barbosa).

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

Leia o texto abaixo, no mínimo duas vezes; isso facilitará a sua interpretação.

Leia o texto abaixo, no mínimo duas vezes; isso facilitará a sua interpretação. 4ºano 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA 2º período 15 de maio de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO 50 Nona Lição AS CINCO LINGUAGENS DE AMOR Alguma coisa em nossa natureza clama por sermos amados. No âmago da nossa existência há o íntimo desejo se sermos amados. O casamento foi idealizado para suprir

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL.

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. Como sabemos o crescimento espiritual não acontece automaticamente, depende das escolhas certas e na cooperação com Deus no desenvolvimento

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

De: Alina Fernandes Enviado: sexta-feira, 19 de Abril de 2013 14:58 Para: ijportugal@pt.intrum.com Assunto: Regularização de valores relativos a serviços CABOVISÃO - SOC. TELEVISÃO

Leia mais

Processo Seletivo Salesiano

Processo Seletivo Salesiano COLÉGIO SALESIANO NOSSA SENHORA AUXILIADORA Processo Seletivo Salesiano Concurso de Bolsas de Estudos Nome do(a) aluno(a): Número de Inscrição: Série: 7º Ano Ensino Fundamental II ORIENTAÇÕES Ao receber

Leia mais

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA AUTORA Luciana de Almeida COORDENAÇÃO EDITORIAL Sílnia N. Martins Prado REVISÃO DE TEXTO Katia Rossini PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Linea Creativa ILUSTRAÇÕES

Leia mais