INTRODUÇÃO. A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2009.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO. A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2009."

Transcrição

1 Guia de Instalação do SolidWorks 2009

2 INTRODUÇÃO A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks O SolidWorks pode ser instalado de duas maneiras: com uma instalação individual ou com uma Imagem Administrativa. Na instalação individual, que pode ser de dois tipos (stand-alone ou flutuante), os produtos SolidWorks são instalados individualmente em cada computador. A instalação com uma Imagem Administrativa é recomendada para a instalação do SolidWorks em vários computadores, pois simplifica o processo através de um instalador com apenas uma etapa. LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE INICIAR Atualização de versão Se você deseja fazer uma atualização de versão, aconselhamos remover a versão antiga antes de instalar a nova versão. Para remover a versão antiga, consulte o item Removendo o SolidWorks. Conversão de arquivos É importante converter os arquivos para a nova versão, desta forma evita-se problemas de desempenho. Consulte o item Conversão de arquivos. Em caso de dúvidas Entre em contato com o. Telefones: (51) (47)

3 SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO INDIVIDUAL Instalação Local (Stand-Alone) Ativação de Licenças Stand-Alone Instalação com Licença Flutuante Gerando o Arquivo de Licença Flutuante Instalação do Gerenciador de Licenças do SolidWorks Instalar o SolidWorks 2009 com Licença Flutuante INSTALAÇÃO POR IMAGEM ADMINISTRATIVA Criação da Imagem Administrativa Distribuição da Instalação da Imagem por DOCUMENTOS AUXILIARES Removendo o SolidWorks Transferindo a Licença do SolidWorks Criar Conta no Customer Portal da SolidWorks Adicionando Servidor de Licença Backup das Configurações Solucionando Problemas com Licença Flutuante Conversão de Arquivos Como Utilizar o SolidWorks RX... 40

4 1. INSTALAÇÃO INDIVIDUAL Existem dois tipos de instalação individual: 1. Instalação Local (Stand-Alone) - números de série diferentes para cada instalação. 2. Instalação Flutuante - mesmo número de série para todas as instalações Instalação Local (Stand-Alone) Insira o DVD e aguarde a execução automática. Se não executar automaticamente, explore-o e execute o aplicativo SLDIM.exe que se encontra na pasta SLDIM (ex.: D:/sldim). O Gerenciador de Instalação será iniciado. Na tela de boas-vindas, insira o serial do SolidWorks e outros produtos, se necessário, e clique em avançar. Na próxima janela, selecione instalação individual e clique em Avançar.

5 Nesta janela, o gerenciador questiona se deseja fazer uma nova instalação ou atualizar uma versão antiga. Para uma atualização de versão (ex.: 2008 para 2009), recomendamos que seja feita a remoção da versão antiga e uma limpeza geral, para que não fiquem arquivos antigos que podem causar algum conflito com a nova versão. Para remover a sua versão antiga, consulte Removendo o SolidWorks. Selecione a opção desejada e avance. Na próxima janela, selecione os produtos a serem instalados, o local de instalação (pode ser alterado na parte inferior da janela através do botão Procurar ) e avance. Observe que o produto de análise de elementos finitos COSMOSWorks recebeu um novo nome: SolidWorks Simulation.

6 Na próxima janela, você deve definir o local onde será criado o banco de dados da Toolbox. Se for uma atualização de versão, recomendamos que, antes de atualizar, seja feito um backup da sua Toolbox. Se deseja atualizar, clique em Procurar e indique a pasta a ser atualizada. O nome padrão da pasta deste banco de dados é SolidWorks Data. Se a Toolbox for atualizada, seus componentes não poderão mais ser utilizados em outras versões. Após determinar o local da Toolbox, avance. Na próxima janela, clique em Instalar. Aguarde até que a instalação seja concluída. Após instalar, você deve ativar o seu SolidWorks.

7 Ativação de Licenças Stand-Alone A ativação do SolidWorks substitui o uso de Hardware Lock. Ela registra no servidor da SolidWorks que sua licença está sendo utilizada, e desta forma ela não poderá ser ativa em outra máquina. Caso você esteja fazendo a instalação de uma atualização de versão (ex.: da versão 2008 para a 2009), é preciso realizar a transferência da licença antes da sua ativação. A não realização desta rotina impedirá a ativação da nova versão que você está instalando. Para fazer a transferência da licença clique aqui Caso você tenha removido o SolidWorks ou formatado a máquina sem transferir a licença, entre em contato com o Suporte Técnico. Existem duas formas de ativação de licenças. Ativação On-Line (requer acesso à Internet): recomendada por ser mais rápida Ativação via Ativação On-Line Concluída a instalação, abra o SolidWorks para realizar a sua ativação. Na janela Ativação do produto SolidWorks, escolha a opção Quero ativar meu produto SolidWorks agora e clique em Avançar. Na janela seguinte, deve ser escolhida a forma como a ativação será feita diretamente via internet ou via . Nesse caso, escolha a opção Automaticamente pela Internet (recomendado). Avance.

8 O próximo passo é o preenchimento de um formulário com dados cadastrais. Todos os campos devem ser preenchidos. Em seguida, clique em Avançar. Clicando em avançar, aparece uma janela mostrando a ativação, ou seja, a transferência das informações para a SolidWorks. As informações serão verificadas e, se confirmadas, a ativação será concluída. Uma vez concluída a ativação, uma janela mostrará o tipo de SolidWorks ao qual a licença pertence e a data de expiração. Basta clicar em Concluir e o SolidWorks será iniciado.

9 Ativação via Após a instalação, abra o SolidWorks para ativar o software. Na janela Ativação do produto SolidWorks, selecione a opção Quero ativar meu produto SolidWorks agora e avance. Na janela que abrirá, deve ser escolhida a forma como a ativação será feita: diretamente via internet ou via . Nesse caso, escolha a opção Manualmente v ia . Clique em Avançar.

10 O próximo passo é o preenchimento de um formulário com dados cadastrais. Todos os campos devem ser preenchidos. Em seguida, clique em Avançar. Na janela que abrirá, salve o arquivo de ativação em algum local na máquina. O NOME DO ARQUIVO NÃO PODE SER ALTERADO. ELE DEVE SER SALVO COMO ESTÁ.

11 Agora você deve enviar um para a SolidWorks, no qual deverá estar anexado o arquivo *txt salvo anteriormente. Basta enviar um para Não é necessário escrever no corpo do texto nem colocar um título apenas envie o arquivo *txt.

12 Em seguida, a SolidWorks enviará um resposta com um arquivo *txt. Ao receber esse , faça o seguinte: na mesma janela em que foi salvo o arquivo, há a opção Abrir, onde deve ser inserido o arquivo de licença enviado pela SolidWorks. A diferença entre os dois arquivos está no nome: o que foi enviado é Activate e o de resposta Response. Após inserido o arquivo, basta avançar. Na janela, será exibido o tipo de SolidWorks ao qual a licença pertence e a data de expiração. Clique em Concluir. Feito isso, o SolidWorks será aberto.

13 1.2. Instalação com Licença Flutuante Para utilizar o SolidWorks com licença flutuante, você deverá ter um arquivo de licença em.txt, a Hardware Lock e um gerenciador de licenças. Já tenho o arquivo de licença. Já tenho o gerenciador instalado Gerando o Arquivo de Licença Flutuante Acesse o Customer Portal da SolidWorks (https://customercenter.solidworks.com) e efetue o login. Se você ainda não tem uma conta nesse site, pode criá-la acessando Criar conta no site da SolidWorks. Na página principal do portal, acesse My Products. Será exibida uma lista com os Seriais pertencentes à sua empresa. Selecione a licença desejada e clique em Get License. O arquivo de licença será enviado para o seu (cadastrado na conta). Se você não receber o arquivo de licença, entre em contato com o suporte técnico.

14 Instalação do Gerenciador de Licenças do SolidWorks 2009 Já tenho o gerenciador instalado. Para instalar o seu SolidWorks com licença flutuante, você deve definir uma máquina responsável pelo gerenciamento das licenças. Como esta máquina deve permanecer ligada enquanto o SolidWorks está sendo utilizado nas outras clientes, recomendamos que esse gerenciador seja um servidor. Essa máquina onde será instalado o gerenciador deve ter o sistema operacional suportado pelo aplicativo que fará a distribuição das licenças (Windows XP Professional ou Windows Server 2003). Para iniciar a instalação do Servidor de Licenças SolidNetWork, você deve ter uma Hardware Lock e seu arquivo de licença correspondente. A Hardware Lock você receberá junto com a mídia de instalação. O arquivo de licença você pode gerar no portal do SolidWorks Customer Center. Gerando o arquivo de licença flutuante. Se você não conseguir gerar o arquivo, entre em contato com o suporte técnico. Conecte a Hardware Lock, insira o DVD e aguarde sua execução automática. Se não executar automaticamente, explore o DVD e execute o aplicativo SLDIM.exe que se encontra na pasta SLDIM (ex.: D:/sldim). O Gerenciador de Instalação será iniciado. Na tela de boasvindas, insira o serial do SolidWorks e clique em avançar.

15 Na tela seguinte, selecione Produtos de Imagem Administrativa e Servidor e marque a opção Instalar o Servidor de Licenças SolidNetWork (distribuição de licenças) neste computador. Em seguida, avance. Aguarde o instalador do Servidor de Licenças SolidNetWork ser carregado. Avance. Na janela seguinte, determine o local de instalação do Gerenciador. Recomendamos utilizar o local predeterminado. Avance.

16 Determine os idiomas a serem instalados (apenas para este aplicativo). Avance. Aguarde a instalação do Gerenciador até abrir a janela do assistente de configuração da licença. Marque tipo de Servidor Single e avance. Na próxima janela, marque a opção A firewall is in use on this server se estiver utilizando algum firewall neste servidor. No item Dongle ID, confira se o código mostrado é igual ao Flex ID da chave (número gravado na Hardware Lock) e ao Flex ID do arquivo de licença. Avance. Se tiver alguma diferença, contate o suporte técnico.

17 Na próxima janela, clique em Read (1º), em seguida em Browse (2º) e abra o arquivo de licença em *txt (3º). Depois, novamente na janela Read Licenses, confirme clicando OK (4º). Após lido o arquivo, deverão ser listadas todas as licenças referentes à chave instalada. Conclua o assistente de configuração de licença e conclua o instalador. Podem ocorrer alguns problemas de comunicação entre servidor de licenças e clientes. As soluções para esses problemas estão listadas no item problemas de instalação em rede (Solucionando Problemas com Licença Flutuante).

18 Instalar o SolidWorks 2009 com Licença Flutuante Antes de instalar o SolidWorks nas máquinas dos usuários, você deve ter o Gerenciador de Licenças para a versão Se você ainda não instalou o Gerenciador, poderá instalá-lo em Instalação do Gerenciador de licenças do SolidWorks 2009 Insira o DVD e aguarde a sua execução automática. Se não executar automaticamente, explore o DVD e execute o aplicativo SLDIM.exe que se encontra na pasta SLDIM (ex.: D:/sldim). O Gerenciador de Instalação será iniciado. Na tela de boas-vindas, insira o serial do SolidWorks e outros produtos, se necessário, e clique em Avançar. Na próxima janela, selecione instalação individual e clique em Avançar. Nesta janela, o gerenciador questiona se deseja fazer uma nova instalação ou atualizar uma versão antiga. Para uma atualização de versão (ex.: 2008 para 2009), recomendamos que seja feita a remoção da versão antiga e uma limpeza geral, para que não fiquem arquivos antigos que podem causar algum conflito com a nova versão. Para remover a sua versão antiga, consulte Removendo o SolidWorks. Selecione a opção desejada e avance.

19 Na próxima janela, selecione os produtos a serem instalados, o local de instalação (pode ser alterado na parte inferior da janela através do botão Procurar ) e avance. Observe que o produto de análise de elementos finitos COSMOSWorks recebeu um novo nome: SolidWorks Simulation. Em seguida, abrirá uma janela flutuante onde você deve indicar o servidor de licenças. Digite é o número da porta de comunicação padrão.

20 Na próxima janela, você deve definir o local onde será criado o banco de dados da Toolbox. Se for uma atualização de versão, recomendamos que, antes de atualizar, seja feito um backup da sua Toolbox. Se deseja atualizar, clique em Procurar e indique a pasta a ser atualizada. O nome padrão da pasta deste banco de dados é SolidWorks Data. Se a Toolbox for atualizada, seus componentes não poderão mais ser utilizados em outras versões. Após determinar o local da Toolbox, avance. Na próxima janela, clique em Instalar. Aguarde até que a instalação seja concluída.

21 2. INSTALAÇÃO POR IMAGEM ADMINISTRATIVA Criando uma imagem administrativa você estará criando a imagem da mídia de instalação em um disco local. Também será criado um instalador de uma só etapa que, ao ser executado, instalará o software automaticamente utilizando as configurações determinadas durante a criação da imagem. Instalações por imagem administrativa podem ser dividas em dois passos: Criação da imagem Distribuição das instalações 2.1. Criação da Imagem Administrativa Insira o DVD ou execute o Gerenciador de Instalação atualizado. Aguarde a execução automática do DVD. Se não executar automaticamente, explore o DVD e execute o aplicativo SLDIM.exe que se encontra na pasta SLDIM (ex.: D:/sldim). O Gerenciador de Instalação será iniciado. Na tela de boas-vindas, insira o serial do SolidWorks e outros produtos, se necessário, e clique em Avançar.

22 Na tela Tipo de instalação, selecione Produtos de Imagem Administrativa e Servidor e Criar ou atualizar uma Imagem Administrativa. Em seguida, clique em Avançar. Na próxima janela, selecione os produtos a serem instalados, o local de instalação (pode ser alterado na parte inferior da janela através do botão Procurar ) e avance. Observe que o produto de análise de elementos finitos COSMOSWorks recebeu um novo nome: SolidWorks Simulation.

23 Assim que avançar, será aberta uma janela flutuante onde você deve indicar o servidor de licenças. Digite é o número da porta de comunicação padrão. Na tela Opções de Imagem Administrativa, use as configurações adequadas para a criação da imagem e depois clique em Avançar. Também pode ser alterado o local de criação da imagem.

24 Nas opções de instalação, são definidas as configurações da instalação do SolidWorks no usuário. Selecione Atualiza a instalação da versão principal anterior com a nova versão e depois clique em Avançar. Se você não optar por atualizar para a instalação mais recente do SolidWorks, uma nova versão do software será instalada além da instalação existente quando o Service Pack for aplicado ao cliente.

25 Na próxima janela, você deve definir o local onde será criado o banco de dados da Toolbox. Se for uma atualização de versão, recomendamos que, antes de atualizar, seja feito um backup da sua Toolbox. Se deseja atualizar, clique em Procurar e indique a pasta a ser atualizada. O nome padrão da pasta deste banco de dados é SolidWorks Data. Se a Toolbox for atualizada, seus componentes não poderão mais ser utilizados em outras versões. Após determinar o local da Toolbox, avance. Na próxima janela, clique em Instalar. Aguarde até que a instalação seja concluída. A próxima etapa é instalar o SolidWorks nos computadores dos usuários Distribuição da Instalação da Imagem por É o método geralmente utilizado para notificar clientes sobre uma instalação do SolidWorks. Para notificar os clientes por 1. Envie <diretório_instalação>\startswinstall.hta para todos os clientes. Os clientes abrem o arquivo e clicam em Instalar o SolidWorks agora.

26 Para os clientes terem acesso à pasta de instalação, ela deve estar compartilhada. Para não congestionar as conexões de rede, é possível determinar o número máximo de usuários que podem acessar esta pasta compartilhada, ou até definir quais terão acesso a ela. Para compartilhar a pasta, clique sobre ela com o botão direito. Na aba Compartilhamento, selecione Compartilhar esta pasta e, se houver necessidade, determine o número máximo de usuários que poderão acessá-la simultaneamente. Também é possível definir permissões para os usuários.

27 A instalação ocorrerá automaticamente de acordo com as configurações determinadas na criação da imagem.

28 3. DOCUMENTOS AUXILIARES 3.1. Removendo o SolidWorks Antes de remover, anote o seu número de série. Você vai precisar deste número para a instalação da nova versão. Ele pode ser encontrado no menu Ajuda do SolidWorks: Menu Ajuda> Sobre o SolidWorks Antes de remover o SolidWorks, recomendamos que seja feito backup de todos os arquivos de biblioteca, entre eles templates, arquivos de propriedades e configurações personalizadas, toolbox, etc. Para localizar estes arquivos, você pode verificar em: Menu Ferramentas > Opções> Opções de sistema > Locais de arquivos. Para fazer o backup do arquivo de configurações, veja o documento Back-up das configurações Se está removendo uma instalação individual, antes faça a transferência da licença. Para remover o Solidworks, acesse Painel de controle > Adicionar ou remover programas. Na instalação do SolidWorks, clique em remover.

29 O Gerenciador de Instalação será iniciado. Selecione os produtos a serem removidos e clique em Remover itens. Após remover o SolidWorks, pode ser feita a limpeza de registros. Acesse o editor de registros: Menu Iniciar > Executar > digite: regedit (sem aspas) e clique em OK. No editor de registros, delete as pastas: HKEY_CURRENT_USER/Software/SolidWorks HKEY_CURRENT_USER/Software/SolidWorks_Corporation HKEY_CURRENT_USER/Software/srac HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/SolidWorks HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/SolidWorks_Corporation HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/srac Após remover os registros, pode ser feita uma nova instalação. Voltar para instalação individual Voltar para instalação com licença flutuante

30 3.2. Transferindo a Licença do SolidWorks Para transferir uma licença, deverá ser feito o seguinte. Com o SolidWorks aberto, vá em Help e escolha a opção Transfer. Na janela que será aberta, escolha a forma como a licença será transferida: diretamente via internet ou via . Nesse caso, será habilitada a opção Automaticamente pela Internet (recomendado). Clicando em Avançar, será exibida uma janela que mostra a transferência sendo feita.

31 Assim que a transferência for feita, aparecerá uma janela dizendo que a mesma foi concluída com sucesso. Clique em Concluir Criar Conta no Customer Portal da SolidWorks Acesse o site https://customerportal.solidworks.com. Em seguida, clique no link conforme imagem ao lado: Insira seu número serial sem espaços no campo, conforme imagem abaixo:

32 Verifique se as informações estão corretas e clique em Yes, this information is accurate : Insira um para receber seu usuário e senha para acesso aos Services Packs: Quando receber o com seu usuário e senha, acesse o site novamente e efetue seu login. Será necessário registrar o serial de pelo menos um de seus produtos no campo mostrado ao lado: Voltar para Gerando o arquivo de licenças

33 3.4. Adicionando Servidor de Licença Acesse o Gerenciador de Licenças do SolidWorks: Menu Iniciar > Programas > SolidWorks 2009> Ferramentas do SolidWorks > Gerenciador de Licenças SolidNetWork. Na aba Server List, clique em ADD (Adicionar). Na janela flutuante que abrirá, adicione o servidor com: (25734 é a porta padrão). Clique em OK e, na janela do Gerenciador de Licenças, clique em OK novamente. Verifique se o SolidWorks está se comunicando corretamente com o servidor. Se houver algum problema, consulte: Como resolver problemas de instalação em rede.

34 3.5. Backup das Configurações Para fazer backup das configurações do SolidWorks, pode-se utilizar o Assistente de Cópia de Configurações. Para iniciá-lo, acesse: Menu Iniciar > Programas > SolidWorks(versão) > SolidWorks Tools > Assistente de Cópia de Configurações. Na janela do assistente, clique em Save Settings e avance. Na próxima janela, determine o local onde será salvo o backup e escolha as configurações a serem copiadas. Conclua.

35 Se desejar aplicar este arquivo de configuração, execute novamente o Assistente. Na primeira janela, selecione Restore Settings e avance. Na próxima janela, localize o arquivo a ser carregado e defina as configurações que serão restauradas. Clique em Avançar. Na janela seguinte, escolha o destino ao qual será restaurado, avance e conclua Solucionando Problemas com Licença Flutuante Depois de instalar o SolidWorks com licença flutuante, podem ocorrer alguns problemas ao tentar abrir o software. Esses problemas são referentes ao processo de busca da licença no Gerenciador de Licenças. As soluções estão listadas por mensagem de erro. Primeiramente, verificamos se a licença está sendo lida corretamente no servidor. Execute o Gerenciador de Licenças: Menu Iniciar > Programas > SolidWorks (versão) > Gerenciador de Licenças SolidNetWork do SolidWorks > Administrador de Licenças SolidNetwork. Na aba License Usage, devem estar listadas as licenças para esta chave caso contrário, ocorrerá um erro. Neste caso, entre em contato com o Suporte Técnico. "Could not obtain a license file, snl server needs updating (-85, 147, 0) :

36 Esta mensagem ocorre quando a versão do Gerenciador de Licenças é mais antiga que a versão do SolidWorks. Para corrigir o problema, deve ser instalada no servidor a versão do Gerenciador de Licenças compatível com a versão do SolidWorks. (-1,359,2) e (-117,556,2) Estas mensagens ocorrem quando não existe um gerenciador para o SolidWorks buscar a licença. Para adicionar o servidor, utilize Adicionando servidor de licenças. "Could not obtain a license for SolidWorks. Server node is down or not responding. (-96,491,0)" Esta mensagem ocorre quando o firewall do Windows está ativado no servidor de licenças. Para resolver, desative o firewall do Windows no servidor. "Could not obtain a license for SolidWorks-Clock difference too large between client and server (- 34,147,0)," Esta mensagem ocorre quando a data da máquina está diferente do servidor. Para corrigir, sincronize (Hora, Dia, Mês, Ano, Região e Fuso Horário) das máquinas com o servidor.

37 Erros que começam com -96 e -97 ocorrem por problemas de comunicação com o servidor. Para corrigir esse problema, verifique algumas questões: Verifique se as máquinas estão se comunicando pela rede (nesse caso, pode ser utilizado o ping pelo Prompt Command ). Se não estiverem se comunicando, verifique se o cabo de rede está conectado, veja as permissões de rede; Verifique se o Gerenciador está funcionando corretamente (item 1 deste documento); Verfique se o firewall do Windows está habilitado no servidor. Para resolver, desabilite-o; Verifique se o antivírus está bloqueando o acesso à licença. Teste com ele desabilitado; Em caso de dúvidas, entre em contato com o Suporte Técnico da SKA Conversão de Arquivos Os arquivos de versões antigas do SolidWorks, ao serem abertos na nova versão, são convertidos. Essa conversão demanda algum tempo, ainda maior em caso de montagens, pois todos os arquivos referidos são convertidos. Para melhorar a performance do SolidWorks, é imprescindível a conversão dos arquivos antes de iniciar a sua utilização. Na versão 2009, o assistente de conversão está integrado ao Task Scheduler. Acesse Menu Iniciar > (Todos os) Programas > SolidWorks > Ferramentas do SolidWorks > Agendador de Tarefas do SolidWorks (SolidWorks Task Scheduler). Selecione a tarefa Converter arquivos.

38 Na janela que será aberta, você pode selecionar os arquivos ou pastas a serem convertidos. Adicione os arquivos e pastas desejados. Programe a tarefa para iniciar na data e hora desejada.

39 Determine um local onde será criado o backup dos arquivos. Confirme a alteração em OK. Conclua a tarefa agendada. Voltando para a tela principal do Task Scheduler, a tarefa estará programada. Quando chegar a hora agendada, será iniciada a conversão. O SolidWorks abre e converte os arquivos predeterminados nas pastas selecionadas e cria uma cópia da versão antiga na pasta de backup. Você pode acompanhar o status da conversão pelo Agendador. 1.

40 3.8. Como Utilizar o SolidWorks RX O SolidWorks RX é uma ferramenta de suporte que permite criar um vídeo da sessão do SolidWorks e também captura alguns logs importantes para o diagnóstico de problemas. Antes de iniciar o SolidWorks RX, certifique-se que o SolidWorks esteja fechado. Acesse Menu Iniciar >(Todos os)programas >SolidWorks >SolidWorks Tools>SolidWorksRX e abra o programa. Clique na aba Captura de problemas e em seguida clique em Descrever o problema.

41 Na janela seguinte, devem ser preenchidos todos os campos solicitados. Feito isso, clique em OK. Voltando para a janela do RX, clique em Iniciar gravação. Na janela que abrirá, selecione Recriar o problema no SolidWorks, Iniciar nova sessão, Gravar com vídeo e clique em OK. O SolidWorks abrirá automaticamente e então iniciará a gravação do vídeo. Trabalhe normalmente para gravar o problema que está acontecendo, mostrando bem os detalhes de sua dúvida ou problema. Após terminar de mostrar o problema, salve o arquivo (se necessário) e feche o SolidWorks.

42 A próxima etapa é adicionar os arquivos. Clique em Adicionar arquivos - uma janela flutuante será aberta. Nessa janela, clique em Procurar e então localize os arquivos pelo browser. Após adicionar os arquivos, clique em Adicionar arquivos ao pacote. Para selecionar o local onde o arquivo RX será salvo, clique em Procurar. Para finalizar, clique em Pacote de arquivos. Os arquivos do RX serão compactados e salvos no local determinado, com o nome de {Número_de_série}_{Data- Hora}. Envie este arquivo compactado para o Suporte Técnico:

INTRODUÇÃO. A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2010.

INTRODUÇÃO. A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2010. Guia de Instalação do SolidWorks 2010 INTRODUÇÃO A SKA preparou este documento técnico com o objetivo de auxiliar seus clientes a realizar a instalação do SolidWorks 2010. O SolidWorks pode ser instalado

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

INSTALAÇÃO NETWORK (SNL)

INSTALAÇÃO NETWORK (SNL) INSTALAÇÃO NETWORK (SNL) Como funciona a Vesrão Network: A instalação Network segue um padrão um pouco diferenciado da Licença StandAlone, para esta instalação precisamos primeiramente instalar um Gerenciador

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO.

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. INSITE BOLETIM DE INSTALAÇÃO Página 2: Instalando o INSITE Página 7: Removendo o INSITE NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. A INSTALAÇÃO OU O USO INCORRETOS PODEM

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Instalação Cliente Notes 6.5

Instalação Cliente Notes 6.5 Instalação Cliente Notes 6.5 1/1 Instalação Cliente Notes 6.5 LCC.008.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Fabiana J. Santos 18/11/2005 RESUMO Este documento apresenta um roteiro de instalação

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7

Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7 Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7 Use esta lista de verificação para ter certeza de que você está aproveitando todas as formas oferecidas pelo Windows para ajudar a manter o seu

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0)

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) 1. Pré-requisitos para instalação do Virtual Lab Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 Adobe AIR instalado. Disponível em: http://get.adobe.com/br/air/

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Certificado A1 Manual de Renovação online

Certificado A1 Manual de Renovação online Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Página2 Índice Requisitos... 03 Plug-ins e ActiveX... 04 Renovação... 06 Exportação: Backup PFX... 12 Página3 Requisitos Este manual

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7) SafeNet Authentication Client 8.2 SP1 (Para MAC OS 10.7) 2/28 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Tokens Homologados... 4 5 Instruções de Instalação...

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Principais Característic

Principais Característic Principais Característic Características as Software para agendamento e controle de consultas e cadastros de pacientes. Oferece ainda, geração de etiquetas, modelos de correspondência e de cartões. Quando

Leia mais

ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop. Guia de Inicialização Rápida

ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop. Guia de Inicialização Rápida ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop Guia de Inicialização Rápida O ESET NOD32 Antivirus 4 fornece proteção de última geração para o seu computador contra código malicioso. Com base no mecanismo de

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0 1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0 Manual de Instalação e Configuração Módulo Remote (G2KA) para NFSE v1.0 Página 1 Sumário 1 Download e Instalação... 3 2 Configuração... 5 3 Inicialização Manual... 8 4 Inicialização via serviço do Windows...

Leia mais

Manual. ID REP Config Versão 1.0

Manual. ID REP Config Versão 1.0 Manual ID REP Config Versão 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 2. Pré-Requisitos... 3 2.1. Atualização... 3 3. Instalação do ID REP Config... 4 4. Visão Geral do Programa... 6 4.1. Tela Principal... 6 4.2.

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

MEDCLIN Software de Clínica Médica

MEDCLIN Software de Clínica Médica MEDCLIN Software de Clínica Médica WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Menu Diversos -> 5.1 Licenciamento do Sistema... 1

Leia mais

Guia de Solução de Problemas do HASP

Guia de Solução de Problemas do HASP Guia de Solução de Problemas do HASP 1 Escritório corporativo: Trimble Geospatial Division 10368 Westmoor Drive Westminster, CO 80021 EUA www.trimble.com Direitos autorais e marcas registradas: 2005-2013,

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado)

Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado) Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença de Usuário Autorizado) Índice Instruções de Instalação....... 1 Requisitos do sistema........... 1 Código de autorização.......... 1 Instalando...............

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT SUMÁRIO Prefácio... 1 A quem se destina... 1 Nomenclatura utilizada neste documento... 1 Tela de login... 2 Tela Inicial... 4 Gestão de Dispositivo Acompanhar

Leia mais

Instalando e Ativando o Smaart 7

Instalando e Ativando o Smaart 7 Instalando e Ativando o Smaart 7 A Instalação do Smaart 7 da Rational Acoustics consiste em instalar o software e depois registrar e ativar a sua instalação. Abaixo explicaremos estes passos. Instalação

Leia mais

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página1 Índice 1. Apresentação... 03 2. Requisitos... 04 3. Plug-ins e ActiveX... 05 4. Renovação... 07

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Desktop Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 2 1.1 - Objetivo... 2 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II -

Leia mais

Manual de instalação Priority HIPATH 1100 versão 7.0

Manual de instalação Priority HIPATH 1100 versão 7.0 Manual de instalação Priority HIPATH 1100 versão 7.0 2014 Innova Soluções Tecnológicas Este documento contém 28 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Novembro de 2014. Impresso

Leia mais

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos do computador: Microsoft Windows 2000 (32 bits) com Service Pack 4 (SP4) ou superior, Windows XP (32 bits) com Service Pack 1 (SP1)

Leia mais

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e O intuito deste tutorial é descrever com detalhes técnicos como

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

Atualizaça o do Playlist Digital

Atualizaça o do Playlist Digital Atualizaça o do Playlist Digital Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos

Leia mais

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 CAPÍTULO 18 INSTALANDO E CONFIGURANDO O MICROSOFT OFFICE PROJECT SERVER 2003 INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 Antes de começar a instalação do Microsoft Office Project Server 2003

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Como formatar e reinstalar o Windows 7

Como formatar e reinstalar o Windows 7 Como formatar e reinstalar o Windows 7 Windows 7 é muito melhor que as versões anteriores do Windows (XP e Vista). O processo de instalação é "simples e fáceis de seguir. Big Bravo! para a Microsoft por

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

Manual. ID REP Config Versão 1.0

Manual. ID REP Config Versão 1.0 Manual ID REP Config Versão 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 2. Pré-Requisitos... 3 3. Instalação do ID REP Config... 4 4. Visão Geral do Programa... 8 4.1. Tela Principal... 8 4.2. Tela de Pesquisa... 12

Leia mais

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes FAQ Erros, e dúvidas frequentes Sumário ERROS CONHECIDOS... 2 1. Botões desabilitados ou Congelados... 2 Resolução 2... 2 2. Erro de cadastro... 3 3. Célula com o campo #VALOR... 3 4. Erro em tempo de

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Manual de renovação online de Certificado Digital

Manual de renovação online de Certificado Digital online de Certificado Página 2 de 24 Sumário 1. Requisitos... 3 2. Primeiro passo... 4 3. Instalando o Certificado... 15 4. Cópia de segurança... 18 Página 3 de 24 1. Requisitos O Certificado válido e

Leia mais

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha!

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha! 1 ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.1.1 SENHA 4 1.1.2 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO LYNC 5 1.1.3 REDEFINIR SENHA 7 1.1.4 COMPRAR COMPLEMENTOS 9 1.1.5 UPGRADE E DOWNGRADE 10 1.1.5.1 UPGRADE

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração MG-Soft

Manual de Instalação e Configuração MG-Soft Manual de Instalação e Configuração MG-Soft V 1.5 www.pinaculo.com.br (51)3541-0700 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 1. INSTALANDO O MG-SOFT SERVER... 3 1.1. CRIANDO / ATUALIZANDO BANCO DE DADOS... 6 2. CONFIGURANDO

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático Virtual Box Instalação do Virtual Box Instalação do Extension Pack Criando uma Máquina Virtual Instalando o Windows

Leia mais

TCI 322. Conversor de Interface USB para RS422/RS485. Manual de Instalação

TCI 322. Conversor de Interface USB para RS422/RS485. Manual de Instalação TCI 322 Conversor de Interface USB para RS422/RS485 Manual de Instalação O conversor de interface TCI 322 é um dispositivo versátil que permite a partir de uma porta USB do computador ter-se uma interface

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

Laboratório - Exploração do FTP

Laboratório - Exploração do FTP Objetivos Parte 1: Usar o FTP em um prompt de comando Parte 2: Baixar um arquivo FTP usando WS_FTP LE Parte 3: Usar o FTP em um navegador Histórico/cenário O File Transfer Protocol (FTP) faz parte do conjunto

Leia mais

Service Pack SolidWorks

Service Pack SolidWorks Service Pack SolidWorks Toda versão do SolidWorks possui uma série de atualizações chamadas de Service Pack. Este tutorial mostra como baixar estas atualizações e instalá-las em seu computador. BAIXANDO

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8

Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8 Tutorial Wireless para Windows XP IA- UNESP v8 1. Fazer o download do Programa Wireless-unesp.exe no site: http://www.ia.unesp.br/home/redesemfio/wireless-unesp_.exe 2. Verificar se o seu PC está com o

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet.

A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet. Prezado Cliente, A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet. No Padrão 9 você encontrará novas funcionalidades, além de alterações

Leia mais

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Procedimentos de Instalação do Urano Integra 2.1e no Windows

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Guia Rápido de Uso Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Acesso ao sistema...3 2 Entenda o Menu...4 3 Como enviar torpedos...6 3.1 Envio

Leia mais

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx 1 Introdução O Conecta S_Line permite que o laboratório envie à Central S_Line os resultados de exames gerados pelo Sistema de Informação Laboratorial (LIS) em forma de arquivos digitais. Todo o processo

Leia mais

ANEXO 01 GUIA PASSO A PASSO

ANEXO 01 GUIA PASSO A PASSO ANEXO 01 GUIA PASSO A PASSO Conteúdo 1 TELA DE ACESSO... 3 1.1 Enviar e-mail... 4 2 INTEGRANDO CONTAS COM OUTLOOK... 5 3 DREAMSPARK... 6 4 SKYDRIVE... 12 4.1 Organização do ambiente criar pastas... 13

Leia mais

para Mac Guia de Inicialização Rápida

para Mac Guia de Inicialização Rápida para Mac Guia de Inicialização Rápida O ESET Cybersecurity fornece proteção de última geração para o seu computador contra código malicioso. Com base no ThreatSense, o primeiro mecanismo de verificação

Leia mais

Instalando o Sysloc versão 2.9.2 manualmente

Instalando o Sysloc versão 2.9.2 manualmente Instalando o Sysloc versão 2.9.2 manualmente Você só deverá instalar o Sysloc manualmente se a instalação automática não funcionar. Normalmente você vai utilizar o instalador do Sysloc e tudo funcionará,

Leia mais

j~åì~ä=çé=áåëí~ä~ ç= ^u^iql=obcibu=rp_=skp=

j~åì~ä=çé=áåëí~ä~ ç= ^u^iql=obcibu=rp_=skp= j~åì~ä=çé=áåëí~ä~ ç= ^u^iql=obcibu=rp_=skp= Bem vindo ao guia de instalação da leitora de smart card (cartão inteligente) Axalto Reflex USB V.3. Este guia o orientará na instalação do driver da leitora

Leia mais

Service Pack SolidWorks

Service Pack SolidWorks Service Pack SolidWorks Toda versão do SolidWorks possui uma série de atualizações chamadas de Service Pack. Este tutorial mostra como baixar estas atualizações e instalá-las em seu computador. BAIXANDO

Leia mais

Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença Simultânea)

Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença Simultânea) Instruções de Instalação do IBM SPSS Modeler (Licença Simultânea) Índice Instruções de Instalação....... 1 Requisitos de Sistema........... 1 Instalando............... 1 Instalando a Partir de um Arquivo

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do Primeiro Backup Versão LITE

Manual de Instalação e Configuração do Primeiro Backup Versão LITE Manual de Instalação e Configuração do Primeiro Backup Versão LITE Instalação do gbackup Lite Para instalar o gbackup Lite em seu computador ou servidor, basta seguir as seguintes etapas: Após baixar a

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do NetEye. Recomendamos que todos os passos sejam seguidos corretamente para que a

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET Obs.: Caso já possua um programa compactador de arquivo pular a etapa 1. 1 - Compactador de Arquivo Para instalar o Chef Foods Net você precisa de um programa descompactador

Leia mais

Frente Loja Avanço (PAF-ECF) versão 7.0.38. Rotina de Atualização Frente Avanço Windows 7.0.38

Frente Loja Avanço (PAF-ECF) versão 7.0.38. Rotina de Atualização Frente Avanço Windows 7.0.38 Rotina de Atualização Frente Avanço Windows 7.0.38 Prefácio Este tutorial para usuários, visa informar o procedimento a ser realizado para atualização do Frente de Loja Avanço(PAF-ECF) Windows. Ela se

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de backup simples para um mundo digital complexo. Fazendo backup automático e contínuo de seus valiosos arquivos na sua unidade C, o Memeo Instant Backup

Leia mais

INSTALANDO SQL SERVER 2008

INSTALANDO SQL SERVER 2008 VERSÃO 2 INSTALANDO SQL SERVER 2008 Pré-requisitos para instalação do SQL SERVER 2008 Antes de iniciar o instalador do SQL SERVER 2008 é necessário instalar os seguintes componentes: Microsoft Windows

Leia mais

Leia-me do Licenciamento em Rede

Leia-me do Licenciamento em Rede Leia-me do Licenciamento em Rede Trimble Navigation Limited Divisão de Engenharia e da Construção 935 Stewart Drive Sunnyvale, California 94085 EUA Fone: +1-408-481-8000 Ligação gratuita (nos EUA): +1-800-874-6253

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

10.3.1.8 Lab - Configurando o Firewall do Windows 7

10.3.1.8 Lab - Configurando o Firewall do Windows 7 5.0 10.3.1.8 Lab - Configurando o Firewall do Windows 7 Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá explorar o Firewall do Windows 7 e definir algumas configurações avançadas. Equipamento

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual de instrução Gerenciador de Certificados Digitais

Manual de instrução Gerenciador de Certificados Digitais Manual de instrução Gerenciador de Certificados Digitais Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 SUMÁRIO CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DE CERTIFICADOS

Leia mais