Instituto de Ciências da Saúde FUNORTE/SOEBRAS. Renato Feijó Magalhães

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto de Ciências da Saúde FUNORTE/SOEBRAS. Renato Feijó Magalhães"

Transcrição

1 Instituto de Ciências da Saúde FUNORTE/SOEBRAS Renato Feijó Magalhães SIGNIFICADO DAS PERDAS DENTÁRIAS E DA REABILITAÇÃO ORAL, UMA REVISÃO DE LITERATURA. Lages

2 Instituto de Ciências da Saúde FUNORTE/SOEBRAS Renato Feijó Magalhães SIGNIFICADO DAS PERDAS DENTÁRIAS E DA REABILITAÇÃO ORAL, UMA REVISÃO DE LITERATURA. Monografia apresentada ao programa de pós-graduação do Instituto de Ciências da Saúde FUNORTE/ SOEBRAS Núcleo Lages, como parte dos requisitos a obtenção do título de Especialista em Prótese Dentária. ORIENTADOR: Ronaldo de Sousa Ruela. Lages

3 AGRADECIMENTOS Agradeço a minha esposa Bianca, que sempre ao meu lado me apoiou nesta trajetória. Dedico também este trabalho a minha família e em especial a Fernanda Feijó Vasques Rodrigues que me suportou por estes dois anos. Agradecimento especial também a Lúcia pela força na metodologia.

4 RESUMO O objetivo deste estudo foi levantar os significados das perdas dentárias dos pacientes e as suas expectativas com relação ao tratamento restaurador protético. As principais consequências identificadas foram: dificuldades na mastigação, problemas estéticos e de relacionamento pessoal. Referente às expectativas verificou-se que a recuperação da qualidade de vida, através da colocação de prótese, foi um ponto bastante positivo. Concluiu-se que é importante que o cirurgião-dentista, quando de um tratamento de reabilitação protética, conheça as expectativas do seu paciente e oriente-o quanto às possibilidades e limitações da reabilitação pela prótese. Palavras-chave: Prótese dentária; Reabilitação oral; Saúde bucal.

5 ABSTRACT The aim of this study was to raise the meanings of tooth loss for patients and their expectations for the prosthetic restorative treatment. The main consequences were identified: difficulty in chewing, aesthetic problems and personal relationship. Referring to the expectations it was found that the recovery of quality of life, through the placement of the prosthesis, was a very positive point. It was concluded that it is important that the dentist, when a prosthetic rehabilitation treatment, meet the expectations of their patients and instruct them about the possibilities and limitations of rehabilitation by prosthesis. Keywords: Dental prosthesis; Oral rehabilitation; Oral health.

6 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 6 2 PROPOSIÇÃO 8 3 RETROSPECTIVA DA LITERATURA 9 4 DISCUSSÃO 15 5 CONCLUSÃO 17 REFERÊNCIAS 18

7 6 INTRODUÇÃO As perdas dentárias ainda são um mal que acomete a população em geral, e com isso, aliado ao nível socioeconômico da maior parte da população, a procura por próteses removíveis ainda é muito grande. Acredita-se que a opção pela prótese removível seja devido à relativa facilidade para realização do tratamento e seu baixo custo quando comparado aos demais tipos de tratamentos reabilitadores bucais, tornando-a, muitas vezes, o único meio reabilitador eficaz e indicado para determinadas situações clínicas. Para uma população como a do Brasil, onde o índice de edentulismo é significativo e grande parte da população possui baixo poder aquisitivo, o tratamento reabilitador protético deveria ter um destaque maior no que diz respeito ao tratamento odontológico de pacientes desdentados (PIUVEZAM et al., 2006; VARGAS; PAIXÃO, 2005). Dados referentes a um levantamento epidemiológico efetuado no ano de 2003 demonstraram que o CPO-D médio foi de 20,1 para a faixa etária de 35 a 44 anos e 27,8 na de 65 a 74 anos (BRASIL, 2004ª, p. 25). Esses altos índices refletem a baixa qualidade de saúde oral da população. O uso de informações clínicas do paciente, na odontologia, relativas ao número de dentes cariados, restaurados e perdidos, necessidade de prótese, para indicar as condições de saúde bucal, ainda é priorizada. Porém, cabe ressaltar que estes indicativos são limitados, quando trata-se da verificação do impacto que a condição oral pode gerar na qualidade de vida dos indivíduos. Sendo assim, acredita-se que o estudo da autopercepção é algo relevante, pois este irá demonstrar como a pessoa avalia sua condição oral, a importância atribuída e o seu comportamento (BORTOLI et al., 2003) Nota-se que nesta última década os profissionais de odontologia vem buscando compreender cada mais aspectos referentes as condições biopsicosociais dos pacientes com perdas dentárias, bem como o impacto da influência destes fatores sobre a qualidade de vida destas pessoas. Pois, os significados expressados pela população podem ampliar a oferta de serviços públicos e o sucesso dos tratamentos oferecidos.

8 7 Frente ao exposto, é possível verificar a importância da participação ativa do paciente, quando da recuperação através da prótese. Sendo assim, definiu-se como objeto deste estudo levantar as conseqüências/significados das perdas dentárias para os pacientes e suas expectativas quanto com relação ao tratamento restaurador protético. O presente estudo foi realizado na forma de uma revisão de literatura, de caráter exploratório. A opção pela adoção do caráter exploratório tem por objetivo estabelecer maior familiaridade com problema em questão, buscando assim, torná-lo mais explícito.

9 8 2. PROPOSIÇÃO A proposta deste estudo foi através de uma revisão de literatura levantar as conseqüências/significados das perdas dentárias para os pacientes e suas expectativas quanto com relação ao tratamento restaurador protético.

10 9 1. RETROSPECTIVA DA LITERATURA No contexto brasileiro, a perda de um elemento dentário apresenta um índice bastante elevado, principalmente relacionado a exodontia em decorrência de doenças vistas como evitáveis, como no caso de cárie e doença periodontal (PINTO, 1997 apud FRAZÃO et al. 2003). Esta realidade nos levar a verificar que: Aos 41 e 48 anos de idade, esse problema atingia, respectivamente, 20 e 30% dos brasileiros. A partir dessa idade, a proporção de edêntulos é cada vez maior e o colapso da dentição é mais intenso: 40% aos 53 anos, 50% aos 58 anos; 60% aos 63 anos; 70% aos 68 anos e 80% aos 70 anos de idade. Frente a esta realidade, Pereira e Bonachela (2003) afirmaram que existe um número significativo de brasileiros desdentados que não possuem condições econômicas para realizarem tratamentos mais complexos, e assim, o uso de próteses totais ainda é utilizado na maioria dos casos. Silva (2005) discorre que, atualmente, está havendo maior preocupação em avaliar o impacto da perda dentária e da utilização de próteses na qualidade de vida das pessoas, e afirma que: Os resultados de pesquisas desenvolvidas nessa perspectiva demonstram que as repercussões de uma saúde bucal comprometida não se limitam aos tradicionais aspectos clínicos e podem afetar os indivíduos em várias atividades do seu dia a dia 14 e que uma atenção maior deveria ser dispensada, especialmente, nos momentos de preparo dos pacientes para a perda total dos dentes quando necessária, na cuidadosa avaliação de suas expectativas concernentes à incorporação das próteses, no esclarecimento de suas dúvidas e no posterior monitoramento do processo. 3.1 CONSEQUÊNCIAS/SIGNIFICADOS DAS PERDAS DENTÁRIAS PARA OS PACIENTES A perda de um elemento dentário pode causar alterações nos diversos aspectos da vida do paciente. Uma importante alteração física e fisiológica trata-se da redução do tônus muscular da face, levando a sua deformidade; ocorrência esta que pode levar a dificuldade na fala, na deglutição e mastigação, e

11 10 consequentemente, comprometer o processo digestivo em sua fase inicial (PUCCA JÚNIOR, 2002). Dados semelhantes foram encontrados por Alves e Gonçalves (2003) em estudo realizado para avaliar os pacientes que se submeteram à reabilitação protética total na Clínica Odontológica da Universidade de Marília (UNIMAR). Dentre os 58 pacientes entrevistados, os resultados mostraram que as dificuldades encontradas após a perda dentária, foram: mastigação, estética e fonação. A dificuldade de falar representa mais uma dificuldade vivenciada pelo paciente em relação a ausência de seus dentes, pois causa limitação fonética vivenciada através da dificuldade/impossibilidade, de pronunciar de maneira correta as palavras. Já na categoria estética, as perdas dentárias assinalam mudanças físicas, biológicas e emocionais, uma vez que a ausência dos dentes produz uma autopercepção de estranhamento bucal, de mudança de hábitos bucais e cotidianos (PIUVEZAM, 2006). De acordo com Wolf (1998) as consequências de uma perda dentária também podem vir a refletir na vida emocional do paciente. Essas alterações podem acontecer a nível psíquico e cultural, principalmente relacionadas à aceitação social. Com o intuito de averiguar a maneira que as pessoas vivenciam a situação de perda dos dentes para colocação de próteses ou implantes, Wolf (1998) em sua pesquisa, entrevistou 28 pacientes e 5 dentistas (sobre as reações de seus clientes). Os resultados evidenciaram que 90% dos entrevistados relataram que a perda de dentes influência significativamente no cotidiano da vida afetiva e sexual; pois a ausência dos dentes lhes apresenta como conseqüências o surgimento de sentimentos de insegurança, impotência e vazio. Segundo Wolf (1998), os dentes fazem parte de padrões de apresentação desejados pela sociedade, consequentemente, a sua ausência pode ser uma ameaça a identidade social e familiar do indivíduo, podendo levá-lo a isolamento social. Outro dado importante verificado no estudo de Wolf (1998) foi à associação da perda dos dentes com a falta de cuidado, verbalizadas pelos entrevistados, lhes trazendo vergonha. Sendo assim, a perda dentária leva ao sentimento de uma sensação de angústia, e a reabilitação protética visa um retorno à sua aparência anterior.

12 11 Wolf (1998), Mori e Cardozo (2002) afirmam que a preocupação relacionada à estética e aparência facial, é vista como mais importante do que a função dos dentes. Visto que pessoas esteticamente favorecidas são consideradas competentes e inteligentes, o que facilita sua inserção social. Em uma investigação efetuada no ano de 2004, por Quadros e Machado (2004) em pacientes das clínicas do curso de Odontologia da UNIVALI, quanto à reabilitação de pacientes através de prótese total, indicaram que as mudanças principais em virtude do edentulismo foram: dificuldade na mastigação, comprometimento estético e problemas de relacionamento pessoal. Onde, as mulheres relataram maior incômodo em relação à questão estética, enquanto os homens se nos problemas mastigatórios. Segundo Vargas e Paixão (2005) que estudam os problemas causados pela perda dentária na vida diária dos pacientes, afirmam que estes são de ordem funcional e social. Os problemas funcional mais identificados são: comer, mastigar ou falar; já os sociais foram mudança comportamental, como esconder a boca durante o ato de falar ou sorrir, insatisfação com a aparência, dificuldades na aceitação social e de acesso ao mercado de trabalho. Em estudo realizado por Pupin et al (1999) a maioria dos pacientes afirmaram que a perda dentária influenciou em suas vidas no aspecto social, afetivo, profissional e principalmente a auto-estima. Os sentimentos gerados por uma perda dentária, do ponto de vista de Vargas e Paixão (2005) são muito negativos, levando os pacientes a sentirem vergonha, pavor e uma sensação de perda irreparável. Unfer (2004) descreve que 84% dos pacientes idosos possuem algum tipo de prótese dentária. Frente a esta realidade, Fais et al (2007) observaram que o cliente idoso reage à perda dos dentária de duas maneiras distintas; alguns deles mostram-se inconformados, apresentando sentimentos de impotência, ansiedade e incapacidade, e tentam evitar essa perda a qualquer custo para recuperar sua aparência estética. No entanto, outros reagem de modo mais conformista e depressivo, pois encaram a perda dentária como algo inerente à idade, mostrandose passivos diante da situação e do tratamento. Piuvezam (2006) explica que, na dimensão psicossocial, a boca ocupa um lugar de importância para as pessoas, que expressa, através do sorriso, os sentimentos de alegria, sedução, e, também, está vinculada a uma idéia de

13 12 sobrevivência e bem-estar pessoal. A boca desdentada, então, adquire significados que são interdependentes de fatores históricos, sociais, culturais, psicológicos e fisiológicos. O edentulismo em pacientes idosos evidencia uma falha no modelo de atenção à saúde bucal, onde na época predominaram os tratamentos reabilitadores em detrimento das ações de prevenção e educação em saúde (UNFER, 2004). Braga et al (2002) em pesquisa realizada no Centro de Reabilitação Regional do SUS, de Araraquara (São Paulo), com portadores de próteses totais, verificou que a maioria dos pacientes não tem o hábito de procurar auxílio odontológico a mais de 20 anos. As prótese superiores apresentavam maior estabilidade que as inferiores. Em 56% das próteses, quando relacionadas à oclusão, apresentavam-se desfavoráveis, havia perdas em 46% das próteses, sendo que 74% destas não apresentavam condições de uso. Pereira e Bonachela (2003) expõem que um dos grandes problemas que portadores de próteses enfrentam é a falta de instruções quanto a sua utilização, os cuidados necessários para seu bom uso manutenção. Este déficit de informação pode acarretar em cuidados inadequados e uso prolongado da prótese. Outro problema constatado por Vargas e Paixão (2005) foi a reabilitação estética e funcional dos pacientes usuários de prótese que mostrou-se difícil, pois a rede pública de saúde não oferta esse tipo serviço, e a maioria dos pacientes por não possuírem condições financeiras para fazê-la no serviço privado. Também verificou-se que os pacientes que já utilizam prótese relatam ter desconforto e dificuldades de adaptação, mas continuavam usando-a em função da aparência. No estudo realizado por Silva et al (2010), constatou-se que a ausência dos dentes ou o uso de aparelhos protéticos inadequadas, causa pouca interferência na capacidade dos pacientes de realizarem suas atividades cotidianas, mas podem provocar impactos negativos na da qualidade de vida, tais como inabilidade psicológica, dor e desconforto psicológico. De acordo com Silva et al (2010) a ausência total dos elementos dentários resultam num impacto negativo no que se refere à alimentação. Pois, a estabilidade das próteses e um adequado processo de mastigação dos alimentos são fatores interferem na qualidade de vida de paciente, levando a um declínio na condição de saúde geral.

14 13 Para Silva et al (2010), a sociedade atual valoriza muito a aparência. O rosto é a parte mais diferenciada do corpo e está indissociavelmente ligado ao indivíduo e à sua identidade. A imagem que o sujeito tem de si mesmo associa-se e, geralmente, explica-se a partir de um padrão ideal imposto pelas exigências sociais e o sorriso tem, na sociedade contemporânea, conotações muito significativas, entre outras, as de bem-estar, alegria, segurança, auto satisfação, satisfação em relação ao outro, boa acolhida à aproximação. 3.2 EXPECTATIVAS DOS PACIENTES COM RELAÇÃO AO TRATAMENTO RESTAURADOR PROTÉTICO Para Pupin et al (1999), relativo às razões para a procura de um tratamento de reabilitação oral, destacam-se: a função, a combinação de função com estética, a estética e a dor. Nos pacientes onde as próteses já haviam sido instaladas, percebeu-se que a satisfação foi muito alta, levando em consideração que o tratamento apresentou resultados melhor que o esperado. Também foram elencados os seguintes os aspectos negativos: custo elevado, a ocorrência de dor nos períodos trans e pós-operatório, o medo de infecção, a perda de implantes, o déficit de conhecimento quanto ao custo total do tratamento, tempo de espera para o atendimento e a necessidade de ausentar-se no período de trabalho. Todos os pacientes relataram que realizariam o tratamento novamente e indicariam a familiares e amigos. Quanto à expectativa dos pacientes, em relação à prótese, os estudos de Alves e Gonçalves (2003) evidenciaram que a maioria são de ordem estética e mastigação, pois a prótese é definida como uma peça que substitui os dentes perdidos, devolvendo ao paciente a função mastigatória, restaurando a estética, normalizando sua fonética e oferecendo comodidade. Uma pessoa sem essas funções é considerada uma pessoa inativa. Fais et al (2007) afirmam que a satisfação do cliente quanto ao resultado de sua prótese está relacionada a diversos fatores, como sexo, idade, experiência anterior de uso de prótese, anatomia e condição socioeconômica Através de análise univariada, Awad e Feine (1998) evidenciaram que a idade é um fator preditivo da satisfação geral relativa à próteses, sugerindo que,

15 14 quanto maior a idade do paciente, menos satisfeito ele se mostra com suas próteses. Braga et al (2002) através de estudos quanto ao grau de satisfação de pacientes usuários de prótese dentária, identificou que 54% mostram-se insatisfeitos e os motivos mais citados são: próteses soltas, sem corte, gastas, traumatizando tecidos, fraturadas e estética. Wolf et al (2003) afirma que a satisfação do paciente é quase um sinônimo da sua habilidade em se adaptar às dentaduras. Porém, um estudo realizado por Pucca Júnior (2002) demonstrou a insatisfação com o uso de próteses pela baixa aceitação das próteses removíveis, devido à presença dos grampos de retenção, cor dos dentes e da gengiva artificial. Onde os pacientes afirmam não terem recebido informações das limitações de um tratamento estético. A grande maioria dos pacientes que submetem-se a um tratamento restaurador acreditam que esta mudança pode modificar sua aparência estética positivamente, aumentando assim sua auto-estima. Porém, nem sempre o resultado final imaginado pelo paciente é clinicamente viável, podendo o gerar problemas ao término do tratamento.

16 15 2. DISCUSSÃO A perda de um elemento dentário pode causar alterações nos diversos aspectos da vida do paciente. Estas perdas podem levar a dificuldade na fala, na deglutição e mastigação, e consequentemente, comprometer o processo digestivo em sua fase inicial, além das alterações estéticas, o que foi encontrado no trabalho de PUCCA JÚNIOR, (2002), Alves e Gonçalves (2003) PIUVEZAM,(2006), Quadros e Machado (2004), Vargas e Paixão (2005) e Silva et al (2010) Os trabalhos de Wolf (1998), Mori e Cardozo (2002),Vargas e Paixão (2005) e Silva et al afirmam que a preocupação relacionada à estética e aparência facial, é vista pelos desdentados como mais importante do que a função dos dentes, pelo motivo que a estética faz parte da sua inserção social. Divergindo do trabalho de Alves e Gonçalves (2003) que relata que a prótese é definida como uma peça que substitui os dentes perdidos, devolvendo ao paciente a função mastigatória, restaurando a estética, normalizando sua fonética e oferecendo comodidade. Uma pessoa sem essas funções é considerada uma pessoa inativa. Em estudo realizado por Pupin et al (1999) a maioria dos pacientes afirmaram que a perda dentária influenciou em suas vidas no aspecto social, afetivo, profissional e principalmente a auto-estima. Os sentimentos gerados por uma perda dentária, do ponto de vista de Vargas e Paixão (2005) são muito negativos, levando os pacientes a sentirem vergonha, pavor e uma sensação de perda irreparável. O edentulismo em pacientes idosos evidencia uma falha no modelo de atenção à saúde bucal, onde na época predominaram os tratamentos reabilitadores em detrimento das ações de prevenção e educação em saúde (UNFER, 2004). Pereira e Bonachela (2003) Awad e Feine (1998) evidenciaram que a idade é um fator preditivo da satisfação geral relativa à próteses, sugerindo que, quanto maior a idade do paciente, menos satisfeito ele se mostra com suas próteses. Assim como Fais et al (2007) afirmam que a satisfação do cliente quanto ao resultado de sua prótese está relacionada a diversos fatores, como sexo, idade, experiência anterior de uso de prótese, anatomia e condição socioeconômica

17 16 Braga et al (2002) através de estudos quanto ao grau de satisfação de pacientes usuários de prótese dentária, identificou que 54% mostram-se insatisfeitos e os motivos mais citados são: próteses soltas, sem corte, gastas, traumatizando tecidos, fraturadas e estética, enquanto Wolf et al (2003) afirma que a satisfação do paciente é quase um sinônimo da sua habilidade em se adaptar às dentaduras. Porém, um estudo realizado por Pucca Júnior (2002) demonstrou a insatisfação com o uso de próteses pela baixa aceitação das próteses removíveis, devido à presença dos grampos de retenção, cor dos dentes e da gengiva artificial. Onde os pacientes afirmam não terem recebido informações das limitações de um tratamento estético. A grande maioria dos pacientes que submetem-se a um tratamento restaurador acreditam que esta mudança pode modificar sua aparência estética positivamente, aumentando assim sua auto-estima. Porém, nem sempre o resultado final imaginado pelo paciente é clinicamente viável, podendo o gerar problemas ao término do tratamento.

18 17 5.CONCLUSÃO Concluiu-se com este trabalho que: 1. pacientes que possuem perdas dentárias tem grandes prejuízos em relação à estética e funcionalidade mastigatória, e a partir destas perdas é gerada uma alta expectativa quanto ao tratamento reabilitador. Sabendo disso, cabe ao cirurgião dentista seguir os princípios técnicos adequados para o melhor tratamento reabilitador. 2. É importante que o cirurgião dentista esteja ciente que a perda dentária é tem inúmeros significados na vivência do paciente.

19 18 REFERÊNCIAS ALVES, N. C.; GONÇALVES, H.H.S.B. Avaliação das causas da perda dentária, dificuldades e expectativas dos pacientes em relação à prótese total. J Bras Clin Odontol Integr, Curitiba, v.7, n.37, p , jan./fev, AWAL, M.A., FEINE, J.S. Measuring patient satisfaction with mandibular prostheses. Community Dent Oral Epidemiol, Adelaide, v.26, n.9, p , BORTOLI, D.; BALDANI, M.H.; FADEL, C.B.; LOCATELLI,F.A. Associação entre percepção de saúde bucal e indicadores clínicos e subjetivos: estudo em adultos de um grupo de educação continuada da terceira idade. Publ Uepg Cienc Biol Saúde, Ponta Grossa, v.9, n. ¾, p.55-65, set./dez, BRAGA, S.R. da S. et al. Avaliação das condições e satisfação com as próteses em idosos da região central do estado de São Paulo. Rev Odontol UNESP, São Paulo, v. 1, n.31, p , BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira ; resultados principais. Brasília: MS, 2004a. FAIS, L.M.G.; PINELLI, L.A.P.; MOLLO JUNIOR, F.A.; CABRINI, J. A idade influencia na satisfação de pacientes usuários de próteses totais? RFO, Passo Fundo, v. 12, n. 2, p , maio/agosto, FRAZÃO, P.; ANTUNES, J. L. F.; NARVAI, P. C.. Perda dentária precoce em adultos de 35 a 44 anos de idade. Estado de São Paulo, Brasil, Rev. bras. epidemiol, São Paulo, v. 6, n. 1,p.68-74, abril, MORI, A.T.; CARDOZO, H.T. Estética dentária visão de pacientes e de profissionais em relação à odontologia. Rev Paul Odontol, São Paulo, a.24, n.5 p.26-30, set./out, PEREIRA, T. BONACHELA, W.C. Avaliação longitudinal do perfil de pacientes portadores de prótese total em função do grau de satisfação. Rev Ibervam Protese Clin Lab, Curitiba, v.5, n. 24, p , mar./abr, PIUVEZAM,G. As perdas dentárias sob a ótica do idoso. Odontologia Clin- Científ, Recife, v.5, n.4, p , out./dez, PUCCA JUNIOR, G.A. A saúde bucal do idoso: aspectos demográficos e epidemiológicos. Medcenter.com, São Paulo, Disponível em: < Acesso em: 3 ago PUPIN, A.A.C. et al. Grau de satisfação dos pacientes tratados com implantes osseointegrados no ambulatório de cirurgia bucomaxilofacial da faculdade de odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS, Rev Odonto Cienc, Porto Alegre, n.28, p , 1999.

20 19 QUADROS, A.; MACHADO, R. Expectativa, quanto à reabilitação protética total, de pacientes atendidos nas clínicas do curso de Odontologia da UNIVALI. 2004, Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação) Curso de Odontologia, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SILVA, D.D.da; SOUZA, M.da L.R.de; WADA, R.S. Autopercepção e condições de saúde bucal em uma população de idosos. Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p , jul./ago SILVA, M.E.S.; VILLAÇA, E.L.; MAGALHÃES, C.S.; FERREIRA, E.F. Perda dentária e expectativa da reposição protética: estudo qualitativo. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p , 2010a. SILVA, M.E.S.; VILLAÇA, E.L.; MAGALHÃES, C.S.; FERREIRA, E.F. Impacto da perda dentária na qualidade de vida. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p , 2010b. UNFER, B. Avaliação da saúde bucal em idosos participantes de projetos do NIEATI-UFSM. Relatório de projeto de extensão. Santa Maria: Curso de Odontologia, VARGAS, A.M.D.; PAIXÃO, H.H. Perda dentária e seu significado na qualidade de vida de adultos usuários de serviço público de saúde bucal do Centro de Saúde Boa Vista, em Belo Horizonte. Ciênc Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.10, n.4, p , WOLF, S.M.R. O significado psicológico da perda dos dentes em sujeitos adultos. Rev Assoc Paul Cir Dent, São Paulo, v. 52, n. 4, p , jul./ago, WOLFF, A.; GADRE, A.; BEGLEITER, A.; MOSKONA, D.; CARDASH, H. Correlation between patient satisfaction with complete dentures and denture quality, oral condition, and flow rate or submandibular/ sublingual salivary glands. Int J Prosthodont., Chicago, v.16, n.,p.45-8, 2003.

CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA.

CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. William Alves de Melo Júnior- UFCG-williamgeronto@gmail.com Ana Lígia Soares Amorim - UFCG - ligiamorim@globomail.com Augusto

Leia mais

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA!

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! SORRISO BONITO E SAUDÁVEL PARA TODA A VIDA! INTRODUÇÃO Um sorriso bonito, saudável e harmônico faz toda a diferença! Na autoestima traz diversos benefícios, pois quem sorri abertamente acredita em si mesmo

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga 1. Por que este estudo é relevante? Segundo o relatório sobre a Carga Global das Doenças (Global

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X) SAÚDE

Leia mais

De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial

De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial De volta para vida: a inserção social e qualidade de vida de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Eliane Maria Monteiro da Fonte DCS / PPGS UFPE Recife PE - Brasil Pesquisa realizada pelo NUCEM,

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1).

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1). TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS ASSISTIDOS PELA APAE DE VIÇOSA, MG. AUTORES: André

Leia mais

TÉCNICAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS

TÉCNICAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS TÉCNICAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS Kelin Angélica Zonin* Róger Reche* Leodinei Lodi** *Acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 CURSO DE PSICOLOGIA Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 COORDENADORA DO CURSO: Prof.ª Mônica Ramos Daltro SALVADOR TEMA: Contribuições da Teoria do Pensamento Complexo Para a Área da Psicologia

Leia mais

A situação do câncer no Brasil 1

A situação do câncer no Brasil 1 A situação do câncer no Brasil 1 Fisiopatologia do câncer 23 Introdução O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da

Leia mais

A PREVISIBILIDADE DIGITAL FACILITOU MUITO A COMUNICAÇÃO ENTRE O PROFESSIONAL E O PACIENTE EVITANDO-SE SURPRESAS NO FINAL DO TRATAMENTO

A PREVISIBILIDADE DIGITAL FACILITOU MUITO A COMUNICAÇÃO ENTRE O PROFESSIONAL E O PACIENTE EVITANDO-SE SURPRESAS NO FINAL DO TRATAMENTO Lorem. 2 A PREVISIBILIDADE DIGITAL FACILITOU MUITO A COMUNICAÇÃO ENTRE O PROFESSIONAL E O PACIENTE EVITANDO-SE SURPRESAS NO FINAL DO TRATAMENTO TÉCNICA DE HARMONIA DENTAL UTILIZANDO A PROPORÇÃO ÁUREA DIGITAL,

Leia mais

Tudo o que você precisa saber antes de fazer um implante 2. Sumário

Tudo o que você precisa saber antes de fazer um implante 2. Sumário IMPLANTE Tudo o que você precisa saber antes de fazer um implante 2 Sumário Introdução...03 Entenda como funciona o implante...04 Qual o melhor modelo de implante...06 O que é carga imediata...07 O que

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Avaliação Psicossocial: conceitos

Avaliação Psicossocial: conceitos Avaliação Psicossocial: conceitos Vera Lucia Zaher Pesquisadora do LIM 01 da FMUSP Programa de pós-graduação de Bioética do Centro Universitário São Camilo Diretora da Associação Paulista de Medicina do

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

TÍTULO: SE TOCA MULHER CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO

Leia mais

QUEIXAS E SINTOMAS VOCAIS PRÉ FONOTERAPIA EM GRUPO

QUEIXAS E SINTOMAS VOCAIS PRÉ FONOTERAPIA EM GRUPO QUEIXAS E SINTOMAS VOCAIS PRÉ FONOTERAPIA EM GRUPO [ALMEIDA, Anna Alice Figueirêdo de; SILVA, Priscila Oliveira Costa; FERNANDES, Luana Ramos; SOUTO, Moama Araújo; LIMA-SILVA, Maria Fabiana Bonfim] Centro

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE

O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE 20 a 24 de outubro de 2008 O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE Jaqueline Reinert Godoy 1, Gláucia Valéria Pinheiro de Brida 2 RESUMO: O consumo virtual

Leia mais

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola Caroline Pilar 1 Simone Medianeira Franzin 2 Resumo: A escolha profissional dos alunos no final do Ensino Médio tem sido pensada

Leia mais

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários Nosso consultório odontológico está equipado para oferecer ao produtor rural todos os tratamentos odontológicos disponíveis na atualidade. Segue abaixo uma discriminação detalhada de cada tratamento oferecido

Leia mais

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal. Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal. Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal Discente: Genaina Bibiano Vieira Disciplina: Desenvolvimento Humano Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal

Leia mais

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es). A QUALIDADE DE VIDA SOB A ÓTICA DAS DINÂMICAS DE MORADIA: A IDADE ENQUANTO UM FATOR DE ACÚMULO DE ATIVOS E CAPITAL PESSOAL DIFERENCIADO PARA O IDOSO TRADUZIDO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA E MOBILIDADE SOCIAL

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 O CUIDADO PRESTADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Aline Paula

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

DATA POPULAR SAÚDE NA NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA. RENATO MEIRELLES renato@datapopular.com.br

DATA POPULAR SAÚDE NA NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA. RENATO MEIRELLES renato@datapopular.com.br DATA POPULAR SAÚDE NA NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA RENATO MEIRELLES renato@datapopular.com.br NOS ÚLTIMOS ANOS O BRASIL PASSOU POR UMA DAS MAIS PROFUNDAS MUDANÇAS DE SUA HISTÓRIA AB DE % Essa é a classe

Leia mais

COLETA DE DADOS PROFA. ENIMAR JERÔNIMO WENDHAUSEN

COLETA DE DADOS PROFA. ENIMAR JERÔNIMO WENDHAUSEN COLETA DE DADOS PROFA. ENIMAR JERÔNIMO WENDHAUSEN Objetivo da aula Conhecer os instrumentos de coleta de dados, suas vantagens e limitações. Caminhos Para a Obtenção de Dados Pesquisa em ciências sociais

Leia mais

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP Relato de Experiência Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP RESUMO A intenção em produzir um material informativo a respeito

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

AUTOPERCEPÇÃO EM SAÚDE BUCAL: IDOSOS E FAMÍLIA

AUTOPERCEPÇÃO EM SAÚDE BUCAL: IDOSOS E FAMÍLIA III MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA/SAÚDE DA FAMÍLIA III CONCURSO NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE DA FAMÍLIA 05 A 08 DE AGOSTO DE 2008 -

Leia mais

Pesquisa de Condições de Vida 2006. Gráfico 24 Distribuição dos indivíduos, segundo condição de posse de plano de saúde (1) Estado de São Paulo 2006

Pesquisa de Condições de Vida 2006. Gráfico 24 Distribuição dos indivíduos, segundo condição de posse de plano de saúde (1) Estado de São Paulo 2006 Pesquisa de Condições de Vida Acesso e utilização dos serviços de saúde A posse de planos ou convênios privados é uma das formas de distinguir a parcela da população dependente exclusivamente dos serviços

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde O HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG E A EBSERH: APROIMAÇÃO ENTRE A GESTÃO E OS TRABALHADORES EM UM CONTETO DE MUDANÇAS

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44 Mitos e Verdades da Odontologia Mitos: Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca.

Leia mais

Casalechi, V. L. 1,2, Sonnewend, D.. 1,2, Oliveira, J. L. 1,2 Dejuste, M. T. 2

Casalechi, V. L. 1,2, Sonnewend, D.. 1,2, Oliveira, J. L. 1,2 Dejuste, M. T. 2 A MOTIVAÇÃO PARA O INGRESSO DA CARREIRA DE CIRURGIÃO DENTISTA E A PERSPECTIVA DO MERCADO ODONTOLÓGICO ENTRE ACADÊMICOS DE 1º E 5º ANO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA Casalechi, V. L. 1,2, Sonnewend,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto)

PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto) *C0051703A* C0051703A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 605, DE 2015 (Do Sr. Lobbe Neto) Define diretrizes para a política de atenção integral aos portadores da doença de Parkinson no âmbito do Sistema

Leia mais

Marketing de Serviços e de Relacionamento. MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles

Marketing de Serviços e de Relacionamento. MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles Marketing de Serviços e de Relacionamento MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE COM O SERVIÇO Expectativas dos clientes São crenças acerca da execução do serviço que

Leia mais

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Nome fantasia: Projeto de volta prá casa Instituições: Núcleo de Epidemiologia do Serviço de Saúde Comunitária da Gerência de saúde Comunitária

Leia mais

INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES

INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES 21/06/2014 A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde

Leia mais

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA 2012 Nara Saade de Andrade Psicóloga graduada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Charlisson Mendes Gonçalves Mestrando em Psicologia pela

Leia mais

Indicador 24. Cobertura de primeira consulta odontológica programática

Indicador 24. Cobertura de primeira consulta odontológica programática Indicador 24 Cobertura de primeira consulta odontológica programática É o percentual de pessoas que receberam uma primeira consulta odontológica programática no Sistema Único de Saúde (SUS), A primeira

Leia mais

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas.

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. GT 18 - Psicología Social Del Trabajo en América Latina: Identidades y procesos de subjetivación,

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO DIAS, Larissa Nadine Silva 1 FARIAS, Luciana Lombardi Pedrosa de 2 LIMA, Maria Germana Galvão Correia 3 RESUMO A adolescência

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente Claudia Amorim Francez Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail:

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

5 50% ceo = zero 40% 12 CPO-D < 3,0 CPO-D = 2,78. 18 80 % com todos os dentes 55% 35-44 75% com 20 ou mais dentes 54%

5 50% ceo = zero 40% 12 CPO-D < 3,0 CPO-D = 2,78. 18 80 % com todos os dentes 55% 35-44 75% com 20 ou mais dentes 54% Saúde e sociedade: desafios para a epidemiologia em saúde bucal 3/10/2011 20:02 Prof. Samuel Jorge Moysés, Ph.D. 1 Metas da OMS para o ano 2000 e a situação brasileira IDADE META DA OMS PARA 2000 SB Brasil

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

AIDS E ENVELHECIMENTO: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS CASOS DE AIDS NA TERCEIRA IDADE.

AIDS E ENVELHECIMENTO: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS CASOS DE AIDS NA TERCEIRA IDADE. AIDS E ENVELHECIMENTO: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS CASOS DE AIDS NA TERCEIRA IDADE. Milca Oliveira Clementino Graduanda em Serviço social pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB milcaclementino@gmail.com

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

METODOLOGIA AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO. A margem de erro máxima para o total da amostra é 2,0 pontos percentuais.

METODOLOGIA AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO. A margem de erro máxima para o total da amostra é 2,0 pontos percentuais. METODOLOGIA METODOLOGIA AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO 2.085 pessoas foram entrevistadas, a partir de 16 anos, de todos os níveis econômicos em todas as regiões do país. As entrevistas foram

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO DOS SENIORES NUMA OFICINA DE MÚSICA E TEATRO: IMPACTOS NA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM. Sandra Maria Franco Carvalho

A PARTICIPAÇÃO DOS SENIORES NUMA OFICINA DE MÚSICA E TEATRO: IMPACTOS NA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM. Sandra Maria Franco Carvalho CENTRO DE COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS SENIORES NUMA OFICINA DE MÚSICA E TEATRO: IMPACTOS NA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM ESTUDO DE CASO NUMA UNIVERSIDADE

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

OBJETIVO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva e linguagem

OBJETIVO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva e linguagem LEVANTAMENTO DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO USO E MANUTENÇÃO DO AASI E À TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS E JOVENS COM PERDA AUDITIVA NA CIDADE DE SÃO PAULO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL Nubia C. Freitas - UFV nubia.freitas@ufv.br Estela S. Fonseca UFV estela.fonseca@ufv.br Alessandra V. Almeida UFV

Leia mais

MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE

MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE 1 Identificação Título Feira da Mata sorrindo para o futuro Área temática Estudos Epidemiológicos / Comunicação, Promoção e Educação em Saúde Lotação Feira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM Caro dentista, agora você faz parte da Turma do Bem! É com grande satisfação que preparamos esse manual com informações sobre o Projeto DENTISTA DO BEM.

Leia mais

Perda Dental e sua Associação com Obesidade Central em Idosos Independentes de Carlos Barbosa, RS.

Perda Dental e sua Associação com Obesidade Central em Idosos Independentes de Carlos Barbosa, RS. Perda Dental e sua Associação com Obesidade Central em Idosos Independentes de Carlos Barbosa, RS. Renato J De Marchi, MD. Doutorando em Odontologia UFRGS Renato J De Marchi, Juliana B Hilgert, Fernando

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

As Ligas de Geriatria e Gerontologia e seu papel na formação dos profissionais de saúde

As Ligas de Geriatria e Gerontologia e seu papel na formação dos profissionais de saúde XIV Congressso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia III Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia As Ligas de Geriatria e Gerontologia e seu papel na formação dos profissionais de saúde

Leia mais

Brazilian Health System PLACEO. Programa Latino Americano de Convergência em Educação Odontológica

Brazilian Health System PLACEO. Programa Latino Americano de Convergência em Educação Odontológica Brazilian Health System PLACEO Programa Latino Americano de Convergência em Educação Odontológica PLACEO, o que é? Compartilhar e melhorar as experiencias educativas para criar melhores sistemas de educação

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Mortalidade Infantil. Epidemiologia dos Serviços de Saúde. Causas de Morte.

PALAVRAS-CHAVE: Mortalidade Infantil. Epidemiologia dos Serviços de Saúde. Causas de Morte. ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Jessica Neves Pereira (latiifa@hotmail.com)

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. Orientações Gerais sobre as ações de Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. Orientações Gerais sobre as ações de Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Orientações Gerais sobre as ações de Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola A avaliação e promoção de saúde bucal é ação essencial que integra o Componente I do Programa Saúde

Leia mais

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa. Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa. Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2 INTRODUÇÃO No mundo em que a tecnologia chega à demasia para todos, é importante

Leia mais

11. Abordagem Comportamental

11. Abordagem Comportamental 11. Abordagem Comportamental Conteúdo 1. Behaviorismo 2. Novas Proposições sobre a Motivação Humana 3. Teoria da Hierarquia das de Maslow 4. Teoria dos dois fatores 5. Teoria X & Y de McGregor 6. Outros

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

TREINO COGNITIVO E ENVELHECIMENTO: na busca da autonomia dos idosos

TREINO COGNITIVO E ENVELHECIMENTO: na busca da autonomia dos idosos TREINO COGNITIVO E ENVELHECIMENTO: na busca da autonomia dos idosos Samara Pereira Cabral - UFPB samarapcj@hotmail.com Monica Dias Palitot - UFPB monicadiaspt@yahoo.com.br Joseane da Silva Meireles - UFPB

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados

Leia mais

CUIDAR DE CUIDADORES: PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA CUIDADORES DE IDOSOS DEPENDENTES

CUIDAR DE CUIDADORES: PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA CUIDADORES DE IDOSOS DEPENDENTES CUIDAR DE CUIDADORES: PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA CUIDADORES DE IDOSOS DEPENDENTES Iuanda Silva Santos, Faculdades Integradas de Patos, yuanda_@hotmail.com; Rúbia Karine Diniz Dutra, Faculdades Integradas

Leia mais

OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS OTRABALHO NOTURNO E A SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Tatiane Paula de Oliveira 1, Adriana Leonidas de Oliveira (orientadora) 2 1 Universidade de Taubaté/ Departamento

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

Como obter resultados com a otimização dos consultórios com os TSB e ASB

Como obter resultados com a otimização dos consultórios com os TSB e ASB Como obter resultados com a otimização dos consultórios com os TSB e ASB 6º SINPLO Simpósio Internacional de Planos Odontológicos Fabiana Car Pernomiam 2011 Ergonomia racionalizar o trabalho, possibilitar

Leia mais

O QUE É A TÃO FALADA CARGA IMEDIATA?

O QUE É A TÃO FALADA CARGA IMEDIATA? 1 O QUE É A TÃO FALADA CARGA IMEDIATA? A descoberta da Osseointegração pelo professor Brånemark, na década de 50, revolucionou a reabilitação dos pacientes com ausências dentárias, com a utilização dos

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO ATENDIMENTO A MÃES E PAIS NA MATERNIDADE

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO ATENDIMENTO A MÃES E PAIS NA MATERNIDADE 6 A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO ATENDIMENTO A MÃES E PAIS NA MATERNIDADE Ana Paula Santos; Camile Haslinger Cássia Ferrazza Alves Elenara Farias Lazzarotto Da Costa Ligia Andrea Rivas Ramirez Cristina

Leia mais

ODONTOLOGIA ESTÉTICA

ODONTOLOGIA ESTÉTICA ODONTOLOGIA ESTÉTICA O sorriso enaltece os dentes que podem assim como outros elementos da face denunciar a idade cronológica do ser humano por meio de desgastes ou mesmo pela alteração da cor. Nesse contexto,

Leia mais

APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO... 272

APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO... 272 APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO.... 272 APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO.

Leia mais