Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda."

Transcrição

1 PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados e não deve ser utilizado nem reproduzido sem sua prévia autorização.

2 MANUAL DO USUÁRIO Este documento apresenta todas as informações necessárias para utilizar o aplicativo desenvolvido pela PERSPECTIVA para visualizar os resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. Se você ainda não é nosso cliente, sugerimos que além deste Manual, você faça também o download do documento que descreve o Processo Metodológico para desenvolvimento de Programas de Gestão do Clima Organizacional, bem como o Relatório-Modelo, o qual lhe permitirá visualizar a forma em que os resultados são oferecidos na versão impressa. Além disto, será de grande utilidade que você assista a apresentação disponibilizada através do TOUR e visite a versão DEMONSTRAÇÂO do aplicativo. A página principal do aplicativo é apresentada a seguir. Acessando cada uma das seções disponibilizadas nesta página, você terá informações adicionais relacionadas ao aplicativo. Na seção Seja Bem-Vindo você poderá assistir a uma apresentação do aplicativo (TOUR) e visitar a versão DEMONSTRAÇÂO, além de acessar os resultados da Pesquisa Organizacional aplicada na sua Empresa, caso você já seja nosso cliente. Na seção Empresas Participantes você saberá quais as empresas que já participaram de pesquisas realizadas pela PERSPECTIVA, com indicação da sua localização geográfica, área de atuação e natureza jurídica.

3 Na seção Sugestões de Melhoria você conhecerá as sugestões mais freqüentes apontadas pelos participantes das pesquisas realizadas pela PERSPECTIVA para melhoria do Clima Organizacional nas suas empresas. Na seção Assuntos e Questões você saberá o que é pesquisado com maior freqüência nas pesquisas realizadas pela PERSPECTIVA. Na seção Perguntas Freqüentes poderá encontrar a respostas às dúvidas mais freqüentes em relação à aplicação de pesquisas de Clima Organizacional, bem como aqueles referentes à utilização do aplicativo. Na seção Depoimentos poderá conhecer alguns comentários feitos por usuários dos nossos serviços de aplicação de pesquisas de Clima Organizacional. Na seção Downloads poderá baixar e imprimir, além deste Manual do Usuário, um documento sobre os aspectos metodológicos envolvidos num Programa de Gerenciamento do Clima Organizacional, bem como o Relatório-Modelo, semelhante aos que serão disponibilizados em cada pesquisa. Se você já é nosso cliente, informe seu código de usuário e senha nos campos correspondentes para ter acesso aos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional aplicada na sua Empresa. Ao fazer isto será apresentada a tela que aparece na figura abaixo, como o menu principal do sistema, através do qual poderá acessar os resultados da pesquisa. Antes, porém, de acessar o resultado desejado, observe que os resultados da pesquisa são agrupados em duas grandes categorias: Resultados Corporativos e Parametrização Interna. A descrição de cada categoria é apresentada na própria tela.

4 RESULTADOS CORPORATIVOS ÍNDICES DE PARTICIPAÇÃO Ao clicar no menu Índices de Participação na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em dois sub-menus, conforme mostra a figura abaixo. Ao clicar no menu Índice de Participação Global, o sistema mostrará as informações estatísticas que determinam este indicador, para Empresa como um todo, além de um gráfico ilustrativo, conforme apresenta a figura seguinte.

5 Ao clicar no menu Índices de Participação Estratificados na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em diversos sub-menus, conforme mostra a figura ao lado, de acordo com as variáveis estratificantes que a Empresa utilizou na pesquisa. Ao clicar no menu Diretoria, por exemplo, o sistema mostrará os índices de participação para cada uma das Diretorias que compõem a estrutura organizacional da Empresa, conforme apresenta a figura abaixo. O mesmo procedimento deverá ser feito para visualizar os Índices de Participação referentes a cada uma das variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa. Observe que a barra de menu é retrátil, bastando clicar no canto superior direito dela para que ela se recolha, o que pode melhorar a visualização da tabela e gráfico correspondente. Voltando a clicar no mesmo lugar ela voltará a aparecer. Por outro lado, ela também se expande, de forma que você possa visualizar o texto completo de cada menu. Para isto, basta passar o cursor no limite direito da barra de menu e arrastá-la até que fique com a largura adequada.

6 RESULTADOS CORPORATIVOS ÍNDICES DE FAVORABILIDADE O Índice de Favorabilidade é o indicador utilizado para avaliar e comparar a qualidade do Clima Organizacional na Empresa, numa determinada Diretoria, num Escritório específico, etc. Ao clicar no menu Índices de Favorabilidade na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em diversos sub-menus, conforme mostra a figura ao lado. O primeiro deles, Global, mostrará o resultado deste indicador para a Empresa como um todo, conforme ilustra a figura abaixo. Ao clicar no ícone que aparece acima e à direita da tabela, poderá visualizar os intervalos de variação do Índice de Favorabilidade que caracterizam cada Classe de Favorabilidade, conforme ilustra a figura abaixo.

7 Índices de Favorabilidade Estratificados Ao clicar no sub-menu Estratificados o sistema mostrará os Índices de Favorabilidade correspondentes às diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa, detalhados conforme os substratos definidos para cada uma delas. Assim, por exemplo, ao selecionar a variável estratificante Diretoria serão mostrados o Índice de Favorabilidade de cada uma Diretoria que fazem parte da estrutura organizacional da Empresa. Para selecionar a variável estratificante para qual deseja visualizar os resultados, basta selecioná-la no campo Estratificação, conforme mostra a figura abaixo. Para cada uma das variáveis estratificantes o sistema mostrará: Os resultados estatísticos que determinam o Índice de Favorabilidade; Um gráfico da Composição das Respostas; Um gráfico do Índice de Favorabilidade. Para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados, conforme mostra a figura abaixo.

8 As figuras seguintes ilustram um exemplo dos Índices de Favorabilidade Estratificados por Diretoria, incluindo: Resultados Estatísticos, Gráfico de Composição das Respostas e Gráfico de Favorabilidade.

9 Índices de Favorabilidade por Assunto Os Índices de Favorabilidade por Assunto correspondem aos resultados destes indicadores para cada um dos Assuntos pesquisados, na Empresa como um todo. Ao clicar no sub-menu por Assunto o sistema disponibilizará as seguintes informações: de de Os resultados estatísticos que determinam o Índice Favorabilidade; Um gráfico da Composição das Respostas; Um gráfico do Índice de Favorabilidade; Um gráfico da composição dos Assuntos por Classe Favorabilidade. Para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados, conforme mostra a figura seguinte.

10 As figuras seguintes ilustram os resultados oferecidos pelo sistema referentes aos Índices de Favorabilidade por Assunto.

11 RESULTADOS CORPORATIVOS ASSUNTOS POR CLASSE DE FAVORABILIDADE Resultados: Classes de favorabilidade Código Descrição Favorabilidade A-01 Afetividade nas Relações de Trabalho Alta A-02 Atuação da Diretoria Média Alta A-03 Atuação da Gerência Imediata Alta A-04 Cooperação Alta A-05 Desenvolvimento/Capacitação Média Alta A-06 Estresse Organizacional Alta A-07 Ética Média Alta A-08 Identidade Organizacional Alta A-09 Imagem da Empresa Média Alta A-10 Instalações Físicas Alta A-11 Normas e Procedimentos Média Alta A-12 Planejamento Empresarial Média Alta A-13 Qualidade do Trabalho Alta A-14 Relações Interpessoais Alta A-15 Responsabilidade Social da Empresa Média Alta A-16 Salários e Benefícios Média Alta A-17 Saúde Ocupacional Média Baixa A-18 Segurança no Trabalho Média Alta A-19 Significância do Trabalho Alta A-20 Suporte para o Trabalho Alta A-21 Transparência e Efetividade das Comunicações Média Alta A-22 Valorização Profissional Média Alta TOTAL CONSOLIDADO DA PESQUISA Média Alta

12 RESULTADOS CORPORATIVOS COMPOSIÇÃO DAS RESPOSTAS POR ASSUNTO Resultados: Composição das Respostas Código Descrição A-01 Afetividade nas Relações de Trabalho A-02 Atuação da Diretoria A-03 Atuação da Gerência Imediata A-04 Cooperação A-05 Desenvolvimento/Capacitação A-06 Estresse Organizacional A-07 Ética A-08 Identidade Organizacional A-09 Imagem da Empresa A-10 Instalações Físicas A-11 Normas e Procedimentos A-12 Planejamento Empresarial A-13 Qualidade do Trabalho A-14 Relações Interpessoais A-15 Responsabilidade Social da Empresa A-16 Salários e Benefícios A-17 Saúde Ocupacional A-18 Segurança no Trabalho A-19 Significância do Trabalho A-20 Suporte para o Trabalho A-21 Transparência e Efetividade das Comunicações A-22 Valorização Profissional

13 RESULTADOS CORPORATIVOS ÍNDICE DE FAVORABILIDADE POR ASSUNTO Resultados: Índice de favorabilidade Código Descrição A-01 Afetividade nas Relações de Trabalho A-02 Atuação da Diretoria A-03 Atuação da Gerência Imediata A-04 Cooperação A-05 Desenvolvimento/Capacitação A-06 Estresse Organizacional A-07 Ética A-08 Identidade Organizacional A-09 Imagem da Empresa A-10 Instalações Físicas A-11 Normas e Procedimentos A-12 Planejamento Empresarial A-13 Qualidade do Trabalho A-14 Relações Interpessoais A-15 Responsabilidade Social da Empresa A-16 Salários e Benefícios A-17 Saúde Ocupacional A-18 Segurança no Trabalho A-19 Significância do Trabalho A-20 Suporte para o Trabalho A-21 Transparência e Efetividade das Comunicações A-22 Valorização Profissional

14 Índices de Favorabilidade por Assunto, Estratificados Os Índices de Favorabilidade por Assunto, Estratificados correspondem aos resultados destes indicadores para cada um dos Assuntos pesquisados, em cada uma das variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa, bem como nos substratos correspondentes. Ao selecionar esta alternativa o sistema disponibilizará as seguintes informações: Os resultados estatísticos que determinam o Índice de Favorabilidade; Um gráfico da Composição das Respostas; Um gráfico do Índice de Favorabilidade; Ao clicar no sub-menu por Assunto, Estratificados o sistema irá mostrar a tela abaixo, solicitando que seja selecionado um assunto: Ao clicar em OK o sistema irá mostrar a relação de Assuntos disponíveis, um dos quais deverá ser selecionado clicando nele.

15 Para selecionar a variável estratificante que deseja visualizar, basta selecioná-la no campo Estratificação, conforme mostra a figura seguinte. Para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-la no campo Resultados, conforme mostra a figura seguinte. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade por Assunto, Estratificados.

16

17

18 Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão Os Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão correspondem aos resultados destes indicadores para cada um das Questões que compõem os Assuntos pesquisados, considerando a Empresa como um todo. Ao selecionar esta alternativa o sistema disponibilizará as seguintes informações: de Os resultados estatísticos que determinam o Índice Favorabilidade; Um gráfico da Composição das Respostas; Um gráfico do Índice de Favorabilidade; Ao clicar no sub-menu por Assunto e Questão o sistema irá mostrar a tela abaixo, solicitando que seja selecionado um assunto: Clique em OK e logo na seta lateral do campo Assunto. O sistema mostrará a relação dos Assuntos disponíveis, conforme ilustra a figura seguinte.

19 Selecione um dos Assuntos disponíveis. Para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados, conforme mostra a figura seguinte. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão.

20

21 Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão, Estratificados Os Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão - Estratificados, correspondem aos resultados destes indicadores para cada um das Questões que compõem os Assuntos pesquisados, em cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes. Ao selecionar esta alternativa o sistema disponibilizará as seguintes informações: Os Índices de Favorabilidade; As Classes de Favorabilidade; Um gráfico da Composição das Respostas; Um gráfico do Índice de Favorabilidade. Ao clicar no sub-menu por Assunto e Questão, Estratificados o sistema irá mostrar a tela abaixo, solicitando que seja selecionado um assunto: Clique em OK e logo na seta lateral do campo Assunto. O sistema mostrará a relação dos Assuntos disponíveis, conforme ilustra a figura seguinte.

22 Selecione um dos Assuntos disponíveis. Para selecionar a variável estratificante que deseja visualizar, basta selecioná-la no campo Estratificação, conforme mostra a figura seguinte. Para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados, conforme mostra a figura seguinte. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade por Assunto e Questão, Estratificados.

23

24 RESULTADOS CORPORATIVOS COMPOSIÇÃO DAS RESPOSTAS Estratificação: Diretoria / Assunto: Afetividade nas Relações de Trabalho / Resultados: Composição das Respostas / Substrato: Diretoria de Gestão Código Descrição RF (%) RN (%) RD (%) IF (%) CF Q-026 Sinto que as pessoas se preocupam com meu bem-estar Média Alta Q-061 O ambiente humano na minha área de trabalho é bom Alta Q-066 A Empresa se importa com as pessoas que nela trabalham Média Alta Q-105 Sinto-me à vontade no meu trabalho Alta Q-118 Existe um clima de abertura e confiança no meu grupo de trabalho Alta TOTAL CONSOLIDADO Média Alta RF = Respostas Favoráveis / RN = Respostas Neutras / RD = Respostas Desfavoráveis IF = Índice de Favorabilidade / CF = Classe de Favorabilidadade

25

26 RESULTADOS CORPORATIVOS AVALIAÇÃO DA PESQUISA Independentemente de quais Assuntos sejam selecionados para serem pesquisados, as pesquisas realizadas pela PERSPECTIVA incluem mais dois Assuntos adicionais. Um deles visa avaliar a qualidade da pesquisa e o outro avalia as expectativas dos empregados em relação a ela. Os resultados da pesquisa para estes dois Assuntos adicionais podem ser visualizados a partir deste menu. Ao clicar no menu Avaliação da Pesquisa na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em dois sub-menus, cada um correspondente aos Assuntos acima mencionados, conforme mostra a figura acima. Ao clicar em cada um deles serão mostrados os grupos de indicadores disponíveis para cada um destes Assuntos, conforme ilustra a figura ao lado. O primeiro deles Índice de Favorabilidade Global refere-se à Empresa como um todo e avalia as percepções dos participantes da pesquisa em relação ao conjunto das Questões que compõem cada um destes Assuntos. A figura abaixo ilustra o resultado disponibilizado pelo sistema quando se seleciona o menu Índice de Favorabilidade Global, para o Assunto Qualidade da Pesquisa.

27 O segundo grupo de indicadores Índices de Favorabilidade Global Estratificados - permite visualizar os resultados referentes a cada uma das variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa, tais como: Diretorias, Escritórios, Grupos Ocupacionais, Nível de Escolaridade, Faixa Etária, Tempo de Empresa, Sexo, etc., no que se refere aos Assuntos: Qualidade da Pesquisa e Expectativas Quanto à Pesquisa. Os resultados visualizados através deste menu incluem: Resultados Estatísticos; Gráfico da composição das respostas; Gráfico do Índice de Favorabilidade. Para selecionar a variável estratificante que deseja visualizar, basta selecioná-la no campo Estratificação e para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados conforme mostra a figura seguinte. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade Global Estratificados.

28 RESULTADOS CORPORATIVOS - QUALIDADE DA PESQUISA ÍNDICE DE FAVORABILIDADE POR DIRETORIA Código DIR-01 DIR-02 DIR-03 DIR-04 DIR-05 DIR-06 DIR-07 Descrição Presidência Diretoria de Gestão Diretoria Financeira Diretoria Comercial Diretoria de Operação Diretoria de Planejamento e Expansão Diretoria de Assuntos Regulatórios

29 Índices de Favorabilidade por Questão Os Índices de Favorabilidade por Questão permitem visualizar os resultados referentes a cada uma das Questões que compõem os Assuntos que avaliam a Pesquisa, ou seja: Qualidade da Pesquisa e Expectativas Quanto à Pesquisa. Os resultados visualizados através deste menu incluem: Resultados Estatísticos; Gráfico da composição das respostas; Gráfico do Índice de Favorabilidade. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade por Questão.

30 RESULTADOS CORPORATIVOS - QUALIDADE DA PESQUISA COMPOSIÇÃO DAS RESPOSTAS Resultado: Gráfico de Composição das Respostas Código Descrição Q-027 Sinto-me à vontade para responder o que penso nesta pesquisa. Q-041 Conheço os objetivos desta pesquisa. Q-092 Não me sinto pressionado para responder esta pesquisa. Q-101 Não sinto dificuldades para responder a esta pesquisa. Q-106 As instruções para preenchimento da pesquisa são claras

31

32 Índices de Favorabilidade por Questão, Estratificados O quarto e último grupo de indicadores Índices de Favorabilidade por Questão, Estratificados - permite visualizar os resultados referentes a cada uma das Questões que compõem os Assuntos que avaliam a Pesquisa, ou seja: Qualidade da Pesquisa e Expectativas Quanto à Pesquisa, discriminados de acordo com a variável estratificante selecionada. Os resultados visualizados através deste menu incluem: Resultados Estatísticos; Classes de Favorabilidade; Gráfico da composição das respostas; Gráfico do Índice de Favorabilidade. Para selecionar a variável estratificante que deseja visualizar, basta selecioná-la no campo Estratificação e para selecionar o resultado que deseja visualizar, basta selecioná-lo no campo Resultados conforme mostra a figura seguinte. Ao selecionar os resultados: Composição das Respostas e Gráfico de Favorabilidade o sistema irá mostrar a tela seguinte, solicitando que seja selecionado um substrato da variável estratificante:

33 Clique em OK e logo na seta lateral do campo Substrato. O sistema mostrará a relação dos Substratos disponíveis, conforme ilustra a figura seguinte. As figuras seguintes ilustram os resultados disponibilizados ao clicar no menu Índices de Favorabilidade por Questão, Estratificados.

34

35 RESULTADOS CORPORATIVOS - QUALIDADE DA PESQUISA ÍNDICE DE FAVORABILIDADE POR QUESTÃO ESTRATIFICADO Estratificação: Diretoria / Substrato: Diretoria de Gestão / Resultado: Composição das Respostas Código Descrição RF (%) RN (%) RD (%) IF (%) CF Q-027 Sinto-me à vontade para responder o que penso nesta pesquisa Muito Alta Q-041 Conheço os objetivos desta pesquisa Alta Q-092 Não me sinto pressionado para responder esta pesquisa Alta Q-101 Não sinto dificuldades para responder a esta pesquisa Muito Alta Q-106 As instruções para preenchimento da pesquisa são claras Muito Alta TOTAL CONSOLIDADO Alta RF = Respostas Favoráveis / RN = Respostas Neutras / RD = Respostas Desfavoráveis IF = Índice de Favorabilidade / CF = Classe de Favorabilidadade

36

37 RESULTADOS CORPORATIVOS ASPECTOS CRÍTICOS Os Aspectos Críticos são aqueles que receberam uma avaliação considerada desfavorável (abaixo da média da escala de variação do Índice de Favorabilidade (60) ou ligeiramente superior a ela e, portanto, devem receber atenção prioritária por parte da Empresa. Ao clicar no menu Aspectos Críticos na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em diversos sub-menus, conforme mostra a figura ao lado. Os primeiros quatro sub-menus filtram os Assuntos Críticos conforme sua prioridade, de acordo com as seguintes definições: Aspectos Críticos com Prioridade 1 são aqueles cuja Classe de Favorabilidade é Muito Baixa; Aspectos Críticos com Prioridade 2 são aqueles cuja Classe de Favorabilidade é Baixa; Aspectos Críticos com Prioridade 3 são aqueles cuja Classe de Favorabilidade é Média Baixa; Aspectos Críticos com Prioridade 4 são aqueles cuja Classe de Favorabilidade é Média Alta. A figura abaixo ilustra os resultados obtidos ao clicar no menu Todos os Aspectos Críticos.

38 Ao clicar no ícone que aparece acima e à direita da tabela, poderá visualizar as definições de cada um dos níveis de prioridade dos Aspectos Críticos, conforme mostra a figura seguinte. Nos casos em não exista nenhum Assunto Crítico que se enquadre na Prioridade selecionada, o sistema mostrará a mensagem ilustrada na figura abaixo.

39 RESULTADOS CORPORATIVOS RESULTADOS QUALITATIVOS Os Resultados Qualitativos correspondem às opiniões livres que os participantes da pesquisa manifestam como resposta a uma questão aberta que lhes pede para identificar problemas que estejam afetando negativamente o Clima Organizacional na Empresa e oferecer sugestões para melhoria. Ao clicar no menu Resultados Qualitativos na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em diversos sub-menus, conforme mostra a figura ao lado. Como pode ser observado, os sub-menus classificam as opiniões oferecidas pelos empregados, de acordo com o seu teor, de forma a facilitar a análise dos resultados qualitativos da pesquisa. O sub-menu Todos apresenta a totalidade das opiniões manifestadas, independente do seu teor. A figura abaixo ilustra os resultados obtidos ao clicar no menu Todos. Os Resultados Qualitativos aparecem classificados por assunto e, como pode ser observado na figura abaixo, também apontam a Diretoria e o Escritório no qual está lotado o empregado que expressou sua opinião, embora não o identifique. Para que a informação referente à Diretoria e Escritório dos quais se originaram as informações sejam apontados, é preciso que estas variáveis estratificantes tenham sido incluídas na pesquisa.

40 RESULTADOS CORPORATIVOS PERFIL DAS RESPOSTAS O Perfil das Respostas corresponde à Freqüência obtida por cada alternativa de resposta na pesquisa, bem como a participação percentual de cada um delas no total de respostas. Ao clicar no menu Perfil das Respostas na tela principal dos Resultados Corporativos ele se subdividirá em diversos sub-menus, conforme mostra a figura ao lado. O sub-menu Assunto - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, por Assunto, considerando a Empresa como um todo. O sub-menu Assunto - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, por Assunto, considerando a Empresa como um todo. O sub-menu Assunto e Estratificação - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, por Assunto, para cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias da Empresa, por exemplo). O sub-menu Assunto e Estratificação - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, por Assunto, para cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias da Empresa, por exemplo). O sub-menu Assunto e Questão - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem um determinado Assunto, considerando a Empresa como um todo. O sub-menu Assunto e Questão - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem um determinado Assunto, considerando a Empresa como um todo. O sub-menu Assunto, Questão e Estratificação - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem um determinado Assunto, em cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias, por exemplo). O sub-menu Assunto, Questão e Estratificação - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem um determinado Assunto, em cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias, por exemplo). O sub-menu Questão - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem a pesquisa, considerando a Empresa como um todo. O sub-menu Questão - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem a pesquisa, considerando a Empresa como um todo.

41 O sub-menu Questão e Estratificação - Freqüência apresenta o número de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem a pesquisa, em cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias, por exemplo). Finalmente, o sub-menu Questão e Estratificação - Percentuais apresenta a participação relativa (percentual) de cada tipo de respostas, para cada uma das Questões que compõem a pesquisa, em cada um dos substratos das diversas variáveis estratificantes utilizadas na pesquisa (cada uma das Diretorias, por exemplo). A figura abaixo ilustra um exemplo dos resultados obtidos ao clicar no menu Assuntos - Freqüência. Ao clicar no ícone que aparece acima e à direita da tabela, poderá visualizar a legenda de cada resposta, conforme mostra a figura seguinte.

42 A figura na página seguinte ilustra um exemplo dos resultados obtidos ao clicar no menu Assuntos, Questão e Estratificação Percentuais e selecionar o Assunto Afetividade nas Relações de Trabalho e o Substrato Diretoria de Gestão.

43 PARAMETRIZAÇÃO INTERNA Ao clicar no menu Parametrização Interna será apresentada a tela que aparece na figura abaixo. A barra de menu desta tela apresenta inicialmente a relação de todas as variáveis estratificantes consideradas na pesquisa, através das quais poderá ser filtrados os resultados da pesquisa. As instruções para definir e aplicar os filtros desejados são apresentadas na própria tela. No caso ilustrado na figura abaixo foram selecionados os participantes da pesquisa que pertencem à Diretoria Financeira e estão lotados no Escritório Sede da Empresa. Uma vez definido o filtro que se deseja utilizar, será necessário selecionar um dos resultados que o sistema disponibiliza. A tela seguinte apresenta a relação completa dos resultados disponíveis.

44 A figura abaixo ilustra um exemplo dos resultados obtidos selecionando os participantes da pesquisa que pertencem à Diretoria Financeira e estão lotados no Escritório Sede da Empresa e escolhendo o resultado Índice de Favorabilidade por Assunto

45 Caso se deseje definir um novo filtro, deverá primeiro ser desmarcado o filtro anterior antes de reiniciar o processo. Nos casos em que nenhum participante da pesquisa atenda as condições estabelecidas pelo filtro definido, o sistema mostrará a mensagem ilustrada na figura abaixo.

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. NOME DA EMPRESA

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. NOME DA EMPRESA PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL NOME DA EMPRESA A pesquisa foi desenvolvida e aplicada pela PERSPECTIVA Consultores Associados. Coordenador Interno: Ricardo Lezana

Leia mais

CERTIDÕES UNIFICADAS

CERTIDÕES UNIFICADAS CERTIDÕES UNIFICADAS Manual de operação Perfil Cartório CERTUNI Versão 1.0.0 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Departamento de Inovação Tecnológica Divisão de Tecnologia da Informação Sumário LISTA DE FIGURAS... 2

Leia mais

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é:

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é: 1. CONCEITO Completo, prático e rápido. Diante do aumento da complexidade da tributação e do risco fiscal, pelos desafios de conhecimento e capacitação e pela velocidade para acompanhar mudanças na legislação,

Leia mais

6.1. Inserir... 09 6.2. Consultar... 10 6.3. Listar Todos... 11 6.4. Alterar... 12 7. BENEFÍCIOS... 12

6.1. Inserir... 09 6.2. Consultar... 10 6.3. Listar Todos... 11 6.4. Alterar... 12 7. BENEFÍCIOS... 12 Sumário 1. APRESENTAÇÃO INICIAL... 03 2. EMPRESA... 03 3. UNIDADE... 03 3.1. Consultar... 03 3.2. Listar Todas... 04 4. SETOR... 05 4.1. Consultar... 05 4.2. Inserir... 05 4.3. Listar... 06 5. FUNÇÃO...

Leia mais

Módulo de Extensão SIGAA. Gerenciamento de Participantes

Módulo de Extensão SIGAA. Gerenciamento de Participantes Módulo de Extensão SIGAA Gerenciamento de Participantes ÍNDICE Instruções gerais Pg. 03 Recomendações Pg. 03 Acessibilidade ao sistema Pg. 03 Acesso ao SIGAA Pg. 03 Acesso ao módulo extensão - docente

Leia mais

Guia do Usuário ProAnalir 2011/2012

Guia do Usuário ProAnalir 2011/2012 Guia do Usuário ProAnalir 2011/2012 Edição 01 Atualização 16/01/2012 Conteúdo: 1. Introdução... 2 2. Fazendo o download do instalador... 3 3. Instalando o sistema... 4 4. Licenciando o produto... 4 5.

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

MANUAL CERTIFICADOS DIGITAIS e-cnpj e e-cpf A1

MANUAL CERTIFICADOS DIGITAIS e-cnpj e e-cpf A1 MANUAL CERTIFICADOS DIGITAIS e-cnpj e e-cpf A1 ÍNDICE 1 Informações importantes 2 Identificando o Sistema Operacional de seu Computador 2.1 Para sistema operacional Windows 8 2.2 Para sistema operacional

Leia mais

Manual Telemetria - RPM

Manual Telemetria - RPM Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria RPM... 4 Pré-requisitos necessários para utilizar o menu Telemetria RPM... 5 Faixas RPM... 11 Configura Faixa do Veículo... 15 Acumulado

Leia mais

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB Conteúdo 1. ABERTURA DO SISTEMA... 3 1.1. Barra principal de Ferramentas... 4 1.2. Filtro de consultas... 5 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 6 3. SELECIONAR ESCOLA... 7 4. SISTEMA

Leia mais

MANUAL PARA ACESSO AO SISTEMA AOS REPRESENTANTES

MANUAL PARA ACESSO AO SISTEMA AOS REPRESENTANTES MANUAL PARA ACESSO AO SISTEMA AOS REPRESENTANTES Índice 1 Acesso ao Sistema... 3 2 Inclusão de Novos Pedidos... 5 3 Carteira de Pedidos... 13 4 Consulta à clientes... 15 5 Consulta a Informações dos Clientes...

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

gsd - Service Desk Manual do Usuário versão 1

gsd - Service Desk Manual do Usuário versão 1 gsd - Service Desk Manual do Usuário versão 1 Sumário Introdução 1 Conceitos iniciais 2 Perfis de utilização 2 Parametrização do aplicativo - configuração 2 Prazo de atendimento 2 Prazo de conclusão 3

Leia mais

play Guia de uso no Computador

play Guia de uso no Computador play Guia de uso no Computador 1 Bem-vindo Agora, com seu Vivo Play, você se diverte na hora em que der vontade. São milhares de filmes, séries e shows só esperando você dar um play. Você pausa, volta,

Leia mais

Manual do Usuário ZKPatrol1.0

Manual do Usuário ZKPatrol1.0 Manual do Usuário ZKPatrol1.0 SOFTWARE Sumário 1 Introdução de Funções... 3 1.2 Operação Básica... 4 1.3 Seleção de idioma... 4 2 Gerenciamento do Sistema... 5 2.1 Entrar no sistema... 5 2.2 Sair do Sistema...

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo

Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo Banco do Brasil Diretoria de Comércio Exterior - Dicex Manual Cliente Autoatendimento Pessoa Jurídica e Autoatendimento Governo Índice 1) Login... 3 2) Digitalização de Documentos... 5 2.1) Digitalização

Leia mais

Orientações sobre a Utilização do Saúde Connect

Orientações sobre a Utilização do Saúde Connect Orientações sobre a Utilização do Saúde Connect Objetivo do Módulo Saúde Connect Acesso ao Módulo Saúde Connect Botões de Comando Envio de cobrança para a SPTrans Primeira opção: Digitar Guia Segunda opção:

Leia mais

Orientações sobre a Utilização do Home Saúde

Orientações sobre a Utilização do Home Saúde Orientações sobre a Utilização do Home Saúde Objetivo do Módulo Home Saúde Acesso ao Módulo Home Saúde Botões de Comando Consultando informações cadastrais do seu grupo familiar Consultando os dados da

Leia mais

Questionários MT-611-00004 Última Atualização 25/04/2012

Questionários MT-611-00004 Última Atualização 25/04/2012 Questionários MT-611-00004 Última Atualização 25/04/2012 I. Objetivos Após completar este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Entender os conceitos envolvidos no processo de avaliação realizado

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Robótica. Manual de Inscrição. Sistema OLIMPO Instruções

Olimpíada Brasileira de Robótica. Manual de Inscrição. Sistema OLIMPO Instruções Olimpíada Brasileira de Robótica Manual de Inscrição Sistema OLIMPO Instruções Versão 1.1 Abril 2013 OLIMPO Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos Olimpíada Brasileira de Robótica

Leia mais

Manual do Sistema de Demandas da FUNDEPAG

Manual do Sistema de Demandas da FUNDEPAG 2015 Manual do Sistema de Demandas da FUNDEPAG Manual do Sistema de Demandas da FUNDEPAG Cliente Institucional e Atualizado em: 11 de setembro de 2015 Sumário 1. Conceito do software... 1 2. Abertura de

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA AGENDA

Leia mais

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP MANUAL DO USUÁRIO Portal de Relacionamento - Manual do usuário... 1 SUMÁRIO 1. Informações gerais... 3 2. Sobre este documento... 3 3. Suporte técnico... 3 4. Visão Geral

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO AGOSTO DE 2013 SUMÁRIO STI/UFF - Sistema de Gerenciamento de Projetos do PDI SUMÁRIO... 2 1 Introdução... 3 1.1 O que é e qual a finalidade

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

Manual Documentação de Arquivos. Tela Classificação de Arquivo

Manual Documentação de Arquivos. Tela Classificação de Arquivo Manual Documentação de Arquivos Tela Classificação de Arquivo Objetivo e orientações iniciais Registro das classificações dos arquivos: título e unidade organizacional responsável. Menu: Documentação Classificação

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade.

Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Guia Rápido: Mobilidade (ipad) O objetivo deste guia rápido é apresentar os passos necessário para a inclusão de um orçamento através da mobilidade. Pré-requisitos. 1 - Antes de iniciar a integração com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Processo Metodológico para Programas de Gestão do Clima Organizacional

PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Processo Metodológico para Programas de Gestão do Clima Organizacional PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Processo Metodológico para Programas de Gestão do Clima Organizacional Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados e não deve ser utilizado

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

Manual do Usuário DENATRAN

Manual do Usuário DENATRAN Manual do Usuário DENATRAN Confidencial Portal SISCSV - 2007 Página 1 Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO 5 2. ACESSANDO O SISCSV 2.0 6 2.1 Configurando o Bloqueador de Pop-Ups 6 3. AUTENTICAÇÃO DO USUÁRIO

Leia mais

WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos

WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos WORKSHOP Ferramenta OLAP IBM Cognos O objetivo deste documento é orientar o usuário final na utilização das funcionalidades da ferramenta OLAP IBM Cognos, referente a licença de consumidor. Sumário 1 Query

Leia mais

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado - Unidades de Diagnóstico 11.8. março de 2015. Versão: 2.0

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado - Unidades de Diagnóstico 11.8. março de 2015. Versão: 2.0 TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado - Unidades de Diagnóstico 11.8 março de 2015 Versão: 2.0 1 Sumário 1 Objetivos... 4 2 Introdução... 4 3 Cadastros... 5 3.1 Cadastro de Departamentos do Laboratório...

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROJETO VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 08/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Módulo de Extensão SIGAA. Cadastro de Cursos

Módulo de Extensão SIGAA. Cadastro de Cursos Módulo de Extensão SIGAA Cadastro de Cursos ÍNDICE Instruções gerais Pg. 04 Recomendações Pg. 04 Acessibilidade ao sistema Pg. 04 Acesso ao SIGAA Pg. 04 Acesso ao módulo Pg. 05 Acesso ao tipo de extensão

Leia mais

Autorização de Intercâmbio pela Web

Autorização de Intercâmbio pela Web Autorização de Intercâmbio pela Web Exclusivamente para Cooperados UNIODONTO DO RIO DE JANEIRO COOPERATIVA ODONTOLÓGICA LTDA. Av. Passos, 120 / 11º andar - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20051-040 Tel.:

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Antes de começar a utilizar o sistema, recomenda-se uma leitura atenta deste manual para conhecer todas as suas funcionalidades.

Leia mais

Construção da Consulta. Para a construção da consulta, siga os passos abaixo:

Construção da Consulta. Para a construção da consulta, siga os passos abaixo: Com a finalidade de esclarecer e auxiliar o usuário sobre a utilização do produto PaepOnline, a Fundação Seade elaborou um manual explicativo sobre a forma de construção das tabelas e sua navegabilidade.

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

Guia de usuário Auvo @

Guia de usuário Auvo @ Guia de usuário Auvo @ Sobre a Auvo O Auvo é um serviço gratuito que comunica todas as pessoas de sua empresa em todas as plataformas (desktop, web e mobile) de maneira muito fácil. Além disso nós ajudamos

Leia mais

Manual do Debit Jurídico. Primeiros passos

Manual do Debit Jurídico. Primeiros passos Manual do Debit Jurídico Primeiros passos Índice Apresentação...2 Como acessar o produto...3 Tela Inicial...5 Como cadastrar o primeiro processo...5 Cliente...6 Advogado...6 Adverso...6 Dados do Processo...6

Leia mais

Manual de acesso à área de cliente MEU SITE EXPRESSO

Manual de acesso à área de cliente MEU SITE EXPRESSO 1 Manual de acesso à área de cliente MEU SITE EXPRESSO Para a comodidade dos nossos clientes, criamos uma área exclusiva onde cada cliente com seu usuário e senha, pode efetuar o pagamento de sua mensalidade,

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

Manual do Usuário Layout Novo CMS WordPress Versão atual: 3.5.1

Manual do Usuário Layout Novo CMS WordPress Versão atual: 3.5.1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UFJF Secretaria de Sistemas de Informação SSI Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional CGCO Equipe de Desenvolvimento de Sites Manual do Usuário Layout Novo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR Comércio e Soluções em TI CAJAZEIRAS/PB 2015 Sumário 1. Login... 3 2.

Leia mais

Manual de Instruções para gerar arquivo do SIOPS na Contabilidade - BW Sistemas

Manual de Instruções para gerar arquivo do SIOPS na Contabilidade - BW Sistemas Manual de Instruções para gerar arquivo do SIOPS na Contabilidade - BW Sistemas 2 SUMÁRIO Apresentação...3 Instruções para gerar o arquivo da RECEITA:...3 Tela inicial do Siops...3 Tela Na Contabilidade...6

Leia mais

Índice Apresentação... 3 Mensagens... 4 Tickets... 6 Cadastro de Tickets... 6 Acompanhamento de Tickets:...9 Entregas... 11 Storage...

Índice Apresentação... 3 Mensagens... 4 Tickets... 6 Cadastro de Tickets... 6 Acompanhamento de Tickets:...9 Entregas... 11 Storage... Índice Apresentação... 3 Mensagens... 4 Tickets... 6 Cadastro de Tickets... 6 Acompanhamento de Tickets:...9 Entregas... 11 Storage... 12 Apresentação O Pitstop foi desenvolvido pela Interact com o objetivo

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB

PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB PREZADO ASSOCIADO Apresentamos, no texto que se segue uma, orientação quanto à utilização de nosso Ambiente WEB, criado para oferecer facilidade ao nosso associado,

Leia mais

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO A

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1 Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente Versão 1.1 Sumário Sistema de Relacionamento com Cliente 3 1 Introdução... ao Ambiente do Sistema 4 Acessando... o Sistema 4 Sobre a Tela... do Sistema

Leia mais

Relatório de Notas e Comentários

Relatório de Notas e Comentários Relatório de Notas e Comentários MT-611-00007 Última Atualização 25/04/2012 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Consultar um relatório de notas e seus comentários II. Conceitos

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA

Leia mais

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município Após receber a confirmação de aceite do Credenciamento via e-mail já é possível efetuar o login no sistema

Leia mais

Curso de Capacitação ao Sistema CDV. - GID Desmanches -

Curso de Capacitação ao Sistema CDV. - GID Desmanches - Curso de Capacitação ao Sistema CDV - GID Desmanches - Coordenadoria de Gestão de Desmanches Divisão de Desmanches Conteúdo Módulo 1 Como utilizar o Moodle... 4 Módulo 2 - Acessando o GID CDV... 4 Aula

Leia mais

Cadastro e Comercialização de Vale-Transporte Guia de Utilização

Cadastro e Comercialização de Vale-Transporte Guia de Utilização 1º PASSO: ACESSO À PAGINA PARA EMPREGADORES NÃO CADASTRADOS Acesse o site www.tripoa.com.br e selecione a opção Vale-transporte, ou então acesse www.trensurb.gov.br. Neste espaço você será informado sobre

Leia mais

3 - Tela Principal. Itens importantes da página

3 - Tela Principal. Itens importantes da página SUMÁRIO 1 1 - Conceitos Gerais O CRQ é um sistema de controle de qualidade utilizado na etapa de recrutamento de estudos de natureza qualitativa. Ele é um banco de dados que tem como principal objetivo

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente,

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente, DIÁRIO DE CLASSE Estamos apresentando aos Professores e Professoras da UNEB o sistema de registros acadêmicos que será feito online a partir de qualquer computador com acesso à internet. Salientamos que

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Como Digitalizar e Enviar seus Documentos

Como Digitalizar e Enviar seus Documentos 1 Como Digitalizar e Enviar seus Documentos Informamos que para a efetivação do seu cadastro e principalmente para a solicitação de crédito Belcorp, é obrigatório o envio do cadastro e contrato impressos,

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR

P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR P á g i n a 2 Sumário 1. Efetuar login... 3 2. Gerenciar Notícias... 5 2.1 Cadastrar Notícias... 6 2.2 Editar Notícia... 7 2.3 Excluir Notícia... 8 3.

Leia mais

Manual de Utilização. Versão 1.0.1

Manual de Utilização. Versão 1.0.1 Manual de Utilização Versão 1.0.1 Conteúdo 1 Funções do Conhecimento... 3 1.1 Restaurar... 3 1.2 Localiza Certificado... 4 1.3 Exibir Mensagem Vencimento Certificado... 4 1.4 Execução Server... 5 1.5 Configurações

Leia mais

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06

Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Módulo Domínio Atendimento - Versão 8.0A-06 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DE USUÁRIO DO SISTEMA ANTISPAM 1. O que é? É um relatório resumido enviado diariamente para cada conta de e-mail, com a lista

Leia mais

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário SERVIÇO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ARQUIVO CENTRAL Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário Belém Pará Fevereiro 2000 Sumário Introdução... 3 Acesso ao Sistema...

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012)

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012) NFE Nota Fiscal eletrônica Versão 2.0 (07/2012) Sumário INTRODUÇÃO... 2 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA... 3 2º VIA DE SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS...

Leia mais

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo.

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 2 - Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. Em seguida preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Manual de Utilização do GLPI

Manual de Utilização do GLPI Manual de Utilização do GLPI Perfil Usuário Versão 1.0 NTI Campus Muzambinho 1 Introdução Prezado servidor, o GLPI é um sistema de Service Desk composto por um conjunto de serviços para a administração

Leia mais

Manual do Usuário. SCA - Sistema de Controle de Acesso

Manual do Usuário. SCA - Sistema de Controle de Acesso Manual do Usuário SCA - Sistema de Controle de Acesso Equipe-documentacao@procergs.rs.gov.br Data: Julho/2012 Este documento foi produzido por Praça dos Açorianos, s/n CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (51)

Leia mais

Manual do Usuário Network

Manual do Usuário Network Manual do Usuário Network Aluno Apresentação Apresentamos o manual de uso do site FGV Management Network. Espaço virtual criado com o objetivo de promover a integração, cooperação e convivência entre alunos,

Leia mais

PEDIDO DE COMPRAS AUTOPEÇAS

PEDIDO DE COMPRAS AUTOPEÇAS Apresentação As rotinas de Pedido de Compra do WinThor são utilizadas pelas empresas com objetivo de realizar: o pedido de compra baseado, ou não, em uma sugestão de compra, a cotação de compra entre fornecedores,

Leia mais

iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica

iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica Conteúdo iconnect 3.3 Atualizações Pesquisa Dinâmica... 3 1. Feedback do Cliente...3 1.1 Feedback do Cliente no Email da Pesquisa Dinâmica... 3 1.2 Página de

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC

Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC 1 Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC Perfil: Requisitor e Autorizador de solicitações de materiais de consumo 2 Maceió, Fevereiro de 2013. Histório de versões

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA A Serveloja soluções empresariais é uma empresa de tecnologia, especialista em consultoria, serviços financeiros e softwares. Disponibilizamos diversas soluções de cobranças

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8.

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8. Indíce 1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 2.QUADRO DE AVISOS... 4 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 4.CONSULTA NOTÍCIAS... 7 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8 Consultando Promoções e Eventos 8 6.CONSULTAS GERAIS...

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais