Instruções do Servidor TeoremaEE 7

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instruções do Servidor TeoremaEE 7"

Transcrição

1 Instruções do Servidor DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo Aprovado em: Novembro de Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

2 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: Apresentar de forma simplificada a instalação e utilização do novo servidor disponível pela Teorema Sistemas o. 1.2 ÍNDICE: VISÃO GERAL MOTIVAÇÃO: ÍNDICE: INTRODUÇÃO: OBJETIVO: INSTRUÇÕES GERAIS CONFIGURAÇÕES ACESSOS Configuração do Servidor Envio de REFERÊNCIAS ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS 1.3 INTRODUÇÃO: Tratando-se do uso da ferramenta apresentada por este documento é necessário ao usuário, conhecimentos básicos de informática, algum treinamento prévio, presencial deste módulo, ou conhecimento de pelo menos algum outro módulo Teorema. Demais manuais e vídeos de processos para assistência de todos os agentes e usuários se encontram no Ambiente de Aprendizagem da área restrita do sítio Teorema. Para o correto funcionamento do sistema certifique-se de que o computador atende aos requisitos mínimos de hardware e sistema operacional solicitados: Processador considerado de alto desempenho, iniciando na série Intel Core 2 Duo ou superior AMD Phenom II X6; RAM 4GB ou mais; Disco Rígido de 120GB ou mais; Site: / Fone: (42)

3 Rede cabeada 100/1000Mbps; Sistema Operacional (a partir do Windows 7 até o mais recente, inclui-se as versões de Sistema Operacional para servidor); Resolução de vídeo igual a 1280 X 720 ou mais alta; Energia Elétrica: Filtrada, Estabilizada e Aterrada; Recomendável a utilização de Nobreak; Sendo imprescindível o uso de antivírus e rotina de backup. Este documento foi confeccionado para esclarecer como instalar o Servidor neste início de utilização em que algumas automações estão faltando e realizando a verificação da robustez e usabilidade deste novo artefato. Problemas com relação ao uso do sistema, deste documento ou sugestões de necessidades ou melhorias registrar abertura de Chamadas por meio do sistema, botão ferramentas, fornecendo o contato e uma descrição clara e objetiva. na barra de 1.4 OBJETIVO: Esclarecer a instalação do servidor enquanto passa por desenvolvimento. Este novo servidor foi desenvolvido utilizando a tecnologia Wildfly que é um servidor de aplicação que segue o modelo de arquitetura JAVA EE, é multiplataforma e possibilita a total compatibilidade com o desenvolvimento de aplicações Web. Site: / Fone: (42)

4 2. INSTRUÇÕES GERAIS 2.1 CONFIGURAÇÕES Realizar a instalação do novo servidor. Os executáveis para instalação estão em: I:\teorema\tp\google drive\publico\uteis servidor teoremaee 32 bits wildfly ou servidor teoremaee 64 bits wildfly RECOMENDAMOS o executável de 32 bits neste primeiro momento em que realizamos ajustes para estabilizar o sistema. Figura 1. Configurar o caminho da base no arquivo server.ini C:\teorema\javaapp\teoremaee7\server\config, Figura 1 Localização em pastas do arquivo server.ini. No conteúdo do arquivo server.ini prestar atenção em algumas configurações importantes, destaques Figura 2: Na tag EXTERNAL_ADRESS indicar o IP e ou endereço. Exemplo: webservice.teorema.inf.br, para acesso externo. A tag PORT, o servidor por default sempre irá executar na porta Quando for adicionado PORT, deverá ser liberada a sequência de nove portas para a execução do servidor. Na tag TIME_OUT o padrão é 15 minutos de ociosidade para encerrar sessão, para clientes que utilizam esporadicamente aumentar o tempo. Na tag DEBUG, o default sempre será F, quando for alterado para T. O servidor irá guardar todos os arquivos XML, referentes às requisições e respostas do soap na pasta do servidor /share/temp dentro do TeoremaEE. Na tag CONSULTA_DOCS_EMIT_SERVICE utilizar T para ativar a consulta de notas emitidas para utilizar o módulo XML Center. Site: / Fone: (42)

5 Na tag CONSULTA_DOCS_EMIT_INTERVALO o padrão é 180 minutos, caso seja necessário pode-se diminuir o tempo de verificação, a cada término de processo de consultas, irá fazer uma nova verificação nos minutos estipulados. Em SERVER_CONFIG pode-se incluir as tags citadas a seguir para dimensionar a utilização da memória, uma vez que a tecnologia WildFly é gulosa, ou seja, quanta memória tiver ele usará. A tag XMS é responsável por definir memória mínima que será reservada para o servidor, por default usar 1,6% da memória física total; A tag XMX é responsável por definir memória máxima que será reservada para o servidor, por default usar 25% da memória física total. Exemplo (valores em megabytes): [SERVER_CONFIG] XMS = 256 XMX = 1024 Figura 2 Representação de conteúdo do arquivo server.ini. OBSERVAÇÃO nos clientes com TeoremaEE: Remover o atalho, pois, o instalador cria uma pasta. Copiar os certificados para a pasta C:\teorema\javaapp\teoremaee7\server\certificates\client, Figura 3. Site: / Fone: (42)

6 Figura 3 Localização de certificados na máquina. Atualizar e inicializar o servidor, Figura 4. Figura 4 Tela de configuração do Servidor TeoremaEE. Site: / Fone: (42)

7 ACESSOS Ao instalar o novo servidor WildFly, criar um usuário padrão com todos os acessos pelo módulo Administrador. Usuário: Teorema. Figura 5. Para Acessar os Módulos Web internamente copiar o endereço WS local, conforme indicado na Figura 5 Tela de configuração do Servidor TeoremaEE - WS local. Ou ainda, para acesso Externo utilizar o endereço indicado nas configurações do server.ini. Utilizar navegadores da WEB, entre eles o Chrome possui total compatibilidade, não funciona no Internet Explorer e no Edge. Figura 6 Portal TeoremaEE. Site: / Fone: (42)

8 Clicar em Administrador e informar Usuário e Senha para o login, Figura 7. Para liberar os acessos do usuário Teorema e demais utilizar o usuário root. Figura 7 Tela de Login. No login pode ser usado o endereço de e senha do mesmo, desde que cadastrado no Usuário. Para acesso externo via Gmail habilitar no Google+. No menu Controle de Acesso - Usuários, Figura 8. Figura 8 Controle de Acesso de Usuários. Site: / Fone: (42)

9 Localizar o usuário Teorema, Figura 9: Figura 9 Usuário localizado. Clicar sobre o usuário e ir em Editar, Figura 10. Figura 10 Editar Usuário. Na aba Módulos adicionar os módulos a que o usuário deverá ter acesso e salvar, Figura 11. Site: / Fone: (42)

10 Figura 11 Adição de módulos para Usuário. Para Criar o Perfil de acesso do Usuário, Figura 12. Site: / Fone: (42)

11 Figura 12 Menu para Perfil de Acesso. Clique em para adicionar um novo perfil, Figura 13. Figura 13 Edição de Perfil de Acesso de Usuário. Site: / Fone: (42)

12 Definir uma descrição para o Perfil, atenção o campo é obrigatório. Figura 14 Inclusão de Descrição de Perfil. Figura 15. Definir as operações do perfil. Para facilitar, utilizar a descrição da operação e também o módulo, Figura 15 Definição de Operações de Perfil. A operação EXECUTAR é premissa para outras opções. A Figura 16 exemplifica uma definição. Figura 16 Definição de Operações de Perfil. Site: / Fone: (42)

13 Pode-se liberar por grupos, Figura 17: Figura 17 Definição de Operações de Perfil por Grupo. Ou ainda, individualmente, Figura 18. Figura 18 Marcação de Operação individual. Para localizar as sessões, acessar conforme destaque na Figura 19. Site: / Fone: (42)

14 Figura 19 Menu Sessões. A tela de consulta indica o usuário e o IP da máquina conectada, Figura 20. Figura 20 Tela de Consulta Sessões. Para encerrar a sessão clicar em : Site: / Fone: (42)

15 CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR Ainda no Administrador, acessar Menu Configuração do Servidor, Figura 21. Figura 21 Menu Configuração do Servidor. Seguindo o padrão utilizado no servidor antigo é necessário liberar a Edição, para isto, clicar no botão destacado na Figura 22. Figura 22 Tela de Configuração do Servidor. Site: / Fone: (42)

16 A maioria das configurações anteriores estarão indicadas, entretanto, é aconselhado a conferência na instalação. A Figura 23 apresenta a aba Geral / Regionais / Backup para as respectivas configurações. Figura 23 Aba Geral /Regionais Backup. A Figura 24 reproduz a tela da aba DOC-E para as marcações de destinatários de XML de CT-e e escolhas de representações para NF-e. Figura 24 Aba Documentos Eletrônicos. Site: / Fone: (42)

17 A aba Certificados permite o cadastro de até trinta (30) certificados. Parte de registros existentes são carregados na instalação, mas todos os certificados da empresa devem ser reconfigurados. Selecionar a linha e clicar no botão para editar, Figura 25. Figura 25 Aba Certificados. O registro do Certificado depende do modelo selecionado, conforme a escolha os campos e botões de processamento são habilitados. A Figura 26 apresenta a seleção do modelo Repositório do Windows, clicar em Carregar e Atualizar para que o sistema complete a lista de certificados, no certificado desejado clicar em Registrar e depois em Salvar. Para os modelos A1 e A3, é necessário incluir o caminho, Slot, e registro de senha, desta forma o usuário não necessita digitar a senha ao ativar o servidor. Figura 26 Seleção de Modelo de Certificado. Cada certificado deve ser registrado individualmente e vinculado na Empresa, Figura 27. Site: / Fone: (42)

18 Figura 27 Aba Empresas - Lista de Empresas da Base de Dados. Na seção Certificado Digital, no campo Identificação os certificados registrados são listados, portanto, selecionar o certificado para a respectiva empresa, Figura 28, e demais configurações. Figura 28 Seleção do respectivo Certificado da Empresa. Na aba DOC-es Específicos completar as informações dos Documentos eletrônicos que a empresa emite, a Figura 29 ilustra a aba NF-e e destaca as opções de documentos eletrônicos. Site: / Fone: (42)

19 Figura 29 Documentos Específicos. Envio de O servidor TeoremaEE possibilita a configuração de um específico para cada Empresa existente na base de dados, quando o cliente decide trabalhar desta forma, o deve ser configurado na Empresa, Figura 30. Figura 30 Configuração de Específico. Ou ainda, o cliente pode utilizar o mesmo para todas as empresas registrada na Base de Dados. Na seção da Empresa realizar a marcação da escolha, Figura 31. Site: / Fone: (42)

20 Figura 31 Tipo de envio de na Empresa. Ao retornar vê-se na grade o tipo de envio escolhido, Figura 32. Figura 32 Aba Empresas Tipo de Envio de . Quando o cliente optar por um único realizar a configuração na aba para o tipo de envio de Geral, Figura 33. Site: / Fone: (42)

21 Figura 33 Aba - Configuração do Geral. Na configuração de utilizamos três (03) protocolos de segurança, Figura 33: Autenticação normal; SSL; E TLS. Para esclarecer o que é cada tecnologia, seguem os links: Site: / Fone: (42)

22 Figura 33 Protocolos de Segurança de . Site: / Fone: (42)

23 3. REFERÊNCIAS 4. ACRÔNIMOS E ABREVIATURAS AMD - Advanced Micro Devices. CNPJ - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. CPF - Cadastro de Pessoas Físicas. GB Gigabyte. GRU - Guia de Recolhimento da União. UF Unidade de Federação. *** Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Sistemas Rua Frei Caneca, Santana. Guarapuava Pr. CEP Fone (42) Site: / Fone: (42)

Manual Cadastro de Metas Vendedores

Manual Cadastro de Metas Vendedores Manual Cadastro de Metas Vendedores DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Dezembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Planejamento e Controle da Produção

Manual Planejamento e Controle da Produção DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Outubro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1.

Leia mais

Manual de Venda de Itens Aço

Manual de Venda de Itens Aço DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Outubro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços

Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços Manual Base de Comissão com Desconto -Somente Serviços DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Contratos Comodato

Manual Contratos Comodato Manual Contratos Comodato DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual Importação de XML

Manual Importação de XML Manual Importação de XML DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autoras: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Julho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Manual para Geração de lote de NIS

Manual para Geração de lote de NIS Manual para Geração de lote de NIS DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Leandro e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria e Leandro Aprovado em: Julho de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Instruções NFS-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015.

Instruções NFS-e DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Laila Maria e Eliane Aprovado em: dezembro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Instruções Erros Notas Técnicas 2015

Instruções Erros Notas Técnicas 2015 Instruções Erros Notas Técnicas 2015 DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo Aprovado em: dezembro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos

Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos Manual SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Eliane e Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria e André Baran Aprovado em: Julho de 2016. Nota de copyright

Leia mais

Manual de Itens com Saldo a Faturar

Manual de Itens com Saldo a Faturar Manual de Itens com Saldo a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual Movimento de Pneus

Manual Movimento de Pneus DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Eliane Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Novembro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1.

Leia mais

Manual Recálculo de Custo Médio

Manual Recálculo de Custo Médio Manual Recálculo de Custo DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Manual de atualização de índices NCM do IBPT

Manual de atualização de índices NCM do IBPT Manual de atualização de índices NCM do IBPT DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Marcio Aprovado em: Março de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Parâmetros Fiscais

Manual Parâmetros Fiscais Manual Parâmetros Fiscais SUPERANDO DESAFIOS Identificação: Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Revisores: Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

Manual Remessa Bancária

Manual Remessa Bancária Manual Remessa Bancária SUPERANDO DESAFIOS Identificação: 12.06a Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Aprovado em: Revisores: Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft NFe

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft NFe MANUAL DE INSTALAÇÃO LSoft NFe SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 LSoft Sistemas Ltda www.lsoft.com.br Versão 1.1-2017. Todos

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Cotação de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Cotação de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: REPTEC TECNOLOGIA - Márcio Bertelli Doc. Vrs. 02 Revisão: TEOREMA SISTEMAS - Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática,

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

RECONET Registro de Contrato de Financiamento de Veículos

RECONET Registro de Contrato de Financiamento de Veículos Manual do Usuário RECONET Registro de Contrato de Financiamento de Veículos equipe-documentacao@procergs.rs.gov.br Data: 10/2012 Versão do sistema: 1.0 Este documento foi produzido por Av. Voluntários

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

1. DMED Ficha Técnica da DMED Instalação do Aplicativo DMED Como gerar o arquivo da DMED no X-Clinic?

1. DMED Ficha Técnica da DMED Instalação do Aplicativo DMED Como gerar o arquivo da DMED no X-Clinic? 1. DMED............................................................................................. 2 1.1 Ficha Técnica da DMED...........................................................................

Leia mais

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Manual SAC Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Última atualização em: 12/06/2017 Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 - Porto Alegre, RS http://www.procergs.com.br SAC:

Leia mais

SOFTWARE EMISSOR CT-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO

SOFTWARE EMISSOR CT-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO SOFTWARE EMISSOR CT-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO 1 Execução do APP Observações: Os Conhecimentos de Transporte eletrônicos emitidos por esta versão têm validade jurídica. O contribuinte deverá

Leia mais

Instruções Servidor TeoremaEE

Instruções Servidor TeoremaEE Instruções Servidor TeoremaEE DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Bernardo Aprovado em: Fevereiro de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Pedidos de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015.

Pedidos de Compra DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Abril de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1.

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada.

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada. BUSCA XML - CLIENTE Busca XML - Cliente Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e

Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Control Informática. Índice 1 1... 4 Geração e Parâmetros do MDF-e 6 Configurando... o Cadastro...

Leia mais

SOFTWARE EMISSOR NF-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO

SOFTWARE EMISSOR NF-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO SOFTWARE EMISSOR NF-e Sebrae-SP INSTRUÇÕES DE USO/INSTALAÇÃO 1 Execução do APP Observações: As Notas Fiscais eletrônicas emitidas por esta versão têm validade jurídica O contribuinte deverá dispor de Certificado

Leia mais

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Versão 0.1 Data 02/01/2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Observações Gerais.... 3 2.1 Pré Requisitos e Requisitos Recomendados.... 3 2.2 Requisitos de configuração....

Leia mais

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta Módulo Autorizador Web A geração do XML para envio da produção médica para a Operadora, continua

Leia mais

Título: BOX-e Funcionalidade e Ativação do serviço.

Título: BOX-e Funcionalidade e Ativação do serviço. Título: BOX-e Funcionalidade e Ativação do serviço. 1- FUNCIONALIDADE E HABILITAÇÃO DO SERVIÇO BOX-e: 1.1- O Box-e é um serviço de armazenamento de notas fiscais eletrônicas para os clientes do escritório

Leia mais

Manual Acordos Comerciais

Manual Acordos Comerciais Manual Acordos Comerciais DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Bruno Conrado Hertzel Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Junho de 2016. Nota de copyright Copyright 2016 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 1 WSAuto MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE CFC-B 2 INTRODUÇÃO O WSauto é o mais novo sistema de gerenciamento de CFC-B, foi criado pela empresa S MARQUES INFORMÁTICA LTDA ME, e lançado o seu primeiro modulo

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

Endereço: https://sapiens.agu.gov.br (Mozilla Firefox ou Google Chrome, atualizados em suas últimas versões.)

Endereço: https://sapiens.agu.gov.br (Mozilla Firefox ou Google Chrome, atualizados em suas últimas versões.) 1 Endereço: https://sapiens.agu.gov.br (Mozilla Firefox ou Google Chrome, atualizados em suas últimas versões.) MANUAL COMPLETO: http://sapienswiki.agu.gov.br/ Digitar Login e Senha recebidos por e-mail.

Leia mais

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017 0 de 14 Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no Escritório?

Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no Escritório? Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no Escritório? Esta configuração deve ser realizada no ambiente do Escritório de Contabilidade, utilizando o Certificado Digital do Cliente do Escritório.

Leia mais

Configurações gerais Implantação SAT

Configurações gerais Implantação SAT Linx Microvix NFC-e Configurações gerais Implantação SAT Sumário 1. Configurações Gerais ERP Microvix...2 1.1. Parâmetros Restritos....2 1.1.1. Ativar MID-e...2 1.2. Permissões de usuário.... 3 1.2.1.

Leia mais

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS)

TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS) TUTORIAL PARA CONFIGURAÇÃO DO VISUAL CONTAB EM REDE (BANCO DE DADOS MSACCESS) A primeira coisa a se fazer é escolher o micro Servidor, pois é neste micro que o banco de dados ficará. Para isso, baixe o

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Safari

Como acessar as imagens via Navegador Safari Como acessar as imagens via Navegador Safari Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador Safari,

Leia mais

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização VERSÃO 2.50.25.37 MANUAL DE INSTALAÇÃO E ULTILIZAÇÃO Desenvolvido por: Jones Rodrigues Rodrigo Silveira 1 Índice 1. Objetivo do Manual... 02 2. Requisitos... 02 3. Download... 03 4. Instalação... 04 5.

Leia mais

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013.

Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Manual Etiquetas OP DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Leandro Delgado de Souza Aprovado em: Setembro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática,

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR JANEIRO DE 2017 Versão 6.0 Dezembro/2016_Janeiro/2017 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 4 3 SISTEMA 5 3.1 TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR

Leia mais

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e)

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Sistema de Gestão de Recursos Humanos Sistema de Gestão de Recursos Humanos Manual de Procedimentos I Módulo de Usuários Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 Sumário MÓDULO DE USUÁRIOS... 4 1 MENU CADASTROS... 4 1.1

Leia mais

Copyright 2016 HP Development Company, L.P.

Copyright 2016 HP Development Company, L.P. Guia do Usuário Copyright 2016 HP Development Company, L.P. AMD é uma marca comercial registrada da Advanced Micro Devices, Inc. 2012 Google Inc. Todos os direitos reservados. Google é uma marca comercial

Leia mais

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 Sumário Certificação Digital

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Manual MDF-e UpLIFE. 1.Configurações. 1.1.Banco de dados Conexão. Page 1 of 26. Clique em Configurações Banco de Dados Conexão.

Manual MDF-e UpLIFE. 1.Configurações. 1.1.Banco de dados Conexão. Page 1 of 26. Clique em Configurações Banco de Dados Conexão. Page 1 of 26 Manual MDF-e UpLIFE 1.Configurações 1.1.Banco de dados 1.1.1.Conexão Clique em Configurações Banco de Dados Conexão. - Limpar Tela: Limpa todos os campos da janela. - Gravar: Grava as informações

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Utilizando Internet Explorer... 4 Utilizando Google Chrome... 5... 6 Passo a Passo... 6... 10 Certificado Digital Parabéns, você acada de adquirir um Certificado Digital

Leia mais

Manual de atualização para uso do xml versão 3.10

Manual de atualização para uso do xml versão 3.10 Manual de atualização para uso do xml versão 3.10 2 Manual do usuário C-Plus 4 0 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 Atualização... C-Plus 3 1.2 Atualização... C-Plus NF-e 6 2 CONFIGURAÇÃO 10 2.1 CPlusNFe... 11 2.2 CPlus...

Leia mais

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows.

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização.

Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização. Imagem ilustrativa Manual de ativação 1-Visão Geral... 2 2- Primeiro acesso ao DMI... 2 3 - Ativação do DMI... 6 Versão Descrição 1.00

Leia mais

Manual Implantação Credline

Manual Implantação Credline Manual Implantação Credline 1. Liberações de rede Para utilização do sistema, será necessário liberar acesso aos seguintes endereços: www.portalcredsystem.com.br *.symcd.com *.symcb.com *.geotrust.com

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor Sidicom S4 Tutorial: instalação do sistema em servidor Instalando o Sidicom S4 em um servidor O objetivo deste tutorial é para aqueles clientes que desejam instalar o Sidicom S4 em servidor. Ou seja, não

Leia mais

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Guia de instalação SGA 1000

Guia de instalação SGA 1000 Guia de instalação SGA 1000 SGA 1000 Sistema de Gestão de Acessos O software SGA 1000 (Sistema de Gestão de Acessos) é composto de dois programas que em conjunto permitem a comunicação do computador com

Leia mais

Criar Usuário no sistema e-cidade

Criar Usuário no sistema e-cidade PROCEDIMENTO Código do Projeto Criar Usuário no Sistema e-cidade Cliente DTSMUNI-0001 Projeto: e-cidade Municípios Baianos Criar Usuário no sistema e-cidade Gestor do documento: Célula e-cidade 1/23 Sumário:

Leia mais

Título: SEFAZ RS Como configurar o sistema para importar os arquivos XML de NF-e através do Web Service diretamente do SEFAZ Certificado A1?

Título: SEFAZ RS Como configurar o sistema para importar os arquivos XML de NF-e através do Web Service diretamente do SEFAZ Certificado A1? Título: SEFAZ RS Como configurar o sistema para importar os arquivos XML de NF-e através do Web Service diretamente do SEFAZ Certificado A1? Esta configuração é exclusiva para empresas do estado do Rio

Leia mais

LINX DMS Apollo/BRAVOS Distribuição de Documentos Fiscais Eletrônicos 1 / 18

LINX DMS Apollo/BRAVOS Distribuição de Documentos Fiscais Eletrônicos 1 / 18 LINX DMS Apollo/BRAVOS Distribuição de Documentos Fiscais Eletrônicos 1 / 18 Assunto... 3 Abrangência... 3 Aplicação... 3 Finalidade... 5 Configuração... 5 Utilização manual... 7 Utilização automática...

Leia mais

MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor

MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor MANUAL TRON CONNECT Empresário / Gestor O Tron Connect, a mais nova solução web da Tron Informática, funciona como um controle gerencial de todos os colaboradores por empresa, totalmente integrado com

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE Sumário 1-Acesso ao sistema... 3 2-Painel Administrativo do sistema... 4 3-Efetuar o download (baixar) o programa MTG-PR OffLine... 5 4-Abrir programa

Leia mais

Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização.

Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização. Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização. Imagem ilustrativa Manual de ativação 1-Visão Geral... 2 1- Primeiro acesso ao DMI... 2 2 - Ativação

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Utilizando Internet Explorer... 4 Utilizando Google Chrome... 5... 6 Passo a Passo... 6... 11... 13... 15 Certificado Digital Parabéns, você acada de adquirir um Certificado

Leia mais

Manual Framework Daruma para ECF

Manual Framework Daruma para ECF Manual Framework Daruma para ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Leandro Doc. Vrs. 01 Revisão: Laila Maria Aprovado em: Março de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0

Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0 Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos CAPES Versão 1.0 NTI Núcleo Técnico de Informações Março/2012 Manual Básico de Configuração para Acesso Remoto ao Portal de Periódicos

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Produto: NDDigital n-touch Versão: 4.1 Versão do Doc.: 1.1 Autor: Lucas Santini Data: 19/04/2011 Público Alvo: NDDigital, Clientes e Revendas Detalhamento de Alteração do Documento

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Tutoriais Able Business JUNIOR

Tutoriais Able Business JUNIOR Tutoriais Able Business JUNIOR Primeiros Passos Instalação no Servidor... 2 Instalação nos Terminais... 3 Primeiro acesso... 5 Botões... 8 Suporte... 10 Instalação no Servidor 1 - Defina se o sistema será

Leia mais

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitNota Eletrônica 2. Requisitos Mínimos para o funcionamento do programa 3. Como Funciona

Leia mais

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial:

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial: Conteúdo AFFINCO NF... 2 Tela de login do sistema:... 2 Tela Inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logo tipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentaão de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Restaurante Universitário Versão 1.13.5 Última revisão: 02/10/2017 2017 Versão: 1.13.5 Documentação: André L.M. Camargo

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Download do Assistente de Certificado Digital Safeweb... 3 Download utilizando Google Chrome... 4 Download utilizando Internet Explorer... 6 Instalação do Assistente

Leia mais

Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização.

Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização. Parabéns pela aquisição do seu DMI. Este manual destina-se a ativação do DMI, para posterior utilização. Imagem ilustrativa Manual de ativação 1-Visão Geral... 2 1- Primeiro acesso ao DMI... 2 2 - Ativação

Leia mais

DO USUÁRIO. Relatórios de Atividades da Lei Pilhas e Baterias Fabricante Nacional

DO USUÁRIO. Relatórios de Atividades da Lei Pilhas e Baterias Fabricante Nacional MANUAL DO USUÁRIO Relatórios de Atividades da Lei 10.165 Pilhas e Baterias Fabricante Nacional IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATU- RAIS RENOVAVÉIS Elaborado por Priscila Pivante

Leia mais

Seções de aula (Seminários)

Seções de aula (Seminários) Seções de aula (Seminários) É possível criar uma aula com seções no Turnitin, caso seções de uma aula sejam ministradas por outros professores ou por professores assistentes. Uma aula magna de nível máximo

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital Sistema Registro Digital Manual do Usuário Sistema Registro Digital Elaborado pela GTI - JUCEMG À Junta Comercial do Estado Belo Horizonte, MG NOVEMBRO/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Pré-requisitos...

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração Módulo Certificador 29/11/2016 Página 2/9 1. Avisos importantes 1. 32 ou 64 bits? O ProdCert foi desenvolvido para sistemas operacionais Windows 32-bits, mas pode ser instalado e executado em Windows 64-bits

Leia mais

Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no meu Cliente do Escritório?

Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no meu Cliente do Escritório? Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no meu Cliente do Escritório? Esta configuração deve ser realizada no ambiente do Cliente, para que seja definido o Certificado Digital no computador do

Leia mais

Cadastro de Usuários SISGEM

Cadastro de Usuários SISGEM Cadastro de Usuários SISGEM Cadastro de usuário para a utilização no SISGEM (Sistema de Gestão Empresarial) Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.2-19/08/15 Cadastro

Leia mais

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas CONSULTAS E EXAMES Executante Consultas SUMÁRIO 1. EXECUTANTE CONSULTAS... 3 2. TELA DE ACESSO AO SISTEMA... 3 3. REGISTRO DE ATENDIMENTO... 5 4. SOLICITAÇÃO DE RETORNO E/OU ENCAMINHAMENTO... 6 Dezembro/2015

Leia mais