Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação"

Transcrição

1 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para ser utilizado nos computadores da Instituição e pela comunidade. 2. Requisitos do sistema Requisitos mínimos para a instalação do sistema UEG Linux LTS (32 bits): 1. Processador 1GHz (Ex. Intel Celeron ou superior); 2. Memória RAM 1,5GB RAM (Memória para o Sistema Operacional); 3. Espaço no Disco Rígido (HD) 15 GB de espaço livre no HD "Hard Disk" para a instalação; 4. Drive de DVD. Requisitos mínimos para a instalação do sistema UEG Linux LTS (64 bits): 1. Processador 1GHz (Ex. Intel Celeron ou superior); 2. Memória RAM 4GB RAM (Memória para o Sistema Operacional); 3. Espaço no Disco Rígido (HD) 15 GB de espaço livre no HD "Hard Disk" para a instalação; 4. Drive de DVD. 3. Local de download do arquivo de imagem do Sistema Operacional UEG Linux LTS (64 bits) O download da imagem do arquivo contendo o instalador do sistema operacional UEG Linux LTS, deve ser adquirido no site da Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás, através do endereço Realizado o download do arquivo de imagem do sistema operacional, o mesmo deve ser gravado em uma mídia DVD para que a instalação do Sistema Operacional seja realizada como sucesso no computador. 4. Iniciando a instalação do UEG Linux LTS 1 ETAPA Assegure que o computador em que o sistema operacional será instalado esteja configurado para iniciar primeiramente a unidade de DVD durante o processo de carregamento de boot. Caso contrário o processo de instalação não será iniciado em seu computador.

2 Obs. Consideramos para esse guia de instalação o computador possuindo um Hard Disk (HD) sem formatação, ou seja, não nos preocuparemos aqui com arquivos pessoais ou a necessidade de realização de backup de arquivos. 2 ETAPA Ao inserir o DVD contendo o sistema operacional UEG Linux LTS no driver de DVD do computador, aguarde a tela conforme a figura 1 ser exibida. Figura 1 Tela inicial. Caso não seja pressionada nenhuma tecla durante essa tela, o sistema será direcionado para escolher a primeira opção live Carregar o Sistema Live do UEG Nessa opção o sistema operacional é carregado sem ser instalado no computador. Obs. Neste guia adotaremos a primeira opção como forma de instalação do sistema operacional.

3 3 ETAPA Após escolher a primeira opção descrita na etapa anterior, o sistema operacional deverá ser carregado para que seja possível o inicio do processo de configuração da instalação do sistema operacional UEG Linux LTS. Para iniciar o processo de configuração da instalação, acesse a opção Instalar o UEG Linux LTS 64bits como apresentado na figura 2. Figura 2 Menu Instalar o SISTEMA OPERACIONAL. Uma nova janela será visualizada como apresentado através da figura 3. Aqui é realizada a opção de escolha do idioma do sistema operacional. Mantenha a opção Português do brasil e em seguida clique em Continuar.

4 Figura 3 Escolha de idioma. Na janela seguinte NÃO marque nenhuma das duas caixas de seleção e apenas clique na opção Continuar, como visualizado na figura 4. Essas opções de download não são necessárias, pois todos os programas à que elas se referem já foram previamente instalados. Figura 4 Informações sobre a instalação.

5 Na próxima janela será realizada a escolha e forma de particionamento e instalação do sistema operacional no Hard Disk (HD). Marque a opção Opção avançada e clique em Continuar como visualizado na figura 5. Figura 5 Opção avançada. A janela seguinte permitirá a visualização das informações do Hard Disk (HD). Neste exemplo adotamos um HD de 80.0 GB identificado pelo sistema Linux como /dev/sda, como visualizado na figura 6. Nessa tela clique na opção Nova tabela de partição. Figura 6 Informações sobre o HD.

6 Uma nova janela é aberta afirmando que caso continue será criada uma nova tabela de partição no HD. Como o HD está totalmente vazio e como anteriormente citado não necessitamos de nenhum processo de realização de backup de arquivos apenas clique em continuar. Figura 7 Nova tabela partição. Em seguida é possível visualizar um dispositivo descrito como espaço livre e o tamanho do HD que nesse caso é MB = 80.0 GB. Figura 8 Visualizando o HD.

7 Nessa parte selecione o dispositivo do HD e em seguida clique no botão + para adicionar uma nova partição. Uma nova tela é visualizada, marque as opções da seguinte forma e em seguida clique em OK : Tipo para a nova partição Primária Usar como área de troca (swap) Novo tamanho da partição em MB 2400 (equivalente à 2,4 GB) Localização para nova partição Início No Linux sempre crie uma partição chamada de (swap), que nada mais é do que uma espécie de memória virtual utilizada pelo sistema operacional. Veja a figura 9 para confirmar as configurações. Figura 9 Partição (swap).

8 De volta à janela de particionamento do HD, selecione novamente o dispositivo espaço livre e clique novamente no botão + para a nova partição. Figura 10 Configuração particionamento a. Ao clicar no botão + será visualizada novamente a janela de criação de nova partição. Agora é necessário criar a partição / identificado pelo Linux como sendo a partição onde o sistema operacional ficará instalado no HD. Marque as opções como se segue e em seguida clique em OK, como visualizado na figura 11. Tipo para a nova partição Primária Usar como Sistema de arquivos com journaling ext4 Novo tamanho da partição em MB (equivalente a 30 GB) Localização para nova partição Início Ponto de montagem /

9 Figura 11 Partição de instalação do sistema Operacional /. Após clicar em OK e já de volta à janela de particionamento, selecione novamente o dispositivo espaço livre e clique novamente no botão +. Figura 12 Configuração de particionamento b.

10 Ao clicar em Adicionar, será visualizado novamente a janela de criação de nova partição. Agora é necessário criar a partição /home identificado pelo Linux como sendo a partição onde serão alocados os arquivos dos usuários como documentos, imagens, músicas e etc. Frequentemente usa-se o espaço restante do Hard Disk (HD) para esta partição. Marque as opções como se segue e em seguida clique em OK, como visualizado na figura 13. Tipo para a nova partição Primária Usar como Sistema de arquivos com journaling ext4 Novo tamanho da partição em MB (equivalente à +ou- 54 GB) Obs. O tamanho nesse caso é o restante de espaço disponível no HD. Conforme o tamanho do HD de cada computador, esse valor pode ser maior ou menor do que o utilizado para esse guia de instalação. Localização para nova partição Início Ponto de montagem /home Figura 13 Partição dos arquivos do usuário (/home). Após clicar em OK e de volta à janela de particionamento, selecione a opção Instalar agora e depois em Continuar para iniciar a cópia do sistema operacional no HD como visualizado na figura 14 e 15.

11 Figura 14 Instalar agora. Figura 15 Continuar.

12 Na próxima janela será necessário escolher o seu fuso horário. Clique em Continuar como visualizado na figura 16. Figura 16 Fuso horário. Na janela seguinte clique em Continuar para confirmar o Layout do teclado, como visualizado na figura 17. Figura 17 Layout teclado.

13 A próxima tela tem por objetivo informar ao sistema as seguintes informações: NOME de usuário; NOME do computador para ser visualizado na rede; SENHA do usuário. Para a instalação nos computadores da UEG solicitamos configurar estes dados com as seguintes configurações: Seu nome: administrador Escolha um nome de usuário: administrador Obs. O campo senha deve ser preenchido com uma senha conhecida apenas pelo administrador dos computadores nas unidades. Figura 18 Nome de usuário e senha.

14 A próxima janela refere-se ao fim da instalação do sistema operacional como visualizado na figura 18. Para finalizar a instalação do sistema operacional clique em Reiniciar agora. Figura 18 Instalação concluída. Após reiniciar o computador e já com o sistema operacional instalado, acesse o sistema com o usuário e senha configurado durante a instalação. Em seguida acesse o menu Configurações do sistema. Exemplo figura 19. Figura 19 Menu Configurações do sistema.

15 Será visualizada uma nova janela com as configurações do sistema. Acesse a opção Contas de usuários. Exemplo figura 20. Figura 20 Contas de usuários. Na próxima janela em contas de usuários, clique no botão Desbloquear, você será solicitado a digitar a senha que foi utilizada durante a instalação no sistema. Em seguida clique no botão de + para adicionar um novo usuário ao sistema. Figura 21 Criar uma nova conta de usuário.

16 Uma nova janela será aberta para criação de contas de usuários. Configure as opções da seguinte forma e em seguida clique em Criar : Tipo de conta Padrão Nome completo ueg Nome de usuário ueg O usuário ueg irá ser criado faltando somente configurar a sua senha. Para habilitar esse novo usuário e configurar sua senha clique na opção Conta desabilitada. Exemplo figura 22. Figura 22 Configurar senha do novo usuário. Uma nova janela será aberta. No campo Nova senha insira a senha padrão utilizada pelos usuários da UEG no computador. Confirme a senha novamente e em seguida clique em Alterar, como visualizado na figura 23.

17 Figura 23 Configurar senha do novo usuário habilitado. Pronto o novo usuário está cadastrado e pronto para ser utilizado. Figura 24 Usuário adicionado. FIM DA INSTALAÇÃO

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

Instalando o Ubuntu 9.10

Instalando o Ubuntu 9.10 Instalando o Ubuntu 9.10 A Configuração Mínima para instalação do Ubuntu 9.10 é: Pentium ou AMD 1GHz, 256MB RAM e 7GB HD, após verificarmos se possuímos a configuração necessária podemos dar inicio a instalação.

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS Tutorial de Instalação Linux Ubuntu 16.04.2 LTS (Cléber Ribas dos Santos) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu 16.04.2 LTS

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

Instalação Debian 8 - Jessie

Instalação Debian 8 - Jessie Instalação Debian 8 - Jessie Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada para ler primeiramente

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara (Cléber Ribas dos Santos e Nataly Pozzer Aloy Krentkowski) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz ATENÇÃO: Este procedimento leva em consideração que seu HD está vazio ou que os dados já foram salvos e o backup salvo em outra mídia. Seguindo este tutorial

Leia mais

Lab - Instalação do Windows 7

Lab - Instalação do Windows 7 5.0 5.2.1.5 Lab - Instalação do Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows 7. Equipamentos Recomendados Passo 1 Os seguintes

Leia mais

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico

Leia mais

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Na tela inicial, clique em Novo : Escolha um nome para a máquina virtual, selecione o tipo Linux e a versão Red Hat (64 bit) :

Leia mais

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6 Índice Introdução Librix...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3 Dicas para a Instalação...4 Configuração de Dispositivos Básicos...6 Teclado...6 Vídeo...6 Rede...7 Configuração Básica do Sistema...7

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 14 Manual de Instalação Linux Educacional Este manual tem como objetivo auxiliar na instalação do sistema operacional Linux Educacional - versão 6.0. Aqui, são descritos e

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

ICO60801 Introdução à Computação

ICO60801 Introdução à Computação ICO60801 Introdução à Computação Aula 08 Particionamento e Sistemas de Arquivos Professores: Maria Claudia Castro / Bruno Fontana Semestre letivo: 2014-1 O que é particionamento? Divisão do HD em várias

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Manual de instalação do Ubuntu

Manual de instalação do Ubuntu FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão Tecnologia da Informação Vinicius Lopes silva Anderson Alves Da Costa Jhannielly Marques Da Rocha Manual de instalação do Ubuntu Professora: Lucília Ribeiro GOIÂNIA,

Leia mais

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos Winstep Nexus Dock Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos leonardo.marques.dos.santos@hotmail.com Índice: 1. Objetivos deste manual [Pág. 2] 2. Processo de download e instalação[pág. 3 à 2.1 Requisitos

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC)

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS FUDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Isadora Mesquita Julia Gabriella ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) Professora: Lúcilia Ribeiro GOIÂNIA, 2016 Isadora Mesquita

Leia mais

Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT

Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT Programa de Educação Tutorial PET Grupo PET-Tele Dicas PET-Tele Instalação de Sistemas Operacionais

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux O Kali Linux é um sistema operacional de código aberto baseado em Debian, voltada para hacking. É uma distribuição destinada a análise de vulnerabilidades,

Leia mais

Manual do Usuário: Instalação da ISO do Terminal Eletrônico

Manual do Usuário: Instalação da ISO do Terminal Eletrônico Pagina: 1 Manual do Usuário: Instalação da ISO do Terminal Eletrônico 1. Controle de Versão Data Versão 10/08/2017 1.0 Descrição Início do documento Autor Rafael Rodrigues Marquesi 2. Introdução O Terminal

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Software do Cartão Inteligente e Token Safesign 3.0.77 Sistema Operacional: MAC 10.8 Mountain Lion Português Novembro/2012 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Versão 0.1 Data 02/01/2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Observações Gerais.... 3 2.1 Pré Requisitos e Requisitos Recomendados.... 3 2.2 Requisitos de configuração....

Leia mais

Virtualizando Sistema Operacional

Virtualizando Sistema Operacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DATA: 11/05/2011 DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA EXERCÍCIO PRÁTICO Leia com atenção todo o

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos... Índice Introdução Librix...3 Software Livre...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3...4 Configuração de Dispositivos Básicos...6 Teclado...6 Mouse...6 Vídeo...7 Rede...7 Configuração Básica do

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Capitulo 7 Sistemas Operacionais

Capitulo 7 Sistemas Operacionais Capitulo 7 Sistemas Operacionais Sistemas operacionais são aqueles aos quais interagem o usuário com o computador. O sistema operacional é quem comanda o hardware do PC. Existem inúmeras versões de sistemas

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificação Digital no Token GD MAC 10.8 Mountain Lion Sistema Operacional: MAC 10.8 Mountain Lion Português Maio/2013 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados

Leia mais

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013)

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013) Autoinstalação SACI Última atualização em 19/09/2013 EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS Autoinstalação SACI Revisão: 03 (19/09/2013) BELO HORIZONTE 2013 Convenções Tipográficas

Leia mais

Manual de instalação do Sistema Operacional Linux (Distribuição Ubuntu)

Manual de instalação do Sistema Operacional Linux (Distribuição Ubuntu) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão da Tecnologia da Informação Henderson Havinner Portela Marivaldo Rosa da Conceição Sofia Daiana Reis Quirino Manual de instalação do Sistema Operacional Linux

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 20 Sumário 1 Introdução 3 2 Criando um pendrive inicializável 4 2.1 No Linux............................................ 4 2.1.1 Por linha de comando................................

Leia mais

Roteiro de instalação

Roteiro de instalação Roteiro de instalação A primeira vez que for utilizada o tipo de comunicação USB, deve ser instalado o driver da Toledo do Brasil. Os sistemas operacionais compatíveis são: Windows XP; Windows Vista; Windows

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL WIRECAST 6 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL DE INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E TRANSMISSÃO COM WIRECAST 6 OBS: Este tutorial tem como intuito auxiliar os clientes da SiteHosting, a fazerem a instalação

Leia mais

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL

FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof.: Patricia Magalhães - Comp.: Hardware e Software 1 2 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS SEVEN ORIGINAL Prof. Patrícia G. P. Magalhães Faça Backup antes de iniciar a formatação

Leia mais

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS ÍNDICE 1 Instalação do OBB Plus... 3 2 2.1 Ativação dos Produtos... 14 Download do Instalador de Crédito a Funcionário 240, Multipag e Vendor...

Leia mais

Particionando discos Rígidos.

Particionando discos Rígidos. Particionando discos Rígidos. OBJETIVOS: PREPARAÇÃO DO HD PARA INSTALAÇÃO DO WINDOWS 98 PARTICIONAMENTO FORMATAÇÃO BOOT INSTALAÇÃO LÓGICA DO DISCO RÍGIDO PARTICIONAMENTO FDISK FORMATAÇÃO LÓGICA FORMAT

Leia mais

Escrito por Carlos Valente Seg, 18 de Outubro de :58 - Última atualização Seg, 03 de Janeiro de :16

Escrito por Carlos Valente Seg, 18 de Outubro de :58 - Última atualização Seg, 03 de Janeiro de :16 Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como. O tutorial irá tornar as coisas muito simples você,

Leia mais

FERRAMENTA ELETRÔNICA DE SERVIÇO CUMMINS INSITE

FERRAMENTA ELETRÔNICA DE SERVIÇO CUMMINS INSITE Nº Grupo: 019/2011 22 Data: Referência: 01/11/2011 Aplicável a: Todos as séries de motores CUMMINS BRASIL LTDA BOLETIM DE SERVIÇOS / PEÇAS Endereçado a: Distribuidores e Filiais X OEM s Cliente/Usuário

Leia mais

Instalando o Ponto Secullum 4.0

Instalando o Ponto Secullum 4.0 Instalando o Ponto Secullum 4.0 Prerrequisitos e configurações do Sistema Operacional Primeiramente, precisamos de uma máquina com uma configuração adequada para trabalharmos com rapidez e segurança com

Leia mais

Instalar Kubuntu IMPORTANTE. Pré-Requisito. Preparando o CD. Instalando. Tabela de conteúdo. De Wiki

Instalar Kubuntu IMPORTANTE. Pré-Requisito. Preparando o CD. Instalando. Tabela de conteúdo. De Wiki Instalar Kubuntu 18.04 De Wiki Tabela de conteúdo 1 IMPORTANTE 2 Pré-Requisito 3 Preparando o CD 4 Instalando 5 Instalação para Acesso Remoto IMPORTANTE Este manual está levando em consideração que o computador

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

Guia de instalação SGA 1000

Guia de instalação SGA 1000 Guia de instalação SGA 1000 SGA 1000 Sistema de Gestão de Acessos O software SGA 1000 (Sistema de Gestão de Acessos) é composto de dois programas que em conjunto permitem a comunicação do computador com

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

SUSE LINUX. Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown)

SUSE LINUX. Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown) SUSE LINUX Instalação do sistema operativo Suse Linux 10.1 (Retirado do Livro Suse Linux de Chris Brown) 1 Instalação Pode-se instalar em um PC com o disco vazio, ou pode-se preservar as partições e sistemas

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G

Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G Passo 1 - Faça o download do Emissor NFe - ACAI informática; Passo 2 - Vá para a pasta onde foi baixado o instalador do AcaiEmissorNF-e, clique sobre o mesmo com

Leia mais

Gestão de Sistemas Operacionais

Gestão de Sistemas Operacionais Gestão de Sistemas Operacionais Prof. Guilherme Nonino Rosa guinonino@gmail.com http://proguilherme.wordpres.com Aula 1 Como usar o Hyper-V para fazer virtualização. Pré-requisitos Sistema operacional

Leia mais

instalação ubuntu Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!!

instalação ubuntu Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Projeto Linux BRasil Incentivando o Linux e o software livre no BRasil!!! Instalação Ubuntu 1. Instalação do Windows 2. Configurando o Setup 3. Iniciando o boot 4. Iniciando o instalador 5. Escolhendo

Leia mais

INTRODUÇÃO. Curso de Introdução ao Windows Server 2012 R2, configurando em rede e instalando o serviço ADDS (Active Directory)

INTRODUÇÃO. Curso de Introdução ao Windows Server 2012 R2, configurando em rede e instalando o serviço ADDS (Active Directory) SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 Aula 1 Sobre o Windows Server 2012.... 3 Aula 2 Instalando o VirtualBox... 6 Aula 3 Criando a máquina virtual do Windows Server... 11 Aula 4 Instalando o Windows Server... 15 Aula

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8.

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Com ele você facilmente vai poder resolver seus problemas com formatação de PC, chega de solicitar serviços

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Instalação do Ubuntu Feisty Fawn

Instalação do Ubuntu Feisty Fawn Instalação do Ubuntu Feisty Fawn Texto: Mário Meyer e Licio Fernando Diagramação: Antônio (LedStyle) Cláudio A o iniciarmos o computador com o CD/DVD no drive, veremos a tela inicial com as opções de boot

Leia mais

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja Manual do usuário Instalação do Servidor SQLBase Versão Revisão 5.1 0.2 Site http://.tecnodados.com.br Suporte http://tecnodados.com.br/suporte Conteúdo Introdução Requisitos do Sistema Servidor Terminal

Leia mais

Manual de Instalação. Software de Token Safenet 9.0 Mac

Manual de Instalação. Software de Token Safenet 9.0 Mac Software de Token Safenet 9.0 Mac Informação Pública: este documento foi classificado pela área de Certificação Digital e o acesso está autorizado aos clientes, visando auxiliá-los na instalação de Informação

Leia mais

Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi. Professor: Lucília. Data: 22\11\2016

Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi. Professor: Lucília. Data: 22\11\2016 Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi Professor: Lucília Data: 22\11\2016 Instalação Linux Ubuntu via VirtualBox Sumário Introdução; Instalação Linux Ubuntu via VirtualBox Baixando

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Token USB PKI MANUAL DE INSTRUÇÕES Token USB PKI Manual de instalação SafeNet Authentication Client Selecione o modelo do seu Token e, em seguida, clique em DRIVER. Obs.: O driver é único, pode ser instalado em sistemas

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

MANUAL DESCRIÇÃO SGI-DITIC 1.0 MANUAL PARA CONFIGURAÇÃO DA REDE SEM FIO EDUROAM SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO (SGI) Data da Revisão:

MANUAL DESCRIÇÃO SGI-DITIC 1.0 MANUAL PARA CONFIGURAÇÃO DA REDE SEM FIO EDUROAM SECRETARIA DE GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO (SGI) Data da Revisão: 1/12 DESCRIÇÃO O eduroam (education roaming) é um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa que oferece acesso sem fio à internet sem a necessidade de múltiplos logins

Leia mais

Lab - Instalação do Windows XP

Lab - Instalação do Windows XP 5.0 5.2.1.7 Lab - Instalação do Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows XP Professional. Equipamentos Recomendados

Leia mais

Como instalar o Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10)

Como instalar o Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10) Como instalar o Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10) Como este blogue tem como objetivo ajudar todos os utilizadores iniciantes, ou não, de Ubuntu, não podia faltar um artigo a explicar como instalar o novo

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições

Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalando e Configurando o Ubuntu Desktop e suas Edições Instalar o Ubuntu Desktop v14.04 Particionado Módulo - V versão: 1.3-29/05/2014 Professor do Curso de GNU/Linux Ubuntu Desktop Prof. Robson Vaamonde,

Leia mais

Guia Rápido. Elgin L42-DT Impressora de etiquetas.

Guia Rápido. Elgin L42-DT Impressora de etiquetas. Guia Rápido Elgin L42-DT Impressora de etiquetas. A Impressora térmica de Etiquetas Elgin L42-DT foi desenvolvida para reduzir custos, aumentar a eficiência e oferecer um design compacto. www.bztech.com.br

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

SafeSign User Edition (x32 e x64)

SafeSign User Edition (x32 e x64) SafeSign 3.0.80 User Edition (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é o SafeSign?... 03 Instalando o SafeSign... 04 Verificando o Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 Sistema Operacional... 12 O

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em cartão + leitora Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Cartão e Leitora... 4 2. Mozilla Firefox... 6 3. Acessando o sistema... 9 4.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.2.0 GUICHÊ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Safari

Como acessar as imagens via Navegador Safari Como acessar as imagens via Navegador Safari Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador Safari,

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup.

1. Após o boot se completar, será exibida a tela de inicial do Redo exibida abaixo, onde o usuário deverá escolher a opção Start Redo Backup. RESTAURAÇÃO DE COMPUTADORES PREGÃO 83/2008 UTILIZANDO REDO BACKUP 1) RESTAURAÇÃO ATRAVÉS DE DISPOSITIVO USB COM IMAGEM DO SISTEMA O processo de restauração de imagem nos multiterminais deve ser feito utilizando-se

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Manual de Instalação SI-300S e SI-300L

Manual de Instalação SI-300S e SI-300L Manual de Instalação Este manual tem caráter técnico-informativo, sendo propriedade da SWEDA. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida ou armazenada por processo mecânico,

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual do usuário. Software OLT 4840E

Manual do usuário. Software OLT 4840E Manual do usuário Software OLT 4840E Software OLT 4840E Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. O software OLT 4840E é uma aplicação desktop para configuração

Leia mais

CPU: Todos os processadores Pentium, Celeron, Athlon, Duron, Sempron e x86 compatíveis;

CPU: Todos os processadores Pentium, Celeron, Athlon, Duron, Sempron e x86 compatíveis; Instalando o Mandriva Preparando o computador para a instalação Antes de instalar qualquer Sistema Operacional em um computador, você precisar primeiro se informar do hardware suportado. Vai que você quer

Leia mais

Manual de Instalação Sage Start

Manual de Instalação Sage Start Manual de Instalação Sage Start Índice 1. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO SAGE START.... 1 Instalação Sage Start... 1 Acesso ao Sage Start: Comercial, Estoque e Financeiro... 6 Acesso ao Sage Start

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

Sumário Guia do Aluno

Sumário Guia do Aluno Sumário Guia do Aluno 1. Introdução... 05 2. Primeiro Acesso... 06 3. Recuperar Senha... 13 4. Ferramentas... 15 5. Meus Treinamentos... 18 6. Agenda... 20 7. Realizando uma Matrícula em um Treinamento

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE CLIENTES DE PARA O EXPRESSO BR

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE CLIENTES DE  PARA O EXPRESSO BR Configuração de Clientes de E-mail para o Expresso br MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE CLIENTES DE E-MAIL PARA O EXPRESSO BR 1 Sumário 1. Microsoft Outlook... 3 ACESSO VIA EXCHANGE ACTIVESYNC... 3 ACESSO VIA

Leia mais

Instalação do Windows Server 2008

Instalação do Windows Server 2008 Instalação do Windows Server 2008 Introdução Uma das grandes novidades no Windows Server 2008 é a facilidade de instalação do sistema operacional. Durante a instalação é solicitado o mínimo de informações

Leia mais