PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3"

Transcrição

1 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 TUBARÃO 2012

2 PROJEDATA INFORMÁTICA LTDA. IRINEU TEZA NUNES. INSTALAÇÃO DO ORACLE ENTERPRISE LINUX 6.3 Manual técnico de instalação do sistema operacional Oracle Linux versão 6.3 de acordo com os padrões de soluções da Projedata. TUBARÃO 2012

3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO DVD DE INSTALAÇÃO INSTALAÇÃO CONFIGURAÇÃO INICIAL CONFIGURAÇÃO DA REDE FUSO HORÁRIO E SENHA DO ROOT CONFIGURAÇÃO DE PARTICIONAMENTO PERSONALIZAÇÃO DOS PACOTES DE INSTALAÇÃO CONFIGURAÇÃO PÓS INSTALAÇÃO FINALIZANDO...28

4 3 1 INTRODUÇÃO Para o sucesso da instalação e de posterior configuração dos produtos Projedata é importante seguir todos os passos como descrito nesse manual. Em caso de dúvidas entrar em contato com nosso departamento de infraestrutura de TI pelo ti@projedata.com.br ou telefone (48) Atendimento de segunda a sexta nos horários das 8:00 às 12:00 ou das 13:30 às 18:00h.

5 4 2. DVD DE INSTALAÇÃO Para obter o DVD de instalação é necessário acessar o site abaixo: Para acessar a área de downloads a Oracle exige que seja realizado o registro de um login e senha. Vale salientar que esse registro é gratuito. Clicar em Sign In / Register, após logar no site aceitar os termos e restrições (Terms & Restrictions) e clicar em Continue. Na opção Select a Product Pack selecionar Oracle Linux, na opção Platform selecionar x86 64 bit e clicar em Go. Na lista de distribuições clicar sobre a opção Oracle Linux Release 6 Update 3 Media Pack for x86_64 (64 bit). Como demostrado na figura 1. Figura 1 - Seleção da mídia DVD Oracle Linux 6.3. É necessário executar o download apenas do DVD Oracle Linux Release 6 Update 3 for x86_64 (64 Bit) V G, como demonstrado na figura 2.

6 5 Figura 2 - Download do Oracle Linux 6.3. Após o download, utilizar uma ferramenta de gravação para gravar a imagem em um DVD.

7 6 3 INSTALAÇÃO 1.1 CONFIGURAÇÃO INICIAL Antes de iniciar a instalação, é necessário configurar a BIOS do servidor para dar boot pelo drive de DVD. Após iniciar o servidor com o boot pelo DVD, a primeira tela, como visualizado na figura 3, pergunta qual tipo de instalação que você deseja fazer, pressione ENTER para instalar em modo gráfico. Figura 3 - Tela de seleção de instalação. A próxima tela, como visualizado na figura 4, pergunta se você deseja fazer um teste na mídia para procura de possíveis erros na gravação. Selecionar a opção Skip para pular esta etapa.

8 7 Figura 4 - Seleção do teste de mídia. A próxima tela, faz uma apresentação da instalação do sistema operacional, como demonstrado na figura 5. Apenas clique em Next. Figura 5 - Tela de da instalação do sistema operacional.

9 8 A próxima tela é a de seleção do idioma de instalação do sistema operacional, como pode-se visualizar na figura 6. Selecionar a opção: Português (Brasil) e clique em Next. Figura 6 - Tela de seleção do idioma de instalação do sistema operacional. A próxima tela é a de seleção do padrão de idioma do teclado, tipicamente ABNT2 para teclados com Ç, como podemos visualizar na figura 7. Selecionar a opção: Português (Brasil) e clique em Avançar.

10 9 Figura 7 Tela de seleção do padrão de idioma do teclado. A próxima tela é a de seleção do dispositivo onde o sistema operacional será instalado, como podemos visualizar na figura 8. Manter a opção Dispositivos de armazenamento básico ativada e clicar em Avançar. Quando se tratar de um disco ainda não inicializado uma mensagem de Aviso de dispositivo de Armazenamento será exibida, basta clicar em Sim, descartar qualquer dado.

11 10 Figura 8 - Tela de seleção do dispositivo de armazenamento. A próxima tela é a de nomeação do computador, como podemos visualizar na figura 9. Esta tela também da acesso a configuração de rede através do botão Configurar rede. Em nome da máquina digitar: iniflex e clicar no botão Configurar rede.

12 11 Figura 9 - Tela de configuração de nome. 1.2 CONFIGURAÇÃO DA REDE Na sequencia têm-se uma série de passos definidos para configurar-se o endereço de IP do servidor e os endereço(s) do(s) servidor(es) DNS. Na tela de Conexões de rede, aba Com fio, clicar sobre a opção System eth0 e clicar em Editar, como demonstrado na figura 10. A opção System eth0 pode variar de acordo com o tipo de dispositivo encontrado pelo sistema operacional, como, por exemplo, System em0. Além disso pode acontecer que exista mais de uma interface no servidor, sendo que neste caso o sistema operacional diferencia cada uma atribuindo um número diferente sequencial, como por exemplo eth1, eth2 e eth3. Configure apenas o dispositivo acompanhado do zero (0).

13 12 Figura 10 - Tela de Conexões de Rede. Após clicar em Editar, na tela Editando System eth0 clicar na aba Configurações IPv4. Em método selecionar Manual, em endereços clicar em Adicionar e Aplicar.... Como demostrado na figura 11. Figura 11 - Tela de configuração de dispositivo de rede. Neste exemplo o IP do servidor foi configurado como sendo , a máscara de rede como , o Gateway como e dois servidores DNS como e

14 13 Na tela Conexões de Rede clique em Fechar e na tela de configuração de nome clique em Avançar. 1.3 FUSO HORÁRIO E SENHA DO ROOT A tela de Configuração de fuso horário é utilizada para configurar o fuso horário da região onde o servidor está localizado, como demonstrado na figura 12. Selecionar o fuso horário correto e clicar em Avançar. Figura 12 - Tela de configuração de fuso horário. Na tela de configuração da senha do root, como podemos visualizar na figura 13, definir a senha do root como sendo iniflex e clicar em Avançar. Clicar também, no botão Usar mesmo assim no aviso de segurança.

15 14 Figura 13 - Tela de configuração de senha do root. 1.4 CONFIGURAÇÃO DE PARTICIONAMENTO A sequência do particionamento tem como objetivo preparar o Layout do sistema de arquivos onde o sistema operacional será instalado. Neste exemplo foi utilizado um disco de 500 GBs. Podemos visualizar na figura 14, a tela de tipo de instalação. Selecionar a opção Criar Layout Personalizado e clicar em Avançar.

16 15 Figura 14 - Tela de tipo de instalação. Na tela de particionamento clicar em Create, na tela de Criar Armazenamento, certificar-se que a opção Partição Padrão está selecionada e clicar em Criar, como visualiza-se na figura 15. Figura 15 - Tela de particionamento.

17 16 Como demonstrado na figura 16, na tela de Adicionar partição, em Ponto de montagem selecionar a opção /boot, em Tipo de sistema de arquivos selecionar ext4, em Tamanho (MB) digitar 200, o que corresponde a 200 Megabytes de espaço em disco, em Opções adicionais de tamanho selecionar Tamanho fixo e clicar em OK. Figura 16 - Tela para adicionar a partição /boot. Os mesmos passos da figura 15 e 16 são utilizados para a criação da partição /var com a diferença que o tamanho segue a seguinte regra: Para discos com até 250 Gigas criar a partição com 5 Gigas e para discos maiores 10 Gigas. Na tela de particionamento clicar em Create, na tela de Criar Armazenamento, certificar-se que a opção Partição Padrão está selecionada e clicar em Criar, como visualiza-se na figura 15. Como demonstrado na figura 17, na tela de Adicionar partição, em Ponto de montagem selecionar a opção /var, em Tipo de sistema de arquivos selecionar ext4, em Tamanho (MB) digitar 10240, o que corresponde a 10 Gigabytes de espaço em disco (seguindo a regra mencionada sendo que o disco de exemplo é de 500 Gigas), em Opções adicionais de tamanho selecionar Tamanho fixo e clicar em OK.

18 17 Figura 17 - Tela para adicionar a partição /var. Os mesmos passos da figura 15 e 17 são utilizados para a criação da partição / com a diferença que o tamanho agora será de 20 Gigas. Na tela de particionamento clicar em Create, na tela de Criar Armazenamento, certificar-se que a opção Partição Padrão está selecionada e clicar em Criar, como visualiza-se na figura 15. Como demonstrado na figura 18, na tela de Adicionar partição, em Ponto de montagem selecionar a opção /, em Tipo de sistema de arquivos selecionar ext4, em Tamanho (MB) digitar 20480, o que corresponde a 20 Gigabytes de espaço em disco, em Opções adicionais de tamanho selecionar Tamanho fixo e clicar em OK.

19 18 Figura 18 - Tela para adicionar a partição /. Para criar a partição /projedata, na tela de particionamento clicar em Create, na tela de Criar Armazenamento, certificar-se que a opção Partição Padrão está selecionada e clicar em Criar, como visualiza-se na figura 15. Como demonstrado na figura 19, na tela de Adicionar partição, em Ponto de montagem digitar /projedata, devido ao fato da necessidade de se criar um ponto de montagem personalizado, em Tipo de sistema de arquivos selecionar ext4, em Opções adicionais de tamanho selecionar Utilizar o máximo de espaço permitido e clicar em OK.

20 19 Figura 19 - Tela para adicionar a partição /projedata. Precisamos ainda criar a partição de memória virtual swap. No entanto, o tamanho dessa partição está diretamente relacionada com a quantidade de memória disponível no servidor. Para o cálculo de swap deve-se seguir as seguintes regras: Se o servidor possuir até 4 Gigabytes de memória, o tamanho da swap deve ser o seu dobro. Exemplo: Servidor com 2 Gigabytes de memória RAM, o tamanho da swap será de 4 Gigabytes. Se o servidor possuir entre 4 Gigabytes e 8 Gigabytes, o tamanho da swap deve o mesmo da memória. Exemplo: Servidor com 8 Gigabytes de memória ser RAM, o tamanho da swap será de 8 Gigabytes. Se o servidor possuir mais que 8 Gigabytes, o tamanho da swap deve a memória RAM disponível * 0,75. Exemplo: Servidor com 32 Gigabytes de memória, o tamanho da swap será de 24 Gigabytes. Após calculado o tamanho da swap, na tela de particionamento clicar em Create, na tela de Criar Armazenamento, certificar-se que a opção Partição Padrão está selecionada e clicar em Criar, como visualiza-se na figura 15.

21 20 Como demonstrado na figura 20, em Tipo de sistema de arquivos selecionar swap, em Tamanho (MB) digitar o valor calculado, em Opções adicionais de tamanho selecionar Tamanho fixo e clicar em OK. Figura 20 - Tela para adicionar a partição swap. O particionamento está pronto, clicar em Avançar na tela de particionamento, em Formatar na caixa de dialogo de Aviso de formatação, em Gravar alterações no disco e aguardar formatação. 1.5 PERSONALIZAÇÃO DOS PACOTES DE INSTALAÇÃO. A sequência de seleção dos pacotes tem como objetivo instalar os componentes necessários para configuração das soluções Projedata. Na tela de configuração do gerenciador de boot, como pode-se visualizar na figura 21, manter as opções padrões ativadas clicar em Avançar.

22 21 Figura 21 - Tela de configuração do gerenciador de boot. Na tela de seleção do tipo de instalação manter a opção Basic Server ativada, clicar em Personalizar agora e clicar em Avançar. Como demostrado na figura 22. Figura 22 - Tela de seleção do tipo de instalação.

23 22 Na tela de personalização de pacotes, opção Sistema Básico, além das opções selecionadas, marcar a opção Biblioteca de compatibilidade. Como demonstrado na figura 23. Figura 23 - Tela de personalização de pacotes, Sistema Básico. Na tela de personalização de pacotes, opção Servidores, além das opções selecionadas, marcar as opções Ferramentas Administrativas de Sistema e servidor de arquivo CIFS. Como demonstrado na figura 24. Figura 24 - Tela de personalização de pacotes, Servidores.

24 23 Na tela de personalização de pacotes, as opções Serviços da Web, Banco de Dados, Gerenciamento de Sistema e Virtualização não são alteradas. Na tela de personalização de pacotes, opção Desktops, marcar a opção X Window System. Como demonstrado na figura 25. Figura 25 - Tela de personalização de pacotes, Desktops. Na tela de personalização de pacotes a opção Aplicações não é alterada. Na tela de personalização de pacotes, opção Desenvolvimento, marcar a opção Ferramentas de Desenvolvimento. Como demonstrado na figura 26.

25 24 Figura 26 - Tela de personalização de pacotes, Desenvolvimento. Na tela de personalização de pacotes na opção Idiomas, apenas certificar-se de que o suporte à Português Brasileiro esteja ativado. Como demonstrado na figura 27. Figura 27 - Tela de personalização de pacotes, Idiomas.

26 25 Na tela de personalização de pacotes, clicar em Avançar e aguardar a cópia dos arquivos, como visualiza-se na figura 28. Figura 28 - Tela de cópia dos arquivos. Na tela de finalização da instalação, como visualiza-se na figura 29, clicar em Reiniciar, remover o DVD de instalação e aguardar o sistema inicializar. Figura 29 - Tela de finalização da instalação.

27 CONFIGURAÇÃO PÓS INSTALAÇÃO Após a inicialização do sistema irá surgir a tela do Utilitário de Configuração em Modo Texto. Selecione a opção Configuração do Firewall com as setas, Executar Ferramenta com a tecla TAB e pressionar ENTER. Como demonstrado na figura 30. Figura 30 - Utilitário de Configuração em modo texto. Na tela de Configuração do Firewall, utilizar a tecla Barra para desabilitar o Firewall, usar a tecla Tab para navegar até o OK e pressionar a tecla Enter. Como demonstrado na figura 31.

28 27 Figura 31 - Utilitário de Configuração do Firewall. Na tela de Aviso, figura 32, manter selecionado o Sim e pressionar Enter. Figura 32 - Tela de aviso de configuração do Firewall. Após retornar para a tela do Utilitário de Configuração em Modo Texto. Selecione a opção Sair com com a tecla TAB e pressionar ENTER. O resultado final é uma tela em modo texto aguardando o login e senha. Como

29 28 visualiza-se na figura 33. Figura 33 - Tela de login em modo texto Oracle Linux FINALIZANDO Após finalizar a instalação execute um teste de ping tendo como alvo o IP configurado no servidor. Um resultado positivo irá retornar algo como o que é visualizado na figura 34. Figura 34 - Teste de Ping.

30 29 Se não existir reposta, e o servidor possuir mais de uma interface de rede, pode significar que a interface configurada não é a que efetivamente encontra-se conectada. Dessa forma deve-se alternar o cabo de rede entre as interfaces até obter-se uma resposta. É importante anotar o IP configurado no servidor ele será solicitado pelo técnico da Projedata na configuração dos produtos.

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Na tela inicial, clique em Novo : Escolha um nome para a máquina virtual, selecione o tipo Linux e a versão Red Hat (64 bit) :

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Instalando o CENTOS 6.6 Minimal

Instalando o CENTOS 6.6 Minimal Instalando o CENTOS 6.6 Minimal INTRODUÇÃO Esta prática tem como objetivo a instalação e configuração da aplicação de gerenciamento do sistema operacional GNU/Linux CENTOS 6.6 Minimal - X386. O CentOS,

Leia mais

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux

Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Instalação Debian 8 Jessie Dual Boot Windows 8 x Linux Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...

Librix...3. Software Livre...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos... Índice Introdução Librix...3 Software Livre...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3...4 Configuração de Dispositivos Básicos...6 Teclado...6 Mouse...6 Vídeo...7 Rede...7 Configuração Básica do

Leia mais

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat

Instalando o Ubuntu Maverick Meerkat Instalando o Ubuntu 10.10 - Maverick Meerkat Este tutorial é indicado a pessoas que acabaram de ouvir sobre o Ubuntu, aqueles que nunca instalaram o Ubuntu antes e querem testá-lo, mas não sabem como.

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Instalação Debian 8 - Jessie

Instalação Debian 8 - Jessie Instalação Debian 8 - Jessie Passo Nº 1 Certifique que o computador esteja conectado a internet. Certifique também, se a configuração da sequencia de boot na bios está configurada para ler primeiramente

Leia mais

Instalando o Ubuntu 9.10

Instalando o Ubuntu 9.10 Instalando o Ubuntu 9.10 A Configuração Mínima para instalação do Ubuntu 9.10 é: Pentium ou AMD 1GHz, 256MB RAM e 7GB HD, após verificarmos se possuímos a configuração necessária podemos dar inicio a instalação.

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA SERVIDOR COM Windows Server 2003 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 1 Índice INSTALANDO O HYPER-V EM UM S.O. WINDOWS...3 Passo 1: Habilite a virtualização na BIOS do computador...3 Passo 2: Instalando o Hyper-V...3

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Safari

Como acessar as imagens via Navegador Safari Como acessar as imagens via Navegador Safari Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador Safari,

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MÁQUINA CLIENTE COM Windows XP SP3 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE Iremos utilizar um ambiente virtualizado que funcionará de acordo com a figura: Rede Virtual Servidor (Windows Server

Leia mais

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Manual para instalação e configuração do Terminal Server no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do seu firewall Netdeep

Leia mais

Sophos UTM 9. Guia: Manual de instalação do Sophos UTM 9

Sophos UTM 9. Guia: Manual de instalação do Sophos UTM 9 Sophos UTM 9 Guia: Manual de instalação do Sophos UTM 9 Data do Documento: Dezembro de 2012 1 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Sistema... 4 3. Instalação do Sophos UTM 9 Software Appliance...

Leia mais

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6

Librix...3. Manual Eletrônico...3. Opções de Suporte...3. Dicas para a Instalação...4. Configuração de Dispositivos Básicos...6 Índice Introdução Librix...3 Manual Eletrônico...3 Opções de Suporte...3 Dicas para a Instalação...4 Configuração de Dispositivos Básicos...6 Teclado...6 Vídeo...6 Rede...7 Configuração Básica do Sistema...7

Leia mais

Virtualizando Sistema Operacional

Virtualizando Sistema Operacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DATA: 11/05/2011 DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA EXERCÍCIO PRÁTICO Leia com atenção todo o

Leia mais

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL Tutorial de Instalação 1 Sumário Sumário... 2 Apresentação... 3 Configurações Iniciais... 4 Atenção... 4 Verifique o tamanho da base de dados... 4 Desabilite o Antivírus... 4 Crie uma pasta destinada ao

Leia mais

Sistema operacional Debian

Sistema operacional Debian Sistema operacional Debian Reunir os Requisitos Mínimos de Hardware Assim que juntar a informação sobre o hardware existente no seu computador, certifique-se que o seu hardware permite fazer o tipo de

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS Tutorial de Instalação Linux Ubuntu 16.04.2 LTS (Cléber Ribas dos Santos) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu 16.04.2 LTS

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SUMÁRIO INSTALAÇÃO A PARTIR DO ARQUIVO RPM...3 Passo 1: Requisitos mínimos...3 Passo 2 (opcional): Configurando a rede no CentOS...3 Passo 3: Download do Arquivo...5 Passo 4: Instalação...5

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara (Cléber Ribas dos Santos e Nataly Pozzer Aloy Krentkowski) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional

Leia mais

Lab - Instalação do Windows 7

Lab - Instalação do Windows 7 5.0 5.2.1.5 Lab - Instalação do Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows 7. Equipamentos Recomendados Passo 1 Os seguintes

Leia mais

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2 Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS Passo 1 É importante que o KTS esteja conectado ao computador (via porta USB ou serial) e na energia, vide figura 1. Observar também se o LED verde

Leia mais

CPU: Todos os processadores Pentium, Celeron, Athlon, Duron, Sempron e x86 compatíveis;

CPU: Todos os processadores Pentium, Celeron, Athlon, Duron, Sempron e x86 compatíveis; Instalando o Mandriva Preparando o computador para a instalação Antes de instalar qualquer Sistema Operacional em um computador, você precisar primeiro se informar do hardware suportado. Vai que você quer

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G

Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G Passo 1 - Faça o download do Emissor NFe - ACAI informática; Passo 2 - Vá para a pasta onde foi baixado o instalador do AcaiEmissorNF-e, clique sobre o mesmo com

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz ATENÇÃO: Este procedimento leva em consideração que seu HD está vazio ou que os dados já foram salvos e o backup salvo em outra mídia. Seguindo este tutorial

Leia mais

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013)

EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS. Autoinstalação SACI. Revisão: 03 (19/09/2013) Autoinstalação SACI Última atualização em 19/09/2013 EAC SOFTWARE GERÊNCIA DE SERVIÇOS E COORDENAÇÃO DE TREINAMENTOS Autoinstalação SACI Revisão: 03 (19/09/2013) BELO HORIZONTE 2013 Convenções Tipográficas

Leia mais

Centro Paula Souza TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA

Centro Paula Souza TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA 1) Baixe e instale a última versão da VM Virtualbox da Oracle: https://www.oracle.com/technetwork/server-storage/virtualbox/downloads/index.html 2) Baixe a ISO do Linux

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM VMWARE WORKSTATION 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do

Leia mais

Manual de Instalação do pacote SICWEB

Manual de Instalação do pacote SICWEB Manual de Instalação do pacote SICWEB A instalação do pacote SICWEB é simples, porém deve ser feita exatamente de acordo com as instruções deste manual. A instalação no servidor é diferente da instalação

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

Lab - Instalação do Windows XP

Lab - Instalação do Windows XP 5.0 5.2.1.7 Lab - Instalação do Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá instalar o sistema operacional Windows XP Professional. Equipamentos Recomendados

Leia mais

Tutorial para criar um servidor Linux

Tutorial para criar um servidor Linux Tutorial para criar um servidor Linux Introdução Este tutorial tem como por objetivo ensinar os alunos do ensino médio técnico de informática a criarem um servidor Linux utilizando uma máquina virtual.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SUMÁRIO REQUISITOS MÍNIMOS... 3 INSTALAÇÃO A PARTIR DO ARQUIVO RPM...4 Download do Arquivo...4 Instalação pela linha de comando...4 Regras de Firewall...4 Acessando o Monsta...5

Leia mais

TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS 7

TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS 7 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE DANIEL ALVES DE OLIVEIRA EMANUEL JOSÉ GUIMARÃES BRITO ERI JONHSON OLIVEIRA DA SILVA TUTORIAL DE FORMATAÇÃO COM WINDOWS

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 20 Sumário 1 Introdução 3 2 Criando um pendrive inicializável 4 2.1 No Linux............................................ 4 2.1.1 Por linha de comando................................

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.4.0 SERVIDOR Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 16 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação.

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. Group Shopping Quest Como fazer 1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. 2. Clique em Avançar para iniciar o processo de instalação. Após aceitar os termos

Leia mais

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8.

Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Chegou o e-book que você precisava, com o passo de como formatar seu computador para Windows 8. Com ele você facilmente vai poder resolver seus problemas com formatação de PC, chega de solicitar serviços

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP Versão 1.0 Sumário INTRODUÇÃO... 3 INSTALAÇÃO... 3 CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA... 6 UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP... 7 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo

Leia mais

Manual do Usuário: Instalação da ISO do Terminal Eletrônico

Manual do Usuário: Instalação da ISO do Terminal Eletrônico Pagina: 1 Manual do Usuário: Instalação da ISO do Terminal Eletrônico 1. Controle de Versão Data Versão 10/08/2017 1.0 Descrição Início do documento Autor Rafael Rodrigues Marquesi 2. Introdução O Terminal

Leia mais

Roteiro de instalação

Roteiro de instalação Roteiro de instalação A primeira vez que for utilizada o tipo de comunicação USB, deve ser instalado o driver da Toledo do Brasil. Os sistemas operacionais compatíveis são: Windows XP; Windows Vista; Windows

Leia mais

Manual de instalação do Ubuntu

Manual de instalação do Ubuntu FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão Tecnologia da Informação Vinicius Lopes silva Anderson Alves Da Costa Jhannielly Marques Da Rocha Manual de instalação do Ubuntu Professora: Lucília Ribeiro GOIÂNIA,

Leia mais

Instalação do Papercut MF

Instalação do Papercut MF Instalação do Papercut MF O software Papercut está disponível sem restrições pelo período de 40 dias. Esse tempo lhe permite avaliar diversos recursos e funções que o software tem a oferecer. Caso adquira

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas)

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Manual do Usuário USU Unidade de Suporte ao Usuário GINF Gerência de Informática Setembro/2010 ATENÇÃO : A Unidade de Suporte ao Usuário do CREA-SP se isenta

Leia mais

Busca Preço G2 Manual de Usuário

Busca Preço G2 Manual de Usuário Busca Preço G2 Manual de Usuário Rev 01/ 07-2018 1 - CARACTERÍSTICAS Fonte de alimentação automática de 90 a 240 VAC (saída de 5V / 1,5A) Consumo de corrente: 350mA Temperatura de operação: 0 até 40 ⁰C

Leia mais

Manual de instalação do SQL 2012

Manual de instalação do SQL 2012 Manual de instalação do SQL 2012 Instalando o SQL Server 2012 para o funcionamento do Shop Control 9 Insira o DVD de instalação do Shop Control 9 em seu servidor; Na sua aréa de trabalho clique em Computador,

Leia mais

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente:

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente: Página 1 de 5 Guia de conexão Instalando uma impressora conectada localmente (Windows) Nota: se o sistema operacional não for suportado pelo CD Software e documentação, será necessário usar o Assistente

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows.

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

Instalação do Windows Server 2008

Instalação do Windows Server 2008 Instalação do Windows Server 2008 Introdução Uma das grandes novidades no Windows Server 2008 é a facilidade de instalação do sistema operacional. Durante a instalação é solicitado o mínimo de informações

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

Utilitário de Configuração do Computador Guia do Usuário

Utilitário de Configuração do Computador Guia do Usuário Utilitário de Configuração do Computador Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT

Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT Universidade Federal Fluminense - UFF Escola de Engenharia - TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações - TGT Programa de Educação Tutorial PET Grupo PET-Tele Dicas PET-Tele Instalação de Sistemas Operacionais

Leia mais

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação II Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo

Leia mais

Introdução ao Cliente de VPN Global

Introdução ao Cliente de VPN Global Introdução ao Cliente de VPN Global Sobre a Cliente de VPN Global de SonicWall Antes de começar Sobre a Cliente de VPN Global de SonicWall O SonicWall Cliente de VPN Global cria uma conexão de Rede virtual

Leia mais

Kairos Connect ÍNDICE

Kairos Connect ÍNDICE Revisão: 09 Data: 10/10/2016 ÍNDICE 1. Apresentação... 3 2. Requisitos de Software... 4 3. Instalação do software Kairos Connect... 5 4. Iniciando o software Kairos Connect... 11 5. Configurando o software

Leia mais

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10 Página 1 de 16 Sumário Apresentação... 1 Requisitos de Instalação... 2 1. Instalação do WinThor Anywhere (Windows/Linux ambiente gráfico)... 3 2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)...

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

Tutorial Windows Server 2016

Tutorial Windows Server 2016 Tutorial Windows Server 2016 1 2 Introdução O Windows Server 2016 apresenta melhorias em segurança que irão reduzir os riscos nos negócios; maior flexibilidade em software para reduzir custos; e uma plataforma

Leia mais

Manual de Instalação C3SL

Manual de Instalação C3SL Manual de Instalação C3SL 1 / 14 Manual de Instalação Linux Educacional Este manual tem como objetivo auxiliar na instalação do sistema operacional Linux Educacional - versão 6.0. Aqui, são descritos e

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 04 FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWSXP PROF.ª DANIELLE CASILLO INSTALANDO O WINDOWS XP Formatar

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT VINCULAÇÃO D-SAT AO CNPJ DO CONTRIBUINTE

GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT VINCULAÇÃO D-SAT AO CNPJ DO CONTRIBUINTE GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT Este manual ensinará como você deve realizar o procedimento de instalação da USB do D-SAT, Vinculação do número de série, Ativação e Associação de Assinatura do Aplicativo

Leia mais

Título: Estou com problemas ao imprimir em impressora Matricial, como instalar o driver?

Título: Estou com problemas ao imprimir em impressora Matricial, como instalar o driver? Título: Estou com problemas ao imprimir em impressora Matricial, como instalar o driver? Os problemas relacionados à impressora Matricial, a maior parte são solucionados removendo e instalando novamente

Leia mais

COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR

COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR INTRODUÇÃO Para que uma rede de computadores exista precisamos preencher alguns requisitos tais como: 1 Devem existir 2 ou mais computadores ou então não seria necessária

Leia mais

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ 3.03.0a Número de peça HP C8S69-96029 Publicado: Junho de 2013 Edição 1 Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft

Leia mais

Introdução ao Windows Server 2008

Introdução ao Windows Server 2008 Introdução ao Windows Server 2008 Bem vindo(a), Nesta primeira aula apresentaremos as características do Windows Server 2008, seus papeis e para que servem. Após essa aula você será capaz de: Identificar

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

INTRODUÇÃO. Curso de Introdução ao Windows Server 2012 R2, configurando em rede e instalando o serviço ADDS (Active Directory)

INTRODUÇÃO. Curso de Introdução ao Windows Server 2012 R2, configurando em rede e instalando o serviço ADDS (Active Directory) SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 Aula 1 Sobre o Windows Server 2012.... 3 Aula 2 Instalando o VirtualBox... 6 Aula 3 Criando a máquina virtual do Windows Server... 11 Aula 4 Instalando o Windows Server... 15 Aula

Leia mais

Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows 7

Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows 7 5.0 5.3.2.16 Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai personalizar as configurações de memória virtual. Equipamento

Leia mais

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja Manual do usuário Instalação do Servidor SQLBase Versão Revisão 5.1 0.2 Site http://.tecnodados.com.br Suporte http://tecnodados.com.br/suporte Conteúdo Introdução Requisitos do Sistema Servidor Terminal

Leia mais

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Índice 1. Pré-requisitos... 2 2. Configurando opções de segurança do Internet Explorer... 3 3. Requisição e Instalação dos certificados de acesso... 5 3.1. Instalação

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO FIREWALL pfsense

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO FIREWALL pfsense TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO FIREWALL pfsense 1-Acesse a URL https://www.pfsense.org/download/ 2-Selecione uma imagem para realizar o download. (Obs. as especificações de hardware mínimo para instalação segundo

Leia mais

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI PROXSYS 1- Instalação de de softwares para o controlador CP-WS11/4DO4DI-OEM

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Índice 1. Pré-requisitos... 2 2. Configurando opções de segurança do Internet Explorer... 3 3. Requisição e Instalação dos certificados de acesso... 5 3.1. Instalação

Leia mais

Firewall Endian 3.2 Instalação

Firewall Endian 3.2 Instalação O Endian Firewall foi originalmente baseado no IPCop, sendo que este é um fork do projeto Smoothwall. Existem duas versões iniciais, sendo uma a baseado em dispositivos de hardware Endian UTM ( Unified

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows Vista

Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows Vista 5.0 5.3.2.17 Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai personalizar as configurações de memória virtual. Equipamento

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS... 3 2.1 Requisitos mínimos para utilização do instalador... 3 2.2 Requisitos mínimos para instalação

Leia mais

Informação Importante!

Informação Importante! Informação Importante! Antes de instalar os PBM s, abra o Digifarma no servidor e vá em: Utilitários/Configurar. Digite a sua senha. Clique na aba Convênios Especiais e verifique se as opções: Vida Link/PrevSaúde/e-Pharma

Leia mais