1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação"

Transcrição

1

2 Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: 1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Saída ou retirada de um grupo de pessoas do interior da escola. Quando é que acontece? Sempre que haja um risco que provenha do interior da escola. Exemplos: - Incêndio; Explosão; Ameaça de bomba; Fuga de gás,.

3 Abrigo Significa proteger-se num lugar seguro no interior da escola. Quando é que ocorre? Sempre que haja um risco proveniente do exterior da escola. Exemplos: - Inundações; Acidente químico; Incêndio florestal; Vulcões,

4 3- SINAL DE ALARME Alarme de Evacuação - Sinal sonoro contínuo, com a duração de 5 minutos; Alarme de Abrigo Sinal sonoro intermitente de 3 minutos (1m 5s 1m 5s 1m). 4- CHEFE DE FILA E CERRA-FILA A coordenação da evacuação é feita pelo professor e o delegado ou subdelegado. O aluno é o CHEFE DE FILA e o professor é o CERRA-FILA, isto é, deve ser sempre o último a sair.

5 Escola Básica dos 2º 3º Ciclo de São Jorge - Cardeal D. Teodósio de Gouveia Organização da Escola em Situações de Emergência 5- MATERIAL ESCOLAR Em caso de evacuação urgente, o MATERIAL ESCOLAR fica na sala de aula. Sai e não voltes atrás. 6- FILA INDIANA Sem corridas; Em passo apressado; Encostados à parede.

6 Escola Básica dos 2º 3º Ciclo de São Jorge - Cardeal D. Teodósio de Gouveia Organização da Escola em Situações de Emergência 7- COORDENADOR DE PISO Nos pontos críticos (escadas e saídas) há um COORDENADOR DE PISO; Não pare nas saídas; Siga sempre as suas indicações. 8- EM CASO DE EVACUAÇÃO DEVE PROCURAR-SE CONHECER: 8.1 PERCURSO DE EVACUAÇÃO (as plantas dos pisos); 8.2. AS SAÍDAS DE EVACUAÇÃO de emergência.

7 8.1. Percursos de Evacuação Plantas de Emergência

8 8.1.Percursos de Evacuação Plantas de Emergência

9 8.1. Percursos de Evacuação Plantas de Emergência

10 8.1. Percursos de Evacuação Plantas de Emergência

11 8.1. Percursos de Evacuação Plantas de Emergência

12 8.1. Percursos de Evacuação Sinais das Plantas Extintor Boca de Incêndio ou Carretel Central de Deteção Incêndio Botão de Alarme Localização do Observador Caminho de Evacuação Caminho de Evacuação Alternativo Ponto de Encontro

13 8.2. Saídas de Evacuação Edifício nº1 - Edifício Principal Saída Principal (S1) Saída Pátio Coberto (S2) Saídas Cozinha (S3) Saídas Refeitório (S4,S5 e S6) Saídas Bar Alunos (S7 e S8)

14 8.2. Saídas de Evacuação Edifício nº 2 - Auditório 3 saídas frontais (S9,S10 e S11) S12 S13 4 saídas laterais Edifício nº 3 Polidesportivo Coberto (S14) S15) 2 saídas S16 S17

15 9- PONTOS DE ENCONTRO Ponto de encontro principal Polidesportivo Evacuações do Edifício Principal) Ponto de encontro alternativo Em caso de evacuação, a escola tem dois pontos de encontro: principal; alternativo. Estacionamento (Evacuações do Polidesportivo ou do Auditório) Abrigo Ginásio Em situações de Abrigo, o local definido é o ginásio. Mantenha-se no ponto de encontro Deve manter-se sempre no Ponto de Encontro até serem dadas outras instruções pelo Responsável/Delegado de Segurança.

16 9- Pontos de Encontro

17 Organização da Escola em Situações de Emergência 10- Estrutura Interna de Segurança (Hierarquia de cargos e funções) RESPONSÁVEL DE SEGURANÇA DELEGADO DE SEGURANÇA COORDENADORES DE PISO FUNCIONÁRIOS PROFESSORES

18 Organização da Escola em Situações de Emergência 10- Estrutura Interna de Segurança Responsável de Segurança (Dirigente máximo da escola) Presidente da Comissão Provisória - Prof. Dinis Mendonça Delegados de Segurança (Pessoas designadas pelo responsável de segurança para dirigir e coordenar as medidas de autoproteção da escola) - Prof. Hélder Andrade; - Srª. Teresa; - Sr. João Manuel.

19 Organização da Escola em Situações de Emergência 10- Estrutura Interna de Segurança Responsável/Delegado de segurança O que fazem? Avaliam a situação de emergência e decide sobre as ações a desenvolver; Prestam toda a colaboração solicitada pelos meios exteriores de socorro; Garantem o cumprimento das instruções das autoridades competentes. Providenciam toda a informação necessária aos Pais e Encarregados de Educação, bem como aos meios de comunicação social, caso se justifique.

20 Organização da Escola em Situações de Emergência 10- Estrutura Interna de Segurança Responsável/Delegado de segurança EM CASO DE EVACUAÇÃO O QUE FAZEM? Coordenam as ações, nomeadamente: Dão ordem para acionamento do alarme de evacuação (parcial/geral); Informam os coordenadores de piso, qual o ponto de encontro; Desencadeiam as restantes ações previstas no plano em função da situação, nomeadamente no aviso aos agentes de segurança; Mantêm a comunicação e informação atualizada com os delegados e agentes de segurança.

21 Organização da Escola em Situações de Emergência 10- Estrutura Interna de Segurança Responsável/Delegado de segurança EM CASO DE ABRIGO O QUE FAZEM? Dão ordem para acionamento do alarme de abrigo; Dão as mesmas instruções que no caso de evacuação; Sintonizam a emissora de rádio pré-definida/estabelece contacto com a Secretaria Regional de Educação e Proteção Civil da Madeira.

22 Organização da Escola em Situações de Emergência 10- Estrutura Interna de Segurança Coordenadores de Piso/Sinaleiros - São os funcionários que realizam serviço nesse piso; - Poderão ser inclusivamente um professor que se encontre nesse mesmo piso, caso se verifique a ausência de um coordenador. EM CASO DE EVACUAÇÃO O QUE FAZEM? Realizam o corte parcial de luz; Colocam-se no seu local pré-estabelecido (saídas e escadas); Informam todos os utentes qual é o ponto de encontro; Contribuem para que a evacuação seja feita ordeiramente e pelas vias estabelecidas; Deverão verificar que nenhum aluno ficou nesse piso (seja nos WC, salas de aula ou em qualquer outro lugar); Dirigem-se depois para o ponto de encontro.

23 Escola Básica dos 2º 3º Ciclo de São Jorge - Cardeal D. Teodósio de Gouveia Organização da Escola em Situações de Emergência 10- Estrutura Interna de Segurança Coordenadores de Piso/Sinaleiros EM CASO DE ABRIGO O QUE FAZEM? Colocam-se no seu local pré-estabelecido (saídas e escadas); Devem verificar se todos os alunos estão abrigados no ponto de encontro; Verificam se as portas e as janelas dos pisos estão fechadas; Desligam a ventilação/ar condicionado, caso existam; Permanecem na escola até indicação contrária comissão provisória.

24 10- Estrutura Interna de Segurança Locais de Colocação dos Coordenadores de Piso

25 10- Estrutura Interna de Segurança Locais de Colocação dos Coordenadores de Piso

26 10- Estrutura Interna de Segurança Locais de Colocação dos Coordenadores de Piso

27 Organização da Escola em Situações de Emergência 10- Estrutura Interna de Segurança Professores Se estão na sala de aula: Em caso de evacuação - deverão conduzir os seus alunos até ao ponto de encontro, seguindo os procedimentos e a sinalização de segurança. Em caso de abrigo - deverão, se as condições o permitirem, ministrar a aula dentro da normalidade possível. Caso contrário dirigem-se para o local de abrigo. Se não estão na sala de aula: Em caso de evacuação - deverão seguir até ao ponto de encontro, seguindo os procedimentos e a sinalização de segurança; Em caso de abrigo - deverão procurar um local seguro (ginásio) e aguardar informações da comissão provisória. Em caso de evacuação ou abrigo poderão adotar a função de um coordenador de piso na ausência deste num local específico;

28 Organização da Escola em Situações de Emergência 10- Estrutura Interna de Segurança Professores em Sala de Aula O que fazem? Na Ausência do delegado e do subdelegado deverão designar um aluno que, para uma determinada turma, será o chefe de fila em caso de evacuação. Poderá ser o aluno que se encontra mais perto da saída da sala. O professor que está presente no momento de uma emergência em cada sala é o responsável pelos alunos e encarregar-se-á: Em caso de evacuação: Cumprir as instruções do coordenador de piso; Fechar as portas, antes da evacuação; Manter os alunos em ordem e verificar que seguem as suas instruções, de maneira a que se facilite uma evacuação ordenada; Realizar uma contagem dos alunos da turma no ponto de encontro.

29 Organização da Escola em Situações de Emergência 10- Estrutura Interna de Segurança Professores em Sala de Aula Em caso de abrigo: Cumprem as instruções do coordenador de piso; Fazem entrar os alunos no espaço protegido (ginásio). Realizam uma contagem dos alunos no local de abrigo. Permanecem na escola até indicação contrária por parte da Comissão Provisória.

30 10- Estrutura Interna de Segurança-Organograma Prof. Dinis Prof. Dinis Prof. Hélder Sr.ª Teresa Sr. João Manuel Sr.ª Teresa Sr. João Manuel Sr.ª Ana Maria Prof. Hélder Sr.ª Teresa Sr. João Manuel Sr.ª Amélia/Sr.ª Cesarina/Sr. Rui Andrade Sr. João Manuel/Srª Ana Maria (diurno/noturno) Prof. Dinis Prof. Hélder Sr.ª Teresa Sr. João Manuel Sr.ª Zélia/Sr. Maurício Sr. João Manuel/Srª Ana Maria (noturno) Sr.ª Helena Leça/Srª Fernanda Sr. João Manuel/Srª Ana Maria (noturno) Sr.ª Amélia Sr. João Manuel Sr.ª Ana Maria Sr. Maurício Sr.ª Zélia Sr.ª Fernanda Sr.ª Helena Sr.ª Marieta Sr.ª Carmo Sr.ª Cesarina Professores Int./exterior sala aula Sr. Rui Bettencourt Srª Teresa-cald.) Sr.ª Marieta- (coz.) Sr.ª Carmo- (coz.) Sr.ª Amélia-Piso 0 SrªCesarina Piso 0 Sr.Rui And.-Piso 0 Sr. Maurício-Piso 1 Sr.ª Zélia-Piso 1 Sr.ª Fernanda-Piso 2 Sr.ª Helena -Piso 2 Sr. João-Noturno Sr.ª Ana-Noturno Sr.ª Teresa Srª. Marieta Srª Cesarina J.Manuel (not.) Sr. João Manuel Srª. Ana Maria Sr. Rui Bettencourt Sr. Rui Andrade Sr. João Manuel (not.) Professores sala aula Delegados Subdelegado Prof. Elisabete Sr.ª Idalina

Plano de Prevenção e Emergência. Ano letivo 2015/16

Plano de Prevenção e Emergência. Ano letivo 2015/16 Índice para navegação rápida: O que é e para que serve o PPE (4) Responsáveis de Segurança (8) Situações emergência (11) Evacuação(12) O Professor(30) O Assistente Operacional(46) O Coordenador de Piso(55)

Leia mais

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > EQUIPAS DE INTERVENÇÃO E MEIOS DE SOCORRO > ATITUDES E RESPONSABILIDADES A temática da segurança integra o Projecto

Leia mais

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS PLANO DE EVACUAÇÃO ANO LETIVO 2016/2017 - Instruções de Segurança Para saber fazer face

Leia mais

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 A Proteção Civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas

Leia mais

Plano de Segurança Interno

Plano de Segurança Interno Regras de Evacuação em caso de Emergência Plantas de Emergência ALFACOOP Coopera>va de Ensino, crl Externato Infante D. Henrique REGRAS DE EVACUAÇÃO A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum

Leia mais

CENTRO ESCOLAR DA VILA

CENTRO ESCOLAR DA VILA CENTRO ESCOLAR DA VILA Objetivos: -Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as regras e procedimentos a adotar em caso de emergência. -Efetuar o reconhecimento do percurso de evacuação de emergência

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo XI Regulamento dos procedimentos de Segurança Artigo 1.º Medidas de autoproteção 1. São consideradas medidas de autoproteção: a) Registos de segurança (relatórios

Leia mais

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel. Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel. Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017 Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017 1-Normas práticas - Em cada sala de aula deve haver um aluno, de preferência o Delegado de Turma,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMILO CASTELO BRANCO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMILO CASTELO BRANCO PLANO DE EVACUAÇÃO 1. INTRODUÇÃO I O plano de evacuação tem como finalidade promover a saída, o mais rápido possível, de todos os utentes das instalações (alunos, professores, funcionários e pessoas externas).

Leia mais

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Escola Secundária de Sebastião da Gama PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Escola Secundária de Sebastião da Gama 1 Índice 1 Mapa da região

Leia mais

EB António Maria Bravo Ano letivo 2016/2017 PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES

EB António Maria Bravo Ano letivo 2016/2017 PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES ESCOLA BÁSICA DE ANTÓNIO MARIA BRAVO 2016/2017 FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO ESCOLA: EB de António Maria Bravo

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

Plano de Segurança Interno

Plano de Segurança Interno Plano de Segurança Interno Reduzir a probabilidade de ocorrência de incêndios Limitar o desenvolvimento de incêndios; Facilitar a evacuação e salvamento dos ocupantes em risco; Permitir a intervenção eficaz

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA. Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA

ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA. Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA Algumas funções podem ser exercidas cumulativamente pela mesma pessoa,

Leia mais

ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE;

ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE; Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE; MANTER A CALMA; Não correr,

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO. Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE)

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO. Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE) 1 PLANO DE SEGURANÇA INTERNO Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE) Só uma população informada pode ter um verdadeiro e indispensável protagonismo num sistema que visa a melhoria da qualidade de

Leia mais

NÚMEROS EXTERNOS: 112

NÚMEROS EXTERNOS: 112 NÚMEROS EXTERNOS: NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 BOMBEIROS ESTORIL 21 468 01 89 POLÍCIA 21 468 13 96 PROTEÇÃO CIVIL 21 460 76 10 CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS 21 482 50 00 SMAS URGÊNCIAS 21 484 28 45

Leia mais

Escola Profissional de Aveiro. Auditório Eng.º Vitor Matos da UniTER da EPA 14 de junho de 2017

Escola Profissional de Aveiro. Auditório Eng.º Vitor Matos da UniTER da EPA 14 de junho de 2017 Auditório Eng.º Vitor Matos da UniTER da EPA 14 de junho de 2017 Apresentar o organigrama de emergência; Apresentar as funções e responsabilidades dos meios humanos (equipas de intervenção) contemplados

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA. procedimentos

PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA. procedimentos PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA procedimentos SEGURANÇA NA ESCOLA A na escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa. Deverá haver uma cultura de, interiorizando procedimentos

Leia mais

Escola Profissional de Aveiro

Escola Profissional de Aveiro Diretor de Operações Responsável da Segurança (RS) Segurança do Edifício Andreia Fonseca Delegado de Segurança Fernando Marinheiro Manuel Leça Dias Paulo Soares Raúl Duarte Ana Cristina Silva Agente de

Leia mais

08/09 PLANO DE PREVENÇÃO EB1/JI BAIRRO DA ALEGRIA. Rua Quinta da Armada. S. Victor Braga tlf:

08/09 PLANO DE PREVENÇÃO EB1/JI BAIRRO DA ALEGRIA. Rua Quinta da Armada. S. Victor Braga tlf: Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches - 341540 Travessa do Taxa - Telef. 253 609 120 Fax 253-609 129 / 2 4710-449 BRAGA executivo@agrupamento-escolas-dr-francisco-snches.pt 08/09 EB1/JI BAIRRO DA

Leia mais

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Escola: EBI Pedras Salgadas CM Vila Pouca de Aguiar Novembro de 2012 CM de Vila Pouca de Aguiar AE Pedras Salgadas Plano de Emergência ÍNDICE Objetivos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL L ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL 2008 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IDENTIFICAÇÃO EM PLANTA DE: ESPAÇO ESCOLAR VIAS DE ACESSO DE VIATURAS DE SOCORRO QUARTEL DOS BOMBEIROS DA ÁREA ESQUADRA DA GUARDA NACIONAL

Leia mais

Programas de conservação e manutenção

Programas de conservação e manutenção Caracterização do espaço Identificação de riscos Levantamento de meios e recursos Regras de exploração e comportamento Programas de conservação e manutenção Caderno de registo de segurança Abandonar todos

Leia mais

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO Sumário 1. Escopo... 3 2. Introdução... 3 3. Informações sobre o local do evento... 3 4. Termos técnicos... 4 4.1 Brigada de emergência...

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO

PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO 2011 - PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL NÚMEROS EXTERNOS: NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA 112 BOMBEIROS ESTORIL 21 468 01 89 P.S.P.

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/ [ NT 22 : NOTA TÉCNICA Complementar do RG-SCIE / Ref.ª VIII.I.02 / 2007-05-31 ] NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/2007-05-31 RESUMO Definir a estrutura das plantas

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE EVACUAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO

PROCEDIMENTOS DE EVACUAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO PROCEDIMENTOS DE EVACUAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO 16 de Outubro 2013 Escola Secundária de Penafiel A CULTURA DE SEGURANÇA A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da

Leia mais

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage Avenida de Angola 2900 052 Setúbal (Nº do Código do Agrupamento 171359 Telefone 265 5471120 Fax 265547125) 1 O Plano de Evacuação particulariza as regras básicas/gerais

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO. PLANO de EMERGÊNCIA

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO. PLANO de EMERGÊNCIA PLANO de EMERGÊNCIA 1. OBJETIVOS DOTAR A ESCOLA DE UM NIVEL DE SEGURANÇA EFICAZ; LIMITAR AS CONSEQUÊNCIAS DE UM ACIDENTE; SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO ESCOLAR PARA A NECESSIDADE DE CONHECER OS PROCEDIMENTOS

Leia mais

Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra

Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra INTRODUÇÃO Os procedimentos em caso de emergência definem-se como um documento orientador com normas de atuação dos vários sectores em situação

Leia mais

Escola E/B do Couto Mineiro Código: Plano de prevenção. Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007

Escola E/B do Couto Mineiro Código: Plano de prevenção. Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007 Escola E/B do Couto Mineiro Código: 346688 Plano de prevenção Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007 Oliveira do Arda, 1 de Setembro de 2016 Escola EB do Couto Mineiro Lugar de Oliveira

Leia mais

DELEGADOS E SUBDELEGADOS DE TURMA

DELEGADOS E SUBDELEGADOS DE TURMA DELEGADOS E SUBDELEGADOS DE TURMA INTRODUÇÃO O Plano de Segurança pretende representar para a comunidade escolar um ponto de referência para uma eventual situação de emergência face a eventuais catástrofes.

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE INCÊNDIO PROFESSORES

PLANO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE INCÊNDIO PROFESSORES PROFESSORES Competências dos professores Quando os professores se encontram numa sala de aula com um grupo de alunos, devem: 1. Ao ouvir o sinal de alarme, avisar os alunos para não tocarem nos interruptores

Leia mais

Ameaça de Bomba_. Princípios Gerais. Serviço de Tráfego Aéreo. Serviço de Socorros. Supervisor de Aeroporto. Serviço de Operações Aeroportuárias

Ameaça de Bomba_. Princípios Gerais. Serviço de Tráfego Aéreo. Serviço de Socorros. Supervisor de Aeroporto. Serviço de Operações Aeroportuárias PrincípiosGerais Planodeemergênciaeevacuação_ ÍNDICE Página_ 1 de 19 PÁGINA 2 ServiçodeTráfegoAéreo ServiçodeSocorros SupervisordeAeroporto ServiçodeOperaçõesAeroportuárias CentralTelefónicadoAeroporto

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS

PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS Plano de Emergência da Brigada de Incêndio: 1. Sinal Sonoro de Incêndio: Thiago e Aline: Responsáveis pela ajuda na evacuação

Leia mais

Planeamento de Exercícios e Simulacros de Evacuação

Planeamento de Exercícios e Simulacros de Evacuação Planeamento de de Evacuação 1. Objetivos Avaliar os procedimentos de prevenção e emergência. Detetar e corrigir possíveis falhas dos procedimentos. Criar rotinas de comportamento dos funcionários face

Leia mais

INTRODUÇÃO ESCOLA JOÃO AFONSO DE AVEIRO 2

INTRODUÇÃO ESCOLA JOÃO AFONSO DE AVEIRO 2 1 INTRODUÇÃO É importante a Escola ter um Plano de Evacuação para que todos saibam o que fazer em caso de incêndio. Depois de feito há que treinar regularmente com professores e colegas. A prática permite

Leia mais

Dimensão Adequação e Conforto das Instalações Check-list Adequação e Conforto das Instalações

Dimensão Adequação e Conforto das Instalações Check-list Adequação e Conforto das Instalações A - ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES 1. Acessos e mobilidade 1.1 Garante a existência de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida 1.2 Mantém atualizada a comunicação visual e sinalética 1.3 Está

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA. Introdução. Objectivos do PEI. Identificação de Riscos. Constituição do PEI Curiosidades Conclusão

PLANO DE EMERGÊNCIA. Introdução. Objectivos do PEI. Identificação de Riscos. Constituição do PEI Curiosidades Conclusão PLANO DE EMERGÊNCIA Introdução Objectivos do PEI Identificação de Riscos Constituição do PEI Curiosidades Conclusão Introdução O Plano de Emergência Interno (PEI) tem o objectivo fundamental, a protecção

Leia mais

Segurança contra incêndios

Segurança contra incêndios 2013/2014 Segurança contra incêndios MEIC 201304116 Fabiana Mendes 201305663 Sara Fernandes 201303477 Mariana Melo 201303982 Filipe Cruz Sumário Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina Projeto

Leia mais

Plano de Evacuação Geral. Abril/2010

Plano de Evacuação Geral. Abril/2010 Plano de Evacuação Geral Abril/2010 A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa pessoal docente e não docente, alunos, pais e encarregados de educação.

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA

PLANO DE SEGURANÇA PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA PLANO DE SEGURANÇA COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS ANO LETIVO 2012-2013 Índice 1. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO COLÉGIO... 3 1.1 ASPECTOS FÍSICOS... 3 1.1.1 Localização Geográfica... 3 1.1.2

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

FICHA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO A ANEXAR AOS PROJECTOS DE ARQUITECTURA DE EDIFÍCIOS DE OCUPAÇÃO EXCLUSIVA OU MISTA COM UTILIZAÇÕES TIPO DA 1ª E 2ª CATEGORIAS DE RISCO Ficha a ser apreciada pela Câmara Municipal (1ª Categoria) ou pelos

Leia mais

COLÉGIO DE ALFRAGIDE PLANO DE PREVENÇÃO E PLANO DE EMERGÊNCIA

COLÉGIO DE ALFRAGIDE PLANO DE PREVENÇÃO E PLANO DE EMERGÊNCIA COLÉGIO DE ALFRAGIDE PLANO DE PREVENÇÃO E PLANO DE EMERGÊNCIA ANO LECTIVO 2008 2009 ÍNDICE Introdução 1 I Objectivos do Plano de Prevenção e Emergência 5 1. Gerais 5 2. Específicos 5 II Plano de Prevenção

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/ 3º CEB POETA AL BERTO, SINES PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO

ESCOLA SECUNDÁRIA/ 3º CEB POETA AL BERTO, SINES PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO ALUNOS: Quando soar o sinal de ALARME, deve seguir as instruções do Professor. O aluno nomeado Chefe de Fila deve dirigir-se para porta de saída, procede à sua abertura, segurando-a e mantendo-a aberta.

Leia mais

BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN

BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN Indicações de segurança Por favor, leia as presentes indicações de segurança antes de entrar em CHEMPARK e certifique-se de que as mesmas são cumpridas

Leia mais

FUNÇÕES DOS AGENTES DE SEGURANÇA

FUNÇÕES DOS AGENTES DE SEGURANÇA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção Regional de Educação do Centro PLANO DE SEGURANÇA E s c o l a J o ã o A f o n s o d e A v e i r o FUNÇÕES DOS AGENTES DE SEGURANÇA Responsável pela Segurança da

Leia mais

Plano de Evacuação. de Evacuação

Plano de Evacuação. de Evacuação NORMAS GERAIS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES 1 Se houver uma situação de emergência, na escola, ela dispõe do seguinte alarme acústico para informação: campainha normal, mas com toque diferenciado três toques

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SÃO JOÂO DO ESTORIL PLANO DE EMERGÊNCIA. S. João do Estoril, Janeiro de 2011 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SÃO JOÂO DO ESTORIL PLANO DE EMERGÊNCIA. S. João do Estoril, Janeiro de 2011 1 PLANO DE EMERGÊNCIA S. João do Estoril, Janeiro de 2011 1 ÍNDICE Introdução 1 Contactos em caso de emergência.2 Ficha de caracterização da Escola Identificação do estabelecimento de ensino.3 Caracterização

Leia mais

in-placas sinalização fotoluminescente

in-placas sinalização fotoluminescente Rua Silveira Martins, 160-4º andar - sala 08 Sé - São Paulo - SP - CEP 01019-000 e-mail: in.placas@gmail.com tel.: (11) 5082-3705 in-placas sinalização fotoluminescente Personalizadas e Linha 40 cód.

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO INSTRUÇÃO DE TRBLHO Plano de ção de Emergência - PE 1. OBJETIVO Este Plano de tendimento de Emergências tem como objetivo ser um documento norteador do Escritório Brasília, a fim de estabelecer diretrizes

Leia mais

ESCOLA E.B.1 DE ALTO DE RODES, FARO PLANO DE EMERGÊNCIA

ESCOLA E.B.1 DE ALTO DE RODES, FARO PLANO DE EMERGÊNCIA C) PLANO DE EVACUAÇÃO ESCOLA E.B.1 DE ALTO DE RODES, FARO NORMAS DE EVACUAÇÃO - ALUNOS Ao ouvires o sinal de alarme, deves cumprir as seguintes regras: Mantém-te tranquilo e segue as instruções do teu

Leia mais

CENTRO ESCOLAR DE POMARES

CENTRO ESCOLAR DE POMARES CENTRO ESCOLAR DE POMARES Objetivos: -Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as regras e procedimentos a adotar em caso de emergência. -Efetuar o reconhecimento do percurso de evacuação de emergência

Leia mais

Etapas do Manual de Operações de Segurança

Etapas do Manual de Operações de Segurança OPERAÇÕES www.proteccaocivil.pt DE SEGURANÇA CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS ETAPAS LEVANTAMENTO DE MEIOS E RECURSOS ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA PLANO DE EVACUAÇÃO PLANO DE INTERVENÇÃO

Leia mais

Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil. Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais. Luís Cecílio Santos

Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil. Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais. Luís Cecílio Santos Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais Luís Cecílio Santos SERVIÇO MUNICIPAL PROTEÇÃO CIVIL COM PRESIDENTE DA CÂMARA SERVIÇO

Leia mais

Educação Para a Segurança e Prevenção de Riscos :Operacionalização em contexto escolar - Final

Educação Para a Segurança e Prevenção de Riscos :Operacionalização em contexto escolar - Final Educação Para a Segurança e Prevenção de Riscos :Operacionalização em contexto escolar - Final Objetivos finais do Projeto: -Promoção de escolas seguras e dentro da lei (da segurança); -O DS ser um elo

Leia mais

as 2017 EM ATUALIZAÇÃO

as 2017 EM ATUALIZAÇÃO 2017 EM ATUALIZAÇÃO CURSOS CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2017 Portfólio com 37 cursos de formação Mais de 2.900 formandos desde 2008 Mais de metade dos nossos formandos realizam mais do

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE Área de informação para encarregados de educação e alunos

SECUNDÁRIA DE CAMARATE Área de informação para encarregados de educação e alunos SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Área de informação para encarregados de educação e alunos Escola Secundária de Camarate Equipa PTE Conteúdo Introdução... 2 Como aceder... 2 Informações disponíveis... 3

Leia mais

MANUAL DO CENTRO DE PRODUÇÃO DE CASTELO BRANCO CAPITULO IV Procedimento de Emergência

MANUAL DO CENTRO DE PRODUÇÃO DE CASTELO BRANCO CAPITULO IV Procedimento de Emergência 1/11 1. Objectivo Este procedimento é parte integrante do manual do Centro de Produção e estabelece um sistema de coordenação dos recursos humanos e materiais, tanto do Centro de Produção como externos,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES TELEFONISTA Graça Maria Monteiro Paulo 08:50-11:00 13:00-17:50 Maria Luísa Ferreira Gaspar 09:00-13:00 15:00-18:00 efetua o atendimento geral e encaminha os utentes aos locais pretendidos; assegura o serviço

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA Os incêndios podem surgir na sequência de sismos, ser provocados por causas naturais (raios) por deficiências do equipamento

Leia mais

Histórico e Realizações da CIPA Unesp Campus de Sorocaba

Histórico e Realizações da CIPA Unesp Campus de Sorocaba (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) 06 de novembro de 2012 INFORMATIVO 2 Histórico e Realizações da Unesp Campus de Sorocaba Esse informativo pretende esclarecer sobre o histórico da

Leia mais

Plano de evacuação e emergência Escola Sede Página 1 de 6

Plano de evacuação e emergência Escola Sede Página 1 de 6 Plano de evacuação da ESAR Quadro síntese 3º piso (bloco A) Salas do 3º piso (bloco A) 317, 318, 327,328 e 329 - saem da respetiva sala dirigindo-se para a porta em frente ao clube da matemática - dirigem-se

Leia mais

Funcionários Terceirizados

Funcionários Terceirizados 1. Faixa etária de pessoas atendidas: Todas as idades 2. Bairros Atendidos TODOS 3. Existem critérios para que o espaço seja usado: Sim 3.1 No caso de sim, quais esses critérios: PRÁTICA ESPORTIVA 4. São

Leia mais

Manual. Manual Brigada de Incêndio

Manual. Manual Brigada de Incêndio Manual Manual Brigada de Incêndio Sumário 1...Objetivo... 3 2. Características... 3 3. Desenvolvimento... 3 4. Composição... 4 5. Formação - Nível de Treinamento... 5 5.1. Parte teórica de combate a incêndio...5

Leia mais

Segurança privada em estádios e recintos desportivos. Rui Pereira (Diretor de Prevenção e Segurança do SL Benfica)

Segurança privada em estádios e recintos desportivos. Rui Pereira (Diretor de Prevenção e Segurança do SL Benfica) Rui Pereira (Diretor de Prevenção e Segurança do SL Benfica) 1 Agenda: - Enquadramento da Segurança no SL Benfica - Coordenador de Segurança de Recintos Desportivos - Estrutura de Comando da Segurança

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MELGAÇO

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MELGAÇO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MELGAÇO Objetivos: -Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as regras e procedimentos a adotar em caso de emergência. -Efetuar o reconhecimento do percurso de evacuação

Leia mais

Página CORPO DISCENTE: Quantidade de alunos matriculados. 1º grupo 0

Página CORPO DISCENTE: Quantidade de alunos matriculados. 1º grupo 0 1. CORPO DISCENTE: Quantidade de alunos matriculados 1º grupo 50 1.1 2º grupo 49 1.2 3º grupo 46 1.3 4º grupo 88 1.4 5º grupo 71 1.5 6º grupo 74 1.6 Dos alunos matriculados, quantos estão no Tempo Integral

Leia mais

Plano de \t. Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados. Emergência

Plano de \t. Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados. Emergência Plano de \t Agrupamento de Escolas de Mira de Aire e Alvados Emergência Plano de Emergência ÍNDICE l-introdução 3 2-OBJECTIVOS 4 3 - CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO 5 3.3-FICHA DE CARACTERIZAÇÃO D A ESCOLA 5

Leia mais

Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS. Estrutura da prova específica da especialidade. Nº de questões no BCQ

Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS. Estrutura da prova específica da especialidade. Nº de questões no BCQ Operadores de Sistemas de Assistência e Socorros OPSAS Estrutura da prova específica da especialidade Disciplina Capítulo Nº de questões no BCQ Nº de questões a sair no Teste Organização e Sistemas de

Leia mais

ISG 1 Em caso de Incêndio ou Explosão

ISG 1 Em caso de Incêndio ou Explosão ISG 1 Em caso de Incêndio ou Explosão 1. Se sentir cheiro a queimado ou qualquer outro sinal que o faça suspeitar da existência de um incêndio, mas não haja fumo nem chamas visíveis, deve acionar um botão

Leia mais

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO A ANPC já publicou o a ultima versão dos esclarecimentos sobre os procedimentos para a implementação das medidas de autoproteção. http://www.proteccaocivil.pt/segurancacontraincendios/pages/planosdeseguranca.aspx

Leia mais

SINAS@Hospitais Dimensão Adequação e Conforto das Instalações

SINAS@Hospitais Dimensão Adequação e Conforto das Instalações A - ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES 1. Acessos e mobilidade 1.1 Garante a existência de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida 1.2 Mantém atualizada a comunicação visual e sinalética 1.3 Está

Leia mais

Logótipo da Actividade. (TIPO DE ATIVIDADE) Região de Coimbra Agrupamento/Núcleo/ZAP ( ) PLANO DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA

Logótipo da Actividade. (TIPO DE ATIVIDADE) Região de Coimbra Agrupamento/Núcleo/ZAP ( ) PLANO DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA Logótipo da Actividade (TIPO DE ATIVIDADE) Região de Coimbra Agrupamento/Núcleo/ZAP ( ) Local ( ) Data ( ) PLANO DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA DEPARTAMENTO REGIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL Junta Regional de Coimbra

Leia mais

Procedimento Operacional

Procedimento Operacional 1/ 9 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Saída de alguns integrantes da Brigada 02 Alteração do item 4.5 composição da brigada e 4.7 Plano de abandono 03 Alteração do

Leia mais

Lideres - IBJO 07/09/2014

Lideres - IBJO 07/09/2014 IGREJA BATISTA JARDIM DAS OLIVEIRAS PLANO DE AÇÃO PLANEJAMENTO 2014/2020 Lideres - IBJO 07/09/2014 PLANO DE AÇÃO (PA) Objetivo: Alvará de Funcionamento Definitivo e Aprovação do Projeto Construtivo do

Leia mais

Plano de Prevenção e Emergência. Escola Básica D. Domingos Jardo

Plano de Prevenção e Emergência. Escola Básica D. Domingos Jardo Plano de Prevenção e Emergência Escola Básica D. Domingos Jardo ÍNDICE Introdução Objetivos Gerais Objetivos Específicos PLANO DE PREVENÇÃO I FICHA DE CARATERIZAÇÃO DA ESCOLA 1. - Identificação do estabelecimento

Leia mais

INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL TÉCNICO 13 de março de 2008 FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO MEMORIAL TÉCNICO

Leia mais

PEIS Guia de Orientação para a elaboração do Plano de Emergência Interno Simplificado. (Artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto)

PEIS Guia de Orientação para a elaboração do Plano de Emergência Interno Simplificado. (Artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto) PEIS Guia de Orientação para a elaboração do Plano de Emergência Interno Simplificado (Artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 150/2015, de 5 de agosto) 1ª EDIÇÃO AGOSTO DE 2016 Em que consiste o guia de orientação

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2017

PLANO DE FORMAÇÃO 2017 PLANO DE FORMAÇÃO 2017 2017 A Qualiwork é uma organização certificada segundo a norma ISO 9001 em serviços de Consultoria e no seguinte âmbito: Prestação de serviços de Consultoria, e Auditoria no âmbito

Leia mais

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria)

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria) Projeto Prevenção de Incêndio TC_042 - CONSTRUÇÃO CIVIL IV PROFESSORA: ELAINE SOUZA MARINHO CONCEITOS

Leia mais

Manual de Formação e Informação

Manual de Formação e Informação CURSO DE TÉCNICO DE SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO NÍVEL III Manual de Formação e Informação Implementação dos procedimentos de uma evacuação mediante um exercício de simulacro , Nível III Local da Manual

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES E m e r g ê n c i a d e I n c ê n d i o n a F E U P : A c e s s o d e B o m b e i r o s e S o c o r r i s ta s Alunos: João Pedro Milano

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO RJ-SCIE Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Leia mais

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA PLANO DE EMERGÊNCIA Índice Plano de Emergência 1. Finalidade... 4 2. Descrição da planta... 4 2.1. Planta... 4 2.2. Localização... 4 2.3. Construção... 4 2.4. Dimensões... 5 2.5. Ocupação... 5 2.6. População...

Leia mais

Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes. ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil

Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes. ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil Objetivos do Módulo O propósito deste módulo é familiarizar todos os visitantes com os objetivos

Leia mais

1. CORPO DISCENTE: Quantidade de alunos matriculados 1º grupo º grupo º grupo º grupo º grupo 75 1.

1. CORPO DISCENTE: Quantidade de alunos matriculados 1º grupo º grupo º grupo º grupo º grupo 75 1. 1. CORPO DISCENTE: Quantidade de alunos matriculados 1º grupo 20 1.1 2º grupo 72 1.2 3º grupo 75 1.3 4º grupo 100 1.4 5º grupo 75 1.5 6º grupo 85 1.6 Dos alunos matriculados, quantos estão no Tempo Integral

Leia mais

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS Dec. Lei 220/2008 de 12 novembro (224/2015 de 9/10) Regime Jurídico

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

PROCEDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PROCEDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Belo Horizonte Junho 2016 Procedimentos de Urgência e Emergência 2 CARACTERIZAÇÃO Razão Social Condomínio do Edifício Wall Street Localização Avenida do Contorno,

Leia mais

REGULAMENTO DA CEPA. Regulamentação da Comissão Escolar de Prevenção de Acidentes Revisão. 03

REGULAMENTO DA CEPA. Regulamentação da Comissão Escolar de Prevenção de Acidentes Revisão. 03 REGULAMENTO DA CEPA SUMÁRIO Regulamentação Centro Integrado SESI/SENAI Dona Nenem Scariolli/ETFG... 3 CEPA Comissão Escolar De Prevenção de Acidentes... 3 Objetivo:... 3 Da Constituição:... 3 Da Organização:...

Leia mais

Megaexpansão - Silves

Megaexpansão - Silves 2010 Megaexpansão - Silves DÁRIO AFONSO FERNANDA PIÇARRA [ 21 09 2010 ] ÍNDICE Objectivos (pág. 3) Caracterização do Estabelecimento (pág. 3 a 6) Organização de Emergência (pág. 6 a 8) Plano de Intervenção

Leia mais

Manual. Brigada de Incêndio

Manual. Brigada de Incêndio Manual Brigada de Incêndio Sumário 1. Objetivo...3 2. Características...3 3. Desenvolvimento...4 4. Composição...4 5. Formação - Nível de Treinamento...4 5.1. Parte teórica de combate a incêndio...4 5.2.

Leia mais

Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a

Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a Q U E M S O M O S Presente no mercado desde 2004, a Segursaúde é uma empresa autorizada para prestação de serviços na área da Higiene e Segurança no Trabalho, conforme despacho de 23 de Julho de 2009,

Leia mais

2. Quantidade de alunos na Lista de Espera

2. Quantidade de alunos na Lista de Espera 1. CORPO DISCENTE: Quantidade de alunos matriculados 1º ano 47 2º ano 62 3º ano 75 4º ano 59 4ª série 84 5ª série 127 6ª série 87 7ª série 90 EJA 1ª à 4ª 57 EJA 5ª à 8ª 166 1.1 Dos alunos matriculados,

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO MÊS: Outubro / 2013

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO MÊS: Outubro / 2013 RELATÓRIO FOTOGRÁFICO MÊS: Outubro / 2013 OBRA: RESERVA DA LAGOA Informações da Obra: Att. Aos clientes do Reserva da Lagoa A Iguatemi Construções Ltda. tem a satisfação de informar aos nossos clientes

Leia mais

Escola Secundária D. Duarte

Escola Secundária D. Duarte 1. CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO 1.1 Localização geográfica A Escola Secundária D. Duarte fica situada na Rua António Augusto Gonçalves em Santa Clara Coimbra. Vias de acesso para socorros exteriores: Protecção

Leia mais

Plano. de Prevenção e Emergência CENFORFF

Plano. de Prevenção e Emergência CENFORFF Plano de Prevenção e Emergência [ ] só uma população informada pode ter um verdadeiro e indispensável protagonismo num sistema que visa, em última instância, a melhoria da qualidade de vida de todos os

Leia mais

CRAS - PRAIA DO CANTO. Coordenadora: Silvia Cristina Caldas. Endereço: Rua Francisco Rubim, s/n

CRAS - PRAIA DO CANTO. Coordenadora: Silvia Cristina Caldas.   Endereço: Rua Francisco Rubim, s/n CRAS - PRAIA DO CANTO Coordenadora: Silvia Cristina Caldas E-mail: crpcanto@vitoria.es.gov.br Endereço: Rua Francisco Rubim, s/n Bairro: Bento Ferreira CEP: 29050-680 Telefone: (27) 3315-2605 Horário de

Leia mais

EMEF CASTELO BRANCO DATA DA VISITA: DATA DA VISITA: 27/ 04 /2014

EMEF CASTELO BRANCO DATA DA VISITA: DATA DA VISITA: 27/ 04 /2014 DATA DA VISITA: DATA DA VISITA: 27/ 4 /214 Diretora: Geiza Soares Ribas E-mail.: emefcb@vitoria.es.gov.br Endereço: Rua Jurema Barroso, 13 Bairro: Ilha do Principe Tel: (27) 3223-72 EMEF CASTELO BRANCO

Leia mais