Plano de Prevenção e Emergência. Ano letivo 2015/16

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Prevenção e Emergência. Ano letivo 2015/16"

Transcrição

1

2 Índice para navegação rápida: O que é e para que serve o PPE (4) Responsáveis de Segurança (8) Situações emergência (11) Evacuação(12) O Professor(30) O Assistente Operacional(46) O Coordenador de Piso(55) O Assistente Técnico(63) Os Alunos(70)

3 Índice para navegação rápida (continuação): Abrigo(86) Papel do Professor(96) Assistente Operacional(108) Assistente Técnico(114) Aluno(102) Pais/Encarregados de Educação(119) Gestão da Emergência (116) Hierarquia e Fontes da Informação(120) Contatos

4 O que é? Conjunto de normas e regras de procedimento, que visam minorar ou atenuar os efeitos decorrentes de acidentes e/ou catástrofes (incêndio, inundação, ameaça de bomba, sismo, acidente químico, entre outras). Para que serve? Regula a gestão de meios e recursos materiais e humanos, otimizando a sua utilização em caso de emergência.

5 Objetivos garantir a máxima segurança possível a todos os utentes do edifício escolar. potenciar a coordenação dos diferentes planos de emergência territoriais e especiais (se existirem). fomentar uma educação que permita aos professores, alunos e pessoal não docente, a aquisição de hábitos de prevenção e autoproteção.

6 Qual é a importância de divulgar o PPE? O Plano de Prevenção e Emergência deverá ser do conhecimento de todos os elementos da comunidade educativa para que, em situação de emergência, todos saibam o que fazer.

7 É elaborado e constituído nos termos da legislação em vigor: Decreto-Lei n.º 220/2008 de 12 de novembro Portaria n.º 1532/2008 de 29 de dezembro Decreto-Lei n.º 224/2015 de 9 de outubro

8 Responsável de Segurança (dirigente hierárquico máximo da escola) Presidente do Conselho Executivo Jorge Moreira

9 Delegados de Segurança (pessoas designadas pelo responsável de segurança para dirigir e coordenar as medidas de autoproteção da escola) Odílio Freitas José Carlos Ferreira Paulo Ferreira

10 Responsável / Delegado de segurança O que faz em caso de emergência? Avalia a situação de emergência e decide sobre as acções a desenvolver. Presta toda a colaboração solicitada pelos meios exteriores de socorro. Garante o cumprimento das instruções dadas pelas autoridades competentes. Providencia toda a informação necessária aos pais e encarregados de educação, bem como aos meios de comunicação social, caso se justifique.

11 No caso de uma emergência, poderão ocorrer duas situações distintas na escola:

12 Evacuação: O que significa? Transferir para o exterior da escola, de forma planeada e para lugar seguro (ponto de encontro), um grupo de pessoas afetadas por uma emergência.

13 Evacuação: Quando é que se faz? Sempre que haja um risco que provenha do interior da escola. Explosão Ameaça Bomba Incêndio Fuga de gás

14 Evacuação: Como é que se faz? No caso de uma emergência que resulte do interior (incêndio / fuga de gás), o procedimento é o seguinte:

15 Procedimento de alarme de evacuação Um aluno/a deteta uma emergência (ex. foco de um incêndio) Avisa o professor /funcionário O professor / funcionário comprova Professor / funcionário deteta uma emergência. (ex. foco de um incêndio) Caso seja possível, tenta apagar o foco de incêndio e avisa: O Responsável de Segurança - Presidente do Conselho Executivo ou Um elemento do Conselho Executivo ou O Delegado de Segurança Caso o incêndio atinja proporções incontornáveis, o professor / funcionário deve abandonar o local, fechando as portas e alertando o Conselho Executivo. Ordem para acionar o ALARME e o ALERTA (112)

16 Responsável/Delegado de segurança EM CASO DE EVACUAÇÃO O que faz? Dá ordem para acionar o alarme de evacuação (parcial/geral ). Dá ordem para acionar o alerta (112).

17 Responsável/Delegado de segurança EM CASO DE EVACUAÇÃO O que faz? Desencadeia as restantes ações previstas no plano de emergência em função da situação, nomeadamente na mobilização dos agentes de segurança. Mantém a comunicação e informação atualizada com o delegado e agentes de segurança. Ver vídeo da evacuação de uma escola. Ver vídeo da evacuação da escola Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior

18 Sinalética de segurança Vermelho - representa os meios de combate a incêndio e de comando dos sistemas de segurança. Localização da boca de incêndio armada. Localização de extintor de incêndio. Número de telefone de emergência. Localização do botão de alarme.

19 Sinalética de segurança Verde - representa os meios de evacuação e salvamento Itinerário principal Itinerário alternativo

20 Sinalética de segurança Verde - representa os meios de evacuação e salvamento

21 Sinalética de segurança Verde - representa os meios de evacuação e salvamento Campo de futebol e Entrada principal

22 Evacuação: Localização dos pontos de encontro

23

24 Evacuação: Prioridade nos casos de incêndio 1º: Piso afetado pelo incêndio. 2º: Pisos superiores ao incêndio. 3º: Pisos inferiores ao incêndio. 4º: Das salas mais perto das escadas para as salas mais afastadas.

25 Evacuação: Apesar destas regras sugerirem uma determinada organização, a evacuação deve ser o mais simultânea possível.

26

27

28

29

30 Professor

31 Professor O que fazer ao soar o alarme de evacuação? Se não estão na sala de aula com os alunos: Deverá seguir até ao ponto de encontro, cumprindo os procedimentos e a sinalização de segurança.

32 Professor O que fazer ao soar o alarme de evacuação? Se não está na sala de aula com os alunos e se pertencem à equipa dos primeiros socorros: Depois de solicitar a mala de primeiros socorros no Conselho Executivo, deverá dirigir-se para os pontos de encontro (campo de futebol e entrada principal da escola).

33 Professor O que fazer ao soar o alarme de evacuação? Se está na sala de aula: Deverá conduzir os seus alunos até ao ponto de encontro, seguindo os procedimentos e a sinalização de segurança. Ver Animação, com a evacuação da sala de aula

34 Professor Em caso de EVACUAÇÃO como organizar os alunos desde a sala de aula até ao ponto de encontro? O professor/a que está presente no momento de uma emergência, em cada sala, é o responsável pelos alunos e encarregar-se-á de: Tranquilizar os alunos e verificar que estes seguem as suas instruções, de maneira a que se facilite a evacuação.

35 Professor Designar o aluno que será o chefe de fila (este aluno deverá posicionar-se à frente da fila e orientar os seus colegas até ao ponto de encontro). Organizar os alunos em fila indiana. Abrir a porta e verificar se existem condições de segurança para sair da sala.

36 Professor Dar a ordem de saída, após a qual os alunos devem abandonar a sala em fila indiana, sem corridas, mas em passo apressado. Garantir que é o último a sair (certificando-se de que não fica ninguém na sala) e fechar as portas..

37 Professor Seguir os alunos no fim da fila, assumindo a tarefa de Cerra-fila. Orientar os alunos de forma a que se desloquem para o ponto de encontro encostados à parede. Impedir que os alunos voltem atrás e que parem nas portas de saída.

38 Professor Cumprir as instruções do coordenador de piso. Conferir a presença de todos os alunos no ponto de encontro. Aguardar no ponto de encontro com os alunos, até novas ordens do Conselho Executivo ou Delegado de Segurança, mantendo-os tranquilos.

39 Notas: Professor a) O professor na evacuação dos seus alunos, desde a sala de aula até ao ponto de encontro, deve contar com a colaboração do delegado de turma e subdelegado de turma. b) Caso exista fumo no caminho de evacuação, o chefe de fila deve pedir aos alunos para caminharem agachados e se necessário gatinhar.

40 Notas: Professor c) O subdelegado é o penúltimo da fila e colabora com o professor na evacuação dos alunos desorientados, que se magoem no percurso da evacuação e/ou com dificuldades de deslocação. d) No momento da evacuação, o professor não deverá aguardar pelos alunos que, por algum motivo, não se encontrem presentes na sala de aula. No entanto, deverá confirmar, no ponto de encontro, a sua chegada.

41 Notas: Professor e) Ao chegar ao ponto de encontro (campo de futebol), o professor deverá manter os alunos em fila indiana, orientando-os de forma a se posicionarem do centro do campo para as linhas de baliza, em função do local donde vêm, conforme o esquema que se segue:

42 Professores

43 Notas: Professor f) Terminada a conferência dos alunos, o professor assume a posição de chefe de fila e o delegado de turma a de cerra-fila, orientando-se a si e à sua turma para o edifício principal, e aguarda pela equipa de concentração e controlo. g) Ao chegar a equipa de concentração e controlo, o professor deverá comunicar-lhe o número de alunos presente e o nome, ano e turma do(s) aluno(s) que estava(m) na sala de aula e que não se encontra(m) no ponto de encontro.

44 Notas: Professor h) Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, o professor e a turma devem abandonar o ponto de encontro, em fila indiana, e regressar à sala de aula, realizando o percurso inverso ao da evacuação. A saída para a sala começa pela turma que primeiro chegou ao seu espaço, no ponto de encontro, e o primeiro aluno da turma seguinte junta-se ao último aluno da turma da frente, conforme o esquema que se segue:

45

46 Assistente Operacional

47 Assistente Operacional O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Cumprir com as tarefas específicas que atribuídas no plano de emergência: lhes estão Fazer o corte da água, energia elétrica e o gás. Efetuar a 1.ª intervenção (combater o fogo com extintor e/ou mangueira de incêndio).

48 Assistente Operacional O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Dar o alarme e o alerta. Abrir as portas e saídas dos edifícios. Abrir os portões do estabelecimento de acesso à via pública.

49 Assistente Operacional O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Contribuir para que a evacuação seja feita ordenadamente e pelas vias estabelecidas. Encaminhar os alunos e outros utentes para as saídas.

50 Assistente Operacional O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Colaborar com os meios exteriores de socorro. Dar toda a colaboração solicitada pelo responsável de segurança, Delegados de Segurança e Conselho Executivo. Seguir para o ponto de encontro (entrada principal campo de futebol), conforme o esquema que se segue:

51

52 Assistente Operacional QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Realizar a contagem dos assistentes operacionais no ponto de encontro, para confirmar se estão todos presentes. Manter a calma e aguardar informações dos Delegados de Segurança/Conselho Executivo.

53 Assistente Operacional QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, o assistente operacional deve abandonar o ponto de encontro e regressar ao seu posto de trabalho, realizando o percurso inverso ao da evacuação, conforme o esquema que se segue:

54

55 Coordenador de Piso

56 Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra de serviço nesse piso e com este cargo. EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Contribui para que a evacuação seja feita ordenadamente e pelas vias estabelecidas (função de sinaleiro). Comprova que nenhum aluno ficou nesse piso ( seja nos WC, salas de aula ou em qualquer outro lugar).

57 Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra de serviço nesse piso e com este cargo. EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Certifica que os cortes parciais ou gerais a realizar no seu piso foram efetuados. Dirige-se para o ponto de encontro mais próximo (entrada principal da escola / campo de futebol), conforme o esquema que se segue:

58

59 Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra de serviço nesse piso e com este cargo. EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Realiza a contagem dos coordenadores de piso no ponto de encontro, para confirmar se estão todos presentes. Mantem a calma e aguarda informações dos Delegados de Segurança/Conselho Executivo.

60 Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, o coordenador de piso deve abandonar o ponto de encontro e regressar ao seu posto de trabalho, realizando o percurso inverso ao da evacuação, conforme o esquema que se segue:

61

62 Notas: A prioridade de evacuação é dada ao piso afetado pelo incêndio, seguido dos pisos superiores, depois pisos inferiores ao incêndio e das salas mais perto das escadas para as mais afastadas. Apesar destas regras sugerirem uma determinada organização, a evacuação deve ser o mais simultânea possível.

63 Assistente Técnico

64 Assistente Técnico EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Deixa os objetos pessoais e sai do seu espaço de trabalho com tranquilidade, depressa, mas sem correr, seguindo as vias e saídas de emergência. Nunca voltar atrás. Presta auxílio a todos aqueles que tenham dificuldades em se deslocar ou se encontrem em situação problemática.

65 Assistente Técnico EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Garante que o último a sair fecha as portas, certificandose de que não fica ninguém na sala onde estavam a trabalhar. Dirige-se para o ponto de encontro mais próximo (entrada principal da escola / campo de futebol), conforme o esquema que se segue:

66

67 Assistente Técnico EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Realiza uma contagem dos assistentes técnicos no ponto de encontro para confirmar se estão todos presentes. Mantem a calma e aguarda informações dos Delegados de Segurança / Conselho Executivo.

68 Assistente Técnico O QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO : Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, o assistente técnico deve abandonar o ponto de encontro e regressar ao seu posto de trabalho, realizando o percurso inverso ao da evacuação, conforme o esquema que se segue:

69

70 Aluno

71 Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula e não se encontra na sala (ex. foi aos sanitários), deve: Integrar-se na turma mais próxima onde se encontra e acompanhar os seus colegas até ao ponto de encontro. Quando chegar ao ponto de encontro, deverá juntar-se à respetiva turma e assinalar a sua presença junto do professor. Caso a sua turma não se encontre no mesmo ponto de encontro, deverá informar um dos professores presentes.

72 Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Deixar os objetos pessoais e seguir em fila indiana, atrás do aluno designado para Chefe de Fila, sendo que o professor/a, será o Cerra-Fila. Manter a fila e sair sempre encostado à parede, com tranquilidade, depressa, mas sem correr, respeitando a sinalética. Nunca voltar atrás.

73 Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Seguir as instruções do professor e dos sinaleiros (funcionários que se encontram nos corredores). Não parar em pontos críticos, como escadas ou saídas.

74 Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Sair de forma ordenada, seguindo as vias e saídas de emergência (sinalização de segurança) em direção ao ponto de encontro (campo de futebol).

75 Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Ao chegar ao ponto de encontro (campo de futebol), orientar-se de forma a se posicionar do centro do campo para as linhas de baliza, em função do local donde vem, conforme o esquema que se segue:

76

77 Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Manter-se sempre no ponto de encontro até serem dadas outras instruções pelo professor ou pelo Conselho Executivo.

78 Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, abandonar o ponto de encontro e regressar à sua sala de aula, realizando o percurso inverso ao da evacuação, conforme o esquema que se segue:

79

80 Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está no interior do edifício e não tem aulas deve: Sair do edifício com tranquilidade, depressa, mas sem correr. Seguir as vias e saídas de emergência (sinalização de segurança) em direção ao ponto de encontro (campo de futebol), zona assinalada a vermelho, conforme o esquema que se segue:

81

82 Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está no interior do edifício e não tem aulas deve: Manter-se sempre no ponto de encontro até serem dadas outras instruções pelo professor ou pelo Conselho Executivo. Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, abandonar o ponto de encontro e regressar à sua sala de aula, realizando o percurso inverso ao da evacuação, conforme o esquema que se segue:

83

84 Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está no interior do edifício e não tem aulas deve: Caso se encontre sozinho e não consiga sair, deve assinalar a sua presença, acenando a partir de uma janela, gritando

85 Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Algumas considerações A prioridade de evacuação é dada ao piso afetado pelo incêndio, seguido dos andares superiores, depois andares inferiores ao incêndio e das salas mais perto das escadas para as mais afastadas. Apesar destas regras, que sugerem uma determinada organização, a evacuação deve ser o mais simultânea possível.

86 Abrigo: O que significa? Significa deslocar-se para um lugar seguro no interior da escola, sempre que a situação de risco provenha do exterior.

87 ❷ Abrigo: Quando é que se faz? Sempre que haja um risco que provenha do exterior da escola. Inundação Acidente Químico Incêndio Florestal

88 ❷ Abrigo: Como é que se faz? No caso de uma emergência que venha do exterior (inundação / incêndio florestal / acidente químico) a forma de proceder é a seguinte:

89 Procedimento de alarme de abrigo No caso de uma emergência que provenha do exterior (ex. Inundações) Avisar o Responsável/Delegado de Segurança (elemento do conselho executivo) / delegado de segurança (e se a situação o justificar) Dará ordem para acionar o alarme Sinal acústico de alarme de ABRIGO

90 Ao ouvir o toque todos deve-se abrigar na escola Ver Video/Animação

91 Abrigo O que fazer em caso de abrigo? Ao sinal de alarme de abrigo, devemos : - Entrar no edifício. - Abrigarmo-nos nas salas de aula e/ou espaços que fiquem mais resguardados do exterior. - Fechar as portas e janelas. - Sintonizar a emissora de rádio pré-definida. - Não sair do estabelecimento até indicação contrária das autoridades.

92 Responsável/Delegado de segurança EM CASO DE ABRIGO O que faz? Dá ordem para abrir os espaços mais seguros no interior da escola. Edifício Principal alunos do 10.º/11.º/12.º anos refeitório/bar dos pátio coberto dos alunos / biblioteca. alunos/ Edifício Anexo alunos dos 10.º/11.º/ 12.º anos bar dos alunos e pátio coberto dos alunos.

93 Responsável/Delegado de segurança EM CASO DE ABRIGO O que faz? Dá ordem para acionamento do alarme de abrigo. Desencadeia as restantes ações previstas no plano de emergência em função da situação, nomeadamente na mobilização dos agentes de segurança. Sintoniza a emissora de rádio que esteja a emitir. Mantém a comunicação e informação atualizada com o delegado e agentes de segurança.

94 Responsável/Delegado de Segurança EM CASO DE ABRIGO O que faz? Mantém a comunicação e informação atualizadas com as entidades competentes (ficará dependente das instruções provenientes do exterior): Secretaria Regional da Educação Proteção Civil da Madeira PSP CMF BMF e BVM

95 Responsável/Delegado de Segurança EM CASO DE ABRIGO A decisão de encerrar a escola compete exclusivamente ao Responsável de Segurança da Escola em coordenação com o Gabinete do Senhor Secretário Regional de Educação.

96 Professor EM CASO DE ABRIGO O QUE FAZER? O professor que está presente no momento de uma emergência na sala de aula é o responsável pelos alunos e encarregar-se-á de : Ministrar a aula dentro da normalidade possível, se as condições o permitirem. Cumprir com as indicações do coordenador de piso (funcionário que se encontra no corredor).

97 Professor EM CASO DE ABRIGO O QUE FAZER? Permanecer no espaço de aula com os seus alunos até o fim do seu bloco. Permanecer na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo.

98 Professor EM CASO DE ABRIGO O QUE FAZER? O professor que está presente no momento de uma emergência na sala de aula é o responsável pelos alunos e na impossibilidade de ministrar a aula dentro da normalidade possível, encarregarse-á de:

99 Professor EM CASO DE ABRIGO O QUE FAZER? Conduzir os alunos até um dos espaços protegidos, colocando-os em fila indiana, atrás do Chefe de fila (delegado de turma), que fará de guia entre a sala e o espaço protegido. Fechar as janelas e a porta, colocando-se no fim da fila, como cerra-fila, seguindo as instruções do coordenador de piso.

100 Professor EM CASO DE ABRIGO o QUE FAZER? Realizar a contagem dos alunos no espaço protegido. Permanecer no espaço protegido com os seus alunos até o fim do seu bloco. Ficar na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo.

101 Professor O que fazer ao soar o alarme? Se não está na sala de aula com os alunos: Deve entrar na escola se estiver no exterior. No interior do edifício, deverá procurar seguro (ex. sala de professores). um local Na sala de professores deve aguardar informações do Conselho Executivo. Nunca abandonar a escola sem ordem do Conselho Executivo.

102 O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Aluno Ao soar o alarme, deve entrar na escola se estiver no exterior. O aluno em aulas fica ou volta à sua sala quando soa o alarme.

103 O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Aluno Para quem não está em aulas ou não consegue se deslocar para a sua sala deve permanecer nos espaços mais protegidos da escola, onde serão acompanhados por um ou dois professores que os manterão informados da situação.

104 O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Aluno Locais mais protegidos da escola: Edifício Principal alunos do 10.º/11.º/12.º anos refeitório/bar dos alunos/ pátio coberto dos alunos / biblioteca. Edifício Anexo alunos dos 10.º/11.º/ 12.º anos bar e pátio coberto dos alunos.

105 QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Aluno Deverá permanecer na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo. Muito Importante: Nunca abandonar a escola sem ordem expressa do Conselho Executivo.

106 ABRIGO: procedimento para Alunos O que fazer ao soar o alarme? Se a sala não oferecer condições de segurança e após indicação do professor, os alunos terão de se colocar em fila indiana, entre o delegado de turma, que fará de guia entre a sala e o espaço protegido, e do professor que será o cerra-fila. Depois de chegar ao espaço protegido devem ali permanecer até indicação contrária do Conselho Executivo.

107 Quais são os espaços mais protegidos da nossa escola para os alunos? Edifício Principal Refeitório/bar dos alunos/ pátio coberto dos alunos / biblioteca. Edifício Anexo Bar e pátio coberto dos alunos.

108 Assistente Operacional O que fazer ao soar o alarme de ABRIGO?

109 Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra nesse piso. EM CASO DE ABRIGO o que faz? Ao soar o alarme, deverá dirigir-se para os pisos/corredores onde está de serviço e ficar atento ao telefone para receber e prestar informações). Verificar se todos os alunos estão abrigados nas salas ou em espaços protegidos do estabelecimento. Orientar os alunos para os espaços mais protegidos da escola.

110 Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra nesse piso. EM CASO DE ABRIGO o que faz? Comprovar que as portas e as janelas dos pisos estão fechadas. Aguardar informações do Conselho Executivo. Permanecer na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo.

111 O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Assistente Operacional Ao soar o alarme, deverá manter-se no seu espaço de trabalho e estar atento para receber e prestar informações. Prestar toda a colaboração solicitada pelo Conselho Executivo /Delegados de Segurança.

112 O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Assistente Operacional Comprovar que todos os alunos estão abrigados nas salas (ou em espaços protegidos do estabelecimento ). alunos do 10.º/11.º/12.º anos refeitório/bar dos alunos/ pátio coberto dos alunos / biblioteca (Edifício Principal); alunos dos 10.º/11.º/ 12.º anos bar e pátio coberto dos alunos (Edifício Anexo).

113 O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Assistente Operacional Comprovar que as portas e as janelas dos pisos estão fechadas. Permanecer na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo.

114 Assistente Técnico O que fazer ao soar o alarme de ABRIGO?

115 O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Assistente Técnico Ao soar o alarme, deverá dirigir-se para o interior da escola, caso esteja no exterior, ocupando o seu espaço de trabalho. Ao soar o alarme, no caso de estar no interior da escola, deverá manter as suas rotinas de trabalho. Permanecer na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo.

116 Gestão da Emergência (Abrigo) Controlo emocional de toda a comunidade educativa (professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos, alunos e encarregados de educação): Ser responsável nas atitudes e comportamentos; Manter a calma.

117 Controlo da situação: Alunos: Manter a calma. Gestão da Emergência (Abrigo) Cumprir a estratégia preparada pela escola (onde ficar e o que fazer). Saber informação dos seus familiares através de mensagem pelo telemóvel.

118 Gestão da Emergência (Abrigo) Controlo da situação: Docentes e Assistentes Operacionais: Centrar a ação nos alunos e procedimentos previstos; Manter a calma e gerir a informação pertinente; Saber informação dos seus familiares através de mensagem pelo telemóvel, em caso de necessidade.

119 Controlo da situação: Gestão da Emergência (Abrigo) Pais/Encarregados de Educação Manter a serenidade. Estar atento à informação oficial sobre a situação em geral (Sites da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, Proteção Civil da Madeira, Escola Secundária Jaime Moniz, rádios locais, televisão, telefone, telemóvel manter livre - usar de preferência para mensagens).

120 Hierarquia e Fontes da Informação 1 - Portal da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos 2 - Portal da Proteção Civil da Madeira 3 - Portal da Escola Secundária Jaime Moniz 4 - Rádios locais 5 - Telefone da escola 6 - Telemóvel (optar pelas mensagens)

121 CULTURA DE SEGURANÇA Adquirir hábitos de segurança e conhecer os procedimentos a adotar em situações de emergência, pode evitar o pânico e salvar no futuro. A segurança deve ser uma preocupação de todos os membros da comunidade educativa: pessoal docente, não docente, alunos e encarregados de educação..

122 CULTURA DE SEGURANÇA A SEGURANÇA É UMA TAREFA DE TODOS E PARA TODOS

123 Tudo pode ser melhorado Partindo desta premissa, a equipa do plano de prevenção e emergência está aberta a todas as sugestões e ideias que possam melhorar os procedimentos a adotar em caso de emergência na nossa escola. Pequenas ideias podem originar grandes soluções. Contatos do delegado de segurança: odilio@netmadeira.com Telemóvel:

124 Horário de atendimento Ano letivo: 2015/16 Dia: Quarta-feira Horário: Das 09:45 às 11:15 Local: Assessoria Jurídica Piso 1

125 Obrigado pela vossa atenção! Fiquem em Segurança!

1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação

1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: 1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Saída ou retirada de um grupo de pessoas do interior da escola. Quando é que acontece? Sempre

Leia mais

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS PLANO DE EVACUAÇÃO ANO LETIVO 2016/2017 - Instruções de Segurança Para saber fazer face

Leia mais

PLANO DE EVACUAÇÃO 1

PLANO DE EVACUAÇÃO 1 PLANO DE EVACUAÇÃO 1 O QUE É O PLANO DE SEGURANÇA INTERNA? Documento Orientador com Medidas de intervenção em caso de Emergência, que tomam a forma de procedimentos de emergência ou de planos de emergência

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo XI Regulamento dos procedimentos de Segurança Artigo 1.º Medidas de autoproteção 1. São consideradas medidas de autoproteção: a) Registos de segurança (relatórios

Leia mais

Plano de evacuação. É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo:

Plano de evacuação. É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo: Plano de evacuação Conceito O Plano de evacuação visa estabelecer os comportamentos de atuação e de conduta a observar por todos os ocupantes da Escola Secundária Júlio Dantas, durante uma evacuação em

Leia mais

Ano Letivo 2016/2017

Ano Letivo 2016/2017 Ano Letivo 2016/2017 Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: Plano de prevenção e emergência 1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Saída ou retirada de um grupo de pessoas

Leia mais

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 A Proteção Civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas

Leia mais

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > EQUIPAS DE INTERVENÇÃO E MEIOS DE SOCORRO > ATITUDES E RESPONSABILIDADES A temática da segurança integra o Projecto

Leia mais

SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR

SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR É obrigação de todos, contribuir para evitar o acidente. Cada um deve saber o que fazer em situação de emergência e perceber a utilidade dos seus gestos. INFORMAÇÂO Coordenadores

Leia mais

Escola Secundária Marquesa de Alorna

Escola Secundária Marquesa de Alorna Escola Secundária Marquesa de Alorna Índice ORGANIZAÇÃO DA EVACUAÇÃO DA ESCOLA... 3 Recomendações no processo de evacuação ordenada de sala de aula... 3 Procedimentos a desenvolver de carácter específico

Leia mais

Plano de prevenção e emergência Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola:

Plano de prevenção e emergência Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: Plano de prevenção e emergência 1- Evacuação; 2- Abrigo. Plano de prevenção e emergência Evacuação Saída ou retirada de um grupo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Segurança na Escola O A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa-pessoal docente e não docente, alunos, pais e encarregados de educação. O Importa criar

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO. Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE)

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO. Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE) 1 PLANO DE SEGURANÇA INTERNO Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE) Só uma população informada pode ter um verdadeiro e indispensável protagonismo num sistema que visa a melhoria da qualidade de

Leia mais

CENTRO ESCOLAR DA VILA

CENTRO ESCOLAR DA VILA CENTRO ESCOLAR DA VILA Objetivos: -Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as regras e procedimentos a adotar em caso de emergência. -Efetuar o reconhecimento do percurso de evacuação de emergência

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA PLANO DE SEGURANÇA DA ESCOLA 2018 Quando ocorrem situações de emergência, como as seguintes: Sismo ou Tremor de Terra; Incêndio; Inundação; Fuga de gás; Outras ocorrências

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo: ALERTA GERAL: 1 toque curto, mais 1 toque

Leia mais

ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO

ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO INCÊNDIO OU SISMO NA ESCOLA PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO O que é um plano de emergência? É um conjunto

Leia mais

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança O conhecimento e cumprimento do Plano de Emergência são fundamentais para a tua segurança enquanto estás na escola. Assim, torna-se necessário realizar,

Leia mais

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Escola Secundária de Sebastião da Gama PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Escola Secundária de Sebastião da Gama 1 Índice 1 Mapa da região

Leia mais

Plano de Segurança Interno

Plano de Segurança Interno Regras de Evacuação em caso de Emergência Plantas de Emergência ALFACOOP Coopera>va de Ensino, crl Externato Infante D. Henrique REGRAS DE EVACUAÇÃO A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum

Leia mais

Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores

Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores Gerais: Conhecer as Normas Gerais de Evacuação; Estar informado

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMILO CASTELO BRANCO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMILO CASTELO BRANCO PLANO DE EVACUAÇÃO 1. INTRODUÇÃO I O plano de evacuação tem como finalidade promover a saída, o mais rápido possível, de todos os utentes das instalações (alunos, professores, funcionários e pessoas externas).

Leia mais

Porque Existe? Responsável Segurança: Prof. Carlos Renato

Porque Existe? Responsável Segurança: Prof. Carlos Renato Porque Existe? O PLANO DE EMERGÊNCIA é elaborado na base dos riscos de incêndio e de pânico, uma vez que as ocorrências resultantes de outras situações perigosas, nomeadamente catástrofes naturais como

Leia mais

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel. Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel. Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017 Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017 1-Normas práticas - Em cada sala de aula deve haver um aluno, de preferência o Delegado de Turma,

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA. procedimentos

PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA. procedimentos PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA procedimentos SEGURANÇA NA ESCOLA A na escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa. Deverá haver uma cultura de, interiorizando procedimentos

Leia mais

EB António Maria Bravo Ano letivo 2016/2017 PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES

EB António Maria Bravo Ano letivo 2016/2017 PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES ESCOLA BÁSICA DE ANTÓNIO MARIA BRAVO 2016/2017 FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO ESCOLA: EB de António Maria Bravo

Leia mais

ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA

ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA Agry AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA PLANO DE EMERGÊNCIA / EVACUAÇÃO 2012/ 2013 ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA Organograma geral CHEFE Chefe DE de SEGURANÇA

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO

PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO Objetivo principal do plano de emergência: Promover a educação numa dimensão de cidadania de modo a formar alunos, docentes e não docentes conscientes, responsáveis

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES Normas gerais de segurança Procedimento a adotar em caso de incêndio: Ao sinal de alarme, deverá repetir a ordem de evacuação com voz calma e autoritária de forma a evitar

Leia mais

2. É a Direcção da Escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial dos blocos;

2. É a Direcção da Escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial dos blocos; 5.1. INSTRUÇÕES a SEGUIR na EVACUAÇÃO PARCIAL ou TOTAL dos ALUNOS em SALA de AULA (afixadas na sala dos professores e lidas e explicadas no início do ano letivo) 1. Se acontecer uma situação de emergência

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA. Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA

ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA. Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA Algumas funções podem ser exercidas cumulativamente pela mesma pessoa,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL

ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL Novembro de 2014 ÍNDICE: A - INTRODUÇÃO.... 3 B CONSIDERAÇÕES GERAIS....... B1 Sinal de início do Exercício de Evacuação. B2 Sinalização.

Leia mais

ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE;

ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE; Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE; MANTER A CALMA; Não correr,

Leia mais

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Equipa da Segurança: Helenita Assaf França Paula Gomes 2016/2017 Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva EQUIPA

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

PLANO DE EVECUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

PLANO DE EVECUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA 1.OBJETIVOS O objetivo deste plano de evacuação é dotar as instalações/recinto de um nível de segurança eficaz numa situação de emergência e preparar e organizar os meios humanos para promover, o mais

Leia mais

08/09 PLANO DE PREVENÇÃO EB1/JI BAIRRO DA ALEGRIA. Rua Quinta da Armada. S. Victor Braga tlf:

08/09 PLANO DE PREVENÇÃO EB1/JI BAIRRO DA ALEGRIA. Rua Quinta da Armada. S. Victor Braga tlf: Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches - 341540 Travessa do Taxa - Telef. 253 609 120 Fax 253-609 129 / 2 4710-449 BRAGA executivo@agrupamento-escolas-dr-francisco-snches.pt 08/09 EB1/JI BAIRRO DA

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 + J. I. de Igreja Durrães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 + J. I. de Igreja Durrães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage Avenida de Angola 2900 052 Setúbal (Nº do Código do Agrupamento 171359 Telefone 265 5471120 Fax 265547125) 1 O Plano de Evacuação particulariza as regras básicas/gerais

Leia mais

Plano de prevenção e emergência

Plano de prevenção e emergência Plano de prevenção e emergência Escola Básica Porto da Cruz Índice I Introdução 3 II Plano de prevenção... 4 Caracterização do espaço...... 4 Identificação de riscos.. 5 Levantamento de meios e recursos...

Leia mais

Plano de Segurança Interno

Plano de Segurança Interno Plano de Segurança Interno Reduzir a probabilidade de ocorrência de incêndios Limitar o desenvolvimento de incêndios; Facilitar a evacuação e salvamento dos ocupantes em risco; Permitir a intervenção eficaz

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/ [ NT 22 : NOTA TÉCNICA Complementar do RG-SCIE / Ref.ª VIII.I.02 / 2007-05-31 ] NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/2007-05-31 RESUMO Definir a estrutura das plantas

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA. Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires

PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA. Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires Plano de Emergência 1 PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA 1 INTRODUÇÃO O presente Plano de Emergência refere-se à Escola

Leia mais

Escola Profissional de Aveiro. Auditório Eng.º Vitor Matos da UniTER da EPA 14 de junho de 2017

Escola Profissional de Aveiro. Auditório Eng.º Vitor Matos da UniTER da EPA 14 de junho de 2017 Auditório Eng.º Vitor Matos da UniTER da EPA 14 de junho de 2017 Apresentar o organigrama de emergência; Apresentar as funções e responsabilidades dos meios humanos (equipas de intervenção) contemplados

Leia mais

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO Sumário 1. Escopo... 3 2. Introdução... 3 3. Informações sobre o local do evento... 3 4. Termos técnicos... 4 4.1 Brigada de emergência...

Leia mais

ATO Nº 038/2006-P CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DE SE ADOTAR COMPORTAMENTO SEGURO, PRODUTIVO E CONHECIDO, QUE CONTRIBUA PARA PREVENIR E DIMINUIR RISCOS,

ATO Nº 038/2006-P CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DE SE ADOTAR COMPORTAMENTO SEGURO, PRODUTIVO E CONHECIDO, QUE CONTRIBUA PARA PREVENIR E DIMINUIR RISCOS, ATO Nº 038/2006-P DISPÕE SOBRE O GRUPO VOLUNTÁRIO DE BRIGADA DE INCÊNDIO NOS PRÉDIOS DO PALÁCIO DA JUSTIÇA E DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR MARCO ANTÔNIO BARBOSA LEAL, PRESIDENTE

Leia mais

Escola Profissional de Aveiro

Escola Profissional de Aveiro Diretor de Operações Responsável da Segurança (RS) Segurança do Edifício Andreia Fonseca Delegado de Segurança Fernando Marinheiro Manuel Leça Dias Paulo Soares Raúl Duarte Ana Cristina Silva Agente de

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA 2/3 AVELAR BROTERO - ODIVELAS 8 de outubro de 2017 Criado por: Luís Manuel Fernandes PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE

Leia mais

NÚMEROS EXTERNOS: 112

NÚMEROS EXTERNOS: 112 NÚMEROS EXTERNOS: NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 BOMBEIROS ESTORIL 21 468 01 89 POLÍCIA 21 468 13 96 PROTEÇÃO CIVIL 21 460 76 10 CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS 21 482 50 00 SMAS URGÊNCIAS 21 484 28 45

Leia mais

Escola EBI de Fragoso

Escola EBI de Fragoso Escola EBI de Fragoso Organigrama de Segurança ALARME Carlos Silva ALERTA Salomé Freitas Responsáveis pela Segurança Octávio Tomás Manuel Amorim Carlos Silva COORDENADOR DE PISO / SECTOR Delegada de Segurança

Leia mais

Escola Básica Febo Moniz

Escola Básica Febo Moniz Escola Básica Febo Moniz Índice CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR... 4 Localização... 4 Acessibilidade... 4 Dados escolares... 4 Análise de risco... 4 Organização de segurança... 5 Estrutura interna...

Leia mais

Programas de conservação e manutenção

Programas de conservação e manutenção Caracterização do espaço Identificação de riscos Levantamento de meios e recursos Regras de exploração e comportamento Programas de conservação e manutenção Caderno de registo de segurança Abandonar todos

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto. Plano de Prevenção e Emergência (Atualização)

Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto. Plano de Prevenção e Emergência (Atualização) Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto Plano de Prevenção e Emergência (Atualização) 2017/2018 Índice 2. Plano de Prevenção (pág. 12)...3 2.1. Caraterização da escola (pág. 12)...3 2.1.2. Espaço

Leia mais

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Escola: EBI Pedras Salgadas CM Vila Pouca de Aguiar Novembro de 2012 CM de Vila Pouca de Aguiar AE Pedras Salgadas Plano de Emergência ÍNDICE Objetivos

Leia mais

Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Bombarral PLANO DE EVACUAÇÃO

Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Bombarral PLANO DE EVACUAÇÃO Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Bombarral PLANO DE EVACUAÇÃO 2009-2010 Plano de evacuação Introdução Apesar de decorrerem obras na Escola, a preocupação com a segurança mantém-se. Aliás, durante

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO

PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO 2011 - PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL NÚMEROS EXTERNOS: NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA 112 BOMBEIROS ESTORIL 21 468 01 89 P.S.P.

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS

PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS Plano de Emergência da Brigada de Incêndio: 1. Sinal Sonoro de Incêndio: Thiago e Aline: Responsáveis pela ajuda na evacuação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL L ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL 2008 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IDENTIFICAÇÃO EM PLANTA DE: ESPAÇO ESCOLAR VIAS DE ACESSO DE VIATURAS DE SOCORRO QUARTEL DOS BOMBEIROS DA ÁREA ESQUADRA DA GUARDA NACIONAL

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS INTERNOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS INTERNOS ANEXO I MANUAL DE PROCEDIMENTOS INTERNOS INTRODUÇÃO Este manual pretende ser um guia de utilização e funcionamento do Agrupamento de Escolas Gil Vicente. Este manual funcionará como anexo ao Regulamento

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO. PLANO de EMERGÊNCIA

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO. PLANO de EMERGÊNCIA PLANO de EMERGÊNCIA 1. OBJETIVOS DOTAR A ESCOLA DE UM NIVEL DE SEGURANÇA EFICAZ; LIMITAR AS CONSEQUÊNCIAS DE UM ACIDENTE; SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO ESCOLAR PARA A NECESSIDADE DE CONHECER OS PROCEDIMENTOS

Leia mais

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA PLANO DE EMERGÊNCIA Índice Plano de Emergência 1. Finalidade... 4 2. Descrição da planta... 4 2.1. Planta... 4 2.2. Localização... 4 2.3. Construção... 4 2.4. Dimensões... 5 2.5. Ocupação... 5 2.6. População...

Leia mais

Ameaça de Bomba_. Princípios Gerais. Serviço de Tráfego Aéreo. Serviço de Socorros. Supervisor de Aeroporto. Serviço de Operações Aeroportuárias

Ameaça de Bomba_. Princípios Gerais. Serviço de Tráfego Aéreo. Serviço de Socorros. Supervisor de Aeroporto. Serviço de Operações Aeroportuárias PrincípiosGerais Planodeemergênciaeevacuação_ ÍNDICE Página_ 1 de 19 PÁGINA 2 ServiçodeTráfegoAéreo ServiçodeSocorros SupervisordeAeroporto ServiçodeOperaçõesAeroportuárias CentralTelefónicadoAeroporto

Leia mais

Planeamento de Exercícios e Simulacros de Evacuação

Planeamento de Exercícios e Simulacros de Evacuação Planeamento de de Evacuação 1. Objetivos Avaliar os procedimentos de prevenção e emergência. Detetar e corrigir possíveis falhas dos procedimentos. Criar rotinas de comportamento dos funcionários face

Leia mais

Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra

Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra INTRODUÇÃO Os procedimentos em caso de emergência definem-se como um documento orientador com normas de atuação dos vários sectores em situação

Leia mais

MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE FRADES SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA DE PROTEÇÃO CIVIL PARTE II

MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE FRADES SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA DE PROTEÇÃO CIVIL PARTE II PARTE II NOVEMBRO DE 2015 ÍNDICE PARTE II ORGANIZAÇÃO DA RESPOSTA 3 1. CONCEITO DE ATUAÇÃO 3 2. EXECUÇÃO DO PLANO 4 2.1. FASE DE EMERGÊNCIA 4 2.2. FASE DE REABILITAÇÃO 4 3. ARTICULAÇÃO E ATUAÇÃO DOS AGENTES,

Leia mais

Módulo: 3787 Formadora Fátima Guerreiro Plano de Emergência

Módulo: 3787 Formadora Fátima Guerreiro Plano de Emergência Trabalho elaborado por: Élvio; Eliana 1 Introdução Viemos apresentar-vos o plano de emergência da Escola do Ensino Básico 2º e 3º Ciclos D. Afonso Henriques, com uma população escolar de 1533 alunos dos

Leia mais

MANUAL DE ACOLHIMENTO SEGURANÇA, SAÚDE E AMBIENTE NO TRABALHO

MANUAL DE ACOLHIMENTO SEGURANÇA, SAÚDE E AMBIENTE NO TRABALHO MANUAL DE ACOLHIMENTO SEGURANÇA, SAÚDE E AMBIENTE NO TRABALHO 1) Contextualização A Universidade do Minho é uma Instituição de Ensino Superior Público criada pelo Decreto-Lei n.º 402/73, de 11 de agosto

Leia mais

PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Brigadas de Incêndio. Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig

PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Brigadas de Incêndio. Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Brigadas de Incêndio Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig 2010 Composição da Brigada Nº Brigadistas = [10 x % C1] + [(PF 10) x % C2] PF = população fixa Onde para escolas

Leia mais

RG.02_01. Regulamento de visitas

RG.02_01. Regulamento de visitas Regulamento de visitas O presente regulamento visa a definição de regras e medidas preventivas a cumprir por todos os visitantes (grupos organizados ou pessoas singulares), que pretendam conhecer as infraestruturas

Leia mais

ISG 1 Em caso de Incêndio ou Explosão

ISG 1 Em caso de Incêndio ou Explosão ISG 1 Em caso de Incêndio ou Explosão 1. Se sentir cheiro a queimado ou qualquer outro sinal que o faça suspeitar da existência de um incêndio, mas não haja fumo nem chamas visíveis, deve acionar um botão

Leia mais

Escola E/B do Couto Mineiro Código: Plano de prevenção. Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007

Escola E/B do Couto Mineiro Código: Plano de prevenção. Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007 Escola E/B do Couto Mineiro Código: 346688 Plano de prevenção Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007 Oliveira do Arda, 1 de Setembro de 2016 Escola EB do Couto Mineiro Lugar de Oliveira

Leia mais

Agrupamento de Escola Adelaide Cabette EB Bernardim Ribeiro Ano Letivo 2016/2017

Agrupamento de Escola Adelaide Cabette EB Bernardim Ribeiro Ano Letivo 2016/2017 Agrupamento de Escola Adelaide Cabette EB Bernardim Ribeiro Ano Letivo 2016/2017 PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA 1 IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO Escola: EB Bernardim Ribeiro Localização: Rua

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA 1 ( PE 1 )

PLANO DE EMERGÊNCIA 1 ( PE 1 ) PLANO DE EMERGÊNCIA 1 ( PE 1 ) 1- OBJETIVO : Fixar linhas de ação coordenadas pela COMDEC- Sapucaí do Sul a serem seguidas pelos órgãos públicos, nominalmente descritos no Plano. Adotar procedimentos adequados

Leia mais

BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN

BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN BEM-VINDO AO PARQUE INDUSTRIAL CHEMPARK DE DORMAGEN Indicações de segurança Por favor, leia as presentes indicações de segurança antes de entrar em CHEMPARK e certifique-se de que as mesmas são cumpridas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO CENTRO ESCOLAR D. ELVIRA CÂMARA LOPES REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO CENTRO ESCOLAR D. ELVIRA CÂMARA LOPES REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO CENTRO ESCOLAR D. ELVIRA CÂMARA LOPES REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO 2013/ 2014 REGULAMENTO DE ESTABELECIMENTO 1. HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Leia mais

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre PLANO DE EMERGÊNCIA Índice Plano de Emergência 1. Finalidade...4 2. Descrição da planta...4 2.1. Planta...4 2.2. Localização...4 2.3. Construção...5 2.4. Dimensões...5 2.5. Ocupação...5 2.6. População...5

Leia mais

Procedimento Operacional

Procedimento Operacional 1/ 9 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Saída de alguns integrantes da Brigada 02 Alteração do item 4.5 composição da brigada e 4.7 Plano de abandono 03 Alteração do

Leia mais

Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil. Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais. Luís Cecílio Santos

Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil. Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais. Luís Cecílio Santos Encontro Técnico da Rede Temática Proteção Civil Organização dos Serviços Municipais de Proteção Civil- O caso de Cascais Luís Cecílio Santos SERVIÇO MUNICIPAL PROTEÇÃO CIVIL COM PRESIDENTE DA CÂMARA SERVIÇO

Leia mais

INTRODUÇÃO. Escola E.B. 2, 3 Avelar Brotero Plano de Emergência Página 2

INTRODUÇÃO. Escola E.B. 2, 3 Avelar Brotero Plano de Emergência Página 2 PLANO DE EMERGÊNCIA INTRODUÇÃO A segurança deve constituir uma preocupação comum a todos os elementos de uma comunidade educativa: pessoal docente e não docente, bem como alunos e pais/encarregados de

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA. Por uma escola com valores. Equipa Promotora da disciplina

CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA. Por uma escola com valores. Equipa Promotora da disciplina CÓDIGO DE CONDUTA Por uma escola com valores Equipa Promotora da disciplina 2012-2013 1 Índice Introdução Pág.3 Código de conduta dos alunos... Pág.4 Código de conduta de docentes e não docentes Pág.6

Leia mais

Regulamento Interno dos Serviços Administrativos e Académicos da Escola Superior Artística do Porto

Regulamento Interno dos Serviços Administrativos e Académicos da Escola Superior Artística do Porto Regulamento Interno dos Serviços Administrativos e Académicos da Escola Superior Artística do Porto Artigo 1º Nos termos da lei e dos estatutos, designadamente do artigo 12º, a ESAP possui serviços administrativos

Leia mais

REGIMENTO Do Conselho de Turma

REGIMENTO Do Conselho de Turma REGIMENTO Do Conselho de Turma ÍNDICE Artigo 1.º Disposições gerais 3 Secção I Coordenação de diretores de turma 3 Artigo 2.º Composição 3 Artigo 3.º Exercício de funções do coordenador de diretores de

Leia mais

e172c9b4b5ab493c9662ea79550ae2b4

e172c9b4b5ab493c9662ea79550ae2b4 DL 409/2018 2018.10.29 A proteção, socorro e assistência das populações face a riscos coletivos são direitos que se revestem de particular importância perante a dimensão das catástrofes e o número de vítimas

Leia mais

Educação Para a Segurança e Prevenção de Riscos :Operacionalização em contexto escolar - Final

Educação Para a Segurança e Prevenção de Riscos :Operacionalização em contexto escolar - Final Educação Para a Segurança e Prevenção de Riscos :Operacionalização em contexto escolar - Final Objetivos finais do Projeto: -Promoção de escolas seguras e dentro da lei (da segurança); -O DS ser um elo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Projeto de Promoção da Disciplina

Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Projeto de Promoção da Disciplina Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva Projeto de Promoção da Disciplina 2014/2017 PROJETO DE PROMOÇÃO DA DISCIPLINA NA ESCOLA I. INTRODUÇÃO A disciplina merece particular atenção por parte de todos os

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Regulamento das visitas de estudo 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada e realizada fora do espaço físico da Escola ou da sala de aula,

Leia mais

Projeto Educação Para a Segurança e Prevenção de Riscos 2013 / 2014

Projeto Educação Para a Segurança e Prevenção de Riscos 2013 / 2014 Educação Para a Segurança e Prevenção de Riscos 2013 / 2014 Histórico: 1ª fase - A necessidade de elaboração Plano de Prevenção e Emergência (PPE) das escolas e criação de uma Assessoria Técnica na SREC

Leia mais

REGULAMENTO DA SALA DE OCORRÊNCIA DISCIPLINAR

REGULAMENTO DA SALA DE OCORRÊNCIA DISCIPLINAR REGULAMENTO DA SALA DE OCORRÊNCIA DISCIPLINAR I. Disposições Gerais: Artigo 1º Objeto 1. O presente documento regulamenta a organização e o funcionamento da Sala de Ocorrência Disciplinar do Agrupamento

Leia mais

Plano de Emergência 2016/2017

Plano de Emergência 2016/2017 1. Introdução O presente Plano de Emergência destina-se a servir de guia orientador dos procedimentos a seguir em situações de emergência, considerando quer as situações previsíveis que possam acontecer

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA 2016/2017 ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA 2016/2017 ÍNDICE 1 ÍNDICE A Introdução B Objetivos do plano de prevenção e emergência a) Gerais b) Específicos C Plano de prevenção 1. Identificação do estabelecimento de ensino 2. Caracterização do espaço 2.2. Aspetos

Leia mais

Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos

Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos Novo Paradigma da Segurança Medidas de Autoproteção FUTURO Atitude pro-activa (dinâmica)

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE EVACUAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO

PROCEDIMENTOS DE EVACUAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO PROCEDIMENTOS DE EVACUAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO 16 de Outubro 2013 Escola Secundária de Penafiel A CULTURA DE SEGURANÇA A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM

REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM REGULAMENTO INTERNO DO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM 2018/2019 CAPÍTULO I IDENTIFICAÇÃO, OBJETIVO E COMPOSIÇÃO DO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM Artigo 1.º Identificação 1 - O presente regimento regula

Leia mais

3.2. Atuação da Brigada Executar evacuação dos pavimentos conforme procedimentos internos do Centro Empresarial Trevisa.

3.2. Atuação da Brigada Executar evacuação dos pavimentos conforme procedimentos internos do Centro Empresarial Trevisa. RELATÓRIO DE EVACUAÇÃO DO CENTRO EMPRESARIAL TREVISA A Brigada de Incêndio do realizou no dia 28 de dezembro de 2017 um simulado interno de evacuação do prédio, iniciando às 08h19min, na Av. Padre Cacique,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO DOCENTE

REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO DOCENTE REGIMENTO INTERNO DO GRUPO DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO DOCENTE EQUIPAMENTO 1) Os Professores devem vestir-se de forma adequada à prática da atividade física, no seu local de trabalho. FUNCIONAMENTO

Leia mais

Equipas de Apoio de Retaguarda

Equipas de Apoio de Retaguarda Equipas de Apoio de Retaguarda (Fogos Florestais) 2013 PREAMBULO As Equipas de Apoio de Retaguarda / 2013, têm por base a experiência de alguns Agrupamentos no âmbito do apoio às diversas entidades de

Leia mais

Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho

Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho ESCOLA BÁSICA E INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho PROFIJ Nível II, Tipo 2 2ºano Curso Operador de Informática ENQUADRAMENTO LEGAL Portaria

Leia mais

Data: Jul-10 PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO FLEXIPOL Pág. i

Data: Jul-10 PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO FLEXIPOL Pág. i PLANO ESPECIAL DE EMERGÊNCIA DE PROTECÇÃO CIVIL PARA RISCOS QUÍMICOS GRAVES EM S. JOÃO DA MADEIRA PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO DA FLEXIPOL Serviço Municipal de Protecção Civil Julho 2010 Plano de Emergência

Leia mais

Plano de Emergência Externo de Ílhavo

Plano de Emergência Externo de Ílhavo Plano de Emergência Externo de Ílhavo 2010 Conteúdo Parte I Enquadramento Geral do Plano... 10 1. Introdução... 10 2. Âmbito de aplicação... 12 3. Objectivos gerais... 13 4. Enquadramento legal... 14 5.

Leia mais