Escola Profissional de Aveiro. Auditório Eng.º Vitor Matos da UniTER da EPA 14 de junho de 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Profissional de Aveiro. Auditório Eng.º Vitor Matos da UniTER da EPA 14 de junho de 2017"

Transcrição

1 Auditório Eng.º Vitor Matos da UniTER da EPA 14 de junho de 2017

2 Apresentar o organigrama de emergência; Apresentar as funções e responsabilidades dos meios humanos (equipas de intervenção) contemplados no organigrama de emergência; Descrever o fluxograma e os níveis de emergência; Apresentar o plano de atuação e evacuação de ambos os edifícios (EPA-Barrocas e EEVM); Analisar e interpretar as plantas de emergência; Preparar o simulacro ou exercício de acidente simulado.

3

4 (UT IV, de acordo com o Art.º 8.º do D.L. n.º 220/2008, de 12 de Novembro, da 3.º Categoria de Risco) Registos de Segurança Plano de Prevenção Procedimentos em caso de emergência Plano de Emergência Interno Ações de Sensibilização e Formação em SCIE Simulacros

5 Responsáveis de Segurança Delegadas de Segurança Doutor Jorge Castro Prof.ª Susana Bastos Dr.ª Cláudia Matos D.ª Márcia Lima

6 Lateral: Traseiro: Prof. Luís Reis Dr.ª Ana Albuquerque + Dr.ª Ana Pinho Dr. João Alves

7 Alarme é dado por qualquer colaborador Alerta é dado pelas Delegadas de Segurança (Prof. ª Susana Bastos ou D.ª Márcia Lima). Dr.ª Ana Albuquerque Ou outro colaborador do SP da UniTER

8 Equipa de corte de gás geral: Funcionária de serviço Equipa de corte de gás parcial Funcionária de serviço Equipa de corte de água Funcionária de serviço Equipa de corte de energia Funcionária de serviço

9 Paulo Dias Susana Bastos Henrique Sarabando Fernando Mesquita Ivo Ferreira João Pedro Martins Miguel Oliveira

10 Coordenador Aveiro: Prof. Miguel Oliveira Bruno Correia - 4AX Liliana Pereira - V2K Mara Silva - 4AV Joana Tavares - 4AV Luís Semedo - V2L Rogério Dias - 4AY Sara Ferreira - 4AE

11 1 Reconhecer, avaliar e declarar o nível de emergência que se verifica; 3 Coordenar as ações de ligação ao exterior; 2 Contactar diretamente equipas de intervenção para análise de desenvolvimento da situação;

12 4 Ordenar a evacuação total do edifício; 6 Elaborar o relatório de situação de emergência. 5 Declarar o fim da emergência;

13 Confirmar a emergência e o local do sinistro na central de deteção e alarme de incêndio; Mobilizar as equipas de emergência que farão a gestão do sinistro; Efetuar o ponto de situação da emergência no edifício ao responsável de segurança; Dar o alerta, requisitando o apoio das entidade externas de socorro.

14 Acionar o sistema de alarme acústico convencionado, partindo o vidro do botão de alarme. Atuar de imediato após contactada pelas Delegadas de Segurança, nas situações de sinistro, com os meios de combate a incêndios disponíveis.

15 Após contactada pelas Delegadas de Segurança, prestar os primeiros socorros às vítimas do sinistro. Depois de contactada pelas Delegadas de Segurança, cortar a energia, a água e o gás total/parcial respetivamente.

16 Facultar aos responsáveis dos pontos de encontro os respetivos dossiers com as listagens das turmas, para que possa ser feita a contagem nos pontos de encontro. Efetuar a chamada dos alunos sob a sua tutela nos respetivos pontos de encontro.

17 O incêndio pode ser detetado pelo Homem (deteção humana) ou através de detetores automáticos (deteção automática). Botoneira de alarme: Quem deteta a situação de emergência deve partir o botão de alarme, botoneira. Detetor de Incêndio: O detetor deteta os fumos e/ou a rápida elevação da temperatura.

18 Alarme Acionado Manualmente Deteção automática de fumos ou rápida elevação da temperatura Sirene de alarme Central de Incêndio

19 Extintores Boca de Incêndio (tipo carretel) Caixa de Primeiros Socorros Mala da equipa de primeiros socorros

20 O Alerta é dado pelas Delegadas de Seguranças (Prof.ª Susana Bastos ou D.ª Márcia Lima).

21 Toque de campainha intermitente: 3 toques com a duração de 6 segundos intercalados por pausas de 2 segundos: TOQUE 6 seg. PAUSA 2 seg. TOQUE 6 seg. PAUSA 2 seg. TOQUE 6 seg.

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42 Ao ouvires o toque de evacuação, segue o guia (delegado) em direção ao ponto de encontro. Não te preocupes com o teu material escolar. Segue as setas de saída em silêncio. Não corras.

43 Desce/Sobe as escadas encostado à parede. Não utilizes o elevador. Não voltes atrás. Dirige-te para o ponto de encontro, para se apurar que não falta ninguém.

44 1 2 Fechar as janelas (pisos inferiores ao piso em que deflagrou o incêndio); Encostar as portas (e não fechar);

45 3 4 Comprovar que Auxiliar o responsável ninguém fica enclausurado nos dos pontos de encontro na lavabos (função do cerra-fila); contagem dos alunos.

46 Atuação Interna Atuação Interna e externa Atuação externa Deteção de Incêndio Se a situação não ficar resolvida: Alarme Alerta aos Bombeiros Confirmação da autenticidade do alarme Atuação das equipas internas (brigada de Incêndio, equipa de socorro, equipa de corte Evacuação Intervenção dos Bombeiros Apoio à intervenção dos bombeiros de energia, água, gás) Rescaldo Se a situação ficar resolvida declara-se o fim do sinistro!

47 Data/Horário Simulacro: 14 de junho de 2016, 09H35. Evacuação Concluída: 09H53min. Tempo de Evacuação: 18 Minutos.

48 Cenário de Emergência: Incêndio na cozinha causado pela projeção de água em óleo quente de frigideira. Bomba de fumo faz ativar o detetor de incêndio, soa o alarme acústico de incêndio.

49 Cenário de Emergência: 5 Vítimas: 2 vítimas graves, 3 vítimas ligeiras (conscientes, mas com queimaduras de 1.º e 2.º grau.)

50

51 1. Quem é/são o/os Delegado/s de Segurança? R: Prof.ª Susana Bastos e D.ª Márcia Lima.

52 2. Como pode ser detetado o incêndio? R: Botoneira de Alarme (deteção humana) e Detetor de Incêndio (deteção automática).

53 3. Quem dá o Alerta? R: Prof.ª Susana Bastos ou D. Márcia Lima.

54 4. Se estás na sala 2.5 para que ponto de encontro te deverás dirigir? R: Lateral.

55 5. Se estás na sala infinito para que ponto de encontro te deverás dirigir? R: Traseiro.

56 6. Se estás no espaço estilos para que ponto de encontro te deverás dirigir? R: Traseiro.

57 7. Quem deve ir à frente na fila na evacuação? R: Delegado ou Subdelegado da Turma.

58 8. Quem deve ir atrás da fila na evacuação? R: Docente.

59

60 Escola Profissional de Aveiro Centro de Informação Europe Direct CQEP Região de Aveiro

61 Alarme é dado pela D.ª Carla Lopes e/ou Dr.ª Maria Manuel Azevedo. D.ª Carla Lopes Dr.ª Maria Manuel Azevedo Alerta é dado verbalmente.

62 Confirmar a emergência e o local do sinistro; Mobilizar as equipas de emergência que farão a gestão do sinistro; Dar o alerta (112), requisitando o apoio das entidade externas de socorro e ordenar a evacuação. Prof.ª Susana Bastos D.ª Márcia Lima

63 Ordenar a evacuação, ligar 112, requisitando o apoio das entidades externas de socorro, nomeadamente os Bombeiros Novos.

64 Atuar de imediato após contactada pelas Delegadas de Segurança, nas situações de sinistro, com os meios de combate a incêndios disponíveis. Bruno Correia Mara Silva Turma 4AX Turma 4AV Joana Tavares Rogério DiasLiliana Pereira Sara FerreiraLuís Semedo Turma 4AV Turma 4AY Turma 2VK Turma 4AE Turma V2L

65 Depois de contactada pelas Delegadas de Segurança, cortar a energia, a água e o gás total/parcial respetivamente.

66 É sempre o docente; Os docentes das salas Tratado de Lisboa e Tratado de Nice, têm de verificar os lavabos antes de se dirigirem aos respetivos pontos de encontro.

67 O incêndio é detetado por meios humanos. Meios de Intervenção em caso de sinistro Extintor CO 2 Extintor Pó Meios de Apoio às Vítimas Mala de primeiros socorros Químico ABC

68 O Alerta é dado pela Dr.ª Maria Manuel Azevedo ou pela D.ª Carla Lopes. D.ª Carla Lopes Dr.ª Maria Manuel Azevedo

69 É dada uma ordem de evacuação verbal: Escola Profissional de Aveiro

70 Porta de Evacuação Ponto de Encontro Guia Dianteira Dianteiro Delegado Suplente Cerra-fila Subdelegado Docente

71 Porta de Evacuação Ponto de Encontro Guia Traseira Traseiro Delegado Suplente Subdelegado Cerra-fila Docente

72 Porta de Evacuação Ponto de Encontro Guia Traseira Traseiro Delegado Suplente Cerra-fila Subdelegado Docente

73 Porta de Evacuação Ponto de Encontro Guia Dianteira Dianteiro Delegado Suplente Cerra-fila Subdelegado Docente

74 Porta de Evacuação Ponto de Encontro Guia Traseira Traseiro Delegado Suplente Cerra-fila Subdelegado Docente

75 Porta de Evacuação Ponto de Encontro Guia Traseira Traseiro Delegado Suplente Cerra-fila Subdelegado Docente

76 Porta de Evacuação Ponto de Encontro Traseira Traseiro

77 Porta de Evacuação Ponto de Encontro Dianteira Dianteiro

78 Porta de Evacuação Ponto de Encontro Traseira Traseiro

79 Porta de Evacuação Dianteira Ponto de Encontro Dianteiro

80 Porta de Evacuação Dianteira Ponto de Encontro Dianteiro

81

82 Ao ouvires a ordem verbal de evacuação, segue o guia (delegado) em direção ao ponto de encontro; Não te preocupes com o teu material escolar; Segue as setas de saída em silêncio. Não corras.

83 Não voltes atrás; Dirige-te para o ponto de encontro, mantém-te próximo da tua turma apurar que não falta ninguém; até se Apenas poderás regressar à sala de aula depois da ordem ser dada pelo Delegado de Segurança.

84 Encostar as portas (e não fechar); Comprovar que ninguém fica enclausurado nos lavabos, antes de se dirigirem aos respetivos pontos de encontro (Apenas os docentes das salas Tratado de LISBOA e Tratado de NICE); Assegurar que todos os alunos presentes em sala de aula se encontram no respetivo ponto de encontro.

85 Data/Horário: 22 de novembro de 2013 às 15H30 Evacuação Concluída: 15H31min.18seg. Tempo de Evacuação: 1 min.18seg.

86 Incêndio no quadro elétrico do Espaço Eng.º Victor Matos, provocando 2 vítimas. As restantes vítimas saíram, ordenadamente, pelas portas de emergência (porta de Oemergência incidente implicou traseira ae evacuação porta de evacuação total do edifício. dianteira) em direção aos respetivos pontos de encontro. As vítimas foram socorridas no local e transportadas por meio de macas até às ambulâncias (no exterior).

87 Escola Profissional de Aveiro

88

89

90

91

92 1. O alerta consiste em: R: Ligar 112.

93 2. Como se executa a ordem de evacuação? R: Ordem verbal: Evacuar, Evacuar!

94 3. Quem está autorizado a utilizar o extintor? R: Qualquer elemento da Brigada de Incêndio.

95 4. Qual o significado deste sinal? R: Ponto de Encontro ou Ponto de Reunião.

96 5. Quais os pontos de encontro do Espaço EVM? R:Traseiro e Dianteiro.

97 6. Caso te encontres na sala Tratado de NICE para que ponto de encontro te deves dirigir? R: Dianteiro.

98 7. Caso te encontres na sala Tratado de AMESTERDÃO para que ponto de encontro te deves dirigir? R:Traseiro.

99 Fátima Courinhas Turma 4AB

Escola Profissional de Aveiro

Escola Profissional de Aveiro Diretor de Operações Responsável da Segurança (RS) Segurança do Edifício Andreia Fonseca Delegado de Segurança Fernando Marinheiro Manuel Leça Dias Paulo Soares Raúl Duarte Ana Cristina Silva Agente de

Leia mais

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > EQUIPAS DE INTERVENÇÃO E MEIOS DE SOCORRO > ATITUDES E RESPONSABILIDADES A temática da segurança integra o Projecto

Leia mais

CENTRO ESCOLAR DA VILA

CENTRO ESCOLAR DA VILA CENTRO ESCOLAR DA VILA Objetivos: -Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as regras e procedimentos a adotar em caso de emergência. -Efetuar o reconhecimento do percurso de evacuação de emergência

Leia mais

Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro. Novos Colaboradores, Voluntários e Estagiários da AEVA

Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro. Novos Colaboradores, Voluntários e Estagiários da AEVA Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro Ação de Formação nas matérias a que se referem as alíneas a), b) e c) do n.º 1 do Art.º 19º da Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro, alterada

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Segurança na Escola O A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa-pessoal docente e não docente, alunos, pais e encarregados de educação. O Importa criar

Leia mais

Plano de Segurança Interno

Plano de Segurança Interno Plano de Segurança Interno Reduzir a probabilidade de ocorrência de incêndios Limitar o desenvolvimento de incêndios; Facilitar a evacuação e salvamento dos ocupantes em risco; Permitir a intervenção eficaz

Leia mais

Plano de Segurança Interno

Plano de Segurança Interno Regras de Evacuação em caso de Emergência Plantas de Emergência ALFACOOP Coopera>va de Ensino, crl Externato Infante D. Henrique REGRAS DE EVACUAÇÃO A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum

Leia mais

1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação

1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: 1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Saída ou retirada de um grupo de pessoas do interior da escola. Quando é que acontece? Sempre

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo XI Regulamento dos procedimentos de Segurança Artigo 1.º Medidas de autoproteção 1. São consideradas medidas de autoproteção: a) Registos de segurança (relatórios

Leia mais

Escola Secundária Marquesa de Alorna

Escola Secundária Marquesa de Alorna Escola Secundária Marquesa de Alorna Índice ORGANIZAÇÃO DA EVACUAÇÃO DA ESCOLA... 3 Recomendações no processo de evacuação ordenada de sala de aula... 3 Procedimentos a desenvolver de carácter específico

Leia mais

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS PLANO DE EVACUAÇÃO ANO LETIVO 2016/2017 - Instruções de Segurança Para saber fazer face

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo: ALERTA GERAL: 1 toque curto, mais 1 toque

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA PLANO DE SEGURANÇA DA ESCOLA 2018 Quando ocorrem situações de emergência, como as seguintes: Sismo ou Tremor de Terra; Incêndio; Inundação; Fuga de gás; Outras ocorrências

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO. Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE)

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO. Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE) 1 PLANO DE SEGURANÇA INTERNO Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE) Só uma população informada pode ter um verdadeiro e indispensável protagonismo num sistema que visa a melhoria da qualidade de

Leia mais

EB António Maria Bravo Ano letivo 2016/2017 PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES

EB António Maria Bravo Ano letivo 2016/2017 PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES ESCOLA BÁSICA DE ANTÓNIO MARIA BRAVO 2016/2017 FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO ESCOLA: EB de António Maria Bravo

Leia mais

PLANO DE EVACUAÇÃO 1

PLANO DE EVACUAÇÃO 1 PLANO DE EVACUAÇÃO 1 O QUE É O PLANO DE SEGURANÇA INTERNA? Documento Orientador com Medidas de intervenção em caso de Emergência, que tomam a forma de procedimentos de emergência ou de planos de emergência

Leia mais

PLANO DE EVECUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

PLANO DE EVECUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA 1.OBJETIVOS O objetivo deste plano de evacuação é dotar as instalações/recinto de um nível de segurança eficaz numa situação de emergência e preparar e organizar os meios humanos para promover, o mais

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Equipa da Segurança: Helenita Assaf França Paula Gomes 2016/2017 Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva EQUIPA

Leia mais

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança O conhecimento e cumprimento do Plano de Emergência são fundamentais para a tua segurança enquanto estás na escola. Assim, torna-se necessário realizar,

Leia mais

Plano de prevenção e emergência Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola:

Plano de prevenção e emergência Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: Plano de prevenção e emergência 1- Evacuação; 2- Abrigo. Plano de prevenção e emergência Evacuação Saída ou retirada de um grupo

Leia mais

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada Centro de Formação e Treino

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada Centro de Formação e Treino 2018 Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - - Oferta Formativa Rua de São Gonçalo, 230 9500-344 Ponta Delgada Telef. 296301314 / 912243343 Primeiros Socorros Prevenção e Combate

Leia mais

Plano de evacuação. É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo:

Plano de evacuação. É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo: Plano de evacuação Conceito O Plano de evacuação visa estabelecer os comportamentos de atuação e de conduta a observar por todos os ocupantes da Escola Secundária Júlio Dantas, durante uma evacuação em

Leia mais

Ano Letivo 2016/2017

Ano Letivo 2016/2017 Ano Letivo 2016/2017 Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: Plano de prevenção e emergência 1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Saída ou retirada de um grupo de pessoas

Leia mais

Plano de prevenção e emergência

Plano de prevenção e emergência Plano de prevenção e emergência Escola Básica Porto da Cruz Índice I Introdução 3 II Plano de prevenção... 4 Caracterização do espaço...... 4 Identificação de riscos.. 5 Levantamento de meios e recursos...

Leia mais

Oferta Formativa. Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - Centro de Formação e Treino. Voluntários de Ponta Delgada

Oferta Formativa. Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - Centro de Formação e Treino. Voluntários de Ponta Delgada 2019 Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - - Oferta Formativa - Primeiros Socorros Prevenção e Combate a Incêndios Segurança Áreas Temáticas de Formação 2019 A propõe-se a

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto. Plano de Prevenção e Emergência (Atualização)

Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto. Plano de Prevenção e Emergência (Atualização) Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto Plano de Prevenção e Emergência (Atualização) 2017/2018 Índice 2. Plano de Prevenção (pág. 12)...3 2.1. Caraterização da escola (pág. 12)...3 2.1.2. Espaço

Leia mais

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 A Proteção Civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas

Leia mais

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS Dec. Lei 220/2008 de 12 novembro (224/2015 de 9/10) Regime Jurídico

Leia mais

ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA

ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA Agry AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA PLANO DE EMERGÊNCIA / EVACUAÇÃO 2012/ 2013 ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA Organograma geral CHEFE Chefe DE de SEGURANÇA

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 + J. I. de Igreja Durrães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 + J. I. de Igreja Durrães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

Porque Existe? Responsável Segurança: Prof. Carlos Renato

Porque Existe? Responsável Segurança: Prof. Carlos Renato Porque Existe? O PLANO DE EMERGÊNCIA é elaborado na base dos riscos de incêndio e de pânico, uma vez que as ocorrências resultantes de outras situações perigosas, nomeadamente catástrofes naturais como

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA. Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA

ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA. Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA Algumas funções podem ser exercidas cumulativamente pela mesma pessoa,

Leia mais

SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR

SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR É obrigação de todos, contribuir para evitar o acidente. Cada um deve saber o que fazer em situação de emergência e perceber a utilidade dos seus gestos. INFORMAÇÂO Coordenadores

Leia mais

Escola EBI de Fragoso

Escola EBI de Fragoso Escola EBI de Fragoso Organigrama de Segurança ALARME Carlos Silva ALERTA Salomé Freitas Responsáveis pela Segurança Octávio Tomás Manuel Amorim Carlos Silva COORDENADOR DE PISO / SECTOR Delegada de Segurança

Leia mais

Planeamento de Exercícios e Simulacros de Evacuação

Planeamento de Exercícios e Simulacros de Evacuação Planeamento de de Evacuação 1. Objetivos Avaliar os procedimentos de prevenção e emergência. Detetar e corrigir possíveis falhas dos procedimentos. Criar rotinas de comportamento dos funcionários face

Leia mais

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO Sumário 1. Escopo... 3 2. Introdução... 3 3. Informações sobre o local do evento... 3 4. Termos técnicos... 4 4.1 Brigada de emergência...

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

Plano de Prevenção e Emergência. Ano letivo 2015/16

Plano de Prevenção e Emergência. Ano letivo 2015/16 Índice para navegação rápida: O que é e para que serve o PPE (4) Responsáveis de Segurança (8) Situações emergência (11) Evacuação(12) O Professor(30) O Assistente Operacional(46) O Coordenador de Piso(55)

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios Isménia Silva CATIM Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica Unidade AHS Ambiente, Higiene

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA 2/3 AVELAR BROTERO - ODIVELAS 8 de outubro de 2017 Criado por: Luís Manuel Fernandes PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE

Leia mais

Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra

Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra INTRODUÇÃO Os procedimentos em caso de emergência definem-se como um documento orientador com normas de atuação dos vários sectores em situação

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES Normas gerais de segurança Procedimento a adotar em caso de incêndio: Ao sinal de alarme, deverá repetir a ordem de evacuação com voz calma e autoritária de forma a evitar

Leia mais

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Escola: EBI Pedras Salgadas CM Vila Pouca de Aguiar Novembro de 2012 CM de Vila Pouca de Aguiar AE Pedras Salgadas Plano de Emergência ÍNDICE Objetivos

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO

PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO Objetivo principal do plano de emergência: Promover a educação numa dimensão de cidadania de modo a formar alunos, docentes e não docentes conscientes, responsáveis

Leia mais

Programas de conservação e manutenção

Programas de conservação e manutenção Caracterização do espaço Identificação de riscos Levantamento de meios e recursos Regras de exploração e comportamento Programas de conservação e manutenção Caderno de registo de segurança Abandonar todos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL

ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL Novembro de 2014 ÍNDICE: A - INTRODUÇÃO.... 3 B CONSIDERAÇÕES GERAIS....... B1 Sinal de início do Exercício de Evacuação. B2 Sinalização.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMILO CASTELO BRANCO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMILO CASTELO BRANCO PLANO DE EVACUAÇÃO 1. INTRODUÇÃO I O plano de evacuação tem como finalidade promover a saída, o mais rápido possível, de todos os utentes das instalações (alunos, professores, funcionários e pessoas externas).

Leia mais

ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO

ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO INCÊNDIO OU SISMO NA ESCOLA PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO O que é um plano de emergência? É um conjunto

Leia mais

Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores

Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores Gerais: Conhecer as Normas Gerais de Evacuação; Estar informado

Leia mais

ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE;

ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE; Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE; MANTER A CALMA; Não correr,

Leia mais

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Escola Secundária de Sebastião da Gama PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Escola Secundária de Sebastião da Gama 1 Índice 1 Mapa da região

Leia mais

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel. Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel. Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017 Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017 1-Normas práticas - Em cada sala de aula deve haver um aluno, de preferência o Delegado de Turma,

Leia mais

08/09 PLANO DE PREVENÇÃO EB1/JI BAIRRO DA ALEGRIA. Rua Quinta da Armada. S. Victor Braga tlf:

08/09 PLANO DE PREVENÇÃO EB1/JI BAIRRO DA ALEGRIA. Rua Quinta da Armada. S. Victor Braga tlf: Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches - 341540 Travessa do Taxa - Telef. 253 609 120 Fax 253-609 129 / 2 4710-449 BRAGA executivo@agrupamento-escolas-dr-francisco-snches.pt 08/09 EB1/JI BAIRRO DA

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO. PLANO de EMERGÊNCIA

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO. PLANO de EMERGÊNCIA PLANO de EMERGÊNCIA 1. OBJETIVOS DOTAR A ESCOLA DE UM NIVEL DE SEGURANÇA EFICAZ; LIMITAR AS CONSEQUÊNCIAS DE UM ACIDENTE; SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO ESCOLAR PARA A NECESSIDADE DE CONHECER OS PROCEDIMENTOS

Leia mais

as 2017 EM ATUALIZAÇÃO

as 2017 EM ATUALIZAÇÃO 2017 EM ATUALIZAÇÃO CURSOS CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2017 Portfólio com 37 cursos de formação Mais de 2.900 formandos desde 2008 Mais de metade dos nossos formandos realizam mais do

Leia mais

CENTRO ESCOLAR DE POMARES

CENTRO ESCOLAR DE POMARES CENTRO ESCOLAR DE POMARES Objetivos: -Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as regras e procedimentos a adotar em caso de emergência. -Efetuar o reconhecimento do percurso de evacuação de emergência

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL L ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL 2008 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IDENTIFICAÇÃO EM PLANTA DE: ESPAÇO ESCOLAR VIAS DE ACESSO DE VIATURAS DE SOCORRO QUARTEL DOS BOMBEIROS DA ÁREA ESQUADRA DA GUARDA NACIONAL

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/ [ NT 22 : NOTA TÉCNICA Complementar do RG-SCIE / Ref.ª VIII.I.02 / 2007-05-31 ] NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/2007-05-31 RESUMO Definir a estrutura das plantas

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA. procedimentos

PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA. procedimentos PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA procedimentos SEGURANÇA NA ESCOLA A na escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa. Deverá haver uma cultura de, interiorizando procedimentos

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA 1 ( PE 1 )

PLANO DE EMERGÊNCIA 1 ( PE 1 ) PLANO DE EMERGÊNCIA 1 ( PE 1 ) 1- OBJETIVO : Fixar linhas de ação coordenadas pela COMDEC- Sapucaí do Sul a serem seguidas pelos órgãos públicos, nominalmente descritos no Plano. Adotar procedimentos adequados

Leia mais

Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos

Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos Novo Paradigma da Segurança Medidas de Autoproteção FUTURO Atitude pro-activa (dinâmica)

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MELGAÇO

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MELGAÇO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MELGAÇO Objetivos: -Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as regras e procedimentos a adotar em caso de emergência. -Efetuar o reconhecimento do percurso de evacuação

Leia mais

CMA ,GER,I,CM,57949

CMA ,GER,I,CM,57949 CMA 09.07.2015,GER,I,CM,57949 Rua Teixeira de Pascoais nº21 5º, 1700-364 Lisboa dnsj.arq@gmail.com C I D A D E D A A M A D O R A Rua Domingos José De Morais, 67, 2º Dto., 2685-046 Sacavém geral@acribia.pt

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA. Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires

PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA. Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires Plano de Emergência 1 PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA 1 INTRODUÇÃO O presente Plano de Emergência refere-se à Escola

Leia mais

INTRODUÇÃO. Escola E.B. 2, 3 Avelar Brotero Plano de Emergência Página 2

INTRODUÇÃO. Escola E.B. 2, 3 Avelar Brotero Plano de Emergência Página 2 PLANO DE EMERGÊNCIA INTRODUÇÃO A segurança deve constituir uma preocupação comum a todos os elementos de uma comunidade educativa: pessoal docente e não docente, bem como alunos e pais/encarregados de

Leia mais

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage Avenida de Angola 2900 052 Setúbal (Nº do Código do Agrupamento 171359 Telefone 265 5471120 Fax 265547125) 1 O Plano de Evacuação particulariza as regras básicas/gerais

Leia mais

FUNDAMENTOS DA DETEÇÃO AUTOMÁTICA DE INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS PARTE 1.

FUNDAMENTOS DA DETEÇÃO AUTOMÁTICA DE INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS PARTE 1. António Augusto Araújo Gomes Instituto Superior de Engenharia do Porto FUNDAMENTOS DA DETEÇÃO AUTOMÁTICA DE INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS PARTE 1. 1. Enquadramento O fogo, grande elemento de evolução humana,

Leia mais

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EXEMPLOS TIPO DE REGISTOS DE SEGURANÇA

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EXEMPLOS TIPO DE REGISTOS DE SEGURANÇA MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EXEMPLOS TIPO DE REGISTOS DE SEGURANÇA Mapa dos relatórios de Vistorias, Inspeções e Fiscalizações Ref.ª relatório ¹ () Vistorias Inspeções Fiscalizações Outros anexos ² Vistorias/Inspeções/Fiscalizações

Leia mais

Publicado em h:06m N.º 134

Publicado em h:06m N.º 134 processo nº 4530/2011 =====RICARDO JORGE PINHO TAVARES, VEREADOR DA DIVISÃO MUNICIPAL DE GESTÃO URBANÍSTICA DO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS.=================================================== ====Torna

Leia mais

NÚMEROS EXTERNOS: 112

NÚMEROS EXTERNOS: 112 NÚMEROS EXTERNOS: NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA: 112 BOMBEIROS ESTORIL 21 468 01 89 POLÍCIA 21 468 13 96 PROTEÇÃO CIVIL 21 460 76 10 CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS 21 482 50 00 SMAS URGÊNCIAS 21 484 28 45

Leia mais

Nota de Encomenda de Material de SHT. Identificação do cliente Nome: Cont. nº

Nota de Encomenda de Material de SHT. Identificação do cliente Nome: Cont. nº Nota de Encomenda de Material de SHT Colaborador Data Identificação do cliente Nome: Cont. nº Morada: Telefone: Contribuinte: Cliente (Assinatura): Localidade: Código Postal: Modo Entrega* (Prazo de entrega

Leia mais

Medidas de Prevenção Contra Incêndio: A Garantia da Proteção dos Edifícios. Susana Bernardo

Medidas de Prevenção Contra Incêndio: A Garantia da Proteção dos Edifícios. Susana Bernardo Medidas de Prevenção Contra Incêndio: A Garantia da Proteção dos Edifícios. Susana Bernardo Enquadramento Projeto Construção/ Instalação Vistoria Exploração Enquadramento Responsabilidades no caso de edifícios

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

FICHA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO A ANEXAR AOS PROJECTOS DE ARQUITECTURA DE EDIFÍCIOS DE OCUPAÇÃO EXCLUSIVA OU MISTA COM UTILIZAÇÕES TIPO DA 1ª E 2ª CATEGORIAS DE RISCO Ficha a ser apreciada pela Câmara Municipal (1ª Categoria) ou pelos

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO

PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO 2011 - PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL NÚMEROS EXTERNOS: NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA 112 BOMBEIROS ESTORIL 21 468 01 89 P.S.P.

Leia mais

CADERNO DE REGISTOS DE SEGURANÇA MAP_CRS 01. Caderno de. Registos. Segurança. Escola E. Secundária José Falcão. Localidade Coimbra

CADERNO DE REGISTOS DE SEGURANÇA MAP_CRS 01. Caderno de. Registos. Segurança. Escola E. Secundária José Falcão. Localidade Coimbra Caderno de Registos de Segurança Escola E. Secundária José Falcão Localidade Coimbra A. Ficha Anual de Segurança ANO LECTIVO 20 /20 Efetivos Número de professores: Número de funcionários não docentes:

Leia mais

Medidas de Autoproteção de Segurança Contra Incêndios em Edifícios

Medidas de Autoproteção de Segurança Contra Incêndios em Edifícios Título 1 Medidas de Autoproteção de Segurança Contra Incêndios em Edifícios 2 Medidas de Autoproteção de Segurança Contra Incêndio em Edifícios Medidas de prevenção Procedimentos de prevenção ou planos

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA DA FUNDAÇÃO LIGA Exercício de Evacuação 2017

PLANO DE SEGURANÇA DA FUNDAÇÃO LIGA Exercício de Evacuação 2017 PLANO DE SEGURANÇA DA FUNDAÇÃO LIGA Exercício de Evacuação 2017 De acordo com os observadores o cenário do exercício foi bem conseguido e foram unânimes em referir a excelência nos procedimentos e na atuação

Leia mais

- Aplicação do RTSCIE Perspectiva da concepção

- Aplicação do RTSCIE Perspectiva da concepção - Introdução - Aplicação do RTSCIE Perspectiva administrativa - Aplicação do RTSCIE Perspectiva da concepção - Conclusões José Aidos Rocha 27.05.2009 ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA - Dec.-Lei

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS AULA 06 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos O FOGO Devem existir os três

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA Os incêndios podem surgir na sequência de sismos, ser provocados por causas naturais (raios) por deficiências do equipamento

Leia mais

Segurança Contra Incêndio em Edifícios Regime Jurídico, Normas e Notas Técnicas

Segurança Contra Incêndio em Edifícios Regime Jurídico, Normas e Notas Técnicas António Augusto Araújo Gomes Henrique Jorge de Jesus Ribeiro da Silva Instituto Superior de Engenharia do Porto Segurança Contra Incêndio em Edifícios Regime Jurídico, Normas e Notas Técnicas Resumo 1.

Leia mais

AEVA Escola Profissional de Aveiro. Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente

AEVA Escola Profissional de Aveiro. Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente AEVA Escola Profissional de Aveiro Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente Competências ao Nível dos Saberes de um Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho Nível de

Leia mais

MANUTENÇÃO de SADI nota técnica 12 da ANPC. Francelino da Silva

MANUTENÇÃO de SADI nota técnica 12 da ANPC. Francelino da Silva MANUTENÇÃO de SADI nota técnica 12 da ANPC Francelino da Silva 1 1. OBJETIVO e APLICAÇÃO da NT 12 Segurança contra incêndio em edifícios Nota técnica N.º 12 da ANPC (NT 12) Sistemas automáticos de deteção

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS

CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS CENTRO DE FORMAÇÃO BOMBEIROS DE ALBUFEIRA CURSOS PRIMEIROS SOCORROS Empresas, Instituições e População no Geral 20 horas- sessões de 4 horas Idade Mínima de 16 anos e máxima de 60/65; Dominar a língua

Leia mais

Módulo: 3787 Formadora Fátima Guerreiro Plano de Emergência

Módulo: 3787 Formadora Fátima Guerreiro Plano de Emergência Trabalho elaborado por: Élvio; Eliana 1 Introdução Viemos apresentar-vos o plano de emergência da Escola do Ensino Básico 2º e 3º Ciclos D. Afonso Henriques, com uma população escolar de 1533 alunos dos

Leia mais

Medidas de Autoprotecção Utilizações Tipo IV - Escolares

Medidas de Autoprotecção Utilizações Tipo IV - Escolares Câmara Municipal da madora Medidas de utoprotecção Utilizações Tipo IV - Escolares CID D E D M D OR madoraeduca Grafismo:.Galvão/GDC/GIRP - Impressão e acabamento: OG/GIRP Minuta Técnica para Elaboração

Leia mais

Procedimento Operacional

Procedimento Operacional 1/ 9 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Saída de alguns integrantes da Brigada 02 Alteração do item 4.5 composição da brigada e 4.7 Plano de abandono 03 Alteração do

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA. Introdução. Objectivos do PEI. Identificação de Riscos. Constituição do PEI Curiosidades Conclusão

PLANO DE EMERGÊNCIA. Introdução. Objectivos do PEI. Identificação de Riscos. Constituição do PEI Curiosidades Conclusão PLANO DE EMERGÊNCIA Introdução Objectivos do PEI Identificação de Riscos Constituição do PEI Curiosidades Conclusão Introdução O Plano de Emergência Interno (PEI) tem o objectivo fundamental, a protecção

Leia mais

Dimensão Adequação e Conforto das Instalações

Dimensão Adequação e Conforto das Instalações A - ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES 1. Acessos e mobilidade 1.1 Garante a existência de rampas de acesso para pessoas com mobilidade condicionada 1.2 Mantém atualizada a comunicação visual e sinalética 1.3 Está

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE. Elaborado: Reginaldo B. Alves. / / Visto:

PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE. Elaborado: Reginaldo B. Alves. / / Visto: PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE Edição: Abril / 2013 Rev.: Abril2014 Elaborado: Reginaldo B. Alves / / Visto: I PROGRAMAS EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO E PLANOS APLICÁVEIS AO SISTEMA DE GESTÃO a) PLANO

Leia mais

Catarina do Couto Ardérius Jose Manuel Henriques Almeida

Catarina do Couto Ardérius Jose Manuel Henriques Almeida Ficheiro gerado em: 01/10/2013 11:07:19 Nº de Oferta Ordem Pontuação Nº do Docente Nome do Docente 2170 1 60 8019611800 Catarina do Couto Ardérius 2170 2 26 4347544715 Jose Manuel Henriques Almeida 2170

Leia mais

instituto das artes e da imagem [] ' -',b. '!'"..,,.,,. \4', PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA

instituto das artes e da imagem [] ' -',b. '!'..,,.,,. \4', PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA instituto das artes e da imagem 11111 [] '' ' -',b. '!'"..,,.,,. \4', PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA [ Dezembro 2016 ] ÍNDICE Introdução 4 1.Razões e objetivos 5 2.Plano de prevenção 6 2.1.Caracterização

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE EVACUAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO

PROCEDIMENTOS DE EVACUAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO PROCEDIMENTOS DE EVACUAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO 16 de Outubro 2013 Escola Secundária de Penafiel A CULTURA DE SEGURANÇA A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da

Leia mais

Qualificação dos Profissionais de Segurança contra Incêndio em Edifícios

Qualificação dos Profissionais de Segurança contra Incêndio em Edifícios Qualificação dos Profissionais de Segurança contra Incêndio em Edifícios Seminário Projeto, Certificação e Instalação de Equipamentos de Proteção contra Incêndios Ordem dos Engenheiros 28 de junho de 2017

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA Página: 1 / 6 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Atualização do capítulo 5.6 Brigada, incluindo pontos de encontro. 02 21/09/2014 Atualização dos capítulos 6, 7

Leia mais

Escola Básica Febo Moniz

Escola Básica Febo Moniz Escola Básica Febo Moniz Índice CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR... 4 Localização... 4 Acessibilidade... 4 Dados escolares... 4 Análise de risco... 4 Organização de segurança... 5 Estrutura interna...

Leia mais

Segurança contra incêndios

Segurança contra incêndios 2013/2014 Segurança contra incêndios MEIC 201304116 Fabiana Mendes 201305663 Sara Fernandes 201303477 Mariana Melo 201303982 Filipe Cruz Sumário Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina Projeto

Leia mais

RG.02_01. Regulamento de visitas

RG.02_01. Regulamento de visitas Regulamento de visitas O presente regulamento visa a definição de regras e medidas preventivas a cumprir por todos os visitantes (grupos organizados ou pessoas singulares), que pretendam conhecer as infraestruturas

Leia mais