AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA"

Transcrição

1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA

2

3 Os incêndios podem surgir na sequência de sismos, ser provocados por causas naturais (raios) por deficiências do equipamento e instalações técnicas, serem de origem criminosa ou resultarem de causas acidentais devido a erros ou negligência humana. A segurança contra incêndios nas escolas tem como objetivo a salvaguarda da vida e da integridade física da Comunidade Escolar, bem como a proteção dos edifícios, equipamentos e mobiliário. O planeamento da segurança é indispensável e deverá envolver todos os utilizadores da escola, parceiros da comunidade escolar em ações de apoio que possibilitem eliminar carências, riscos e a ocorrência de situações graves ou, pelo menos, minimizar os seus efeitos.

4 Dotar a escola de um nível de Segurança eficaz; Limitar as consequências de um acidente; Sensibilizar para a necessidade de conhecer os procedimentos de autoproteção a adotar, por parte dos professores, funcionários e alunos em caso de acidente; Coresponsabilizar toda a população escolar no cumprimento das normas de segurança; Preparar e organizar os meios humanos e materiais existentes, para garantir a salvaguarda de pessoas e bens, em caso de ocorrência de uma situação perigosa.

5 Identifica os riscos e minimiza os seus efeitos; Estabelece cenários de acidentes para os riscos identificados; Define princípios, normas e regras de atuação face aos cenários possíveis; Organiza os meios e prevê missões para cada um dos intervenientes; Permite desencadear ações oportunas para limitar as consequências do sinistro; Evita confusões, erros e a duplicação de atuações; Prevê e organiza antecipadamente a intervenção e a evacuação; Permite treinar procedimentos que poderão ser testados através de exercícios.

6 É fundamental a manutenção das instalações em boas condições de limpeza, arrumação e utilização. Assegurar que todas as instalações elétricas, de gás e de aquecimento, assim como todos os aparelhos e equipamentos elétricos, sejam mantidos em perfeitas condições de funcionamento. Verificação periódica das fixações dos equipamentos desportivos nomeadamente a existência de deficiência ou deterioração que ponham em risco a segurança dos utilizadores.

7 Proceder à recolha diária de lixos e desperdícios em recipientes apropriados, para remoção pelos serviços públicos de limpeza. Manter os exaustores ligados enquanto se cozinha, assegurando o seu bom estado de limpeza e substituindo os filtros periodicamente. Manter os fios elétricos (extensões) afastados de superfícies quentes ou com água. Antes do encerramento do estabelecimento de ensino deve-se vistoriar todas as instalações para se cumprir todas as medidas de prevenção (desligar aparelhos em que não justifique o seu funcionamento).

8

9 O funcionário ao receber a informação de uma determinada ocorrência, deve manter a calma e não entrar em pânico; Informar imediatamente a Direção; A Direção de acordo com a ocorrência, dá instruções para se contactar os Bombeiros e as Forças de Segurança; Aciona durante dois minutos o sistema de alarme (som acústico e campainha em simultâneo) a denunciar a ocorrência.

10 Os funcionários estarão preparados para acionarem os mecanismos inerentes a cada situação, nomeadamente: Deslocar-se imediatamente para os locais considerados críticos, no sentido de ordenar e orientar o encaminhamento dos utentes para o campo de jogos PONTO DE ENCONTRO ; Desligar, sempre que se justifique, a corrente elétrica e o gás; Não devem abandonar o seu local de trabalho, sem confirmar que não se encontra nenhum aluno/professor, nesse setor.

11 Todos os utentes que pretendam entrar no estabelecimento de ensino, devem ser identificados e questionados sobre o setor para o qual se pretendem dirigir; Durante os intervalos, não é permitido a entrada de veículos, que possam por em risco a segurança dos nossos alunos; As vias de circulação no interior do recinto escolar devem manter-se permanentemente desimpedidas, para permitir, sempre que necessário, o acesso de ambulâncias e das viaturas dos bombeiros a todos os pontos dos blocos; Sempre que se proceda a um plano de evacuação e seja solicitada a presença de viaturas de socorro, o funcionário deve abrir o portão destinado à entrada das viaturas, encaminhando-as para o local que foi solicitado, não deixando entrar nem sair ninguém pela entrada principal.

12 Dar especial atenção às condições de armazenamento de reagentes químicos, combustíveis líquidos e gasosos, plásticos e outros materiais altamente inflamáveis; Verificação periódica de todo o equipamento existente neste espaço, nomeadamente a existência de deficiência ou deterioração que coloquem em risco a segurança dos utilizadores.

13 Compete aos professores cumprir e fazer cumprir, pelos seus alunos, o regulamento e regras de segurança no Laboratório; Antes de iniciar uma experiência, certificar-se que está a par de todos os perigos potenciais dos reagentes e dos produtos esperados; Antes de se usar um produto, deve-se ler o rótulo do frasco tendo em atenção os sinais convencionais; No caso de algum equipamento ter sido danificado durante uma atividade prática, o professor deverá comunicar ao coordenador do departamento ou à direção o sucedido.

14 Os alunos e professores devem manter-se na sala refugiando-se debaixo das carteiras, agarrar uma perna das mesas e proteger a cabeça e os olhos pressionando a cara contra os braços; Nunca deverão abandonar a sala onde se encontram enquanto durar o sismo. Os alunos devem aguardar com calma que o seu professor lhes dê instruções; O professor é o último a sair da sala de aula de modo a poder prestar auxilio a qualquer aluno que necessite. Antes de abandonar a sala, deve verificar se todos os alunos abandonaram a mesma, caso contrário, deverá auxiliar ou providenciar auxilio para os alunos em dificuldades.

15 Providenciar para que máquinas e equipamentos (audiovisuais, computadores, televisores, vídeos, projetores de vídeo, etc.) tenham uma proteção adequada; Todos os aparelhos elétricos, devem ser utilizados pelos alunos sempre na presença do professor ou do funcionário responsabilizado para o efeito; As substâncias inflamáveis, explosivas, corrosivas, tóxicas, só são permitidas em salas de trabalho prático ou laboratórios, estando arrumados em locais a que só os professores tenham acesso e a quem é imputada a responsabilidade.

16 Manter os exaustores ligados enquanto se cozinha, assegurando o seu bom estado de limpeza e substituindo os filtros periodicamente; Manter os fios elétricos (extensões) afastados de superfícies quentes ou com água; Manter afastados da chama asas de tachos e panelas, caixas e utensílios de plástico; Se surgirem chamas numa fritadeira ou frigideira cobri-la com uma tampa ou toalha húmida. Não utilizar nunca água e desligar imediatamente o gás ou a eletricidade; No final do dia de trabalho, deve-se remover todos os materiais combustíveis da proximidade de fontes de calor, limpar a gordura acumulada e desligar energia elétrica; As mesas e cadeiras do refeitório, devem estar distribuídas em posição de fácil acesso dos alunos à saída de emergência.

17 Verificação periódica das fixações dos equipamentos desportivos nomeadamente a existência de deficiência ou deterioração que ponham em risco a segurança dos utilizadores; Todo o equipamento desportivo móvel que não esteja em utilização deverá estar armazenado num local seguro que permite um fácil acesso ao exterior não prejudicando as saídas de emergência.

18 Verificação periódica das fixações dos equipamentos desportivos nomeadamente a existência de deficiência ou deterioração que ponham em risco a segurança dos utilizadores.

19 Os professores, têm acesso a toda a documentação contendo as informações necessárias sobre as Medidas Cautelares de Segurança, bem como o Plano de Evacuação PONTO DE ENCONTRO Devem sensibilizar e elucidar os alunos para situações de risco, utilizando os PowerPoint disponíveis pelo responsável da segurança, na página do Agrupamento.

20 Os Assistentes Operacionais, têm sido devidamente informados sobre o plano de Prevenção/Emergência/Evacuação PONTO DE ENCONTRO, através de reuniões e informações impressas que lhes são distribuídas, onde constam os cuidados e procedimentos que devem ter em relação aos equipamentos e situações de risco; Têm acesso aos PowerPoint, disponibilizados pelo responsável da segurança, na página do Agrupamento.

21

22 Os blocos têm extintores operacionais, devidamente identificados.

23 Nº do extintor Localização Natureza do produto Capacidade 1 Bloco Central (receção) P6 Pó ABC 6 Kg 2 Bloco Central (Secretaria) CO2 K2 2 Kg 3 Bloco Central (Corredor no polivalente) P6 Pó ABC 6 Kg 4 Bloco Central (Sala dos Professores) P6 Pó ABC 6 Kg 5 Bloco Central (Biblioteca) P6 Pó ABC 6 Kg 6 Bloco A (Átrio) P6 Pó ABC 6 Kg 7 Bloco A ( Sala CN) P2 Pó ABC 2 Kg 8 Bloco A (Sala 3) P6 Pó ABC 6 Kg 9 Bloco Central (Cozinha) K2 CO2 2 Kg 10 Bloco B (Átrio) P6 Pó ABC 6 Kg 11 Bloco B (Sala 7) P6 Pó ABC 6 Kg 12 Bloco B (Sala TM) P6 Pó ABC 6 Kg 13 Bloco B (Sala CN) K2 CO2 2 Kg 14 Bloco C (Átrio) P6 Pó ABC 6 Kg 15 Bloco C ( Laboratório) P6 Pó ABC 6 Kg 16 Bloco C (Sala TM) P6 Pó ABC 6 Kg 17 Bloco C (Sala 11) P6 Pó ABC 6 Kg 18 Bloco D (Sala 16) P6 Pó ABC 6 Kg 19 Bloco D (Sala TM) P6 Pó ABC 6 Kg 20 Bloco D (Átrio) P6 Pó ABC 6 Kg 21 Bloco E (Sala M2 Auditório) P6 Pó ABC 6 Kg 22 Ginásio (Gab. Funcionários) P6 Pó ABC 6 Kg 23 Bloco A (Sala A/A) K2 CO2 2 Kg 24 Ginásio (Gab. Professores) P6 Pó ABC 6 Kg 25 Bloco C (Sala 14 TIC) K2 CO2 2 Kg 26 Bloco D (Sala CN) K2 CO2 2 Kg 27 Sala de Estudo CO2 34B 2 Kg 28 Polivalente Multiusos CO2 34B 2 Kg

24 Existe sinalética em todas as portas de saída

25 Os caminhos de evacuação (corredores, portas e escadas) devem permitir uma evacuação rápida e segura dos ocupantes para o exterior do edifício, através de percursos permanentemente desimpedidos de obstáculos; Existe junto à secretaria/gabinete da direção um dispositivo de ALARME DE EMERGÊNCIA (campainha e som acústico em simultâneo, distribuído pelos blocos), para que toda a Comunidade Escolar tome conhecimento da ocorrência; É à direção da escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial das instalações; Os responsáveis do estabelecimento de ensino estão devidamente informados sobre como acionar o dispositivo acústico quando necessário; Todos os blocos/salas, têm a PLANTA DE EMERGÊNCIA, onde estão incluídas as normas de evacuação PONTO DE ENCONTRO, e a legenda com a respetiva sinalética. Responsável pela Segurança José Cruzeiro

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo XI Regulamento dos procedimentos de Segurança Artigo 1.º Medidas de autoproteção 1. São consideradas medidas de autoproteção: a) Registos de segurança (relatórios

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES Normas gerais de segurança Procedimento a adotar em caso de incêndio: Ao sinal de alarme, deverá repetir a ordem de evacuação com voz calma e autoritária de forma a evitar

Leia mais

Plano de evacuação. É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo:

Plano de evacuação. É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo: Plano de evacuação Conceito O Plano de evacuação visa estabelecer os comportamentos de atuação e de conduta a observar por todos os ocupantes da Escola Secundária Júlio Dantas, durante uma evacuação em

Leia mais

Escola Secundária Marquesa de Alorna

Escola Secundária Marquesa de Alorna Escola Secundária Marquesa de Alorna Índice ORGANIZAÇÃO DA EVACUAÇÃO DA ESCOLA... 3 Recomendações no processo de evacuação ordenada de sala de aula... 3 Procedimentos a desenvolver de carácter específico

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo: ALERTA GERAL: 1 toque curto, mais 1 toque

Leia mais

CENTRO ESCOLAR DA VILA

CENTRO ESCOLAR DA VILA CENTRO ESCOLAR DA VILA Objetivos: -Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as regras e procedimentos a adotar em caso de emergência. -Efetuar o reconhecimento do percurso de evacuação de emergência

Leia mais

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 A Proteção Civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas

Leia mais

PLANO DE EVECUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

PLANO DE EVECUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA 1.OBJETIVOS O objetivo deste plano de evacuação é dotar as instalações/recinto de um nível de segurança eficaz numa situação de emergência e preparar e organizar os meios humanos para promover, o mais

Leia mais

Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores

Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores Gerais: Conhecer as Normas Gerais de Evacuação; Estar informado

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA. Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA

ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA. Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA Algumas funções podem ser exercidas cumulativamente pela mesma pessoa,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA PLANO DE SEGURANÇA DA ESCOLA 2018 Quando ocorrem situações de emergência, como as seguintes: Sismo ou Tremor de Terra; Incêndio; Inundação; Fuga de gás; Outras ocorrências

Leia mais

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Escola: EBI Pedras Salgadas CM Vila Pouca de Aguiar Novembro de 2012 CM de Vila Pouca de Aguiar AE Pedras Salgadas Plano de Emergência ÍNDICE Objetivos

Leia mais

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS PLANO DE EVACUAÇÃO ANO LETIVO 2016/2017 - Instruções de Segurança Para saber fazer face

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO. Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE)

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO. Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE) 1 PLANO DE SEGURANÇA INTERNO Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE) Só uma população informada pode ter um verdadeiro e indispensável protagonismo num sistema que visa a melhoria da qualidade de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Segurança na Escola O A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa-pessoal docente e não docente, alunos, pais e encarregados de educação. O Importa criar

Leia mais

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Equipa da Segurança: Helenita Assaf França Paula Gomes 2016/2017 Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva EQUIPA

Leia mais

PLANO DE EVACUAÇÃO 1

PLANO DE EVACUAÇÃO 1 PLANO DE EVACUAÇÃO 1 O QUE É O PLANO DE SEGURANÇA INTERNA? Documento Orientador com Medidas de intervenção em caso de Emergência, que tomam a forma de procedimentos de emergência ou de planos de emergência

Leia mais

Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos

Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos Novo Paradigma da Segurança Medidas de Autoproteção FUTURO Atitude pro-activa (dinâmica)

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA. Introdução. Objectivos do PEI. Identificação de Riscos. Constituição do PEI Curiosidades Conclusão

PLANO DE EMERGÊNCIA. Introdução. Objectivos do PEI. Identificação de Riscos. Constituição do PEI Curiosidades Conclusão PLANO DE EMERGÊNCIA Introdução Objectivos do PEI Identificação de Riscos Constituição do PEI Curiosidades Conclusão Introdução O Plano de Emergência Interno (PEI) tem o objectivo fundamental, a protecção

Leia mais

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > EQUIPAS DE INTERVENÇÃO E MEIOS DE SOCORRO > ATITUDES E RESPONSABILIDADES A temática da segurança integra o Projecto

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMILO CASTELO BRANCO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMILO CASTELO BRANCO PLANO DE EVACUAÇÃO 1. INTRODUÇÃO I O plano de evacuação tem como finalidade promover a saída, o mais rápido possível, de todos os utentes das instalações (alunos, professores, funcionários e pessoas externas).

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto. Plano de Prevenção e Emergência (Atualização)

Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto. Plano de Prevenção e Emergência (Atualização) Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto Plano de Prevenção e Emergência (Atualização) 2017/2018 Índice 2. Plano de Prevenção (pág. 12)...3 2.1. Caraterização da escola (pág. 12)...3 2.1.2. Espaço

Leia mais

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Declaração dos Direitos Humanos: Todo ser humano tem direito à vida Preservação da vida Por que os acidentes acontecem?

Leia mais

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança O conhecimento e cumprimento do Plano de Emergência são fundamentais para a tua segurança enquanto estás na escola. Assim, torna-se necessário realizar,

Leia mais

Porque Existe? Responsável Segurança: Prof. Carlos Renato

Porque Existe? Responsável Segurança: Prof. Carlos Renato Porque Existe? O PLANO DE EMERGÊNCIA é elaborado na base dos riscos de incêndio e de pânico, uma vez que as ocorrências resultantes de outras situações perigosas, nomeadamente catástrofes naturais como

Leia mais

Ano Letivo 2016/2017

Ano Letivo 2016/2017 Ano Letivo 2016/2017 Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: Plano de prevenção e emergência 1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Saída ou retirada de um grupo de pessoas

Leia mais

Segurança no laboratório e Método Experimental. Regras Material Método Experimental

Segurança no laboratório e Método Experimental. Regras Material Método Experimental Segurança no laboratório e Método Experimental Regras Material Método Experimental Segurança no Laboratório Conduta Manuseamento do Material e Produtos Químicos Sinais de Aviso Material de Laboratório

Leia mais

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? Declaração dos Direitos Humanos: Todo ser humano tem direito à vida Preservação da vida Por que os acidentes acontecem?

Leia mais

EB António Maria Bravo Ano letivo 2016/2017 PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES

EB António Maria Bravo Ano letivo 2016/2017 PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES ESCOLA BÁSICA DE ANTÓNIO MARIA BRAVO 2016/2017 FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO ESCOLA: EB de António Maria Bravo

Leia mais

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

SEGURANÇA EM LABORATÓRIO SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? Declaração dos Direitos Humanos: Todo ser humano tem direito à vida Preservação da vida 1 Por que os acidentes acontecem?

Leia mais

Plano de prevenção e emergência Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola:

Plano de prevenção e emergência Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: Plano de prevenção e emergência 1- Evacuação; 2- Abrigo. Plano de prevenção e emergência Evacuação Saída ou retirada de um grupo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage Avenida de Angola 2900 052 Setúbal (Nº do Código do Agrupamento 171359 Telefone 265 5471120 Fax 265547125) 1 O Plano de Evacuação particulariza as regras básicas/gerais

Leia mais

Como Organizar o seu Canteiro de Obras Templum Consultoria

Como Organizar o seu Canteiro de Obras Templum Consultoria 2 Como Organizar o seu Canteiro de Obras 3 A importância do Canteiro de Obras O canteiro de obras é o pontapé inicial para o sucesso da obra, independente do porte. Uma boa logística, aliada ao trabalho

Leia mais

ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA

ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA Agry AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA PLANO DE EMERGÊNCIA / EVACUAÇÃO 2012/ 2013 ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA Organograma geral CHEFE Chefe DE de SEGURANÇA

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL

ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL Novembro de 2014 ÍNDICE: A - INTRODUÇÃO.... 3 B CONSIDERAÇÕES GERAIS....... B1 Sinal de início do Exercício de Evacuação. B2 Sinalização.

Leia mais

Plano de prevenção e emergência

Plano de prevenção e emergência Plano de prevenção e emergência Escola Básica Porto da Cruz Índice I Introdução 3 II Plano de prevenção... 4 Caracterização do espaço...... 4 Identificação de riscos.. 5 Levantamento de meios e recursos...

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL L ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL 2008 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IDENTIFICAÇÃO EM PLANTA DE: ESPAÇO ESCOLAR VIAS DE ACESSO DE VIATURAS DE SOCORRO QUARTEL DOS BOMBEIROS DA ÁREA ESQUADRA DA GUARDA NACIONAL

Leia mais

Segurança em laboratórios. Professor Lúcio Galvão CECITEC - UECE

Segurança em laboratórios. Professor Lúcio Galvão CECITEC - UECE Segurança em laboratórios Professor Lúcio Galvão CECITEC - UECE Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? Se você trabalha em um laboratório, precisa conhecer os riscos a que está

Leia mais

08/09 PLANO DE PREVENÇÃO EB1/JI BAIRRO DA ALEGRIA. Rua Quinta da Armada. S. Victor Braga tlf:

08/09 PLANO DE PREVENÇÃO EB1/JI BAIRRO DA ALEGRIA. Rua Quinta da Armada. S. Victor Braga tlf: Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches - 341540 Travessa do Taxa - Telef. 253 609 120 Fax 253-609 129 / 2 4710-449 BRAGA executivo@agrupamento-escolas-dr-francisco-snches.pt 08/09 EB1/JI BAIRRO DA

Leia mais

Plano de Segurança Interno

Plano de Segurança Interno Plano de Segurança Interno Reduzir a probabilidade de ocorrência de incêndios Limitar o desenvolvimento de incêndios; Facilitar a evacuação e salvamento dos ocupantes em risco; Permitir a intervenção eficaz

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

Regimento do Laboratório de Biologia e Geologia

Regimento do Laboratório de Biologia e Geologia Regimento do Laboratório de Biologia e Geologia 1 - OBJECTO O presente regimento está conforme a legislação em vigor, o Regulamento Interno da Escola e os Regimentos do Departamento de Matemática e Ciências

Leia mais

SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR

SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR É obrigação de todos, contribuir para evitar o acidente. Cada um deve saber o que fazer em situação de emergência e perceber a utilidade dos seus gestos. INFORMAÇÂO Coordenadores

Leia mais

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Escola Secundária de Sebastião da Gama PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Escola Secundária de Sebastião da Gama 1 Índice 1 Mapa da região

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO

PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO 2011 - PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL NÚMEROS EXTERNOS: NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA 112 BOMBEIROS ESTORIL 21 468 01 89 P.S.P.

Leia mais

ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO

ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO INCÊNDIO OU SISMO NA ESCOLA PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO O que é um plano de emergência? É um conjunto

Leia mais

Escola EBI de Fragoso

Escola EBI de Fragoso Escola EBI de Fragoso Organigrama de Segurança ALARME Carlos Silva ALERTA Salomé Freitas Responsáveis pela Segurança Octávio Tomás Manuel Amorim Carlos Silva COORDENADOR DE PISO / SECTOR Delegada de Segurança

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO

PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO Objetivo principal do plano de emergência: Promover a educação numa dimensão de cidadania de modo a formar alunos, docentes e não docentes conscientes, responsáveis

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA Ribeirão Preto Objetivos do Laboratório de Física: REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA 1. Auxiliar o aluno na introdução das práticas das disciplinas do curso de Bacharel

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO RJ-SCIE Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Leia mais

ANEXO V ANEXO AO CAPÍTULO III INSTALAÇÕES E FUNCIONAMENTO REGULAMENTO DE COZINHA E RESTAURANTE/BAR

ANEXO V ANEXO AO CAPÍTULO III INSTALAÇÕES E FUNCIONAMENTO REGULAMENTO DE COZINHA E RESTAURANTE/BAR 1 de 5 ANEXO V ANEXO AO CAPÍTULO III INSTALAÇÕES E FUNCIONAMENTO REGULAMENTO DE COZINHA E RESTAURANTE/BAR INTRODUÇÃO Este regulamento tem como objetivo, assegurar o normal funcionamento das aulas práticas

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS PRINCIPAIS DIFICULDADES PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO Elaboração de projeto de SCIE (em simultâneo com o projeto de arquitetura)

Leia mais

Programas de conservação e manutenção

Programas de conservação e manutenção Caracterização do espaço Identificação de riscos Levantamento de meios e recursos Regras de exploração e comportamento Programas de conservação e manutenção Caderno de registo de segurança Abandonar todos

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS

PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS Plano de Emergência da Brigada de Incêndio: 1. Sinal Sonoro de Incêndio: Thiago e Aline: Responsáveis pela ajuda na evacuação

Leia mais

NR 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT

NR 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira

Leia mais

1. Nota introdutória:

1. Nota introdutória: 1. Nota introdutória: Este Regulamento tem como objectivo essencial garantir o normal funcionamento das aulas que possam decorrer no Laboratório de Química, atingindo assim um melhor desempenho dos alunos

Leia mais

Normas básicas de segurança no laboratório de química

Normas básicas de segurança no laboratório de química Atitude Responsável Vestuário Vista sempre uma bata que o proteja adequadamente. Não a use fora da área dos laboratórios. Use sempre óculos de segurança Espaço Conheça a localização de saídas de emergência,

Leia mais

Escola E/B do Couto Mineiro Código: Plano de prevenção. Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007

Escola E/B do Couto Mineiro Código: Plano de prevenção. Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007 Escola E/B do Couto Mineiro Código: 346688 Plano de prevenção Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007 Oliveira do Arda, 1 de Setembro de 2016 Escola EB do Couto Mineiro Lugar de Oliveira

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 33/2011 Cobertura de sapé, piaçava e similares SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

Plano de Segurança Interno

Plano de Segurança Interno Regras de Evacuação em caso de Emergência Plantas de Emergência ALFACOOP Coopera>va de Ensino, crl Externato Infante D. Henrique REGRAS DE EVACUAÇÃO A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum

Leia mais

1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação

1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: 1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Saída ou retirada de um grupo de pessoas do interior da escola. Quando é que acontece? Sempre

Leia mais

Descrição dos serviços/tarefas. Os serviços serão executados pelo adjudicatário com a seguinte frequência:

Descrição dos serviços/tarefas. Os serviços serão executados pelo adjudicatário com a seguinte frequência: Descrição dos serviços/tarefas Os serviços serão executados pelo adjudicatário com a seguinte frequência: 1. Horário Diariamente a) No edifício sede, sito na Av. Amílcar Cabral Das 17H30 às 20H00 Serviço

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (CIRES Fábrica de Estarreja) Porquê ler este documento?

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/6 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/6 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

IARC. - Anexo 6 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas

IARC. - Anexo 6 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas IARC - Anexo 6 - Anexo à oferta de Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicações Eletrónicas Manual de Procedimentos e Especificações Técnicas Índice 1. Introdução 3 2. Localização do Traçado

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA. Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires

PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA. Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires Plano de Emergência 1 PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA 1 INTRODUÇÃO O presente Plano de Emergência refere-se à Escola

Leia mais

2. As Tasquinhas destinam-se à divulgação da gastronomia e produtos regionais da área do Município de Penacova.

2. As Tasquinhas destinam-se à divulgação da gastronomia e produtos regionais da área do Município de Penacova. ARTIGO 1º - (Objecto e Âmbito) O presente Regulamento tem por objetivo a definição das condições de realização do recinto das Tasquinhas, no âmbito do Penacova Natura - Festas do Município de Penacova

Leia mais

As Medidas de Autoproteção na UT-VII Hoteleiros e Restauração

As Medidas de Autoproteção na UT-VII Hoteleiros e Restauração Portimão, 2018/05/24 As Medidas de Autoproteção na UT-VII Hoteleiros e Restauração COMANDO DISTRITAL DE OPERAÇÕES DE SOCORRO DE FARO Medidas de Autoproteção (MAP) ENQUADRAMENTO Regime Jurídico da Segurança

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (SIGÁS - Armazenagem de Gás, ACE) Porquê ler este documento?

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO EMBRAER

PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO EMBRAER PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO EMBRAER Plano elaborado para o estabelecimento da EMBRAER no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, nos termos do Decreto-Lei n.º 254/2007, de 12 de Julho, relativo à prevenção

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/ [ NT 22 : NOTA TÉCNICA Complementar do RG-SCIE / Ref.ª VIII.I.02 / 2007-05-31 ] NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/2007-05-31 RESUMO Definir a estrutura das plantas

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXX SHT em estaleiros de construção de pequena dimensão um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido

Leia mais

2. É a Direcção da Escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial dos blocos;

2. É a Direcção da Escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial dos blocos; 5.1. INSTRUÇÕES a SEGUIR na EVACUAÇÃO PARCIAL ou TOTAL dos ALUNOS em SALA de AULA (afixadas na sala dos professores e lidas e explicadas no início do ano letivo) 1. Se acontecer uma situação de emergência

Leia mais

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 2 Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 1 Caracterização da Edificação: A edificação estudada possui área total de 194,54 m² constituída de 02 pavimentos sendo estes classificados da seguinte forma:

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA Ribeirão Preto Objetivos do Laboratório Biologia: 1. Auxiliar o aluno na introdução das práticas das disciplinas do curso de Bacharel em Engenharia de Produção e

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 + J. I. de Igreja Durrães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 + J. I. de Igreja Durrães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

Regulamento Interno EPADRC. Índice

Regulamento Interno EPADRC. Índice Anexo 2 Índice Introdução... 3 Normas gerais... 3 Normas de utilização... 4 Competências do professor... 4 Competências do aluno... 5 Disposições finais... 5 2 Artigo 1º Introdução 1. A utilização da sala

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA. Dotar a Escola Secundária C/ 3º CEB de Coruche de um nível de Segurança Eficaz

PLANO DE EMERGÊNCIA. Dotar a Escola Secundária C/ 3º CEB de Coruche de um nível de Segurança Eficaz 1 CONSIDERAÇÕES GERAIS Um Plano de Emergência caracteriza-se pela identificação dos riscos e pela inventariação dos meios e recursos mobilizáveis em situações de acidente grave, catástrofe ou calamidade

Leia mais

861 Proteção de Pessoas e Bens

861 Proteção de Pessoas e Bens 861 Proteção de Pessoas e Bens Brigada de Incêndio Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos profissionais que pretendam a aquisição de competências

Leia mais

NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações

NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações NR-20 APRESENTAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE SEGURANÇA CONFORME A NR 20 (LÍQUIDOS E COMBUSTÍVEIS) Perigos e Riscos Características

Leia mais

Plano de Prevenção e Emergência. Ano letivo 2015/16

Plano de Prevenção e Emergência. Ano letivo 2015/16 Índice para navegação rápida: O que é e para que serve o PPE (4) Responsáveis de Segurança (8) Situações emergência (11) Evacuação(12) O Professor(30) O Assistente Operacional(46) O Coordenador de Piso(55)

Leia mais

Prezado Expositor, Procure ler todas as informações constantes neste documento, dando especial atenção àquelas referentes a datas, prazos e horários.

Prezado Expositor, Procure ler todas as informações constantes neste documento, dando especial atenção àquelas referentes a datas, prazos e horários. MANUAL DO EXPOSITOR Prezado Expositor, Para que você tenha sucesso em nosso evento, sugerimos conhecer primeiro as normas que o regem. Assim, recomendamos a leitura desse Regulamento Geral, que normatiza

Leia mais

Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra

Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra Agrupamento de Escolas Caranguejeira Santa Catarina da Serra INTRODUÇÃO Os procedimentos em caso de emergência definem-se como um documento orientador com normas de atuação dos vários sectores em situação

Leia mais

A palavra laboratório se origina de duas palavras latinas: labor = trabalho + oratorium = lugar de reflexão.

A palavra laboratório se origina de duas palavras latinas: labor = trabalho + oratorium = lugar de reflexão. A maior parte das atividades cotidianas de um químico se desenvolve no laboratório; portanto é necessário ter pelo menos uma idéia de como é esse local, de como se trabalha e dos cuidados que se deve ter

Leia mais

Módulo: 3787 Formadora Fátima Guerreiro Plano de Emergência

Módulo: 3787 Formadora Fátima Guerreiro Plano de Emergência Trabalho elaborado por: Élvio; Eliana 1 Introdução Viemos apresentar-vos o plano de emergência da Escola do Ensino Básico 2º e 3º Ciclos D. Afonso Henriques, com uma população escolar de 1533 alunos dos

Leia mais

Plano de Prevenção e de. Emergência

Plano de Prevenção e de. Emergência Agrupamento de Escolas de Vila Verde - 151774 Plano de Prevenção e de Emergência da Escola Básica de Vila Verde Ano Letivo de 2016/2017 Plano de Segurança 2012/2013 1 A questão central para qualquer responsável

Leia mais

Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual

Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual novembro 2014 Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual Preâmbulo A partir

Leia mais

ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE;

ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE; Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE; MANTER A CALMA; Não correr,

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 18/03/2010 Empresa: Mandinho Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Eng. Mari (Mandinho) Data da entrega do relatório: 29/03/2010 Valas abertas sem proteção

Leia mais

Lista de Verificação

Lista de Verificação Anexo IV Lista de Verificação Vias de Circulação Sim Não Obs. As vias normais de circulação e as vias de evacuação e saídas de emergência estão desobstruídas? No caso de existirem diferenças de nível estão

Leia mais

SEGURANÇA NO DEQ Divulgação do Manual de Segurança do IST

SEGURANÇA NO DEQ Divulgação do Manual de Segurança do IST SEGURANÇA NO DEQ Divulgação do Manual de Segurança do IST Torre Sul Pavilhão de Química Complexo Interdisciplinar Pavilhão de Minas Outros locais em que o DEQ tenha atividade Comissão de trabalho Maria

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Manipulação de Substâncias Químicas

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Manipulação de Substâncias Químicas Página 1 de Revisão Nº Item Natureza da Alteração Data Autorizado por Revisado por: Função: Aprovado por: Função: Página 2 de 1. Objetivo Geral: Manipulação segura de substâncias químicas. 2. Objetivos

Leia mais

Diretrizes de segurança

Diretrizes de segurança Diretrizes de segurança Firme sentido de segurança nas instalações de GPL e GNL 8 diretrizes para instalações de GPL e GNL...5 Precauções especiais nas instalações de GNL... 15 Vestuário para instalações

Leia mais

PP 1 - Acessibilidade dos Meios de Socorro ao Edifício e Hidrantes Exteriores

PP 1 - Acessibilidade dos Meios de Socorro ao Edifício e Hidrantes Exteriores PP 1 - Acessibilidade dos Meios de Socorro ao Edifício e Hidrantes Exteriores Os locais previstos para acesso aos bombeiros ao estabelecimento e as respetivas vias de acesso devem ser mantidos permanentemente

Leia mais

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas

Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas Instalação de Viseu da Rubis Energia Portugal, S.A. Porquê

Leia mais

INFORMAÇÃO A COMUNICAR AO PÚBLICO NO ÂMBITO do nº 1 do art. 30 do DL 150/2015

INFORMAÇÃO A COMUNICAR AO PÚBLICO NO ÂMBITO do nº 1 do art. 30 do DL 150/2015 INFORMAÇÃO A COMUNICAR AO PÚBLICO NO ÂMBITO do nº 1 do art. 30 do DL 150/2015 Estabelecimento: Parque de Armazenamento de Matosinhos Cepsa Portuguesa Petróleos, S.A. - 18 de setembro 2016 (Rev. 2) Informação

Leia mais