PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS"

Transcrição

1 PLANO DE EMERGÊNCIA E ATENDIMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS

2 Plano de Emergência da Brigada de Incêndio: 1. Sinal Sonoro de Incêndio: Thiago e Aline: Responsáveis pela ajuda na evacuação no pessoal do Call Center. Muriele: Responsável pela verificação da Sala de treinamento e banheiro da recepção. Rodrigo Tonn e Janete: Responsáveis pelo auxílio a evacuação do pessoal do financeiro e TI. Josiane: Responsável pela verificação da sala de Arquivo, C.P.D, diretoria. Wilson: Responsável pelo auxilio a evacuação do pessoal do Marketing e sala de reunião. Anderson: Responsável por auxiliar o pessoal do faturamento, verificar banheiro do deposito e sala de Marketing. Renato: Responsável pelo auxilio da evacuação do pessoal do deposito e granel. Gilson; Responsável pelo auxilio da evacuação do pessoal do técnico, verificação da cozinha, laboratório, e banheiros internos. Gilson e Josiane: Ficam responsáveis por verificar na central de alarme os possíveis pontos de incêndio, ou desativar o mesmo caso nada for constatado. Caso não constatado nenhum ponto de incêndio, todos deverão voltar as suas atividades normais. 2. Local de Encontro: O setor de faturamento, depósito e granel deverão se dirigir ao ponto de encontro B, saindo do depósito pela porta dos fundos, descendo a escada e seguindo reto para o ponto sinalizado. O setor de Call Center, Técnico, Marketing, financeiro, TI e diretoria, deverão se dirigir ao ponto de encontro A, centro do estacionamento de visitantes. 3. Verificação dos Hidrantes, Extintores e luzes de emergência: Ficam responsáveis pela inspeção quinzenal de ordem alternada as pessoas abaixo: Thiago Keller Gilson Teixeira Rodrigo Tonn Renato Rodrigues Eugenio Todo mês será enviado um calendário com as pessoas destinadas a tarefa no mês. 4. Teste do alarme de incêndio:

3 Serão realizados a cada 6 meses, ordenados pela brigada de incêndio. Em caso de Emergência devemos entrar em contato com SAMU 192 ou Corpo de Bombeiros 193 conforme a situação em que o paciente se encontra abaixo: Plano de atendimento da

4 Brigada de primeiros socorros: 2. Acidente: Anderson: Responsável pelos primeiros atendimentos ao paciente e deve carregar consigo a bolsa com os equipamentos necessários. Caso seja necessário o uso da maca, solicitar à Muriele ou Aline que levará a mesma ao paciente juntamente com ajuda de outros integrantes. Muriele: Deverá acompanhar o Anderson para apoiar no atendimento. Aline: Ficará encarregada de ligar para o SAMU 192 ou Corpo de Bombeiros 193 conforme a situação em que o paciente se encontra abaixo: 3. Incêndio: Anderson: Após todos os procedimentos adotados no plano de Evacuação da Brigada de Incêndio, verificar a necessidade de atendimento no ponto de encontro B, pois, este é seu ponto de encontro primário. Muriele: Após todos os procedimentos adotados no plano de Evacuação da Brigada de Incêndio, verificar a necessidade de atendimento no ponto de encontro A, pois, este é seu ponto de encontro primário.

5 Wilson e Janete: Após todos os procedimentos adotados no plano de Evacuação da Brigada de Incêndio, verificar a necessidade de auxílio à Muriele no ponto de encontro A. Aline: Após todos os procedimentos adotados no plano de Evacuação da Brigada de Incêndio, avisar em voz alta todos os integrantes do ponto de encontro A que estará se dirigindo ao ponto de encontro B e dirigir-se ao mesmo, tomando todas as medidas de segurança mantendo sua integridade para dar o necessário apoio ao Anderson. 4. Verificação dos equipamentos de primeiros socorros: Após o atendimento de pacientes, o responsável pelo atendimento deverá conferir todos os itens utilizados no atendimento bem como, solicitar a reposição dos itens que assim necessitarem. Os equipamentos de primeiros socorros deverão ser inspecionados semanalmente pelos integrantes citados abaixo, que preencherão um croqui com informações dos itens que compõem o equipamento de manutenção com datas e assinaturas do responsável pela inspeção da semana. Anderson Diógenes Rodrigues Muriele Cristine Cardoso Aline Santos Wilson de Oliveira Matias Janete Maria Schmidt Todo mês será enviado um calendário com as pessoas destinadas a tarefa no mês.

6 PLANO DE EVACUAÇÃO DA EMPRESA SCHRADER COM. E REP. LTDA.

7 PROCEDIMENTO PARA EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM CASO DE ALARME DE INCÊNDIO Este procedimento visa esclarecer a todos os funcionários e contratados como proceder em caso de alarme de incêndio. ACIONAMENTO O alarme de incêndio dispara sempre que algum detector de fumaça (instalados em toda área da empresa) for acionado, ou quando um acionador manual, em vários pontos da empresa, é acionado por alguma pessoa que identificou algum princípio de incêndio. Após algum dos dispositivos terem sido acionados, o alarme geral de incêndio dispara. PONTO DE ENCONTRO Local destinado a reunir todos os funcionários/contratados após evacuação das instalações. Localização do ponto de encontro A: área central do estacionamento de visitantes. Localização do ponto de encontro B: Saindo de depósito pelas portas dos fundos (saída e entrada de funcionários), descendo a escada e seguindo reto para o ponto sinalizado. EVACUAÇÃO Ao ouvir o alarme de incêndio todos os funcionários e contratados deverão imediatamente buscar a saída mais próxima, com calma sem tumulto, deslocandose sem correr, para o ponto de encontro da empresa. Em caso de acionamento do alarme durante um atendimento a cliente, o atendente deve brevemente, informar que ocorreu uma emergência e que será feito novo contato o mais breve possível. Apenas os funcionários que operam as empilhadeiras devem desligar as mesmas, e fechar o registro de gás SE POSSÍVEL, e abandonar o local. Os funcionários usuários de computador devem ir para o ponto de encontro deixando suas máquinas ligadas, para agilizar a evacuação. Em hipótese alguma os funcionários devem tentar apanhar objetos pessoais antes da evacuação, levando consigo apenas os pertences que estiverem a mão. O resgate dos objetos pessoais só poderá ocorrer se forem orientados de que é seguro voltar as instalações para retirada de algum material. Esta norma é devido o não conhecimento do local exato de principio de incêndio durante um acionamento, que pode ter sido na área destinada a guarda dos materiais particulares, onde então ocorreria uma acidente com as pessoas que seguissem para o local.

8 PROVIDÊNCIAS Em caso de incêndio confirmado todos serão dispensados até segunda ordem dos trabalhos, retirando então seus veículos do estacionamento. Para isto é importante que todos mantenham o hábito de guardar consigo a chave do veículo. Pois como foi citado anteriormente, todos devem imediatamente abandonar as instalações, indo para o ponto de encontro, sem resgatar qualquer objeto particular que não esteja a mão. Em caso de confirmação de pane do equipamento ou acionamento acidental, todos serão orientados a voltar as suas atividades normais.

9 OBRIGAÇÕES PORTARIA Ao ouvir o primeiro alarme (secundário) na central de incêndio da portaria, a pessoa de serviço deve identificar o local do acionamento (no painel da central de incêndio) e ligar para o ramal 8621 (Josiane Assistente DQMS e SSMA) ou 8618 (Janete Gerente Administrativo/ Financeiro) ou 8623 (Gilson Técnico e Líder Brigada de Incêndio) ou 8647 (Thiago Vendas Internas e Vice Líder Brigada de Incêndio) informar o local do disparo, e aguardar orientações. SETOR DE SEGURANÇA Ao ser informado do disparo na central, deve verificar o local indicado a fim de verificar que se trata de um incidente ou uma pane em algum ponto do sistema de alarme de incêndio. 1-em caso de incidente, deixar o alarme geral disparar e providenciar para que a portaria faça contato com o Corpo de Bombeiros. Também certificar-se de que todos estão evacuando as instalações (conforme procedimento de evacuação). 2-em caso de pane do equipamento, fazer contato com a portaria para que seja desligado alarme. Fazer contato com os funcionários no ponto de encontro (conforme procedimento de evacuação), para que retornem às instalações. SUPERVISORES Orientar seus subordinados a evacuarem as instalações e se dirigir ao ponto de encontro para aguardar orientações (conforme procedimento de evacuação). FUNCIONÁRIOS Seguir para o ponto de encontro sempre que soar o alarme de incêndio (conforme procedimento de evacuação).

10 ACIONAMENTOS DO ALARME DE INCENDIO FORA DO HORÁRIO DE EXPEDIENTE Para os casos de acionamento do alarme geral de incêndio fora do horário de expediente, o funcionário da portaria deverá fazer contato com uma das pessoas da lista abaixo: Carlos H. Dalsenter Carlos H. Schmidt Tomás A. S. Dalsenter Janete Maria Schmidt OBS: Para os casos de falha de um DF ou ACM, que for acionado somente o alarme na central da portaria, (onde não é acionado o alarme geral), o funcionário da portaria ira resetar o alarme. Se o alarme na central da portaria não soar novamente, não será feito contato com as pessoas da lista, porém o fato será relatado em horário de expediente ao responsável do setor de segurança. Caso o alarme na central continue tocando mesmo sem acionar o alarme geral, será feito o contato telefônico, acionando uma das pessoas da lista, para que se possa fazer uma verificação visual. IMPORTANTE SEMPRE QUE HOUVER UM ACIONAMENTO DO ALARME GERAL DA EMPRESA SERÁ FEITO CONTATO COM UMA DAS PESSOAS DA LISTA.

11 ORGANOGRAMA DA BRIGADA

12

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO Sumário 1. Escopo... 3 2. Introdução... 3 3. Informações sobre o local do evento... 3 4. Termos técnicos... 4 4.1 Brigada de emergência...

Leia mais

Escola Secundária Marquesa de Alorna

Escola Secundária Marquesa de Alorna Escola Secundária Marquesa de Alorna Índice ORGANIZAÇÃO DA EVACUAÇÃO DA ESCOLA... 3 Recomendações no processo de evacuação ordenada de sala de aula... 3 Procedimentos a desenvolver de carácter específico

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo: ALERTA GERAL: 1 toque curto, mais 1 toque

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo XI Regulamento dos procedimentos de Segurança Artigo 1.º Medidas de autoproteção 1. São consideradas medidas de autoproteção: a) Registos de segurança (relatórios

Leia mais

PLANO DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL

PLANO DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL PLANO DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Email: everaldomota@yahoo.com.br PLANO ATENDIMENTO

Leia mais

Procedimento Operacional

Procedimento Operacional 1/ 9 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Saída de alguns integrantes da Brigada 02 Alteração do item 4.5 composição da brigada e 4.7 Plano de abandono 03 Alteração do

Leia mais

Manual Brigada de Incêndio. Manual IFRS - POA

Manual Brigada de Incêndio. Manual IFRS - POA Manual IFRS - POA IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul IFRS POA - Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre DGP Diretoria de Gestão de Pessoas Campus Porto Alegre Saúde e Segurança

Leia mais

PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Brigadas de Incêndio. Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig

PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA. Brigadas de Incêndio. Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Brigadas de Incêndio Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig 2010 Composição da Brigada Nº Brigadistas = [10 x % C1] + [(PF 10) x % C2] PF = população fixa Onde para escolas

Leia mais

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS PLANO DE EVACUAÇÃO ANO LETIVO 2016/2017 - Instruções de Segurança Para saber fazer face

Leia mais

PLANO DE EVECUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

PLANO DE EVECUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA 1.OBJETIVOS O objetivo deste plano de evacuação é dotar as instalações/recinto de um nível de segurança eficaz numa situação de emergência e preparar e organizar os meios humanos para promover, o mais

Leia mais

PLANO DE EMERGENCIA - SEDE. Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por. 0 26/01/2006 Emissão inicial Luiz Carlos Santos Comitê da Qualidade

PLANO DE EMERGENCIA - SEDE. Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por. 0 26/01/2006 Emissão inicial Luiz Carlos Santos Comitê da Qualidade Folha 1 de 6 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por 0 26/01/2006 Emissão inicial Luiz Carlos Santos Comitê da Qualidade 1 12/01/2007 Alteração da formatação e do código do documento de GEN QMS PEM

Leia mais

3.2. Atuação da Brigada Executar evacuação dos pavimentos conforme procedimentos internos do Centro Empresarial Trevisa.

3.2. Atuação da Brigada Executar evacuação dos pavimentos conforme procedimentos internos do Centro Empresarial Trevisa. RELATÓRIO DE EVACUAÇÃO DO CENTRO EMPRESARIAL TREVISA A Brigada de Incêndio do realizou no dia 28 de dezembro de 2017 um simulado interno de evacuação do prédio, iniciando às 08h19min, na Av. Padre Cacique,

Leia mais

3.2. Atuação da Brigada Executar evacuação dos pavimentos conforme procedimentos internos do Centro Empresarial Trevisa.

3.2. Atuação da Brigada Executar evacuação dos pavimentos conforme procedimentos internos do Centro Empresarial Trevisa. RELATÓRIO DE EVACUAÇÃO DO CENTRO EMPRESARIAL TREVISA A Brigada de Incêndio do realizou no dia 28 de dezembro de 2018 um simulado interno de evacuação do prédio, iniciando às 09h32min, na Av. Padre Cacique,

Leia mais

SUPERVISOR(ES): Supervisor Administrativo / Técnico de Segurança do Trabalho / Engenheiro Ambiental.

SUPERVISOR(ES): Supervisor Administrativo / Técnico de Segurança do Trabalho / Engenheiro Ambiental. Marcos Rogério Afonso Certificação (43) 4009-0780 1 1/5 PROCEDIMENTO DOS Nº: 13.01.02 COMPROMISSO: 13 SUB COMPROMISSO Nº: 01 PALAVRA CHAVE: Legislação e Responsável por Assuntos Ambientais / Resíduos /

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA. Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários:

PLANO DE EMERGÊNCIA. Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários: TÍTULO: PLANO DE EMERGÊNCIA N.º PRO- -DECG Pág.: 1 de 5 Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários: PLANO DE EMERGÊNCIA TÍTULO: PLANO DE EMERGÊNCIA N.º PRO- -DECG Pág.:

Leia mais

Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes. ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil

Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes. ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil Procedimentos, Regras de Proteção e Segurança para Visitantes ITT Industrial Process Salto, SP - Brasil Objetivos do Módulo O propósito deste módulo é familiarizar todos os visitantes com os objetivos

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA 1 ( PE 1 )

PLANO DE EMERGÊNCIA 1 ( PE 1 ) PLANO DE EMERGÊNCIA 1 ( PE 1 ) 1- OBJETIVO : Fixar linhas de ação coordenadas pela COMDEC- Sapucaí do Sul a serem seguidas pelos órgãos públicos, nominalmente descritos no Plano. Adotar procedimentos adequados

Leia mais

ATO Nº 038/2006-P CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DE SE ADOTAR COMPORTAMENTO SEGURO, PRODUTIVO E CONHECIDO, QUE CONTRIBUA PARA PREVENIR E DIMINUIR RISCOS,

ATO Nº 038/2006-P CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DE SE ADOTAR COMPORTAMENTO SEGURO, PRODUTIVO E CONHECIDO, QUE CONTRIBUA PARA PREVENIR E DIMINUIR RISCOS, ATO Nº 038/2006-P DISPÕE SOBRE O GRUPO VOLUNTÁRIO DE BRIGADA DE INCÊNDIO NOS PRÉDIOS DO PALÁCIO DA JUSTIÇA E DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR MARCO ANTÔNIO BARBOSA LEAL, PRESIDENTE

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA Página: 1 / 6 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Atualização do capítulo 5.6 Brigada, incluindo pontos de encontro. 02 21/09/2014 Atualização dos capítulos 6, 7

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

PROCEDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PROCEDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Belo Horizonte Junho 2016 Procedimentos de Urgência e Emergência 2 CARACTERIZAÇÃO Razão Social Condomínio do Edifício Wall Street Localização Avenida do Contorno,

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE. Elaborado: Reginaldo B. Alves. / / Visto:

PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE. Elaborado: Reginaldo B. Alves. / / Visto: PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE Edição: Abril / 2013 Rev.: Abril2014 Elaborado: Reginaldo B. Alves / / Visto: I PROGRAMAS EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO E PLANOS APLICÁVEIS AO SISTEMA DE GESTÃO a) PLANO

Leia mais

PADRÃO DE GESTÃO TÍTULO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO TÉCNICA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO LABORATORIAL

PADRÃO DE GESTÃO TÍTULO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO TÉCNICA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO LABORATORIAL Versão: 2016.00 Pag.: 1 de 6 1. OBJETIVO Este Padrão de Gestão normatiza a gestão da informação técnica e do Sistema de Informação do Laboratório que estejam contemplados no SGQ, conforme as definições

Leia mais

Instrução de Trabalho

Instrução de Trabalho N Documento CEITECSA 3.xxx.0xx Aprovações Proprietário Nomes Departamento Data Visto Janaína Moretti Segurança do Trabalho Aprovação João Luis Lobo Rodrigues Fábrica Qualidade Alexandre Oliveira Qualidade

Leia mais

CM DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA

CM DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA PLANO DE EMERGÊNCIA CM DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA Edição: 25/10/11 Elaborado: Reginaldo B. Alves Rev.:10/12 / / Visto: I PROGRAMAS EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO E PLANOS APLICÁVEIS AO SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL L ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL 2008 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IDENTIFICAÇÃO EM PLANTA DE: ESPAÇO ESCOLAR VIAS DE ACESSO DE VIATURAS DE SOCORRO QUARTEL DOS BOMBEIROS DA ÁREA ESQUADRA DA GUARDA NACIONAL

Leia mais

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Escola Secundária de Sebastião da Gama PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Escola Secundária de Sebastião da Gama 1 Índice 1 Mapa da região

Leia mais

Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores

Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores Gerais: Conhecer as Normas Gerais de Evacuação; Estar informado

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA CBMMG Nº 14, de 28/04/2017 Sistemas de detecção e alarme de Incêndio. 2ª Edição 1 OBJETIVOS

INSTRUÇÃO TÉCNICA CBMMG Nº 14, de 28/04/2017 Sistemas de detecção e alarme de Incêndio. 2ª Edição 1 OBJETIVOS INSTRUÇÃO TÉCNICA CBMMG Nº 14, de 28/04/2017 Sistemas de detecção e alarme de Incêndio. 2ª Edição 1 OBJETIVOS 1.1 Estabelecer os requisitos mínimos necessários para o dimensionamento dos sistemas de detecção

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 14/2017 2ª Edição SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 14/2017 2ª Edição SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 14/2017 2ª Edição SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências Normativas 4 Definições 5 Procedimentos DIRETORIADEATIVIDADESTÉCNICAS Rodovia

Leia mais

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 A Proteção Civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas

Leia mais

SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR

SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR É obrigação de todos, contribuir para evitar o acidente. Cada um deve saber o que fazer em situação de emergência e perceber a utilidade dos seus gestos. INFORMAÇÂO Coordenadores

Leia mais

ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA

ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA Agry AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA PLANO DE EMERGÊNCIA / EVACUAÇÃO 2012/ 2013 ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA Organograma geral CHEFE Chefe DE de SEGURANÇA

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA SALÃO DE ATOS E MINI AUDITORIOS BIBLIOTECAS SALÃO AZUL E ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE EMERGÊNCIA SALÃO DE ATOS E MINI AUDITORIOS BIBLIOTECAS SALÃO AZUL E ADMINISTRAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA SALÃO DE ATOS E MINI AUDITORIOS BIBLIOTECAS SALÃO AZUL E ADMINISTRAÇÃO 1. DESCRIÇÃO DA PLANTA 1.1 Plantas a) Salão de Atos e Mini Auditórios 1, 2, 3 e 4. b) Bibliotecas e administração

Leia mais

Histórico e Realizações da CIPA Unesp Campus de Sorocaba

Histórico e Realizações da CIPA Unesp Campus de Sorocaba (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) 06 de novembro de 2012 INFORMATIVO 2 Histórico e Realizações da Unesp Campus de Sorocaba Esse informativo pretende esclarecer sobre o histórico da

Leia mais

Corpo de Bombeiros BRIGADA DE INCÊNDIO

Corpo de Bombeiros BRIGADA DE INCÊNDIO Corpo de Bombeiros BRIGADA DE INCÊNDIO BRIGADA DE INCÊNDIO ATUALIZADA EM 12 DE DEZEMBRO DE 2017 BRIGADA DE INCÊNDIO ATUALIZADA EM 12 DE DEZEMBRO DE 2017 BRIGADA DE INCÊNDIO PARTE 1 A brigada de incêndio

Leia mais

Atualização de firmware/software CIE [11/07/2018] - Versão 2.0.6

Atualização de firmware/software CIE [11/07/2018] - Versão 2.0.6 Atualização de firmware/software CIE [12/04/2019] - Versão 3.0.2 São José, 12 de abril de 2019 Lançada em 12/04/2019 Versão 3.0.2 (Firmware)» Implementação do modo de pré alarme, função que faz a confirmação

Leia mais

PLANO DE EMERGENCIA DA SEDE. Rev. Data Conteúdo Elaborado por /04/2014 Emissão inicial Nathália Vieira

PLANO DE EMERGENCIA DA SEDE. Rev. Data Conteúdo Elaborado por /04/2014 Emissão inicial Nathália Vieira Folha 1 de 7 Rev. Data Conteúdo Elaborado por 00 04/04/2014 Emissão inicial Nathália Vieira A 18/11/2014 Alteração dos itens 9 e 11. Atualização dos telefones de emergência e adequação do layout da rota

Leia mais

Lilian Cristina Oliveira¹; Douglas Tsukamoto² 1,2. Universidade de Uberaba

Lilian Cristina Oliveira¹; Douglas Tsukamoto² 1,2. Universidade de Uberaba ANÁLISE DO PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO DO MARIO PALMÉRIO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Lilian Cristina Oliveira¹; Douglas Tsukamoto² 1,2 Universidade de Uberaba lilian.eng@outlook.com douglas.tsukamoto@uniube.br

Leia mais

COMPOSIÇÃO DO SISTEMA DE ALARME R15 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

COMPOSIÇÃO DO SISTEMA DE ALARME R15 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS O Sistema de Segurança LOOK OUT para motocicletas (modelo R-15) que você adquiriu é o que há de mais avançado no mercado, unindo a tecnologia dos modernos micro controladores à experiência de nossos técnicos

Leia mais

ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO

ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO INCÊNDIO OU SISMO NA ESCOLA PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO O que é um plano de emergência? É um conjunto

Leia mais

OBS IMPORTANTE: Você esta adquirindo um produto de segurança. Verifique com o Engenheiro responsável da obra, se ele atende as necessidades para o

OBS IMPORTANTE: Você esta adquirindo um produto de segurança. Verifique com o Engenheiro responsável da obra, se ele atende as necessidades para o OBS IMPORTANTE: Você esta adquirindo um produto de segurança. Verifique com o Engenheiro responsável da obra, se ele atende as necessidades para o local onde será Instalado, pois todo o equipamento de

Leia mais

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre PLANO DE EMERGÊNCIA Índice Plano de Emergência 1. Finalidade...4 2. Descrição da planta...4 2.1. Planta...4 2.2. Localização...4 2.3. Construção...5 2.4. Dimensões...5 2.5. Ocupação...5 2.6. População...5

Leia mais

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

Manual. Manual Brigada de Incêndio

Manual. Manual Brigada de Incêndio Manual Manual Brigada de Incêndio Sumário 1...Objetivo... 3 2. Características... 3 3. Desenvolvimento... 3 4. Composição... 4 5. Formação - Nível de Treinamento... 5 5.1. Parte teórica de combate a incêndio...5

Leia mais

Página 1 CRAS - ITARARÉ. Coordenadora: Daphiny Soares Cavachini. Endereço: Rua das Palmeiras, 305

Página 1 CRAS - ITARARÉ. Coordenadora: Daphiny Soares Cavachini.   Endereço: Rua das Palmeiras, 305 CRAS - ITARARÉ Coordenadora: Daphiny Soares Cavachini E-mail: critarare@correio1.vitoria.es.gov.br Endereço: Rua das Palmeiras, 305 Bairro: Itararé CEP: 29047-550 Telefone: (27) 3215-3132 Horário de Funcionamento:

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO - IFAM REITORIA

MANUAL DE SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO - IFAM REITORIA MANUAL DE SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO - IFAM REITORIA MANAUS 2019 INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo reunir as informações necessárias na área de segurança contra incêndio da Reitoria e poderá

Leia mais

Sistema de Hidrantes. O que é sistema de hidrantes: 13ª Edição Janeiro/Fevereiro 2017

Sistema de Hidrantes. O que é sistema de hidrantes: 13ª Edição Janeiro/Fevereiro 2017 O que é sistema de hidrantes: Sistema de Hidrantes É um sistema fixo de combate a incêndio, funcionando sob comando, liberando um jato de água sobre o foco de incêndio. É o principal meio de combate a

Leia mais

SIMULADO DE ABANDONO DE ÁREA

SIMULADO DE ABANDONO DE ÁREA Pag. 01 SIMULADO DE ABANDONO DE ÁREA CONDOMÍNIO COMERCIAL CASA DAS CALDEIRAS Av. Francisco Matarazzo, 1752 - Água Branca - São Paulo WD CONSULTORIA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LTDA. / CNPJ: 19.924.720/0001-71

Leia mais

(atualizada em 11/2006) NBR 5667-1:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil - Parte 1 - Hidrantes de Coluna NBR 5667-2:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro dúctil - Parte 2 - Hidrantes

Leia mais

Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria. Ricardo Moreira

Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria. Ricardo Moreira Sinalização de segurança aplicada aos Sistemas de Extinção de Incêndio para a Indústria Ricardo Moreira Comunicação Formas e Cores Cores Formas Significado Cor do símbolo Equipamentos de alarme e combate

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO

PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO Objetivo principal do plano de emergência: Promover a educação numa dimensão de cidadania de modo a formar alunos, docentes e não docentes conscientes, responsáveis

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO INSTRUÇÃO DE TRBLHO Plano de ção de Emergência - PE 1. OBJETIVO Este Plano de tendimento de Emergências tem como objetivo ser um documento norteador do Escritório Brasília, a fim de estabelecer diretrizes

Leia mais

Plano de Continuidade de Negócios. Portofino Gestão de Recursos Ltda.

Plano de Continuidade de Negócios. Portofino Gestão de Recursos Ltda. Plano de Continuidade de Negócios Portofino Gestão de Recursos Ltda. Índice 1. Introdução... 4 2. Definições... 4 3. Segurança quanto ao risco de perda de informações... 4 4. Política e procedimentos de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Segurança na Escola O A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa-pessoal docente e não docente, alunos, pais e encarregados de educação. O Importa criar

Leia mais

Elaborado por: 19/06/2006 Revisado por: 19/06/2006 Aprovado por: 19/06/2006

Elaborado por: 19/06/2006 Revisado por: 19/06/2006 Aprovado por: 19/06/2006 01/05 Elaborado por: 19/06/2006 isado por: 19/06/2006 provado por: 19/06/2006 Eduardo Teixeira de Souza Ruas SMT/MTZ Gilmar Wagner Carvalho SMT/MTZ irton Ferreira DMT/MTZ Objetivos: Estabelecer ações para

Leia mais

1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação

1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: 1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Saída ou retirada de um grupo de pessoas do interior da escola. Quando é que acontece? Sempre

Leia mais

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA

Plano de Emergência PLANO DE EMERGÊNCIA PLANO DE EMERGÊNCIA Índice Plano de Emergência 1. Finalidade... 4 2. Descrição da planta... 4 2.1. Planta... 4 2.2. Localização... 4 2.3. Construção... 4 2.4. Dimensões... 5 2.5. Ocupação... 5 2.6. População...

Leia mais

Procedimento Operacional

Procedimento Operacional Procedimento Operacional Padrão Procedimentos em casos de interrupção no fornecimento de energia elétrica no HC/UFTM Versão 1.0 SIF Procedimento Operacional Padrão. Versão 1.0 2015, Ebserh. Todos os direitos

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Revisão: 00 Pag.: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para movimentação e fechamento diário de caixa do Laboratório IHEF, que assegurem a organização financeira e sustentabilidade da empresa.

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo ABANDONO DE EDIFICAÇÕES Objetivos Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visando proteger a vida, o meio

Leia mais

PLANO DE EMERGENCIA DA SEDE. Rev. Data Conteúdo Elaborado por /04/2014 Emissão inicial Nathália Vieira

PLANO DE EMERGENCIA DA SEDE. Rev. Data Conteúdo Elaborado por /04/2014 Emissão inicial Nathália Vieira Folha 1 de 7 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Sumário 00 04/04/2014 Emissão inicial Nathália Vieira A 18/11/2014 Alteração dos itens 9 e 11. Atualização dos telefones de emergência e adequação do layout

Leia mais

PROCEDIMENTO DOS Nº: COMPROMISSO: 02 SUB COMPROMISSO Nº: 01

PROCEDIMENTO DOS Nº: COMPROMISSO: 02 SUB COMPROMISSO Nº: 01 Marcos Rogério Afonso Certificação (43) 4009-0780 1 1/5 PROCEDIMENTO DOS Nº: 02.01.02 COMPROMISSO: 02 SUB COMPROMISSO Nº: 01 PALAVRA CHAVE: Limpeza e organização na oficina, recepção e sala de espera do

Leia mais

Manual do usuário KE 218S

Manual do usuário KE 218S Manual do usuário KE 218S KE 218S Aparelho sinalizador acústico e visual Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Automatiza. O KE 218S visa o atendimento imediato de algum

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001 PÁGINA 1 DE 6 1. Objetivo Promover a permanente melhoria e contínua compatibilização do trabalho com a prevenção da vida, integridade e patrimônio do SAAE Sorocaba e a promoção da saúde e segurança dos

Leia mais

Comunicação e Acionamento Inicial de Situações de Emergência

Comunicação e Acionamento Inicial de Situações de Emergência 1 Objetivo Descrever o procedimento para a comunicação inicial de situações emergenciais que desencadeiem o acionamento do Plano de Individual - PEI ou do Plano de Controle de s - PCE. 2 Abrangência Este

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

Programas de conservação e manutenção

Programas de conservação e manutenção Caracterização do espaço Identificação de riscos Levantamento de meios e recursos Regras de exploração e comportamento Programas de conservação e manutenção Caderno de registo de segurança Abandonar todos

Leia mais

COLÉGIO ANCHIETA EMERGÊNCIA: O QUE FAZER? PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS

COLÉGIO ANCHIETA EMERGÊNCIA: O QUE FAZER? PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS COLÉGIO ANCHIETA EMERGÊNCIA: O QUE FAZER? PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS Salvador 2015 1 APRESENTAÇÃO O Colégio Anchieta possui Plano de Atendimento a Situações de Emergência, desde 2009. A partir

Leia mais

Procedimento Operacional Assunto: Carga e Descarga Ácido 2-Etil Hexanóico

Procedimento Operacional Assunto: Carga e Descarga Ácido 2-Etil Hexanóico 1- Objetivo 2- Abrangência 3- Responsabilidades 4- Descrição 5- Procedimentos e SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) 6- Registros 7- Referências 8- Indicador 9- Fluxograma Natureza das alterações Data

Leia mais

Brigada de incêndio. 10ª Edição Outubro / 2016

Brigada de incêndio. 10ª Edição Outubro / 2016 Brigada de incêndio A brigada de incêndio é composta de funcionários treinados para realizar tarefas específicas antes, durante e depois de uma emergência, podendo minimizar perdas potenciais de patrimônio

Leia mais

Acionamento em situações emergenciais

Acionamento em situações emergenciais 1 Objetivo Descrever o procedimento a ser seguido ao ser necessário o acionamento da Base de Emergência do Porto de Itajaí (ECOSORB), Bombeiros Socorristas do OGMO (Ambulância), SAMU, e Corpo de Bombeiros,

Leia mais

Escola Profissional de Aveiro

Escola Profissional de Aveiro Diretor de Operações Responsável da Segurança (RS) Segurança do Edifício Andreia Fonseca Delegado de Segurança Fernando Marinheiro Manuel Leça Dias Paulo Soares Raúl Duarte Ana Cristina Silva Agente de

Leia mais

CONVENÇÃO SECOVI / Proteja sua família e seu patrimônio

CONVENÇÃO SECOVI / Proteja sua família e seu patrimônio CONVENÇÃO SECOVI / 2013 Proteja sua família e seu patrimônio Apresentação do Palestrante: Coronel da Polícia Militar GLAUCO SILVA DE CARVALHO glaucocarvalho@policiamilitar.sp.gov.br Diretor de Polícia

Leia mais

Plano de evacuação. É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo:

Plano de evacuação. É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo: Plano de evacuação Conceito O Plano de evacuação visa estabelecer os comportamentos de atuação e de conduta a observar por todos os ocupantes da Escola Secundária Júlio Dantas, durante uma evacuação em

Leia mais

Procedimento Operacional Assunto: Carga e Descarga Bacia 01

Procedimento Operacional Assunto: Carga e Descarga Bacia 01 1- Objetivo 2- Frequência 3- Condições necessárias 4- Responsáveis 5- Equipamentos de Segurança 6- Segurança no Trabalho 7- Atividades 8- Disposições gerais 9- Ações Natureza das alterações Data Revisões

Leia mais

CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO Série ACS.

CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO Série ACS. CENTRAL DE ALARME DE INCÊNDIO Série ACS. 1 - INTRODUÇÃO: Trata-se de uma sistema de alarme com laços supervisionados. As informações enviadas pelos módulos de alarme e avaria são apresentadas em um DISPLAY

Leia mais

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração.

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração. CONTROLE DE REVISÃO Código do documento: Nome do documento: Responsável pela Elaboração: Responsável pela Aprovação: ULC/0402 PROCEDIMENTO PARA EXECUÇÃO DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL - GAMAGRAFIA Coordenadora

Leia mais

STOPSAT 01M. Índice. Revisão 01/10/2003

STOPSAT 01M. Índice. Revisão 01/10/2003 Revisão 01/10/2003 TECMORE AUTOMAÇÃO COMÉRCIO LTDA Rua Marechal Deodoro, 2709-Centro São Carlos-SP CEP 13.560-201 Tel (16) 274-3885 / Fax (16) 274-7300 www.tecmore.com.br STOPSAT 01M Índice 1 Descrição

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Gabinete do Ministro Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Gabinete do Ministro Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Gabinete do Ministro Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00004/2016 Às 16:44

Leia mais

Assistência Técnica Predial Registro e Revisão: 01 Acionamento Página: 1/7

Assistência Técnica Predial Registro e Revisão: 01 Acionamento Página: 1/7 PROCEDIMENTO ÁREA OPERACIONAL PR-69-980-CPG-012 Assistência Técnica Predial Registro e Revisão: 01 Acionamento Página: 1/7 1. OBJETIVO Destina-se este Procedimento a definir as ações de registro, acionamento,

Leia mais

Objetivo. Responsabilidades NORMA DE PROCEDIMENTO. Empresa/Unidade: Coco do Vale. NP: 12.8 Telefonia

Objetivo. Responsabilidades NORMA DE PROCEDIMENTO. Empresa/Unidade: Coco do Vale. NP: 12.8 Telefonia Objetivo Esta norma aplica-se a todos os Colaboradores da empresa, estendendo-se a Terceiros, Contratados ou Prestadores de Serviços que tenham a permissão para usar os recursos de telefonia da Coco do

Leia mais

Manual. Brigada de Incêndio

Manual. Brigada de Incêndio Manual Brigada de Incêndio Sumário 1. Objetivo...3 2. Características...3 3. Desenvolvimento...4 4. Composição...4 5. Formação - Nível de Treinamento...4 5.1. Parte teórica de combate a incêndio...4 5.2.

Leia mais

CRAS REGIÃO SÃO PEDRO - TERRITÓRIO I

CRAS REGIÃO SÃO PEDRO - TERRITÓRIO I DATA DA VISITA: 30/10/2013 DATA DA VISITA: 27/11/2014 CRAS REGIÃO SÃO PEDRO - TERRITÓRIO I Coord. Responsável: Rafael Meneguelli Bonone crspedro@vitoria.es.gov.br Fundação: Endereço: Rua José Francisco

Leia mais

Brigada Combate a Incêndios. 1. Levantamento de Dados

Brigada Combate a Incêndios. 1. Levantamento de Dados 1. Levantamento de Dados Setor 1: Diversos - Portaria - Bicicletaria - Estacionamento para ônibus - Refeitório - Sala de Visitas - Caixa de água potável Subterrânea - Caixa de água Potável Elevada R.T.I.

Leia mais

REGULAMENTO DE USO DOS LABORATÓRIOS. Curso de Engenharia Mecânica. Curso Técnico em Mecânica Subsequente. Curso Técnico em Eletrotécnica Subsequente

REGULAMENTO DE USO DOS LABORATÓRIOS. Curso de Engenharia Mecânica. Curso Técnico em Mecânica Subsequente. Curso Técnico em Eletrotécnica Subsequente REGULAMENTO DE USO DOS LABORATÓRIOS Curso de Engenharia Mecânica Curso Técnico em Mecânica Subsequente Curso Técnico em Eletrotécnica Subsequente Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio Ibirubá,

Leia mais

DODF Nº de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002

DODF Nº de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002 DODF Nº 012 17 de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002 Aprova a nova Norma Técnica nº 001/2002-CBMDF, que dispõe sobre as Exigências

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA Os incêndios podem surgir na sequência de sismos, ser provocados por causas naturais (raios) por deficiências do equipamento

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto. Plano de Prevenção e Emergência (Atualização)

Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto. Plano de Prevenção e Emergência (Atualização) Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto Plano de Prevenção e Emergência (Atualização) 2017/2018 Índice 2. Plano de Prevenção (pág. 12)...3 2.1. Caraterização da escola (pág. 12)...3 2.1.2. Espaço

Leia mais

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

Definição - Plano de Emergência

Definição - Plano de Emergência 1 Definição - Plano de Emergência É um conjunto de procedimentos que visa minimizar as consequências de um evento indesejado. 2 O que temos no Brasil -Leis Federais Decreto nº 2.648, de 1º de julho de

Leia mais

GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS

GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS Seja bem-vindo a uma Unidade Operacional (Controlada) da TODOS OS VISITANTES E/OU PRESTADORES DE SERVIÇO SÃO OBRIGADOS A CUMPRIR AS INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

Leia mais

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração.

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração. CONTROLE DE REVISÃO Código do documento: ULC/ 0402 Nome do documento: PROCEDIMENTO PARA EXECUÇÃO DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL - GAMAGRAFIA Responsável pela Elaboração: Responsável pela Aprovação: Coordenadora

Leia mais

CONCEITO: Atendimento prestado com base nas informações fornecidas pelo cliente.

CONCEITO: Atendimento prestado com base nas informações fornecidas pelo cliente. Marcos Rogério Afonso Certificação (43) 4009-0780 1 1/5 PROCEDIMENTO DOS Nº: 09.01.09 COMPROMISSO: 09 SUB COMPROMISSO Nº: 01 PALAVRA CHAVE: Abertura de ordem de serviço do caminhão da Cia Vale do Rio Doce

Leia mais

Carta de Serviços aos Usuários Concessionária Ecovia Caminho do Mar S/A

Carta de Serviços aos Usuários Concessionária Ecovia Caminho do Mar S/A Carta de Serviços aos Usuários Concessionária Ecovia Caminho do Mar S/A SUMÁRIO 1. A Ecovia 2. Serviços 2.1 Bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) 2.2 Inspeção de Tráfego 2.3 Guincho 2.4 Socorro

Leia mais

PS Cópias de Segurança

PS Cópias de Segurança PS016 Revisão G de 12/11/2013 Responsável: CHS Cópia de segurança, troca de equipamento, formatação e reinstalação de Softwares. Este documento tem como objetivo orientar os clientes da CantuStange sobre

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2011 Instrução Técnica nº 35/2011 - Túnel rodoviário 729 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2011 Túnel rodoviário

Leia mais