PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2º semestre/2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2º semestre/2014"

Transcrição

1 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) Ponta Porã MS Home Page: PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2º semestre/2014 ( X ) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO 1. Título: Operacionalização da disciplina Projeto de Pesquisa Interdisciplinar na matriz curricular. Área temática: 2. Responsável pelo Projeto: ( ) Discente ( X ) Docente Nome: Maria de Fátima Viegas Josgrilbert, Lysian Carolina Valdes, Danyelle Bezerra Terhorst, Ricardo Soares Sanches Dias 3. Telefones para contato: (67) (67) Endereço eletrônico: fatimagsul@terra.com.br, lysian@uol.com.br 5. Curso: Direito 6. Área de formação: Projetos Interdisciplinares 7. Titulação: ( ) Especialização ( )Especialização na área ( x ) Mestrado ( x ) Doutorado 8. Carga horária dedicada ao projeto: 20 horas 9. Instituições envolvidas no Projeto: Faculdades Magsul e FIP/MAGSUL 10. Responsável orçamentária financeira: AESP 11. Clientela envolvida: Todos os professores e alunos do Curso de Direito 12. Estimativa de participantes: Docentes: 14 Anderson Luiz Vivan, Arquimedes Ales Jara, Carlos Alberto Vittorati, Cleide Jucelina Pedroso, Danyelle Bezerra Terhorst, Fabio Rogério Pinhel, Fabricio Braun, Lysian Carolina Valdes, Marco Aurélio Claro, Maria de Fátima Viegas Josgrilbert, Marko Edgard Valdez, Paulo Dias Guimarães, Ricardo Soares Sanches Dias, Roseli Áurea Soares Sanches Discentes: Todos os alunos do curso de Direito 13. JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA Todos os cursos das Faculdades Magsul e FIP/Magsul possuem um modelo comum de projeto de curso criado para atender as DCNs, a interdisciplinaridade e as

2 necessidades regionais. Para a concretização deste projeto e, consequentemente o PPC, o curso parte de uma pergunta condutora: Qual o papel socioambiental do operador do direito na região de fronteira frente aos diferentes segmentos do seu campo de atuação que é subdividida pelos semestres dos cursos. O importante é a contribuição de todas as disciplinas, respeitando-se a complexidade dos objetivos e as modalidades temporais. Isto é o que estamos buscando através do NDE e da Capacitação Continuada. Este projeto tornase de suma importância para que os professores tenham um caminhar semelhante que os conduza à resposta do semestre de forma interdisciplinar e, consequentemente a pergunta condutora do curso. 14. OBJETIVOS Promover a interdisciplinaridade do semestre (horizontal) e do curso (vertical). Dar condições aos alunos de compreenderem a importância de cada disciplina na construção do seu conhecimento. Auxiliar os professores da IES para o cumprimento do PPC. 15. METODOLOGIA Este modelo foi traçado para se concretizar a metodologia interdisciplinar. Por este motivo é que existe na Matriz Curricular de todos os cursos uma disciplina denominada Projeto de Pesquisa Interdisciplinar (PPI) que se complementa, no final do curso, com a disciplina Trabalho de Curso (TC). Consideramos PPI, não uma disciplina, mas uma interdisciplina com o objetivo de promover a interdisciplinaridade e responder a pergunta condutora do curso. A disciplina oportuniza ao acadêmico percorrer um caminho que parte do eu (autoconhecimento), para o nós (conhecimento da sociedade local e regional), para atingir a compreensão do seu papel social frente ao processo de globalização. Estes três níveis propostos se integram de forma interdisciplinar para a formação do perfil profissional almejado. Respeita-se, também, os três níveis de temporalidade (passado, presente, futuro). Dentro dessa perspectiva, a disciplina oportuniza a pesquisa bibliográfica e na comunidade local, visando à reconstrução do processo histórico, para o conhecimento da identidade individual e local oportunizado pelo campo de atuação do profissional. A parte da pergunta é chamada de elemento integrador e, na maioria dos casos escolhe-se um elemento motivador (um filme, uma peça teatral, um livro) que pretende ajudar no caminhar da pesquisa interdisciplinar.

3 Assim, a disciplina Projeto de Pesquisa Interdisciplinar, se encaminha para o Trabalho de Curso, que se concretiza pelas reflexões feitas desde o primeiro semestre do curso, deixando de ser apenas um trabalho de conclusão de curso. A forma de organização do curso com base em um projeto, no qual todos os professores têm participação, concretiza o diálogo, a parceria, a comunicação, une, apresentando uma visão interdisciplinar, não só na sala de aula, mas em todo o espaço acadêmico; promove uma atitude de abertura, não preconceituosa, onde todo o conhecimento é igualmente importante (Fazenda, 1996, p. 8), para todos da equipe e não apenas para o aluno. O professor responsável pelo Projeto de pesquisa interdisciplinar, constante da matriz curricular, será apenas um aglutinador, que orientará os alunos e liderará os professores de forma que todas as disciplinas falem a mesma linguagem e procurem responder à mesma questão. A cada semestre, a questão condutora será desmembrada e um projeto, como este, será planejado e discutido por todos os professores, cada disciplina oferecerá sua contribuição para a compreensão da dúvida, ajudando a respondê-la. Reuniões de estudos sob a responsabilidade do coordenador de curso serão organizadas para que os professores possam cumprir o projeto, planejando-o, avaliando-o e replanejando-o; um processo cíclico e contínuo. Portanto, para se pensar em um trabalho interdisciplinar é necessário que os professores do curso dialoguem constantemente, planejem em grupo e tenham um projeto conjunto. Para que os cursos tenham este caminhar, é necessário que todos os professores da IES conheçam os objetivos da disciplina PPI e compreendam sua importância, pois para se obter um curso interdisciplinar ou transdisciplinar é necessário uma mudança de atitude docente na qual todos se relacionem. forma: Os professores planejaram suas ações interdisciplinares, da seguinte 2º semestre Parte da pergunta: Papel Social do Operador do Direito Elemento motivador: Vida e Obra da Maestrina Chiquinha Gonzaga

4 Disciplinas Professor Contribuição História do Direito II Direito Civil II Redação e Linguagem Jurídica Anderson Luiz Vivan Fabricio Braun Roseli Aurea S. Sanches Disciplina vai trabalhar com o contexto histórico do período em que se passa o documentário referente à maestrina Chiquinha Gonzaga e analisar documentos relacionados à época e contexto processual do mesmo. Estudo do documentário Chiquinha Gonzaga no qual será solicitada pesquisa sobre as consequências no direito dos fatos e negócios jurídicos realizados. Texto da música Abre Alas de Chiquinha Gonzaga. Pesquisa para conhecer, compreender e identificar os implícitos e explícitos textuais considerando a linguagem como espelho social. Filosofia do Direito Marco Aurélio Claro A Disciplina irá trabalhar com o elemento Integrador: Documentário sobre a Vida e a Obra de Chiquinha Gonzaga, analisando todos os aspectos ligados à Filosofia do Direito, muito detidamente em análise à questão do principio da Isonomia entre Homens e Mulheres na sociedade, no tempo. Para tal mister serão organizados grupos de 08 (oito) acadêmicos que farão uma análise escrita e após com apresentação do documentário para os demais colegas de turma Economia Política Carlos Alberto Vittorati Pesquisa correlacionando o conteúdo lido e pesquisado de Economia com o documentário sobre Chiquinha Gonzaga, indicado pela disciplina de PPI. Será preciso verificar em que situação o documentário trata do contexto inflacionário da época.

5 Sociologia do Direito Fabio Rogerio Pinhel Elaborar um texto traçando um paralelo entre a sociedade da época, o papel da mulher e o papel da imprensa e os dias atuais. Introdução ao Estudo do Direito II PPI II Ricardo Soares S. Dias Com base no elemento motivador: Vida e obra de Chiquinha Gonzaga será feita uma pesquisa a respeito das normas vigentes à época, com ênfase na sua validade, vigência e eficácia para ao final ser identificada a evolução das normas em conformidade com a evolução da sociedade. Ricardo Soares S. Dias A vida e a obra de Chiquinha Gonzaga é o tema motivador do semestre, que será apresentado e debatido nas aulas da disciplina, proporcionando a elaboração de projetos de pesquisa requeridos pelos docentes das demais disciplinas estudadas no semestre sob o enfoque de cada uma delas. Ao final será realizado um único texto o qual demonstrará a contribuição de cada uma delas para a resposta do semestre.

6 4º semestre Parte da pergunta: Papel socioambiental do operador do direito Elemento motivador: Filme: O Julgamento de Nuremberg. Disciplina Professor Contribuição Direito Civil IV Danyelle B. Terhorst Pesquisa sobre as conseqüências jurídicas geradas na rescisão contratual em período de guerra. Direito Internacional II Ricardo Soares S.Dias A contribuição da disciplina se dará por meio da proposição de atividades envolvendo o tema motivador do semestre, qual seja, o filme O Julgamento de Nuremberg, trabalhando, sobretudo, as questões referentes ao Direito Internacional no período retratado na obra cinematográfica. Direito Constitucional II Arquimedes Ales Jara Pesquisa sobre quais foram os Direitos e Garantias Fundamentais assegurados no julgamento, devendo ser abordado, inclusive, a vedação constitucional ao Tribunal de Exceção. Direito Processual Civil I Marko Edgard Valdez Pesquisar quais foram os princípios processuais constitucionais violados e quais embasam o julgamento. Em um segundo momento tratar dos aspectos processuais da competência. Direito Penal II Lysian Carolina Valdes Pesquisa que redundará em um texto sobre a sanção penal aplicada aos condenados no julgamento. PPI IV Danyelle B. Terhorst O tema motivador será trabalhado sob o enfoque de cada disciplina. Dessa forma cada professor irá passar ao aluno uma pesquisa correlacionando o tema motivador e o conteúdo programático. Ao final será feita uma apresentação para uma banca onde os grupos irão apresentar de que forma o elemento se inter-relacionou com as disciplinas do semestre.

7 6º semestre atuação. Calamandrei. Parte da pergunta: O operador do direito e os diferentes segmentos de Elemento motivador: Livro: Eles os Juízes por nós advogados. Piero Disciplina Professor Contribuição Direito Civil VI Fabricio Braun Análise sobre a atuação do profissional do direito, seja advogado, promotor, delegado ou juiz, no instituto da Posse, com uma visão crítica deste instituto e sua forma de utilização, com o auxílio da obra Eles os Juízes, vistos por nós, os advogados de Piero Calamandrei. Processo Civil III Marko Edgard Valdez 1)Pesquisa sobre a importância da produção probatória e a responsabilidade dos juízes no procedimento. Imersão na obra: Eles, Os Juízes, por nós Advogados. 2) Elaboração de um texto escrito, contendo a relação do princípio do Livre Convencimento Motivado, com a obra Eles os Juízes por Nós Advogados. Processo Penal II Paulo Dias Guimarães Análise de capítulos do livro Eles Os Juízes vistos por um Advogado a fim de que o aluno possa identificar de firma individual o papel de cada operador no processo judicial. Direito Penal IV Arquimedes Ales Jara Pesquisa e amostra da atuação dos operadores do direito. Direito Tributário II Cleide Jucelina Pedroso A disciplina trabalhara com pesquisa acerca da obra Eles os Juízes, por nós os Advogados de Piero Calamandrei Deverão os alunos pesquisar e demonstrar a importância do papel do Advogado e do Magistrado do Trabalho. Direito do Trabalho II Marco Aurélio Claro A disciplina estará trabalhando com um Tema integrador que no caso será a análise e interpretação da obra de Piero Calamandrei: Eles os Juízes, por nós os Advogados.

8 PPI VI Ricardo Soares S. Dias Deverão os alunos pesquisar e demonstrar a importância do papel do Advogado e do Magistrado do Trabalho. O tema motivador será trabalhado sob o enfoque de cada disciplina. Dessa forma cada professor irá passar ao aluno uma pesquisa correlacionando o tema motivador e o conteúdo programático. Ao final será feita uma apresentação para uma banca onde os grupos irão apresentar de que forma o elemento se interrelacionou com as disciplinas do semestre 8º semestre Elemento motivador: Caso Isabela Nardoni Disciplina Professor Contribuição Medicina Legal Cleide Jucelina Pedroso Análise das principais perícias realizadas para aferição da autoria do homicídio. Processo do Trabalho I Marco Aurélio Claro x Processo Penal IV Paulo Dias Guimarães Análise do Julgamento do Caso Isabela Nardoni. Pesquisa sobre as principais peças processuais e os recursos cabíveis Processo Civil V Marko Edgard Valdez x Direito Empresarial II Ricardo Soares S. Dias x Direito Civil VIII Danyelle B. Terhorst Pesquisa sobre as consequências ligadas ao menor em razão da separação dos pais. A guarda dos filhos e recente inovação da guarda compartilhada. PPI VIII Danyelle B. Terhorst Realização de um Júri simulado com o elemento motivador: o caso de

9 Isabela Nardoni, oportunidade em que os papéis dos operadores desempenhados no julgamento. A IES se responsabiliza pela capacitação docente dos professores para que conheçam e compreendam o funcionamento do seu curso, opinando sobre sua operacionalização. Só assim podem interagir e colaborar com a metodologia interdisciplinar. Responsabilidades: Atribuições do professor das disciplinas em relação ao PPI: Conhecer a pergunta do curso, e a parte da pergunta relativa ao semestre em que trabalha que passamos a chamar de elemento integrador; Conhecer e divulgar como exemplo o elemento motivador (filme, livro, teatro, etc...); Pedir um trabalho de pesquisa em grupo ao longo do semestre aliando sua disciplina ao tema; Escrever no Plano de Ensino como vai promover a interdisciplinaridade no semestre; Se possível alguns professores devem pedir livro para leitura relativo ao tema. Atribuições do professor de PPI: Explicar o projeto do curso aos alunos; Esclarecer a pergunta e a parte relativa ao semestre; Apresentar o elemento motivador se houver; Organizar um seminário de pesquisa pra cada o final do semestre para apresentação dos alunos em grupo. No primeiro bimestre os alunos apresentarão um relatório com base na proposta da pesquisa e o que já foi feito; Ensinar como se faz um relatório de pesquisa dentro das normas científicas, incluindo citações de teóricos; Pedir a leitura de um livro de acordo com o tema; Lembrando que no curso não tem a disciplina Metodologia científica que deve ser embutida na disciplina PPI. Atribuições do aluno: Fazer o trabalho pedido por cada disciplina; Construir em PPI um relatório único; Apresentá-lo para uma banca demonstrando a contribuição de cada disciplina ; Construir um relatório final de pesquisa sobre o tema exposto.

10 Atribuições do coordenador: Apoiar os professores na metodologia, na escolha de material, na elaboração do Plano de Ensino; Planejar suas ações Cobrar a proposta do professor para o semestre antes das aulas começarem Sugerir leituras; Promover reuniões pedagógicas dando voz ao PPI; Agendar no calendário os seminários. Atribuições do coordenador: Promover a capacitação continuada. Verificar o trabalho junto aos coordenadores. A realização das atividades fica por conta do planejamento entre professor e coordenador 16. REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES Atividades As atividades serão realizadas dentro do horário das respectivas disciplinas Seminários de PPI Data Vide horário e calendário acadêmico 13 e Horário de Início Horário de Término Local de realização das atividades 19:00 22:30 Salas de aula Biblioteca Laboratório de Informática 19:00 22:30 Auditório e Sala do Júri da FIP/Magsul 14/11/2014 Júri Simulado 21/11/ :00 22:30 Sala do Júri da FIP/Magsul 17. CRONOGRAMA FINANCEIRO: sem custos para os participantes. 18. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 3.ed. São Paulo: Loyola, Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 4. ed. São Paulo: Loyola, FAZENDA, Ivani. (Org.) Interdisciplinaridade: qual é o sentido? São Paulo: Paulus, Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, Práticas interdisciplinares na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, Metodologia da pesquisa educacional. 5. ed. São Paulo: Cortez, Novos enfoques da pesquisa educacional. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

11 . A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Campinas, SP: Papirus, Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Política e educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, JOSGRILBERT, Maria de Fátima Viegas. O sentido do projeto em educação: uma abordagem interdisciplinar. Tese de doutoramento. PUC/SP, MORIN. Edgar. O método: 3. o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, Ponta Porã, 02 de julho de 2014 ASS. RESPONSÁVEL 19. PARECER E AVALIAÇÃO DO PROJETO FUNDAMENTADO DO (A) COORDENADOR(A) DO CURSO Este projeto foi proposto na reunião de Ciências Contábeis pelos docentes do curso e discutido, devendo ser discutido também em cada curso e ser aprovado pelo colegiado de Curso, sendo considerado de suma importância para a operacionalização dos projetos de curso. Ponta Porã, 20 de janeiro de 2012 LOCAL DATA COORDENADOR DO CURSO 20. RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Cada disciplina solicitou aos alunos uma pesquisa específica que contempla-se: o elemento motivador do semestre, o conteúdo programático e a parte da pergunta condutora. Os alunos previamente divididos em grupos realizavam as atividades de pesquisa durante o transcorrer das aulas de PPI. Como nota do primeiro bimestre os professores solicitaram um relatório das atividades que

12 estavam sendo desenvolvidas, sendo que para o segundo bimestre a avaliação será o seminário. Os seminários foram divididos em duas datas, a fim de que comportem todos os semestres. Fizeram parte da mesma a Coordenadora do Curso, o Professor de PPI e um Professor do semestre. Durante as apresentações os grupos, representados por no máximo dois alunos, dispunham do tempo de dez minutos para a exposição. Os mesmos fizeram usos de slides, e entregaram um texto escrito com a pesquisa de cada disciplina. Apesar dos temas motivadores do semestre ser único para cada grupo, nenhum deles se apresentou de forma repetitiva, cada grupo teve a criatividade para mostrar um trabalho único, o que foi motivo de satisfação para a banca. No que concerne ao elemento motivador do oitavo semestre, como avaliação final e demonstração das pesquisas realizadas, os alunos irão simular o Júri do caso Isabela Nardoni, em conjunto com os alunos do décimo semestre. 21. AVALIAÇÃO DO PROJETO O projeto superou as expectativas da coordenação e dos professores. Os alunos se engajaram na realização dos seminários. Pode-se observar nitidamente que compreenderam a proposta pedagógica de por meio de um elemento motivador fazer a inter-relação entre as disciplinas. Muitos acadêmicos abordaram conceitos de inter e de transdisciplinaridade e elogiaram a iniciativa. Agradeceram igualmente a oportunidade de realizar pesquisas que iam além do conteúdo das disciplinas e puderam compreender que todas as disciplinas podem sim se complementar e de inter-relacionar. Como atividade final foi realizado um júri simulado envolvendo o elemento motivador do oitavo semestre, caso do assassinato na menina Isabela Nardoni. 22. ANEXOS QUE CONFIRMAM A EXECUÇÃO DO PROJETO (ASSINATURAS, CERTIFICADOS, E FOTOS DO EVENTO ) Banca avaliadora

13 SEMINÁRIOS

14

15

16 JÚRI SIMULADO

17

18

19 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) Ponta Porã MS Home Page: SEMINÁRIO PPI Data: 13/11/2014 Metodologia: Por meio de apresentação oral à uma banca de professores, os alunos já previamente divididos em grupos irão demonstrar como o tema integrador do semestre se interrelacionou com as disciplinas. Além disso deverão indicar como o elemento ajudou a responder parte da pergunta condutora. Cada grupo deverá entregar um texto escrito, cujo modelo segue abaixo. MODELO DE TEXTO A SER ENTREGUE À BANCA 1- Capa 2-Contracapa 3- Introdução Tratar da disciplina de PPI e seu objetivo Indicar o elemento integrador e parte da pergunta condutora 4- Desenvolvimento - Destacar quais as atividades propostas pelas disciplinas - Abordar como o elemento integrador se interrelacionou com cada disciplina do semestre 5- Considerações finais Exposição da opinião do grupo sobre o rendimento/aproveitamento das atividades e de que forma as mesmas ajudaram a responder parte da pergunta condutora. 6- Bibliografia

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL e FIP/Magsul 2º semestre 2012

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL e FIP/Magsul 2º semestre 2012 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br PROJETO DAS

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br PROJETO DAS

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. SERES/MEC nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº

Leia mais

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL. PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2013 ( x ) ENSINO ( x ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL. PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2013 ( x ) ENSINO ( x ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO Faculdades Integradas de Ponta Porã PROJETO DAS FACULDADES 2013 ( x ) ENSINO ( x ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO 1. Título: JÚRI SIMULADO Área temática: Ciência do Direito - Direito Penal, Direito Processual Penal

Leia mais

PROJETO FIP/MAGSUL 2016

PROJETO FIP/MAGSUL 2016 1 PROJETO FIP/MAGSUL 2016 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br

Leia mais

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL. PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2014/1 ( x ) ENSINO ( x ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL. PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2014/1 ( x ) ENSINO ( x ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO Faculdades Integradas de Ponta Porã PROJETO DAS FACULDADES 2014/1 ( x ) ENSINO ( x ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO 1. Título: JÚRI SIMULADO Área temática: Ciência do Direito - Direito Penal, Direito Processual

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015 Pedagogia: Aut Port. nº 93110 de 13/08/86 Rec. Port. Nº 717 de 21/12/89 Ren. Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Ciências Contábeis: Aut. 14/08/95 Rec. Port. nº 2.110 de 01/10/2001 Ren. Rec. Port. nº 406

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br PROJETO DAS

Leia mais

PROJETO FIP/MAGSUL 2016

PROJETO FIP/MAGSUL 2016 PROJETO FIP/MAGSUL 2016 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2016

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2016 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br PROJETO DAS

Leia mais

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL Faculdades Integradas de Ponta Porã PROJETO DAS FACULDADES 2015/1 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO 1. Título: Fortalecendo o Futuro Área temática: Inclusão Social 2. Responsável pelo Projeto: ( )

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA (X) EXTENSÃO

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA (X) EXTENSÃO Ciências Biológicas: Autorizado pela Portaria nº 23 de 10/01/2007 Reconhecido pela Portaria nº 651 de 10/12/2013 MANTIDA PELA A.E.S.P. Av. Presidente Vargas, 725 Centro Tel.: (67)3437-3804 Ponta Porã MS

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2016

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2016 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br PROJETO DAS

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2013

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2013 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

2. Responsável pelo Projeto:

2. Responsável pelo Projeto: Faculdades Integradas de Ponta Porã PROJETO DAS FACULDADES 2015 ( x) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO 1. Título: IX SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO E III ENCONTRO TÉCNICO CIENTÍFICO Área temática:

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 286 de 21/12/2012 Mantida pela A.E.S.P. Av. Presidente Vargas, 725 Centro Tel.: (67)3431-2107 Ponta

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2016

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2016 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br PROJETO DAS

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO DAS FACULDADES MAGSUL e FIP/MAGSUL

PROJETO DE EXTENSÃO DAS FACULDADES MAGSUL e FIP/MAGSUL Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO DAS FACULDADES MAGSUL e FIP/MAGSUL ( X ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO

PROJETO DE EXTENSÃO DAS FACULDADES MAGSUL e FIP/MAGSUL ( X ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2012

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2012 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 ( X ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO ( ) ( X

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 ( X ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO ( ) ( X Pedagogia: Aut. nº 93110 de 13/08/1986 - Reconhecido Port. nº 717 de 21/12/89 - Ren. Rec. Port. nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 - Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05 -

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO DAS FACULDADES MAGSUL e FIP/MAGSUL ( ) ENSINO ( ) PESQUISA (X) EXTENSÃO

PROJETO DE EXTENSÃO DAS FACULDADES MAGSUL e FIP/MAGSUL ( ) ENSINO ( ) PESQUISA (X) EXTENSÃO 1. Título: Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº

Leia mais

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2015. ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( x ) EXTENSÃO

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2015. ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( x ) EXTENSÃO Faculdades Integradas de Ponta Porã PROJETO DAS FACULDADES 2015 ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( x ) EXTENSÃO 1. Título: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER; CONSCIENTIZAÇÃO E MECANISMOS DE COMBATE NA CIDADE DE PONTA

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. SERES/MEC nº 286 de 21/12/2012 Mantida pela A.E.S.P. Av. Presidente Vargas, 725 Centro Tel.: (67)

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROJETO FIP/MAGSUL Ano: Patricia Gaviolli Mara Marques

FORMULÁRIO DE PROJETO FIP/MAGSUL Ano: Patricia Gaviolli Mara Marques FORMULÁRIO DE PROJETO FIP/MAGSUL Ano: 2013 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br

Leia mais

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2015. ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2015. ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO Faculdades Integradas de Ponta Porã PROJETO DAS FACULDADES 2015 ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO 1. Título: OS PILARES DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Área temática: 2. Responsável pelo Projeto:

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. SERES/MEC nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 (X) ENSINO (X) PESQUISA ( ) EXTENSÃO

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 (X) ENSINO (X) PESQUISA ( ) EXTENSÃO Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. SERES/MEC nº 286, de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2013

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2013 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2014

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2014 1. Título: Tapetes de Corpus Christ PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2014 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO Área temática: Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural 2. Responsável pelo Projeto: ( )

Leia mais

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2012. ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2012. ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2012 ( x ) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO 1. Título: DIA DO SOLDADO Área temática: Patrimônio Histórico e Cultural 2.

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. SERES/MEC nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº

Leia mais

Algumas definições sobre Projetos

Algumas definições sobre Projetos Algumas definições sobre Projetos...entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas (Machado, 2000). Não se faz projeto quando só

Leia mais

PROJETO FIP/MAGSUL Título: Palestra: IV EAACC ENCONTRO DE AGRONEGÓCIOS, ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTABEIS

PROJETO FIP/MAGSUL Título: Palestra: IV EAACC ENCONTRO DE AGRONEGÓCIOS, ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTABEIS Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br PROJETO 2016

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2014/2. ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( x) EXTENSÃO

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2014/2. ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( x) EXTENSÃO Faculdades Integradas de Ponta Porã PROJETO DAS FACULDADES 2014/2 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( x) EXTENSÃO 1. Título: VOTO CONSCIENTE Área temática: 2. Responsável pelo Projeto: ( ) Discente ( X ) Docente

Leia mais

NADIME Núcleo de Apoio Didático e Metodológico. RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DE e INÍCIO DE

NADIME Núcleo de Apoio Didático e Metodológico. RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DE e INÍCIO DE RELATÓRIO GERAL DAS ATIVIDADES DE 2010.2 e INÍCIO DE 2011.1 DATA ATIVIDADE ENCAMINHAMENTOS / OBSERVAÇÕES 05.08.10 Acompanhamento da visita de reconhecimento do MEC no curso de Sistemas de Informação. Nas

Leia mais

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições,

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS RIO DO SUL Nº 01/2012 Dispõe sobre as normas para elaboração, trâmite, análise e aprovação dos Planos de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 286 de 21/12/2012 Mantida pela A.E.S.P. Av. Presidente Vargas, 725 Centro Tel.: (67)3431-2107 Ponta

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 (X) ENSINO (X) PESQUISA (X) EXTENSÃO

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 (X) ENSINO (X) PESQUISA (X) EXTENSÃO Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. SERES/MEC nº 286, de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. SERES/MEC nº 286 de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº

Leia mais

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas.

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas. FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 4º semestre Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Reflexão

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO

CURSO DE PEDAGOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO CURSO DE PEDAGOGIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DAS CONDIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este Regulamento apresenta a definição, os objetivos, a caracterização e a explicitação das condições

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2014 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2014 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2014 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA (X) EXTENSÃO 1 Título: Recolhimento Pilhas e Baterias Área temática: Meio Ambiente 2 Responsável pelo Projeto: ( ) Discente (X) Docente Nome:

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO DE CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS FACULDADES PROJEÇÃO

REGULAMENTO DO PROJETO DE CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS FACULDADES PROJEÇÃO 0 REGULAMENTO DO PROJETO DE CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ESCOLA DE NEGÓCIOS FACULDADES PROJEÇÃO MATRIZ CURRICULAR 2015/1 Brasília DF, 2015 1 CAPÍTULO

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 (X) ENSINO (X) PESQUISA (X) EXTENSÃO

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 (X) ENSINO (X) PESQUISA (X) EXTENSÃO Pedagogia: Aut. Port. nº 93110 de 13/08/1986 / Rec. Port. nº 717 de 21/12/89 / Renovação Rec. Port. SERES/MEC nº 286, de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº 3.755

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 76 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 07/11-COGEP

Leia mais

COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO

COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO ORGANIZAÇÃO DO CURSO COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO O currículo do curso pretende manter coerência com o perfil profissional, pois além de conjugar as atividades teóricas e práticas,

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2017

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2017 Título: Ação solidaria dia das Mães Tecnólogo em Estética e Cosmética: Autorizado pela Portaria nº 239 de 05/13/2015 D.O.U. nº 44 de 06/03/2015 Mantida pela A.E.S.P. Av. Presidente Vargas, 725 Centro Tel.:

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015 ( X ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2015 ( X ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-9800 Ponta Porã MS Home Page: www.fipmagsul.com.br E-mail: faculdadefipmagsul@terra.com.br

Leia mais

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL COORDENADOR

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL COORDENADOR MANUAL DO COORDENADOR COLABORADORES Prof.ª Rogéria Aparecida de Souza Oliveira Prof. Allan Lima Ferreira Prof. Roque Hudson da Silveira Resolução Direção/FACE nº 12, de 01 de Janeiro de 2010. Regula o

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGIMENTO E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGIMENTO E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGIMENTO E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS 1. INTRODUÇÃO O TCC consiste do trabalho de conclusão de curso sobre uma pesquisa direcionada para as básicas e aplicadas

Leia mais

PROJETO FIP/MAGSUL 2012

PROJETO FIP/MAGSUL 2012 PROJETO FIP/MAGSUL 2012 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br

Leia mais

Estrutura Curricular, cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do Curso para os ingressos a partir de 2018:

Estrutura Curricular, cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do Curso para os ingressos a partir de 2018: Estrutura Curricular, cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do Curso para os ingressos a partir de 2018: As disciplinas que compõem a estrutura curricular do Curso de Graduação em

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS LICENCIATURA EM LETRAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Auriflama, agosto de 2013 1 REGULAMENTO DO

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD INSTITUTO DO TRÓPICO SUBÚMIDO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente regulamento normatiza as atividades e os procedimentos relacionados ao Trabalho de Conclusão

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Evolução e tendências da administração

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 1 REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO (TIID) Capítulo I Dos Princípios Gerais Artigo 1º- O presente regulamento rege as atividades do Trabalho Integrado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e RESOLUÇÃO Nº 02/2014 Estabelece normas e prazos para elaboração, reformulação e avaliação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da Univasf. A DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O presente regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História das

Leia mais

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL. PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2012 ( x) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO

Faculdades Integradas de Ponta Porã FIP/MAGSUL. PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2012 ( x) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO Faculdades Integradas de Ponta Porã PROJETO DAS FACULDADES 2012 ( x) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO 1. Título: VI SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO Área temática: 2. Responsável pelo Projeto: ( )

Leia mais

Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior.

Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior. Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior. PLANO GERAL DO PROJETO 1. INTRODUÇÃO Com a entrada em vigor da Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL

PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL ITAPERUNA 2015 Este regulamento cria e regulamenta as normas do componente curricular Projeto Integrador da Faculdade Redentor com efeitos a partir do 2º semestre

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 DEFINIÇÕES GERAIS 1.1 De acordo com o regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Projeto

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação do Ensino Aprendizagem Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 A Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA DISCIPLINA EDU388 - Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)* 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 - Conforme definido pelo Projeto Político Pedagógico do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O presente regulamento estabelece

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI-ILACVN Nº 06/2017, de 29 de junho de 2017.

RESOLUÇÃO CONSUNI-ILACVN Nº 06/2017, de 29 de junho de 2017. RESOLUÇÃO CONSUNI-ILACVN Nº 06/2017, de 29 de junho de 2017. Dispõe sobre a criação do Núcleo de Informática em Ciências da Saúde, bem como aprova seu Regimento Interno. O CONSELHO DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO

Leia mais

PROJETO FIP/MAGSUL 2014 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO

PROJETO FIP/MAGSUL 2014 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO 1 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tirantes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br PROJETO FIP/MAGSUL

Leia mais

TCC Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil Coordenação: Profa. Tatiana Jucá

TCC Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil Coordenação: Profa. Tatiana Jucá TCC Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil 2016-1 Coordenação: Profa. Tatiana Jucá 2/54 Pauta de hoje Apresentação da equipe de coordenação de TCC Datas importantes e documentação válida para

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

PROJETO FIP/MAGSUL 2013

PROJETO FIP/MAGSUL 2013 1 PROJETO FIP/MAGSUL 2013 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br

Leia mais

C O M U N I C A D O I DAS MODALIDADES E CRITÉRIOS

C O M U N I C A D O I DAS MODALIDADES E CRITÉRIOS . COMUNICADO COORDSIS N o 01/2013 COMUNICA OS PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO NO ÂMBITO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA FACULDADE DE BALSAS. O Coordenador do Curso de Sistemas

Leia mais

Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença.

Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença. Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença. E/SUBE/CED/GPEC Semana de Meio Ambiente Mostra de Trabalhos de Educação Ambiental das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino Justificativa A Secretaria

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2016

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2016 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br PROJETO DAS

Leia mais

FACULDADE JAUENSE REGULAMENTO PROJETO INTEGRADOR

FACULDADE JAUENSE REGULAMENTO PROJETO INTEGRADOR FACULDADE JAUENSE REGULAMENTO PROJETO INTEGRADOR JAÚ/ SP - 2014 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

RESOLUÇÃO. Art. 1 o Aprova a alteração no REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO das Faculdades Integradas Machado de Assis;

RESOLUÇÃO. Art. 1 o Aprova a alteração no REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO das Faculdades Integradas Machado de Assis; RESOLUÇÃO CAS nº 35/2009, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009. ALTERA A RESOUÇÃO CAS Nº 26/2009 QUE DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de , DOU de

PLANO DE CURSO. CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de , DOU de CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: ESTÁGIO I Código: CTB-381 Pré-requisito: MPC (CTB190) Período Letivo: 2016.1

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRPDI Orientação Geral O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, elaborado para um período de 5

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TCC [TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO]

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TCC [TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO] PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TCC [TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO] Professor Ms Francisco de Assis Batista da Silva, Mestre em Educação. Professora MsC Daniella Ribeiro Guimarães Mendes, Coordenadora de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Dia Curso 8h00 às 9h40 10h às 11h40 Salas

Dia Curso 8h00 às 9h40 10h às 11h40 Salas SEMANA DE FORMAÇÃO PERMANENTE 2013-2 (22 A 26 DE JULHO DE 2013) MATUTINO 08h 11:40h (intervalo 09:40 10:00h) Dia Curso 8h00 às 9h40 10h às 11h40 Salas Carga Horária h/a Conselho de Classe (todos os professores

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 (X) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2016 (X) ENSINO ( ) PESQUISA ( ) EXTENSÃO Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/1986 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. SERES/MEC nº 286, de 21/12/2012 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/2000 / Rec. Port. nº

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes II JP0040 PROFESSOR: Ms. Patrícia Moura Pinho I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II

Leia mais

Regulamento. Projeto Integrador PI FACEQ

Regulamento. Projeto Integrador PI FACEQ Regulamento Projeto Integrador PI FACEQ (aprovado pela DAS e Conselho Acadêmico em 19 de janeiro de 2012) (alterado pelo Conselho Acadêmico em 23 de julho de 2012) Projeto Integrador FACEQ (aprovado pela

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS COMPLEMENTARES - AACC

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS COMPLEMENTARES - AACC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS COMPLEMENTARES - AACC CAPÍTULO I DAS FINALIDADES. Artigo 1º As Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais - AACC Atividades são consideradas

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016.

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES DO IFMG CAMPUS SANTA

Leia mais