REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO"

Transcrição

1 1 REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO (TIID) Capítulo I Dos Princípios Gerais Artigo 1º- O presente regulamento rege as atividades do Trabalho Integrado Interdisciplinar de Direito TIID- da Faculdade Metropolitana de Caieiras - FMC, do Grupo Educacional UNIESP, e se estrutura nos seguintes princípios: I Promoção da dignidade humana e dos direitos dela inerentes; II Compromisso com a ética como instrumento de aprimoramento humano e profissional; III valorização do trabalho como meio de corroborar a formação profissional, humana e cidadã da comunidade do ensino superior na área de Direito; IV comprometimento com o processo ensino/aprendizagem, na perspectiva da formação cultural, étnica, científica e profissional humanística; V estabelecimento estreito com a realidade local, regional e universal. Capítulo II: Dos objetivos Artigo 2º- O TIID tem como objetivo trabalhar transversalmente temas selecionados pelo Colegiado do Curso de Graduação em Direito, demonstrando ao Corpo Discente a relevância dos temas, observando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

2 2 Parágrafo Único: Os temas serão escolhidos pelo Colegiado do Curso de Direito de acordo com a relevância do momento na Sociedade, e deverão ser divulgados aos grupos alunos, no início do semestre letivo, para que comecem a iniciação à pesquisa. Artigo 3º- O TIID consiste em um conjunto de atividades de pesquisa que busca aguçar e aprofundar o conhecimento do aluno para a pesquisa científica e para a produção literária, além de se constituir em um ensaio para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Parágrafo Único: Em conformidade com a grade curricular, o TIID será OBRIGATÓRIO do primeiro ao quarto semestres, trazendo uma bagagem de conhecimentos relacionados ao tema escolhido pelo Colegiado de Curso, aplicando-se transversalmente a todas as disciplinas do direito lecionadas no semestre da pesquisa do trabalho. Artigo 4º- Todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento do TIID contarão com orientação, co-orientação e supervisão nos seguintes termos: 1º. As atividades do TIID serão coordenadas por: 1. Um professor Coordenador Geral do TIID, indicado pela Coordenação do Curso de Direito e designado pelo Diretor Geral, 2. Um Conselho Consultivo (composto por três professores indicados pela Coordenação do Curso de Direito e designado pelo Diretor Geral,

3 3 3. Professores orientadores indicados pelo coordenador Geral do TIID e pela Comissão de Discentes. 4. Alunos co-orientadores (do 7º ao 10º semestres). 5. Comissão de Discentes. 2º As atividades do TIID devem trabalhar os temas selecionados pelo Colegiado do Curso de Direito, seguindo os preceitos de trabalhos científicos da UNIESP e as regras da ABNT; 3º As atividades incluem o desenvolvimento de pesquisa, de uma produção escrita em formato de artigo científico, e apresentação oral. 4º Para fins de realização do TIID, as turmas de cada ciclo formarão grupos contendo o número de no máximo cinco alunos. Este número de alunos será indicado pela Coordenação do TIID, podendo sofrer alterações conforme a particularidade das turmas e dos casos. Capítulo III Do Núcleo do TIID Artigo 5º - O Núcleo do Trabalho do TIID, com a finalidade de orientar e auxiliar os alunos no desenvolvimento do trabalho de pesquisa será composto por: I- Coordenador Geral do TIID; II- Conselho Consultivo (contendo três professores); III- Professores Orientadores; IV- Alunos Co-orientadores (do 7º ao 10º semestres). V- Comissão Discente

4 4 Da Coordenação Geral do TIID: Artigo 6º - A Coordenação geral do TIID é exercida pelo Coordenador do Curso de Direito ou por um professor por este indicado e devidamente designado pelo Diretor Geral da Faculdade Metropolitana de Caieiras, com competência para : I- Planejar, no início de cada semestre letivo, reuniões com o Núcleo do Trabalho do TIID para elaboração em conjunto dos trabalhos. II- Discutir, em colegiado, a propositura de projetos de trabalhos de inovações do TIID, ao final da cada semestre para avaliação do referido trabalho e identificar os aspectos que merecem ser revistos para o planejamento do semestre seguinte. III- Analisar e aprovar modelos de formulários e editais para a sistematização das propostas do colegiado. IV- Dar parecer sobre a viabilidade didática e prática de projetos encaminhados por professores. V- Coordenar a atuação nas atividades e frequências dos professores orientadores e dos alunos coorientadores, regularmente matriculados do 7º ao 10º semestres. VI- Realizar a distribuição dos trabalhos para os demais professores para a correção. VII- Exercer a última instância recursal do Corpo Discente quanto se refere à avaliação final do TIID. VIII- Designar os professores orientadores e alunos co-orientadores. IX- Divulgar o calendário semestral do TIID.

5 5 Do Conselho Consultivo: Artigo 7º- O Conselho Consultivo é composto por três professores designados pelo Diretor Geral e terão como atribuições de auxiliar a Coordenação do TIID, ou por um professor indicado pela coordenação do Curso de Direito com a devida aprovação do Diretor Geral, com competência para: I - Auxiliar o Coordenador do TIID em todas suas competências, com exceção do inciso VII. II - Dirimir e apresentar parecer quanto a revisão das notas e problemas relacionados à correção dos trabalhos. Dos Professores Orientadores Artigo 8º - O atendimento semanal para aos orientandos será realizado por professores com funções didático-pedagógicas, que lecionam do 1º ao 4º semestre do Curso de Direito, auxiliados pelos alunos co-orientadores regularmente matriculados do 7º ao 10º semestres, com horário delimitado para orientar os alunos. Parágrafo único: Excepcionalmente, os professores orientadores poderão estar afeitos à atribuição de aulas do 5º ao 10º semestre do Curso de Direito, sempre auxiliados pelos alunos co-orientadores regularmente matriculados do 7º ao 10º semestres Artigo 9º - Aos professores orientadores compete:

6 6 I- Atender aos alunos orientandos em horários predeterminados de acordo com o número de turmas que leciona. II- Organizar e se responsabilizar por manter agenda de atendimento aos alunos, das turmas do 1º ao 4º semestres, de forma tal que possam desenvolver as atividades de produção do TIID. III- Manter arquivo com cópia de todos os atendimentos realizados aos alunos no semestre. IV- Avaliar o TIID, de acordo com as regras ditadas pela Coordenação e respectivo Conselho em consonância com a direção Geral da FMC. V- Orientar os alunos para o desenvolvimento das atividades. VI- Revisar e corrigir a linguagem empregada nos textos produzidos e os aspectos metodológicos empregados na produção textual. Dos Alunos Co-Orientadores Artigo 10º - Os alunos co-orientadores regularmente matriculados do 7º ao 10º semestres do Curso de Direito tem a incumbência de auxiliar os professores orientadores e terão carga horária de atividades complementares equivalentes à 20 horas referentes a dois trabalhos co-orientados. Da Comissão Discente do TIID Artigo 11º - O Núcleo do TIID poderá contar com uma Comissão de Discentes de todas as turmas do Curso de Direito para assessorar a coordenação na condução dos trabalhos do TIID. Artigo 12º Aos alunos integrantes da Comissão Discente do TIID compete:

7 7 I- Participar do planejamento, execução e apresentação dos trabalhos. II- Intermediar os contatos entre os integrantes do Núcleo do TIID e o Corpo Discente; III- Participar da discussão da propositura de temas do TIID nas datas definidas pelo Coordenador Geral; IV- Auxiliar na indicação de professores orientadores. Capítulo IV Da avaliação: Artigo 13º - A avaliação do TIID será realizada pelos professores orientadores integrantes do Núcleo do TIID, de acordo com as disciplinas ofertadas no semestre letivo. 1º- O processo de avaliação do TIID deverá compor 20% (vinte por cento) da 2ª Prova Bimestral (N2) em todas as disciplinas das turmas do 1º ao 4º semestre do Curso de Direito. 2º - A apresentação oral do trabalho poderá ser exigida com a determinação da Coordenação do TIID em conjunto com o Conselho Consultivo, escolhendo o professor orientador a dirigir os trabalhos. 3 0 As regras específicas de elaboração, apresentação e avaliação do TIID serão estabelecidas em deliberação conjunta do Conselho Consultivo do TIID, revistas semestralmente para garantia da eficácia e atendimento dos propósitos e objetivos do trabalho.

8 8 Artigo 14º - A elaboração do TIID será de acordo com as normas técnicas estabelecidas na ABNT e ainda nos mesmos moldes de artigos científicos, de acordo com o manual do TIID, manual de produção cientifica da UNIESP e subsidiariamente pelo manual do TCC. 1º- De acordo com a deliberação do NDE os melhores trabalhos serão encaminhados para publicação em revista acadêmica e/ou em outra digital que será criada para esse fim como incentivo a elaboração e publicação científicas. 2º- Será objeto de deliberação pelo NDE a possibilidade de inscrição destes melhores trabalhos escolhidos pelo corpo docente serem apresentados na Semana Jurídica da FMC, sendo condicionada autorização da Coordenação do TIID e ainda a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Artigo 15º- Se houver verificação de plágio pelos professores orientadores o trabalho será considerado como não apresentado, e os alunos deverão sofrer as sanções administrativas pertinentes, sem prejuízo de eventual responsabilização civil e penal. Parágrafo único. Considera-se plágio, para fins deste regulamento, quando o trabalho incorrer, intencionalmente ou não, no uso de palavras ou idéias de outro autor, sem a atribuição do devido crédito, contínuos ou não, parciais ou totais, no todo ou em parte do trabalho produzido.

9 9 Capítulo V - Disposições Gerais Artigo 16º. Os casos omissos serão decididos pela coordenação do curso de Direito em conjunto com o coordenador do TIID, ad referendum do Colegiado de Curso e disposto por meios de editais ou resoluções respectivamente. Artigo 17º- Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação, após aprovação pelo Núcleo Docente Estruturante. Caieiras - SP, 21 de Março de FRANCISCO WANDERLEI ROHRER Coordenador do Curso de Direito e Diretor da FMC

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA TÍTULO I Dos princípios Gerais Artigo 1º. Este regulamento rege

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DA FACULDADE DE ANICUNS. TÍTULO I Dos Princípios Gerais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DA FACULDADE DE ANICUNS. TÍTULO I Dos Princípios Gerais REGULAMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DA FACULDADE DE ANICUNS TÍTULO I Dos Princípios Gerais Artigo 1º. O presente regulamento rege as Atividades Interdisciplinares dos Cursos da Faculdade de Anicuns,

Leia mais

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I Dos Objetivos Art. 1º - O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 6/2017 ALTERA O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE FARMÁCIA DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

TÍTULO I Dos princípios Gerais

TÍTULO I Dos princípios Gerais REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI (Aprovado em reunião do NDE de 05/03/2014 consolidado

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA MANAUS - 2015 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA Capítulo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA RESOLUÇÃO CCFT N 001/18. O Colegiado do Curso de Fisioterapia revoga a Resolução CCFT 001/2011

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE Anotada em 19/08/2010 pela Secretaria dos Conselhos Superiores Alterada pela Resol. 127/2010-Cepe Aprova Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO- ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO I DO CONCEITO OU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DO CONCEITO OU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO Nº 056/2013, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013. Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Engenharia Química. O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB,

Leia mais

RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016.

RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016. RESOLUÇÃO N 14/2016/CONSUNI, DE 22 DE JULHO DE 2016. Estabelece as normas gerais para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso para graduação na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 55/2010/CONEPE Aprova Normas Específicas do Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

Regimento de Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento de Trabalho de Conclusão de Curso Regimento de Trabalho de Conclusão de Curso CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Este Regulamento tem por objetivo estabelecer os procedimentos operacionais e regras para disciplinar o trabalho de conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXTAS FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXTAS FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXTAS FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS RESOLUÇÃO Nº 006, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016. Dispõe sobre o Trabalho de Conclusão

Leia mais

Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Art. 1º. Sujeitam-se à realização do Trabalho de Conclusão de Curso todos os alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CAPÍTULO I - DA NATUREZA Art. 1º Segundo o Projeto Pedagógico Institucional da FSG (FSG) o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é compreendido como uma

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DO IFRS CAMPUS ERECHIM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DO IFRS CAMPUS ERECHIM Ministério da Educação MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DO IFRS CAMPUS ERECHIM Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Curso de Licenciatura em História TÍTULO I SEÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Curso de Licenciatura em História TÍTULO I SEÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Licenciatura em História TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 Estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso requisito necessário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 003, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 003, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ FACULDADE DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA RESOLUÇÃO Nº 003, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. Dispõe sobre o Trabalho de Conclusão de Curso TCC do curso

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSODO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSODO CURSO DE PEDAGOGIA 1 FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSODO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, abril de 2011. 2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE PEDAGOGIA CAPÍTULO

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

DELIBERAÇÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO TIID

DELIBERAÇÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO TIID DELIBERAÇÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO TIID Disciplina as regras específicas de elaboração, apresentação e avaliação do TIID no primeiro semestre de 2016. Em atenção ao determinado pela Coordenadoria do

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2016. Capítulo I CONCEITUAÇÃO

RESOLUÇÃO 01/2016. Capítulo I CONCEITUAÇÃO RESOLUÇÃO 01/2016 Normatiza o funcionamento das disciplinas Projeto de TFC e Monografia do Colegiado de Engenharia de Produção da Univasf. Capítulo I CONCEITUAÇÃO Artigo 1 As disciplinas Projeto de TFC

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DA NATUREZA Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5790 - CEP 87020-900 Maringá - PR Fones: (44) 3261-4406 (44) 3261-4216 - Fax: (44) 3261-4406 www.uem.scs.br - e-mail: sec-scs@.uem.br REGULAMENTO DO COMPONENTE

Leia mais

Regulamento das Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Graduação em Geologia da UFPR

Regulamento das Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Graduação em Geologia da UFPR Regulamento das Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II do Curso de Graduação em Geologia da UFPR CAPÍTULO I Da Caracterização, Finalidade e Conteúdo. Artigo 1º

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 48/2008, DE 26 DE JUNHO DE 2008

RESOLUÇÃO Nº 48/2008, DE 26 DE JUNHO DE 2008 RESOLUÇÃO Nº 48/2008, DE 26 DE JUNHO DE 2008 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Engenharia Civil, na forma do Anexo. O Vice-Reitor, no exercício da Reitoria da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO TÍTULO I Dos princípios Gerais ArtIgo 1º - Este regulamento rege as atividades do Trabalho Integrado Interdisciplinar

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Art. 1º. De acordo com os anexos do Regimento Interno da Faculdade POLICAMP, os cursos oferecidos pela Instituição incluem,

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DO GUARUJÁ

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DO GUARUJÁ ANEXO VI REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INTEGRADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DO GUARUJÁ TÍTULO I Dos Princípios Gerais ArtIgo 1º -Este regulamento rege as atividades

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP ANEXO II REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS DE JABOTICABAL SP CAPÍTULO I DA FINALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DEZEMBRO / 2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular teóricoprático previsto nas Diretrizes Curriculares

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Teófilo Otoni 2018 REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - IFMG CAMPUS CONGONHAS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - IFMG CAMPUS CONGONHAS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - IFMG CAMPUS CONGONHAS CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS Art. 1.o - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º Este regulamento rege as atividades de estágio no Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Faculdade Cesmac do

Leia mais

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFRRJ

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFRRJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Coordenação do Curso de Licenciatura em Filosofia - ICHS REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFRRJ CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE DESIGN MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN São Miguel do Oeste,

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 A Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 034/2010. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 034/2010. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 034/2010. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis Bacharelado da Faculdade de Castanhal.

Leia mais

REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO

REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO REGIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 1 O presente regimento disciplina a organização e o funcionamento do Curso de Licenciatura em Matemática Campus Arraias da

Leia mais

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG;

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL RESOLUÇÃO CCEA Nº 01/2012 Revoga

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO. CAPÍTULO I Da Natureza e Composição

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO. CAPÍTULO I Da Natureza e Composição REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO CAPÍTULO I Da Natureza e Composição Art.1º O Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo é um órgão consultivo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

RESOLUÇÃO TGT Nº 06/2015

RESOLUÇÃO TGT Nº 06/2015 ANO XLV N. 098 14/07/2015 SEÇÃO IV PÁG. 076 RESOLUÇÃO TGT Nº 06/2015 Niterói, 24 de junho de 2015 O Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações, em reunião ordinária de 24/06/2015,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola Politécnica Curso de Engenharia de Computação Campus Curitiba CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I Da Definição Art. 1 o O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, é um componente curricular da formação específica, obrigatório aos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DE 06 DE OUTUBRO DE 2016 Aprova o Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em Engenharia de Automação

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DELIBERAÇÃO Nº 02/2017 CONSELHO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CICB EM 30 DE JANEIRO

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 Estabelece normas para as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 dos Cursos de Graduação no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA)

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um trabalho

Leia mais

Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software

Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1. Este regulamento define as diretrizes técnicas, procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I CONCEITUAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I CONCEITUAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I CONCEITUAÇÃO Artigo 1. A disciplina do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, compõem o núcleo de atividades implementado no Projeto Pedagógico

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO DO IFRS CAMPUS ERECHIM

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO DO IFRS CAMPUS ERECHIM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Erechim REGULAMENTO DOS

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop MT REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamento

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 158/2010

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 158/2010 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 158/2010 Aprova as Normas Gerais de Orientação e Avaliação do Trabalho de Conclusão do Curso de Farmácia. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA TÍTULO I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 002/ DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 002/ DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 002/2017 12 DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO O Decano da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no uso de suas

Leia mais

NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS OBJETIVOS

NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS OBJETIVOS NORMAS DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Estabelece as normas para desenvolver a atividade curricular Trabalho

Leia mais

ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Da Concepção e Objetivos

ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Da Concepção e Objetivos ANEXO A REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamento aprovado pela Comissão de Curso em 02 de setembro de 2014 Da Concepção e Objetivos Art. 1º O presente regulamento tem como finalidade normatizar

Leia mais

CAPÍTULO 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVO Art. 1 O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Pedagogia é trabalho de natureza monográfica, técnica e científica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010 Revoga a Instrução Normativa 02/2008 e estabelece as normas

Leia mais

UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ( TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Esta norma tem como objetivo regulamentar as atividades relacionadas à elaboração do Trabalho de

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento para Produção do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade CNEC Unaí Unaí/MG RESOLUÇÃO Nº CS/023/2017, DE 14 DE JULHO DE 2017. 1 RESOLUÇÃO Nº

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE RESOLUÇÃO CCEB n º 03/2012 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Engenharia de Biossistemas do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 02/2016 - TNI Regulamenta as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA (valido a partir de 1º de fevereiro de 2016)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA (valido a partir de 1º de fevereiro de 2016) REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA (valido a partir de 1º de fevereiro de 2016) Aprovado pelo Conselho de Curso de Graduação em Engenharia Elétrica em / /. Aprovado pela

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em. Direito do Centro Universitário Central Paulista UNICEP

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em. Direito do Centro Universitário Central Paulista UNICEP Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Direito do Centro Universitário Central Paulista UNICEP SUMÁRIO Capítulo I Das disposições preliminares Artigos 1º a 5º 2 Capítulo II Das atribuições

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO

REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FACULDADE DE DIREITO Junho de 2011 REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO Capítulo I OBJETIVOS Artigo 1º. O Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal do

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O presente regulamento estabelece

Leia mais

Proposta de alteração da portaria que regulamenta as atividades dos Estágios Curriculares Obrigatórios em Medicina Veterinária da FMVZ

Proposta de alteração da portaria que regulamenta as atividades dos Estágios Curriculares Obrigatórios em Medicina Veterinária da FMVZ Proposta de alteração da portaria que regulamenta as atividades dos Estágios Curriculares Obrigatórios em Medicina Veterinária da FMVZ O Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO GRADUAÇÃO EM DIREITO CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS E DAS CARACTERÍSTICAS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO GRADUAÇÃO EM DIREITO CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS E DAS CARACTERÍSTICAS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO GRADUAÇÃO EM DIREITO Dispõe sobre a forma de operacionalização do Trabalho de Curso do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, de acordo com o Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste do trabalho de conclusão de curso sobre um tema direcionado para as áreas de atuação do graduando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014 Define norma pra o Trabalho de Conclusão de Curso.

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL Página 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL BRAGANÇA PAULISTA SP 2016 Página 2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA

Leia mais

RESOLUÇÃO CGRAD 018/10, DE 6 DE JUNHO DE 2010

RESOLUÇÃO CGRAD 018/10, DE 6 DE JUNHO DE 2010 RESOLUÇÃO CGRAD 018/10, DE 6 DE JUNHO DE 2010 Aprova o Regulamento Geral dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos Cursos de Graduação do CEFET-MG. A PRESIDENTE DO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 079, DE 29 DE NOVEMBRO DE O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias;

RESOLUÇÃO CEPE Nº 079, DE 29 DE NOVEMBRO DE O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias; RESOLUÇÃO CEPE Nº 079, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2011. APROVA NOVO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC, DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,

Leia mais

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A monitoria consiste em atividades de apoio à ação docente, realizadas pelos alunos com a finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, conforme

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ Rio de Janeiro - RJ Julho 2018 O COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SÃO CAMILO-RJ, no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Serviço Social Universidade Católica de Santos

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Serviço Social Universidade Católica de Santos REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Serviço Social Universidade Católica de Santos CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO - CEPEAGE

REGULAMENTO DE ESTÁGIO - CEPEAGE REGULAMENTO DE ESTÁGIO - CEPEAGE REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CENTRO DE PRÁTICA EM ENGENHARIA, ARQUITETURA E GESTÃO - CEPEAGE DAS FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS / FIPMoc I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1.

Leia mais

Art. 3º Cada TCC poderá ser realizado no máximo por dois alunos, que formarão uma Equipe.

Art. 3º Cada TCC poderá ser realizado no máximo por dois alunos, que formarão uma Equipe. REGULAMENTAÇÃO Nº 03/15 - CEEE Estabelece as normas para o Projeto de Graduação do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná a partir do ano letivo de 2015. O COLEGIADO DO CURSO DE

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO.

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. Ceres, 11 de setembro de 2018. 1 REGULAMENTO GERAL DO COLEGIADO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES. Disciplina

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Art. 1º. A realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Engenharia de Alimentos é requisito parcial obrigatório

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I

REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I DA DISCIPLINA E SEUS OBJETIVOS Artigo 1 A disciplina Trabalho de Conclusão de

Leia mais